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Ver Versão Completa : Restaurando um Cj5: Original x Adaptado ???



valmor
26/04/2007, 20:42
Iniciei recentemente uma reforma num CJ5 , 68 , motor original ( BF ).

O jeep esta praticamente original , ja que o antigo dono usava-o somente para trabalho mas necessita de reparos e reformas ..é claro.

Considerando que sera vendido após reforma, estou no seguinte dilema :


Reformo MANTENDO a originalidade OU parto pras adaptaçoes "modernizando-o" ????
Qual das opções ( ORIGINAL OU ADAPTADO ) terá melhor mercado pra venda ???
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

[]´s

ricleite
26/04/2007, 21:19
Caro colega.
Há três anos adquiri meu cj5 ano 66 e parti pra reforma. Na época estava empolgado e queria modificar tudo, colocar freio a disco com servofreio, direção do santana, motor de opala e cãmbio que nem me lembro, etc....
Como a grana estava curta, preferi ir comprando apenas acessórios aos poucos, e então o jipão foi ficando com outra cara conforme os acessórios foram sendo instalados.
Hoje eu tenho um jipe com mecânica inteiramente original, confiável e valorizada e com os principais acessórios,que dão ao jipe um visual menos caipira.
Se eu tivesse modificado a mecânica, conforme era minha intenção, com certeza eu teria um jipe mais parecido com um carro normal, porém estaria arrependido pois com o tempo e conhecimento acerca do mundo dos jipes passei a valorizar originalidade e respeitar seus limites.
Lembre-se que seu jipe tem quase 40 anos e continua rodando. Será que seu carro de passeio vai estar rodando em 2047?
Um abraço. Ricardo Leite ( apenas opiião pessoal )

cmte_carvalho
26/04/2007, 23:15
Lembre-se que seu jipe tem quase 40 anos e continua rodando. Será que seu carro de passeio vai estar rodando em 2047?

:palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas: :palmas::palmas::palmas:

:concordo::concordo::concordo:

Cacá
27/04/2007, 11:50
Colegas, apesar do aspecto 'caipira', como citou o nobre companheiro acima, minha opção foi por manter a originalidade. Em breve pretendo comprar um conjunto de roda + pneu maiores, e é só. Até o banco, que eu preciso trocar, será restaurado dentro da originalidade... Tõ feliz com ele assim, mas meu uso é urbano. Às vezes, uma escapadinha pra lama, claro... Pedradas? Fiquem à vontade...

Anexo a foto do Lineu, o CJ mais careta do oeste :mrgreen:

edgar
27/04/2007, 13:31
O meu tambem é caipira ! Ja viajei muito com tres no banco da frente, 2 no banco de tras e a carretinha para a bagagem !

Mas quanto a pergunta inicial, fico pensando, sera que vale a pena investir, em penus, rodas, bancos, freios a disco, pedaleira.....para depois (logo em seguida) vender ? Ou melhor, tentar vender ! Em todos os meus carros velhos que tive, sempre vi que uma reforma caprichada não da retorno, só vale a pena se vai ficar com o carro. Sempre o futuro dono vai querer revisar as adaptações ! Por mais que voce me garanta que esta 100%, vou trocar o oleo, o fluido de freio, revisar as lonas e rolamentos e talvez até a cor dos bancos !
Se é para vender, deixaria o mais simples posssivel, talvez até sem capota, sem banco de tras, talvez um santo antonio de segunda mão, logico que a pintura deve estar 100%, mas não compraria partes novas tipo "iron parts" para fazer o conserto.

[ ] s

valmor
27/04/2007, 13:41
agradeço as valiosas dicas !
e sintam-se a vontade para criticar , apedrejar , concordar .....

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

p.peleje
27/04/2007, 18:31
Apenas minha opinião e vale lembrar que cada um faz o que quer do jeep.

Acessórios como parachoques tubulares e outras coisas, não te levam e trazem de volta pra casa. O que te leva e traz de volta é um jeep com mecânica confiável.

Para se ter mecânica confiável com powertrain original é cumplicado, dá para ter? Sim dá, porém vai gastar o equivalente para moderniza-lo. Apenas pra exemplificar o que quero dizer, para reformar um BF161 e deixá-lo realmente zerado vc vai gastar cerca de R$3.000 câmbio original Willys já não se acha mais peça de boa qualidade ou seja vai gastar e não vai ter confiança, a não ser que pegue peças importadas ou de 3 câmbios monte um.

Agora se fosse montar pra vender, eu nem perderia tempo, pois vc não vai conseguir tirar o dinheiro investido. Se quer vender apenas dê um talento de leve sem gastar muito e passa pra frente.

Obs.: Em nenhum momento, tive a intenção de desmerecer alguém ou algo de alguém. Torno a dizer: apenas disse o que eu acho que seria melhor pra mim. Desculpe se causei alguma impressão que não era o que eu pretendia.


[]s

Peleje

Varela
27/04/2007, 20:01
Iniciei recentemente uma reforma num CJ5 , 68 , motor original ( BF ).

O jeep esta praticamente original , ja que o antigo dono usava-o somente para trabalho mas necessita de reparos e reformas ..é claro.

Considerando que sera vendido após reforma, estou no seguinte dilema :


Reformo MANTENDO a originalidade OU parto pras adaptaçoes "modernizando-o" ????
Qual das opções ( ORIGINAL OU ADAPTADO ) terá melhor mercado pra venda ???
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

[]´s



Já que é pra vender, mantenha ele totalmente original...

Kim
27/04/2007, 21:20
Graaannnnde Valmor!!!

Bem, já fui o feliz proprietário de 3 CJs em épocas diferentes.

O primeiro, comprei sem motor, cambio e reduzida, porém a lataria e chassi estavam como se houvesse saído da fábrica a pouco.

O refiz inteiro, pintando-o da cor do carro que tinha, coloquei o cãmbio da F100, com o motor do maveco 6cc, ficou show!!!!

Depois de pronto, colocado a capota e as rodas BBS pneu 31", sai para andar na rua...

O Jeep éra impecavel, parei em um sinaleiro... o cara perguntou do carro ao lado... - Quanto?
- Não vendo! (eu)
- Se vendesse?
- Se fosse para venda seria R$R$ (não lembro, foi em 91)
- É meu, quer R$ ou cheque?

Os outros dois, foram originais, e fáceis para vender.
Também estive nessa encruzilhada, originalizar ou modificar ?

Se for ficar com a viatura, concordo com o p.peleje.

Se for vender, faça o essencial e necessário somente, se não o retorno não existirá!

Abraços.

Kim.

JP CJ-5
28/04/2007, 01:16
Se for ficar com a viatura, concordo com o p.peleje.

Se for vender, faça o essencial e necessário somente, se não o retorno não existirá!

Abraços.

Kim.[/quote]


____________________

Falou e disse !
"" Na minha opinião "", deixá-lo original, além de sair mais barato, é mais fácil para vender ...

Paulo Sabra
28/04/2007, 15:19
Amigo,
Mantendo a originalidade do CJ, você oferece mais opção para quem vai compra-lo, se o usuário quiser modifica-lo pode fazer a vontade, mas se quiser mante-lo original já vai estar pronto para rodar.

Sidnei Diogo
28/04/2007, 22:00
...Agora se fosse montar pra vender, eu nem perderia tempo, pois vc não vai conseguir tirar o dinheiro investido. Se quer vender apenas dê um talento de leve sem gastar muito e passa pra frente.Peleje

Valmor: Concordo plenamente com o Peleje e os outros - pra vender, não compensa. O FALCÃO, de original só os vazamentos de óleo:roll: , e já tem umas L$ 30K de tralha embarcada. resumindo: pra vender teria que ser por umas L$ 45K. como não vou conseguir nunca, terei meu CJ PRÁ SEMPRE:mrgreen: :mrgreen: (Ai! se a patroa descobre a estratégia...:twisted: ).

Ah! (desculpem o OFF-TOPIC pessoal, mas perdi o link) Lí um tópico seu sobre Bueno Brandão. Nós já estivemos várias vezes por lá e o Arthur (da fábrica de queijo de cabra) é sócio da CIA DO JEEP como eu. A gente se encontra toda quinta em Mogi Guaçu e já fizemos muitas trilhas e expedições. Se quizer, mande uma MP que te dou a dica pra nos encontrar. Será um prazer!!:concordo:

[ ]'s e, + 1 vs, desculpem o off-tópic:oops:

ale_4x4
02/05/2007, 11:41
olá ,

quando eu e meu pai começamos a mexer em nosso cj , ele estava totalmente original. até então a principal duvida era motor q estava queimando muito oleo , não entendo de motores e posso dizer q é o original 4cc maverick 1976.

enfim após muitos dizerem , por ujm Ap, poe o 6cc do opala ,,, poe o 4cc do opala ,,, poe o da s10 , ,


como meu pai é meio conservador e ajudou na despesa , mandamos o motor original para a retifica ,,,enfim :

R$ 2.000,00 p/ retificar

+

R$ 1.500,00 de peças tipo embreagem , cabos de vela , lonas , cilindro de freio burrinho , etc etc etc...


mas hoje garanto q estou muito feliz com meu jeep de mecanica original motor-cambio-freio-susp tudo original..


agora de resto tem todas as frescuras né tipo , banco esportivo, stepe e galão atras , estribo , capota conversivel,

mas fica o recado ,

quando vc abre o capô e as pessoas veem o motor original inteirinho , sequinho , certinho , , pagam pau...

é muito legal , pelo menos eu me orgulho em dizer q tenho uma mecanica original confiavel ...




valewww

valmor
03/05/2007, 23:14
desculpem nao responder nem agradecer as valiosas dicas ....ha um tempo não estou recebendo notificaçoes de msg .....

A opção por originalidade parece ser a mais indicada !!!!

Agradeço e conto c/ mais dicas !!!

[]´s

Cacá
03/05/2007, 23:18
Valmor, quando fui comprar o meu, em setembro/06, procurei um original por tudo quanto é canto. Achei um em Jacareí, fechei negócio e, 4 horas depois o dono estava com outro pretendente esfregando a bufunfa no focinho. Rodei, rodei, rodei, não achei nenhum original. O que eu escutava era: "ah, original? aí cê vai pagar uns 18-20 mil". Acabei comprando um equipado e depenei-o, pra deixar do jeito que eu queria. Original, com pneu canelinha e tudo.

:dance: Vai nessa, apesar da pedradas.


[s],

Cacá

Sidnei Diogo
04/05/2007, 00:54
A opção por originalidade parece ser a mais indicada !!!!
[]´s

Valmor: o "Falcão", de tão modificado, ficou muito..."original" :mrgreen:

[ ]'s

franzlana
04/05/2007, 23:22
Tenho um CJ5 1965 100% restaurado. Quando comprei tive a mesma dúvida, só que não era pra vender. Como já tenho um CJ5 1979 todo adaptado parti não para uma reforma e sim para uma restauração. É que bateu saudade dos Jeeps que meus pais usavam quando eu era criança e ai enfiei o tubo dos cobres e restaurei do chassis ao velocímetro, tudo funcioando 100% original. Até os bancos desmontei, recuperei estrutura, molas e refiz tudo como original. Resultado: ficou lindo e eu não uso. Não é o meu feitio. Acho tudo bonitinho mas sem jeito, o parabriza é baixo o volante esbarra na minha barriga (que não é pequena),a direção não é hidráulica e o bicho não passa de 80 Km/h, etc. Todo lugar que chego é um chuva de elogios, bonito, lindo, bla bla bla. Más não é prá mim. Daí depois de tudo isso e muita grana gasta vou vender e investir a grana no meu Engesa. É uma questão de experimentar pra saber e cada macaco no seu galho.

Cacá
04/05/2007, 23:34
Franzalana, quero conhecer o seu 65 caretão, tem fotos aqui?

[s],

Cacá

Luiz Marcos
06/05/2007, 18:15
A minha duvida é com o motor. tenho no bailarino um gm 151 e comprei outro jipe para usar o chassi para resolver a documentacao e depois vender o outro. Agora o motor original do jipe que eu vou vender ta redondinho e todo mundo fica elogiando dizendo que o motor ta muito bom. vou comecar a desmontar os dois na semana que vem e agora não sei qual motor vou ficar.

joão k. chikui
06/05/2007, 18:31
Luiz Marcos
Fique com o GM151 , venda o Original.

Sidnei Diogo
07/05/2007, 22:34
Luiz Marcos
Fique com o GM151 , venda o Original.

x2 :concordo:

[ ]'s

franzlana
08/05/2007, 17:35
A minha duvida é com o motor. tenho no bailarino um gm 151 e comprei outro jipe para usar o chassi para resolver a documentacao e depois vender o outro. Agora o motor original do jipe que eu vou vender ta redondinho e todo mundo fica elogiando dizendo que o motor ta muito bom. vou comecar a desmontar os dois na semana que vem e agora não sei qual motor vou ficar.
Descer de um Jeep com motor do opala 4 cilindros ou OHC 4cil. e subir num jeep com BF 6 cil. do Willys é como do descer de um cavalo Mangalarga Marchador e montar em um boi de sela. Pura emoção, mas totalmente diferente.

franzlana
08/05/2007, 17:37
Franzalana, quero conhecer o seu 65 caretão, tem fotos aqui?

[s],

Cacá
Se eu soubesse como inserir fotos eu até colocava, mas não entendí até hoje como se faz.