Conectar

Ver Versão Completa : Novo integrante CJ5 1975 precisando de ajuda na reforma

Gilberto Ambiel
29/03/2007, 22:05
Preciso de ajuda dos companheiros, mas antes que me digam “pesquise”, vou logo dizendo que já pesquisei bastante sobre o assunto, desde de que entrei no fórum a uns 3 meses.
Estou reformando meu CJ5 1975 que está parado ha 8 anos :shock: (logo virão as fotos). A carroceria está fora para fazer funilaria, e estou pessoalmente fazendo alguns serviços no chassi, rotina que muitos devem conhecer ( pouco dinheiro disponível, pouco tempo, mulher pegando no pé, mas nem tudo é trevas e escuridão:discordo: .
Quero aproveitar o momento para instalar a caixa de direção do Gol (já comprei):dance: e gostaria de saber qual é exatamente a posição que ela fica na travessa do chassi (se eu usar os desenhos que o amigo Eduardo Velo disponibilizou, é certeza que ficará posicionada corretamente? É que como a carroceria está fora, não vai dar para ficar fazendo ajustes nem tão pouco me orientar pelas barras e coluna.
E por falar em barras, não encontrei nos tópicos sobre o assunto informações sobre quais as barras que devo utilizar, embora tenha aproveitado as fotos do amigo Eduardo e do amigo Jabis Carpaneses , então neste caso, seria apelação pedir uma listinha das peças que vou precisar?:oops:
Também estou fazendo manutenção nos munhões, trocando os retentores e estou pensando também em aproveitar o momento para instalar os freios a disco, e então surgem as dúvidas: No site da ensimec http://www.ensimec.com/revista_mat1.htm eles mostram a reforma de um eixo Dana 44 e usaram os discos da F1000 4x4 que é ventilado, alguém saberia me dizer que pinças são aquelas que aparecem nas fotos? Seria um Kit?
Agora uma pergunta curiosa para quem conhece Jeep.
O ultimo modelo saiu em 1984 correto? Alguém sabe se este modelo já veio de fábrica com pedais suspensos e qual era a configuração do sistema de freios?
Eu não sei se deveria abrir um tópico para cada pergunta por isso aceito críticas e agradeço à aqueles que me responderem:concordo: .

Gilberto, Indaiatuba, SP.

Cacá
30/03/2007, 19:26
Oi Gilberto!

Quero aproveitar o momento para instalar a caixa de direção do Gol ... é certeza que ficará posicionada corretamente? É que como a carroceria está fora, não vai dar para ficar fazendo ajustes nem tão pouco me orientar pelas barras e coluna.
Eu não faria isso agora. Se até a altura do calço interfere na angulação do braço e, por consequencia na posição da caixa, imagine SEM a carroceria. Pensando na fixação, não é uma boa idéia vc metralhar a longarina sem ter a certeza de que o furo é ali, naquele lugar.

...estou pensando também em aproveitar o momento para instalar os freios a disco... Seria um Kit?
Sim, não sei se o que vc viu é um kit, mas existem kits prontos com tudo para colocar freio a disco. Vc pode montar um tbém, com pinças da kombi. Mas tem uma pegadinha: dependendo da roda que vc usa, ela pode raspar na pinça. Se a roda raspar, vc tem duas opçoes: colocar um espaçador (do Landau serve) ou esmerilhar a pinça (não faça isso:discordo: ).

O ultimo modelo saiu em 1984 correto? Alguém sabe se este modelo já veio de fábrica com pedais suspensos e qual era a configuração do sistema de freios?
Errado. Saiu em 1982 e foi vendido até maio de 1983. Sobre as pedaleiras, acho que sairam suspensas a partir de 1981. Freios: a tambor nas 4, sem hidrovácuo. Foi aí que inventaram o ABS (Anti Break Sistem).

Abração procê.

Cacá

Gilberto Ambiel
01/04/2007, 17:31
Cacá, valeu pela dica :concordo: . Realmente são vários os fatores que influenciam este serviço. Vou ter mais calma e estudar melhor a situação para não fazer furos inuteis.

Quanto aos freios, vou pesquisar mais no forum. Mas a minha intenção é a princípio, fugir dos Kits, comprar algum disco e pinças do mercado que sirvam sem muitas modificações, (esmerilhamento de peças) e o suporte para as pinças mandaria fabricar por oxicorte se for totalmente plano ou fundido se tiver alguma curvatura.

Obrigado pela atenção.
Giba