Ver Versão Completa : Reservatório do Fluido
Murilo Ferrari
23/03/2007, 13:18
Olá Camaradas,
Estou com problemas de vazamento no reservatório do fluido da embreagem. Na verificação que fiz encontrei um furo pqueno mas que me obriga a colocar um pano para não corroer ainda mais a pintura :(
Como a péça esta bem desgastada gostaria de troca-la, mas não encontro nova. Alguem tem alguma dica? Sabe onde posso encontrar uma péça nova? Substituir por alguma outra de outro carrro?
Rones Jr
23/03/2007, 14:12
Eu troquei todos os reservatórios, inclusive o do radiador. Na Sarancar tinha os de freio e embreagem. O mais próximo nacional que vi é o do freio do Fusca, mas ele não é do mesmo tamanho e não caberá no suporte original russo. Aproveita e troca logo o do freio, pois eles ressecam e começam a rachar vazando sem parecer que estão furadors.
ferchina
23/03/2007, 15:13
Aproveita e troca logo o do freio, pois eles ressecam e começam a rachar vazando sem parecer que estão furadors.
rapaiz....na minha viatura o nivel vive baixando e noto sempre as mangueiras umidas e nunca axei um furo no reservatorio....no orkut o camarada Jossano deve conseguir essa peças nova.
Rones Jr
23/03/2007, 16:01
isso q acontecia comigo. Recentemente, antes da troca, tive que refazer a pintura naquele ponto do cofre. Mangueiras ressecadas tb podem vazar. No meu estavam com mangueiras de silicone....e coincidência ou não, qd troquei os reservatórios e instalei mangueiras lonadas...não vi mais qualquer gota ou merejo no local...
Luciano Vaz
23/03/2007, 17:26
Galera, eu estava com esse problema tbm... muitos vazamentos e tal... como eu retirei o meu estepe do cofre do motor, estou fazendo uma caixa em fibra de vidro para acomodar os reservatórios de fluído e tbm com uns espaços para guardar ferramentas e tranqueiras necessárias para as gambiarras diárias, hehehe... ando meio ocupado ultimamente, mas mes q vem tenho novas ferias e vou tentar terminar isso, pode ser uma solução, quem sabe...
O meu reservatório do fluido da embreagem, uso o do fusca (freio) tive que modificar a chapinha que o prende, mas nada que nós habilidosos Niveiros não consiga executar...
Agora, perguntinha básica? qual o fluido de embreagem que vcs usam? o Dot 3 ou o Dot4 ou o Dot 5?
Do Manual: dot3 ou dot4. Não pode misturar os dois...ou um ou outro...os modernos 4 e 5 são para carros mais modernos, alem de mais caros. Vai no Vargão 3 que fica 10!
Marcio Rossetto
24/03/2007, 16:01
No meu Niva , coloquei o reservatório varga do opala , porque tem uma boia igual a do niva . Tive que fazer um suporte novo .
deu trabalho , ma ficou 100%
Murilo Ferrari
24/03/2007, 20:32
Na Sarancar tinha os de freio e embreagem. O mais Aproveita e troca logo o do freio, pois eles ressecam e começam a rachar vazando sem parecer que estão furadors.
O reservatório do fluído de freio já foi trocado e consegui original e novo. Falta o do fluído da embreagem. Não conhecço a "Sarancar". Fica em SP? Onde? O end. pode ser passado no fórum?
Murilo Ferrari
24/03/2007, 20:35
Agora, perguntinha básica? qual o fluido de embreagem que vcs usam? o Dot 3 ou o Dot4 ou o Dot 5?
Eu utilizo da marca Varga DOT 3 para o freio e DOT 4 na embreagem.
gbpereira
24/03/2007, 21:48
O reservatório do fluído de freio já foi trocado e consegui original e novo. Falta o do fluído da embreagem. Não conhecço a "Sarancar". Fica em SP? Onde? O end. pode ser passado no fórum?
Murilo
Entra no site deles www.sarancar.com.br a loja fica em São Paulo mais eles entregam em qualquer lugar do brasil, ja comprei varias peças la e o atendimento é 10!!!!!!
shuther4x4
25/03/2007, 23:44
Do Manual: dot3 ou dot4. Não pode misturar os dois...ou um ou outro...os modernos 4 e 5 são para carros mais modernos, alem de mais caros. Vai no Vargão 3 que fica 10!
Se puder utilize o com maior classificação, pois eles possuem características melhores (resistem a maior temperatura antes de ferver, absorvem menos água com o tempo) Em resumo: As peças que entram em contato tendem a durar mais e sua troca fica menos constante (tanto o fluído como as peças).
Sobre misturar esses citados não tem problema, só que vai jogar grana fora, pois se misturar um 4 com um 3 ele não vai ficar com as caracteristicas do 4, mas também não vai prejudicar o 3.
O que não pode é misturar fluídos de base glicol com os de base silicone (mais usados em motos de competição).
No meu eu uso 4 desde que troquei os cilindros de embreagem. No freio ainda está o 3, mas assim que der vai pra 4 no mínimo.
Espero que tenha sido claro!
Murilo Ferrari
26/03/2007, 10:22
A todos que participaram deste forum o meu obrigado, pois as dicas passadas me ajudaram a encontrar o que precisava.
Valeu!!! :)
"GRAUÇÁ 4x4"
21/08/2009, 17:09
Amigos,
Reacendendo o tópico depois de muito tempo...
É que o Grauçá 4x4 precisa dos reservatórios de "FLUIDOS" de Embreagem e Freio originais, onde comprá-los?
Caso não tenham ou existam disponíveis no mercado qual a melhor (verdadeiramente) opção de adaptação?
Outras sugestões válidas???!!!...
Pegando carona também...
Que tipo de abraçadeiras vcs usam nestes reservatórios/mangueiras? Troquei as mangueiras que estavam muito velhas, só que agora ficam vazando na conexão com o cilindro mestre.
A mangueira tem 7mm de diâmetro interno, não fica com muita pressão na conexão, mas achei que qualquer abraçadeira resolvesse. Não resolveu, já tentei aquelas originais de enrolar, as de rosca s/ fim e nada. Montei com fita Hellerman parece que vaza pouco, mas tá meio "gambi".
CZ
cesar_am
24/08/2009, 10:59
Grauçá, para substituir o reservário do fluido da embragem use o do fluido de freio do Fusca, fica muito bom.
Quando ao do freio do Niva, creio que somente o original. Tente com a Sarancar.
Zanötto, verifique se não existem trincas nos reservatórios, pode ocorrer pequenos vazamentos, que por sua vez escorrem pelas mangueiras.
Abraços.
E aproveite para trocar as mangueiras.
cesar_am
24/08/2009, 15:07
Aproveitando, alguém saberia, qual conexão , poderiamos usar na saída no cilndro superior da embragem...ou qual melhor adaptação...
Tb, quais sangradores, para os freios dianteiros.
Obrigado. Abraços.
Aproveitando, alguém saberia, qual conexão , poderiamos usar na saída no cilndro superior da embragem...ou qual melhor adaptação...
Obrigado. Abraços.
Pois é, as conexões do meu não são originais, mas já vieram quando comprei então não sei dizer de onde são...
Cesar, trincas não tem, o vazamento é pela mangueira mesmo. Parece que não tá mais vazando, mas tá só com as fitinhas plásticas.
[ ]'s
CZ
BACALHAU
24/08/2009, 19:11
Obrigado. Abraços.
Cesar, em relação aos sangradores eu fiz o seguinte:
Comprei sangradores nacionais mais parecidos com os originais, levei as pinças em um torneiro, ele abriu novas roscas de acordo com os novos sangradores.
Pronto.
Baratinho, baratinho. :dance:
shuther4x4
24/08/2009, 23:21
Obrigado. Abraços.
O meu está com cilindro Varga. Na saída usei conexão original para esse cilindro (que é diferente do Niva) soldada na ponta do cano original. Já a conexão de entrada (onde vai a mangueira do reservatório) passei em uma casa de conexão para máquinas hidraulicas e achei essa.
BACALHAU
24/08/2009, 23:54
Fábio, por aqui essa conexão é camada de "rabo de tatu".
cesar_am
25/08/2009, 10:38
Cesar, em relação aos sangradores eu fiz o seguinte:
Comprei sangradores nacionais mais parecidos com os originais, levei as pinças em um torneiro, ele abriu novas roscas de acordo com os novos sangradores.
Pronto.
Baratinho, baratinho. :dance:
Valeu, Bacalhau ...ou melhor CodFish....! :mrgreen:
Tchê , fui hoje pela manhã em uma loja de peças para caminhões e lá encontrei uns sangradores do Mercedes com as mesmas roscas do Niva. :dance:. A diferença é que são mais compridos, mas sem problema pois não temos falta de espaço. Os 4 por 10 pila, com direito as borrachinhas de vedação.
Abraços.
BACALHAU
25/08/2009, 10:59
César, a ponta cônica do sangrador é igual?
A foto abaixo não representa o sangrador do NIVA.:discordo: É meramente ilustrativa.
cesar_am
25/08/2009, 11:01
O meu está com cilindro Varga. Na saída usei conexão original para esse cilindro (que é diferente do Niva) soldada na ponta do cano original. Já a conexão de entrada (onde vai a mangueira do reservatório) passei em uma casa de conexão para máquinas hidraulicas e achei essa.
Valeu shuther !!
Pois é, meu Niva, estava com cilindro Varga. Mas apresentava um pequeno vazamento.
Resolvi, então trocar , colocar o original (buy Rivera). Aí é que veio o problema, como vc falou , a conexão de saída Varga é diferente do Niva.
Cara, não achei esta tal rosca de conexão. Solução : Uma Metalúrgica de um conhecido meu esta a fabricar uma rosca(conexão) e o cano com o terminal.
E a lida continua........:-D
Abraços.
cesar_am
25/08/2009, 16:19
César, a ponta cônica do sangrador é igual?
A foto abaixo não representa o sangrador do NIVA.:discordo: É meramente ilustrativa.
Perfeito, Bacalhau, a ponta é cônica, igual a do Niva :concordo:, uns 2 mm mais comprida. O sangrador é semelhante ao da foto.
Segundo o vendedor , é do cilindro de roda do caminhão M Benz.
cesar_am
26/08/2009, 10:38
Valeu shuther !!
Pois é, meu Niva, estava com cilindro Varga. Mas apresentava um pequeno vazamento.
Resolvi, então trocar , colocar o original (buy Rivera). Aí é que veio o problema, como vc falou , a conexão de saída Varga é diferente do Niva.
Cara, não achei esta tal rosca de conexão. Solução : Uma Metalúrgica de um conhecido meu esta a fabricar uma rosca(conexão) e o cano com o terminal.
E a lida continua........:-D
Abraços.
Peça fabricada (conexão entre o cilindro superior e inferior) ...tudo beleza..:-D....:discordo:.
Colocado os dois cilindros novos, a conexão, ai vem a sangria e a surpresa....nada de embreagem....:?: ....por vezes ocorre sucção no cilindro superior.. :pensativo:
Shuther, vc sabe as especificações deste cilindro Varga que esta usando..
Abraços.
shuther4x4
26/08/2009, 21:29
Peça fabricada (conexão entre o cilindro superior e inferior) ...tudo beleza..:-D....:discordo:.
Colocado os dois cilindros novos, a conexão, ai vem a sangria e a surpresa....nada de embreagem....:?: ....por vezes ocorre sucção no cilindro superior.. :pensativo:
Shuther, vc sabe as especificações deste cilindro Varga que esta usando..
Abraços.
Cara, a sangria é chata mesmo. Quando coloquei o meu achei que tinha feito algo errado. Aí enchi o reservatório e deixei o sangrador aberto um pouco de um dia para o outro (não esqueça de conectar uma mangueira na ponta e coloque ela dentro de uma garrafinha pet).
Depois aprendi. Sangro primeiro o superior pela conexão que vai para o inferior. Depois deixo um tempo o inferior aberto (para não forçar o cilindro superior de tanto bombar) e aí sangro o inferior. Atente para o curso inferior do embolo esteja forçando o braço logo nos primeiros mm, pois ás vezes pode acontecer de ele não conseguir dar o curso se estiver no meio mais ou menos (ou meu perdeu o curso uma vez assim). Ah, o curso superior também, precisa aumentar o braço de acionamento da embreagem (aquele que vai no pedal) um pouco, pois se não pode ficar sem curso e aí também não dá.
Será que entendeu? Qualquer coisa grita aí!
shuther4x4
26/08/2009, 21:33
..por vezes ocorre sucção no cilindro superior.. :pensativo:
A sucção ocorre mesmo, é normal. Por isso a sangria é dificil para quem não tem aquela bombinha elétrica que pressuriza o reservatório. Mas tenta daquele jeito que te falei de deixar de um dia para o outro (com bastante fluído - Ah, e DOT4 ok!).
cesar_am
27/08/2009, 11:13
Cara, a sangria é chata mesmo. Quando coloquei o meu achei que tinha feito algo errado. Aí enchi o reservatório e deixei o sangrador aberto um pouco de um dia para o outro (não esqueça de conectar uma mangueira na ponta e coloque ela dentro de uma garrafinha pet).
Depois aprendi. Sangro primeiro o superior pela conexão que vai para o inferior. Depois deixo um tempo o inferior aberto (para não forçar o cilindro superior de tanto bombar) e aí sangro o inferior. Atente para o curso inferior do embolo esteja forçando o braço logo nos primeiros mm, pois ás vezes pode acontecer de ele não conseguir dar o curso se estiver no meio mais ou menos (ou meu perdeu o curso uma vez assim). Ah, o curso superior também, precisa aumentar o braço de acionamento da embreagem (aquele que vai no pedal) um pouco, pois se não pode ficar sem curso e aí também não dá.
Será que entendeu? Qualquer coisa grita aí!
Realmente, a coisa é pra quem tem muita paciência, mas como esta é a maior virtude dos Niveiros :-D....mãos a obra.....vai lá um marinheiro para sua primeira viajem....:putz:
Entendi, sim, mas porque gritar :pensativo:.... ahhh...deve ser por causa da sangria..:mrgreen:
Valeu cara, muito obrigado pela força.:concordo: Depois posto o resultado.
Um forte abraço.
cesar_am
06/09/2009, 22:01
Feriado é pra isso, serviço executado e , até o momento, com sucesso.
Cara a sangria foi moleza, mais fácil que eu imaginava.:-D
A questão era que, como eu estava utilizando o cilindro Varga, o braço de acionamento da embreagem tinha sido aumentado, assim como comentou o Shuther. Então quando utilizei este no cilindro original não funcionou, pois o braço ficou no meio não conseguindo dar o curso ideal.
Solução: cortar o braço de acionamento de forma que ao acionar o pedal, o braço possa efetuar o curso total.:concordo:
Abraços.