Ver Versão Completa : Motor S10 2.2
LUIZ FREIRE
16/05/2007, 14:31
Preciso Da Ajuda De Vcs.
Vou Substiuir O Motor Do Meu Jeep Ford Ano76, Pelo Motor Da S10 2.2 E Gostaria De Saber.:
Quais As Alterações Que Devo Fazer Para Instalar O Motor??
Cambio Pode Permanecer O Mesmo Ou Devo Substitui-lo (por Aual Cambio)??
é Necessário Alterar Mais Alguma Coisa??
Grato
Luiz Freire
Lucas Nassif
16/05/2007, 19:20
Preciso Da Ajuda De Vcs.
Vou Substiuir O Motor Do Meu Jeep Ford Ano76, Pelo Motor Da S10 2.2 E Gostaria De Saber.:
Quais As Alterações Que Devo Fazer Para Instalar O Motor??
Cambio Pode Permanecer O Mesmo Ou Devo Substitui-lo (por Aual Cambio)??
é Necessário Alterar Mais Alguma Coisa??
Grato
Luiz Freire
Bom, provavelmente você está usando o motor OHC e o câmbio 4 marchas. Se vc vai colocar o 2.2, vc terá que trocar a caixa também, pela Clark 3, 4, ou 5m, fica a sua escolha, so lembrando que a 5m tem OD!
A principal coisa que terá que mudar é a caixa mesmo, mas vc deverá comprar os flanges motor/caixa (precisa mesmo??? - ambos da GM, ou to falano besteira - :pensativo: ) e a caixa/tcase! De resto, aparecerá na hora, mas o princípio é isso!
Uma dica: Faça como um amigo meu fez no dele. Ao adaptar o motor, se possível, faça com uma S10 2.2 do lado, e coloque o motor e caixa na mesma posição ou inclinação da s10, assim ficará mais fácil manutenção, já que está tudo igual da s10, sem gambiarras!
Abraços:concordo:
LUIZ FREIRE
17/05/2007, 08:21
Bom Dia!! Lucas, Obrigado Pelas Dicas.
Qual O Cambio Mais Indicado Para Ser Utilizado C/motor Da S10 2,2l???
Grato
Luiz Freire
Lucas Nassif
17/05/2007, 12:00
Bom Dia!! Lucas, Obrigado Pelas Dicas.
Qual O Cambio Mais Indicado Para Ser Utilizado C/motor Da S10 2,2l???
Grato
Luiz Freire
Seria o Câmbio da C20 (4 ou 5m). O que fica melhor no cj, com certeza é o de 5m!
[]'s
Coloca o conjunto completo da S10!
Aí é so adaptar a t-case com a falage.
Terá uma 5º marcha desmultiplicada, o que te trará economia de comb.
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
18/05/2007, 13:19
Luiz, tava esquecendo. Esse motor 2.2 que vai colocar, é EFI ou MPFI??
[]'sss
Cara s for EFI, corra longe!!!!
Só vá se for MPFI
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
19/05/2007, 13:17
Cara s for EFI, corra longe!!!!
Só vá se for MPFI
Abraços.
Kim.
Isso mesmo. Se for o MPFI vai na fé! Tirando o consumo altíssimo:putz:, vc terá um ótimo conjunto, com um belo desempenho e torque!:palmas:
[]'sss:concordo:
joão k. chikui
19/05/2007, 13:58
Lucas,
Por falar em consumo , parece que MG vai abaixar o ICM do alcool de 25% para 12%, igualando com SP. E, como MG jé é o 2º maior produtor de alcool , vai ficar bom prá vcs.
Além da economia , os motores a alcool tem de 10 a 15% a mais de torque comparando com os similares a gasolina. Além disso, o usuário de Gasolina pode estar pagando por gasolina teoricamente com 24% de alcool anidro, mas estar queimando uma mistura de 50% de alcool e 50% de solventes, alguns inclusive com altos teores de benzeno e tolueno.
Aqui em Sampa , conseguimos alcool entre 1,25 a 1,30 ( Lógico que tem posto vendendo a 1,50), aí em Pedro leopoldo está quanto?
Lucas Nassif
19/05/2007, 14:32
Por falar em consumo , parece que MG vai abaixar o ICM do alcool de 25% para 12%, igualando com SP. E, como MG jé é o 2º maior produtor de alcool , vai ficar bom prá vcs.
Além da economia , os motores a alcool tem de 10 a 15% a mais de torque comparando com os similares a gasolina. Além disso, o usuário de Gasolina pode estar pagando por gasolina teoricamente com 24% de alcool anidro, mas estar queimando uma mistura de 50% de alcool e 50% de solventes, alguns inclusive com altos teores de benzeno e tolueno.
Obaaaaaa!! Posso procurar um AP a álcool intão!! Eu já tinha essa idéia, mas nunca pensei em levar a sério! :mrgreen:
Aqui em Sampa , conseguimos alcool entre 1,25 a 1,30 ( Lógico que tem posto vendendo a 1,50)
:shock: :shock: :shock: :shock: C A R A C A!!!!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
aí em Pedro leopoldo está quanto?
Álcool: R$ 2,00 a R$ 2,05 :putz: :putz: :putz: :putz: :shock:
Gasolina: R$ 2,60 a R$ 2,70 (gasolina normal) :shock: :shock:
[]'sss querendo mudar pra SP, pra comprar gasosa e alcool mais barato :mrgreen:
Rafaguterres
19/05/2007, 15:40
Isso mesmo. Se for o MPFI vai na fé! Tirando o consumo altíssimo, vc terá um ótimo conjunto, com um belo desempenho e torque!
Lucas, como será que deve ficar o consumo deste tipo de configuração? Acho que mais econômico que o original deve ficar sim.... (supondo que a viatura do colega que iniciou o tópico seja o "6 caneco" original).
Alguém têm uma opinião sobre isto?
Lucas Nassif
19/05/2007, 16:16
Lucas, como será que deve ficar o consumo deste tipo de configuração? Acho que mais econômico que o original deve ficar sim.... (supondo que a viatura do colega que iniciou o tópico seja o "6 caneco" original).
Alguém têm uma opinião sobre isto?
Bom, é o seguinte. Consumo do 2.2 não é baixo não. Não digo isso pelo AXÔMETRO, ou por nao gostar do motor, ou coisa parecida, e sim, por ter um amigo com um 2.2 MPFI no jeep dele! É o seguinte:
Outro dia estávamos conversando sobre motores, adaptações, etc...aí contei pra ele que ia colocar um ap no jeep daki e tall....acontece que perguntei pra ele se o 2.2 era bom, se era melhor que AP em custoXbeneficio, etc...
Ele não me recomendou colocar o 2.2, por causa do consumo. O dele faz 4km/l na trilha, e 5.5 na cidade! Mas em compensação, anda pakas!
O motivo da bebedeira podia ser:
:arrow: Injeção e demais parte eletrica desregulada
:arrow: Jeep muito pesado
:arrow: Relação do diferencial muito curta para o cambio 5m
:arrow: E outras coisas que não me lembro agora.
Acontece que:
:arrow: Ele já levou o jeep em eletricistas para checarem a injeçao, pra ver se num ta desregulada, tava tudo OK.
:arrow: Sobre o peso do jeep, ele fez o seguinte: Foi em BH e pesou o Jeep: deu 300kg a menos que o peso da S10 2.2!
:arrow: O diferencial está mais longo que o da S10. Chega a 100km/h de 3ª marcha. (ele usa cambio de C20 5m).
Conclusão: Como não tinha nada de errado no motor, o jeito foi conformar com a bebedeira!
Por isso que disse: apesar do consumo alto desse motor, o kit fica bom no jeep, já que o desempenho é excelente!
[]'ssss:concordo:
joão k. chikui
19/05/2007, 22:20
Lucas , estivemos em passos , são joão Batista do glória e Delfinópolis no feriado de 1º de Maio , e meu amigo que estava de engesa a alcool abasteceu a 1,70 lá , mesmo com este ICM de 25%.
Lucas Nassif
19/05/2007, 22:31
Lucas , estivemos em passos , são joão Batista do glória e Delfinópolis no feriado de 1º de Maio , e meu amigo que estava de engesa a alcool abasteceu a 1,70 lá , mesmo com este ICM de 25%.
Ixxii...alcool aki, a 1,70, só se for adulterado!!! :mrgreen:
Por aqui, se tiver abaixo dos 2 conto, pode ficar com um pé atraz! :lol:
[]`ss e bom domingo!!!:concordo:
LUIZ FREIRE
20/05/2007, 19:45
Boa Noite !!
Obrigado A Todos Pelas Dicas.
O Motor Da ""ferrari""rsrs... 4 Cilindros Ohc, No Feriado Passado Fui De Sjcampos A Andrelandia X Sjcampos +/- 800 Kms Fez Uma Média De 7,35lts Por Km.
Tudo Bem Que Que Este Motor Não Tem Torque Etc, Mas Troca-lo Por Um Motor Da S10 Fazendo 3 A 5 Lts/km.. Já Fiquei Em Duvida Qto A Substituição.
A Minha ""ferrari"" Eu Uso Diariamente Para Trabalhar E Nos Finais De Semana Faço Alguma Trilhas Leves E Passeios Na Serra Da Mantiqueira.
Gostaria De Um Motor Que Fosse + Economico (dentro Do Possivel)
E Tivesse Um Melhor Desempenho.
Vcs Falaram Do Motor Ap O Que Vcs Acham Deste Motor??
Um Abraço A Todos E Uma Boa Semana!!
Grato
Luiz Freire
pmarcell
20/05/2007, 21:09
Luis Freire, tenho no meu jipe um motor GM 2.0 Flexpower com a caixa da S10 e relação 9/44. Uso pneus dynatork 31". Meu amigo, prá quem só usa em trilha, é o bicho. Como só uso em trilha e passeio curto, não me importa o consumo.
Instalei esse motor baseado no que vi nos jipe de dois amigos meus. Comparar a um AP 2.0 é covardia. Esse motor faz o CJ5 empinar na arrancada. Tem o volante pesado que uma vez em alto giro, somado ao torque de um 2.2, dá fôlego para atravessar os 'trechos difíceis na trilha.
Se tu não tiveres quem faça um flange numa caixa da S10, vai a dica: As primeiras S10 ano 95, vinham com capa seca separada da caixa. Procure uma capa seca dessas, e com ela podes adaptar a caixa da C20 5 marchas ou c20 4 marchas. O eixo piloto dessas caixas são o mesmo da S10. Aí é só comprar o kit para instalar a caixa C20 na transmissão willys e fazer sucesso nas trilhas.
Confesso a vc que optei pelo 2.0 FLEX, para turbiná-lo, já que ele funciona com álcool, e nesse combustível vc pode usar pressão de turbo maior. Mas com esse combustível ele tem 128 CV e 19 kg de torque. Com a combinação de relação que tenho, vou adiar o turbo, pois não precisa. Assim já quebrei o cardã traseiro duas vezes. Se turbinar...
Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida, escreva.
Um abraço
Paulo Marcello.
Rafaguterres
20/05/2007, 21:17
...Já Fiquei Em Duvida Qto A Substituição...
A Minha ""ferrari"" Eu Uso Diariamente Para Trabalhar E Nos Finais De Semana Faço Alguma Trilhas Leves E Passeios Na Serra Da Mantiqueira.
Luiz Freire
Buenas Luiz,
Primeiramente, obrigado pela resposta Lucas.
Dá uma olhada nestes tópicos aquí, pois depois de ter feito a pergunta a uns dias, fui corujar o fórum e os post mais antigos e encontrei:
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19089 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19089)
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25907
Estes primeiros falam sobre configurações utilizando motor do opala 4 cilindros (caixa de câmbio original e caixa do chevette).
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27067
Já este segundo, iniciado pelo Lucas, fala sobre a configuração Ap que tú perguntou.
Os dois têm informações importantes sobre as adaptações propostas e discussões acaloradas :putz: :putz: dos membros do fórum (:concordo: né Lucas:concordo: ).
Acho que nestes link´s citados vais ficar satisfeito com a comparação e tirar as suas próprias conclusões. :mrgreen: :concordo: :concordo: :mrgreen:
E também têm a opção do Pmarcell Acima, hehehe (respondeu enquanto eu escrevia).
Um abraço e me despeço!
Lucas Nassif
20/05/2007, 22:02
Boa Noite !!
Obrigado A Todos Pelas Dicas.
O Motor Da ""ferrari""rsrs... 4 Cilindros Ohc, No Feriado Passado Fui De Sjcampos A Andrelandia X Sjcampos +/- 800 Kms Fez Uma Média De 7,35lts Por Km.
Tudo Bem Que Que Este Motor Não Tem Torque Etc, Mas Troca-lo Por Um Motor Da S10 Fazendo 3 A 5 Lts/km.. Já Fiquei Em Duvida Qto A Substituição.
Um Abraço A Todos E Uma Boa Semana!!
Grato
Luiz Freire
Boa noite Luiz,
primeiramente, gostaria de te corrigir uma coisa, se vc nao se importar: O consumo é informado por KM/L, e não L/KM :concordo: (mas existem uns motores que é informado por l/km mesmo :mrgreen: )
Depois, queria de parabenizar pela coragem, de viajar 800km com um jeep, com motorização original :palmas: e fazendo 7 pl! :twisted: :concordo:
Agora, falando sério :mrgreen: , se vc quer um motor bom, economico, e que pode ser usado no dia a dia sem medo, vai de AP, na fé! Ou esse, ou opala 4cc! Vou colocar um AP Mi no Cascão, provavelmente em agosto desse ano, por achá-lo um motor muito bom e confiável. Ta certo que o AP em baixa deixa muito a desejar, mas pra quem usa mais na cidade, nao tem nada melhor. É só esperar o bixo subir o giro e mandar vë (nao comparem com motores 6 caneco, v8 nao hein pessoal, pelamordeDeus :mrgreen: )
Agora, motor GM 2.2, para sua Ferrari, se for pra ser desse uso que vc falou, esquece. Bebe demais, e vc pode ter um motor bom do mesmo jeito, e muito mais economico!
Abração, e qualquer coisa grita!!
LUIZ FREIRE
23/05/2007, 20:06
Boa Noite!!!
Obrigado Pela Ajuda De Todos Vcs!!!
Um Forte Abraço
Luiz Freire
Num vai na conversa do Lucas que ele é fanático por AP viu!!!
Lucas Nassif
24/05/2007, 13:27
Num vai na conversa do Lucas que ele é fanático por AP viu!!!
Hahahahahahaah, brigadão pela força aí Kim!! :concordo:
Eu sou fanático msm é por 6 bocão, mas como a $ é curta, prefiro AP! :mrgreen:
[]'ss
Rafaguterres
24/05/2007, 21:28
Eu sou fanático msm é por 6 bocão, mas como a $ é curta, prefiro AP!
[]'ss
Para Lucas.....
:twisted: Só se for as 4 do AP, mais a tua e a do Zequinha..... :twisted: hehehehehe.
Taí o seis bocão no Jeep...
Abraço. :twisted: :twisted: Mas não podia deixar esta passar em branco.
Lucas Nassif
25/05/2007, 12:44
Para Lucas.....
:twisted: Só se for as 4 do AP, mais a tua e a do Zequinha..... :twisted: hehehehehe.
Taí o seis bocão no Jeep...
Abraço. :twisted: :twisted: Mas não podia deixar esta passar em branco.
Haahahaha, o problema é manter o bixo com os 5km/l!! :mrgreen:
Mas é sério. Estava analisando as coisas e tinha que decidir:
:arrow: Ou Motor AP 2.0 Mi e bloqueio do diferencial...
:arrow: ... ou motor 6 boca sem bloqueio!
Como no meu uso, o AP dá conta, não preciso de muuuiiito torque e potência, escolhi ele. E ainda dá pra colocar o bloqueio, afinal, "potência não é nada sem aderencia!!" :mrgreen: (ridícula, mas tá valendo! :twisted:)
[]'sssssssss:concordo:
Lucas Nassif
25/05/2007, 20:57
Bom, encontrei aki no meu PC as fotos do motor do jeep do meu amigo, aki de PL!
Trata-se de um 2.2 MPFI, vulgo BEBERRÃO!! :twisted:
[]'ss:concordo: