Ver Versão Completa : Qual radiador usar com opala?
extraterreno
10/04/2007, 08:36
Então...
Tenho um CJ com motor de opala 4cc e radiador original do Willys. A questão é que ele não tem reservatório de água e a tampa não tem pressão, sempre que esquenta um pouco ele joga a água para fora, daí tenho que ficar repondo.
Semana passada coloquei uma tampa nova, ele agora não joga a água para fora pelo bocal e nem pelo respiro, em compensação como está com pressão no sistema e o radiador tem um pontos remendados com durepox, esses pontos estão abrindo e vazando água.
Eu gostaria de colocar um sistema com reservatório de água e não ter que me preocupar mais com os vazamentos.
1 - Isso é possível com o radiador original, vale a pena?
2 - Para substituir o radiador do Willys por um outro, qual devo utilizar?
3 - Esse novo sistema com "pressão interna" pode danificar meu motor, já que originalmente os opalas antigos não tinham reservatório?
Muito obrigado pela ajuda.
[]'s cansado de mascar chiclete para tapar buracos... rsrsrs
felipemendes
10/04/2007, 08:54
Como quase tudo, isso também já foi discutido em vários tópicos. Esses são os que eu gostei mais:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23557
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5287
Abraço!
lucciano amaral
10/04/2007, 09:39
Amigo extraterreno, o primeiro passo seria vc levar seu radiador em um especialista e mandar varetar o corpo do radiador e soldar os furos, fica show de bola. Eu fiz assim no meu e tanbem uso motor de opala 4cc com o radiador original do willys, nao tenho nenhum problema, abraços
extraterreno
10/04/2007, 15:26
Lucciano amaral, esse trampo aguenta trabalhar com pressão? Não continuar estourando depois?
Vou ler os tópicos indicados, deve ajudar bastante.
lucciano amaral
10/04/2007, 18:58
Lucciano amaral, esse trampo aguenta trabalhar com pressão? Não continuar estourando depois?
Vou ler os tópicos indicados, deve ajudar bastante.
Amigo no meu caso resolveu bem, meu radiador tinha 8 pequenos furinhso e depois resolveu o problema, made varetar seu radiador e depois colcoque uma tampa de 7 libras e seu problema vai se resolver como o meu se resolveu, abraços
bobagem trocar o radiador, faça uma reforma (varetar, soldar furos)
No meu tá assim: tampa sem válvua (aquela sem mola, custa uns R$5), adapte um reservatório do corcel (disponível nos melhores ferros velhos por uma bagatela), ligue o reservatório ao "ladrão do radiador" (aquela saída que tem logo abaixo da tampa) com uma mangueira (pode ser daquela de combustível), enche o sistema com fluido+água e parta para a trilha.
Falam um monte sobre esse esquema, que a pressão vai estourar o reservatório, bla bla bla ..., meu sistema tá assim há muito tempo e não tenho o que reclamar, não esquento a cabeça
Lucas Nassif
10/04/2007, 21:11
bobagem trocar o radiador, faça uma reforma (varetar, soldar furos)
No meu tá assim: tampa sem válvua (aquela sem mola, custa uns R$5), adapte um reservatório do corcel (disponível nos melhores ferros velhos por uma bagatela), ligue o reservatório ao "ladrão do radiador" (aquela saída que tem logo abaixo da tampa) com uma mangueira (pode ser daquela de combustível), enche o sistema com fluido+água e parta para a trilha.
Falam um monte sobre esse esquema, que a pressão vai estourar o reservatório, bla bla bla ..., meu sistema tá assim há muito tempo e não tenho o que reclamar, não esquento a cabeça
Felipe,
o pai do Marco Túlio daqui do fórum fez tipo isso no CJ dele. Acontecia igual acontece no Cascão hoje. Completo com agua até na borda, aí é só esquentar, vaza pelo ladrão e no dia seguinte, quando estiver frio, o nivel está baixo!
Tinha um vazamento, mas nada que um durepoxi não resolva...tá até hoje lá :dance:
Bom, mas ele fez o seguinte:
Pegou um reservatório tbm, (acho que de Corcel :mrgreen:) e colocou a ponta da mangueira do ladrão lá dentro e tampou o reservatório, impedindo entrada de ar. Aí qdo o jeep esquenta, expulsa a agua do radiador, e vai para o reservatório. Já quando o jeep esfria, o radiador "Puxa" a água do reservatório. E assim vai..........Fica nesse troca-troca toda hora :twisted:...Ainda não fiz no Cascão, mas ainda vou fazer....só estou definindo quando será a troca do motor, para não investir nesse BF atoa!!
Abração:concordo:
joão k. chikui
11/04/2007, 06:54
Lucas, só atente pro detalhe que teu possível novo motor só aceita trabalhar com sistema de arrefecimento pressurizado(acho que 13 lb).
extraterreno
11/04/2007, 08:46
:palmas::palmas: a todos vocês.
Vou seguir essas dicas de varetar o radiador, colocar uma tampa de 7lbs e o reservatório do corcel.
Vou começar a procurar hoje as peças, para fazer a "operação" nesse final de semana.
Colocarei fotos do serviço.
[]'s pensando em deixar de ser esquentadinho. hahahahaha
lucciano amaral
11/04/2007, 09:11
Extraterreno boa sorte e segue as dicas dos amigos que vc vai se dar bem, abraços
Lucas Nassif
11/04/2007, 13:05
Lucas, só atente pro detalhe que teu possível novo motor só aceita trabalhar com sistema de arrefecimento pressurizado(acho que 13 lb).
Desculpe a ignorância, mas como assim??? :shock: Não intendi...:putz:
[]'ss
Felipe,
o pai do Marco Túlio daqui do fórum fez tipo isso no CJ dele. Acontecia igual acontece no Cascão hoje. Completo com agua até na borda, aí é só esquentar, vaza pelo ladrão e no dia seguinte, quando estiver frio, o nivel está baixo!
Tinha um vazamento, mas nada que um durepoxi não resolva...tá até hoje lá :dance:
Bom, mas ele fez o seguinte:
Pegou um reservatório tbm, (acho que de Corcel :mrgreen:) e colocou a ponta da mangueira do ladrão lá dentro e tampou o reservatório, impedindo entrada de ar. Aí qdo o jeep esquenta, expulsa a agua do radiador, e vai para o reservatório. Já quando o jeep esfria, o radiador "Puxa" a água do reservatório. E assim vai..........Fica nesse troca-troca toda hora :twisted:...Ainda não fiz no Cascão, mas ainda vou fazer....só estou definindo quando será a troca do motor, para não investir nesse BF atoa!!
Abração:concordo:
Cara, desculpe se não deu pra entender o que eu escrevi, mas o que eu tentei dizer foi exatamente isso q vc falou ...
fica tranquilo que funciona muito bem.
Leo - Beethoven
13/04/2007, 19:13
O Beethoven está com um radiador original, porém com tampa de 13lb....se usar a de 7lb cospe água pra fora e já era....
Instalei eu mesmo uma ventoinha do Omega e fiz um suporte, coloquei a cebolinha de 90°C....e pode apostar, ficou bom.
Acabou-se os problemas de sobre aquecimento....dá pra tirar sangue do bicho nas trilhas e quando chego em casa não some uma gota de água do radiador.....sem contar, que dá pra desligar a ventoinha se for passar em um nível alto de água e acaba aquela história da maldita hélice pegar no radiador nos saltos mais anmais.
Recomendo.
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