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    Exclamation Modificações em 4x4 – “Se for fazer, faça direito!”




    Modificações em 4x4 – “Se for fazer, faça direito!”

    Ao instalar pneus com diâmetro maior que os originais, ou ao substituir as engrenagens dos eixos diferenciais, alteram-se as relações de marchas, velocidade e o desempenho geral de um veículo.

    Se você está interessado na performance de um carro, estas dicas serão de grande importância.

    Como os fatores Km/h, relação de diferencial e altura do pneu estão intimamente relacionados, é necessário conhecer três deles para encontrar o quarto.

    Para descobrir o fator Km/h, multiplique a rotação do motor – RPM: rotações por minuto pelo diâmetro do pneu. Depois divida o resultado pela relação de transmissão, multiplicado pela relação da caixa de transferência pela relação do diferencial e, posteriormente, por 336.

    As fórmulas são:

    RPM = Km/h X rel. transm. X rel. caixa transf./ X rel. dif. X 336
    Diâmetro do pneu


    Km/h = rpm X diâmetro do pneu/
    Rel. transmissão X rel. cx. Transf. X rel. dif. X 336


    Diâmetro
    Do pneu = Km/h X rel. transm. X rel. caixa transf. X rel. dif. X 336/
    RPM - Rotações por minuto

    Dessa maneira, você pode descobrir o fator Km/h de qualquer transmissão, reduzida ou não. Supondo que a sua velocidade seja de 100 Km/h, a relação de transmissão = 1,00, a relação da caixa de transferência = 1,00, a relação do diferencial = 4,89 e o diâmetro do pneu = 33” (polegadas).

    RPM = 100 X 1,00 X 1,00 X 4,89 X 336/ = 164304/ = 4.979 rpm
    33” 33”

    Para concluir: a 100 km/h o motor do carro estará trabalhando a 4.979 rpm.

    O uso mais comum para essa fórmula serve para determinar a relação de diferencial ideal quando são instalados pneus maiores que os originais. Lembre-se, que, para chegar ao número correto de RPM e Km/h a ser usado na fórmula, você tem de dirigir o veículo com a transmissão na marcha cuja relação seja 1:1 (normalmente é a 4ª marcha em transmissão manuais, ou a 3ª marcha em transmissão automática), e acaixa de transferência tem que estar na posição “hith” (alta). O Suzuki Samurai é uma exceção, pois a relação não é 1:1, quando está em “hith”.

    Essa é a única condição para que a fórmula funcione corretamente, na determinação da relação de diferencial. Portanto, se você incorretamente obteve os dados de Km/h e rpm dirigindo em 1ª marcha (3,83:1 como exemplo), o valor determinado será a relação de diferencial multiplicada por 3,83 e por 2,72.

    Outro dado importante: cada uma dessas fórmulas depende do diâmetro dos pneus e, como se sabe, um pneu off-road com medidas 33 x 12.50 x 15 não tem o diâmetro exato de 33 polegadas. É obrigatório medir a altura exata do pneu.

    A fórmula não leva em consideração o raio estático provocado pelo peso do veículo sobre o pneu ou o fato de que o mesmo não é um círculo perfeito, portanto o número obtido não será exato, mas chegará bem perto.

    Trocando os pneus

    Se você deseja colocar pneus maiores no carro, lembre-se que a performance do Jeep será prejudicada, pois as relações e o novo diâmetro não foram dimensionados. E o velocímetro indicará valores menores do que o real.

    Para saber como pneus maiores afetam as relações, use a seguinte equação:

    diâmetro pneu original/ X rel. diferencial original = nova rel. diferencial
    diâmetro pneu maior

    Portanto, supondo que você quer trocar um pneu de 29” por um de 35”, e a relção de diferencial é 4,89:1, calcule da seguinte maneira ( 29/35 ) X 4,89 = 4,05.

    Coroa e Pinhão

    A relação de coroa e pinhão original de 4,89 do carro se comportará como se fosse uma de 4,05 gerando perda de desempenho, que será notado nos momentos iniciais de locomoção do veículo, ultrapassagens e retomadas de velocidade.

    Mas há uma solução para esse caso. Para saber qual relação é necessária para aumentar novamente o torque do seu 4x4, use a seguinte fórmula:

    diâm. do pneu maior / X rel. difer. original = rel. ideal para otimizar torque
    diâm. do pneu original

    Seguindo o exemplo das medidas já propostas, (35/29) X 4,89 = 5,90, será necessário usar engrenagens 5,98, que é a relação mais próxima.

  • #2
    Usuário Avatar de Guima-MS
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    Atualmente a configuraçao da minha dakota e pneus 285/70R17 + Diferencial 3,55:1 (Pneus Originais 235/75R15)

    Quero colocar pneus 315/70R17 + Diferencial 4,10:1 (que jogando na formula do original , daria uma relaçao aprox de 3,73 com os 235/75R15) .
    A Duvida e , posso colocar esses pneus e essa relaçao tranquilamente sem medo de ficar muito longa ? com a troca do diferencial vai ficar uma relaçao igual a que esta agora (com os 285 e 3,55:1) .
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • #3
    Usuário
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    VICTOR

    PARABÉNS , ótimo post , muita ajuda para todos .

    Eu não usei estes cálculos , como tenho bastante tempo o meu ENGESA já troquei e experimentei de tudo ( todas as relações de diferenciais , todos os tamanhos de pneus ) e hoje tenho minhas próprias conclusões do que é melhor para mim , mas valeu muito estas informações que vc colocou .

    Mas a conclusão que cheguei é de que :

    Com uma caixa de marcha com a última marcha 1:1 não existe relação de diferencial ou tamanho de pneu que atenda bem no uso para TRILHA E ASFALTO ao mesmo tempo , ou seja se ficar bom para asfalto velocidade cruzeiro de 100/110km/h fica ruim para trilha ( a relação fica longa demais ) , se usar uma relação boa para TRILHA ficará ruim para asfalto ( a relação ficará curta demais ) .

    Abraço
    4X4 Brasil

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