Ver Versão Completa : Partida do Q-20B x Maxion
Eduardo Valaretto
23/04/2007, 21:01
Tenho uma camper equipada com motor Maxion S-4 e um Engesa original com o Q-20B. Acontece que ambos foram comprados praticamente zero e a Camper sempre pegou com grande facilidade ao passo que o Q20B do engesa requer várias voltas para dar a partida (e sempre foi assim).
Pergundo se esta é uma característica do Q-20B ou devo revisar o sistema.
Como partem os Q-20B dos colegas do forum?
Obs: o engesa tem duas baterias novas e o arranque gira bem rápido. A injetora nunca foi mechida e o kilometragem é bem baixa (40.000 Km).
Obrigado pela atenção,
Eduardo Valaretto.
Tenho uma camper equipada com motor Maxion S-4 e um Engesa original com o Q-20B.
Eduardo Valaretto.
Não manjo nada desses 2 motores pq rodo na cachaça, mas passei aqui para dizer que vc é um cara feliz... proprietário de uma CAMPER e um ENGESA !!!!!
Com qual deles vc vai ao shopping .... rsrsrs
[]'s e parabéns pela frota
CARLOS MOREIRA
23/04/2007, 21:30
Companheiro, o meu pega fácil. Uma boa limpeza nos bicos e regulagem da bomba injetora vai resolver seu problema, sem dúvida.
[ ]´s
Daniel Lima
23/04/2007, 21:37
Eduardo, possuo um engesa com um q20b e não tenho o menor trabalho para que ele pegue de partida;mantenho limpos os filtros de combustível e o normal de qualquer revisão. Com certeza vc deve revisar o sistema de injeção, verificar se não há vazamentos de combustível, válvula de retorno e o resto.
Um abraço
Daniel LIma
Engesa f2, Q20b turbo, eixos band,work 12000,etc
Eduardo Velo
23/04/2007, 21:43
Como partem os Q-20B dos colegas do forum? ... Obrigado pela atenção, Eduardo Valaretto.
O meu pega fácil ... Q20B sem turbo - por enqto ...
Seria bom levar num meca especialista em diesel pra ver se tem algum problema no sistema ...
[]s ..
Caros amigos proprietários de carro a diesel.
Hoje tenho uma Eco e um Engesa a álcool, mais a tempos atraz, tive duas D10 (Q20B) e uma D20 (maxxion turbo).
No sítio ainda tenho um trator, mais tinha mais, sendo um deles grande.
De psse desse conhecimento empírico posso afirmar aos amigos:
independente de Km rodado, sempre a cada dois anos faça uma revisão completa no sistema injetor, como bomba e bicos.
O que ocorre é que o diesel brasileiro possue uma quantia grande de enchofre e este corroe as partes metálicas, vindo a ocasionar falhas, pouco desempenho e alto consumo de combustível.
Fazendo esse procedimento, o custo de manutyenção preventiva será menor e, sempre terá um motor com facilidade par funcionar e econômico.
Sei sobre o enchofre pois até 2003 minha família tinha posto de gasolina.
Abraços.
Kim.
Não manjo nada desses 2 motores pq rodo na cachaça, mas passei aqui para dizer que vc é um cara feliz... proprietário de uma CAMPER e um ENGESA !!!!!
Com qual deles vc vai ao shopping .... rsrsrs
[]'s e parabéns pela frota
Gnecchi,
A coisa é melhor do que você imagina: o cara tem 2 (Duas) Campers (uma 2 e outra 4 portas) e 1 engesa fase III (todo original).
É mole??????
Abraços sonhando com uma frota dessa...
Eduardo Valareto,
Entendo pouca coisa de Q20B (no meu caso o 4236 agrícola), e nesse pouco te aconselharia visitar um bom mecânico que entenda de motor e de bomba injetora, para verificar o ponto do motor e o ponto da bomba (aquela marquinha que deve conferir a da bomba com a tampa de distribuição pode estar na mesma linha mas a bomba fora do ponto).
Um bom bombista também saberá colocar sua bomba no ponto.
Sucesso na empreitada!
Eduardo Valaretto
24/04/2007, 19:31
Pelas respostas obtidas creio que a dificuldade de partida não é inerente ao Q-20B, e só para completar os filtros são trocados a cada 5.ooo Km e a manutenção geral é constante.
Agora só mesmo indo a um bombista e se preparando para a facada (nunca fui a um bombista para gastar menos de 1000,00 reais, acho que eles tem tabela de preço mínimo).
Quanto aos elogios quanto a frota só posso agradecer e aproveito para informá-los que em breve estarei postanto fotos da camper 4 portas, automática 4x4.
Obs: abandonei carros "normais" em 1994 e ao invés de trocá-los a cada 4 ou cinco anos como fazia, decidi que seria mais interessante comprar um novo brinquedo (o preço era mais ou menos o mesmo) a cada 4 ou cinco anos.
Abraços a todos,
Eduardo Valaretto.
Grande Amigo Valaretto,
Antes da facada de 1.000,00, sugiro que peça a alguém realmente entendido de motorização ou um bombista de confiança e peça para verificar o ponto do motor e da bomba conforme eu disse acima.
Se o bombista apenas mexer em sua bomba, trocando reparo, elementos e tal, possivelmente a demora em pegar continuará.
abraços
Em tempo: só estou alertando pois já cansei de ver desses motores recém saídos de fábrica, com bombas novas e tal com esse problema.
Até!
Eduardo Valaretto
24/04/2007, 19:50
Valeu Carlos,
Até o fim-de-semana levo a um amigo bombista e depois posto o resultado.
Outra coisa, já instalou a junta deslizante?
Abraços,
Eduardo Valaretto.
Já sim, instalei a coluna reclinável da S10 com a junta deslizante e ficou show de bola.
Já instalou a sua?
Eduardo Valaretto
24/04/2007, 20:09
Que nada, acho que esta só para o fim do ano. Inventei uma obra aqui na Bahia e acho que só termino por Outubro, então no camper 4 portas não vou mecher por enquanto.
Não deu problema com aqueles pequenos "calos" da junta?
Eduardo.
Dei umas batidas com martelo nos copinhos das cruzetas e melhorou um pouco.
Acho que o tempo (e desgaste) o calo sumirá.
Eduardo Valaretto
24/04/2007, 21:31
Carlos,
Mas ficou perceptível na direção ou a rigidez do sistema como um todo esconde os calos das juntas?
Eduardo Valaretto.
Girando o volante não é sensível o calo.
Ficou uma maravilha.
Daqui uns dias renovarei as fotos do tópico de meu engesa e postarei lá a adaptação.
Abraços
Eduardo Valaretto
21/05/2007, 20:49
Para informar aos colegas do forum como a estória terminou, acabei levando o engesa a um bombista amigo aqui da Bahia, a bomba foi desmontada mas antes foi colocada na giga de teste para simular a partida.
A 200 RPM as 100 primeiras injetadas somente forneciam 2 unidades (acho que ml). A bomba foi desmontada, limpa e teve o cabeçote trocado. Novamente na giga de teste nas mesmas condíçoes a bomba forneceu algo em torno de 8 unidades (?) de litros. Instalada no veículo a diferença foi imediata, partidas fáceis, menor ruído e até reduçao da vibração.
Resumindo, depois de muitos anos valeu a pena a revisão na bomba.
Valor da brincadeira: R$ 900,00 a preço de amigo (só o cabeçote custou R$ 650,00).
Abraços a todos,
Eduardo Valaretto.
No final do ano passado, troquei o cabeçote da bomba de um trator Ford de três cilindros.
Quase cai de costas, pois foram 400,00 só o cabeçote e, recomdicionado!
É a paulada é grande!!!:mad:
Abraços.
Kim.
Realmente é caro. Quando comprei a Camper, mandei revisar bomba e bicos (S4T). Teve que trocar cabeçote e o jogo de bicos. Na época (3 anos atrás), ficou em cerca de 900,00, mas os bicos foram peças recondicionadas, não me lembro o cabeçote. Agora semana passada parei para retificar o motor, mas bomba e bicos estão bons, ainda bem que não precisou mexer em nada ... :mrgreen:
TcheRenato
22/05/2007, 13:43
Ainda bem que a durabilidade desses motores é enorme, se comparado com um a gasolina/álcool, quando bem tratado, trocando filtro de óleo combustível, óleo lubrificante, etc. Se mexer na bomba já é caro, imaginem retificar um motor destes!!! Não fica por menos de R$3000.
O meu Q20B está zerado por dentro, a bomba injetora é moderna (Bosh) com estrangulador elétrico e pega fácil, muito fácil. Não imagino como se comporte para dar a partida no frio do sul do país, mas olhando no manual deste motor, vi que ele tem uma opção no coletor de admissão para instalar um auxiliar de partida a frio. Alguém sabe se funciona mesmo? Em julho estarei visitando a terra natal (RS) e estou meio apreensivo quanto a partida do motor na casa dos 0ºC.
[ ]'s
Grande Tche!
A vela aquecedor funfa mesmo!
Tinhamos uma D10 que possuia tal item, e quando apertava o botão no painel, fazia uma chama de + - 10cm, poderia ser o frio que fosse, pegava na hora, sem forçar o arranque.
Abraços.
Kim.
TcheRenato
22/05/2007, 19:22
Grande Tche!
A vela aquecedor funfa mesmo!
Tinhamos uma D10 que possuia tal item, e quando apertava o botão no painel, fazia uma chama de + - 10cm, poderia ser o frio que fosse, pegava na hora, sem forçar o arranque.
Abraços.
Kim.
Blz Kim!
Bom saber que funciona! Só quem já morou em lugares frios sabe da dificuldade de fazer funcionar o motor gelado!
Assim que a vtr estiver em condições vou pra SAMPA trocar o eixo traseiro e quero ver se dou uma esticada até o RS, visitar a família. Se ficar difícil para o motor pegar, instalo este lança-chamas por lá mesmo.
[ ]'s
Caro Tche!
Viu um eixo de uma camper que estava para vender nos classificados!
Já comprou o seu?
Se não, olhe aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26981
É só parafusar, não tem enjambração alguma, tira um põe outro!
O preço pode ser bem acessível!
Abraços.
Kim.
TcheRenato
22/05/2007, 21:27
Fala Kim!
Estou procurando é um eixo de Band, para fazer o par!
[ ]'s
Ow, foi mau!!!!:oops:
Me empolguei!!!:rolleyes:
Abraços.
Kim.
TcheRenato
23/05/2007, 00:14
Que nada!:discordo:
Deves ter esquecido. Já tinha comentado contigo sobre o eixo dianteiro de Band. Senão fizer o par não fica 100% :p
Aproveita e explica melhor pra nós como funciona essa parada da partida a frio dos Q20B, já que o tópico é sobre isso... O dispositivo é elétrico? Imagino que ele deva soprar ar+diesel através de uma resistência elétrica, para dentro do coletor de admissão, na hora da partida. É isso, ou munhequei tudo?
[ ]'s
Eduardo Valaretto
23/05/2007, 11:52
Nunca vi as velas do Q20B mas já vi de outros motores diesel. É como se fosse um pingulim de uns 3 cm que fica incandescente quando eletrificado, aquecendo todo o cilindro e facilitando a queima do combustível.
Eduardo Valaretto.
TcheRenato
23/05/2007, 12:07
Nunca vi as velas do Q20B mas já vi de outros motores diesel. É como se fosse um pingulim de uns 3 cm que fica incandescente quando eletrificado, aquecendo todo o cilindro e facilitando a queima do combustível.
Eduardo Valaretto.
Certo Eduardo, este sistema eu conheço, mas no Q20B não tem velas (que ficam próximas aos bicos injetores). No Q20B o sistema de aquecimento é pelo coletor de admissão.
[ ]'s
Caros!
O sistema é elétrico-hidraulico.
Para ligá-lo, o fio tem que ser de boa bitola, se não dá problema.
Funciona da seguinte maneira:
Existe uma termo-válvula que fica roscada ao lado da mangueira de entrada de ar no coletor de admissão;
Esse sistema é ligado por um caninho na parte superior da bomba injetora;
O fio é ligado a um botão (igual ao de partida de trator + - ) que fica no painel.
Antes da partida aperta por 5sg o botão, ele incandesce e abre a termo-vávula, então termina de girar a chave de ignição, quando o motor gira, a injetora joga óleo diesel na vela, que por sua vez "pega fogo", fazendo uma chama de uns 10cm.
Pode ser o frio que for, que funfa mesmo, conhecimento empírico!
Na D10 original, é um botão que fica no lado esquerdo do painel, levemente acima, desenhado uma camara de combustão com um termometro dentro.
E apropósito, não são velas, é uma só.
Muitos Q20B tem um bujão no lugar da vela, outros tem a vela, mais desligada.
Espero que a informação seja útil.
Abraços
TcheRenato
24/05/2007, 21:16
Sim, muito últil!
Eu já tinha procurado na net sobre isso e não tinha achado nada. Valeu!
Era o que eu estava mesmo imaginando: aperta um botão por alguns segundos antes da partida, o que incandesce uma resistência elétrica. Quando dá a partida, os pistões puxam ar, que entra através do coletor de admissão. Uma parte deste ar entra através da válvula com resistência incandescente, ar este, misturado com diesel, o que acaba gerando uma chama, tipo maçarico.
Eu não conhecia esse sistema, somente o moderno com 4 velas que esquentam os 4 cilindros antes da partida, mas creio que este sistema seja mais eficaz que o moderno e usa menos bateria, uma vez que queima diesel para gerar calor, ou estou enganado :oops:. Nunca testei...
Valeu pela dica!
[ ]'s
Fala Tche!
É o seguinte, você está confundindo um pouco as coisas!
Vamos em partes!!
:arrow: Aperta o botão no painel;
:arrow: A vela aquece (resistência) e incandesce;
:arrow: Com o calor, a termo-válvula abre;
:arrow: Gira a chave de ignição;
:arrow: O motor gira, girando a bomba injetora, que cria pressão interna e, esta por sua vez, manda óleo díesel para a vela;
:arrow: Termo-vávula aberta, pressão de óleo diesel = FOGO ( + - 10cm)
:arrow: motor "chupando ar" leva fogo para os cilindros.
Entendeu, não tem nada a ver com o fluxo de ar do coletor.
Abraços.
Kim.
TcheRenato
25/05/2007, 13:59
Fala Tche!
É o seguinte, você está confundindo um pouco as coisas!
Vamos em partes!!
:arrow: Aperta o botão no painel;
:arrow: A vela aquece (resistência) e incandesce;
:arrow: Com o calor, a termo-válvula abre;
:arrow: Gira a chave de ignição;
:arrow: O motor gira, girando a bomba injetora, que cria pressão interna e, esta por sua vez, manda óleo díesel para a vela;
:arrow: Termo-vávula aberta, pressão de óleo diesel = FOGO ( + - 10cm)
:arrow: motor "chupando ar" leva fogo para os cilindros.
Entendeu, não tem nada a ver com o fluxo de ar do coletor.
Kim.
Eu acho que entendi :palmas: E também acho que sou chato demais :oops:
Mas por que não tem nada a ver com o coletor de admissão?
A válvula fica no coletor de admissão. Pelo menos no meu tem um bujão tampando o lugar da válvula.
Todo o ar que entra para o motor, entra pelo coletor de admissão.
Todo o ar deveria entrar pelo filtro de ar, mas com a válvula térmica aberta, uma parte do ar acaba entrando por ela, misturado ao diesel, através de uma resistência, gerando fogo. Não esqueça que para haver fogo precisa existir oxigênio!!!
Tu estás dizendo que pela vela passa somente diesel (nada de ar)? Posso estar enganado, mas imaginava diferente, tipo motores a álcool/gasolina, onde o combustível é vaporisado no ar (carburado). Isso geraria muito mais calor! Confesso que nunca vi essa vela do Q20B, mas se é como tu estás falando, acho que vou cosntruir minha própria vela :parede::parede::parede::parede::parede:
[ ]'s
Fala Tche!
Você entendeu, mais como não viu vela ainda, fica um pouco difícil a compreensão.
Não é que não tem nada a haver com o coletor, é que o ar do coletor passa pela vela, não por entre a vela, mais na parte em que fica a resistência (uma mola).
Quando instalada, se retirar a mangueira do coletor, verá uma mola lá dentro e, é por essa mola que o ar passará, no meio das voltas dela.
Dentro da vávula, somente passará diesel.
Imagine da seguinte forma (bem grotesco):
Uma mola com uma tampa de um lado;
No meio da tampa uma mangueira (só até a tampa) que injeta comb.;
Uma ponta da mola com um fio +;
Outra ponta com um fio -;
É isso!
Quando liga os fios, a mola fica vermelha [incandesce (igual a chuveiro)]
injeta com., com o ar que se encontra + incendescencia = fogo.
Então é isso!
Abraços.
Kim.
TcheRenato
26/05/2007, 11:20
Blz, Kim.
Vou ver se acho uma vela dessas por aqui pra instalar na viatura. Vai que o bixão não pega fácil no frio...
[ ]'s
CARLOS SIQUEIRA
30/05/2007, 03:41
Caros Tchê e Kim, seguindo suas dicas:concordo: , adquiri o sistema, segue foto ilustrativa.
[]'s Carlos Siqueira
CARLOS SIQUEIRA
30/05/2007, 04:04
Reencaminhando foto anterior. Ficou muito pesada no ZIP:putz: .
[]'s Carlos Siqueira.
Caros amigos!
Que bom que foi útil as informações!!:concordo: :concordo:
Hoje chegou a 0ºC em minha cidade e, o botão mágico foi de grande utilidade para muitas pessoas e, as que não tem, foram fazer exercícios físicos logo de manhã (empurrando o carro).
Boa instalação e, precisando de algo, é só mandar uma MP!
Abraços.
Kim.
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