Conectar

Ver Versão Completa : Ligar A T-case com cardã...

Zepi
18/05/2007, 18:45
Colegas Venho aqui perguntar sobre essa adaptação com a T-case willys.
Fazer o acoplqamento de uma caixa cinco marchas e a redução original.
Minha dúvida é quento a vibraçoes pois vou viajar com o veículo.
Tamqueria saber se é necessario´que o pequeno cardã que liga a reduçaõ a caixa deve ter a parte móvel no eixo axial,e talvez ser menor..
Assim como o esquema do Cícero:

carraro
20/05/2007, 00:10
:palmas: ZEPI estou a tempos querendo criar este tipo de adptaçao aq em curitiba,aq temos uma f-75 com esta montagem cambio 5 marchas do opala e reduzida afastada,o sistema nunca foi aberto mas é bastante funcional visto que o motor da f é um 4.1 turbo,e nem vazamentos apresentou até agora ,quanto a vibraçoes acho que vai depender do balançeamento feito no conjunto todo ç vai ter rolamentos bons ,etc.:concordo:

leopoldo
20/05/2007, 12:08
Bom, eu não entendí bem sua pergunta uma vez que vibração ocorre ou com desbalanceamenteo de conjuntos rotativos, no caso o(s) cardans, ou se a caixa de transferencia não estiver devidamente apoiada e firme sobre a travessa e coxins.

E ......

É exatamente este tipo de adaptação que venho dizendo para quem quer colocar V6, V8, etc ... em jeep CJ6 e Rural/F-75 sem ter que fazer gato dentro do cambio(coisa que não aconselho).

É algo deste tipo que eu teria feito no meu CJ se quando coloquei V8 não fosse ainda CJ5.

Essa montagem NA foto só apresenta umas coisas duvidosas:

1- o entalhado exposto do cardan no lado do cambio, que aparentemente não está ainda ajustado para esta adaptação.
2- a tampa do entalhado do cardan dianteiro, que esqueceram de colocar.
3- não é possível observar o outro lado do eixo que traz o torque do cambio dentro da caixa de transferencia. O eixo não pode trabalhar em balanço então, fica a questão: será que fizeram como deve ser feito?
SE o eixo está bí apoiado, ótimo, senão .... vai moer as engrenagens

carraro
20/05/2007, 22:47
Bom, eu não entendí bem sua pergunta uma vez que vibração ocorre ou com desbalanceamenteo de conjuntos rotativos, no caso o(s) cardans, ou se a caixa de transferencia não estiver devidamente apoiada e firme sobre a travessa e coxins.

E ......

É exatamente este tipo de adaptação que venho dizendo para quem quer colocar V6, V8, etc ... em jeep CJ6 e Rural/F-75 sem ter que fazer gato dentro do cambio(coisa que não aconselho).

É algo deste tipo que eu teria feito no meu CJ se quando coloquei V8 não fosse ainda CJ5.

Essa montagem NA foto só apresenta umas coisas duvidosas:

1- o entalhado exposto do cardan no lado do cambio, que aparentemente não está ainda ajustado para esta adaptação.
2- a tampa do entalhado do cardan dianteiro, que esqueceram de colocar.
3- não é possível observar o outro lado do eixo que traz o torque do cambio dentro da caixa de transferencia. O eixo não pode trabalhar em balanço então, fica a questão: será que fizeram como deve ser feito?
SE o eixo está bí apoiado, ótimo, senão .... vai moer as engrenagens:dance: o LEOPOLDO,a minha duvida é exatamente esta,ç ao montar o eixo eu teria de faze-lo apoiado dos dois lados!!!!!!, ao faze-lo,como ficaria o "travamento" da engrenagem?????,visto que o ideal seria confeccionar um eixo passante pela engrenagem e q ç apoiasse na tampa(modificada em espessura pra receber um rolamento) ,algo tipo o "kit pro long",de um lado ficaria o entalhado apoiado sobre um rolamento pra receber a luva do cardã, envolto em uma flange com retentor parecido com a foto postada,no meio a engrenagem devidamente centrada e travada com dois aneis trava,em seguida o eixo vai apoiado na tampa trazeira por outro rolamento ,seria mais ou menos isto ,até aq nada demais ,masss o custo pra fabricar o entalhado novo acho q vai complicar,em relaçao as flanges????:pensativo: :pensativo: :pensativo:

leopoldo
20/05/2007, 23:17
Sim e não.

Sim , um eixo bi-apoiado em 2 rolamentos.

e

Não, não um prolong que baseia-se num apoio na rosca.

O eixo tem de transpassar a engrenagem e ser apoiado nas 2 pontas. Em cada ponta, um rolamento conico. Os 2 em pré-carga.

O eixo candidato já existe: o próprio de saída da transferência. Tem os colos dos mancais de rolamento, o entalhado da flange, a rosca, a área de assento de retentores, os rolamentos já definidos, e o melhor de tudo, a engrenagem pode ser mandrilhada para o entalhado novo. Uma adaptação a ser estudada.

OU

vc pode desenhar e mandar fabricar um eixo específicamente para isso.

Ambas as opções são candidatas e cada uma tem suas qualidades e desafios.

E esqueça a opção de anel trava. A engrenagem tem de encostar num batente físico e ser firmada com ... quem sabe ... um espaçador que trabalhe junto com o rolamento.

Denilsom
21/05/2007, 09:49
Bom dia pessoal ja existe para vender o kit para ligar a cx 5M na reduzida da willys fica melhor sem adaptaçao nao sei se por ai tem porque o cara que fabrica e aqui de Belo horizonte da novo progresso 4x4 .

Denilsom
RURAL 4x4 Maxiom HS
Mariana

Zepi
21/05/2007, 11:42
Denilsom,
Só conheço da deeptec,que custa os olhos da cara!

Zepi
21/05/2007, 11:57
Muito importante o que o Leopoldo falou sobre o eixo bi-apoiado.
Se não vai cag@#$ tudo!hehehe

Leopoldo,
Sobre o eixo "candidato",é interessante sua idéia mas no meu caso acho que a ranhura não "casa" coma a engrenagem,pois me lembro a estria é bem grossa,e a minha engrenagem tem estria fina.Será que a engrenagem de estria grossa "casa" certinho?
Tem dois tipos de ranhura(engrenagem primária),uma grossa e uma fina,estou certo?

Abs

leopoldo
21/05/2007, 18:13
Não casa nem num nem noutro.

O que é possível é brochar o entalhado no corpo da engrenagem, que tem material de sobra ... e não se mexe no eixo.

Zepi
22/05/2007, 08:46
Bah beleza Leopoldo!

Realmente olhando a T-case desmontada...esse eixo é perfeito pra isso!
Tava pensando o pequeno nariz q vai p o cardã trazeiro(aquele do cabo do velocímetro)
Assim usava tudo como luva,retentor...tudo pronto,aí ficaria pra fabricar a parte traseira...(osegundo apoio do eixo)

Muito interessante!

Abs

carraro
23/05/2007, 18:50
Bah beleza Leopoldo!

Realmente olhando a T-case desmontada...esse eixo é perfeito pra isso!
Tava pensando o pequeno nariz q vai p o cardã trazeiro(aquele do cabo do velocímetro)
Assim usava tudo como luva,retentor...tudo pronto,aí ficaria pra fabricar a parte traseira...(osegundo apoio do eixo)

Muito interessante!

Abs:pensativo: desenhos,desenhos,desenhos,preciso de imagens meu cerebro travou por causa da gripe que estou!!!!!!!!:parede: :parede: :parede:

carraro
17/06/2007, 20:27
:dance:ZEPI, TA SAINDO O ACOPLAMENTO DA CX 5 MARCHAS PRA REDUÇAO WILLIS,EM BREVE COLOCO FOTOS,VOU TESTAR EM MEU JEEP COM CAMBIO 5 M F-1000, E 3.0 TURBO COM 0,7DE PRESSAO Ç GUENTAR A TRILHA MAIS PESADA QUE TEMOS AQ EM CURITIBA PASSO A LETRA ,BELESA.:concordo:COPIEI DA F-75 QUE TEMOS AQ NA OFICINA E APERFEICOEI O TROÇO TODO MAS JA DEU SINAL DE RESOLVER O PROBLEMA DE ADAPTAÇAO DE CAMBIO DA GALERA.:parede:

Zepi
18/06/2007, 01:27
Opa!Beleza?

Depois passa pra nós aí sua adaptação colega!

Esse 3.0 é willys?
Abs

Zepi
11/10/2007, 14:15
Desenterrando o tópico....
O Cícero,que gentilmente me cedeu as fotos do início do tópico,relatou que pelo fato de não haver comunicação de fluidos entre câmbio e t-case o óleo desta última esquentaria demais.
O mesmo me relatou que colocou um radiador para o óleo da redutora....

No meu ver isso não procede pois,imagino eu,que todos os colegas que colocaram câmbio auto e mantiveram a t-case,usam retentores para que os fluidos não se misturem.Então penso que dá no mesmo,e não ouvi ninguém ter problema com isso...Da mesma forma o óleo da redtora fica só na redutora.

Dessa foram diminuem adaptações...

Abs

Varela
11/10/2007, 17:02
Desenterrando o tópico....
O Cícero,que gentilmente me cedeu as fotos do início do tópico,relatou que pelo fato de não haver comunicação de fluidos entre câmbio e t-case o óleo desta última esquentaria demais.
O mesmo me relatou que colocou um radiador para o óleo da redutora....

No meu ver isso não procede pois,imagino eu,que todos os colegas que colocaram câmbio auto e mantiveram a t-case,usam retentores para que os fluidos não se misturem.Então penso que dá no mesmo,e não ouvi ninguém ter problemo ouvi ninguém ter problema com isso...Da mesma forma o óleo da redtora fica só na redutora.

Dessa foram diminuem adaptações...

Abs

Concordo com voce...
A tcase do meu CJ não comunica o óleo com o cambio, já estou usando assim há anos e nunca tive problemas...

Elmer_Jeep
11/10/2007, 18:19
bom, pelo que vi a adaptação que vc pretende fazer é coisa original nos zukis, acredito que da certo sim, já deu uma olhada na seção Suzuki ?

[]'s

Zepi
11/10/2007, 18:36
não...boa dica Elmer.

Obrigado.

Zepi
15/10/2007, 10:16
Medi o câmbio + t-case + suposta distância das flanges de cardã e luvas com um cardã bem pequeno...praticamente só com o eixo estriado,como o do troller(acho).
Será q teria problema não ter a parte cilindrica ôca?

O comprimento o teórico da capa seca até a tampa traseira da reduzida ficou em 117 cm!!!
O cardã traseiro acho que ficará com menos da metado do tamanho...
Mas vi que tem espaço pra isso.
Pois na minha ainda vai ficar mais a frente do que a do Cícero que está quase no reforço traseiro do chassis.
Tem algumas vantagens esse sistema:
Pra reparar a t-case não se mexe no câmbio;
Nem por decreto o atf se contamina com o óleo da reduzida;
Fácil de ver vazamento pelo retentor(auto);
Se tirar a t-case pra reforma pode andar em 4x2;
Reposição de peças super acessível sem ter maior mão de obra,com as partes do cardã de união;
Poucas peças moldadas,quase tudo original.E as que são feitas não necessitam manutenção;
Se um dia trocar de motor,ou caixa fica moleza a adaptação;
A engrenagem primária de reduzida será bi-apoiada.
Contra:

Mais um sistema de cardã para se preocupar;
Mais um retentro pra vazar;
Comprimento do power-train...
logo descobrirei mais..hehehe!

Abs

Zepi
21/10/2007, 20:21
Me deparei com uma dúvida...

Usando o eixo estriado da t-case como novo eixo que receberá a rotação da caixa,pensei que pudesse usar o mesmo sistema original de ajuste do encosto do rolamento,mas agora vejo que não será possível pois não tem engrenagem louca para fazer a medição...
Como poderia fazer para ajustar os rolamentos em pré-carga?
Pensei em ir tirando as lâminas até retirar a folga,mas é muito impreciso...

Abs

Zepi
21/10/2007, 20:30
Não casa nem num nem noutro.

O que é possível é brochar o entalhado no corpo da engrenagem, que tem material de sobra ... e não se mexe no eixo.

Não seria possível fazer o contrário?
Tipo a estrida da engrenagem no eixo?A reposição ficaria fácil...
E se reestriasse o eixo o batente físico mencionado poderia a própria ranhura antiga.Pois não se usa toda ela para alojar a engrenagem...

Abs

leopoldo
21/10/2007, 23:51
que que a engrenagem louca faria ai ?

uma coisa é a regulagem dos rolamentos, outra é a verificação da folga da louca.

se não tem louca, oque é obvio, vc só tem que se preocupar com os rolamentos e a regulagem é como manda o manual:

através de adição ou subtração de calços, aperto com a flange girando e verificação final com a balança ou torquímetro, medindo o arrasto.