Ver Versão Completa : diferencial e freio do T4 2001 FII
t4_carcara
09/04/2007, 10:31
Prezados,
Comprei meu troller há uma semana. É um T4 diesel 2001, fase II.
Senti cheiro de óleo queimado na roda esquerda traseira há dois dias e ontem, ao voltar de viagem, notei que há óleo espirrado embaixo do para-lama esquerdo traseiro. Acho que está saindo do diferencial. Alguém pode me antecipar do que deve se tratar?
Outro problema: escuto, em terreno irregular, batidas de peças (aparentemente metálicas) vindo da roda dianteira direita. Ao freiar o veículo o barulho é paralisado. Desconfio que esteja relacionado ao sistema de freio. Alguém tem alguma experiência com isto?
Por último: o freio do veículo é a disco dianteiro e tambor traseiro. Em situações de frenagem rápida, em asfalto e terra, ele demora a parar e às vezes parece que não vai... isto não deve ser normal... ou é?
Agradeço colaboração de vocês para solver meus problemas.
Abraço.
srgrande
09/04/2007, 11:17
Tenho meu T4 2001 fase II faz + de 5 anos e o freio nunca foi bom, apesar de ser forte.
Quando estava na garantia de fabrica foi trocado todo o sistema do servo freio.
O maior problema é que quando aciono o freio o carro puxa p um dos lados, mas acredito que uma parte desse problema é devido aos pneus 33/12,5.
Por fim, sempre uso as melhores pastilhas e lonas que encontro, fluido de freio DOT 5.1 sintetico, trocados a cada 25mil km, alem de revisar toda a campana.
Com pastilhas "genéricas" e fluido DOT 4, a frenagem perde muito a eficiencia com o uso constante do freio.
t4_carcara
09/04/2007, 11:27
É, pelo jeito estamos maus de freios mesmo... mas, e quanto ao vazamento no diferencial? Já teve algum problema?
srgrande
09/04/2007, 12:22
É, pelo jeito estamos maus de freios mesmo... mas, e quanto ao vazamento no diferencial? Já teve algum problema?
Ainda nao.
O meu é um T4 2004 e freia bem dentro das limitações de um Jeep, claro.
Mas após a troca das pastilhas dianteiras ele começou a puxar para o lado direito quando eu freio. Fiz alguns testes e vi que a roda direita sempre freia mais que a esquerda, fazendo o assim o carro puxar...
Quem poder fazer esse teste, faz por favor...
Vão numa rua de barro, ou areia, em que as rodas travem com facilidade...
Peçam para que um amigo de vocês fiquem na frente do carro em quando vc vem em direção a ele e freia. Meu carro trava primeiro a roda direita. Se eu pisar um pouco mais no freio, ai sim é que ele trava a roda esquerda.
O mais estranho é que ele não fazia isso! Começou agora, após a troca das pastilhas dianteiras!
Abraços.
samukanvas
09/04/2007, 18:04
O meu é um T4 2004 e freia bem dentro das limitações de um Jeep, claro.
Mas após a troca das pastilhas dianteiras ele começou a puxar para o lado direito quando eu freio. Fiz alguns testes e vi que a roda direita sempre freia mais que a esquerda, fazendo o assim o carro puxar...
Quem poder fazer esse teste, faz por favor...
Vão numa rua de barro, ou areia, em que as rodas travem com facilidade...
Peçam para que um amigo de vocês fiquem na frente do carro em quando vc vem em direção a ele e freia. Meu carro trava primeiro a roda direita. Se eu pisar um pouco mais no freio, ai sim é que ele trava a roda esquerda.
O mais estranho é que ele não fazia isso! Começou agora, após a troca das pastilhas dianteiras!
Abraços.
Abreu, estou com o mesmo problema... não quer ficar na frente do meu carro pra fazermos esse teste? :concordo:
:mrgreen:
O certo fião é colocar o carro no cavalete, colocar alguma coisa segurando o freio a ponto de girar a roda com força (como um cano, por ex.) e com um torquímetro girar a roda e medir quantos kg tem por roda. Com vc dentro e em rua de terra o carro tem comportamento diferente.
t4_carcara
09/04/2007, 23:02
Abreu, obrigado. Vou arranjar um zequinha para fazer o teste...
Samuka e Abreu, o que pode ser o meu problema no diferencial esquerdo traseiro? Têm idéia?
Abr.
almoraes
10/04/2007, 08:50
Amigo;
O freio nunca vai ser grande coisa. Eu tenho um 2001 fase 2 e coloquei freio a disco na traseira. Melhora, mas nao resolve.
Tente colocar lonas sob medida na traseira e usar pastilhas frasle na dianteira. Tenho certeza que vai melhorar.
O problema de vazamento de oleo pela roda traseira, com quase toda certeza, vai ser folga no rolamento. O jeito que tem é retirar os semieixos e examinar. Se for oleo do diferencial. Se for oleo de freio, seus cilindros de freio traseiros estao baleados e devem ser substituidos.
Acho que vc terá que trocar o rolamento, capa de roalmento, retentor (que é quem esta deixando o oleo sair) e a trava do rolamento, se o vazamento for de oleo do diferencial.
O kit de reparo é o mesmo da S10. Quando for trocar, basta levar o seu rolamento velho e o retentor para comparar as referencias. Compare as referencias dos rolamentos e capas. O Kit de reparo que eu recomendo é o da Spicer que vem com rolamentos Thinkem (acho que é assim que escreve), pois há outros kits mais baratos, mas nao duram tanto quanto esse.
Se o vazamento for de oleo de freio, tenho quase certeza que os cilindros sao os mesmos da F1000, mas leve os seus velhos para comparar.
[ ]'s
t4_carcara
10/04/2007, 11:36
Caro Andre, muito obrigado pelas dicas. Só poderei checar o problema na próxima sexta, mas depois retorno a solução.
Quanto ao freio a disco na traseira, ficou em quanto a mudança?
Abr.
t4_carcara
10/04/2007, 11:40
Andre, pelo jeito você tem familiaridade com estas peças. Você também tem idéia de custos, para que eu possa me proteger antes de realizar a contratação de serviços?
abr.
almoraes
10/04/2007, 12:29
Amigo;
O custo de se colocar um freio disco na traseiro, sai por uns 1300 reais, com mao de obra e peças.
O custo dos kits de rolamento, está em torno de 230,00 "reaus" cada. A mao de obra, realmente fica dificil de dizer, pois isso vai depender da oficina e da regiao do pais, pois como todos sabem isso "vareia" muito!
Os cilindros de freio traseiro, eu nao tenho a menor ideia, mas nao creio que sejam muito caros.
Um sugestao: veja se seu vazamento é pelo retentores, se for, recomendo trocar o kit do rolamento, pois seguramente haverá folga. Se for vazamento do cilindro, vai ser mais barato.
Mande cravar umas lonas mais grossas nas sapatas/tamancas/patins (as de brasilia 2x podem ser uma opçao, mas se o desgaste dos tambores for muito grande, vai ter mandar fazer uma sob medida, e dar um passe no tambor)
Use boas pastilhas de freio na dianteira, pois isso deverá deixar o seu carro um pouco mais seguro na hora de freiar.
[ ]'s
t4_carcara
17/04/2007, 18:01
Moderadores, podem encerrar o tópico, irei ao mecânico amanhã. Obrigado pela ajuda aos que participaram.
abr.
t4_carcara
22/04/2007, 19:03
Almoraes e demais...
problema resolvido: o semi-eixo foi sacado e detectou-se desgaste interno do retentor. O retentor foi substituído e o anel que pressiona o rolamento. Custo: 25 latinhas a mão de obra, 15 o retentor (da S10 se não me engano) e 20 o anel. Total: 65 latinhas. Eu amo este carro!!
Ah, já estava vazando há duas semanas mas era muito pouco e não abaixou o óleo do diferencial.
Abr. a todos e podem fechar o tópico. Obrigado.
TONY2004
25/04/2007, 23:29
Só complementando um dado que pelo menos no meu caso esta resolvido o fato do carro frear mais uma roda do que a outra pode ser resolvido desmontando a pinça de freio e dando uma polida no embolo e no cilindro levemente com uma lixa d´água n 600, com isso vc consegue fazer com que o cilindro e o embolo fiquem livres de impurezas e deslizem mais livremente evitando a sobrepressão do cilindro emperrado sobre o cilindro livre e consequentemente travando a roda na freada. Para finalizar a operação vale a pena trocar os guarda pós que em qualquer boa casa de freios vc compra baratim não esquecendo de verificar se os aneis de pressão que fazem a vedação do sistema estão muito riscados ou resecados, criando após esse polimento uma facilidade de ocorrer vazamentos.
No caso das lonas de freio trazeiras vc deve levar a panela de freio e o patim do freio limpo sem a lona velha e colocar as lonas nas medidas stand, 1 X ou 2 X entre a panela do freio e o patim e verificar se a lona fica totalmente encostada a panela de freio, pois se vc coloca uma lona mais fina a lona vai gastar só no meio e se vc coloca lona mais grossa ela vai só gastar nas pontas, isso faz com que o plano de contato da lona com a panela de freio diminua, diminuindo a eficiencia do sistema de freio.
Abs a todos com freios em ordem e segurança
t4_carcara
26/04/2007, 01:53
Tony, obrigado pelas dicas. Confesso que não entendi tudo mas na próxima ida à oficina, discutirei com o mecânico sobre seus comentários.
abr.
Carcará.
TONY2004
26/04/2007, 18:45
Cacará
Qualquer coisa pode até me ligar, hoje eu não tenho mais oficina pois mudei de ramo mas sempre que tenho um tempo ajudo um amigo a resolver algum probleminha.
Abs
Tony - 9882-3858
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