Ver Versão Completa : Molas de Toyota no CJ
Carlos Alberto da Silva
25/02/2008, 11:34
Ola , coloquei no meu gostei muito do resultado, o jeep ficou mais firme
Carlos Bernardo
25/02/2008, 11:36
No meu Jeep CJ-5 uso as molas do Band SPOA.
A princípio elas estavam com 4 lâminas por feixes. O Jeep ficou muito estável, porém muito duro. Como ele está na oficina fazendo 1001 coisas pedi pra tirar 1 lâmina de cada feixe e colocar os amortecedores Turbo Gás para ver se ele ganha em conforto.
Essa é a minha experiência...
Ricardo Baldessar
25/02/2008, 16:07
No meu tb uso 4 lâminas e ficou duro. Estou com o BF ainda, e acredito q para essa configuração 3 lâminas deva ser o ideal.
Carlos Bernardo
25/02/2008, 16:24
No meu tb uso 4 lâminas e ficou duro. Estou com o BF ainda, e acredito q para essa configuração 3 lâminas deva ser o ideal.
Pelo o que eu ando pesquisando por aí é sim. Agora só vou ter certeza quando meu Jeep estiver pronto para rodar. Isso lá pelos meados de 2018 no andar da carroagem.
renatosapulha
25/02/2008, 16:32
Ola galera, instalei recentemente (semana passada) os feixes de mola da toy no cj5, e estranhamente eles ficaram mais duros q a suspencao original... e estao com muito pouco curso... estranho neh? o q pode ser?
A configuracao do meu jeep:
Motor bf161;
spUa;
molas toy (kit da tratorgama) original toy;
eixo dianteiro montado com jumelos pra frente;
eixo traseiro montado com jumelos pra tras;
dianteiro e traseiro montados com 3 laminas;
amortecedor traseiro da ranger97 nas 4 rodas;
pneu fate 750R16; futuros 33"R15 offset-33;
Coisas estranhas q estao acontecendo q podem fazer diferenca:
- Os jumelos q vieram no kit sao um pouco maiores q os originais da toy;
- Quando tirei a 4a lamina pra montar soh as 3 maiores, vi q as laminas estavam coladas uma na outra, acho q eles pintaram e jah montaram...
- Quando subo um obstaculo nao muito grande com uma roda (tipo umas 2x a altura de uma calcada por exemplo) a outra perde aderencia... isso significa q tah com pouquissimo curso de susp neh?
Alguem ai pode me ajudar por favor?
Abracos amortecidos endurecidos...heh
R
Jack Jipeiro
25/02/2008, 16:37
Gostaria de saber a opinião daqueles que trocaram o feixe de molas do CJ5 pelo feixe do toyota bandeirantes. Principalmente, se o Cj fica realmente mais macio e se em termos de conforto vale a pena a mudança ?
Em termos de conforto acho que perde um pouco, no meu caso ficou extremamente duro, parece um pedaço de pau no lugar das molas, mas pelo menos não to raspando mais meu cotovelo nas curvas mais acentuadas, tava quase colocando aquela roupas de motoqueiro para andar de jipe de tanto que o bicho deitava.:mrgreen::mrgreen:
Pode ser pelo fato das molas estarem novas...
Abraços...
Carlos Bernardo
25/02/2008, 16:45
Felipe, vc está usando quantas lâminas por feixe? 4?
Ola , coloquei no meu gostei muito do resultado, o jeep ficou mais firme
Tenho ouvido falar que fica macio, que fica duro (talvez fosse melhor usar a palavra "rígido"), que fica firme, e sei lá mais o que. Acho que só mesmo experimentando um Jeep com essas molas é que eu vou saber ao certo. Nesse caso... na próxima vez que você aparecer lá em Saquarema , Carlos Alberto, se for possível gostaria de dar uma voltinha no teu Jeep para comparar. Trocamos de Jeeps e trocamos nossas impressões depois aqui no fórum. AGORA... que o meu é... "rígido", ah, isso não se discute !
Carlos Bernardo
26/02/2008, 13:13
Opa! O meu também é rígido!
Carlos Alberto da Silva
26/02/2008, 14:19
Tenho ouvido falar que fica macio, que fica duro (talvez fosse melhor usar a palavra "rígido"), que fica firme, e sei lá mais o que. Acho que só mesmo experimentando um Jeep com essas molas é que eu vou saber ao certo. Nesse caso... na próxima vez que você aparecer lá em Saquarema , Carlos Alberto, se for possível gostaria de dar uma voltinha no teu Jeep para comparar. Trocamos de Jeeps e trocamos nossas impressões depois aqui no fórum. AGORA... que o meu é... "rígido", ah, isso não se discute !
ola Juliot. como vc vil so to esperando chegar os feixos dianteiros chega esta semana, e vou aproveitar para colocar o eixo flutuante na trazeira, ai marcamos para vc ver como ficou, adaptei em outro jeep o kit completo so que com os jumelos simples, o jeep ficom mais firme. a diferença que o meu vai ter os 4 jumelos articulados.
ola Juliot. como vc vil so to esperando chegar os feixos dianteiros chega esta semana, e vou aproveitar para colocar o eixo flutuante na trazeira, ai marcamos para vc ver como ficou, adaptei em outro jeep o kit completo so que com os jumelos simples, o jeep ficom mais firme. a diferença que o meu vai ter os 4 jumelos articulados.
pois é, Carlos Alberto... o que significa "firme" ? Quando li a primeira vez sobre a instalação de molas de Toyota no CJ pensei que o resultado era uma suspensão mais macia, mole, ou mais confortável. Eu preciso dar uma volta em outros Jeeps, com molas normais e molas de Toyota, para descobrir as diferenças. Sábado estarei em Saquarema... abraços.
cesarsouza
27/02/2008, 22:33
Para quem sua o jipe mais para passeios e trilhas leves, qual é o melhor kit ?
pcervieri
27/02/2008, 22:37
Qual seria o mais indicado para dar mais estabilidade ao jeep?
To fazendo um jeep pra participar de alguns raids e de vez em quando tem que dar uma esticadinha ne
Carlos Bernardo
27/02/2008, 22:37
Pra passeios e trilhas leves eu continuaria usando as molas originais por baixo dos eixos.
Agora depois que vc começa a fazer trilhas leves a cabeça vai mudando....vai querendo ir um pouquinho mais longe.....querendo passar no atoleiro que é um pouquinho mais fundo.....ir do lado que a erosão é um pouquinho mais funda.....e pronto.
Quando vc se der por si já é hora de Spoar com molas de Toy e meter uns 33...
Carlos Bernardo
27/02/2008, 22:42
Qual seria o mais indicado para dar mais estabilidade ao jeep?
Eu iria de molas de Toyota com as 4 lâminas.
As minhas estão assim, por cima do eixo e o carro é estúpidamente estável.
Aliás meu Jeep spoa está mais estável que a grande maioria dos Jeeps que andam por aí spUa com aqueles jumelos giganteeeeeeescos e péssimos.
Elmer_Jeep
28/02/2008, 09:46
Aliás meu Jeep spoa está mais estável que a grande maioria dos Jeeps que andam por aí spUa com aqueles jumelos giganteeeeeeescos e péssimos.
Qualquer spoa desde que bem feito(e com feixes novos) fica muito melhor que spua com feixes velhos, buchas detonadas e os famosos jumelões...
Carlos, vc manteve os eixos originais ou instalou modelos mais largos (rural/F75) ?
[]'s
cesarsouza
28/02/2008, 11:56
Então quer dizer que as molas da Toy não melhoram a suspensão do CJ para passeios, deixando mais estável e macio ?
Elmer_Jeep
28/02/2008, 12:05
Cesar, já leu os relatos nas outras páginas desse tópico ?
Não falamos de benefícios somente em trilhas.
[]'s
Carlos Bernardo
28/02/2008, 14:55
Qualquer spoa desde que bem feito(e com feixes novos) fica muito melhor que spua com feixes velhos, buchas detonadas e os famosos jumelões...
Carlos, vc manteve os eixos originais ou instalou modelos mais largos (rural/F75) ?
[]'s
Fala Elmer, seguinte, cheguei a comprar o par de eixos de Rural, mas desisti de fazer essa adaptação. Meus eixos estão a venda na Jipebras aqui em Sampa.
Na boa. Se o SPOA for feito por quem entende, com tudo do bom e do melhor como por exemplo, molas de Toyota, um bom jogo de amortecedores, uns bons pneus de pelo menos de 33 polegadas e um jogo de rodas que jogue os pneus bem pra fora não precisa de eixos de Rural não. Nem espaçadores.
É claro que com eixos de Rural o Jeep fica mais tranquilo em inclinações laterais e mais estável na estrada, mas cara, meu Jeep está muito firme na estrada. Firme mesmo, não estou usando força de expressão e nem exagerando. Na trilha ele torce muito e ainda "deita" muuuuito sem problema algum. Nunca tombei, capotei ou coisa parecida e olha que oportunidades não faltaram...rs...
Olhando meu Jeep de costas, os pneus traseiros estão + ou - 4 dedos pra fora da lata (já contando o espaço extra gerado pelo kit flutuante ENSIMEC de mais ou menos 2 cm) do Jeep. Isso já é o bastante para encarar qualquer trilha sem problema nenhum. Vou ver se posto umas fotos do Jeep assim que sair da oficina.
Ah, e outro fator que me fez desistir dessa mudança foi o fato dos meus eixos estarem muuuuito bons (meu Jeep é único dono [pai] e era carro de garagem) e também pelo fato que estéticamente não acho que CJ-5 com eixos de Rural fique bonito sem uma série de outras adaptações e mudanças, como aumento do espaço entre-eixos, pneus 35 ou 36, etc...fora dos meus planos completamente.
Abração!
ANDRÉHUFF
28/02/2008, 16:34
Fala Elmer, seguinte, cheguei a comprar o par de eixos de Rural, mas desisti de fazer essa adaptação. Meus eixos estão a venda na Jipebras aqui em Sampa.
Na boa. Se o SPOA for feito por quem entende, com tudo do bom e do melhor como por exemplo, molas de Toyota, um bom jogo de amortecedores, uns bons pneus de pelo menos de 33 polegadas e um jogo de rodas que jogue os pneus bem pra fora não precisa de eixos de Rural não. Nem espaçadores.
É claro que com eixos de Rural o Jeep fica mais tranquilo em inclinações laterais e mais estável na estrada, mas cara, meu Jeep está muito firme na estrada. Firme mesmo, não estou usando força de expressão e nem exagerando. Na trilha ele torce muito e ainda "deita" muuuuito sem problema algum. Nunca tombei, capotei ou coisa parecida e olha que oportunidades não faltaram...rs...
Olhando meu Jeep de costas, os pneus traseiros estão + ou - 4 dedos pra fora da lata (já contando o espaço extra gerado pelo kit flutuante ENSIMEC de mais ou menos 2 cm) do Jeep. Isso já é o bastante para encarar qualquer trilha sem problema nenhum. Vou ver se posto umas fotos do Jeep assim que sair da oficina.
Ah, e outro fator que me fez desistir dessa mudança foi o fato dos meus eixos estarem muuuuito bons (meu Jeep é único dono [pai] e era carro de garagem) e também pelo fato que estéticamente não acho que CJ-5 com eixos de Rural fique bonito sem uma série de outras adaptações e mudanças, como aumento do espaço entre-eixos, pneus 35 ou 36, etc...fora dos meus planos completamente.
Abração!
deixa eu fazer uma pergunta de iniciante em CJ's, quando se coloca essas molas de toyota o curso de suspenção aumenta?? aumentando esse curso não chega a escapar as luvas dos cardãs??
Elmer_Jeep
28/02/2008, 16:45
sim, o curso de suspensão aumenta, amortecedores devem ser substituídos e reposicionados, cardans também podem ser reposicionados ou redimensionados.
[]'s
Camilo JR
20/05/2008, 16:07
Opa.. tópico um pouco parado mas vamus lá.. :mrgreen::mrgreen:
Li tds os posts, cheguei a seguinte conclusão...
Vou usar 3 laminas de toy diant na dianteira do jipe
e 2 laminas de toy diant na tras do jipe
o jipe é um CJ3-B que está sendo reformado por completo
tem: motor opala 4 , caixa D-20 4 marchas
suspenção SPOA, com bloqueio de diferencial traseiro 100 % :twisted:
Guincho Ekron mecânico
Eixos de Rural
Estava rodando do dynatorque... mas preterndo colocar uns 35"
e a carroceria será de fibra..
nessa configuração a quantidade de laminas esta certa... correto ???
( é q eu to meio tonto depois de ler o topico td.. ahahahha )
abraaaçosss
se alguem kiser vou postando fts da reforma....
Camilo JR
26/05/2008, 07:51
??? alguem pode ajudar ??? antes q eu faça bestera hahahahaha
Elmer_Jeep
26/05/2008, 09:30
Camilo, 2 laminas no eixo trazeiro é muito pouco, recomendo no mínimo 3 e no seu caso com bloqueio + spoa ainda corre o risco de dar Axle Wrap (rolagem do eixo).
[]'s
Camilo JR
26/05/2008, 09:55
Camilo, 2 laminas no eixo trazeiro é muito pouco, recomendo no mínimo 3 e no seu caso com bloqueio + spoa ainda corre o risco de dar Axle Wrap (rolagem do eixo).
[]'s
Elmer, obrigado pela dica... porem o Axle Wrap já foi resolvido ( após a primeira acelerada com bloqueio, e consequentemente uma super destruição de peças :mrgreen: ) com uma barra do eixo ao chassis.... essa barra tem um nome específico q eu naum sei qual é :pensativo:.. vc com certeza sabe....
mas mesmo assim vou por 3 laminas então, pra ver como q fica e depois posto o resultado...
Obrigado .. e abraços...
Jack Jipeiro
16/07/2008, 14:58
Pessoal,
Esses jumelos articulados ou revolver que vendem por ai para CJs, servem nos feixes de Toyota??
Pois estou querendo dar um Up na suspensão do CJ???
Abraços...
Elmer_Jeep
16/07/2008, 15:40
feixe do jeep é mais estreito que da toyota, logicamente o jumelo não serve.
[]'s
Jack Jipeiro
16/07/2008, 20:23
Então, onde consigo achar jumelo articulado para toyota??
Abraços...
Carlos Alberto da Silva
16/07/2008, 21:17
Ola, Jack ve com o Afonso ou o Pedro da TT4 eles tem, o tel e 14 32311818, eu trbalho com eles aqui na minha oficina no RJ
Leonardo Raffi
16/07/2008, 21:20
De uma olhada neste site...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8573&highlight=compro+jeep
Jack Jipeiro
16/07/2008, 21:55
Valeu as dicas....
Abraços...
Elmer_Jeep
17/07/2008, 09:58
Então, onde consigo achar jumelo articulado para toyota??
Abraços...
TT4, RC4x4, Xtoys(achei esses bem legais)
[]'s
Jack Jipeiro
22/07/2008, 15:06
Pessoal, valeu as dicas...
Mais uma: Alguém saberia de qual modelo da toyota são as molas que usamos nos CJs, pois eu iria encomendar com o moleiro daqui...
Abraços...
Elmer_Jeep
22/07/2008, 16:32
Pessoal, valeu as dicas...
Mais uma: Alguém saberia de qual modelo da toyota são as molas que usamos nos CJs, pois eu iria encomendar com o moleiro daqui...
Abraços...
Catalogo de Feixes de Mola Fabrini (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42626)
Recomendo as da band 95 em diante, dianteira e trazeira respectivamente.
Jack Jipeiro
25/07/2008, 11:00
Mas dizem por ai, que usa apenas as dianteiras da Band, tanto na frente qto na trazeira do CJ, confere??
Abraços...
Jack Jipeiro
25/07/2008, 11:19
Elmer, o link que passou não abre...
Abraços...
Elmer_Jeep
25/07/2008, 12:04
aqui também não abriu nao, mas no dia que postei a mensagem testei o link, aí vai novamente: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42626
[]'s
Elmer_Jeep
25/07/2008, 12:18
aqui também não abriu nao, mas no dia que postei a mensagem testei o link, aí vai novamente: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42626
[]'s
Esse aí tá abrindo.
[]'s
Jack Jipeiro
25/07/2008, 13:45
Elmer, agora abriu...
Mas as que vendem por ai tem 4 molas, e não achei nenhum feixe com 4 molas, estranho...
Abraços...
brunoo4x4
27/07/2008, 20:31
quanto esta custando um jogo de molas completo da toyota ????
Olá este é meu primeiro post...
Tenho instalado no meu CJ os feixes da bandeirante, e o resultado foi muito bom tanto na questão do conforto quanto na do curso da suspensão. Aqui no RS tem uma mecanica que vende um Kit pronto desta suspensão, com jumelos e tudo mais só é preciso adaptá-lo ao chassis, utilizo este kit e como comentei ficou muito bom...
brunoo4x4
30/07/2008, 19:24
e dai digo?!
eh de tramandai??
Fala Bruno!
Em resposta a tua pergunta, não cara eu sou de Garibaldi, alguns amigos meus estiveram em Tramandai no passeio que teve no mes passado!!!
Cara a respeito da suspensão o Kit que tinha falado eu paguei 1200 reais, na metade do ano passado!!!
Dae Galera, ja li muito sobre molas de Toy-Band no Cj5, ja vi várias fotos e mesmo assim estou com dificuldades de acertar meu jeep, adquiri um desse kit's no garra 4x4 e instalei no meu jeep conforme o pessoal do garra me instruiu, porém não estou gostando nem um pouco do resultado, o jeep ganhou altura mas está um cepo de duro... isso que eu tirei a 3 lamina ficando assim só a mestre a segunda e a bem curta, mas não adiantou nada!!
Gostaria de saber se é realmente preciso ter aqueles jumelos enormes como vem no kit, se precisa ser o jumelo na frente no eixo dianteiro e porque um par veio mais arqueado, pois esse eu coloquei na frente e o jeep ficou impinado...
Ajuda ai galera!!!!
tenho um amigo que esta com esse mesmo problema .Eu acredito que não lhe dara conforto mas sim estabilidade.Eu hoje fui ao posto de molas para ver os feixes e tambem estou pensando em mandar fazer laminas mais grossas.
Marcos ET
10/10/2008, 20:22
... nao conheço estes kits, pois montei eu mesmo com molas originais, mas se estas tuas molas forem "cortadas" e "diminuidas" pra caber na dianteira do jeep, daih vai ficar duro mesmo.
Verifica o estado dos teus amortecedores e, se um par veio mais arqueado que outro, pode ser que todas as laminas tenham passado por aqueamento... daih tbem fica duro, pois se arquear, endurece...
Jumelos maiores com molas da band nao é saudável... vai quebrar o chassis bem na base do suporte do jumelo, melhor usar o mais curto possível DESDE QUE ele permita que a mola trabalhe completamente (se ficar muito curto, pode ser que a mola trave antes de esticar toda....)
Eu uso tres laminas por feixe... a mestre, contra-mestre e aquela que acaba na metade do caminho entre o jumelo e o suporte... pra mim, que tenho um CJ3A, nao ficou como uma suspensao de Opala, mas tá bem mais eficiente e, porque nao, um pouco mais confortável...
Lembre-se de outra coisa... se vc usa poucas molas (principalmente se tiver SPOA), pode ser que apareça o problema de axle-wrap.... verifique isso antes que, por exemplo, seu cardan saia da luva numa arrancada mais "esporte", ou que seus terminais de direção comecem a dar defeito porque estao trabalhando além da conta com o "balanço" do eixo para frente e para trás....
Todo mundo aqui fala pra colocar amortecedores a gás da Ranger... bom, quanto a isso nao sei, mas se todo mundo que usou falou que ficou muuuuito melhor, quem sabe?
Boa sorte aih!
bom ai vão meus 2 centavos
primeiro - jumelos na frente já foi bem discutido aqui e parece não ser boa opção por causa de shimmy etc, enfim
segundo - que molas arqueadas?? compensaram o suporte dianteiro arqueando mais a mola?? tá errado, tem de deixar os olhais em mesmo "plano" ou seja nào adianta ter suporte pequeno na frente se vc vai trocar o jumelo pro emio do jeep, tá muito esquisito
terceiro - qual a marca das molas, se for marca qualquer coisa já se prepara, eu suo fabrini, meu kit foi comprado no molas FF e modifiquei o kit pois do jeito que eles pedem pra instalar é simplesmente andar de carroça ou charrete...
enfim pesquise no forum tem um topico falando dos jumelos na dianteira e etc
Elmer_Jeep
11/10/2008, 11:45
Acho que esse assunto já foi discutido nas paginas anteriores, ja leu este tópico?
Bom, o Renato Sapulha estava com um problema semelhante, troquei uma ideia com ele no msn e o problema foi resolvido
Os suportes de fixação do feixe e do jumelo estavam muito distantes e quando montado o jumelo ficava na vertical, o correto é que fique com 45° de inclinação. E não tem problema se estão na frente do feixe pois meu ex CJ5 era assim e nunca tive problemas.
Portanto verifique com uma trena qual a distancia entre os suportes, meça do parafuso/pino de montagem da parte trazeira do feixe até o pino que monta o jumelo no chassi. A medida correta é de 105cm pra que os jumelos tenham a inclinação correta.
OBS: jumelos de tamanho original, ou seja, 8cm entre pinos.
[]'s
ueh eu imaginava que jumelos na frente dava shimmy ou piorava em algum ponto...
:pensativo::pensativo::pensativo:
ueh onde eu li isso?? acho que estou ficando velho
Ok vou verificar a distância entre os suportes... porém ja posso adiantar que os jumelos ficaram bem inclinados...ja os jumelos são bem grandes... mas o tamanho do jumelo não deveria interferir no molejo da suspensão... ou interfere???
Valew Elmer....
Marcos ET
13/10/2008, 09:56
Rubens! e aih? blza??
Cara... vc leu "isso" de jumelo pra frente ser problema num outro tópico... qdo começamos a falar de Kit fess e outras coisas estranhas.... eu, particularmente, acredito que a PIOR COISA que já aconteceu ao projeto dos CJ foi terem mudado os jumelos para trás do feixe dianteiro... (problemas com cardãns soltando - principalmente). Veja que Toy-Bands, Samukinhas e mais meio mundo de viaturas usam os jumelos "do lado certo", ou seja, virados para frente! o Shimmi só piora quando nao se dá manutenção nos jumelos, e eles começam a ficar bambos.....
KitiU, neste mesmo tópico que eu falei, vc vai ver que o tamanho do jumelo interfere diretamente no comportamento da suspensao... (tive a oportunidade de nao acreditar e testar "ao vivo"... e constatei que é verdade! qto maior o jumelo, pior fica.) Segue exatamente oq o Elmer falou! Usa jumelos originais (no caso, se for molas da Band, usa jumelos da Band - existe uma razão para eles terem aquele tamanho - rsrsrsrs)
Ok... Valew Marcos....
Então pelo visto tenho dois problemas na minha adaptação, os amortecedores e os jumelos...
Os amortecedores são os velhos que ja estavam no jeep, vou trocalos por novos acho que os da ranger como alguns estão usando...
E os jumelos que vieram no kit, tem 13 cm de distancia de pino a pino, e o Elmer falou que o correto é 8 cm...
E Marcos, não sei de qual tópico você ta falando, manda o link...
Forte abraço!!!!
alexrib2005
13/10/2008, 12:20
Olá este é meu primeiro post...
Tenho instalado no meu CJ os feixes da bandeirante, e o resultado foi muito bom tanto na questão do conforto quanto na do curso da suspensão. Aqui no RS tem uma mecanica que vende um Kit pronto desta suspensão, com jumelos e tudo mais só é preciso adaptá-lo ao chassis, utilizo este kit e como comentei ficou muito bom...
Qual o endereço do camarada que vende o kit pronto...
Qual o endereço do camarada que vende o kit pronto...
Alexrib2005
Eu comprei o kit de molas toy-band para jeep no site do garra4x4, paguei R$1.223,00....levou 4 dias pra chegar e deu R$ 80,00 de frete....e vem o kit completo, suportes, buchas, parafusos, jumelos, as molas, grampos de mola, etc.... antes de comprar, fiz um levantamento do preço das peças separadamente no caso de eu mesmo montar o kit... mas não vale a pena se estressar correndo atrás de cada item separado... e o unico defeito do kit é os jumelos que são muito grandes e vou precisar fazer novos mas isso é fácil e barato...
Forte abraço!
Caro Kitiu, e no implicaria os jumelos serem grandes? pois to pra adquirir um kit.
Alexrib2005
Eu comprei o kit de molas toy-band para jeep no site do garra4x4, paguei R$1.223,00....levou 4 dias pra chegar e deu R$ 80,00 de frete....e vem o kit completo, suportes, buchas, parafusos, jumelos, as molas, grampos de mola, etc.... antes de comprar, fiz um levantamento do preço das peças separadamente no caso de eu mesmo montar o kit... mas não vale a pena se estressar correndo atrás de cada item separado... e o unico defeito do kit é os jumelos que são muito grandes e vou precisar fazer novos mas isso é fácil e barato...
Forte abraço!
Rubens! e aih? blza??
Cara... vc leu "isso" de jumelo pra frente ser problema num outro tópico... qdo começamos a falar de Kit fess e outras coisas estranhas.... eu, particularmente, acredito que a PIOR COISA que já aconteceu ao projeto dos CJ foi terem mudado os jumelos para trás do feixe dianteiro... (problemas com cardãns soltando - principalmente). Veja que Toy-Bands, Samukinhas e mais meio mundo de viaturas usam os jumelos "do lado certo", ou seja, virados para frente! o Shimmi só piora quando nao se dá manutenção nos jumelos, e eles começam a ficar bambos.....
Pois é eu queria mais explicações de o porque e prejudica... estranho, eu conheço um remanescente da willys/ford que por acaso chamo de TIO (eheheh) e ele me informou que tal mudança foi por causa do comportamento e por causa dos impactos quando se pega buracos com certa velocidade...
agora fiquei bolado com isso :pensativo:
Caro Kitiu, e no implicaria os jumelos serem grandes? pois to pra adquirir um kit.
Dae Chokytu...
Tchê é o seguinte, eu optei por adaptar molas de Toy-Band em meu jeep, por tentar conseguir alguma melhoria na suspenão em termos de conforto, estabiladede e robustez...
Antes de adaptar as molas de Toy, para coneguir conforto primeiro eu tirei laminas nos feixes originais e coloquei molas helicoidais entre o eixo e o chassis ( o tal chamdo kit fes, fees, fess... sei la como escreve), desse jeito o jeep ficou macio porém fragil... quebrei 2 molas mestre! sem contar que o trabalho da supensão em valetas e erozões ficou comprometido!
Foi a partir dai que esse kit de mola Toy começou a ficar interessante pois é super robusto, o jeep ganha altura e curso na suspensão porém pra mim não ficou macio como muitos relatam que fica e quem vende promete, e isso que eu deixei somente a mola mestre e a segunda (aquela que acompanha a mestre até os suportes)
Então resolvi conversar com quem ja estava usando molas de Toy sendo aqui no forum e por e-mail, para ver o que tem de errado na adaptação que fiz..(pois adquiri um desses kit's prontos que na teoria era só adaptar e pronto tava tudo resolvido!) dae cheguei a conclusão de que, o que pode ta errado seria os amortecedores mal adaptados ou errados para tal, e os jumelos sendo que estes pelo o que o pessoal fala são muito grandes e influenciam no trabalho da suspensão, agora exatamente no que e como influencia eu não sei, só sei que vou fazer uns menores em torno de 9 cm de pino a pino, por no jeep e testar pois os que vieram no kit que eu comprei tem 13 cm!!!
Espero ter ajudado!!!! E se você resolver adaptar um desses kit's em seu jeep, eu gostei muito até recomendo, só não é plug-and-play como eu achava que fosse, então se prepara para fazer alguns ajustes, pois cada jeep é unico!
Forte abraço!!!
kitiu
ótimo saber dessa sua experiência, seria legal se vc pudesse colcoar cada estágio o que sentiu de diferenças na suspensão e até sua resolução aqui no topico pois ajudaria muito a membros novos e eu mesmo estou colocando o kit de molas da FF no meu estão comrpados ha pelo menos 1 ano e tenho jumelos da D40 que veio junto... nunca sequer testei mas como meu jeep é muito modificado nÀov ai servir de parâmetros de comparação a todos (esticado 37cm o que aumenta o conforto e estabilidade) fora os eixos de rural...
logo por favor, se tiver tmepo e saco poste o que sentiu em todas as fases de modificação e se tiver fotos todos agradecem
abraços e espero qe resolva o encalço
KitiU... ajudou pra caramba - depoimento dos mais detalhados e útil.
No caso do tal kit FES... quantas lâminas dos feixes originais você tirou ?
Será que se tu tivesses tirado um número menor não teria ficado resistente ao ponto de não quebrar as molas mestres, mas ainda teria ficado macio o suficiente para um Jeep ? Se bem que isto não melhoraria o trabalho da suspensão em valetas e erosões.
Abraços a todos...
Dae Chokytu...
Tchê é o seguinte, eu optei por adaptar molas de Toy-Band em meu jeep, por tentar conseguir alguma melhoria na suspenão em termos de conforto, estabiladede e robustez...
Antes de adaptar as molas de Toy, para coneguir conforto primeiro eu tirei laminas nos feixes originais e coloquei molas helicoidais entre o eixo e o chassis ( o tal chamdo kit fes, fees, fess... sei la como escreve), desse jeito o jeep ficou macio porém fragil... quebrei 2 molas mestre! sem contar que o trabalho da supensão em valetas e erozões ficou comprometido!
Foi a partir dai que esse kit de mola Toy começou a ficar interessante pois é super robusto, o jeep ganha altura e curso na suspensão porém pra mim não ficou macio como muitos relatam que fica e quem vende promete, e isso que eu deixei somente a mola mestre e a segunda (aquela que acompanha a mestre até os suportes)
Então resolvi conversar com quem ja estava usando molas de Toy sendo aqui no forum e por e-mail, para ver o que tem de errado na adaptação que fiz..(pois adquiri um desses kit's prontos que na teoria era só adaptar e pronto tava tudo resolvido!) dae cheguei a conclusão de que, o que pode ta errado seria os amortecedores mal adaptados ou errados para tal, e os jumelos sendo que estes pelo o que o pessoal fala são muito grandes e influenciam no trabalho da suspensão, agora exatamente no que e como influencia eu não sei, só sei que vou fazer uns menores em torno de 9 cm de pino a pino, por no jeep e testar pois os que vieram no kit que eu comprei tem 13 cm!!!
Espero ter ajudado!!!! E se você resolver adaptar um desses kit's em seu jeep, eu gostei muito até recomendo, só não é plug-and-play como eu achava que fosse, então se prepara para fazer alguns ajustes, pois cada jeep é unico!
Forte abraço!!!
Dae Rubensx tudo blz??
Pois é ta sendo uma experiêncisa e tanto... pois sou o primeiro a fazer essa adaptação (molas Toy) aqui na minha cidade, por isso venho buscar nos fóruns algumas respostas para minhas dúvidas, e por mais que ja ta tudo instalado ainda estou cheio de dúvidas, pricipalmente no porque meu jeep não ficou macio como todos falam que fica, mas como ja li quase todos os tópicos sobre essa adaptação, vou ir modificando até acertar, pois se vc ler tudo o que falam vc fica cada vez com mais dúvidas, até agora não foi entrado num concenso do tipo faz isso, isso e isso que ta tudo resolvido, pois cada um tem sua receita pra fica bom e é ai que complica as coisa, principalmente pra quem não entende muito do assunto e precisa pagar par alguém executar o serviço!!! mas vamo lá, to servindo de cobaia.....
Dae Julinot....Blz..
Cara quando eu usava os feixes originais, isso até uns 4 meses atráz, eu usava 4 laminas atráz e 5 na frente, no meu jeep o feixe completo tinha 11 laminas, e foi tirado sempre intercalado as laminas, e as molas espirais/helicoidais que eu usava, era a trazeira do gol gIII cortada no tamanho certo pra servir entre o a mola e o chassis ( a mola espiral ficava sobre a mola mestre logo apos o eixo, num suporte preso por grampos, e não em cima do eixo como esses kit's vem prontos), agora se foi esse o motivo de ter quebrado 2 molas mestre eu não tenho certeza, por que por mais que nossas trilhas não são muito pessadas, quando eu saio de casa de jeep o pau pega...
É por isso que resolvi por molas de Toy pra ver se fica mais resistente... e também por isso que desde então ainda não fiz trilha, pois quero tirar todas minhas dúvidas antes de fazer com que essas molas se arrependam de existir... hehehehe
Forte abraço!!!!!
Bah Galera...
Passei algumas horas na madrugada lendo os tópicos que tratam sobre suspensão em geral, mas li mais os que falam sobre os jumelos e me deu um nó nos pensamentos!!!
Uns dizem para por na frente do eixo, outros para por atrás do eixo
Dizem que na frente fica um pouco menos confortável, é arriscado quebrar mola por impacto em buracos, o jeep perde angulo de ataque porém não tem problema do cardan sair da luva...
Por outro lado, dizem que atrás fica mais macio, não corre o risco de quebrar mola porém no caso de molas da Toy, tem que fazer o suporte fixo maior ou mexer no angulo da bolota do eixo pra não enforcar a cruzeta, e precisa toma muito cuidado pra não cair o cardan!!!!
E agora, qual é melhor????
Vinicius_4x4
16/10/2008, 13:51
Meus centavos ..
Uso os jumelos da suspensão dianteira na frente do jeep .. molas band dianteira .. já tem uma ano e meio de muita trilha e nada de "afeto" ao jeep .. meto o pau mesmo. Até então nunca tive problemas com quebra de mola .. mas claro - jumelo pequeno. Um amigo meu já tinha um jumelo grandão e na frente, foi descer um barranco e o jumelo bateu antes no fundo e virou!
O que vejo ainda .. se vai colocar o jumelo pra trás .. o maior inconveniente é colocar espiga e luva maior .. parece que o C 10 é maior .. só vendo pra saber mesmo .. ou então dá pra aumentar na solda .. não pode?! diz aí os mais entendido!!
[]´s
Elmer_Jeep
16/10/2008, 15:09
lá vamos nós outra vez...
um amigo fez no CJ6 a receita que Eu passei.
Feixes band,
jumelos band (8cm) posicionados atras do eixo,
suportes distanciados em 105cm,
suportes frontais(montanheira) mais altos (com a mesma altura dos originais de CJ, não lembro a medida agora) e no suporte do jumelo foi utilizado um olhal retirado de uma mola mestra e soldado abaixo do chassi.
O mesmo CJ6 está com motor GM250(opala 6 cilindros pra quem nao sabe), usa 4 laminas no feixe dianteiro(feixes Fabrini) e estão quase retos, os jumelos ficaram com 45° de inclinação(parece que vão tocar no chassi quando a suspensão comprime, apenas parece), tem eixos band que os munhões foram rotacionados pra nivelar o pinhão e corrigir o caster, luva de cardan da C10(que recebe a cruzeta da C10 mais resistente e com as mesmas medidas da cruzeta original do CJ) e estria de cardan da D20 (longa e bastante resistente comparada à do CJ), pra finalizar está com pneus 35 e amortecedores GL12343(montados na vertical).
Funciona que é uma maravilha, muita torção nas erosões, conforto(dentro do esperado) ao rodar no transito e em deslocamentos p/ trilhas e o cardan nunca caiu.
Ultimamente tem dado um pouco de Axle Wrap(use a pesquisa) mas o sistema de montagem ficou 100% eficiente.
Mais mastigado que a explicação acima só se eu tivesse as fotos do cj q descrevi...
Tem um tópico bom, aposto que vc ainda não leu, de qualquer forma vou logo adiantando que não chegamos à conclusão nenhuma sobre o posicionamento dos jumelos dianteiros, confira: Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)
[]'s
Valew pela ajuda Elmer e Vinicius!!!!
Bom como eu ja instalei o tal kit de mola Toy, e havai feito isso antes de procurar maiores informação, coloquei os jumelos na frente, pois comprei o kit no garra 4x4 e eles falaram pra montar assim...menos mal então se não precisaria ter feito do jeito que o Elmer falou.... só que os jumelos que vem nesse kit são enormes, então vou troca-los por menores pois pelas informações que levantei, é esse o problema da minha adaptação!!!
Só mais uma pergunta Vinicius... quantas molas vc deixou??? pois tenho motor de opala 4cc e vou deixar só a mestre e contra-mestre...
Muito obrigado pela ajuda!!!
Forte abraço!!!!
lá vamos nós outra vez...
um amigo fez no CJ6 a receita que Eu passei.
Feixes band,
jumelos band (8cm) posicionados atras do eixo,
suportes distanciados em 105cm,
suportes frontais(montanheira) mais altos (com a mesma altura dos originais de CJ, não lembro a medida agora) e no suporte do jumelo foi utilizado um olhal retirado de uma mola mestra e soldado abaixo do chassi.
[]'s
Buenas Tardes Elmer!
Cara então eu tava certo o jumelo na parte de trás do eixo dianteiro é melhor do que na frente (colocando o suporte dianteiro perto do parachoque mais alto nivelando o feixe?), pretendo fazer assim na frente e colocar as molas trazeiras POR FORA do chassis com suportes, vc aconselha?
thank's man
Ah os jumelos que vieram no kit da FF foram da D40 do tipo "punho" ele é parecido com um Y o que vc acha?
Vinicius_4x4
17/10/2008, 10:21
Só testando pra saber mas eu acredito que esses jumelos grandes que vem no kit são para não ter que arrumar o angulo de caster do eixo. Quando tu colocar os jumelos menores de repente vai ter que "girar" os munhões para corrigir, mas testa com jumelo menor que vai ficar bem melhor!
Quanto ao número de feixes - o meu motor é o 6 cilindro do opala, uso 4 molas na dianteira. Atrás havia começado com 3 molas, porém tive que colocar mais uma para evitar que as molas fizessem um "S" quando arrancasse com o jipe. Acredito que o bom seria 3 molas no teu caso, a mestra + contra mestra + uma mola pequena somente para dar o suporte para o eixo não rodar também e fazer um S nos feixes - mas isto é tudo coisa que tu vai testando e vê como fica!
Rubens
Se não me engano essas fotos do elmer tem no site dele .. não?! Acho que já vi esse esquema do olhal do feixe de mola em algum lugar .. fica bem legal mesmo!
Esse jumelo em "Y" não para poder utilizar os suportes originais do jipe (mais extreitos) junto ao chassis e as molas band? Acho que sim hein!! Nesse caso tu já tem o suporte pronto pra usar! Basta tu verificar se vai querer utilizar o local da bucha no chassis (parte traseira - jumelo) por dentro do chassis (original do jeep) ou então fazer por fora (abaixo do chassis) com um pedaço de mola como o elmar comentou!
Por favor, me corrijam se estiver errado!!
Pois é Vinicius acho que a solução vai ser essa... ja que eu ja tenho adaptado os feixes de Toy com o jumelo na frente agora é só testando pra saber!!!! vou mudar o tamanho dos jumelos e fazer as correções necessárias!!! e se não der certo quem sabe eu mudo tudo e coloco o jumelo atrás do eixo!!!
Mas muito obrigado pela ajuda...
A hora que eu acertar o jeep eu falo aqui... por enquanto então vamos aos testes... muda aqui, muda ali até que uma hora da certo!!!
Forte abraço!!!
Dae Galera!!!
Bem prosseguindo minha novela ai vai mais um capítulo....
Como muitos sugeriram eu modifiquei os jumelos, refurei os que vieram no kit e deixei 9cm de pino a pino (centro do pino), reposicionei os suportes dos jumelos para deixar 105cm de pino a pino (também centro do pino) e troquei os amortecedores...
Só que foi na troca dos amortecedores que apareceu mais uma "receita"...
Fui a um ferro-velo atráz dos tais amortecedores de Ranger 4x2 ano 97 como muitos falavam que ficaria bom, e ver o que mais eu poderia achar....Bem, o dono do ferro velho não tinha os da Ranger e me disse para usar amortecedores de palio (traseiro) que é um turbo gáz, logo que ele falou fiquei meio assim "o que esse cara ta falando", mas resolvi testar 2, primeiro na dianteira que era a mais dura...
Bom, instalei e fui dar uma volta, escolhi as piores ruas de calçamento da cidade e para minha surpresa, ficou ótimo!!! dava pra notar muito bem a diferença da dianteira para a traseira ( que ainda estava com os amortecedores originais) a dianteira firme e a trazeira pulando que nem cabrito, dae voltei para a oficina e ja colocamos os mesmo amortecedores de "palio" na traseira também.
Só lembrando então, como meu jeep tem motor de opala 4cc, caixa de marcha e tração originais, e só um guincho elétrico na frente para dar peso, deixei apenas a mola mestra, a contra mestra e a bem pequena (aquela que tem o buraco dos grampos para alinhar as molas)....
Então depois de um pouco mais de um mês após em ter adquirido o kit de molas Toy e a adaptação ter virado uma novela de tanto mexe daqui mexe dali, perqunta pra um pergunta pra outro a suspensão ficou assim...
=> na dianteira, 105cm de distância entre os suportes, medido no centro dos furos... sendo que o suporte do jumelo na frente esta posicionado encostado no para-choque e o suporte fixo esta atrás de onde ficava o jumelo original, praticamnete onde temina o furo começa o suporte!
=> jumelo dianteiro mais curto, medindo 9cm de centro a centro dos furos, mas aproveitando os que vieram no kit...
=> jumelo traseiro no tamanho original que veio no kit, ou seja, os grandes com 3 parafusos...
=> na traseira os mesmos 105 de distância entre os suportes, onde os suportes dos jumelos não chegam a encostar na última travessa (1,5cm se não me engano) e o fixo depois de onde ficava os originais, nesse caso foi ajustado o cardãn e dai fixado os suportes...
=> molas por baixo do eixo (SPUA) como original...
=> posicionamento da caixa de marcha e tração foi alterado 1,3cm para frente, os cardãs são originais e estão certos nas luvas...Essa modificação eu ja tinha antes de por as molas Toy, quem sabe não precisa ser feita....
=> e por último porém não menos importante, os amortecedores coffap turbo gás do pálio (adaptados), onde que com o jeep no chão fica com 10cm de curso para cima e 10 para baixo... a adaptação é simples, corta os olhais dos amortecedores velhos, corta a rosca e um pouco da aste até a chaveta dos do palio e solda os olhais... simples de fazer!!
Bem Pessoal, cada caso é um caso!!! o meu é esse, acho que pro meu uso do jeep ficou ótimo!!! até que enfim macio e estável, sem mencionar o ganho de altura e curso na suspensão!!!
E como diz o Gaúcho "Ando com meu jeep mais faceiro que ganso novo em táipa de açude"....
Depois de tudo que passei, espero que com essas informações possa vir a ajudar os próximos que resolverem fazer essa adaptação!!! e gostaria de agradecer a todos que não me deixaram sem resposta e pedir desculpa por qualquer coisa!!!
Forte abraço a todos!!!!!
Mudando de foco.......
Tenho visto que tem alguns aí, principalmente os adeptos de alterações mais radicais que estão colocando as molas da TOy e, no eixo traseiro, estão as refurando para deslocar o eixo para tras.
1° Alguem aí já fez e testou isso ou até agora ninguem?
2° Esse procedimento pode prejudicar o curso da suspensão, ja que a roda não estará no meio da mola e sim mais para o final?
Acho que por hora é isso aí se algume tiver mais alguma contribuição.:concordo:
[]´s
Osmir
Elmer_Jeep
22/01/2009, 12:34
Mudando de foco.......
Tenho visto que tem alguns aí, principalmente os adeptos de alterações mais radicais que estão colocando as molas da TOy e, no eixo traseiro, estão as refurando para deslocar o eixo para tras.
1° Alguem aí já fez e testou isso ou até agora ninguem?
2° Esse procedimento pode prejudicar o curso da suspensão, ja que a roda não estará no meio da mola e sim mais para o final?
Acho que por hora é isso aí se algume tiver mais alguma contribuição.:concordo:
[]´s
Osmir
Dr Osmir :mrgreen:
Utilize a pesquisa :odedo:
brincadeira, vou fazer meu papel de moderador. :lol:
Aqui um tópico onde tratamos desse assunto:
Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37988)
[]'s
Dr Osmir :mrgreen:
Utilize a pesquisa :odedo:
brincadeira, vou fazer meu papel de moderador. :lol:
Aqui um tópico onde tratamos desse assunto:
Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37988)
[]'s
Esses caras viu......
Nem vou falar nada pq você é moderador... se não.... :twisted:
Para de enrrolar, tira o escorpão do bolso e vai lá terminar aquele jeep :odedo:
To zuando, pô tentei achar esse topico aí na pesquisa mas não encontrei... valeu pela ajuda.....
[]´s
Osmir
p.peleje
22/01/2009, 13:37
Dae Galera!!!
e me disse para usar amortecedores de palio (traseiro)
:pensativo:
o ganho de altura e curso na suspensão!!!
:pensativo: aumentou o curso com amortecedor de palio? Chegou a medir? pra sacar a diferença de tamanho aberto e fechado em comparação como por exemplo o da ranger?:pensativo:
[]s
:pensativo:
:pensativo: aumentou o curso com amortecedor de palio? Chegou a medir? pra sacar a diferença de tamanho aberto e fechado em comparação como por exemplo o da ranger?:pensativo:
[]s
Dae p.peleje!!!!
Pelo que notei, na verdade quem deixa a suspensão com mais curso é as próprias molas da toy, ja os amortecedores precisam ser comprido para não travar a mola quando a roda desce e quando sobe, o que posso lhe afirmar agora é que como havia postado anteriormente, o amortecedor traseiro de pálio, ja adaptado, deixou no meu jeep, 10cm de cusro para cima e para baixo, então, quando o jeep esta parado normal, ele fica no meio de seu curso, e pelos testes que fiz em rampa, ele não trava as molas, sempre tem uma folguinha tanto para cima quanto para baixo!!!
Fim de semana passado fui em uma trilha, onde havia uma valeta muito interresante, não dava para cruzar de frente, tinha que ser atravessado para não bater o para-choque, e foi ai que percebi a real mudança na suspensão, pois todos os outros que não tem mola de toy, tiraram uma roda do chão e só o meu cruzo a valeta com as 4 tracionando!
Mas como vc mencionou, posso tirar um do jeep para medir e comparar ao da ranger, mas ja avisando, o amortecedor do pálio, foi uma solução barata que eu encontrei, porém ele é bem macio, acredito que bem mais que o da ranger, tanto que a traseira se passar rápido em um "quebra molas", "lombada", sei la como chamam, a traseira joga pra cima, foi o único defeito que costatei....
Jack Jipeiro
29/01/2009, 16:56
A traseira joga pra cima de qualquer jeito, mas se o amortecedor não da fim de curso em nehum caso, não há problemas...
Abraços...
EduMendes
25/02/2009, 22:27
Aproveitando o tópico......
Uso molas de Toyota com pneus 35 x 13.5..... raspam que da dó.
Já amassei os paralamas mas ainda raspam.
Sei que a melhor solução agora é um SPOA, mas antes de gastar $$$ com isto, tenho outras prioridades.
Pensei na possibilidade de arquear um pouco o feixe de molas.
Isto é possível ou estou falando besteira?? :pensativo:
Obrigado
Eduardo
Elmer_Jeep
26/02/2009, 09:12
Pensei na possibilidade de arquear um pouco o feixe de molas.
Isto é possível ou estou falando besteira?? :pensativo:
Obrigado
Eduardo
Está falando besteira. :putz:
Jack Jipeiro
26/02/2009, 09:25
Amigo, se vai gastar, gasta uma vez só...
Se arquear a mola, ela nunca mais será a mesma.
Leve em uma oficina decente e vire SPOA e seja feliz...
Com pneus 35" é a melhor solução...
Abraços...
Edu, se vc t's sem grana pra SPOA e tme outras prioridades complica, outra solução, já que notei que sua carroceria tme calços originais, vc pode subir ela um pouco 1,5" já ajuda
www.topkits.com.br
na minha opinião os melhores calços de carroceria que vc pode encontrar
Fui aconselhado a experimentar molas de Hilux no CJ-5 - achei bem interessante.
Essas molas teriam um comprimento tal que não seria necessário alterar os pontos de fixação de molas no chassis. Fiz uma extensa pesquisa no fórum e não encontrei algo semelhante... alguém possui informações sobre esse tipo de modificação ?
Abraços a todos...
EduMendes
26/02/2009, 12:10
Edu, se vc t's sem grana pra SPOA e tme outras prioridades complica, outra solução, já que notei que sua carroceria tme calços originais, vc pode subir ela um pouco 1,5" já ajuda
www.topkits.com.br
na minha opinião os melhores calços de carroceria que vc pode encontrar
Elmer, Jack e Rubens, obrigado pelas respostas.
Vou esquecer esta ideia.
Rubens,
Estou com calços de 8cm, acho que não são os originais....
De qualquer forma dei uma olhada nestes topkits, muito interessante, não conhecia.
Abraço
Eduardo
Elmer_Jeep
26/02/2009, 12:44
Edu, eu usava feixes band spua até colocar os 35", depois disso tive que fazer Spoa porque calço de 2" na carroceria, paralama cortado e jumelão(gambi) não resolveram.
A vantagem do spoa é que além de não raspar mais vc ganha flexão na suspensão, se optar (ou ja tiver) eixos mais largos (rural/f75/troller) melhor ainda.
[]'s
Essas molas teriam um comprimento tal que não seria necessário alterar os pontos de fixação de molas no chassis. Fiz uma extensa pesquisa no fórum e não encontrei algo semelhante... alguém possui informações sobre esse tipo de modificação ?
Abraços a todos...
Abraços a todos...
Caro Julinot,
Nunca ouvi nada a respeito de molas de Hilux, só sobre molas de Toy-Band, mas como não sou muito esperiente no assunto e desde que fiz a adaptação no meu jeep, ainda não esta 100%, acho que vc deveria e primeiro lugar, ver um ao vivo, segundo, reunir fotos, informações e medidas, terceiro, achar alguém (mecânico) que ja fez isso, e dae por último fazer alguma alteração, pois parece simples mas não é....
Quem sabe vc manda uma MP para o Elmer, ele entende bastante disso...
então se o professor Elmer puder nos dizer alguma coisa... acho que em público beneficiaria muita gente.
abraços a todos
Carlos Alberto da Silva
26/02/2009, 21:38
Ola Jucelino creio que o custo beneficio nao seria viavel, vc usando os feixos da toy band, vc ficaria sastifeito, e nao altera tanto assim o ponto de fixaçao nao so o traseiro que fica com aproximadamente 1 pol de diferença
Marcos ET
26/02/2009, 23:21
ontem mesmo recebi um e-mail com promoçao da Gama 4x4... um kit completo com feixes de band para Jeep por R$ 1.200,00.... no meu caso eu mesmo comprei as molas, soldei os suportes e tudo mais... mesmo assim saiu mais ou menos este valor (saiu um pouco mais caro pcausa do SPOA).
[]'s sem nenhuma comissao....
Carlinhos... você diz que não seria viável... porque as molas da Hilux sairiam mais caras do que um kit de molas Toy Bandeirantes ?
Com relação aos pontos de fixação... por mínimo que seja o deslocamento, isso obriga você a ter que soldá-los em outro lugar. Como ficam essas soldas ? Não seria desaconselhável ficar mexendo nelas ?
Abraços a todos...
Ola Jucelino creio que o custo beneficio nao seria viavel, vc usando os feixos da toy band, vc ficaria sastifeito, e nao altera tanto assim o ponto de fixaçao nao so o traseiro que fica com aproximadamente 1 pol de diferença
Fala Julinot
bom o que sei dos kits de toyota, ao menos o que uso da FF
O suporte além de solda vão dois parafusos CRAVO com porcas parlock travantes, logo fica tão ou mais firme que o suporte original. Mexer na solda num tem problema desde que bem feita, na eletrica mesmo tá perfeito
Reforçando aos aventureiros, não há necessidade de colocar o suporte pra fora do chassis, no caso do eixo original do jeep se o fizer perderá curso de suspensão enào ganha estabilidade ok?
Carlinhos... você diz que não seria viável... porque as molas da Hilux sairiam mais caras do que um kit de molas Toy Bandeirantes ?
Com relação aos pontos de fixação... por mínimo que seja o deslocamento, isso obriga você a ter que soldá-los em outro lugar. Como ficam essas soldas ? Não seria desaconselhável ficar mexendo nelas ?
Abraços a todos...
Dae Julinot...
Cara não faço idéia do valor das molas da Hilux, mas com certeza vai te da mais dor de cabeça do que por as molas da Band, pois nesses kit's vem tudo o que precisa, claro cada caso é um caso e os kit's são, digamos universal....vai precisar ajustes mas não é o bixo de sete cabeças, é só ter paciência...
Acredito eu que se vc optar por molas de Hilux, vai precisar corre atrás de suportes, jumelos, grampos de mola etc... no kit da band, vem tudo...
Quanto aos pontos de fixação, sim, vc vai ter que arrancar os originais, e soldar os novos, como eu falei cada caso é um caso, nem sempre vai exatamente no mesmo lugar, por exemplo, a mola do kit, é a dianteira da Band, então na trazeira do jeep, ela é mais curta que a original então o suporte fixo, vai um pouco para trás do que o original, e ja na dianteira do jeep a mola da Band é maior que a original, etão o suporte fixo, se colocado atráz ou seja jumelo na frente do jeep que é mais fácil, vai fica um pouquinho pra trás do buraco do chassis onde vai o jumelo original...assim tenho no meu....
Já quanto a soldas, o que vou te dize... eu não tive pena do meu chassis...pois melhorou um monte a suspensão...
Ah só para lembrar, vc vai precisar mecher em amortecedor também, pois com molas Band, precisa de mais curso... Dizem que o trazeiro da Ranger ano 97 é o melhor....
Espero ter ajudado!!
Forte abraço...
Elmer_Jeep
27/02/2009, 10:25
Abraços a todos...
Particularmente eu acho q devem ser mais caras, não tenho certeza.
Tem gente que ja adaptou feixes de S10 e outro dia tava falando nos feixes da hyundai...
Topico sobre o feixe da S10 no CJ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6309
Topico sobre o feixe da hyundai no CJ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41136
Sobre a modificação das bases de fixação não é problema nenhum, basta a pessoa saber a distancia correta pra fixar as bases e ter conhecimento em soldagem, já é o suficiente pra fazer essa adatação.
[]'s com feixes de band ;)
Raniery F. Schemberger
27/02/2009, 15:16
Olá, eu fiz no meu cj-5, coloquei as molas do toyota, a vantagem é que não precisa rebater as molas como as antigas,fica mais leve pois vai menos mola,em relação a macies no começo parecia um cabrito,agora está ficando mais macio,acho que as molas vão perdendo um pouco da rigides.
OK, Doutor...
você foi definitivo.
A grande dúvida é se realmente o Jeep vai pular menos.
Meus passageiros estão cansados de serem arremessados.
Grato...
Abraços a todos...
Particularmente eu acho q devem ser mais caras, não tenho certeza.
Tem gente que ja adaptou feixes de S10 e outro dia tava falando nos feixes da hyundai...
Topico sobre o feixe da S10 no CJ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6309 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6309)
Topico sobre o feixe da hyundai no CJ
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41136 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41136)
Sobre a modificação das bases de fixação não é problema nenhum, basta a pessoa saber a distancia correta pra fixar as bases e ter conhecimento em soldagem, já é o suficiente pra fazer essa adatação.
[]'s com feixes de band ;)
Elmer_Jeep
27/02/2009, 16:52
OK, Doutor...
você foi definitivo.
A grande dúvida é se realmente o Jeep vai pular menos.
Meus passageiros estão cansados de serem arremessados.
Grato...
Abraços a todos...
Isso é fácil de resolver, utilize amortecedores turbogás, jumelos do mesmo tamanho dos originais (se não me engano tem 8cm entre pinos), buchas dos feixes e dos jumelos feitas de pneu e verifique se com a viatura parada os jumelos estão inclinados à 45 graus.
Essas e outras dicas estão espalhadas nas paginas anteriores, só não acerta a suspensão quem não quiser ;)
Jack Jipeiro
27/02/2009, 19:21
45 graus?? Pra frente ou pra tras?? Não é muito não??
Abraços...
junior braga
27/02/2009, 20:01
Abraços...
=> isso mesmo 45 graus :mrgreen:, é o recomendado.
=> se tiver jumelos no eixo dianteiro na parte da frente, ai sim sera pra frente, senão, no sistema original sera pra tras....
=> é o suficiente pra suspenção funcionar como deve.
:concordo::concordo:
Elmer_Jeep
28/02/2009, 11:11
Abraços...
Um desenho tosco pra tentar esclarecer:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=83621&d=1181231118
O de numero 1 seria proximo do correto, com a suspensão em repouso. O ideal é que fique com 45 graus, já fiz vários assim e foram testados e aprovados :concordo:
[]'s
Estou entendendo que mesmo com o feixe de molas atual - modelo original do Jeep - talvez seja o caso de experimentar, antes de partir para a troca dos feixes de molas, colocar jumelos menores.
Os que estou usando são quase o dobro do comprimento dos originais, e ficam na posição do desenho No. 2 do teu post com desenhos das inclinações.
Isso faria com que a suspensão trabalhasse mais e melhor, e significaria que ficaria um pouco mais macia e menos "arremessadora" ?
Não poderia ser também o caso de manter os jumelos auais e mudar o ponto de fixação dos jumelos no chassis ? dessa forma seria possível obter um ângulo de 45o mais facilmente e com maior exatidão, não ?
Obrigado... colegas.
Abraços a todos...
Isso é fácil de resolver, utilize amortecedores turbogás, jumelos do mesmo tamanho dos originais (se não me engano tem 8cm entre pinos), buchas dos feixes e dos jumelos feitas de pneu e verifique se com a viatura parada os jumelos estão inclinados à 45 graus.
Essas e outras dicas estão espalhadas nas paginas anteriores, só não acerta a suspensão quem não quiser ;)
Jack Jipeiro
28/02/2009, 20:14
Mas, 45 graus é exato. Ou dependendo da utilização muda-se um pouco. Tipo trilha, conforto, hard-core. Ou é sempre 45 graus??
Valeu os desenhos Elmer, bem esclarecedores...
E quando o jumelo tiver pra frente, ele fica 45º pra frente, correto??
Os que estou usando são quase o dobro do comprimento dos originais, e ficam na posição do desenho No. 2 do teu post com desenhos das inclinações.
Então esse é o problema da sua suspensão. Os jumelos devem ser o tamanho original (+ou- 8 cm) e ficar apontados 45º para fora para que quando a mola receba carga se estique com a menor resistência possível.
Essa resistência é que faz o jeep pular feito cabrito além de causar trincas no suporte das molas e outros pontos do chassi.
[]´s
Mas, 45 graus é exato. Ou dependendo da utilização muda-se um pouco. Tipo trilha, conforto, hard-core. Ou é sempre 45 graus??
Independe do uso
E quando o jumelo tiver pra frente, ele fica 45º pra frente, correto??
:concordo:
[]´s
por questões de conforto, e segurança em alguma colisão eu sugiro fazer como o elmer e como eu estou fazendo, colocar os jumelos da roda dianteira pra trás da roda dianteira como original no CJ5, deixar pra frente como o CJ7 americano e ps cj3a e cj3b só é bom se o asfalto fosse lisinho pra andar 9no on road)
no off-road acho que tanto faz um ou outro jeito o elmer tme mais informações sobre isso
Jack Jipeiro
01/03/2009, 16:27
Não tem como colocar jumelo articulado na dianteira, com o jumelo pra tras...
Abraços...
Isso tem, o que não tem como é manter o cardã no lugar...:mrgreen:
[]´s
Abraços...
tem emsmo
tem uma foto acho que era no topico do prateado do Elmer ou algo assim, dois jeeps um de frente pro outro com jumelos revolvers e um maluco em pé pisando nos dois parachoques, dá rpa instalar tranquilamente
agora como diss eo Fugger
os cardãs??? nananinanão:discordo:, SPOA? vai ter de angular e mexer em caster e os cardãs se tiver uma CV decente manda bala
Jack Jipeiro
01/03/2009, 22:21
Ta certo, mas que vai dar uma dor de cabeça vai...
E não entendi, quais os maleficios dos jumelos virado pra frente...
Abraços...
Pois é Jack... uso os jumelos da dianteira na frente, e até agora não notei diferença alguma... principalmente no asfalto como todos dizem que não fica bom... e apezar de que pretendo readaptar e coloca-los atrás, pois fica esquisito e não acho bonito eles na frente, não tive problema algum do jeito que ta....
entendam não dá problema algum, apenas se tem mais conforto no asfalto que dá pra sentir melhor com os jumelos atrás ok?
ttem uns calculos d eprós e contras, inclusive nos EUA se vende um "REVERSE KIT" pra vc modificar isso nos CJ7
Elmer_Jeep
02/03/2009, 17:18
o tópico sobre jumelos é outro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31362
vejam os links do post #5 que tem os prós e os contras da montagem front e reverse.
[]'s
Marcos ET
02/03/2009, 19:37
E não entendi, quais os maleficios dos jumelos virado pra frente...
Jack, maleficio nenhum... Toyota Bandeirante é assim, D20 4x4 é assim, Samurai (será?! nao lembro bem) é assim... aliás, até onde me lembro (nao conheço muito bem sobre outros carros), o único "jipe" (escrito assim para designar o 4x4 jenérico e, entre eles, o "Jeep") que chegou a usar jumelos dianteiros virados para trás foi o jeep... claro que devo estar errado, mas é que eu nao me lembro de outro carro que fosse assim...
Malefícios de virar o jumelo para trás? além do problema com carndan? tbem nao sei de outro... rs
Por via das dúvidas (e por questao de gosto) montei os meus virados para frente, tal qual original do CJ3A (modelo do meu jeep) e tal qual nas Bands (modelo das molas e jumelos que uso)... nunca tive problemas com desengate de cardan e nunca tive problema com conforto em jeep, afinal de contas, nao sei se isso (conforto) é possível... rsrsrs
ai é que está se vc ler os links do elmer vc vai entender direitinho
jumelos atrás da roda tem como vantagem
1- menos molas quebradas
2- mais conforto
3- é melhor pra colisões com obstáculos na frente
simples, ao meu ve rmais vantagens do que desvantagens, a willys e depois ford não teria virado pra trás a esmo... nào aprece mas os engenheiros braisleiros nÀo eram tão burros assim (meu tio por exemplo... deivia ter puxado ele.. cmasss :pensativo:)
enfim
é isso leiam o topico do lemer e num post ele cita os porques
Dae Rubens, Marcos e Elmer....
Bem desde que comecei a fazer parte aqui do fórum, justamente em busca de informações, logo percebi que vocês entendem bastante e sempre ajudam todos que são menos experientes assim com eu...
Contudo, por mais que o cara leia divesras vezes os tópicos, ainda ficam duvidas, pois existem sempre opinões distintas e até contraditórias sobre cada assunto, e os menos experientes não conseguem absorver essas informações com clareza...
Como por exemplo essa história do jumelo na frente ou atraz...
Sei que não existe uma "receita de bolo" e mesmo que existi-se cada padeiro segue a receita e faz do seu jeito!! então acredito até que vocês ja responderam várias vezes a mesma pergunta aqui no fórum...
Bom é óbvio que cada um de vocês tem suas profições, vida particula e tudo mais, contudo existiria a possibilidade de se entrar num consenço e formular uma "receita de bolo" para esse tópico, um resumo de tudo o que ja foi dito aqui e que realmente é verdade, para que não fiquem dúvidas quanto como é certo, como é melhor!
Não me entendam mal, não é cobrança nem nada é só uma sujestão!
Forte abraço a todos.
Elmer_Jeep
03/03/2009, 09:13
vou tentar postar algo bem explicativo aqui, não prometo que vai ser hj porque to cheio de serviço na firma, mas assim que possível vou elaborar minha receita.
[]'s
vou tentar postar algo bem explicativo aqui, não prometo que vai ser hj porque to cheio de serviço na firma, mas assim que possível vou elaborar minha receita.
[]'s
Valew Elmer...
Obrigado!!!
Forte abraço!
Uma das primeira alterações que realizei no meu CJ-5 foi a instalação de jumelos um pouco maiores.. não me lembro exatamente porque. Os originais estavam velhos e meio tortos, mas porque colocar jumelos novos maiores ? Em alguns anúncios de venda de Jeeps, eu observei na época que isso de "jumelos grandes" era algo que se apresentava como uma melhoria. Aí acho que por isso fui levado a colocar jumelos maiores também... mas hoje estou vendo que talvez não tenha sido uma boa opção, sem mexer nos pontos de fixação dos suportes dos jumelos aos chassis, e mantendo feixes originais.
O fato é que sem mexer em mais nenhum outro componente, os jumelos maiores tendem a ficar num ângilo de quase 90 graus em relação à longarina do chassis, e isto parece fazer com que a suspensão como um todo fique mais dura. Pelo menos é o que está me parecendo em função dos últimos posts deste tópico.
A dúvida agora, é... como corrigir essa situação ?
recolocar jumelos com tamanho original ?
mudar o ponto de fixação nas longarinas dos suportes dos jumelos ?
colocar molas mais comprimdas ?
Tudo para fazer com que os jumelos fiquem a 45 graus e as pancadas na suspensão (e na coluna, principalmente dos caronas) diminuam.
Com a palavra, os nossos professores...
Abraços a todos...
fala julinot
seguinte
coloque jumelos ORIGINAIS e não mexa nos pontos de fixação, apneas olhe se as molas estão muito arqueadas pois pode ser um fator tambem, se os pontos de fixaçãoe stiverem originais mantenha assim (se os feixes forem tb)
Caso opte por trocar as molas por kits de toyota (solução melhor que existe, vale a pena cada centavo) ai sim vc muda os suportes que deverão ter 1,05m de olhal a olhal ok? Todos os kits jogam o jumelo pra frente por simples facilidade de instalação, mas se puder e tiver $$$ coloque como o original do CJ5 (jumelos atrás da roda) pois melhora e muito no conforto
Caso contrário se não for mudar, apenas volte aos jumelos de tamanho original. Mas dê uma olhada nessas molas se não estão arqueadas (que ando nessa situação podem deixar os jumelos retos) demais e pode ser esse o problema.
Rubens,
quanto a arqueação das molas... já nem sei mais dizer.
Vou consultar o "terapeuta" do meu CJ, pois foi mexido sim.
Foram removidas algumas lâminas, e se não me falha a memória deram um arqueada.
O resultado foi que, antes caída para o lado do motorista - o que eu associei ao fato do proprietário anterior ser um tanto robusto e as molas estarem cansadas -, agora está caída para o lado do carona, a carroceria. Mas não me lembro exatamente o que foi feito. A primeira coisa que farei será voltar os jumelos de tamanho original e verificar o resultado. Depois vou vendo o que fazer de acordo com o que obtiver.
Mas como posso avaliar se as molas estão muito ou pouco arqueadas ?
Valeu, mesmo.
Abraços a todos...
Jack Jipeiro
05/03/2009, 08:49
Um bom posto de molas, ve isso pra vc, e ja corrige possiveis desniveis...
Abraços...
cara... sei que o gasto é meio alto...
mas se estiverem cansadas as molas e vc vai ter de trocar, molas, jumelos, talvez grampos tb....
pega o kit de toyota vc nào se arrepende, é menos problemas e dura muito
se vc lembra que arquearam já te prepara que memso com os jumelos originais se for arqueado continuará duro e jumelos retos por causa do angulo dos olhais.
Veja no www.tratorgama.com.br que eles tme um kit de molas de toy legal e em conta
Caras... o gasto não é pequeno, mas tenho como suportá-lo - principalmente se o resultado for mesmo bom. Estou estudando bem a questão, porque não quero me precipitar mais, como em outras mexidas que fiz no Jeep e com as quais não fiquei plenamente satisfeito. Levar a um bom posto de molas é uma idéia boa. Assim que eu descobrir um na região de Saquarema/Maricá/Araruama, eu farei isso. Por enquanto acho que vou só trocar os jumelos, e com muita sensibilidade verificar os resultados. Vou selecionar uns quebra-molas mais radicais - o que aqui em Saquarema não é nem um pouco difícil - para fazer testes antes e depois de mexer nos jumelos. Acho que será possível ter uma idéia do resultado, mesmo que as molas não ajudem muito.
Abraços a todos...
Caras... o gasto não é pequeno, mas tenho como suportá-lo - principalmente se o resultado for mesmo bom. Estou estudando bem a questão, porque não quero me precipitar mais, como em outras mexidas que fiz no Jeep e com as quais não fiquei plenamente satisfeito. Levar a um bom posto de molas é uma idéia boa. Assim que eu descobrir um na região de Saquarema/Maricá/Araruama, eu farei isso. Por enquanto acho que vou só trocar os jumelos, e com muita sensibilidade verificar os resultados. Vou selecionar uns quebra-molas mais radicais - o que aqui em Saquarema não é nem um pouco difícil - para fazer testes antes e depois de mexer nos jumelos. Acho que será possível ter uma idéia do resultado, mesmo que as molas não ajudem muito.
Abraços a todos...
Dae Julinot...
Cara aqui na minha região, o pessoal pegou a mania de colocar molas elicoidais junto com o feixe de molas...
O negócio é + ou - assim... se usa as molas trazeiras do gol bolinha, claro que cortadas no tamanho certo... dae é feito um copinho que caiba dentro da mola, um em cada lado... essa mola vai entre o chassis e o eixo!!!
Vou ver se consigo algumas fotos... mas é uma solução para molas cansadas e deixa o jeep retinho... e fica muito bom para andar na cidade e interior...
Antes de por as molas de Toy no meu jeep, eu também usava assim, pois meu jeep era muito ruim de andar e ficava sempre torto por causa de molas cansadas... sem falar que foi uma solução barata, pois as 4 molas do gol, mais os suportes aqui pelo menos foi mais barato do que 2 mola mestre novas....
Ve ai se isso te ajuda, conversa com teu mecânico, quem sabe sai bem barato e conforme o uso do jeep vale muito a pena...
E ser for gastar, nem pensa muito... coloca logo um kit de molas Toy...
Forte abraço...
Elmer_Jeep
06/03/2009, 15:34
...
O negócio é + ou - assim... se usa as molas trazeiras do gol bolinha, claro que cortadas no tamanho certo... dae é feito um copinho que caiba dentro da mola, um em cada lado... essa mola vai entre o chassis e o eixo!!!
Vou ver se consigo algumas fotos... mas é uma solução para molas cansadas e deixa o jeep retinho... e fica muito bom para andar na cidade e interior...
.
Ah não, kit fess (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9577) é assunto pra outro tópico, por favor não estrague o conteúdo daqui :discordo:
Ah não, kit fess (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9577) é assunto pra outro tópico, por favor não estrague o conteúdo daqui :discordo:
Ok Elmer...
Desculpa não sabia que isso que falei é esse tal de kit fess...
Só tentei ajudar!!!
Elmer_Jeep
06/03/2009, 17:48
Relex, é porque os tempos de gambi já passaram, mas se quiser comentar sobre o tal kit use o topico que indiquei na mensagem anterior pra gente não desvirtuar mais o assunto aqui.
[]'s
voltando ao foco
estou quase bolando um esquema de usar o jumelo da D-40 por dentro do chassis na aprte de trás da roda dianteira
tipo fazendo uma quase gaiola... pra ficar com os mesmos jumelos que tem an trazeira
me parecem muito robusto e com aquela bucha bem "confortáveis"
RODRIGO TOMITÃO
11/03/2009, 14:43
tenho um javali, pretendo instalar feixe de band. e gostaria da opinião de vcs eu li muito sobre mais uns pitacos são bem vindos
medi o entre eixo e tem 83 pol. vou usar no maximo pneu 35" minha duvida é a seguinte, se eu aumentar 15 cm na frente daria para instalar molas traseiras da band. o curso que ganharia compenssa esse aumento?
não ia perder angulo de entrada?
porque pretendo fazer spoa e eixos de rural futuramente, e ai ja teria espaço para base do guincho.
e usaria feixes traseiros nos 2 eixos e jumelos articulados.
GOSTARIA DE OPINIÕES MESMO SENDO PARA UM JAVALI......
e se não ficar muito caro a mudança no documento vou tirar o motor diesel e instala um 4.1silverado.
valeu..................:D
sem comissão nenhuma.......tempos atrás o mecanico lá da tratorgama me contou que instalou um kit de susp da band em um javali.
Não sei como ele fez, não conheço o trabalho do cara, nem sei se é bom ou ruim..... mas, se interessar, dá uma conversada com ele... vê se ajuda.
[]´s
Osmir
Rodrigo Baratti
11/03/2009, 19:48
Sem comissões tb o Javali do Jr da Tratorgama é um monstrinho.:shock:
Muito grande o Javali, mas não é mais do Jr, ele vendeu a algum tempo.
i
Dúvida :pensativo:.
Estou instalando eu mesmo as molas da bad no meu jeep.
Me falaram para tomar cuidado para elas não ficarem "torcidas" porque isso atrapalha o funcionamento da suspensão, deixando o jeep mais duro etc.
Ocorre que após instalar as duas molas traseiras, antes de prender definitivamente o suporte fixo da mola, olhando para a traseira do jeep, na parte da mola que fica presa dentro do jumelo pude perceber que as laminas ficaram um pouco desalinhadas se comparado com uma mola que não esta instalada.
isso seria a tal mola torcida?
[]´S
Osmir
Elmer_Jeep
09/06/2009, 15:21
Ae Dr tá com a mão na massa, heheh, traduz isso com alguma foto pq dai fica mais facil pra ajudar.
[]'s
Elmer_Jeep
09/06/2009, 15:21
Ae Dr tá com a mão na massa, heheh, traduz isso com alguma foto pq dai fica mais facil pra ajudar.
[]'s
[]'s
E aí Elmer como vai?
Então, na verdade estou com a mão na massa a bastante tempo, o problema é que tenho que ir fazendo tudo com calma, fora que só posso mexer no jeep a cada duas semanas....em razao disso tudo demora mais......:parede:
Porém, colocando as molas vou mandar o bixo para a funilaria/pintura e parte elétrica, depois é só fazer o cardã traseiro que não serve mais, cortar um pedaço do tanque na traseira para não bater no diferencial, fazer a tubulação do freio e colocar a viatura para funcionar...
O meu problema mesmo é esse lance da mola aí... fiquei meio impressionado com o pequeno desalinhamento, não sei se é algo anormal e queria certificar que está legal antes de mandar soldar os suportes.
Hoje a noite vou para casa, tiro uma foto e amanhã ou na segunda posto aqui para a análise. :concordo:
[]´s
Osmir
Elmer_Jeep
10/06/2009, 10:31
Porr@ vai demorar muito, explica novamente esse lance ai sem foto mesmo pra ver se a gente resolve logo .
[]'s
Nada como uma resposta cortês para nos animar a responder com agilidade :odedo:.
Seguinte, a mola da band é composta por duas molas maiores (molas dianteiras de Band moderna), tem uma outra menor mas essa não importa ela tá certinha.
Essas duas molas maiores terminam com um olhal onde vai a buxa e fixa no jumelo, certo.
Essas duas molas, com o feixe sem estar instalado ficam alinhadas uma com a outra, quando eu montei o feixe no jeep, elas não ficaram alinhadas, ficando a de cima um pouco deslocada para o lado, olhando de tras do jeep.
Mas isso só ocorreu no olhal do jumelo, no suporte fixo onde vai preso o outro olhal tá beleza, tudo alinhado.
Detalhe, o suporte fixo só está preso por um parafuso porque o fabricante do kit sugere que só seja feito o furo definitivo após verificar se as molas não estão torcidas.
Para tornar mais claro segue o desnho tosco abaixo, as linhas vermelhas são os jumelos e as verdes as buchas e as outras duas cores correspondem as duas molas, vistas de tras do jeep instalado.
Isso é normal? Andando com o carro elas voltam a posição depois ficando alinhadas, ou logo quando instala já deve ficar alinhado. :pensativo:
[]´s
Osmir
Elmer_Jeep
10/06/2009, 15:31
Bom pelo desenho a resposta é bem simples.
Isso na minha opinião é frescura pois quem centraliza o feixe nos olhais do suporte e do jumelo é a mola mestra essa outra apenas reforça vestindo a mestra.
Mas se quiser deixar tudo alinhadinho e tal pode deitar o feixe e dar umas marretadas ou usa um sargento nas laterais das laminas pra manter tudo alinhado antes de remontar e dai pode seguir os outros passos do manual de instalação.
[]'s
inaciocm
10/06/2009, 17:05
vixxx... pelo visto esses kits prontos nao sao taom bons assim...
uns falam que os jumelos sao mto grandes(os famosos jumelões), outros falam que o kit vem com 4 laminas em cada feixe mais o jipe só fica "bom" rodando com 3 em cada...:pensativo:
pelo visto vale mais a pena comprar tudo separado, para evitar o desperdicio de "cerveja" e vazer logo do jeito certo.
Bom pelo desenho a resposta é bem simples.
Isso na minha opinião é frescura pois quem centraliza o feixe nos olhais do suporte e do jumelo é a mola mestra essa outra apenas reforça vestindo a mestra.
Mas se quiser deixar tudo alinhadinho e tal pode deitar o feixe e dar umas marretadas ou usa um sargento nas laterais das laminas pra manter tudo alinhado antes de remontar e dai pode seguir os outros passos do manual de instalação.
[]'s
Valeu Elmer, jipeiro em primeira construção é uma M#rd@ mesmo, fica vendo defeito em tudo :putz:
Pela explicação não restaram dúvidas.
Abusando da boa vontade, o que seriam as tais molas torcidas?
[]´s
Osmir
vixxx... pelo visto esses kits prontos nao sao taom bons assim...
uns falam que os jumelos sao mto grandes(os famosos jumelões), outros falam que o kit vem com 4 laminas em cada feixe mais o jipe só fica "bom" rodando com 3 em cada...:pensativo:
pelo visto vale mais a pena comprar tudo separado, para evitar o desperdicio de "cerveja" e vazer logo do jeito certo.
Inaciocm, cada kit é de uma maneira mesmo... cada um tem seus prós e contras. Verdade que alguns tem só contra mesmo :mrgreen:.
A vantagem do kit é que sai um pouco mais barato e comodo, pricipalmente para quem, como eu, não tem tempo para ficar garimpando peças como fazia antigamente - meu jeep já está sendo montado um ano e meio :parede:.
Para não fazer um mau negócio você tem que, primeiro pesquisar no forum porque tem muita coisa, decidir se vai usar 4 molas dianteiras ou duas dianteiras e duas traseiras, ver o kit e o que ele contém, se possível conversar com alguem que ja comprou e instalou daquela marca, depois disso dá para diminuir o risco de decidir qual comprar.
Ou se tiver tempo, o melhor mesmo é montar o seu kit, pois, não é nada de outro mundo.
[]´s
Osmir
inaciocm
15/06/2009, 22:21
reli todo o tópico e fiquei com uma duvida: o "tamanho" dos feixes originais.
em um certo momento, o Elmer disse que devem ter 1m e 5cm para estarem certos. detarde dei uma medida e... 98 cm...
desci correndo no meu meca e adivinhem: o fdp tinha mandado arquear as molas ano passado, quando comprei os jumelões. por isso que essa merda tá pulando mais que sapo em agua quente.
agora, tava por comprar um kit da Garra4x4 e veio a duvida: mando desarquear e devolvo os jumelos originais ou compro logo esse kit band?
nunca fiz trilha, 90% do uso do jipe é on-road msm, só encaro uma pescaria nos fds... por isso acho um kit band muita coisa.
meus amortecedores são os modelos originais, zerados, trocados no fim do ano passado...
Fala inácio tudo bem??
Ai que o kit band vai te dar mais uso, no onroad mesmo... o jeep fica mais macio porque são menos molas e caso vc passe por algum lugar mais esquisito o curso de suspensão aumenta tb.
Kit de band é bom em todos os termos, se vc colocar o kit de band e os amortecedores traseiros da ranger 97 os turbogás nào digo que seu jeep vire um landau... mas um gol talvez, ou um voyage antigo heeheheh (que são duros)
ao menos vc num chega mais na pescaria com o pescoço doendo eheheh
reli todo o tópico e fiquei com uma duvida: o "tamanho" dos feixes originais.
em um certo momento, o Elmer disse que devem ter 1m e 5cm para estarem certos. detarde dei uma medida e... 98 cm...
desci correndo no meu meca e adivinhem: o fdp tinha mandado arquear as molas ano passado, quando comprei os jumelões. por isso que essa merda tá pulando mais que sapo em agua quente.
agora, tava por comprar um kit da Garra4x4 e veio a duvida: mando desarquear e devolvo os jumelos originais ou compro logo esse kit band?
nunca fiz trilha, 90% do uso do jipe é on-road msm, só encaro uma pescaria nos fds... por isso acho um kit band muita coisa.
meus amortecedores são os modelos originais, zerados, trocados no fim do ano passado...
Elmer_Jeep
16/06/2009, 11:56
A medida de 1,05mt que falei foi em relação à distancia entre os suportes para usar feixe dianteiro da band.
[]'s
inaciocm
16/06/2009, 12:25
Pois é Rubens, é ai que tá: se eu fosse colocar o kit band já ia fazer SPOA pois axo que SPUA com kit band não ficaria legal e que tbm não ficaria o "certo".
tbm não tenho intenção de ganhar mais curso na suspa nen altura, somente mais conforto e segurança, já que ele inclina demais nas curvas.
sei que aqui nao é lugar para falar do kit fess(sei que o Elmer ou algum outro moderador vai me dar um rala, mâs...), se eu colocar o Fess e retirar algumas laminas, deixar 5 na dianteira e 4 na traseira, não atenderia minhas necessidades até ano que vem, que é quando pretendo reformar geral e ai sim, SPOA com kit band e turbogas???:pensativo:
é que o spoa demanda muitas alterações(direção, cardans, rodas...) e meu jipe AINDA é todo original.:parede:
Fala inácio tudo bem??
Ai que o kit band vai te dar mais uso, no onroad mesmo... o jeep fica mais macio porque são menos molas e caso vc passe por algum lugar mais esquisito o curso de suspensão aumenta tb.
Kit de band é bom em todos os termos, se vc colocar o kit de band e os amortecedores traseiros da ranger 97 os turbogás nào digo que seu jeep vire um landau... mas um gol talvez, ou um voyage antigo heeheheh (que são duros)
ao menos vc num chega mais na pescaria com o pescoço doendo eheheh
kit de band nào necessita SPOA, vc põe se quiser, uma coisa não tem a ver com a outra, e fica normal SPUA mesmo. (haja visto que a própria band original é SPUA logo...)
Você só ganha estabilidade com eixos mais largos, feixes de band não vão te dar isso só mais maciez e mais curso PONTO
Ou seja, não confunda alhos com bugalhos
Kit de toyota
- Mais macio
- Mais curso
- Não necessita usar SPOA (fica a sua preferencia)
- Não dá mais estabilidade (pois as molas continuam no memso ponto de chassis e nãos e ganha largura nos eixos)
- Não altera centro de gravidade
Para ganhar estabilidade tem várias formas mas a maioria pouco util no offroad:
- Troca de eixos por eixos de rural que são mais largos
- Alargadores de rodas
- Rodas com offset muiiitooo negativo
- Amortecedores mais firmes
- Calços de carroceria menores e mais firmes
- Suspensão mais baixa
- Alongar o entre-eixos
Defina primeiro o que você quer do jeep e qual caminho a seguir... exemplo (que acho ser seu caso)
Você roda muito em estradas e quer o carro só para passeios sem ser trilhas pesadas e cidade?
- Kit de molas de band
- SPUA (SPOA não tem utilidade para você a não ser estética)
- Eixos de rural
- Rodas offset negativo
- Amortecedores da ranger
- Freios decentes
- Calços de carroceria original ou de meia polegada de PU ou da Topkits
- Barra panhard
- Barra estabilizadora
Enfim essas são as modificações ao extremo da estabilidade e "dane-se" o offroad... Lembre que nem sempre o fator estético vai te ajudar na estabilidade
de primeira faria a troca por feixes de band (sem nem pensar) mantém SPUA e amortecedores de ranger, se tiver $$$$ já investe em eixos de rural
Bom, depois de ler as 40 paginas desse topico, ficaram algumas duvidas:
Pretendo instalar um kit desses de feixes toyota que eu vi na josewal, porém tenho duvidas referente a posicionamento no chassi.
Elas serão instaladas em um CJ5, e no momento a posição dos jumelos estão iguais a desta foto, ou seja jumelos na parte de tras.
Gostaria de saber se posso deixar assim ou seria necessario alterar e colocar o jumelos para frente.
Outra duvida, eu tenho que reposicionar os 2 pontos do feixe no chassi ??ou poderia usar a mesma furação que ja esta o jumelo original e apenas reposicionar o suporte dianteiro do feixe ??
ja uso os amortecedores da ranger, terei que reposicionar também os pontos deles ??
ha, as molas que vendem no josewal é da marca Marchetti, alguem conhece ??
...desculpem ai tantas perguntas.
Elmer_Jeep
16/06/2009, 23:19
pode usar o jumelo na parte de tras da roda sim mas provavelmente terá que alterar o tamanho do suporte frontal procurando deixar da mesma altura do original, isso foi comentado algumas paginas atras.
Sobre a posição dos suportes tem que medir a diferença de tamanho entre os feixes, se não me engano no prateado aproveitei a furação da parte frontal, mas é facil de saber, calcula a distancia entre o parafuso que segura o feixe no suporte frontal até o pino do jumelo que vai no chassi, com feixes band essa distancia é de 105cm, meça os suportes originais e veja a diferença pra certificar que o eixo vai ficar centralizado(na mesma direção do batente de borracha)
[]'s
pode usar o jumelo na parte de tras da roda sim mas provavelmente terá que alterar o tamanho do suporte frontal procurando deixar da mesma altura do original.
Sobre a posição dos suportes tem que medir a diferença de tamanho entre os feixes, meça os suportes originais e veja a diferença pra certificar que o eixo vai ficar centralizado(na mesma direção do batente de borracha)
[]'s
Ou seja, os eixos tem que ficar na mesma posição que estão hoje, certo ??
Quando voce fala em alterar o tamanho do suporte frontal, seria para deixar o feixe de mola totalmente na horizontal em referente ao chassi ?ou seja as 2 pontas do eixo tem que estar na mesma altura baseada no chassi ??
Só maui uma pergunta, o serviço pode ser feito com solda comum ou tem que ser somente na Mig ?
Essa marca de molas Marchetti é boa ?? pelo site da empresa eles fabricam bastante para onibus e caminhoes
Elmer_Jeep
17/06/2009, 10:30
1 - O ideal é que fiquem na mesma posição pra não precisar mexer nos cardans e não ter problema no cruzamento entre as barras de direção, mas se quiser aproveitar pra aumentar o entreeixos essa é uma boa oportunidade.
2 - O suporte que acompanha o kit é pra usar o jumelo na parte da frente, se for usar o jumelo na parte de tras da roda tem que alterar o tamanho deste suporte procurando manter o nivelamento dos feixes (vai ter que ler o topico novamente, isso ja foi explicado)
3 - Pode usar solda comum sim, se souber fazer e tiver equipamento adequado para tal pode usar eletrodo 6013. Mas se tiver acesso à uma mig dê preferencia. Lembrando que os suportes devem ser parafusados e soldados.
4 - Não conheço a marca então não da pra comentar à respeito.
Bom, vou ver se encontro alguma coisa aqui sobre os suportes frontais, minha conexão ta uma droga.
[]'s
ok, ja foi de grande ajuda os comentarios.
Como o kit vem com os suportes para colocar o jumelo na frente,eu vou fazer assim pra não complicar.
Se tiver alguma material, desenhos, a respeito desta instalação e puder me enviar eu agradeço.
Elmer_Jeep
17/06/2009, 11:35
ok, da uma lida aqui mesmo na patina 11 que tem algo explicado pelo mestre Leopoldo e pelo Mauro B.
Aqui também comentei um pouco sobre o assunto dos suportes frontais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263&highlight=molas+toyota&page=9
Recomendo ler o topico inteiro.
[]'s
...tava lendo esse topido hoje de manhã, ai surgiram mais duvidas:
no meu caso não vou fazer spoa, somente trocar as molas originais pelas da Band,
vou ter esse problemade regular o angulo do diferencial e ter que regular novamente ele ??
Falando em posição do feixe traseiro, o jumelo traseiro atualmente fica no final do chassi, tem que alterar este também ou somente o dianteiro é invertido ??
Ricardo Baldessar
09/07/2009, 10:19
Vou fazer um breve relato do serviço q fiz na minha viatura.
Estou rodando a um bom tempo com essa configuração. Ficou muito boa, firme sem ser dura e com bom curso.
Usei molas dianteiras de Band moderna. Só fiz a alteração na dianteira, na traseira mantive os feixes originais com uma lâmina a menos.
Como não gosto do jumelo na frente mantive a conformação original. Para isso fiz novos suportes (montanheira?) calculando a sua altura, para q a posição dos feixes ficasse igual a original. Com isso não houve alteração no cáster.
Coloquei o suporte frontal no limite do chassi, então medi 105cm do centro desse suporte e fixei o suporte traseiro.Alonguei o chassi em 5cm p colocar o parachoques.
Estou c mecânica original,SPUA, os feixes tem 4 laminas, e os jumelos ficaram numa inclinação boa.
Elmer_Jeep
09/07/2009, 10:50
Pronto, finalmente um caso de sucesso, viram como não tem mistério...
Na minha opinião não precisava ter aumentado as pontas do chassi, bastava fazer um corte na parte inferior do parachoque pra encaixar na montanheira, mas ficou muito bom, parabéns!
[]'s
Ricardo Baldessar
09/07/2009, 15:09
Obrigado Elmer,
Até fiz o corte no parachoque antigo, mas visualmente ficou meio ruinzinho, então resolvi alongar.
Abço
junior braga
09/07/2009, 19:42
Vou fazer um breve relato do serviço q fiz na minha viatura.
Estou rodando a um bom tempo com essa configuração. Ficou muito boa, firme sem ser dura e com bom curso.
Usei molas dianteiras de Band moderna. Só fiz a alteração na dianteira, na traseira mantive os feixes originais com uma lâmina a menos.
Como não gosto do jumelo na frente mantive a conformação original. Para isso fiz novos suportes (montanheira?) calculando a sua altura, para q a posição dos feixes ficasse igual a original. Com isso não houve alteração no cáster.
Coloquei o suporte frontal no limite do chassi, então medi 105cm do centro desse suporte e fixei o suporte traseiro.Alonguei o chassi em 5cm p colocar o parachoques.
Estou c mecânica original,SPUA, os feixes tem 4 laminas, e os jumelos ficaram numa inclinação boa.
:palmas: Ricardo gostei dessa configuração,
Ja li este tópico varias e varias vezes, e até hj não tinha decidido o que fazer, sempre vejo relatos ah faz isso, faz aquilo...bla, bla, bla...mas não era o que eu estava querendo, pois bem, queria uma suspa simples, eficiente,fácil, no mais original possivel, e como o Elmer disse sem mistérios. Pois não gosto de ficar inventando e depois ficar :parede::parede: isso pode custar muito....:rolleyes:!!!
:mrgreen:Me passe mais detalhes, medidas dos suportes e os feixes de qual o modelo?
:idea: Ai está uma receita simples e eficiente de adaptação de feixes no cj...
inaciocm
10/07/2009, 12:42
Ricardo, os amortecedores, vc manteve os originais ou colocou os da Ranger(se nao me engano, ano 98)???
tbm gostei da sua configuração... parece que fica bem barata e faz um bom trabalho!!!
vlw!!:concordo:
Ricardo Baldessar
10/07/2009, 16:32
Eae
Junior, vou medir os suportes e passo p vc, eu tinha o desenho em 3D q fiz no sketchup mas apaguei do hd. As molas são dianteiras da Band moderna, 4 lâminas.
Inácio, os amortecedores são de MB 608 mas não são aquelas coisas não. Acredito q da Ranger fique melhor.
Abço
junior braga
10/07/2009, 22:16
Eae
Junior, vou medir os suportes e passo p vc, eu tinha o desenho em 3D q fiz no sketchup mas apaguei do hd. As molas são dianteiras da Band moderna, 4 lâminas.
Abço
:mrgreen: ok veio, fico no aguardo,
obrigado!!!
Juarez Jr
11/07/2009, 01:02
Bom pessoal sou novo no forum, mas em Jeep por Hooby trabalho já um tempinho. Sobre as molas de Toyota no Jeep ganha estabilidade sim, normalmente meu Jeep antes nas curvas deitava muito, hoje com molas de Toyota não tomba tanto ou seja o centro de gravidade não afeta tanto automaticamente ganho estabilidade. Em uma viagem que fiz, enquanto entrava em curvas com tranquilidade e firme meu cunhado não me acompanhava em seu Jeep CJ5 tombava muito.
Conclusão: Se soubesse que as molas de Toyotas melhorassem tanto assim, não pensava 2 vezes em fazer essa adaptação antes, ficou mais macio e ganhei estabilidade, claro que há mais coisas que ganham estabilidade como já descrito por outros membros, é complicado dizer que como um carro fica mais macio e ao mesmo tempo mais estavel em curvas, acredito que neste caso pela largura das molas, como da Toyota é mais larga evita o pino dos jumelos ou suportes trabalharem mais conforme desenho em anexo.
Obs.: Meu Jeep é o CJ3A, molas traseiras 105cm olho suporte a olho suporte, e dianteira 103cm de olho suporte a olho suporte, preferi colocar 103 cm para não alongar chassi e ficou com angulo de 45º, segue fotos. Desvantagem da adaptação das molas de Toyota perda de angulo de ataque.
Elmer_Jeep
11/07/2009, 09:27
Desvantagem da adaptação das molas de Toyota perda de angulo de ataque.
Parece que ficou bom, mas não sei de onde vc tirou essa conclusão já que não precisou nem alongar o chassi na frente :rolleyes:
Juarez Jr
11/07/2009, 09:48
Bom pessoal, como o forum já me ajudou outras vezes, porque não postar as fotos da minha adaptação das molas da Toyota, vou tirar as fotos hoje e coloco no forum.
Rodrigo Baratti
11/07/2009, 11:50
Elmer,
Me parece que o Juarez tem razão.
Andei pensando e calculando sobre as molas da band no cj3 e cheguei a algumas conclusões.
Pelo desenho anexo o eixo está a 523 mm da frente, considerando os suporte de band soldado na extremidade e o eixo no centro da mola (1100 mm) a frente (jumelo "para-choque") ficaria a 550 mm. Isso se manter a mesma altura do eixo ao chassi.
Em compensação pelo mesmo desenho o angulo de saida melhora (566 X 550).
Agora se soldar os suportes um pouco afastados das extremidades tudo diminui, angulos de entrada e saida e entre-eixos.
Reduzir o entre-eixos é sem duvida o pior de tudo.
No meu caso vou fazer SPOA, alongar o chassi e soldar os eixos descentralizados nas molas para resolver esses inconvenientes.
[]
Juarez Jr
11/07/2009, 15:53
Conforme prometido seguem fotos da adaptação, com uma correção não foi 103cm de centro parafuso suporte a centro parafuso suporte e sim 102cm.
Ricardo Baldessar
13/07/2009, 16:47
à pedidos do Junior Braga segue as medidas dos suportes.
fiz um desenho esquemático do suporte dianteiro.
mandei fazer em chapa de 1/4 cortado e dobrado em uma metalurgica aqui perto.
na parte do jumelo (traseira) mandei fazer um tubo no torno na medida das buchas, com 1/4 de espessura de parede. Com esse tubo fiz um suporte que foi fixado na parte de baixo do chassi, com uma distância de 3cm entre o chassi e o centro do pino do jumelo.
para fixar os suportes utilizei solda e parafusos.
qqer duvida eh só pedir
Abços
Marcio Marques
18/07/2009, 20:03
Oi pessoal,
Eu uso as molas da pick up Toyota no meu CJ a 4 anos, já fiz diversas trilhas, viagens e uso urbano. O Jeep ficou muuuito melhor em todos os aspectos. Ele ficou mais macio(não é nenhum Landau, mas melhorou), ficou mais estável, com melhor digiribilidade e principalmente com um curso de susp. bem maior.
Demorei um bom tempo até acertar a suspensão, mas depois de tirar e colocar diversas molas intermediárias diferentes, gostei do resultado.
Esta é a ficha da minha susp.:
Feixes, jumelos e suportes da pick up Toyota.
Diant: 3 lam. inteiras e uma interm.
Tras.: 2 lam. inteiras e duas interm.
obs: A durabilidade das buchas é muito maior que com a susp. original (utilizando buchas de PU em ambos)
Eu aprovo e recomendo!!!
Caro amigo
Gostaria de saber se posso utilizar este número de molas para dianteira e trazeira para a minha rural. No meu caso, a Rural é diesel com motor 14B.
Grato
Márcio Marques
Elmer_Jeep
18/07/2009, 21:10
Caro amigo
Gostaria de saber se posso utilizar este número de molas para dianteira e trazeira para a minha rural. No meu caso, a Rural é diesel com motor 14B.
Grato
Márcio Marques
Cara o ramiro mudou a suspensao do Jeep e não usa mais feixes.
Seguinte, meu pai tem uma F75 com motor 14b, câmbio, eixos e suspensao da band
A dianteira está com todas as lâminas e aí traseira também, no seu caso eu sugiro retirar apenas as laminas retas que vem no feixe traseiro e certamente vai ficar bom na rural.
[]s
Dae galera... tenho algumas dúvidas...
Caro Elmer...
No meu jeep, coloquei os feixes band do jeito que veio, sendo 4 lâminas, a mestre, contra mestre, uma intermediária e uma bem curta, só que quem sabe pelo fato do meu jeep não ter peso, pois tem motor de opala 4cc, a susp ficou um cepo de dura...
Sendo que estive pensando em deixar apenas a mola mestre e a intermediária comprida, só que tenho medo de que o eixo rotacione em arrancada brusca e/ou quando vou desatolar outro jeep... alguém ja fez isso??? fica bom??
Caro Ricardo...
No meu jeep, instalei o jumelo na frente, mas estou querendo coloca-lo na posição original do Cj5, como vc fez, sendo assim essa medida do suporte que vc fez, é a mesma medida que ficaria se fosse o jumelo na frente???
Pois notei que o jeep perdeu muito ângulo de ataque com o jumelo na frente, ele logo enrosca...
Juarez Jr
21/07/2009, 13:35
Kitiu, no meu CJ3A está com motor Opala 4cc 151 e com 3 lâminas de molas na dianteira e traseira, e sem problemas ganhou estabilidade e ficou mais macio. O jumelo está na dianteira, segundo me disseram fica melhor de estabilidade na parte da frente do que no entre eixos. Sobre a perda de angulo de ataque é verdade perde sim mas estou pensando em mandar arquiar as molas ganho altura e a ponta da mola chegará mais para trás, alinhando com o parachoque e ganhando um pouco de angulo de ataque.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=180576&d=1247338394 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=180576&d=1247338394)
Juarez Jr
10/08/2009, 00:24
Bom pessoal, conforme postado anteriormente fiz a adaptação no meu CJ3A das molas da Toyota, coloquei os jumelos da suspensão dianteira na frente, mas estou pensando em colocar na parte de traz para ganhar principalmente mais angulo de ataque.
Pretendo colocar os suportes na frente com altura entre 10cm e 12,5cm e no jumelo atrás conforme foto em anexo, caso não fique alinhado e tenha problema de caster, pretendo colocar cunhas de mesmo tamanho nos dois lados para corrigir o angulo.
O que vocês acham? O que vocês me recomendam? Alguém fez algo parecido?
Obs.: Futuramente quem sabe jumelos articulados com travas na dianteira e traseira
Agradecendo desde já,
Rodrigo Baratti
11/08/2009, 13:10
Bom pessoal, conforme postado anteriormente fiz a adaptação no meu CJ3A das molas da Toyota, coloquei os jumelos da suspensão dianteira na frente, mas estou pensando em colocar na parte de traz para ganhar principalmente mais angulo de ataque.
Não acho que vai ganhar muito angulo com essa alteração, talvez pneus maiores ou posicionar o eixo descentralizado pra frente, ou até SPOA sejam mais vantajosos. O que se ganha com essa modificação é mais altura e conforto, mas esse assunto é polemico.
Pretendo colocar os suportes na frente com altura entre 10cm e 12,5cm e no jumelo atrás conforme foto em anexo, caso não fique alinhado e tenha problema de caster, pretendo colocar cunhas de mesmo tamanho nos dois lados para corrigir o angulo.
Não sei qual a medida deve ser o suporte, mas devem ter a altura suficiente para manter as molas "retas", ou seja os olhais na mesma altura. Já que vai ter que confecciona-los já faça da altura certa que vc não vai precisar de cunha.
Obs.: Futuramente quem sabe jumelos articulados com travas na dianteira e traseira
Esquece tudo que está acima, pois jumelo articulado ou revolver vc terá obrigatoriamente que colocar na frente.
Juarez Jr
11/08/2009, 16:00
Obrigado Rodrigo,
Me diz uma coisa se reposicionar o diferencial para frente, a suspenão não fica mais dura? O carro fica mais conformatavel? Não enfraquece a mola refurando devido ao pino de centro?
Juarez Jr
11/08/2009, 16:03
errata:
Obrigado Rodrigo,
Me diz uma coisa se reposicionar o diferencial para frente, a suspensão não fica mais dura? O carro fica mais confortável? Não enfraquece a mola ao refurar devido a mudança do pino de centro de lugar?
Rodrigo Baratti
11/08/2009, 17:00
Juarez,
De uma olhada no tópico do Porcão, ele usou esse recurso CJ 5 '78 - "Porcão Albino" - Jipe do Mês da Planeta Off-Road Nº 17 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55518&highlight=albino)
Mas sempre que se melhora alguma coisa perde-se outra.
[]
anderson_wzorek
26/10/2009, 23:09
Galera uma duvida:
Vou reformar o chassi e fazer a troca da suspensão do meu jeep,encontrei a venda o kit de suspensão da toyota proriamante dito,esse se faz necessario alongar um pouco o chassi certo e existe um kit de molas de toy mas ja adequado ao comprimento do chassi do jeep.O preço é praticamente igual.
qual seria mais recomendado?
quero colocar algo bom pra não precisar mexer no chassi tão cedo
alguem tem alguma ideia???
abraços
anderson
Galera uma duvida:
Vou reformar o chassi e fazer a troca da suspensão do meu jeep,encontrei a venda o kit de suspensão da toyota proriamante dito,esse se faz necessario alongar um pouco o chassi certo e existe um kit de molas de toy mas ja adequado ao comprimento do chassi do jeep.O preço é praticamente igual.
abraços
anderson
depende anderson....
se vc quer um entre eixos maior, que eu acho legal mude e alonge um pouco, mas se for só pelas molas parte pro que serve direto no cj
abraços
Já que perguntou...
As molas maiores são melhores (na minha opinião) pq proporcionam mais conforto e um maior curso da suspensão, e a menos que vc realmente queira aumentar o entre eixos não é necessário aumentar o chassi, apenas instalar os suportes exatamente nas suas extremidades. Fiz assim no meu jeep.:concordo:
Agora se vc quer ganhar entre eixos... o bolso é o limite! As opções mais comuns são aumentar o chassi (no meio, ou nas extremidades) ou refurar as molas, como também fiz no meu jeep. Dá uma olhada lá no tópico que tem fotos.
Qualquer coisa dê um grito
[]´s
PS. Aproveita e instala os revolvers e amortecedores compatíveis... faz tudo num trampo só!:wink:
Molas FF !!!
Quem já teve experiência com elas ?
Eu liguei para eles e me deixaram pendurado no telefone.
Depois consegui falar e um cara ficou de me ligar e até agora... nada.
Lembro-me de ler qualquer coisa positiva a respeito desse fabricante.
Mas não estou encontrando mais no fórum... será que foi em outro lugar ?
Abraços...
Elmer_Jeep
27/10/2009, 10:32
Galera uma duvida:
abraços
anderson
CJ5 não precisa alongar, pode usar os feixes originais da band, dianteiro na dianteira e trazeiro na trazeira, cabe certinho os novos suportes sem mexer em nada no comprimento do chassi.
[]'s
Molas FF !!!
Quem já teve experiência com elas ?
Eu liguei para eles e me deixaram pendurado no telefone.
Depois consegui falar e um cara ficou de me ligar e até agora... nada.
Lembro-me de ler qualquer coisa positiva a respeito desse fabricante.
Mas não estou encontrando mais no fórum... será que foi em outro lugar ?
Abraços...
Liga no molas FF e procura o Edivaldo!!!
Meu kit de molas é deles das molas dianteiras do toyota, porém meu chassis está esticvado no meio 37cm, logo não precisei de molas tão longas e não tirei elas do centro apenas as coloquei no lugar com a medida fornecida pela FF, as molas são fabrini e vai com kit de buchas PU e com jumelos do D-40!
No meu caso os suportes do kit foram imprestáveis pois eu mudei toda a suspensão pra fazer o reverse-shackle, porém tudo que preciso de molas e suportes é lá!
O Edivaldo é muito boa gente
Porém não sei se os outros kits eram assim, mas não gostei dos suportes que vão no chassi, são firmes e estruturados mas parece que cortaram na regua aquilo ou treco desigual.... os furos e tudo compensa mas eu sou chato paca dai mudei tudo
No meu caso como coloquei eixos de rural a traseira do jeep utilizei os suportes de molas da pickup band:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=197404&stc=1&d=1256647597
Logico que no meu caso é bem diferente e tem de usar cunhas pra alinhas as peças, ai nas fotos elas não tinham sido cortadas ainda.
Em tempo as fotos referem-se a traseira do jeep de ponta cabeça - lembrar da distancia de olhau a olhau de 1.05m
Olá pessoal!
É interessante verificar a calibragem das molas desses kits.
Soltar o pino centro e ver se o arco das lâminas é igual, se elas se encaixam sem a pressão do pino.
O Berga montou um kit desses no jeep do RBETTIN e as 2 lâminas menores estavam tão arqueadas que as pontas "cravaram" na lâmina maior. Além do fio que havia na ponta dessas lâminas. A suspensão nem mexia.
Foi preciso desmontar os feixes endireitar um pouco as lâminas menores, além de curvar as pontas para que o "fio" não fizesse atrito na lâmina maior.
Depois disso o feixe trabalhou normalmente.
[]'s
Pedrão B.
27/10/2009, 15:41
Liga no molas FF e procura o Edivaldo!!!
Meu kit de molas é deles das molas dianteiras do toyota, porém meu chassis está esticvado no meio 37cm, logo não precisei de molas tão longas e não tirei elas do centro apenas as coloquei no lugar com a medida fornecida pela FF,
Rubens, não entendi esta parte:pensativo:
Pode me esclarecer?
[]'s
anderson_wzorek
27/10/2009, 22:36
Blz Galera,
valeu por tds as dicas,
vou comprar os feixes da toyota mesmo na medida original.
Fugger,sera que posso dar uma olhada no jeep pra ter uma ideia/
abraços e valeu a atenção
Rubens, não entendi esta parte:pensativo:
Pode me esclarecer?
[]'s
Ow Pedrão... assim
caso vc queira aumentar o entre-eixos sem esticar o chassis, vc colcoa molas mais compridascom opino do "espigão" deslocado na rente pra frente e atrás pra trás... logo vc terá um entre-eixos ligeiramente maior...
No meu caso eu estiquei o chassis no meio 37cm, então não preciso ter molas com pinos descentrados porque já resolvi o entre-eixos maior, e coloquei molas dianteiras de toyota mesmo (o Elmer chegou a utilizar molas traseiras da pickup band) e se não me engano o walnei usa o sistema de pino descentrado...
Logo depende do que vc quer, o piuno descentrado melhora angulos de aataque e saida tb, mas no meu caso eu ainda prezo a estética da carroceria e vou manter ela quase que original (salvo a esticada e as portas)
Fugger,sera que posso dar uma olhada no jeep pra ter uma ideia
:concordo: conversamos pelo MSN
[]´s
Flavio Miranda
28/10/2009, 14:52
Especialistas de plantão....
Estou criando vergonha na cara e vou encarar a "reforma" do JeepEgg II.
Vou abrir tópico para a reforma, pois pretendo desmontar tudo e trocar, colocar o que precisa para ficar seguro e bom prá trilha média. Devo usar pneus 33" ou no minimo 31" com recape.
Das inúmeras dúvidas que terei, a primeira é se devo manter este sistema TOYOLINK que veio nele ou :
a) colocar feixes de CJ com jumelo revolver/articulado;
b) colocar molas de Band com jumelo revolver/articulado.
Hoje não consigo avaliar o sistema TOYOLINK pois as rodas estão chacoalhando (deve não existir mais rolamentos...) muito, amortecedores vencidos, buchas, etc, etc , etc....
[ ]'s.
Carlos Bernardo
28/10/2009, 15:57
Eu coloquei molas te Toy no meu Jeep simplesmente pelo fato de ele estar SPOADO e eu querer molas mais firmes pra compensar o ganho de altura e não querer um Jeep "bobo" e molão.
Não consigo ver vantagens em se instalar molas te Toy em Jeep se o cara estiver buscando conforto. O Jeep fica duro pra cacete com as molas de Toy.
Elmer_Jeep
28/10/2009, 15:58
Opção C.
Tira essa porcaria toda aí que ta nas fotos e instale o plano B.
[]'s impressionados com a engenhosidade...
Elmer_Jeep
28/10/2009, 16:12
Eu coloquei molas te Toy no meu Jeep simplesmente pelo fato de ele estar SPOADO e eu querer molas mais firmes pra compensar o ganho de altura e não querer um Jeep "bobo" e molão.
Não consigo ver vantagens em se instalar molas te Toy em Jeep se o cara estiver buscando conforto. O Jeep fica duro pra cacete com as molas de Toy.
Lamento informar mas tenho a impressão de que não adaptaram os feixes corretamente no seu Jeep.
Basta uma leitura nas paginas anteriores pra saber todas as dicas necessárias sobre a adaptação e os componentes utilizados.
Vc poderia fazer umas fotos mostrando os feixes dianteiros e trazeiros ? (tipo o colega fez exibindo uma coisa bizarra na postagem anterior...)
[]'s
Carlos Bernardo
28/10/2009, 16:28
Fotos hiper antigas, da época da adaptação (+ ou -) 4 anos atrás.
De lá pra cá muitas trilhas, muita estrada e nem sequer resquício de problemas.
Tudo foi soldado e reforçado, novamente, as fotos foram tiradas com o serviço ainda em andamento.
Elmer_Jeep
28/10/2009, 16:48
Com esse jumelo vertical e na frente do chassi é pra ficar duro mesmo...
Já fiz um aqui com feixes Fabrini, jumelos de 8cm atras da roda dianteira inclinados a 45 graus + amortecedores pressurizados e ficou muito bom.
Meu jeep também não tenho o que reclamar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=114 mas nao da pra comparar pq são 4 feixes trazeiros e 104" de entreeixos.
[]'s
Carlos Bernardo
28/10/2009, 17:02
Essa mão-francesa aí é a que veio junto com o Kit de molas Fabrini mesmo. Depois tiro umas fotos mais atuais...rs...dá até vergonha postar foto de 5 anos atrás aqui no Fórum...hahaha
Mas enfim. Uso amortecedores Turbogas da Cofap. O Jeep está bem legal. Um pouco duro sim, mas nada que me incomode tanto. O Jeep agora torce feito um doido e os pneus não raspam na lataria como antes do Spoa. Só alegria.
Não vou comentar sobre o seu Jeep. Acompanho a montagem dele à anos no tópico da Frota 4x4 Brasil. Isso aí já é outra "catiguria"...rs...louco demais. Parabéns.
Rodrigo Baratti
28/10/2009, 17:43
Hoje não consigo avaliar o sistema TOYOLINK pois as rodas estão chacoalhando (deve não existir mais rolamentos...) muito, amortecedores vencidos, buchas, etc, etc , etc....
O problema é esse sistema Toyolink! :discordo::discordo::discordo:
Até que o nome é criativo!:rolleyes::parede:
[] e faz o que o Elmer recomendou!:concordo:
Pedrão B.
28/10/2009, 19:44
Ow Pedrão... assim
caso vc queira aumentar o entre-eixos sem esticar o chassis, vc colcoa molas mais compridascom opino do "espigão" deslocado na rente pra frente e atrás pra trás... logo vc terá um entre-eixos ligeiramente maior...
No meu caso eu estiquei o chassis no meio 37cm, então não preciso ter molas com pinos descentrados porque já resolvi o entre-eixos maior, e coloquei molas dianteiras de toyota mesmo (o Elmer chegou a utilizar molas traseiras da pickup band) e se não me engano o walnei usa o sistema de pino descentrado...
Logo depende do que vc quer, o piuno descentrado melhora angulos de aataque e saida tb, mas no meu caso eu ainda prezo a estética da carroceria e vou manter ela quase que original (salvo a esticada e as portas)
Ah, entendi Rubão! :dance::concordo:
Valeu!
[]'s esclarecidos!
por tudo o que já li nesse tópico eu imaginava que o jeep com molas de bandeirante ficasse um pouquinho menos desconfortável... mas essa tua opinião eu não esperava encontrar aqui. quer dizer que você afirma categoricamente que fica uma m... ???
o que é isso ????
Carlos Bernardo
29/10/2009, 09:18
por tudo o que já li nesse tópico eu imaginava que o jeep com molas de bandeirante ficasse um pouquinho menos desconfortável... mas essa tua opinião eu não esperava encontrar aqui. quer dizer que você afirma categoricamente que fica uma m... ???
o que é isso ????
Não, não fica uma m..., aliás, longe disso. :)
A questão é que o Jeep fica mais firme com os feixes de Toy, o que pode deixá-lo um pouco desconfortável para algumas situações e bem melhor em outras.
O meu caso é um pouco diferente do "normal" pois gosto de Jeep "spoado" e não sei como fica essa questão do conforto com a suspensão seguindo padrão original de molas abaixo do eixo...
Abração!
Não faz diferença spoa ou spua quanto ao conforto. O problema da tua suspensão é o ângulo dos jumelos que deveriam estar a +ou- 45º e pelas fotos estão a praticamente 90º, dificultando o movimento da mola.
dá uma pesquisada no tópico que tem muita coisa falando disso. :concordo:
[]´s
Carlos Bernardo
29/10/2009, 10:35
Vou dar uma perquisada por aqui e ver o que pode ser melhorado.
Valeu pela dica!
Carlos Bernardo
29/10/2009, 11:25
Não faz diferença spoa ou spua quanto ao conforto. O problema da tua suspensão é o ângulo dos jumelos que deveriam estar a +ou- 45º e pelas fotos estão a praticamente 90º, dificultando o movimento da mola.
dá uma pesquisada no tópico que tem muita coisa falando disso. :concordo:
[]´s
Fugger, só por curiosidade, vc acha que a instalação de algum tipo de jumelo revólver-articulado no lugar do que eu tenho ajudaria nessa questão de angulo ou pioraria?
Agora fiquei curioso....rs...
Fugger, só por curiosidade, vc acha que a instalação de algum tipo de jumelo revólver-articulado no lugar do que eu tenho ajudaria nessa questão de angulo ou pioraria?
Não mudaria em nada a questão do conforto... o problema da sua suspensão se resolve de 2 formas:
- aumentando o tamanho da mola; ou
- mudando a posição do suporte fixo da mola mais em direção as extremidades do chassi (coisa de 5 - 10 cm). Provavelmente terá que mexer nos cardãs, mas ganha umas 4" de entre eixos... :concordo:
[]´s
Carlos Bernardo
29/10/2009, 12:00
Não mudaria em nada a questão do conforto... o problema da sua suspensão se resolve de 2 formas:
- aumentando o tamanho da mola; ou
- mudando a posição do suporte fixo da mola mais em direção as extremidades do chassi (coisa de 5 - 10 cm). Provavelmente terá que mexer nos cardãs, mas ganha umas 4" de entre eixos... :concordo:
[]´s
Saquei. Isso me levaria irremediávelmente a ter que alongar meu chassis em alguns centímetros? Acho que existe a possibilidade de se retirar uma lâmida de cada feixe também em busca desse conforto a mais sem tanta mão de obra. Deixaria o Jeep mais macio, imagino eu, porém tenho receio que ele acabe ficando bobão demais nas curvas...o que vc acha?
Hj em dia ele faz curvas impressionantemente bem, muito firme mesmo. O foda é o pula-pula no off road mesmo.
Valeu pela ajuda, camarada.
Saquei. Isso me levaria irremediávelmente a ter que alongar meu chassis em alguns centímetros?
Não, vc mudaria apenas a posição do suporte fixo, não mexeria em nada no suporte do jumelo.
Acho que existe a possibilidade de se retirar uma lâmida de cada feixe também em busca desse conforto a mais sem tanta mão de obra. Deixaria o Jeep mais macio, imagino eu, porém tenho receio que ele acabe ficando bobão demais nas curvas...o que vc acha?.
Menos molas com esse angulo do jumelo enfraqueceria o conjunto e numa pancada frontal mais forte, subida de um barranco em trilha por exemplo, poderia entortar as molas.
O melhor mesmo é mudar a posição do suporte fixo, coisa de 5 - 10 cm já resolve ;-)
[]´s
Rodrigo Baratti
29/10/2009, 12:19
Carlos,
Seguindo a receita, se é que se pode chamar assim, para um feixe com 110 cm (olhal a olhal) a distancia dos suportes deve ser 105 cm (olhal a olhal). Essas medidas devem resultar num jumelo inclinado em 45º.
Mede o seu suporte e seus feixes e tira a duvida.
[]
Carlos Bernardo
29/10/2009, 13:03
Meu Jeep está no mecânico checando o câmbio, mas assim que ele voltar vou fazer as medições. Aos colegas, obrigado pela ajuda.
Minha coluna agradece.
:D
Caros amigos, preciso de ajuda urgente, pois tem trilha amanhã e preciso puxar o jeep no cambão (towbar) só que desde que coloquei as molas de toy, não tinha mais puxado ele...
O jeep ta com os jumelos na frete e quem sabe seja por isso que ta muito ruim de puxar, se atira pros lado, não segue firme a camionete...
O que pode ser o meu problema?? tem a vê com a instalação das molas???
Rodrigo Baratti
30/10/2009, 12:12
Kitiu
Provavelmente o angulo do caster foi alterado com a instalação das molas.
Coloca mais detalhes, SPOA ou SPUA, as sapatas dos eixos tb foram alteradas, como foi posicionado os suportes,.....?
[]
Dae Rodrigo,
O jeep esta SPUA, e não foi alterado nada no eixo, inclusive só foi instalado o jumelo na frente por ser mais fácil e não precisar mexer em mais nada...
Os jumelos estão em ângulo de 45 graus, tudo como falam que tem que ser...
Ja quanto ao angulo do caster, aparentemente ta normal....
Será que é só porque o jumelo ta na frente???
Elmer_Jeep
30/10/2009, 13:15
Kitiu, certamente o caster está alterado, tem varias dicas aqui pra corrigir: Erro ao colocar molas da Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263)
Mas se for pouca coisa pode ser resolvido com a instalação de cunhas.
Veja aqui os prós e contras: Cardan dianteiro - muito inclinado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4934)
Da uma olhada nesse post aqui tambem: Volante não retorna. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=6867#post6867)
[]'s
Dae Rodrigo,
O jeep esta SPUA, e não foi alterado nada no eixo, inclusive só foi instalado o jumelo na frente por ser mais fácil e não precisar mexer em mais nada...
Os jumelos estão em ângulo de 45 graus, tudo como falam que tem que ser...
Ja quanto ao angulo do caster, aparentemente ta normal....
Será que é só porque o jumelo ta na frente???
Manda uma foto onde apareça a sapata e o feixe inteiro, fica mais fácil de ver o problema.
Se colocou aquele jumelo enorme que vem no kit com certeza alterou o ângulo do cáster e o pinhão deve estar mais para cima. Se for isso mesmo, a solução é rápida, basta colocar uma cunha, pela frente, entre o feixe e a sapata. A medida da cunha vai depender do quanto o eixo girou.
[]'s
Dae Elmer e Giovani...
Obrigado pela ajuda...
Voltei agora da oficia e pedi pro meu mecânico verificar se estava fora o ângulo de cáster e diz ele que não está...
Os jumelos são os que vieram no kit, porém eu refurei e cortei eles, sendo assim não são mais aqueles jumelos enormes, tem 9,5 cm de centro a centro nos furos...
Não sei o que ta acontecendo, só uma coisa pode ta contribuindo, os jumelos não estavam bem apertados, e vou fazer como medida provisória, fechar a abertura das rodas, pra vê se consigo puxar o jeep esse fim de semana...
Giovani, antes mesmo do Betin colocar as molas no jeep dele, eu ja havia conversado com o berga, pra coloca os jumelos atrás, só não deu tempo ainda $$$$$$ ainda mais que tive que faze o motor do jeep...
Mas no que der uma folga vou levar la pro berga arruma...
Por enquanto fica assim, até porque não vai da tempo de arruma...
Mais uma vez obrigado pela ajuda galera!
Forte abraço!
Carlos_Ferraz
10/12/2009, 11:39
Amigos,
desculpen se já foi falado sobre isto em algum outro tópico, mais estou com dificuldades em encontrar algo sobre as sapatas que ficam entre os eixos e o feixe de molas.
Estou adaptando o kit da toyota em meu cj e estou preocupado em deixar as sapatas originais do jeep, por serem mais estreitas.
Será necessário confeccionar sapatas mais largas???
Detalhes: SPOA, eixo canela fina, sapatas originais.
[]´s :?: :parede:
Elmer_Jeep
10/12/2009, 12:18
Carlos, pode usar as originais que não tem problema, apenas verifique se a mola não vai encostar muito na lateral da carcaça.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=75601&d=1173394862
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=75606&d=1173395558
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=75666&d=1173443257
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=75664&d=1173443097
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=75925&d=1173702958
[]'s
Carlos_Ferraz
10/12/2009, 14:08
Isso é que é uma resposta completa...como diz o velho ditado...uma imagem vale mais que 1000 palavras!!!
Valeu mesmo Elmer...
[]´s
Carlos_Ferraz
17/12/2009, 15:04
Alguém tem referências sobre o fabricante de feixe de molas Cindumel???
Comprei um kit completo do feixe de molas band para meu cj em uma loja em Campinas.Os suportes,jumelos, grampos, etc são da marca FF, mas os feixes da marca Cindumel.
Sei que é uma empresa de guarulhos, se o pessoal da região puder dar alguma informação eu ficaria muito agradecido, pois nunca ouvi falar.
[]´s
victor massinha
19/01/2010, 08:56
E ai pessoal beleza...
Então, tenho visto aqui em alguns tópicos o pessoal jogando o eixo traseiro do jeep mais para tras apenas refurando as molas. Mas todos esses com SPOA. Minha dúvida é a seguinte, eu IA fazer SPOA, mas devido a outros fatores resolvi que não ia valer a pena, teria que gastar muito e provavelmente não ia ficar do jeito que eu quero. Vou deiar SPUA mesmo, mas só que vou trocar as molas pelas da Band sendo que as originais do jeep...bem nem preciso falar nada :rolleyes: só de ter que empurrar ele na garagem quando estaciona pra nivelar já me encheu...rs
Mas só que eu tambem gostaria de deixar o eixo um pouco mais para tras, a intenção seria alongar o chassis e fazer um suporte novo. mas será que se eu refazer os furos tambem ficaria bom? Ou seria art of gambiarra de primeira? Nunca vi um jeep com tal alteração por isso as dúvidas..:parede:
Outra coisa, a mola da toyota se não arquear ela, deixa o jeep mais baixo do que com as molas originais?
Desde já agradeço a atenção e desculpas pelas perguntas que alguem possa até julgar de cretinas :mrgreen:
Obrigado
Mas só que eu tambem gostaria de deixar o eixo um pouco mais para tras, a intenção seria alongar o chassis e fazer um suporte novo. mas será que se eu refazer os furos tambem ficaria bom? Ou seria art of gambiarra de primeira? Nunca vi um jeep com tal alteração por isso as dúvidas..:parede:
Quanto mais para trás?
Se é pouca coisa, tipo 1 ou 1 e1/2", vc pode usar uma chapa c/ pino e furo entre a mola e o eixo. Assim não precisa furar a mola.
Outra coisa, a mola da toyota se não arquear ela, deixa o jeep mais baixo do que com as molas originais?
No seu caso (SPUA), não.
[]'s
Quanto mais para trás?
Se é pouca coisa, tipo 1 ou 1 e1/2", vc pode usar uma chapa c/ pino e furo entre a mola e o eixo. Assim não precisa furar a mola.
[]'s
Mestre Giovani, sempre exercendo a criatividade, essa aí eu confesso que não conhecia.
Pergunto, alguém já colocou em prática ou é só uma idéia?
Nesse caso a tal chapa fica solta mesmo, sendo presa apenas pelos grampos, ou tem de ser soldada no suporte?
[]´s
Osmir
Elmer_Jeep
19/01/2010, 10:56
Massinha, dá uma olhada nesse tópico: Aumentando o entre-eixos sem alongar o chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37988)
Osmir, acho que o Giovani tá falando disso aqui:
http://www.polyperformance.com/shop/images/D/d_5348-01.jpg
[]'s
Mestre Giovani, sempre exercendo a criatividade, essa aí eu confesso que não conhecia.
Pergunto, alguém já colocou em prática ou é só uma idéia?
Nesse caso a tal chapa fica solta mesmo, sendo presa apenas pelos grampos, ou tem de ser soldada no suporte?
Essa não foi minha. Não sei se a idéia é nova, mas aqui ela foi do Berga.:mrgreen:
Ele fez isso na Toyota de um amigo nosso.
Ele queria centrar o pneu 35" na caixa de roda traseira, para não raspar. Ficou 10!:concordo:
Vai só encaixada, presa com os grampos.
Só para lembrar, nessas medidas, não precisa mexer em cardã.
Osmir, acho que o Giovani tá falando disso aqui:
Não. É só uma chapa com um furo p/ encaixar no pino da mola e um pino para encaixar no furo da sapata.
É justamente para não ter que fazer esses furos. Solução de preguiçoso mesmo.:mrgreen:
Para furar precisa soltar o eixo completamente, abrir espaço para colocar a furadeira, trabalhar lá debaixo da viatura... aí como a idade começa à pesar, fica mais fácil fazer uma chapinha e apenas afrouxar os grampos para encaixá-la.:lol:
Mas se vc já tiver instalada uma sapata dessas, aí sim, é moleza.
[]'s
victor massinha
19/01/2010, 14:01
achei muito interessante, facil é pratico, era mais ou menos isso que eu gostaria de fazer!!!
Obrigado.
Isso que é solução criativa para resolver, ou amenizar, o problema :mrgreen::mrgreen:
[]´s
Osmir
Rodrigo Baratti
19/01/2010, 17:36
Estou montando o suporte das molas com o furo descentralizado em 2 pol.
[]
victor massinha
20/01/2010, 09:39
Mais uma dúvida... Ao comprar o kit de mola Toy, seria necessario arquear ela? ou ela já vem em uma altura digamos "ideal" (uso pneus 33" e pretendo aumentar para 35" ou 33" com 3K) Sei que no caso de SPOA na maioria dos casos a mola é batida para ficar plana, assim ão tirando muito o centro de gravidade. Mas como pretendo deixar SPUA mesmo, eu só não queria ter que gastar em mola nova e ter que arquear depois, coisa que eu acho não ser uma boa...
Elmer_Jeep
20/01/2010, 10:48
Mais uma dúvida... Ao comprar o kit de mola Toy, seria necessario arquear ela? ou ela já vem em uma altura digamos "ideal" (uso pneus 33" e pretendo aumentar para 35" ou 33" com 3K) Sei que no caso de SPOA na maioria dos casos a mola é batida para ficar plana, assim ão tirando muito o centro de gravidade. Mas como pretendo deixar SPUA mesmo, eu só não queria ter que gastar em mola nova e ter que arquear depois, coisa que eu acho não ser uma boa...
Instalei no meu ex-CJ5 feixes da band originais fabrini e não mexi no arqueamento, na época era spUa, com jumelos originais band(8cm entre pinos) e cheguei a usar pneus 33 numa boa, quando instalei os 35 começou a encostar na caixa de rodas trazeira, aí só spOa pra resolver: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=90069#post90069
[]'s
Coloquei essas molas da Toy no jeep e ele ficou mais alto, estou utilizando os jumelos do tamanho original. Pelos meus cálculos aritiméticos não vai raspar em nada não usando os pneus 33. :pensativo:
Mas eu fiz uma cirurgia plástica na caixa de roda traseira :twisted:.
Espero que dê certo.
[]´s
Osmir
Xavier4x4
22/01/2010, 10:10
Caros amigo, eu comprei todo o kit da suspeção de toy na TT4 paro o CJ com jumelos articulados e tudo mais, o jeep fica mais alto que o normal, ainda não posso falar sobre estabilidade ou conforto pois ainda não andei no carro, mas pelos relatos de quem tem, elas são ótimas.
Mas estou querendo vender as molas pois quero comprar outras iguais sendo que com o furo deslocado para ganhar mais angulo de ataque e saida. Se alguem tiver interesado é so me comunicar.
Um abraço a todos
victor massinha
22/01/2010, 11:45
O meu jeep sempre pegou o pneu na caixa de roda, mesmo quando usava pneu 31", agora com o 33" continuava a mesma coisa (logico) so parou de pegar por dentro quando instalei o flutuante que deixa o pneu mais para fora e começou a pegar na parte externa do paralama. mas é pouca coisa.
A intenção com as mola de toyota era colocar junto jumelo revolver, sei que não deixa mais alto apenas que aumenta o curso.
victor massinha
22/01/2010, 11:47
Caros amigo, eu comprei todo o kit da suspeção de toy na TT4 paro o CJ com jumelos articulados e tudo mais, o jeep fica mais alto que o normal, ainda não posso falar sobre estabilidade ou conforto pois ainda não andei no carro, mas pelos relatos de quem tem, elas são ótimas.
Mas estou querendo vender as molas pois quero comprar outras iguais sendo que com o furo deslocado para ganhar mais angulo de ataque e saida. Se alguem tiver interesado é so me comunicar.
Um abraço a todos
Xavier você vai vender elas mais ou menos por quanto? e a marca das molas qual é?
obrigado
victor massinha
22/01/2010, 11:50
quando instalei os 35 começou a encostar na caixa de rodas trazeira, aí só spOa pra resolver: []'s
cortar o paralama será que não da certo tbm? eu sei q para alguns pode ser gambi mas até que eu acho uma soluçao pratica e economica! :mrgreen:
[]'s nem pensando em cortar os paralamas traseiros
jipeirodesdepequeno
22/01/2010, 11:59
acho que cortar o paralama funciona sim,mas se começar a pegar naquela parede no meio do assoalho ai acho que com um alargador de roda tb resolve
coloquei pneus 35 no meu, raspava as vezes na trilha ou em curvas, pensei em cortar a lata por ficar mais barato, mas agora to spoando :dance:
cortar o paralama será que não da certo tbm? eu sei q para alguns pode ser gambi mas até que eu acho uma soluçao pratica e economica! :mrgreen:
[]'s nem pensando em cortar os paralamas traseiros
Rodrigo Baratti
22/01/2010, 13:33
Um abraço a todos
Xavier,
Não precisa trocar essas molas.
Se elas forem de 1.100 mm vc não conseguirá deslocar muito os eixos, ai é só refurar as sapatas dos seus "eixinhos":mrgreen:
Se forem as longas (1.300 mm) vc refura e anda com a mola com 2 furos mesmo, pelo menos é assim que muitos andam e que o meu tb vai andar....um dia!
Qtos cm vc vai deslocar os eixos?
Outro ponto, dependendo de qto vc deslocar o eixo da frente pode afetar o caster.
[]
victor massinha
22/01/2010, 13:35
naquela parede não pega mais devido a largura que o flutuante causou (+/- 3 cm) e não sei se colocar alargador de roda é uma boa, creio que força mais o rolamento.
Elmer_Jeep
22/01/2010, 13:58
Outro ponto, dependendo de qto vc deslocar o eixo da frente pode afetar o caster.
[]
E também interferir no cruzamento das barras de direção :wink:
[]'s
Aproveitando alguém indica alguma oficina em SP para fazer SPOA e instalar o Kit da Toy no CJ? Não senti confiança no meu mecanico.
Abraços.
Marcelo.
Aproveitando alguém indica alguma oficina em SP para fazer SPOA e instalar o Kit da Toy no CJ? Não senti confiança no meu mecanico.
Abraços.
Marcelo.
http://www.cjcheckup.com.br
osasco
Sr, Jair ou Rodrigo ;-)
se tiver duvida do serviço olha no site que os caras mandam bem!
Valeu Rubens, vou verificar sim!!!!
Abraços.
Marcelo
victor massinha
26/01/2010, 10:22
Se eu não me engano esse projeto já existe a um bom tempo... (me corrijam se estiver enganado)
Elmer_Jeep
26/01/2010, 10:28
Galera, vamos falar de Feixes e CJs se não isso aqui vira um carnaval.
Sobre o tal monstrengo já tem tópico la na Off: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69186
[]'s
João Eduardo
16/02/2010, 15:10
Pessoal, comprei o meu primeiro Jeep Willys, ano 81, 4cc, 4marchas. Fiz uma revisão básica, tipo troca de óleo, velas e cabos, correias e outras.
O Jeep é bem original em sua mecânica. Uma pequena folga na direção, causando um certo desconforto ao atingir uns 60 Km/h, porem somente em descida pois em reta o carro é perfeito. A direção (mecânica é original).
Ontem, estava num semáforo e foi abordada por um Sr. de +- 61 anos e esse deixou um cartão comigo, dizendo fazer "milagres" em carros antigos.
Ao visitá-lo hoje pela manhã, o mesmo mostrou-se conhecedor de carros antigos em geral. Ao fazer uma vistoria em meu Jeep ele disse:
A hélice do radiador está reta, precisa dar um "giro" nela. Perguntou se o carro não está esquentando e eu disse que sim.
Ao indagar sobre o desconforto acima citado ( desconforto aos 60 Km/h) ele disse:
1º) Leve a uma oficina especializada em molas e peça para fazer uma geral ( desmontar, limpar, trocar buchas, etc).;
2º) Fazer um alinhamento;
3º) se possível, instalar uma cremalheira do santana na direção;
4º) Voltar com o Jeep para ele, para que possa fazer um encapamento nas molas. Ele continuou:
Eu vou afrouxar as abraçadeiras das molas, passa graxa entre elas e colocar fitas de plástico ( saco de farinha) com graxa também entre elas. Depois, apertar as abraçadeiras e envolver todo o feixe de molas com o mesmo processo: graxa e fita plástica e por fim, amarrar tudo isso com fio de latão resistente. Segundo ele o serviço ficará de primeira.
Disse-me que terei a impressão de estar dirigindo um Landau, a transformação é enorme.
Pergunto, alguém conhece esse serviço? Ah! A minha intenção é fazer passeios e trilhas de grau fácil/médio.
No final eu perguntei-lhe o que ele sabe sobre a adaptação da suspensão (KIT) do Toyota e ele disse-me que não é necessário pois o serviço é garantido e ficará melhor.
Ele alega que haverá maior conforto pois as molas trabalharão independente, bem, foi isso que entendi.
Acho que vou fazer o que ele recomenda. Caso alguém tenha algo a dizer, favor manifestar a contento.
Bem pessoal, espero estar contribuindo com algo neste fórum.
Abraços!
Mauricio Rotta
17/02/2010, 10:14
Ja me disseram tb de cortar pequenas tiras de lixa e colocar entre uma chapa e outra. Nunca fiz, mas acho q não é uma solução duradoura. Pode ficar bom sim, mas por um curto período de tempo.
Rodrigo Baratti
17/02/2010, 10:52
Bem, o assunto não tem muito haver com tópico, qdo o Elmer ver vai nos tocar daqui. :odedo:
O principio que foi proposto pelo "sr. especialista" ao amigo é fazer as laminas das molas "escorregarem" mais livremente. Truque antigo e já vi usarem radiografia entre as laminas, mas lixa é o principio contrario. :discordo:
Realmente fica mais macio, mas o efeito não é duradouro.
Particularmente não acho uma boa solução, alias a unica solução pro jeep ser macio é trocar por um Civic ou um Landau. :mrgreen:
Qto a esquentar verifique o radiador, geralmente basta varetar e o problema está resolvido, já a direção realmente a de santana deixa macia e precisa, mas tem seus incovenientes: Diferenças de instalação de direção VW (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872)
Sugiro pesquisar um pouco mais sobre os assuntos antes de mexer em qualquer coisa com qualquer especialista, tem muitos tópicos no fórum sobre suspensão, jeep esquentando, direção, especialistas :mrgreen:, enfim de tudo com as mais diversas experiencias.
[]
Mauricio Rotta
17/02/2010, 11:04
Putz, radiografias entre as molas é foda hein. HUahuahuahauhauau o povo brasileiro é uma fonte inesgotável de criatividade e soluções (as vezes toscas).
No meu Jeep os feixes estão originais mas possivelmente os feixes da toyota em breve virão.
Elmer_Jeep
17/02/2010, 12:45
Bem, o assunto não tem muito haver com tópico, qdo o Elmer ver vai nos tocar daqui. :odedo:
Pois é, lá vamos nós outra vez :pensativo:
Sugiro pesquisar um pouco mais sobre os assuntos antes de mexer em qualquer coisa com qualquer especialista, tem muitos tópicos no fórum sobre suspensão, jeep esquentando, direção, especialistas :mrgreen:, enfim de tudo com as mais diversas experiencias.
[]
X2 :concordo:
E duvido que a gambiarra do "especialista" fique melhor que um jogo de feixes novos :lol:
Basta utilizar a PESQUISA que o cara vai achar tudo sobre as dúvidas dele, numa breve consultada através do google encontrei alguns topicos (direto do túnel do tempo) :
2003
Raio-X nos feixes de mola (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=431)
2004
Mantendo a graxa nos feixes... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3926)
2005
Lubrificando/Engraxando Feixes de Molas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10914)
Então vou lembrar mais uma vez aos novatos, o tópico aqui é sobre Feixes Toyota! Para outros assuntos utilize a PESQUISA.
edubasile
17/02/2010, 14:48
Ola pessoal, uso feixes de Band nos meus 3 brinquedos, no 47 uso os 4 dianteiros, no 75 2 dianteiros e 2 traseiros com o furos desentralizado e ma picape 51 2 dianteiros e 2 traseiros. Todos com menos molas, fica muito mais macio e nunca tive sequer um amola quebrada. Não sei se como as molas são mais largas q as originais o jeep perde um pouco de torção, mas q ta funcionando bem isso tá. No jeep do meu irmão ainda ta com as molas originais e qdo ando com ele sinto a diferença. Agora acho q vou jogar os feixes traseiros do 75 pra fora do chassis, alguem ja fez isso?
Mauricio Rotta
17/02/2010, 15:56
Ola pessoal, uso feixes de Band nos meus 3 brinquedos, no 47 uso os 4 dianteiros, no 75 2 dianteiros e 2 traseiros com o furos desentralizado e ma picape 51 2 dianteiros e 2 traseiros. Todos com menos molas, fica muito mais macio e nunca tive sequer um amola quebrada. Não sei se como as molas são mais largas q as originais o jeep perde um pouco de torção, mas q ta funcionando bem isso tá. No jeep do meu irmão ainda ta com as molas originais e qdo ando com ele sinto a diferença. Agora acho q vou jogar os feixes traseiros do 75 pra fora do chassis, alguem ja fez isso?
Eu estou fazendo isso em um protótipo com chassis de Jeep (reforçado) e molas traseiras da F75 na frente e atrás, por fora do chassis com eixos da F75 também. Ainda está sem lataria e sem motor, parei o projeto fazem uns dois anos, de vez em qdo ainda me dá vontade de mexer nele, chama-se projeto "Cabeça de Leitoa!"
Bergantin
17/02/2010, 17:04
edubasile (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11657)
Boa tarde
Estou reformando um jeep 61, já esta com os feixe de band e estou pensado em deixa só 2 laminas, as maiores e colocar um espassador de 3 mm entre elas, você deixou original ou mudou a curvatura das molas, gostaria de saber com quanto ficou o curso, e qual o amortecedor que você usou.
Elmer_Jeep
17/02/2010, 18:34
Não sei se como as molas são mais largas q as originais o jeep perde um pouco de torção, mas q ta funcionando bem isso tá.
Isso é lenda.
Agora acho q vou jogar os feixes traseiros do 75 pra fora do chassis, alguem ja fez isso?
É algo totalmente desnecessário, leia as informações que constam no tópico abaixo:
Suspensão por fora do Chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1205)
edubasile
17/02/2010, 18:48
Elmer,
obrigado pelas explicações e pelo topico!! Já que não vou mais fazer isso ou inventar ( digo gastar $$$$ ) outra coisa. kkkkkkk
edubasile
17/02/2010, 19:00
Bergantin,
as molas estão originais mas senão me engano estao, no CJ5, com 4 laminas na frente ( motor ford falcon L6) e 3 laminas atras e no CJ2 com 3 laminas nos 4 feixes. Não tenho certeza pois estou em São Paulo hj e o jeeps estão na fazenda, 420 km daqui. Terça estarei la e confirmo pra vc.
Carlos_Ferraz
23/02/2010, 11:22
Galera,
eu não deveria ganhar curso de susp com o kit molas de toyota???
eu ainda não verifiquei as medidas exatas, mais perdi visivelmente curso, principalmente na traseira.
A solução seria jumelo revolver, ou tento retirar uma das três lâminas para diminuir a resistência, já que o feixe traseiro não está reto???
Obs. SPOA,amortecedores Ranger gl12343, kit 4 feixes mola dianteiros band c/ 3 laminas, barra anti rolagem, jumelo curto, distancia entre suportes 105cm.
As fotos em anexo mostram o antes e o depois da instalação do kit susp toy...
[]´s :parede::parede::parede:
Elmer_Jeep
23/02/2010, 12:04
Galera,
eu não deveria ganhar curso de susp com o kit molas de toyota???
eu ainda não verifiquei as medidas exatas, mais perdi visivelmente curso, principalmente na traseira.
A solução seria jumelo revolver, ou tento retirar uma das três lâminas para diminuir a resistência, já que o feixe traseiro não está reto???
Obs. SPOA,amortecedores Ranger gl12343, kit 4 feixes mola dianteiros band c/ 3 laminas, barra anti rolagem, jumelo curto, distancia entre suportes 105cm.
As fotos em anexo mostram o antes e o depois da instalação do kit susp toy...
[]´s :parede::parede::parede:
Vamos lá
Os kits de suspensão toyota pra CJ vendidos porai vem com 4 feixes dianteiros da band.
O feixe trazeiro original do CJ5 é mais longo que um dianteiro da band, isso aí já conta bastante na perda de curso.
Outro fator também é a barra anti rolagem que dependendo da forma que foi montada/projetada geralmente trava o curso da suspensão. Vc já usava barra antes(quando tinha feixe original) ?
Retirar mais laminas nao vai resolver muita coisa, é mais facil surgirem outros problemas.
Outro detalhe pra ser observado é o posicionamento dos amortecedores, dependendo de como estão montados podem atrapalhar na compressão(dar batente) ou na extensão(fim de curso).
[]'s
Carlos_Ferraz
23/02/2010, 14:52
Vamos lá
Os kits de suspensão toyota pra CJ vendidos porai vem com 4 feixes dianteiros da band.
O feixe trazeiro original do CJ5 é mais longo que um dianteiro da band, isso aí já conta bastante na perda de curso.
Quando estávamos instalando, montamos primeiro os dianteiros e fui fazer um teste (devido a ângulo de cáster, etc...) e me surpreendi pelo conforto e estabilidade, ficou quase tão bom quanto minha Ranger...rsrsrs!!!, e ao montar a traseira, ficou desconfortável e pulando muito (apenas a traseira), acho que por meu Jeep ser muito leve...mais a estabilidade em curvas melhorou ainda mais!!!
Outro fator também é a barra anti rolagem que dependendo da forma que foi montada/projetada geralmente trava o curso da suspensão. Vc já usava barra antes(quando tinha feixe original) ?
Retirar mais laminas nao vai resolver muita coisa, é mais facil surgirem outros problemas.
Outro detalhe pra ser observado é o posicionamento dos amortecedores, dependendo de como estão montados podem atrapalhar na compressão(dar batente) ou na extensão(fim de curso).
[]'s
A barra anti rolagem e os amortecedores já estavam instalados antes, e devido aos feixes novos serem mais "arqueados",foram levemente reposicionados.
A barra eu não tinha pensado antes, vou conferir, mais os amortecedores estão bem posicionados.
[]´s :parede: