PDA

Ver Versão Completa : LOW aparece na ignição em dias frios

MarBO
29/05/2007, 17:25
Pessoal

Ultimamente e principalmente nestes dias frios comecei a reparar que o voltimetro do painel que normalmente esta em 14v no momento da partida cai para 12 e depois entra em LOW. Ao adquirir a pkp pedi a troca da bateria (nunca vi esta marca) apesar do mostrador do painel indicar low nunca fiquei na mão nunca titubiou ate agora, isso acontece com voces, é normal ou devo me preocupar?

.

murilloaquino
29/05/2007, 18:03
Eu nao sou muito de confiar nesses mostradores nao.Mais tem explicaçoes no proprio manual do carro.Se nao me engano, no momento da partida, há uma queda de tensao natural...

dsamaz
29/05/2007, 18:06
Não eh normal não.
Como nunca ficou na mão na partida, provavelmente é problema no sistema elétrico, no voltímetro ou, menos provavelmente, nos cabos que levam a ele (se fosse nos cabos, teria o transtorno permanentemente, e não só após a partida).

O normal eh: 14v antes da partida; 10-12v no momento da partida; 14v após a partida;

Em baterias mais velhas ocorre uma defasagem de até -20 a -30% nestes valores, ( + q isto = ficar sem partida a qq momento).

Para resolver, não tem caminho bonito. Necessário se faz uma revisão na fiação, desmontando o painel.

Sukys
30/05/2007, 02:48
Marbo,

A maioria dos voltímetros originais tem um erro apreciável, não dá para usar seus valores como indicação absoluta, apenas como referência.
Mesmo carregada a bateria nunca apresentará tensão de 14V, pode até apresentar algo em torno de 13V logo ao desligar o motor, mas depois de alguns instantes estabiliza próximo a 12,6V
Durante a partida a tensão pode cair para algo em torno de 11V, mas a seguir, com a carga do alternador, deve subir para 14V, e a rapidez com que isso acontece dependerá da capacidade do alternador e até da descarga da bateria.

Bateria gera energia por processo químico e a temperatura exerce influência sobre isso, e em clima frio é natural uma diminuição na sua capacidade.
Muita gente já deve ter passado pela seguinte situação: manhã fria, primeira partida e motor mal gira, segunda partida e gira mais um pouco, terceira partida e o motor pega. Isso acontece porque o consumo de energia gera calor, e com temperatura interna um pouco mais elevada a reação química acontece com maior facilidade, "despertando" a bateria.

Agora, se a bateria já estiver meia boca, no frio fecha a boca de vez, a não ser que arrume um cobertor de bateria. :-)

Sds,
Sukys

MarBO
30/05/2007, 13:17
Sukys

Valeu a explicação

.