PDA

Ver Versão Completa : Pneus off-road para Ranger 3.0 eletronic

Guilherme Studart
25/04/2007, 11:16
Gostaria de trocar os pneus de minha Ranger por algum que melhorasse seu desempenho off-road, mas sem modificar muito as características dela.

Pensei no BF AT 265/75-16, pois acho que o 31" a deixaria oscilando muito.

O que vocês me sugerem?

P.S. procurei por algum tópico que já houvesse tratado do assunto e não encontrei. Caso alguém saiba é só indicar.

EduardoToyota
25/04/2007, 12:53
Faz o BL(muito símples!) e bota os 33x12,5 R15 A/T de uma vez!
é Só uma sugestao. e a sua viatura nao vai mais ficar "ïgual" a de todo mundo.

Se vc quise ruma coisa mais discreta parte pros 31 sem medo que nao vai se arrepender.

ramonpoa
25/04/2007, 15:20

Quem deixaria oscilando, se fosse o caso, é o 265/75/16, porque tem 3% de circunferência a MAIS do que o 31 (vide quadro anexo).....

Vai de 31....

Não faz BL... seu carro é novo e deves rodar bastante no on road ou off road light... não há BL que nào te tire estabilidade.....

edubelem
25/04/2007, 15:26
Gostaria de trocar os pneus de minha Ranger por algum que melhorasse seu desempenho off-road, mas sem modificar muito as características dela.

O que vocês me sugerem?

P.S. procurei por algum tópico que já houvesse tratado do assunto e não encontrei. Caso alguém saiba é só indicar.

Se carregas peso em trilhas, vai com o 245/75 16 (31")se não carrecas peso coloca o 265/75-16 (32"), aqui e acolá ele vai dar uma arrastadinha, mais não é nada sério. Porem fica show!!!

[]'s

Grassmann
25/04/2007, 15:32

Guilherme,

Temos duas questões a tratar:

- Os dois pneus que você cita usam rodas de aros distintos. O pneu 31" só existe com aro 15". O pneu 265/75R16 usa aro 16. Quais rodas você tem? Se tem as 16", use os 265, se tem rodas 15", use os 31".

- Os pneus 265/75R16 são maiores do que os pneus 31". Um pneu 265/75 tem 80,4cm de altura, enquanto o 31" tem 78,7cm. Porque o pneu menor "oscilaria" mais do que o pneu maior?

Agora, cá entre nós, se você quer pneus de uso mais off-road, porque está preocupado com a oscilação do carro? Qualquer pneu mais off que você colocar já vai transformar sua pick-up em menos on-road, independente do tamanho. Pode esperar mais ruído, menor aderência em asfalto (principalmente molhado), maior tendência a aquaplanagem (maior área de contato), maior consumo de combustível, mais oscilação da carroceria, maior desgaste dos pneus. Mas você ganha em uso off-road - menor deslizamento em terrenos enlameados, mais aderência em subidas e descidas, maior controle do carro... É uma decisão que cabe só a você. Ganha-se de um lado, perde-se do outro.

Guilherme Studart
25/04/2007, 17:29
Não costumo carregar peso e vou fazer off-road leve.

Talvez seja melhor o 265/70-16.

murilloaquino
25/04/2007, 17:32
265/70 é o ideal mesmo...
Mais a/t nessa medida eu so vi os da yokohama e os da pirelli

Gouveia
25/04/2007, 19:20
Qualquer pneu mais off que você colocar já vai transformar sua pick-up em menos on-road, independente do tamanho. Pode esperar mais ruído, menor aderência em asfalto (principalmente molhado), maior tendência a aquaplanagem (maior área de contato), maior consumo de combustível, mais oscilação da carroceria, maior desgaste dos pneus. Mas você ganha em uso off-road - menor deslizamento em terrenos enlameados, mais aderência em subidas e descidas, maior controle do carro... É uma decisão que cabe só a você. Ganha-se de um lado, perde-se do outro.

Não concordo com maior chance de aquaplanagem (já que expulsa muito melhor a água, mesmo tento maior área de contato) nem concordo que desgasta mais, a borracha do pneu MUD e do AT ou ST é a mesma, porque deveria desgastar mais?

Agora realmente se quer conforto, compre outro jogo de rodas 15 e use pneus 33 ou 32 só pra a trilha, voltando a usar os originais na cidade.

Eu coloquei 33x12,5 BFG MUD na minha Ranger. Tive que levantar um pouco a barra de torção e vou botar calços de 2" na traseira porque eventualmente eles raspam em passagens de lombadas mais íngrimes ( dentro da caixa de roda na frente) ou em subidas com muitos buracos (nos fenders atras). Mas estou MUTO satisfeito

Abraços

AlemãoRS
25/04/2007, 19:40
Dá uma olhada nos Black Star Guyane, eles tem a medida 275/70R16, são melhores que BF tanto no off road, quanto no on road.

murilloaquino
25/04/2007, 21:43
Eu uso os 275/70 na ranger e fica muito bom...

edubelem
25/04/2007, 21:43
Dá uma olhada nos Black Star Guyane, eles tem a medida 275/70R16, são melhores que BF tanto no off road, quanto no on road.

São do mesmo diâmetro dos 265/75 16, porem tem que ter uma roda mais larga, se ele não carrega peso, o melhor realmente é o 265/75 16, obs: o 265/70 16 tem o mesmo diâmetro do 245/75 16.

[]'s

murilloaquino
25/04/2007, 22:44
Edu, o 265/75 é um pouco mais alto e mais estreito...o 275 é mais largo e um pouquinho mais baixo...

Guilherme Studart
25/04/2007, 22:57

Desconheço esse Black Star Guyane.
Quanto à melhor medida, se não cepar para mim já é lucro.

Walter L. L. Casitta
25/04/2007, 23:39
Desconheço esse Black Star Guyane.
Quanto à melhor medida, se não cepar para mim já é lucro.

Esse pneu não seria aconselhável pra uma Ranger e muito menos pra uma 3.0. Muito bom pra num jipe na trilha e terrível no asfalto.

Ric Mac
26/04/2007, 11:06
Não concordo com maior chance de aquaplanagem (já que expulsa muito melhor a água, mesmo tento maior área de contato) nem concordo que desgasta mais, a borracha do pneu MUD e do AT ou ST é a mesma, porque deveria desgastar mais?

Gouveia,

Segundo um engenheiro da Michellin o fator preponderante para o desgaste é o calor, os pneus MUD não possuem ranhuras nos blocos para dissipar o calor, ao contrário dos pneus street ou AT que possuem estas ranhuras, e outra informação a borracha dos pneus Street são mais macias que dos AT que são mais macias que os MUD o que afeta diretamente no GRIP do pneu, segundo este mesmo cara....

abraço

srgrande
26/04/2007, 15:01
São do mesmo diâmetro dos 265/75 16, porem tem que ter uma roda mais larga, se ele não carrega peso, o melhor realmente é o 265/75 16, obs: o 265/70 16 tem o mesmo diâmetro do 245/75 16.

[]'s
Não têm o mesmo diametro, há diferença de quase 3mm.

Edintruder
26/04/2007, 15:15
Gouveia,

Segundo um engenheiro da Michellin o fator preponderante para o desgaste é o calor, os pneus MUD não possuem ranhuras nos blocos para dissipar o calor, ao contrário dos pneus street ou AT que possuem estas ranhuras, e outra informação a borracha dos pneus Street são mais macias que dos AT que são mais macias que os MUD o que afeta diretamente no GRIP do pneu, segundo este mesmo cara....

abraço

Tanto é verdade que os MUD em paralelepípedo molhado não pega nada, eu ando com 4x4high no centro da cidade para não dobrar as esquinas de lado...

murilloaquino
26/04/2007, 16:52
Esta relacionado com as propostas de cada pneu.Nao exite at melhor q mud na terra, mais nao existe mud melhor q at no asfalto, assim acontece tambem com os street...

AlemãoRS
26/04/2007, 19:38
Esse pneu não seria aconselhável pra uma Ranger e muito menos pra uma 3.0. Muito bom pra num jipe na trilha e terrível no asfalto.

Já usou ele no asfalto pra tá falando isso?

Pequeno jr
26/04/2007, 19:53

X2 !!!
Num jipe ou caso so fosse usar a pick-up esporadicamente com certeza são ótimos, mas como ele vai ter um uso misto não indicaria.

Melhor opção ao meu ver seria os BF AT. Sobre as medidas ou 265/75 16 (dizendo o EduBelem encosta um pouco e as vezes) ou então o 245/75 16.

Walter L. L. Casitta
26/04/2007, 21:21
Já usou ele no asfalto pra tá falando isso?

Não chequei a usar, mas vendi muitos quando tive loja de acessório 4x4. Eu os conheço muito bem pra desaconselhar nesse caso.

AlemãoRS
26/04/2007, 21:50
O desempenho dele no asfalto é no minimo igual a de qualquer pneu AT, mas cada um tem sua opinião.

edubelem
27/04/2007, 12:10
245 70 16> 29.5”
245 75 16> 30.47”
265 70 16> 30.61”
265 75 16> 31.65”
275 75 16> 31.16”

[]'s

srgrande
27/04/2007, 12:49
245 70 16> 29.5”
245 75 16> 30.47”
265 70 16> 30.61”
265 75 16> 31.65”
275 75 16> 31.16”

[]'s

Por que o 275/75 é menor que o 265/75?

edubelem
27/04/2007, 14:42
Por que o 275/75 é menor que o 265/75?

:oops: Desculpa, é 275 70 16. :oops:

[]'s

Gouveia
27/04/2007, 17:10
Gouveia,

abraço

Olha, não vou discutir, até porque faz sentido :) mas se o dono cuidar bem dos MUD (calibrando com nitrogenio, fazendo rodizio, balanceamento e geometria nos prazos certos) eles vão durar tanto quando um AT ou até mais, se o dono do AT não cuidar dele :) Pra questão da temperatura, calibrar do nitrogenio é show.. eu venho de Floripa pra Blumenau e os pneus ficam só "mornos" ...

Quanto à escorregar no paralelepipedo, concordo.. é mais fácil com mud. mas pega uma BR com chuva forte e lâminas de água no asfalto com os MUD e com os AT pra ver qual é melhor... não tem comparação! os gomos dos pneus MUD cortam a água e praticamente nem sentimos, por isso aqulaplanar com eles é mais difícil que com outros, mas no asfalto seco o AT tem mais grip sim... porém, pipcape pra mim não é carro sport. eu ando devagar, o lance é adrenalina à 5km/h (no barro)

abraços
Govi
(agora com 5,5cm a mais na suspensão traseira, depois posto fotos)

murilloaquino
27/04/2007, 17:29
COncordo com vc q eles demoram mais de aquaplanar.So que na medida q eles demoram mais de aquaplanar, a superficie de contato do pneu com o asfalto é bastante reduzida.Por isso q sempre falam.Ou seu pneu é bom On-road, ou seu pneu é bom Off-Road.O a-t tente fazer o meio termo entre esses dois.Numa curva, chuvendo por exemplo, ou ainda, numa frenagem de emergencia, a distancia percorrida com os mud é infinitamente superior aos A-T que sao superiores as street.Com relaçao a segurança, nao gosto de brincar pois sua vida está em jogo.
Tem ate um topico aqui que o marcelo fala de uma pequena batida q ele teve com a sua L-200 e coloca ate a hipotese de os pneus terem atrapalhado, alem do fato de a camionete nao ter o ABS, que ajuda MUITO no controle do veiculo.
Um A-T que tem um excelente desempenho tanto on quanto Off road é esse pneu q eu estou usando.On road porque sua borracha é bem macia(em detrimento da durabilidade) e Off road por ter um desenho alto limpante quase parecido com os mud mais menos agressivos...

Guilherme Studart
28/04/2007, 14:03
Pessoal,

obrigado pelas dicas.

Estou pensando em fazer o teste com o BF AT 265/75-16 pois não tem na medida 265/70-16.

Caso alguém tenha alguma sugestão de um bom pneu sem ser BF com as medidas 265/70-16 é só postar.

Agradeço antecipadamente.

freitasjr
28/04/2007, 14:51
Pessoal,
...Estou pensando em fazer o teste com o BF AT 265/75-16 pois não tem na medida 265/70-16.
Caso alguém tenha alguma sugestão de um bom pneu sem ser BF com as medidas 265/70-16 é só postar...

Tem a opção da Yokohama 265/70 R16 AT veja: http://www.yokohama.com.br/produtos/view.php?id=58

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Guilherme Studart
28/04/2007, 15:04
Valeu pela dica.

murilloaquino
28/04/2007, 16:49
Se for colocar os YOKO, ja recomendo os 275/70.É a minima diferença q faz com q eles eles raspem apenas em situaçoes muuuito atipicas, tipo..passar numa lombada a uns 140 por hora.
E mesmo assim, so começou a pegar depois de eu ter rodado 30.000 km com a ranger.Acho q é a ´´amaciada`` normal da susp

Guilherme Studart
29/04/2007, 21:02
Vou dar uma olhada nos preços aqui para avaliar o custo x benefício.

murilloaquino
30/04/2007, 00:12
Quando olhei, os yoko estavam 20 reais mais barato q os BF

ramonpoa
30/04/2007, 12:06
Olha, não vou discutir, até porque faz sentido :) mas se o dono cuidar bem dos MUD (calibrando com nitrogenio, fazendo rodizio, balanceamento e geometria nos prazos certos) eles vão durar tanto quando um AT ou até mais, se o dono do AT não cuidar dele :) Pra questão da temperatura, calibrar do nitrogenio é show.. eu venho de Floripa pra Blumenau e os pneus ficam só "mornos" ...

olha... cadum cadum.... mas na Defender me dei ao luxo de ter 2 JOGOS de rodas/pneus.....

o pneu mud 33x12,5x15 é BARULHENTO demais.... você não consegue rodar a 80 ou 90 com o bicho, mesmo de ar ligado, que aquele barulho ensurdecedor te acompanha.... (isto que estão coim uns 20 ou 30 mil km de uso)...

Assim, comprei umas rodas 16 e coloquei uns ON-ROAD, bem macios, que uso quase sempre e rodo com eles (deixa a defender no sítio e o caseiro tambéma uso para uma volta ou outra)....

Só calço os MUD quando vou fazer uma brincadeira ou outra com a turma....

usar os MUDS para o dia-a-dia, em estrada pavimentada, é loucura (o barulho só para em estrada de chão....)...

murilloaquino
30/04/2007, 12:12
Por isso q nao coloco mud na camionete...
Eu acho os melhores custo-beneficio para quem nao pode comprar 2 jogos de pneus e gosta de brincar d vez em quando, os A-T

Guilherme Studart
30/04/2007, 12:46
Concordo com o Murillo.

Ah se eu pudesse....

Gouveia
01/05/2007, 01:21
olha... cadum cadum.... mas na Defender me dei ao luxo de ter 2 JOGOS de rodas/pneus.....

o pneu mud 33x12,5x15 é BARULHENTO demais.... você não consegue rodar a 80 ou 90 com o bicho, mesmo de ar ligado, que aquele barulho ensurdecedor te acompanha.... (isto que estão coim uns 20 ou 30 mil km de uso)...

Assim, comprei umas rodas 16 e coloquei uns ON-ROAD, bem macios, que uso quase sempre e rodo com eles (deixa a defender no sítio e o caseiro tambéma uso para uma volta ou outra)....

Só calço os MUD quando vou fazer uma brincadeira ou outra com a turma....

usar os MUDS para o dia-a-dia, em estrada pavimentada, é loucura (o barulho só para em estrada de chão....)...

Respeito a opiniao de vcs... realmente faz um pouco de barulho, os meus estao ainda com 7000km.. mas curto essas coisas, melhor que barulho de escape esportivo, hehe. ahh sim, o ideal é ter dois jogos de pneus pra usar exatamente pra o que cada um foi feito...

Mas digo que os pneus Mud não são RUINS no asfalto nem inseguros, consigo viajar tranquilo com eles andando à 110 e 120km/h sem sentir instabilidades... como já foi dito aqui, cada pneu tem um coisa boa e uma ruim... se fosse pra ter dois jogos eu teria um AT e um Frontiera ou outro preparado especialmente pro Off road pela 3k ou similares... o MUD é ideal pra quem quer ter um só (na minha opinião)

abraços

Edintruder
01/05/2007, 12:43
Respeito a opiniao de vcs... realmente faz um pouco de barulho, os meus estao ainda com 7000km.. mas curto essas coisas, melhor que barulho de escape esportivo, hehe. ahh sim, o ideal é ter dois jogos de pneus pra usar exatamente pra o que cada um foi feito...

Mas digo que os pneus Mud não são RUINS no asfalto nem inseguros, consigo viajar tranquilo com eles andando à 110 e 120km/h sem sentir instabilidades... como já foi dito aqui, cada pneu tem um coisa boa e uma ruim... se fosse pra ter dois jogos eu teria um AT e um Frontiera ou outro preparado especialmente pro Off road pela 3k ou similares... o MUD é ideal pra quem quer ter um só (na minha opinião)

abraços

X2!!!
No asfalto não tem muita diferença nem na chuva. Na quarta-feira passada precisei dar uma freiada brusca na estrada para não passar por cima de um gato que cruzou a faixa na minha frente e como estava chovendo eu não tentei desviar, só freios mesmo, e agarra muito bem mesmo no asfalto molhado. Com certeza se estivese com os Scorpions S/T originais eu tinha passado por cima..., só escorregam na pedra (paralelepípedo) molhada, de resto não muda nada.
Bem, só pra terminar, não matei o gato na estrada, mas ao entrar em casa na mesma noite passei por cima da cola do meu gato em casa... Depois do susto nenhum dano na cola dele, porém só pude verificar isso no sábado quando o gato apareceu depois do susto dele (ehehehe). Como o bicho é siamês, é muito boca aberta por natureza, e sempre entro bem devagar para dar tempo do bicho sair da frente, mas nesse dia ele deixou o rabo no caminho, foi só o miado que eu debreei e deixei voltar na rampa e o bicho disparou por cima do muro.

Gouveia
01/05/2007, 14:09
X2!!!
No asfalto não tem muita diferença nem na chuva. Na quarta-feira passada precisei dar uma freiada brusca na estrada para não passar por cima de um gato que cruzou a faixa na minha frente e como estava chovendo eu não tentei desviar, só freios mesmo, e agarra muito bem mesmo no asfalto molhado. Com certeza se estivese com os Scorpions S/T originais eu tinha passado por cima..., só escorregam na pedra (paralelepípedo) molhada, de resto não muda nada.
Bem, só pra terminar, não matei o gato na estrada, mas ao entrar em casa na mesma noite passei por cima da cola do meu gato em casa... Depois do susto nenhum dano na cola dele, porém só pude verificar isso no sábado quando o gato apareceu depois do susto dele (ehehehe). Como o bicho é siamês, é muito boca aberta por natureza, e sempre entro bem devagar para dar tempo do bicho sair da frente, mas nesse dia ele deixou o rabo no caminho, foi só o miado que eu debreei e deixei voltar na rampa e o bicho disparou por cima do muro.

Bom, dos males o menor, agora quando ele ouvir o barulho do motor (e eles escutam de longe) ele já vai correr e se esconder debaixo de alguma cama.. he:D

srgrande
22/05/2007, 20:59
A Ranger chegou ontem e hoje, após 97km rodados, coloquei os BF AT 265/75-16, adeus Pirelli Scorpion 245, pneusinho ordinario.

freitasjr
22/05/2007, 21:37
X2!!!
No asfalto não tem muita diferença nem na chuva. Na quarta-feira passada precisei dar uma freiada brusca na estrada para não passar por cima de um gato que cruzou a faixa na minha frente e como estava chovendo eu não tentei desviar, só freios mesmo, e agarra muito bem mesmo no asfalto molhado. Com certeza se estivese com os Scorpions S/T originais eu tinha passado por cima..., só escorregam na pedra (paralelepípedo) molhada, de resto não muda nada...

X3. Concordo tb contigo e com o Gouveia. No asfalto, fora o barulho(q com vidros fechados e ar ligado, quase não se houve, com som lig então, inaudível), não tem muita diferença em relação aos outros modelos não. Dependendo da marca, pode ser até mais macios que um AT.
Por exemplo, os Yokohama MUD que estou usando, são mais macios que os BFGoodrich AT(por isso q duram tanto, a borracha é muuiito duuraaa); dar p/ notar quando se passa em estradas com asfalto ruim como buracos(com os Yoko se sente menos os impactos); dar p/ notar tb a diferença de maciez ao se pressionar com a mão a borracha dos pneus.

Na areia fofa, tb é relativo. Os Maxxis Buckshot MUD que eu tinha na TR4, realmente eram piores(menos tração) que os Pirelli AT originais, na lama, é claro, não preciso dizer que eram melhores que os Pirelli.
Já esses Yokohama MUD que estou usando, são tão bons na areia(dunas) quanto os AT BF's que eu tinha na Pajero Sport, acho que por ter a borracha um pouco mais mole que os BF's, deve ter maior área de contato, por isso não são ruins na areia fofa e fina. Já na lama, bem, pretendo testa-los neste final de semana, e posto o resultado aqui, neste tópico.:concordo:

Quanto a questão de não possuir as ranhuras nos gomos e por isso aquecer mais e consequentemente se desgastar mais no asfalto; é só fazer como o "Gouveia" disse, calibrar com Nitrogênio que apo´s as rodagem ficam apenas morninhos e ainda passam mais tempo p/ se descalibrar.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

abreu
23/05/2007, 10:52
A Ranger chegou ontem e hoje, após 97km rodados, coloquei os BF AT 265/75-16, adeus Pirelli Scorpion 245, pneusinho ordinario.

Parabéns! Escolheu o melhor pneu para este carro!
Abraços.

Guilherme Studart
23/05/2007, 11:52
Mês que vem trocarei os meus pelos BF AT 265/75-16

Dennis Figueiredo
23/05/2007, 12:17
estou usando esse pneu e aconselho.............