PDA

Ver Versão Completa : Para Os Amantes De Fotografia

Páginas : [1] 2

Pai do Pedro
22/03/2007, 18:19
Pessoal, tendo em vista que na maioria das vezes carregamos conosco máquinas fotográficas em nossas aventuras, se torna inevitável o interesse por fotografia. Então resolvi criar este tópico para postarmos aqui aquelas fotografias de lugares e paisagens perpetuados pelas objetivas de nossas câmeras.

Saudações!!!

IBITIPOCA/MG

Ricardo Bambhoo
26/03/2007, 11:12
Eita ! logo logo boto as minhas aki tb !

[]'s

Flavio Miranda
26/03/2007, 12:28
Bela iniciativa, Pai do Pedro !!!:palmas:

Prá completar, que tal fornecer junto com as fotos alguns detalhes como local, equipto utilizado, tipo de filme/asa, lente, abertura, velocidade, etc !?8-)

Vou selecionar umas aqui e mando tambem...:dance:

Quem sabe montamos um passeio fotografico com nossos jipes !!:p :wink:

[ ] s

Pai do Pedro
26/03/2007, 12:59
Prá completar, que tal fornecer junto com as fotos alguns detalhes como local, equipto utilizado, tipo de filme/asa, lente, abertura, velocidade, etc !?8-)

Beleza Flávio, boa idéia!! :concordo:
Vou postar então os dados das fotos de Ibitipoca, mas não agora porque estou longe de casa e esses dados estão no PC em casa.
Saudações.

Flavio Miranda
26/03/2007, 13:26
Seguem algumas....

Uso uma Nikon N6006, sempre com ASA 100. 400 granula demais mesmo sem ampliar muito...
Filme eu prefiro Kodak pelas cores quentes. o Fuji tende muito para as cores frias.
Se for Superia ou high quality é outro papo.
Dificil de achar, mas gosto do resultado é o Agfa.

Vamos as fotos...
A do Por do Sol acho que foi feita em Morro de SP - Bahia com a Nikon.
A do Trilho de Trem foi feita em Campos do Jordão - SP, Nikon.
A da Praia-Coqueiro foi feita .. se não me engano... em Paúba - SP, Nikon.

[ ] s retomando os bons tempos...8-)

Flavio Miranda
26/03/2007, 14:06
All,

Meu scaner é um Vivitar simples e a qualidade das fotos no papel é muito melhor...

A Nikon tem uma lente Quantaray, 35-80 mm, F 4-5,6 e tb uso uma Soligor 100-400 mm, F 4,5-6,7 para longas distancias.

Essa da Araucaria foi feita no Horto Florestal de Campos do Jordao - SP, com a Nikon e um filtro polarizador.
Idem para a do Para Glider que foi feita na descida da Pedra do Baú, em Campos do Jordão - SP.
A outra foto, apesar de pouca qualidade, é uma das minhas preferidas, pois foi feita com uma YASHICA toda manual, sem nenhum recurso, que é do meu pai e estava encostada há muitos anos... Há uns 10 anos atrás resolvi limpá-la superficialmente, comprei um filme asa 100 e fui para o Museu do Ipiranga - SP a noite.... abertura total, velocidade minima, apoiada no banco de pedra...

Tem muita coisa... depois vou postando...8-)

[ ] s

Lucas Nassif
26/03/2007, 14:08
Já já coloco as minhas....
[]'ss

JEFFCATUNDA
26/03/2007, 14:45
NOOOOOSSSSAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!

Só tem profissional.

Caralho!!!!!!!!

GOT
26/03/2007, 16:08
As minhas não são profissionais igual a do pessoal ai, mas acho elas bem legais

1- Parque Estadual do Juqueri
2- Cargueiro Ilha Bela - SP
3- Baraqueçaba - SP
4- Depósito de Cerveja (não me lembro onde, rsrsrs)
5- Queda d´água - Tangará da Serra - MT

Ricardo Bambhoo
26/03/2007, 16:47
As minhas não são profissionais igual a do pessoal ai, mas acho elas bem legais

1- Parque Estadual do Juqueri
2- Cargueiro Ilha Bela - SP
3- Baraqueçaba - SP
4- Depósito de Cerveja (não me lembro onde, rsrsrs)
5- Queda d´água - Tangará da Serra - MT
Dica muito importante para a foto no. 2: a regra dos terços :arrow:
- Imagine a fotografia já no papel revelada. Agora imagine que você cortou com uma tesoura a fotografia em três partes iguais cortando-a na horizontal. Você acaba de seprar a foto em três terços, ok ?
Sempre que a fotografia for composta por um cenário claramente dividido pela linha do horizonte (terra/ceu, mar/montanha, mar/céu, etc...) faça o enquadramento sempre dispondo a "linha do horizonte" ou na parte do "terço superior" ou na parte do "terço inferior", nunca coloque-a no "terço do meio". E se não existir esta linha do horizonte, enquadre o "assunto" da mesma forma, ou no "terço superior" ou no "terço inferior".
A foto 1 por exemplo, está com a linha do horizonte no "terço superior" com um ótimo enquadramento...
[]'s

Grassmann
26/03/2007, 16:58
Olha só como fica um pouco mais interessante o enquadramento com a regra dos "terços".
Mais um pequeno ajuste de contraste e brilho...

Ricardo Bambhoo
26/03/2007, 17:52
Olha só como fica um pouco mais interessante o enquadramento com a regra dos "terços".
Mais um pequeno ajuste de contraste e brilho...
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

[]'

Joao Baeta
26/03/2007, 18:32
:arrow:Pai do Pedro,
Lembrando é a máquina Digital ou é normal?
Abssssssssssssssss

Alexandre Vaz Ferreira
26/03/2007, 19:09
- Imagine a fotografia já no papel revelada. Agora imagine que você cortou com uma tesoura a fotografia em três partes iguais cortando-a na horizontal. Você acaba de seprar a foto em três terços, ok ?
Sempre que a fotografia for composta por um cenário claramente dividido pela linha do horizonte (terra/ceu, mar/montanha, mar/céu, etc...) faça o enquadramento sempre dispondo a "linha do horizonte" ou na parte do "terço superior" ou na parte do "terço inferior", nunca coloque-a no "terço do meio". E se não existir esta linha do horizonte, enquadre o "assunto" da mesma forma, ou no "terço superior" ou no "terço inferior".
A foto 1 por exemplo, está com a linha do horizonte no "terço superior" com um ótimo enquadramento...
[]'s

Muito Boa dica Ricardo:palmas: :concordo:
Se tu ou mais alguém tiver outras postem aqui, pois são muito bem vindas:concordo:

[]s sem noção nenhuma de fotografia

Lucas Nassif
26/03/2007, 20:28
Minha contribuição!

Fotos tiradas na trilha que fiz dia 10 de Fevereiro!! :dance:

Abs a todos

Flavio Miranda
26/03/2007, 21:52
Got,

Na foto da cerveja, para dar a noção de escala, tente incluir uma pessoa ou objeto conhecido junto a pilha de caixas.
E não tenha nenhum receio de deitar no chão, subir na pilha de cerveja, etc..
Novos angulos de imagens já conhecidas sempre agradam...

Dica bem útil para eliminar os OLHOS VERMELHOS, para qualquer máquina, mesmo sem aquele 'pré-flash' :
- imagine que da sua lente saísse uma bola de tenis em alta velocidade;
- se voce ficar DE FRENTE de qualquer objeto que REFLITA luz, como vidros, metal, copos, brincos e até lataria de carros; a luz VAI VOLTAR para voce;
- dada a altissima velocidade da luz, ela ilumina o fundo do olho da pessoa que está sendo fotografada e como vc está de frente, vai registrar isso no filme.
Solução simples... de frente para a pessoa, ANDE 1 PASSO para a direita ou esquerda, criando um ANGULO para a luz refletir ao seu lado e fora do alcance da lente.;)

Outra dica : se o objeto/pessoa a ser fotografada estiver a menos de 5 metros, SEMPRE utilize o flash para tirar fotos COM SOL ! Assim vc elimina as sombras em volta dos olhos, ao lado do nariz, etc e reduz a sombra produzida pelos objetos no chão ou na própria extensão do objeto.8-)

+ uma... : A não ser que seja de proposito e com certeza do que está buscando, NUNCA tire fotos de pessoas, objetos com o SOL DE FRENTE PARA O FOTOGRAFO.
O sol tem que iluminar o MOTIVO da foto e deve estar ATRÁS do Fotógrafo ou ao lado.
Atenção : Não se esqueça da SUA SOMBRA ! Olhe para o chão e para o objeto/pessoa da foto antes do click.:concordo:

Prá acabar... Fotos de CRIANÇAS... AJOELHE, SENTA NO CHÃO, DEITA... Vc tem que ficar no mesmo nível deles, entrar no 'mundo' deles e não SUPERIOR a eles...
Se possivel, utilize o zoom ou lente para fotos à distância de forma a surpreender ou não ner notado pela criança. A espontâneidade deles é irresistível e 50% da foto !:-D
Segue 2 exemplos... numa delas, descubra qual é a "boneca".;-)

[ ] s palpiteiros:mrgreen:

Pai do Pedro
26/03/2007, 21:57
é a máquina Digital ou é normal?
Abssssssssssssssss

Estou muito feliz em ver que o tópico está sendo muito bem "visitado".
Comecei a fotografar com uma ZENIT mecânica que não tinha nem fotômetro mas me foi muito importante. :-P
Depois passei pra uma vivitar tb mecânica com uma objetiva 28-80mm e uma tele 80-300mm. Finalmente não consegui resistir ao avanço tecnológico e hoje tenho uma digital FUJI S-9000 com objetiva 28-300mm (equivalente). Essa não é SLR mas pra mim é muito boa. Depois da digital não consigo mais usar a vivitar. A praticidade venceu a tradição...:concordo:

Flavio Miranda
26/03/2007, 22:06
Ops... faltaram os anexos....:putz:

Joao Baeta
26/03/2007, 22:19
:arrow:Como eu tenho boa máquina....
Minolta Maxxum 7000 (Ano 94)... Ficou mt tempo parado...E peguei e comecei a usar...E fiquei viciado!!!!!
A máquina está de férias....Mas voui botar filme nela e saio tirando nas trilhas...paisagens...Azul... :concordo:
E tenho outra máquina antiga que não sei se existe mais: Miranda Sensorex camera que é ano 60/70 que o meu avô me deu!

Abssssssssssssssss

Pai do Pedro
26/03/2007, 22:25
Vão mais 4 fotos, essas bem recentes. As duas primeiras foram fotografadas no Rio, numa feira em Laranjeiras onde ocorre um chorinho gratuito e muito bom. Fotografei com uma Panasonic Lumix FZ5 da minha irmã, no modo automático.
As duas segundas tirei nesse fim de semana em Santa Rita de Jacutinga-MG, com a S-9000
Lá vão os dados:

Foto 03: SANTA RITA
Abertura: 1/3 s
Exposição: f-4.9
ISO: 200

Foto 04: PONTE DA LUZ
Abertura: 1/10 s
Exposição: f-2.8
ISO: 200

Pai do Pedro
26/03/2007, 22:30
Ops... faltaram os anexos....:putz:

Pô, o negócio tá bom mesmo. Enquanto eu escrevo aparecem outras mensagens...:dance:
Definitivamente a boneca está de vestidinho branco com bolinhas pretas. :concordo: :concordo: :concordo:

Flavio Miranda
26/03/2007, 22:41
Pai do Pedro,

Quando moleque eu peguei essa Yashica que mencionei antes e ..:roll: acabei derrubando no chão e travando a máquina.:parede: Aí fiquei um bom tempo com 'traime' ...:-?

Depois, meu pai ganhou aquela Kodak Instamatic com filme de 'cartucho' e aquele flash cube que ia girando e servia para 4 fotos, lembra. :mrgreen:
Tirei umas poucas fotos mas lembro que o gosto pela fotografia voltou.:)

Depois ele comprou uma Olimpus Trip e a vida continuou, registrando as imagens...

Qdo eu virei gente grande.... (:lol: !!!???) comprei uma..... ZENIT !!:shock: Um verdadeiro tijolo, mas com fotometro básico e posso afirmar sem medo que ela foi responsável por algumas das minhas melhores fotos.:concordo:
Guardo ela com muito carinho até hoje..

Mesmo depois de comprar a Nikon, que vc pode programar toda automatica, só abertura, só velocidade ou tudo manual; com flash TTL, lentes auto-focus e varios pontos de fotometragem... sinto muita falta do barulho do diafragma abrindo e fechando.:|
As vezes sinto que eu não FIZ 100% da foto...:oops: É como passar com o jipe com 2 bloqueios ARB, pneus super MUD e outras facilidades tecnologicas.

Resumo : aqueles que possam não estar entendendo muita coisa técnica que estamos postando aqui, saibam que QUALQUER máquina é suficiente para uma boa foto. Basta que o cara que vai comandar o click SINTA O MOMENTO da foto.8-)

[ ] s

Flavio Miranda
26/03/2007, 22:49
PaiP,

Muito boa a da Partitura e da Santa !!!:palmas:

[ ] s

Flavio Miranda
26/03/2007, 23:06
Essa eu gosto muito...

Grassmann
26/03/2007, 23:38
Seguem algumas fotos minhas.
Todas, em exceção foram tiradas com uma Canon Rebel XT 350D, máquina digital. Eu já abandonei a máquina "a filme" há anos.
Esta Rebel possui várias funcionalidades que as máquinas comuns proporcionam. Por ser Reflex, é possível utilizar toda a gama de lentes e filtros que usava na antiga máquina a filme.

Grassmann
26/03/2007, 23:41
Mais umas...
Como estamos sempre passeando por áreas de mata fechada e nativa, temos oportunidades ímpares. Fotografar animais é sempre gratificante...

Grassmann
26/03/2007, 23:45
As fotos das corujas, por exemplo, me tomaram mais de uma hora de tocaia em meio a uma moita...

Flavio Miranda
27/03/2007, 01:05
Uma sequencia de fotos curiosas...:lol:

Tem Coqueiro Eletrico !?!?:shock: :mrgreen: na praia de Camburi - SP.
Tem o "Purga" que há uns 18 anos servia a gente na Barraca Azul, na praia de Ponta Negra de Natal - RN e juntava mais de 30-40 copos numa levada só...:shock:
Tem Ponte de VIA ÚNICA, mas com SEMÁFORO prox. praia de Anchieta - ES.:putz:
Tem os Mulekes segurando a Pedra em Fernando de Noronha. :putz:

[ ] s

Flavio Miranda
27/03/2007, 01:14
Grassmann,

Vc tá de parabéns !!!:palmas: Belíssimas fotos !!!!:concordo:

[ ] s

Grassmann
27/03/2007, 09:26
Fotografias nada mais são do que o registro de luz.
Depois que a gente realmente assimila isso, começa a ver as coisas de outra forma. Eu não busco mais boas fotos, elas é que vem até mim. Diversas vezes, no meio de um passeio, paro para tirar foto de uma flor, de um inseto ou de qualquer outra coisa por um simples motivo: A condição de iluminação era extraordinária. Veja o caso daquela roda lá emcima. Ela (a roda), por si só, não agrega nada. Mas eu estava sentado, olhei para o lado, e lá estava a luz na roda, deixando várias nuances a serem exploradas.
Eu também comecei com uma Zenit manual. Ela tinha fotômetro, mas era um fotômetro muito ruim. Só indicava se tinha muita luz, pouca luz ou luz adequada para a configuração escolhida (abertura e velocidade). A primeira quebrou, e como era muito barata, comprei outra igual. Foi com ela que aprendi os melhores conceitos de fotografia. Não tinha jeito, ou eu aprendia, ou as fotos ficavam ruins... (Máquina automática só serve pra ganhar velocidade e atrapalhar o aprendizado...)
Depois comprei uma Canon EOS3000. Máquina com filme, permitia a troca de lentes e filtros. Permitia operação totalmente manual, mas com opção de automático (minha esposa adorou!). Eu adorava essa máquina. Simples, robusta, e me permitiu tirar excelentes fotos.
Mas acabei me rendendo à fotografia digital... Troquei minha Canon por outra similar, desta vez digital. Em suma, continuo tirando fotos de forma manual, como na minha antiga Zenit, mas com a facilidade de poder ter todas as fotos à minha disposição num cartão de memória.
O que eu faço é não me render aos apelos das facilidades das máquinas mais modernas. Continuo curioso, explorando e tentando novas perspectivas. Continuo buscando novos ângulos. E nunca desperdiço uma boa luz, independente do objeto que estou fotografando.

GOT
27/03/2007, 09:39
[]'s

Valeu pelas dicas Ricardo, vou tentar coloca-las em prática!!!
Seguem algumas fotos dos navios brasileiros a caminho da Russia, transportando carne bovina para exportação.

Pai do Pedro
27/03/2007, 10:10
Seguem algumas fotos dos navios brasileiros a caminho da Russia, transportando carne bovina para exportação.

Caramba GOT, vc estava no meio desse furacão? :shock: :shock: :shock:
Tô impressionado...

Pessoal, realmente não esperava que esse tópico fosse fazer tanto sucesso. As dicas estão sendo muito valiosas e inconscientemente estamos incentivando outros aspirantes a fotógrafos.
SAUDAÇÕES.

GOT
27/03/2007, 10:49
Tô impressionado...

Pessoal, realmente não esperava que esse tópico fosse fazer tanto sucesso. As dicas estão sendo muito valiosas e inconscientemente estamos incentivando outros aspirantes a fotógrafos.
SAUDAÇÕES.

É Pai do Pedro, dá pra ficar meio enjoado com as ondinhas... hehehe
Abs

Ricardo Bambhoo
27/03/2007, 13:42
Valeu pelas dicas Ricardo, vou tentar coloca-las em prática!!!
Maluco, a porra do navio ta afundando :shock: . Voce que tava pilotando a barca :twisted: ?

[]'s

Flavio Miranda
27/03/2007, 13:43
Got,

Vc tá ficando doido, né !?!?:shock: :shock: :shock:
Acho que até os bois mortos no porão do navio passaram mal....:cry:

Me explica de onde foi feita a ultima foto...:pensativo: pois as outras foram feitas de dentro ca cabine, certo !?8-)

Depois nós é que somos loucos quando subimos com os jipes uma erosões básicas.:twisted: :mrgreen:

É um bom exemplo da foto onde a surpresa, o inusitado; superaram a questão da qualidade pelas condições severas.;-) Muito bom !:concordo:

All,

Vou separar umas fotos + elaboradas e ... que tal iniciarmos a sessão de PB ?:dance:

[ ] s

Ricardo Bambhoo
27/03/2007, 13:56
Tô impressionado...

SAUDAÇÕES.
PRECISO POR MEU SCANNER PRA FUNCIONAR DIREITO, K7 !
Tenho foto de indio, de águias, de reflexo em lagoas, de coruja tb, de esquilo, de macaco, de caverna ...
ACHO QUE ESTE TOPICO LOGO SERÁ UM DOS MAIS VISITADOS...
E como foi dito aqui: foto é luz. Uma boa foto começa com uma boa fotometria... Ja fiz fotos muito boas com maquinas que tinham apenas um botão e mais nada...
Alias, minhas primeiras fotos começaram com uma máquina esquisita e quadrada da minha mãe lá por volta de 1980... Depois comprei uma kodak nojenta que só tinha um botão e nem flash tinha. Dai herdei uma yashica toda manual do meu tio. Depois comprei uma Canon EOS
Rebel que tenho até hoje...
Ah, tenho uma tele 75-300 Ultrassonic da Canon que "eu desmontei" pra limpar fungos da lente. Acho que na hora de montar inverti alguma lente, pois ela não dá mais foco...:cry: preciso desmontar e montar novamente...

Parabens a este tópico...:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

[]'s

Ricardo Bambhoo
27/03/2007, 13:58
Got,

Vc tá ficando doido, né !?!?:shock: :shock: :shock:
Acho que até os bois mortos no porão do navio passaram mal....:cry:

Me explica de onde foi feita a ultima foto...:pensativo: pois as outras foram feitas de dentro ca cabine, certo !?8-)

Depois nós é que somos loucos quando subimos com os jipes uma erosões básicas.:twisted: :mrgreen:

É um bom exemplo da foto onde a surpresa, o inusitado; superaram a questão da qualidade pelas condições severas.;-) Muito bom !:concordo:

All,

Vou separar umas fotos + elaboradas e ... que tal iniciarmos a sessão de PB ?:dance:

[ ] s
Ah, isto é fácil, é só jogar no photoshop. Vale ?

[]'s

Pai do Pedro
27/03/2007, 14:13
Tenho foto de indio, de águias, de reflexo em lagoas, de coruja tb, de esquilo, de macaco, de caverna...

Ricardo, falou tem que provar hein. Ajeita logo esse scaner senão........
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pai do Pedro
27/03/2007, 14:24
Mais duas... Essas foram feitas com uma digital compacta em Morro Branco-CE em 2004.

GOT
27/03/2007, 14:41
Maluco, a porra do navio ta afundando :shock: . Voce que tava pilotando a barca :twisted: ?

[]'s
Ricardo, ainda não dá pra chegar nessa loucura de pilotar a "lanchinha", rsrssrsrs

Flavio, todas foram feitas da torre de controle, o que mudou foi o andar, essa que vc se refere foi feita na altura do convés.

Segue mais umas fotinhos.

Flavio Miranda
27/03/2007, 14:51
Got,

Que beleza... a 1a ficou muito boa !:palmas:

Bom... cerveja GELADA não faltou na viagem, certo !?:mrgreen:

[ ] s

Ricardo Bambhoo
29/03/2007, 08:26
Taí ! Eu mato a cobra e mostro o pau :mrgreen:
Pena que minhas melhores fotos estão em contato. Será que existe algum meio de scanear negativos ? Ou só ampliando ? Vamos ao que tenho por ora:
1 - Pico do Marumbi - vsta do pico a partir de um camping em São João da Graciosa - PR
2 - Praia de Castelhanos - Ilhabela - SP
3 - Farol de Santa Marta - SC
4 - Morretes - PR

Ricardo Bambhoo
29/03/2007, 08:41
E tem mais: (Oh bons tempos de solteiro e dinheiro no bolso !)
1 - Praia do Cachadaço (escreve-se tb Caxadaço). Fiz esta foto com uma maquininha qualquer de um só botão.
2 - Por do sol "enluarado" no Farol de Santa Marta - SC
3 - Rio Nhundiaquara - Morretes - PR
4 - Pássaro Jaçanã - é a mesma lagoa da primeira foto do Pico do Marumbi. Tinha acabado de acordar e estava indo ao banheiro "lavar a cara". Voltei correndo pra pegar a máquina. Demorei um pouco pra fazer o click e quase perco a foto.

[]'s

Ricardo Bambhoo
29/03/2007, 08:46
Mais algumas:
1 - Esta arara se chama Roseane Coloria de Melo. Ela apareceu em um hotel de Porto Seguro - BA - e acabou sendo "adotada" por eles.
2 - Por do sol no Faro de Santa Marta - SC.
3 - Acho que é a Cachoeira da Eubiose - São Thomé das Letras - MG

[]'s

Ricardo Bambhoo
29/03/2007, 08:59
Ricardo, falou tem que provar hein. Ajeita logo esse scaner senão........
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Acho que o problema era o operador do scaner :mrgreen:
Na verdade o teste que fiz foi com planilhas de revistas e estavam saindo tudo"granulado" e sem definição. Ontem fiz com fotos e ficou com boa definição :dance:
[]'s

Leo - Beethoven
29/03/2007, 09:25
Bom já que é pra aderir ao tópico, aí vão algumas das minhas....

1- Barreiras-BA - Vista Noturna
2- Catedral de Brasília-DF
3- Pedra Furada - P.N. da Serra da Capivara - S. Raimundo Nonato-PI
4- Caverna - P.N. da Serra das Confusões - Caracol - PI
5- Coruja do Cerrado - P.N. de Brasília - DF

Cacá
31/03/2007, 00:19
Ois,

Não tenho essas maquinonas de retrato como vcs, mas arrisco algum shot de vez em quando com uma Cybershotizinha. Aí vao algumas fotos:concordo:

1) Estrada Joanópolis - Monte Verde (alguma coisa contra P/B???)
2) Cachoeira dos Pretos, nascente do Rio Piracicaba, Joanópolis/SP
3 e 4) Cachoeira e Pinguela - Fazenda São Francisco, Joanópolis/SP

Waldir Carlos
31/03/2007, 10:08
Minha contribuição. Depois vou procurar umas fotos melhores. A data está errada... considerar novembro de 2006. Nas imagens, parte da viagem que fiz com a "muié" em novembro do ano passado.

O percurso:

Aracaju => Belo Horizonte
BH => S. Paulo [BR-381, Fernão Dias]
Sampa => Rio de Janeiro [Via Dutra]
Rio => Vitória-ES [BR-101 e Rodovia do Sol]
Vitória => Aracaju [BR-101]

[B]As fotos:

Foto1[74]: Eu e a guerreira L200 na BR-381, rumo à Sampa;
Foto2[318]: Vista da Lagoa Rodrigo de Freitas-Rio, tirada do Corcovado;
Foto3 [687]: Eu e a L200, entrando em Vila Velha-ES pela rodovia do sol;
Foto4 [768]: Terceira ponte, ligando Vila Velha à Vitória-ES;
Foto5 [971]: Amanhecer na Pousada Faz. Liberdade, sul da Bahia, próximo à Itabuna.

[]s

Waldir Carlos
31/03/2007, 10:30
Mais algumas fotos:

Foto1: L200 e eu, rumo à S. Paulo [Fernão Dias], ainda em Minas Gerais_Oliveira;
Foto2: Fazenda de cacau_Pousada Faz Liberdade_sul da Bahia;
Foto3: Serração na BR-116 [Rio-Bahia], indo para BH;
Foto4: Amanhecer na pousada Faz Liberdade_sul de Itabuna-BA;
Foto5: Pequena queda d´água [represa] na Faz Liberdade_sul da Bahia.

[]s

enio chagas
31/03/2007, 12:15
Será que existe algum meio de scanear negativos ?
Tem sim, leva os negativos nessas casas de revelação 1 hora (as grandes), que eles tem um scanner de negativo animal. Já vi funcionando, é do balacobaco. Pede pra passar pra CD ou Pen.

Segue uma foto que fiz com uma digitalzinha Olympus. Dei sorte de acertar a hora do clique, apesar da lerdeza da dita cuja. Tenho também uma Canon EOS 300, SLR de filme, que anda meio encostada. Qualquer hora eu compro um corpo digital. Concordo com alguém aí de cima que disse que sem o barulhinho não é a mesma coisa.

Luiz Claudio
31/03/2007, 13:48
Minha humilde contribuição...

Essas duas fotos são da entrada principal do Pacaembú e foram tiradas durante nosso encontro semanal de jipeiros, com uma cybershot.

[]'s...

Dieselboy
31/03/2007, 16:00
Algumas imagens da última viagem de Janeiro, na qual atravessamos a região Noroeste da Argentina e uma parte do sul da Bolívia. Algumas destas fotos não tem legenda, pois não me recordo o local onde foram feitas :putz: :putz:

....... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Ponte.jpg
Ponte que cruza o rio Paraná em Corrientes, Argentina.

..http://img480.imageshack.us/img480/9888/pontecorrientes02dw8.jpg (http://imageshack.us)
Travessia sobre a extensa ponte (Corrientes, Argentina).

..http://img211.imageshack.us/img211/237/roadargentina01pw2.jpg (http://imageshack.us)
..http://img478.imageshack.us/img478/3448/ponteargentina01sv3.jpg (http://imageshack.us)
..http://img475.imageshack.us/img475/3379/ponteargentina02dk9.jpg (http://imageshack.us)
........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bol_Arg.jpg
Trecho de aproximadamente 300 metros na região fronteiriça entre Argentina e Bolívia, que até poucos dias antes desta foto pasmem era todo asfaltado :shock: as chuvas fizeram o rio transbordar que por sua vez "arrastou" o asfalto :shock:

..http://img486.imageshack.us/img486/7650/bermejo01yl7.jpg (http://imageshack.us)
Inúmeras minas de água "atravessam" a estrada, esta filete de água no asfalto é uma dessa minas.

..http://img486.imageshack.us/img486/3338/bermejo02je5.jpg (http://imageshack.us)
Estrada "lisinha" porém alguns quilômetros à frente ....

........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija.jpg
... as surpresas eram constantes e exigiram atenção redobrada :shock:

........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_03.jpg
A presença de animais de grande porte que pastam livremente à beira dos desfiladeiros é constante e mostra que a "carretera" é muito perigosa :shock:

..http://img486.imageshack.us/img486/1306/bermejo03mc4.jpg (http://imageshack.us)
Túnel "Las Pavas", entre Bermejo e Tarija (Bolívia).

..http://img475.imageshack.us/img475/117/bermejo06dt4.jpg (http://imageshack.us)
Túnel "Al Arachi", entre Bermejo e Tarija (Bolívia), atentem acima e à esquerda do túnel, a presença de uma pequena queda d'água que "corre" montanha abaixo.

..http://img231.imageshack.us/img231/3770/bermejo04sx5.jpg (http://imageshack.us)
..http://img475.imageshack.us/img475/8171/bermejo05zv4.jpg (http://imageshack.us)
........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_04.jpg
O "Túnel Falso" denominação dada pela população local.

........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_05.jpghttp://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_06.jpg
Foto da entrada do túnel desmoronado. Ao lado esquerdo do túnel sobrou uma estreita faixa que serviria de passagem improvisada (única alternativa) que permitiu prosseguir a viagem.

........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_07.jpg
A empresa de conservação das vias acabara de iniciar a "limpeza" da área, mas permitia a passagem de veículos apenas por 1 hora (2 vezes ao dia) e em cada vez apenas em um único sentido, imaginem o tamanho do congestionamento que se formava :putz: A pá que aparece na foto "enchia-se" com entulho e lançava este material no precipío que está do lado esquerdo da foto :shock: o operador da pá com certeza devia ter gelo nas veias porque o cara chegava todas as vezes há uns poucos centímetros do desfiladeiro fazendo até com que as pedras da beira caíssem precipío abaixo :shock: :shock: Eu não gostaria de ter o emprego dele de jeito nenhum :shock: :discordo:

........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_09.jpg
Mais algumas "surpresinhas" na carretera.

........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_10.jpg
Vocês podem não acreditar, mas uns 500 metros antes não havia nada na estrada, os carneiros que aparecem na foto abaixo começaram a descer aos saltos da encosta da montanha que aparece do lado esquerdo :shock:

........... http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Estr_Bermejo_Tarija_11.jpg
Imaginem o perigo para quem vem no sentido contrário, ou seja entrando na curva dá-se de cara com um rebanho em plena pista :shock: :shock:

Leo - Beethoven
31/03/2007, 17:49
Eu trabalhei com fotografia profissionalmente por uns tempos (uma pena que a grana era curta)....não sou nenhum "Ansell Adams", mas até que me viro bem.....
Dando umas dicas aí pra galera, pois sempre passo por esse tópico e é legal ver as fotos por aqui, mesmo que as já tenha visto outras vezes....

Pena que minhas melhores fotos estão em contato. Será que existe algum meio de scanear negativos ? Ou só ampliando ?

Alguns Scanners de mesa do tipo que todo mundo conhece, possui kits para scanner a partir de 35mm e pode ser tanto a partir de negativo, cromo (slide positivo) e até P&B....quebra o galho, não é muito diferente em $ no normal e quebra o galho nessas horas.....mas se vc quer algo de qualidade precisa de um scanner específico e nem é tão caro, pelo menos nos EUA, por que aqui ainda não é popular. Eu tenho um Minolta que comprei lá e paguei $200....aí sim fica o bicho.....e sabe aquelas fotos bem antigas ? Se vc tiver os contatos guardados, vai se surpreender ao transformá-las em arquivos digitais....
Existe algumas casas que fazem esse tipo de trabalho, mas precisa conhecer bem de fotografia, pra avaliar se o trabalho vai ser bom mesmo, ou roubada.....scanner um negativo em boa qualidade e resolução (que nem sempre é tudo em uma foto)....Se vc levar 500 contatos pra scannear e o cara disser que te entraga no dia seguinte e te cobra R$50,00 com o CD incluído....pode esquecer pq é porcaria....Se ele tivesse um equipamento rápido assim, vai te cobrar uma boa grana....

Não tenho essas maquinonas de retrato como vcs, mas arrisco algum shot de vez em quando com uma Cybershotizinha

Posso garantir uma coisa a todos os que gostam de fotografia. 70% de uma foto que todos chamam de "impressionante" depende mais do olhar do fotógrafo do que da câmera....com a popularização das câmaras digitais, muitos talentos latentes são revelados....minha filha de 8 anos faz fotos muito boas hoje e na idade dela mal sabia o que era uma câmera....
Composição é tudo em uma foto.....dispor a cena de forma correta em uma foto, transmite e causa impressões distintas a quem a vê e nunca esteve (e as vezes nunca vais estar) no local da foto.....Um composição corrreta faz com que a foto conte uma história e isso acreditem ou não, pode ser feito até com aquelas câmeras descartáveis....

Tenho também uma Canon EOS 300, SLR de filme, que anda meio encostada. Qualquer hora eu compro um corpo digital. Concordo com alguém aí de cima que disse que sem o barulhinho não é a mesma coisa.

Eu tenho duas digitais, mas eu tenho também duas 35mm....a tecologia avançou tanto nisso hoje, que uma câmera digital é sim capaz de ser tão boa (ou até melhor) quanto uma 35mm.....mas algumas coisas ainda são insubistítuíveis....uma é a sensação do click mesmo, ainda mais aqui em meio a jipeiros (como eu) que são por natureza saudozistas.....mas as que considero fundamentais são: a 35mm é uma excelente opção de equipamento de back-up....as vezes meu véio, os cartões de memória dão um pau e não há quem faça funcionarem ser formatar tudo.....nas 35mm, se travar de vez, pelo menos não perde as fotos que já tirou.....e segundo, são as curvas únicas de cores que certos filmes produzem, como o Kodak Ektacrome e o Fuji Velvia.....existem outros como o Portra da Fuji que o pessoal de publicidade gosta muito....cada filme com a sua característica peculiar.....já existem softwares hoje que simulas as curvas desses consagramos filmes, mas se vc está acostumado a fotografar com filme comprado em padaria, gaste uns R$ a mais e compre um Velvia da Fuji.......tire fotos dos mesmo lugares que está habituado com a mesma câmera....e depois me diga.....vc vai se sentir um profissional.....

Waldir Carlos
01/04/2007, 11:47
Algumas imagens da última viagem de Janeiro, na qual atravessamos a região Noroeste
da Argentina e uma parte do sul da Bolívia. Algumas destas fotos não tem legenda, pois não me recordo o local
onde foram feitas
Muito legal Dieselboy! Pelo Brasil, já viajei muito [..."subindo", já fui até Fortaleza... "descendo", até os Pampas, no Rio Grande] de carro.
Meu sonho é fazer uma viagem dessas... pela América do Sul. Parabéns! As imagens valorizam o tópico. Quando vi os "carneiros" na rodovia, lembrei que sou da roça e gosto de buchada de bode... he, he, he.

Eu trabalhei com fotografia profissionalmente por uns tempos (uma pena que a
grana era curta)....não sou nenhum "Ansell Adams", mas até que me viro bem.....
Dando umas dicas aí pra galera, pois sempre passo por esse tópico e é legal ver as fotos por aqui, mesmo
que as já tenha visto outras vezes....
Leo, essa tuas dicas são básicas e ajudam muito. Concordo que a febre de câmeras digitais, nos permite treinar e não decepcionar nas fotos... he,. he, he. Gostei da parte onde você afirma que uma boa foto, depende mais do "retratista" [como dizemos aqui no Nordeste] do que da "máquina".

[]s

Leo - Beethoven
01/04/2007, 13:22
Leo, essa tuas dicas são básicas e ajudam muito. Concordo que a febre de câmeras digitais, nos permite treinar e não decepcionar nas fotos... he,. he, he. Gostei da parte onde você afirma que uma boa foto, depende mais do "retratista" [como dizemos aqui no Nordeste] do que da "máquina".

[]s

Foi interessante você mencionr os retratistas....já estive em muitas partes no NE e conheci muitos retratistas....daqueles que tiram fotos de família (da cidadezinha toda) a várias gerações.....conheci alguns que as câmeras davam até dó, de precárias (antigas) e do bagaço que estavam de tanto uso.....mesmo assim, vi fotos que tiraram de paisagens da região deles próprios que faria qualquer um tremer.....e já vi caras também com Canaon 1N de última geração, fazer fotos que qualquer um faz com um celular....o que prova mesmo que o "retratista" jamais será substituido....
....as cãmeras digitais ajudam bastante, por que permite que vc treine o seu olhar de fotógrafo, sem ter que gastar uma boa grana em filmes e revelações.....vc tira a foto, vê no PC, deleta as que não gostou, e refaz de novo até aprender....e isso só com o custo da câmera....

....a propósito....apesar de paulistano, sou fã de buchada de bode....
...Abs....

Waldir Carlos
01/04/2007, 19:33
Foi interessante você mencionr os retratistas....já estive em muitas partes no NE e conheci muitos retratistas....daqueles que tiram fotos de família (da cidadezinha toda) a várias gerações.....conheci alguns que as câmeras davam até dó, de precárias (antigas) e do bagaço que estavam de tanto uso.....mesmo assim, vi fotos que tiraram de paisagens da região deles próprios que faria qualquer um tremer.....e já vi caras também com Canaon 1N de última geração, fazer fotos que qualquer um faz com um celular....o que prova mesmo que o "retratista" jamais será substituido....

....as cãmeras digitais ajudam bastante, por que permite que vc treine o seu olhar de fotógrafo, sem ter que
gastar uma boa grana em filmes e revelações.....vc tira a foto, vê no PC, deleta as que não gostou, e refaz
de novo até aprender....e isso só com o custo da câmera....

....a propósito....apesar de paulistano, sou fã de buchada de bode....

...Abs....

Pois é Leo, isso é uma prova de que o talento, não necessariamente, depende de sofisticadas tecnologias, nem tampouco, a geografia é determinante. Quanto às preferências do paladar, fico feliz em saber que aprecia uma "buchadinha de bode"... he, he, he. Quem nunca comeu, não sabe o que está perdendo, né?.

:-D:-D:-D

Voltando às fotos:

Olhando atentamente as imagens postadas pelo Dieselboy, duas delas me chamaram a atenção. Na seqüência, as imagens número F10 e F17 me deixaram intrigados. Observem bem e me digam: na F10, a vaca que aparece do lado direito, está com o rabo incompleto [cotó]; correto? Além disso, alguém decifra que objeto [...ou animal] é aquele que aparece do lado esquerdo, próximo à curva? Seria o filhote da vaca?

Bom, enquanto eu escrevia esse post, minha esposa se aproximou curiosa. Comentei minhas dúvidas e ela disparou: você está ficando maluco... he, he, he. Mesmo assim concordou comigo que a vaca está mesmo cotó. Preferiu não teimar comigo se o ONI [Objeto Não Identificado] do outro lado, é algo vivo ou uma pedra. O que me dizem?

Uma outra maluquice [... estou sóbrio, só esvaziei seis latinhas]: Na seqüência de fotos, observem se tenho razão. Na imagem número F17 [...máquina pá mecãnica trabalhando], a câmera e o "retratista" deram um show à parte! Observem bem a imagem... tão vendo a "fumaça azulada", produto da combustão, se dispersando em contraste com o verde da floresta, ou preciso trocar as lentes dos "zócos"?

Foi só para descontrair... tenham todos uma ótima semana! Se vocês me mandarem procurar o quê fazer, não ficarei chateado.

:dance::dance::dance:

[]s

Dieselboy
01/04/2007, 19:58
"... a vaca que aparece do lado direito, está com o rabo incompleto [cotó]; correto? ..."
Sabe que até hoje não tinha reparado nisso??? :pensativo: :pensativo: mas analisando a foto na qualidade original percebi que inclusive formou-se no ponta do rabo uma mancha de sangue, sinal que teriam cortado o rabo dela há pouco tempo.

"... alguém decifra que objeto [...ou animal] é aquele que aparece do lado esquerdo, próximo à curva? Seria o filhote da vaca? ..."
:discordo: Não é um filhote, é uma vaca do mesmo porte que a do primeiro plano :concordo: e "detalhe" ela aparece bem rente à curva da estrada porque ela está à beira de um precipício :shock: :shock:

"... Na imagem número F17 [...máquina pá mecãnica trabalhando], a câmera e o "retratista" deram um show à parte! Observem bem a imagem... tão vendo a "fumaça azulada", produto da combustão, se dispersando em contraste com o verde da floresta, ou preciso trocar as lentes dos "zócos"? ..."
Não precisa trocar não :lol: :lol: pois é a fumaça da máquina mesmo :concordo:

A qualidade das fotos está bem aquém da que queria apresentar-lhes porque antes de postá-las, aproveito para compactá-las no Photoshop, as originais tem cerca de 2,65 a 3 MB :shock: enquanto essas que postei chegam em média a ter 80 kB.

:concordo:

ezoom
01/04/2007, 22:26
Duas artes que andam juntas: A arte de viajar e a arte de registrar os lugares por onde andamos.
Foto´s e Video´s são para sempre.

Sua memória compartilhada.

Boa iniciativa no 4x4Brasil

"ainda atrás do 4x4 definitivo"

Ricardo Bambhoo
02/04/2007, 11:05
Ois,

Não tenho essas maquinonas de retrato como vcs, mas arrisco algum shot de vez em quando com uma Cybershotizinha. Aí vao algumas fotos:concordo:

1) Estrada Joanópolis - Monte Verde (alguma coisa contra P/B???)
2) Cachoeira dos Pretos, nascente do Rio Piracicaba, Joanópolis/SP
3 e 4) Cachoeira e Pinguela - Fazenda São Francisco, Joanópolis/SP
Eita ! gostou de lá ? to pensando em ir no feriado desta semana santa. eu sempre vou pra la.

[]'s

Ricardo Bambhoo
02/04/2007, 11:08
Tem sim, leva os negativos nessas casas de revelação 1 hora (as grandes), que eles tem um scanner de negativo animal. Já vi funcionando, é do balacobaco. Pede pra passar pra CD ou Pen.

Legal ! Mas haja cd ou pen, tenho negativo que não acaba mais... vou ver como funciona = $$$ ! valeu.

[]'s

Leo - Beethoven
02/04/2007, 12:31
Sabe que até hoje não tinha reparado nisso??? :pensativo: :pensativo: mas analisando a foto na qualidade original percebi que inclusive formou-se no ponta do rabo uma mancha de sangue, sinal que teriam cortado o rabo dela há pouco tempo.

Pode ser duas coisas: Em regiões que tem muito morcego ou infestação de mosca varejeira, é comum os fazendeiros cortarem o rabo dos bichos, pq é o primeiro lugar que moscas e morcegos atacam....aí cortam o rabo, pois o bicho fica sempre mexendo e nunca cicatriza...e daí pra infecção é "um-dois"....
Já ouviram a expressão "Saiu o maior arranca rabo" ? Expressão mais do que comum pra briga, mas poucos sabem de onde surgiu.....Essa prática tanto no Brasil quanto na américa latina, herdamos dos Portugueses e Espanhóis....em uma briga ou richa entre fazendeiros era comum cortarem os rabos dos animais e exibi-los como prova de vitória ou ainda de provocação.....em alguns lugares no Brasil, sei que isso ainda acontece....

Pois é Leo, isso é uma prova de que o talento, não necessariamente, depende de sofisticadas tecnologias, nem tampouco, a geografia é determinante. Quanto às preferências do paladar, fico feliz em saber que aprecia uma "buchadinha de bode"... he, he, he. Quem nunca comeu, não sabe o que está perdendo, né?.

Aliás, aqueles que quiserem dicas sobre o que for a respeito de fotografia, técnicas, equipamento, etc....sintam-se a vontade em postar aqui e prometo ajudar no que for possível. Acho que o tópico é bem pertinente, primeiro que não conheço um jipeiro que não ande sem uma máquina.....praqueles que querem se aprimorar um pouco mais, prometo ajudar...e sem cobrar comissão....:cool:

Quando a buchadinha de bode...realmente eu curto essas coisas.....aliás é dificil dizer o que eu não coma....infelizmente estou longe de ser perfeito e até tenho alguns preconceitos.....mas em se tratando de comida e bebida, com certeza não há.....Maldito seja o cara que inventou o colesterol, glicemia, excesso de peso......

Foi só para descontrair... tenham todos uma ótima semana! Se vocês me mandarem procurar o quê fazer, não ficarei chateado.

Vou ter que mandar vc procupar o que fazer mesmo....hehehe...pode começar tirando mais fotos e postando aqui....hehehe....:concordo: ....de resto, tá tudo certo.

Cacá
02/04/2007, 13:25
Eita ! gostou de lá ? to pensando em ir no feriado desta semana santa. eu sempre vou pra la.[]'s

Muito bom, Ricardo. Eu sempre ia, mas de carro de passeio. De traçado, essa foi a primeira vez. E ainda bem, pq se não, nada feito... choveu pacas:dance:
Pretendo voltar pra lá no meio de abril... Se vc for antes, boa viagem!
Abs,

Cacá

Flavio Miranda
03/04/2007, 11:36
Estas são de Ilhabela.
Cachoeiras do Tobogã (na entrada da trilha do Bonete) e outra no caminho para Castelhanos.

Note esta foto "dupla" da cachoeira. De proposito, foi feita com uso de flash e sem flash. Note a diferença da sombra nas pedras e ... o resultado na agua descendo da cachoeira. Pela diferença na velocidade e abertura, vc tem o efeito de 'congelamento' da agua ou de 'névoa'.

Por coisas assim, é que os fotógrafos dizem "fazer a foto" e não 'tirar a foto'.
Com experiência e conhecimento do equipamento, vc pode antever boa parte do resultado.:concordo:

[ ] s

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 23:15
Lindas fotos, muito lindas.

Loras
04/04/2007, 02:12
Eita!!!

Tenho vergonha de colocar minhas fotos aqui...:oops:

Mas vou tentar, esperando aprender mais de fotografia com vocês!!!

É um tema que me interessa muito, mas ainda não ganhou o estudo merecido...

Essas são frutos do acaso mesmo... vamos lá...:arrow:

Foto 01: CJ-5 atolado em Ibiúna SP - Canon EOS500 (saudades dele...)

Foto 02: Vale de Lua - Chapada dos Veadeiros - Sony P100 (do além...)

Foto 03: Auto Retrato - Itatiaia - Sony P100 (ôoo cara bunitu!!!)

Foto 04: Treeking Itatiaia - Sony P100 (sorte, muita sorte!!!)

Comentários e dicas para melhorar serão bastante apreciados!!!:concordo:

Abs.

Leo - Beethoven
04/04/2007, 13:23
Eita!!!

Tenho vergonha de colocar minhas fotos aqui...:oops:

Mas vou tentar, esperando aprender mais de fotografia com vocês!!!

É um tema que me interessa muito, mas ainda não ganhou o estudo merecido...
Comentários e dicas para melhorar serão bastante apreciados!!!:concordo:

Como vc pediiu as dicas, então vamos lá....não vou palpitar na foto de ninguém que não tenha pedido, por educação e respeito....

Meu velho, primeiro de tudo, nunca sinta vergonha de suas fotos (mesmo todos e até vc achando que não prestam).......Como dizem, "vergonha é roubar e não poder carregar"....e tem mais, por pior que uma foto esteja, ela ainda poderá te servir para o que "não se deve fazer".....logo tudo tem a sua utilidade.....

Foto 01: CJ-5 atolado em Ibiúna SP - Canon EOS500 (saudades dele...)

Boa foto e em P&B dá um ar de saudosismo do tempo em que o CJ ainda era fabricado.....só a composição poderia ser melhorada, mas nos casos em que se registra um ação qualquer, a condição não favore e as vezes não dá tempo pra isso....

Foto 02: Vale de Lua - Chapada dos Veadeiros - Sony P100 (do além...)

Esse lugar é show, estive lá em 2000.....Na foto, faltou uma referêcia de escala, como uma pessoa ou algo assim, pra ter dado a idéia da monstruosidade do lugar.....a foto em si está legal....só faltou essa referência. Dica, sempre que pensar em tirar uma foto e logo vem a sua mente: vou tirar essa foto por isso-ou-aquilo é enorme ou pequeno....sempre tem que incluir uma referência....

Foto 03: Auto Retrato - Itatiaia - Sony P100 (ôoo cara bunitu!!!)

Acho que o tema não era adequado....sorry, não resisti a piada....ficou muito boa, boa composição e exposição (luz) correta.

Foto 04: Treeking Itatiaia - Sony P100 (sorte, muita sorte!!!)

Show essa foto, mas se vc tivesse posicionado a galera na trilha no canto esquerdo da foto e deixado um espaço da paisagem vazio no lado direito, isso força o olhar humano a percorrer á foto com os olhos.....no final chega a dar a sensação de que a trilha está presente na foto.....No demais é foto ficou muito boa....

As pessoas tem o hábito de sempre centralizar o tema a ser fotografado e isso vai tornar sempre a foto parecendo retrato 3x4.....esqueça isso de centralizar (pelo menos nestes temas que estamos postando por aqui).....existe uma regra na fotografia que chama-se "Regra dos Terços" ou ainda "Golden Rule" como dizem os gringos.....Imagine que a foto é retangular, divida a foto em 3 na horizontal e 3 na vertical.....vc terá então 4 pontos de intersecção dessas linhas e o motivo central de sua foto, sempre deverá ser posicionado em uma dessas intersecções....
Complicado ? No início é, mas precisa educar a sua mente a pensar dessa forma....depois fica automático.....pra treinat, vc pode pegar um papel vegetal no mesmo tamanho da sua foto (impressa) e faça as linhas com uma caneta....depois pega várias fotos que vc tem guardado, coleque o vegetal em cima e poderá conferir a sua composição.....vc vai perceber que as suas fotos mais legais, estaram com a composição correta....

Por aqui só fica difícil avaliar e palpitar em questões do tipo, cor, brilho e contraste, pq a resolução a ser postada aqui as vezes não ajuda.....

Dieselboy
04/04/2007, 14:10
Leo

Valiosas dicas :palmas: :palmas: aquela da regra das intersecções tinha lido em algum lugar, mas não lembro exatamente onde :pensativo: :putz: porém minha mente no momento de fazer o "click" sempre centraliza o objeto no meio da foto, pois me parece que estarei relegando à um segundo plano o objeto principal a ser focado :putz:

Leo, minha maior paixão é fotografar veículos :dance: :palmas: :palmas: adoraria produzir fotos com a qualidade daquelas impressas nas propagandas de lançamentos de carros nas revistas :palmas:

Não sei se isto é possível com uma digital comum :pensativo: mas com certeza este é ainda um dos meus objetivos :dance:

Outra pergunta que me persegue, é o que fazer para eliminar aquela maldita granulação que surge em algumas fotos, sobretudo quando fotografo em locais com pouca iluminação :putz: Será que isto é inerente à própria marca da máquina? Há alguma marca que não apresente este problema?

Por favor corrija-me se estiver errado, mas parece-me que a luz da manhã é melhor para fotografar que a luz vespertina, isto procede?

Se puder me ajudar agradeceria muito :concordo:

Leo - Beethoven
04/04/2007, 18:22
Leo

Valiosas dicas :palmas: :palmas: aquela da regra das intersecções tinha lido em algum lugar, mas não lembro exatamente onde :pensativo: :putz: porém minha mente no momento de fazer o "click" sempre centraliza o objeto no meio da foto, pois me parece que estarei relegando à um segundo plano o objeto principal a ser focado :putz:

Sim isso acontece, por que é natural....o cérebro trabalha assim: o centro é o mais importante (não leve por outro lado...hahaha).....por isso, na maioria das vezes, estando fora do centro a foto sempre vai chamar a atenção.....a mente irá procurar o centro, como não existe, vai buscar o primeiro plano, e por sequinte o segundo plano.....o cérebro remonta as imagens e causa a sensação de profundidade (3D) que na real não existe em uma foto que é sempre 2D...
Isso requer treinar a visão e percepção, pra alguns leva tempo, outros não.....o lance do papel vegetal ajuda bastante....mas tem que se policiar....depois de um tempo é automático....

Leo, minha maior paixão é fotografar veículos :dance: :palmas: :palmas: adoraria produzir fotos com a qualidade daquelas impressas nas propagandas de lançamentos de carros nas revistas :palmas:

Ali é mais difícil, por requer estúdio e equipamento de iluminação.....mas há algo pra se fazer que vai obter bons resultados.....A foto sempre deverá ser feita na luz do dia....ou nas primeiras horas da manhã até no máximo 9:00 ou depois das 16:00.....o ideal são os dias nublados (sem chuva)....escolha um lugar aberto, tipo um terrão, gramado ou simplesmente a maior área aberta de conseguir....comece visualizado os ângulos das imagens que vc vê nas revistas e procure repetir o mesmo ãngulo.....normamente o melhor ângulo é 45° de frente ou trazeira.....aí é só treinar.....

Não sei se isto é possível com uma digital comum :pensativo: mas com certeza este é ainda um dos meus objetivos :dance:

É sim...pode ir na fé nas dicas que eu mencionei acima....fica show....

Outra pergunta que me persegue, é o que fazer para eliminar aquela maldita granulação que surge em algumas fotos, sobretudo quando fotografo em locais com pouca iluminação :putz: Será que isto é inerente à própria marca da máquina? Há alguma marca que não apresente este problema?

Agora sim tá ficando bom.....a granulação pode ser uma infinidade de coisas.....primeiro resta saber que tipo de câmera é...filme ou digital ???
Considerando digital....muitos pensam que quanto maior a resolução da câmera, melhor a imagem, certo ? ERRADO !!! Existe 3 coisas em uma câmera digital que são muito importantes a serem consideradas, além da resolução: 1o. Contraste, que é a sensibilidade da câmera em detectar com precisão os tons de cinza. 2o. Delta Ave. , que é a capacitada de diferenciar os inúmeros tons de cor e 3o. Nível de Ruído, que afeta diretamente neste efeito de granulação que vc menciona. É difícil explicar em poucas palavras, mas resumindo, já vi fotos muito boas feitas com uma velha câmera de 1.0 Mega pixel, melhores que uma nova de 6 Mega pixel.....o problema é que nas lojas, niguém divulga esses fatores, até por que ninguém vai entender.....mas que são importantes são.

Por favor corrija-me se estiver errado, mas parece-me que a luz da manhã é melhor para fotografar que a luz vespertina, isto procede?

Eu prefiro justamente ao contrário....de manhã há muita emissão de Ultra Violeta (UV) que prejudicam as fotos....mas algumas câmeras já estão vindo com filtro UV incorporado....a tarde o problema é muito menor....
Agora, esqueça sol do meio dia....as fotos sempre vão ficar uma droga...dizem que fotógrafo tem que acordar cedo e dormir tarde....hehehe

Se puder me ajudar agradeceria muito :concordo:

Aí vc me diz se ajudou....qualquer coisa, vai postando por aqui....

Abs

Loras
04/04/2007, 21:06
Gostei do comentário sobre a escala!!! Vou observar!!! Obrigado.

Sobre a divisão, já tinha conhecimento, mas ainda tenho de pensar muito para lembrar disso!!!:mrgreen:

Mais fotos...

Foto 01 - Itatiaia - Sony P100
Foto 02 - Itatiaia - Sony P100
Foto 03 - Itatiaia - Sony P100

Tudo da meeeesma viagem...

Dicas sobre o pôr do sol? Como medir a luminosidade? Uso flash junto?:?:

Abs,

Flavio Miranda
05/04/2007, 02:40
Loras,

Veja o que acha....

[ ] s

Leo - Beethoven
05/04/2007, 09:50
OK, vamos lá a mais uma sessão....hahaha....tá ficando divertido....

Gostei do comentário sobre a escala!!! Vou observar!!! Obrigado.

A escala é fundamental se quiser dar noção de dimensão pra alguma coisa, e não vale apenas para dar a sensação de grandeza, mas pra dar a sensação de pequeno também.....ex. ao fotografar um inseto, procure fazê-lo em um flor, ou até na mão (isso se o inseto for amável)....hahaha

Sobre a divisão, já tinha conhecimento, mas ainda tenho de pensar muito para lembrar disso!!!:mrgreen:

A regra dos terços funciona muito bem....mas requer retreinar os miolos....não é fácil perder antigos hábitos....mas depois de um tempo vc acostuma e caba sendo automático, não vai precisar mais nem pensar...

Foto 01 - Itatiaia - Sony P100

Grande foto, além de criativa, tem um certo humor a coisa.....detalhe pra esta foto é que a regra dos terços foi bem aplicada....imgine a mesmo foto se ela tivesse sido centraliza....com certeza, ficaria menos interessante....veja que o olhar leva primeiro a pessoa (não pq é bela...:concordo: ) e depois o olhar te leva para a pedra automáticamente.....isso é o cérebro que funciona assim....por isso a regra dos terços é importante.....
Outra coisa, veja como a regra da escala funciona também aqui.....vc consegue ter uma idéia exata do tamanho e peso da pedra....se tivesse tirado a foto só da pedra....seria só uma pedra qualquer....

Foto 02 - Itatiaia - Sony P100

A foto em si ficou razoável....boa iluminação e composição, eu apenas teria dado um zoom maior, aproximado mais a cena e cortado mais a parte da grama.....tem muita grama na foto e poderia ter fechado mais na casinha e conseguido mais detalhes.....mas o caminho é esse.....:concordo:

Foto 03 - Itatiaia - Sony P100

Boa foto....pra ter ficao perfeita, se tivesse posicionado o Sol bem na linha do terço e por sequência a linha do horizonte também ficaria na linha do terço, a foto estaria perfeita....está quase lá.....

Dicas sobre o pôr do sol? Como medir a luminosidade? Uso flash junto?:?:

Eu particularmente prefiro a alvorada do que o pôr do sol.....ainda mais se vc não tem "o equipamento" certo e alguns filtros.....isso é por conta do Azimute da terra, que é a inclinação do eixo da terra, como na alvorada o sol está a 6° da linha do horizonte, associada ao azimute, favorece melhor a difração do sol na atmosfera resultando na cor laranja.......mas isso é papo de astro-físico...aqui é sobre fotografia....resumindo....vc consegue melhor aquele tom alaranjado, bonito, que todos querem.....
Estou postando uma que fiz em Brasília.....era pouco mais de 6 da manhã e fiz com uma câmera 35mm Canon do tipo apontar-e-atirar.....sem filtros, recursos de zoom, abertura, nada de nada....

Abs.

arlei_vitara
05/04/2007, 13:20
Pai do Pedro,

Qdo eu virei gente grande.... (:lol: !!!???) comprei uma..... ZENIT !!:shock: Um verdadeiro tijolo, mas com fotometro básico e posso afirmar sem medo que ela foi responsável por algumas das minhas melhores fotos.:concordo:
Guardo ela com muito carinho até hoje..

[ ] s

Galera,

assim como muita gente aqui, tbém aprendi a fotografar e me aperfeiçoei com a velha e boa Zenit..........trambolhão pesado, feio e totalmente mecânica, excelente para treinar noções de abertura, velocidade etc..........fora o barulho inesquecível do obturador de cortina.......rsrsrsrs
Bom, este tópico tá NOTA 10 mesmo, muitas dicas boas, muitas imagens bonitas....também não ando no meu 4x4 sem a câmera na mochila.
Aproveitando os professores de plantão, vou lançar no ar uma dúvida:
tenho noção da regra dos terços e procuro utiliza-lá sempre que possível. Acontece que em muitas fotos de paisagens (as minhas preferidas) como montanhas, praias etc, vc. não tem um "assunto" principal, mas a paisagem em si, portanto fica complicado "enquadrar" por exemplo uma cadeia de montanhas usando a regra dos terços. O resultado é que a foto acaba ficando muitas vezes sem graça, meio sem motivo.........embora a paisagem seja bonita etc etc........alguma dica ou macete para trazer alguma vida, algum destaque a este tipo de foto ??
PS: depois com mais tempo posto algumas fotos minhas, para os pitacos dos universitários !

[ ]s fotográficos,

Leo - Beethoven
05/04/2007, 14:02
Galera,
assim como muita gente aqui, tbém aprendi a fotografar e me aperfeiçoei com a velha e boa Zenit..........trambolhão pesado, feio e totalmente mecânica, excelente para treinar noções de abertura, velocidade etc..........fora o barulho inesquecível do obturador de cortina.......rsrsrsrs

Eu sempre fui maluco por fotografia desde criança....hoje vc compra uma câmera maravilhosa por volta dos mil reais e uma muito boa por uns R$500 até....mas quando era moleque a coisa era muito diferente.....família sem condições.....ficava maluco querendo uma câmera....nos meus 12 anos (já trabalhava)......juntava tudo que eu podia....acho que com uns 15, consegui comprar um Zenit, toda em Magnésio (hoje são de plástico)....o manual era original em Russo......fiz fotos muitos boas com essa câmera.....uma pena que vendi pra poder comprar outra melhor uns 2 anos depois.....mas essa câmera foi responsável por por eu ter adquirido todo o meu conceito de fotografia.....

Aproveitando os professores de plantão, vou lançar no ar uma dúvida:
tenho noção da regra dos terços e procuro utiliza-lá sempre que possível. Acontece que em muitas fotos de paisagens (as minhas preferidas) como montanhas, praias etc, vc. não tem um "assunto" principal, mas a paisagem em si, portanto fica complicado "enquadrar" por exemplo uma cadeia de montanhas usando a regra dos terços. O resultado é que a foto acaba ficando muitas vezes sem graça, meio sem motivo.........embora a paisagem seja bonita etc etc........alguma dica ou macete para trazer alguma vida, algum destaque a este tipo de foto ??

Essa é uma boa pergunta tbém....Não se pode esquecer nunca que uma foto é sempre em duas dimensões (2D) pois é plana (largura x altura)....logo falta o terceiro eixo que é a profundidade.....por isso a técnica é importante, na verdade, com a técnica certa, vc "engana" o cérebro humano e passa a dar a sensação da terceira dimensão a foto....e isso é o que diferencia uma foto fantástica de uma medíocre.....por exemplo, quando vc está lá no lugar olhando aquela montanha linda maravilhosa e imponente e pensa: Tenho que fazer uma foto disso !!! Quando vê o resultado, fica uma foto "chapada" e a montanha virou uma pedrinha......pra resolver isso existe algumas dicas.....vc pode incluir em primeiro plano uma pessoa (para dar escala a foto)....acaba com o problema na hora.....mas as vezes não dá, e aí ?.....se a montanha tiver uma base, imagine que ela é a "linha do horizonte"....posicione essa linha no terço inferior na foto e pronto, matou a pau......se não tiver base, rese pra ter um céu bonito, e posicione a "linha do céu" no terço superiror.....matou a pau também......
Lembrem-se que estamos falando até agora, de fotografia convencional....dentro desse conceito, exitem fotografias que precisam de condições específicas, como o clima, etc.....se não esqueça. Algumas fotos que fiz tive que ir várias vezes no mesmo lugar até achar a condição certa......perseverança e sorte também são ferramentas muito boa ao fotógrafo.....
Abs.

Dieselboy
05/04/2007, 14:14
"... hoje vc compra uma câmera maravilhosa por volta dos mil reais e uma muito boa por uns R$500 ..."
Assim fica muito genérico, por favor "nomine os bois" :mrgreen: :mrgreen:

Loras
05/04/2007, 14:55
Loras,

Veja o que acha....

[ ] s

Interessante!!!

Agora eu queria retratar mesmo aquela mata toda atrás com a casinha no canto... talvez uma daquelas fotos "compridas" melhorasse ainda mais!!!

Mesmo que a foto não tenha a proporção original da máquina 35mm (2x3 é isso?) a regra dos terços ainda vale?:?:

Abs,

Flavio Miranda
05/04/2007, 14:57
All,

Meu scaner tá com um problema de conexão. Coisas de informatica...

Mas tem umas fotos no CD, com imagens da Republica Dominicana, feitas em Set/06.

Uma dica que costumo utilizar bastante é a "moldura". Por exemplo, nestas fotos na praia, adicionei as folhas do coqueiro no canto da foto.

[ ] s

PS.: aguardem as fotos do Chile..!!!!

Loras
05/04/2007, 15:12
OK, vamos lá a mais uma sessão....hahaha....tá ficando divertido....

Obrigado pela ajuda mestre!!!:palmas:

A escala é fundamental se quiser dar noção de dimensão pra alguma coisa, e não vale apenas para dar a sensação de grandeza, mas pra dar a sensação de pequeno também.....ex. ao fotografar um inseto, procure fazê-lo em um flor, ou até na mão (isso se o inseto for amável)....hahaha

A regra dos terços funciona muito bem....mas requer retreinar os miolos....não é fácil perder antigos hábitos....mas depois de um tempo vc acostuma e caba sendo automático, não vai precisar mais nem pensar...

OK!!! Aprendido!!! Vamos treinar os miolos....:mrgreen:

Grande foto, além de criativa, tem um certo humor a coisa.....detalhe pra esta foto é que a regra dos terços foi bem aplicada....imgine a mesmo foto se ela tivesse sido centraliza....com certeza, ficaria menos interessante....veja que o olhar leva primeiro a pessoa (não pq é bela...:concordo: ) e depois o olhar te leva para a pedra automáticamente.....isso é o cérebro que funciona assim....por isso a regra dos terços é importante.....
Outra coisa, veja como a regra da escala funciona também aqui.....vc consegue ter uma idéia exata do tamanho e peso da pedra....se tivesse tirado a foto só da pedra....seria só uma pedra qualquer....

Você deve ter notado que a Pedra estava a cerca de 10 m atrás dela...:mrgreen:

Gosto dessas fotomontagens ao vivo, sem uso de fotoshop. Tenho mais algumas, vou procurar.

A foto em si ficou razoável....boa iluminação e composição, eu apenas teria dado um zoom maior, aproximado mais a cena e cortado mais a parte da grama.....tem muita grama na foto e poderia ter fechado mais na casinha e conseguido mais detalhes.....mas o caminho é esse.....:concordo:

OK!!!

Boa foto....pra ter ficao perfeita, se tivesse posicionado o Sol bem na linha do terço e por sequência a linha do horizonte também ficaria na linha do terço, a foto estaria perfeita....está quase lá.....

Eu particularmente prefiro a alvorada do que o pôr do sol.....ainda mais se vc não tem "o equipamento" certo e alguns filtros.....isso é por conta do Azimute da terra, que é a inclinação do eixo da terra, como na alvorada o sol está a 6° da linha do horizonte, associada ao azimute, favorece melhor a difração do sol na atmosfera resultando na cor laranja.......mas isso é papo de astro-físico...aqui é sobre fotografia....resumindo....vc consegue melhor aquele tom alaranjado, bonito, que todos querem.....
Estou postando uma que fiz em Brasília.....era pouco mais de 6 da manhã e fiz com uma câmera 35mm Canon do tipo apontar-e-atirar.....sem filtros, recursos de zoom, abertura, nada de nada....

Abs.

O duro é acordar cedo... :-)

Vamos que vamos tentanto melhorar!!!

Depois coloco mais fotos, vou deixar espaço para a galera!!!

Abs,

Flavio Miranda
05/04/2007, 15:13
Opa ! A foto saiu deitada e o Forum não deixa eu Editar e substituir...

Então vai ela "em pé" !

[ ] s

Flavio Miranda
05/04/2007, 15:26
Interessante!!!

Agora eu queria retratar mesmo aquela mata toda atrás com a casinha no canto... talvez uma daquelas fotos "compridas" melhorasse ainda mais!!!

Mesmo que a foto não tenha a proporção original da máquina 35mm (2x3 é isso?) a regra dos terços ainda vale?:?:

Abs,

Loras,

Acho que mesmo com o recorte, vc mantem a ideia da grande mata atras da casinha. Com uma foto "Panorâmica", que a maioria das boas digitais atuais tem, vc teria essa ideia melhor representada, claro.
Uma dica : na hora da ampliação (vulgarmente chamada de revelação), vc pode pedir para "recortar" o negativo, enquadrando da forma que vc quer. Assim, pode fazer estes recortes e melhorar a foto usando a regra dos 2/3.

E a regra dos 2/3 valem para qualquer formato sim...
Prá simplificar, escolha o objetivo principal e coloque ele próximo a um dos cantos da foto. Ou + simples ainda... tire do centro e das "metades" da foto.

[ ] s

Flavio Miranda
05/04/2007, 15:54
All,

Clica neste link da Fuji que tem um resumo ilustrado das dicas principais.
http://www.fujifilm.com.br/comunidade/dicas_de_fotografia/dicas_para_uma_boa_fotografia/index.html

Não sei se eles ainda mantem os cursos. Se ainda existirem, recomendo a todos para fazerem os cursos da Fuji, no predio da Matriz, aqui em SP. Eu fiz o basico e cameras Reflex e gostei muito. E quase.... ganhei um livro maravilhoso do Mestre Sebastião Salgado que foi sorteado entre os alunos...

Contato :

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-7706627
Suporte Técnico para Câmeras: 0800-128600
MATRIZ:
FUJIFILM do Brasil Ltda.
Av. Vereador José Diniz, 3400
São Paulo-SP 04604-901

[ ] s

arlei_vitara
05/04/2007, 16:37
Galera do click,

conforme prometido, estou anexando algumas das fotos de minhas andanças.......para os pitacos dos mestres, o objetivo é trocar idéias e melhorar ouvindo quem sabe mais. Todas foram tiradas com uma Sony S-90, quase sempre em modo automático ( ô preguiça de ajustar exposição, velocidade etc....)

1 - vinhedos a beira da estrada em Nova Pádua, serra gaúcha;
2 - Rio das Antas, serra gaúcha. Esta foto é um daqueles casos que comentei antes, onde a paisagem é grandiosa e vc. acaba sem ter um "assunto principal" para enquadrar segundo a regra dos terços.............comentários, comentários please !
3 - ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma e Farroupilha;
4 - Rio das Antas;
5 - Barragem dos Bugres, em Canela - RS

É isso aí galera, depois posto mais algumas

[ ]s fotográficos

Leo - Beethoven
05/04/2007, 16:45
Ok, a pedido do Dieselboy aí vai.....eu sou suspeito, por que tenho uma identificação muito grande com as Canons....tem os recursos que eu gosto, mais econômicas que as Nikons e os acessórios além de primeira, possuem opções que são mais vantajosas pra mim.
Mas as Nikons são excelentes também......outras que dependendo da condição, são as Pentax, mas sem grandes opções de acessórios.....as Minoltas tiveram uma grande era....mas depois que foi comprada pela Konica, niguém sabe o rumo...a verdade é que os preços de câmeras desabaram....se fizer uma busca no mercado livre vai encontrar preços que nem eu acredito.....
Se quiser uma 35mm (filme) semi-pro e que vai dá pra fazer 95% de todo o tipo de foto que quiser pode pesquisar pela Canon EOS-300, Nikon F65 ou N65, ou a Pentax *ist QD....Se quiser semi-pros Digitais...pode procurar pela Canon Rebel XT ou XTi, ou Nikon D50, D60 ou D70....são as melhores.
Agora, para aqueles que querem um bom modelo compacto digital, sem gastar muito e ainda com alguns recursos sugiro a Canon A430 ou melhor ainda a A630, as Nikon da série Coolpix também são muito boas....Alguns modelos Cybershoot da Sony, série P....tipo P52..P92, etc....também são interessantes......Fuja igual diabo foge da cruz dessas promoções da TV, do Tipo Câmera de 12 Megapixels, joguinho, "fogão e geladeira"...que é só dor de cabeça.....lembra do que eu disse, que nem sempre Megapixel é tudo ? Pois é....esse é o caso....

Os cursos da Fuji eram uma boa mesmo....muito bons....mas não sei se ainda existem....tinha um amigo que lecionava esses cursos por lá, mas saiu a alguns anos.

O Flávio postou umas fotos bem legais com bons exemplos da regra dos terços. Agora é que eu me dei conta que ele postou a mesma foto da casinha que o Loras fez, mas com uma composição diferente....se comparar as duas, vão perceber a real diferença do impacto que causa uma composição da outra....

Flávio, fazia anos que eu não ouvia alguém falar em montagens panorâmicas com filmes...Ah....agora eu vi pq....tá mais ou menos na mesma faixa de idade que eu....hehehe....eu já fiz muitas panorãmicas mas com slides...é mais fácil....com negativo é cruel demais.....mas como a galera aqui ainda tá no básico...ia dar as dicas de panorâmicas mais pra frente....mas já que mencionou, se quiser fazer umas panorâmicas a partir de uma seqüência de fotos digitais, procure por "panorâmica" no www.superdownloads.com.br (http://www.superdownloads.com.br) .....tem vários softwares free que dá pra se divertir....

Leo - Beethoven
05/04/2007, 17:13
Galera do click,

conforme prometido, estou anexando algumas das fotos de minhas andanças.......para os pitacos dos mestres, o objetivo é trocar idéias e melhorar ouvindo quem sabe mais. Todas foram tiradas com uma Sony S-90, quase sempre em modo automático ( ô preguiça de ajustar exposição, velocidade etc....)

1 - vinhedos a beira da estrada em Nova Pádua, serra gaúcha;
2 - Rio das Antas, serra gaúcha. Esta foto é um daqueles casos que comentei antes, onde a paisagem é grandiosa e vc. acaba sem ter um "assunto principal" para enquadrar segundo a regra dos terços.............comentários, comentários please !
3 - ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma e Farroupilha;
4 - Rio das Antas;
5 - Barragem dos Bugres, em Canela - RS

É isso aí galera, depois posto mais algumas

[ ]s fotográficos

Boa vamos lá.....

1- A profundidade de campo (foco na menor e maior distância) da foto ficou 10. Mas vc "matou a foto pq saiu a cabeça de alguém logo embaixo....outra coisa, foi a "linha do horizonte" que ficou torta....mas dá pra consertar no Photoshop fácil....recorte de vez a foto (reduzinto o tamanho) e gire a foto em um ângulo que torne a linha da flores (horizonte) paralela a parte superior da foto. Vai ficar show....

Vamos agora para uma outra regra da composição: A regra da Cruz ou diagonais.....quando vc quer fotografar um rio, ponte, estrada, ou qualquer tema que tem um ínicio próximo a vc e um fim distante, a melhor forma de fazer isso é compor a cena de tal forma que o ínicio do tema fique em um quanto qualquer da foto e o fim (que está longe de você) fique posicionado no outro canto na diagonal......veja a sua última foto por exemplo: Ela lhe dá mesmo a sensação de profundidade...e leva o observador a pensar: como essa coisa é grande.....se vc tivesse usado essa regra, a foto teria sido perfeita.....mas ela ainda dá pra ser recortada e ampliada, se o seu arquivo original estiver em alta resolução.....se quiser, me manda o arquivo por MP que eu arrumo aqui e posto pra galera ver a diferença....tipo: antes e depois....
De uma forma geral, as fotos estão bem razoáveis.....só um comentário sobre a segunda....o tempo não ajudou pra esse foto....devia ser entre 10-14 horas (pelas sombras)....aí não tem jeito....não há o que faça pra ficar bom....as machas esbranquiçadas (nessa resolução, não dá pra ter certeza), mas aconteceu um efeito ou defeito, que chamamos de "flare"....é uma difração de luz que causa essa névoa branca na foto e que provavelmente não havia na paisagem original....isso acontece por ter muita luz direta ou má qualidade da lentes....Quando eu digo má qualidade, não vá achar que o seu equipamento é uma droga....mas ele tem certamente uma qualidade diferenciada de um outro...é só eveitar a luz direta....aliás, é a pior condição pra se fazer uma foto....nem photoshop dá conserto as vezes....

Abraços.

Krisiun
05/04/2007, 19:59
Parabéns a todos, tem fotos belíssimas neste tópico.

LeoGouveia
06/04/2007, 00:15
Algumas contribuições para o tópico:

Tema: PAISAGEM

1. Cachoeira do Lázaro (Pirenópolis, GO)
2. Pôr do Sol (Sítio Santa Alegria, Pirenópolis, GO)
3. Pôr do Sol (Hotel Fazenda Águas Emendadas, DF)

Abraços a todos!

LeoGouveia
06/04/2007, 00:19
Mais outras!

Tema: FAUNA

1. Jovem lacraia (Scolopendra sp.)
2. Algum ínstar intermediário de um Louva-a-Deus
3. Beija-flor

Abraços!

LeoGouveia
06/04/2007, 00:23
E mais outra! rs

Tema: FLORA

1. Bougainville
2. Vinca
3. Azaléia
4. Flor (?)
5. Lírio

Abraços!

LeoGouveia
06/04/2007, 00:35
E as últimas de hoje! Prometo! Hehe

Tema: 4x4 (finalmente)

1 a 5: Momentos da Trilha do Arame e do Alicate, GO.
Tem mais, basta CLICAR AQUI! (http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/leomandarim/album?.dir=88e5re2&.src=ph&store=&prodid=&.done=http%3a//br.pg.photos.yahoo.com/ph/my_photos)

Abraços!

Flavio Miranda
06/04/2007, 13:04
O negócio tá ficando bom, por aqui hein ! Belas fotos !!

Tinha esquecido desta feita em Campos do Jordão. Na verdade é o final do passeio de trenzinho que sai do Capivari e vai até a beirada da estrada. Não lembro bem o nome da estação/município...

Curioso é o esquema do maquinista e seu ajudante literalmente VIRANDO o trem, pois ele só tem tração para um lado. Esta base onde eles giram, chama-se ROTUNDA.

[ ] s

Flavio Miranda
06/04/2007, 13:35
All,

Agora vem a sequencia das fotos do Chile, feitas em Set/05.

Infelizmente, não lembro mais o nome dos lugares/monumentos... se alguem puder ajudar, agradeço muito.

Estas são de um mirante, dentro de um parque, no centro de Santiago. Inclusive, esta é uma visão panorâmica da Capital.
Detalhe : na linha do horizonte, junto com as nuvens, vc vê a CORDILHEIRA DOS ANDES ! É uma das visões + lindas que eu já tive, pois ela te acompanha por todo o tempo e parece um enorme outdoor que alguem montou na cidade. É difícil acreditar que aquilo tudo é real e natural.

Em seguida, segue uma demonstração do que um equipamento adicional pode fazer.
Fiz um close da Cordilheira com a Zoom 100-400 do mesmo ponto onde foi tirada a panoramica.

[ ] s saudosos.

Flavio Miranda
06/04/2007, 13:48
Estas são da capela e da estatua no topo deste mirante, em Santiago.

De novo, utilizei a Zoom para o close na estátua. Eu estava na base do monumento...
Detalhe : eu queria esconder o sol atrás da cabeça da estátua para dar o efeito de "aura" na santa e proteger a foto dos efeitos da luz como reflexos, etc. Deu trabalho para achar o ponto certo, já que eu estava no chão.

[ ] s

Pai do Pedro
06/04/2007, 19:51
Olá pessoal...
estive fora uma semaninha e vi que o tópico realmente engrenou. E além das fotos ainda tem as dicas......
tá ficando profissional!!!!
Tenho mais 4 fotos fresquinhas.

Foram tiradas com a S-9000 num aquário, na sensibilidade ISO 1600, com prioridade de abertura f-8.0 e modo macro.

Saudações.

Leo - Beethoven
06/04/2007, 21:26
Estas são da capela e da estatua no topo deste mirante, em Santiago.

De novo, utilizei a Zoom para o close na estátua. Eu estava na base do monumento...
Detalhe : eu queria esconder o sol atrás da cabeça da estátua para dar o efeito de "aura" na santa e proteger a foto dos efeitos da luz como reflexos, etc. Deu trabalho para achar o ponto certo, já que eu estava no chão.

[ ] s

Se me permite um leve palpite....Estas fotos de estátuas e de prédios, igrejas.....em que vc está fotografando no nível da base....sempre causam distorções (veja como a base da estátua quase toma todo fundo da foto e a parte superior é reduzida)....como já está em um nível mais avançado na fotografia vou lhe dar uma dica pra este tipo de foto.....aliás existem duas: Uma é ter uma lente especial chamada "tilt-shift"....wue custa uma pequena fortuna e só dá pra usar em câmeras do tipo reflex.....mas existe uma forma de deixar a foto 100%....no potoshop da pra corrigiar estas distorções....precisa criar um reticulado....e comprimir as linhas da base para "achatá-las"....Vou tentar explicar mehor....se vc faz uma foo de um prédio retangular, fotografando da base, a foto dele com uma lente convencional, vai ficar parecendo um trapézio, a base vai ficar mais larga que o topo....no Photoshop dá pra ajustar a largura da base deixando as duas laterais do prédio bem paralelas.....sei que essa é mais complicado tentar, mas vale a pena, confie e tente.
Abs.

Caiogaucho
07/04/2007, 11:48
Esta foi nas dunas de Salinas RS

arlei_vitara
07/04/2007, 14:26
Grande Leo, valeu pelas dicas !!!!!!!! Fotografo com propósito puramente amador de registrar os lugares por onde viajo, mas se puder adicionar um pouco mais de qualidade nas fotos, tá valendo né !!!!!! Então agradeço os pitacos dos universitários........

Boa vamos lá.....

1- A profundidade de campo (foco na menor e maior distância) da foto ficou 10. Mas vc "matou a foto pq saiu a cabeça de alguém logo embaixo....outra coisa, foi a "linha do horizonte" que ficou torta....mas dá pra consertar no Photoshop fácil....recorte de vez a foto (reduzinto o tamanho) e gire a foto em um ângulo que torne a linha da flores (horizonte) paralela a parte superior da foto. Vai ficar show....

Cara, quanto à cabeça, sem comentários, erro infantil e amador, esqueci de recortar depois.........engraçado, na hora de compor a foto a gente fica avaliando horizonte, luz tec etc e passa batido uma coisa destas........bom, já cortei a cabeça da dona patroa agora ! Uma dúvida..........vc. recomenda rotacionar a foto alinhando a linha do "horizonte". O caso é que estes parreirais estão num declive, numa colina, de forma que alinhei o horizonte "real" e a linha das flores segue a topografia local.
A título de curiosidade, fiz um teste aqui em casa e girei a foto, ficou bem legal mesmo, só que aí, os postes e a casa ao fundo ficam inclinadas, meio estranho....qual tua opinião ?

Vamos agora para uma outra regra da composição: A regra da Cruz ou diagonais.....quando vc quer fotografar um rio, ponte, estrada, ou qualquer tema que tem um ínicio próximo a vc e um fim distante, a melhor forma de fazer isso é compor a cena de tal forma que o ínicio do tema fique em um quanto qualquer da foto e o fim (que está longe de você) fique posicionado no outro canto na diagonal......veja a sua última foto por exemplo: Ela lhe dá mesmo a sensação de profundidade...e leva o observador a pensar: como essa coisa é grande.....se vc tivesse usado essa regra, a foto teria sido perfeita.....mas ela ainda dá pra ser recortada e ampliada, se o seu arquivo original estiver em alta resolução.....se quiser, me manda o arquivo por MP que eu arrumo aqui e posto pra galera ver a diferença....tipo: antes e depois....

Boa dica, te mando o arquivo em MP depois prá vc. fazer este retrabalho, ok !

De uma forma geral, as fotos estão bem razoáveis.....só um comentário sobre a segunda....o tempo não ajudou pra esse foto....devia ser entre 10-14 horas (pelas sombras)....aí não tem jeito....não há o que faça pra ficar bom....as machas esbranquiçadas (nessa resolução, não dá pra ter certeza), mas aconteceu um efeito ou defeito, que chamamos de "flare"....é uma difração de luz que causa essa névoa branca na foto e que provavelmente não havia na paisagem original....isso acontece por ter muita luz direta ou má qualidade da lentes....Quando eu digo má qualidade, não vá achar que o seu equipamento é uma droga....mas ele tem certamente uma qualidade diferenciada de um outro...é só eveitar a luz direta....aliás, é a pior condição pra se fazer uma foto....nem photoshop dá conserto as vezes....

Cara, eram 13h de um dia muito ensolarado.........concordo que fica péssimo quanto à luz para fotografar..........mas é aquilo, vc. está lá, aquela é a hora, não têm como voltar depois, foto tem disso tbém..........sorte em contar com boas condições de luz natural

Abraços.

Leo - Beethoven
07/04/2007, 19:40
Grande Leo, valeu pelas dicas !!!!!!!! Fotografo com propósito puramente amador de registrar os lugares por onde viajo, mas se puder adicionar um pouco mais de qualidade nas fotos, tá valendo né !!!!!! Então agradeço os pitacos dos universitários........
Cara, quanto à cabeça, sem comentários, erro infantil e amador, esqueci de recortar depois.........engraçado, na hora de compor a foto a gente fica avaliando horizonte, luz tec etc e passa batido uma coisa destas........bom, já cortei a cabeça da dona patroa agora ! Uma dúvida..........vc. recomenda rotacionar a foto alinhando a linha do "horizonte". O caso é que estes parreirais estão num declive, numa colina, de forma que alinhei o horizonte "real" e a linha das flores segue a topografia local.
A título de curiosidade, fiz um teste aqui em casa e girei a foto, ficou bem legal mesmo, só que aí, os postes e a casa ao fundo ficam inclinadas, meio estranho....qual tua opinião ?
Boa dica, te mando o arquivo em MP depois prá vc. fazer este retrabalho, ok !
Cara, eram 13h de um dia muito ensolarado.........concordo que fica péssimo quanto à luz para fotografar..........mas é aquilo, vc. está lá, aquela é a hora, não têm como voltar depois, foto tem disso tbém..........sorte em contar com boas condições de luz natural
Abraços.
Meu velho, só uma coisa melhor que fotografar....é analisar as fotos depois e ver os acertos e os erros...adoro isso e faço isso direto....se já estive fotografando em um lugar e vou viajar pro mesmo lugar de novo, o que faço é dar uma bela analisada nas minhas fotos antigas, faço uma planilha de ante mão e já sei extamente o que eu vou querer fotografar, e dessa vez melhor ainda.....
Pode apostar que pra mim, ajudar a galera a fotografar melhor é um prazer. Tenho uns amigos que faziam publicidade e só tomavam pau em fotografia....me pediram ajuda, e começamos a fazer umas "jam sections"....muito legal, a gente punha as fotos na mesa, tudo misturado, sem ter como saber de quem era qual....daí fazíamos todos uma análise....o mais legal e que todos conseguiram passar, e eu ganhei várias geladas....hehehe....
Não esquente com a cabeça...isso é normal e as vezes não tem como, vc bate uma foto pensando: "Essa foto vai ficar legal, mas vai ter que passar pelo photoshop...."....e tem aqueles lances que acontecem de bate-pronto....só dá tempo de "sacar e atirar"....aí não tem jeito, o que sair é lucro....
No caso da imagem em questão, com a linha do horizonte paralela , sempr efica melhor....mas as vezes simplesmente não dá.....mas eu procuro sempre o melhor ângulo na hora de fazer a foto.....existe uma função no Photoshop que serve pra corrigir distorções de óptica, tipo efeito barril e coisas assim, mas com essa função também dá pra corrigir os postes inclinados e a foto fica perfeita....se vc tem o photoshop, vela a pena brincar com esta função.
Abs.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/04/2007, 21:31
Leo.

Me tira umas dúvidas eternas que eu tenho.:parede:

O iso, ou asa, quanto maior é para lugares mais escuros e quanto menor, para lugares mais claros. Correto?

O diafragma dá a velocidade da abertura e o obturador é o tamanho da abertura. Correto?

Teria como me explicar como se lê a numeração do obturador e do diafragma?

Por enquanto é só isso.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abração.:concordo:

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
07/04/2007, 21:57
Ai vai uma foto minha com uma Sony Cyber Shot DSC S500.
Sempre uso no modo manual pq não tem quase nada q eu possa fazer.
Só tento caprichar no enquadramento e na composição do objeto com o fundo da foto.
Normalmente (quase sempre) uso um ângulo em contra-plongé. :oops: :oops: Tenho q perder esse costume pq a maioria das minha fotos ficam parecidas.

Agora é com você mister Leo (com a voz do Cidi Moreira).

Flavio Miranda
08/04/2007, 21:47
Ai vai uma foto minha com uma Sony Cyber Shot DSC S500.
Sempre uso no modo manual pq não tem quase nada q eu possa fazer.
Só tento caprichar no enquadramento e na composição do objeto com o fundo da foto.
Normalmente (quase sempre) uso um ângulo em contra-plongé. :oops: :oops: Tenho q perder esse costume pq a maioria das minha fotos ficam parecidas.

Agora é com você mister Leo (com a voz do Cidi Moreira).

Chuck,

Sugestão...
Busque o angulo diagonal frontal do carro. Assim vc consegue uma visão da frente e da lateral do jipe.

[ ] s

Flavio Miranda
08/04/2007, 22:10
Se me permite um leve palpite....Estas fotos de estátuas e de prédios, igrejas.....em que vc está fotografando no nível da base....sempre causam distorções (veja como a base da estátua quase toma todo fundo da foto e a parte superior é reduzida)....como já está em um nível mais avançado na fotografia vou lhe dar uma dica pra este tipo de foto.....aliás existem duas: Uma é ter uma lente especial chamada "tilt-shift"....wue custa uma pequena fortuna e só dá pra usar em câmeras do tipo reflex.....mas existe uma forma de deixar a foto 100%....no potoshop da pra corrigiar estas distorções....precisa criar um reticulado....e comprimir as linhas da base para "achatá-las"....Vou tentar explicar mehor....se vc faz uma foo de um prédio retangular, fotografando da base, a foto dele com uma lente convencional, vai ficar parecendo um trapézio, a base vai ficar mais larga que o topo....no Photoshop dá pra ajustar a largura da base deixando as duas laterais do prédio bem paralelas.....sei que essa é mais complicado tentar, mas vale a pena, confie e tente.
Abs.

Leo,

Realmente este efeito "trapezio" pode estragar a foto.
Mas sabe que por vezes eu uso este efeito justamente para ajudar na noção de dimensão e posição do fotografo diante do objeto....!!:wink:

E tenho uma certa cautela com o Photoshop.. algo parecido como alterar muito um jeep. Acho que perde um pouco da 'verdade' da foto... Não sou nenhum purista, mas este soft é muito poderoso e pode alterar bastante uma foto original.:pensativo:

Mas não pense que não aprecio as dicas e sugestões ... são MUITO bem vindas.:concordo:

[ ] s

Leo - Beethoven
09/04/2007, 13:11
Leo.

Me tira umas dúvidas eternas que eu tenho.:parede:

O iso, ou asa, quanto maior é para lugares mais escuros e quanto menor, para lugares mais claros. Correto?

O diafragma dá a velocidade da abertura e o obturador é o tamanho da abertura. Correto?

Teria como me explicar como se lê a numeração do obturador e do diafragma?

Por enquanto é só isso.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abração.:concordo:

Pelo jeito a galara aqui quer se aprofudar mesmo ness coisa....hehehe....vamos lá:

O chamado número ISO em um filme, ou até nas câmeras digitais (as melhores) significa a sensibilidade do filme em relação a luz. Ou seja: Um filme negativo popular possui ISO 100 , um filme ISO 200 possui o dobro de sensibilidade que o 100, o 400 terá 4 vezes mais que o 100 e assim por diante. Mas os filmes com número ISO maior, principalmente os 800, 1600 e 3200, que são usados para fotos de extrema ação ou sob mínimas condições de iluminação, possui uma granulação maior.......nas câmeras digitais a granulação (ou ruído) também acontece na mesma proporção.....

Fotografia vem do grego "escrita com luz" e é na verdade extamente isso....Quando vc bate uma foto, a primeira coisa a saber é o quanto de luz a cena a ser fotografada tem, daí duas regulagem são feitas, a de abertura do diafragma (ou número f) e a velocidade do obturador.
O números f são responsáveis pela profundidade de campo, quanto maior o número f, menor a abertura e maior a profundidade de campo, que é resumindo, o foco no primeiro plano (mais próximo a câmera) e também tendendo ao infinito.....Ex. Se quiser fazer um retrato de uma pessoa, desfocando totalmente o fundo, utiliza uma abertura maior do tipo f5.6 ou até f2.8.....
A abertura é a velocidade do obturador e dada em frações de segundo, como 1/125, 1/250...etc.....ex. Se quiser fotografrar um roda que está girando a 1000 rpm, e vc quer que ela saia perfeita, paradinha....vai ter que fotografá-la a pelo menos 1/1000.....agora, se quiser fazer aquele afeito de véu de noiva em uma cachoira, vai ter que fotografá-la abaixo de 1/8.....mas aí precisa de tripé....ou fato vai sair borrada....
Em modo 100% automático em qualquer câmera, ela mede a quantidade de luz e seta tanto a abertura quanto a velocidade em função de uma tabela padrão....Ex. f5.6 e 1/60....mas e se vc quiser fotografar uma cachoeira como eu disse e fazer esse efeito que todos babam ? O automático da câmera não sabe disso....e aí ? Se a sua câmera tiver essa função, coloque em Prioridade de velocidade e ajuste para 1/8, a câmera automaticamente irá regular a abertura para a condição correta, que deverá ser algo em torno de f22.....O mo automático ajuda muito, mas as vezes o semi automático, ajuda mais ainda pra se obter aquilo que se quer.....eu mesmo, dificilmente uso o modo 100% manual...aí é doideira, ainda mais as fotos que fazemos....mas o semi, tipo prioridade de abertura ou prioridade de velocidade....é fundamental.....

Quando a foto que vc postou, concordo com o comentário do Flávio, apesar de não estar ruim, a foto feita a 45° de frente para o carro, sempre causa um apelo maior.....

Abs.

Leo - Beethoven
09/04/2007, 13:17
Leo,

Realmente este efeito "trapezio" pode estragar a foto.
Mas sabe que por vezes eu uso este efeito justamente para ajudar na noção de dimensão e posição do fotografo diante do objeto....!!:wink:

E tenho uma certa cautela com o Photoshop.. algo parecido como alterar muito um jeep. Acho que perde um pouco da 'verdade' da foto... Não sou nenhum purista, mas este soft é muito poderoso e pode alterar bastante uma foto original.:pensativo:

Mas não pense que não aprecio as dicas e sugestões ... são MUITO bem vindas.:concordo:

[ ] s

Eu também sou sincero....Gosto do Photoshop apesar para mínimos ajustes. Dificilmente uso pra outra coisa que não seja correção de escala, corte, ou retoques que ruído, ou então remover as sujeiras que ficam nos slides.....Ainda gosto de fazer todo o trabalho só com a câmera mesmo.....
...eu tenho uma Tilt-shift para essa fotos, mas usei um software demo www.dxo.com (http://www.dxo.com) que é interessante....baixe a versão demo e esperimente na sua foto....iguale a base com o topo....vc vai dar um ar de imponência a sua estátua que é incrível......essa é a única transformação que aceitaria em um foto, pois a visão de quem está no local onde foi tirada a foto, não é a mesma da câmera por conta desse distorção natural.....nesse caso acho válido e interessante.....experimente e depois poste por aqui....se possível uma ao lado da outra pra galera ver a diferença....tenho certeza que vc vai curtir.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
09/04/2007, 14:21
Leo e Flávio.

Segue ai algumas fotos com o ângulo de 45º. Pena que a última foto ficou muito escura.

Leo.

Brigadão pelas dicas.:concordo: :concordo: :concordo:
Tirou todas as minhas dúvidas.
Em breve posto mais fotos.

Abraço a todos.

Leo - Beethoven
09/04/2007, 17:56
Leo e Flávio.

Segue ai algumas fotos com o ângulo de 45º. Pena que a última foto ficou muito escura.

Leo.

Brigadão pelas dicas.:concordo: :concordo: :concordo:
Tirou todas as minhas dúvidas.
Em breve posto mais fotos.

Abraço a todos.

Melhorou bastante as fotos, não ?
Mas ainda vou dar uns pitacos....apesar de ter ficado muito bom agora....
Como o carro é verde, eu arrumaria um local onde desse mais contraste, como um piso de cascalho...assim realçava mais a foto....acabou ficando muito verde....eu sei as vezes isso é impossível, mas.....
Outra coisa, procure deixar o carro o mais nivelado possível com a foto....use uma parte da carroceria como referência e procure deixá-la o mais paralelo possível da moldura da foto.....
Se conseguir fazer isso, a sua foto será digna de qualquer primeira página de revista, não só pela qualidade, mas pq o modelo está uma beleza !!
Abs.

Flavio Miranda
09/04/2007, 20:51
Chuck,

Ficou MUITO melhor....:dance: Como eu sou meio neurórico com "linhas" eu tentaria não 'cortar' parte do farol direito.:oops:

Na primeira foto, tb esqueci de comentar que o nivelamento tb estava me incomodando...:neutral: O Léo matou a charada ! :concordo:
Idem para o fundo verde... talvez um salmão ou terra claro ao fundo destacariam muito bem esse verde..:pensativo:

A viatura, nem precisa de comentários.... Magnífica !:palmas:

Parabéns e manda logo a foto para a 4x4&Cia ou outra dessas ... !:smile:

Flavio Miranda
10/04/2007, 00:17
Mais umas fotinhos do Chile.... Leo, prepara o arsenal...:mrgreen:

A primeira é da entrada da vinicula Concha y Toro.
A segunda é da Casa Sede da vinicola, onde morava a família dos fundadores.

[ ] s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/04/2007, 00:35
Pessoal.

Valeu pelas dicas.
Na próxima trilha colocarei os ensinamentos em prática.

Para quem tiver interessado, a Land da fotografia está a venda.

Abraço a todos.

Flavio Miranda
10/04/2007, 01:03
Alguns prédios/monumentos do Centro de Santiago...

Note na segunda foto, como uma contrução moderna pode 'destruir' um monumento....:confused:
Talvez com uma abertura prox a 2 conseguiriamos desfocar o fundo ou até enegrecer de vez. Ou buscar outro angulo mais favoravel e aí... perder esta face do monumento...:evil:

Na terceira, quiz demonstrar um efeito chamado 'spanning'.:pensativo: :roll: Explico...:stop:
Spanning, de forma simplificada, é o registro do movimento de um objeto. Normalmente, acompanha-se o objeto em movimento com a camara e clica. O objeto sai focado e tudo em volta sai desfocado, com 'riscos' horizontais, dando a ideia do movimento. Como se fosse um "rabo de luz" saindo dos objetos...:pensativo: :roll: :roll:
No caso desta foto, eu estava num onibus de turismo em movimento e ao congelar o prédio, as pessoas, o gramado e as arvores "borram" com o movimento...:p

Na quarta foto, este ERRO crasso :putz: demontra o efeito do sol na frente da lente....
Tem um acessorio de borracha ou plastico que vc instala na frente da lente chamado PARALAX que elimina 'PARTE' deste problema. Na prática ele 'aumenta' o comprimento da lente evitando que os raios do sol chegem à lente...:-D
Mas o melhor é colocar o sol atraz de vc ou ao seu lado, tendo o cuidado com as sombras produzidas...:wink:

Na 5a foto, já melhorou um pouco...:lol: dadas as circunstancias de estar atras de uma grade com a policia chilena (muito mais rigorosa e respeitada que a nossa !:shock: ) em frente durante esta cerimônia da troca da guarda no palacio do Governo.
Talvez com o Photoshop, possamos eliminar aqueles predios indesejáveis ao lado do Palácio, melhorando muito o resultado...:wink:

[ ] s

PS.: Leo, corrige aí se eu falei alguma besteira...:oops: faz tempo que aprendi essas coisas e estou puxando pela memória..:lol:

Flavio Miranda
10/04/2007, 01:19
Essas são de uma igreja no centro de Santiago. Como se fosse a Sé deles...

As 2 primeiras eu gostei bastante, apesar de 1 ou outra coisa que pudesse ser melhorada com filme asa 800 ou acima. Estava usando asa 100 e flash (disfarçadamente.... se é que é possível ...!).:mrgreen:

A 3a foto é para mostrar a falta que um tripe faz. Pela baixissima velocidade, por mais que vc tenha firmeza na mão, sai borrada....:parede:
Lembrei de outra dica... Ao tirar foto com baixa velocidade e sem tripé, tente apoiar em alguma coisa fixa - um banco, pilar... foque o objeto e .... respire, expire o ar lentamente e... click ! 8-)

[ ] s

Flavio Miranda
10/04/2007, 01:39
Mais umas...

Esta primeira tb tem um pouco daquele problema do efeito "trapezio" na base do monumento... :cry: Mas no geral, dá prá passar, não acham !?:lol:

Na 2a, olha a ZONA de coisas na frente do objeto principal !!! :-?
Ou vc escolhe uma parte do predio ou é um tarado no Photoshop para arrancar tudo o que não quer...:)
Uma outra alternativa, é utilizar uma tática que ainda não comentamos... a lente GRANDE ANGULAR...:shock: Como o nome sugere, o angulo de alcance dela é bem maior que a lente normal. Assim vc consegue pegar quase todo o monumento em distancias bem mais curtas. :wink:
Mas CUIDADO ! :stop: Se for uma GRANDE angular MUITO grande, vc terá o efeito "olho de peixe", que 'deforma' a imagem achatando as laterais e deixando a foto com o formato do olho humano (ué ! não era de peixe....?!?:pensativo: ).

A terceira é de um museu no centro da cidade...
Tive que 'cortar' uns excessos para melhorar o resultado.8-)

A quarta, é apenas para registrar o constraste do velho e do novo que atualmente é normal no Chile.... um verdadeiro canteiro de obras a céu aberto ! Note parte do museu da foto anterior ao lado do prédio modernoso. Em frente, tem aquela igreja das fotos anteriores...

[ ] s

Pai do Pedro
10/04/2007, 11:35
Ou vc escolhe uma parte do predio ou é um tarado no Photoshop para arrancar tudo o que não quer...

Aderi a era digital mas ainda tenho meus preconceitos com photoshop.
Se eu for tirar uma foto para "melhorá-la" no final, a idéia original do "click" perde o sentido...
Sds.

Leo - Beethoven
10/04/2007, 14:41
Alguns prédios/monumentos do Centro de Santiago...

Note na segunda foto, como uma contrução moderna pode 'destruir' um monumento....:confused:
Talvez com uma abertura prox a 2 conseguiriamos desfocar o fundo ou até enegrecer de vez. Ou buscar outro angulo mais favoravel e aí... perder esta face do monumento...:evil:

Na terceira, quiz demonstrar um efeito chamado 'spanning'.:pensativo: :roll: Explico...:stop:
Spanning, de forma simplificada, é o registro do movimento de um objeto. Normalmente, acompanha-se o objeto em movimento com a camara e clica. O objeto sai focado e tudo em volta sai desfocado, com 'riscos' horizontais, dando a ideia do movimento. Como se fosse um "rabo de luz" saindo dos objetos...:pensativo: :roll: :roll:
No caso desta foto, eu estava num onibus de turismo em movimento e ao congelar o prédio, as pessoas, o gramado e as arvores "borram" com o movimento...:p

Na quarta foto, este ERRO crasso :putz: demontra o efeito do sol na frente da lente....
Tem um acessorio de borracha ou plastico que vc instala na frente da lente chamado PARALAX que elimina 'PARTE' deste problema. Na prática ele 'aumenta' o comprimento da lente evitando que os raios do sol chegem à lente...:-D
Mas o melhor é colocar o sol atraz de vc ou ao seu lado, tendo o cuidado com as sombras produzidas...:wink:

Na 5a foto, já melhorou um pouco...:lol: dadas as circunstancias de estar atras de uma grade com a policia chilena (muito mais rigorosa e respeitada que a nossa !:shock: ) em frente durante esta cerimônia da troca da guarda no palacio do Governo.
Talvez com o Photoshop, possamos eliminar aqueles predios indesejáveis ao lado do Palácio, melhorando muito o resultado...:wink:

[ ] s

PS.: Leo, corrige aí se eu falei alguma besteira...:oops: faz tempo que aprendi essas coisas e estou puxando pela memória..:lol:

Show de bola as fotos....estive por lá também....O Casillero del Diablo foi o meu lugar favorito....tomei muito vinho.....
Pequenas correções. O efeito que vc mencionou na verdade é o "Panning"....e o acessório da lente eu conheço como para-sol....mas com um filtro polarizador as vezes da um bom jeito nisso....e é legal pra deixar o céu bem azulzinho, mesmo quando não está...
Abs.

Dieselboy
10/04/2007, 17:44
Pessoal

Estive "olhando" o preço de algumas digitais e meu queixo caiu diante dos valores :shock: :shock:

Por exemplo essa que aparece logo abaixo, na foto à esquerda é uma Leica 8M que custa R$14,100,00 :shock: :shock: :shock: a que está ao lado desta é uma Canon EOS Rebel XTI que vale R$ 2.900,00 :shock: :shock:

..http://www.angelfoto.com.br/digitais/camdigital/leicam8.jpghttp://www.angelfoto.com.br/digitais/camdigital/canonrebelxti.jpg

Maiores detalhes em http://www.angelfoto.com.br/

Leo - Beethoven
10/04/2007, 18:07
Pessoal

Estive "olhando" o preço de algumas digitais e meu queixo caiu diante dos valores :shock: :shock:

Por exemplo essa que aparece logo abaixo, na foto à esquerda é uma Leica 8M que custa R$14,100,00 :shock: :shock: :shock: a que está ao lado desta é uma Canon EOS Rebel XTI que vale R$ 2.900,00 :shock: :shock:

A M8 da Leica é uma bela máquina, mas é pra um público muito específico. Eu particularmente, mesmo sendo podre de rico, jamais pensaria nesse modelo. Se vc ver bem, vai achar até que o próprio Hitler andou fotografando em uma dessas, e não é piada....o desenho da série M da Leica quase nunca foi mudado desde a M1 que deve ter mais de 60-70 anos......
A XTI da Canon é show de bola.....mas vc viu em uma loja que é cara mesmo, procura no Mercado Livre e vai encontrar preços bem legais.....existe o modelo anterior que é a XT, que é show também, tem uma resolução de 8 Megapixels, mas vai por mim, ninguém precisa mais do que isso, ainda mais pela qualidade do sensor dessa câmera....Vai achar por lá por volta dos R$1K....procure também pelas Nikon D50, D60 e D70 que são show também.....pra quem prefere a vertente Nikon, esses modelos são bem legais.
Divirta-se.

Flavio Miranda
10/04/2007, 20:00
Leo,

Por que vc não gosta da Leica !? (leia-se 'Láica').

Tudo que li até hoje em revistas especializadas e depoimentos de fotografos profissionais, são só elogios para a familia de máquinas Leica....

[ ] s

Leo - Beethoven
10/04/2007, 20:52
Leo,

Por que vc não gosta da Leica !? (leia-se 'Láica').

Tudo que li até hoje em revistas especializadas e depoimentos de fotografos profissionais, são só elogios para a familia de máquinas Leica....

[ ] s

Só não gosto por que tem cara de museu e custa como se fosse obra de museu....e não acho que vale tudo isso.....de resto, é uma bela máquina.:concordo:

Dieselboy
10/04/2007, 20:58
"... Só não gosto por que tem cara de museu e custa como se fosse obra de museu....e não acho que vale tudo isso ..."
Então seria por causa da questão custo/benefício? :pensativo::pensativo: só por curiosidade, que público ou melhor, quais profissionais optariam pela aquisição de uma Leica de valores estratosféricos?:pensativo:

Flavio Miranda
10/04/2007, 21:55
Diesel,

Me parece que a qualidade das lentes Leica é um absurdo !
Claro que o resto do equipamento tb deve ser muito bom.

Na prática, acredito que atualmente os profissionais tem ao menos 4 tipos de maquinas : uma Leica, uma formato 6X7 (formato quase quadrado semelhante aquelas dos fotografos de casamento antigos que penduravam no pescoço e olhavam para a 'barriga' para tirar a foto...) tipo RollerFlex, uma Reflex tipo Nikon, Canon, etc e uma reflex DIGITAL com Autofocus e tudo o mais que tem direito....

Uma curiosidade.... uma vez li uma entrevista do JR Duran (cujo estilo eu não gosto...) dizendo que para uma edição da Playboy ele tira em média... 400 fotos !!!
Portanto, consolem-se com os erros ... é super normal !

[ ] s

Dieselboy
10/04/2007, 22:11
"... Uma curiosidade.... uma vez li uma entrevista do JR Duran (cujo estilo eu não gosto...) dizendo que para uma edição da Playboy ele tira em média... 400 fotos !!!
Portanto, consolem-se com os erros ... é super normal ! ..."
Não duvido :discordo: sobretudo para mim, é justamente neste ponto que as digitais tem uma vantagem e tanto :dance: pois permitem abusar na quantidade de fotos sem que isto onere demasiadamente o custo final :dance:

arlei_vitara
11/04/2007, 08:13
Diesel,

Uma curiosidade.... uma vez li uma entrevista do JR Duran (cujo estilo eu não gosto...) dizendo que para uma edição da Playboy ele tira em média... 400 fotos !!!

[ ] s

Tbém..............o "assunto" das fotos dele ajuda né.........eu no lugar dele ia errar prá kraio e ficar dia inteiro na tentativa e erro........rsrsrsrsr...........

[ ]s invejosos do Duran

Leo - Beethoven
11/04/2007, 09:03
Então seria por causa da questão custo/benefício? :pensativo::pensativo: só por curiosidade, que público ou melhor, quais profissionais optariam pela aquisição de uma Leica de valores estratosféricos?:pensativo:

Com certeza é pela relação custo benefício, nesse caso muito custo para não muitos benefícios. Eu ainda tenho uma característica peculiar pra explicar isso....eu mesmo, só compro óculos escuros daqueles vagabundos (e mando por lentes boas, claro), sabe por que ? Por que não tenho dó deles....hehehe....não exatamente assim, mas tiro leite de pedra com as minhas câmeras....se tiver que entrar em um rio, subir uma ribanceira com ela pendurada, pegar poeira, areia, etc....pra fazer uma foto, eu com certeza a farei. Logo fazer isso com uma Leica....sem chance....e depois me frustrar por não ter feito aquela foto....no way. Sem contar que possuem poucas opções de lentes e que são tão caras quanto as câmeras.....manutenção então, nem se fala.....
Mas eu acho o design dela muito retrógrado e incômodo para fotos de campo.....Eu sou fã das Canon (sem comissão)....e as minhas ainda estão com os grips.....véio, vc sente a câmera e os controles dela firmes na sua mão como se fosse o volante de um carro....
Quem seria o público dessas câmeras então ? Tenho um exemplo pra isso também.....Imagine que vc tem muita grana pra comprar o 4x4 quiser, OK ? Me vem a mente vários modelos, mas em nenhum momento me vejo comprando um VW Tuareg ou um Porshe Caienne....que até podem ser excelentes carros e tudo mais....mas é uma questão de estilo e gosto, sacou ?
Ex. do que eu já fiz com a minha. Veja a foto....Coloquei a câmera no tripé, e disparava a câmera com um controle remoto...entrava no Beethoven, acelerava feito um louco e disparava....fiz isso umas 15-20 vezes pra conseguir uma foto apresentável.....a câmera depois disso ficou parecendo uma caixa de todinho, toda marrom de barro.....valeu a pena ? Pode apostar !!!!

Diesel,

Me parece que a qualidade das lentes Leica é um absurdo !
Claro que o resto do equipamento tb deve ser muito bom.

Na prática, acredito que atualmente os profissionais tem ao menos 4 tipos de maquinas : uma Leica, uma formato 6X7 (formato quase quadrado semelhante aquelas dos fotografos de casamento antigos que penduravam no pescoço e olhavam para a 'barriga' para tirar a foto...) tipo RollerFlex, uma Reflex tipo Nikon, Canon, etc e uma reflex DIGITAL com Autofocus e tudo o mais que tem direito....

[ ] s

Isso é verdade, a qualidade ópticas das Leica são talvés as melhores junto das Voithladers (mesmo design da segunda guerra).....mas eu tive a chance de testar a qualidade óptica dessas lentes na filial da Nikon nos EUA usando um colimador especial e posso de garantir que a diferença na qualidade das Leica para as Canos e Nikon, não justificam esta grana toda....
Eu particularmente odeio câmeras de médio e grande formato.....são péssimas para fotografia de campo e só são eficientes para fotografia de estúdio, porém como o filme é maior, a resolução é maior, logo impressões em grandes formatos são melhores também. Alguém pode perguntar: Resolução ? Em filmes ? Sim isso mesmo !!! Os filmes também tem sua resolução, claro que avaliada de uma forma diferente dos sensores em câmeras digitais, mas sim, possuem resolução.
Se eu tivesse grana, atpe compraria uma Mamiya médio formato 645F-D....excelente, mas seria um investimento de R$20K pelo menos....e só usaria para fotos bem específicas.....para fotos de campo (ação, paisagens e off-road), nada melhor que as Single Reflex Lens (SLR) que já citamos aqui.....seja pra filme 35mm ou as digitais.
Sinceramente, as vezes 400 fotos pode ser até pouco....fiz fiz provavelmente o dobro disso em um dia.....tem momento em que vc simplesmente não pode perder a chance de se ter boas fotos daquele lugar....então fotografa de tudo que é jeito...em diferentes horários do dia....de cima, de baixo, de lado....diferentes aberturas e velocidades.....no final, vai ter uma monte de fotos mesmo e só vai aproveitar uma ou duas, as melhores....

Abs.

samukanvas
12/04/2007, 16:22
Muito legal esse tópico... agora que eu ví....:concordo:

Tenho umas fotos muito legais... vou dar minha pequena contribuição sendo que eu não sei bosta nenhuma de fotografia... só mando bala e depois vejo o resultado. São mais fatos curiosos que boas paisagens :roll:

GOT.... que porra de fotos no navio são aquelas??? :shock: :shock: :shock: :shock: Impressionantes!!!!

Fotos:

1. Murcielago, 360 corsa e f40 em parco di monza (ou circuito de monza).
2. whooper.... tem coisa melhor que isso? :dance:
3. Praia da Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (lado direito)
4. Lagoa de Marapendi no Rio de Janeiro
5. Praia da Barra da Tijuca - Com 2 raios ao fundo :concordo:

Abs

Dieselboy
12/04/2007, 16:32
Muito legais essas fotos :concordo: gostei muito do Whooper :mrgreen: :mrgreen:

Qual marca e modelo de máquina você utilizou?

samukanvas
12/04/2007, 16:51
Muito legais essas fotos :concordo: gostei muito do Whooper :mrgreen: :mrgreen:

Qual marca e modelo de máquina você utilizou?

Cara é uma sony que tem uma lente grandona do lado... f717 ou 727... uma coisa assim... não me lembro.

Mais fotos:

1. Alpes suiços de avião
2. Pôr do sol em pádova
3. Pequeno trator de neve em cortina d anpezzo
4. Tunel de Monaco.... em baixo da plaquinha da marlboro

Leo - Beethoven
13/04/2007, 08:06
Samuka, fotos legais....mas a do Whopper foi cruel....acordei a 5 da manhã, não tomei café....e tô com uma fome lazarenta....
Abs.

JEFFCATUNDA
14/04/2007, 23:29
Semana Que Vem Inaugura O Burguer King Do Iguatemi Daqui.

Vou Conferir E Dou A Nota Depois.

JEFFCATUNDA
14/04/2007, 23:30
Vou Tentar Postar Algumas Fotos Por Aqui.

JEFFCATUNDA
14/04/2007, 23:41
Vou Tentar Postar Algumas Fotos Por Aqui.
QUANDO EU APRENDER COMO SE FAZ ISSO!

ALGUÉM AJUDA?

ortiz
15/04/2007, 22:54
aproveitando os professores de plantão tb vou explorar um pouquinho........ por favor façam os comentarios (pode criticar mesmo, na boa, xingar, mandar apagar a foto tudo ta valendo......rsrsrsrssrrs), pois so assim posso melhorar........ pra ter uma ideia to achando o maximo aquela primeira aula dos "terços"....... nem isto eu sabia.
1ª por do sol na praia do jacare ao som de bolero de ravel - PB
2ª pescador na ilha do avião, Itamaracá - PE

Leo - Beethoven
16/04/2007, 10:20
aproveitando os professores de plantão tb vou explorar um pouquinho........ por favor façam os comentarios (pode criticar mesmo, na boa, xingar, mandar apagar a foto tudo ta valendo......rsrsrsrssrrs), pois so assim posso melhorar........ pra ter uma ideia to achando o maximo aquela primeira aula dos "terços"....... nem isto eu sabia.
1ª por do sol na praia do jacare ao som de bolero de ravel - PB
2ª pescador na ilha do avião, Itamaracá - PE

Uma dica pra galera quando pedir as dicas, informem também o tipo de câmera em que foi tirada a foto. A princípio parece ser irrelevante, mas é bom saber, pois algumas marcas/modelos possuem alguns vícios e as vezes podem ser confundidos com um erro do fotógrafo, OK ? Ser a foto for em filme, digam a marca e modelo do filme....pois a regra se aplica também...

Vamos lá as dicas para o Ortiz....

1.a......Não sei se vc percebeu o detalhe do canoeiro levando a Santa em sua canoa.....acho que se vc tivesse composto a foto dando mais ênfase a este detalhe e até esquecento as belas embarcações ao fundo teria ficado uma foto 100%....não que ela tenha ficado ruim, não é isso.....mas é só um detalhe.....o Horizonte está bem posicionado no "terço":concordo:

2a. ...Muito boa a foto....a sensação de movimento foi muito bem criada do garoto na beira da água....

Abs.

Flavio Miranda
16/04/2007, 11:13
Ortiz,

A 2a foto sua , para mim esta D+ !!! Vc tem a versao em cores !?

Na 1a, se vc estivesse esperado a canoa seguir mais pela esquerda, ficando a frente do veleiro, acho que teria uma otima foto tb. Seria como se ela estivesse "puxando" - com seu diminuto tamanho - a fila dos barcos maiores...

Leo,

Se eu nao me engano... o que esta em pe na canoa eh um saxofonista que toca Bolero de Ravel ao por do sol, beirando os bares da praia do Jacare, em Joao Pessoa. Uma das cenas mais lindas que ja presenciei ! Recomendo a todos que visitem a regiao !

[ ] s

Leo - Beethoven
16/04/2007, 11:29
Ortiz,

Leo,

Se eu nao me engano... o que esta em pe na canoa eh um saxofonista que toca Bolero de Ravel ao por do sol, beirando os bares da praia do Jacare, em Joao Pessoa. Uma das cenas mais lindas que ja presenciei ! Recomendo a todos que visitem a regiao !

[ ] s

Verdade, agora que vc disse, pode ser isso mesmo....lembro quando estive lá a long-time-ago disso....creio que uma razão a mais pra se destacar este detalhe.
Tentei ampliar aqui, mas a resolução acaba estourando e não dá pra se saber ao certo o que é.....
Mas que eu teria dado destaque a esse detalhe, eu teria.

Abs.

ortiz
17/04/2007, 13:11
ola amigos, muito obrigado pela atenção, vamos aos pontos:
maquina era uma digital canon A210, estava com resolução bem baixa (cartão era pequeno e estava de ferias com muitas fotos a serem tiradas......... e na epoca não tinha muito intimidade com os recurso modernos tipo pen drive etc....) e estava no modo automatico....... eu nem me arriscava a mudar nada alem do normal pro preto e branco ( ou branco e preto, como prefere Chico Buarque.......rs para não ter que rimar com tamanco.......rs), modo que sempre fui apaixonado....
a foto n°1 era realmente do sax....... uams das cosias mais lindas que vi e ouvi na minha vida........ praia do jacaré em joão pessoa - pb. a ideia era tentar pegar o por do sol atras junto com o barco do saxofonista, mas a "habilidade" não permitiu, mas como sou bastante sortudo (posso dizer isto pois esta é a minha primeira camera) deu nisto ai......
a foto n°2 era de uma pescador que toda hora jogava sua tarrafa, e como era uma tarrafa enorme pro padroes daqui do mt, resolvi fotografar e brincar um pouco pois ja estava empolgado com o brinquedo......... por pura sorte consegui na primeira foto clicar no momento exato, pois quem conhece esta maquina sabe do tempo que demora para realmente fotografar depois que vc aperta o botão (com flash então tem gente que pergunta ate se éa pegadinha do serginho groisman........)
e so tenho ela em pb mesmo......... deposi coloco mais...... mais uma vez valeu

Leo - Beethoven
17/04/2007, 13:33
ola amigos, muito obrigado pela atenção, vamos aos pontos:
maquina era uma digital canon A210, estava com resolução bem baixa (cartão era pequeno e estava de ferias com muitas fotos a serem tiradas......... e na epoca não tinha muito intimidade com os recurso modernos tipo pen drive etc....) e estava no modo automatico....... eu nem me arriscava a mudar nada alem do normal pro preto e branco ( ou branco e preto, como prefere Chico Buarque.......rs para não ter que rimar com tamanco.......rs), modo que sempre fui apaixonado....
a foto n°1 era realmente do sax....... uams das cosias mais lindas que vi e ouvi na minha vida........ praia do jacaré em joão pessoa - pb. a ideia era tentar pegar o por do sol atras junto com o barco do saxofonista, mas a "habilidade" não permitiu, mas como sou bastante sortudo (posso dizer isto pois esta é a minha primeira camera) deu nisto ai......
a foto n°2 era de uma pescador que toda hora jogava sua tarrafa, e como era uma tarrafa enorme pro padroes daqui do mt, resolvi fotografar e brincar um pouco pois ja estava empolgado com o brinquedo......... por pura sorte consegui na primeira foto clicar no momento exato, pois quem conhece esta maquina sabe do tempo que demora para realmente fotografar depois que vc aperta o botão (com flash então tem gente que pergunta ate se éa pegadinha do serginho groisman........)
e so tenho ela em pb mesmo......... deposi coloco mais...... mais uma vez valeu

Ah sim...a A210 da Canon é um modelo mais antigo, mas mesmo assim é uma boa câmera, dá pra brincar um bocado....se quiser algo melhor, se vc gosta da Canon, fique de olho no modelo A630....é uma beleza entre os tipo apontar-e-atirar....hehehe....
As portáteis são na maioria lentas....por uma série de fatores que nem vem ao caso....mas é mais ou menos assim: Vc aperta o botão e algumas levam 2 a 3 segudos pra efetivamente bater a foto....e isso é um saco.
Uma dica pra reduzir esse tempo é desabilitar o flash que é inútil de qualquer forma em fotos desse tipo que estamos postando aqui...vai conseguir reduzir esse tempo pela metade.

Abs.

ortiz
17/04/2007, 19:52
paraná uee, paraná euê paraná.......... capoeira em porto seguro/ba

Leo - Beethoven
18/04/2007, 08:57
paraná uee, paraná euê paraná.......... capoeira em porto seguro/ba

Considerando a câmera que vc tem, eu diria que as fotos estão muito boas !!!
A única coisa que vc precisa criar o hábito de usar a regra dos terços, se vc tivesse composto (posicionado) os lutadores em um dos terços, eu diria que a foto foi feita por uma profissional.
Mas é esse o caminho, e vc tem bom "feeling" pra ser muito bom nisso:concordo:

ortiz
18/04/2007, 22:15
Muito obrigado pelas dicas (na verdade andei escolhendo as fotos que "julgava" as mais bonitas), mas como disse na epoca destas fotos eu nem sabia o que era a tal regra dos terços.....kakakakkakakakka
bom agora o que poderia fazer pra melhorar estas fotos, pois a cachoeira era linda e na foto ficou sem referencia, e ate feia não cosneguindo expressar nada da beleza natura, que diga-se de passagem é de tirar o folego.

Leo - Beethoven
19/04/2007, 10:51
Muito obrigado pelas dicas (na verdade andei escolhendo as fotos que "julgava" as mais bonitas), mas como disse na epoca destas fotos eu nem sabia o que era a tal regra dos terços.....kakakakkakakakka
bom agora o que poderia fazer pra melhorar estas fotos, pois a cachoeira era linda e na foto ficou sem referencia, e ate feia não cosneguindo expressar nada da beleza natura, que diga-se de passagem é de tirar o folego.

Tenho a impressão que já estive nesse lugar...aonde é ?
Nessas fotos a regra do terço é fundamental.....e realmente faltou a escala, que podia ter sido uma pessoa...qualquer coisa que dê uma noção de tamanho.....outra saída é montar uma panorâmica como discutimos nesse mesmo tópico...dá muito mais trabalho, mas o resultado vale a pena....
Agora, existe o outro lado da moeda quanto a questão da escala que vc pode tirar proveito, sabia ?
Dê uma olhada nessa foto que estou postando....qual o tamanho que vc acha que tem essa cachoeira ?
Dá uma impressão de ser grandona, né ?
Mas não real não tem mais de 1 metro de queda e 2 de largura....nem pra tomar banho prestava....mas na foto, passa uma idéia diferente....
Fotografia, serve também pra deixar algo que não é tão belo em algo impressionante....Ex. disso, foi a Hortência na Playboy....ptz...Tõ velho mesmo....

Flavio Miranda
19/04/2007, 12:54
Leo,

Depois da Hortencia, o Photoshop deveria ter sido proibido como ARMA de alto poder de fogo !!:twisted: :mrgreen: :mrgreen: Que foi aquilo, gente !!!:putz: :parede:

Ortiz,

Sabe que as vezes esta regra dos 2/3 não me incomoda tanto não. Particularmente, eu gostei muito das suas fotos da cachoeira, mesmo centralizada. Acho que a referencia de escala na base da cachoeira ou em outra posição, matava a pau !:razz:
Dedo no click e manda bala....:concordo:

[ ] s

Leo - Beethoven
19/04/2007, 13:03
Leo,

Depois da Hortencia, o Photoshop deveria ter sido proibido como ARMA de alto poder de fogo !!:twisted: :mrgreen: :mrgreen: Que foi aquilo, gente !!!:putz: :parede:

Pois é, só quem tem mais de 30 vai lembrar da Playboy da Hortência....isso sem falar que mesmo quando saiu na revista e era bem mais jovem, não muda muito do que é hoje....
Mesmo no Photoshop...deve ter dado um trabalho danado pro coitado....

ortiz
19/04/2007, 13:10
Ola colegas, esta cachoeira fica na fazenda de um ex governador de mato grosso (Rogerio Sales) e dizem que comprou o lugar devido a cachoeira....... não sei ate que ponto e verdade, mas ela andou ganhando uns premios de paisagem mais bonita do mt (tem uma lenda sobre isto mas nunca vi nada de concreto), fica entre os municipios de guiratinga e tesouro aqui no MT.
vc repararam que na ultima foto tem dois colegas proximos ao inicio da queda d'agua......... e aproveitando com seria a tal escala??????????????????

Leo - Beethoven
19/04/2007, 13:38
Ola colegas, esta cachoeira fica na fazenda de um ex governador de mato grosso (Rogerio Sales) e dizem que comprou o lugar devido a cachoeira....... não sei ate que ponto e verdade, mas ela andou ganhando uns premios de paisagem mais bonita do mt (tem uma lenda sobre isto mas nunca vi nada de concreto), fica entre os municipios de guiratinga e tesouro aqui no MT.
vc repararam que na ultima foto tem dois colegas proximos ao inicio da queda d'agua......... e aproveitando com seria a tal escala??????????????????

Achei que pudesse ser na Chapada dos Guimarães....já pensou ? Vc com uma dessas no quintal de casa ??? Ptz...

Uma coisa, apesar de chamarmos de regras (terço, escala, etc) não significa que vc sempre tem que segui-las....aliás regras as vezes foram feitas para serem quebradas.....
O lance da escala é incluir um objeto na cena de tamanho conhecido....como uma pessoa, um carro, etc...issa dá ao quem vê a foto a verdadeira noção (escala) do que representa a grandeza da foto....
A verdade é uma só....quando tiver em um lugar e que não pode perder a "foto perfeita", fotografe de tudo que é jeito....depois vai poder escolher a melhor....as chances de sucesso com 10 fotos são maiores que se tirar uma só...

ortiz
19/04/2007, 23:47
esta é no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.........
minha sobrinha matando a sede..............

Alexandre Zocrato
20/04/2007, 03:17
Por falar nisso, vocês conhecem a Olympus C750? É uma câmera digital mais antiguinha, tem 4Mega, mas um zoom ótico (10x) muito bom (fora o digital (4x).
Não conheço de fotos, mas sempre gostei das que tirei (sempre tive câmeras Olympus, coincidentemente). Só não posto ainda porque, após ler todas as dicas, pretendo aplicá-las e, com o resultado, postar aqui.

Aliás, li vocês falarem muito das Canon, das Leica, mas não falaram das olympus.
[]'s

Leo - Beethoven
20/04/2007, 07:59
Ortiz, muito show a primeira foto...boa idéia !!

Alexandre, a C750 da Olympus não é uma câmera ruim, aliás os produtos da marca são muito bons....mas....acho a relação custo benefício baixa, pois pelo preços das Olympus dá até pra comprar uma Canon ou Nikon e ainda sobra algum....mas não é pelo preço que tenho o pé atrás com a Olympus, mas sim pelos comandos, controles, que são mais complicados de usar e sempre faltam algum recurso que nas outras tem....sem contar que, em se tratando de fotos digitais, o software que acompanha a câmera pode ajudar muito e o softwares da Olympus são meio pé-de-boi....Pra se ter uma idéia, li no site da Canon que alguns modelos acompanham inclusive o Adobe Photoshop Elements....tudo bem, não é a versão full do software, mas quantos vc conhecem que usa uma licença original do Photoshop ?

arlei_vitara
27/04/2007, 16:04
All,

Já que o tópico tá meio parado.........vou mandar mais umas fotos aí, tema "praia". Todas tiradas com uma Sony S-90, modo manual.
Aliás, apesar de preferir fotografar em modo manual pela maior possibilidade de ajustes e maior "domínio" sobre o resultado final, estas câmeras digitais mais simples como a minha têm uma operação meio demorada e complicadinha em modo manual né.............nestas horas dá saudade do fotômetro e comandos da velha Zenit 122.

[ ]s,

Leo - Beethoven
27/04/2007, 16:33
All,

Já que o tópico tá meio parado.........vou mandar mais umas fotos aí, tema "praia". Todas tiradas com uma Sony S-90, modo manual.
Aliás, apesar de preferir fotografar em modo manual pela maior possibilidade de ajustes e maior "domínio" sobre o resultado final, estas câmeras digitais mais simples como a minha têm uma operação meio demorada e complicadinha em modo manual né.............nestas horas dá saudade do fotômetro e comandos da velha Zenit 122.

[ ]s,

Pois é, deu uma parada mesmo....e eu achei que a gente ia até se aprofuntar mais nessa coisa de fotografia como umas técnicas mais avançadas como o panning (já citada aqui), fotos em high speed, fotometria com cartão cinza, sincronismo de flash, foto macro, filtros ND, GD, Polarizador, etc....tem um bocado de coisas pra falarmos aqui ainda. Isso falando da parte analógica da fotos, na era digital ainda poderíamos falar aqui de resolução efetiva, modo JPEG, RAW, Impressão e Densidade, etc.

O que me dá raiva as vezes das digitais mais simples, é a resposta lenta que elas tem....o modo manual então é nojento....
Vc disse uma coisa que é verdade, aquele fotômetro de ponteiro da Zenit e da Pentax K1000 é muito show pra quem quer usar a fundo o recurso manual e entender o que acontece....sem contar que é muito rápido.

Vamos ver se a galera aqui, posta coisas interessantes pra gente palpitar....o legal seria postar as fotos tranqueiras também, pois essas é que são mais fáceis de perceber os efeitos (defeitos)....mas ninguém guarda essas...hehehe...

Vamo lá galera !!! Cadê ????

arlei_vitara
27/04/2007, 16:53
Putz...........Pentax K1000 era meu sonho de consumo fotográfico....simples, robusta, alta qualidade........bons tempos. A Zenit era boa mas meio tosca né, nem falar no acabamento.........e a minha tinha um problema de sincronismo da abertura da cortina com o mecanismo disparador, quando fazia fotos em 1/500 ficava uma barra preta no topo da foto........

[ ]s da era da mecânica

Cacá
27/04/2007, 17:03
Alguém pegou a época dos varaizinhos? Meu tio revelava em casa, era louco por PB, pendurava tudo e ficava horas no escuro. Ele parecia um morcego. Eu só olhava e achava legal aquelas fotos, bandejas com líquidos sinistros, um tal de papel mate. Eu queria ter vivido minha juventude nesse tempo, mas a tar da tecnologia chegou antes... É difícil montar um laboratorio assim em casa, só pra ver qual é que é??? Caro??? Tenho uma Olympus Pen, meio quadro, bacaninha pra brincar :mrgreen:

Abraços curiosos,

Cacá

Leo - Beethoven
27/04/2007, 17:37
Putz...........Pentax K1000 era meu sonho de consumo fotográfico....simples, robusta, alta qualidade........bons tempos. A Zenit era boa mas meio tosca né, nem falar no acabamento.........e a minha tinha um problema de sincronismo da abertura da cortina com o mecanismo disparador, quando fazia fotos em 1/500 ficava uma barra preta no topo da foto........

[ ]s da era da mecânica

Vou te contar uma coisa então: A sua Zenit não estava com defeito é qu o sincronismo de flash dela ia só até 1/90, acima disso já era....Eu tive uma e lembro bem disso.....só as mais novas e boas conseguem fazer fotos com flash em 1/500. a K1000 por exemplo era até 1/250 e era "a câmera". Eu tive que soar muito pra conseguir pagar a minha K1000....vendi a Zenit na época, um rim, uma córnea e ainda tinha um carnê....me arrependo até hoje de ter vendido.

Alguém pegou a época dos varaizinhos? Meu tio revelava em casa, era louco por PB, pendurava tudo e ficava horas no escuro. Ele parecia um morcego. Eu só olhava e achava legal aquelas fotos, bandejas com líquidos sinistros, um tal de papel mate. Eu queria ter vivido minha juventude nesse tempo, mas a tar da tecnologia chegou antes... É difícil montar um laboratorio assim em casa, só pra ver qual é que é??? Caro??? Tenho uma Olympus Pen, meio quadro, bacaninha pra brincar :mrgreen:

Abraços curiosos,

Cacá

Eu realmente não vive nesse tempo, mas sempre fui meio prof. pardal....Já tirei fotos com lata de Nescal e caixa de sapato...e quanto era moleque, inventei de fazer um laboratório no banheiro de casa....que zona que eu fazia.....
Pra montar um laboratório em casa, o ideal é P&B.. o mais caro é o ampliador, mas encontra uns pequenos até por R$300...o resto é latinhas, bandejinhas, químicos, papel (que pode ser o mate), um quarto escuro com pia (como o banheiro da minha mãe), um varal e prendedores....dá pra se divertir muito, fazer montagens....muito show. Se aprende muito com isso. Na Rua Conselheiro Crispiniano em SP vai encontrar um kit prontinho pra isso, com instruções detalhadas e tudo....Já tentou no Mercado Livre ?

Abraços a todos.

arlei_vitara
28/04/2007, 20:01
Vou te contar uma coisa então: A sua Zenit não estava com defeito é qu o sincronismo de flash dela ia só até 1/90, acima disso já era....Eu tive uma e lembro bem disso.....só as mais novas e boas conseguem fazer fotos com flash em 1/500. a K1000 por exemplo era até 1/250 e era "a câmera". Eu tive que soar muito pra conseguir pagar a minha K1000....vendi a Zenit na época, um rim, uma córnea e ainda tinha um carnê....me arrependo até hoje de ter vendido.

Então Leo...............o que quis dizer deste defeito não é o sincronismo do flash não........acontecia quando tirava fotos com alta velocidade (1/250, 1/500) do obturador sem flash mesmo, usando abertura maior da lente, em situações de alta luminosidade ou fotos de movimento p.ex...........ok !

[ ]s,

Leo - Beethoven
28/04/2007, 22:06
Então Leo...............o que quis dizer deste defeito não é o sincronismo do flash não........acontecia quando tirava fotos com alta velocidade (1/250, 1/500) do obturador sem flash mesmo, usando abertura maior da lente, em situações de alta luminosidade ou fotos de movimento p.ex...........ok !

[ ]s,

Se as fotos eram sem flash, então era defeito mesmo.....mas lendo o seu post anterior, vi que vc mencionou que ficava escuro na parte de cima da foto, certo ? se for isso mesmo, o problema está na lente e não na câmera. Pois quando a falha no obturador (cortina), só tem como sair faixas laterais e não superior ou inferior.....Esse não é um defeito comum....

arlei_vitara
28/04/2007, 22:12
ops................viajei feio nesta.............a faixa escura era na lateral mesmo, no sentido do deslocamento da cortina...........

Leo - Beethoven
28/04/2007, 22:29
ops................viajei feio nesta.............a faixa escura era na lateral mesmo, no sentido do deslocamento da cortina...........

Então era obturador mesmo....isso acontece muito por conta dos famosos fungos e bolores que são os vilões das câmeras e lentes.

Flavio Miranda
29/04/2007, 12:25
Eu ainda tenho a minha Zenit:-D e.... uma K1000 inteirassa !!!!!:wink: 8-) :dance:

Acho que vou levar no Ibira quarta para fazer umas fotinhos do povo....:p Será que ainda seu fotometrar...:pensativo: :oops:

[ ] s

Pai do Pedro
30/04/2007, 11:52
Olá pessoal, mais algumas fotos retiradas do fundo do HD...

Foto 1: São Tomé;
Foto 2: Assopra aí;
Foto 3: Experimentação;
Foto 4: Cores à venda.

Leo - Beethoven
30/04/2007, 20:22
Eu ainda tenho a minha Zenit:-D e.... uma K1000 inteirassa !!!!!:wink: 8-) :dance:

Acho que vou levar no Ibira quarta para fazer umas fotinhos do povo....:p Será que ainda seu fotometrar...:pensativo: :oops:

[ ] s

Se vc esquceu como fotometrar com a K1000, te puxo as orelhas...:mrgreen:
Bem que eu queria essa K1000....mas se eu aparecer com outra câmera em casa, minha mulher me põe na rua.....já desafiei o perigo esse mês quando cheguei com a XJ em casa....:-D , Saca aquela vinheta do canal AXN "Desafiando Perigo" ?? Pois é...eu tô assim....

Toreando onça em casa.

Pai do Pedro
30/04/2007, 20:39
Pessoal, no site da World Press tem várias galerias das fotos premiadas e em especial tem uma galeria das fotos campeãs de cada ano, desde a fundação da World Press.
Esse link vai direto pra essa galeria.

http://www.worldpressphoto.org/index.php?option=com_photogallery&task=blogsection&id=15&Itemid=115&bandwidth=low

As campeãs de 1980, 89 e principalmente a de 2003 são as minhas favoritas.

Sds.

Leo - Beethoven
02/05/2007, 11:41
Pessoal, no site da World Press tem várias galerias das fotos premiadas e em especial tem uma galeria das fotos campeãs de cada ano, desde a fundação da World Press.
Esse link vai direto pra essa galeria.

http://www.worldpressphoto.org/index.php?option=com_photogallery&task=blogsection&id=15&Itemid=115&bandwidth=low

As campeãs de 1980, 89 e principalmente a de 2003 são as minhas favoritas.

Sds.

Nesse site, você vai encontrar a "nata" da fotografia mundial....mas veja que tem umas fotos meio "porcarias" também...me faz pensar se não tem lobbe nesse treco também....
....mas a maioria é show de bola.....

Pai do Pedro
02/05/2007, 12:13
...mas veja que tem umas fotos meio "porcarias" também...

Um exemplo de foto ruim foi a campeã do ano passado. Um monte de riquinhos de carro conversível indo ver o que sobrou dos bombardeios israelenses sobre o Líbano.

Leo - Beethoven
02/05/2007, 13:11
Um exemplo de foto ruim foi a campeã do ano passado. Um monte de riquinhos de carro conversível indo ver o que sobrou dos bombardeios israelenses sobre o Líbano.
:concordo: Eu particularmente odiei esta foto também, até por que se a idéia era mostrar o tipo de contraste que as pessoas de lá passam, creio que teria inúmeras outras formas melhores de fazer isso, e com muito mais mérito pra o prêmio.

Leo - Beethoven
07/05/2007, 13:06
Como o tópico tá meio parado....resolvi "desenterrar" umas coisas lá em casa e achei algo interessante.....chegamos a falar nisso antes, mas agora estou postando detalhes completos aqui.
Como fazer fotografia com uma caixa de sapato ou lata de nescau.....revelação caseira e tudo mais.....
Gastei um tempo pra formatar isso tudo aqui, mas acho que dá pro gasto.

Divirtam-se.

PS:....Curso de Fotografia....coming soon.....só preciso acertar o formato pra poder caber o anexo aqui.

Abs.

cmte_carvalho
07/05/2007, 13:31

Que lixo! Uma escolha bastante infeliz por parte do fotógrafo!

Espero que no próximo ataque Israel mande uma GBU-10 bem no console central daquele carro vermelho....

Flavio Miranda
07/05/2007, 13:46
All,

Eu tô devagar no topico porque tive que formatar o HD e falta adicionar os programas como o scanner, por exemplo...:oops:
Em breve, volto com as fotos...

Leo, Pai do Pedro e D+...
Lendo as ultimas msgs pensei se a gente não poderia organizar um "curso rápido" de fotografia numas 2 ou 3 noites, ou num sábado e no outro sábado ou domingo, pegamos os jipes e vamos para a parte PRÁTICA num passeio ou trilha light !:concordo:

Aqui proximo de SP tem a Trilha da Placa em Cajamar, Pedra em Atibaia, Japi em Jundiai, etc....:-P

Em seguida, num outro fds, marcamos para ver o resultado e claro... com um belo Churras e as familias.. !!!:dance: É só descolar o local ou casa com espaço...

Que tal ?!;-)

[ ] s

Pai do Pedro
07/05/2007, 13:56
All,

Lendo as ultimas msgs pensei se a gente não poderia organizar um "curso rápido" de fotografia numas 2 ou 3 noites, ou num sábado e no outro sábado ou domingo, pegamos os jipes e vamos para a parte PRÁTICA num passeio ou trilha light !:concordo:

Em seguida, num outro fds, marcamos para ver o resultado e claro... com um belo Churras e as familias.. !!!:dance: É só descolar o local ou casa com espaço...

Que tal ?!;-)

[ ] s

Pô Flávio, sua idéia foi muito boa!!:palmas:
Pena que eu estou longe do eixo Rio-Sampa.
Mas isso não impede de vcs fazerem o mini-curso como pretexto de sair pra trilha :mrgreen: :mrgreen:

Outro dia vi uma idéia muito legal de uma escola de fotografia no Rio. Eles promoveram o FOTOCROSS.
Os organizadores escolhiam 10 temas numa manhã de sábado e os participantes saím pela cidade para captar uma imagem para cada tema. A disputa acabava às 5 da tarde com a votação das fotos campeãs.
Poderíamos fazer algo parecido como fotografar ao longo da trilha e depois escolher as melhores.
Sds.

Leo - Beethoven
07/05/2007, 14:37

Aqui proximo de SP tem a Trilha da Placa em Cajamar, Pedra em Atibaia, Japi em Jundiai, etc....:-P

Que tal ?!;-)

Show de bola essa idéia....eu topo. Já fiz algumas vezes o que o pessoal chama de Trecking Fotográfico....lá em Iporanga (divisa com PR) na região da caverna do Diabo.....o Parque Estadual lá dá pra brincar....as estradas são meia boca...dá pra encarar com um carrinho normal (se o cara não tiver dó) mas com um 4x4 é filé.....tem pousadas bem em conta....rola umas cavernas de nível fácil a hard-core....boia cross....mas aí tem que ser em um fds...ou algo assim....bons tempos esses....

Completando aqui com a minha série de downloads....
Cursinho básico da Kodak, bem interessante para os novatos....
Obs: Como tive que compilar pra postar aqui (por conta do tamnho) o ZIP vai ter um arquivo executável....não se assustem, pois não é vírus. Vc terá que informar a pasta onde os arquivos serão descompactados Ex: C:\Meus Documentos\Kodak
Uma vez descompactado, vá até o diretório e clique duas vezes no arquivo INDEX aí é só alegria.

Boas fotos a todos.

Abs

Leo - Beethoven
07/05/2007, 15:04
Estou postando agora, um encarte que achei da Canon sobre foto digital....muito legal e didático, apesar de estar em Espanhol.
Abs.

Pai do Pedro
16/05/2007, 16:12
Bem pessoal, pra dar uma reanimada no tópico resolvi postar umas fotos antigas, tiradas da ZENIT e escaneadas hoje. São todas do sertão cearense nos tempos que trabalhava pelos interiores do estado.
Foto 01: Sobral-CE na seca de 2000 (outubro/2000);
Foto 02: Êxodo rural no município de Santa Quitéria-CE (Novembro/2001);
Foto 03: Imagem do abandono e desolação - zona rural de Cococi-CE (agosto/2001);
Foto 04: Sombra bem disputada - Sertão dos Inhamuns (novembro/2002).

Sds.

Leo - Beethoven
16/05/2007, 17:28
Bem pessoal, pra dar uma reanimada no tópico resolvi postar umas fotos antigas, tiradas da ZENIT e escaneadas hoje. São todas do sertão cearense nos tempos que trabalhava pelos interiores do estado.
Foto 01: Sobral-CE na seca de 2000 (outubro/2000);
Foto 02: Êxodo rural no município de Santa Quitéria-CE (Novembro/2001);
Foto 03: Imagem do abandono e desolação - zona rural de Cococi-CE (agosto/2001);
Foto 04: Sombra bem disputada - Sertão dos Inhamuns (novembro/2002).

Sds.

Muito boas fotos, com certeza....o fotojornalismo é um estilo que eu gosto muito.....

Aproveitando uma de suas fotos, dou uma dica bem legal.....as vezes as fotos em P&B causam mais impacto do que as fotos em cores....principalmente no fotojornalismo, onde a foto transmite muito mais além de uma imagem, mas sim uma história....daí a cor pode criar uma certa distração....

Bom, opnião é opnião....mas veja o que fiz com uma de suas fotos....compare o impacto de cada uma e depois me diga....

Abs

Pai do Pedro
16/05/2007, 19:40
Bom, opnião é opnião....mas veja o que fiz com uma de suas fotos....compare o impacto de cada uma e depois me diga....

Abs

Pô Léo, é verdade. A foto fica muito mais marcante. Como tirei em filme colorido, nem pensei em transformá-la em P&B depois de escanear. Acho que nesse caso todas ficam melhores em P&B, exceto a do juazeiro verde no meio da caatinga.
Sds.

JEFFCATUNDA
16/05/2007, 23:34
O PRETO E BRANCO TOCA FUNDO NA ALMA!

Há muito tempo, tive o prazer de participar de uma exposiçào fotográfica; "FORTALEZA QUE OS CARTÕES POSTAIS NÃO MOSTRAM",do artista Luizinho, aqui na cultura alemã. Coloquei poesias em algumas das fotografias que retartavam o desnível social e os guetos de nossa cidade...

Leo - Beethoven
17/05/2007, 08:38
Pô Léo, é verdade. A foto fica muito mais marcante. Como tirei em filme colorido, nem pensei em transformá-la em P&B depois de escanear. Acho que nesse caso todas ficam melhores em P&B, exceto a do juazeiro verde no meio da caatinga.

O P&B em algumas fotos causa um impacto muito forte em alguns tipos de fotos e torna o apelo muito maior. Além de remover a distração que a cor pode causar em alguns tipos de foto, tem o lance de mexer com o subconsciente humano. Por que ? Por durante muitos anos, só haviam fotos P&B e sempre que vemos um foto assim, mesmo que seja de algo atual ou moderno, a foto acaba se tornando nostálgica por conta desse efeito. Um exemplo, é que hoje a maioria dos Jornais (papel) imprimem suas edições no formato colorido, mas freqüentemente podemos ver fotos em P&B em matérias adentro, e as vezes até fotos de capa são em P&B pra explorar esse impacto. E posso garantir que essas fotos muito provavelmente foram feitas em cores e convertidas como fiz com a sua. Aliás, muito simples fazer isso. Como Photoeditor, do próprio Windows, é bem fácil....é só abrir o arquivo, e clicar em propriedades.....irá aparecer o padrão de cores (ex. 24 bits True Color), daí é só mudar para Tons de Cinza e salvar a foto com outro nome....pronto: P&B "instantênea"....É claro que não será a mesma coisa que tirar uma Foto P&B direto com filme P&B que tem muito mais contraste e definição, mas é uma boa, simples e barata maneira de tirar a distração que a cor causa em fotos assim.

O PRETO E BRANCO TOCA FUNDO NA ALMA!
Há muito tempo, tive o prazer de participar de uma exposiçào fotográfica; "FORTALEZA QUE OS CARTÕES POSTAIS NÃO MOSTRAM",do artista Luizinho, aqui na cultura alemã. Coloquei poesias em algumas das fotografias que retartavam o desnível social e os guetos de nossa cidade...

Outra coisa que nunca falamos aqui, mas o comentário me fez lembrar, são as legendas das fotos.....Muitas vezes uma "porcaria" de foto ganha um status de foto principal somente com um legenda, relato, poema, ou simples comentários que são atrelados a esta foto....
Em todas as minhas fotos, mantenho sempre tudo escrito....as vezes até escrevo sobre o meu humor, o que penei ou o quanto foi fácil tirar aquela foto....data, hora, localidade, etc...tudo que eu puder incluir, ou vier a mente eu anoto tudo.....
Nas fotos impressas, eu transcrevo para o verso.....é legal ver no futuro (e olha que os anos passam rápido) o que escreveu no verso das fotos....torna o prazer de folhear um álbum de fotos muito mais prazeroso.....pra quem ainda não tem esse ábito, experimentem, perder alguns minutos a mais, vai valer a pena, e tornar as suas fotos ainda mais preciosas.

Abs.

Ricardo Bambhoo
18/05/2007, 23:01
Sem muito nheim nheim nheim - fiz uma artezinha no photoshop, vejam:

[]'s

Ricardo Bambhoo
18/05/2007, 23:58
Salve galera ! Xeroquei mais algumas:

1 - Lagoa em Santa Catarina - perto de Jaguaruna
2 - A mesma lagoa de dia...
3 - estrada pras bandas da lagoa...

vou scanear outras, nao gostei muito da definição destas...

[]'s

Ricardo Bambhoo
19/05/2007, 00:26
Fiz mais umas - todas no Parque Nacional do Itatiaia com o Pico das Agulhas Negras ao fundo...

[]'s

Ricardo Bambhoo
19/05/2007, 01:10
e tem mais três:
1 - cachoeira dos Pretos - Joanopolis.
2 - feita em Guararema _ SP
3 e 4 - subida de trem de Paranaguá - Curitiba.
ate mais galera...
[]'s

JEFFCATUNDA
19/05/2007, 21:54
SERÁ QUE TEM ALGUEM "SE ACHANDO"????

Sem muito nheim nheim nheim - fiz uma artezinha no photoshop, vejam:

[]'s

Pai do Pedro
20/05/2007, 11:51

Não Jeff, aqui a gente não se acha, a gente é....:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:.............amador

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ele quis dizer que fez uma arte sem muita frescura.

Leo - Beethoven
20/05/2007, 12:45
Agora animou de novo, a galera começou a postar mais fotos por aqui....

Bembeta, as que eu mais gostei foram a do entardecer da lagoa em SC e do lago no PN de Itatiaia. Show de Bola.

Como o Pai do Pedro disse, provavelmente, todos nos aqui somos amadores, e alguns querendo mostrar o que tem feito e outros pra aprimorar a técnica, pois mesmo amador, não significa que não possa ganhar um ar profissional....

Abs.

Ricardo Bambhoo
20/05/2007, 13:44
Agora animou de novo, a galera começou a postar mais fotos por aqui....

Agora aqui em casa tá quente a parada: botei internet, o computador e o scanner tudo zerado... agora tenho como "fazer" alguma coisa...

Bembeta, as que eu mais gostei foram a do entardecer da lagoa em SC e do lago no PN de Itatiaia. Show de Bola.

Melhor que ver as fotos e lembrar que estive lá ! (so não gostei ainda da qualidade do scan, acho que da pra melhorar mais...)
to reaprendendo photoshop tb, to fazendo um sitezinho...:
tem uma tb do campeonato brasileiro de motocross...

Ricardo Bambhoo
20/05/2007, 13:47
eu explico: ate agora so vi fotos sem tratamento com efeitos e coisa e tal. Então mandei uma, que não deixa de ser foto tb...

[]'s

JEFFCATUNDA
20/05/2007, 16:08
Acho que você não prestou atenção direito colega, tem muita coisa boa postada aqui pelos colegas, algumas sim, trabalhadas e comentadas por seus autores.

Este tópico realmente tem algo diferenciado dos demais, ele transmite uma maior sensibilidade, principalmente com a natureza...

Bom que você também esteja participando. Eu, infelizmente não consigo postar minhas imágens aqui porque não tenho scanner...

Fico então só apreciando a arte dos demais colegas.

eu explico: ate agora so vi fotos sem tratamento com efeitos e coisa e tal. Então mandei uma, que não deixa de ser foto tb...

[]'s

Dieselboy
20/05/2007, 17:55
Hummmm, esse cheiro me é familiar :pensativo: parece que alguém colocou pipoca no fogo :mrgreen:

Ricardo Bambhoo
20/05/2007, 20:23
Hummmm, esse cheiro me é familiar :pensativo: parece que alguém colocou pipoca no fogo :mrgreen:
num agita não senão a pipoca estoura mais rápido...:mrgreen:
to em tempo de paz ! (mas acho que passa logo :twisted: )
[]'s

Dieselboy
20/05/2007, 20:53
num agita não senão a pipoca estoura mais rápido...:mrgreen:
to em tempo de paz ! (mas acho que passa logo :twisted: )
Pois é, depois dos puxões de orelha que andei levando, eu tbém fui compulsoriamente obrigado a entrar nessa onda de paz :mrgreen:

Leo - Beethoven
21/05/2007, 08:42
Galera, pipoca aqui não, por favor....
Creio que falo pelo Pai do Pedro (criador do tópico) e pelos demais.....Todo tipo de foto é bem vinda !!! Lindas, meia-bocas, ruins, coloridas, P&B, com ou sem photoshop.....
Acho que gosto é infinitamente subjetivo para fotografia, aliás me perdoem a expressão, mas é como bunda, cada um tem a sua.
Como isso é fato, temos aqui dado dicas e macetes, mas sempre na parte técnica, e isso quando quem postou as pede....
Please, vamos continuar a deixar o nível do tópico tão alto como ele sempre esteve.
Por favor !!!!
Eu até curti e me diverti muito com a pipoca rolando em outros posts pelo fórum, mas esse aqui não....

Pela paz.

Abs.

PIRATADOM
21/05/2007, 09:11
Pois é, depois dos puxões de orelha que andei levando, eu tbém fui compulsoriamente obrigado a entrar nessa onda de paz :mrgreen:

:arrow:
:smile: :smile: flex.....

arlei_vitara
21/05/2007, 10:15
All,

Como bem disse o Léo.............PIPOCA AQUI NÃO :!:

:concordo: :concordo: :concordo:

Alexandre Zocrato
22/05/2007, 02:29
Acho que não tem nada de pipoca não. Foi um defeito de comunicação. Um não entendeu o que o outro falou, mas ambos estão na boa. Não é, galera?

Bambhoo,
Se me permite, gostei muito das suas fotos, especialmente a do sol se pondo, a da f-75 e a primeira debaixo. Eu prefiro essas fotos do que o photoshops.

Ressalto que gosto é pessoal. Todos devemos respeitar o gosto de cada um.

[]'s

arlei_vitara
22/05/2007, 14:31
Movimentando o tópico, tô postando mais algumas fotos, tiradas em Gramado / Canela com Sony S-90 em modo auto.

1 - Catedral de Pedra de Canela - engraçado nesta foto a distorção causada pela altura da torre da igreja, causando a impressão de que ela não é "vertical" :pensativo:

2 - Mundo a Vapor, Canela - exemplo de como acrescentar uma pessoa, no caso uma criança (meu filho) ajuda a ressaltar a idéia de dimensão do objeto fotografado;

3 - Igreja Luterana de Gramado - acho que esta foto ficaria bem melhor após um tratamento de "limpeza" no Photoshop, para eliminar a rede elétrica que fica em "primeiro plano" e acaba poluindo a foto;

4 - Araucária, símbolo da serra gaúcha - outra foto que acredito mereceria uma "limpeza" no Photoshop eliminando os detalhes na base da foto;

5 - Lago Joaquina Bier em Gramado - luz do final de tarde, gosto desta foto :grin: :grin: :grin:

Abraços

Pai do Pedro
22/05/2007, 14:51
Movimentando o tópico, tô postando mais algumas fotos, tiradas em Gramado / Canela com Sony S-90 em modo auto.

1 - Catedral de Pedra de Canela - engraçado nesta foto a distorção causada pela altura da torre da igreja, causando a impressão de que ela não é "vertical" :pensativo:

2 - Mundo a Vapor, Canela - exemplo de como acrescentar uma pessoa, no caso uma criança (meu filho) ajuda a ressaltar a idéia de dimensão do objeto fotografado;

3 - Igreja Luterana de Gramado - acho que esta foto ficaria bem melhor após um tratamento de "limpeza" no Photoshop, para eliminar a rede elétrica que fica em "primeiro plano" e acaba poluindo a foto;

4 - Araucária, símbolo da serra gaúcha - outra foto que acredito mereceria uma "limpeza" no Photoshop eliminando os detalhes na base da foto;

5 - Lago Joaquina Bier em Gramado - luz do final de tarde, gosto desta foto :grin: :grin: :grin:

Abraços

Oi Arley. Gostei da foto do lago mas principalmente da igreja, por causa desse céu azul em contraste com ela. Infelizmente também fico injuriado com postes e fios, que estão sempre lá pra nos atrapalhar.
Uma coisa interessante: No sul do Brasil, quando fotografamos paisagens etc, o céu fica muito mais azul que aqui no norte/nordeste. Isso deve ser pela difração dos raios solares. No sul, a não ser no verão, o sol não incide "em cheio" sobre nós. Já no norte/nordeste a intensidade da luz é tão grande que o céu fica praticamente branco, mesmo ao entardecer...
Sds.

arlei_vitara
22/05/2007, 15:05
Este lance da incidência da luz solar é interessante mesmo :pensativo: , nunca tinha pensado desta forma.........explica porque nas fotos o céu no verão sempre sai em tons cinza ou azul beeem claro.

Pai do Pedro
22/05/2007, 15:31
Este lance da incidência da luz solar é interessante mesmo :pensativo: , nunca tinha pensado desta forma.........explica porque nas fotos o céu no verão sempre sai em tons cinza ou azul beeem claro.

Pois é... a mãe do Pedro esteve estudando na Europa por uns tempos, não sabia nada de fotografia a não ser apertar o disparador e as fotos externas ficavam com um céu extremamente azul. Lá a incidência do sol é ainda mais oblíqua. Daí um amigo meu viu as fotos e me disse essa história. Tem fundamento......

Sds

Dieselboy
22/05/2007, 15:56
Sei que os "puristas" irão chiar, mas esse tom de azul intenso no céu não pode ser ajustado através do photoshop? :mrgreen:

Eu por exemplo não tenho precnceito algum quanto `a esse tipo de recurso, se soubesse utilizar o Photoshop com certeza não ficaria com "frescurinha" ahh mas tira a originalidade da foto e coisa e tal :rolleyes: afinal de contas é um recurso a mais e está disponível para ser utilizado mesmo, ou por acaso vc's acham que aquelas perfeições de mulher que aparecem em ensaios fotográficos são apenas dávidas da natureza? :mrgreen:

Pai do Pedro
22/05/2007, 16:18
Sei que os "puristas" irão chiar, mas esse tom de azul intenso no céu não pode ser ajustado através do photoshop? :mrgreen:

Pois é diesel, esse azul pode facilmente ser intensificado pelo "mardito" photoshop. Mas aí tudo perde a graça. Se ajustamos tudo com photoshop a idéia de fotografar perde o sentido. Minha mulher vira onça quando perco dez minutos ajustando a câmera pra fotografar um passarinho...

Eu por exemplo não tenho precnceito algum quanto `a esse tipo de recurso, se soubesse utilizar o Photoshop com certeza não ficaria com "frescurinha" ahh mas tira a originalidade da foto e coisa e tal :rolleyes: afinal de contas é um recurso a mais e está disponível para ser utilizado mesmo, ou por acaso vc's acham que aquelas perfeições de mulher que aparecem em ensaios fotográficos são apenas dávidas da natureza? :mrgreen:

Uma coisa eu agradeço ao photoshop: sem ele as musas das revistas não seriam tão apetitosas.......

tem um anexo aí com um medley de algumas fotos tiradas pela mãe do Pedro na Alemanha de céu azul...

Tem a foto de um gatinho que achei sensacional...
Sds

Ricardo Bambhoo
22/05/2007, 19:16
Pois é... a mãe do Pedro esteve estudando na Europa por uns tempos, não sabia nada de fotografia a não ser apertar o disparador e as fotos externas ficavam com um céu extremamente azul. Lá a incidência do sol é ainda mais oblíqua. Daí um amigo meu viu as fotos e me disse essa história. Tem fundamento......

Sds
o que sei sobre iluminação natural: quanto mais atenuada for a luz (natural), melhor é. A foto fica menos chapada e com muito mais contraste. Esta diferença de fotografar nordeste/sul pode ser "reproduzida" ou "melhor percebida" em fotos feitas ao fim do dia, logo ao amanhecer ou no outono (como já li por ai... na fotografe melhor :mrgreen: ), que é quando a fonte da luz está mais distante, fazendo com que a luz seja meio que "filtrada" pela distância. Muitas fotos destas de propaganda de cerveja na praia são feitas ao amanhecer.
Tenho um amigo que tem studio e ja fez muitas fotos deste tipo, onde a "armação da parada toda" começa logo lá pelas 4 - 5 da manha. E olhe que fotos deste tipo devem ser clicadas em questão de minutos enquanto a luz está "apenas aparecendo", pois se "perder aquela luz", já era, fica pro outro dia.
[]'s

[]'s

Ricardo Bambhoo
22/05/2007, 19:18
Pois é diesel, esse azul pode facilmente ser intensificado pelo "mardito" photoshop....
o que pode ser feito pra se obter este efeito é utilizar um filtro polarizador, que filtra a parte indesejavel da luz e assim intensifica o azul. é muito legal.
[]'s

Ricardo Bambhoo
22/05/2007, 19:24
Bambhoo,
Se me permite, gostei muito das suas fotos, especialmente a do sol se pondo, a da f-75 e a primeira debaixo. Eu prefiro essas fotos do que o photoshops...
[]'s
claro que sim...:mrgreen:.
veja, todas as minhas fotos nunca passaram e nunca vão passar no photoshop. Só utilizo ele pq preciso "fazer umas artes" pra por na internet.
Se sair clara, fica clara, se sair tremida, fica tremida. Alias, a melhor foto que tenho saiu tremida. Vou vasculhar e depois postar aki (vai dar trabalho, pois está apenas em contato...)
[]'s

Dieselboy
22/05/2007, 19:39
"... o que pode ser feito pra se obter este efeito é utilizar um filtro polarizador ..."
Desculpe minha ignorancia :parede: mas esse filtro polarizador seria uma lente específica que pode ser instalada na objetiva da camara? :pensativo: ou seria um recurso próprio e específico de algumas máquinas profissionais? :pensativo:

PS - última pergunta :mrgreen: como proceder para obter esse efeito de azul intenso no Photoshop? :mrgreen:

arlei_vitara
23/05/2007, 08:30
filtro polarizador seria uma lente específica que pode ser instalada na objetiva da camara?

Isso mesmo.......não passa de uma lente que é roscada / encaixada na objetiva. O problema com as digitais é que a objetiva da grande maioria delas não aceita a instalação de filtros ou necessita de filtros específicos para o modelo da câmera (caso das Sony linha S)

[ ]s,

arlei_vitara
24/05/2007, 11:24
Falando em FILTROS...........na Zenit eu tenho um filtro UV na objetiva, coloquei mais como proteção da lente mesmo contra riscos, respingos etc..........pergunta: o filtro UV gera alguma "melhoria" ou alteração no resultado da foto ? Quais as diferenças de resultado entre usar filtros UV e polarizador ??
Em se tratando de câmeras digitais compactas tipo a linha "S" ou "W" da Sony, vale a pena investir num filtro polarizador ??

[ ]s,

Ricardo Bambhoo
24/05/2007, 19:59
Falando em FILTROS...........na Zenit eu tenho um filtro UV na objetiva, coloquei mais como proteção da lente mesmo contra riscos, respingos etc..........pergunta: o filtro UV gera alguma "melhoria" ou alteração no resultado da foto ? Quais as diferenças de resultado entre usar filtros UV e polarizador ??
Em se tratando de câmeras digitais compactas tipo a linha "S" ou "W" da Sony, vale a pena investir num filtro polarizador ??

[ ]s,
Pois é ! o que sei sobre estes filtros:
filtro uv normalmente é uilizado so pra isto mesmo, proteger a lente. Claro que alem disto ele tb filtra os raios Ultra Violetas, deixando a foto ligeiramente melhor com a gama de cores "melhorzinha" :mrgreen:
O polariozador não tem nada a ver com o UV, apenas acentua a cor azul deixando-a mais escura, é um filtro com "duas lentes de vidro", você gira uma das lentes pra poder regular "o quanto" quer deixar mais azul o céu.
Normalmente (algumas) digitais tem o filtro polarizador (e outros tb) "embutido" no firmware. Não é a mesma coisa que um filtro de lentes, mas dá um certo efeitozinho ...
Um filtro UV, dependendo to tamanho da lente, deve custar uns R$ 100,00. Vale investir se voce quiser fotografar muita paisagem que tenha céu junto ... vai de gosto.
[]'s

[]'s

Ricardo Bambhoo
24/05/2007, 20:03
Desculpe minha ignorancia :parede: mas esse filtro polarizador seria uma lente específica que pode ser instalada na objetiva da camara? :pensativo: ou seria um recurso próprio e específico de algumas máquinas profissionais? :pensativo:

PS - última pergunta :mrgreen: como proceder para obter esse efeito de azul intenso no Photoshop? :mrgreen:
Putz ! dá pra fazer de várias formas:
apenas corrijindo seletivamente a cor azul
trabalhando a exposição
escurecendo um pouco a foto
mexendo na gama da foto

Sei lá como :mrgreen: . sempre que preciso fazer alguma coisa que não sei como, saio fuçando em tudo que é coisa até chegar no efeito que quero...
[]'s

Leo - Beethoven
25/05/2007, 08:49
Caramba !!! Tô trabalhando pra KCT essa semana é o tópico rolou umas 3 páginas....bom, tentando por a vida em dia....

Oi Arley. Gostei da foto do lago mas principalmente da igreja, por causa desse céu azul em contraste com ela. Infelizmente também fico injuriado com postes e fios, que estão sempre lá pra nos atrapalhar.
Uma coisa interessante: No sul do Brasil, quando fotografamos paisagens etc, o céu fica muito mais azul que aqui no norte/nordeste. Isso deve ser pela difração dos raios solares. No sul, a não ser no verão, o sol não incide "em cheio" sobre nós. Já no norte/nordeste a intensidade da luz é tão grande que o céu fica praticamente branco, mesmo ao entardecer...
Sds.

Apesar de usar pouco o Potoshop, acho muito útil pra alguns casos, como ex. eliminar postes e fios da fotos.....isso é muito legal pra salvar uma foto que simplesmente não tem jeito de ser feita de outra forma....

Quanto a difração dos raios solares no Sul e nordeste, isso é verdade. Em função do Azimuth da terra, em relação ao sol.....mas depende da época do ano também....são tantos fatores e variáveis que ninguém, nem fot[ografos profissionais se precupam com isso hoje....Da pra fazer um belo céu azul em qualquer lugar, em qualquer época do ano, mas com a técnica certa e com o céu limpo de nuvens (claro)....hehehe

o que sei sobre iluminação natural: quanto mais atenuada for a luz (natural), melhor é. A foto fica menos chapada e com muito mais contraste. Esta diferença de fotografar nordeste/sul pode ser "reproduzida" ou "melhor percebida" em fotos feitas ao fim do dia, logo ao amanhecer ou no outono (como já li por ai... na fotografe melhor :mrgreen: ), que é quando a fonte da luz está mais distante, fazendo com que a luz seja meio que "filtrada" pela distância. Muitas fotos destas de propaganda de cerveja na praia são feitas ao amanhecer.
Tenho um amigo que tem studio e ja fez muitas fotos deste tipo, onde a "armação da parada toda" começa logo lá pelas 4 - 5 da manha. E olhe que fotos deste tipo devem ser clicadas em questão de minutos enquanto a luz está "apenas aparecendo", pois se "perder aquela luz", já era, fica pro outro dia.
[]'s

[]'s

Sim, isso é verdade. A luz direta torna as fotos completamentes sem textura ou revelação do relevo (chapadas), o melhor horário pra fotografar na minha opnião é no máximo até as 8:00 hrs e depois da 16:00.....mas toda regra tem a sua excessão.....mas isso vale como regar geral....

Tem muitas formas....mas a melhor e que dá o melhor resultado é copiar a imagem original e uma ou mais camadas iguais e alterar o contraste, brilho e tonalidade (Hue) nessas camadas (layers) e depois fundir as imagens em um JPG....fica 10, mas não original....

Pois é ! o que sei sobre estes filtros:
filtro uv normalmente é uilizado so pra isto mesmo, proteger a lente. Claro que alem disto ele tb filtra os raios Ultra Violetas, deixando a foto ligeiramente melhor com a gama de cores "melhorzinha" :mrgreen:
O polariozador não tem nada a ver com o UV, apenas acentua a cor azul deixando-a mais escura, é um filtro com "duas lentes de vidro", você gira uma das lentes pra poder regular "o quanto" quer deixar mais azul o céu.
Normalmente (algumas) digitais tem o filtro polarizador (e outros tb) "embutido" no firmware. Não é a mesma coisa que um filtro de lentes, mas dá um certo efeitozinho ...
Um filtro UV, dependendo to tamanho da lente, deve custar uns R$ 100,00. Vale investir se voce quiser fotografar muita paisagem que tenha céu junto ... vai de gosto.
[]'s
[]'s

O filtro polarizador é um filtro, mas não altera o plano focal da câmera, logo não pode ser considerado uma "lente"....esse filtro não tem a função apenas de "fazer o céu azul", mas mudar a ângulo de refração da luz, como o azul do céu depende desse ângulo, vc pode "brincar com essa cor....e até fazer o céu ficar Roxo ou vermelho se souber usar bem o polarizador....

Não vale a pena investir em polarizadores para câmeras digitais comuns do tipo "point-and-shoot".......fica uma droga e é caro.....o Resultado é 500 vezes melhor se tirar a foto com a câmera sem nada e depois ajustar no Photoshop do que gastar uma grana nesse acessório.
O polarizador vai bem para lentes de grande abertura e com razoável distancia focal, o que as simples digitais não tem.....Nas Single Reflex (SRL) o polarizador chega a ser indispensável, mais do que o UV que aqui no Brasil, só serve pra protejer a lente mesmo....o filtro UV só é indispensável em fotos na Neve....

Detalhe: Na última versão do Potoshop, li na matéria desse mês da Revista Shutterbug americana, que agora ele já tem um plug-in com o polarizador.....
Eita, será que a Sta. Efigênia já tem ??? :evil:

Abraço galera.

Ricardo Bambhoo
09/06/2007, 22:13
Ta muito parado. Seguem algumas do photoshop...
o que acham ?

[]'s

Leo - Beethoven
09/06/2007, 22:23
Bambeta, vc que montou ?
Tá ficando bom nisso cara !!!

Abs.

Ricardo Bambhoo
10/06/2007, 22:24
Bambeta, vc que montou ?
Tá ficando bom nisso cara !!!

Abs.
Sim :dance: . Sei apenas o básico do photo... vou aprendendo...

[]'s

Leo - Beethoven
11/06/2007, 11:31
É, mas tá ficando bom nisso....

Aliás, cadê a galera das fotos ??? Todo mundo sumiu ? Virou todo mundo profissional ?

Abs.

paulobarbosa
12/06/2007, 10:48
Pessoal, Sou novo no forum e no mundo 4x4. Acabei de comprar o meu primeiro 4x4. Uma Camper S4.
Mas sempre gostei de viajar e fotografar.
Gostei de conhecer essa parte do forum. Logo que tiver tempo, passeio mais nela, para conhecer as fotos de voces.
Mas pelo que vi até agora, parabéns a todos.
Estou aqui para ajudar quando puder.
Abracos
PB

Leo - Beethoven
12/06/2007, 12:11
Paulo, seja bem vindo e não se acanhe em postar e comentar as suas fotos também.

Abs.

p.peleje
12/06/2007, 19:03
Minha contribuição:

Todas com Nikon Coolpix 4300

Tenho mais em CD em casa, vou separar depois posto.

p.peleje
12/06/2007, 19:04
mais fotinhos....................

Sukys
12/06/2007, 19:31
Brincar com macro é um barato!
Essas fotos de miniaturas foram feitas com uma Yashica FX3 + lente 28mm.

Sds,
Sukys

Pai do Pedro
12/06/2007, 19:32
mais fotinhos....................

Peleje, parabéns!!!:palmas:
Me diga, como vc tirou a foto da mosquinha? o que utilizou?
Não deve ter sido com a Coolpix 4300, foi?
:pensativo:

Sukys
12/06/2007, 19:38
As coloridas foram feitas com uma Pratika TL2 no tripé.
A P&B com uma Prescaflex, filme em bitola 120, no tempo em que brincava com revelação por contato.

Sds,
Sukys

Leo - Beethoven
13/06/2007, 08:42
Pois é, já falamos de várias coisas por aqui menos de macrografia, ou fotos em macro....ninguém se interessou pelo assunto....

Pai do Pedro: Acredito que o Peleje tenha feito a foto da mosca com a Coolpix sim....muitas das câmeras digitais já possuem a opção de macro nela (normalmente acionada por um botão com um símbolo de uma flor)....claro que não é a mesma coisa que uma lente específica para isso, mas dá pra brincar.

Sukys: Grandes fotos em Macro !!! Fazia tempo que não ouvia alguém dizer que possuia uma Pratika, muito boa por sinal.....Tenho uma 120 que foi do meu avô....uma relíquea....me pediram uma boa grana pra reformar, tá toda "fungada".....mas um dia ainda vou deixá-la nova.

Abs.

Pai do Pedro
13/06/2007, 09:03
Pai do Pedro: Acredito que o Peleje tenha feito a foto da mosca com a Coolpix sim....muitas das câmeras digitais já possuem a opção de macro nela (normalmente acionada por um botão com um símbolo de uma flor)....claro que não é a mesma coisa que uma lente específica para isso, mas dá pra brincar.
Abs.

Pois é Leo, a minha digital tem a opção MACRO de até 1cm mas mesmo assim não fazer fotos macros tão perfeitas quanto essa. Talvez o problema não seja a máquina. :lol:
Se a foto dele tiver sido com a Coolpix isso será um grande estímulo para mim.:concordo:
Abs.

Leo - Beethoven
13/06/2007, 09:26
Pois é Leo, a minha digital tem a opção MACRO de até 1cm mas mesmo assim não fazer fotos macros tão perfeitas quanto essa. Talvez o problema não seja a máquina. :lol:
Se a foto dele tiver sido com a Coolpix isso será um grande estímulo para mim.:concordo:

Fotos macros com essas câmeras digitais, realmente não dá pra esperar grandes coisas...pois na verdade isso é uma saída paleativa uma vez que essas lentes tem características bem diferentes das lentes feitas exclusivamente para fotos macro.
Mas posso garantir, dá pra brincar bastante com as digitais em macro...vc vai ter que se acostumar, isso é fato. Pra isso faça como o Sukys....pegue os carrinhos do seu filho e saia fazendo fotos....vá acertando cada detalhe e vai chegar um momento em que vai se acostumar....é melhor treinar assim, na comodidade de sua casa, até pra avaliar os resultados, do que treinar no campo ou em uma viagem onde muitas vezes simplesmente vc não pode perder "aquela" foto, sacou ?

Abs.

p.peleje
13/06/2007, 09:35
Peleje, parabéns!!!:palmas:
Me diga, como vc tirou a foto da mosquinha? o que utilizou?
Não deve ter sido com a Coolpix 4300, foi?

Pois é, mostro pro povo, e ninguém acredita, mas foi com a Nikon Coolpix 4300 mesmo. O macro da maioria das lentes Nikkor é absurdo. Consigo distância focal de - 4cm. Eu como apaixonado por plantas, flores, bichos, insetos, tenho muita paciência em ficar observando estes seres. Um dia estava na Juréia, fotografando bromélias e outras plantas, qdo vi esse inseto parado esperando ser fotografado, procurei não fazer movimento brusco, fiz foco nele e click.

Preciso pegar os CDs em casa e postar mais. Nem sabia que existia esse tópico até ontem.

[]s

Peleje

p.peleje
13/06/2007, 09:51
Pois é, já falamos de várias coisas por aqui menos de macrografia, ou fotos em macro....ninguém se interessou pelo assunto....

Sou apaixonado por macro. Pois vc consegue captar os detalhes. Adoro inventar moda. Fotos de textura, já fiz foto até de ovo crú estourado num tampo de vidro, com um spot por baixo, hehehe, qdo não tenho o que fazer sai isso. :mrgreen:

Abs.

POis é, nada como uma objetiva macro, mas que não tem cão caça com gato, e sabendo usar o gato pega até peixe.:twisted::oops::shock: De 10 clicks que faço com macro 4 ficam boas no máximo. O lance é experimentar, ter paciência e claro um bom equipamento. E sem querer puxar a sardinha para a minha NIkon, mas por ser um equipamento amador, ela me dá alguns recursos bem interessantes. Acho que como atendi a conta publicitária da Nikon no Brasil sou meio suspeito.:mrgreen:

[]s e bons clicks

Peleje

Xicara de café, fotografada abaixo de uma janela.

p.peleje
13/06/2007, 09:56
Essa com nikon coolpix 8700.

Apenas um dos milhares textes que faço.

p.peleje
13/06/2007, 09:59
Ela novamente, só que agora sem o save for web do photoshop que tira um pouco do foco. Nessa foto estava testando a distância focal em macro.

p.peleje
13/06/2007, 10:15
Galera, agora que me toquei que o assunto é apenas Natureza, é que me empolguei no macaro e comecei a postar coisas diferentes.

Mais um em Itacaré.

[]s

Peleje

Pai do Pedro
13/06/2007, 10:19
Peleje, o problema que tenho é que não consigo fechar no objeto que quero destacar. Até consigo foco, mas não consigo o enquadramento desejado. Assim sai o objetivo (inseto por exemplo) e um monte de "sobras" pros lados. Só se eu cortasse depois no photoshop.

p.peleje
13/06/2007, 10:28
Mais umas de Peruíbe.

[]s

Peleje

p.peleje
13/06/2007, 10:33
Peleje, o problema que tenho é que não consigo fechar no objeto que quero destacar. Até consigo foco, mas não consigo o enquadramento desejado. Assim sai o objetivo (inseto por exemplo) e um monte de "sobras" pros lados. Só se eu cortasse depois no photoshop.

Por acaso seu equipamento é Pentax?

Se o seu problema é enquadramento, vc praticamente não tem um problema.:mrgreen: Corta no photoshop. E que não venham os puristas falar que isso não vale, pq desde os primórdios da fotografia esse recurso é utilizado para buscar o melhor enquadramento mesmo depois do cromo revelado.

O que eu vejo de mais cumplicado no macro é acertar o foco e a distância focal correta. Pois vc pode acabar deixando em foco o que não era pra estar em foco, ai se for refazer no photoshop perde a graça e não fica natural.

[]s e boa sorte.

Peleje

p.peleje
13/06/2007, 10:42
Foto do Rio Preto em Peruíbe, onde tem muito bragre e corvina qdo se encontra com o mar, muita tainha em um dos seus braços que é uma parte mais funda e barrenta.

[]s

Peleje

Pai do Pedro
13/06/2007, 11:01
Peleje, aqui não entra só natureza não!!!:discordo:
qualquer foto será muito bem-vinda. As de natureza serão mais postadas pelo fato de andarmos com ela nas trilhas, mas todas as fotos serão bem-vindas!!!
Inclusive as macros!

Leo - Beethoven
13/06/2007, 12:35
Peleje, já que vc antendia a Nikon antão vc deve ter tido contato com o pessoal da T.Tanaka.....um pessoal muito legal. Eu trabalhava com a linha industrial da Nikon, mas abandonamos, pois quando lidávamos com o Japoneses direto sempre foi uma maravilha, depois que passaram o controle da América do Sul para os Americanos, só podíamos nos reportar à eles....aí a coisa degringolou e mandamos os caras catar coquinho....mas eu sinto falta da linha....mas de tratar com os Japas, claro.

Pai do Pedro, não sei se é o caso da sua câmera, mas algumas são difíceis mesmo de conseguir o enquadramento desejado e manter o foco ao mesmo tempo, isso acontece por limitações das lentes.....mas como o Peleje disse, depois é só cortar no Photoshop....aliás nem precisa disso, no próprio Windows Photo Editor (acessório do Office) faz isso muito bem e rápido, sem alterar as proprieades originais da foto. Mas para fazer isso, selecione a câmera para a melhor resolução possível, se não vc acaba perdendo detalhes ao cortar, pois a ampliação vai mudar também....

Tem gente que é radical d+ quanto ao Photoshop, mas cortar área de uma foto existe a mais de 100 anos, só de cortava o papel ou então o próprio filme, que aliás já fiz muito.....e depois refotografava o próprio filme para fazer a foto parecer (original)....fazer o que....

Abs.

p.peleje
13/06/2007, 13:29
Peleje, já que vc antendia a Nikon antão vc deve ter tido contato com o pessoal da T.Tanaka.....um pessoal muito legal.
Abs.

Putz, o pessoal da T.Tanaka realmente são todos gente boa, em especial o Tadeu que era com quem mantinha mais contato.

[]s

Peleje

Ricardo Bambhoo
13/06/2007, 22:31
Galera, to 1/2 sem tempo, mas um pouqinho da pra descolar...

achei umas ampliações ontem que acabo de scanear:

1 - flor em Visconde Mauá - RJ
2 - ponte em Visconde de Mauá - RJ
3 - Parati Mirim - RJ

Espero que as fotos continuem a rolar. To gostando tb dos comentários e posts da galera...

[]'s

Joao Baeta
13/06/2007, 22:34
Galera, to 1/2 sem tempo, mas um pouqinho da pra descolar...

achei umas ampliações ontem que acabo de scanear:

1 - flor em Visconde Mauá - RJ
2 - ponte em Visconde de Mauá - RJ
3 - Parati Mirim - RJ

Espero que as fotos continuem a rolar. To gostando tb dos comentários e posts da galera...

[]'s
:arrow:Bambhetta,
Essas fotos são digitais?

Joao Baeta
13/06/2007, 22:41
:arrow:Posto a bela foto de Praia de Copacabana!
Tirada em casa!!!

http://img167.imageshack.us/img167/7402/dsc02367jb5.jpg (http://imageshack.us)

Alter do Chão PA

http://img214.imageshack.us/img214/50/dsc00622hp5.jpg (http://imageshack.us)

Lençóis Marenhenses!

http://img207.imageshack.us/img207/2075/dsc00733wm3.jpg (http://imageshack.us)

Búzios!!!!

http://img175.imageshack.us/img175/2784/dsc02332cr8.jpg (http://imageshack.us)

Ricardo Bambhoo
14/06/2007, 21:33
:arrow:Bambhetta,
Essas fotos são digitais?

:discordo: Não. Canon EOS Rebel com lente 35 - 70 mm. É no filme João.
Aí João, manda mais fotos...

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
18/06/2007, 20:09
Fala Galera!!

PUTZ!! O pessoal é profissa demais!!
Vou dar uma humilde contribuição!!

Tenho uma LUMIX - Panasonic
DMC-FX9-S
LEICA dc vario-elmarit
:arrow:Nem sei o que é tudo isso... copiei da caixa! É a única coisa que não está em japonês!! Até o manual...:parede:
Tenho essa máquina a 1 ano e me impressiono com a qualidade das fotos!!

1- Umas flores.
Isso é na fazenda dos meus avós que fica entre Vilhena - RO e Juína - MT! No meio do nada...
2- Borboleta. Também na fazenda!
3- Uma abelha gigante! Olha a vespa ao lado dela!! Também na Fazenda!
4- Outra flor. Também na fazenda!
5- O Tufão! Também na Fazenda!!

PUTZ!! Só closes!!
Pois é... Tem muitas fotos dessas pois minha irmã é Biologa e fica louca com essas coisas!!
Na próxima remessa mando umas de paisagens!

[]'s a todos

Pai do Pedro
18/06/2007, 21:19
Oi Felipe, parabéns por entrar de pé direito no tópico. As de natureza estão ótimas mas a do Tufão é sensacional!!!
:palmas:
Sobre a sua câmera, sei que é excelente (minha irmã tem uma) mas já já os entendidos daqui (no bom sentido :mrgreen:) falarão mais a respeito.
Sds.

Leo - Beethoven
19/06/2007, 08:42
Felipe, bem vindo ao tópico....assim como o Pai do Pedro, eu curti muito a foto do Tufão....

A Lumix da Panasonic é uma excelente câmera, mas só tem um problema que vi em um teste publicado a uns dois meses nos EUA, sabe qual é ? A propaganda enganosa...já viu ? Nessa propaganda a Panasonic diz que ela tira fotos em movimento sem prejudicar a imagem....é uma propagando onde tem a Shakira (sim a "cantora" colombiana) dançando e uma Lumix montada em um pêndulo em movimento fazendo fotos dela....na verdade os gringos chamaram de enganosa, mas eu diria que a propaganda nada mais é do que apelativa, pois quem conhece um pouco de fotografia, sabe que não existe milagre em fotos de movimento, tem que haver uma relação entre luz/velocidade do obturador e isso todas a câmeras possuem.....
Essa é só uma história de bastidores sobre a Lumix....longe de mim querer falar mal desse modelo, que aliás como disse é muito boa....só curiosidade pra animar os amigos aqui a postarem mais, pois esse post tava meio parado....hehehe....

Abs.

p.peleje
19/06/2007, 16:40
fala Felipe. Bacana suas fotos.

A do dog é sensacional, o verdadeiro preguiçoso:mrgreen: Pegou um ânngulo bem bacana.

A da borboleta ficou legal, pena que o fundo não ajudou para contrastar.

A da abelha tb muito legal, eu mudaria o corte dela, fecharia mais o plano nela, pois o fundo tb está prejudicando.

O close na flor, vc poderia ter colocado um papel vegetal um pouco acima da flor, claro sem aparecer na foto, o vegetal iria minimizar a forte incidência de luz vinda do sol, deixaria a luz mais suave e tb eliminaria a forte sombra que está no meio da planta que deve ser de alguma outra flor que estava mais acima dela. Ou simplesmente ter clickado entre as 15h e 16h30.

Tudo isso é apenas minha opinião. Minha intenção é colaborar.

[]s

Peleje

Varela
22/06/2007, 15:55
Não sou fotografo, mas vou postar algumas fotos também... evidentemente catadas por aí...

Varela
22/06/2007, 16:47
Agora algumas tiradas por mim na região dos calungas

Leo - Beethoven
22/06/2007, 16:47
Varela, vc sabe de quem são as fotos ? Me parecem familiares....será do Alcântara ?

Aproveito pra postar uns P&B...

1a. - Caverna do Riacho dos Bois - Caracol-PI
2a. - Pedra Furada - São Raimundo Notato-PI

Abs.

Varela
22/06/2007, 16:50
E essas numa trilha aqui em Bsb- chamda trilha da pedreira...

Varela
22/06/2007, 16:59
Varela, vc sabe de quem são as fotos ? Me parecem familiares....será do Alcântara ?

Aproveito pra postar uns P&B...

1a. - Caverna do Riacho dos Bois - Caracol-PI
2a. - Pedra Furada - São Raimundo Notato-PI

Abs.

Rapaz a primeira realmente não me lembro onde peguei...
A segunda acho que é do Edu Nakamura da OFF, foi tirada no último RC em Brusque.
As duas últimas são de um site gringo (4x4 e iceland) ... tem muita foto por lá e nem sempre tem o crédito...

Varela
22/06/2007, 17:21
postarei mais algumas, foi em uma expedição só de WILLYS que acontece aqui em Bsb todo ano.
Não tem como colocar créditos, pois já misturei tudo aqui, sei que tem fotos minha e do Alan Jr, e deve ter de outras pessoas, portanto, sintam-se creditados...

Leo - Beethoven
22/06/2007, 17:33
Varela, já que vc é de BSB, aí vai em sua homenagem....acho que as fotos dispensam legendas....mas o CJ aí, é o Beethoven....

Abs.

Felipe Nogueira Torrano
22/06/2007, 18:17
Oi Felipe, parabéns por entrar de pé direito no tópico. As de natureza estão ótimas mas a do Tufão é sensacional!!!
:palmas:
Sds.

Obrigado pelas boas vindas!!
Foi vc quem me chamou a atenção do tópico! Lembra?
Belo tópico com certeza!!:palmas:
[]'s

Felipe Nogueira Torrano
22/06/2007, 18:23
Felipe, bem vindo ao tópico....assim como o Pai do Pedro, eu curti muito a foto do Tufão....
A Lumix da Panasonic é uma excelente câmera, mas só tem um problema que vi em um teste publicado a uns dois meses nos EUA, sabe qual é ? A propaganda enganosa...já viu ? Nessa propaganda a Panasonic diz que ela tira fotos em movimento sem prejudicar a imagem....é uma propagando onde tem a Shakira (sim a "cantora" colombiana) dançando e uma Lumix montada em um pêndulo em movimento fazendo fotos dela....na verdade os gringos chamaram de enganosa, mas eu diria que a propaganda nada mais é do que apelativa, pois quem conhece um pouco de fotografia, sabe que não existe milagre em fotos de movimento, tem que haver uma relação entre luz/velocidade do obturador e isso todas a câmeras possuem.....
Essa é só uma história de bastidores sobre a Lumix....longe de mim querer falar mal desse modelo, que aliás como disse é muito boa....só curiosidade pra animar os amigos aqui a postarem mais, pois esse post tava meio parado....hehehe....
Abs.

Fala Leo!

Pois é... também vi essa propaganda!! Mas mesmo não entendendo nada de fotografia me liguei que não dava para ter fotos decentes daquela maneira!!
Sei lá... achei meio óbvio!!

Obrigado pelos elgioa ao Tufão!
[]'s

Felipe Nogueira Torrano
22/06/2007, 18:31
fala Felipe. Bacana suas fotos.

A do dog é sensacional, o verdadeiro preguiçoso:mrgreen: Pegou um ânngulo bem bacana.

A da borboleta ficou legal, pena que o fundo não ajudou para contrastar.

A da abelha tb muito legal, eu mudaria o corte dela, fecharia mais o plano nela, pois o fundo tb está prejudicando.

O close na flor, vc poderia ter colocado um papel vegetal um pouco acima da flor, claro sem aparecer na foto, o vegetal iria minimizar a forte incidência de luz vinda do sol, deixaria a luz mais suave e tb eliminaria a forte sombra que está no meio da planta que deve ser de alguma outra flor que estava mais acima dela. Ou simplesmente ter clickado entre as 15h e 16h30.

Tudo isso é apenas minha opinião. Minha intenção é colaborar.

[]s

Peleje

Fala p.pelege!!

Valeu pelos elogios e muito mais pelas dicas!!:concordo:
Tenho muito que aprender no mundo das fotografias!!

[]'s

Leo - Beethoven
22/06/2007, 19:05
Tenho muito que aprender no mundo das fotografias!!

Felipe, parmaneça ligado por aqui então, de uma conferida nos posts anteriores que vai ficar esperto com a fotografia....
...aí vc vai postando suas fotos por aqui e vamos palpitando. :concordo:

Abs.

Ricardo Bambhoo
24/06/2007, 23:08
Pois então vai mais uma "made in photoshop":

[]'s