Ver Versão Completa : Ligar A T-case com cardã...
Colegas Venho aqui perguntar sobre essa adaptação com a T-case willys.
Fazer o acoplqamento de uma caixa cinco marchas e a redução original.
Minha dúvida é quento a vibraçoes pois vou viajar com o veículo.
Tamqueria saber se é necessario´que o pequeno cardã que liga a reduçaõ a caixa deve ter a parte móvel no eixo axial,e talvez ser menor..
Assim como o esquema do Cícero:
:palmas: ZEPI estou a tempos querendo criar este tipo de adptaçao aq em curitiba,aq temos uma f-75 com esta montagem cambio 5 marchas do opala e reduzida afastada,o sistema nunca foi aberto mas é bastante funcional visto que o motor da f é um 4.1 turbo,e nem vazamentos apresentou até agora ,quanto a vibraçoes acho que vai depender do balançeamento feito no conjunto todo ç vai ter rolamentos bons ,etc.:concordo:
leopoldo
20/05/2007, 12:08
Bom, eu não entendí bem sua pergunta uma vez que vibração ocorre ou com desbalanceamenteo de conjuntos rotativos, no caso o(s) cardans, ou se a caixa de transferencia não estiver devidamente apoiada e firme sobre a travessa e coxins.
E ......
É exatamente este tipo de adaptação que venho dizendo para quem quer colocar V6, V8, etc ... em jeep CJ6 e Rural/F-75 sem ter que fazer gato dentro do cambio(coisa que não aconselho).
É algo deste tipo que eu teria feito no meu CJ se quando coloquei V8 não fosse ainda CJ5.
Essa montagem NA foto só apresenta umas coisas duvidosas:
1- o entalhado exposto do cardan no lado do cambio, que aparentemente não está ainda ajustado para esta adaptação.
2- a tampa do entalhado do cardan dianteiro, que esqueceram de colocar.
3- não é possível observar o outro lado do eixo que traz o torque do cambio dentro da caixa de transferencia. O eixo não pode trabalhar em balanço então, fica a questão: será que fizeram como deve ser feito?
SE o eixo está bí apoiado, ótimo, senão .... vai moer as engrenagens
Bom, eu não entendí bem sua pergunta uma vez que vibração ocorre ou com desbalanceamenteo de conjuntos rotativos, no caso o(s) cardans, ou se a caixa de transferencia não estiver devidamente apoiada e firme sobre a travessa e coxins.
E ......
É exatamente este tipo de adaptação que venho dizendo para quem quer colocar V6, V8, etc ... em jeep CJ6 e Rural/F-75 sem ter que fazer gato dentro do cambio(coisa que não aconselho).
É algo deste tipo que eu teria feito no meu CJ se quando coloquei V8 não fosse ainda CJ5.
Essa montagem NA foto só apresenta umas coisas duvidosas:
1- o entalhado exposto do cardan no lado do cambio, que aparentemente não está ainda ajustado para esta adaptação.
2- a tampa do entalhado do cardan dianteiro, que esqueceram de colocar.
3- não é possível observar o outro lado do eixo que traz o torque do cambio dentro da caixa de transferencia. O eixo não pode trabalhar em balanço então, fica a questão: será que fizeram como deve ser feito?
SE o eixo está bí apoiado, ótimo, senão .... vai moer as engrenagens:dance: o LEOPOLDO,a minha duvida é exatamente esta,ç ao montar o eixo eu teria de faze-lo apoiado dos dois lados!!!!!!, ao faze-lo,como ficaria o "travamento" da engrenagem?????,visto que o ideal seria confeccionar um eixo passante pela engrenagem e q ç apoiasse na tampa(modificada em espessura pra receber um rolamento) ,algo tipo o "kit pro long",de um lado ficaria o entalhado apoiado sobre um rolamento pra receber a luva do cardã, envolto em uma flange com retentor parecido com a foto postada,no meio a engrenagem devidamente centrada e travada com dois aneis trava,em seguida o eixo vai apoiado na tampa trazeira por outro rolamento ,seria mais ou menos isto ,até aq nada demais ,masss o custo pra fabricar o entalhado novo acho q vai complicar,em relaçao as flanges????:pensativo: :pensativo: :pensativo:
leopoldo
20/05/2007, 23:17
Sim e não.
Sim , um eixo bi-apoiado em 2 rolamentos.
e
Não, não um prolong que baseia-se num apoio na rosca.
O eixo tem de transpassar a engrenagem e ser apoiado nas 2 pontas. Em cada ponta, um rolamento conico. Os 2 em pré-carga.
O eixo candidato já existe: o próprio de saída da transferência. Tem os colos dos mancais de rolamento, o entalhado da flange, a rosca, a área de assento de retentores, os rolamentos já definidos, e o melhor de tudo, a engrenagem pode ser mandrilhada para o entalhado novo. Uma adaptação a ser estudada.
OU
vc pode desenhar e mandar fabricar um eixo específicamente para isso.
Ambas as opções são candidatas e cada uma tem suas qualidades e desafios.
E esqueça a opção de anel trava. A engrenagem tem de encostar num batente físico e ser firmada com ... quem sabe ... um espaçador que trabalhe junto com o rolamento.
Denilsom
21/05/2007, 09:49
Bom dia pessoal ja existe para vender o kit para ligar a cx 5M na reduzida da willys fica melhor sem adaptaçao nao sei se por ai tem porque o cara que fabrica e aqui de Belo horizonte da novo progresso 4x4 .
Denilsom
RURAL 4x4 Maxiom HS
Mariana
Denilsom,
Só conheço da deeptec,que custa os olhos da cara!
Muito importante o que o Leopoldo falou sobre o eixo bi-apoiado.
Se não vai cag@#$ tudo!hehehe
Leopoldo,
Sobre o eixo "candidato",é interessante sua idéia mas no meu caso acho que a ranhura não "casa" coma a engrenagem,pois me lembro a estria é bem grossa,e a minha engrenagem tem estria fina.Será que a engrenagem de estria grossa "casa" certinho?
Tem dois tipos de ranhura(engrenagem primária),uma grossa e uma fina,estou certo?
Abs
leopoldo
21/05/2007, 18:13
Não casa nem num nem noutro.
O que é possível é brochar o entalhado no corpo da engrenagem, que tem material de sobra ... e não se mexe no eixo.
Bah beleza Leopoldo!
Realmente olhando a T-case desmontada...esse eixo é perfeito pra isso!
Tava pensando o pequeno nariz q vai p o cardã trazeiro(aquele do cabo do velocímetro)
Assim usava tudo como luva,retentor...tudo pronto,aí ficaria pra fabricar a parte traseira...(osegundo apoio do eixo)
Muito interessante!
Abs
Bah beleza Leopoldo!
Realmente olhando a T-case desmontada...esse eixo é perfeito pra isso!
Tava pensando o pequeno nariz q vai p o cardã trazeiro(aquele do cabo do velocímetro)
Assim usava tudo como luva,retentor...tudo pronto,aí ficaria pra fabricar a parte traseira...(osegundo apoio do eixo)
Muito interessante!
Abs:pensativo: desenhos,desenhos,desenhos,preciso de imagens meu cerebro travou por causa da gripe que estou!!!!!!!!:parede: :parede: :parede:
:dance:ZEPI, TA SAINDO O ACOPLAMENTO DA CX 5 MARCHAS PRA REDUÇAO WILLIS,EM BREVE COLOCO FOTOS,VOU TESTAR EM MEU JEEP COM CAMBIO 5 M F-1000, E 3.0 TURBO COM 0,7DE PRESSAO Ç GUENTAR A TRILHA MAIS PESADA QUE TEMOS AQ EM CURITIBA PASSO A LETRA ,BELESA.:concordo:COPIEI DA F-75 QUE TEMOS AQ NA OFICINA E APERFEICOEI O TROÇO TODO MAS JA DEU SINAL DE RESOLVER O PROBLEMA DE ADAPTAÇAO DE CAMBIO DA GALERA.:parede:
Opa!Beleza?
Depois passa pra nós aí sua adaptação colega!
Esse 3.0 é willys?
Abs
Desenterrando o tópico....
O Cícero,que gentilmente me cedeu as fotos do início do tópico,relatou que pelo fato de não haver comunicação de fluidos entre câmbio e t-case o óleo desta última esquentaria demais.
O mesmo me relatou que colocou um radiador para o óleo da redutora....
No meu ver isso não procede pois,imagino eu,que todos os colegas que colocaram câmbio auto e mantiveram a t-case,usam retentores para que os fluidos não se misturem.Então penso que dá no mesmo,e não ouvi ninguém ter problema com isso...Da mesma forma o óleo da redtora fica só na redutora.
Dessa foram diminuem adaptações...
Abs
Desenterrando o tópico....
O Cícero,que gentilmente me cedeu as fotos do início do tópico,relatou que pelo fato de não haver comunicação de fluidos entre câmbio e t-case o óleo desta última esquentaria demais.
O mesmo me relatou que colocou um radiador para o óleo da redutora....
No meu ver isso não procede pois,imagino eu,que todos os colegas que colocaram câmbio auto e mantiveram a t-case,usam retentores para que os fluidos não se misturem.Então penso que dá no mesmo,e não ouvi ninguém ter problemo ouvi ninguém ter problema com isso...Da mesma forma o óleo da redtora fica só na redutora.
Dessa foram diminuem adaptações...
Abs
Concordo com voce...
A tcase do meu CJ não comunica o óleo com o cambio, já estou usando assim há anos e nunca tive problemas...
Elmer_Jeep
11/10/2007, 18:19
bom, pelo que vi a adaptação que vc pretende fazer é coisa original nos zukis, acredito que da certo sim, já deu uma olhada na seção Suzuki ?
[]'s
não...boa dica Elmer.
Obrigado.
Medi o câmbio + t-case + suposta distância das flanges de cardã e luvas com um cardã bem pequeno...praticamente só com o eixo estriado,como o do troller(acho).
Será q teria problema não ter a parte cilindrica ôca?
O comprimento o teórico da capa seca até a tampa traseira da reduzida ficou em 117 cm!!!
O cardã traseiro acho que ficará com menos da metado do tamanho...
Mas vi que tem espaço pra isso.
Pois na minha ainda vai ficar mais a frente do que a do Cícero que está quase no reforço traseiro do chassis.
Tem algumas vantagens esse sistema:
Pra reparar a t-case não se mexe no câmbio;
Nem por decreto o atf se contamina com o óleo da reduzida;
Fácil de ver vazamento pelo retentor(auto);
Se tirar a t-case pra reforma pode andar em 4x2;
Reposição de peças super acessível sem ter maior mão de obra,com as partes do cardã de união;
Poucas peças moldadas,quase tudo original.E as que são feitas não necessitam manutenção;
Se um dia trocar de motor,ou caixa fica moleza a adaptação;
A engrenagem primária de reduzida será bi-apoiada.
Contra:
Mais um sistema de cardã para se preocupar;
Mais um retentro pra vazar;
Comprimento do power-train...
logo descobrirei mais..hehehe!
Abs
Me deparei com uma dúvida...
Usando o eixo estriado da t-case como novo eixo que receberá a rotação da caixa,pensei que pudesse usar o mesmo sistema original de ajuste do encosto do rolamento,mas agora vejo que não será possível pois não tem engrenagem louca para fazer a medição...
Como poderia fazer para ajustar os rolamentos em pré-carga?
Pensei em ir tirando as lâminas até retirar a folga,mas é muito impreciso...
Abs
Não casa nem num nem noutro.
O que é possível é brochar o entalhado no corpo da engrenagem, que tem material de sobra ... e não se mexe no eixo.
Não seria possível fazer o contrário?
Tipo a estrida da engrenagem no eixo?A reposição ficaria fácil...
E se reestriasse o eixo o batente físico mencionado poderia a própria ranhura antiga.Pois não se usa toda ela para alojar a engrenagem...
Abs
leopoldo
21/10/2007, 23:51
que que a engrenagem louca faria ai ?
uma coisa é a regulagem dos rolamentos, outra é a verificação da folga da louca.
se não tem louca, oque é obvio, vc só tem que se preocupar com os rolamentos e a regulagem é como manda o manual:
através de adição ou subtração de calços, aperto com a flange girando e verificação final com a balança ou torquímetro, medindo o arrasto.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.