PDA

Ver Versão Completa : Modificações em 4x4 – “Se for fazer, faça direito!”

Victor Boechat Moreira
15/04/2007, 02:19
Modificações em 4x4 – “Se for fazer, faça direito!”

Ao instalar pneus com diâmetro maior que os originais, ou ao substituir as engrenagens dos eixos diferenciais, alteram-se as relações de marchas, velocidade e o desempenho geral de um veículo.

Se você está interessado na performance de um carro, estas dicas serão de grande importância.

Como os fatores Km/h, relação de diferencial e altura do pneu estão intimamente relacionados, é necessário conhecer três deles para encontrar o quarto.

Para descobrir o fator Km/h, multiplique a rotação do motor – RPM: rotações por minuto pelo diâmetro do pneu. Depois divida o resultado pela relação de transmissão, multiplicado pela relação da caixa de transferência pela relação do diferencial e, posteriormente, por 336.

As fórmulas são:

RPM = Km/h X rel. transm. X rel. caixa transf./ X rel. dif. X 336
Diâmetro do pneu

Km/h = rpm X diâmetro do pneu/
Rel. transmissão X rel. cx. Transf. X rel. dif. X 336

Diâmetro
Do pneu = Km/h X rel. transm. X rel. caixa transf. X rel. dif. X 336/
RPM - Rotações por minuto

Dessa maneira, você pode descobrir o fator Km/h de qualquer transmissão, reduzida ou não. Supondo que a sua velocidade seja de 100 Km/h, a relação de transmissão = 1,00, a relação da caixa de transferência = 1,00, a relação do diferencial = 4,89 e o diâmetro do pneu = 33” (polegadas).

RPM = 100 X 1,00 X 1,00 X 4,89 X 336/ = 164304/ = 4.979 rpm
33” 33”

Para concluir: a 100 km/h o motor do carro estará trabalhando a 4.979 rpm.

O uso mais comum para essa fórmula serve para determinar a relação de diferencial ideal quando são instalados pneus maiores que os originais. Lembre-se, que, para chegar ao número correto de RPM e Km/h a ser usado na fórmula, você tem de dirigir o veículo com a transmissão na marcha cuja relação seja 1:1 (normalmente é a 4ª marcha em transmissão manuais, ou a 3ª marcha em transmissão automática), e acaixa de transferência tem que estar na posição “hith” (alta). O Suzuki Samurai é uma exceção, pois a relação não é 1:1, quando está em “hith”.

Essa é a única condição para que a fórmula funcione corretamente, na determinação da relação de diferencial. Portanto, se você incorretamente obteve os dados de Km/h e rpm dirigindo em 1ª marcha (3,83:1 como exemplo), o valor determinado será a relação de diferencial multiplicada por 3,83 e por 2,72.

Outro dado importante: cada uma dessas fórmulas depende do diâmetro dos pneus e, como se sabe, um pneu off-road com medidas 33 x 12.50 x 15 não tem o diâmetro exato de 33 polegadas. É obrigatório medir a altura exata do pneu.

A fórmula não leva em consideração o raio estático provocado pelo peso do veículo sobre o pneu ou o fato de que o mesmo não é um círculo perfeito, portanto o número obtido não será exato, mas chegará bem perto.

Trocando os pneus

Se você deseja colocar pneus maiores no carro, lembre-se que a performance do Jeep será prejudicada, pois as relações e o novo diâmetro não foram dimensionados. E o velocímetro indicará valores menores do que o real.

Para saber como pneus maiores afetam as relações, use a seguinte equação:

diâmetro pneu original/ X rel. diferencial original = nova rel. diferencial
diâmetro pneu maior

Portanto, supondo que você quer trocar um pneu de 29” por um de 35”, e a relção de diferencial é 4,89:1, calcule da seguinte maneira ( 29/35 ) X 4,89 = 4,05.

Coroa e Pinhão

A relação de coroa e pinhão original de 4,89 do carro se comportará como se fosse uma de 4,05 gerando perda de desempenho, que será notado nos momentos iniciais de locomoção do veículo, ultrapassagens e retomadas de velocidade.

Mas há uma solução para esse caso. Para saber qual relação é necessária para aumentar novamente o torque do seu 4x4, use a seguinte fórmula:

diâm. do pneu maior / X rel. difer. original = rel. ideal para otimizar torque
diâm. do pneu original

Seguindo o exemplo das medidas já propostas, (35/29) X 4,89 = 5,90, será necessário usar engrenagens 5,98, que é a relação mais próxima.

Guima-MS
05/04/2015, 12:07
Atualmente a configuraçao da minha dakota e pneus 285/70R17 + Diferencial 3,55:1 (Pneus Originais 235/75R15)

Quero colocar pneus 315/70R17 + Diferencial 4,10:1 (que jogando na formula do original , daria uma relaçao aprox de 3,73 com os 235/75R15) .
A Duvida e , posso colocar esses pneus e essa relaçao tranquilamente sem medo de ficar muito longa ? com a troca do diferencial vai ficar uma relaçao igual a que esta agora (com os 285 e 3,55:1) .

guilhermeabreu
05/04/2015, 15:34
VICTOR

PARABÉNS , ótimo post , muita ajuda para todos .

Eu não usei estes cálculos , como tenho bastante tempo o meu ENGESA já troquei e experimentei de tudo ( todas as relações de diferenciais , todos os tamanhos de pneus ) e hoje tenho minhas próprias conclusões do que é melhor para mim , mas valeu muito estas informações que vc colocou .

Mas a conclusão que cheguei é de que :

Com uma caixa de marcha com a última marcha 1:1 não existe relação de diferencial ou tamanho de pneu que atenda bem no uso para TRILHA E ASFALTO ao mesmo tempo , ou seja se ficar bom para asfalto velocidade cruzeiro de 100/110km/h fica ruim para trilha ( a relação fica longa demais ) , se usar uma relação boa para TRILHA ficará ruim para asfalto ( a relação ficará curta demais ) .

Abraço