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Ver Versão Completa : Luz de freio



Ramone
09/05/2007, 00:29
Olá pessoal. :concordo:

Meu CJ5 só acende a luz de freio quando piso forte no freio. Praticamente apenas em decidas mais ingremes que a luz acende.

Ficar sem luz de freio é uma fria, ainda mais pq uso o Jeep no dia-a-dia.

É possivel eu mesmo arrumar isso? Ou é preciso ser um tecnico?

Abraços,

CJ 60
09/05/2007, 00:53
Olá pessoal. :concordo:

Meu CJ5 só acende a luz de freio quando piso forte no freio. Praticamente apenas em decidas mais ingremes que a luz acende.

Ficar sem luz de freio é uma fria, ainda mais pq uso o Jeep no dia-a-dia.

É possivel eu mesmo arrumar isso? Ou é preciso ser um tecnico?

Abraços,

Bom levando em conta q seu sistema é original, já tentou trocar a cebolinha e fica na traseira do cilindro mestre? ($12,00) debaixo do jeep? se for pedaleira susp. é mais facil pois e um contato tipo liga e desliga,

abç

Luciano SHAKALL
09/05/2007, 01:09
CAmaRAda Ramone, quando você fala pisar forte, você quer dizer forte mesmo, rápido, ou "muito" (mais curso do pedal)?

Bom, julgando que seja esse último, pode ser que seja apenas o "interruptor" (Não sei se esse é o nome certo, e nem se é assim em todos os carros).
Ao pisar no pedal de freio, ele move-se e libera - ou aperta - um botãozinho que aciona a luz (como ao abrir a porta de carros de passeio, que acende a luz interna...).
Se o seu for assim, verifique se esse interruptor (botãozinho, tecla, pitoco...) não está "emperrado", só sendo acionado "com mais curso do pedal"...

Ramone
09/05/2007, 10:53
Luciano, eu digo pisar forte: mais curso do pedal. Tem que pisar mais fundo para que acenda a luz... andando em uma via reta normal, não chego a pisar suficiente para que a luz acenda. E em alguma freiada mais brusca, o cara atrás pode acabar beijando meu engate traseiro. HEuEHUE :D

Uso pedaleira original. E acho que o problema deve ser o que o CJ 60 falou. Pq a cebolinha deve ser a mesma de 1979. HEueheuHEu :D
Assim como toda a parte elétrica.

Bom, vou dar uma olhada e tentar resolver.

Obrigado pela ajuda pessoal! :concordo:

Abraços,

cmte_carvalho
09/05/2007, 11:24
Ramone, logo quando eu comprei o Thunderbolt eu percebia que nem sempre as luzes de freio acendiam e, com o Jeep em movimento, elas costumavam piscar.

Andei em vários mecânicos e eletricistas mas ninguém conseguia identificar direito o problema. A cebolinha funcionava normalmente, etc... Ah, e o sistema é o original (como no seu).

Até que resolvi colocar alguns parafusos que estavam faltando no assoalho central (que serve de carenagem para o câmbio). A maioria deles foi colocada justo na região próxima do pedal de freio e após isso, BINGO! Problema resolvido! O assoalho mal preso deixava o pedal balançar com o movimento e a cebolinha ficava louca...

Talvez não seja esse o seu problema mas a dica é válida. Até!

Mauro_PJ
11/05/2007, 10:21
Salve Ramone,

Eu mesmo resolvi no meu Jeep este mesmo problema. Na semana passada percebi que só acendia a luz de freio em pisadas mais fortes. No meu caso uso a pedaleira suspensa e bastou raspar um pouco o batente de borracha que atenua o choque do retorno do pedal. Batou debastá-lo um pouco para que a haste do pedal alcançasse o interruptor. Muito fácil.

Aproveito que estamos falando de freios e pergunto (aproveitando este tópico para não abrir outro);
Uso pedais do Opala. Existe uma pecinha em forma de U que serve para fazer o pedal de freio empurrar e recuperar a haste do servofreio. Esta pequena pecinha é presa pela parte aberta do "U" ao pedal e no fundo tem um furo onde é transpassada a haste do servofreio. A minha pergunta é: este furo por onde entra a haste do servofreio é rosqueada ou não?
Terei que fazer uma peça sob medida mas como a peça que tenho está rosqueada (não é original), não sei se devo fazer com ou sem roscas a peça nova.

Se você ou outro camarada que ler, souber e puder me ajudar, fico grato.

Abs

felipemendes
11/05/2007, 15:43
Mauro,
Sim, é roscada e travada com uma contra-porca. No meu, tive que regular a distância desta peça fora e depois montá-la no jeep, pois o pedal impedia que ela roscasse (engraçado, pra que a contra-porca neste caso?!). Só pra saber: regulei de forma a no fim do curso prensar totalmente o interruptor da luz de freio.
Mas diz aí: deixou os dois pedais pra esquerda da coluna?

Leo - Beethoven
11/05/2007, 18:46
A muito tempo o Beethoven tá com pedaleira suspensa e a regulagem de altura da cebilinha é um moleza....mas lembro que quando era original, tive o mesmo problema e apanhei feito louco pra consertar...
No meu a cebolinha era direto no cilindro mestre e a única regulagem que tinha era calçando a cebolinha com arruelas....mas isso só vai fazer piorar a situação.....depois descobri que a haste da cebilinha (que nada mais é que um interrutor lig-des de pressão) que eu tinha estava com a ponta gasta....resultado, tinha que trocar....mas como a cebolinha em si, estava boa e eu só meio murrunga....colei com Super Bonder um um pedaço qualquer de plástico na ponta de cebolinha pra servir de calço e aumentar o curso....
Ficou 10 e devo ter ficado com ele assim uns 2 anos antes de colocar a pedaleira suspensa.

Abs.

Cacá
11/05/2007, 23:35
O meu veio com a lata em "L" (suporte) da cebolinha torta, de modess que às vezes acendia, às vezes não acendia e às vezes acendia e não apagava mais. Foi a primeira coisa que fiz no Jeep, desentortei, alinhei o pino da cebolinha com o pedal e regulei a distância com contra-porca. Ficou uma belezura!


:dance:

william_1966
21/10/2014, 23:26
Pessoal, desculpe desenterrar o tópico, mas meu jeep com pedaleira suspensa não acende a luz de freio. Estava normal até que hoje percebi isso. Fui lá conferir a cebolinha e ela está com somente um dos lados com o plug elétrico ligado. Acontece que mesmo ligando o outro lado, nada acontece. Aí achei um fio desencapado e "solto" ali nas redondezas do "sensor". Porém, mesmo conectando esse fio solto no fio "próprio" pra encaixar na pedaleira, e engatando os dois na pedaleira, nada acontece. Alguém tem alguma foto de como é a ligação da fiação ali na cebolinha?



PS: Essa semana troquei o calço de carroceria, coloquei uns maiores, provavelmente desconectou alguma coisa, ou na montagem ou com a nova altura.

Obrigado