Ver Versão Completa : MWM International prepara motor movido a diesel e a gás
MWM International prepara motor movido a diesel e a gás
da Redação
Tradicional fabricante de motores diesel, a MWM International prepara um motor que funciona ao mesmo tempo a diesel e a gás. Extremamente econômico, o novo propulsor mira o mercado de utilitários esportivos e picapes, sobretudo o das médias, que prevê um crescimento substancial em 2008. O projeto do sistema que combina o diesel ao GNV (gás natural veicular) foi batizado pela empresa de Dual Fuel e permite melhor combinação entre os dois combustíveis utilizando tecnologia baseada no sistema de gerenciamento eletrônico.
O motor é um MWM International 6.10 TCA adaptado para o GNV. Não se trata de um kit de conversão a gás (lançado, por exemplo, pela Ford para a picape Ranger) como outros que já foram apresentados, mas de um motor preparado desde a sua concepção para funcionar a diesel e a gás. A idéia é colocá-lo no mercado já no próximo ano.
Publicado em 18/05/2007
Ja tinha ouvido falar nele mas agora esta confirmado é um motor que trabalha em marcha lenta e baixa rotação com diesel e depois entra o gas.
Vamos esperar pra ver pois deve ser uma grande mudança
Abraços
Marcelo
RABUGENTO
22/05/2007, 15:41
Marbo,
Onde voce leu isso? Tem como colocar o link aqui pra gente? Grato!
Lucas Nassif
22/05/2007, 15:45
MWM International prepara motor movido a diesel e a gás
da Redação
Tradicional fabricante de motores diesel, a MWM International prepara um motor que funciona ao mesmo tempo a diesel e a gás. Extremamente econômico, o novo propulsor mira o mercado de utilitários esportivos e picapes, sobretudo o das médias, que prevê um crescimento substancial em 2008. O projeto do sistema que combina o diesel ao GNV (gás natural veicular) foi batizado pela empresa de Dual Fuel e permite melhor combinação entre os dois combustíveis utilizando tecnologia baseada no sistema de gerenciamento eletrônico.
O motor é um MWM International 6.10 TCA adaptado para o GNV. Não se trata de um kit de conversão a gás (lançado, por exemplo, pela Ford para a picape Ranger) como outros que já foram apresentados, mas de um motor preparado desde a sua concepção para funcionar a diesel e a gás. A idéia é colocá-lo no mercado já no próximo ano.
Publicado em 18/05/2007
Ja tinha ouvido falar nele mas agora esta confirmado é um motor que trabalha em marcha lenta e baixa rotação com diesel e depois entra o gas.
Vamos esperar pra ver pois deve ser uma grande mudança
Abraços
Marcelo
Marcelo, boa informação! Em qual veículo sairá este motor??
[]'sss
RABUGENTO
22/05/2007, 15:48
Diesel X gas eu acho meio estranho, mas com a tecnologia de ponta tudo é possível.
Aguardarei de 2 a 3 anos para entrar nessa :)
Pessoal
Saiu no link da Interpress motor acho que o link é esse:
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item17691.shl
(não tenho certeza se é assim que se passa o link)
E respondendo a outra pergunta não é mencionado o carro mas a MWM int ja fornece para a Ford GM e Nissan e seria facilmente adaptado a essa novidade
Abraços
Marcelo
RABUGENTO
22/05/2007, 16:13
Marcelo,
Muito obrigado!
Diesel X gas eu acho meio estranho, mas com a tecnologia de ponta tudo é possível.
É verdade, vai ser preciso algum tempo para saber se o motor vai "vingar".
Ha uns 3 ou 4 anos, estive em Buenos Aires. Como nesta época ainda tinha uma Blaser gas/gnv, conversei com muita gente sobre o gnv, que começou comercialmente por lá bem antes do que aqui no Brasil.
Lá, naquela época o gnv custava aqui no Rio de Janeiro, entre 89 e 99 centavos de real, o m3. Lá em BUenos Aires, nao passava de 50 centavos de real. Isso mesmo, a METADE do preço brasileiro.
A gasolina, tambem era mais barata.....
Lá, muitos taxis ja rodavam a diesel... carros pequenos a diesel, la são bastante comuns.
Um amigo que na época tinha um Fiat Palio a diesel, falava que eles estavam estudando pra muito breve os motores diesel/gnv.
Imagino que hoje eles ja devem estar com isso no mercado...
shimomoto
22/05/2007, 22:53
RABUGENTO;
A MWM já fez umas coisas estranhas...
Na década de 80, no auge do Proálcool, a MWM lançou uma versão do MWM D-229 que foi usada no trator Valmet 88 (D-229-4) e 118 (D-229-6), bem como no caminhão Ford F-22000 6x4. Era um D-229 comum, trabalhando no ciclo diesel (portanto, ignição por compressão) que funcionava com uma mistura de 85% de álcool e 15% de diesel. Tinha tanques separados de combustível, e para funcioná-lo, dava-se a partida no diesel e ia se "estrangulando" o diesel e simultaneamente ia entrando o álcool, com a redução do diesel.
Não sei mais detalhes do funcionamento, mas sei que existiu...
Aliás, se alguém souber mais detalhes e puder compartilhar, tenho curiosidade em saber como era.
Um abraço
edubelem
22/05/2007, 23:23
sei nao, alcool e diesel e uma coisa mais gas e diesel, e bem diferente, anbos sao comb foseis, e colocar diesel no alcool p/ haver combustao e uma coisa agora, coloca gas misturado com ar e diesel, nao faz sentido. Sao dois comb economicos e foseis.
P/ min o cara oviu o galo cantar e nao sabe onde.
()'s
FABIO RODRIGUES
24/05/2007, 17:28
OLA,
MOTORES A DIESEL RODANDO COM GNV EXISTEM SIM E INCLUSIVE ACOMPANHEI UMA FASE DA INSTALACAO DESTES "KITS " EM ALGUNS ONIBUS AQUI NO RIO. A QUASE DOIS ANOS ATRAS. INCLUSIVE CONHECI O AUTOR DESTA PROEZA DA ENGENHARIA ,UM NEO-ZELANDES. OS ONIBUS JA ESTAO RODANDO A QUASE DOIS ANOS EM FASE DE TESTES!! SO QUE ESTE KIT DE CONVERSAO E MUITO MAIS CARO QUE UM KIT DE CONVERSAO PARA MOTORES CICLO OTTO.OUVIR DIZER QUE ENTORNO DE r$20.000,00. O QUE DE INICIO INVIABILIZA SUA INSTALACAO EM VEICULOS.QUE NAO SEJAM PARA TRANSPORTE DE CARGA OU PASSAGEIROS.DIGO, CAMINHOES OU ONIBUS!!! PELO MENOS POR ENQUANTO . ME PARECE TB QUE EXISTE LEGISLACAO ,QUE ENTRARA EM VIGOR NOS PROXIMOS ANOS, OBRIGANDO A TODOS OS ONIBUS QUE CIRCULAM EM PERIMETRO URBANO, QUE SEJAM "CONVERTIDOS"PARA O GNV.
UM ABRACO
edubelem
24/05/2007, 18:57
OLA,
MOTORES A DIESEL RODANDO COM GNV EXISTEM SIM E INCLUSIVE ACOMPANHEI UMA FASE DA INSTALACAO DESTES "KITS " EM ALGUNS ONIBUS AQUI NO RIO. A QUASE DOIS ANOS ATRAS. INCLUSIVE CONHECI O AUTOR DESTA PROEZA DA ENGENHARIA ,UM NEO-ZELANDES. OS ONIBUS JA ESTAO RODANDO A QUASE DOIS ANOS EM FASE DE TESTES!! SO QUE ESTE KIT DE CONVERSAO E MUITO MAIS CARO QUE UM KIT DE CONVERSAO PARA MOTORES CICLO OTTO.OUVIR DIZER QUE ENTORNO DE r$20.000,00. O QUE DE INICIO INVIABILIZA SUA INSTALACAO EM VEICULOS.QUE NAO SEJAM PARA TRANSPORTE DE CARGA OU PASSAGEIROS.DIGO, CAMINHOES OU ONIBUS!!! PELO MENOS POR ENQUANTO . ME PARECE TB QUE EXISTE LEGISLACAO ,QUE ENTRARA EM VIGOR NOS PROXIMOS ANOS, OBRIGANDO A TODOS OS ONIBUS QUE CIRCULAM EM PERIMETRO URBANO, QUE SEJAM "CONVERTIDOS"PARA O GNV.
UM ABRACO
Isso mesmo convertido, sai caro, por que vc precisa fazer toda a parte elétrica, colocar velas, ingnição, diminuir a tx de comp. e etc... ou seja tranformar p/ um motor a a gasolina e depois transfoma-lo p/ gas.
[]'s
FABIO RODRIGUES
24/05/2007, 19:24
Isso mesmo convertido, sai caro, por que vc precisa fazer toda a parte elétrica, colocar velas, ingnição, diminuir a tx de comp. e etc... ou seja tranformar p/ um motor a a gasolina e depois transfoma-lo p/ gas.
[]'s
OLA EDU,
NAO, O MOTOR CONTINUA SENDO DIESEL ,INCLUSIVE SE NECESSARIO RODARA SO COM DIESEL E UM MOTOR BI-COMBUSTIVEL!!! O DIESEL SERA USADO PARA DAR A PARTIDA,AI DEPOIS COMECA A CONSUMIR GNV!!!CONTINUA SENDO "CICLO DIESEL". SE TRASFORMAR PRA GASOLINA AI DEIXA DE SER DIESEL, ORA!!!
UM ABRACO
FlavioLouveira
25/05/2007, 00:00
Pra mim tudo é valido... espero que realmente de certo isso, vai ser uma otima opção daqui uns dois anos se implantarem logo. Obrigado por compartilhar a noticia
edubelem
25/05/2007, 08:10
Pra mim tudo é valido... espero que realmente de certo isso, vai ser uma otima opção daqui uns dois anos se implantarem logo. Obrigado por compartilhar a noticia
Ótima opção é o biodiesel, que não retira carbono do solo, forma mineral, e injeta na atmosfera, esse sim é o futuro próximo, o gás é retirado do subsolo, é mais limpo, porem ainda tem o problema do carbono, no biodiesel e no álcool o carbono fecha o ciclo entre planta, combustível, atmosfera e retorna p/ planta.
Outro dia eu estava assistindo o Discovery Ch, e tava passando um documentário sobre o quanto esta avançada a pesquisa na Europa, mais especificamente na fábrica da volvo, na utilização de carros a álcool, pois já estão conseguindo rodar com 100% de álcool. Quando assisti aquilo, me deu uma indignação tão grande, pois os caras tão pegando a receita pronta, toda desenvolvida por nós, e vendendo pro resto do mundo.:parede: :parede: :parede:
[]'s
RABUGENTO
25/05/2007, 08:50
Pois é edubelem,
Os ditos do primeiro mundo copiando tudo o que deu certo por aqui e ainda levam nossos melhores técnicos e engenheiros... :(
É perfeitamente possível o GNV no Diesel. Inclusive ele renderia mais do que em carros a gasolina, aproveitando a maior taxa de compressão do motor.
Inclusive, tem um estado aqui do BR que eu esqueci, onde no interior é comum corrida entre tratores. Nestes, o pessoal descobriu que dá para injetar Óxido Nitroso (Isso mesmo, NOS) nos motores diesel, direto na camara de combustão.
edubelem
25/05/2007, 11:06
É perfeitamente possível o GNV no Diesel. Inclusive ele renderia mais do que em carros a gasolina, aproveitando a maior taxa de compressão do motor.
Inclusive, tem um estado aqui do BR que eu esqueci, onde no interior é comum corrida entre tratores. Nestes, o pessoal descobriu que dá para injetar Óxido Nitroso (Isso mesmo, NOS) nos motores diesel, direto na camara de combustão.
Oxido nitroso, é bem diferente de gás, como nome já diz, tem oxigênio e nitrogênio juntos, ai é só colocar no coletor e abrir a válvula, já ouvi falar de gás injetado da mesma forma, para ganhar potência, tendo apenas que aumentar a pressão do turbo, porem gás puro, eu não sei se entraria em combustão apenas com a compressão, se existe eu desconheço, mais, gostaria de aprender como funciona.
[]'s
Edintruder
25/05/2007, 19:43
Nos EUAexistem kits de porpanopara motores diesel, que injetam propano para aumentar a potência apenas, porém motores diesel queimam qualquer porcaria que seja colocada na admissão, inclusive já cansamos de ligar motores diesel com acetileno e com spray desengripante (WD40) para sangrar o sistema de injeção com o motor funcionando. Barbada. É só meter gás na boca da admissão e bater arranque, claro que o motor fica numa ropm próxima da lenta e inconstante devido à falta de um sistema regulador de volume de gás injetado, mas no caso do acetileno, quando misturado com O2 direto do maçarico, a rpm aumentava. Com o Gnv é semelhante, pois como os cilindros não são refrigerados pelo combustível (caso ocorre no ciclo otto), o motor dieserl queima gases sem problemas de redução de durabilidade em função de aumento de temperaturas no cabeçote.
Pessoal
So a titulo de atualização encontrei neste site da International que alguem daqui mesmo recomendou novamente sobre este assunto que iniciei aqui e vejo como uma tecnologia que ira disputar espaço com os motores a celula de combustivel como é hoje entre o GNV e os Flex.
Veja ai abaixo e leiam mais que é muito construtivo o link é:
www.clubedodiesel.com.br
Abraços
18 | May | 2007
Trifuel: o futuro dos transportes urbanos?
Estão em fase inicial de testes alguns modelos de ônibus urbanos equipados com motores diesel, porém, desenvolvidos para rodar com biodiesel e GNV , gás natural veicular. Essa é uma iniciativa que prevê melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades e diminuir a dependência somente do diesel. Os modelos em questão foram fabricados pela Volkswagen, já estão circulando por diversos roteiros de avaliação e servirão de referência para decisões futuras. Saiba mais sobre essa iniciativa de utilização de múltiplos combustíveis.
As análises estão sendo feitas conjuntamente pela VW e uma empresa de ônibus urbanos, o modelo está equipado com um motor de origem MWM INTERNATIONAL Motores. Os grandes beneficiados com essa nova solução serão os frotistas, que poderão contar com uma nova alternativa de veículo para ser colocado nas suas rotas. Isso significa que eles poderão ter um custo reduzido usando o gás quando isso for possível, roteiros mais planos, menos exigentes , e usar o diesel ou biodiesel em roteiros mais acidentados, onde o torque e a força do motor forem necessários.
Um outro aspecto importante para os frotistas é o momento da renovação da frota. Hoje, a empresa que por um acaso tiver ônibus movidos a gás terá alguns problemas na hora de vendê-lo para empresas menores ou cidades do interior. Um deles refere-se ao grande percentual de desvalorização, pelo fato do motor ser a gás. Fora dos grandes centros é praticamente impossível encontrar o GNV, portanto, para fazer essa venda os ônibus teriam que ser transformados em diesel, mais custos, para poder ser vendidos. Esse problema desaparece por completo com o trifuel.
Tendências - Postado por: Caio Moraes em 6:51 pm
Eu vi alguma coisa disso aqui no CT-Gás...
Era mais ou menos assim:
O gás é para o motor a diesel assim como o oxido nitroso é para um motor a gasolina.
O gás no carro a diesel não vai faze-lo deixar de usar diesel.
O que o gás vai fazer é reduzir a quantidade de diesel consumido e "incrementar" a mistura, fazendo o motor render mais potencia e consumindo menos diesel.
O motor em sí é IDEAL para o uso do gás natural. A alta taxa de compressão faz com que a queima do gás seja proxima da perfeita.
Mas o motor ainda precisa do diesel para que ele possa entrar em combustão e assim queime o gás natural, pois o gás não tem combustão expontanea quanto sub-metido a altas pressões.
E pelo que eu me lembre, isso já tava em fase final de testes, com alguns caminhões e onibus rodando por ai.
Abraços.
Caros!
Motor MWM com sentelha!!!!
Motor destinado a barracões de frango, com produção propria de biogás.
Criança de 200Kva!!!!
399032 399033 399034 399035 399036 399037
Qualquer dúvida
www. leaoenergia.com.br
É um grupo, que estava direcionado aos geradores, mais são eles que fazem a bagaça.