Ver Versão Completa : Preparação do motor Opala 4cc
fabiano carraro
21/12/2009, 19:14
Pessoas hoje comecei a montar o vortec 3.0 em um jeep aq na oficina e alguns detalhes bastantes chatos apareceram,desde manha cedo........:parede:
o carter é pra frente seu reservatorio pegou no eixo bunito:evil:
a embreagem ta uma novela bem mexicana mesmo (tambem o motor é feito lá....)
volante de motor possui o diametro do da A-20 ,aceitou o arranque do opala 6cc com o fucinho da A20 :dance:
plato nacional ferrou,NADA BATE COM A FURAÇAO ORIGINAL!!!! por enquanto ta sem soluçao provavelmente terá que ir pra torno.:putz:
disco entrou do opala 6cc ,mas precisara rebaixar o volante aliviando bastante(nao sei como ficara a vibraçao sem um balanceamento em tudo.....:pensativo:
capa seca A-20 ficou perfeito no cambio da f 1000:dance:
bom o jeito é fazer Spoa pra livrar o carter e continuar montando pra ver no que vai dar.......:rolleyes:
ainda sobrou 3 motores da listinha ninguem quer?:pipoca:
ROAD TECH
21/12/2009, 21:27
Pessoas hoje comecei a montar o vortec 3.0 em um jeep aq na oficina e alguns detalhes bastantes chatos apareceram,desde manha cedo........:parede:
o carter é pra frente seu reservatorio pegou no eixo bunito:evil:
a embreagem ta uma novela bem mexicana mesmo (tambem o motor é feito lá....)
volante de motor possui o diametro do da A-20 ,aceitou o arranque do opala 6cc com o fucinho da A20 :dance:
plato nacional ferrou,NADA BATE COM A FURAÇAO ORIGINAL!!!! por enquanto ta sem soluçao provavelmente terá que ir pra torno.:putz:
disco entrou do opala 6cc ,mas precisara rebaixar o volante aliviando bastante(nao sei como ficara a vibraçao sem um balanceamento em tudo.....:pensativo:
capa seca A-20 ficou perfeito no cambio da f 1000:dance:
bom o jeito é fazer Spoa pra livrar o carter e continuar montando pra ver no que vai dar.......:rolleyes:
ainda sobrou 3 motores da listinha ninguem quer?:pipoca:
Olá Fabiano,
Uma vez que o Vortec 3.0 usa o mesmo bloco do Opala 4 cil, porque vc não tenta montar um cárter original GM? Bastaria mudar o pescador de óleo (original tambem).
Atenção: Estou apenas dando palpíte sem ver o seu motor. Posso estar falando besteira, mas.......
Quanto ao volante, recomendo que vc avalie antes de remover massa do mesmo. Um motor 4 cilindros acima de 2,5 litros é danado prá vibrar. Vide alguns os 2.8 litros diesel ou mesmo gasolina que requerem eixos contra-rotativos para atenuar vibração.
Sugiro que vc mantenha o máximo possível a massa original. Se tiver que fazer nova furação para aceitar o platô, faça em uma fresadora coordenada com leitura digital, pois a coisa tem que ficar centrada mesmo (menos de 0,05mm de excentricidade). Depois disso, mande balancear o conjunto polia/virabrequim/volante/ platô para vc não ter surpresas desagradáveis.
É isso ai,
Boa sorte,
Octávio
Rodrigo Baratti
21/12/2009, 21:47
Fala Rodrigo, acho que não...esses motores eram muito usados em motores marítimos, mais especificamente em motores de lanchas volvo penta.
abs
Leo e Elmer,
Pesquisei um pouco.
Motor volvo penta é fabricado pela volvo: 3.0GXiC (http://www.volvo.com.cn/volvopenta/brazil/pt-br/marine_leisure_engines/engines/c_gasoline_sterndrive/3.0GXiC.htm), mas é "quase igual" a esse vortec Vortec 3.0L I-4 (http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/marine/2010_3000%20Marine.pdf)
Pelo que entendi a Volvo agrega todos os periféricos.
Entendi agora!
fabiano carraro
22/12/2009, 12:17
Olá Fabiano,
Uma vez que o Vortec 3.0 usa o mesmo bloco do Opala 4 cil, porque vc não tenta montar um cárter original GM? Bastaria mudar o pescador de óleo (original tambem).
Atenção: Estou apenas dando palpíte sem ver o seu motor. Posso estar falando besteira, mas.......
Quanto ao volante, recomendo que vc avalie antes de remover massa do mesmo. Um motor 4 cilindros acima de 2,5 litros é danado prá vibrar. Vide alguns os 2.8 litros diesel ou mesmo gasolina que requerem eixos contra-rotativos para atenuar vibração.
Sugiro que vc mantenha o máximo possível a massa original. Se tiver que fazer nova furação para aceitar o platô, faça em uma fresadora coordenada com leitura digital, pois a coisa tem que ficar centrada mesmo (menos de 0,05mm de excentricidade). Depois disso, mande balancear o conjunto polia/virabrequim/volante/ platô para vc não ter surpresas desagradáveis.
É isso ai,
Boa sorte,
OctávioBOM é o seguinte.....o CARTER é embaçado mesmo,mas acho que entra o do 91 tambem,(nao to achando!!!!!):parede:
mas do resto descobri que o VORTEC 3.0 nao utiliza o mesmo bloco dos nossos gm.......sao apenas parecidos tipo "maça e pera".
entao to lidando com estas sutilezas com calma pois senao estragamos o danado.
hoje comprei um volante do 151-S ANO 91 (4CC GM COM RETENTOR)QUE DEU CERTINHO NO VIRABREQUIN DO VORTEC.:concordo:
nisto consegui colocar o conjunto de embreagem original da A-20 sem problemas,e atraz vem a capaseca da A-20 com o cambio clark 260f (f1000)e seu respectivo arranque,ou seja embreagem resolvida.:-D
ficou um conjunto fantastico montado.
"LEVE,ROBUSTO,TORCUDO,CONFIAVEL,BARATO,SEM EMENDAS,E COMPLETAMENTE ORIGINAL GM.:dance:"
AGORA as diferenças entre um 4cc do opalinha e este VORTEC sao inumeras nao só no virabrequin mas em todo o resto a coisas repensadas pra ser um excelente motor......
BLOCO:o do opala é mais fino nas paredes e possue canais de oleo menores tambem,este VORTEC 3.0 é mais grosso (agua salgada)e possui + ranhuras estruturais ,aceita retentor em vez da gaxeta e a posiçao de seus suportes nao tem nada haver com nada no BRASIL:palmas:
CABEÇOTE:completamente retrabalhado o fluxo, valvulas de admissao em inox,e de scap em banho ceramico,"um MUST":mrgreen:
BOMBA DE AGUA:HELICE EM INOX :shock:
VIRABREQUIN:UM MONTRO com 2 contrapesos por biela:mrgreen:
COMANDO:uma merda........:parede:troquei pelo do gasolina:pensativo:
TUCHOS :IDENTICOS (HDS)
MOLAS:IDENTICAS
VARETAS:IDENTICAS
BALANCEIROS:IDENTICOS
CARTER:"MONTARAM ERRADO NA FABRICA" DEVIAM ESTAR BEBADOS DE TANTA TEQUILA,PUSERAM ELE PRA FRENTE..........culpa da maldita engenharia da GM que nao esta antenada com meus projetos!!!!!!!!:odedo:
VOU PINTAR TUDO AMANHA E POSTO UMAS FOTINHAS DO POWERTRAIN BUNITINHO.:concordo:
ps:MALLON nao se preocupe eu nao fiquei triste em vende-lo.:concordo:
fabiano carraro
28/12/2009, 23:02
as fotinhas do danado.:dance:
Fabiano, simplesmente fantástico!
Você fez o motor que eu quero para a miinha f-75!
Já tenho um motor 151s jogado no porão.
Aí quanto acha que sai uma receitinha dessas na sua oficina?
aguardando!
fabiano carraro
17/03/2010, 23:15
Fabiano, simplesmente fantástico!
Você fez o motor que eu quero para a miinha f-75!
Já tenho um motor 151s jogado no porão.
Aí quanto acha que sai uma receitinha dessas na sua oficina?
aguardando!olá ZURIEL
bom este ai foi comprado ja com esta cilindrada, da uma lida nos ultimos post do topico ......retirei de uma lancha 2004:shock:
mas os outros que faço ficam com 2.8 de cilindrada (usamos o virabrequin do modelo 153 que saiu nos opalas ano 1969 á 1973)da mais ou menos 130cv dependendo de comando e carburaçao usados.
o valor atualmente passa perto dos 3k pra um motor destes mas fica muito forte e deixa a frente mais leve.
fabiano carraro
17/03/2010, 23:18
este esta em um jeepinho 52...:dance:
fabiano carraro
17/03/2010, 23:39
ops esqueci as fotinhas.......
o verdinho é 2.8
o grafite 3.0
o azul 4.4
e o willis 3.0 turbo.
QUALQUER COISA TAMOS AI.:concordo:
Realmente muito interessante.
Qual o seu endereço ai em Ctba?
Diego Dornelles
15/04/2010, 23:52
tenho um jeep 4 cilindros de opala ..
quero deixa-lo mais esperto .
qual a melhor opção para preparação média ?
agradeço
fabiano carraro
28/05/2010, 00:27
nossa pessoal me desculpem na demora das respostas mas o trampo tava pra lá de pesado nos ultimos meses...................:dance:
Zuriel o end. da oficina:
DR.CARVALHO CHAVES N°508 bairro PAROLIN paralelo a avenida marechal floriano,ao lado do CARREFOUR e fundos da concessionaria da CHEVROLET (METROSUL),ou seja uns 50 anos de especializada gm,+
alguns nomes de amigos que ajudam nas decisoes em preparar gm's:
SEGANTINNI/HERCULES/CLEBBER/SCORT........
.41-33332915/99537055
Diego na melhor traduçao possivel pra preparaçao de carros...... O QUANTO SEU BOL$O AGUENTAR E SEU SONHOS LHE PERMITIREM SONHAR!!!!!:concordo:
este da fotinha ta saindo do forno.....
4.400cc
fluxado
comando
tucho
etc.....mas é um 6izao........:concordo:
richardh
17/08/2011, 22:13
boa noite voce ainda prepara estes motores 4 cc do opala tenho interesse em comprar um me mande um email para falarmos melhor richardh@biagioturbos.com obrigado
Fala Marcelo ... Fui Eu Mesmo Quem Fiz O Serviço... Funciona A Alcool.. Taxa Do Gasolina é Uns 9 Por 1 + Ou - ..do Alcool Original é Uns 11 Por 1 ...esse Q Eu Citei Ta Em 13por 1 ....
O Custo Desse Motor Sai O Mesmo De Vc Fazer O Motor Novo + Ou - .... No Do Meu Amigo Usei Pistões Usados ... Mas Em Bom Estado ,..
Obs.. Se As Camisas Do Bloco Estiver Com Degrais , Mesmo Q Pouco , é Preciso Retificar , Pois O Pistão Vai Subir Mais Q Antes E Pode Quebrar Aneis... Falowww ..
Vc Só Vai Gastar Um Pouco Mais Com O Virabrequim ... Q Vc Pode Fazer A Base De Troca C O Seu Tbm ... O Seu , Pra Retifica , Sai Mais Q Os De 153 Pode Crer .... Qq Duvida Pode Pedir ...abraço
richardh
17/08/2011, 22:19
boa noite e voce que prepara o motor 4cc do opala . me mande um email com seu tlefone de contato pois quero comprar um richardh@biagioturbos.com obrigado
richardh
17/08/2011, 22:25
boa noite voce prepara 4cc do opala gostaria de comprar um me mande um email richardh@biagioturbos.com voce acha que um 4cc do opala pucha uma perua rual willys na trilha . trilha que falo nao e barro nem alagado nem lama ,mas buraco barranco e muita erosao
daniloatui
18/08/2011, 01:50
Que bom este t[opico ter voltado..
Semana que vem vou comecar a refome do jeep e vai um motor GM151 . A idéia é prepará-lo para ganhar torque.
Escolha pela fácil adaptaçAo no Jeep, ser leve. Porém estou utilizando pneus 37 e relação mais longa 9x44.
A escolha do câmbio é o clark 240V , ficando um conjunto original do Engesa. E com redução da band.
Caso não fique muito bom o conjunto, primeiro troco a relação , para ficar mais curta e se mesmo assim não ficar ideal, penso em colocar um blower.
Mas a novela ainda vai começar...
Marcos Venicio Jankowski
18/08/2011, 07:10
Olá amigos, tenho uma Rural c cx maverick 4 marchas, pneus 32, motor opala 4 cc com comando 272, carburador dfv 446 e coletor de escape, não sei direito com quantos cavalos está, mas ficou muito forte, o giro sobe com muita facilidade e pelo ronco todos acham q é 6 cc, se o motor for a alcool fica melhor ainda, mas se for a gasolina ainda pode baixar o cabeçote em 1 ou até 2 mm se motor estiver bom.
daniloatui
22/09/2011, 01:09
quem acompanhou este tópico....
Estou preparando um motor 4cc do opala e para minha sorte o motor que estava jogado na oficina do meu mecâncio , funcionando em prefeitas condições...um GM 153 e abrindo ele, ainda é standard...foi para retifica dar polimento, trocar pistões, taxadinha, com polia dupla gringa para balanceamento e com capa seca, embreagem, motor de arranque da C20 que estava no outro canto da oficina..... fuçando encontramos um coletor para carburador duplo para este motor e voltando da retífica vamos definir o comando....
acho que vai ficar fera......to contente com o achado....um genuino GM 153 standard.....nem o meca sabia que tinha isto na oficina e me vendeu por R$ 1000,00 com conjunto de capa seca, motor de arranque da C20.....ficou de fora a polia nova e a embreagem.
rural taubate
29/09/2011, 22:09
olá tenho uma rural 4x2 3 marchas original mas não passa de 80km , acho que vou trocar o motor algem daria uma dica qual o melhor motor e cambio adapitar mas não gosteria de colocar um motor antigo
marcelo cva
29/09/2011, 22:49
Olá galera, acabei de fazer o motor de meu cj5 que esta com o opala 4cc, a única coisa que mexi, foi nos pistões que abrimos pra 1,5, sabe me dizer se eu colocar um carburador 3E ficará mais forte? Qual diferencial devo usar sendo que tenho uma caixa 4 marchas original. Desculpe pela falta de conhecimento gentye, é que to começando agora nesse mundo! Um abraço.
antonio umino
30/09/2011, 08:28
Rural Taubaté...... Bem vindo ao Forum..... Boas vindas.
Se a sua rural é 3 marchas. ou que seja 4 marchas. o que faz aumentar a velocidade é o diferencial. Se a sua Rural for com a primeira seca.
com certeza o diferencial. é 8x43. Coloca uma 11x47. mesmo o motor sendo um Bf ela vai andar um pouco mais.
Aqui no forum tem muita informação a Respeito pesquise que achará muitas
Sobre motorização, cambio e diferencial. além de Direção e freios. como também da suspenção.
Ok. um abraço
Galera... vou ressuscitando o tópico....
Seguinte atualmente meu Jeep esta com motor 4cc 2500 opala... preciso fazer um up no motor.
Com essa receita, alguém sabe me dizer quantos CV ficaria esse motor ????
Motor 151 2.5cc
1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar )
3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo
4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala)
5-base Do Carburador De Alumínio De 2''
6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana)
7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica
8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)
9-tucho Mecânico
10-ventoínha Elétrica
11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão
12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água
13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )
14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)
15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom
16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão
abraço
daniloatui
16/04/2013, 23:49
Galera... vou ressuscitando o tópico....
Seguinte atualmente meu Jeep esta com motor 4cc 2500 opala... preciso fazer um up no motor.
Com essa receita, alguém sabe me dizer quantos CV ficaria esse motor ????
Motor 151 2.5cc
1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar )
3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo
4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala)
5-base Do Carburador De Alumínio De 2''
6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana)
7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica
8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)
9-tucho Mecânico
10-ventoínha Elétrica
11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão
12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água
13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )
14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)
15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom
16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão
abraço
Ola...preparei un motor deste para meu jeep. Visando torque maximo em baixa rotacao. Fiz um comando sob encomenda. Usei pistao reto. Pequena taxa de compressao. Polimento geral. Balanceamento do vira com polia harmonica ( gringa) . Ignicao eletronica. Carburador original bem trabalhado e coletor original. Mas o motor é o 153 ou chamado de 151-S . Perifericos da C10 como caixa seca. Arranque ..nao usei tucho mecanico, pois o motor nao passa de 3000rpm. Ficou animal, nao sei dizer qual a forca deste motor. Mas bate muito 6cc em forca . O jeep nao passa de 80km/h mas o objetivo foi forca em baixa rotacao para uso em trilhas severas.
olá Danilo. seu comando é 260? seu motor é álcool ou gasolina? o que seria a polia harmônica? o carburador é 3e ou h-34? obrigado
Sergio Lorran
28/06/2013, 09:21
Eu tenho um 3.0, aqui guardado.
Tava no meu jipe, não andou nem 1.000km. Tirei pra colocar um AP com caixa de Chevette.
Posso dizer que é bem forte, tinha carburador trabalhado e coletor dimensionado.
Só não sei como foi feito, pq, foi um amigo meu que fez, e comprei ele assim.
Abraço,
Leonardo Truccolo,
CJ2A - CJ3B
C10 73 - 4.1 mpfi
Porto Alegre - RS
Leonardo, vi que vc tem uma c10, é isso mesmo?
Estou com uma Rural com motor Ap .0 carburado e cambio de c10 que anda há 70 km velocidade maxima em alto giro.
Estou pensando em alongar sem perder a força mas minha duvida é se alongo com a coroa e pinhão do maverick 47x12 ou com a própria da C10 que é 46x13.
Minha pergunta é:
Se eu optar pela coroa e pinhão da C10 que é Dana 44 igual da Rural, tenho que trocar a caixa satélite toda ou apenas a coroa e o pinhão?
Agradeço a dica
Sergio Lorran
01/07/2013, 13:43
Rural Taubaté...... Bem vindo ao Forum..... Boas vindas.
Se a sua rural é 3 marchas. ou que seja 4 marchas. o que faz aumentar a velocidade é o diferencial. Se a sua Rural for com a primeira seca.
com certeza o diferencial. é 8x43. Coloca uma 11x47. mesmo o motor sendo um Bf ela vai andar um pouco mais.
Aqui no forum tem muita informação a Respeito pesquise que achará muitas
Sobre motorização, cambio e diferencial. além de Direção e freios. como também da suspenção.
Ok. um abraço
Antônio, estamos conversando sobre aquela minha Rural motor AP 2.o, de cambio da C10 de 4m, lembra? Desculpe minhas perguntas de leigo, ok? Decidi seguir seu conselho e colocar a relação da sua Rural. Porém ainda quero uma última assessoria sua: Se eu colocar coroa e pinhão 12x47 (do Maverick 6cc) sei que alonga bastante. Sei também que fica mais fraca, mas conservando a 4X4 e quando eu precisar de força coloco a reduzida e terei a mesma força, é esse o raciocínio? Ou você acha que devo ficar mesmo no 11x47?
Obrigado mais uma vez! Você tem me ajudado bastante!
Abraço
daniloatui
02/07/2013, 12:10
olá Danilo. seu comando é 260? seu motor é álcool ou gasolina? o que seria a polia harmônica? o carburador é 3e ou h-34? obrigado
Olá, DESCULPE A DEMORA DE RESPOSTA.
O comando foi feito por encomenda, para dar abertura grande e torque total em baixa rotação 1000rpm.
Acredito que ficou em torno de 285º. Motor a gasolina. Carburador original do opala 4cc com algumas alterações.
a polia harmonica é importada ela deve ser balanceada junto com o virabrequim...ela diminui as vibrações do motor e melhora a dissipação do calor, a grosso modo, mais pesada que a original fazendo com que o motor tenha um melhor balanceamento e assim melhor rendimento, deve ganhar ( ou deixar de perder ) algo em torno de 5cv no motor,.
Amigo me desculpe mas, ou ele é 151 ou 153 pois 151 s eram os esportivos com moando e tuchos diferente se não me engamo o carburados bijet dfv 446 tb era usado nele e o assunto de que colocar o vira do 153 no 151 não eleva para 2.8 e sim para quase 2.7 da 2.643 cc.
Ola...preparei un motor deste para meu jeep. Visando torque maximo em baixa rotacao. Fiz um comando sob encomenda. Usei pistao reto. Pequena taxa de compressao. Polimento geral. Balanceamento do vira com polia harmonica ( gringa) . Ignicao eletronica. Carburador original bem trabalhado e coletor original. Mas o motor é o 153 ou chamado de 151-S . Perifericos da C10 como caixa seca. Arranque ..nao usei tucho mecanico, pois o motor nao passa de 3000rpm. Ficou animal, nao sei dizer qual a forca deste motor. Mas bate muito 6cc em forca . O jeep nao passa de 80km/h mas o objetivo foi forca em baixa rotacao para uso em trilhas severas.
mali9ski
19/09/2013, 11:03
Amigo me desculpe mas, ou ele é 151 ou 153 pois 151 s eram os esportivos com moando e tuchos diferente se não me engamo o carburados bijet dfv 446 tb era usado nele e o assunto de que colocar o vira do 153 no 151 não eleva para 2.8 e sim para quase 2.7 da 2.643 cc.
Na verdade o que muda do 151 para o 151s é apenas o coletor de aluminio e o carburador duplo por dentro é a mesma coisa.... os comandos diferentes são do alcool para o gasolina (alcool é mais manso segundo a lenda)....
valew
Na verdade o que muda do 151 para o 151s é apenas o coletor de aluminio e o carburador duplo por dentro é a mesma coisa.... os comandos diferentes são do alcool para o gasolina (alcool é mais manso segundo a lenda)....
valew
Complementando: O que o pessoal faz é colocar o virabrequim do 153 e pistões e bielas do 6 cilindros. aí ele vira 2.7 ou 2.8...
abs
mali9ski
25/09/2013, 09:34
Complementando: O que o pessoal faz é colocar o virabrequim do 153 e pistões e bielas do 6 cilindros. aí ele vira 2.7 ou 2.8...
abs
completando novamente....é virabrequim do 153 bielas do 250 e pistões 4 polegados do 150 ou seja salada da genral motor, e ele fica quase 2.7...
valew
Caro Danilo. Qual foi a mudança que fez no carburador do opala 4 cil? obrigado
Complementando:
Vou numerar por item:
1 - Existe uma versão cabeça reta à gasolina, mais fácil de encontrar, a referencia é P-1109.
11 - Polimento apenas nos dutos e nas camaras(item 14).
Não recomendo polir o coletor porque pode prejudicar a mistura ar+combustível que vem do carburador em forma de vapor até chegar no cabeçote, se esse vapor encontrar uma superfície lisa(após o carburador) pode escorrer pelas paredes do coletor.
Outro detalhe pra melhorar o cabeçote seria mandar reabrir as sedes e camaras de admissão pra instalar válvulas do motor Vortec 4.3V6 (blazer e S10).
É bem comum reabrir o cabeçote pra instalar válvulas de adm do GM261(C10/C60) mas esse modelo de válvula tem q ser retrabalhada pra ser montada corretamente nos cabeçotes do GM151 e GM250. Já as válvulas do Vortec são plug & play (bastando reabrir as camaras)
Já fiz uns cabeçotes aqui do 151 onde apenas foi polido os dutos e instalado as válvulas de Adm do V6, o desempenho das viaturas melhorou bastante.
[]'s
Elmer,
Vc sabe qual a diferença (tamanho) das válvulas da Blazer e Chev. Brasil?
Me disseram que as válvulas do C.B. são maiores que as da Blazer, porem em altas rotações restringem o fluxo.
Se tiver as medidas por favor, posta aqui, eu tenho que conferir as do meu cabeçote.
Valew!
Kako.
Elmer_Jeep
10/03/2014, 11:07
Elmer,
Vc sabe qual a diferença (tamanho) das válvulas da Blazer e Chev. Brasil?
Me disseram que as válvulas do C.B. são maiores que as da Blazer, porem em altas rotações restringem o fluxo.
Se tiver as medidas por favor, posta aqui, eu tenho que conferir as do meu cabeçote.
Valew!
Kako.
V6 = 46,8mm
261 = 47,7mm
Melhor instalar as de V6 mesmo pois não precisa retrabalhar o corpo da válvula.
V6 = 46,8mm
261 = 47,7mm
Grande Elmer,
O Cabeçote que comprei já esta com válvulas maiores e dutos polidos, é que o cara anunciou com as válvulas da Blazer e quando fui buscar ele disse que as válvulas eram do 261.
V6 = 46,8mm
261 = 47,7mm
Elmer,
Confirmei com o paquímetro, as válvulas são do 261.
Obrigado!
Kako.
Lucas Mazocco72
25/09/2015, 14:11
Olá pessoal! Tô montando um motor opala 4cc pra colocar em meu cj5 e não sei qual comando por. Eu tenho o 262 e o 282. Qual ficaria melhor? Meu motor tem virabrequim do 153, pistão 151. Cabeçote com válvulas da blazer e carburador 3E.
eu colocaria o 282...acho que o 262 deixaria um pouco preso...mas isso é só o meu ACHO...
Lucas Mazocco72
29/09/2015, 21:19
E sobre os comandos carlini? são bons? Eu tava vendo o 280º deles, o jeep ficaria com uma lenta boa? e daria torque bom em baixa?
Lucas, eu confesso que não conheço marcas, posso até perguntar ao meu amigo/mecânico o que ele acha...
Eu andava com um 298 (tive um problema no motor e perdi o comando), agora to andando com um mais manso...não lembro agora mas acho que é 278. mesmo no 298 eu tinha uma lenta boa e um torque bom...com o 278 acredito que fique melhor ainda.
abs
Robson Lopes de Almeida
28/12/2017, 22:39
Galera: É o seguinte: Começei a fuçar no motor. então, seguindo a lista...
Motor 151 2.5cc
1-pistão Do Alcool (cabeça Reta) (OK. Meu motor já é álcool)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar ) Apenas plainei porque... tô colocando uma turbina da Sprint
3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo Olha que sorte: Meu comando já é 286
4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala) Meu carb. já é um 3e
5-base Do Carburador De Alumínio De 2'' Em execução
6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana) COLOCADA (R$ 65,00)
7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica O.K.
8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)NGK 7 colocada
9-tucho Mecânico O.K. colocado
10-ventoínha Elétrica OK. Colocada a do Opala (quase P&P)
11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão OK-polidos
12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água Já é
13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )(Não coloquei porque teria de abrir o motor para colocar o suporte-guia)
14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)OK essa foi fácil
15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom Não coloquei porque iria acelerar muito o desgaste do comando
16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão Essa eu pulei, mas em compensação:
-coloquei bomba de combustível elétrica do gol gt
-coloquei tubulação de comb. de 3/8" (cobre)
Sidney uma pergunta como ficou o motor depois de tudo ele está gritando?ou ficou fino.