Ver Versão Completa : Molas de Toyota no CJ
Carlos_Ferraz
02/03/2010, 10:49
Então pessoal,
Após uma trilha em erosões, constatei que o problema da perda de curso nada tem a ver com barra anti rolagem nem com posição do amortecedor.
Resolvi colocar umas fotos que explicam melhor meu problema.
A 1° e 2° foto,mostram a susp completamente aberta, tanto que o Jeep ficou como uma gangorra, com a roda no ar.
A 3° mostra o outro lado, a suspensão fechada ao máximo.
Fechada mediu 35cm, que é o limite do amortecedor Cofap GL12343, e aberta, míseros 50cm. Sendo que o amortecedor chega a 58cm.
Desculpem pela sujeira, não deu tempo de lavar antes.Mais da pra ver bem!!!
[]´s :parede::rolleyes: :pensativo:
Elmer_Jeep
02/03/2010, 11:37
Carlos,
Já que foram descartados posicionamento de amortecedor e barra só resta o outro item que falei na pagina anterior.
Os kits de suspensão toyota pra CJ vendidos porai vem com 4 feixes dianteiros da band.
O feixe trazeiro original do CJ5 é mais longo que um dianteiro da band, isso aí já conta bastante na perda de curso.
E a primeira foto mostra muito bem isso.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=214156&d=1267536763
Outra pergunta, os eixos são originais ou de rural/F75 ?
[]'s
Após uma trilha em erosões, constatei que o problema da perda de curso nada tem a ver com barra anti rolagem nem com posição do amortecedor.
Experimentou com a barra anti-rolagem solta?
[]'s
On cô vô, cê num vai
02/03/2010, 14:22
Fiz recentemente suspensão SPOA no meu CJ5, com amortecedores traseiros da Frontier e o mesmo ficou muito duro.Será que é por causa dos amortecedores de dupla ação ou pelo sistema SPOA mesmo? Porém ganhei estabilidade, mas no chão batido ficou horrivfel de andar.
Carlos_Ferraz
02/03/2010, 15:41
Carlos,
Já que foram descartados posicionamento de amortecedor e barra só resta o outro item que falei na pagina anterior.
E a primeira foto mostra muito bem isso.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=214156&d=1267536763
Outra pergunta, os eixos são originais ou de rural/F75 ?
[]'s
Elmer,
Os eixos não são de Rural/F-75...São originais cj-5!!!
Acho que o problema é o tamanho mesmo, por isso fica um alerta pra quem pretende fazer esta adaptação e procura melhorar a performance no Off Road como aumento do curso por exemplo.
Vai começar tudo de novo...hahaha!!!...Acho que vou tentar Jumelo Revolver, sei que nem todo mundo aprova, houvi um expert em susp. aqui do forum dizer que para o JR abrir é preciso que não tenha pressão contra ele, e sem pressão não há tração (curso sem utilidade!!!) ...mais isso é em outro tópico.
[]´s :parede:
Carlos_Ferraz
02/03/2010, 15:45
Experimentou com a barra anti-rolagem solta?
[]'s
Olá Giovane,
Soltei após a trilha e testei em um barranco bem inclinado, até uma das rodas perder a tração, e o bendito eixo não desce além dos 50cm do amortecedor.
[]´s
...houvi um expert em susp. aqui do forum dizer que para o JR abrir é preciso que não tenha pressão contra ele, e sem pressão não há tração (curso sem utilidade!!!) ...
Isso é fato, mas só de minimizar o efeito gangorra, quando uma das rodas do eixo fica suspenso, o JR já melhora e muito o desempenho da viatura.
[]´s
Mauricio Rotta
02/03/2010, 17:29
Peraí galera, então o melhor esquema pra feixes de mola Toy no cj é na dianteira do cj com molas dianteiras do toy e traseiro do cj com molas traseiras do toy? É isso? Caso afirmativo as traseiras são melhores a do Jipe Toy ou da pick-up?
... as traseiras são melhores a do Jipe Toy ou da pick-up?
exatamente, essas tem 1,3 m de comprimento se não me engano... o kit da tt4 é assim
[]´s
Rodrigo Baratti
02/03/2010, 20:16
Acho que baixei esse catalogo aqui do fórum mesmo.
A partir da pagina 22 tem todas as medidas dos feixes de Toy.
[]
junior braga
02/03/2010, 22:20
Olá Giovane,
Soltei após a trilha e testei em um barranco bem inclinado, até uma das rodas perder a tração, e o bendito eixo não desce além dos 50cm do amortecedor.
[]´s
:mrgreen: na foto da pra ver que o feixe tem um arqueamento legal, mas, devido ao seu comprimento, não deixa a suspa abrir muito :discordo:. Esse curso é limitado...
Resumindo, acho que feixe dianteiro não serve pra adaptar no eixo traseiro.
:concordo:
Richardrofe
02/03/2010, 22:41
Pessoal
:) Aqui em CWB tem gente instalando o feixe de molas da Toyota no CJ para ficar mas leve e macio. Alguém já viu o resultado?? Fica bom no mato?
molas Toyota Bandeirante
Olá pessoal
Eu tbm queria colocar molas da Bandeirante, 2º reza a lenda me disseram que o carro melhora a estabilidade, porém, o quanto fica mais macio aí que gera dúvida,
falam que o ideal é quanto se usa um motor pesado no Jeep, no meu caso eu tenho um AP e talvez não daria muito resultado.... vai saber.
Abçs.
junior braga
10/03/2010, 22:05
:mrgreen: bão seguinte, não tem muito a ver com o título do tópico, mas está relacionado com molas...
comprei dois feixes de molas usados em bom estado, sendo estes para traseira do cj5, mas, depois q recebi percebi que não dava, são menores... e também são maiores do que os dianteiros;
:pensativo:pergunto:
se da pra adaptar esses feixes na dianteira?
eles são pouco maiores do que os dianteiros originais, é possível fazer uma nova furação do pino de centro, na mesma medida dos originais, e instalar esses feixes maiores com uns jumelos grandes? pensei nessa possibilidade, pois já estou com os feixes, e os meus dt estão um lixo.
[ ],:pipoca:
junior braga
14/03/2010, 18:22
:pensativo:
:mrgreen: bão seguinte, não tem muito a ver com o título do tópico, mas está relacionado com molas...
comprei dois feixes de molas usados em bom estado, sendo estes para traseira do cj5, mas, depois q recebi percebi que não dava, são menores... e também são maiores do que os dianteiros;
:pensativo:pergunto:
se da pra adaptar esses feixes na dianteira?
eles são pouco maiores do que os dianteiros originais, é possível fazer uma nova furação do pino de centro, na mesma medida dos originais, e instalar esses feixes maiores com uns jumelos grandes? pensei nessa possibilidade, pois já estou com os feixes, e os meus dt estão um lixo.
[ ],:pipoca:
:dance:ajuda?
Dae Junior,
Cara o fato da mola ser maior que a dianteira e menor que a traseira não tem a ver com o arquiamento (curvatura) da mola???
Quanto menor/maior é essa nova???
Eu não recomendo refurar o pino centro e jumelo grande piora a suspensão... se essas molas não forem as certas, o correto a fazer é devolver...
Forte abraço!
junior braga
16/03/2010, 22:52
Fala KitiU.,
Seguinte esse comprimento não tem nada a ver com o arqueamento não, e medida de olhal ao furo do pino de centro.
Não estou com as medidas aqui, mas depois irei postar.
Sei disso, só que como já estou com as benditas molas, e as minhas estão ruins, pensei nessa opção. Na realidade o jumelo maior nesse caso, não iria resultar em muita diferença não, é no caso só pra compensar o pouquinho q a mola é maior.
Pense assim, no normal o ângulo do jumelo é em torno de 45º correto? então, com o feixe maior eu estaria no caso alterando o ângulo do jumelo, por ex.: ele iria ficar em torno de 30º;
será que falei besteira?
[ ] ,
aguardando as sugestões/criticas. rsrsrsrsrs
Rodrigo Baratti
17/03/2010, 20:49
Junior,
Hesitei em postar minha opinião pois sou o responsavel pelo perrengue que vc está passando. :roll: :? :oops:
Mas acho que a diferença de medidas dos feixes é muito pequena e deve dar certo sua idéia.
Tá facil de vc montar, coisa de 3 horas de serviço, se não der certo desmonta novamente.
Vou te mandar (doar) os jumelos que tenho aqui, me manda por mp seu endereço novamente que até no sabado coloco o correio.
Talvez vc tenha que cortar um pedaço das buchas de PU, mas devem dar certo.
[] e desculpas
junior braga
17/03/2010, 21:08
Junior,
Hesitei em postar minha opinião pois sou o responsavel pelo perrengue que vc está passando. :roll: :? :oops:
Mas acho que a diferença de medidas dos feixes é muito pequena e deve dar certo sua idéia.
Tá facil de vc montar, coisa de 3 horas de serviço, se não der certo desmonta novamente.
Vou te mandar (doar) os jumelos que tenho aqui, me manda por mp seu endereço novamente que até no sabado coloco o correio.
Talvez vc tenha que cortar um pedaço das buchas de PU, mas devem dar certo.
[] e desculpas
Faaaaaaalaaaaa meu amigo, que isso? precisa desculpar :discordo:, até porque já conversamos sobre isso, e vc foi nota 1000 comigo, esquenta :discordo:;
vou te enviar mp;
abrassssssss
junior braga
21/03/2010, 15:39
Fala KitiU.,
Seguinte esse comprimento não tem nada a ver com o arqueamento não, e medida de olhal ao furo do pino de centro.
Não estou com as medidas aqui, mas depois irei postar.
Sei disso, só que como já estou com as benditas molas, e as minhas estão ruins, pensei nessa opção. Na realidade o jumelo maior nesse caso, não iria resultar em muita diferença não, é no caso só pra compensar o pouquinho q a mola é maior.
Pense assim, no normal o ângulo do jumelo é em torno de 45º correto? então, com o feixe maior eu estaria no caso alterando o ângulo do jumelo, por ex.: ele iria ficar em torno de 30º;
será que falei besteira?
[ ] ,
aguardando as sugestões/criticas. rsrsrsrsrs
daee galera,
seguinte as medidas são:
no caso dos feixes dianteiros originais cj-5;
504 x 504 = 1.008
e esses que estou pensando em adaptar;
530 x 530 = 1.060
nesse caso o novo feixe tem cerca de: 0,052 a mais do que o original.
e então o que acham?
:concordo::concordo:
AndreiMDL
25/03/2010, 02:26
estuda bem p n perder as peças ein! heheh
mas como o Baratti falou... monta e ve se dar certo... n deuuu ai são outros 500!
boa sorte... aguardando solução!
Abs
Pedro....
25/03/2010, 09:47
Amigos
Instale no Pomodoro molas de Toyota.
Quem instalou foi o Afonso da TT4 ficou muito bom, no topico que criei tem algumas fotos.
O Afonso é super gente boa e pode tirar as duvidas e derrepente, fica mais em conta colocar com ele.
www.tt4.com.br (http://www.tt4.com.br)
abs
pedro
tiagoandres
23/05/2010, 22:25
estou montando meu jeep, parado a mais de 5 anos e após ler e reler vários tópicos sobre molas de band em cj resolvi tentar montar o meu
coloquei a distandia de 1,05 entre os suportes (estou usando molas dianteiras de band) e deixei as molas praticamente retas como recomendado pelos mais experientes
qdo montei me apavorei pois os jumelos ficaram com angulo bem maior que 45 graus e agora estou em busca da solução.
1) aumento a distancia entre os suportes para 1,07 ou 08 para inclinar mais o jumelo?
2) mando arquear as molas novamente?
eis a questão hehehhehe
só para esclarecer vou usar eixos de f75 e spoa
desde já agradeço a ajuda, a seguir posto as fotos
tiagoandres
23/05/2010, 22:29
observem q o angulo do jumelo ficou maior q 45, isso sem peso, imaginem qdo colocar peso
inaciocm
24/05/2010, 00:27
Amigo...
Não sou expert, não uso molas da Band e muito menos spoa mas, pelo que ja li por aqui, penso que vc tem duas saidas:
1> a mais barata e "porca": fazer um jumelões da moda gueróba até conseguir os 45 de inclinação;
2> a mais correta: remanejar os pontos fixos ou alongar o chassis(se ja foi alongado, creio que é só mudar a posição dos suportes fixos) até conseguir os 45 graus.
Arquear as molas? Acho que só vai adiar o problema pq quando elas "cansarem", vai tudo pro chão denovo...
[]...lá vem pedra...
observem q o angulo do jumelo ficou maior q 45, isso sem peso, imaginem qdo colocar peso
Essas molas estão cansadas... Quando colocar isso no chão elas vão trabalhar viradas para baixo.
Arquear não resolve, elas voltam à essa posição em pouco tempo. O melhor era um feixe novo, mas nada impede de montar assim e futuramente trocar os feixes.
Meça a mola entre os olhais, com a curvatura, para saber a medida dela estendida, então veja onde deveria estar o jumelo e reajuste o ponto de fixação.
Qual dos pontos? Vai depender da posição do eixo (pino central) em relação ao chassi.
[]'s
Lucas Nassif
30/05/2010, 16:54
Carlos,
Seguindo a receita, se é que se pode chamar assim, para um feixe com 110 cm (olhal a olhal) a distancia dos suportes deve ser 105 cm (olhal a olhal). Essas medidas devem resultar num jumelo inclinado em 45º.
Mede o seu suporte e seus feixes e tira a duvida.
[]
Pelo que li por aqui, essas molas de 110cm [olhal a olhal] são as dianteiras da Band. Nesse caso então, a distancia dos suportes tem que ser 105cm..até ai tudo ok..
E no caso das molas traseiras, que são maiores? [130cm]
Qual deve ser a distância dos suportes?
Estou interessado em adquirir um kit da TT4.
Abrs.
Rodrigo Baratti
30/05/2010, 17:31
Lucas,
Essa semana devo passar pela oficina e tiro a medida que o moleiro posicionou.
[]`s
Lucas Nassif
30/05/2010, 20:43
Lucas,
Essa semana devo passar pela oficina e tiro a medida que o moleiro posicionou.
[]`s
Beleza, Rodrigo! :concordo:
Seu kit é da TT4?
Elmer_Jeep
30/05/2010, 21:26
Pelo que li por aqui, essas molas de 110cm [olhal a olhal] são as dianteiras da Band. Nesse caso então, a distancia dos suportes tem que ser 105cm..até ai tudo ok..
E no caso das molas traseiras, que são maiores? [130cm]
Qual deve ser a distância dos suportes?
Estou interessado em adquirir um kit da TT4.
Abrs.
Pensei que tinha essa informação neste tópico, fui procurar e nao encontrei, bom a medida que tenho utilizado aqui é de 127cm, retirado de um chassi original de picape band.
Encontrei a informação postada por mim em outros topicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=333811&postcount=30
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=251984&postcount=59
[]'s
Xavier4x4
03/06/2010, 16:51
Beleza, Rodrigo! :concordo:
Seu kit é da TT4?
Lucas, eu tenho este kit da TT4 instalado no meu jeep, com 4 jumelos articulados tambem da tt4 (kit completo). Meu carro ainda esta na oficina, ele nunca rodou, o kit nunca foi pro chão. Talves irei vende-lo pois estou pensando em comprar outras molas com o furo cental deslocado. Caso voce queira realmente comprar um kit desses podemos conversar. Qualquer coisa me fala ou me manda seu tel que a gente copnversa melhor. Tenho varias fotos aqui. Qualquer coisa te mando. Um abraço.
Lucas Nassif
03/06/2010, 22:37
Lucas, eu tenho este kit da TT4 instalado no meu jeep, com 4 jumelos articulados tambem da tt4 (kit completo). Meu carro ainda esta na oficina, ele nunca rodou, o kit nunca foi pro chão. Talves irei vende-lo pois estou pensando em comprar outras molas com o furo cental deslocado. Caso voce queira realmente comprar um kit desses podemos conversar. Qualquer coisa me fala ou me manda seu tel que a gente copnversa melhor. Tenho varias fotos aqui. Qualquer coisa te mando. Um abraço.
Fala Xavier, tudo bom?
Acabei que já encomendei esse kit lá na TT4, juntamente com uma barra anti-roll. Devem chegar na próxima semana.
Eu iria precisar dos Jumelos Revólvers, mas como estou aqui na Fenajeep, vou dar um jeito nisso logo. :smile:
Obrigado pela atençao.
Xavier4x4
04/06/2010, 09:44
Fala Xavier, tudo bom?
Acabei que já encomendei esse kit lá na TT4, juntamente com uma barra anti-roll. Devem chegar na próxima semana.
Eu iria precisar dos Jumelos Revólvers, mas como estou aqui na Fenajeep, vou dar um jeito nisso logo. :smile:
Obrigado pela atençao.
Ta falado meu amigo, qualquer coisa estou com tudo aqui em mãos.
Um abraço
Carlos_Ferraz
03/07/2010, 10:02
Olá amigos,
Lembram quando postei que havia perdido curso e conforto com o kit de molas de toyota...pois é!!!...o kit era composto por quatro feiches dianteiros.
Tentei resolver com Jumelos Revolver e amortecedor Pro-Comp 29'' e não adiantou...a susp travava antes mesmo dos JR abrirem.Não teve outro jeito...arranquei os Feiches traseiros e coloquei os da toyota Pick-up (aqueles com 130cm e olhal de 40mm)...Montei com 3 lâminas e buchas de borracha para maior torção.
O resultado foi o esperado, maior conforto (dentro da concepção Jeep) e maior curso de suspensão.
Recomendo esta configuração!!!
Segue fotos...
[]'s satisfeito com a Suspa!!!
Elmer_Jeep
03/07/2010, 10:17
Olá amigos,
Lembram quando postei que havia perdido curso e conforto com o kit de molas de toyota...pois é!!!...o kit era composto por quatro feiches dianteiros.
Tentei resolver com Jumelos Revolver e amortecedor Pro-Comp 29'' e não adiantou...a susp travava antes mesmo dos JR abrirem.Não teve outro jeito...arranquei os Feiches traseiros e coloquei os da toyota Pick-up (aqueles com 130cm e olhal de 40mm)...Montei com 3 lâminas e buchas de borracha para maior torção.
O resultado foi o esperado, maior conforto (dentro da concepção Jeep) e maior curso de suspensão.
Recomendo esta configuração!!!
Segue fotos...
[]'s satisfeito com a Suspa!!!
Show de bola cara, tá torcendo muito mesmo.
- Qual a medida dos pneus ?
- A barra anti rolagem não ta atrapalhando o curso ?
[]'s
Carlos_Ferraz
05/07/2010, 08:57
- Qual a medida dos pneus ?
Fala Elmer,
Os pneus por enquanto são 31'', mais já estou providenciando um jogo de 35'', e já sei que vou ter problemas com a largura dos eixos já que os pneus estão encostando nos amortecedores quando a susp. está fechada. A saida vai ser eixos de F-75 ou deixo os eixos originais e coloco o kit flutuante com alargadores de 50mm e roda com offset negativo (assim como está o jeep do Rodrigo da Garra com pneu 37'').
- A barra anti rolagem não ta atrapalhando o curso ?
Atrapalha um pouco do lado esquerdo, que é onde está fixado no eixo. O ideal seria fixar mais ao centro, mais como ele foi projetado pela TT4 assim não mudei.
[]´s aguardando 35''
Mauricio Rotta
03/09/2010, 10:19
Pergunta que não quer calar: esse kit pronto da TT4 resolve bem o problema de estabilidade?
Bergantin
22/09/2010, 13:15
Gostaria de sabe o que pode ser feito nos feixe Toyota, para aumentar o curso e ficar macio, e gostaria de sabe se a modificação do feixe do Toyota como desenhe, melhoraria ? ou não mudaria em nada.
Elmer_Jeep
22/09/2010, 15:10
Gostaria de sabe o que pode ser feito nos feixe Toyota, para aumentar o curso e ficar macio, e gostaria de sabe se a modificação do feixe do Toyota como desenhe, melhoraria ? ou não mudaria em nada.
Mudaria pelo fato da mola mestra não estar mais totalmente envolvida pela segunda que teve seus olhais cortados, isso deixaria sim o feixe mais flexível e também mais sucetível à quebras.
Outro detalhe que foi desconsiderado no segundo desenho é que um feixe nestas condições não mantém a mesma capacidade de carga e consequentemente o jumelo ficaria mais inclinado.
Se vc projetar as medidas e suportes pra montar os jumelos dianteiros na posição reverse(atras da roda dianteira) ganha mais conforto devido ao princípio de funcionamento do sistema e não precisa alterar a característica das laminas, dependendo do peso suspenso pode apenas remover algumas já que originalmente o feixe foi projetado pra um veículo mais pesado.
[]'s
João Eduardo
05/10/2010, 22:13
Pessoal, tenho uma dúvida:
Comprei o Kit da molas ff para meu Jeep Ford Willys 1981. O Kit vem completo porém, preparado para instalação do jumelo na frente, contrariando a originalidade do meu Jeep.
Vieram 4 jumelos D40(12 cm instalado a 45º) e 8 suportes fixos iguais (+- 6cm). O meu mecanico já disse-me que dois dos 08 suportes fixos serão descartados e serão fabricados novos, com altura maior para compensar o desnível do chassis, isso tudo na frente.
Acredito que os suportes fixos dianteiros terão que ter a medida entre 15 a 20cm.
Manterei a suspensão SPUA, não vou arquear as molas e pretendo manter o jumelo atrás das rodas, conforme a originalidade. Pesquisei muito e não vi nenhuma foto com esses jumelos D40 instalados na situação acima, com suportes dianteiros nesta altura.
Pergunto: Qual a consequência de instalar suporte fixo dianteiro com altura de 20cm?
Ah! O pessoal da Fabrini disse-me que a solução para aproveitar os suportes é instalar um calço. Não agradou-me essa solução pois irá paracer gambiarra, prefiro fazer novos suportes.
Charles_Curitiba
06/10/2010, 19:04
Pessoal
:) Aqui em CWB tem gente instalando o feixe de molas da Toyota no CJ para ficar mas leve e macio. Alguém já viu o resultado?? Fica bom no mato?
Nunca andei, mas já vi...visite o MOLAS KUZMA na via rapida BAIRRO = CENTRO, do lado direito, no bairro Novo Mundo, fala com RAfael ele mexe muito com isso. Os cara são bom.
Rodrigo Baratti
07/10/2010, 10:42
Comprei o Kit da molas ff para meu Jeep Ford Willys 1981. O Kit vem completo porém, preparado para instalação do jumelo na frente, contrariando a originalidade do meu Jeep.
Vieram 4 jumelos D40(12 cm instalado a 45º) e 8 suportes fixos iguais (+- 6cm). O meu mecanico já disse-me que dois dos 08 suportes fixos serão descartados e serão fabricados novos, com altura maior para compensar o desnível do chassis, isso tudo na frente.
Acredito que os suportes fixos dianteiros terão que ter a medida entre 15 a 20cm.
Manterei a suspensão SPUA, não vou arquear as molas e pretendo manter o jumelo atrás das rodas, conforme a originalidade. Pesquisei muito e não vi nenhuma foto com esses jumelos D40 instalados na situação acima, com suportes dianteiros nesta altura.
Pergunto: Qual a consequência de instalar suporte fixo dianteiro com altura de 20cm?
Ah! O pessoal da Fabrini disse-me que a solução para aproveitar os suportes é instalar um calço. Não agradou-me essa solução pois irá paracer gambiarra, prefiro fazer novos suportes.
De uma olhada no nesse tópico e troque uma idéia com o Rubens: CJ5 - 1973 - O Legendário - MPFI + SC (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=71130)
O jeep está sendo montado como vc descreveu.
[]'s
opa sou eu o figura do topico ali ;-)
bom vc nào precisa fazer do jeito que fiz tão absurdo, na real só ficou alto porque usei suportes diferentes na traseira, se vc for usar os suportes embaixo do chassis é fácil apenas terá de re-desenhar o suporte dianteiro com a largura das molas de toyota, ou seja....
leve o suporte original dianteiro que vc tem ai do jeep mesmo numa dobra e corte e manda copiar os dois só que com a largura dos feixes de toyota... e já era tudo em casa e funcional
;-)
Denis Takashi
07/10/2010, 12:03
Acho que já foi postado em algum link lá trás, mas acho que ajuda :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31362
Só um conselho : Molas de qualidade influenciam completamente no resultado final, sem " jabá", mas depois que começamos usar molas da FF no caminhão aqui da empresa, o índice de quebras de mola reduziu significativamente, até mesmo o conforto melhorou...
()´s
Ricardo Baldessar
13/10/2010, 16:14
Dê uma olhada nas pág #41 e #42 deste tópico, lá está descrito como fiz no meu CJ. Acho q é mais ou menos isso q vc está querendo.
Abço
Robertux
13/10/2010, 19:21
Dê uma olhada nas pág #41 e #42 deste tópico, lá está descrito como fiz no meu CJ. Acho q é mais ou menos isso q vc está querendo.
Abço
Ricardo, você fez exatamente o que estou pensando em fazer no meu, mas tenho algumas dúvidas com relação ao cadan dianteiro em função do aumento de curso da suspensão, você teve algum problema com ele, tipo escapar? Precisou mexer no tamanho?
João Eduardo
13/10/2010, 21:50
Depois de dias de leitura sobre essa adaptação, cheguei a seguinte conclusão:
- O Jeep Willys foi projetado para trabalhar com os jumelos nas extremidades dos chassis, ou seja, jumelos na frente das rodas dianteiras e jumelos atrás das rodas traseiras, motivo pela qual os seu chassis possuem as curvaturas. Nos casos onde os jumelos estão atrás das rodas , houve adaptação, ainda que seja de fábrica ( Os fabricados pela Ford Willys);
- A adaptação perfeita é aquela em que os feixes de molas fiquem o mais nivelados possíveis, inclusive entre si, ou seja, os feixes da frente com os de trás;
- Em todas as adaptações que ví aqui no fórum, onde os jumelos ficaram atrás das rodas dianteiras, os feixes não ficaram nivelados, exceto o do Rubens que utilizou as montanheiras de 20cm, mesmo assim, acredito que haverá desnível entre os feixes de molas dianteiros em relação aos traseiros;
- A montanheira de 13 cm não é suficiente para vencer o desnível, haja vista a altura do jumelo, mesmo que este tenha somente 8 cm, isso com ângulo de 45º.
Bem, dito isso, não restou-me a concluir que irei instalar os jumelos na frente das rodas, onde buscarei o nivelamento dos feixes, mesmo sabendo das inconveniências deste tipo de configuação.
Depois de dias de leitura sobre essa adaptação, cheguei a seguinte conclusão:
(...)
Bem, dito isso, não restou-me a concluir que irei instalar os jumelos na frente das rodas, onde buscarei o nivelamento dos feixes, mesmo sabendo das inconveniências deste tipo de configuação.
Guardadas as devidas proporções, foi a mesma conclusão que cheguei.
se vai ficar bom ou ruim são outros 500 :mrgreen:.
[]´s
no meu caso não tem desnivel, na real meu caso não é referencia pra nada pois os 230mm é devido aos suportes traseiros mais altos tb...
mais facil é jumelo na dianteira sem duvida alguma :concordo:
Ricardo Baldessar
14/10/2010, 08:31
Ricardo, você fez exatamente o que estou pensando em fazer no meu, mas tenho algumas dúvidas com relação ao cadan dianteiro em função do aumento de curso da suspensão, você teve algum problema com ele, tipo escapar? Precisou mexer no tamanho?
Tive q aumentar um pouco sim, a espiga tava ruim e já aproveitei p trocar.
no meu caso não tem desnivel, na real meu caso não é referencia pra nada pois os 230mm é devido aos suportes traseiros mais altos tb...
mais facil é jumelo na dianteira sem duvida alguma :concordo:
Rubão,
na verdade você segue o velho ditado "se pode complicar, para que facilitar" :mrgreen:
Agora, vai lá e pergunta para os mecânicos se eles gostaram da sua invenção.
[]´s
Rubão,
na verdade você segue o velho ditado "se pode complicar, para que facilitar" :mrgreen:
Agora, vai lá e pergunta para os mecânicos se eles gostaram da sua invenção.
[]´s
Olha o Sr. Jair tudo o que eu levo lá é uma baita "porcaria" uheheuehuueh mas depois ele monta com todo carinho e fica bem feito, segundo ele é uma cagada grande mas foi "consertada" com os dentes de sabre :mrgreen:
Uma coisa é fato, meus suportes são faceis de trocar... os traseiros, já os dianteiros jesus... o treco é complicado se tiver de remover já era ehuehueuheu
exatamente o que vc disse acima, melhor ser simplista, dá pra fazer no jumelo dianteiro muito mais simples e menos trampo... só colocar, do meu jeito fica bom? olha fica... mas complica muito e os mecânicos irão te odiar pelo resto de sua vida terrena
:mrgreen::mrgreen:
M-Beltrame
06/12/2011, 12:22
Pessoal depois de ler esse topico e um outro sobre o mesmo tema comprei as molas da toyota, mas elas não foram instaladas pq estão mexendo em outra parte do jeep, e nesse tempo eu estou pensando em já preparar o jeep para um futuro (muito futuro por sinal) up. Bem no futuro eu quero colocar uns 35" mas sem fazer spoa e como solução eu pensei em colocar um calço de ferro entre a montanheira e o chassis de mais ou menos 1,5".
É muita gambi?
Eu vou ter q alterar o cáster? Se sim é muito difícil fazer isso?
T+
jipeirodesdepequeno
06/12/2011, 13:27
Já vi varios com esse calço no suporte das molas.. parece funcionar bem... já que está mexendo na viatura porque não spoa? muito melhor...
Pessoal depois de ler esse topico e um outro sobre o mesmo tema comprei as molas da toyota, mas elas não foram instaladas pq estão mexendo em outra parte do jeep, e nesse tempo eu estou pensando em já preparar o jeep para um futuro (muito futuro por sinal) up. Bem no futuro eu quero colocar uns 35" mas sem fazer spoa e como solução eu pensei em colocar um calço de ferro entre a montanheira e o chassis de mais ou menos 1,5".
É muita gambi?
Eu vou ter q alterar o cáster? Se sim é muito difícil fazer isso?
T+
M-Beltrame
06/12/2011, 15:41
jipeirodesdepequeno tudo bom?
Que bom q da certo. Eu não quero fazer spoa pq ainda vai demorar para eu colocar o$$$$ 35 e durante esse tempo o jeep ia ficar muito feio, alem dos meus eixos originais, q eu não gostaria de trocar porq o traseiro é todo reforçado.
T+
M-Beltrame
07/12/2011, 20:24
Pessoal, blzs?
Hoje eu fui no meca e falei uq eu estava pensando em fazer, e ele disse q provavelmente se colocar esses calços de 2" vai ter q girar a bola do diferencial para acertar o carter. Vai ter q fazer mesmo? Eu fiquei na duvida porque geralmente se faz isso quando faz spoa...
Se tiver q fazer tudo isso eu vou abandonar a ideia...
T+
Elmer_Jeep
08/12/2011, 11:27
Pessoal, blzs?
Hoje eu fui no meca e falei uq eu estava pensando em fazer, e ele disse q provavelmente se colocar esses calços de 2" vai ter q girar a bola do diferencial para acertar o carter. Vai ter q fazer mesmo? Eu fiquei na duvida porque geralmente se faz isso quando faz spoa...
Se tiver q fazer tudo isso eu vou abandonar a ideia...
T+
Pra acertar tua suspensão dessa forma ai vai ter o mesmo trabalho que fazer um spoa corretamente.
Eu instalei feixes de band no meu ex-CJ5 primeiro spua dai 5 anos depois fiz spoa sem precisar mexer em suporte, jumelo nem nada. Apenas grampos de mola, suportes de amortecedor e correção do cáster(com S ok)
[]'s
M-Beltrame
08/12/2011, 15:49
Pra acertar tua suspensão dessa forma ai vai ter o mesmo trabalho que fazer um spoa corretamente.
Eu instalei feixes de band no meu ex-CJ5 primeiro spua dai 5 anos depois fiz spoa sem precisar mexer em suporte, jumelo nem nada. Apenas grampos de mola, suportes de amortecedor e correção do cáster(com S ok)
[]'s
Ai não vale a pena...
Vou deixar a ideia de lado:parede::parede:
T+ e obrigado pelas respostas.
jipeirodesdepequeno
09/12/2011, 22:16
rsrsr jeep fica estranho com spoa e pneus pequenos mesmo.... se fosse vc juntava $$ pra colocar os 35" ou 33" que ja fica legal e faz definitivo: spoa
boa sorte ai
[]'s
Ai não vale a pena...
Vou deixar a ideia de lado:parede::parede:
T+ e obrigado pelas respostas.
M-Beltrame
13/01/2012, 21:19
Iae mossada blz???
O jeepão saiu hoje da oficina e já deu pra perceber que ele melhorou muito:dance::dance::dance:
No asfalto ficou parecido com o troller, meio duro e muito bom de curva mas se passar meio rapido em lombadas e buracos a traseira bula muito, pensei em tirar uma lamina do feixe traseiro, mas qual, a menor ou a media? O jeep vai abaixar muito?
Os feixes (dianteiro e traseiro) estão com 4 molas, duas mestras, uma media, e uma pequena.
Outra pergunta :oops: a distancia do pneu (265-75-16 ou 32") ate a parte mais alta do para lama dianteiro é 25 cm e do traseiro é 26 cm da pra colocar os 35" ou vai pegar?
T+
Estou com a mola mestra de um dos meus feixes quebrada e aí pintou a dúvida: colocar ou não o kit com molas Toy?
Pois bem, pelo que li aqui neste tópico, parece concesso que as molas dianteiras devem ser as dianteiras da Toyota e as traseiras as traseiras da Toyota, para instalação no CJ-5. Alguém sabe onde encontro o kit nesta configuração? Liguei para a Gama e para a Josewal e em ambas os kits são com 4 molas dianteiras da Toyota.
Outro ponto de dúvida é com relação ao eixo traseiro. As molas da Toyota são maiores que as originais e o suporte dos jumelos do CJ5 já são lá no final do chassi, sendo assim, como é feito para que o eixo traseiro não chegue para frente? Considerando que o suporte do jumelo traseiro será no mesmo local e que a distância entre o furo central do feixe e o olhal é maior do que a mesma medida do feixe original, isso não levaria o eixo mais em direção ao centro do carro?
Por fim, a dúvida mor: vale a pena instalar o kit SPUA ou, não sendo para fazer spoa, é preferível manter o feixe original?
Marcos ET
27/02/2012, 15:52
Estou com a mola mestra de um dos meus feixes quebrada e aí pintou a dúvida: colocar ou não o kit com molas Toy?
(...) Liguei para a Gama e para a Josewal e em ambas os kits são com 4 molas dianteiras da Toyota. (...) As molas da Toyota são maiores que as originais e o suporte dos jumelos do CJ5 já são lá no final do chassi, sendo assim, como é feito para que o eixo traseiro não chegue para frente?
Por fim, a dúvida mor: vale a pena instalar o kit SPUA ou, não sendo para fazer spoa, é preferível manter o feixe original?
Amigo, vale muuuuuito a pena colocar as molas da Band e, realmente, os kits à venda são com quatro "dianteiras" da Toy justamente porque as dianteiras da Band são do mesmo tamanho das traseiras do CJ....
M-Beltrame
27/02/2012, 17:21
Bom, na minha opinião não vale tanto apena assim, essas molas não são milagrossas como muitos falam, mas o curso de susp. aumenta então se o jeep for de trilha vale a pena. Eu já montaria spoa de uma vez, só não fiz no meu por algun$$$ motivos:concordo:.
t+
chinelao4x4
27/02/2012, 19:07
Pois bem, pelo que li aqui neste tópico, parece concesso que as molas dianteiras devem ser as dianteiras da Toyota e as traseiras as traseiras da Toyota, para instalação no CJ-5. Alguém sabe onde encontro o kit nesta configuração? Liguei para a Gama e para a Josewal e em ambas os kits são com 4 molas dianteiras da Toyota.
Outro ponto de dúvida é com relação ao eixo traseiro. As molas da Toyota são maiores que as originais e o suporte dos jumelos do CJ5 já são lá no final do chassi, sendo assim, como é feito para que o eixo traseiro não chegue para frente? Considerando que o suporte do jumelo traseiro será no mesmo local e que a distância entre o furo central do feixe e o olhal é maior do que a mesma medida do feixe original, isso não levaria o eixo mais em direção ao centro do carro?
eu adaptei as molas comprada da gama , sem comentarios ! vale cada centavo gasto e cada gota de suor, rsrsrs
na trazeira não muda, é bem no final mesmo do chassis ( aproveita e faz mais largo o suporte traz) agora na dianteira, eu alonguei 9 cmt. pois o meu é 51 , parece que , dependendo do ano ,é maior o chassis e da pra por tambem bem na ponta, e se vc optar em jumelos articulados ou revolver, da pra corrigir a distancia...
caso tenha duvidas, tenho umas fotos e detalhes no topico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/96274-projeto-foscao.html
abrçs
abrçs
Amigo, vale muuuuuito a pena colocar as molas da Band e, realmente, os kits à venda são com quatro "dianteiras" da Toy justamente porque as dianteiras da Band são do mesmo tamanho das traseiras do CJ....
Quase, eu diria, as molas traseiras do CJ5 tem 117 cm enquanto as dianteira da Band tem 111 cm. Já as traseiras da Band tem 137 cm! Mas, segundo o vendedor da Molas FF, essas molas traseiras da Band são moscas brancas, apesar da suspensão ficar melhor ele não recomenda pois se quebrar iria ficar com o jeep parado um tempo até conseguir encontrar novas molas!
Aí minha dúvida é se as molas dianteiras da Band na traseira do jeep são melhores do que as molas originais do jeep. Se bem que ainda há a possibilidade de colocar o jumelo revolver na traseira para tentar deixar o eixo descer mais.
Bom, na minha opinião não vale tanto apena assim, essas molas não são milagrossas como muitos falam, mas o curso de susp. aumenta então se o jeep for de trilha vale a pena. Eu já montaria spoa de uma vez, só não fiz no meu por algun$$$ motivos:concordo:.
t+
Murilo, se eu estivesse com bala na agulha também faria o spoa, mas só faria se fosse trocar os eixos pelos da rural, colocar semi eixos reforçados e flutuantes. Como não tenho essa disponibilidade e, na verdade, nem acho necessário para encarar as erosões das trilhas que faço, fazer spoa no meu jeep seria uma grande burrice, pois eu elev aria o CG e ainda gastaria tubos de dinheiro que (no dia que eu tiver essa grana) podem ser melhor empregados na compra de um bloqueio, por exemplo.:concordo:
Você chegou a instalar em seu jeep estas molas, o que achou bom e o que "comprovou" ser lenda?
M-Beltrame
27/02/2012, 23:05
Chevi o seu caso é exatamente igual a minha situação, precisava trocar a mola original porque estava ruim, eu não tive duvidas, mola de toyota mas pra fazer spoa eu tb ia precisar de outros eixos, direção, reforçar o dianteiro etc enfim não deu. hehehe
Eu acompanhei a instalação das molas no meu jeep e é muito fácil não tem erro.
Na minha opinião essa molas melhoram a: estabilidade no asfalto (muito) e o curso (o pneu sobe bem mais ).
Mas a minha principal decepção foi com o conforto, o jeep não ta legal soca muito e a traseira da uns pulos de 2 metros :mrgreen::mrgreen:hehehe esse foi o principal "mito" q caiu, pois o meu jeep com a suspa original era muito confortável, muito mesmo.
Mas como não existem melhores opções de suspensão fazer uq...
T+
M-Beltrame
27/02/2012, 23:07
Em tempo.
Se vc colocar bloqueio no seu jeep vai ser a melhor coisa q vc vai fazer, na trilha vira o "cão".
T+
juleymar73
28/02/2012, 00:06
Em tempo.
Se vc colocar bloqueio no seu jeep vai ser a melhor coisa q vc vai fazer, na trilha vira o "cão".
T+
Ola M Beltram, vc mencionol sobre bloqueio, eu tenho uma duvida , ja vi no you tube o desempenho de alguns jeeps com bloqueio, enfim melhora mesmo em atoleiros, subidas escorregadias, quanto por cento , e melhor bloqueo na frente ou atras, desculpe tantas perguntas abrço.
Ola M Beltram, vc mencionol sobre bloqueio, eu tenho uma duvida , ja vi no you tube o desempenho de alguns jeeps com bloqueio, enfim melhora mesmo em atoleiros, subidas escorregadias, quanto por cento , e melhor bloqueo na frente ou atras, desculpe tantas perguntas abrço.
Nos atoleiros até melhora sim, mas acredito que a grande diferença esteja nas erosões, pois são as situações onde você pára por ter uma roda no ar. Com o bloqueio e sabendo conduzir, você tende a quebrar menos o jeep em erosões, pois não precisa passar "no embalo" para evitar o X... mas isto já sai do tópico
Elmer_Jeep
28/02/2012, 09:38
Mas a minha principal decepção foi com o conforto, o jeep não ta legal soca muito e a traseira da uns pulos de 2 metros :mrgreen::mrgreen:hehehe esse foi o principal "mito" q caiu, pois o meu jeep com a suspa original era muito confortável, muito mesmo.
Mas como não existem melhores opções de suspensão fazer uq...
T+
Tem coisa errada ai, claro que não vai virar um opalão de conforto mas melhora muito comparado com os feixes originais.
Tá usando quantas laminas nos feixes?
Mostra uma foto ai com a posição dos jumelos em repouso e posição dos amortecedores.
Qual o modelo dos amortecedores ?
[]'s
t+
Murilo, outra dúvida, conseguiu resolver o problema dos JR que não abriam? No eixo dianteiro vc manteve a configuração original do CJ5 ou inverteu os jumelos para a parte dianteira do feixe? Ah, sim, nos feixes dianteiros também estão com JR?
Abs,
Lúcio Fuentes
28/02/2012, 09:43
Tem coisa errada ai, claro que não vai virar um opalão de conforto mas melhora muito comparado com os feixes originais.
Mostra uma foto ai com a posição dos jumelos em repouso e posição dos amortecedores.
[]'s
Concordo com o Elmer eu uso as molas da toy e o conforto melhorou muito! tem alguma coisa errada!
Concordo com o Elmer eu uso as molas da toy e o conforto melhorou muito! tem alguma coisa errada!
Lucio, suas molas Toy são as quatro iguais (feixe dianteiro da Band) ou as traseiras são as traseiras da Band? Jumelos dianteiros na parte da frente ou de traz dos feixes? SPOA ou SPUA? Se SPUA, quais amortecedores? Está usando JR?
Desculpe-me tantas perguntas, mas estou ainda buscando infos para tomar a decisão entre instalar o kit ou não. :concordo:
Abs,
pedro bonadio
28/02/2012, 13:43
O que eu vi do M-Beltrame foi o tamanho dos jumelos dianteiro, são enormes.
Meu jeep tem um configuração parecida com o seu, não use mais que 3 lâminas.
M-Beltrame
28/02/2012, 14:07
[]'s
Bom dia Elmer.
Eu estou usando 3 molas na frente e atras.
O meu amortecedor é o do MB 608(eu sei q vc os odeia ) e eles estão na posição original.
Eu só tenho uma foto da posição do jumelo, vc vai ver q ele não esta muito inclinado, isso na dianteira na traseira ele esta reto pq se ficasse inclinado iria dar muita diferença de altura.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=326939&d=1325630793
T+
M-Beltrame
28/02/2012, 14:11
Murilo, outra dúvida, conseguiu resolver o problema dos JR que não abriam? No eixo dianteiro vc manteve a configuração original do CJ5 ou inverteu os jumelos para a parte dianteira do feixe? Ah, sim, nos feixes dianteiros também estão com JR?
Abs,
Chevi o problema dos JR era um só: Tinha uma anta fazendo os testes:chorandoderir::chorandoderir::parede:
Os jumelos do eixo dianteiro esta na ponta do chassis porque logo, logo eu vou colocar os JR na frente tb.
T+
M-Beltrame
28/02/2012, 14:15
O que eu vi do M-Beltrame foi o tamanho dos jumelos dianteiro, são enormes.
Meu jeep tem um configuração parecida com o seu, não use mais que 3 lâminas.
Bom dia Pedro.
Os meus jumelos são grandes mas nem tanto, pq o JR é só 1cm menor.
Tanto na frente quanto na traseira eu estou usando 3 lâminas, qual é a configuração do seu jeep? Quantas molas vc usa?
T+
Elmer_Jeep
28/02/2012, 15:07
Bom dia Elmer.
O meu amortecedor é o do MB 608(eu sei q vc os odeia ) e eles estão na posição original.
Eu só tenho uma foto da posição do jumelo, vc vai ver q ele não esta muito inclinado, isso na dianteira na traseira ele esta reto pq se ficasse inclinado iria dar muita diferença de altura.
T+
Bom, então o desconforto está aí.
1º Amortecedores que não são de dupla ação, os de 608 não apresentam resistencia pra fechar somente pra abrir. O ideal seriam amortecedores pressurizados
2º Amortecedor trazeiro na posição original tem a eficiência prejudicada devido à posição de montagem muito inclinada.
3º Jumelo alto, o ideal são jumelos originais da band 95 em diante que tem 8cm de comprimento entre pinos e quanto ao trazeiro que vc disse estar reto aí complica de vez, esta é a receita ideal pra funcionar como uma catapulta e ainda corre risco de ganhar umas trincas no chassi.
[]'s
Lúcio Fuentes
28/02/2012, 15:26
Bom dia Elmer.
Eu só tenho uma foto da posição do jumelo, vc vai ver q ele não esta muito inclinado, isso na dianteira na traseira ele esta reto pq se ficasse inclinado iria dar muita diferença de altura.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=326939&d=1325630793
T+
Meu jipe tava igualzinho, pulava tanto que não tinha aderência, tirei esses jumelos e coloquei os da band, ficou show, ainda não deu pra trocar os amortecedores, é o próximo passo, mas mudou da água para o vinho e começou a justificar a opção melas molas da band.
Elmer_Jeep
28/02/2012, 15:28
Meu jipe tava igualzinho, pulava tanto que não tinha aderência, tirei esses jumelos e coloquei os da band, ficou show, ainda não deu pra trocar os amortecedores, é o próximo passo, mas mudou da água para o vinho e começou a justificar a opção melas molas da band.
Pronto, olha aí a comprovação do que escrevi na mensagem anterior.
[]'s
M-Beltrame
28/02/2012, 15:42
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
É o jumelo pode ser o culpado... mas como eu posso arrumar?
No JR eu posso fazer q nem o Elmer fez para o crocodilo na frente compraria outro:pensativo:?
Mas o amortecedor ficaria muito fechado:parede: a solução seria ou trocar ou mudar a posição dos amortecedores.
Elmer a bucha q vc tirou do jR para ele ficar menor pode ser colocada depois? ou já era?
T+
Elmer_Jeep
28/02/2012, 16:08
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
É o jumelo pode ser o culpado... mas como eu posso arrumar?
No JR eu posso fazer q nem o Elmer fez para o crocodilo na frente compraria outro:pensativo:?
Mas o amortecedor ficaria muito fechado:parede: a solução seria ou trocar ou mudar a posição dos amortecedores.
Elmer a bucha q vc tirou do jR para ele ficar menor pode ser colocada depois? ou já era?
T+
Troque o jumelo dianteiro por um par menor(8cm) creio que já vai melhorar, se ele não inclinar proximo de 45 graus o problema está na distancia entre os suportes do feixe(aí vai ser outra história).
Sobre o amortecedor acho que não vai diminuir tudo isso mas o ideal é medir a distancia entre os pinos com os jumelos certos e comparar com as medidas abertoXfechado do amortecedor, aproveita e troca por um jogo de GL12343 cofap trazeiros da ranger.
A bucha central do revolver pode ser remontada sim.
[]'s
M-Beltrame
28/02/2012, 16:21
OK vou correr atras disso.
Elmer esses amortecedores são moscas brancas de olhos verdes saia rosa e sapatos de cristal, quando eu fui comprar os amortecedores eu inicialmente fui atras dele e só achei em um lugar e para encomendar por agradáveis 280,00 o par. Por esse preço prefiro comprar uns de marca.
T+
Elmer_Jeep
28/02/2012, 17:26
O preço é esse mesmo
Amortecedor traseiro - Cofap - Ranger 2.3L Argentina - 1996 até 1997 - Turbo gás - cada (unidade) - GL12343 - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=711025)
NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=19501)
Tem o modelo rally mas esse sim considero dificil encontrar, talvez vc possa encomendar em um revendedor cofap
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/8448-amortecedores-para-cj5-6.html#post151751
[]'s
Lúcio Fuentes
28/02/2012, 17:50
Lucio, suas molas Toy são as quatro iguais (feixe dianteiro da Band) ou as traseiras são as traseiras da Band? Jumelos dianteiros na parte da frente ou de traz dos feixes? SPOA ou SPUA? Se SPUA, quais amortecedores? Está usando JR?
Desculpe-me tantas perguntas, mas estou ainda buscando infos para tomar a decisão entre instalar o kit ou não. :concordo:
Abs,
Chevi, vou responder algumas coisas outras não, meu jipe tá na oficina e não lembro de tudo!, As molas são diferentes, mais curtas na dianteira, vou ver exatamente como são e depois te falo, Os jumelos (band) são na dianteira, os feixes estão SPUA, amortecedores originais, vou trocar pelos da ranger argentina quando puder, e JR gostaria muito mas não pesquisei o bastante para ver como ficaria o conjunto ( acho que vou esperar o M-Beltrame fazer primeiro!!heheheh)!
M-Beltrame o conjunto que você tá montando é o que eu quero. torço para dar tudo certo e parabéns pela viatura, tô acompanhando faz tempo seu jipe!
Chevi, vou responder algumas coisas outras não, meu jipe tá na oficina e não lembro de tudo!, As molas são diferentes, mais curtas na dianteira, vou ver exatamente como são e depois te falo, Os jumelos (band) são na dianteira, os feixes estão SPUA, amortecedores originais, vou trocar pelos da ranger argentina quando puder, e JR gostaria muito mas não pesquisei o bastante para ver como ficaria o conjunto ( acho que vou esperar o M-Beltrame fazer primeiro!!heheheh)!
M-Beltrame o conjunto que você tá montando é o que eu quero. torço para dar tudo certo e parabéns pela viatura, tô acompanhando faz tempo seu jipe!
Lucio, onde vc achou o kit com molas traseiras da Band? Estive pesquisando e todos os lugares estão vendendo com as quatro molas iguais. Eu queria comprar na Molas FF, para ter molas Fabrini, mas eles também disseram não ter as molas traseiras da Band e eles me indicaram não colocar tal feixe por dificuldade na posterior substituição da mola caso venha a quebrar...
Elmer_Jeep
29/02/2012, 12:04
... eles também disseram não ter as molas traseiras da Band e eles me indicaram não colocar tal feixe por dificuldade na posterior substituição da mola caso venha a quebrar...
Isso aí é lenda, a coisa mais rara é quebrar uma lamina do feixe ainda mais que vai ser usado num carro mais leve e que não carrega nem 1/4 da capacidade de carga que o feixe foi projetado.
A F75 do meu pai quebrou uma mola mestra dianteira mas ja usava o mesmo feixe desde 2005, o motor é diesel e a viatura é de uso diário, trilhas, etc.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/42626-catalogo-de-feixes-de-mola-fabrini.html
[]'s
pedro bonadio
29/02/2012, 12:22
Seus jumelos não são grandes, são enormes. O meu tem 10cm e já são grandes. Uso 3 molas na frente e atrás, molas da toyota jipe, mas tenho guincho mecânico, parachoque tubular, towbar... Sem o guincho, parachoque, towbar vira uma carroça...
Arranque as lâminas pequenas, só servem pra carga e endurecer o conjunto.
Claudio Almeida Machado
29/02/2012, 13:05
Senhores, estou acompanhando o forum e estou com uma dúvida em relação ao tamanho dos jumelos, poderiam me dizer porque o tamanho deles influencia no conforto? eu não entendi! sei que ele não pode ficar reto tem que ficar com uma inclinação de aproximadamente 45º mas o tamanho eu acho que não influencia. Podem me esclarecer....
To pretendendo colocar as molas de Blazer, eu acho q deve ser mais confortavel que da band...sei lá
Abraço
Isso aí é lenda, a coisa mais rara é quebrar uma lamina do feixe ainda mais que vai ser usado num carro mais leve e que não carrega nem 1/4 da capacidade de carga que o feixe foi projetado.
A F75 do meu pai quebrou uma mola mestra dianteira mas ja usava o mesmo feixe desde 2005, o motor é diesel e a viatura é de uso diário, trilhas, etc.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/42626-catalogo-de-feixes-de-mola-fabrini.html
[]'s
Elmer, pode ser difícil/impossível quebrar a mola da Band (a do jeep não, pois estou trocando os feixes justamente por ter quebrado a mola mestre), mas está igualmente difícil encontrar o feixe traseiro da fabrini. Já liguei pra Fabrini e estou tentando nos distribuidores que me indicaram... até agora só tem dado água.
Um problema, segundo o próprio Alex da Fabrini, é que esse feixe sai pouco e, por isso, os distribuidores não pedem. Para fazer o pedido o distribuidor precisa encomendar 30 feixes... :parede:bom, uma hipótese é eu encontrar mais 14 jipeiros querendo colocar estes feixes em seus jeeps, aí compramos diretamente da Fabrini :euforico:
Enquanto isso, vou continuar minha busca...
M-Beltrame
29/02/2012, 17:36
Obrigado pelo elogio, o meu conjunto esta bem equilibrado, acho q vc vai gostar.
Segunda feira provavelmente eu já vou colocar aqui o resultado da troca de jumelo.
T+
M-Beltrame
29/02/2012, 17:40
Seus jumelos não são grandes, são enormes. O meu tem 10cm e já são grandes. Uso 3 molas na frente e atrás, molas da toyota jipe, mas tenho guincho mecânico, parachoque tubular, towbar... Sem o guincho, parachoque, towbar vira uma carroça...
Arranque as lâminas pequenas, só servem pra carga e endurecer o conjunto.
Ta bom então vc me convenceu, o jumelo é grande mas ele já vai rodar (se eu achar o jumelo pequeno).
Eu tb uso 3 molas na frente e atras (esta sem a menor)tenho para-choque tubular e guincho elétrico, nosso conjunto é muito parecido mesmo...
T+
M-Beltrame
29/02/2012, 17:46
Senhores, estou acompanhando o forum e estou com uma dúvida em relação ao tamanho dos jumelos, poderiam me dizer porque o tamanho deles influencia no conforto? eu não entendi! sei que ele não pode ficar reto tem que ficar com uma inclinação de aproximadamente 45º mas o tamanho eu acho que não influencia. Podem me esclarecer....
To pretendendo colocar as molas de Blazer, eu acho q deve ser mais confortavel que da band...sei lá
Abraço
O jumelo te q ser pequeno porque o tamanho interfere diretamente na inclinação dele, pence em um cardã de 30cm em um jeep SPOA o angulo dele vai ser muito grande talvez ira ate travar a cruzeta, agora pence no mesmo jeep com um cardã de 60cm o angulo vai ser bem menor e com certeza a cruzeta não vai estrangular.
Tedeu??? se não eu explico de novo.:concordo:
T+
Claudio Almeida Machado
01/03/2012, 08:21
Sim Beltrame, o tamanho interfere no angulo. Mas digo assim se eu retirar o jumelo pequeno e colocar um grande e também ajustar a posição do suporte no chassi fazendo assim que o jumelo grande trabalhe com o angulo correto. Sendo assim não vai interferir no conforto certo?
Fica ruim se eu retirar o jumelo pequeno e colocar o grande sem corrigir o angulo do mesmo, mas se eu fazer a correção alterando a posição do suporte no chassi fica bom, ou seja não interfere no conforto. É isto mesmo?
Vê se eu entendi...
Abraços
Elmer_Jeep
01/03/2012, 10:00
Sim Beltrame, o tamanho interfere no angulo. Mas digo assim se eu retirar o jumelo pequeno e colocar um grande e também ajustar a posição do suporte no chassi fazendo assim que o jumelo grande trabalhe com o angulo correto. Sendo assim não vai interferir no conforto certo?
Fica ruim se eu retirar o jumelo pequeno e colocar o grande sem corrigir o angulo do mesmo, mas se eu fazer a correção alterando a posição do suporte no chassi fica bom, ou seja não interfere no conforto. É isto mesmo?
Vê se eu entendi...
Abraços
Se vai aproximar os suportes pra inclinar o jumelo o que adianta ele ser grande ?
[]'s
Claudio Almeida Machado
01/03/2012, 10:15
Posso deichar ele inclinado e com o jumelo longo ganho em altura, não? Pelo menos no meu eu fiz isto...
Elmer_Jeep
01/03/2012, 10:46
eu acho q não
não sei fazer nenhum desenho pra tentar explicar, mas se vc fizer os calculos adequados vai trocar 6 por meia dúzia e ainda ter trabalho com isso.
Primeiro que o jumelo alto não levanta o carro a mesma quantidade de cm que tem a mais comparado ao jumelo original, e se vc inclinar ele pra ficar proximo de 45graus a suspensão vai baixar ficando praticamente na mesma altura que se tivesse usando o jumelo original.
[]'s
M-Beltrame
01/03/2012, 13:52
Claudio bom dia.
Concordo com o Elmer, se vc ganhar altura vai ser muito pouca, mas o conforto deve ficar bom tb.
T+
Claudio Almeida Machado
01/03/2012, 15:59
É realmente o ganho de altura não é aquela coisa...
No meu eu almentei ele cerca de 3 cm...não alterou muita coisa não...
O jeito é trocar as molas msm, to correndo atras de uma de blazer...rsrs
Valeu galera...
juleymar73
01/03/2012, 22:35
Ola amigos , eu vi em algum lugar aqui no forum que o jumelo na parte de tras dos feixes o jeep fica mais duro , pois quando eu comprei o meu jeep ele ja veio assim e ainda esta.
Eduardo Meira
05/03/2012, 16:29
Boa tarde,
Tô precisando de uma opnião dos amigos aí, tô instalando o kit de molas de toyota no CJ5 e gostaria de saber neste caso qual o amortecedor mais usado, os eixos vão ficar como originais, por cima dos feixes. No mais é isso, agradeço a atenção.
Eduardo Meira.
juleymar73
05/03/2012, 22:10
Ola amigos , eu vi em algum lugar aqui no forum que o jumelo na parte de tras dos feixes o jeep fica mais duro , pois quando eu comprei o meu jeep ele ja veio assim e ainda esta.
preciso de uma opiniao nessa questao ...
Denis Takashi
05/03/2012, 22:34
preciso de uma opiniao nessa questao ...
Juleymar,
Se seu Jeep for um CJ5 com os feixes originais, esta é a posição de fábrica. O Jumelo pra frente era original dos CJ3´s somente.
Pra molas de toyota tem muita informação aqui no forum, então é parte de preferencia de cada um pra que lado montar....
Espero ter ajudado.
juleymar73
05/03/2012, 22:44
Juleymar,
Se seu Jeep for um CJ5 com os feixes originais, esta é a posição de fábrica. O Jumelo pra frente era original dos CJ3´s somente.
Pra molas de toyota tem muita informação aqui no forum, então é parte de preferencia de cada um pra que lado montar....
Espero ter ajudado.
Valeu Denis entendi bem, abarço.
Erick Prado
11/03/2012, 23:32
Olá pessoal. COmprei um CJ-3 para reformar inteirinho. COmeçamos pelo chassi na próxima semana. Pedi para o mecânico colocar feixe de molas da Toyota, mas ele falou que o da Courier é melhor. Dá para comparar? ALguém já usou molas do COurier?
Lucas Nassif
11/03/2012, 23:40
Compara o porte/peso de uma Courier x Jeep e de uma Toyota x Jeep ..
Qual é mais semelhante?
[]`s
Uma dúvida: na instalação do kit-toyota spUa, é necessário reposicionar os suportes dos amortecedores (dianteiros e/ou traseiros)?
Rodolfo Ourique
03/04/2012, 13:40
Chevi, quem vai fazer esta adaptação pra vc?
Chevi, quem vai fazer esta adaptação pra vc?
Rodolfo, quem está fazendo é o Fernando da oficina Wankel, na Tijuca.
Assim que andar o serviço lá, dou notícias por aqui.
Abs,
Guilherme Kyrillos
03/04/2012, 22:05
Pessoal, saudações.
Instalei o kit de molas da ToyBand, mas com apenas 3 molas. Retirei a 3ª mola de cima para baixo e inverti a posição da 4ª.
Melhorou muito. Agora está possível de dirigir.
[ ]
Pois vamos às dúvidas... estou instalando o kit SPUA em eixos do CJ5. No eixo dianteiro, como a mola é mais larga do que a original, faltaria espaço entre a bola do diferencial e o munhão (aliás isso vai parece que vai ser outro problema para o amortecedor, depois eu chego lá...)
Pois bem, para ter espaço para as molas, foi desbastado um pouco a lateral do diferencial para ter espaço para a mola.
340212340213
Aparentemente, outro problema que teremos será com o amortecedor. Para começar, como a mola é mais larga, o suporte do amortecedor que fica na mola ficará mais para fora. Daí, dois problemas: primeiro, o amortecedor ficará inclinado, se mantivermos os suporte como estão; segundo, aparentemente não tem espaço entre o amortecedor ser fixado entre a mola e o munhão, visualmente parece que a roda/munhão irá bater no amortecedor quando virar o jogo.
Como tem sido feito esta adaptação?
340214340215
Rodolfo Ourique
11/04/2012, 09:59
Chevi, muito bons estes seus relatos, estou estudando melhorar a suspensão do meu CJ, porém este upgrade pra molas de band talvez saia muito caro pela mão-de-obra das adaptações que tem que ser feitas, estou acompanhando os percalços dos foreiros e o seu é muito importante, afinal estamos próximos e não temos os recursos da turma de Sampa. Ainda tenho como opção principal importar um lift kit, talvez saia no mesmo valor que a adaptação da Band pelo fato de ser Pn'P e já vir com amortecedores.
No mais, boa sorte e nos mantenha atualizados da adaptação.
M-Beltrame
11/04/2012, 15:08
Q estranho chevi, no meu eu não fiz nada disso:pensativo:
Rodolfo, vc deve estar por dentro dos kit´s americanos neh? Vc sabe de algum kit lift com molas helicoidais?
T+
Rodolfo Ourique
11/04/2012, 15:18
Murilo,
Até onde conheço não há esta opção nos EUA, a não ser que vc coloque um sistema no estilo do TJ (Wrangler), mas aí o custo da adaptação será muito alto. Os Lift Kits a que me refiro custam entre US$ 600,00 e US$ 800,00, dependendo do ganho de 2,5" ou 4", e do tipo de amortecedor que acompanha, o grande porém de trazê-los é o preço elevado do frete e imostos devido ao peso e tamanho.
Neste link o cara instala um Kit de 2,5" acho que ´s Superlift ou Skyjacker: How-To Install a Jeep CJ5 Lift Kit Video (http://vodpod.com/watch/6414286-how-to-install-a-jeep-cj5-lift-kit) , pelo video dá pra ver que é bem simples a instalação.
M-Beltrame
11/04/2012, 17:39
Murilo,
Até onde conheço não há esta opção nos EUA, a não ser que vc coloque um sistema no estilo do TJ (Wrangler), mas aí o custo da adaptação será muito alto. Os Lift Kits a que me refiro custam entre US$ 600,00 e US$ 800,00, dependendo do ganho de 2,5" ou 4", e do tipo de amortecedor que acompanha, o grande porém de trazê-los é o preço elevado do frete e imostos devido ao peso e tamanho.
Neste link o cara instala um Kit de 2,5" acho que ´s Superlift ou Skyjacker: How-To Install a Jeep CJ5 Lift Kit Video (http://vodpod.com/watch/6414286-how-to-install-a-jeep-cj5-lift-kit) , pelo video dá pra ver que é bem simples a instalação.
Q pena q não tem o kit com molas helicoidais...
A instalação do kit com feixes deve ser bem fácil mesmo, quando vc colocar ela atualiza o tópico do seu jeep q eu estou sempre acompanhando.:concordo:
T+
Curupira
11/04/2012, 17:51
Rodolfo, vc deve estar por dentro dos kit´s americanos neh? Vc sabe de algum kit lift com molas helicoidais?
T+
Deve ser este kit que vc deve estar procurando pelo que eu entendi,eu vi esse kit na California em uma loja que
se chama ORW (Off Road Warehouse) estou te mandando o link .
Off Road Warehouse - Racing Parts Trailing Arms (http://offroadwarehouse.com/products/sfID1/9/sfID2/1162)
Tem um primo meu que fez esse kit em um Niva e até hoje não teve problema.
Elmer_Jeep
11/04/2012, 18:53
Pessoal, sem querer ser chato, o tópico aqui é sobre feixe de mola, kit helicoidal até existiu umas aberrações no passado chamadas de JR4X4 e EXTREME, chamo de aberração porque foi comprovado que aquilo definitivamente não presta(basta pesquisar por estes termos que vai encontrar tudo a respeito aqui no Fórum), se querem mais informação sobre mola helicoidal utilizem os topicos que tratam do tema.
[]'s
M-Beltrame
11/04/2012, 22:02
Pessoal, sem querer ser chato, o tópico aqui é sobre feixe de mola, kit helicoidal até existiu umas aberrações no passado chamadas de JR4X4 e EXTREME, chamo de aberração porque foi comprovado que aquilo definitivamente não presta(basta pesquisar por estes termos que vai encontrar tudo a respeito aqui no Fórum), se querem mais informação sobre mola helicoidal utilizem os topicos que tratam do tema.
[]'s
Jaque tamo falando de kit pronto pq não um importado??? Jaque tamo falando di kit pronto e importado... e assim vai o francês ta em todo lugar:mrgreen:
Curupira vou dar uma olhada no site valeu.:concordo:
T+
T+
Murilo, tem fotos ou alguma indicação aqui no forum de como foi sua adaptação? Estou realmente na dúvida de como adaptar o amortecedor, pois realmente parece não haver espaço suficiente para a mola da toyota (mais larga) e ainda o amortecedor ao lado no espaço entre a a roda dianteira direita e o diferencial...
M-Beltrame
11/04/2012, 22:25
Não tem nenhuma especifica, mas tem algumas espalhadas sim nesse tópico mesmo tem algumas, tem bastante aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/78085-dollar-cj-5-1961-com-muita-disposicao-18.html Se vc quiser esse fds eu tiro umas melhores, só me fala de onde vc quer.
No meu jeep alem de não fazer o recorte q vc fez coube o amortecedor tranquilo.
T+
Murilo, se puder então mostrar um pouco como foi a instalação e como ficou ali na mola dianteira direita, tanto o assentamento da mola como a instalação do amortecedor, vai ser de grande valia!
Valeu!
willys1960_ctba
14/04/2012, 11:40
Pessoal, to precisando de uma ajuda, li e reli o tópico inteiro e pode ser que algo me passou batido...
To usando feixe da toyota na dianteira, 105 mm se não me engano, com jumelo de 14cm ( ja sei que não é dos melhores e vou trocar pelo de 8cm);
O traseiro ainda uso original porém irei trocar ele e preciso de ajuda, alguns usam o mesmo feixe da dianteira na traseira, porém é mais curto e eu to querendo usar o feixe de 130mm porém me passaram a informação que pra usar esse feixe teria que ou refurar as molas para mudar a posição do pino de centro ou mudar a posição do suporte do jumelo traseiro...
Buenas preciso saber exatamente oque eu preciso fazer para usar esse feixe de molas na traseiro do meu CJ5. Minha idéia inicial é usar exatamente onde é fixado os feixe originais do jeep....
Elmer, procurei pra ver do prateado e não achei informações, mas como ja tava meio zureta de tanto procurar posso ter comido bola, quem puder me ajudar ficarei muito grato.
[]s
Elmer_Jeep
14/04/2012, 11:52
Elmer, procurei pra ver do prateado e não achei informações, mas como ja tava meio zureta de tanto procurar posso ter comido bola, quem puder me ajudar ficarei muito grato.
[]s
No prateado eu usava 4 feixes curtos(dianteiros).
Pra usar o feixe de 130cm não vai aproveitar a furação dos suportes originais. O suporte fixo tem que andar mais em direção ao centro do chassi, e o suporte do jumelo vai ficar lá em baixo da travessa trazeira.
Fazendo assim não precisa refurar as laminas e o eixo fica centralizado na caixa de rodas, ja fiz em dois e ficou legal.
[]'s
willys1960_ctba
14/04/2012, 12:01
No prateado eu usava 4 feixes curtos(dianteiros).
Pra usar o feixe de 130cm não vai aproveitar a furação dos suportes originais. O suporte fixo tem que andar mais em direção ao centro do chassi, e o suporte do jumelo vai ficar lá em baixo da travessa trazeira.
Fazendo assim não precisa refurar as laminas e o eixo fica centralizado na caixa de rodas, ja fiz dois em ficou legal.
[]'s
Então, pensei em usar esse de 130mm devido o ganho de curso e por serem mais longos a tendencia seria mais conforto..
Vc tem fotos desses que você fez que possa postar?
Pelo que vi o suporte fixo vai uns 15cm mais para frente e o traseiro ficar na ultima travessa como vc falou, e tem que arrancar o arado caso o jeep ainda o tenha, isso?
obrigado
[]s
Fernando Hepp
14/04/2012, 20:27
Olha meu pai usa os feixes da toyota a 10 anos num cj5 Ford 1973 e fica melhor do que origina não quebra como os originas, e os feixes não ficam cansados como os originais.
Mas ira precisar adaptar pois os feixes são mais compridos que os originais, sugiro tombem que adapte as molas de traz o mais perto das rodas possível ao lado do chaxis isso lhe daria mais estabilidade na estrada quanto na trilha.
também comprei um cj5 e sera umas das primeiras adaptações que vou realizar sem duvida.
mas no feixes são retiradas umas molas para tornar mais macia para dizer a quantidade exata só olhando mesmo.
willys1960_ctba
16/04/2012, 09:17
sugiro tombem que adapte as molas de traz o mais perto das rodas possível ao lado do chaxis isso lhe daria mais estabilidade na estrada quanto na trilha.
é Justamente isso que eu NÃO QUERO FAZER, fiz isso no meu jeep usando molas originais e isso engessou o jeep para o OFF ROAD.
No demais é isso mesmo, fazer as adaptações que são precisas e usar as molas um pouco maiores atraz.
Esperar vê se alguém posta fotos ou se o Elmer tiver as fotos de como ele fez com as molas 130mm...
[]s
Dae PessoALL....
Um bom tempo atrás relatei aqui que não estava contente com meu jeep depois de ter colocado as molas de toy...
Bem, realmente, logo que coloquei as molas não ficou bom... o jeep era muito duro, pulava igual cabrito, os jumelos na frente ficaram orriveis e uma b***a pra trilha...
Hoje depois de mais de um ano, depois de ter mexido umas quantas vezes, concidero que esta muito bom...
Estou usando somente a mola mestre, uma intermediária que da a metade do tamanho da mestre e aquela bem curtinha... ta muito bom de molejo... meu problema agora é só amortecedor que logo logo irei resolver...
Um detalhe que eu considero interessante, é que na dianteira, fiz um suporte fixo que vai na frente do eixo e deslocado para frente, ou seja, o centro do furo do parafuso que segura a mola, fica em baixo do para-choque e devido a curvatura/arqueamento das minhas molas, consegui usar o furo original no meio do chassis para fixar o jumelo...
Quem não conheçe acha que é original... mas isso depende 100% do arqueamento da mola, se ela for mais reta, não da certo pois ficam muito compridas... e já que as minhas vieram assim, não mexi nisso e aproveitei para fazer assim...
Assim que der posto fotos!!
pedro bonadio
16/04/2012, 13:20
E eu falei pra você fazer isso à muito tempo! Fico feliz com o resultado!
Elmer_Jeep
16/04/2012, 15:15
Esperar vê se alguém posta fotos ou se o Elmer tiver as fotos de como ele fez com as molas 130mm...
[]s
Vou fazer umas fotos mais tarde de um chassi original com feixes longos na trazeira.
[]'s
Elmer_Jeep
16/04/2012, 18:08
encontrei algumas aqui não sei se ajuda
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=11465&d=1213712608
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=11466&d=1113319051
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/ded05a797927e498d1b91b276d52c6ef.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6357ffdf867e6cc9c7718b03cc502241.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/28a7473ba8875903cd16a5032c28e359.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=66532&d=1164293828
willys1960_ctba
16/04/2012, 18:21
encontrei algumas aqui não sei se ajuda
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=11465&d=1213712608
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=11466&d=1113319051
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/ded05a797927e498d1b91b276d52c6ef.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6357ffdf867e6cc9c7718b03cc502241.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/28a7473ba8875903cd16a5032c28e359.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=66532&d=1164293828
Elmer, muito obrigado era isso mesmo que eu queria ver... sabe qual a medida que ficou do centro do parafuso do suporte fixo até o parafuso superior do jumelo?
[]s e obrigado
Elmer_Jeep
16/04/2012, 18:37
127 cm é a distancia ideal, eu peguei essa medida no chassi de uma picape band 2001
[]'s
willys1960_ctba
16/04/2012, 19:14
127 cm é a distancia ideal, eu peguei essa medida no chassi de uma picape band 2001
[]'s
blz , muito obrigado
M-Beltrame
16/04/2012, 19:57
Murilo, se puder então mostrar um pouco como foi a instalação e como ficou ali na mola dianteira direita, tanto o assentamento da mola como a instalação do amortecedor, vai ser de grande valia!
Valeu!
Olha as fotos ai.
341811341812341813
Jeep do amigo.(mola original
341814341815
Aproveitei q o jeep de um amigo esta em casa e tirei uma foto do dele tb (mola original), e tb vi o jeep de um outro amigo com mola da band e esta igual ao meu, detalhe q a adaptação foi feita em mecas diferentes.
T+
chinelao4x4
16/04/2012, 20:59
sem me entrometer mais já entrometendo, porque não por o suporte das molas traz na lateral do chassis ?? , segui esta onda, e digo, que estabilidade do jipe melhora muuuuuuiiiiitttoooo !!
abrçs
M-Beltrame
16/04/2012, 21:05
sem me entrometer mais já entrometendo, porque não por o suporte das molas traz na lateral do chassis ?? , segui esta onda, e digo, que estabilidade do jipe melhora muuuuuuiiiiitttoooo !!
abrçs
Nesse caso o curso da suspa piora na mesma proporção q a estabilidade melhora.
T+
willys1960_ctba
16/04/2012, 21:30
T+
O jeep no off road perde muito o curso de suspenssão, fora que no meu caso notei que começou a forçar muito as longarinas no chassi devido ao esforço que passou a ser feito ali...
Usando pneus 35"....
Não indico portanto que vou desfazer essa M que fiz.
[]s
Show Murilo! Valeu :concordo:
chinelao4x4
17/04/2012, 09:38
T+
porque iria mudar o curso ? se o suporte iria na mesma distacia que irria se fosse for colocado por baixo do chassis, a distancia é a mesma !
abrçs
Elmer_Jeep
17/04/2012, 11:13
porque iria mudar o curso ? se o suporte iria na mesma distacia que irria se fosse for colocado por baixo do chassis, a distancia é a mesma !
abrçs
Esse tema já foi amplamente discutido e explicado em outro tópico e vou logo adiantando que essa de colocar os feixes por fora do chassi não funciona, a estabilidade é ilusória e a perda de curso da suspensão é real.
Quem tiver dúvidas e quiser uma explicação técnica leia o tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1205-suspensao-por-fora-do-chassi.html
[]'s
willys1960_ctba
23/04/2012, 11:53
[]'s
Após verificar o jeep notei que fiz cagada, to usando jumelão na dianteira e na traseira, sendo que na dianteira esta com molas de band e jumelão 14,5 cm e na traseira feixeis originais com jumelo de 14,5 cm.
Eis que irei fazer a troca das molas traseiras e tirar aqueles suportes que estão por fora do chassi e voltar ao original que é no chassi mas usando molas da band 130mm.
Estou com uma duvida, tudo indica que vai pegar os pneus 35" na caixa de rodas, estão estou pensando em ou colocar espaçadores de roda ( não gosto pois vai enfraquecer as pontas de eixos chavetadas ) ou fazer SPOA, pelo que eu vi fazendo SPOA usando molas da band com 3 laminas e jumelos de 8cm irei manter a mesma altura que tenho no jeep hj talvez um pouco mais, mas pouca coisa nada muito significativo.. to certo eou falei só merda?
Dae PessoALL...
A quem interessar possa,
Conforme dito anteriormente, seguem fotos de como fiz em meu jeep a istalação das molas toy no eixo dianteiro onde o jumelo permaneceu no lugar original...
Fabriquei um suporte fixo diferente, onde a mola fica mais para frente, de baixo do para-choque mas o suporte é fixo no lugar do original usando os mesmo furos no chassis para centrar o mesmo...
O jumelo, é o original traseiro do jeep (pois tem a seguinte forma, notem foto2), e vai no furo original no chassis... o que é preciso faze para dar certo é so usar as buchas e parafuso original no que prente no chassis, e bucha e parafuso toy no que prende a mola... barbada....
OBS: só fiz assim por que a curvatura da mola "arqueamento" deu certo... quem tem as molas mais planas, retas, não vai dar certo...
342988342989342990342991
Rodolfo Ourique
25/04/2012, 00:00
KITIU,
Ficou bom, sem querer te explorar vc bem que podia fazer um croquis com as medidas desta montanheira que vc adaptou na dianteira do chassis. só pra resumir vc usa as molas traseiras da Band, tanto na traseira como na diateira? retirou lâminas, quais? teve ganho de alutura com a adaptação?
Até...
Dae PessoALL...
A quem interessar possa,
Conforme dito anteriormente, seguem fotos de como fiz em meu jeep a istalação das molas toy no eixo dianteiro onde o jumelo permaneceu no lugar original...
Fabriquei um suporte fixo diferente, onde a mola fica mais para frente, de baixo do para-choque mas o suporte é fixo no lugar do original usando os mesmo furos no chassis para centrar o mesmo...
O jumelo, é o original traseiro do jeep (pois tem a seguinte forma, notem foto2), e vai no furo original no chassis... o que é preciso faze para dar certo é so usar as buchas e parafuso original no que prente no chassis, e bucha e parafuso toy no que prende a mola... barbada....
OBS: só fiz assim por que a curvatura da mola "arqueamento" deu certo... quem tem as molas mais planas, retas, não vai dar certo...
342988342989342990342991
KITIU,
Ficou bom, sem querer te explorar vc bem que podia fazer um croquis com as medidas desta montanheira que vc adaptou na dianteira do chassis. só pra resumir vc usa as molas traseiras da Band, tanto na traseira como na diateira? retirou lâminas, quais? teve ganho de alutura com a adaptação?
Até...
Dae Rodolfo,
As molas da band são as dianteiras ( na traseira e na dianteira )... essas molas são maiores que as dianteiras originais do jeep e menores que a traseira tbm original... São as molas que vem nos kit de adaptacão...
Pelo peso do meu jeep ( carroceria de fibra ), uso 3 molas ( no kit veio 4 ), uso a mestre, uma intermediária e a bem pequena... ou seja, retirei a contramestre, que é aquela que vai de olhal até olhal, como se fosse a mestre... esse foi o melhor jeito que achei para o meu caso...
Posso tirar bem as medidas dos suportes e do posicionamento... faço isso assim que der...
Obtive um ganho de altura mas não saberia dizer quanto... mas ficou melhor que antes...
Forte abraço!
chinelao4x4
25/04/2012, 19:41
lembro, se a ideia no futuro por guincho, vai bem mais peso na dianteira...
Estamos na fase final de instalação do kit, ficamos um tempo parado pois as buchas dos jumelos traseiros vieram erradas e tivemos que esperar o envio das corretas.
A preocupação agora é o ângulo de trabalho das cruzetas do eixo traseiro quando a suspensão estiver aberta. Pelas fotos do link abaixo (espero que funcione) dá para ver como ficou fechado o ângulo.
https://plus.google.com/u/0/photos/104175750849773140809/albums/5738482797634230257
Meu jeep está com motor GM 4.1 e caixa de F-1000, com as molas originais não tinha problema. O que acham das fotos? Há mesmo a necessidade de girar um pouco o diferencial? Mais alguém teve que fazer o mesmo?
Valeu pela ajuda!!!
Abs,
Rodolfo Ourique
04/05/2012, 09:08
Chevi, não consigo abrir as fotos por conta do firewall aqui do trabalho, mas o kit que vc comprou veio com jumelos altos ou baixos? vc teve ganho de altura?
Com relação à sua pergunta, nos kits americanos de lift de 2,5" e 4" vem uma cunha pra colocar no eixo traseiro exatamente pra corrigir este problema de ângulo. Pode ser que esteja ocorrendo isto com o uso de jumelos maiores do kit, se for o caso a garra4x4 vende as cunhas.
Sigo acompanhando seus depoimentos, se ficar satisfeito com a adaptação me passe os contatos da empresa onde fez, ok?
Abçs.
Estamos na fase final de instalação do kit, ficamos um tempo parado pois as buchas dos jumelos traseiros vieram erradas e tivemos que esperar o envio das corretas.
A preocupação agora é o ângulo de trabalho das cruzetas do eixo traseiro quando a suspensão estiver aberta. Pelas fotos do link abaixo (espero que funcione) dá para ver como ficou fechado o ângulo.
https://plus.google.com/u/0/photos/104175750849773140809/albums/5738482797634230257
Meu jeep está com motor GM 4.1 e caixa de F-1000, com as molas originais não tinha problema. O que acham das fotos? Há mesmo a necessidade de girar um pouco o diferencial? Mais alguém teve que fazer o mesmo?
Valeu pela ajuda!!!
Abs,
Rodrigo Baratti
04/05/2012, 10:04
Só faltou vc colocar o cardan! Rsss...
O angulo ficou muito fechado, pois seu conjunto mecanico é muito comprido.
Só um detalhe, em praticamente nenhuma condição vc terá uma abertura de suspensão dessas, pois não dá para retirar as duas rodas traseiras do solo a não ser pulando rampa.
Mexer no angulo será inevitavel e ainda vc terá que mexer em mais coisas, algumas alternativas:
- retirar o freio do cardan - vc deve ganhar alguns centimetros, mas acho que não serão suficientes
- usar uma junta CV - mas acho que tb não tem espaço suficiente
- posicionar a mola mais pra tras - mexer nos suportes e recortar a cx de roda ou refurar a mola um pouco mais pra tras (caso não de para mudar o suporte)
- alongar o jeep, pode ser no meio alongando a lata tb, pode ser só atras - só pra mola afastar e vc ganha de quebra um espaço para guincho traseiro,...
Enfim, a coisa vai se estender.
[]'s
Elmer_Jeep
04/05/2012, 12:40
Como disse o Rodrigo, a suspensão nunca vai arriar os dois lados por igual. Mas vc pode colocar uma cinta limitadora pra segurar a bola do diferencial.
Tem que montar os feixes corretamente e o eixo inicialmente sem cunhas pra simular corretamente, nas fotos parece que ta só com o feixe direito aí não da pra saber se vai abrir isso tudo.
[]'s
Rodolfo, na traseira estou instalando as molas traseiras da Toy com jumelos revolver, daí o aumento de curso ter sido tão grande. Se tivesse utilizado as molas dianteiras da Toy, que são até menores do que as originais traseiras do jeep, o curso não teria aumentado tanto (mas para mim não faria sentido :)).
Fernandão, hoje de manhã mesmo passei para o mecânico um e-mail com as duas primeiras sugestões que você também me passou. Acredito que retirando o tambor do freio de mão abrirei espaço suficiente para compensar o espaço a mais que toma a junta CV. Não vou aumentar o chassi, isto é certo. Se for necessário posso até vir a jogar o suporte das molas um pouco mais para traz, mas também não acho esta uma solução fácil, pois a alavanca que tal extensão fará no final do chassi pode ser grande ocasionando quebras...
Enfim, o lance agora é começar a procurar a junta CV, alguma sugestão? Uma opção seria algo como o link abaixo, precisando antes tirar a medida correta:
Rubicon Express Part RE1898-155 - CV Drive Shaft (http://www.4wd.com/Jeep-Drivetrain-Jeep-Axles-Differentials/CV-Drive-Shaft.aspx?t_c=12&t_s=515&t_pt=4925&t_pn=R%2fERE1898-155)
[ ]s
Como disse o Rodrigo, a suspensão nunca vai arriar os dois lados por igual. Mas vc pode colocar uma cinta limitadora pra segurar a bola do diferencial.
Tem que montar os feixes corretamente e o eixo inicialmente sem cunhas pra simular corretamente, nas fotos parece que ta só com o feixe direito aí não da pra saber se vai abrir isso tudo.
[]'s
Elmer,
Os dois feixes estão no lugar mas o eixo está solto ainda, não fixado com os grampos. Sem girar um pouco o eixo, não dá nem para pensar (analisando a suspensão aberta), pois como o cardã é curto o ângulo fica muito fechado.
Mas ainda não colocamos o jeep no piso e isso me preocupa, pois ainda não sei qual é a altura em repouso. Certamente isto será analisado antes de fixar definitivamente o eixo.
Estamos pensando em não usar cunhas, ao invés disso reposicionar a "base" do eixo, para que o pino do feixe possa encaixar dentro da base do eixo. Antes da instalação do kit já tinha uma cunha calçando o eixo, como aparece nas fotos, mas desta forma o pino do feixe fica apenas na cunha, e não entra na base do feixe, o que pode facilitar uma rotação do eixo (sei lá, estou pensando na ignorância que posso vir a fazer na trilha hehehe).
Valeu! Conforme for andando a "obra", vou passando aqui os erros e acertos...
[ ]s
Dei uma passada ontem na oficina para ver a evolução dos trabalhos.
O diferencial traseiro já foi girado e calçado. Desistimos da ideia de cortar e ressoldar os suportes originais pois o risco de ficar desalinhada a nova fixação.
346892
Tivemos que fazer um ajuste no suporte dos amortecedores dianteiros, da parte que fica junto às molas, pois na placa enviada pela Molas FF o amortecedor ficaria muito para fora e pegaria no pneu quando virasse o jogo da direção.
Ainda falta fixar novamente a tubulação de freios, instalar os novos mangotes de freio (maiores), comprar e instalar os novos amortecedores.
Ainda não tomei a medição como quero, mas aparentemente os amortecedores traseiros (Rancho 5000) não precisarão ser substituídos. A distância entre os suportes com a suspensão totalmente aberta (jeep suspenso) é apenas 1 cm maior do que a distância olhal-olhal aberto.
Já na dianteira, não tem como manter os amortecedores que lá estão (se não me engano de MB 608). Com a suspensão toda aberta (jeep suspenso) está dando 57 centímetros de olhal a olhal.
Ainda vou fazer a medição da suspensão aberta e fechada levantando-se apenas uma das rodas e tomando as medidas para verificar os valores exatos dos amortecedores. Vou procurar, também, as medidas do amortecedor traseiro da Ranger 97, sei que já vi esta medida em algum lugar aqui no forum.
Ainda bem que nao é SPOA, senão o diferencial ficaria na posição 12h.
()'s
Denis Takashi
12/05/2012, 11:25
Dei uma passada ontem na oficina para ver a evolução dos trabalhos.
O diferencial traseiro já foi girado e calçado. Desistimos da ideia de cortar e ressoldar os suportes originais pois o risco de ficar desalinhada a nova fixação.
346892
Tivemos que fazer um ajuste no suporte dos amortecedores dianteiros, da parte que fica junto às molas, pois na placa enviada pela Molas FF o amortecedor ficaria muito para fora e pegaria no pneu quando virasse o jogo da direção.
Ainda falta fixar novamente a tubulação de freios, instalar os novos mangotes de freio (maiores), comprar e instalar os novos amortecedores.
Ainda não tomei a medição como quero, mas aparentemente os amortecedores traseiros (Rancho 5000) não precisarão ser substituídos. A distância entre os suportes com a suspensão totalmente aberta (jeep suspenso) é apenas 1 cm maior do que a distância olhal-olhal aberto.
Já na dianteira, não tem como manter os amortecedores que lá estão (se não me engano de MB 608). Com a suspensão toda aberta (jeep suspenso) está dando 57 centímetros de olhal a olhal.
Ainda vou fazer a medição da suspensão aberta e fechada levantando-se apenas uma das rodas e tomando as medidas para verificar os valores exatos dos amortecedores. Vou procurar, também, as medidas do amortecedor traseiro da Ranger 97, sei que já vi esta medida em algum lugar aqui no forum.
Chevy,
Não querendo "descer a lenha", mas esse calço ficou meio estranho..... Na boa, se cortar e re-soldar fosse problema, não haveriam Jeeps "Spoados" .... nada que uma trena e uma maquina de solda não resolvam.
Sem contar que o tempo que o cara perdeu pra fazer um negocio desses :parede:
()´s
maico lapschies
12/05/2012, 12:07
chevy,
esse "calço" está soldada na sapata original? se não tiver, irá soltar fora.
arranca isso fora. corta a sapata, e solda na posição correta.
[]'s sem calços
Rodrigo Baratti
12/05/2012, 17:09
Retire com cuidado as sapatas, mantenha encaixada no pino da mola, gire, alinhe e ponteie.
Tire as medidas, teste e depois solde pra valer.
Simples e muito mais seguro que esse calço.
Achei que ficou com um angulo muito acentuado, talvez afete a lubrificação.
No minimo reposicione o furo da tampa mais pra cima, com isso vai caber mais óleo.
[]'s - ainda achando melhor levar o eixo mais pra tras.
M-Beltrame
12/05/2012, 18:41
Chevi boa noite.
Porque, vc precisou fazer esse calço gigante?
Vc chegou a apoiar o peso do jeep nas molas para ver como iria ficar?
Qual é o tamanho do cardã?
Isso ta muito estranho...
T+
Esse é o lado bom do Forum, dá pra limpar as cagadas antes de tirar o jeep da oficina :parede:
Vou falar com o mecânico na segunda. Ele também não não colocou o jeep no chão, na verdade o que fez foi levantar o eixo com um macaco até o jeep começar a levantar do elevador. Neste teste o angulo em que ele colocou o diferencial fez sentido, mas vou pedir para ele descer o carro todo e apoiá-lo sobre as próprias rodas, assim dá para ver como ficará na posição de repouso. Depois, levanta novamente arranca os tijolos sob o eixo e os solda.
Apenas para confirmar... Aqueles calços monstruosos tem o furo embaixo para ficar "preso" no pino do feixe de molas e na parte de cima tem um pino, tal qual o do feixe de mola, para evitar que o eixo corra (pois este também tem a cavidade para trava). Ainda assim vocês acham que vai dar zica?
Valeu pelos comentários! :concordo:
M-Beltrame
12/05/2012, 19:24
Zica pode ser que não, mas eu acho q esse calço não é necessário. Olha quantos jeeps usam esse sistema ( inclusive o meu) e não precisou mexer com isso.
T+
Zica pode ser que não, mas eu acho q esse calço não é necessário. Olha quantos jeeps usam esse sistema ( inclusive o meu) e não precisou mexer com isso.
T+
Murilo, vou medir depois o tamanho do cardã também. Tenho instalado o motor 6 cil 4.1 e uma caixa de F1000, logo o cardã foi "um pouco" encurtado.
Valeu!
Walnei Boteon
13/05/2012, 19:37
Eu não daria nem uma volta no quarteirão com esse calço aí...
Abcs.
Chevi, endossando o que foi dito por todos aqui... :stop:PELAMORDEDEUS arranca essa cadeira elétrica daí e ressolda as sapatas de mola, agora o que eu não entendi foi a necessidade de girar o eixo se não foi feito spoa...:pensativo:
Bah... Chevi, me desculpe mas aquele calço ta mais pra gambi do que uma medida corretiva ou sei lá o que uma cunha represente...
No meu jeep, com molas toy, na dianteira, por usar o jumelo atrás do eixo, precisei usar uma cunha... mas ela é 0 < 0,6 e eu já concidero isso uma gambi...
Realmente o o conjunto 6 cil mais caixa f1000 deixa o cardan mais curto, mas pela foto parece meio exagerado o angulo do diferencial...
Cada caso um caso...
Mas fica o concelho, tira o suporte e reposiciona a sapata...
Forte abraço!!!
Valeu a todos pelas dicas... apesar de ter ficado um monstrengo, pela lógica parece que não iria fugir o calço. Estou pensando em dar umas voltas com ele assim e ver como se comporta. Aí faço umas trilhas por perto e dou umas forçadas para ganhar confiança no conjunto.
Quanto ao cardã, passei hoje a noite lá e medi meio no olhometro (com palmos). Com o jogo todo aberto, o cardã tem uns 28 a 30 centímetros (sem considerar as cruzetas).
Colocando o carro no chão, verei se a angulação do diferencial ficou muito puxada...
Abs,
Diogo_Czuika
16/05/2012, 20:22
Senhores,alguem teria fotos do suporte pra carcaça traseira,aquele para não virar a carcaça...
Estamos mudando pra SPOA a nossa Willys SAMU, e to fabricando esse suporte,mas queria olhar algumas fotos...:semideia
Senhores,alguem teria fotos do suporte pra carcaça traseira,aquele para não virar a carcaça...
Estamos mudando pra SPOA a nossa Willys SAMU, e to fabricando esse suporte,mas queria olhar algumas fotos...:semideia
Você tá falando da barra de tração? anti wrap, ladder bar, anti roll?
Elmer_Jeep
17/05/2012, 11:02
Você tá falando da barra de tração? anti wrap, ladder bar, anti roll?
Apesar de ser td a mesma coisa eu fiquei em duvida quanto a pergunta do Diego tb
[]'s
Pessoal, passei hoje de manhã pela oficina para ver como iam as coisas.
Como todos já haviam colocado aqui, as cunhas para girar o diferencial estavam muito exageradas...
348873
Com o jeep no chão, o diferencial ficou apontando para a lua!!! :parede:
Os jumelos dianteiros ficaram bons, pelo menos imho, Vejam e me digam... parece que está a uns 45 graus, como manda o figurino (eu sei, eu sei, o jumelo é grande, mas não está trabalhando no ângulo correto?).
348874348875
Em compensação, no eixo traseiro faltou chassi para colocar a montanheira no lugar correto... vejo duas possibilidades para este caso, ou mando arquear mais as molas ("reduzindo" o seu comprimento :screwy:) ou coloco a montanheira mais para trás, permitindo que o jumelo trabalhe na mesma angulação do jumelo dianteiro.
348876348877
A base do guincho também foi feita, mas além de ser outro tópico :offtopic: também não tirei fotos para comentar. :putz:
Pessoal, passei hoje de manhã pela oficina para ver como iam as coisas.
Como todos já haviam colocado aqui, as cunhas para girar o diferencial estavam muito exageradas...
348873
Com o jeep no chão, o diferencial ficou apontando para a lua!!! :parede:
Os jumelos dianteiros ficaram bons, pelo menos imho, Vejam e me digam... parece que está a uns 45 graus, como manda o figurino (eu sei, eu sei, o jumelo é grande, mas não está trabalhando no ângulo correto?).
348874348875
Em compensação, no eixo traseiro faltou chassi para colocar a montanheira no lugar correto... vejo duas possibilidades para este caso, ou mando arquear mais as molas ("reduzindo" o seu comprimento :screwy:) ou coloco a montanheira mais para trás, permitindo que o jumelo trabalhe na mesma angulação do jumelo dianteiro.
348876348877
A base do guincho também foi feita, mas além de ser outro tópico :offtopic: também não tirei fotos para comentar. :putz:
Dae Chevi, no caso da cunha experimente deixar sem, para dae sim ter um ponto de partida e saber o quanto seu diferencial ficará errado.... e a partir disso tentar acertar... o uso de cunha por mais errado que seja, é muito comum... mas até hoje de todos os casos que fiquei sabendo, nunca a parte mais grossa da cunha passou dos 10mm e isso já da uma boa inclinada no diferencial...
No caso dos jumelos, aparentemente na dianteira esta bom... só achei estranho seu relato de faltar chassis para as molas traseiras... de que são essas molas??? pois as molas toy dos kit, geralmente são as dianteiras da toy, que ficam menores que as traseiras do jeep... ou seja, sobra chassis...pelo menos pra mim ta sobrando...
Forte abraço!
No caso dos jumelos, aparentemente na dianteira esta bom... só achei estranho seu relato de faltar chassis para as molas traseiras... de que são essas molas??? pois as molas toy dos kit, geralmente são as dianteiras da toy, que ficam menores que as traseiras do jeep... ou seja, sobra chassis...pelo menos pra mim ta sobrando...
Forte abraço!
Pois é Christian,
Lendo este tópico vi que recomendavam usar as molas traseiras da Toy na traseira, o que pareceu-me fazer todo o sentido, já que se o objetivo era aumentar o curso de suspensão não faria sentido utilizar lâminas menores do que as originais.
Assim, corri atrás das molas traseiras da Fabrini, o que foi bem complicado de achar, só consegui com a ajuda da própria Fabrini em localizar um revendedor que as tivesse (show de bola o suporte da Fabrini neste sentido:concordo:). Os jumelos comprei na Gama4x4 e o restante do kit comprei com a Molas FF.
Abs,
Pois é Christian,
Lendo este tópico vi que recomendavam usar as molas traseiras da Toy na traseira, o que pareceu-me fazer todo o sentido, já que se o objetivo era aumentar o curso de suspensão não faria sentido utilizar lâminas menores do que as originais.
Assim, corri atrás das molas traseiras da Fabrini, o que foi bem complicado de achar, só consegui com a ajuda da própria Fabrini em localizar um revendedor que as tivesse (show de bola o suporte da Fabrini neste sentido:concordo:). Os jumelos comprei na Gama4x4 e o restante do kit comprei com a Molas FF.
Abs,
Hum... não tinha me tocado que você esta usando a mola traseira da toy... dae sim, é mais compridada... e dizem que realmente se ganha mais curso e conforto com molas mais compridas...
Elmer_Jeep
22/05/2012, 12:19
Eu tb achei aquelas cunhas um exagero,
nessa foto da pra ver que nem precisa tudo aquilo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=348873&d=1337650765
Cunhas convencionais ja resolvem o problema ai tranquilo.
Quanto ao jumelo trazeiro o ideal é que a distancia entre o centro dos suportes seja de 127cm, portanto o furo onde entra o jumelo deveria estar bem em baixo da linha do parachoque, isso pode ser resolvido afastando o suporte.
[]'s
Eu tb achei aquelas cunhas um exagero,
nessa foto da pra ver que nem precisa tudo aquilo:
Cunhas convencionais ja resolvem o problema ai tranquilo.
Quanto ao jumelo trazeiro o ideal é que a distancia entre o centro dos suportes seja de 127cm, portanto o furo onde entra o jumelo deveria estar bem em baixo da linha do parachoque, isso pode ser resolvido afastando o suporte.
[]'s
Pois é Elmer, as cunhas serão trocadas. Quanto a medida entre os suportes eu tinha me esquecido que você já havia postado esta distância. Pedi para o ajudante do mecânico para medir a distância que está lá atualmente... Porém, sem medir qualquer coisa, o que está parecendo ao olho nu é que o suporte ficará um pouco para fora da travessa final. A parte dianteira da mola traseira foi fixada de forma a manter o eixo na mesma posição original em relação a caixa de transferência e aos batentes.
Aproveitando o post, estou em dúvida se vale a pena ou não reposicionar o suporte do amortecedor, de forma a eles trabalharem mais na vertical. Existe alguma vantagem em fazer isto? (inicialmente me parece que eles seriam mais eficientes trabalhando na vertical, mas não sei o que isto influenciaria no trabalho da suspensão).
Ilustrando o reposicionamento do amortecedor com imagem do Carlos Ferraz aqui mesmo neste tópico:
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=232882&d=1278162041)http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj-45.html#post1200879
Abs,
willys1960_ctba
22/05/2012, 18:08
Quanto a medida entre os suportes eu tinha me esquecido que você já havia postado esta distância. Pedi para o ajudante do mecânico para medir a distância que está lá atualmente... Porém, sem medir qualquer coisa, o que está parecendo ao olho nu é que o suporte ficará um pouco para fora da travessa final.
Aproveitando o post, estou em dúvida se vale a pena ou não reposicionar o suporte do amortecedor, de forma a eles trabalharem mais na vertical. Existe alguma vantagem em fazer isto? (inicialmente me parece que eles seriam mais eficientes trabalhando na vertical, mas não sei o que isto influenciaria no trabalho da suspensão).
Ilustrando o reposicionamento do amortecedor com imagem do Carlos Ferraz aqui mesmo neste tópico:
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=232882&d=1278162041)http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/277-molas-de-toyota-no-cj-45.html#post1200879
Abs,
Chevi, creio que o suporte onde vai o jumelo deva ficar como o Elmer falou encima da ultima travessa e o suporte fixo mais a frente do que ele esta, dessa maneira pelo que eu vi em alguns jeeps aqui o eixo fica no mesmo lugar do original.
Quanto ao amortecedor veja que o jeep que vc usou de exemplo é SPOA, pelo que vi no seu não é.
[]s
M-Beltrame
22/05/2012, 18:39
... vejo duas possibilidades
Eu vejo até uma terceira possibilidade... Troca de mecânico... :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Mas de resto é oq o pessoal falou, tirar a cunha e no eixo traseiro se só mudar a posição do suporte traseiro ñ resolver coloca o suporte da frente do eixo traseiro tb mais para frente.
T+
Elmer_Jeep
23/05/2012, 17:06
Pois é Elmer, as cunhas serão trocadas. Quanto a medida entre os suportes eu tinha me esquecido que você já havia postado esta distância. Pedi para o ajudante do mecânico para medir a distância que está lá atualmente... Porém, sem medir qualquer coisa, o que está parecendo ao olho nu é que o suporte ficará um pouco para fora da travessa final. A parte dianteira da mola traseira foi fixada de forma a manter o eixo na mesma posição original em relação a caixa de transferência e aos batentes.
Sem problemas, se for o caso faz um reforço na parte que ficar pra fora:
http://www.pirate4x4.com/forum/attachment.php?attachmentid=368663&stc=1&d=1210095341
Abs,
Quanto mais vertical melhor mas tem que medir certinho a distancia dos suportes pra não limitar o curso da suspensão
[]'s
Atualizando o andamento da suspensão, passei lá hoje e tirei umas fotos.
349525349526349527
Elmer_Jeep
25/05/2012, 18:54
349525349526349527
faz umas fotos com o jumelo fechado.
Deixou os centros dos suportes com quantos cm de distancia ?
[]'s
antonio umino
25/05/2012, 23:35
O diferencial trabalhando nesta posição como fica o nivel de óleo.?????
Dependendo do nível de óleo. o rolamento do pinhão lado do retentor quase não vai ter lubrificação.
Para atingir o nivel necessário para lubrificar o rolamento a Tubeira vai ficar cheia de óleo (vai mais óleo) ou não há necessidade de elevar tanto o nível de óleo do diferencial?????
Bom é o que se vê na foto.
Um abraço.
junior braga
26/05/2012, 08:17
349526
No sistema original de algema o olhal de cima no caso o suporte fica posicionado um pouco mais pra frente do que o olhal da mola para se ter assim a posição de 45º na algema....
Por essa foto nota-se que está ao contrario do que estou falando....será que estou enganado???
Assim como o Elmer ja disse tire uma foto com o jr fechado
[ ],
antonio umino
26/05/2012, 09:57
Amigos Jeepeiros....
Neste tópico sobre mola da Toyota. no jeep. Uma pergunta que não sei se já fizeram aí atraz.
Seguinte. alguém já viu as mola da Toy na medida de comprimento dos jeeps ou de Rural e F.75 ??????
Pois aí não muda o chassis, sòmente o suporte da mola e os dos grampos da mola. ou vamos dizer um kit com molas da Toyota mas no comprimento dos jeeps. alguém se habilita ou sabe ?????
Um abraço.
M-Beltrame
26/05/2012, 10:03
Antonio eu já vi em uma land 51, não era do tamanho da mola original, só era um pouco menor para caber na frente dela. Não andei nela então não posso falar como ficou...
T+
Elmer_Jeep
26/05/2012, 10:13
Dependendo do nível de óleo. o rolamento do pinhão lado do retentor quase não vai ter lubrificação.
Para atingir o nivel necessário para lubrificar o rolamento a Tubeira vai ficar cheia de óleo (vai mais óleo) ou não há necessidade de elevar tanto o nível de óleo do diferencial?????
Um abraço.
Por falar em foto acho q vc não viu que os jumelos estão totalmente abertos por isso a angulação acentuada no pinhão... Tendeu ?
[]'s
Elmer_Jeep
26/05/2012, 10:16
Amigos Jeepeiros....
Neste tópico sobre mola da Toyota. no jeep. Uma pergunta que não sei se já fizeram aí atraz.
Seguinte. alguém já viu as mola da Toy na medida de comprimento dos jeeps ou de Rural e F.75 ??????
Pois aí não muda o chassis, sòmente o suporte da mola e os dos grampos da mola. ou vamos dizer um kit com molas da Toyota mas no comprimento dos jeeps. alguém se habilita ou sabe ?????
Um abraço.
Se forem feitas as medições corretamente não precisa alterar nada no chassi, eu ja fiz alguns aqui com feixe trazeiro da band 130cm e não precisou mudar nada, apenas refurar o local dos suportes, o jumelo não ficou pra fora do chassi e o eixo ficou centralizado.
Sobre feixe band "encurtado", pense bem, seria complicado na hora que precisar repor...
[]'s
faz umas fotos com o jumelo fechado.
Deixou os centros dos suportes com quantos cm de distancia ?
[]'s
Não medi... semana que vem tiro fotos dele no chão.
No sistema original de algema o olhal de cima no caso o suporte fica posicionado um pouco mais pra frente do que o olhal da mola para se ter assim a posição de 45º na algema....
Por essa foto nota-se que está ao contrario do que estou falando....será que estou enganado???
Assim como o Elmer ja disse tire uma foto com o jr fechado
[ ],
Junior, está dando a impressão de angulação errada por estar com os eixos suspensos no ar e ambos os jumelos todo esticados. A ideia é que em repouso fique com 45° entre o suporte superior e o inferior.
Um abraço.
Como o Elmer falou, além do eixo estar "pendurado", ele ainda está calçado com cunhas pra lá de exageradas. Isto vai ser desfeito nesta semana também...
Diogo_Czuika
30/05/2012, 20:25
Oque eu tinha perguntado umas paginas atras éra sobre esse suporte,Barra de torção...Mas ja esta feito:pipoca:
Elmer_Jeep
31/05/2012, 12:14
Oque eu tinha perguntado umas paginas atras éra sobre esse suporte,Barra de torção...Mas ja esta feito:pipoca:
Fugindo um pouco o tema do tópico mas esse jumelo está invertido...
[]'s
Diogo_Czuika
31/05/2012, 12:37
Elmer,vc diz lá no suporte,deveria estar parafusado por fora o jumelo ?
Elmer_Jeep
31/05/2012, 12:46
Elmer,vc diz lá no suporte,deveria estar parafusado por fora o jumelo ?
Não, o suporte deveria ser em baixo e a barra em cima do jumelo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/757.jpg
[]'s
Elmer, posicionando o jumelo fora do chassis, aumentaria também a distância entre-eixos de forma a ser considerada benéfica?
Em um belo jeep Gringo o dono fez um suporte que me inspira bastante e gostaria de saber se possui outros pontos benéficos:
http://www.fototime.com/%7BB79B5740-2E7F-4E60-A028-645D86E66503%7D/sspict/640/exp=f&modt=41029.2020626736&ssdyn=1/Rear%2520almost%2520done%2520%282%29.JPG
http://www.fototime.com/%7BCD84101D-DEDA-43F7-96E0-4D8989AAAD08%7D/sspict/640/exp=f&modt=41029.202072257&ssdyn=1/rear%2520shocks%2520%282%29.JPG
Excluíndo-se o fato de as molas estarem posicionadas por fora do chassis, claro!
[]'s ansioso para começar a modificar o Jeep!
Elmer_Jeep
08/10/2012, 09:51
Elmer, posicionando o jumelo fora do chassis, aumentaria também a distância entre-eixos de forma a ser considerada benéfica?
Positivo, aumentaria sem a necessidade de refurar os feixes.
[]'s
chinelao4x4
08/10/2012, 11:28
porem...
em uma descida de barranco a primeira coisa que pega é ai, e na traz, tambem...
e já quase virei cambalhota por causa disso...
Renato Fraga
08/10/2012, 12:43
Em um belo jeep Gringo o dono fez um suporte que me inspira bastante e gostaria de saber se possui outros pontos benéficos:
http://www.fototime.com/%7BB79B5740-2E7F-4E60-A028-645D86E66503%7D/sspict/640/exp=f&modt=41029.2020626736&ssdyn=1/Rear%2520almost%2520done%2520%282%29.JPG
http://www.fototime.com/%7BCD84101D-DEDA-43F7-96E0-4D8989AAAD08%7D/sspict/640/exp=f&modt=41029.202072257&ssdyn=1/rear%2520shocks%2520%282%29.JPG
Excluíndo-se o fato de as molas estarem posicionadas por fora do chassis, claro!
[]'s ansioso para começar a modificar o Jeep!
Pesquise usando "Missing link suspension" como palavra chave e vai encontrar algo bem interessante, já que você visualizou vantagem nesse arranjo:
http://www.billjohn.com/articles/susp_steering/cjs/images/golong46.jpg
Veja maiores informações neste link:Going Long - CJ Spring Packs Up Front (http://www.billjohn.com/articles/susp_steering/cjs/goinglong.htm)
http://i185.photobucket.com/albums/x228/daviswt/010-5.jpg
http://www.rocky-road.com/media/hiers.jpg
Veja maiores informações neste link:Samurai Missing Link:*The Original Samurai Missing Link (http://www.rocky-road.com/samurai-missing-link.html)
Acaba sendo uma maneira inteligente de aumentar o entre eixos do carro, sem necessariamente alongar o chassi, permitindo a adoção de lâminas mais longas, que trabalham bem melhor, além de ter um jumelo articulado integrado.
Dependendo do que se deseja fazer, o suporte fixo da mola ao chassi nem precisa ser alterado. Em outros casos, tanto o suporte fixo tanto o suporte do jumelo original podem ser mantidos.
Curiosamente, é uma solução muito encontrada em Suzukis.
Abração a todos
Renato Fraga
08/10/2012, 13:00
Amigos Jeepeiros....
Um abraço.
A maior vantagem da mola da Toyota em relação à mola original do Jeep, é justamente o fato dela ser mais longa.
Todo sistema de suspensão por feixes de molas, quanto mais longa for a lâmina, melhor é o trabalho.
Usar uma mola encurtada, tal como sugerido, vai deixar a suspensão dura demais e com curso ridículo.
Por outro lado, a alteração dos suportes é muito ais necessário não pelo comprimento das molas, mas sim pela sua largura, que é bem maior que a mola original do Jeep.
Abraços
Pesquise usando "Missing link suspension" como palavra chave e vai encontrar algo bem interessante, já que você visualizou vantagem nesse arranjo:
Veja maiores informações neste link:Going Long - CJ Spring Packs Up Front (http://www.billjohn.com/articles/susp_steering/cjs/goinglong.htm)
Veja maiores informações neste link:Samurai Missing Link:*The Original Samurai Missing Link (http://www.rocky-road.com/samurai-missing-link.html)
Acaba sendo uma maneira inteligente de aumentar o entre eixos do carro, sem necessariamente alongar o chassi, permitindo a adoção de lâminas mais longas, que trabalham bem melhor, além de ter um jumelo articulado integrado.
Dependendo do que se deseja fazer, o suporte fixo da mola ao chassi nem precisa ser alterado. Em outros casos, tanto o suporte fixo tanto o suporte do jumelo original podem ser mantidos.
Curiosamente, é uma solução muito encontrada em Suzukis.
Abração a todos
Hummmm, interessante! :pensativo:
Realmente nesses links explicam muita coisa! Boa indicação!
Vejo vantagem nesse sistema para aumentar a distância entre eixos e instalar a mola da Bandeirantes(130cm) de uma forma diferente na traseira.
{}'s estudando modificações!
ei pessoal da pra por as molas da pampa no jeep??????????????????
Renato Fraga
30/10/2012, 16:41
Amigos, gostaria de um opinião de vocês:
Estou ajudando um amigo a colocar os molejos de Toyota no CJ5 dele, e pintou uma dúvida que quase deu briga.
Fomos a um posto de molas aqui da cidade, e o cara disse que tinha os molejos e que já tinha instalado em mais de um Jeep.
Pedi para ele mostrar os molejos, fotos do serviço, etc etc, e observei que ele usou os 4 molejos dianteiros da Bandeirante.
Até onde sei, isso é necessário fazer apenas no CJ3. No CJ5, usa-se na traseira, os traseiros da Toyota, não é????
Pois o cara insistiu comigo, bateu boca comigo, quase me agrediu só porque eu disse que não era assim, heheheheh
Disse que não tem espaço no chassi, etc etc etc.
Confesso que já vi mais de um Jeep com essa adaptação e em todos os CJ5 os molejos dianteiros eram diferentes dos traseiros.
O pior é que meu amigo agora está na dúvida e fica me questionando.
Preciso usar a experiência da galera aqui para fundamentar minha opinião.
Abraços a todos e aguardo informações.
Elmer_Jeep
30/10/2012, 16:55
Estou ajudando um amigo a colocar os molejos de Toyota no CJ5 dele, e pintou uma dúvida que quase deu briga.
Fomos a um posto de molas aqui da cidade, e o cara disse que tinha os molejos e que já tinha instalado em mais de um Jeep.
Pedi para ele mostrar os molejos, fotos do serviço, etc etc, e observei que ele usou os 4 molejos dianteiros da Bandeirante.
Até onde sei, isso é necessário fazer apenas no CJ3. No CJ5, usa-se na traseira, os traseiros da Toyota, não é????
Pois o cara insistiu comigo, bateu boca comigo, quase me agrediu só porque eu disse que não era assim, heheheheh
Confesso que já vi mais de um Jeep com essa adaptação e em todos os CJ5 os molejos dianteiros eram diferentes dos traseiros.
Renato, muito antes de criarem os "kits" prontos pro Jeep eu instalei feixes de band no meu CJ5 em 1998, optamos por usar 4 jogos dianteiros, nunca tive problemas, o Jeep roda até hoje atualmente spoa com chassi alongado e pneus 40". Os kits vendidos pelas lojas vem assim, com 4 feixes dianteiros da band (110mm de comprimento) creio que por uma questão de simplificação.
Os feixes trazeiros da band medem 130mm e cabem perfeitamente no chassi do CJ5, o procedimento de adaptação é o mesmo e da pra manter o entreeixos original também já adaptei em alguns aqui.
Não preciso nem te dizer qual a melhor configuração pois essa parte vc tira de letra.
[]'s
Lúcio Fuentes
30/10/2012, 17:34
Olá Renato,
Quando pus as molas da Band no meu CJ foram as 4 dianteiras, ficou bom, mas tive a oportunidade de por as molas traseiras na traseira do Jeep, ai a mudança foi enorme ficou excelente, agora só falta trocar os amortecedores pelos da ranger!
Renato Fraga
30/10/2012, 18:00
Poxa Elmer e Lúcio, obrigado pelas respostas imediatas.
É foda quando você tem uma convicção e ficam te colocando em xeque.
Mas já tenho tudo o que preciso para seguir adiante com a reforma do Jeep.
Vou insistir nos molejos traseiros da Band.
Abração
eliasFerreira
30/10/2012, 20:37
Pessoal, só pra ter certeza, seria o feixe traseiro, da Fabrini, com o código J-TY0403-FX ?
Elmer_Jeep
30/10/2012, 20:57
Acho q vc digitou a referencia errada, listei os dianteiros que usam bucha de 35mm, os códigos abaixo são todos compatíveis:
J-TY0430-FX
J-TY0440-FX
J-TY0444-FX
J-TY0448-FX
[]'s
Pessoal, só pra ter certeza, seria o feixe traseiro, da Fabrini, com o código J-TY0403-FX ?
Elias, instalei em meados deste ano, o código do feixe traseiro da fabrini é J-TY0426-FX.
Quando fui comprar não o achava em nenhum lugar, liguei para a Fabrini para conseguir descobrir quem tinha os feixes e aí sim comprá-los.
Aliás, esta foi a justificativa do pessoal das molas ff para que os kits atuais não fossem vendidos com as molas traseiras fabrini que, segundo ele, estão virando moscas brancas.
Encontrei as molas na Outro Preto (011) 3186-5100 (tel:%28011%29%203186-5100), quem me atendeu foi o WELLINGTON.
A propósito, as molas dianteiras da band são mais curtas do que as traseiras originais do CJ5.
Abs
Renato Fraga
30/10/2012, 23:07
Pois é, pesquisando encontrei um monte de medidas....
J-TY0401-F 118 mm
J-TY0403-F 216 mm
J-TY0405-F 132 mm
J-TY0407-F 166 mm
J-TY0424-F 106 mm
J-TY0426-F 230 mm
J-TY0428-F 170 mm
J-TY0430-F 106 mm
J-TY0432-F 170 mm
J-TY0440-F 163 mm
J-TY0442-F 185 mm
378302
Para quem quiser se divertir...
Acabei de ver que a diferença entre este feixe citado e o que eu utilizei é a quantidade de lâminas. No que utilizei o feixe é composto por 6 laminas enquanto o J-TY0403-FX é composto po 3 lâminas. Ou seja, Elias você está correto, pode ir deste mesmo, pelo menos no meu caso estou com 3 lâminas e não com as 6...
Abraços,
João Pacheco
21/06/2013, 07:47
[]'s
Bom dia, estou adaptando molas traseiras da band na traseira do jeep e surgiu uma dúvida, minhas molas novas vierao com a medida de 123cm de centro a centro, parece bem arqueadas.
Queria saber se uso a mesma medida de 127 de centro a centro dos suportes?
Um abraço, e obrigado a todos pelas boas informações contidas no fórum....
Elmer_Jeep
21/06/2013, 09:21
Bom dia, estou adaptando molas traseiras da band na traseira do jeep e surgiu uma dúvida, minhas molas novas vierao com a medida de 123cm de centro a centro, parece bem arqueadas.
Queria saber se uso a mesma medida de 127 de centro a centro dos suportes?
Um abraço, e obrigado a todos pelas boas informações contidas no fórum....
A distância entre os suportes é a mesma que já falei acima, é a mesma medida que usei no meu Jeep, na F75 do meu pai e em outras viaturas que também já instalei feixe traseiro de band.
Pra saber a medida do feixe não pode medir em linha reta de centro a centro, tem que medir acompanhando a curvatura da mola mestre. Verifique os tamanhos na tabela abaixo e confira no feixe que vc tem.
[]'s
João Pacheco
21/06/2013, 19:59
Obrigado Elmer, estava encontrando dificuldade por não saber medir a mola tava medindo em linha reta haha.
Ja estou no final da adaptação das molas traseira, depois vou para dianteira.
valew.
F-75 DudaRenner
15/07/2013, 21:30
Elmer, boa noite!!!
Pergunto, esses kits prontos vendidos pela Gama4x4 são bons, dão um bom curso de suspensão se montados com jumelos revolver? Obrigado
Abraço
vavarusso
16/07/2013, 09:13
Meu caro Elmer para a colocação do feixe de molas da band, na a fixação dos suportes ao chassi, devemos sempre tomar por base os suportes fixos e fazer algum tipo de compensação nos suporte que vão os jumelos??
Elmer_Jeep
16/07/2013, 15:28
Elmer, boa noite!!!
Pergunto, esses kits prontos vendidos pela Gama4x4 são bons, dão um bom curso de suspensão se montados com jumelos revolver? Obrigado
Abraço
Semana passada recebi um kit desse pra instalar no CJ5 de um cliente aqui e não gostei.
Os feixes são da Band antiga(olhal fino), veio um jogo de buchas de pu amarelo(que estragam mais rápido), vem com jumelos altos(que deixam a suspensão dura) e se pretende usar com revolver pode esquecer pois os suportes que acompanham o kit não permitem montagem de jumelo revolver...
Elmer_Jeep
16/07/2013, 15:32
Meu caro Elmer para a colocação do feixe de molas da band, na a fixação dos suportes ao chassi, devemos sempre tomar por base os suportes fixos e fazer algum tipo de compensação nos suporte que vão os jumelos??
O que deve se tomar por base é a linha de centro dos eixos, o ponto de referência seria o batente de borracha, se tentar alinhar aproveitando a furação dos suportes originais vai mudar o entreeixos, a não ser que tenha intenção e espaço na caixa de rodas pra deslocar os eixos aumentando o entreeixos.
Espero ter ajudado.
[]'s
M-Beltrame
30/08/2013, 12:57
Com quantas laminas vcs estão andando?
Meu jeep é leve carroceria de fibra e motor 4cil, oque vcs indicão?
Pensei em usar a mola mestra e a segunda menor, só!
Hoje ele esta com a mestra, a que é do mesmo tamanho da mestra e a segunda menor, TA UM PAU.
Abraços
Tenho a mesma duvida, o meu tem as mesmas molas, com SPUA, jumelos atras, 8cm. Amortecedores originais. quais molas devo deixar? E os amortecedores, devo trocar por um de dupla ação como os trazeiros da Ranger?preciso mudar o ponto de fixação dos amortecedores tazeiros ou posso deixar os pontos originais?
chinelao4x4
02/09/2013, 10:44
Bredran .
colega, tentei mandar uma msg pessoal pra vc mais não sei porque não dá e mesmo add como amigo...
Vi que vc mora aqui perto, em S j r preto , eu estou em ap taboado , se precisar de algo, eu estou sempre por ai. eu troquei as minhas, coloquei toy sem SPOA ?
Tambem queria saber uma coisa, aqui na minha cidade não tem trilha , e nem mesmo companheiros !!, como esta ai em rio preto ?
tenta me add aqui no forum ou email ( reinerbergmann@bol.com.br )
abrçs
M-Beltrame
02/09/2013, 19:16
Fui no moleiro e mandei deixar a mola mestre e as duas menores( só saiu a contra mestre).
Ele e o mecanico falaram que ficou perigoso, pois como a contra mestre saiu se a mola mestre quebrar estou na "roça"...
Esta perigoso mesmo?
O jeep ainda não rodou, quando andar falo como ficou!
Abraços
pedro bonadio
02/09/2013, 19:28
A mola que deixa o conjunto dura é a última, a menor. Ela é pra carga... Todo Jeep pode tirar, o problema é que ai a suspensão fica mais baixa. A mestre e contra mestre sempre tem que estar no molejo.
M-Beltrame
02/09/2013, 19:32
To SPOAndo, a mola vai ficar reta com jumelo pequeno.
O problema é o peso do meu jeep...
Abraços
pedro bonadio
03/09/2013, 12:33
Melhor ainda...
Willian Del Piero Rocha
08/09/2013, 10:20
Galera,meu jeep já está com molas de toy, 3 laminas ,mas à algum tempo começou um barulho em baixo do jeep que ocorre sempre quando passo por trepidações no asfalto ou quebra molas(rodo pouquissimo com o jeep),barulho de ferro batendo em ferro.Levantei o jeep pelo lado do barulho(esquerdo,trazeiro) e apoiei pelo chassis,deixando o eixo sem carga,e ví que a mola contra mestra está um pouco separada da mestra,e com a mão da para empurrar ela de encontro a mestra,ocasionando as pancadas,tirei umas fotos para ver se visualizam melhor.Como resolver isso???429842429843429844
Elmer_Jeep
08/09/2013, 22:29
Acho difícil o barulho ser ai, normalmente as laminas se afastam mesmo. Já vi gente que usa espaçadores de nylon que vem originalmente nos feixes da S10 ou fitas de borracha do feixe traseiro do fiat uno.
Verifique se não há alguma trinca no chassi que faz esse barulho quando a suspensão movimenta.
[]'s
Fui no moleiro e mandei deixar a mola mestre e as duas menores( só saiu a contra mestre).
Ele e o mecanico falaram que ficou perigoso, pois como a contra mestre saiu se a mola mestre quebrar estou na "roça"...
Esta perigoso mesmo?
O jeep ainda não rodou, quando andar falo como ficou!
Abraços
Murilo,
Isso fica perigoso mesmo, uma vez quebrou a mestra do uma Rural que eu tinha, e eu não percebi, a contra mestra segurou o conjunto porém fazendo um barulho enorme e eu não sabia o que era. Quando de repente...
hehehe! o eixo dianteiro saiu de debaixo da Rural, tomei um tranco violento da direção que me jogou contra a porta e ela tombou. Isso a uns 10Km/h. imagina se eu estivesse na pista...
Deixa as três maiores, E aumenta o ângulo do jumelo, pelo menos 45°, na traseira usa as molas da Pick-up Toy com 1300mm na mesma configuração, fora isso, 4link.
Abraço!
M-Beltrame
11/09/2013, 14:43
Murilo,
Isso fica perigoso mesmo, uma vez quebrou a mestra do uma Rural que eu tinha, e eu não percebi, a contra mestra segurou o conjunto porém fazendo um barulho enorme e eu não sabia o que era. Quando de repente...
hehehe! o eixo dianteiro saiu de debaixo da Rural, tomei um tranco violento da direção que me jogou contra a porta e ela tombou. Isso a uns 10Km/h. imagina se eu estivesse na pista...
Deixa as três maiores, E aumenta o ângulo do jumelo, pelo menos 45°, na traseira usa as molas da Pick-up Toy com 1300mm na mesma configuração, fora isso, 4link.
Abraço!
Fala Kako!
Vc viu o jeep?
Vou colocar a contra mola de volta e arquear um pouco as molas, assim o angulo do jumelo vai melhorar tb.
Ainda bem que vc estava devagar.
Abraços
Willian Del Piero Rocha
11/09/2013, 22:02
Acho difícil o barulho ser ai, normalmente as laminas se afastam mesmo. Já vi gente que usa espaçadores de nylon que vem originalmente nos feixes da S10 ou fitas de borracha do feixe traseiro do fiat uno.
Verifique se não há alguma trinca no chassi que faz esse barulho quando a suspensão movimenta.
[]'sElmer,hoje que consegui um tempinho e animo para entrar embaixo do jeep e achei uma solda partida(bem mal feita por sinal), é a solda que une a longarina do chassi a ultima travessa,a que apoia os calços da carroceria.Se eu conseguir eu tiro umas fotos para mostrar.Agora é tentar soldar sem tirar a carroceria,acho que soltando os calços traseiros e os do meio,consigo levantar a carroceria o suficiente para corrigir a solda,,por baixo é fácil. Por enquanto obrigado pela ajuda.
Fala Kako!
Vc viu o jeep?
Vou colocar a contra mola de volta e arquear um pouco as molas, assim o angulo do jumelo vai melhorar tb.
Ainda bem que vc estava devagar.
Abraços
Murilo,
Pior que eu vi, hehehe, ficou feio o negocio!
O meu vou deixar com o kit original mesmo, Colocar o Jeep para rodar, e partir para o 4link, com os amortecedores do Marcel e tirar as molas de vez.
Abraço!
Kako
M-Beltrame
14/09/2013, 09:21
Pô, feio não, calma ae...
Ta horrível hahahaha:mrgreen:
Mandei MP!
Abraços
LUIS OTAVIO
25/09/2013, 09:21
Pessoal, coloquei feixe de molas de toyota no CJ5 e estou com problemas para utilizar o cambão. Quando coloco o cambão do Jeep no engate ele não faz curva. Eu viro para um lado e as rodas do jeep vira para o outro. É um CJ5 72. Isto aconteceu depois que coloquei o feixe de molas da toyota. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.
Elmer_Jeep
25/09/2013, 09:34
Pessoal, coloquei feixe de molas de toyota no CJ5 e estou com problemas para utilizar o cambão. Quando coloco o cambão do Jeep no engate ele não faz curva. Eu viro para um lado e as rodas do jeep vira para o outro. É um CJ5 72. Isto aconteceu depois que coloquei o feixe de molas da toyota. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.
O problema é porque vc não fez correção de caster.
Leia o tópico abaixo que começa com um relato semelhante ao seu e lá vc vai encontrar a solução:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/17263-erro-ao-colocar-molas-da-band.html
[]'s
chinelao4x4
25/09/2013, 10:48
tive este mesmo problema , mais foi referente ao alinhamento das longarinas, depois de de reforçado e alinhado o chassis na medida exata do cj , pois estava meio torto e tal...o cambão deu diferença qud deitado , na posição de engatar, tive que cortar o cambão e alinhar ele tambem , o engate tem que ficar bem na metade do jeep , no meu caso ainda faltou uns milimetros e qud vira demora um pouco pra alinhar as rodas , dá uma conferida nisso, o engate do cambão em posiçao de engatar tem que ficar no meio certinhu !!.
abrçs
Sergio c
25/09/2013, 11:03
O Luis, o teu jeep não está muito alto em relação ao cambão????. É muito estranho isso.....
LUIS OTAVIO
25/09/2013, 13:48
Obrigado pela dica Elmer, vou verificar. O meu mecânico está querendo colocar uns cálcios para abaixar a ponta do direfencial. Caso tenha resultado positivo aviso a vocês, inclusive com fotos. Grande abraço.
LUIS OTAVIO
25/09/2013, 13:51
Boa Chinelao, mas acho que está bem no meio mesmo. Mas vou verificar este detalhe. Abs e muito obrigado pela resposta.
Elmer_Jeep
25/09/2013, 14:52
Obrigado pela dica Elmer, vou verificar. O meu mecânico está querendo colocar uns cálcios para abaixar a ponta do direfencial. Caso tenha resultado positivo aviso a vocês, inclusive com fotos. Grande abraço.
Não vai resolver, leia o tópico e mande fazer a coisa certa, talvez o seu mecânico nem saiba que isso é possível, já peguei muito Jeep com esse problema e foi resolvido somente corrigindo o cáster.
[]'s
Willian Del Piero Rocha
25/09/2013, 21:13
Luis,por acaso o kit que vc montou está com jumelos grandes,pois acho que o problema pode estar aí....
LUIS OTAVIO
26/09/2013, 12:43
Fala Willian blz?. Está sim, com jumelos grandes.
Willian Del Piero Rocha
26/09/2013, 17:00
Luis,o meu jeep tinha susp. original,e andava no towbar(cambão) tranquilo.Coloquei o kit toyota com os jumelos altos(jumelão) e não anda mais no towbar. Em tudo que lí sobre kit toyota,como os tópicos que o Elmer falou(sem puxar o saco,grande conhecedor do assunto) ví que esses jumelos altos trazem muito mais problemas do que benefícios.Como no meu caso não deixarão os jumelos ficar com os 45° recomendados.E o conforto não melhorou muito.Só estou esperando ter um pouco mais de tempo que vou trocar esses benditos.Eles alteram o ângulo do caster.
cristiano
21/11/2013, 12:00
[]'s
Gostei Elmer! Estava buscando uma solução para não parar o CJ5 por muito tempo.
Você trocou os berços/sapata nesses primeiros 5 anos? ou fez somente no momento de spoar já que ia ter que mexer na posição deles mesmo.
cristiano
21/11/2013, 12:33
Gostei Elmer! Estava buscando uma solução para não parar o CJ5 por muito tempo.
Você trocou os berços/sapata nesses primeiros 5 anos? ou fez somente no momento de spoar já que ia ter que mexer na posição deles mesmo.
Ainda estou lendo o tópico todo, bem extenso, mas já encontrei um lugar ontem você fez um pequeno recorte na carcaça do diferencial para aproveitar as sapatas/berços originais.
Abração
andreaccorsi
12/03/2014, 19:27
Fala pessoal, comprei um kit dianteiro do feixo de mola da toyota, na loja me informaram q nao precisava alongar o chassi, o topico esta bem extenso mais estarei vendo ele todo e depois postarei duvidas na instalação
Elmer_Jeep
13/03/2014, 09:47
Fala pessoal, comprei um kit dianteiro do feixo de mola da toyota, na loja me informaram q nao precisava alongar o chassi, o topico esta bem extenso mais estarei vendo ele todo e depois postarei duvidas na instalação
Não precisa mexer no tamanho do chassi, esse tópico aqui já tem 11 anos e ninguém nunca precisou alongar o chassi pra instalar estes feixes, basta pegar a medida correta da distância entre os suportes e manter o eixo centralizado na caixa de rodas que não vai ter dificuldade pra adaptar.
[]'s
Willian Del Piero Rocha
13/03/2014, 13:00
André ,siga o que o Elmer falou e dá tudo certo . . .Só te pergunto se o kit veio com jumelos altos (14 cm entre os furos) ,o meu vei com esses bichos e na montagem os mexanicos não corrigiram o cáster , , ,resultado ,o meu jeep parou de voltar o volante e não andava mais no tow bar ,sem contar que o jumelo ficou quase vertical ,e o jeep ficou pulando e dando pancada seca ,trincou a solda da ultima longarina até. Corrigi refurando (alguns não gostam ,mas não vejo o porque) e deixando com 9 cm entre os furos, melhorou muito a suspensão ,a direção melhorou um pouco ,não testei no tow bar ainda. No tópico tem falando sobre isso ,vai ter que gastar os olhos para ler tudo . . .Abç
Willian Del Piero Rocha
13/03/2014, 13:14
André ,só para te facilitar ,vai lá na página 48 em diante que tem uma conversa sobre esse jumelo grande . . .
andreaccorsi
13/03/2014, 22:06
Vlw gente, consegui instalar o kit, falta reforçar as soldas, estou terminando de montar td pra ver como vai ficar, vou tentar postar algumas fotos aqui para facilitar as observações, a principio os jumelos sao grandes e ficou com angulo menor que 45 graus, mais nao ficou vertical, o lado esquerdo ficou um pouco mais baixo, ainda nao sei o pq, juntou ainda com uma inclinação da carroceria deixando bem visível a frente torta, nao lembro o que é caster mais vou verificar... acredito q seja problema na traseira mais dai é outra história kkk
Vlw gente, consegui instalar o kit, falta reforçar as soldas, estou terminando de montar td pra ver como vai ficar, vou tentar postar algumas fotos aqui para facilitar as observações, a principio os jumelos sao grandes e ficou com angulo menor que 45 graus, mais nao ficou vertical, o lado esquerdo ficou um pouco mais baixo, ainda nao sei o pq, juntou ainda com uma inclinação da carroceria deixando bem visível a frente torta, nao lembro o que é caster mais vou verificar... acredito q seja problema na traseira mais dai é outra história kkk
Fala ai André
ficou torto ?
tudo indica que deve ser chassi desalinhado.
Cáster não é na traseira e sim na dianteira, é o ângulo de 3º(jeep willys) que eixo tem em relação ao solo.
Leia este tópico aqui que tem algumas aulinhas sobre isso.
Abraço.
Fala ai André
ficou torto ?
tudo indica que deve ser chassi desalinhado.
Cáster não é na traseira e sim na dianteira, é o ângulo de 3º(jeep willys) que eixo tem em relação ao solo.
Leia este tópico aqui que tem algumas aulinhas sobre isso.
Abraço.
OPS... o tópico
Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/17263-erro-ao-colocar-molas-da-band.html)
juleymar73
14/03/2014, 00:19
OPS... o tópico
Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/17263-erro-ao-colocar-molas-da-band.html)
Linsmar , com essa complicação to pensando em desistir desse negocio de molas de Band , tava ate animado em compra esse kit mais como aqui não tem gente que sabe fazer as coisas eu terei que fazer eu mesmo , masi desse geito nem eu vou conseguir ,:parede:
andreaccorsi
14/03/2014, 01:07
Já coloquei as rodas e desci do toco o Saltitão, depois mando como ficou os jumelos...Consegui entender mais ou menos sobre o cáster, amanha cedo irei fazer as medições...Agora estou entendendo o pq do jumelo pequeno ou grande, vou dar uma relida nos posts sobre isso tb para se for preciso acertar esse caster... Mais acredito q esteja torto devido a suspensão traseira estar cansada tb, mais jah foi quase 900 nessa brincadeira de começar a mexer no Saltitão, a parte traseira só daqui uns 4 meses, antes ainda pretendo instalar o High Steel ou fazer uma adaptação parecida só para calçar o terminal de direção mais adequadamente...amanhã cedo vou tentar terminar de montar e sangrar os freios pra testar...Não to conseguindo anexar as fotos, assim q possível eu mando...
Willian Del Piero Rocha
14/03/2014, 08:15
André ,reclamando que já foi quase 900 conto rsrsrsrs ,quando chegar nos 5000 contos vc vai parar de contabilizar ,minha pastinha com as notas e anotações de gastos está guardada faz tempo ,quando não tem no que mexer ,"nóis" inventa ,esse fim de semana como não vou andar ,vou pintar as rodas de preto ,quanto a suspensão ,mexer atrás (do jeep bem entendido hem!!)é mais fácil, mande as fotos .Abç.
andreaccorsi
14/03/2014, 09:21
Dei uma volta no Saltitão e ficou mais ou menos, conferi o caster e pelo que entendi ta 3 graus contrario do sentido correto, nao tenho mta pratica com soldas entao vou devagar, vou tentar acertar girando a bola dos munhoes, postarei no topico dos erros ao intalar feixe da toyota, hj vou tentar acertar a barra de direção e completar as soldas, a distancia dos amortecedores ficaram identicas, a carroceria q esta torta...