PDA

Ver Versão Completa : Preparação do motor Opala 4cc

Páginas : [1] 2

Marcelo Lopes
22/05/2007, 09:43
Amigos,

Achei no baú ( cof...cof...cof... ) um tópico sobre preparação do GM151 do Opala ( 4cc ).

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3468

Porém não houve um "fechamento" do assunto, ou seja, ninguém disse se conseguiu montar o "kit" e se ficou bom.

Alguém tem um 3.0 ( ou quase isso ) montado e funcionando ? Eu tenho um standard a álcool na Jabiraca ( F-75 ) e estava pensando em prepará-lo.

Gaetk
22/05/2007, 10:32
Encontrei este tópico para auxiliar na pesquisa...

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm

Att,

Leonardo Truccolo
22/05/2007, 11:21
Eu tenho um 3.0, aqui guardado.
Tava no meu jipe, não andou nem 1.000km. Tirei pra colocar um AP com caixa de Chevette.
Posso dizer que é bem forte, tinha carburador trabalhado e coletor dimensionado.
Só não sei como foi feito, pq, foi um amigo meu que fez, e comprei ele assim.

Abraço,

Leonardo Truccolo,
CJ2A - CJ3B
C10 73 - 4.1 mpfi
Porto Alegre - RS

João A
22/05/2007, 13:49
Leonardo

Te enviei uma MP.

João

athos_f
22/05/2007, 16:15
Aí Marcelo .. Montei Um Desses Num Jipão Dum Amigo Meu ...

Bloco , Biela E Pistao Do 151 E Vira Do 153 , Mas Fica 2.8 , Num Chega A 3.o E O Vira Nem é Tão Caro Assim ,ele Comprou Na Retífica , Achu Q Pagou Uns 300 Reais ..

Aí U Esquema é Assim , O Curso Vai Ser Maior .,então Torneamos A Cabeça Do Pistão ..a Qtidade Q Ele Saiu Pra Fora Deo Bloco .. Num Mi Lembro Da Medida , Parece Q Foi Uns 6 Mm , Por Isso Usei Os Pistoes Do Gasolina , Pois , Tem O Rebaixo E Aí Ele Fica Reto , Mas Num Enfraquece , Sem Ter Risco De Furar Ou Quebrar Os Pistoes ..

O Jipão Tá Rodandu Até Hj .. Tem Um Puuuts Di Um Torque .. O Giro é O Msm, Pois, Num Coloquei Comando Maior , Motor Num Quebra , Mas U Qui Quebra De Cambio E Semi-eix0 .. Weeeeloco , Mas é Que Nois Distrói Memo ... Pode Montá Qui Guenta ..

Ahh .. Taxa Calculada Foi De 13 Pra1 Tirou 1 Mm Do Cabeçote..

Qq Duvida é Só Pedir Valew..... Abraço

CAVESO
22/05/2007, 19:14
Athos,

Esse motor que relatou acima é alcool ou gasosa?

Qual o consumo aproximado desse motor no jipe?

Marcelo Lopes
22/05/2007, 20:21
Athos,

Qual foi o meca que fez o serviço ? Vc tem idéia de quanto custaria preparar o meu 151 a álcool ?

athos_f
22/05/2007, 21:32
Fala Marcelo ... Fui Eu Mesmo Quem Fiz O Serviço... Funciona A Alcool.. Taxa Do Gasolina é Uns 9 Por 1 + Ou - ..do Alcool Original é Uns 11 Por 1 ...esse Q Eu Citei Ta Em 13por 1 ....

O Custo Desse Motor Sai O Mesmo De Vc Fazer O Motor Novo + Ou - .... No Do Meu Amigo Usei Pistões Usados ... Mas Em Bom Estado ,..

Obs.. Se As Camisas Do Bloco Estiver Com Degrais , Mesmo Q Pouco , é Preciso Retificar , Pois O Pistão Vai Subir Mais Q Antes E Pode Quebrar Aneis... Falowww ..

Vc Só Vai Gastar Um Pouco Mais Com O Virabrequim ... Q Vc Pode Fazer A Base De Troca C O Seu Tbm ... O Seu , Pra Retifica , Sai Mais Q Os De 153 Pode Crer .... Qq Duvida Pode Pedir ...abraço

Leonardo Truccolo
22/05/2007, 21:40
Athos,,

Não lembro direito, mas as bielas do Opala, não possuem dois ou três tipos de tamanhos diferentes???
Não seria melhor ao invés de tornear a cabeça do pistão, colocar uma biela mais curta????
Se não me engano, o meu motor foi feito dessa maneira.

Abraço,

Leonardo

athos_f
23/05/2007, 18:46
Fali Leonardo .. Existe Sim Varios Tipos De Biela Pra Esse Motor , Mas Me Lembro Q Qdo Montei , Ficava Mais Fácil Apenas Tornear O Pistão ... Sem Comprometer A Resistencia Claro .. Lembro Q Peguei Um Jg De Pistões Do Gasolina , E Esse Tinha Um Rebaixo No Meio Dele, E Qdo Torneado ,nesse Meio ,não Foi Tirado Nem 1mm ,, Aí Não Achei Necessário A Troca Das Bielas ....

Hj Em Dia Dá Pra Encontrar Biela , Virabrequim , Pistão , Comando ,.. Enfim Acha-se De Tudo Em Varias Medidas .. E Dá Pra Montar Um Belo Motor ...no Caso Do Opala , Na Minha Opinião , O Que Amarra Muito O Motor é O Cabeçote.. Se Der Uma Boa Preparada Neste ,o Motor Fica Muuuuito Melhor ...

Faloww Galera .. Abraço ..

Leonardo , Num Interessa Vender Esse Seu 3.0 Não? Falowww

JP CJ-5
24/05/2007, 20:14
Galera, com ficaria o consumo de um GM151 nessa configuração ? Tanto no árco, como no gasolina ? ...:pensativo:

Será q chega à fazer frente à um 6 caneco ? :pensativo: ... já ouvi falar que " quase dáh " ... e digo também, pq se o consumo for mmmto grande, não sei se compensa preparar o 4cl, ou optar por um 6 boca que sem preparo já é bem forte ...

O preparo q o pessoal geralmente faz no Gm151 é rebaixar cabeçote, carbura duplo, comando mais nervozo ... mas ninguém cita o desempenho/ toque / consumo etc ...:| ( digo na prática, nunca ouvi isso de nenhum jeepeiro )

http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm ( já citado )

[ ] ' s ... sonhando com meu GM151

[ ] ' s ... à procura da preparação ideal ...

athos_f
25/05/2007, 12:03
fali pessoal.... SOBRE O CONSUMO , NÃO SEI NA CIDADE , MAS ANO PASSADO FOMOS NO BURACO DO CAMEL , ENCHEMOS O TANQUE AQUI E ANTES DE ENTRAR LÁ , ENCHEMOS DE NOVO .. LEMBRO Q FEZ 6KM:L .. FOMOS A + OU - A UNS 90 KM \H.. E O JEEP É RELAÇÃO CURTA, 8:43..

A RESPEITO DE POR O 6 CANECO ... NO NOSSO CASO , FICA MEIO PESADO , E AFUNDA MUITO NAS TRILHAS MUITO PESADAS, PRA EROSÕES É OTIMO , MAS NUNS BURACO , COMPLICA ... AQUI NA VERDADE , OS Q FAZ MAIS SUCESSO SÃO OS A.P., MAS ESSE 4C DE OPALA Q EU PREPAREI NUM FAIZ FEIO NÃO ... FALOWWW GALÉRA....

João Freitas
25/05/2007, 23:22
Bom Amigos Ta Ficando Interessante Este Assunto Venho Atravez Desta Oportunidade Perguntar Sobre O 4cc O H C (como Deichalo Com Um Torque Campeao Usando A Relaçao 8x43)
Obrigado E Me Desculpem Se Desviei O Topico []s

Marcelo Lopes
26/05/2007, 10:31
Athos_f,

Vc tem uma oficina ? Quanto fica para fazer um pacotão desses de preparação ? Acho que muita gente se interessaria se não ficasse muito caro.

athos_f
26/05/2007, 14:30
E Aí Galera ... Marcelo .. Num Tenhu Oficina Não , Fico Mexendo Na Garagem Lá Em Casa . Vixxxxx , Minha Mãe Fica Louca C/ A Bagunça..

O Custo , Como Já Disse , Num Sai Muito Maior Q Fazer O Motor Inteiro . O Vira Foi Pago , Se Nao Me Engano , Cerca De 250 , 300 Reais , E O Resto é O Q Se Usa Normalmente ,... Bronzina , Aneis , Pistão,,etc..

O Ideal Seria Por Um Comandinho Mais Brabo , Mas Não Muito Senão Fica Muito Gastão E Perde O Torque Em Baixas Rotações..aqui Na Minha Cidade Tem Um Lugar Q Prepara O Comando Original Mesmo.. Chama-se 'sobe' , Faz O Comando Na Medida Q Preferir ,276 , 286 , Etc

To Fazendu Um Motor Pra Minha F-75 , 4c De Opala , Mas To Querendu Faze Um Legalzinhu .. Comprei Uma 3e , To Cum Bloco 151 Com Pistões Retos , Agora Vamos Ver O Q Faço .. A Minha F-75 Ta Com Cambio Automático , O 4 Marchas Do Opala.. 4x4 , E Tudu Mais ...

Como Disse Aquele Q Eu Fiz Fica 2.8 , Vcs Sabem De Algum Kit Pra Fazer Um Maior Q Esse , Tipo 3.0 ?

Valew Galera .. Qq Coisa Tô Por Aqui .. Legal Dividir Essas Experiências .. Xau

JP CJ-5
26/05/2007, 22:16
Athos_f,

Vc tem uma oficina ? Quanto fica para fazer um pacotão desses de preparação ? Acho que muita gente se interessaria se não ficasse muito caro.

Com certeza enteressa sim .... :concordo:

Sidnei Diogo
26/05/2007, 22:37

Com certeza enteressa sim .... :concordo:

x2:concordo:

Athos, parece que vc tá requisitado hein? Aí vai mais uma:

O Falcão tem um 151 álcool com câmbio chevete e relação 8x43. Um amigo disse que eu deveria apenas colocar o comando do gasolina e rebaixar uns 1,5 mm no cabeçote. :pensativo: O que vcs acham galera?
[ ]'s

Kim
27/05/2007, 00:34
O comando tem que ser do 151-S, agora não lembro o código, fica porreta!

Marcelo Lopes
27/05/2007, 00:52
Alguém conheçe algum mecânico *BOM" que possa fazer isso prá galera ? Pelo que ví aqui tem pelo menos uns 5 que querem melhorar o GM 4cc.

Clientela tem ! Só falta alguém querem pegar o "suvissu"...

JP CJ-5
27/05/2007, 15:46
Alguém conheçe algum mecânico *BOM" que possa fazer isso prá galera ? Pelo que ví aqui tem pelo menos uns 5 que querem melhorar o GM 4cc.

Clientela tem ! Só falta alguém querem pegar o "suvissu"...

Marcelo, certeza q vai ter uma galera enteressada ....

Alguem tem uma relação de todos os modelos do GM151 4cc que ja foram fabricados ? ... com suas respectivas diferenças ( torque, consumo / alc. gas, ano) etc ...
E esse GM151 S que o KIM citou, é o mais "forte " ? qual a diferente dele p/ os demais ? ...

alguem tem o " piteco " dentre os já fabricados, qual seria o " ideal " p/ dar uma equipada ? ...

[ ] 's aguardando sugestões ...

athos_f
28/05/2007, 21:51
Fala galéra ... nossa o tópico tá ficando legal ...

SIDNEI , O Q VC DISSE SOBRE REBAIXAR O CABEÇOTE E POR UM COMANDO , É O SEGUINTE , NOSSO AMIGO KIM TÁ CERTO SOBRE O COMANDO DO 151S .. É DAQUELES OPALAS DA EDIÇÃO SS QUE SAIRAM , SÃO UM POUCO MAIS FORTES , MAS NÃO SÓ PELO COMANDO, ELES TEEM TBM TUCHO MECÂNICO , O Q AJUDA TBM ...

UMA BOA OPÇÃ0 É CALCULAR UMA BOA TAXA DE COMPRESSÃO , POR UM COMANDO MAIS FORTE , TUCHO MECANICO , E O Q EU ACHO MAIS NECESSÁRIO NO MOTOR DE OPALA , PRECISA DE UMAS MOLAS MAIS FORTES NAS VALVULAS , AQUELAS MOLAS ORIGINAIS SÃO FRACAS , O Q PERMITE Q AS VALVULAS FLUTUEM ... OUTRA COISA IMPORTANTE É O POLIMENTO DOS DUTOS DO CABEÇOTE , NÃO PRECISA AUMENTAR O TAMANHO DELES ., É SO DEIXAR LISINHO Q MELHORA BEM , NÃO ESQUECER TBM A TUBAGEM ...

BOM , EU AINDA NUM DESMONTEI O MEU MOTOR ... TO PENSANDO NO Q EU VOU FAZER AINDA , MAS TO MAIS DECIDIDO PELO ESQUEMA DE DEIXAR 2.8 COM VIRA DO 153 , UM COMANDO 286 , JA COMPREI UMA 3E DO 6CIL. NUM SEI SE ESCAP. 4 EM 1 É UMA BOA OPÇÃO ,POIS , JÁ OUVÍ PESSOAS DIZEREM Q FICA MAIS DIFÍCIL DE ACERTAR POR NAO AQUECER A TUBAGEM DE ADMISSÃO , MESMO AQUELAS AQUECIDAS A AGUA ... MEUS TUCHOS JÁ SÃO MECANICO .. SE ALGUÉM TIVER ALGUMA DICA , É BEM VINDA ..

TO CURTINDO MUITO TROCAR IDEIA C VCS GALERA , ATÉ MAIS , E QQ DUVIDA , NO Q EU PUDER , É UM PRAZER AJUDAR

FALOWWW

Kim
28/05/2007, 22:32
Para contribuir um pouco!

Comando Opala 151-S, nº. 7334965.

Esse nº se encontra em baixo relevo na parte trazeira, entre os balancins do terceiro e quarto cilindro.

Abraços e boa sorte na procura.

Kim.

Sidnei Diogo
28/05/2007, 22:51
No antigo motor do FALCÃO (um 151 gasolina) quando foi feito o cabeçote, o kara da retifica disse que iria colocar as sedes de válvula e as molas do chevrolet Brasil por serem melhores. Ficou bom mas fiquei pouco tempo com ele (troquei por um álcool). Será que essas molas são boas?
[ ]'s catando latinhas para o UP do FALCÃO!

athos_f
29/05/2007, 18:51
Fala Sidnei , Um Dia Desses Passei Na Oficina Do Meu Primo E Vi Um Desses Chevrolet Brasil Desmontado , Aí Fui Dar Uma Olhada ,e Essas Molas Eram Mais Fracas Ainda Q O O Do Opala, Pra Ter Uma Ideia ,dava Pra Apertar Com A Mão E Abrir As Valvulas ... Funcionar ,funciona , Mas Depois De 4000 Rpm Flutua Valvula , E , Com Comando Mais Brabo Pior Ainda ...

Ouví Dizer , Mas Não Conferí Ainda , Q As Molas Dos Fiat , Uno , 147, Fiorino , Palio .. Servem , Essas Sim São Fortes , São Duas Molas Pra Cada Valvula...

Falowww Pessoal... Té Mais

Ahh .. Meu Motor De Opala,4cil, Tá Com Blower , Mas Num Tá Combinando Muito Com Cambio Automático... To Pensando Em Tirá Tudu.

Elias RS
01/06/2007, 13:29
Fala galéra ... nossa o tópico tá ficando legal ...

BOM , EU AINDA NUM DESMONTEI O MEU MOTOR ... TO PENSANDO NO Q EU VOU FAZER AINDA , MAS TO MAIS DECIDIDO PELO ESQUEMA DE DEIXAR 2.8 COM VIRA DO 153 , UM COMANDO 286 , JA COMPREI UMA 3E DO 6CIL. NUM SEI SE ESCAP. 4 EM 1 É UMA BOA OPÇÃO ,POIS , JÁ OUVÍ PESSOAS DIZEREM Q FICA MAIS DIFÍCIL DE ACERTAR POR NAO AQUECER A TUBAGEM DE ADMISSÃO , MESMO AQUELAS AQUECIDAS A AGUA ... MEUS TUCHOS JÁ SÃO MECANICO .. SE ALGUÉM TIVER ALGUMA DICA , É BEM VINDA ..

TO CURTINDO MUITO TROCAR IDEIA C VCS GALERA , ATÉ MAIS , E QQ DUVIDA , NO Q EU PUDER , É UM PRAZER AJUDAR

FALOWWW

E aí rapaziada!!!!
Athos, qual foi a aplicação do motor 153 no Brasil? Eu sei que esse motor foi lançado na década de 60 junto com o Chevy II Nova nos EUA, mas não sabia que ele foi produzido tb no Brasil...Você tem mais informações a respeito?
Valewww!
[]s curiosos a todos!
Elias

athos_f
01/06/2007, 20:50
E aí rapaziada!!!!
Athos, qual foi a aplicação do motor 153 no Brasil? Eu sei que esse motor foi lançado na década de 60 junto com o Chevy II Nova nos EUA, mas não sabia que ele foi produzido tb no Brasil...Você tem mais informações a respeito?
Valewww!
[]s curiosos a todos!
Elias

FALA ELIAS ... ESSE 153 É O MOTOR DAQUELES OPALAS 4CIL MAIS ANTIGOS Q ERAM 2300 , SE NÃO ME ENGANO SAÍRAM ATÉ 73 .. ELE É QUASE IGUAL AO 4CIL MODERNO OS 151 , SÓ MUDA Q O 153 TEM 98,42 DE DIAMETRO DE PISTÃO E 82,50 DE CURSO DE VIRA , E O 151 TEM 101,6 DE DIAMETRO E 76,20 DE CURSO ...

FALOWWWW

Sidnei Diogo
01/06/2007, 23:46
Caramba; Acho que vamos ter de fazer um resumo. Já confundi tudo. :putz: :parede:
[ ]'s

Andrezão4x4
02/06/2007, 21:12
Olá a todos. Retifiquei um GM 153, o Mecânico que está montando para mim tem experiência com preparação de motores. Ele fica na Zona Leste. Depois deixo o fone.

[]'s

Marcelo Lopes
02/06/2007, 23:56
OOPPPAAA!!!!!!!!!!

Era tudo o que estava faltando...

Quem organiza a fila ??

Andrezão4x4
03/06/2007, 14:55
Aí Marcelo, o fone é 6684-5215. O nome do Amigo é Wagner. O bom do kra é a honestidade e o trampo de qualidade, com garantia.
OBS: não ganhei desconto pela propaganda!!! hehe...
PS: Endereço = Av Dom Helder Câmara(Antiga Tiquatira), nº 3980 - Zona Leste. Pela Marginal Tietê - depois do Corinthians - entra à direita.

[]'s

Kim
11/06/2007, 12:33
Caros amigos!

Bem, não deixei de observar o motor 4cc de opala com injeção, feito pela Macrotorque, inclusive pensaram na possibilidade de se passar em poças d'água, pois olhem a altura do distribuidor!!!:shock:

Abraços.

Kim.

Sidnei Diogo
11/06/2007, 12:40
Deu bug de novo na Postagem e estou tentando editar mas não tô conseguindo........Bem, não deixei de observar o motor 4cc de opala com injeção, feito pela Macrotorque, inclusive pensaram na possibilidade de se passar em poças d'água, pois olhem a altura do distribuidor!!! Vou tenta escrever aqui mesmo. Queria saber se estava a venda e se vc viu quantas latinhas fica a belezinha. Entendeu Kim?

Elias RS
12/06/2007, 18:50
Olá galera!!!!
Tenho uma dúvida comrelação ao aumento da taxa de compressão. A maneira mais comum e barata de se aumentar a taxa é rebaixando o cabeçote ou o bloco, não é? Mas eu estive pensando...(algo está cheirando mal...rsrsr) se eu estivesse, por exemplo, retíficando o motor, e pusesse os pistões do motor a álcool, ao invés dos para gasolina, para depois andar com gasolina!
Não surtiria o mesmo efeito das outras ações? Com que taxa o motor ficaria? Eu sei que é mais caro, mas tb é mais seguro, pelo menos sob o ponto de vista da durabilidade/resistência do cabeçote principalmente, ou não?
Dúvidas, dúvidas, dúvidas... Quem pode ajudar?
Valewww galera!!!!
[]ssss
Elias

crusoenegri
12/06/2007, 19:26
ola amigo do alcool para gasolina muda o cabeçote o meu motor 4cc abaixei 2.5 em ângulo para o lado da dimissão, melhora a decida de combustível.

Ricardo Augusto
13/06/2007, 17:14
Pelo que eu me lembre o motor 3.0 era feito pela Martins Performance, eles mudavam o "ombro" do virabrequim ( colocavam um de 92mm - caseiro ) , mantinham os mancaus e colocavam as bielas do 4100, os pistoes continuava o mesmo, a cilindrada ficava em 2983cm^3 e a potencia por volta de 140cv ( mudando tambem o comando e os gigles ) !!! eu tinha uma revista oficina mecanica que tinha esta materia, a revista afirmava que a Mercury marinizava motores GM com esta configuração...

JP CJ-5
14/06/2007, 21:08
:mrgreen: Galera,

:arrow: Alguém sabe informar qual a " durabilidade " aproximada de um motor de opala 4cc após retífica ? ... tanto alcool como gasosa ...

:arrow: Ouvi dizer q uma retífica completa de um motor desses tá na casa de 2 K e meio ( R$ 2.500,00 ) aprox. ... é vero ? :pensativo:

valeu ... abraço:concordo:

athos_f
14/06/2007, 22:15
Olá galera!!!!
Tenho uma dúvida comrelação ao aumento da taxa de compressão. A maneira mais comum e barata de se aumentar a taxa é rebaixando o cabeçote ou o bloco, não é? Mas eu estive pensando...(algo está cheirando mal...rsrsr) se eu estivesse, por exemplo, retíficando o motor, e pusesse os pistões do motor a álcool, ao invés dos para gasolina, para depois andar com gasolina!
Não surtiria o mesmo efeito das outras ações? Com que taxa o motor ficaria? Eu sei que é mais caro, mas tb é mais seguro, pelo menos sob o ponto de vista da durabilidade/resistência do cabeçote principalmente, ou não?
Dúvidas, dúvidas, dúvidas... Quem pode ajudar?
Valewww galera!!!!
[]ssss
Elias

FALA AI ELIAS ..BLZ? ... NA VERDADE NÃO SE USA REBAIXAR O BLOCO , SOMENTE O CABEÇOTE ..PRA VC TER UMA IDEIA , SE REBAIXAR O BLOCO O PISTÃO SAI PRA CIMA O MSM TANTO Q VC REBAIXOU ... AÍ SE VC REBAIXAR O PISTÃO TBM AÍ VC DIMINÚI A TAXA E NÃO AUMENTA..PRA VC ENTENDER A TAXA DE COMPRESSÃO ... UMA TAXA DE 11X1 SIGNIFICA 11 PARTES COMPRIMIDAS EM 1...

O Q VC DISSE DE PÔR PISTÃO DO ALCOOL FUNCIONA TBM ,, MAS ACHO Q A MAIORIA Q FAZ UM MOTOR DESSES PRA JEEP PREFERE O ALCOOL Q A GASOSA..NESSA CONFIGURAÇÃO VAI FICAR COM UMA TAXA DE + OU - 11X1.. NA PREPARAÇÃO Q FIZ DO 2.8 A TAXA FOI PRA 13X1..

QTO A DURABILIDADE... O MOTOR AGUENTA NUMA BOA TODAS ESSAS PREPARAÇÕES .. ACHO DIFÍCIL DAR PAU NESSES CABEÇOTES DE OPALA.. E SE DER ACHA FÁCIL PO UNS 300 CONTO... NUNCA VÍ PERDER CABEÇOTE DE OPALA POR TER REBAIXADO

FALOWWW

athos_f
14/06/2007, 22:25
:mrgreen: Galera,

:arrow: Alguém sabe informar qual a " durabilidade " aproximada de um motor de opala 4cc após retífica ? ... tanto alcool como gasosa ...

:arrow: Ouvi dizer q uma retífica completa de um motor desses tá na casa de 2 K e meio ( R$ 2.500,00 ) aprox. ... é vero ? :pensativo:

valeu ... abraço:concordo:

E AÍ AMIGO BLZ ... QTO DURA DEPENDE DO CUIDADO DO DONO NÉ ... MAS É PRA DURAR BASTANTE VIU...

NUM ACHO Q GASTA TUDU ISSO NÃO SÓ SE TIVER TUDO CONDENADO , EX. COMANDO , CABEÇOTE, BLOCO..., MAS AÍ É MAIS FÁCIL COMPRAR OUTRO USADO QUE VC ACHA POR AÍ POR UNS 1500 LATINHAS ..

PRA FAZER UM MOTOR DE OPALA GASTA DE PEÇA E RETÍFICA , CHUTANDO ALTO UNS 700 REAIS, FORA OS PISTÕES, Q NÃO SEI O PREÇO ,E FORA TBM A MÃO DE OBRA DO MECÂNICO..

MAS ACHO Q NUM GASTA MAIS Q UNS 1600 REAIS .... FALOWW

JP CJ-5
14/06/2007, 23:28
E AÍ AMIGO BLZ ... QTO DURA DEPENDE DO CUIDADO DO DONO NÉ ... MAS É PRA DURAR BASTANTE VIU...

NUM ACHO Q GASTA TUDU ISSO NÃO SÓ SE TIVER TUDO CONDENADO , EX. COMANDO , CABEÇOTE, BLOCO..., MAS AÍ É MAIS FÁCIL COMPRAR OUTRO USADO QUE VC ACHA POR AÍ POR UNS 1500 LATINHAS ..

PRA FAZER UM MOTOR DE OPALA GASTA DE PEÇA E RETÍFICA , CHUTANDO ALTO UNS 700 REAIS, FORA OS PISTÕES, Q NÃO SEI O PREÇO ,E FORA TBM A MÃO DE OBRA DO MECÂNICO..

MAS ACHO Q NUM GASTA MAIS Q UNS 1600 REAIS .... FALOWW

valeu :concordo:

Elias RS
16/06/2007, 23:25
Olá galera!!!
Valewww Athos, pelas respostas...Tanto do motor153 qto da taxa...Mas na verdade eu não fala só do motor 4 cil qdo falei em rebaixar o bloco, essa parte era genérica, desculpe se ficou meio confuso...Mas que existe rebaixar o bloco existe, pois já lí a respeito em revistas especializadas em preparação de motores...
Outras perguntas Athos: Qto vc tirou do cabeçote para alcançar essa taxa de 13:1? Vc usa álcool? Qual a potência estimada e o consumo do seu motor?
[]sssss
Elias

ferraz
17/06/2007, 13:34
Boa tarde, a potencia de um motor 4cc opala, com comando original "gasolina", com ventoinha eletrica,daria uma potencia de 107cv, mais pistões alcool com taxa de 13:1, segundo o pessoal do forun amigos do opala é de 130 cv.
Sem falar que se pode colocar uma bobina do gol MI, o que garante uma otima faisca, podendo ainda usar um escape trabalado com abafador esportivo, uso de bonba de combustivel eletrica.
Há ainda o possibilidade de se instalar uma flange de aluminio de 2 polegadas entre o coletor de adimissão e o carburador que garante um melhor mistura ar combustivel, diminuindo o consumo e almentando o torque.
Quanto ao consumo não deve sufir muito pois só foi almentada a taxa, manten se o comando o escape 'esperto' faz com que o motor trabalhe livre, assim como a bomba e ventoinha eletrica não robando calavos do motor, sem falar que ele pesa 60 kg a menos que o opala 6cc.

athos_f
17/06/2007, 20:24
Boa Ferraz , Otimas Dicas ... é Isso Aí Galera Tudu Isso Q Nosso Amigo Ferraz Citou Aí Em Cima é Verdade , E Tem Coisas Simples Q Deixam O Motor Melhor...

Valew

athos_f
17/06/2007, 20:33
Olá galera!!!
Valewww Athos, pelas respostas...Tanto do motor153 qto da taxa...Mas na verdade eu não fala só do motor 4 cil qdo falei em rebaixar o bloco, essa parte era genérica, desculpe se ficou meio confuso...Mas que existe rebaixar o bloco existe, pois já lí a respeito em revistas especializadas em preparação de motores...
Outras perguntas Athos: Qto vc tirou do cabeçote para alcançar essa taxa de 13:1? Vc usa álcool? Qual a potência estimada e o consumo do seu motor?
[]sssss
Elias

E AÍ ELIAS , BLZ? NÃO ME LEMBRO BEM QTO FOI , MAS É FÁCIL CALCULAR .. ACHO Q NESSE Q EU FIZ TIROU 1.1 MM .. PELOS CALCULOS A CAMARA DE COMBUSTÃO TERIA Q TER 53ML ,NO 151 ORIGINAL A CAMARA TERÁ Q TER 48 ML , PRA USAR NO ALCOOL HEIN ... TÁ + OU MENOS COM UNS 140 CV POIS NÃO TROQUEI O COMANDO .. COM COMANDO PASSA PRUNS 160 CV ... CONSUMO , NUM FIZ MEDIA , MAS VOU FAZER ESSA SEMANA E PONHO AQUI PRA GALERA FALOWW...

ATÉ MAIS POSSOAL

Sidnei Diogo
17/06/2007, 22:30
...PELOS CALCULOS A CAMARA DE COMBUSTÃO TERIA Q TER 53ML ,NO 151 ORIGINAL A CAMARA TERÁ Q TER 48 ML , PRA USAR NO ALCOOL HEIN ... TÁ + OU MENOS COM UNS 140 CV POIS NÃO TROQUEI O COMANDO .. COM COMANDO PASSA PRUNS 160 CV ... CONSUMO , NUM FIZ MEDIA , MAS VOU FAZER ESSA SEMANA E PONHO AQUI PRA GALERA FALOWW...

E aí Athos? Blz?

Cara: faz um resumo aí pra gente do tipo:
1- rebaixar cabeçote____ mm
2- Colocar comando do gasolina
3-etc...

[ ]'s explorativos do conhecimento alheio

ferraz
18/06/2007, 10:59
Se o motor for original a alcool é necessário retirar apenas 1,5mm para se obter taxa de 13:1
Com o motor alcool origional e autilização do comando do motor a gasolina se vai para 110 cv, este comamdo não era usado no motor a alcool pois o carro com mais se 100 cv na epoca pagavam mais imposto, visto que muitos 4cc a alcool eram comprados por frotas como as A-10.
E com o a troca da ventoinha eletrica de ganha 3 cv pois deixa o motor trabalhar mais livre.

ferraz
18/06/2007, 11:17
Deem uma olhada aqui:
http://www.amigosdoopala.com.br/site/vernoticia.php?id_noticia=40 ;

Flange de alumínio para dar mais cavlos, Na realidade facilitaria a mistura entre o ar e o combustível.a Flange é usada para aumentar a coluna de mistura ar combustivel, pois quando a válvula de Admissão fecha se forma uma coluna de ar combustível entre a válvula e o carburador. Quando a Válvula de Admissão abre, está coluna entra com muita força para dentro dos cilindros, aumentando a força de baixa desse motor.
O que mais será alterado é o torque!

Digo
18/06/2007, 12:16
Fala Ferraz, blz?
Muito interessante essa materia :palmas::palmas::palmas:, com poucas coisas da pra deixar o motor bem mais apimentando.

[]´s

Sidnei Diogo
18/06/2007, 13:54
Se o motor for original a alcool é necessário retirar apenas 1,5mm para se obter taxa de 13:1
Com o motor alcool origional e autilização do comando do motor a gasolina se vai para 110 cv, este comamdo não era usado no motor a alcool pois o carro com mais se 100 cv na epoca pagavam mais imposto, visto que muitos 4cc a alcool eram comprados por frotas como as A-10.
E com o a troca da ventoinha eletrica de ganha 3 cv pois deixa o motor trabalhar mais livre.

Ferraz: Meu motor já é álcool original. É só rebaixar o cabeçote e vai pra 130 CV? E se eu colocar o comando do gasolina? aumenta mais ainda ou não vale a pena? O motor, se não me engano, é do Opala 87/88.

[ ]'s

athos_f
19/06/2007, 19:28
Ae Sidnei ,como Vc Pediu ,segue Tuda A Receita Q Melhora O Motor Do Opala 4cil...

Todos Esses Itens Melhoram O Desempenho Do Motor , O Difícil é Fazer Tudu ... Mas Ficaria Brabo Hein...

Vamos Lá

Motor 151 2.5cc

1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar )
3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo
4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala)
5-base Do Carburador De Alumínio De 2''
6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana)
7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica
8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)
9-tucho Mecânico
10-ventoínha Elétrica
11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão
12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água
13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )
14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)
15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom
16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão

E Pra Quem Quer Precisa ,ou Quer,fazer O Motor Inteiro, Compensa Fazer Assim..

Motor 151 2.8cc.. Nesse Pode Fazer Tudu Q Tá Aí Em Cima Só Muda O Seguinte..

1-virabrequim Do Motor 153 (opalas Mais Antigos 2.3)
2- Pistão Do Gasolina Tirado 3.1mm Da Cabeça(vai Ficar Reto)
3-do Cabeçote Melhor Tirar Apenas 1mm Pois O Curso é Maior E A Taxa Tbm

Neste é Necessário Retificar As Camisas Pois Os Pistões Sobem Mais Q O Original Dá Problema Por Causa Do Degrauzinho Q Fica Na Camisa

Aí Tá Pessoal ...boa Sorte Na Montagem ..

Se Alguém Lembrar De Mais Coisa ... Coloca Aí Valeww

Sidnei Diogo
26/06/2007, 00:16
Galera: É o seguinte: Começei a fuçar no motor. então, seguindo a lista...

Motor 151 2.5cc

1-pistão Do Alcool (cabeça Reta) (OK. Meu motor já é álcool)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar ) Apenas plainei porque... tô colocando uma turbina da Sprint
3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo Olha que sorte: Meu comando já é 286
4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala) Meu carb. já é um 3e
5-base Do Carburador De Alumínio De 2'' Em execução
6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana) COLOCADA (R$ 65,00)
7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica O.K.
8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)NGK 7 colocada
9-tucho Mecânico O.K. colocado
10-ventoínha Elétrica OK. Colocada a do Opala (quase P&P)
11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão OK-polidos
12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água Já é
13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )(Não coloquei porque teria de abrir o motor para colocar o suporte-guia)
14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)OK essa foi fácil
15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom Não coloquei porque iria acelerar muito o desgaste do comando
16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão Essa eu pulei, mas em compensação:

-coloquei bomba de combustível elétrica do gol gt

-coloquei tubulação de comb. de 3/8" (cobre)

Sidnei Diogo
26/06/2007, 00:29
cortou metade da mensagem então... continuando:

-coloquei um misturador/regulador de combustivel
-coloquei uma válvula de alívio
-coloquei um medidor de pressão para o turbo

conforme for terminando irei relatando. fotos só semana que vem.
Obrigado a todos os loucos desse tópico que me induziram a tamanha loucura. Sozinho não teria ousado tanto (hehe)
p.s.- se alguém tive um motor GM 151 sobrando reserva pra mim posso precisar (rsrs)

Marcelo Lopes
26/06/2007, 09:56
Caraca !!

Quando ressussutei o tópico não achei que ia dar Ibope...

Sidnei,

A receita já tá quase completa... manda fotos do bicho depois e nos conta como ficou.

Se não explodir deve ficar um canhão !!! :D

Agora é arrumar um bom meca em Sampa que faça o bolo...

JP CJ-5
26/06/2007, 21:36
Se não explodir deve ficar um canhão !!! :D

KKKKKK, vzs 2 !!!!

E ae doido, quér dizer, Sidnei ! depois conta pra gente como q ficou o Falcão hein ! ... PS : vai divagá !

[ ]'s imaginando a usina

Sidnei Diogo
26/06/2007, 22:29
Aí, Galera: Obrigado pela força...:concordo:

Hoje fizemos a flange para adaptar a turbina da Sprinter na base do coletor do 151 e soldamos a ponta do escape sprinter no escape GM. Já colocamos no lugar; só falta posicionar a turbina no nível. O legal é que ela é pequena e coube tranquilo embaixo da tubagem (só não sei se vai dar pau dentro d'água já que por aqui a gente mais navega que roda). Mas logo descobriremos, espero.

athos_f
27/06/2007, 18:07
Isso Aí Sidnei.. Certinho O Esquema ... Se Caso Seu Motor Grilar ..põe Velas Ngk 9 ..encontra Nas Lojas De Motos... E Seria Bom Limitar O Avanço Mecânico Do Distribuidor .. Fica Dentro Dele .. Limitar + Ou - Metade ...

Cara ... Uma Coisa Tô Meio Preocupado .. Vc Disse Q Vai Usar Turb. Da Sprinter é Isso ? Se For Acho Q é Meio Pequena Hein .. Uma Dessas Colocamos Aqui Em Fusca 1300cc... Procure Se Informar ,pois A Turbina Pequena Pode Esganar O Motor .. Carrega Super Rapido E Não Desenvolve ... Usa-se Aqui .50 Em Opala 4..

Boa Sorte Aí ..qq Dúvida é Só Pedir .. Depois Conta Como Ficou A Máquina.. Faloww

Sidnei Diogo
29/06/2007, 22:29
...Cara ... Uma Coisa Tô Meio Preocupado .. Vc Disse Q Vai Usar Turb. Da Sprinter é Isso ? Se For Acho Q é Meio Pequena Hein .. Uma Dessas Colocamos Aqui Em Fusca 1300cc... Procure Se Informar ,pois A Turbina Pequena Pode Esganar O Motor .. Carrega Super Rapido E Não Desenvolve ... Usa-se Aqui .50 Em Opala 4..

Fala aê Athos. É... tbm tenho dúvidas, mas penso em colocar só umas 200gr de pressão e o giro do Falcão nunca passa de 4000. Se fosse num AP seria estouro na certa. mas no 151...
Colocamos essa turbina num Versalhes com 300 gr e virou legal. De qualquer forma, semana que vem a gente tira a dúvida.

Ah! Pra colocar uma válvula de alívio com espirro eu tenho de eliminar a original que acompanha a turbina? Valeu galera... Abrs.

Elmer_Jeep
30/06/2007, 10:10
Ae Sidnei ,como Vc Pediu ,segue Tuda A Receita Q Melhora O Motor Do Opala 4cil...

Todos Esses Itens Melhoram O Desempenho Do Motor , O Difícil é Fazer Tudu ... Mas Ficaria Brabo Hein...

Vamos Lá

Motor 151 2.5cc

1-pistão Do Alcool (cabeça Reta)
2-rebaixar Cabeçote 1.5mm(ver Na Retífica Se Ja Não Foi Planado E Descontar )
3-comando Do Gasolina Ou Preparado (286,292,294)pra Jeep Melhor Não Muito Brabo
4-carburador De Maior Fluxo (446,weber40 , Até Uma 3e Mas Tem Q Ser Do Opala)
5-base Do Carburador De Alumínio De 2''
6-bobina Do Vw M.i (gol,saveiro,santana)
7-nada De Platinado Hein Pessoal.. Tem Q Ser Ignição Eletronica
8-com Essa Taxa é Necessário Usar Velas Mais Frias (7 Ou 8 Da Ngk)
9-tucho Mecânico
10-ventoínha Elétrica
11-polimento Dos Dutos Do Cabeçote E Tubagem De Admissão
12-a Tubagem De Admissão Tem Q Ser Aquecida A água
13-existe Tuchos E Balanceiros Roletados ,muito Bom ,mas São Caros (esses Eu Queria Pro Meu )
14-polir Tbm As Câmaras De Combustão (evita Grilar)
15-molas Das Valvulas Do Cabeçote Mais Fortes Tbm é Muito Bom
16-escape 4x1 Tbm Ajuda ,mas Fica Mais Difícil De Acertar Por Não Aquecer Ajudar Aquecer Tubagem De Admissão

Se Alguém Lembrar De Mais Coisa ... Coloca Aí Valeww

Complementando:

Vou numerar por item:

1 - Existe uma versão cabeça reta à gasolina, mais fácil de encontrar, a referencia é P-1109.

11 - Polimento apenas nos dutos e nas camaras(item 14).

Não recomendo polir o coletor porque pode prejudicar a mistura ar+combustível que vem do carburador em forma de vapor até chegar no cabeçote, se esse vapor encontrar uma superfície lisa(após o carburador) pode escorrer pelas paredes do coletor.

Outro detalhe pra melhorar o cabeçote seria mandar reabrir as sedes e camaras de admissão pra instalar válvulas do motor Vortec 4.3V6 (blazer e S10).

É bem comum reabrir o cabeçote pra instalar válvulas de adm do GM261(C10/C60) mas esse modelo de válvula tem q ser retrabalhada pra ser montada corretamente nos cabeçotes do GM151 e GM250. Já as válvulas do Vortec são plug & play (bastando reabrir as camaras)

Já fiz uns cabeçotes aqui do 151 onde apenas foi polido os dutos e instalado as válvulas de Adm do V6, o desempenho das viaturas melhorou bastante.

[]'s

athos_f
02/07/2007, 13:13
Fala aê Athos. É... tbm tenho dúvidas, mas penso em colocar só umas 200gr de pressão e o giro do Falcão nunca passa de 4000. Se fosse num AP seria estouro na certa. mas no 151...
Colocamos essa turbina num Versalhes com 300 gr e virou legal. De qualquer forma, semana que vem a gente tira a dúvida.

Ah! Pra colocar uma válvula de alívio com espirro eu tenho de eliminar a original que acompanha a turbina? Valeu galera... Abrs.

MESMO ASSIM SIDNEI ... ACHO Q É PEQUENA DEMAIS .. ACHO Q VC NÃO VAI CONSEGUIR PRESSÃO MENOR Q 600 G POR SER TÃO PEQUENA A TURBINA... SOBRE A VALVULA ,,A Q VC TÁ FALANDO É A Q FICA PRESA NA TURBINA ? SE FOR ,ESSA É A Q REGULA A PRESSÃO , NÃO DEVE TIRAR ELA E PODE POR A DE PRIORIDADE ,ESSA Q ESPIRRA , NORMALMENTE ..

FALOWW .. QQ COISA PODE PEDIR ..

Luciano SHAKALL
03/07/2007, 01:34
"... Ah! Pra colocar uma válvula de alívio com espirro eu tenho de eliminar a original que acompanha a turbina? ...""... SOBRE A VALVULA ,,A Q VC TÁ FALANDO É A Q FICA PRESA NA TURBINA ? SE FOR ,ESSA É A Q REGULA A PRESSÃO ,
NÃO DEVE TIRAR ELA E PODE POR A DE PRIORIDADE, ESSA Q ESPIRRA , NORMALMENTE... Sidnei, assim como o CAmaRAda Athos falou (digitou :mrgreen: ), se você estiver se referindo realmente à "Válvula de Alívio", não a retire :discordo: ,
pois é ela que limita a pressão máxima de trabalho da turbina: Sem ela, a pressão sobe "indefinidamente" até estourar o motor... :shock:

A propósito: não é a "Válvula de Alívio" que "espirra", e sim a "Válvula de Prioridade", que tem a função de evitar que a massa de ar comprimido pela turbina force a borboleta do carburador ou injeção quando essa (a borboleta) fecha-se subitamente ao cortar a aceleração, por exemplo, durante as trocas de marcha, evitando que a turbina "freie", aumentando a vida útil da turbina e diminuindo o chamado "turbo lag". Ou seja: ao cortar a aceleração, o ar comprimido que forçaria a borboleta e "frearia" a turbina é liberado para a atmosfera através da "Válvula de Prioridade", gerando um barulho característico, o famoso espirro ( http://br.youtube.com/watch?v=leak3Q1X1zg ) :wink:

Ah, sobre turbinas "espirros" e "assovios" :mrgreen: , dê uma sacada nos tópicos:

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27191 (Assovio saindo de 1ª = problema no semi-eixo?)

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26990 (Troller Diesel "Espirrando")

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18684&highlight=como+fazer+ranger+espirrar (Como fazer a Ranger 3.0 espirrar?)

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29816 (assovio na turbina da ranger tgv)

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23164 (Jeep turbo na lama!!)

- http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26503 (ap 1.8 alcool + turbo vale a pena??)

[]'s

athos_f
03/07/2007, 18:38
Ae Elmer Blz?

Desculpe Mas Discordo Do Q Vc Disse Sobre Polir A Tubagem , Acho Q As Paredes Originais,q São Asperas Prejudicam Mais Q As Polidas Pois A Mistura Gruda Mais E Ainda Tem Atrito Do Proprio Ar .. Acho Q Uma Lisinha Melhora Sim ...

Mas Valew Pelas Dicas Aí...

Faloww

athos_f
06/07/2007, 12:01
Fala Elmer .. E Aí Galera ... Foi Mal A Msg Aí Em Cima ... Pra Jeep é Realmente Melhor Não Polir A Tubagem Pois ... Prejudica As Baixas Rotações .. Faloww ... Esse Preparo é Mais Pra Carros Turbo Com Injeção E Intercooler ... Valeww

Sidnei Diogo
06/07/2007, 23:19
E aí moçada? BLZ?

Pronto. Já começou a aumentar o trabalho... O meca que está turbinando o FALCÃO junto comigo acha melhor aumentar a saída do escape e colocar mais um tanque de combustível (ou adaptar um novo quebra-onda no atual) para evitar o borbulhamento do retorno e não cavitar a bomba elétrica. O q vcs acham? procede?

athos_f
10/07/2007, 18:08
E aí moçada? BLZ?

Pronto. Já começou a aumentar o trabalho... O meca que está turbinando o FALCÃO junto comigo acha melhor aumentar a saída do escape e colocar mais um tanque de combustível (ou adaptar um novo quebra-onda no atual) para evitar o borbulhamento do retorno e não cavitar a bomba elétrica. O q vcs acham? procede?

PROCEDE SIM SIDNEI... O ESCAPE TEM Q AUMENTAR MESMO ...AGORA NO TANQUE É MELHOR FAZER UM CASH-TANK.. ACHO QHE É ASSIM Q ESCREVE..HEHE .. É UMA CAIXA EM BAIXO DO TANQUE Q CABE MAIOMENO UNS 2L DE COMB. PRA NA HORA DE INCLINAÇÃO MUITO FORTE NUM PEGAR AR NO SISTEMA .... DOIS TANQUE PODE PEGAR AR DO MESMO JEITO ...

FALOWWW

Sidnei Diogo
10/07/2007, 19:39
... O ESCAPE TEM Q AUMENTAR MESMO ...AGORA NO TANQUE É MELHOR FAZER UM CASH-TANK.. ACHO QHE É ASSIM Q ESCREVE..HEHE .. É UMA CAIXA EM BAIXO DO TANQUE Q CABE MAIOMENO UNS 2L DE COMB. PRA NA HORA DE INCLINAÇÃO MUITO FORTE NUM PEGAR AR NO SISTEMA .... DOIS TANQUE PODE PEGAR AR DO MESMO JEITO ...

FALOWWW

Valeu Athos; Preciso de mais ajuda (hehe)
1- Os cara daqui tão falando que é besteira turbinar o motor álcool. É mesmo ou mando bala? (não rebaixei o cabeçote para não aumentar muito a taxa)

2- Tão mandando eu por uma tubina .50 porque a da Sprinter que eu tenho vai dar umas 600 gr no mínimo e o cabeçote num guenta. Será?

3- Mandaram eu por o rotor do escort CHT. Precisa? como faço isso?

Dessa vez eu caprichei hein. Quem mandou vcs serem experts

Vou postar uma lista do que já fiz, do q estou fazendo e do que falta fazer pra vcs palpitarem.

Valew

Elmer_Jeep
10/07/2007, 21:18
1 - É mais comum ver motores turbo(adaptados) à alcool do q gasolina.

2 - Turbina de motor diesel tem dimensões compatíveis pra motor diesel, pro seu motor existem diversas receitas testadas e aprovadas, além de kits prontos.

3 - Rotor do CHT ??? Acho q estão brincando com a sua cara.

Sidnei Diogo
10/07/2007, 21:31
1 - É mais comum ver motores turbo(adaptados) à alcool do q gasolina.

2 - Turbina de motor diesel tem dimensões compatíveis pra motor diesel, pro seu motor existem diversas receitas testadas e aprovadas, além de kits prontos.

3 - Rotor do CHT ??? Acho q estão brincando com a sua cara.

Fala Elmer...

1- Ufa! Ainda bem.

2- Tô quase convencido a comprar um kit .50 e colocar a turbina mais alta (tá muito baixa... acho que vai dar pau dentro d'água).

Elias RS
11/07/2007, 13:27
E aí pessoal!!!
E aí Athos Ja tem alguma média de consumo do seu motor para nos passar?
Valewwww!!!
Elias

athos_f
11/07/2007, 18:34
Ae Pessoal ...aí Sidnei .. é Q é Mais Comum Turbinar Motores Gasolina E Aí Funcionam A Alcool , Mas No Caso Do Opala , Pode Ser Assim Mesmo , Já Ví Muito Opala Com Motor Alcool Rodar Gasolina.. Pode Mandar Bala ... Só Cuidado ..não Deixe Grilar Nem Dar Falta De Comb.. O Ideal é Colocar Um Hallmeter.. Aquele Que Mede A Mistura .. Num Custa Caro E Facilita E Muito O Acerto Do Motor...
Sobre A Turbina Foi Eu Quem Disse Q Era Pequena E Ainda Acho Q é ... Se Vc Quiser Tirar A Duvida Ligue Na Turbo Anhanguera E Pede Pra Eles Que Turbina Pode-se Usar .. Essa Turbina Q Vc Tá Pondo Aí Nos Põe Em Motores 1000 Aqui ... Hehe Qq Revista De Preparação Tem O Tel. Da Turbo Anhanguera..
A Respeito Do Rotor .. Deve Ser O Eixo Da Turbina .. Existe Um Monte De Tamanho De Eixo , Angulo De Alhetas ,tamanho De Rotores E Até Caracóis Maiores Q Dá Pra Mudar Na Mesma Turbina , Mas No Seu Caso Ela é Muito Pequena Mesmo ..

Ela Estar Baixa Não é Problema ,turbinei O Jeep Do Meu Primo .. é Um A.p. 2.0 E Pra Vc Ter Uma Ideia é Uma .50.. E Funciona Em Baixo D'agua Sem Problemas , Só Tem Q Ter Mangueiras Boas Pra Não Entrar Agua ...aquelas De Piscina Não São Boas ...boas São As Sanfonadas De Filtro De Caminhão Ou Caminhonetes ..

athos_f
11/07/2007, 18:40
Ae Elias ... O Motor Do Sidnei .. Num Sei Tudo Q Tem Mas Por Cima Assim Vai Fazer Uns 5km/l Na Boa + Ou - Hein ..mas Pisando Pode Fazer Uns 2 A 3 Km /l ... Mas Fica Forte Hein ....e Tem Q Ter Paciência Pra Acertar Heim Sidnei .... Demora Um Pouco ...e Tem Q Ser Um Mecanico Bom , Senão O Proprio Estoura Seu Motor Já No Acerto.... O Q Mais Estoura Motor é Motor Desregulado ... Cuidado

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:26
Galera: vou eu de novo.
Espero não estar me distanciando do tópico com a minha (nossa?) novela, mas acho que as dicas que estão pintando por aqui são fantásticas para quem quer preparar os GM. Se não concordarem, é só falar.

Conforme prometido, vai a lista para vcs corrigirem (mas sejam rápidos hehe)

LISTA DO FALCÃO

está cortando a msg. então vou postar em partes

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:30
O QUE JÁ FIZ:

- Motor 151 2.5cc ÁLCOOL
- Cabeçote Apenas plainado
- Comando 286
- Carburador 3e do Opala álcool
- base do carburador metálica soldada na tub. de admissão e 2" de altura

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:34
- bobina do Vw M.i
- Ignição eletronica Bosch Monza
- Velas Frias BP7ES Ngk
- tuchos Mecânico
- ventoínha Elétrica do Opala 6cc (quase P&P)
- polimento dos dutos do cabeçote
- Tubagem de admissão aquecida a água
- Tuchos e balanceiros roletados (Não coloquei porque teria de abrir o motor para colocar o suporte-guia)
- Polimento das câmaras de combustão
- Molas das valvulas do cabeçote mais fortes (Não coloquei porque iria acelerar muito o desgaste do comando)
- Escape 4x1 (esse eu pulei)

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:34
O Que Estou Fazendo:

- Turbina Garret .50 (tá Bom. Vcs Venceram. Troquei)
- Carburador 3e álcool Com Base Metálica Soldada Na Admissão E 2" De Altura

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:36
- Coletor De Escape Em Aço Nodular Hiperlítico
- Aeroquip (2)
- Medidor Do Turbo
- Medidor De óleo
- Medidor Do Compressor
- Hallmeter (tá Certo O Nome?)
- Mufla Em Duralumínio
- Saída De Escape
- Ostergate
- Saída De óleo
- Entrada De óleo
- Filtro Esportivo Cônico Com Proteção Externa
- Mangueira Alta-pressão (do Tipo Da Do Mercedes 1113)
- Sonda Lambda
- Válvula De Prioridade (espirro)
- Dosador De Combustível
- Bomba Elétrica (do Monza/calibra)
- Bobina Do Gol Mi
- Tubulação De Combustível Em Cobre 3/8"

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:36
O Que Falta:

- Escape 2 1/2" Com Silencioso "turbão"

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:38
- Snorkel De Escape 2 1/2"

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:39
Desse jeito vou virar expert antes de terminar a lista rsrs
- CASH DE 2 LITROS ACOPLADO (SEM SOLDA) EMBAIXO DO TANQUE,
COM FORMATO DE UM EXTINTOR E COM A BOMBA ACOPLADA DIRETAMENTE NELE
- ABERTURA DA SAÍDA DO TANQUE COM NIPPLE DE 1" LIGADO DIRETO NO CASH

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:40
- Filtro De Combustível Duplo Com Copo De Vidro (tipo Industrial)
- Travamento (se Necessário) Do Avanço
- Adaptação De Uma Coifa No Snorkel (para Proteger O Filtro)
- Muito Sangue Frio Para Controlar A Ansiedade

Sidnei Diogo
11/07/2007, 19:43
Ae Elias ... O Motor Do Sidnei .. Num Sei Tudo Q Tem Mas Por Cima Assim Vai Fazer Uns 5km/l Na Boa + Ou - Hein ..mas

Antes dessa ZONA toda, fazia 6Km/litro de álcool em estrada ou cidade (mas pegando leve, até uns 90Km/h) e em trilha, + ou - 4Km/l.
Abs

CAVESO
11/07/2007, 21:16
Sidnei,

Que tipo de Coifa No Snorkel (para Proteger O Filtro) você adaptará?

Sukys
11/07/2007, 21:48
- Travamento (se Necessário) Do Avanço

Sidnei,

Avanço centrífugo travado só serve pra matar o desempenho do motor.

Sds,
Sukys

Sidnei Diogo
11/07/2007, 22:09
Sidnei,

Que tipo de Coifa No Snorkel (para Proteger O Filtro) você adaptará?

Algo parecido com um silencioso de escape (mas posso mudar caso apareça uma idéia melhor):mrgreen:
87605

Sidnei Diogo
11/07/2007, 22:11
Sidnei,

Avanço centrífugo travado só serve pra matar o desempenho do motor.

Sds,
Sukys

Legal. Assim diminui um pouco o trabalho.:dance:

ddr54
12/07/2007, 09:08
Amigo ,

Embora este topico esteja aqui a mais tempo , somente agora resolvi me manifestar .

Sem ofensas e querendo somente ajudar ,..., não jogue dinheiro fora .

Sei que muitas vezes a gente fica querendo fazer naquele entusiasmo , aprendendo , testando , etc mas vai um conselho de quem já fez e se arreependeu .

Gastei R$ 4.500 na preparação de um motor opala 4CC alcool para meu engesa .
O serviço foi em uma oficina especializada em Belo Horizonte .

A primeira vez que andei senti que realmente ficou muito nervoso .

Na primeira trilha quebrou todas as molas das valvulas .
A oficina consertou em garantia mas a partir dai o motor não foi mais o mesmo .

Este motor está encostado na oficina ( quanto você paga nele ) .

Comprei um 6CC - 4100 e instalei .

Amigo , isto é que é motor ,..., torque , silencio e sem manutenção .

Meu azar foi pagar 4.500 para nada .

Fica ai a dica .

Sds

Danilo

CAVESO
12/07/2007, 10:27
Algo parecido com um silencioso de escape (mas posso mudar caso apareça uma idéia melhor):mrgreen:
87605

Mas a idéia da coifa não é impedir a admissão de água pelo snorkel?

Se for, não entendi seu projeto, rs.

Sidnei Diogo
13/07/2007, 11:35
Mas a idéia da coifa não é impedir a admissão de água pelo snorkel?

Se for, não entendi seu projeto, rs.

Bom, Evitar de entrar água pelo snorkel caso este fique submerso não tem jeito não; até já falaram sobre isso nesse tópico. Eu só estou querendo proteger da entrada de água de chuva e cia. porque, se molhado, o filtro restringe a captação de ar e olha que o chapéu do snorkel do Falcão fica na altura da capota.
Quanto ao post do DDR54: "O homem só assimila aquilo que vivencia. Não o que compreende" (Espinosa):concordo:

CAVESO
13/07/2007, 12:34
Bom, Evitar de entrar água pelo snorkel caso este fique submerso não tem jeito não; até já falaram sobre isso nesse tópico. Eu só estou querendo proteger da entrada de água de chuva e cia. porque, se molhado, o filtro restringe a captação de ar e olha que o chapéu do snorkel do Falcão fica na altura da capota.
Quanto ao post do DDR54: "O homem só assimila aquilo que vivencia. Não o que compreende" (Espinosa):concordo:

É agua de chuva mesmo a minha preocupação.

Só não entendi como a sua coifa impedirá o contato da água com o filtro.

athos_f
13/07/2007, 17:34
Ae Sidnei ... Coloca Um Filtro De Caixa Mesmo Tipo De C-20 Com Filtro De Papel E Mangueiras ... Na Minha Adaptei Um De Mb 608 ... Uma Mangueira Vai No Carburador E A Outra Pra Dentro Da Cabine...
Sobre O 6cc Q O Cara Falow Aí ... Sai Fora .. Depois O Jeep Fica Uma âncora ... Pesadão , Onde Tem Uma Poça Afunda Até A Tampa ..
Uma Coisa Q Vc Pode Fazer Pra Num Fundir Seu Motor é Por Um Limitador De Giro ... Assim Vc Num Deixa Sair Tanto De Giro Na Hora Das Trilhas .. E Num é Muito Caro....
Faloww

athos_f
13/07/2007, 17:36
E Mais Hein .. Esses Filtros Conicos São Feito Pra Carros De Rua .. Num Filtra Muito Bem Poeira... Com A Caixa Q Eu Falei ..além De Filtrar Legal , Ainda Não Entra Agua Das Poças .. Falow
SOBRE O AVANÇO ... EU NÃO DISSE PRA TRAVAR ... MAS ACHO Q TALVEZ TENHA Q LIMITAR .. AÍ VC PODE DEIXAR O PONTO INÍCIAL MAIS ALTO E AVANÇANDO MENOS ... PRA FAZER ISSO DEVE DEMORAR UNS 7 MINUTOS ... TRABALHO ALGUM .. E LEMBRE DE DESLIGAR O AVANÇO A VACUO .. FALOWW

Sidnei Diogo
14/07/2007, 00:13
E Mais Hein .. Esses Filtros Conicos São Feito Pra Carros De Rua .. Num Filtra Muito Bem Poeira...

(CAVESO) Só não entendi como a sua coifa impedirá o contato da água com o filtro.

Valeu galera! É o seguinte:
Hoje tenho um filtro do Tempra turbo instalado mais ou menos do jeito que o Athos falou - mangueira sai do carburador para o filtro e deste para o snorkel o qual possui um "chapéu" de borracha (tipo do troller). Agua de chuva não entra, mas já aspirei grama com lama numa inclinação lateral ferrada antes de levantar mais a ponteira do Snorkel. Estava pensando em colocar o filtro cônico por achar que a "aspiração" ficaria melhor, mas... agora que Vcs falaram, será que é melhor deixar como está?

Uma Coisa Q Vc Pode Fazer Pra Num Fundir Seu Motor é Por Um Limitador De Giro ...

O Hallmeter faria essa limitação ou seria necessário outra coisa?

athos_f
14/07/2007, 16:46
é Outro Aparelho Sidnei .. é Uma Caixinha Eletronica Q Limita O Giro Na Rotação Q Vc Quiser , Assim Vc Pode Acelerar No Barro Sem Se Preocupar Com O Giro Subir Demais E Quebrar ..dá Uma Olhada Em Revistas De Preparação Que Tem ...acho Q Seu Filtro Tá Bom Como Está .. Acho Q Ele Tem Fluxo Suficiente Pra Alimentar O Opala 4 T.
Meu Primo Apanha Um Pouco Com Esse Problema De Giro ,qdo Chega Nos Barros Fortes Q Precisa Acelerar , Ele Tem Q Ficar Bombando O Acel. Pra Num Subir Demais A Rot.isso Atrapalha Na Pilotagem ..hehe Faloww

Sidnei Diogo
15/07/2007, 13:03
BLZ; Vou atrás do limitador de giro...
PS Se alguém souber onde ele está, me avisa, hehe.

Luciano SHAKALL
16/07/2007, 18:26
BLZ; Vou atrás do limitador de giro...
PS Se alguém souber onde ele está, me avisa, hehe.Sidnei, se eu não me engano, o Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133), aqui do fórum, também produz esses "limitadores de giros"... :pensativo: Tenta uma "MP" com ele! :concordo:

Sidnei Diogo
16/07/2007, 20:22
Sidnei, se eu não me engano, o Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133), aqui do fórum, também produz esses "limitadores de giros"... :pensativo: Tenta uma "MP" com ele! :concordo:

MP enviada. Valeu Luciano:concordo:

Sidnei Diogo
21/07/2007, 11:34
E aí pessoALL? KD o 6?

O FALCÃO tá quase pronto. Estou com 1 probleminha: o alternador está atrapalhando a entrada da turb vou ter ki modificar (uso um alternador grande por causa das 2 baterias pro guincho). Alguém sabe onde encontro um suporte de alternador do Diplomata 6cc com ar condicionado? Esse suporte daria certinho para jogar o alternador pra cima.:D

Em tempo: Já comprei o limitador de giro (pensei ki fosse + simples; o bicho é um verdadeiro computador), L$ 250, mas é muito bom e bonito. C foi caro, ja éra.:rolleyes:

Semana ki vem mando uma fotin.:concordo:

athos_f
21/07/2007, 13:46
Ae Sidnei , Nois Tãmo Aqui Só Na Espera Pra Sabê Como Ficô O Falcão ..hehe .. Manda Umas Foto Aí Então Pa Nois Vê Valeu?

Já Tô Pensando Em Turbina A Minha Tbm Hehehe... Vc Fica Fazendu Vontade Pa Nois Wooooloco Viu...

Faloww

Sidnei Diogo
25/07/2007, 21:43
Aê Athos, Galera: vai umas fotin só de aperitivo (tá dificil tirar fotos lá na of.)
88860 88863 88864

Depois posto umas dá hora. :dance:

[ ]'s:concordo:

Sidnei Diogo
31/07/2007, 23:52
Aê pessoALL: Acho que agora vai. Terminamos a montagem do kit turbo. Amanhã acho que botaremos o bicho prá espirrar. aí posto as novidades, fotins e td +

[ ]'s

Marcelo Lopes
01/08/2007, 15:32
Até que enfim vamos ver um desses funcionando... tava parecendo enterro de anão, cabeça de bacalhau, etc... sabíamos que existia mas ninguém nunca tinha visto um ao vivo...

Sidnei,

Estamos torcendo para que fique 10 !

Sidnei Diogo
01/08/2007, 23:52
Não pude ir na OF hoje; O trabalho não permitiu. É como dizem "quem inventou o trabalho não tinha o que fazer" (e nem tinha JEEP).
De qquer forma, já funcionou. Só faltam os ajustes e uma mangueira da tomada de ar. Vai + umas fotin. Amanhã, às 6h00, estarei na porta da OF.

89645 89646 89647 89648

Sidnei Diogo
02/08/2007, 19:51
Vou tentar postar um videozinho (vai zipado e é AVI):
89723

:concordo:

JP CJ-5
14/08/2007, 11:20
Vou tentar postar um videozinho (vai zipado e é AVI):
89723

E ae sidnei ! como q táh o motorzão do Falcão !
PS: o video não veio anexo, qulquer coisa tenta postar no IÚtube ! :concordo:

Abras.

Sidnei Diogo
15/08/2007, 19:52
E ae sidnei ! como q táh o motorzão do Falcão !
PS: o video não veio anexo, qulquer coisa tenta postar no IÚtube ! :concordo:

Abras.

Fala, JP. Amanhã vou pegar o Falcão na OF. Demorou porque estava refazendo tbm toda a parte elétrica e colocando um painel personalizado. Hj terminamos a tomada de ar e o snorkel e a saída de escape, mas o turbo tá funcionando legal, só falta um ajuste fino na regulagem.
Amanhã posto umas fotos, mas o vídeo no youtube eu não sei como postar:oops:
Vou tentar...
[ ]'s

Luciano SHAKALL
16/08/2007, 03:05
" ... o video não veio anexo, qulquer coisa tenta postar no IÚtube ! :concordo: ... "
" ... o vídeo no youtube eu não sei como postar :oops: Vou tentar ... "Sidnei, dá uma olhada nesse tópico: Aprenda a colocar seus videos no YouTube. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25654) :wink: :concordo:
É por isso que eu gosto do 4x4 Brasil... Tem de tudo nesse Fórum... :lol: :dance: :palmas:

[]'s

Sidnei Diogo
18/08/2007, 06:25
Sidnei, dá uma olhada nesse tópico: Aprenda a colocar seus videos no YouTube. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25654) :wink: :concordo:
É por isso que eu gosto do 4x4 Brasil... Tem de tudo nesse Fórum... :lol: :dance: :palmas:

[]'s

Grande Luciano; Sempre atento e solícito. VALEW:concordo:

Sidnei Diogo
24/08/2007, 21:41
E aí gALLera?
Hoje terminei de fazer alguns reparos no FALCÃO e amanhã vou enfiar o bicho na lama. Pedi para um colega filmar alguma coisa para postar prá Vcs.
Se vai guentar naum sei, mas que ficou bom prá K7, ficou.
Aí: Os malucos que estavam esperando o BODE EXPIATÓRIO aqui, podem meter bronca que o negócio é show.

[ ]'s emocionados e ansiosos...

Sidnei Diogo
24/08/2007, 22:15
Enquanto não vão as fotos, vai a receita pra quem quizer...:dance::dance:

RECEITA DO TURBO PARA O FALCÃO

- Motor 151 2.5cc ÁLCOOL
- Comando 286
- bobina do Vw M.i
- Velas Frias BP7ES Ngk
- tuchos Mecânico
- Molas das valvulas do cabeçote mais fortes (Não coloquei porque iria acelerar muito o desgaste do comando)

- TURBINA GARRET .50 (TÁ BOM. VCS VENCERAM. TROQUEI)
- CARBURADOR 3E ÁLCOOL COM BASE METÁLICA SOLDADA NA ADMISSÃO E 2" DE ALTURA
- COLETOR DE ESCAPE EM AÇO NODULAR HIPERLÍTICO
- AEROQUIP (2)
- MEDIDOR DO TURBO
- MEDIDOR DE ÓLEO
- MEDIDOR DO COMPRESSOR
- HALLMETER (TÁ CERTO O NOME?)
- MUFLA EM DURALUMÍNIO
- SAÍDA DE ESCAPE EM INOX
- OSTERGATE
- SAÍDA DE ÓLEO
- ENTRADA DE ÓLEO
- FILTRO ESPORTIVO CÔNICO COM PROTEÇÃO EXTERNA
- MANGUEIRA ALTA-PRESSÃO (DO TIPO DA DO MERCEDES 1113)
- SONDA LAMBDA
- VÁLVULA DE PRIORIDADE (ESPIRRO)
- DOSADOR DE COMBUSTÍVEL
- BOMBA ELÉTRICA (DO MONZA/CALIBRA)
- BOBINA DO GOL MI
- TUBULAÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM COBRE 3/8"
- CORTE DE GIRO PROGRAMÁVEL
- ESCAPE 2 1/2" COM SILENCIOSO "TURBÃO"
- SNORKEL DE ESCAPE 2 1/2"
- FILTRO DE COMBUSTÍVEL DUPLO COM COPO DE VIDRO (TIPO INDUSTRIAL)
- ADAPTAÇÃO DE UMA COIFA NO SNORKEL (PARA PROTEGER O FILTRO)

athos_f
25/08/2007, 14:01
Ae Sidnei ... Uma Dica , Cuidado C Essa Bobina .. Se Vc Deixar 2 Minutos A Chave Ligada C O Motor Parado Ela Queima ... Faloww ..

Mas Diz Aí ,ficou Bom ? Responde Aí Tem Conta-giros No Seu ? A Qtos Rpm A Turbina Começa A Carregar ? To Querendo Por Na Minha Mas é Cambio Auto , To Com Medo De Não Carregar Em Baixa Com A .50 ... Tá Muito Gastão Ou é Aquilo Q Eu Disse Mesmo.?.. Faloww

Sidnei Diogo
26/08/2007, 01:34
Ae Sidnei ... Uma Dica , Cuidado C Essa Bobina .. Se Vc Deixar 2 Minutos A Chave Ligada C O Motor Parado Ela Queima ... Faloww ..

O Athos: Decobri isso hj na trilha :shock::evil: queimei duas e acabei colocando uma Bosch de alta e ficou BLZ.

Mas Diz Aí ,ficou Bom ? Responde Aí Tem Conta-giros No Seu ? A Qtos Rpm A Turbina Começa A Carregar ? To Querendo Por Na Minha Mas é Cambio Auto , To Com Medo De Não Carregar Em Baixa Com A .50 ... Tá Muito Gastão Ou é Aquilo Q Eu Disse Mesmo.?.. Faloww

Ficou ótimo. Nem dá prá andar tudo (o resto num guenta:mrgreen:).
Tem o conta-giros do corta-giro. Regulei com 800 grs e ela começa a abrir com 1800. Só tô com problemas no filtro de ar (esportivo impermeável) ele está estrangulando um pouco em alta. Ou arrumo um maior ou coloco o do Tempra turbo de novo. Mas ficou bala. Dá até prá empinar:dance::dance:
[ ]'s

Marcelo Lopes
27/08/2007, 02:37
Sidnei,

Qual bobina vc usou ? Estou usando uma na F-75 que fui obrigado a colocar uma pré-resistência atenuadora pois ela aqueçe demais e pifa. A sua está ligada direto no 12V?

athos_f
27/08/2007, 16:08
é Esses Filtros Aí São Uma Porcaria ... Falei Pra Vc Pôr Um De Caminhonete Ou Caminhão Né ...hehe.. E Cuidado Q Esse Aí Num Filtra Muito Bem Poeira Hein.. Faloww

Sidnei Diogo
28/08/2007, 21:54
Sidnei,

Qual bobina vc usou ? Estou usando uma na F-75 que fui obrigado a colocar uma pré-resistência atenuadora pois ela aqueçe demais e pifa. A sua está ligada direto no 12V?

Usei a do VW M.I. e estava ligada no módulo, mas como o Athos falou, elas queimam mesmo se deixar a ignição ligada. Nos carros mais novos isso não acontece porque o próprio módulo desliga a bomba de combustível e a bobina no caso do motor não estar funcionando. aliás, este é outro problema que vou ter de resolver - a bomba de combustível ficar ligada com o motor parado (aceitando sugestões:mrgreen:). por enquanto coloquei uma chave magirus pra quebrar o galho.
[ ]'s

Sidnei Diogo
28/08/2007, 21:58
é Esses Filtros Aí São Uma Porcaria ... Falei Pra Vc Pôr Um De Caminhonete Ou Caminhão Né ...hehe.. E Cuidado Q Esse Aí Num Filtra Muito Bem Poeira Hein.. Faloww

Estou pensando em colocar o filtro que estava antes (temrpa turbo); Que que Vc acha?:pensativo:

Outra coisa: O ALLMETER fica direto no verde. Como eu faço pra descobrir se o defeito é nele ou na sonda lambda?

Ninguém mandou inventar moda, agora aguenta:mrgreen::mrgreen:

[ ]'s

Sukys
28/08/2007, 22:09
a bomba de combustível ficar ligada com o motor parado (aceitando sugestões:mrgreen:).

Compre um timer pra bomba elétrica, à venda nas boas lojas do ramo de preparação de motores.

Sds,
Sukys

Sidnei Diogo
28/08/2007, 22:11
Compre um timer pra bomba elétrica, à venda nas boas lojas do ramo de preparação de motores.

Sds,
Sukys

Fala Sukys. Obrigado pela dica. Me diga uma coisa: É só colocar o timer? não tem de mexer em mais nada?
[ ]'s

Sukys
28/08/2007, 23:24
Sidnei,

"Timer de bomba" é o nome que deram por aqui para o circuito que controla a bomba em função do funcionamento do motor. Existem circuitos com relé incorporado, outros fazem uso de relé externo, e de comum existe a necessidade de sinal de sincronismo (negativo da bobina de ignição, por exemplo) pra monitorar o funcionamento do motor.
Ligou a chave de ignição, a bomba entra em funcionamento, mas passados 5~10 segundos sem partida a bomba para.
Deu partida a bomba liga.
Motor para por algum motivo qualquer e a bomba também para após os mesmos 5~10 segundos.

Funciona da mesma forma que o controle de bomba de qualquer ECU.

Sds,
Sukys

Sidnei Diogo
29/08/2007, 07:43
..."Timer de bomba" é o nome que deram por aqui para o circuito que controla a bomba em função do funcionamento do motor.

Vc teria um desses? Se tiver, vê aí quantas latinhas que eu vou querer um.

[ ]'s

Marcelo Lopes
29/08/2007, 09:40
Sukys,

Porque as bobinas esquentam ( com o carro andando ) até o ponto de queimar ? O fato de eu ter sido obrigado colocar uma pré-resistência não diminui o poder da faísca e consequentemente o desenpenho, aumentando o consumo ? Porque nos carros modernos as bobinas não apresentam esse problema ? Estou falando com o carro em marcha, não parado com a ignição ligada...

Sukys
29/08/2007, 13:56
Sidnei,

Não tenho nada do tipo, mas não deve ser dificil encontrar em lojas ou sites que vendem produtos pra performance.

Marcelo,

Sobre o uso desta bobina com resistor em série, diminui a chance de queima da bobina mas também diminui sua eficiência.
No tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29560
encontrará resposta para as outras perguntas e no meu site (endereço na assinatura) na seção "teoria" item "ignição" encontrará informação técnica sobre funcionamento de bobinas.
Sobrando alguma dúvida, é só postar.

Sds,
Sukys

Marcelo Lopes
29/08/2007, 19:40
Sukys,

Show de bola o tópico e o artigo.

Só sobrou uma dúvida : Que bobina eu devo usar no meu GM151/Álcool para eliminar de vez a resistência entre a bobina e o 12V para melhorar a eficiência e consumo ?

Sukys
29/08/2007, 21:42
Marcelo,

Em ignição convencional a maioria das bobinas de alto desempenho faz uso de resistor ballast, ou se não faz requer uso de amplificador de corrente compatível, não tem como fugir disso, a não ser que se faça uso de sistema de ignição computadorizado ou então de módulo por descarga capacitiva, CDI.
Tem quem use bobina de alto desempenho (ou de melhor desempenho) sem resistor. Funcionar até que funciona, mas ninguém garante por quanto tempo e nem com que eficiência.

Sds,
Sukys

athos_f
30/08/2007, 18:55
Fala Sidnei ... Acho Q O Filtro Q Vc Tá Querendo Por é Melhor Q O Esportivo , Mas Num Sei Se Vence O Fluxo . Mas Experimenta Pra Ver ...
Sobre O Hallmeter Ficar No Verde ... Ele Num Mexe Nada ... Tem Q Mexer Qdo Acelera ... Qdo Tá Com O Motor Frio Principalmente Ele Dá Uns Vermelho Qdo Acelera Bruscamente ... Vc Tá Usando Sonda De 1 Ou 4 Fios ? Se For De 1 Pode Estar Muito Longe Da Turbina E Se For 4 Pode Estar Ligada Errado ...
Faloww

Guilherme Kyrillos
30/08/2007, 21:33
Pessoal, saudações.

Pergunta de quem realmente não sabe a resposta a todos que puderem responder: pra que serve a tal base de 2" entre o carburador e o coletor da admissão??? Vai melhorar a resposta do motor em baixa rotação ou na final??? Melhora a queima de combusível??? Que resultado tráz.

JP CJ-5
30/08/2007, 22:16
Guilherme, segue relato postado por um colega neste tópico mesmo :

Flange de alumínio para dar mais cavalos, Na realidade facilitaria a mistura entre o ar e o combustível. A Flange é usada para aumentar a coluna de mistura ar combustivel, pois quando a válvula de Admissão fecha se forma uma coluna de ar combustível entre a válvula e o carburador. Quando a Válvula de Admissão abre, está coluna entra com muita força para dentro dos cilindros, aumentando a força de baixa desse motor.
O que mais será alterado é o torque!

Os experts podem te confirmar !

[ ]'s :concordo:

Sukys
30/08/2007, 22:33
Coletor de admissão bem projetado pode aumentar a eficiência volumétrica do motor em função do "efeito ariete" (simplificadamente, aumento da pressão proporcionado pela interrupção abrupta do fluxo) mas este efeito depende de tubulação com comprimento razoável, e mesmo assim o efeito só acontece em rotação bem especifica.
2" a mais na extensão da tubulação só serve pra deixar o carburador 2" distante do coletor, mais nada.

Sds,
Sukys

Julio Militão
31/08/2007, 00:55
Caros colegas, este tópico está demais! Acabei de comprar um F1 87 todo original, a alcool, e, como tenho uma Band OM314-turbo (24 de torque a 1800rpm, sem o turbo, e com ele, alguém sabe?), pensei em trocar o do F1 por um motor Diesel (MWM ou S4Tplus), porem, ao ver este tópico me entusiasmei. Será que, a principio, valeria a pena investir numa melhoria no meu 151 alcool, ao invés de partir para a troca, adaptações, mudança de documentos etc.?
Mas, afinal, para 4x4 necessitamos mesmo é de torque em baixa rotação. Alguem saberia dizer para quanto de torque iria o motor do 151 alcool, c/cabeçote rebaixado (1,5mm) e comando do a gasolina, usando o calço de 2" de aluminio? O original, sabe-se, tem 19,4 a 2000 rpm. A potencia já disseram, 130cv a 4000rpm, Pesquisei aqui no forum e na web e ainda não achei o valor de seu torque.
Acho que esta informação seria crucial para se verificar a relação custo/benefício do investimento se comparado a compra e instalação de um Diesel de 1a linha, como os que citei.
Obrigado e parabens a todos pelas dicas.

Sidnei Diogo
31/08/2007, 10:48
Fala Sidnei ... Acho Q O Filtro Q Vc Tá Querendo Por é Melhor Q O Esportivo , Mas Num Sei Se Vence O Fluxo . Mas Experimenta Pra Ver ...
Sobre O Hallmeter Ficar No Verde ... Ele Num Mexe Nada ... Tem Q Mexer Qdo Acelera ... Qdo Tá Com O Motor Frio Principalmente Ele Dá Uns Vermelho Qdo Acelera Bruscamente ... Vc Tá Usando Sonda De 1 Ou 4 Fios ? Se For De 1 Pode Estar Muito Longe Da Turbina E Se For 4 Pode Estar Ligada Errado ...
Faloww

Athos, a sonda é de 4 fios e o Hallmeter só mexe quando quer:mrgreen: normalmente está ficando no verde direto... antes, com os fios ligados de outra forma, ele variava mais ou menos do jeito que vc falou. acho que tava certo:oops: vou inverter pra ver.
[ ]'s

Sidnei Diogo
31/08/2007, 10:57
Coletor de admissão bem projetado pode aumentar a eficiência volumétrica do motor em função do "efeito ariete"...
2" a mais na extensão da tubulação só serve pra deixar o carburador 2" distante do coletor, mais nada.

E 2" mais longe da água:mrgreen:

Sukis (acho que tô abusando:roll: qquer coisa manda o boleto:mrgreen:), não consegui nada do timer de bomba. Só consegui uns mini-reles auxiliares e um temporizador de acionamento do vidro, mas o eletricista disse que não pode ligar direto o rele no negativo da bobina porque o sinal não é estável o suficiente. Tem a receita? ...Um amigo me disse para colocar um alarme desses convencionais e ligar a bomba e bobina nele:pensativo:...será?
[ ]'s

Sidnei Diogo
31/08/2007, 11:12
...pensei em trocar o do F1 por um motor Diesel (MWM ou S4Tplus), porem, ao ver este tópico me entusiasmei. Será que, a principio, valeria a pena investir numa melhoria no meu 151 alcool, ao invés de partir para a troca, adaptações, mudança de documentos etc.?
Mas, afinal, para 4x4 necessitamos mesmo é de torque em baixa rotação. Alguem saberia dizer para quanto de torque iria o motor do 151 alcool, c/cabeçote rebaixado (1,5mm) e comando do a gasolina, usando o calço de 2" de aluminio? O original, sabe-se, tem 19,4 a 2000 rpm. A potencia já disseram, 130cv a 4000rpm, Pesquisei aqui no forum e na web e ainda não achei o valor de seu torque.
Acho que esta informação seria crucial para se verificar a relação custo/benefício do investimento se comparado a compra e instalação de um Diesel de 1a linha, como os que citei.

Júlio, tbm tenho um veículo diesel e o que posso te dizer é o seguinte: Para que gosta, vale a pena sim turbinar e preparar um GM151, (pode chegar a uns 300 cv) mas tem de ser bem feito e isto implica em muitas L$. O FALCÃO ficou muito bom de torque em baixa e o "corta-giros" te dá uma gama de regulagens muito legal. Não tem pega com os convencionais de rua. Agora o Diesel tem muitas outras vantagens, como andar dentro d'água, por ex. maior resistência do conjunto, durabilidade, etc. resumindo... seria como perguntar: Qual é mais bonito? o cachorro ou o cavalo? Não tem como responder a isso; Grandezas de espécies diferentes não podem ser comparadas. Vale mesmo é o gosto. Eu tô adorando... e faria de novo.
quanto ao torque... acho que uma Band de força com um CJ de agilidade:mrgreen:
[ ]'s

Sukys
31/08/2007, 12:45
E 2" mais longe da água

Água é problema pra filtro, não pra carburador. :mrgreen:

não consegui nada do timer de bomba. Só consegui uns mini-reles auxiliares e um temporizador de acionamento do vidro, mas o eletricista disse que não pode ligar direto o rele no negativo da bobina porque o sinal não é estável o suficiente. Tem a receita? ...Um amigo me disse para colocar um alarme desses convencionais e ligar a bomba e bobina nele

Esse pessoal está confundindo u com as alças. :-)
Temporizador de acionamento de vidro pode servir pra montar "timer de turbo", e não "timer de bomba".
Quando por aqui nem existia motor injetado eu montei este tipo de timer aos montes, mas nem sei se guardei a documentação. Se eu achar e se ainda tiver o fotolito do circuito impresso posso te montar um.

Sds,
Sukys

Sukys
31/08/2007, 12:52
Athos, a sonda é de 4 fios e o Hallmeter só mexe quando quer:mrgreen: normalmente está ficando no verde direto... antes, com os fios ligados de outra forma, ele variava mais ou menos do jeito que vc falou. acho que tava certo:oops: vou inverter pra ver.
[ ]'s

Fio preto - saida da sonda

Fio cinza - referência (negativo da bateria)

Fios brancos - aquecimento (negativo da bateria e positivo pós chave de ignição)

Sds,
Sukys

Sidnei Diogo
31/08/2007, 14:30
Sukys, já tô te devendo umas 10 cxs... Obrigado mesmo. e se precisar de ajuda em mecânica aplicada, pode contar. Valeu.
[ ]'s

athos_f
31/08/2007, 18:36
Ae Sidnei ... Num Isquece Di Mim Na Hora Das Cerva Hein... Hehehe

Ae Aqui Na Oficina Nos Colocamos Um Rele Pra Bomba E Bobina , é Um Rele Só Pros Dois . O Rele é Do Gol Gti .. Ele Só Manda Corrente Qdo A Bobina Recebe Pulso Do Distribuidor ... C O Motor Parado Nem A Bomba Nem A Bobina Recebe Corrente , E Se O Motor Eventualmente Morrer A Corrente é Cortada Imediatamente ... Voltando Com O Simples Virar Do Motor ... Quer Dizer Só Vai Corrente Enquanto O Motor Estiver Virando ... Uufa ...
O Rele ,como Eu Disse, é Do Gol Gti Antigo ... Rele Temporisado Da Injeção (sistema L.e.getronic) Num Sei Se é Assim Q Escreve ... Aqui Custou 54.00 E Agora Meu Primo Tá Instalando Em Todos Carros Turbo Aqui ... Ficou Muito Bom
AÍ É SÓ ARRUMAR UM ELETRICISTA BOM PRA FAZER O CHICOTINHO E PRONTO ..
FALOWW

Sidnei Diogo
31/08/2007, 21:50
Ae Sidnei ... Num Isquece Di Mim Na Hora Das Cerva Hein... Hehehe

K7, Athos, acho que vou abrir um beer:mrgreen:
Aê: Tava olhando que vc é de Jundiaí; Eu presto serviço pro pessoal da Plasinco em Várzea Pta e vou lá direto. Vamos secar uns baldes qquer dia desses, falow?
[ ]'s

athos_f
03/09/2007, 18:40
Opa ... é Só Marcar .. Vamos Marcar Pra Fazer Umas Trilhinhas Por Aqui Tbm ... Faloww .. Abraço

JP CJ-5
09/09/2007, 14:08
Pessoal, é possível utilizar o radiador original do CJ-5 com o GM151 sem ter que refazer o encaixe da mangueira (:shock: eita ) entendam "centralizá-la" no radiador ??? ou tem q fazer mesmo ...

Aproveitando, Sidnei, ... muda muita coisa à utilização deste comando (286°) em relação desempenho/potência ( em baixa/alta) ( antes do turbo ) ...

[ ]'s Valeu galera :concordo:

Sidnei Diogo
10/09/2007, 22:22
Pessoal, é possível utilizar o radiador original do CJ-5 com o GM151 sem ter que refazer o encaixe da mangueira (:shock: eita ) entendam "centralizá-la" no radiador ??? ou tem q fazer mesmo ...

O meu não foi centralizado o bocal mas a mangueira é em "L", faz uma curva até ele.

...Aproveitando, Sidnei, ... muda muita coisa à utilização deste comando (286°) em relação desempenho/potência ( em baixa/alta) ( antes do turbo ) ...

Com turbo não é aconselhável utilizar comando muito brabo; sem turbo e acompanhado de mais algumas preparações fica 10. mas o Athos é que manja dessas coisas.

[ ]'s

athos_f
11/09/2007, 20:24
Na Verdade , No Jeep Num é Muito Bom Um Comando Muito Brabo ,nem Com Turbo E Nem Sem Ele , Pois O Motor Ganha Força Em Maior Rotação E Prejudíca Em Baixa ... Um Comandinho De Leve Vai Bem ..até Mesmo Um Original Dos Opalas Ss Dão Um Bom Resultado .... Faloww

JP CJ-5
11/09/2007, 21:56
Ok
Valeu Srs. !

dalmo cruz torres
18/09/2007, 21:46
Pessoal, vou fugir um pouco do tópico, mas acho que v/c podem me ajudar; um amigo que tem uma F-75 6cil 4 marchas perdeu o motor da F dele( estava sem óleo e o filho dele continuou andando até que o motor travou) e eu aconselhei que ele colocasse um motor de opala . Apesar de saber que é uma adaptação fácil, fui dar uma olhada nas flanges disponivei no mercado e encontrei na Donatti uma em alumínio fundido, que parece ser muito bem feita, e que não precisa adaptar o eixo piloto do cambio, usa o platô do motor opala e volante da Willys. Aparentemente "bão demais". A minha pergunta é, alguém do fórum já colocou essa flange, ela é tão boa assim mesmo?
http://www.jet.com.br/design/donatti4x4/produto/multifotos/thumbs/13474b-1G.jpg

Sidnei Diogo
18/09/2007, 22:39
...O Rele ,como Eu Disse, é Do Gol Gti Antigo ... Rele Temporisado Da Injeção (sistema L.e.getronic) ... Ficou Muito Bom
AÍ É SÓ ARRUMAR UM ELETRICISTA BOM PRA FAZER O CHICOTINHO E PRONTO ...FALOWW

Aê Athos: Só faltou um item, KARA. O Eletricista bom:parede::parede:

Num dá pra vc passar o esqueminha de ligação do rele? Ou pelo menos aonde vão ligados os fios de alimentação dele? :mrgreen:

[ ]'s

Sidnei Diogo
18/09/2007, 22:44
... encontrei na Donatti uma em alumínio fundido, que parece ser muito bem feita, e que não precisa adaptar o eixo piloto do cambio, usa o platô do motor opala e volante da Willys. Aparentemente "bão demais". A minha pergunta é, alguém do fórum já colocou essa flange, ela é tão boa assim mesmo?

Se for para manter o câmbio Willys, já utilizamos por aqui; mas de aço. Essa flange é bastante simples e funciona legal.
[ ]´s:concordo:

dalmo cruz torres
18/09/2007, 23:15
Valeu Sidnei. Vou falar com o meu amigo então.

athos_f
19/09/2007, 11:56
Ae Sidnei .. Vou Pegar O Esquema E Aí Te Passo ...

Ae Dalmo ...pode Usar A De Aluminio Que é Boa Sim , E Guenta O Tranco .. Lá No E.u.a. Eles Já Fazem Semi-eixos De Aluminio ... Carcule ... Faloww

dalmo cruz torres
19/09/2007, 12:18
Valeu Athos, vou falar com o meu amigo sobre a flange.
Fui olhar o motor hoje, ele disse que andou um tempo ainda sem óleo, acho que travou tudo...vai ter que trocar o motor mesmo.

Elmer_Jeep
19/09/2007, 15:08
Ae Dalmo ...pode Usar A De Aluminio Que é Boa Sim , E Guenta O Tranco .. Lá No E.u.a. Eles Já Fazem Semi-eixos De Aluminio ... Carcule ... Faloww

flange é uma coisa, semi-eixo é outra de aplicação totalmente diferente que requer materiais completamente diferentes.

[]'s

ferraz
19/09/2007, 21:46
preston oil
Qual o carbura vc esta usando, e seu comamdo, seu motor é original a alcool, qual cambio esta usando e qual é o consumo ?
Desculpe o questionário

JP CJ-5
20/09/2007, 11:00
O meu carbura é o E 2 o motor é original 151 azul o cambio éo trez marchas estou pensando em colocar um turbo d 1k.Vc sabe algo sobre isso, turbo no 151.Eu não sei nada sobre mecanica...

Colega, dá uma lida no tópico todo que tem uma receita boa ...
Nosso amigo Sidney acaba de fazer isso no seu GM151 ...

ferraz
20/09/2007, 11:02
Cara estou lendo tudo a respeito de mecanica, depois de ser sido enganado com meu jeep só fiseram besteira.
O que falam do turbo é que em baixa o comportamento não é muito bom só surgundo a potencia em altas, porem se pode regular para entrar toda a presão em rotação mais baixas, há a possibilidade da utilização dos turbos pulsativos que tem um funcionamento mais linear em todas as rotações.
Eu pessoalmente faria uma preparação aspirada, usaria o comando da versão a gasolina, uma taxa de 13:1, o carbura 2 ou 3E, uma ventoinha eletrica, cabos de vela de melor qualidade, bobina do gol MI, com isto a potencia iria para mais ou menos 130cv, com baixo envestimento, entretanto, preparação é algo totalmente pessoal.
Há um site muito bom para tirar estas duvidas em seu forum:
www.amigosdoopala.com.br

athos_f
20/09/2007, 11:54
flange é uma coisa, semi-eixo é outra de aplicação totalmente diferente que requer materiais completamente diferentes.

[]'s

CALMA ÁMIGO ELMER ... SÓ ESTOU FAZENDO UMA COMPARAÇÃO GROTESCA ,APENAS PARA MOSTRAR Q NÃO PRECISA SER AÇO PRA SER FORTE .. HEHE ... FALOWW

JP CJ-5
20/09/2007, 12:58
Ferraz, procuro ler muito também a respeito de preparação,
esse site que vc indicou do clube amigos do opala realmente tem bastante coisa à respeito, só toma cuidado pois, geralmente, a maioria das receitas é pro pessoal que quer melhorar o desempenho em ALTA...
Em aspirado, acredito q o "x" da questão seja à escolha do comando, como o Athos diz, pra jipe é bom não muito brabo ...
Esse comando do Gm151-S no motor à alcool ja deva dar uma boa melhorada no seu motor ( Comando Opala 151-S, nº. 7334965 ).

Pag. 5 e 6 do tópico tem uma receita bem completa p/ aspirado.
Dessa pag. em diante tá a receita p/ turbo.

[ ]'s falow.

athos_f
20/09/2007, 15:25
Só Uma Coisinha Jp ... O Comando Melhor é O Do 151s A Gasolina Valew..faloww

athos_f
20/09/2007, 15:38
Ae Sidnei ...consegui O Esqueminha De Ligação Do Rele .. Aí Vai

15- Positivo Pós-chave
31-terra
30-positivo Bateria
1-negativo Da Bobina (pulso)
50-esse é Ligado Naquele Fio Q Aciona A Partida , Não O Q Vem Da Bat. O Q Vem Da Chave..
87a E 87b - Esses São As Saidas (+) Para Bomba E Para Bobina+caixinha De Ignição ...

Obs. Os Dois 87 Aguentam 30a.. Melhor Se Vc Pôr Um Rele Comum Em Cada Saida Dessas ...
Obs.2-no Rele Da Bobina+caixinha (comum Citado Acima) Puxar Um Chicotinho Direto Da Bateria , Melhora, E Muito, A Faisca...

No Fim Da Ligação ,faça O Teste .. Ligue Uma Lampada De Teste Nesses 87 , Um De Cada Vez E De Partida ..vc Vai Ver ... Só Dá Corrente(+) Qdo O Motor Esta Virando ... Se Caso Morrer A Corrente é Cortada .. Impedindo Q Se Queime Bobina E Q A Bomba Fique Ligada ... Boa Sorte ...

Num Vai Tacá Fogo Em Tudo Aí Hein!!!!!

Faloww

Sidnei Diogo
20/09/2007, 19:28
Fala aê gALLera. Este tópico é fera mesmo. Obrigado Athos; Põe na conta aí. Mais umas duas cxs, BLZ? Amanhã mesmo estarei ligando o bichinho.

JP, Ferraz, Presto-oil, etc..:

Turbinei o meu CJ-5 (o Falcão) e estou muito satisfeito. Estou utilizando uma Garret .50 com tucho mecânico e td o mais. Fica muito bom em baixa sim e, prá não dar pau, tem de gastar umas L$ a mais. Estou com 800 gr de pressão e já andei o dia inteiro dentro dágua (80 cm). Está fazendo uns 4 a 5 km por litro no álcool puro (mas porque a gente gosta de escutar o espirro:mrgreen:). Agora se andar de boa, faz mais. Já passei a receita toda que o Athos, e a gallera me passaram mas, se interessar, passo de novo. Valew?
Na minha opinião, tá aprovado.
[ ]'s

athos_f
25/09/2007, 17:55
E Aí Sidnei ... Ligou O Tréco ?

Sidnei Diogo
25/09/2007, 22:52
E Aí Sidnei ... Ligou O Tréco ?

Fala Athos; Liguei sim, isto é, mandei ligar mas não deu tempo de ir buscar hoje. Amnhã, lá pelas 5 da manhã:twisted: eu vou buscar. aí posto o que rolou. Falow?
[ ]'s:dance::dance:

Sidnei Diogo
28/09/2007, 22:21
Aí gALLera? BLZ?
Já tá ligado o tal do circuitinho temporizador. Ficou SHOW! Valeu Athos; Valeu gALLera.
O legal é que esse sistema, mesmo sem turbo, permite amplificar a faísca da bobina melhorando a ignição, o consumo, a potência e o funcionamento da marcha lenta.
Recomendo a instalação até em motor BF com ig. eletrônica.
[ ]'s

Marcelo Lopes
29/09/2007, 01:26
Sidney,

Esse circuito temporizador vc pegou onde ?? To querendo melhorar a faísca da Jabiraca ( GM151 álcool ) mas não acho nada que me agrade... até agora só ví firula de tuning... muita cor e pouco resultado.

Sukys
29/09/2007, 01:50
... até agora só ví firula de tuning... muita cor e pouco resultado.

http://www.geocities.com/rsukys/produtos/cdi-d.wmv

Sds,
Sukys

Varela
04/10/2007, 15:07
Ae Sidnei ...consegui O Esqueminha De Ligação Do Rele .. Aí Vai

15- Positivo Pós-chave
31-terra
30-positivo Bateria
1-negativo Da Bobina (pulso)
50-esse é Ligado Naquele Fio Q Aciona A Partida , Não O Q Vem Da Bat. O Q Vem Da Chave..
87a E 87b - Esses São As Saidas (+) Para Bomba E Para Bobina+caixinha De Ignição ...

Obs. Os Dois 87 Aguentam 30a.. Melhor Se Vc Pôr Um Rele Comum Em Cada Saida Dessas ...
Obs.2-no Rele Da Bobina+caixinha (comum Citado Acima) Puxar Um Chicotinho Direto Da Bateria , Melhora, E Muito, A Faisca...

No Fim Da Ligação ,faça O Teste .. Ligue Uma Lampada De Teste Nesses 87 , Um De Cada Vez E De Partida ..vc Vai Ver ... Só Dá Corrente(+) Qdo O Motor Esta Virando ... Se Caso Morrer A Corrente é Cortada .. Impedindo Q Se Queime Bobina E Q A Bomba Fique Ligada ... Boa Sorte ...

Num Vai Tacá Fogo Em Tudo Aí Hein!!!!!

Faloww

Pô, rola um desenho aí pros DREN... heheheheh
Vou tentar fazer também...

Sidnei Diogo
04/10/2007, 19:07
...Esse circuito temporizador vc pegou onde ?? To querendo melhorar a faísca da Jabiraca ( GM151 álcool ) mas não acho nada que me agrade... até agora só ví firula de tuning... muita cor e pouco resultado.

Aê gALLera: Tentando ajudar, vai aí umas dicas deste tópico mesmo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=449434&postcount=112
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=451231&postcount=133
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=460856&postcount=153

Marcelo Lopes
07/10/2007, 00:02
Sidney,

Meu problema na Jabí não é esquentar com o motor desligado... é esquentar andando pois não tenho o fio resistivo. Assim tive de adaptar uma resistência em série que ( sinto no pé... ) está limitando a faísca da bobina. Sem a resistência é muito melhor, mas esquenta em menos de 15 min.

A "caixinha" do Sukys parece ser a solução...

Sidnei Diogo
07/10/2007, 18:34
Sidney,

Meu problema na Jabí não é esquentar com o motor desligado... é esquentar andando pois não tenho o fio resistivo. Assim tive de adaptar uma resistência em série que ( sinto no pé... ) está limitando a faísca da bobina. Sem a resistência é muito melhor, mas esquenta em menos de 15 min.

A "caixinha" do Sukys parece ser a solução...

Fala Marcelo. Passei as "receitas" pra galera que se interessou. é claro que é uma solução meio Tabajara (uma adaptação com peças de outros carros) mas vira legal; Agora, se o Sukys tem a solução, pode confiar sem medo. O cara é FERA. Os produtos que ele comercializa são muito bons e quando ele não tem, não tenta "inventar" só pra manter o status. (E Aê: nem combinei comissão com ele ainda :mrgreen:).

Boa sorte e, depois que acertar, conta pra gente, falow!?
[ ]'s

fabiano carraro
14/10/2007, 20:57
ola amigo do alcool para gasolina muda o cabeçote o meu motor 4cc abaixei 2.5 em ângulo para o lado da dimissão, melhora a decida de combustível. ETA EXPLICA A PARTE DO ANGULO DIREITINHO HOMI?????????1°)como é que fica o nivel de cuba da carburaçao???? 2°)quantos graus??????? 3°)ç a mistura vai "pulverizada"pros cilindros no que isto faria diferença???????? fiquei curioso pois isto nunca tinha ouvido falar em preparaçao!!!!!!!!!!!!!!!!!

fabiano carraro
14/10/2007, 21:18
Amigo ,

Embora este topico esteja aqui a mais tempo , somente agora resolvi me manifestar .

Sem ofensas e querendo somente ajudar ,..., não jogue dinheiro fora .

Sei que muitas vezes a gente fica querendo fazer naquele entusiasmo , aprendendo , testando , etc mas vai um conselho de quem já fez e se arreependeu .

Gastei R$ 4.500 na preparação de um motor opala 4CC alcool para meu engesa .
O serviço foi em uma oficina especializada em Belo Horizonte .

A primeira vez que andei senti que realmente ficou muito nervoso .

Na primeira trilha quebrou todas as molas das valvulas .
A oficina consertou em garantia mas a partir dai o motor não foi mais o mesmo .

Este motor está encostado na oficina ( quanto você paga nele ) .

Comprei um 6CC - 4100 e instalei .

Amigo , isto é que é motor ,..., torque , silencio e sem manutenção .

Meu azar foi pagar 4.500 para nada .

Fica ai a dica .

Sds

Danilovende só os balanceiros roletados?????????e os pistoes forjados???????????quantos graus tem o comando que colocaram??????ç for maior que 286º tambem me interessa!!!!!!!!!!!!!

ferraz
15/11/2007, 12:43
E ai meus caros, como estão as viaturas?
Qual preparação, foi feita?
Como ficou na trinha, estrada?
Consumo, aquecimento, comportamento em baixa rotação?
Um abraço.

fpc3
19/11/2007, 03:30
fica muito bom um engesa com turbo e 4cc a alcool.

RECEITA DO TURBO PARA O FALCÃO

- Motor 151 2.5cc ÁLCOOL
- Comando 286
- bobina do Vw M.i
- Velas Frias BP7ES Ngk
- tuchos Mecânico

- TURBINA GARRET .50 (TÁ BOM. VCS VENCERAM. TROQUEI)
- CARBURADOR 3E ÁLCOOL COM BASE METÁLICA SOLDADA NA ADMISSÃO E 2" DE ALTURA
- COLETOR DE ESCAPE EM AÇO NODULAR HIPERLÍTICO
- AEROQUIP (2)
- MEDIDOR DO TURBO
- MEDIDOR DE ÓLEO
- MEDIDOR DO COMPRESSOR
- HALLMETER (TÁ CERTO O NOME?)
- MUFLA EM DURALUMÍNIO
- SAÍDA DE ESCAPE EM INOX
- OSTERGATE
- SAÍDA DE ÓLEO
- ENTRADA DE ÓLEO
- FILTRO ESPORTIVO CÔNICO COM PROTEÇÃO EXTERNA
- MANGUEIRA ALTA-PRESSÃO (DO TIPO DA DO MERCEDES 1113)
- SONDA LAMBDA
- VÁLVULA DE PRIORIDADE (ESPIRRO)
- DOSADOR DE COMBUSTÍVEL
- BOMBA ELÉTRICA (DO MONZA/CALIBRA)
- BOBINA DO GOL MI
- TUBULAÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM COBRE 3/8"
- CORTE DE GIRO PROGRAMÁVEL
- ESCAPE 2 1/2" COM SILENCIOSO "TURBÃO"
- SNORKEL DE ESCAPE 2 1/2"
- FILTRO DE COMBUSTÍVEL DUPLO COM COPO DE VIDRO (TIPO INDUSTRIAL)
- ADAPTAÇÃO DE UMA COIFA NO SNORKEL (PARA PROTEGER O FILTRO)[/quote]

CAVESO
19/11/2007, 12:39
Qual a potencia aproximada de um motor com essa receita acima?

Sidnei Diogo
27/11/2007, 00:24
Qual a potencia aproximada de um motor com essa receita acima?

Fala, Caveso. Naum sei como medir a potência do bicho naum, mas posso garantir que fica bom pra K7. É um pouco diferente de conduzir na trilha porque quando os pneus encontram obstáculo, a turbina enche e a tendência é o Jeep cavar. Tem de manerar no pé. Mas ainda não consegui dar final (acho que o resto não aguenta:mrgreen:).
O consumo ficou 1/2 brabo: ~4Km/ litro mas, como não estou preocupado com consumo, estou pisando fundo só prá ouvir o espirro:dance:. Se andar de bôa, acho que faz uns 6 (com pneu tork e rel. 8x43 + câmbio chevette).
Rodamos 1200 km no feriado e já tá quase pau-a-pau com a Pajero:mrgreen:
Eu gostei e recomendo mas, se for fazer, tem de fazer direito; nada de 1/2 boca.
[ ]'s101981

Sidnei Diogo
22/03/2008, 19:49
AÊ: Prá gALLera que perguntou da potência, num teste meio tabajara que fizemos por aqui, bateu em 230 CV. Estamos tentando agendar um teste no dinamômetro de uma indústria daqui. Qdo conseguirmos, posto os resultados.
[ ]'s

Maziero
29/06/2008, 18:49
O SIDNEI. Cadê o resultado do teste. Aguardando ansiosamente.

haghaon
21/08/2008, 10:45
o Sidnei. Cadê O Resultado Do Teste. Aguardando Ansiosamente.

Vou Fazer Uma Esperieencia ,vou Colocar O Carburador A Alcool Solex 40 Deis Da F75 No 4cc A Gasolina Precizei Fazer Uma Adaptação No Coletor A Alcool Tive Que Serrar O Pedacinho Entre As 2 Entradas Para A Boca Do Solex Ficar Livre No Meio Do Coletor E Tive Que Fazer A Flange...não Vou Montar O Motor Ainda Mas Alguem Já Usou Um Solex 40 Deis A Alcool No Motor 151 A Gasolina Sabem Se Fica Bom....

Zuriel
21/08/2008, 15:03
Alguém aí sabe onde arranjo um comando nervoso pro meu motor GM 4cc?

Grato

Alberto Figeuiredo
22/08/2008, 19:37
Desculpem! Sou novo e gotaria de saber se podem me ajudar a encontrar carburador duplo de opala e válula termostácica manual para Ferroza.
Obrigado

Alberto Figeuiredo
22/08/2008, 19:38
Athos,,

Não lembro direito, mas as bielas do Opala, não possuem dois ou três tipos de tamanhos diferentes???
Não seria melhor ao invés de tornear a cabeça do pistão, colocar uma biela mais curta????
Se não me engano, o meu motor foi feito dessa maneira.

Abraço,

Leonardo
Desculpem! Sou novo e gotaria de saber se podem me ajudar a encontrar carburador duplo de opala e válula termostácica manual para Ferroza.
Obrigado

dalmo cruz torres
12/10/2008, 10:18
Pessoal, acabei de comprar um motor de opala 4 cilindros a álcool. O motor é amarele e tinha carburador de corpo duplo. O Motor veio parcialmente desmontado e faltando algumas peças, mas aparenta estar em muito bom estado. Bem , minha dúvida é a seguinte; não quero mexer na parte de baixo nem nos pistões, qua aparentemente estão perfeitos, com qual conjunto carburador/comando de válvulas eu consigo mais economia sem perder desempenho? Como eu adapto ignição eletrônica no distribuidir sem ela?

leogc
13/10/2008, 09:00
salve dalmo,

ressucitando esse topico...

eu estou montando um motor de opala 4cc, pistões planos, 14 de taxa, para rodar no álcool....ele tá com comando 294º (um pouco bravo demais, eu sei) mas que levanta bem, garantindo uma marcha lenta em torno de 700-800 rpm. a idéia é carburador weber 40 (para alimentar o comando e manter a marcha lenta baixinha), leve polimento no cabeçote e válvulas do vortec ou do corvete (uma que o mecanico que tá montando para mim arrumou). o motor já está com tucho mecanico, molas mais resistentes, polia de alumínio. também quero colocar poli-V (provavelmente com peças do omega).

no futuro (na hora que tiver que abrir a parte de baixo do motor), pretendo passa-lo para 3.0.

como o original também é platinado, também queria saber o que preciso para colocar a ignição nele, a idéia é colocar a ignição e um modulo DIS para não ter problema de molhar o distribuidor.

abs

dalmo cruz torres
13/10/2008, 10:30
Legoc, O meu motor também é com pistôes planos, ele é álcool original. O comando eu estou querendo colocar o oiginal dos motores a gasolina(tem um sobrando aí?), a polia do comando já é de alumínio. Estou tentando achar as válvulas de admissão do vortes, e o cabeçote tem que rebaixar quanto, tevando em conta que ele é original álcool? Sobre a ignição, o meu motor veio sem distribuidor, então eu estou pensando em comprar um daqueles kits que vendem no ML(achei um por 250,00). O carbura eu ainda não me decidi, é que ví um módulo de injeção que dá para fazer em casa, e parece que fica bem barato, então ainda estou na dúvida...MAs não quero que o motor fique gastão, senão eu perco a vantagem da economia para os 6 cilindros...
Que vc acha, será que fica bom?

leogc
13/10/2008, 13:23
fala dalmo,

eu não tenho comando sobrando, pois estou comprando o motor com esse comando. mas posso perguntar ao cara que está me vendendo o motor se ele tem.

estive pensando nesse negócio das válvulas e conclui que o aumento do diâmetro das válvulas vai elevar a faixa de torque máximo, o mesmo efeito de um 16 válvulas. Não sei se concluí certo, mas com certeza o motor vai respirar melhor.

também não sei o quanto tem que baixar no cabeçote. o motor que estou comprando é gasolina, só que o cara tem um cabeçote álcool na oficina dele. esse cabeçote já levou uns passes e está bem taxado, só vamos dar uma faceada nele para limpar.

eu tb vi esses kits e estou pensando neles, o problema é que como vou colocar a DIS só preciso do distribuidor eletrônico.

esse módulo que vc viu é o megasquirt? já li um pouco sobre ele e segundo um tópico aqui no forum os experts disseram que é complicado de ligar se a gente não tem um conhecimento razoável de eletrônica (eu não tenho). sei que existem outros módulos que tornam possível essa adaptação (fueltech por exemplo), inclusive na área dedicada aos willys tem um cara se propondo a vender uns modulos desses nacionais, só precisaria de algumas adaptações. mas preciso conversar com alguem que entenda desses motores para ver qual seria o impacto no desempenho e na economia.

abs

dalmo cruz torres
13/10/2008, 13:51
Legoc, se o cara que te vendeu o motor tiver um comando do motor a gasolina soobrando e o preço for bom eu interesso sim! Eu nunca montei nenhum motor de opala, mas já montei outros motores e sempre achei que válvulas de admissão um poco maiores, em conjunto com outras mudanças melhoram o rendimento do motor, então estou querendo colocar essas válvlas da V6, mas não estou conseguindo achá-las a bom preço...aqui em Poços me pediram 75,00 em cada uma!
O módulo que ví é um megasquirt sim, mais ainda estou bem indeciso sobre injetar ou não o motor. Tenho que pensar melhor sobre isso. Acho que se for injetar, talvez compense mais comprar uma fueltech race proF1, que também controla a ignição, daí eu usaria o corpo do distribuidor só para colocar uma roda fônica e usaria quatro bobinas. Fiz isso em um fusca que eu tive, ficou ótimo, e no fusca eu coloquei bobinas do Fiat Marea, que fica conectada a vela. Ficou uma montagem muito limpa e eficiente. Mas fica meio caro....uma fueltech com todos os demais componentes não fica por menos que 2 contos...

leogc
13/10/2008, 15:19
dalmo,

vou ver com ele essa semana ainda. e vejo o preço. ele me disse que arruma umas válvulas maiores por 100 pratas o jogo, vou confirmar essa semana também.

no começo eu pensei seriamente em injetar, mas confesso que o custo começa a ficar tão alto que é melhor partir para um motor já injetado de fábrica, s10 por exemplo. o mesmo acontece com o carburador, uma weber 40 custa aqui no brasil mais de 1,5 K, mas como vou aos istaitis ano que vem talvez traga uma nova para mim.

mas ainda não decidi isso....

abs

leogc
13/10/2008, 15:26
mais uma coisa...precisa mapear toda a injeção, pelo que li por aí, para ficar bem feito tem que ser feito no dinanômetro. quanto será que custa uma brincadeira dessas?

abs

leogc
14/10/2008, 11:14
Fala Dalmo,

ontem tava dando uma pesquisada e acho que vou partir para a injeção....o custo não é tão alto assim e se melhorar o consumo em 1 km/l de combustível, o retorno é significativamente rápido. mas acho que vou de fueltech igual vc.

veja esse tópico no forum dos opalas:

http://www.amigosdoopala.com.br/forum/index.php?topic=24070.0

abs

dalmo cruz torres
14/10/2008, 11:42
Leogc, eu também estou pensando bem sobre a ijeção eletrônica, mas como ainda estou atrás de peças meio básicas não parei para estudar o caso, mas que fica bom fica!
Depois de procurar pra tudo quanto é lado e ter a válvula do vortec com preços entre 120,00 e 70,00 cada consegui achar numa revenda chevrolet a uma quadra de casa as ditas válvulas por 36,00 cada uma...dando cabeçadas e aprendendo.
Falei na retífica que queria que o cabeçote fosse rebaixado em 1,5mm e os caras quase tiveram uma cria, disseram que eu vou estourar o motor, que o cabeçote vai trincar, etc. Bem, fiquei na dúvida, é isso mesmo que tem que rebaixar? 1,5mm do cabeçote originalmente a álcool?

leogc
15/10/2008, 07:59
bom preço hein.

o meu ainda está bem no início....só devo terminar de montar tudo no ano que vem, já que o carro ainda está rodando com o motor original...depois de tudo pronto eu monto.

em relação à retífica, eu já ouvi várias pessoas falando de rebaixar 1,5mm....mas não tenho certeza. acho que o melhor lugar para pesquisar isso são nos foruns de opala.....as vezes eu dou uma lida em vários deles.

quando tiver notícias eu posto por aqui, o negócio agora é começar a procurar uma TBI de monza.

abs

Rodrigo Baratti
15/10/2008, 11:58
Dalmo,

Esses tópicos abaixo trazem comentarios sobre viaturas com diferentes configurações desse motor.
Vale a pena dar uma olhada para definir o que se encaixa melhor em sua necessidade.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3468
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=36105
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=734

[]

dalmo cruz torres
15/10/2008, 15:01
|Valeu Rodrigo, vou dar uma estudada neles.

leogc
15/10/2008, 15:10
Fala Rodrigo,

Já tinha visto esses tópicos mas eles tratam especificamente do aumento da cilindrada (não pretendo fazer isso no momento, mas quem sabe no futuro)....mas realmente há muita informação boa....

abs

dalmo cruz torres
16/10/2008, 10:15
Pessoal, eu vou m ontar o motor do opala na capa seca da C20 e cambio clarck 240V, fui informado pelo colega Kim que para essa capa seca tem que usar o arranque da C20 também, é isso mesmo?

leogc
16/10/2008, 11:03
Dalmo,

se eu entendi direito o que um amigo me explicou, o volante do motor, a capa seca, o arranque e a embreagem tem que ser todos do mesmo carro....no seu caso C20.

agora uma dúvida, existe alguma vantagem em usar a da c20 em relação ao conjunto do opala (usando embreagem do 6 cil, para aguentar a cavalaria)?

abs

Kim
16/10/2008, 12:45
Caro leogc!

A diferença e grande entre os dois sistemas.

O conjunto do opala vai, mais terá desgaste prematuro, pois o platô, disco e volante são bem menores.

Esse também é um motivo, pois o arranque da C20 é "mais para fora", não alcançando assim a gremalherira.

O do opala é o oposto.

Abraços.

Kim

leogc
16/10/2008, 16:05
valeu Kim, era exatamente o que eu precisava saber.....depois que pegar o motor vou ver o que eu vou fazer.

abs

dalmo cruz torres
16/10/2008, 19:36
Kim, então tenho que usar o arranque, o volante e o conjunto platô disco de embreagem da C20 !

Kim
16/10/2008, 21:11
Caro dalmo cruz torres!

O conjunto do opala é menor, se colocar o volante do opala na cp c20, o arranque não alcançará, como no desenho ( só estou com a mão esquerda).

Como também, o volante da c20 não cabe dentro da cp do opala ( me refiro ao arranque).

O arranque do opala é fixo no bloco, o da c20, na capa seca e bem maior o induzido.

eu tenho um do opala para venda...

dalmo cruz torres
16/10/2008, 21:22
Kim, valeu, eu já ia comprar o arranque do opala...e ia ficar com ele também....valeu.
Então o engesa vem com a capa seca, o arranque , volante e conjunto de embreagem da c20, não ia conseguir descobrir isso sózinho nunca.

Kim
16/10/2008, 22:01
isso mesmo!

A/C/D 10/20/40

dalmo cruz torres
21/10/2008, 19:43
Alguém sabe de onde vem o óleo para lubrificar a turbina dos opala 4 cilindros?

Lucas Nassif
21/10/2008, 19:46
Então em breve vou ter que vender o volante e arranque do 4.4L (que é de Opala) e procurar um da C20!!!

:pensativo:

dalmo cruz torres
21/10/2008, 19:48
Ia esquecendo, estou pensando em colocar uma bomba de álcool elétrica com um regulador de pressão, o que vc acham? O carbura, vou de H34, pois achei dele recondicionado a bom preço e o coletor aquecido que eu tenho já é para ele.

trovãojeep
21/10/2008, 21:37
em Bh tem uma loja que se chama mundo dos rolamentos, la eu comprei o arranque, o volante e a embreagem da c20 para colocar no 6c do opala que estou montando, o alternador eu comprei o do omega. O preço dava bem legal

dalmo cruz torres
21/10/2008, 23:22
Trovão, essa loja tem site na web?

trovãojeep
21/10/2008, 23:29
www.mundodosrolamentos.com.br (http://www.mundodosrolamentos.com.br) , eles tem 7 lojas , cada uma especializada em um tipo de serviço, motores, caixas, peças, latarias, mecanica diesel..., la eu comprei os bancos da ecosport, a direção hidraulica do omega, e estou quase comprando o motor 6cc do opala, para a preciosa.

leogc
22/10/2008, 08:00
Ô dalmo desistiu da injeção?! vai turbinar o bicho?

segunda feira fechei negócio no motor...agora é só começar a construir. 1ª etapa dar um passe no cabeçote (apenas para limpeza), leve polimento no dutos, válvulas maiores (acho que do vortec)....

abs

dalmo cruz torres
22/10/2008, 09:24
Leo, não vou turbinar não, mas quero montar um compressor de ar que tenho para ter ar comprimido na camionete. Mas não é compressor de ar condicionado, é compressor de ar de freio, e precisa de lubribicação. Sobre a injeção, por hora eu desisti sim. Cara, eu achei válvulas baratas na concessionária GM de Poços, mas tinha que vir de outra loja. Pedi já fazem 10 dias, não chegou nada, então ontem eu mandei fazer o cabeçote com as vávulas originais mesmo....Eu consegui achar dois motores de arranque da C20, se alguém precisar de um me fale. Agora estou atrás do volante do motor da C20.

leogc
22/10/2008, 15:00
saquei....então vai acabar montando originalzinho mesmo né?

bom, eu vou tocando meu projeto e no decorrer do trampo vou avisando.

abs

dalmo cruz torres
24/10/2008, 19:06
Leo, queria dar uma apimentada nele, mas demora muito para achar as peças e eu já tô sem paciência para ficar esperando, então vou com o que for mais rápido.

leogc
25/10/2008, 18:48
fala dalmo...

com certeza só to fazendo isso pq o motor já está parcialmente montado e o cara consegue todas as peças para mexer no maldito....fora que o carro continua andando enquanto isso...se tivesse que fazer com o motor parado. jamais o faria.

na parte de vendas de peças tem um tópico de um cara vendendo o kit completo para injetar o gm 151.....

abs

CARAVOCA78
16/01/2009, 12:31
Olá A Todos....sou Novato Aqki E Queria Saber Se Alguem Poderia Me Passar Algumas Dicas Impportantes.....tenho Uma Caravan 78 A Alcool....4cc....queria Colocar Um Kit Turbo Nela...o Que Realmente Seria Ideal Trocar...que ñ Gaste Muito Dinheiro Tb...rss....e Meu Carburador é Um Solex Duplo....é Bom Para Turbinar??....agradeço Desde Já....

leogc
16/01/2009, 13:18
Amigo,

Acho que vc consegue informações melhores nos foruns sobre Opala, procure no site:www.opala.com que tem muita informação....

Turbinar um motor que já vem sendo usado há algum tempo não é lá uma coisa muito recomendável já que o motor pode não aguentar.....o ideal é uma retífica completa antes de qq coisa....

depois, arranje um bom preparador na sua cidade ou nas proximidades, preparação é coisa séria e exige profissionais decentes...principalmente para regular tudo e te indicar a melhor turbina....ele vai te orientar sobre o carburador.

abs

JP CJ-5
18/01/2009, 13:28
Olá A Todos....sou Novato Aqki E Queria Saber Se Alguem Poderia Me Passar Algumas Dicas Impportantes.....tenho Uma Caravan 78 A Alcool....4cc....queria Colocar Um Kit Turbo Nela...o Que Realmente Seria Ideal Trocar...que ñ Gaste Muito Dinheiro Tb...rss....e Meu Carburador é Um Solex Duplo....é Bom Para Turbinar??....agradeço Desde Já....

Camarada, dá uma olhada:
http://www.amigosdoopala.com.br/forum/index.php?topic=24258.0

[ ]'s

Bergantin
04/02/2009, 17:03
Estou reformando um Jeep 62 por completo, e a parte mecânica que vou colocar vai ser Motor de Opala 151S a gasolina já comprado, que pretendo mandar ele para retifica mais não pretendo mudar o combustível, gostaria de melhorar a sua potencia, como tive lendo no fórum, mais tem muita coisa para quem vai mudar para álcool, gostaria de saber sobre a taxa de compressão o que poderia fazer para melhorar, já vou trocar os pistão pelos retos, será que também tem que tira no cabeçote, e quanto tirar? E o comando será que o 151S já esta boa ou seria melhor colocar outro um pouco mais forte. Obrigado por enquanto.

leogc
04/02/2009, 17:45
Fala Bergantin,

Seguinte cara, dá uma lida no tópico todo que tem quase tudo que vc precisa.

abs

Kako
20/04/2009, 23:02
Ae Pessoal ...aí Sidnei .. é Q é Mais Comum Turbinar Motores Gasolina E Aí Funcionam A Alcool , Mas No Caso Do Opala , Pode Ser Assim Mesmo , Já Ví Muito Opala Com Motor Alcool Rodar Gasolina.. Pode Mandar Bala ... Só Cuidado ..não Deixe Grilar Nem Dar Falta De Comb.. O Ideal é Colocar Um Hallmeter.. Aquele Que Mede A Mistura .. Num Custa Caro E Facilita E Muito O Acerto Do Motor...
Sobre A Turbina Foi Eu Quem Disse Q Era Pequena E Ainda Acho Q é ... Se Vc Quiser Tirar A Duvida Ligue Na Turbo Anhanguera E Pede Pra Eles Que Turbina Pode-se Usar .. Essa Turbina Q Vc Tá Pondo Aí Nos Põe Em Motores 1000 Aqui ... Hehe Qq Revista De Preparação Tem O Tel. Da Turbo Anhanguera..
A Respeito Do Rotor .. Deve Ser O Eixo Da Turbina .. Existe Um Monte De Tamanho De Eixo , Angulo De Alhetas ,tamanho De Rotores E Até Caracóis Maiores Q Dá Pra Mudar Na Mesma Turbina , Mas No Seu Caso Ela é Muito Pequena Mesmo ..

Ela Estar Baixa Não é Problema ,turbinei O Jeep Do Meu Primo .. é Um A.p. 2.0 E Pra Vc Ter Uma Ideia é Uma .50.. E Funciona Em Baixo D'agua Sem Problemas , Só Tem Q Ter Mangueiras Boas Pra Não Entrar Agua ...aquelas De Piscina Não São Boas ...boas São As Sanfonadas De Filtro De Caminhão Ou Caminhonetes ..

athos f,

Partindo desse principio: Motor gm 151 gas + Turbo, rodar com alcool, perguntolhe.

Montando eu um 151G, com:
- O vira do 153
- Bielas e pistoes do 4.1
- IE MI
- rebaixar o cabeçote, 1mm
- pretendo inutilizar o distribuidor com aquele esquema de duas bobinas

Terei uma boa taxa de compreçao para rodar no Alcool, tipo 12:1 / 13:1?
E uma configuraçao aconselhavel?

Meu motor e um 151 G, fumando, em breve terei de mexer nele, entao ...

Valew!

fabiano carraro
21/04/2009, 20:49
tera mas se prepare pro resto que vira em consequencia disto "como aquecimento maior,e necessidade de um arranque mais forte":concordo:

sem falar que o motor (2.7)aprox.que esta fazendo vai girar "meio quadrado" pois o cambio tera que ser revisto em seu escalonamento pra conseguir aproveitar o novo diagrama de força do motor,sem falar na nova regualagem de carburaçao,filtro ar de maior vazao,etc....

em tempo tai como calcularem "TAXA DE COMPRESSAO":concordo:

Como o nome já diz é a razão de compressão que a mistura ar/combustível é submetida.

Teoricamente quanto maior a taxa de compressão, maior será a explosão e maior a potência, mas tudo tem um limite. O limite chama-se detonação.

Para se calcular a taxa de compressão temos que medir o volume total do cilindro e dividi-lo pelo volume menor.

Como?

Primeiramente, temos que ter uma pipeta graduada em cc’s para sabermos o volume da câmara de combustão do cabeçote, com a vela no lugar. Depois calculamos o volume total do cilindro quando o pistão esta no Ponto Morto Inferior. Então calculamos o Volume Menor que quando o pistão está no Ponto Morto Superior.

Volume do cilindro = Diâmetro x PI (3.141592) x Curso

Volume do Deck = Deck é a distância entre a cabeça do pistão no Ponto Morto Superior e a face do bloco. Sabendo-se esta distância, calculamos o volume do Deck, com a mesma fórmula.

O volume da junta comprimida Este volume da junta do cabeçote também pode ser calculado da mesma forma, algumas fabricantes já fornecem este valor.

Volume da cava = Caso o pistão tenha cava ou domo é necessário medir o volume da cava ou do domo para incluirmos neste cálculo.

Assim teremos:

Volume total = Volume do cilindro + Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)

Volume menor = Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)

Agora que temos os dois volumes, é só dividir um pelo outro e teremos a taxa de compressão exata do motor.:dance:

NKaneda
21/04/2009, 21:27
Para quem acha que nosso GM 151 "Iron Duke" é coisa do passado da uma olhada no link abaixo, ele se chama agora Vortec 3000, um motor utilizado para uso industrial e nautico, se for observado os pistões tem a mesma medida dos nossos GM 151, agora o curso do virabrequim....

http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/industrial/2009_3000_Industrial.pdf (http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/industrial/2009_3000_Industrial.pdf)

Kako
21/04/2009, 21:51
tera mas se prepare pro resto que vira em consequencia disto "como aquecimento maior,e necessidade de um arranque mais forte":concordo:

sem falar que o motor (2.7)aprox.que esta fazendo vai girar "meio quadrado" pois o cambio tera que ser revisto em seu escalonamento pra conseguir aproveitar o novo diagrama de força do motor,sem falar na nova regualagem de carburaçao,filtro ar de maior vazao,etc....

.:dance:

fabiano,

Quando diz "... aranque mais forte...", está se refirindo ao motor de arranque?
O cambio a ser usado será o Auto 3M do opala 6cc, por isso a pimenta no motor:mrgreen:
Não pretendo utilizar o carburador e sim injeção eletrônica.

Quando diz "... sobre maios vazão...", está se referindo a escapes dimencionados?

Valew, Camarada!

fabiano carraro
22/04/2009, 23:37
exato kako tera que colocar o do 6izao senao ele nao vira esta nova cilindrada com facilidade e estoura direto o induzido e bendix

e vazao de" ar "com filtros maiores pois senao vç estrangula a entrada dando falta ou engasopando tudo em baixa....

nao coloquem coletores dimensionados em jeeps que andam em trilhas truncadas pois ele tira torque,deixem o original assim como as valvulas de escape tambem,mas podem colocar a do "chevrolet brasil"ou do "vortec v-6"na admissao

so usem coletores de scap dimensionados pra carro que vira em alta ou no nosso caso em jeeps de indoor ou que andam em areiao/charcos.....

no resto coletor original com scap de 1 7/8 pra dar força em baixa com abafador de turbao do monza 2.0 ou similar fica forte em baixa e liso de lenta :concordo:

quando colocar a injeçao use sonda lambda de 4 fios

lindao o vortec 3.0 e injetadao!!!!!

Kako
22/04/2009, 23:46
exato kako tera que colocar o do 6izao senao ele nao vira esta nova cilindrada com facilidade e estoura direto o induzido e bendix

e vazao de" ar "com filtros maiores pois senao vç estrangula a entrada dando falta ou engasopando tudo em baixa....

nao coloquem coletores dimensionados em jeeps que andam em trilhas truncadas pois ele tira torque,deixem o original assim como as valvulas de escape tambem,mas podem colocar a do "chevrolet brasil"ou do "vortec v-6"na admissao

so usem coletores de scap dimensionados pra carro que vira em alta ou no nosso caso em jeeps de indoor ou que andam em areiao/charcos.....

no resto coletor original com scap de 1 7/8 pra dar força em baixa com abafador de turbao do monza 2.0 ou similar fica forte em baixa e liso de lenta :concordo:

quando colocar a injeçao use sonda lambda de 4 fios

OPA!

Tudo anotado Camarada,
Valew Mesmo! :concordo:

Falow!
Abraço.

Rodrigo Baratti
23/04/2009, 11:12
Para quem acha que nosso GM 151 "Iron Duke" é coisa do passado da uma olhada no link abaixo, ele se chama agora Vortec 3000, um motor utilizado para uso industrial e nautico, se for observado os pistões tem a mesma medida dos nossos GM 151, agora o curso do virabrequim....

http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/industrial/2009_3000_Industrial.pdf (http://www.gm.com/experience/technology/gmpowertrain/engines/specialized/industrial/2009_3000_Industrial.pdf)

Um motor desses faria sucesso em nossos jeeps!

fabiano carraro
23/04/2009, 14:42
corrigindo KAKO:

Partindo desse principio: Motor gm 151 gas + Turbo, rodar com alcool, pergunto-lhe.

Montando eu um 151G, com:
- O vira do 153 (CERTO):concordo:

- Bielas e pistoes do 4.1 (ERRADO) do 4"do proprio 4cc,2.5):concordo:

- IE MI(pra que vai utilizar entao o DIS):pensativo:

- rebaixar o cabeçote, 1mm(NAO PRECISA JA TERA QUE REBAIXAR A CABEÇA DO PISTAO)

- pretendo inutilizar o distribuidor com aquele esquema de duas bobinas: (sistema DIS,copiado do principio DIGIPLEX da fiat):concordo:

COLOCAR VOLANTE DO MOTOR DA A-20 COM SEU RESPECTIVO ARRANQUE E EMBREAGEM ORIGINAL NAO DE CERAMICA.:concordo:

ESTE CARRO ESTA ASSIM:SÓ QUE COM CARBURA 3E E ASPIRADO SEM TURBO.

YouTube - 7 porteiras

JP CJ-5
23/04/2009, 16:03

fabiano carraro, o motor pareceu bem nervozo :shock:
Se possível, detalhe mais oque tem de aspirado a preparação esse motor além do vira 153, por ex: qual comando, taxa, carburador, e demais preparos, ... e o escape como que está?, achei que o som ficou muito bão 8)

[ ]'s

Kako
24/04/2009, 20:29
CARAMBA!
È bem isso que eu quero, ficou animal!

corrigindo KAKO:

Partindo desse principio: Motor gm 151 gas + Turbo, rodar com alcool, pergunto-lhe.

Montando eu um 151G, com: (Pretendo rodar com álcool)
- O vira do 153 (CERTO):concordo:

- Bielas e pistoes do 4.1 (ERRADO) do 4"do proprio 4cc,2.5):concordo:

- IE MI(pra que vai utilizar entao o DIS):pensativo: (Injeção com 4 bicos tipo Pandoo)

- rebaixar o cabeçote, 1mm(NAO PRECISA JA TERA QUE REBAIXAR A CABEÇA DO PISTAO)

- pretendo inutilizar o distribuidor com aquele esquema de duas bobinas: (sistema DIS,copiado do principio DIGIPLEX da fiat):concordo:

COLOCAR VOLANTE DO MOTOR DA A-20 COM SEU RESPECTIVO ARRANQUE E EMBREAGEM ORIGINAL NAO DE CERAMICA.:concordo: (Vou utilizar Cambio Auto 3M do opala)

YouTube - 7 porteiras (http://www.youtube.com/watch?v=8aABeUOisYA)

Então:

1º Terei (somente no motor) que trocar o vira. do 151 pelo vira do 153?
2º Rebaixar os pistões origináis do 151 G?

O restante fica pos conda da IE e do DIS.

Se ficar como o jeep do video, nem coloco turbina. :mrgreen:

Valew!
Abraço!

leogc
24/04/2009, 22:23
minha humilde opinião. eu achava q a turbina era necessária...mas agora com o motor montado, mesmo sem muito acerto e ainda sem a injeção...vejo que o carro ficou um foguete.

abs

fabiano carraro
25/04/2009, 01:42
o carro do FABIO ta com comando 276°

o segundo estagio abre atraves de mola e nao mais de vacuo....

e o carro esta fazendo em media 4 de alcool com um cambio da c-10 original e relacao 8x43 pra pneu 33":concordo:

tem mais videos dele no youtube é só digitar por "CARASUJA4P4":concordo:

:discordo: ESTE MOTOR NESTA CONFIGURAÇAO FICA UMA MERDA QUANDO TURBINADO!!!!!!!!

leogc
25/04/2009, 11:16
um detalhezinho a mais....se for fazer isso daí, gasta mais um pouquinho e manda balancear o conjunto volante do motor + virabrequim.

abs

fabiano carraro
25/04/2009, 22:54
opa com certesa :concordo:

esqueci disto tambem e é de vital importancia:palmas:

JP CJ-5
25/04/2009, 23:16
ESTE MOTOR NESTA CONFIGURAÇAO FICA UMA MERDA QUANDO TURBINADO!!!!!!!!

Carraro, e por qual motivo ficaria ruim um Gm151 aspirado e turbinado?

[ ]'s

Zuriel
26/04/2009, 10:22
Carraro, e por qual motivo ficaria ruim um Gm151 aspirado e turbinado?

[ ]'s

JP CJ-5, não sou o fabiano, mas ia escrever isso sem voce perguntar.
Ó, o motor turbo tem duas fases, aspirado (rotação baixa) e turbo (quando a turbina enche), nós, off-roaders andamos com pneuzão eu terrenos dificeis, precisamos de torque em baixa rotação. O motor turbo na fase aspirada só atrapalha.
O ideal nesses motores que tem grande capacidade volumetrica (2.5 ou preparado pra mais) seria um compressor mecãnico de baixa inércia. Tem uma empresa que prepara motores com compressores (um filho menor do blower), acho que é MSV preparações (não to fazendo propagando, só quero mostrar que é possivel).
Imagino que um GM 3.0 com compressor fique o bixo, já a 1500 Rpm ja pode dispor uns 25, 30 de torque....:twisted::twisted::twisted:

Essa é minha opinião "leiga". Vamos ver que que o Fabiano, que estudou pra isso, nos diz.

{}'s querendo um gm 3.0 com blower

Zuriel
26/04/2009, 10:25
Tem um jeepeiro aqui do forum que colocou o tal do compressor (blower) num AP 2.0 e ficou o Bixo. Ele anda com pneus 35.

fabiano carraro
26/04/2009, 16:12
é mais ou menos isto.....

a questao é que quando se turbina um motor vç tem uma fase (aspirada muito pequena)que é geralmente entre 800 e 1600 rpm dependendo do motor e depois disto vem a força toda até o limite ou corte do giro ,lembrençe que o ciclo é vicioso e por isto existe as valvulas de prioridade e alivio ,pra nao deixar interromper este ciclo e jogar excesso de pressao sobre a borboleta fora quando nao for usada.

este "momento de bobeira"(lag) do motor é pequeno, mas incomodo em carros de rua e pior ainda pra nossos jeeps que precisam de toda e qualquer força em baixa ,concordo quanto o uso de compressores (blower) pra melhorar este problema mas ai vem os pros e contras de cada sistema e isto esta sendo discutido la no topico "turbo em jeep":concordo:

aq devemos nos ater aos ASPIRADOS ou seja "capacidade volumetrica "aumentada em consequencia do "arrombamento das peças originais":pipoca:

ps:me expressei mal quando falei que turbo nao vai bem no 4cc ,eu quis dizer que com a configuraçao postada ali no carro do FABIO nao era uma boa devido ao cambio ter um pessimo escalonamento.....a e o comando é 274°,da empresa SOBE de sampa ,nao um 276°:concordo:

ROAD TECH
26/04/2009, 19:48
Olá Pessoal,

"Passeando" pelo fórum encontrei o tópico de vcs e vi que a coisa vem de longe.

Por coincidência estive na oficina de um amigo aqui em Campinas - SP, que tem preparado motores de Opala 4 cilindros para o campeonato Indoor de off road. Os motores do cara são verdadeiros "foguetes" testados em dinamômetro próprio, e o que é melhor, não quebram. Tá ganhando tudo....

Para o offroad não existe coisa melhor, pois ele retira o carburador e coloca um sistema de injeção desenvolvido por ele. Adeus às "engasopadas" nas rampas fortes.

Sendo assim, decidi entrar aqui na conversa e passar o contato do cara. Acho que vale a pena uma consulta. Tem o tal motor no site da oficina.

Tomem nota:

TAG Racing - Paulinho.
www.tagracing.com.br (http://www.tagracing.com.br)
(19) 3295-8768

Sds a todos

Octávio

fabiano carraro
27/04/2009, 12:21
PQP........ este sabe trabalhar e conheçe da coisa.:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas:

realmente os mecas daq da lama tem muito,a aprender ainda com o pessoal de outras categorias

mas esta começando a aparecer o serviço decente pelo preço justo

e em poucos anos as coisas estarao no mesmo nivel, pois acho que o cliente do OFFROAD mereçe ter a mesma qualidade do de autodromo, pois considero os jeeps tambem carros de corrida.

eu faço meus carros(clientes) e motores como se o cara fosse passar cera no jeep depois pois gosto muito disto. e

agora limpeza é fundamental a oficina,viram que coisa bonita de se trabalhar?????:concordo:

rodrigocbt
10/07/2009, 20:36
Bom pessoal, faz tempo que acompanho esse tópico pois sou fã incondicional do GM 151, não troco o do meu jipe por nada, ou não trocava, agora troco por um GM 2.8 MPFI....

Ressuscitei um pouco o tópico porque estou em fase final de acerto de um motor desses que roda em uma Camper, a idéia foi manter o carro com o motor que saiu de fábrica, já que se tratava de uns primeiros exemplares, porém, o desempenho devia ser de carro novo... e ficou mto melhor que um carro novo...

O motor GM 151 com o vira do 153, mais alguns detalhes e injeção Multiponto é o que há para bom desempenho, ainda mais pro nosso uso.

Ao contrário do que li muitas vezes, não fica um motor quadrado devido ao longo curso, pelo contrário, ele abre giro fácil, tem muito torque em baixa e muita potência em alta.

De longe essa Camper 4 cilindros anda mais que a minha quando era 4.1 com 3E de segundo estágio mecânico, tucho mecânico e comando 250S... na verdade acho que esse 4 cilindreco só perde em comparação pra um 4.1 com mais de 1 carburador e preparação condizente....

Pro futuro quero montar um igual pro meu CJ... e se já achava dispensável um 6 caneco pra jeep, rural e F-75 , agora tenho certeza.... um motor muito mais leve, e muito mais potente como esse só pode ser deixado de lado se o cara quiser ficar ouvindo a marcha lenta do 6, pq só nisso que esse perde, não tem aquele barulhinho... kkk

O processo de montagem do motor tá no meu blog, em breve vou por mais vídeos da Camper em ação... http://cjcheckup.blogspot.com/

Abraços e vida longa ao GM 151

Rodrigo

leogc
11/07/2009, 18:58
Fala Rodrigo,

estou aqui montando a injeção também. Se não for abuso da minha parte, teria como vc me passar por email o mapa que vc está usando. Ainda que eu tenha que mexer nele, uma vez que meu motor ainda tem as válvulas gigantes, já era um começo para a minha empreitada.

se puder, manda no: leonardogcardoso@yahoo.com.br

abs

rodrigocbt
14/07/2009, 21:19
Ok Leo, vou te passar o mapa no email sim, guenta aí que preciso por ele no papel, tá todo na memória da Pandoo...

abraço

Diego Fleury
19/07/2009, 03:17
qual o levante maximo que da pra usar num motor opala com molas isky e balanceiros roler?

Roberto Melo de Souza
15/08/2009, 19:07
To pensando ? motor 151 com pistoes do alcool com dimensionado e carburaçao H34 catracada para abrir os dois corpos juntos ou manter o carburador Wber 228 e turbinar (fica mais barato). O que acham?

carasuja4x4
07/12/2009, 12:53
levante de 8.5 DIEGO...............masssssssssss e o resto que precisamos saber,cade?

mantem tudo original a alcool com estagio funcionando original pra quem quer ir pelo "mais barato"....................ROBERTO.

carasuja4x4
08/12/2009, 10:01
que tal um 4 cc bombado de fabrica!!!!!!!

"VOVÔ"PENTA /VORTEC 3.0L LMX 4CC (o nosso 151 marinizado......)

sua versao atual ta vindo só com 143hp,e quase 30 kg de torque a 4.400 rpm.........ASPIRADO!!!!!!!!

isto tudo dentro de um 4 DE OPALINHA!!!!!!!!!COITADO DO MEU 6IZAO VAI PRA ROÇA.

MARINE VORTEC 3.0L I-4

Specifications
© 2009 General Motors Corporation
PRINTED IN U.S.A. 01/27/09
www.gmpowertrain.com
GM Powertrain
Type: 3.0L I-4

Displacement:
181 cid (2966.59 cc)

Engine Orientation:
Longitudinal

Compression Ratio:
9.2:1

Valve Configuration:
Pushrod Actuated
Overhead Valves
(2 valves per cylinder)

Assembly Site:
Toluca, Mexico

Valve Lifters:
Hydraulic Flat Tappet

Firing Order:
1 - 3 - 4 - 2

Bore x Stroke:
101.60 x 91.44 mm

Bore Center:
112.26 mm

Bore Area:
324.29 cm²

Fuel System:
N/A (LW6)
MPFI Fuel Rail and Injectors (LMX)

Fuel Type:
Regular Unleaded

Horsepower:
143 hp (107 kW) @ 4800 rpm (LMX)
140 hp (104 kW) @ 4800 rpm (LW6)
Torque:
178 lb-ft (241 Nm) @ 3600 rpm (LMX)
177 lb-ft (240 Nm) @ 3600 rpm (LW6)
Actual power levels may vary depending on OEM calibration
and application.
Fuel Shutoff:
OEM Defined

Shipping Weight:
363 lb (165 kg)

Materials:
Block: Cast Iron
Cylinder head: Cast Iron with exhaust
valve seat inserts
Intake manifold: Customer Supplied
Exhaust manifold: Customer Supplied
Main bearing caps: 2 -Bolt Cast Iron
Crankshaft: Nodular Cast Iron
Camshaft: Marine Profile
Connecting rods: Powdered Metal

Rodrigo Baratti
08/12/2009, 12:37
Pena que não tem desses por aqui :cry:

Mas tenho pensando muito nisso.
Preparar o velho 151 injetando e tudo mais, a única coisa que me deixa receoso de investir nesse motor é a porcaria da gaxeta.
O meu já bebeu bastante água (barro), não chegou a travar, mas não dá para gastar uma grana nesse motor e na primeira piscina que enroscar ter que desligar o bicho e ser puxado pelo guincho dos outros.

Tem alguma solução para esse problema de agua na gaxeta??

carasuja4x4
08/12/2009, 14:15
quem foi que diç que nao tem ele por aq?

COMPREI UM ONTEM RODRIGO............KKKKKKKKKK UM VERDADEIRO ACHADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

tava numa lancha aq em paranagua,que foi a leilao ,ai um amigo meu que mexe com isto comentou comigo fui ver por curiosidade e sai de la com o motor por miseros 1k.

alguem consegue ter ideia do meu sorriso até agora?????????

deixa eu pegar a maq em casa hoje a noite que bato as fotos do "monstrinho".

agora possuo:

1 vortec 3.0
1 vortec 4.3
1 silverado 4.1
1 v-8 292
1 250-s

o felicidadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.........

Elmer_Jeep
08/12/2009, 16:29
Já retifiquei alguns desses volvo penta aqui, umas lanchas antigas usam. O cabeçote é lindo por dentro, valvulas enormes e dutos retrabalhados.

A ultima vez que recondicionamos um virabrequim desses foi em outubro, de um pessoal da Venezuela que usavam num carro de arrancada.

Deve ficar interessante num opala pra tirar onda com os de 6bocas, hehe.

[]'s

leogc
08/12/2009, 16:42
Esses motores feitos por aqui tinham problema na metalurgia dos virabrequins que eram feitos por encomenda pela Martins Performance.

Elmer, será que é possível conseguir uns virabrequins desses importado via venezuela?!

abs

carasuja4x4
08/12/2009, 17:33
pois é elmer é assim mesmo,e o mais legal de tudo é que muitas peças sao tudo do opalinha.

só que este veio sem o coletor ,a injeçao,e o distribuidor que roubaram da lancha ,ai ficou um pouco fora do que eu imaginava...

entao vou botar ele no meu carro com um 2e,coletor aquecido do 4cc 91,e um distribuidor com sensor hall.

o cabeçote desmontei hoje e esta perfeito (valvulas do v-6 já de fabrica!!!!)

o motor esta perfeito só vou trocar os retentores,ele ja vem com retentor no virabrequin mas estava parado a mais de ano segundo o leiloeiro,entao melhor trocar.

este que comprei é o LMX VORTEC 3.0L (gasolina),mas vou rodar no alcool ,

Rodrigo Baratti
08/12/2009, 21:35
volvo penta

:?::?:

Acho que vc e o Leo misturaram os motores ou foram só as marcas!! :pensativo:

Rodrigo Baratti
08/12/2009, 21:38
Deu sorte Fabiano, pena estar sem a injeção! :parede:
Os bicos não são direto no bloco, será que não tem nenhuma flauta e bicos compativeis?

Põe umas fotos da criança!

[]

Rodrigo Baratti
08/12/2009, 21:45
Voltando ao assunto da gaxeta.

Mandei um e-mail pro meu xara da CJCHECKUP sobre uma adaptação que está no blog da oficina (CJ CHECK-UP news (http://cjcheckup.blogspot.com/)) - Embreagem Selada

Pelo que entendi se vc conseguir vedar bem a embreagem vc tb consegue manter a agua longe da gaxeta.:pensativo:
Será que é isso mesmo?

[]

leogc
09/12/2009, 08:02
Fala Rodrigo, acho que não...esses motores eram muito usados em motores marítimos, mais especificamente em motores de lanchas volvo penta.

abs

Elmer_Jeep
09/12/2009, 10:27

Acho que vc tá precisando de um pouco de informação :pensativo:

O virabrequim utilizado nesse caso, para obter 3L de cilindrada, é do motor marítimo, vendido sob a marca Volvo Penta, se procurarem no site da Volvo Penta encontrarão esse motor. É basicamente o motor do Opala 4 cilindros mirinizado.
O virabrequim nada tem a ver com o do primeiro motor 4 cil. de 253 polegadas que também é 2.5.
No caso de utilização do virabrequim do motor marítimo, as bielas utilizadas são do 6 cilindros pré 91/92.
Certamente encontrarão o virabrequim em oficinas ou especializadas nesses motores Volvo Penta.

Opaaaaa

Eu tenho um 3.0,

eu comprei um Motor Maritimo da antiga VolvoPenta.

nada mais é que um motor identico ao de opala mas com algumas diferencinhas.. é um motor feito no mexico.

o meu estava com o bloco quebrado, então eu troquei de bloco com um motor de opala normal...

as diferençãs estão

Pistão 3 7/8" eu tmb achava que ele usase o 4"
Bielas menores que do 250s eu tmb achava que fosse as mesmas
Virabrequim, com mais curso e mais leve porem o volante é mais pesado
comando 286º
pistoes retos (flat head) com aquele pequeno rebaixo para as valvulas igual vemos em alguns V8s
e a engrenagem do comando é maior se colocar em cima de uma original...
o cabeçote é o mesmo. só o coletor que faz tipo de uma mufla para a adm. com a saida do escape pra cima e usava 3 caburadores daqueles de fuque bem pequenos ( não sei a vantagem que isso tinha) mas eu substitui por um 4x1 e uma adm aquecida e a DFV-446.
na plaqueta ele diz ter 155cv ele ja foi a um dina e deu 153 de potencia maxima.

só que este motor foi um achado. eu agradeço até hoje por ele.. hehehe
ele era de uma lancha la de Porto Amazonas-PR foi substituido pois quebrou o Bloco bem no suporte ai o dono do barco colocou um MWM e vendeu esse motor por sucata e eu comprei do sucateiro por 300 pila. mas fazia tempo que eu ja procurava em destes.

[]'s :mrgreen:

carasuja4x4
09/12/2009, 11:43
Deu sorte Fabiano, pena estar sem a injeção! :parede:
Os bicos não são direto no bloco, será que não tem nenhuma flauta e bicos compativeis?

Põe umas fotos da criança!

[]cara até pensei em voltar a injetar mas acho um saco motor injetado pra trilha com muita lama e agua como é o caso por aq,toda hora temos problemas com os injetados

Aq da muito pau em motor de arranque,embreagem (seladissimas) que mesmo assim entrao sujeira no meio do plato,e por veses sensores que suam ou pifam ,outro dia destes uma PADOO deu pau por causa de mal contato no negativo que tava oxidando,meia hora perdida de trilha só pra descobrir isto.........entao vou de carburador mesmo, que quando bem regulado em bomba eletrica nao incomoda.Questao de gosto mesmo.

agora no asfalto ai a conversa é outra,100%injeçao.

.....deixa um vivente aparecer aq com uma maq que bato as fotos do conjunto todo,pois a minha foi pro saco este final de semana,e ta limpando depois de cair na LAMA.

Em tempo vou vender todos os motores pra comprar um terreno........algum interessado?

silverado 5k (injetado original)
V-8 292 4k (carburado 446 A)
4.1-S 2,5K (carburado 3e)
VORTEC 3.0 3k (carburado 2e)
VORTEC 4.3 5K (injetado original)