Ver Versão Completa : Reforço diferencial dianteiro - alternativas
Andre Sousa
23/05/2007, 13:14
Pessoal, dentre as modificações previstas para meu Tracker está o reforço da carcaça do diferencial dianteiro. Todos sabemos que é um ponto que merece atenção quando você decide por pneus maiores. Eu mesmo já tive um diferencial quebrado só usando 235/75/15.
A carcaça que me refiro é a de dentro do diferencial, a menor. Não vejo problemas com a da frente, que tem formato redondo com um cabo (tipo uma panela). A carcaça que quebra é a que sustenta a fixação da coroa e do pinhão.
Pesquisei 3 possibilidades e gostaria de discuti-las:
A primeira é o reforço do corpo por meio de soldas e chapas adicionais de alumínio (blindagem) da carcaça original. Parece ser um método simples e barato por meio do qual desmonta-se o diferencial e leva-se a carcaça para um torneiro ou soldador. A qualidade final depende da competência do soldador e dos materiais empregados. A grande vantagem é que mantém a peça original e é a opção mais barata, cerca de R$ 500 tudo (desmontagem, soldagem e montagem).
Seguem fotos de carcaças quebradas e do trabalho de blindagem de uma nova, notem como fica bem mais robusta:
Andre Sousa
23/05/2007, 13:49
A segunda possibilidade é a substituição da carcaça de alumínio por outra em ferro fundido, vendida na SUZUCAR por R$ 1.000,00. A opção também parece boa mas não sei exatamente se há necessidade de adaptações e da qualidade do material. Acho que o curo final fique em R$ 1.400,00 (mercadoria, frete, desmontagem e montagem). Uma boa vantagem é que a peça substituída pode ser vendida por uns R$ 600,00 e o custo final desce para R$ 800.
Nesa linha há uma corrente que sugere a utilização do diferencial do XL7, com algumas adaptações na fixação.
Seguem fotos:
Andre Sousa
23/05/2007, 15:59
A terceira possibilidade é trocar tanto a carcaça traseira como referido na opção anterior, como também a frontal. A traseira seria de aço, possivelmente do XL7, e para a frontal existe uma peça da Calmini que não sei se ainda é comercializada.
Nesse caso acho que o custo deve girar em torno de R$ 2.500,00 e dificuldade de importar pesa na decisão.
Veja as fotos:
Joao Baeta
23/05/2007, 16:06
:arrow:André,
Será que o focinho do Samurai dá no dinateiro do Vitara?
:pensativo:
Walter Carlos Brossel
23/05/2007, 17:47
:arrow:André,
Será que o focinho do Samurai dá no dinateiro do Vitara?
:pensativo:
Bão Jão?
A carcaça dianteira do Samurai (focinho) cabe perfeitamente, basta fazer um serviço de usinagem para prender a peça (que não existe no Samurai).
Inclusive a minha comprei do Zeca, seu brother...
O problema é que muitas vezes a panela (a parte traseira) também trinca e aí vaza o óleo e ba-bau...foi-se coroa e pinhão.
Na última trilha aconteceu exatamente isso com um colega nosso (Vitara). Só foi ver o estrago no dia seguinte, quando viu o óleo no chão da garagem.
Na hora só notou um pequeno aumento no "ronco" com a tração ligada...mas tracionava normalmente.
Joao Baeta
23/05/2007, 17:59
Bão Jão?
A carcaça dianteira do Samurai (focinho) cabe perfeitamente, basta fazer um serviço de usinagem para prender a peça (que não existe no Samurai).
Inclusive a minha comprei do Zeca, seu brother...
O problema é que muitas vezes a panela (a parte traseira) também trinca e aí vaza o óleo e ba-bau...foi-se coroa e pinhão.
Na última trilha aconteceu exatamente isso com um colega nosso (Vitara). Só foi ver o estrago no dia seguinte, quando viu o óleo no chão da garagem.
Na hora só notou um pequeno aumento no "ronco" com a tração ligada...mas tracionava normalmente.
:arrow:Que concidencia!
Mas o seu focinho deu certo no seu Vitara?
Abs
Andre Sousa
23/05/2007, 18:15
A carcaça dianteira do Samurai (focinho) cabe perfeitamente, basta fazer um serviço de usinagem para prender a peça (que não existe no Samurai)
Walter, essa adaptação é viável apenas para Vitaras. Os G. Vitaras possuem acoplamento viscoso acionado à vácuo. Existe uma válvula no diferencial que é responsável por esse funcionamento.
Não dá pra usar a carcaça do diferencial do Samurai nem do Vitara.
Veja a foto da válvula que me refiro:
Walter Carlos Brossel
23/05/2007, 18:15
:arrow:Que concidencia!
Mas o seu focinho deu certo no seu Vitara?
Abs
Meu focinho? Sai fora! KKKKKKKKKKKK
O focinho DO SAMURAI fica perfeito.
Tô rodando até hoje sem problemas...e com pneus 30" + redução da Tcase + bloqueio...
Essa configuração com o focinho original (alumínio) é mortal...eheheheheheh...
Umbraçoproçê.
Demarques Ribeiro
23/05/2007, 18:17
Fala pessoal, estava conversando com meu pai que entende de solda.
1° opção: muito boa, como o andré disse, a qualidade vai depender do soldador, pois solda em alumínio é difícil...porém se bem feita vai durar eternamente...Essa é uma opção para quem ainda não quebrou.
2° opção: tb boa, mas é para quem já quebrou...embora o peso do de ferro seja mt superior me parece que aquele apoio que está na foto resolve o problema. Não gostei da idéia do XL7...me parece que por ter uma comercialização menor deve encarecer o custo da adaptação...
3° #¨%$&¨%*!!!!importar é uma M!!!!
Abs!!
Walter Carlos Brossel
23/05/2007, 18:19
Walter, essa adaptação é viável apenas para Vitaras. Os G. Vitaras possuem acoplamento viscoso acionado à vácuo. Existe uma válvula no diferencial que é responsável por esse funcionamento.
Não dá pra usar a carcaça do diferencial do Samurai nem do Vitara.
Veja a foto da válvula que me refiro:
André, eu sei disso, me desculpe. Eu tenho um GVitara tbém...
Na verdade o João perguntou sobre o focinho do Samurai no VITARA e nós "atravessamos" o seu tópico. Sorry.
Umbraçoproçê.
bcantunes
23/05/2007, 19:33
Pessoal, vai uma opinião que talvez funcione...
A peça da Calmini é feita à partir de tubos mecânicos em aço e chapas soldadas. Em termos de construção mecânica, isso é mole de ser feito. Se houver uma para copiar, melhor. Se não houver, uma peça original pode servir para tirar as dimensões. E o negócio é construir... talvez seja caro mandar fazer uma... mas não acredito que tecnicamente seja difícil.
O focinho tem uma construção mais complicada e por alojar as engrenagens, deve ter tolerâncias de fabricação mais apertadas. Nacionalizar essa peça, não dá não... melhor descolar a do samurai.
Abraços e boa sorte!
luiztacco
24/05/2007, 11:20
O Leo Valle tinha comentado nesse link abaixo que a ENSIMEC iria fabricar o focinho em material fundido, já com as adaptações necessárias para servir pra Vitara.
De repente ele e ENSIMEC poderia falar mais sobre esse assunto do GV.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22478
LuizCarlos
24/05/2007, 12:42
Utilizo no meu Vitara a carcaça do GV diesel!! Toda em aço!
É só desmontar e montar na nova carcaça de dif.!!
Paguei 1k na época mas um amigo comprou no mesmo lugar depois de um tempo e pagou 700 reais!! Vale muito apena!! Agora só quebro as bixineticas!! rsrs
Ponto Diesel 4x4
ricardo sabóia
24/05/2007, 16:50
André,será que não daria pra adaptar mesmo o focinho do samurai, eliminar o sistema de acoplamento à vácuo, instalar rodas livres manuais do samurai ou até mesmo as automáticas do vitara ?
Abs, Ricardo.
JOSE CANDIDO
25/05/2007, 09:45
po, que bostica ein ?? eu nao sabia que o focinho do samurai nao cabia nos GVS ... achei que dava ..
Ai Andre, meu amigo, gostei das hipoteses ...
1 - a solda parece legal mesmo ... inclusive, ja vi vitarinha usando essa solucao da solda ....
2 e 3 - ai sim, acho que resolve ..... mas, encontrar a carcaça de ferro, de tracker, deve ser bem dificil e caro mesmo ...
Outra coisa, é que realmente, tem-se a ideia de que a Ensimec faria a peça ... daí, seria muito bom, porque, ao fazer a carcaça igual a do samurai basta ela deixar o "buraco" pra passar o chicote existente nmos GVs, dai resolvia tudo ...
Eu voto por fazermos pressao em cima da ensimec, encher o saco do alemao la pra fazer peça pra suzucada !!! hehehe .... mesmo porque, ate o focinho de samurai ja ta virando raridade !!!
Tem ainda, o que disse o outro colega ai em cima, de oura pessoa ou empresa fabricar um parecido com o calmini, bao tamém !
Andre, vai esperando e pesquisando, um dia aparece um diferencial inteiro do tracker, e voce compra .....
abssssss, e tomara que achemos mesmo a solucao, pq tambem pretendo ter um GV !!!
Pablo Toledo
31/05/2007, 19:37
Caros;
Pro meu desgosto, acabo de saber que o diferencial dianteiro do meu recentíssimo adquirido Vitara está todo ferrado, inclusive coroa e pinhão. As opções apresentadas foram soldar a peça e colocar novo coroa/pinhão, ou então comprar o difencial dianteiro todo do Tracker, porém este tem a relação mais longa.
[]s preocupados...
Pablo Toledo
Para quem tem vitara ou g. vitara a adaptação mais viavel hj eh a carcaça de aço g.vitara disel ou tracker 2001. a partir de 2001 nas tracker´s com motores peugeot a carcaça tb serve, mas tem que ter o suporte tb, senão vai ter que fazer uma adaptação no coxim da travessa. a melhor mesmo eh da 2001, essa sim eh a unica PNP. qto a do xl-7, não sei de onte partiu mais não tem nada de diferente de um diferencial de g. vitara comun, nada de especial ou reforço a mais.
Pablo Toledo
03/06/2007, 12:51
Para quem tem vitara ou g. vitara a adaptação mais viavel hj eh a carcaça de aço g.vitara disel ou tracker 2001. (1.000,00 nova) a partir de 2001 nas tracker´s com motores peugeot a carcaça tb serve, mas tem que ter o suporte tb, senão vai ter que fazer uma adaptação no coxim da travessa. a melhor mesmo eh da 2001, essa sim eh a unica PNP. qto a do xl-7, não sei de onte partiu mais não tem nada de diferente de um diferencial de g. vitara comun, nada de especial ou reforço a mais.
Edvaldo,
O pessoal da Alternativa4x4 recomendou essa adaptação. O problema é achar a danada da carcaça. Liguei em vários lugares aqui em São Paulo e nada. É mosca branca de olhos verdes...ehehehe
[]s
Pablo Toledo
Andre Sousa
04/06/2007, 13:07
Segue foto carcaça de alumínio e de ferro fundido.
estou procurando a mesma coisa... focinho do g.vitara diesel 2001..
alguem consegui, aonde , quanto..?
Andre Sousa
01/09/2007, 21:49
A SUZUCAR terá para o próximo mês o fucinho a R$ 1.000. Sugiro procurar em ferro velho. Na 4x4 e Cia tem uns 3 que anunciam. Comprei a carcaça completa (fucinho + panela) por R$ 700 num ferro velho do SUL (anunciado na revista).
A carcaça q. você procura é do Tracker vendido pela GM com motor Mazda. O mesmo carro importado pela Suziki tem a carcaça de alumínio, como todos os outros. Porisso é difícil achar.