Ver Versão Completa : Colocação de Câmbio automático
Caros amigos!
Estou entusiasmado com um CA do opala que encontrei.
Não encontrei algo ainda sobre engesa com CA, fica bom?
Comprei a relação 11x45 para colocar nele, pois uso o 6cc e, poucas trilhas, quando faço são light.
Olhem o tópico do Brancão http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981&page=2 tem umas fotos lá, que inclusive está com o motor e agregado da suspensão, mais as fotos são do celular, não estão lá aquelas coisas.
Me digam qual o grau de dificuldade para tal adaptação?
Abraços.
Kim.
Eduardo Valaretto
28/04/2007, 22:28
Creio que com essa relação não vai ficar bom (vai ficar muiiito longo).
Tenho uma camper com essa configuração e ela tem relação de 4,77 e mesmo assim não é um jeep. No caso do engesa acho que o ideal seria no mínimo uma 4,88 (tem para dana 30 e 44), o meu é um dana 46.
Abraços,
Eduardo Valaretto.
Me digam qual o grau de dificuldade para tal adaptação?
Kim,
Não é nenhum bicho de sete cabeças. Vai reposicionar a travessa do câmbio e provavelmente alongar e encurtar os cardãs se instalar uma T-case Toy ou Willys tem que fazer a flange isso tb é sussa tem dois caras no fórum que tão fazendo.
[]
Caro Eduardo Valaretto!
Meu engesa já é 4,88:1, onde estou para colocar um D44 na dianteira...
Como não enendo muito ainda de CA, não sei calcular sua relação final, mais tem um pessoal que esta começando a me ajudar aqui neste espaço, inclusive um xará seu.
Grande Polvora!
Sobre a t-case...
A do Willys dá conta do recado?
Se trocar o pino chorão, fica mais silênciosa, certo?
Sempre pensei e tive vontade de um Band, mais o valor é alto e, não consigo por onde moro.
Bem, muito obrigado pelas ajudas!
Abraços.
Kim.
...
Sobre a t-case...
Kim,
Eu ainda não testei, tem gente que afirma que não guenta, eu acho que depende muito da "tocada", mas uma de toy acho que é ideal.
[]
O assunto também me interessa.
A Transmissão automática do opala é robusta o bastante para um jipe como o engesa com motor diesel, pnes 33" e etc?
Eduardo Merege
29/04/2007, 16:17
Kim,
acredito que como o Polvora disse, dependendo da tocada a willys aguenta sim, de certa forma o CA poupa ela não dando trancos, com aceleração progressiva.
Carlos,
Alguns motores diesel como esses pretendidos por você (s4t e s4tplus) são muito torcudos, em demasia para os cambios ZF do opala, não tenho certeza mas me parece que o 22 da nomeclatura (ZF4HP22) indica o torque maximo de entrada, mesmo assim esses cambios saiam nos opalas 6cilindros e com +/- 30 kgf.m, ou seja ja estão no limite.
Talvez o da Blazer (4L60E) seja o mais indicado, mas ainda é necessario ver se é compativel com a curva de torque do motor, pois ate certa rotaçao o conversor de torque "patina" , como se queimasse a embreagem,e isso aumenta a reduçao do mesmo, mas corre se o risco de enquanto o motor ja estiver em rotaçao de maximo torque o conversor ainda estar patinando, vindo a "acoplar" devidamente em rotaçoes mais altas e mais fracas, desperdiçando a força do motor e combustivel.
Isto é um risco para esses motores diesel baixa rotaçao, principalmente porque a maioria dos CA utilizados no Brasil sairam em carros a gasolina (torque em maior rotaçao).
Pessoal , isso é o que eu estudei lendo, só teoria por enquanto, então me perdoem se estiver tudo errado :lol:
[]'s:-D
Eduardo Valaretto
29/04/2007, 17:50
Esta caixa já equipou alguns outros carros como:
Jaguar, Porshe, BMW (várias) e inclusive Range Rover com motor de oito cilindros que com certeza tem bem mais torque que o 6 cilindros do opala.
Com relação a utilização dos motores S4 acho que fica complicado pois a faixa de giro útil é muito estreita (1600 a 2800 RPM), acho que o ideal seria antes de partir para as compras procurar alguem que entenda muito de CA.
Estou pensando em casar este cambio com um MWM 2.8 já que este motor tem uma curva de torque/potência muito parecida com o GM 6 cilindros.
Abraços,
Eduardo Valaretto.
Foi isso que eu pensei Valareto: TA do opala com MWM 2.8 seria um bom casamento.
haundrich
30/04/2007, 00:46
Kim,
acredito que como o Polvora disse, dependendo da tocada a willys aguenta sim, de certa forma o CA poupa ela não dando trancos, com aceleração progressiva.
Carlos,
Alguns motores diesel como esses pretendidos por você (s4t e s4tplus) são muito torcudos, em demasia para os cambios ZF do opala, não tenho certeza mas me parece que o 22 da nomeclatura (ZF4HP22) indica o torque maximo de entrada, mesmo assim esses cambios saiam nos opalas 6cilindros e com +/- 30 kgf.m, ou seja ja estão no limite.
Talvez o da Blazer (4L60E) seja o mais indicado, mas ainda é necessario ver se é compativel com a curva de torque do motor, pois ate certa rotaçao o conversor de torque "patina" , como se queimasse a embreagem,e isso aumenta a reduçao do mesmo, mas corre se o risco de enquanto o motor ja estiver em rotaçao de maximo torque o conversor ainda estar patinando, vindo a "acoplar" devidamente em rotaçoes mais altas e mais fracas, desperdiçando a força do motor e combustivel.
Isto é um risco para esses motores diesel baixa rotaçao, principalmente porque a maioria dos CA utilizados no Brasil sairam em carros a gasolina (torque em maior rotaçao).
Pessoal , isso é o que eu estudei lendo, só teoria por enquanto, então me perdoem se estiver tudo errado :lol:
[]'s:-D
Você está enlameado de razão.
Devo acrescentar que, se ocorrer esse "patinamento" de forma anormal, além do que foi projetado o câmbio, a tendência é fritar o óleo do CA e nem preciso dizer o que acontece com o resto...
E acredito que, se tratando de conversor de torque, isso seja uma faca de 2 gumes, motor fraco vai fazer patinar e esquentar o óleo, motor muito forte ídem, principalemente nas acelerações.
haundrich
30/04/2007, 00:58
O que percebi é que, enquanto se fabrica um câmbio manual para cada faixa de motor/modelo de carro (Ex. câmbio do Uno diferente do Tempra, câmbio do corsa diferente do astra..) , o câmbio automático é caro e normalmente o fabricante adota um CA superior para poder introduzí-lo em um país, atendendo várias faixas de motores ao mesmo tempo com o mesmo câmbio, reduzir custo e tal.
Ex: No ômega australiano, de 256 CVs, o câmbio automático que equipa ele é o mesmo que equipa o Cadilac V8 de quase 400 cavalos, segundo a concessionária.
Outra coisa que acredito é a herança dos CAs. Se popularizaram numa época em que era normal nos EUA ter um V-8, de potências em torno de 300-400CV's.
Agora é que ele está chegando numa faixa mais popular (nem tão popular assim), que até corsa tem um tipo de CA.
haundrich
30/04/2007, 01:08
Caro Eduardo Valaretto!
Meu engesa já é 4,88:1, onde estou para colocar um D44 na dianteira...
Como não enendo muito ainda de CA, não sei calcular sua relação final, mais tem um pessoal que esta começando a me ajudar aqui neste espaço, inclusive um xará seu.
Grande Polvora!
Sobre a t-case...
Se trocar o pino chorão, fica mais silênciosa, certo?
Sempre pensei e tive vontade de um Band, mais o valor é alto e, não consigo por onde moro.
Bem, muito obrigado pelas ajudas!
Abraços.
Kim.
E ahe Kim
Como é que vc encafifou com câmbio automático?, hehehehe
Sobre a T-Case do Willys, é uma polêmica. Me falaram que não guenta um carro pesado como o engesa com "motorzinho" de GM 6 canos.
Mas também a há gente que defende fortemente a T-case, diz que aguenta.
Que é só isolar o óleo das duas caixas, tampado o orifício de comunicação do óleo do câmbio com a T-case do willys..
O que não aguentava igual é o câmbio willys... vai saber
Compensa mesmo é pegar a T-case da Toy, se houver um jeito de colocar lá sem mexer no chassis, para se livrar do maldito pino chorão...
Eu precisava saber que o Câmbio automático desse do opala aeh é o mesmo que equipa S-10 diesel...
haundrich
30/04/2007, 02:03
Quanto ao uso do CA, tenho vontade de colocar no meu MWM 2.8, mas estou cauteloso. A GM fez um CA para o V6 4.3 da Blazer de 180 calinhos x 34 kgfm e colocou um CA diferente para o Opala de 121 CVs x 29kgf.
Então pela lógica, devo pesquisar mais o uso do CA da Blazer 4.3 para casar com o MWM 2.8, por causa dos 34kgfm de torque.
Além disso, devo ter em mente que em trilha, o câmbio automático deverá esquentar mais que o normal, engesa é pesado, e o conversor de torque deverá patinar mais
Além de ser importado, alguém pode me dizer se é plug and play o câmbio automático da Blazer 4.3 V6 com o motor MWM 2.8?
Pessoal,
Tenho uma pequena experiência com transmissões automáticas de retroescavadeiras, tratores de esteiras, patrols e etc.
Pelo menos nessas aplicações (lembrando que sou completamente leigo em CA automotivas) não existe patinação e nem calor excessivo por uso severo.
As máquinas forçam os conversores ao máximo do torque de seus motores e o que patinam são os pneus (observem uma retro ou uma pá carregadeira quando escostam suas caçambas num barranco).
Conversor de torque quando patina é sinal que precisa ser recondicionado (é desmontado e trocadas as arruelas que ajustam as turbinas internas).
A lógica que acontece com as máquinas é a mesma dos automóveis: eles aumantam e muito a potencia dos motores e usam as mesmas transmissões automáticas.
É o que tenho a dizer...
Eduardo Merege
30/04/2007, 13:15
Carlão,
No caso dos autumoveis ele patina sim:concordo:
um exemplo: quando se posiciona a alavanca en D ou 1, 2 (com o motor ligado) enquanto se esta com o pé no freio (sem acelerar) o carro nao sairá do lugar, mesmo o cambio ja estando engatado.... isso se da pela patinaçao do conversor, conforme vai se acelerando gradativamente, a patinaçao pára quanto atinge a rotaçao de stall(ou quase isso :pensativo: ) nessa rotaçao o conversor "atraca" :mrgreen: o cambio na rotaçao do motor.
De fato essa patinação gera calor como disse o amigo haundrich.:concordo:
[]'s
Edu,
Em baixas rotações não se tem velocidade suficiente para o "acoplamento hidráulico" daí sim não há patinação e sim insuficiência de óleo para acoplar, o que só acontece quando aceleramos o veículo.
A patinação a que me referi é quando em situação de força contrária, acelerando o motor, o conversor não consegue transmitir torque.
Ok?
Eduardo Merege
30/04/2007, 13:56
Ah sim , perfeito Carlão só estavamos tendo confusão com os termos usados:-D
Quando a patinação se da por força contraria o conversor esta mesmo f*did& hehehhe $$$$,$$:parede: :putz:
[]'ção:concordo:
Além disso, devo ter em mente que em trilha, o câmbio automático deverá esquentar mais que o normal...
Com certeza, mas isso você compensa com um radiador de óleo e uma ventoinha exclusivos para o sistema.
[]s
Caros amigos!
Hoje fui lá namorar o câmbio e, notei que o mesmo tem sistema de troca de calor para o óleo.
Tá completo mesmo.
Continuem trocando informações que estou anotando tudo.
Abraços.
Kim.
Eduardo Merege
30/04/2007, 14:09
Pessoal ai vai uma tabelinha temperatura/durabilidade que peguei no site Autotrans.
[]'s
Eduardo Merege
30/04/2007, 14:19
Kim,
Uma dica, pegue um pouco de oleo desse cambio, pela vareta mesmo, ele deve estar sem particulas, e ter aspecto de limpo um vermelho translucido, aproveite tambem e de uma cheirada nele, nao deve ter cheiro de embreagem queimada, isso é sinal de que existem discos queimados la dentro.
[]'s
Phantomc2003
30/04/2007, 16:46
Olá pessoal, interessante este tópico...
Tenho idéia de futuramente partir para CA...
Eduardo, sei que já está fazendo seu engesa, depois de pronto passa as informações...
E, aproveitando, como está minha T-case??
Falou...
Demarques Ribeiro
30/04/2007, 17:02
Na edição 153 da 4x4 e cia tem uma matéria de um CJ5 com o câmbio do opala 4 marchas. Acho que vale trocar uma idéia com o cara para buscar informação...
Abs
haundrich
02/05/2007, 11:11
Edu,
Em baixas rotações não se tem velocidade suficiente para o "acoplamento hidráulico" daí sim não há patinação e sim insuficiência de óleo para acoplar, o que só acontece quando aceleramos o veículo.
A patinação a que me referi é quando em situação de força contrária, acelerando o motor, o conversor não consegue transmitir torque.
Ok?
Concordo com você, Carlos.
Quando não há rotação suficiente, não haverá força centrífuga suficiente para o óleo acoplar o torque gerado pelo motor. No meu carro, eu sinto que começa a acoplar a partir dos ~1.200RPM. Numa pá carregadeira, isso deve ser mais baixo, tipo uns 900 RPM ou menos, sei lá. E isso é suave e progressivo conforme aumenta a rotação do motor.
Devo acrescentar o seguinte:
Que durante o regime de rotação, tipo, 3.000 RPM, ahe sim, sempre haverá um pequeno escorregamento, "patinamento", sei lá , tipo uns 3% da RPM nominal de entrada. Tipo assim, você está lá em 4 marcha, a uns 120 km/h, onde o motor está fazendo força para manter realmente essa velocidade. Esse 3%, que pode variar de máquina para máquina, são um dos responsáveis pelo aquecimento do câmbio e pelo leve aumento de consumo. Sempre haverá esse "patinação". Sempre o óleo deverá deixar escorregar um pouquinho. Não sei como está a tecnologias desse óleos agora..
A questão disso tudo é o dimensionamento em função do torque. Vc pode gerar calor a partir de 3% de RPM em cima de um motor de 21 kgfm e gerar muito mais calor quando tiver 35kgfm, escorregando os mesmos 3% de RPM e por isso precisa de um câmbio mais parrudo.
E mais, tem câmbio CA que pode escorregar mais ou menos. É claro que menos é melhor.
Eu vi uma vez nas FourWheeller uns acoplamentos para CA que diminuem para quase 0% o escorregamento, para melhorar o consumo. Imaginei até que fosse um sistema híbrido de conversor de torque + embreagem, para chegar nessa eficiência.
E quem disse que carro com CA não patina?
É só ver Top Truck Challenge, arrancada de Dragster de 1000CVs com câmbio automático PowerGlyde de 2-3 marchas,
A minha zafira patina na subida da garagem molhada....hehehhe
AH, e existe um lance muito legal no uso de CA para trilhas.
Quem já não esteve no meio de uma subida de lama escorregadia, que por algum motivo, teve que voltar até lá embaixo e começar a investida de novo, porque ao soltar o pé da embreagem , o carro patina e não sobe de jeito nenhum a partir dali?
Soube que a Mitsubishi TR4 consegue essa proeza, usando o CA e provavelmente um esqueminha eletrônico em conjunto. Vc pode parar no meio de uma subida, que o CA consegue dosar o torque suficiente para sair do lugar sem patinar.
Isso sem falar que quase todo câmbio automático tem aquela função legal de Snow (neve) que só deixa sair em terceira marcha , para não patinar. No Brasil eu deveria entender como uma função para piso liso.
PS. lembro que também sou leigo no assunto, portanto meus comentários são de observações pessoais.
j.sebastian
02/05/2007, 11:51
existe um recurso eficiente, já há muitos anos, que é o TCC, torque converter clutch, que acopla rígidamente a carcaça do conversor com a turbina, evitando qualquer escorregamento em rotações mais altas, como se fosse uma embreagem convencional. Assim o conversor fica exatamente 1:1, sem geração de calor ou consumo de combustível desnecessário.
Dependendo do modelo do câmbio, ele pode atuar em 3a ou 4a marcha, dentro de algumas condições (temperatura do motor, abertura da borboleta do acelerador, velocidade acima de um ponto determinado,etc...). Pode ser controlado hidraulicamente e/ou eletronicamente por uma solenoide...
Seba
Só para aumentar o nível cultural do tópico: ouvi do Paulo Coelho (ele mesmo: "o mago e escritor") que o inventor do CA foi um brasileiro, parente dele.
Disse ele que foi oferecido pela GM ao cara a venda da patente (acho que um milhão de dólares na época) ou royalties por unidade vendida.
O cara pegou o milhão e viveu tranquilo o resto da vida...
Alguém confirma se é verdade?
Dei uma googada e não encontrei nada...
Eduardo Valaretto
02/05/2007, 19:54
Já lí isto também na net, mas não lembro onde.
Se achar posto aqui.
Eduardo Valaretto.
haundrich
03/05/2007, 18:00
Uma das empresas a qual vi a propaganda era essa daqui:
http://www.atsdiesel.com/atswebsite/ProductsGM/Transmissions.asp
Aqui fala de um outro equipamento, não era o mesmo que vi nas revistas, mas também acopla em 100% o torque.
http://www.atsdiesel.com/ATSWebsite/HIWFiveStar.asp
texto original :
The ATS Five Star¿ Torque Converter is a revolutionary torque converter that utilizes innovative Viskus Clutch Drive technology while incorporating traditional technologies of conventional Torque Converters.
The Viskus Clutch Drive, along with the fluid-coupling portion of the torque converter, share in the increase of transfer of power through the torque converter. Unlike other torque converters that rely only on fluid transfer from the impeller to the turbine via the Stator, the Five Star¿ utilizes ATS's Viskus Clutch Drive technology that transfers rotational energy from the engine to the transmission. This "Fluid Assist" technology developed by ATS helps transmit energy to the transmission in conjunction with the fluid-coupling section of the torque converter. This "Fluid Assist" technology results in less stress being placed on the torque converter while simultaneously enhancing the fluid coupling of the torque converter making it more efficient. This added efficiency means less mechanical energy is turned into heat and less heat means that more power is transferred to the Transmission.
At low speeds the Viskus Clutch Drive design has more effect on power transfer allowing for optimal stall speed. As the engine to transmission RPM differential speed is increased the efficiency of the torque converter increases. When the transmission input speed is near equal to engine speed, fluid is reversed through the Viskus Clutch Drive. The reversal of fluid is commanded by the factory computer or an external lock-up controller such as the Co-Pilot¿. This fluid reversal compresses the five clutch plates providing a 100% mechanical engagement ensuring no plate slippage during lock-up even at power levels in excess of 2000 foot pounds of torque.
Optimal stall speed, maximum torque multiplication and 100% efficiency is now possible with the innovation of the ATS Five Star¿ Viskus Clutch Drive torque converter. Simply put, the Five Star¿ Torque Converters efficient design equates to higher fuel economy, better performance and unsurpassed reliability.
franzlana
03/05/2007, 23:05
Olá Pessoal.
Tenho grande interesse em montar um câmbio automático no meu Fase III 2.8 MWM. Faço a seguinte pergunta: Aquela peça que acopla a caixa ao motor e que no opala é a cremalheira que é acionada pelo motor de arranque vai aguentar um Engesa? Pergunto porque já tive opala 6 Cil. automatico e aquela peça sempre dava problema, ou bambeava ou trincava ou ainda laqueava os furos onde passavam os parafusos de fixação.
Saudações.
Franz.
Você se refere ao conversor de torque (a peça roxa do desenho enviado pelo haundrich?
Eduardo Merege
04/05/2007, 00:31
Acho que ele esta falando da cremalheira, ou flex plate, que vai no lugar do volante mas com uma chapa muuuuito mais fina , aparafusado no vira e no conversor,
Nunca vi casos de ele não aguentar, mas pensando bem, é possivel ja que a transferencia do torque do motor ao cambio:pensativo:
[]'s
Mesmo nas máquinas de terraplenagem as chapas são finas e aguentam bem o tranco.
São finas pois o conversor precisa de uma "ligeira" flexibilidade.
haundrich
06/05/2007, 22:45
Olá Pessoal.
Tenho grande interesse em montar um câmbio automático no meu Fase III 2.8 MWM. ................
Saudações.
Franz.
Pergunto:
A S-10 diesel nunca chegou a ter câmbio automático?
franzlana
08/05/2007, 11:40
Mesmo nas máquinas de terraplenagem as chapas são finas e aguentam bem o tranco.
São finas pois o conversor precisa de uma "ligeira" flexibilidade.
OK.
Só que as que conheco em carregadeiras são chapas multiplas e foram dimencionadas para carregadeiras, com baixa rotação, ao passo que em um motor 2.8 MWM ela vai trabbalhar na faixa de 3500 rpm por perídos longos, e no opala que tive duas apresentaram problema. Estou imaginando com o peso de um Engesa que ela irá laquear os furos rapidamente.
Franz,
Nunca vi a chapa do opala e nem imagino como seja, portanto não posso opinar.
Nas pá-carregadeiras modernas são chapas múltiplas (que vira e mexe se partem também), mas nas mais antigas a chapa é única assim como nas retroescavadeiras massey-ferguson.
Pra ser sincero ainda não vi um sistema de ligação entre volante e conversor que funcione legal.
Caros amigos engeseiros!!
Bem, conversei com o dono do CA!!!
A notícia não é das melhores para mim, pois ele não quis mais vender, trocar ou dar (ui) a CA.
Levei o CM que havia pedido e na hora mijou para traz.
Falei sobre os direitos de "promessa", avisei que entraria com uma ação...
...aceitou o risco e não fez.
Então Fu...
Agradeço a todos pela disposição na ajuda e pelos comentários.
Abraços.
Kim.
Beto Lacerda
13/05/2007, 23:32
Realmente é de ficar fulo da vida qdo nego desiste de vender depois de tudo acordado ...
agora desiste de comprar p/ ver o chilique do desgraçado !!!
:mrgreen:
[]'s
Eduardo Merege
13/05/2007, 23:51
Kim,
Não desista amigo, de uma procurada em ferros-velhos pequenos, eles geralmente não dao valor a esses cambios ;-) , comprei o meu ZF ha uns 4 meses, paguei 350lts nele completo, o meca abriu e ta zeradinho.
Não é facil, mas pode dar certo.:concordo:
Tentei garimpar outro mas nao encontrei, só os 3m.
[]'s
Fala chará do meu filho!!!!!!
Obrigado pela dica em MP!!!!
Abraços.
Kim.
haundrich
20/05/2007, 15:37
Kim,
Não desista amigo, de uma procurada em ferros-velhos pequenos, eles geralmente não dao valor a esses cambios ;-) , comprei o meu ZF ha uns 4 meses, paguei 350lts nele completo, o meca abriu e ta zeradinho.
Não é facil, mas pode dar certo.:concordo:
Tentei garimpar outro mas nao encontrei, só os 3m.
[]'s
Os de 3 marchas não são aqueles para Landau , galaxy, chrysler, emfim, V8 automático?
Deverá aguentar melhor o tranco do mwm 2.8 do que usando a CA do opala, não?
Beto Lacerda
20/05/2007, 16:18
Os de 3 marchas não são aqueles para Landau , galaxy, chrysler, emfim, V8 automático?
Deverá aguentar melhor o tranco do mwm 2.8 do que usando a CA do opala, não?
3 marchas de galaxie landau é o ford C4
3 marchas de dodge 318 era o Borg Waner M45
3 marchas de opala é o TH-180 (mesmo do chevelho , vitara etc )
[]'s
Eduardo Merege
20/05/2007, 19:33
Opa, esqueci de citar qual 3m achei...
Foi o do opala mesmo o TH-180, como disse o Beto
Quanto aos C4 e BW, aguentam mais sim, mas deve dar uma boa dor de cabeça unir cambios de marcas diferentes ao motor
[]'s
Caros amigos!
Vamos às dúvidas!!!!
Sobre o volante de embreagem...
Cumé quiequi fica?
O quiquié que eu uso?
E que eu não ví, e não sei como é, entendem!!
abraços.
Kim.
Eduardo Merege
25/05/2007, 20:10
Fala Kim!
Nesse caso não se usa o volante original , usa se o flex plate, ou cremalheira.
ele deve vir junto com o cambio , pois pra achar depois é bem dificil e caro
tentei te responder com algumas fots mas nao deu tempo , e nao as tenho aqui no trabalho, mas assim que chegar em casa posto algumas, inclusive da instalação no meu engesa.
Abração
Caro amigo Eduardo!
Tudo bem?
Mais uma vez, obrigado!
O CA, achei no site que me passou, conversei via tel com o proprietário, me pareceu uma pessoa de confiança.
Já encontrei o que ele quer, agora vou saber do que preciso para que façamos a troca, espero que seja um pelo outro, pois mando completo para receber completo.
Se puder encaminhar umas fotos, ficarei agradecido, assim terei noção do que fazer, para não ficar tão perdido.
Apropósito, o CA é 4m.
Abraços.
Kim.
Caros amigos!!
Parece que essa semana conseguirei o TH-180.
No final da semana posto algo sobre o bichão (está em ótimas condições)
Abraços.
Kim.
Caros amigos!!!
Bem, é o seguinte!!!!:pensativo:
Peguei o TH-180!!!:shock:
Hoje retirou o motor com o câmbio do carro, agora vou destrinchar o bichão!!!
Talvez até o final do ano esteja de AT.
Falta decidir sobre a t-case agora.
:arrow:Willys;
:arrow:Toy. Band. ou
:arrow:Hilux.
Me ajudem nessa nova empreitada.
Abraços.
Kim.
Caros amigos!!!
Bem, é o seguinte!!!!:pensativo:
Peguei o TH-180!!!:shock:
Hoje retirou o motor com o câmbio do carro, agora vou destrinchar o bichão!!!
Talvez até o final do ano esteja de AT.
Falta decidir sobre a t-case agora.
:arrow:Willys;
:arrow:Toy. Band. ou
:arrow:Hilux.
Me ajudem nessa nova empreitada.
Abraços.
Kim.
Kim,
Se der $$$ vai de Hilux sem dúvida é a melhor o dennis tá vendendo uma com engrenagens. Não conheço a de Toy e a Willys vai bem sim.
[]s
Kim,
Vc está com a CA no jeito e sem a TCase.... eu comprei a TCase do Dennis e agora preciso encontrar um CA ZF4HP22 ... juntando nós dois dá até pra montar um Engesa auto :lol::lol:
Agora estou à caça dessa CA, vamos ver se encontro rápido :concordo:, mas tb não tenho pressa e nem grana pra ver o carro rodando com CA.
[]'s
Caro gnecchi!
Fiquei ausente o dia todo, fui até a cidade de Naviraí-MS fazer teste piscológico para porte de arma, o prazo vence no dia 02/07.
Não pude responder a MP do Dennis!:putz::cry:
Então vc consegui e, eu passo a procurar uma!
Abraços.
Kim.
Kim,
Na verdade eu já tinha enviado MP para o Dennis e a resposta da MP veio vazia por problemas do fórum e em função disso acabei fechando com o Dennis por email mesmo.
No final das contas o Marcel está com 2 à venda pelo mesmo preço e ainda tem a vantagem dele poder te enviar já com o kit montado.
Comprei hj uma ZF4HP22 que estava aqui pertinho de mim... está anunciada no ML. Agora preciso de indicação de alguma oficina especializada em CA para revisá-la sem cobrar uma fortuna pra isso. O dono anterior disse que a Cambiobras (que fica em frente ao trabalho dele) pediu R$2500 pela revisão :shock::shock::shock:.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=58993124_9910.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=58993124_6432.jpg&v=O
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=58993124_1015.jpg&v=O
Veio até o console do Diplomata e o cardâ tb!!!
[]'s partindo para uma nova fase da brincadeira
Caro gnecchi!!
Esquenta não!!!!
Mandei uma MP para o pessoal da equipeminas4x4, para saber se aceitam ou modificam minha proposta.
Se aceitarem, já vou deixar lá e mandar o CA para colocarem no mesmo com o kit de alavanca e redução, pois usarei relação longa.
Do mais é só alegria.
O Engesa do Eduardo ficou muito bom, segundo palavras dele, o que acredito.
Abraços.
Kim.
Poxa, que leva de engesas automáticos, hein!!!!!!!!!!!!!
:putz:É, tudo começou com a propaganda da Ecosport!!!:mrgreen:
Hauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhauhau
Não aguentei!!!!:mrgreen::mrgreen:
O mais engraçada é a cara :putz::putz:dos amigos que não estão acostumados a andar de 4x4 em trilhas, quando falo que vou colocar CA no Engesa !!! todos acham que estou fazendo merda, porque CA não é coisa pra carro de trilha. :parede::parede:
[]'s
Que tal listarmos quais são as viaturas com CA?
1) Eduardo Merege - Titanic - Fase I - ZF4HP22 + TCase Willys - Status: andando buuuunitoo;
2) Kim - Brancão - Fase I - TH180 + TCase Hilux - Status: ainda rodando com CM e CT originais;
3) Gnecchi - Predator - Fase III - ZF4HP22 + TCase Hilux - Status: ainda rodando com CM e CT originais.
Esqueci de mais alguém?
O mais engraçada é a cara :putz::putz:dos amigos que não estão acostumados a andar de 4x4 em trilhas, quando falo que vou colocar CA no Engesa !!! todos acham que estou fazendo merda, porque CA não é coisa pra carro de trilha. :parede::parede:
[]'s
Gnecchi,
Quando questionarem o uso de CA em jipes, diga-lhes para observarem uma retro-escavadeira, trator de esteiras, pá-carregadeira e outras máquinas trabalhando.
Verão do que um CA é capaz...
Eduardo Valaretto
02/07/2007, 17:18
Tudo bem que tem gente que acha que camper não é Jipe, mas como a mecânica é a mesma dos engesa inclui aí na lista minha camper, 4 portas automática (de série).
Oeixo dianteiro já está no lugar (com freios de band), e a TC de Hilux (preparada com o kit do Marcel) já está pronta.
Falta só tempo para colocar a TC no lugar.
Abraços,
Eduardo Valaretto.
Pessoal!!!
Vamos encher o saco do Hudrich aqui do forum, ele só está esperando para ver o resultado do Brancão-Lost.
Quase todo dia conversamos sobre o assunto!!!
Abraços. (agora com t-case hilux)
Kim.
Tudo bem que tem gente que acha que camper não é Jipe, mas como a mecânica é a mesma dos engesa inclui aí na lista minha camper, 4 portas automática (de série).
Oeixo dianteiro já está no lugar (com freios de band), e a TC de Hilux (preparada com o kit do Marcel) já está pronta.
Falta só tempo para colocar a TC no lugar.
Abraços,
Eduardo Valaretto.
Eduardo,
Sabia citar apenas Engesa ia dar pano pra manga com os Campeiros :lol::lol:
Na realidade não citei as Campers porque neste caso existem viaturas com CA originalmente e nem sempre 4x4. No caso dos Engesas tem que ser necessariamente adaptação :concordo:.
Qual CA vc tem na sua Camper?
1) Eduardo Merege - Titanic - Fase I - ZF4HP22 + TCase Willys - Status: andando buuuunitoo;
2) Kim - Brancão - Fase I - TH180 + TCase Hilux - Status: ainda rodando com CM e CT originais;
3) Gnecchi - Predator - Fase III - ZF4HP22 + TCase Hilux - Status: ainda rodando com CM e CT originais;
4) Eduardo Valvareto - Camper 4 portas - CA ??? + TCase Hilux - Status: ???
[]'s querendo ver a inclusão de outras Campers e Marruás tb.
Beto Lacerda
03/07/2007, 12:08
ta faltando nego ai na lista dos consumiores de kit MKrawler p/ tcase hilux , e flange p/ ZF4HP22
esqueceu do seu amigo com a primeira flange e o primeiro kit atraz do sofa ??? :mrgreen:
leva minhas alavancas em SN :concordo:
[]'s
equipeminas4x4
03/07/2007, 12:28
ta faltando nego ai na lista dos consumiores de kit MKrawler p/ tcase hilux , e flange p/ ZF4HP22
esqueceu do seu amigo com a primeira flange e o primeiro kit atraz do sofa ??? :mrgreen:
leva minhas alavancas em SN :concordo:
[]'s
É que to falando só dos jipes q andam. :twisted::twisted::twisted::twisted:
CARLOS SIQUEIRA
04/07/2007, 02:11
Amigos, seria interessante colocar na lista de "adaptados" o motor. Falando neles, e pro Q20b no F1, existe opção de alguma CA? Citaram a da BLAISER V6, não seria boa? Ninguém respondeu a esta proposta?
[]'s Carlos Siqueira
Carlos,
não sei te afirmar se para o Q20b teria alguma opção de CA, mas nessa lista aí acredito que todos estejam com GM 4.1 - 6CC - carburado.
Eu e o Merege estamos com caburador Solex H34SEIE.
O Kim e o Valaretto eu não sei afirmar.
Gostaria de saber se tem alguém com o Brosol 3E, pois tava pensando nesse bura pra rodar com o CA. Com o meu H34SEIE e CM o Predator tá fazendo 3,0 km/litro :shock: na cidade e 4,5km/litro na estrada.... e é meu carro do dia-dia, pois a XJ fica com a patroa !!
[]'s
Caros amigos!
Estou usando o 3E, só que ainda estou sem o CA.
Então ainda não sei a média com CA.
Vou partir para a relação 11x41, para ficar mais ecônomico, tendo em vista que meu uso é diário. Tá certo que abasteço direto na usina de álcool.
Abraços.
Kim.
Eduardo Valaretto
04/07/2007, 13:36
Penso que motores como o Perkins ou o Maxion não servem para cambio automático porque a faixa de utilização deles é muito pequena (entre 1600 e 2800 rpm, mas na verdade não utilizaria esses motores acima de 2600 rpm), vc será obrigado a colocar uma relação curta e não conseguirá atingir velocidade satisfatória ou colocará uma relação longa e o torque desses motores fritará sua CA.
Minha camer tem 6cc do opala, carburador 3E e fico feliz quando ela faz 4,5 km/l em uso misto(na estrada faz uns 5,5 km/l).
Abraços,
Eduardo Valaretto.
Pessoal,
Que modificações são necessárias para instalar CA no engesa, além, é claro, da transferência de hilux?
Cardãs? Relação dos diferenciais? Que mais?
equipeminas4x4
04/07/2007, 13:47
Para que os Srs. tenham idéia de como fica a tcase Hilux montada no câmbio ZF 4m do Opala, com kit´s MKrawler 1503MK-alavanca dupla e 1510MK-falnge Hilux/ZF4HP22.
Reparem que a tcase tem um giro no sentido anti-horário, pra que a saída do cardan diant. não fique muito baixo. Praticamente tem uma linha reta paralela ao piso, na parte maior da tcase.
Espero que gostem.
[]´s
equipeminas4x4
04/07/2007, 13:57
Pessoal,
Que modificações são necessárias para instalar CA no engesa, além, é claro, da transferência de hilux?
Cardãs? Relação dos diferenciais? Que mais?
Pra instalar o CA vc não precisa trocar relação de diferencial. Se tiver um câmbio q monta no motor sem adaptação, vc precisará colocar 1 radiador de óleo.
Marcel,
Essa tcase hilux tem reduzida?
equipeminas4x4
04/07/2007, 14:13
A redução original é de 2.28:1 podendo ser colocado o kit MKrawler 4.7:1 MK1505 plug-and-play.
[]´s
Maravilha!
Agora é só decidir se coloco motor diesel com CM ou deixo motor àlcool com CA e kit mkrawler ou compro uma bicicleta...
Marcel,
Já que a rotação da TCase no sentido anti-horário é necessária, por que vc não rotaciona as alavancas no sentido horário para que elas fiquem perpendiculares em relação ao chassi da viatura?
Na foto abaixo fiz um esboço das alavancas com ângulo para compensar a rotação da TCase.
[]'s
equipeminas4x4
05/07/2007, 09:25
Marcos,
Cada carro vai exigir um tipo de instalação diferente. Pode ser que essa rotação não seja suficiente, ou pode ser que nem precise dela, vide exemplo do carro do Ramiro Bin-loco que modificou a alavanca dobrando elas pra frente. Portanto fica à critério de dada um adaptar à melhor posição de cada instalação. Como ali existe um oring para evitar vazamento de óleo, recomendo fortemente que o conjunto seja desmontado caso seja necessário usar maçarico no serviço.
[]´s
Amigos tenho o catálogo de utilização desse câmbio ZF4HP22 saiu em vários outros veículos L6,V6,V8...Bmw,jaguar,range rover,audi v6....e agora não estou achando pra confirmar mas acho que é ele acoplado nesse V12!!!
Dêem uma olhada...
É SE ALGUÉM ACHA ELA FRACa...NEM PRECISO DIZER NADA..HEHEHEHE!!!
Estou colocando uma caixa de c-10 3 marchas,mas vou continuar procurando essa caixa...bem com calma...hehehe!!!
ABs
haundrich
11/07/2007, 00:51
Salve Galera !
E aeh Kim
Mês passado até essa semana estava meio apurado na empresa, mas agora aliviou um pouco. Pena que não posso pensar em colocar CA agora, pois estou com a deliciosa tarefa de trocar meus eixos de D-20 por Eixos de Troller, com flutuante e freio a disco nas 4.... :-]
Estou morrendo de vontade de colocar já o trem, já tinha essa idéia algum tempo. O Ursus está com motor mwm 2.8 e tenho dúvidas quanto ao CA a utilizar. Mas é certo que colocarei T-Case de toy hilux.
O CA do Opala aguenta mesmo o MWM 2.8 (35kgfm)? o THM-180 ou ZF4HP22?
o ZF4HP22 é o 4 marchas? Ele já usa válvulas solenóides para controle? Precisa de algum tipo de sinal do motor, tipo rotação, vácuo, velocidade, freio?
[ ]'s - quando vão fazer um CA de 6 marchas para mwm2.8?
haundrich
11/07/2007, 01:00
O pessoal que já está usando T-Case de Hilux com CA.... Precisa parar o engesa para passar de reduzida para simples, com o CA?
Tipo, estava com a reduzida acionada, saí de uma erosão devagarinho, posso acelerar, 20-30 km/h, tira o pé, passa a reduzida para a simples, e finca o pé novamente?
[ ] s ufa , agora posso dormir, fim de leitura do tópico do Kim, por enquanto..
haundrich
11/07/2007, 01:09
só para dar azia no pessoal...
Os top truck challenge da four wheller só dá câmbio CA;
Os arrancadão de dragster de 1000, 2000 CV....CVs até onde li, só dava CA Powerglide 2 ou 3 marchas..
Transporte coletivo de Curitiba, os articulados e bi-articulados volvo, todos são CA...
F1 era CA, agora modificado pela FIA em nome da competitividade..
Um dos primeiros automóveis, e acho que já era elétrico, já era CA...
e pode acreditar, já existem 3 fabricantes de câmbio automático para bicicleta Mountain Bike.
Para mim, a bicicleta sempre foi exemplo do quanto é importante em termos de transmissão, aproveitar toda e qualquer força dos pedais...
Haundrich,
Sem falar dos tratores e máquinas de terraplenagem, que há muito, em sua grande maioria, utilizam CAs.
ISSO!!!!!!
Atiça a lumbriga da moçada...:shock::putz::concordo:
Abraços.
Kim.
Agora é sério e oficial:
Se alguém souber de um CA ZF4HP22 para vender, avise-me, por favor.
Grato e endividado!
Pessoal,
Qual o melhor modelo de CA de opala para colocar no engesa?
Penso em começar a procurar o câmbio para futuramente acoplá-lo num motor mwm sprint 4 cil, que tem números bem parecidos com o motor opala 6 cil.
4L60E?
ZF?
TH?
Quantas marchas?
Valeu!
Fala Caveso!!
Bem, o melhor para começar é o que o bolso permite.
Eu estou começando com o TH!!!
É o que consegui por um preço bem em conta!!!
No futuro, bem no futuro, mais lá no futuro mesmo, pretendo trocar, mais lááááá no futuro.
Abraços.
Kim.
equipeminas4x4
15/07/2007, 23:41
caveso,
O ZF tem vantagem da 4ª marcha ser over drive, melhor pra deslocamentos em estrada.
O th180 tem vantagem de dimensões, custo de revisão e preço.
O 4L60E tem desvantagem de ser eletrônico.
[]´s
Kim: futuramente você pensa em trocar por qual CA?
Marcel: O TH é mais robusto que o ZF mas em compensação não tem 4ª over drive, é isso?
Outra coisa: qual o preço de mercado aproximado desses CAs?
equipeminas4x4
16/07/2007, 00:00
negativo, os 2 são muito fortes, mas acho q o ZFé mais robusto.
haundrich
16/07/2007, 00:18
Falando em robustez das CA's , que ítens devo observar caso as CA's estejam subdimensionadas?
Por exemplo, pessoal que usa opala automático com gm 4.1 turbinado, extraindo 180 CVs, 40 kgfm (meio contra-censo, mas só para ilustrar melhor a pergunta...)
engrenagens? rolamentos? discos? conversor?
Por esse tópico, fiquei sabendo que dá para usar kits de disco de cerâmica. Há outros ítens que possamos reforçar?
haundrich
16/07/2007, 00:25
caveso,
O ZF tem vantagem da 4ª marcha ser over drive, melhor pra deslocamentos em estrada.
O th180 tem vantagem de dimensões, custo de revisão e preço.
O 4L60E tem desvantagem de ser eletrônico.
[]´s
Marcel
Essa 4L60E, é 4 marchas? é também dos opalas?
Que sinais ela utiliza? RPM, vácuo...
ou é um sinal pronto direto calculado pela centralina do motor?
Ela tem centralina própria?
negativo, os 2 são muito fortes, mas acho q o ZFé mais robusto.
Então, dentre os câmbios de acionamento mecânico, o ZF é a melhor pedida, ok?
Por esse tópico, fiquei sabendo que dá para usar kits de disco de cerâmica. Há outros ítens que possamos reforçar?
Opa, esses discos são disponíveis aqui no brasil ou são gringos (necessitando importá-los)?
haundrich
16/07/2007, 01:10
Só retificando, 4L60E é da Blazer 4.3 V6..
Então esse CA não deverá ser plug and play para mwm 2.8..
Segue link sobre temperaturas nesse câmbio (em Fahrenight) e umas dicas importadas..
http://www.keystonekrawlers.com/Mods/GM/4L60E/4l60e_transmission_mods.htm
Em resumo,
Ele dá a dica de instalar um termômetro na CA, para monitorar temperatura, por causa de sua GM equivalente a nossa silverado, com motor V8 5.7L e com reboque; por causa de alguns probleminhas que surgem nessa configuração..
Ele informa as temperaturas:
em condições normais, a temperatura fica em 65 C, sem reboque. 85 C em trânsito pesado, sem reboque.;
Pena que ele não informou a temperatura ambiente, para ter uma referência para fazer um delta.
Ele dá a dica para usar um radiador de óleo para o Câmbio, conseguindo para isso a redução de temperatura para 65, com reboque.
Além de um aditivo no óleo, se entendi corretamente..
Caveso, tah na hora de dormir, não?
Sobre os discos, ainda não sei onde encontrá-los...
equipeminas4x4
16/07/2007, 09:16
Falando em robustez das CA's , que ítens devo observar caso as CA's estejam subdimensionadas?
Por exemplo, pessoal que usa opala automático com gm 4.1 turbinado, extraindo 180 CVs, 40 kgfm (meio contra-censo, mas só para ilustrar melhor a pergunta...)
engrenagens? rolamentos? discos? conversor?
Acho meio difícil esse câmbio ficar subdimensionado, algumas páginas atrás tem a relação de carros/motores que usam este câmbio.
[]´s
equipeminas4x4
16/07/2007, 09:17
Marcel
Essa 4L60E, é 4 marchas? é também dos opalas?
Que sinais ela utiliza? RPM, vácuo...
ou é um sinal pronto direto calculado pela centralina do motor?
Ela tem centralina própria?
4L60E é eletrônico e comandado pela centralina do motor. Tem opção de usar um módulo só opra ele, mas num sei como funfa isso. O Ramiro Eli tá usando esse CA no devasso.
[]´s
equipeminas4x4
16/07/2007, 09:18
Então, dentre os câmbios de acionamento mecânico, o ZF é a melhor pedida, ok?
Isso depende de uma série de fatores, mas se tivesse um Engesa e fosse colocar CA, colocaria este.
[]´s
Eduardo Merege
16/07/2007, 09:24
Isso depende de uma série de fatores, mas se tivesse um Engesa e fosse colocar CA, colocaria este.
[]´s
To rodando ha quase um mês com o ZF e não abro mão!!
ta muito show. :concordo:
[]'s com 4a over :twisted:
haundrich
16/07/2007, 11:12
Acho meio difícil esse câmbio ficar subdimensionado, algumas páginas atrás tem a relação de carros/motores que usam este câmbio.
[]´s
Marcel
Devo concordar com você. Os câmbios listados eram o TH180 e ZF4HP22, que só dava BMW V8 ou L6 e outros "carrinhos".
Além dos que li nesse tópico aberto pelo Kim, pesquisei outros sites sobre o 4L60E.. só dá V-8 5.3 Litros e 6.0 litros. A nossa "Bleiz" 4.3 foi o menor motor que encontrei que usa esse câmbio 4L60.. além do Omega 99<2001, que tem motor 3.8.
Me chama atenção para um detalhe: maioria dos veículos que usam o câmbio 4L60 são camionetas full size da GM e Ford, (Typhoon, Cyclone, Tahoe, Escalade, S-15..)
veja um desses sites:
http://www.alfatrans.com.br/cambio/tabela_cambio_gmc.htm
http://www.brasilautomatico.com.br/cambio/tabela_cambio_cadillac.htm
haundrich
16/07/2007, 11:19
To rodando ha quase um mês com o ZF e não abro mão!!
ta muito show. :concordo:
[]'s com 4a over :twisted:
Fala Eduardo
A pergunta crucial.... . . "Fez trilha pesada já com ele?"
Kim: futuramente você pensa em trocar por qual CA?
Marcel: O TH é mais robusto que o ZF mas em compensação não tem 4ª over drive, é isso?
Fala grannnde CAVESO!
E aí pessoal, tudo bem?
Bem, com relação a CA, parti para o TH, devido ao preço de compra...
...na verdade eu gostaria de um ZF, mais não houve possibilidade, pois há a t-case de hilux, colocação...
Então optei por essa configuração, mais se EU pudesse, portiria para o ZF.
Com a procura do Forum, observie que houve um inflacionamento do mercado de CAs.
Acho que foi devido à procura, pois só engesas foram 3, sem contar os CJs, e outros mais.
Conforme explanado, o preço de compra está dependendo de quem vende; Se a pessoa é participante do forum, é um preço (mais elevado), se não é participante, compra até por 1/3 do preço!!!:shock::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços de TH180C mesmo!!!
Kim.
Sei que tem pelo menos dois que usaram o TH no trial, e eu não ouvi nenhum relato de quebra no cambio e ainda estavam com Dana 18...
[]'s de TH + Dana18
equipeminas4x4
16/07/2007, 15:40
eu uso TH180 e dual tcase Hilux no Kalango.
[]´s
Amigos não seria interessante uma espécie de protetor de cárter do câmbio?
Imaginem uma "pedrinha" fazer um furo de meio centímetro?
No meio do barro nem vai dar pra detectar...E o câmbio esquenteando...forçando e o óleo indo embora....
Abs
Huuummmm... :pensativo:
Muito bem pensado!!!:concordo:
Abraços.
Kim.
equipeminas4x4
19/07/2007, 19:57
Zepi,
Este protetor é OBRIGATÓRIO.
Beleza...mas é que ninguém tocou nesse assunto...mas já havia pensado antes....
Quem sabe se evita uma tragédia..hehhehehe!
Abs
Eduardo Merege
20/07/2007, 01:18
Isso ae Zepi,
Como o Marcel ja disse, pode considerar isso como item obrigatório em CAs:concordo:
[]'s
Esse cabo do câmbio auto(zf)
vai ligado direto no pedal do acelerador?
Como se faz isso?Gostaria de encontrar um opala auto e poder dar uma olhada pra tirar minhas dúvidas...
Abs
Eduardo Valaretto
23/07/2007, 20:40
Vou dizer como é na camper mas deve ser igual a do opala: o cabo do velocimetro movimenta uma roldana com saída para dois outros cabos, um para o carburador e o outro é esse do cambio.
Acho esse cambio ideal pois o único sinal que ele utiliza é este cabo, sem sinal de depressão de carburador ou qualquer outra coisa.
Eduardo Valaretto.
Hum...perfeita sua explicação amigo...muito claro...até pq essa possibilidade passou pela minha cabeça...
Concordo esse sisteme é muito mais simples...
Abs
Pessoal!
Hoje retirei o C.A. do doador, um dodjão.
Parece estar muito bom, agora, sei que existe um diferença muito grando entre parecer e estar muito bom.
Na semana que vem, desmontarei o mesmo, agora montar... (alguém tem manual de montagem aí?)
Segue fotos...
Abraços.
Kim.
Beto Lacerda
28/07/2007, 16:23
vai usar o BW model 45 do dodge ???
como vai casar capa seca no gm 6 ?
e o "piloto" do conversor ???
[]'s
Eduardo Merege
28/07/2007, 16:26
Beto,
pelo que entendi, é um th180 que estava num dodge com mecanica de opala.
[]'s
Beto Lacerda
28/07/2007, 16:28
só depois eu vi as fotos ..
putz um dodge com motor e cambio de opala
cada uma ...
[]'s
Afff e opala 4 ainda... isso deveria ser contra a lei.. matar um dijao assim...
Agora o Manual do TH180 acito tb..
[];s com o CA ja na viatura
Beto Lacerda
28/07/2007, 18:00
do TH180 eu num tenho não
mas do ZF ja ta rolando ai pelos emails
[]'s
Caro amigo Beto!
Muito obrigado pelo(s) e-mail!
Agora tô cheio de dúvidas:putz: eu desmontei e, agora não sei se montarei!!!!
Abraços.
Kim.
Eduardo Valaretto
28/07/2007, 23:16
Zepi ou Beto Lacerda, por favor manda por email pra mim:
evalaretto@gmail.com
Obs: Beto sei que já tentou mandar, mas esse e-mail é muito mais poderoso.
Obrigado,
Eduardo Valaretto.
Será que não se pode usar um radiador(ar condicionado) de carro(um bem pequeno...) e trocar as saídas por outras mais apropriadas como niples etc,e usar com o ATF?
Seria viável?
Abs
equipeminas4x4
31/07/2007, 17:41
pode usar sim e não precisa trocar por niple, pode usar mangueira com abraçadeira. Ideal é usar DEXRON III pois as propriedades dele são melhores q ATF tipo A, comum de direção hidráulica.
[]´s
Acho que da mais trabalho e sai mais caro...
Achei radiador de oleo utilizados em fuscas, Gol preparados por 70 reais, com capacidade de 700ml, ai eh so colocar a ventuinha eletrica e pronto...
Agora alguem sabe qual a capacidade cubica do radiador original do CA?
[]'s sem refrigeraçãp
Acho que da mais trabalho e sai mais caro...
Achei radiador de oleo utilizados em fuscas, Gol preparados por 70 reais, com capacidade de 700ml, ai eh so colocar a ventuinha eletrica e pronto...
[]'s sem refrigeraçãp
Fala aí onde tem desses?É uma boa idéia...
Se tem esses mais baratos melhor...
Abs
pode usar sim e não precisa trocar por niple, pode usar mangueira com abraçadeira. Ideal é usar DEXRON III pois as propriedades dele são melhores q ATF tipo A, comum de direção hidráulica.
[]´s
Falando nisso tem um link aki que pode ajudar ou confundir mais ainda...
"Afinal, óleo de transmissão não é tudo igual?"
http://www.mundohidramatico.com.br/si/site/22972
equipeminas4x4
31/07/2007, 19:24
capacidade cúbica não é o mais importante, mas sim a capacidade de troca de calor.
[]´s
Pagani,
Radiador de 700ml tá legal sim :concordo: me passa a fonte porque tá complicado de achar :mrgreen: O mais caro é a ventosa :-(
Não sei te dizer a capacidade que o radiador do Landau usa, mas me parece ser bem menos que os 700ml desses ai.
[]s
Beto Lacerda
01/08/2007, 17:23
pagani me passa onde achou , vou comprar 2 p/ por em serie na Papinha , na frente do radiador original , sem ventuinha mesmo
[]'s
PessoALL!!!
Estava olhando por aí, para ser mais específico nos seguintes endereços: http://opala.com/forum/index.php e
http://www.picapesgm.com.br//forum/index.php
Onde tem algo sobre CA, tá o pessoal do forum...:mrgreen:
Por que será:?::?::mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
Mercadolivre....
[]'s resfriados
No mercado livre mal um vendedor anuncia um CA e a urubuzada toda aparece, rs.
Vou deixar pra comprar o meu ano que vem... se sobrar algum....rs
Huummm...:pensativo:
Vai deixar para o ano que vem?
E o 4.3 vortec com CA que está procurando em outro forum?
Eu ví heim!!!!:mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
O Vortec com CA é maluquice do meu irmão para uma mercedes 62 hot que ele está fazendo.
Quem dera se eu conseguisse manter um Vortec na gasosa (já que aqui não tem gnv)!
Meu sonho para o ano que vem: MWM Sprint 2.8 + CA ZF HP22 (dos mais novos. Mas ainda sem saber como identificar um mais novo).
Já vi que estão abrindo mais dois postos Gnv perto de casa..hehehe!!!!
Feliz da vida....
Abs
Alguém sabe me dizer ou tem foto da adaptação do acionador a cabo do câmbio auto no carburador?É possível fabricar?Que tamanho tem que ter?Tenho um carburador Webber 446,a peça é igual a do acelerador,mas ao contrário?
Abs
AE !!
Manda uma MP pro Walnei o rabudo comprou o conjunto todo...
Se marcar ate o carbura veio junto kakakaka:mrgreen:
[]'s modestos com TH
Hj comprei outro ZF4HP22 !!! desta vez comprei do Ramiro Cruz aqui do fórum... e tem garantia :concordo:
O outro CA está desmontado na oficina e vou vender para quem tiver fazê-lo do zero !!
Agora irei mandar as peças da TCase e o cone do CA para o Marcel fazer o kit de alavancas e a flange.
Só me resta correr atrás do radiador de óleo e ventoinha e colocar a mão na graxa.
[]'s
equipeminas4x4
08/08/2007, 21:40
Hj comprei outro ZF4HP22 !!! desta vez comprei do Ramiro Cruz aqui do fórum... e tem garantia :concordo:
O outro CA está desmontado na oficina e vou vender para quem tiver fazê-lo do zero !!
Agora irei mandar as peças da TCase e o cone do CA para o Marcel fazer o kit de alavancas e a flange.
Só me resta correr atrás do radiador de óleo e ventoinha e colocar a mão na graxa.
[]'s
ô coisa boa.
E o torno/fresa não param.
MKrawler Special Parts
Amanhã irei num fabricante de radiadores de água e óleo em Sto André (indicação do Ricardo Cubas do Clube da Camper) para ver se ele tem algum radiador que caiba na frente do Engesa.
Depois falo pra vcs o preço e contato dele, pois o dono tb é jipeiro e tem uma Rural :concordo:
[]'s
Walnei Boteon
08/08/2007, 21:58
Alguém sabe me dizer ou tem foto da adaptação do acionador a cabo do câmbio auto no carburador?É possível fabricar?Que tamanho tem que ter?Tenho um carburador Webber 446,a peça é igual a do acelerador,mas ao contrário?
Abs
Zepi,
A peça é essa aí da foto. Não sei se dá pra ver direito. É a única foto que tenho, mas posso tirar outras com mais detalhes. Basicamente são 3 roldanas num eixo, cujo suporte fica fixado na parede corta fogo, bem na direção do pedal do acelerador. O acelerador está ligado à roldana central, e as roldanas das extremidades estão ligadas no CA e no bura.
Depois posto mais fotos com as principais dimensões da peça :concordo: ...
[]'s
Eduardo Merege
08/08/2007, 22:43
No meu estou usando um sisteminha direto no carburador, coloquei uma guia de cabo a mais junto da original, e com a chapa para prender o cabo e possibilitar a regulagem do kick down.
[]'s
Walnei Boteon
08/08/2007, 23:00
No meu estou usando um sisteminha direto no carburador, coloquei uma guia de cabo a mais junto da original, e com a chapa para pender o cabo e possibilitar a regulagem do kick down.
[]'s
Perfeito :palmas::palmas::palmas:... Simples e eficiente :concordo:...
Se eu não tivesse a peça original ia copiar sua idéia, Eduardo.
[]'s
PessoALL!
O TH180 não tem esse sistema de cabo?
Ou é só a vácuo?
Abraços.
Kim.
Eduardo Merege
08/08/2007, 23:16
Grande Kim!
O TH é só no vácuo:concordo:
[]'s
Grannnde Eduardo!!
Muito obrigado!
Abraços.
Kim.
j.sebastian
08/08/2007, 23:34
Zepi,
A peça é essa aí da foto. Não sei se dá pra ver direito. É a única foto que tenho, mas posso tirar outras com mais detalhes. Basicamente são 3 roldanas num eixo, cujo suporte fica fixado na parede corta fogo, bem na direção do pedal do acelerador. O acelerador está ligado à roldana central, e as roldanas das extremidades estão ligadas no CA e no bura.
Depois posto mais fotos com as principais dimensões da peça :concordo: ...
[]'s
no Preto Véio, do Ramiro Bin, adaptando um ZFHP22 num vortec V6 4.3, imitamos o sistema de acionamento do quick down das Explorers 94, diretamente no pedal do acelerador.
Com um pequeno prolongamento da alavanca, o cabo fixado na parede corta fogo, igual ao do acelerador, e deixando o cabo do QD um pouco folgado (a rosca permite regulagem), o pedal só aciona o cabo quando pisado até o final...
Simples, robusto e eficiente... ;)
Seba
Beto Lacerda
08/08/2007, 23:48
na fcem o kick down ta como no landau ..
por vareta
[]'s
Só um pouco...eu entendi errado ou o cabo é só para baixar marchas(quik down)????
Obrigado Walnei pela foto,auto explicativa.
Eduardo,esse seu sistema era como eu imaginava fazer...legal,obrigado!
Sebastian,achei mais simples o seu esquema...com essa folga no cabo vc pode ter uma retomada na mesma marcha sem diminuição de marcha,se o pedal não for até o fundo?É isso?
Abs
j.sebastian
09/08/2007, 11:08
é isso, assim como nos outros sistemas, tbem...
Seba
E pra regular é complicado?Faz-se andando,testando???
Abs
j.sebastian
09/08/2007, 16:18
E pra regular é complicado?Faz-se andando,testando???
o quick down deve acionar apenas no final do curso do acelerador. Dá para ver isso até com o motor desligado, não precisa sair...
Se precisar algum ajuste fino depois, tranquilo! Tem uma rosca que permite ajuste na capa do cabo...
Seba
Alguém sabe me dizer que CA é esse da foto???
Procurei por alguma placa de identificação e só achei uma inscrição da GM no CA.... o bicho está com a Caixa de Transferência junto.
O dono quer R$1600 no conjunto..... disse que comprou há tempos com o objetivo de montar numa Rural que tinha, mas acabou abortando o projeto, pois vendeu a Rural antes.
Quando ele comprou disseram pra ele que era um CA de Isuzu !!! :pensativo: :pensativo:
Achei na CA um inscrição da GM.
[]'s
Edu filho do kim
09/08/2007, 22:54
Caro gnecchi!
Parece ser o TH 180, acompanhado de uma T-case.
Agora entre "parecer" e "ser", há um abismo!
Abraços.
Edu, filho do Kim.
Ô minino, você não tem aula amanhã cedo?
Vá dormir rapaz!
Não fique até tarde por aqui fuçando em cãmbios automáticos para jipes, senão vai acabar igual ao seu pai: dono de um engesa! rsssss
Elmer_Jeep
10/08/2007, 00:39
po, eu vim saber o q era TH180 um dia desse e o cara ainda tem 7 anos e já sabe...
Edu bem vindo ao 4x4Brasil.
[]'s
equipeminas4x4
10/08/2007, 09:59
Por estas espetaculares fotos, com qualidade excelente, num tem como saber.
Por estas espetaculares fotos, com qualidade excelente, num tem como saber.
Concordo.... as fotos não ajudam...
mas eu chutaria naquele câmbio do Opala de 4 Marchas (sem ser o TH-180)
(apesar de estar parecendo um Alien)
equipeminas4x4
10/08/2007, 10:51
Concordo.... as fotos não ajudam...
mas eu chutaria naquele câmbio do Opala de 4 Marchas (sem ser o TH-180)
opala 4m é o ZF4HP22, o TH é de 3 marchas.
Parece com o do ômega, mas o do ômega num tem tcase.
Isso ae pode ser o TH350, mas num sei se chegou a sair em alguma carro 4x4 da GM.
Pelas excelentes fotos fica difícil dizer.
[]´s
Tirei as fotos dentro de um quartinho sem luz e de celular.... ficou bom até demais !!! :twisted: :twisted:
Depois passo lá e mando tirar a encrenca pra fora para tirar as fotos de novo.... Será que não é uma CA de Tracker ou coisa parecida???
A TCase está até com cardan pendurado!!
Afirmo que não é a ZF4HP22... afinal eu já comprei duas :parede:
[]'s
E o câmbio do Sidekick, tem 4M e o Overdrive....
se não me engano se chama 4L30E.... tem esse Carter Partido em dois igual ae do foto... (se é que é assim na foto)
abs
Tirei as fotos dentro de um quartinho sem luz e de celular.... ficou bom até demais !!! :twisted: :twisted:
Depois passo lá e mando tirar a encrenca pra fora para tirar as fotos de novo.... Será que não é uma CA de Tracker ou coisa parecida???
A TCase está até com cardan pendurado!!
Afirmo que não é a ZF4HP22... afinal eu já comprei duas :parede:
[]'s
E o câmbio do Sidekick, tem 4M e o Overdrive....
se não me engano se chama 4L30E.... tem esse Carter Partido em dois igual ae do foto... (se é que é assim na foto)
abs
Pela tabela de aplicação da Autotrans pode ser o TH180C do Sidekick 2 portas....
equipeminas4x4
10/08/2007, 12:13
TH180 com 4m?????
[]´s
Olha a tabela de aplicação do TRACKER !!
Tb é TH180C
[]'s
Pelo que vi do CA ao vivo e à cores.... e pela pesquisa que fiz na internet, trata-se de um 4L30E que saiu nas Isuzu Rodeo 4WD e outros carros GM.
E aí.... essa encrenca serve em que ??? :lol:
[]'s
Acho que esse 4L30E é o mesmo que saiu nos primeiros ômegas.
DIZEM que é uma porcaria!
Esse câmbio aí é o mesmo do Sidekick (Vitara 4P). O nosso Vitara nos EUA é conhecido com Sidekick, tanto 3P quanto 4P, daí essa confusão... O Sidekick, aqui no Brasil, de importação "Oficial" é somente 4P.... Então pode olhar num Sidekick 4P Auto que vc vai ver um câmbio desses...
Tem 4M e Overdrive, e se não me engano é eletrônico, diferente do 3L30(TH180)...
Me corrijam se eu estiver errado, mas acho que é isso.
abs
Pelo que vi do CA ao vivo e à cores.... e pela pesquisa que fiz na internet, trata-se de um 4L30E que saiu nas Isuzu Rodeo 4WD e outros carros GM.
E aí.... essa encrenca serve em que ??? :lol:
[]'s
É eletrônico mesmo.... acabei de ver nos arquivos que você enviou... :concordo:
abs
Tem 4M e Overdrive, e se não me engano é eletrônico, diferente do 3L30(TH180)...
abs
Amigos,pergunta:
Como faço pra tirar o conversor de torque?Como ele é fixado?
Ou é só tirar?
Abs
Beto Lacerda
15/08/2007, 22:01
ele vai aparafusado no flex plate , tipo um plato aparafusado no volante , e o cambio tem um piloto que entra nele , igual o piloto passa o plato .
[]'s
É só isso?Hum....
É que pensei que passasse óleo por ele...por isso pensei que ser mais complicado...
Quanto a ser parafusado na flexplate já sabia...
Obrigado Beto!
Abs
O óleo que alimenta o conversor é fornecido pela bomba e vedado por um retentor que requer bastante cuidado na montagem para não cortá-lo.
Hum...beleza....agora entendi....
Abs
equipeminas4x4
16/08/2007, 09:49
ideal é tirar o conversor junto com o câmbio, pra não danificar nada. Tira os parafusos que prendem o conversor do flex plate, solta o câmbio e depois puxa tudo junto.
[]´s
Sabe que não havia pensado nisso!!!!!:concordo:
Aproveitando e abusando do conhecimento aí vai mais uma dúivida minha:
Se estou numa descida bem embalado, imagino que entrará a última marcha.Mas logo vem uma subida forte,quando eu acelerar o câmbio assume uma marcha compatível com a subida,ou nesse momento que uso o recurso do "quickdown"?Ou seria aomente em ultrapassagens?
Desculpem minha dúvida boba...
Abs
Eduardo Merege
16/08/2007, 13:20
Fala Zepi,
No meu caso o CA percebe a falta de força e reduz a marcha automaticamente, mas tambem consigo fazer isso pelo kick down dando uma xuxada no acelerador, ou ainda se estiver embalado em 4a no começo da subida ja escorrego a alavanca para 3, reduzindo pra 3a de forma manual.....quando estiver no plano denovo volta a alavanca pra D, dependendo da velocidade ja entra em 4a direto (1: 0.70)
Ai ninguem segura :twisted:
[]'s
Beto Lacerda
16/08/2007, 14:16
Eduardo Merege , mudando um pouo o rumo da conversa , qual radiador de atf vc esta usando ?
[]'s
Fala Zepi,
No meu caso o CA percebe a falta de força e reduz a marcha automaticamente, mas tambem consigo fazer isso pelo kick down dando uma xuxada no acelerador, ou ainda se estiver embalado em 4a no começo da subida ja escorrego a alavanca para 3, reduzindo pra 3a de forma manual.....quando estiver no plano denovo volta a alavanca pra D, dependendo da velocidade ja entra em 4a direto (1: 0.70)
Ai ninguem segura :twisted:
[]'s
Zepi,
Além das boas recomendações di eduardo merege, é aconselhável, em decidas fortes e longas utilizar marchas como 3ª ou 2ª.
Muito obrigado Eduardo!
Nossa cada vez mais vejo como é fantástico esse sistema!
Abs
Beleza Caveso,
Entendo como pessoas tem medo de automático,mas conhecendo seu funcionamento se vê que é um sistema muito inteligente e eficiente.
Abs
Eduardo Merege
16/08/2007, 17:21
Betão,
Segundo o dono do FV é original do opala diplo 92, assim como o CA.
Esta em conjunto com uma ventuinha da CB500
Mantem a temperatura sempre entre 70 e 80C
[]'s
Mais importante do que comprar esse sistema CA, seria saber quanto custaria sua manutenção. Será que vale a pena mesmo???
Alguém aí poderia ajudar a dar alguns esclarecimentos sobre???
[ ]'s.
[quote=Marx'z;446537]Mais importante do que comprar esse sistema CA, seria saber quanto custaria sua manutenção. Será que vale a pena mesmo???
gnecchi!!!!
?????????????????????????????????????????????????? ???????????
haundrich
22/08/2007, 22:34
Pelo que li.... considerando um CA em excelente estado..
troca de óleo a cada 50.000 kms
o CA deverá durar 150.000kms, para então começar a ter que abrir para reparos.
Kim,
O fórum tá meio de rosca e deu "pobrema" na minha postagem !!
Queria ter perguntado para o Marcelo de que "sistema CA" ele está se referindo ?? :pensativo: :pensativo:
Esse 4L30E com a TCase que eu tinha postado as fotos já foi vendido para um amigo que está montando um Isuzu 4x4.
[]'s
Fala galera, blz?
Tem alguém rodando com motor MWM 2.8 + CA?
To preparando um 4HP22 aqui na oficina e to pensando em por no Alambique com a T-case da Hilux. Li o tópico inteiro e não vi nada sobre esse conjunto, abraços.
Beleza gnecchi, as coisas astão mei complicadas no Forum, mais tem perspectivas de melhora...:roll:
Caro J.R., ontem passei no tópico do alambique, está muito bem o "menino", sobre o que pretenda fazer, converse com o haundrich, pois está querendo a mesma configuração.
Abraços.
Kim.
Reinaldo,
Tem um tópico sobre o possível casamento CA + Sprint, na seção preparação na área de Rock crawling.
Como você, também estou esperando uma cobaia para fazer essa adaptação e postar aqui os resultados.
Conversei via msn com um cara que adaptou o 4L60E num sprint 6 bocas preparado (370cv). O que ele relatou foi que o motor já destruiu 2 câmbio desses (1 num final de semana).
Mas é um caso excepcional, vide a cachoeira de potência despejada no câmbio.
Reinaldo,
Tem um tópico sobre o possível casamento CA + Sprint, na seção preparação na área de Rock crawling.
Como você, também estou esperando uma cobaia para fazer essa adaptação e postar aqui os resultados.
Conversei via msn com um cara que adaptou o 4L60E num sprint 6 bocas preparado (370cv). O que ele relatou foi que o motor já destruiu 2 câmbio desses (1 num final de semana).
Mas é um caso excepcional, vide a cachoeira de potência despejada no câmbio.
É um absurdo!!!Meu deus!!!!
Que loucura!!
Abs
Fala galera, blz?
Tem alguém rodando com motor MWM 2.8 + CA?
To preparando um 4HP22 aqui na oficina e to pensando em por no Alambique com a T-case da Hilux. Li o tópico inteiro e não vi nada sobre esse conjunto, abraços.
Eu pesquisei por ai e não eh possivel esta adaptacao...
Brincadeira
[]s terroristas
Pq não Pagani?
Diga o pq,não nos deixe preocupados..hehehe!!!
Possível acho que é,agora se vale a pena,cust/benefício é outro papo!
Abs
Com grana no bolso tudo é possível...
Com grana no bolso tudo é possível...
Disse tudo Caveso....Concordo plenamente....
Abs
Como diria o Sr Edir...
"Seu bolso é meu guia e nada lhe faltará!"
KKKkkkkkkkkk:mrgreen:
Pq não Pagani?
Diga o pq,não nos deixe preocupados..hehehe!!!
Possível acho que é,agora se vale a pena,cust/benefício é outro papo!
Abs
É so brincadeira ...
Terça ficamos sacaniando oReinaldo sobre a viabilidade...
Pode ficar tranquilo !!!!
Ufa!!!Hewhehehe!!!!
Beleza...não tinha lido direito...
Mas o Reinaldo tem que dizer como vai ficar...hehehehe
Abs
Amigos,peço-lhes ajuda...
A pessoa que iria me vender a caixa auto de opala me deu o tel de um cara que tem uma ainda no carro!!!
Então pergunto,se eu fechar negócio o que devo pegar?
(não quero esquecer de nada...hehehe)
Vamos lá:
Câmbio(ZF4HP);cabos;palanca;radiador(se for separado);mangueiras;console;conversor;flexplate.. .????
O que mais?Seria isso?Falta algo necessário para adaptação?
Obrigado
Abs
Boas novas,ontem fui dar uma volta no opala que será doador da caixa....fiquei espantando com a eficiencia do câmbio....e nem se percebe a troca.
Troca bem rápido as marchas,silencioso e anda muito!!!
Acho que farei um bom negócio...
Não vejo a hora de pegar o bichinho...hehehe!!!
Vou abrir um tópico pra Lucirene..
Abs
PessoALL!
O TH180 não tem esse sistema de cabo?
Ou é só a vácuo?
Abraços.
Kim.
Olá Pessoal,
Sou novo por aqui...
Encontrei o fórum quando estava procurando por assuntos relacionados a câmbio automáticos...lí o tópico inteiro e achei bem interessante que o pessoal dos 4x4 está gostando de auto.,sempre fui louco por automáticos tanto que,(sei que não tem haver com o tópico e o próprio fórum mas...)estou montando um Opala 72 com um v8 350 e vou coloca caixa auto.,quando falo isso p/ a maioria,dizem que sou louco,que vou tirar o melhor da "brincadeira" colocando auto. mas,eles é que não sabem o que é um câmbio auto....
Bom vamos ao assunto hehehe...
Como o colega perguntou e não vi nenhuma resposta resolvi me cadastrar só p/ responder...
No Holden (ou TH180) o kickdown é feito por meio elétrico atravéz de um interruptor que fica (nos Opalas) na parede corta-fogo,quando se afunda o pedal do acelerador aciona o botãozinho do interruptor que este,fecha o contato enviando tensão p/ uma válvula solenóide que fica no câmbio p/ fazer a redução da marcha ou,manter numa marcha reduzida até que se alivie o pedal.
O sistema de vácuo(não só dela mas como na maioria dos câmbios autos)serve p/ o engate da marcha à ré...e mesmo porque,o vàcuo no motor tende a diminuir conforme aumenta a aceleração sendo impossível ele fazer funcionar o kickdown.
O solenóide fica do lado(com o câmbio virado com a capa seca de frente p/ quem olha)esquerdo,entre os flexíveis do óleo.
P/ ajudar a indentificar onde vai o fio no câmbio eu tirei uma foto de um TH180 que tenho sobrando aqui:
http://i26.photobucket.com/albums/c114/michaelfarias/TH180.jpg
A seta vermelha mostra um dos flexíveis do óleo...
A seta amarelha mostra o solenóide...
A seta preta mostra exatamente onde vai ligado o fio...
Olhando desatentamente nem parece um interrupitor de fio e,muito menos que seja uma solenóide...
Espero ter ajudado e,desculpem o tamanho do texto :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Até mais e boa sorte com os auto.,quem colocar e souber usar não vai se arrepender :discordo::concordo::lol:
MICHAEL
Grande V8 350!!
Vamos conversar... e bastante!!!
Bem, aquele pino, as pessoas me falavam que ea da ré e, eu teimava com todos que não, que a função seria outra, devido ao interruptor estar na alavanca do câmbio.
Agora vem você e me mata a charada!!!:palmas:
Estou com o CA aberto, realmente, o solenóide está lá, pendurado, esperando a montagem.
Como devo proceder a ligação?
O interruptor manda energia positiva, ou negativa (massa)?
Qual tipo de interruptor devo usar? aquales de porta serve (acande a luz de cortesia), ou de luz de freio?
Funciona em conjunto com o vácuo?
Desculpe a pergunta, mais essa informação ninguém me passou.
Segue foto.
Abraços.
Kim.
ps.: Obrigado pela foto!:concordo:
haundrich
08/09/2007, 16:14
Olá Pessoal,
O sistema de vácuo(não só dela mas como na maioria dos câmbios autos)serve p/ o engate da marcha à ré...e mesmo porque,o vàcuo no motor tende a diminuir conforme aumenta a aceleração sendo impossível ele fazer funcionar o kickdown.
MICHAEL
opa, Seja Bem Vindo V8 350 !!
Seguinte cara....
Não estou concordando muito com o esquema de vácuo funcionar só para marcha ré...
O lance do vácuo também não é para reduzir marcha automagicamente?
Tipo... estou mantendo a 100km/h, pé de padre segurando o acelerador com dedo midinho, daeh começa a pegar uma serrinha mais pesada. O CA acaba reduzindo marcha automáticamente, sem que eu tenha que dar o kickdown.
Para mim, acredito que o CA usa o vácuo para saber a quantas anda o esforço do motor.
Para que assim que o vácuo diminuir, porque o neguinho está subindo serra, reduza uma marcha.
É claro que deve ter câmbio CA que não usa mais o vácuo, os mais modernos já conversam com a centralina do motor e mandam ver. Aliás, a centralina informa o vácuo do motor, não em informação direta, mas porque também usa isso para comandar a injeção...
Talvez você tenha uma novidade para a gente nesse sentido.
haundrich
08/09/2007, 16:28
Ah.. lembrando que neste caso, a função da mangueira do vácuo não é de funcionar como um servo-acionamento ou coisa parecida, e sim, para transmitir vácuo para o sensor.
Não sei se câmbios automáticos mais antigos usavam o vácuo do motor como servo-acionamento para trocar de marcha.... :-P
.....O lance do vácuo também não é para reduzir marcha automagicamente?
Tipo... estou mantendo a 100km/h, pé de padre segurando o acelerador com dedo midinho, daeh começa a pegar uma serrinha mais pesada. O CA acaba reduzindo marcha automáticamente, sem que eu tenha que dar o kickdown.Para mim, acredito que o CA usa o vácuo para saber a quantas anda o esforço do motor.Para que assim que o vácuo diminuir, porque o neguinho está subindo serra, reduza uma marcha......
haundrich,
já trabalhei muito com CA, mas da linha pesada (ônibus, blindados Engesa....), pouco com CA da linha leve e nunca vi nenhuma relação de vácuo com mudanças de marchas. Nos CA 100% mecanicos (s/eletrônica) o que faz o CA baixar ou subir marchas é uma relação entre RPM que entra nele, RPM que sai, posição da alavanca de comando do câmbio e a posição do acelerador. Mas se houver mangueira de vácuo ligada nele, deve ser um CA beem antigo e serviria somente para subir ou descer marchas, mas não para engatar a ré, pois isto se comanda pela alavanca de câmbio. Espero ter ajudado... []`s
Ah.. lembrando que neste caso, a função da mangueira do vácuo não é de funcionar como um servo-acionamento ou coisa parecida, e sim, para transmitir vácuo para o sensor.
Não sei se câmbios automáticos mais antigos usavam o vácuo do motor como servo-acionamento para trocar de marcha.... :-P
haundrich,
provavelmente serviria somente para evitar que o câmbio reduzisse a marcha imediatamente após a liberação do pé do acelerador. Hoje se evita isso, nos câmbios 100% mecânicos, pela leitura que o "governador" (governor, em inglês....) faz da pressão dentro do conversor de torque, rpm de entrada e saída e o acelerador. Este "governador" nem sempre esteve presente nos CA. Seria uma espécie de proteção para vc não enfiar a cara no parabrisas qdo o CA reduzisse a marcha. []`s
haundrich
08/09/2007, 17:45
haundrich,
já trabalhei muito com CA, mas da linha pesada (ônibus, blindados Engesa....), pouco com CA da linha leve e nunca vi nenhuma relação de vácuo com mudanças de marchas. Nos CA 100% mecanicos (s/eletrônica) o que faz o CA baixar ou subir marchas é uma relação entre RPM que entra nele, RPM que sai, posição da alavanca de comando do câmbio e a posição do acelerador. Mas se houver mangueira de vácuo ligada nele, deve ser um CA beem antigo e serviria somente para subir ou descer marchas, mas não para engatar a ré, pois isto se comanda pela alavanca de câmbio. Espero ter ajudado... []`s
Eliseu
Se for exatamente assim, então o CA só troca de marcha numa rotação fixa, não?
Atingiu sei lá, 2600 RPM, manda trocar de marcha. Que não é o caso, pois os poucos CAs que dirigi, todos trocam em função da rotação sim, mas também em função do esforço.
Você pode não estar subindo, e ele troca a marcha em 2500 RPM. Você está subindo, então ele troca a 3000 RPM. (chutando, mas é essa a idéia).
Em tempo, não falei que o vácuo era usado para engatar a ré .
haundrich
08/09/2007, 17:50
haundrich,
já trabalhei muito com CA, mas da linha pesada (ônibus, blindados Engesa....), pouco com CA da linha leve e nunca vi nenhuma relação de vácuo com mudanças de marchas. Nos CA 100% mecanicos (s/eletrônica) o que faz o CA baixar ou subir marchas é uma relação entre RPM que entra nele, RPM que sai, posição da alavanca de comando do câmbio e a posição do acelerador. . []`s
Eliseu
O que é usado para medir RPM de entrada e saída dentro desses CA's mecânicos, para fazer essa relação?
Eduardo Merege
08/09/2007, 18:10
All,
no meu esta da seguinte forma...ao pegar uma subida em 4a ele se mantem até certo ponto(embalo) e mesmo sem baixar rotaçao, e sem acionar o kickdown, o CA ja engata a 3a mais ou menos na metade de uma boa subida, a partir dai o bicho ganha um folego e tanto.
Dessa forma acredito que o CA também "monitore" a força "contraria" recebida por ele e não apenas a rotaçao do motor. Tá rodando livre, ok, pesou um pouco, reduz uma.
[]'s
Fala pessoal do CA!!!!
Bem, estou agora querendo informações sobre tal interruptor que vai ligado naquele fiozinho que fica no CA.:shock::mrgreen:
Já sei que trabalha em conjunto com o pedal do acelerador, até ai tudo bem, agora o que gostaria de saber, é se trabalha com massa ou positivo, pois são interruptores diferentes.
Positivo:
Pego uma alimentação após a chave de ignição e levo ao "pedal do acelerador", onde posso ter dois tipos de interruptores, um que liga quando apertado e, outro que desliga quando apertado;
Negativo (massa):
Um fio ligado à lataria, que vai ao interruptor, que também terei dois tipos de interruptores, um que liga quando apertado e, outro que desliga quando apertado.
Esse interruptor deve funcionar somente no final do curso do pedal do acelerador, ou terei que fazer um sistema de mola para acionar antes e, mesmo assim o pedal do acelerador chegar ao final?
Já estou mechendo no câmbio...
TROQUEI DE LUGAR PARA A PATROA LAVAR A GARAGEM...:mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
....Se for exatamente assim, então o CA só troca de marcha numa rotação fixa, não?
Atingiu sei lá, 2600 RPM, manda trocar de marcha. Que não é o caso, pois os poucos CAs que dirigi, todos trocam em função da rotação sim, mas também em função do esforço.
Você pode não estar subindo, e ele troca a marcha em 2500 RPM. Você está subindo, então ele troca a 3000 RPM. (chutando, mas é essa a idéia).
Em tempo, não falei que o vácuo era usado para engatar a ré .
haundrich,
realmente, a troca de marchas é em determinada RPM, fixo. Podem acontecer trocas fora desta definição qdo o CA está com alguma folga, fluído hidráulico contaminado/vencido, desregulado,... ou seja, não está em perfeitas condições. Quem determina isso é o tal "governador", que por sua vez é vc (o mecânico) que regula. Qdo vc termina a montagem, o CA obrigatóriamente deve passar por uma bancada de testes, para ser acertado este ponto. Vc pode até deixar ele trocando mais cedo ou mais tarde, tipo, esportivamente ou economicamente. Ele possui uma série de ajustes, sendo que nesta bancada tem diversos manômetros c/mangueiras, que são conectados a determinados pontos para medir a pressão interna e do corpo de válvulas em determinada RPM. Feito isso, vc acerta o governador, o cabo do acelerador ou da conexão com a alavanca de marchas. O que muito mecânico de fundo de quintal faz é instalar e rodar. Se trocou muito em alta ou em baixa, só regula o acelerador ou a alavanca de marchas. Pode funcionar..... ou não. O que eu falei é o básico dos CA. Qdo entram em ação os eletrônicos, aí ele passa a levar tb em consideração outros parâmetros e some o "governador", entrando em ação uma centralina (UC) que assume estas funções, porém com as mesmas informações e outras, tipo: o jeito do motorista/piloto dirigir, o que ocasiona um modo econômico ou esportivo de condução, sendo possível até vc informar à esta UC o que vc deseja.
haundrich, realmente vc não falou que é o vácuo que comanda. Foi o V8 350.
I`m sorry, ok!!
Eliseu
O que é usado para medir RPM de entrada e saída dentro desses CA's mecânicos, para fazer essa relação?
Haundrich,
o CA possui 2 bombas de fluído hidráulico: um na entrada e outro na saída, servindo ambos para fornecer fluído sob pressão para o corpo de válvulas, mas o primeiro tb responsável, principalmente, por re-enviar o fluído para o conversor de torque. Assim sendo, conforme a pressão recebida no corpo de válvulas, maior ou menor, presiona passagens tipo "by pass", liberando a troca ou não, ainda conforme a posição do acelerador e alavanca de marchas, que tem conexão mecânica no corpo de válvulas. []`s
Fala pessoal do CA!!!!
Bem, estou agora querendo informações sobre tal interruptor que vai ligado naquele fiozinho que fica no CA.:shock::mrgreen:
Já sei que trabalha em conjunto com o pedal do acelerador, até ai tudo bem, agora o que gostaria de saber, é se trabalha com massa ou positivo, pois são interruptores diferentes.
....Um fio ligado à lataria, que vai ao interruptor, que também terei dois tipos de interruptores, um que liga quando apertado e, outro que desliga quando apertado.
...Abraços.
Kim.
Kim,
com certeza será corrente positiva, pois o interruptor está parafusado na carcaça, recebendo portanto, massa (corrente negativa) através deste contato. []`s
Grande V8 350!!
Vamos conversar... e bastante!!!
Bem, aquele pino, as pessoas me falavam que ea da ré e, eu teimava com todos que não, que a função seria outra, devido ao interruptor estar na alavanca do câmbio.
Agora vem você e me mata a charada!!!:palmas:
Estou com o CA aberto, realmente, o solenóide está lá, pendurado, esperando a montagem.
Como devo proceder a ligação?
O interruptor manda energia positiva, ou negativa (massa)?
Qual tipo de interruptor devo usar? aquales de porta serve (acande a luz de cortesia), ou de luz de freio?
Funciona em conjunto com o vácuo?
Desculpe a pergunta, mais essa informação ninguém me passou.
Segue foto.
Abraços.
Kim.
ps.: Obrigado pela foto!:concordo:
Olá Pessoal,
1º obrigado pelas boas vendas...
Sobre sua pergunta,eu não sei te dizer se é positivo ou negativo pois,eu ainda não tive a oportunidade de verificar isso num opala...
O interruptor é parecido com aqueles de partida de õnibus mercedez mas,é melhor usar o original do Opala basta ir a um desmanche e pegar dum opala auto,ele fica na parede corte-fogo bem ao lado da coluna de direção,logo abaixo do "hidro-vácuo",basta olhar e ver os dois fios ligados,ele é rosqueado ali...
Quanto ao resto da discussão sobre o vácuo,pelo pouco que sei,é como eu falei.A alavanda seletora do CA não é como num manual que tem os garfos p/ engatar a marcha selecionada,no CA é por de válvulas que "abrem e fecham as passagens do óleo" de cada marcha...
Bom KIM,o melhor de tudo é que mesmo se eu estiver errado quanto a minha explicação,você vai conseguir sua resposta rapidinho pois,agora veja que tem bem mais explicações e comentários doque quando você colocou a pergunta sobre o kickdown,que apenas obteve uma resposta...
Até mais e qualquer coisa é só chamar...
Se tiver alguém ai que quer colocar um v8 350 num 4x4,sou o 1º a apoiar a idéia hehehe,deve ficar muito legal...
MICHAEL
Caro V8 350!
Muito obrigado pelas respostas, está sendo e grande valia para meu projeto.:concordo:
Agora o que gostaria de saber, é em relação a outra dúvida, o botão fica no repouso do acelerador, ou quando no final do curso do mesmo?:pensativo:
Na minha cidade, se precisar de um opala automático para fazer um chá para não morrer...
...pode encomendar um caixão...:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Caro V8 350!
Muito obrigado pelas respostas, está sendo e grande valia para meu projeto.:concordo:
Agora o que gostaria de saber, é em relação a outra dúvida, o botão fica no repouso do acelerador, ou quando no final do curso do mesmo?:pensativo:
Na minha cidade, se precisar de um opala automático para fazer um chá para não morrer...
...pode encomendar um caixão...:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Olá KIM,
Cara no que eu puder ajudar pode contar comigo...
Quanto às suas dúvidas:
O botão fica no fim do curso do pedal,quando se aperta até o "osso" ele aciona o botão...ele tem uma pequena regulagem p/ aumentar ou diminuir a distãncia em relação ao pedal e assim,você pode fazer o kickdown "mais cedo ou mais tarde" tipo,acionar com (bem a grosso modo) 90% de abertura da borboleta ou 95% ...
Com relação a tensão,eu acredito que seja positivo pois o "terra" é na carcaça...o tipo do botão acho que seja mesmo aperta e liga pois,tenho um amigo que no Opala dele está sem o fio na solenóide,o carro anda normalmente só que,não tem o kick,numa ultrapassagem por exemplo pode afundar o assoalho que não reduz a marcha na hora...se fosse de desligar(cortar a tensão quando aperta) o carro então andaria direto com o kick acionado...
Vou procurar saber mais essa semana e te retorno assim que tiver novidades,mesmo porque,tambem estou adaptando no meu carro e preciso saber o mesmo que você...
Aguem teria os dados técnicos dos CAs como o Zf e o TH180 como o torque que cada um suporta,stall do conversor etc..., um colega me disse que o TH aguenta bem mais que o Zf (por isso estou colocando ele no meu v8) que o ZF só é melhor pois tem overdrive mas,eu queria ter certeza!!!???
Até mais
MICHAEL
***só p/ constar,eu já fiz muita trilha,tinha um CJ5 com motor de Opala pneus frontiera,uma CR125(moto de motorcross da Honda) e uma DT 200R mas,depois que casei a grana encurtou e,agora com o projeto do Opala v8 então... hehehehe
Olá Amigos...
Quanto ao fato de qual do dois(TH180 ou ZF) é melhor,eu não sei...
Mas tem em alguns catálogos o uso do ZF:
BMW V6;AUDI V6:Range Rover4.0/4.6;Jaguar 4.2;Porche...
Dê uma olhadinha:
http://www.brasilautomatico.com.br/tabela_cambio.htm
Agora o TH 180,além do chevette e do opala,não achei outro veículo não...
Mas o pessoal no fórum usa esse TH...e nunca vi alguém falar mal...
Abs
haundrich
09/09/2007, 16:50
Fala pessoal do CA!!!!
Positivo:
Pego uma alimentação após a chave de ignição e levo ao "pedal do acelerador", onde posso ter dois tipos de interruptores, um que liga quando apertado e, outro que desliga quando apertado;
Abraços.
Kim.
Acredito no que o Eliseu disse, em geral a carcaça do CA é massa (negativo).
Então para a bobina funcionar terá de vir fio do positivo da bateria, passando pelo interruptor do kickdown.
Você poderá confirmar isso usando multímetro, medindo na escala de resistência, para encontrar o fio da bobina que está aterrado a massa (negativo) quando der resistência zero com a carcaça (se já não for o próprio parafuso da bobina).
E deve apresentar alguma resistência entre a carcaça e outro fio da bobina.
Informe os valores encontrados.
AH, e não esqueça, antes do fio sair da bateria até o interruptor kickdown, é obrigatório, faça-o passar por alguma proteção fusível (o quanto mais próximo possível da batera), senão o prejuizo pode ser maior do que a carga de um extintor... :twisted:
O tamanho do fusível dependerá do fio utilizado, como não deu para ver o fio de alimentação da bobina, dá para começar com fusível de 5 A mesmo, com fio flexível 1,5mm. Informe qual é o fio que tem lá.
Não sei qual o consumo desta bobina, mas deverá ser possível medir com algum multímetro chiru em CC até 10A. :cool:
Como essa bobina CC deve ser acionamento internitente (só quando o camarada pisar fundo, sei lá máximo 2-3minutos), eu chuto que essa bobina tenha consumo máximo de 300mA...
Tirei algumas fotos do sistema original do 4HP22...
Tirei na corrida mas pode ajudar...
Nessa das roldanas o cabo de cima é que vai para o carburador;
Uma outra que aparece por do calço do motor, os dutos de óleo(me pergunto se não deviam estar mais afastado???)já que um leva óleo quente e outro óleo "frio".
Outra foto com a posição "Park".
Todo esse óleo do motor empauçou o câmbio....dificulta um pouco...
Abs
haundrich
13/09/2007, 19:08
Eduardo e All
Quando vc montou a CA junto com a caixa de transferência, chegou ter algum tipo de dificuldade com a saida do cardân para o eixo dianteiro?
Pergunto porque pelas fotos de outros câmbios, percebo que o cárter do CA é até meio larguinho (se comparado ao resto do corpo do câmbio automático), podendo roçar com o tubo do cardãn dianteiro.. Confere isso?
E a T-Case de toyota, dá trabalho para acoplar ao CA e colocar entre as longarinas do chassis?
[ ] 's - seco por uma ZF 22HP
Ursus - Em fase de definição final....
Sei onde tem uma...numa oficina de câmbios automáticos,e o cara dá garantia.
Mas faltam a alavanca e cremalheira...
O cara queria 1500....
Abs
Eduardo Merege
13/09/2007, 19:34
Eduardo e All
Quando vc montou a CA junto com a caixa de transferência, chegou ter algum tipo de dificuldade com a saida do cardân para o eixo dianteiro?
Pergunto porque pelas fotos de outros câmbios, percebo que o cárter do CA é até meio larguinho (se comparado ao resto do corpo do câmbio automático), podendo roçar com o tubo do cardãn dianteiro.. Confere isso?
E a T-Case de toyota, dá trabalho para acoplar ao CA e colocar entre as longarinas do chassis?
[ ] 's - seco por uma ZF 22HP
Ursus - Em fase de definição final....
Fala Flavião!
Tem isso também! esqueci de mencionar antes.
Dependendo do angulo que deixa a tcase, o cardan pega em cheio no carter do CA, no meu caso tive que rotacionar a tcase willys deixando a saida pro cardan dianteiro mais baixa que o original (sentido horário), e ainda tive que diminuir o diametro do cardan de 3" para 2" , ainda assim ficou a uns 2cm do carter.
Fizemos testes e não pega de jeito nenhum.
Tanto o ZF quanto o TH-180 tem essa manha, alias, acho que todos os CAs.
Entre os 2 citados, o TH é um pouco mais largo que o ZF, necessita de mais atenção:concordo:
Abraços
ps: nas fotos parece que a tcase está bem abaixo do chassis, mas esta passando o mesmo que a original do engesa, a travessa também está na mesma linha.
Beleza Eduardo!
Manda mais fotos de sua adaptação!
Show dw bola!!!
Fiquei com uma dúvida...essa rotação da t-case não causa influência no movimento do fluido lubrificante?
Digo..a caixa foi projetada nessa posição e previa esse movimento,sua eficácia baseada numa quantidade específica de óleo,não???
Sei que lá dentro as engrenagens jogam fluido pra tudo quanto é lado...mas sou bichinho curioso...hehehe!!!
Abraços
Eduardo Merege
14/09/2007, 01:16
Zepi,
Fiquei com o mesmo receio, o que fiz foi anular o bujão de abastecimento original.
Assim coloco óleo pela tampa traseira, coloco mais que o usual, já que não possui mais o nível do bujão. Se não me engano foram 1,5 ou 2 litros.(importante que as flanges de cardan e os retentores estejam em excelente estado, pois o nível do óleo vai estar acima destas peças).
Mesmo assim ainda fiquei cismado, abri a tampinha traseira da tcase e virei as engrenagens, com a mão mesmo, pela saida do cardan e vi que o óleo ja começa a subir pelos dentes da engrenagem de ligação (a mais distante em relação ao óleo).
Com isso já fiquei bem mais tranquilo!
Abraços
Beleza,
E me diga na sua opinião,o que acha:
Vou colocar meu motor um pouco mais pro lado do matorista,já que os coletores ficam do lado do passageiro.Assim melhora o ângulo do cardã dianteiro se distanciando do cárter.
Tenho que arranjar espaço desse lado pois por esse lado que passam os canos do escapameto(coletor dimensiopnado duplo).
Acredito não ser problema..original é assim,não tenho problema de alavanca...(CA)
Como é rural tem bastante espaço...
Abs
Eduardo Merege
14/09/2007, 10:47
Zepi,
Esse 3.6 é o falcon? Qual CA comprou, TH, ZF ou C4?
Conseguindo fazer essa alteração, ótimo, mas acho que nem seja necessário, na Rural a distancia entre as longarinas é bem maior que no Engesa.
Uma dica, passe os tubos do escape o mais longe possivel do carter do CA, ou ainda por fora do chassis, Fiz isso no Engesa e ficou muito bom! Lembrando que quanto mais frio o ATF mais vida terá seu CA:concordo:
Para constar, a rotação na minha tcase citada anteriormente também foi necessária para que a mesma coubesse dentro do chassis sem ter que fatiá-lo.:putz:, o Engesa tem uma distancia entre as longarinas bem menor que os outros jipes.
Abraços, e boa sorte com o CA, você vai ver....
O trem é bão dimais:dance:
Com certeza...o carter do CA será o o iceberg nesse mar de adaptações...hehehe!!!
Cara to com um ZF 4 marchas...
Meu motor é o falcon sim...já sei..terei problemas...mas se me amedrontasse alguma adaptação eu compraria um "Cacarecosport" e ia achar que tô anadando de "jeep"...hehehe!!!
Comprei de um meca que tem um opala 91 com 110.000 km...andei no opala e tudo...
Aí vai tudo..pedaleira,mangueiras,radiador,cabos,roldana, alavanca,flex,conversor,tudo!
Dei um olhada no óleo e também não tinha cheiro de discos queimados e cor escura(claro q só isso dá garantia..) mas o senhor que deu o número dele tem uma oficina de câmbios automáticos e me garantiu que o câmbio está bom...
Que loucura andar naquele opalão com câmbio auto...o troço é muito louco!
Mal arranca já engata a segunda e vai embora...mas é bem ruim de perceber a troca..só vi pq ele tá com surdina estourada....
Um conforto só...não existe tranco,nem quando se afunda o pé!
Vamos ver no que vai dar...
Ele comprou com Menos de 90.000 KM,e disse que nunca trocou o óleo...mas tá dentro do prazo ainda,e por precaução já irei trocá-lo.
Abs
mais uma coisa...os canos do ATF passam pelo lado do motorista que no opala é bem perto do escapamento,mas não no meu caso...
Numa das fotos que postei aparece a descarga bem próximo do cárter....
Fico pensando quando deve durar um CA,tomando todos os cuidados e sem meter ele no barro e também sempre frio o ATF....
Zepi,
Sei que dar palpites com bolso alheio é fácil, mas porque não aproveita e coloca um motor opala casadinho com o Hp22?
Aí sim ficará uma adaptação show de bola!
Zepi,
Sei que dar palpites com bolso alheio é fácil, mas porque não aproveita e coloca um motor opala casadinho com o Hp22?
Aí sim ficará uma adaptação show de bola!
Beleza Caveso!
Cara em primeiro lugar,seria melhor realmente se tivesse um 4.1 com certeza...
Mas esse motor entrou por um bom preço num negócio...e ele foi há pouco retificado...e ficou parado...
Mas se comprasse um 4.1 além desembolsar mais uma grana,abriria um ferro-velho,pois tenho dois falcon 3.6...
Se aparecesse alguém querendo trocar seria uma boa...mas isso é uma ilusão não é?
Se aparecer algum que aceite o meu na volta...
Então vamos continuar assim mesmo....o bicho não é tão grande assim...
Dificuldades haverão sim,mas fazer o que né...hehehehe
Se souber de um 4.1 bom e barato me avise!
Mas tem que ser barato mesmo!
Abs
Cara,
Barato hoje em dia só o marido da barata! rs
Mas se pintar algum 4.1 num "preço justo" eu te aviso. Se souber de 2, me avise também, rs.
Hehehehe!!!
Tá bom...
Pois é...
Até agora o conjunto câmbio motor completos está 2700....menos 1300 de peças e meu willys 3000...Acho que estou num bom número....
Sendo que só um câmbio auto bom, e com tudo de que se precisa já custa uns 2000 ou mais....
Mais fácil seria um 4cc mas tô precisando de um 6cc pois tenho GNV...
Abs
haundrich
22/09/2007, 13:10
Merege
Vc pode postar como ficou a saida de escape dos gases de sua viatura?
Deixe-me lembrar... hu.. o GM 4.1 a admissão é no lado do motorista. humm. Como não é fluxo cruzado, então a exaustão também é no lado do motorista. Vc passou os tubos entre a longarina e a carroceria para sair daquele congestionamento que é ali na região do câmbio nos engesas? A saida ficou quase debaixo da sua porta, antes da roda traseira?
No meu estou estudando maneira de dividir a saida em dois tubos de menor diâmetro, para passar pela fresta entre a longarina e a carroceria e "talvez juntar novamente" ou fazer um 2H. Mas daeh volta a idéia de subir os calços da carroceria.
Tudo para não ter que passar pelo lado do CA + T-case, que como o o meu mwm a saida gases é lado passageiro, congestiona a tubulação ali na região do câmbio. Então tenho que sair fora antes, e atravessar os gases pela longarina por cima, para soltar para o lado direito direto.
Caveso,
Cara apareceu um 4.1 retificado por um bom preço....mas está parado há um bom tempo...
Acho que vou encarar...e vender os dois falcon que tenho a preço de banana...
Abs
Caveso,
Cara apareceu um 4.1 retificado por um bom preço....mas está parado há um bom tempo...
Acho que vou encarar...e vender os dois falcon que tenho a preço de banana...
Abs
Opa!
Vai que é sua Zeti, ops, Zepi!!!!!!!!!!!
Olha ai heim...
O Zepi de 4.1S motor 94659044, vareta alta!
Agora o projeto vai que vai heim!!!
Abraços.
Kim.
Eduardo Merege
26/09/2007, 23:57
Merege
Vc pode postar como ficou a saida de escape dos gases de sua viatura?
Deixe-me lembrar... hu.. o GM 4.1 a admissão é no lado do motorista. humm. Como não é fluxo cruzado, então a exaustão também é no lado do motorista. Vc passou os tubos entre a longarina e a carroceria para sair daquele congestionamento que é ali na região do câmbio nos engesas? A saida ficou quase debaixo da sua porta, antes da roda traseira?
No meu estou estudando maneira de dividir a saida em dois tubos de menor diâmetro, para passar pela fresta entre a longarina e a carroceria e "talvez juntar novamente" ou fazer um 2H. Mas daeh volta a idéia de subir os calços da carroceria.
Tudo para não ter que passar pelo lado do CA + T-case, que como o o meu mwm a saida gases é lado passageiro, congestiona a tubulação ali na região do câmbio. Então tenho que sair fora antes, e atravessar os gases pela longarina por cima, para soltar para o lado direito direto.
Flávio,
Desculpe pela demora na resposta:oops:
Meu escape era bem ao lado do cambio, pelo lado de dentro do chassis. Adaptado o CA, mudei o escape para a parte de fora do chassis, ficando o silencioso embaixo do assoalho bem na reta do banco do motorista, com a saída logo no fim do estribo.
Um detalhe importante foi que tive que passar o escape pelo chassis através do "buraco" entre o calço de carroceria e a lata(logo atras do pneu dianteiro) , pois se passar pelo vão maior (antes do calço) caso o caso seja maior que 2" ao esterçar o pneu pega em cheio.
Antigamente , com o escape por dentro do chassis e com a saída embaixo da porta, o cano passava entre a longarina e a lataria, se você for fazer isso terá que utilizar calços maiores, pois com os originais não da nem para pensar em tubo maior que 1"3/4 , ainda mais em um diesel, que chacoalha mais que alcool/gasolina, principalmente quando é desligado.
No 3marchas (TH-180) a tubulação é do lado direito e no 4 marchas (ZF 4hp22) do lado esquerdo.
Amanha posto umas fotos.
Zepi,
Agora vai ein!....Vai com um conjunto praticamente original , pode acreditar, deixou de ter uma boa dose de dor de cabeça, o negócio agora é só bolar uma flange para a tcase, ou ainda ja pegar uma pronta :concordo:
Abraços
Pois é edurado...tudo beleza?
Cara agora vi que vou economizar dor de cabeça...hehehehe...
Pena ter comprado o outro motor já...
Tô pensando o que vou fazer com aquele falcon...
Ninguém ainda soube me responder quantos "pocotó" tem essa criança,se for dos últimos?
Quais as diferenças?Tem aqueles pistões mais leves?qual é o comando?
Abs
haundrich
27/09/2007, 09:07
Flávio,
Desculpe pela demora na resposta:oops:
Meu escape era bem ao lado do cambio, pelo lado de dentro do chassis. Adaptado o CA, mudei o escape para a parte de fora do chassis, ficando o silencioso embaixo do assoalho bem na reta do banco do motorista, com a saída logo no fim do estribo.
Um detalhe importante foi que tive que passar o escape pelo chassis através do "buraco" entre o calço de carroceria e a lata(logo atras do pneu dianteiro) , pois se passar pelo vão maior (antes do calço) caso o caso seja maior que 2" ao esterçar o pneu pega em cheio.
Antigamente , com o escape por dentro do chassis e com a saída embaixo da porta, o cano passava entre a longarina e a lataria, se você for fazer isso terá que utilizar calços maiores, pois com os originais não da nem para pensar em tubo maior que 1"3/4 , ainda mais em um diesel, que chacoalha mais que alcool/gasolina, principalmente quando é desligado.
No 3marchas (TH-180) a tubulação é do lado direito e no 4 marchas (ZF 4hp22) do lado esquerdo.
Amanha posto umas fotos.
Zepi,
Agora vai ein!....Vai com um conjunto praticamente original , pode acreditar, deixou de ter uma boa dose de dor de cabeça, o negócio agora é só bolar uma flange para a tcase, ou ainda ja pegar uma pronta :concordo:
Abraços
Valeu Merege
É bem isso aeh mesmo.
Estou com idéia lôka de dividir a tubulação. Só tenho que consultar uns gurus sobre os aspectos dessa configuração.
Eduardo Merege
28/09/2007, 18:48
Ta ai Flávião!:concordo:
Pelo que andei lendo,se dividir o escape é bom colocar um X no meio dele unindo e novamente separando os gases ou simplesmente fazer um tubo unindo os 2 canos, (um T em cada tubo formando uma espécie de H ) me parece que essas alterações dão uma equalizada no som e um Up no torque em baixa.
[]'s
Ta ai Flávião!:concordo:
Pelo que andei lendo,se dividir o escape é bom colocar um X no meio dele unindo e novamente separando os gases ou simplesmente fazer um tubo unindo os 2 canos, (um T em cada tubo formando uma espécie de H ) me parece que essas alterações dão uma equalizada no som e um Up no torque em baixa.
[]'s
Nos "Esteits" eles usam muito disso....
Abs
haundrich
29/09/2007, 07:23
Valeu Merege e Zepi
Aproveito para sugerir enrolar termotape no sistema de escape, pelo que andei pesquisando.
Elmer_Jeep
02/10/2007, 17:23
Galera, tava navegando e encontrei essa pagina aqui pode ser que tenha algumas informações interessantes pra quem tá interessado nos CAs:
http://www.offroaders.com/tech/automatic-transmissions.htm
[]'s
Eduardo Merege
02/10/2007, 19:27
Boa Elmer:concordo:
Aproveitando a deixa, ai vão as relações do TH-180 e do ZF 4HP22 quando usados em opalas (dependendo da aplicação/marca os dados podem ser diferentes.)
ZF
1a = 2.48
2a = 1.48
3a = 1.00
4a = 0.73 :twisted::mrgreen:
Ré = 2.09
TH
1a = 2.31
2a = 1.46
3a = 1.00
Ré = 1.85
[]'s
Aproveitando...
hj fui buscar meu CA...
E me ocorreu uma coisa...
Verifiquei i óleo e vi que está vermelho mas um pouco sujo...(fundo do recipiente...)
POsso colocar várias vezes óleo no conversor para limpá-lo?
O cara que me venddeu foi honesto e me disse que nos 40.000 que rodou não trocou o óleo...e que o antigo dono disse que q não havia trocado..
Entretanto quando andei no carro estava ótimo!
Abs
franzlana
02/10/2007, 23:14
Olá Pessoal.
Alguém aí já montou a CA no MWM 2.8? Estou interessado em fazer mas não queria ser o primeiro a fazer sozinho. Se tiver alguem par fazermos dois já seria melhor. E esta ideia de se usar a Tcase do Willys? Ela aguenta um Engesa? Pergunto porque tenho duas e seria interessante pois tenho a tomada para guincho traseiro e preciso montar um guincho trazeiro pra puxar meu barco de dentro d'água até a carreta.
Pelo que ví das relações de transmisão acima a 4ª marcha é amplificada e provavelmente não seria muito usada no meu caso pois o Fase III é pesado e uma amplificação de 27% com pneus 33" provavelmente irá fazer o motor ferver em longas viagens.
Alguem já montou a CA DO OPALA COM MOTOR DIESEL?
O Reinaldo (Motorlodge) está instalando um ZF HP 22 no sprint dele.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31310&highlight=engesa
O Edu Merege colocou uma T-case de Willys no ZF dele, mas com motor opala 6 bocas.
Estou esperando a galera que tem sprint adaptar um HP 22 para ver como é que fica. Se ficar bom eu vou nessa, rs.
Franz, te mandei uma mp, dê uma olhada lá.