Conectar

Ver Versão Completa : Chassis do Bernardão

Graffino
06/04/2004, 22:24
Alô povo.

Essa é minha primeira vez no fórum, então por favor, respondam com carinho :oops:
Venho acompanhando esse fórum, desde que a seção Jeep tinha duas páginas (faz tempo). Nunca perguntei nada, porque não ia entender a resposta mesmo. Agora que já consigo, pelo menos, saber quais são minhas dúvidas, me arrisco a participar. :wink:

O causo é o siguinti. Álguém, por acaso, não teria por aí, um desenho esquemático do chassis do Bernardão. Tipo aqueles que tem do CJ5 e CJ7 na seção download.

Brigadão.
Bruno.

Luis Assis
06/04/2004, 23:58
Bruno,
Seja bem vindo ao fórum, espero que tire bastante proveito dele...
Posso estar falando uma grande bobagem, mas a diferença entre o CJ-5 e o CJ-6 não esta tão somente no entre eixos?? Se for isso, acredito que muda muito pouco o resto do desenho... Digo isso, por que a diferença entre o chassi do cj-5 e do cj-7 é apenas essa, o resto é identico....
Se descobrirmos que é isso mesmo, basta pegar o desenho do chassi do cj-5 que esta na área de dnload, e adaptar para o Cj-6.
[]'s
Gustavo

Alan
07/04/2004, 10:50
Entre nesse endereço abaixo. Lá tem dimensões, e comparações do cj6 4 e 2 portas com a rural 4x4.

Espero que ajude. :D

http://ruralwillys.tripod.com/cj6/jeepcj6.htm

Graffino
07/04/2004, 18:27
Pessoal, acho que me fiz entender mal.
Sim Luís, a única diferença é o entre-eixos de 101 polegadas. O reto é tudo igual. Obrigado pelas boas vindas. Já venho aprendendo com esse fórum, faz um tempo.
Alan, eu já vi esse site. Bem legal, não é?
O que eu queria, era um desenho esquemático naquele estilo. Ou mesmo em CAD. Se não encontrar, vou ter que fazer na mão mesmo. Eu quero esse esquema, porque eu vi um site (www.montanajeepframes.com), que tinha um chassis híbrido, e aí, já fiquei pensando bobagem. É que eu sou meio chato, e gosto de fazer as coisas no papel, antes de partir para o prejuízo.

Valeu.
Bruno.

leopoldo
08/04/2004, 22:48
Pessoal, acho que me fiz entender mal.
O reto é tudo igual.

Sei lá nem quero saber :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Boa noite, cuidado com o que se escreve também !

Mas é isso aí .... só muda o entre-eixos, o peso e o comprimento do cardan traseiro.

Graffino
09/04/2004, 14:57
Ih! Que coisa feia que eu escrevi. Foi mal. :shock: :oops:
Mas vocês entenderam. :wink: :lol:
Leopoldo, aproveitando sua presença, o homem que deveria inaugurar a classificação "ídolo", dentre os usuários do fórum, você poderia falar um pouco sobre o trabalhinho que você fez no chassis do seu CJ6, sonho de todos nós.

Abraços venerantes.
Bruno.

leopoldo
09/04/2004, 23:36
Muito simples:

Quando minha mulher falou: tô gravida (3º vez), eu estava no meio da última reforma, olhei pro meu CJ5 na garagem e falei:
É agora ou nunca!
Fui num desmanche e comprei a ponteira dianteira para emendar atrás e 2 pedaços de longarina para aumentar o entre eixos.
removí as travessas e substituí por travessas tubulares.
Aí foi só juntar o play-mobil e voilá: um CJ6.
Como a carroceria tinha na agromotor, foi mão na roda.
A única peça (de fibra) não original é o capô extendido.
Êta espaço bom.
Dá pra colocar quase tudo nêle.
Nem precisava de adaptador de automático/reduzida. Daria para ter colocado a transmissão independente.

Graffino
10/04/2004, 15:09
Simples? :shock:
Eu gostei muito da idéia. Se eu estivesse querendo comprar um chassis de CJ5, já estaria com ele, mas de CJ6, está dando um trabalho do cão. Ou acho ferrado demais, cheio de buracos, ou o carro inteiro, que, pela minha idéia, e os preços pedidos, acabam sendo prejuízo. :cry:
Seria pedir muito, pedir detalhes do seu projeto, para eu verificar a viabilidade de cópia descarada? Sim, eu sei que seria, mas por favor, ajude um pobre iniciante. :wink: :P
Eu vi no seu álbum, que a sua suspensão é um four link with panhard, com air springs. :shock: Como é que ficou? Eu estava querendo usar um modelo que vi repetidas vezes no site www.broncofix.com, e como falei antes, acabei vendo tudo que eu estava planejando no chassis híbrido da montana jeep frames. Cheguei a cogitar algo do tipo do kit procomp, de conversão do wrangler feixe de molas para helicoidais, mas gostei mais do tipo da montana. Só fiquei meio em dúvida, com relação ao travamento do chassis. Me dê sua opinião.

A execução da suspensão, vai ser supervisionada por engenheiro, mas eu já queria chegar para ele com a idéia, experiências e opiniões de quem já fez.

Abraços.
Bruno.

leopoldo
10/04/2004, 18:15
Se eu estivesse querendo comprar um chassis de CJ5, já estaria com ele, mas de CJ6, está dando um trabalho do cão. Ou acho ferrado demais, cheio de buracos, ou o carro inteiro, que, pela minha idéia, e os preços pedidos, acabam sendo prejuízo

Foi por isso que eu decidí cortar e emendar o chassis do meu CJ5. Mas simples e mais barato.

Seria pedir muito, pedir detalhes do seu projeto, para eu verificar a viabilidade de cópia descarada? Sim, eu sei que seria, mas por favor, ajude um pobre iniciante

Os detalhes que eu poderia passar estão nas fotos. A linha de emenda que eu escolhí foi entre a travessa trazeira e o suporte diateiro da mola trazeira. Emenda de 51 cm.

Eu vi no seu álbum, que a sua suspensão é um four link with panhard, com air springs. Como é que ficou?

É exatamente isso. Quando desenhei a suspensão, era para ser mesmo a ar, só que na época, não haviam kits nacionais por isso rodei por um tempo com as molas helicoidais. Na minha suspensão, são meio que intercambiáveis. A suspensão é ótima, mas eu sou meio suspeito para falar. Começei pelo eixo traseiro mas, depois de rodar 2 quadras babei pelo próximo fim de semana para colocar no eixo dianteiro.

Eu estava querendo usar um modelo que vi repetidas vezes no site www.broncofix.com

Uai, tu queres um Bronco ou um CJ?
A suspensão do Bronco é quase como a da F100/F1000 (Twin I Beam). É um pouco complicado para colocar no jeep, pricipalmente a última, devido ao parafuso passante no meio do suporte de mola.

eu estava planejando no chassis híbrido da montana jeep frames

Ótimos produtos, mas eu acho que sairia ainda mais caro fazer do CJ6 (deve ser só por encomenda) que lá nos EUA nunca foi padrão de beleza, ainda que tenham fabricado aquele trem do CJ8.

Cheguei a cogitar algo do tipo do kit procomp, de conversão do wrangler feixe de molas para helicoidais

É o mesmo problema, para trazer, você teria que converter um chassis de CJ5 em CJ7, primeiro. 32 cm a mais no entre eixos, fora o alargamento da travessa trazeira.

Só fiquei meio em dúvida, com relação ao travamento do chassis. Me dê sua opinião

O que você quer dizer com travamento?

A execução da suspensão, vai ser supervisionada por engenheiro, mas eu já queria chegar para êle com a idéia, experiências e opiniões de quem já fez

Não se esqueça da inspeção veicular. Dependendo do caso pode ser que fique muito difícil licenciar depois. Veja que tem um tópico sobre o roteiro de inspeção nesse site, no item GERAL. Só para ter uma ideia.

Eu mesmo já estou preparando a minha documentação para não ser pego despreparado e olha que nem terminei o meu ainda.

Graffino
11/04/2004, 16:24
Brigadão, Leopoldo.

Acho que vou seguir sua fórmula de transformar o CJ5 em CJ6.

O que eu perguntei de detalhes, era se jateou o chassis, ou escovou; tipo de solda usada; como você fez o reforço (tipo de material e método de solda). Além disso, era a medida da emenda. As suas fotos estão ótimas. Muito bem explicadas. Quero me preocupar com esses reforços agora, porque desmontar tudo depois para refazer, é demais. Além disso, acho que dei a sorte de conseguir um V8 a bom preço, e ele é muito pesado.

Quando eu comecei com os esboços da suspensão, há um tempo atrás, eu estava pensando em usar molas a ar também. O problema, é que quando entrei em contato com a airlift (www.airlift.com.br e fui muito bem atendido), entendi que só poderia utilizar as molas, como um adicional ao sistema que já estivesse usando. Na época, se não me engano, feixe sairia quase R$1500,00 por eixo e helicoidais, em torno de R$700,00, por eixo. Isso o kit de encher no posto. Isso me tirou a idéia da cabeça. Foi por isso que te perguntei como ficou. Não vi helicoidais nas suas fotos. Talvez você esteja me reavivando a idéia.

Não era a suspensão do Bronco que eu queria. Era um modelo que vi no site. Não era para Bronco. As fotos ficaram lá por menos de uma semana. Lembro-me até de um protesto de um dos usuários dizendo que Jeep era para meninas. Eram muito parecidas com o sistema da montana. Foi assim que encontrei o site da montana.

Fiz uma consulta de preço, pelo chassis do CJ5, a montana, e realmente, sairia mais em conta comprar um Wrangler, por aqui mesmo.

O kit procomp, só me deu a idéia do que fazer. Não acho que os custos compensem a importação.

Com travamento, me referia a fixação do chassis a carroceria. Com com os feixes, tudo trabalha junto. Com a nova suspensão, pensei em "agarrar" melhor a carroceria no chassis, mas fiquei em dúvida se isso acabaria por prejudicar o conjunto, levando a sobrecargas e rachaduras na fibraria (não vou chamar de lataria, porque quero usar fibra).

A oficina de inspeção, é relativamente perto da minha casa, vou tentar me informar com eles. Parece que precisa de nota fiscal, até das passagens de ônibus que precisar para ir buscar material.

Inté.
Bruno.

Graffino
11/04/2004, 16:27
Será que esse V8 valeria a pena? Consumo, adaptações etc?
O rei da preferencia é o Powertech. Algum motivo deve ter.

Bruno.

Luis Assis
11/04/2004, 20:22
Será que esse V8 valeria a pena? Consumo, adaptações etc?
O rei da preferencia é o Powertech. Algum motivo deve ter.

Bruno.

Ainda não andei com o meu, mas as vantagens são essas:
:arrow: Motor moderno, com Injeção Eletronica.
:arrow: Bloco do antigo, e ja testado e aprovado nas adaptações, 4.1 de opala.
:arrow: Muita força em baixa giro, excelente para trilhas.
:arrow: Relativamente barato e facil de se achar.

As pessoas que ja andaram com Powertech no Jipe, falam que é uma maravilha, mas a adaptação tem que ser bem feita e bem pensada, precisa mexer em cambio, diferencial e tambem na lataria...
Mas V8 é outra história... Ainda vou ter um!
[]'s
Gustavo

leopoldo
11/04/2004, 21:29
O que eu perguntei de detalhes, era se jateou o chassis, ou escovou; tipo de solda usada; como você fez o reforço (tipo de material e método de solda). Além disso, era a medida da emenda.

Jateado, escovado, reparado e os reforços, principalmente nas áreas de tração: são tiras de aço 1020 de 2"x1/4".

No entre eixos, tem um perfil L de 3"x3" x1/4".

Solda elétrica com eletrodos OK46, cordões de 10 a 15 cm, paralelos, intercalados como mesmo espaço em vazio.

Os espaços em vazio foram preenchidos com selante não acético.

A emenda no entre eixos é de 51 cm, mas isso eu já descreví.

Com travamento, me referia a fixação do chassis a carroceria. Com com os feixes, tudo trabalha junto. Com a nova suspensão, pensei em "agarrar" melhor a carroceria no chassis, mas fiquei em dúvida se isso acabaria por prejudicar o conjunto, levando a sobrecargas e rachaduras na fibraria (não vou chamar de lataria, porque quero usar fibra).

Fiz um chassis intermediário interno e externo, perfil O 50x50 x 5 mm, e 50x50 x 4 mm, acho que dá para ver nas fotos. A carroceria de fibra é muito mais rígida que a de aço ( ainda mais a minha que é tipo militar) e racha, principalmente nos suportes trazeiros das extremidades, além de arrombar os furos de fixação.

A oficina de inspeção, é relativamente perto da minha casa, vou tentar me informar com eles. Parece que precisa de nota fiscal, até das passagens de ônibus que precisar para ir buscar material.

Antes, leia na íntegra o documento que está neste site. Tem todo o roteiro de inspeção. Assim você saberá se estão falando na mesma língua.
Em termos de documentação, convém guardar TUDO !

Até as contas telefônicas dos telefonemas para as gatas pedindo desculpa porque está sempre atrasado (no mínimo 6 horas) e vai chegar cheirando graxa, tinta, óleo de diferencial (esse é bom) e vai estar todo ralado, esmagado, queimado, cortado e
.......com as unhas sujas !
e ainda pior:
.......gastou todo o salário em peças de jeep.

fugger
11/04/2004, 22:50
[quote="leopoldo... A carroceria de fibra é muito mais rígida que a de aço ( ainda mais a minha que é tipo militar) e racha, principalmente nos suportes trazeiros das extremidades, além de arrombar os furos de fixação.[/quote]

:shock: TODAS as carrocerias de fibra são assim? :shock:

:shock: Ou só as do Bernardão? :shock: :?

[]'s

leopoldo
11/04/2004, 23:16
Que eu saiba: todas, especialmente as tipo militar.

No CJ6, por ser mais longo, é pior a versão 2 portas. No 4 portas, as tensões de torsão são aliviadas pela falta de um pedaço da carroceria: onde fica o outro par de portas.

Preste atenção nos pontos extremos das carrocerias de fibra de todos ods CJ's (nas de aço também, mas duram mais):

Os suportes são arrancados ou quebram.

Mas isso acontesse mais em jeeps que fazem muito fora de estrada, o que tende a torcer a carrocaria com mais vigor. As pontas não aguentam muito tempo.

Outra sobrecarga danada é a instalação de suportes de estepe e galões.

Não tem carroceria que "guente" muito tempo.

Graffino
13/04/2004, 16:21
Leopoldo, muito, muito, muito obrigado mesmo.

Não precisava repetir o tamanho da emenda. Eu só quis explicar o que eu quis dizer com detalhes de projeto. Mesmo assim, muitíssimo obrigado.

As suas fotos, tem algumas que não deram para ver, porque minha conexão é discada, e a linha telefônica é um lixo. Por isso que eu fiz algumas perguntas meio bobas, sobre coisas que poderiam ser vistas nas fotografias.

Quando a criança já for algo que já se possa chamar de viatura, eu te dou para batizar. :lol:

Por enquanto, eu vou dar uma sossegada, melhorar os esboços da suspensão, e em caso de emenda, decidir se eu alongo 32cm ou 51cm. De quaquer forma, acho que para começo, vou usar molas de band, até ter certeza de que o projeto não vai me matar.

Uma coisa eu tenho certeza. A carroceria vai ser de fibra. Só achei a Agromotor fabricando a de CJ6. Tem mais alguém que faça? No Rio de Janeiro, talvez?

Antes que eu me esqueça, aquela idéia da ponteira foi demais. Excelente!

Abraços venerantes.
Bruno.
PS: Como é que eu faço citações?

Luiz Claudio
13/04/2004, 17:49
PS: Como é que eu faço citações?

Graffino,

É só clicar em "citar" no alto da mensagem que você quer citar...

[]'s...

leopoldo
13/04/2004, 19:59
Se você usar 32 cm, passa para o padrão do CJ7, só que não tem carroceria a venda por aí. A não ser que você compre a de um wrangler !

Beto Lacerda
13/04/2004, 23:56
Uma coisa eu tenho certeza. A carroceria vai ser de fibra. Só achei a Agromotor fabricando a de CJ6. Tem mais alguém que faça? No Rio de Janeiro, talvez?

a Fiber4X4 fabrica, é em sp , mas o serviço deles é bom. http://www.adrenalama.com.br/fiberpagina.htm

Graffino
14/04/2004, 00:48
Eu ainda não perdi a esperança de achar um legítimo chassis de bernardão :wink: , mas eu tenho que testar a viabilidade (Lt$) de várias idéias.

Como bom geneticista, uma das possibilidades, no caso de emenda é clonar a idéia do Luís, com o CJ Roberta Close :lol: dele (nasceu CJ5, e virou CJ7, que aliás, parece estar ficando lindo). Nesse caso, tenho que cotar a construção da "banheira" (traduzi ao pé da letra do inglês, porque não me lembro o equivalente em português), com algum profissional de fibra de vidro. Achar carroceria de wrangler a venda, acho meio difícil. Até que é simpática, mas CJ é CJ.

No final, o que ficar mais em conta (não só financeiramente, é claro), ganha.

Uma coisinha, com relação a solda dos reforços. Eu vi uma sugestão, num tópico recente que falava alguma coisa sobre bacalhaus, sobre "colar" os reforços. Passeando pelo site da 3M, achei um produto chamado JET WELD. Seria esse o adequado?

Já que eu falei no CJ7, tenho uma curiosidade. Por que, os sites americanos dizem que o último Jeep de verdade era ele? Para nós, que tivemos o fim da fabricação do Jeep, na linha CJ, mesmo, isso não faz muita diferença.

Abraços agradecidos.
Bruno.

Graffino
14/04/2004, 01:00
Beto, essa Fiber 4x4, não teria um e-mail? É que eu tenho uns horários meio loucos, e ia ficar meio difícil ligar para os ômi.

Obrigado pela sugestão.
Bruno.

fugger
14/04/2004, 01:35
... é clonar a idéia do Luís, com o CJ Roberta Close :lol: dele (nasceu CJ5, e virou CJ7...

:D Tá escolhido o nome Gustavo. :D

:D :shock: :D ROBERTA CLOSE :D :shock: :D

:D Pode montar uma enquete. :D Todos vão apoiar. :D

[]'s gozadores

Beto Lacerda
15/04/2004, 23:51
Beto, essa Fiber 4x4, não teria um e-mail? É que eu tenho uns horários meio loucos, e ia ficar meio difícil ligar para os ômi.

Obrigado pela sugestão.
Bruno.
putz, nem sei , no site num tem ??

Graffino
18/04/2004, 16:44
Tem não. :(
Tem o telefone, mas para mim, fica meio difícil. Meus horários são muito loucos.

Nova pergunta. Alargamento de carroceria, necessariamente envolve alargamento do chassis? Eu vi uma matéria na seção downloads, que se chamava "Bernardão fermentado", e fiquei curioso.

Uma coisinha, só para não ter que abrir novo tópico. Alguém sabe me dar informações sobre o adesivo JET WELD, da 3M?

Bruno.

MRaizer
24/05/2011, 13:01
Se você usar 32 cm, passa para o padrão do CJ7, só que não tem carroceria a venda por aí. A não ser que você compre a de um wrangler !

Estou com uma idéia... Um câmbio BF4HP-22 casa em um BF-161?