Conectar

Ver Versão Completa : Para Os Amantes De Fotografia

Páginas : 1 [2]

itamar.vieira
11/07/2007, 12:11
Pessoal,

parabéns pelo tópico !

Fotografia já foi meu hobby há muitos e muitos anos atrás, quando tinha uma Olympus OM1 que muita gente nem deve saber o que é :smile:

Estou retomando agora como efeito colateral do off-road.

Gosto muito de panorâmicas e macro também.

Segue uma fotinha só, já que estou no trabalho. Depois mando mais...

As críticas são bem-vindas, sem receio de magoar.
Fotógrafo só evolui assim.

Local: Serra da Bocaina
Dados:
Make - Canon
Model - Canon PowerShot S3 IS
ExposureTime - 1/500 seconds
FNumber - 4.00
MeteringMode - Multi-segment
FocalLength - 72.00 mm
ExposureMode - Auto
WhiteBalance - Manual
ISO Value - Auto
Metering mode - Evaluative
Focus type - Auto
Exposure mode - Easy shooting
Focal length - 600 - 7200 mm
Flash mode - Not fired
Sequence mode - Single or Timer
Obs.: Não foi em modo macro já que a flor é aquática e estava um pouco afastada da borda do lago

Leo - Beethoven
11/07/2007, 12:56
Excelênte foto Itamar :palmas:.....Mesmo não estando em modo Macro a câmera se saiu bem.....as gotas de água foram reveladase até o inseto na base ficou em foco....
Aliás, vc foi o único que postou a sequência completa de configuração da foto. :concordo:

Abs

itamar.vieira
13/07/2007, 10:30
Valeu Leo !
Estas informações são gravadas por todas as câmeras digitais diretamente no arquivo e chama-se EXIF.
O problema é que a maioria dos programas, quando redimensionamos para postar, não mantém as informações originais.
Uso um programinha simplesmente sensacional chamado IrfanView.
Para visualizar, reenquadrar, redimensionar etc.. é ótimo e dá a opção de manter as informações EXIF.
É freeware: http://baixaki.ig.com.br/site/detail1222.htm

[ ]s

Leo - Beethoven
13/07/2007, 12:09
Itamar, boa dica essa pra galera aqui.

Eu uso ACDSee, mas ele é pago....veio no pacote de softwares da minha "última" câmera, então não paguei....
Não conhecia o IrfanView, mas sendo "na faixa" tá de bom tamanho....

Agora, ninguém tem mais desculpa pra obter todos os dados de como a foto foi feita !!! Pelo menos nas Digitais.
A minha 35mm também grava essas informações....ajuda pra caramba.

Abs.

Varela
13/07/2007, 19:43
Retornando ao tópico, vou passar um link que recebi de um colega...
Excelentes fotos...

http://www.flickr.com/photos/carloslevistrauss/
http://www.flickr.com/photos/carloslevistrauss/500781433/
http://www.flickr.com/photos/carloslevistrauss/500793129/

itamar.vieira
14/07/2007, 14:27
Para os que gostam de macro-fotografia.
O Monstro aí da foto tem menos de 0,5 cm !!

Seguem os dados:
Local: Quintal de casa
File: - C:\Documents and Settings\Itamar\Meus documentos\Minhas imagens\Em Casa\Junho_2007\IMG_1563(800x600).jpg

Make - Canon
Model - Canon PowerShot S3 IS
DateTime - 2007:06:30 13:20:08
ExposureTime - 1/80 seconds
FNumber - 3.50
MeteringMode - Center weighted average
ExposureMode - Manual
White Balance - Manual
Flash mode - Not fired
Focus mode - Single
Digital zoom - None
Contrast - Normal
Saturation - Normal
Sharpness - Normal
ISO Value - 100
Metering mode - Center weighted
Focus type - Auto
AF point selected - Manual AF point selection
Focal length - 600 - 7200 mm (100 mm)

[ ]s

Pai do Pedro
14/07/2007, 14:58
Para os que gostam de macro-fotografia.
O Monstro aí da foto tem menos de 0,5 cm !!

[ ]s

Pô velho... muito legal a foto.
Atualmente ando fissurado por fotos macro.
Gostei tb da ficha técnica. Agora sei até onde encontrá-la dentro do seu computador.:mrgreen:
:concordo:

itamar.vieira
14/07/2007, 15:25
Me empolguei !

Essa série é de Carrancas - MG
Excelente lugar para se fazer fotos.

carllo
14/07/2007, 18:26
Ola pessoal,

Segue uma de um passeio em Guarapuava, ano passado, ainda não tinha meu ZéJota, deixei meu VW escondido no mato e peguei carona com uma Toyota!
A primeira imagem, da cachoeira:
Make - Panasonic
Model - DMC-FZ30
Orientation - Top left
XResolution - 72
YResolution - 72
ResolutionUnit - Inch
Software - Ver.1.0
DateTime - 2006:11:04 15:25:59
YCbCrPositioning - Co-Sited
ExifOffset - 420
ExposureTime - 1/2.5 seconds
FNumber - 8.00
ExposureProgram - Shutter priority
ISOSpeedRatings - 100
ExifVersion - 0220
DateTimeOriginal - 2006:11:04 15:25:59
DateTimeDigitized - 2006:11:04 15:25:59
ComponentsConfiguration - YCbCr
CompressedBitsPerPixel - 4 (bits/pixel)
ExposureBiasValue - 0.00
MaxApertureValue - F 2.83
LightSource - Auto
Flash - Not fired, compulsory flash mode
FocalLength - 7.40 mm
FlashPixVersion - 0100
ColorSpace - sRGB
ExifImageWidth - 2560
ExifImageHeight - 1712
InteroperabilityOffset - 6652
SensingMethod - One-chip color area sensor
FileSource - DSC - Digital still camera
SceneType - A directly photographed image
CustomRendered - Custom process
ExposureMode - Auto
White Balance - Auto
DigitalZoomRatio - 0.00 x
FocalLengthIn35mmFilm - 37 mm
SceneCaptureType - Standard
GainControl - None
Contrast - Normal
Saturation - Normal
Sharpness - Hard

A segunda imagem, do Toyota:

Make - Panasonic
Model - DMC-FZ30
Orientation - Top left
XResolution - 72
YResolution - 72
ResolutionUnit - Inch
Software - Ver.1.0
DateTime - 2006:11:04 11:46:53
YCbCrPositioning - Co-Sited
ExifOffset - 420
ExposureTime - 1/80 seconds
FNumber - 4.00
ExposureProgram - Normal program
ISOSpeedRatings - 80
ExifVersion - 0220
DateTimeOriginal - 2006:11:04 11:46:53
DateTimeDigitized - 2006:11:04 11:46:53
ComponentsConfiguration - YCbCr
CompressedBitsPerPixel - 4 (bits/pixel)
ExposureBiasValue - 0.00
MaxApertureValue - F 2.83
LightSource - Auto
Flash - Not fired, compulsory flash mode
FocalLength - 7.40 mm
FlashPixVersion - 0100
ColorSpace - sRGB
ExifImageWidth - 3248
ExifImageHeight - 2160
InteroperabilityOffset - 6652
SensingMethod - One-chip color area sensor
FileSource - DSC - Digital still camera
SceneType - A directly photographed image
CustomRendered - Custom process
ExposureMode - Auto
White Balance - Auto
DigitalZoomRatio - 0.00 x
FocalLengthIn35mmFilm - 37 mm
SceneCaptureType - Standard
GainControl - None
Contrast - Normal
Saturation - Normal
Sharpness - Hard

Segue um link para "aportuguesar" o irfanview:
http://www.irfanview.net/lang/brasil.zip
Segue um lin para extrair as info. da foto para o "CLIPBOARD"
http://irfanview.tuwien.ac.at/plugins/irfanview_plugins_400_setup.exe

Quando au voltar no local com o ZéJota posto mais fotos!!

[]'s

itamar.vieira
14/07/2007, 18:50
Olá carllo,

vc. usa filtro específico para escurecimento na foto da cachoeira ?

[ ]s

maanunes
14/07/2007, 19:19
Valeu pelas dicas Ricardo, vou tentar coloca-las em prática!!!
Seguem algumas fotos dos navios brasileiros a caminho da Russia, transportando carne bovina para exportação.

Vendo essas fotos dá até vontade de trocar o nvia por um barco :o)

[]s

maanunes
14/07/2007, 19:22
Fotografias nada mais são do que o registro de luz.
Depois que a gente realmente assimila isso, começa a ver as coisas de outra forma. Eu não busco mais boas fotos, elas é que vem até mim. Diversas vezes, no meio de um passeio, paro para tirar foto de uma flor, de um inseto ou de qualquer outra coisa por um simples motivo: A condição de iluminação era extraordinária. Veja o caso daquela roda lá emcima. Ela (a roda), por si só, não agrega nada. Mas eu estava sentado, olhei para o lado, e lá estava a luz na roda, deixando várias nuances a serem exploradas.
Eu também comecei com uma Zenit manual. Ela tinha fotômetro, mas era um fotômetro muito ruim. Só indicava se tinha muita luz, pouca luz ou luz adequada para a configuração escolhida (abertura e velocidade). A primeira quebrou, e como era muito barata, comprei outra igual. Foi com ela que aprendi os melhores conceitos de fotografia. Não tinha jeito, ou eu aprendia, ou as fotos ficavam ruins... (Máquina automática só serve pra ganhar velocidade e atrapalhar o aprendizado...)
Depois comprei uma Canon EOS3000. Máquina com filme, permitia a troca de lentes e filtros. Permitia operação totalmente manual, mas com opção de automático (minha esposa adorou!). Eu adorava essa máquina. Simples, robusta, e me permitiu tirar excelentes fotos.
Mas acabei me rendendo à fotografia digital... Troquei minha Canon por outra similar, desta vez digital. Em suma, continuo tirando fotos de forma manual, como na minha antiga Zenit, mas com a facilidade de poder ter todas as fotos à minha disposição num cartão de memória.
O que eu faço é não me render aos apelos das facilidades das máquinas mais modernas. Continuo curioso, explorando e tentando novas perspectivas. Continuo buscando novos ângulos. E nunca desperdiço uma boa luz, independente do objeto que estou fotografando.

Tb continuo com minha jurassica Zenit, made in URSS ! Coisa de niveiro

carllo
14/07/2007, 20:50
Olá carllo,

vc. usa filtro específico para escurecimento na foto da cachoeira ?

[ ]s

Olá Itamar,

Não usei nenhum filtro, so que no dia em que fiz a foto, o dia estava nublado!
Na verdade eu uso um filtro UV (Kenko SKYLIGHT Filter) somente pra proteção da lente. Não me lembro se na época a camera ja estava com o filtro!
[]'s

carllo
14/07/2007, 20:54
Tb continuo com minha jurassica Zenit, made in URSS ! Coisa de niveiro

Boa noite,
Só pra constar, também tenho uma ZENIT!! Anda encostada depois que comprei a Digital! Fazer o que.
Ah, também "quase" comprei um Niva, admiro muito o carro, mas um que fui negociar estava muito tempo encostado e acabei desistindo.
T+

Leo - Beethoven
15/07/2007, 02:52
Pelo jeito esse tópico rendeu bem....os caras estão virando profissionais....

E como eu, pelo jeito muitos começaram com os Russos da Zenit....

Abs

emeka
15/07/2007, 15:28
Olá pessoal. Parabens de abrir tópico esperado. Não sou bom fotografo mas sempre gostei de guardar momento que recordar depois.
E quero aprender fotografar melhor com vcs. Tenho no momento a Canon EOS Rebel Xti c lente de Sigma 18-50mm e Sony W-80. Mas ainda não to customado c Canon.
As fotos que postando foi tirada por Sony W-5. Depois posto que tirei c Canon. Foto 1 - Casca D'antas da Serra da Canastra. Foto 2 - Casca D'antas depois de chuva rapida. Pode perceber o fluxo de agua quase dobrou.Foto 3 - Descida de Serra Branca de Canastra pra S. J. Batista de Gloria. Foto 4 - Na Vale de Céu

emeka
15/07/2007, 15:32
E seguindo a viagem da Aiuruoca. Foto 1 - Subida pra Retiro de Pedro pouco antes de chegada. Foto 2 - Cachoeira Garcia 1 Foto 3 - Cachoeira Garcia 2.

emeka
15/07/2007, 15:36
E seguindo a viagem da Aiuruoca. Foto 1 - Subida pra Retiro de Pedro pouco antes de chegada. Foto 2 - Cachoeira Garcia 1 Foto 3 - Cachoeira Garcia 2.

Leo - Beethoven
15/07/2007, 19:31
Emeka, seja bem vindo ao grupo da fotografia.

Boas fotos estas que vc postou.

A Canon XTi é uma excelente câmera...muito boa mesmo. Mas é tinhosa pra usar e tirar proveito de todos os recursos que ela tem, principalmente pra quem nunca fotografou com um Single Reflex...(não sei se é o seu caso)....andei postando por aqui uns cursos para download...é legal pq vc lê rapidinho e fica esperto com a terminologia...pelo menos ajuda a interpretar o manual dessa Canon sem viajar nas palavras...

Abs.

itamar.vieira
16/07/2007, 10:42
Olá emeka,

o acesso ao Retiro dos Pedros não está mais fechado ?
Estive em Aiuruoca em novembro/2006 mas não pude subir de carro.
Fiquei na Pousada do Lado de Lá...
Como vc. subiu ?

[ ]s

maanunes
16/07/2007, 10:58
Emeka, seja bem vindo ao grupo da fotografia.

Boas fotos estas que vc postou.

A Canon XTi é uma excelente câmera...muito boa mesmo. Mas é tinhosa pra usar e tirar proveito de todos os recursos que ela tem, principalmente pra quem nunca fotografou com um Single Reflex...(não sei se é o seu caso)....andei postando por aqui uns cursos para download...é legal pq vc lê rapidinho e fica esperto com a terminologia...pelo menos ajuda a interpretar o manual dessa Canon sem viajar nas palavras...

Abs.

Leo;

Aonde estão os cursos?
Obrigado
[]s

Leo - Beethoven
16/07/2007, 11:54
Leo;

Aonde estão os cursos?
Obrigado

Preguiça de procurar né ? :mrgreen:

Veja aqui, nesse mesmo tópico e páginas antes/depois
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26697&highlight=curso&page=17

Abs

maanunes
16/07/2007, 13:04
Preguiça de procurar né ? :mrgreen:

Veja aqui, nesse mesmo tópico e páginas antes/depois
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26697&highlight=curso&page=17

Abs

Eita cabra preguisoço..rs

Leo - Beethoven
16/07/2007, 14:19
Eita cabra preguisoço..rs

Só não vai ter preguiça de ler os trecos agora....:concordo:

Abs.

emeka
16/07/2007, 16:40
Oí Leo - Beethoven.
Eu baixei o arquivo e vou estudar bem pra melhorar de manejar Canon. Obrigado.

Leo - Beethoven
16/07/2007, 17:47
Emeka, eu sou suspeito pra falar das Canon....tenho 3 delas, uma XTi por sinal....p..t@...câmera....sabendo tirar proveito dela, vc não irá querer outra.

Abs.

itamar.vieira
17/07/2007, 10:07
Gostaria de aproveitar o tópico e saber se os amigos têm indicações de livros técnicos de fotografia.

Estava procurando alguma coisa do tipo bíblia mesmo, para ler aos poucos.

[ ]s

Leo - Beethoven
17/07/2007, 10:20
Itamar, se gosta de fotogarafia P&B, procure por um com o título de Ansel Adams. Esse não é o autor do livro, mas um fotógrafo estraordinário. Foi lançado em português aqui no Brasil e vale a pena....e não é muito caro.

Abs.

itamar.vieira
19/07/2007, 11:19
Itamar, se gosta de fotogarafia P&B, procure por um com o título de Ansel Adams. Esse não é o autor do livro, mas um fotógrafo estraordinário. Foi lançado em português aqui no Brasil e vale a pena....e não é muito caro.

Abs.
Leo,

não tenho atração especial pela fotografia P&B.
Estou buscando um livro que vá além do costumeiro abertura X velocidade.
Alguma coisa de técnica de composição, enquadramento, etc...
Vamos ver se pinta...

Leo - Beethoven
19/07/2007, 11:43
Preciso dar uma olhada em casa....devo ter alguma coisa por lá e aviso aqui.

Abs.

itamar.vieira
19/07/2007, 12:38
E
...eu tenho uma Tilt-shift para essa fotos, mas usei um software demo www.dxo.com (http://www.dxo.com) que é interessante....baixe a versão demo e esperimente na sua foto....iguale a base com o topo....vc vai dar um ar de imponência a sua estátua que é incrível......essa é a única transformação que aceitaria em um .

Leo,

existem dois programas neste site www.dxo.com
É o que se chama DxO Optics Pro, certo ?
Achei muito interessante mesmo !

[ ]s

Leo - Beethoven
19/07/2007, 12:59
existem dois programas neste site www.dxo.com
É o que se chama DxO Optics Pro, certo ?
Achei muito interessante mesmo !

Tem uma versão do DxO que é demo....não é a Pro, mas dá pra fazer umas coisas bem bacanas...

Abs.

itamar.vieira
20/07/2007, 10:20
Pois é Leo...
Só encontrei para download uma versão demo, mas que expira em 21 dias.
Se vc. conseguir me passar o link para download dessa demo que não expira, te agradeço, ok?

[ ]s

itamar.vieira
20/07/2007, 10:29
Esta foto tem uma pegadinha.
Adianto que não foi editada no PhotoShop ou qq. outro programa de edição.
Se ninguém descobrir eu conto depois...

[ ]s e bom FDS

Leo - Beethoven
20/07/2007, 12:50
Itamar, infelizmente o demo é esse mesmo....só pra te dar o gostinho pra fazer vc comprar....Tem meios não "muito ortodóxos" de conseguir a versão Pro, mas não posso sugerir isso....sabe como é....

Quanto a sua foto, ele realmente muito legal....Vamos ver se os participantes do tópico se animam a dizer qual é o truque antes de revelar, OK ?
Pondo pilha na turma....posso dizer que é algo bem simples de fazer, não requer prática nem habilidade....

Abs.

Pai do Pedro
20/07/2007, 13:37
Quanto a sua foto, ele realmente muito legal....Vamos ver se os participantes do tópico se animam a dizer qual é o truque antes de revelar, OK ?
Abs.

Acho que descobri a pegadinha mas não vou dizer logo não.
digamos que descobri depois de ver por outro ângulo.

itamar.vieira
20/07/2007, 21:09
Itamar, infelizmente o demo é esse mesmo....só pra te dar o gostinho pra fazer vc comprar....Tem meios não "muito ortodóxos" de conseguir a versão Pro, mas não posso sugerir isso....sabe como é....

Pondo pilha na turma....posso dizer que é algo bem simples de fazer, não requer prática nem habilidade....

Abs.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

itamar.vieira
20/07/2007, 21:10
Acho que descobri a pegadinha mas não vou dizer logo não.
digamos que descobri depois de ver por outro ângulo.

:palmas: :concordo:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
23/07/2007, 01:37
Preciso dar uma olhada em casa....devo ter alguma coisa por lá e aviso aqui.

Abs.

Leo, tb estou esperando... de Ansel Adams eu só achei como autor, como título não. Se puder indicar outras obras a P&B fico grato. A net está cheia de títulos, mas vai lá saber o que é bom, né?

itamar.vieira
23/07/2007, 12:06
Leo,

baixe e instalei o DxO Optics neste FDS.
O programa é realmente impressionante.
Infelizmente minha câmera - Canon S3 IS - não está na biblioteca dele e aí o uso fica limitado.
Mas testei com fotos de um amigo meu feitas com uma Canon Rebel e fiquei impressionado.
Principalmente com as correções geométricas !!
Ele também trabalha bem em fotos chapadas, mas nas fotos escuras é show !
Recupera detalhes que pareciam totalmente perdidos.

Valeu a dica :concordo:

[ ]s

Leo - Beethoven
23/07/2007, 19:46
Itamar, fico feliz que tenha gostado da dica....esse DxO vale a pena, mesmo pagando por ele. Dica: Mesmo a sua câmera não estando na biblioteca, pode usar outras câmeras como teste. Selecione outros modelos de Canon que vc vai conseguir bons resultados...

All, não esqueci ainda das dicas dos livros....em breve vou postar por aqui os detalhes.

Abs.

Leo - Beethoven
24/07/2007, 01:10
Pra quem gosta de P&B estes deveriam ser livros de cabeceira, mas não só P&B, toda a técnica de fotografia pode ser vista nos 3 grandes livros desse mago da luz que foi Ansel Adams...
- A Câmera - Ansel Adams - Ed. Senac - Trad. Ibraíma Dafonte Tavares
E os outros dois da série: O Negativo, e A Cópia.
A tradução foi muito bem feita.

Em cores não tenho muita coisa em português....mas um que me ajudou e motivou muito quanto estava começando foi o "Tudo Sobre Fotografia - Michael Busselle - Ed. Pioneira" - O meu é muito antigo, mas acredito que a nova edição deve ter até digital...

Pra quem se dá bem como Ingréis...recomendo:
- Galen Rowell's Inner Game of Outdoor Photography
Ou qualquer livro deste brilhante fotógrafo que faleceu o ano passado em um acidente de avião....
Pra quem gosta de técnica, os livros de John Hedgcoe são os melhores sem dúvida.

Pra quem gosta de comprar livros de fora, a dica é comprar pelo www.amazon.com , eles tem preços muito bons (mais baratos que livros brasileiros) e um detalhes que ninguém lembra é que trazer livros de outro país NÃO PAGA IMPOSTO. Daí o meu vício nessa coisa tbém...

Mudando de assunto, tava lendo a Shutterbug desse mês e vi um brinquedo bem interessante.....falavamos a algumas páginas lá atrás do arquivo de informações de uma foto (que contem todos os dados de como a foto foi tirada), arquivos do tipo EXIF....Pois bem, esse brinquedo que é um GPS acoplado a câmera, adiciona todas as coordenadas (latitude, longitute e altitude) ao arquivo EXIF quando uma foto for tirada....É mole o que os caras inventam ?
Outra coisa que eu vi, mas ainda não testei, é o lançamento de um Software chamado Dark Room (Sala Escura)....como o nome diz, com ele vc faz montagens típicas das feitas em uma sala escura...ou ainda montagens da era moderna como o Chroma Key ou o fundo verde....muito legal.

Abs.

Flugêncio
24/07/2007, 18:16
Que cês acham da Sony Mavica MVC CD500?

Leo - Beethoven
24/07/2007, 20:36
Que cês acham da Sony Mavica MVC CD500?

Essa não é a filmadora (c/ CD) que tira as fotos ? Se for veja a qualidade das fotos (resolução), apesar de ser Sony (que gosto muito) tem uns modelos bem fajutos....

Abs.

Ricardo Bambhoo
15/08/2007, 20:10
Ei, o que aconteceu com o tópico ?

Vamos lá !
foto 1 - Por do sol em Dunas do Sul, Jaguaruna - SC.
foto 2 - Santo Antonio do Pinhal - SP ao fundo "as quebradas" da pedra do Baú..

[]'s

Leo - Beethoven
15/08/2007, 22:39
Pô Bambeta, acho que a galera não anda tirando mais fotos pra gente palpitar....só vc mesmo cara pra animar isso aqui !!!

Gostei das fotos, sem photoshop dessa vez ? Me amarei na foto do campinho...muito 10...

Abs

Ricardo Bambhoo
16/08/2007, 14:50
Pô Bambeta, acho que a galera não anda tirando mais fotos pra gente palpitar....só vc mesmo cara pra animar isso aqui !!!

Gostei das fotos, sem photoshop dessa vez ? Me amarei na foto do campinho...muito 10...

Abs
Pois é ! TO SUMIDO MAS TO NA ÁREA ..
Neste momento acabo d me lembrar de uma determinada foto feita em.... não vou dizer onde. Tenho que botar aqui pq ela é muito doida. Amanha scaneio e posto. Muito doida mesmo :twisted:.

P.S. off-topic - preciso ver seu projeto de lift...

[]'s

Leo - Beethoven
16/08/2007, 15:32
Que mistério eihn Bambeta ??

Já postei o link procê de onde está a receita completa do lift...veja lá.
Se tiver afim de ver ao vivo, hj no Paca....

Abs.

Ricardo Bambhoo
17/08/2007, 20:36
Que mistério eihn Bambeta ??

Já postei o link procê de onde está a receita completa do lift...veja lá.
Se tiver afim de ver ao vivo, hj no Paca....

Abs.
saca só a 1a, Léo !
a segunda é uma land de Ilhabela.

[]'s

Leo - Beethoven
17/08/2007, 23:32
Bambeta, isso parece eu da última vez sobrevoando Congonhas por horas no avião até pousar....tomei umas brejas a mais, e era assim que eu via a cidade lá de cima a noite ....:mrgreen::mrgreen:

Mas eu já fiz algo assim, e sem usar o tar do.... saca brincadeira de por fogo em bom-bril a noite ? Pois é, deixa a câmera em Bulb e seja feliz queimando bom-bril e girando....sai umas coisas bem doidas e sempre diferentes....
Quem quiser tentar, pode fazer que fica legal....só não vai por fogo em nada além do bom-bril.

Abs.

Ricardo Bambhoo
18/08/2007, 10:04
Bambeta, isso parece eu da última vez sobrevoando Congonhas por horas no avião até pousar....tomei umas brejas a mais, e era assim que eu via a cidade lá de cima a noite ....:mrgreen::mrgreen:

Mas eu já fiz algo assim, e sem usar o tar do.... saca brincadeira de por fogo em bom-bril a noite ? Pois é, deixa a câmera em Bulb e seja feliz queimando bom-bril e girando....sai umas coisas bem doidas e sempre diferentes....
Quem quiser tentar, pode fazer que fica legal....só não vai por fogo em nada além do bom-bril.

Abs.
Léo - a foto é de Caraguatatuba. Foi tirada de cima do morro do Santo Antonio, onde tem rampa de asa delta. Fiz a foto, não avancei o filme, virei a maquina de cabeça pra baixo e fiz novamente a mesma foto.

[]'s

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
02/09/2007, 22:57
Léo - a foto é de Caraguatatuba. Foi tirada de cima do morro do Santo Antonio, onde tem rampa de asa delta. Fiz a foto, não avancei o filme, virei a maquina de cabeça pra baixo e fiz novamente a mesma foto.[]'s

Ricardo, como você faz para não avançar o filme? A máquina mais antiga que tenho é uma Voigtlander Vitessa T (igual a essa aí). O filme é avançado manualmente, só que, se não acionar o pistão, ela não dispara de novo. Aí não tenho como sobrepor. Tem algum truque?

Leo - Beethoven
02/09/2007, 23:19
Ricardo, como você faz para não avançar o filme? A máquina mais antiga que tenho é uma Voigtlander Vitessa T (igual a essa aí). O filme é avançado manualmente, só que, se não acionar o pistão, ela não dispara de novo. Aí não tenho como sobrepor. Tem algum truque?

Tho, tem câmeras que tem a opção de dupla exposição, mas acho que não é o caso dessa sua. Mas é fácil, precisa destravar o filme...precisa treinar a fazer primeiro sem filme, depois com filme....quando perceber, consegue fazer até de olho fechado.

Abs

Alexandre Zocrato
03/09/2007, 00:36

Prezado amigo MaTHOsalém,
É só gritar Yabadabadoo que o passarinho que fica dentro da câmera começa a esculpir por cima da rocha (digo, filme) de novo...:twisted::mrgreen:

Leo - Beethoven
03/09/2007, 08:55
Prezado amigo MaTHOsalém,
É só gritar Yabadabadoo que o passarinho que fica dentro da câmera começa a esculpir por cima da rocha (digo, filme) de novo...:twisted::mrgreen:

Não...não....pode até ser antiga, mas essa é uma das top mais mundiais mecânicas....Nem Nikon e Canon (100% mecânicas tbém) são páreos para a óptica Voigtlander....do mesmo gênero, só as Leica mesmo.....tudo bem que o modelo do Tho é bem antigo, mas não muda muito para o modelo Bessa da mesma marca....Hoje a Voigtlander fabrica em sua maioria câmeras de grande formato e é a escolha da maioria dos profissionais onde o grande formato é fundamental. Ansel Adams tinha um modelo idêntico destes e outros em grande formato em sua maioria.
Eu sei que vc vai dizer que é por ser um fóssil (hehehe), mas os brinquedos dessa marca aí, são pequenas fortunas hoje em dia....

Eu sei que vc quis tirar uma onda com ele (sem problemas :mrgreen:), mas o pessoal aqui talvés não conheça e achei legal o gancho pra mostrar outros campos da fotografia.

Abs.

Fernando da Terra
03/09/2007, 13:31
Uma curiosidade.... uma vez li uma entrevista do JR Duran (cujo estilo eu não gosto...) dizendo que para uma edição da Playboy ele tira em média... 400 fotos !!!
Portanto, consolem-se com os erros ... é super normal !

Os fotógrafos da Nathional Geographic tiram entre 10.000 a 18.000 fotos para uma matéria a ser publicada com no máximo 20 fotos....
E isso era no tempo em que não existia a digital ainda. Imaginem hoje, a quantia de fotos que são feitas....

Fernando

Pai do Pedro
03/09/2007, 15:22
Pela primeira vez consegui um tempinho e fui à Pedra Grande /Atibaia.
Duas fotos tiradas de uma cybershot.
Muito legal lá, mas tava rolando a maior queimada na vegetação em volta.

abs.

Murillus
03/09/2007, 17:17
Os fotógrafos da Nathional Geographic tiram entre 10.000 a 18.000 fotos para uma matéria a ser publicada com no máximo 20 fotos... E isso era no tempo em que não existia a digital ainda. Imaginem hoje, a quantia de fotos que são feitas...

Eu to bem longe de ser chamado de fotografo mas toda vez que viajo no fds, uso quase 2 gigas só de foto... Depois da um trabalho ver qual ficaram boas... imagine estes profissionais... :putz:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
03/09/2007, 19:45
....Nem Nikon e Canon (100% mecânicas tbém) são páreos para a óptica Voigtlander....do mesmo gênero, só as Leica mesmo...
Abs.

Tenho uma Leica também Leo, que está no estaleiro há um tempão... Esta semana deverei ir a Curitiba para ver o que o 'cara' está 'aprontando' com ela...

Alexandre Zocrato
03/09/2007, 20:12
Não...não....pode até ser antiga, mas essa é uma das top mais mundiais mecânicas....Nem Nikon e Canon (100% mecânicas tbém) são páreos para a óptica Voigtlander....do mesmo gênero, só as Leica mesmo.....tudo bem que o modelo do Tho é bem antigo, mas não muda muito para o modelo Bessa da mesma marca....Hoje a Voigtlander fabrica em sua maioria câmeras de grande formato e é a escolha da maioria dos profissionais onde o grande formato é fundamental. Ansel Adams tinha um modelo idêntico destes e outros em grande formato em sua maioria.
Eu sei que vc vai dizer que é por ser um fóssil (hehehe), mas os brinquedos dessa marca aí, são pequenas fortunas hoje em dia....

Eu sei que vc quis tirar uma onda com ele (sem problemas :mrgreen:), mas o pessoal aqui talvés não conheça e achei legal o gancho pra mostrar outros campos da fotografia.

Abs.

Tá. Estragou a brincadeira.:sad:
Buuuuuu!

Leo - Beethoven
04/09/2007, 08:56
Tenho uma Leica também Leo, que está no estaleiro há um tempão... Esta semana deverei ir a Curitiba para ver o que o 'cara' está 'aprontando' com ela...

Tho, espero que vc confie nos caras que mandam as câmeras para revisar. São poucos no Brasil que fazem o serviço com descência.
Aqui em SP por exemplo, só existem efetivamente dois !!! E já vi alguns que são considerados "famosos" por aqui fazerem muita besteira...
Se tiver algum problema com a suas, ou o cara não souber lidar com elas, eu encaminho pra vc, sem nenhum "agent comission".

Zoca, não estraguei não...:concordo:....mas primeiro tinha qu dizer a real desse modelo consagrado mundialmente antes de fazer piada....é mais ou menos fazer piada com a Sophia Loren....pode até ser véia, mas se considerar a idade, ainda bate um bolão....sacou ?

Abs.

Alexandre Zocrato
04/09/2007, 12:44
Tho, espero que vc confie nos caras que mandam as câmeras para revisar. São poucos no Brasil que fazem o serviço com descência.
Aqui em SP por exemplo, só existem efetivamente dois !!! E já vi alguns que são considerados "famosos" por aqui fazerem muita besteira...
Se tiver algum problema com a suas, ou o cara não souber lidar com elas, eu encaminho pra vc, sem nenhum "agent comission".

Zoca, não estraguei não...:concordo:....mas primeiro tinha qu dizer a real desse modelo consagrado mundialmente antes de fazer piada....é mais ou menos fazer piada com a Sophia Loren....pode até ser véia, mas se considerar a idade, ainda bate um bolão....sacou ?

Abs.

Tarado.:twisted::twisted::twisted:

Leo - Beethoven
04/09/2007, 18:31
Tarado.:twisted::twisted::twisted:

Tarado, eu ?? Só se for por câmeras e fotografia....:mrgreen::mrgreen:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/09/2007, 00:15

Então você vai gozar!... me manda o teu endereço por e-mail

Alexandre Zocrato
05/09/2007, 01:55

Sophia Loren, 50 anos depois e você dizendo que manda bem...
Quando ela era bem de consumo o MaTHOsalém era contínuo...

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/09/2007, 15:25
Sophia Loren, 50 anos depois e você dizendo que manda bem...
Quando ela era bem de consumo o MaTHOsalém era contínuo...

Xi!... O mais perto que cheguei, foi duma foto em que ela estava de frente e nem dava para fechar o álbum... e lá se iam os angolaninhos pelo ralo...

towin
09/09/2007, 20:11
Garimpando pela internet encontrei essa matéria num forum de discussão e esclarecimentos ,achei interessante e decidi trazer ao conhecimento de vcs, se não acharem apropriado, é só pedirem aos Senhores Moderadores que deletem essa mensagem.:concordo:
Eu eliminei as fotos exemplificadas para não pesar muito no forum>

Foco
Foco é uma coisa que independentemente do resto, fará toda a diferença entre uma foto boa e uma foto ruim, para que uma imagem fique nítida a um observador, ele deve saber a distância até o objeto (coisa que nossos olhos fazem sem sequer percebermos).
Atualmente, as câmeras geralmente fazem auto-foco, mas alguns fatores impedem o auto-foco de agir, principalmente a luminosidade da cena em questão. Geralmente no escuro as câmeras não conseguem obter o foco, uma solução de inúmeras empresas é uma pequena luz vermelha, ou laranja instalada na câmera, que ilumina a cena em questão para que o foco seja feito, e apaga antes da foto ser batida para não comprometer a imagem.

Macro
Um recurso muito comum nas câmeras digitais é o recurso chamado macro, que permite que as fotos sejam batidas a distancias muito curtas, trazendo importantes detalhes à tona, e também abrindo um novo leque de variedades de fotos. Na maioria das câmeras populares, o macro varia de 4 a 7 centímetros, mas existem modelos mais avançados (e também mais caros) que pode trazer uma distancia de até 2 centímetros, ou até 0 centímetro, o que é impressionante, além de ser dotes para poucas câmeras no mercado. Não existe muito segredo para fazer uma macro-foto, geralmente já existe um dispositivo na câmera que prepara as lentes, e depois é só utilizar como se fosse uma foto comum, lembrando de manter o assunto bem iluminado.

Resolução
A principal diferença entre uma câmera digital e outra, é a resolução, a quantidade de informação da imagem que a máquina consegue gravar. A resolução do CCD é medida em Pixels, e da imagem é medida pela quantidade de Pixels na largura e na altura. Uma resolução baixa, como 640x480 indica que a imagem contém 640 Pixels de largura por 480 Pixels de altura, fazendo que a impressão seja de no máximo no formato 8 por 13 centímetros, sem perda de qualidade (Pixelização, quando você começa a ver os "quadradinhos" da imagem).
Em suma, quanto maior a quantidade de Pixels que a câmera conseguir gravar, maior será a qualidade da foto e o tamanho do arquivo, e consequentemente o resultado impresso. Vale lembrar que o preço da câmera costuma subir junto com a resolução...

Zoom
Fujam das câmeras que oferecem zoom digital imenso, pois ele não passa de um software que aproxima parte da imagem com o mesmo número de Pixels que ela tem, detonando a qualidade. Numa câmera digital de alta resolução, o zoom digital pode ajudar, mas não são lá essas coisas. Zoom de verdade é o óptico, que aproxima a imagem pelo jogo de lentes.
Na média, o zoom óptico das digitais está na casa de 3x, o suficiente para ajudar a enquadrar melhor assunto dos quais não se pode chegar perto. Existem câmeras com zoom óptico de até 12x, quase uma teleobjetiva, ótimas para eventos com luz natural, mas não tão bom para ambientes com pouca luz.
Algumas câmeras, como as da Sony usam o chamado Zoom Digital Inteligente, que só pode ser usado nas resoluções mais baixas, ele pega a imagem e da um Crop (Corte) nela mantendo a qualidade original só que a foto acaba saindo em uma resolução de normalmente 640 x 480.

Menu
O software das câmeras digitais é rico em recursos geralmente pouco explorados. Na maioria dos modelos, o monitor LCD exibe ícones correspondentes ao recurso em uso, como o status da bateria e do flash redutor de olhos vermelhos, memória disponível, números de fotos tiradas e controle remoto. Fuçando pelos recursos, você define a qualidade da gravação, a resolução, o ajuste do branco em ambientes com luz artificial, a compensação de exposição para definir fotos ligeiramente mais claras ou mais escuras, o modo filme para gravar mini-clipes, colocar data e hora e selecionar o idioma do menu.
Memória
Os cartões de memória flash têm a vantagem de ser removidos e transferir o conteúdo para o micro ou para impressora por meio de um leitor especial. Não existem padrões para esses cartões, que variam de tamanho e capacidade de acordo com o fabricante da câmera. As Nikons e as Canons, por exemplo, utilizam os cartões Compact Flash (CF) e Secure Digital (SD). As da Sony utilizam o Memory Stick, a Olympus, Fuji e a Hitachi ficam com o xD Picture Card, e as Kodak, também com os SD.
De um modo geral, por questões de custo, as câmeras saem das caixas com cartões magros, de 16 a 32 MB, pouca coisa para umas fotos em alta resolução, logo, prefira cartões espaçosos e sempre tenha um a mais.
Extensão JPEG
Praticamente todas as imagens das câmeras digitais são gravadas em formato JPEG, que comprime o arquivo com pouca perda de qualidade e é largamente utilizado na internet. É comum as máquinas gravarem com taxas de compressão em JPEG máxima, média e mínima, essa ultima pouco mais difícil de ser achada (Normal, Fine, Superfine), a compressão máxima é dada em 2 bits/Pixel, a média em 3 bits/Pixel e a mínima em 5 bits/Pixel.
Câmeras Semi-Profissionais e Profissionais também gravam em TIF (ou TIFF), formato que preserva a qualidade da imagem sem comprimir, mas lota um cartão de memória rapidamente. Se sua câmera trabalha com os dois formatos, prefira o TIF (TIFF) e armazene as fotos no computador com esse formato. Quando quiser exibir o arquivo na internet, salve uma cópia em JPEG, sempre preservando o original para uma impressão decente.
Modos de disparos
Os modelos mais automáticos oferecem uma série de programas que calibram a máquina para fotografar objetos próximos, paisagens, à noite, esportes e até em museus, onde há luz artificial e não se pode usar o flash para não prejudicar as obras de arte. Esses programas ajustam a abertura do diafragma e a exposição de acordo com as circunstancias. Basta girar o botão ou escolher o modo no menu e disparar.

towin
09/09/2007, 20:15
Modelos de Câmeras
Câmera para Web
Câmeras automáticas com resolução de até 1 Mega Pixel são uma ótima pedida para fotos instantâneas, layout e paginas na web. Os modelos mais simples possuem lentes de foco fixo, apenas memória interna para gravar as fotos e pouca capacidade de armazenamento, o que faz com que você tenha que baixar as fotos para o computador com mais freqüência. Na maioria desses modelos as lentes não têm zoom óptico.
Entretanto são câmeras que costumam combinar funções de webcam. São leves e compactas e já custam menos de R$500. São ótimas para fotos que deseje exibir na internet, ou para fazer aquele flagrante sem intenções de imprimir. Se a grana for curta para pegar uma câmera melhor, tente conseguir um cartão de memória de maior capacidade.
Câmera Intermediária
Se a sua intenção for imprimir suas fotos, isso só será possível com uma câmera de resolução igual ou superior a 2 Mega Pixels. Nessa escala, é possível ampliar fotos em 20x25 centímetros e colocar na parede da sua casa, ou em porta retratos, que a qualidade não vai te decepcionar. Os modelos dessa faixa armazenam as imagens em mídias removíveis, como cartões de memórias flash e mini-CDS, evitando o desgastante ato de descarregar as fotos no computador frequentemente.
A maioria possui zoom óptico em torno de 3x e baterias com mais autonomia. Por volta de R$700, é possível adquirir uma boa câmera de 3MP.
Câmera Semi-Profissional
Essas câmeras estão na faixa de 5MP, para pessoas mais exigentes em qualidade de imagens e recursos. Dá conta de fotos até maiores que 30x45 centímetros. Essas são as câmeras que costumam apresentar ajustes manuais, baterias capazes de suportar algo em torno de 300 fotos, LCDs maiores, lentes mais claras e intercambiáveis, botões para ajustes rápidos e saída para flash externo. Mas tudo isso tem um preço: Algo em torno de R$1.500, ou mais.
- Visores
Óptico
Semelhante aos das câmeras convencionais, o visor óptico exibe o que a lente está vendo e demarca a área da foto. Mas, como é pequeno, pode dificultar a composição da cena. Em algumas câmeras o visor óptico agrega uma micro lâmpada que, logo após que o obturador é pressionado, fica verde quando a câmera se encontra em boas condições de luminosidade para a foto. E mais: Se você tem deficiência visual, procure os visores que tem ajustes para diotropia, que dispensam óculos.
Monitor LCD
Marca registrada das câmeras digitais, o visor de cristal liquido garante um tamanho maior que os visores ópticos, oscilam atualmente entre 2,8 e 5 centímetros na diagonal, o LCD facilita na composição da imagem, a decisão de corte, a revisão das fotos tiradas e a escolha nas opções do menu. Como um monitor LCD normal, pode ser calibrado, o que tanto propicia um ajuste mais fino na exibição da imagem quanto causa distorções que só serão percebidas na tela do micro ou na impressão.
Sendo assim, se não tiver certeza, não mexa na configuração. O ponto negativo do LCD fica para o alto consumo de energia. Quando a bateria estiver pela metade, poupe energia desligando o LCD.
- Lentes
Normais
As câmeras mais comuns, são equipamentos com lentes normais, que captam a imagem de forma mais próxima à do olho humano e possuem distancia focal entre 35 e 60 milímetros. Não são das mais luminosas, apresentando uma abertura máxima para a luz em relação a distancia focal em torno de F/3.5. Lembre-se de que quanto menor for a abertura, mais clara será a foto e menor será a dependência do flash em ambientes com pouca luz. Prefira câmeras com lentes de grande variação de distância focal, para bater fotos em diferentes condições.

Com Zoom
Lentes com zoom óptico aproximam-se do assunto, mas não são tão poderosas quanto as teleobjetivas, e tendem a ser escuras. Na equivalência com as câmeras convencionais, a distancia focal das lentes com zoom das digitais varia hoje de 36 a 144 milímetros, com abertura em torno de F/2.8-5.6, o que já é bem razoável.
Teleobjetivas
Se você pretende tirar uma foto daquele raro pássaro que se assusta com o menor movimento, o negócio é ficar bem longe e usar uma teleobjetiva. Elas possuem distancia focal ente 60 e 500 milímetros. São com teles de 300 milímetros que os fotógrafos profissionais conseguem registrar sensacionais gols num estádio de futebol. E por serem uma aparelhagem mais séria, somente algumas câmeras semi-profissionais e as profissionais estão aptas a usá-las.
Grande-Angular
Na equivalência com as câmeras convencionais, as lentes das digitais nem chegam perto de uma grande-angular. Essa lente de distancia focal abaixo de 35 milímetros abrange um campo de visão bem amplo e produz ótimas fotos paisagens. A grande-angular integra o assunto com o fundo, deixando vários planos bem nítidos.
Pena que a maioria das câmeras intermediaria não aceite lentes intercambiáveis. Ao escolher uma câmera com zoom, prefira a que oferece variação da distancia focal mais ampla (algo como 36 a 144 milímetros) e abertura máxima de menor valor (F/1,8 seria muito bom).

towin
09/09/2007, 20:19
-Regulagens Manuais
Exposição
O tempo de exposição (shutter speed) também é um fator que faz muita diferença em uma foto. O tempo de exposição é basicamente o tempo que o diafragma da câmera permanece aberto recebendo luz. (sobre um sensor no caso das digitais ou sobre o filme no caso das câmeras convencionais) Utilizando se um tempo de exposição alto, captura-se mais luz, mas é imprescindível ter um tripé, ou mãos completamente firmes para não comprometer a imagem.
A exposição rápida (algo acima de 1/50 avos de segundo) geralmente tem bons resultados, o problema é que com pouca luminosidade, tal exposição não irá capturar luz o bastante, e a imagem irá se mostrar escura (mas o oposto também ocorre, fotos com longa exposição em locais claros geralmente queimam).

Valor da Exposição
Em condições de luminosidade inadequadas, é possível mudar as medidas feitas pelo fotômetro das câmeras, se a câmera permitir, utilizando os menus ou os devidos botões. O ajuste é feito mudando o EV, Exposure Value, valor que combina a sensibilidade do sensor com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador. O ajuste permite que o fotografo faça ajustes, em geral, de até –2.0 EV para escurecer e +2.0 EV para clarear. A quantidade por ajuste varia de acordo com as câmeras, mas o comum é 0.5 por ajuste.
Abertura do diafragma
A abertura (aperture) é mais complicada de explicar, a abertura do diafragma é a variável que define o diâmetro da abertura do mesmo O valor da abertura é definido através de "F/x". Aqui vem um ponto simples, mas que confundem muitos: Quanto maior o valor "F/x", menor a abertura do diafragma.
Qual diafragma tem maior abertura, um que está a F/2.8 ou um que está a F/8?
Resposta: o que está a f/2.8, uma vez que 2.8 é menor que 8, e quanto menor o valor F/x, maior a abertura.

E como eu uso isto? Uma abertura grande (F/x baixo) é geralmente recomendada em situações de pouca luz, assim como um tempo de exposição alto. Apesar disto, nem sempre apenas uma alta abertura é o suficiente para fotos com pouca luz, geralmente precisando ainda assim de um alto tempo de exposição. Porém, a abertura é muito priorizada para se trabalhar com efeitos de profundidade de campo, à distância à frente e atrás do assunto principal em que os elementos ficam em foco. Uma abertura grande prioriza o primeiro plano da imagem, desfocando o segundo.
Uma abertura pequena aumenta a profundidade de campo, sem priorizar uma área especificamente. Uma abertura grande é interessante para uma foto de uma pessoa que está em primeiro plano, desfocando o fundo da foto; e uma abertura pequena é interessante para uma paisagem, onde a intenção é que toda a imagem fique em foco. Imagine que a água que passa por um cano. Um cano fino é uma abertura pequena, e um grosso seria uma abertura grande. A lente tem como controlar essa abertura e quanto maior a abertura mais luz a lente deixa passar.
O cálculo da abertura do diafragma não é linear, por exemplo, partindo de F/22 para F/2, você não aumenta em 11x a luminosidade, em F/2 entra cerca de 120x mais luz que em F/22, ou seja, 1/120 da luz disponível em F/2 entra em F/22. O motivo disso é que o F é o diâmetro da lente e F/1 é um diâmetro de 1, F/2 um diâmetro de 1/2 e F/22 um diâmetro de 1/22. Mas o que importa não é o diâmetro em si, mas sim a área por onde entra a luz. E o cálculo da área é π * (D/x)^2, onde x é o numero do F/x. Então a área de F/2 (julgando F como 1 só para comparar valores) seria aproximadamente 0,196 e a área de F/22 seria 0,00162, ou seja, se tem 121x mais área em F/2 do que em F/22, daí o motivo de não ser linear a queda da luz de acordo com a variação do valor da abertura, que é dada pelo diâmetro da abertura e não pela área.

Sensibilidade
Sabe dizer-me quanta luz o CCD precisa para registrar a imagem? Isso depende da sensibilidade, medida em ISO. Quanto maior o valor, de menos luz o sensor precisará. As câmeras atuais trabalham com sensibilidade entre 50 e 400 (normalmente) embora muitas das câmeras o façam automaticamente sem nossa consciência, ISO 100 (bom para luz natural abundante), ISO 200 (para dias nublados) e 400 (para ambientes com pouca luminosidade). Se você pretende obter fotos noturnas, escolha câmeras com maior sensibilidade.
Vale lembrar que o disparador, regulador da exposição do CCD à luz, é inteligente. Pressionado pela metade, esse dispositivo faz o pré-foco do assunto, um recurso bom para garantir a nitidez de fotos em movimento, você ajusta o foco e bate antes de o assunto entrar na tela.
Porém ao uso de um ISO alto (acima de 200) é grande a quantidade de ruídos que normalmente aparecem nas fotos, isso é causado por causa dos sensores muito pequenos usados nas câmeras digitais compactas, um ISO elevado com boa qualidade só é possível atualmente em câmeras semi-profissionais e profissionais.

Ajuste do branco
Uma questão essencial antes de sair por ai batendo fotos é ajustar o branco, white balance, de acordo com a fonte de luz do ambiente, garantindo fidelidade às cores do assunto que se fotografa. A maioria das câmeras digitais traz um recurso de ajuste automático dos brancos. Mas é de grande importância que o fotografo saiba como regular o branco manualmente, pois nem sempre os ajustes automáticos funcionam como deveriam. Para impedir que a foto saia com tons de verde, azul ou amarelo ou perca tons, é preciso indicar para a câmera qual a luz utilizada no momento da foto. Por exemplo, se ela for feita sob uma lâmpada florescente (famosa “luz fria”) e a câmera estiver regulada para tungstênio (a lâmpada comum), a foto sairá esverdeada. As câmeras mais novas já trazem diversas opções, como luz do dia, nublado, florescente e outros efeitos de cores. Basta ajustar para a opção correta e fica tudo certo.

towin
09/09/2007, 20:23
Sensor
O CCD
É o dispositivo que registra a imagem na câmera digital (chip). CCD significa Charge Coupled Device, ou dispositivo de carregamento acoplado. Consiste em um sensor que contem milhões de células sensíveis à luz que captam os Pixels formadores da imagem. Ele é o responsável por transformar a informação visual em impulsos elétricos. Esses impulsos são convertidos em sinais digitais pelo circuito interno da câmera, que por sua vez, são gravados na memória.
Um detalhe importante: O sensor CCD é padrão nas câmeras, mas existem algumas câmeras mais antigas e de baixo custo que usam um dispositivo chamado CMOS. Este dispositivo (chip) tem qualidade inferior ao CCD, o CCD consegue captar as cores com maior precisão ficando mais próximo do real. O CMOS também é muito usado em Webcams, a mesma dica vale para elas, procure sempre com CCD. Porém hoje em dia já estão sendo feitas pesquisas para melhorar a qualidade dos sensores CMOS, pois estes consomem muito menos energia comparados com os CCDs, já é possível encontrar sensores CMOS de qualidade igual, se não, maior que os CCDs, porém não nas câmeras mais baratas, normalmente nas profissionais).
Quanto maior for o sensor melhor será a qualidade da foto e melhores serão as possibilidades de ajustes sem perda de qualidade, um Sensor CCD de 1/2,7” em uma câmera de 3.2MP consegue tirar fotos excelentes com ISO 100, boas com ISO 200, porém a qualidade já fica depreciada em ISO 400 ou maiores começando a aparecer muitos ruídos na imagem.
Outro detalhe fica em relação a quantidade de megapixels da câmera, pois um Sensor de 1/2,7” é o suficiente para câmeras de até 3.2MP mas para câmeras com 4MP ele já começa a dever em qualidade e a quantidade de ruídos gerados também é maior. O ideal para um câmera de 4MP seria um sensor de 1/2,5” acima disso é recomendado o uso de sensores de 1/1,8” ou maiores. A grande fama das câmeras Canon A510 e Canon A95 (substituída agora pela A610) deve-se em parte pela utilização de sensores maiores que o mínimo recomendado, a Canon A510 usa um sensor de 1/2,5” para seus 3,2MP e consegue com isso tirar fotos excelentes com até ISO 200 e a Canon A95/A610 usam sensores de 1/1,8” e conseguem capturar imagens muito boas inclusive com ISO 400.
Preste muita atenção na hora de comprar uma câmera, a escolha de uma câmera boa deve partir diretamente pelo sensor, por que se ele for muito pequeno para a quantidade de MP ou for de baixa qualidade, não tem milagre que resolva, as fotos vão sair com uma qualidade inferior. Então quando for comprar a sua câmera sempre que possível pesquise ou se não de uma olhada no manual dela para saber o tamanho do sensor da mesma, se não vai acabar com fotos muito ruidosas.
- Flash
Externo
As câmeras mais sofisticadas possuem um conector para encaixar o flash externo, que tem alcance bem maior do que o embutido, algo em torno de 10 metros de distancia. Inteligente, o conector dispara o flash na hora certa.
Embutido
Praticamente todas as câmeras digitais possuem flash embutido, com alcance médio de 3 metros de distancia do assunto. Em distancias maiores, pode esquecer. É comum o flash embutido vir embutido do recurso redutor de olhos vermelhos. Deixe o redutor e o flash automático ligado em ambientes mal iluminados, a câmera é suficientemente inteligente para medir a luz e disparar o flash conforme for necessário. Mas sempre procure dar preferência a luz natural.

Conclusão
Bater fotos decentes (no mínimo) é muito mais do que muitos imaginam: “apertar o botão”, é toda uma estratégia contra a natureza, na qual você precisa escolher o melhor custo/beneficio para sua fotografia. Talvez, às vezes valha mais a pena sacrificar alguma qualidade a acabar com um monte de fotos tremidas, e é um jogo constante, que você precisa jogar para acabar com boas fotos.

Espero ter contribuido com todos vcs.
abraços do towin

Leo - Beethoven
10/09/2007, 09:28
Towin,

Boas informações, principalmente pra quem quer entender um pouco mais sobre a tecnologia digital.

Abs.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
11/09/2007, 09:46
Towin,

Boas informações, principalmente pra quem quer entender um pouco mais sobre a tecnologia digital.

Abs.

Pessoal... eu tive grandes problemas com fungos nas lentes, chegando mesmo a perder algumas.
Resolvi isso mandando construir uma caixa de vidro e alumínio numa oficina de esquadrias metálicas (vejam as fotos). Dentro da caixa coloquei uma lâmpada fluorescente que mantenho sempre acesa. A lâmpada não chega a aquecer o ambiente, apenas o mantém seco e iluminado (lâmpadas azuladas para aquário são melhores).
Tenho também alguns saquinhos de sílica. As câmeras são guardadas com as objetivas destampadas (algumas com as objetivas fora do corpo).
Uso isso há cerca de 17 anos e nunca mais tive fungos nas lentes.
Nas fotos:
1 e 2 - a caixa aberta
3 - a caixa fechada. A caixa que se vê acima é uma esterilizadora obsoleta com lâmpada de UV, que servia a um dentista. Pode ser encontrada em brexós. Já a usei para tirar fungos das lentes de alguns amigos (quando não estão muito comprometidas). Simplesmente deixo a objetiva voltada a luz (UV) por uns dias até desaparecerem os fungos.

Leo - Beethoven
11/09/2007, 10:10
Tho, muito legal essa dica !!! E muito importante tbém, pois fungos são os maiores vilões das lentes fotográficas. Não das lentes em si que são basicamente de vidro (cristal), mas do revestimento das lentes (coating) que é tem em sua composição material orgânico que acaba servido de alimento para os fungos. Uma vez que os fungos se instalam, a partir de um certo nível de proliferação, adeus objetivas.

Lembro de ter lido a muito tempo atrás na coluna técnica da revista americana Popular Photography, um leitor perguntou ao colunista qual seria a melhor maneira de se evitar o surgimento de fungos em suas lentes. Esperava ali ler a resposta milagrosa para o vilão dos problemas com fungos e ele respondeu basimente: "A melhor forma se evitar o surgimento dos fungos é utilizando o seu equipamento constantemente.", ou seja, tratem de tirar muitas fotografias, postem o resultados por aqui e nunca terão problemas com os fungos.

Abs.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/09/2007, 00:51
Tho, muito legal essa dica !!! E muito importante tbém, pois fungos são os maiores vilões das lentes fotográficas. Não das lentes em si que são basicamente de vidro (cristal), mas do revestimento das lentes (coating) que é tem em sua composição material orgânico que acaba servido de alimento para os fungos. Uma vez que os fungos se instalam, a partir de um certo nível de proliferação, adeus objetivas.

Lembro de ter lido a muito tempo atrás na coluna técnica da revista americana Popular Photography, um leitor perguntou ao colunista qual seria a melhor maneira de se evitar o surgimento de fungos em suas lentes. Esperava ali ler a resposta milagrosa para o vilão dos problemas com fungos e ele respondeu basimente: "A melhor forma se evitar o surgimento dos fungos é utilizando o seu equipamento constantemente.", ou seja, tratem de tirar muitas fotografias, postem o resultados por aqui e nunca terão problemas com os fungos.

Abs.

É isso mesmo, Leo... utilização. Mas o cuidado em guardar as máquinas fora dos estojos e com as lentes expostas à luz também ajuda (só não pode deixar sob o sol quente). Ao primeiro sinal de fungo é melhor expor as objetivas aos raios ultra-violeta.
A poeira é outro inimigo das lentes (e câmeras) e o cuidado com a limpeza das mesmas é primordial. Na minha caixa (que parece uma vitrine de salgadinhos) o material fica protegido do pó...
Para câmeras que usam pilhas ou baterias, as mesmas devem ser retiradas (e substituidas) se forem guardadas por períodos prolongados. Guardar o equipamento dentro do estojo também prejudica porque favorece a proliferação dos fungos. Mas isto não é novidade para você... só queria lembrar aos que acessam este tópico sobre esses detalhes. Ninguém precisa de ter uma caixa como a minha, basta colocar a câmera (sem estojo e com objetiva exposta á luz) dentro de uma cristaleira, por exemplo.

Leo - Beethoven
12/09/2007, 10:45
É isso mesmo, Leo... utilização. Mas o cuidado em guardar as máquinas fora dos estojos e com as lentes expostas à luz também ajuda (só não pode deixar sob o sol quente). Ao primeiro sinal de fungo é melhor expor as objetivas aos raios ultra-violeta.
A poeira é outro inimigo das lentes (e câmeras) e o cuidado com a limpeza das mesmas é primordial. Na minha caixa (que parece uma vitrine de salgadinhos) o material fica protegido do pó...
Para câmeras que usam pilhas ou baterias, as mesmas devem ser retiradas (e substituidas) se forem guardadas por períodos prolongados. Guardar o equipamento dentro do estojo também prejudica porque favorece a proliferação dos fungos. Mas isto não é novidade para você... só queria lembrar aos que acessam este tópico sobre esses detalhes. Ninguém precisa de ter uma caixa como a minha, basta colocar a câmera (sem estojo e com objetiva exposta á luz) dentro de uma cristaleira, por exemplo.

Tho, achei essas dicas muito legais. Apesar de ser claro pra mim, pra muitos aqui com certeza será de grande valia.

Abs.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/09/2007, 11:45

Então você vai gozar!...

Leo... gozou?!...

Alexandre Zocrato
12/09/2007, 14:30
Leo... gozou?!...

?????? Onanismo internáutico?:shock:

Leo - Beethoven
12/09/2007, 17:14
Tho, eu não vou dizer muito por aqui e vc sabe pq.
Mas pra mim foi uma emoção muito grande ter uma câmera dessas nas mãos....acabou de chegar. Além de ser um modelo fantástico, mas a emoção foi por conta da história que essa câmera deve ter tido ao longo dos anos.

Prometo cuidar bem dela.

Abs.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/09/2007, 22:20
Tho, eu não vou dizer muito por aqui e vc sabe pq.
Mas pra mim foi uma emoção muito grande ter uma câmera dessas nas mãos....acabou de chegar. Além de ser um modelo fantástico, mas a emoção foi por conta da história que essa câmera deve ter tido ao longo dos anos.

Prometo cuidar bem dela.

Abs.

De fato tem história Leo, e eu sei que você vai cuidar dela. Por aqui estava condenada ao lixo, já que ninguém mais aprecia essas 'velharias'. Assim só estou proporcionando uma sobrevida para algo que usei e apreciei.
É tudo, meu e você merece bem mais.
Abraço

Alexandre Zocrato
13/09/2007, 01:11
De fato tem história Leo, e eu sei que você vai cuidar dela. Por aqui estava condenada ao lixo, já que ninguém mais aprecia essas 'velharias'. Assim só estou proporcionando uma sobrevida para algo que usei e apreciei.
Abraço

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo:

Ricardo Bambhoo
13/09/2007, 09:37
Antonio, to meio atrazado na resposta mas ai vai. Isto foi feito por configuração da máquina que é uma Canon eletronica. Ela pode fazer 1, 2, 3 e acho que até 10 exposições no mesmo fotograma. Não posso afirmar, mas acho que a sua de alguma forma tb faz isto. Vai ter que fuçar nela ate descobrir como...:?:
[]'s

Leo - Beethoven
13/09/2007, 10:00
Abraço

Meu amigo, ontem passei horas com ela a noite desvendando todos os comandos. Apesar de antiga, o modelo já possuia até temporizador para disparo remoto. Sem contar que a lente de 50mm é uma das mais claras que existem, mesmo nos dias de hj.
A minha forma de retribuir será postar aqui uma fotos que farei com ela, mas não quaisquer fotos.....vou mostrar do que ela é capaz efetivamente.

Inclusive como o Ricardo disse, apesar desse modelo não possuir dupla exposição, já vi uma forma de fazer isso com ela, sem muito trabalho.

Abs.

Murillus
13/09/2007, 13:43
Pela primeira vez consegui um tempinho e fui à Pedra Grande /Atibaia.
Duas fotos tiradas de uma cybershot.
Muito legal lá, mas tava rolando a maior queimada na vegetação em volta.

abs.

Gustavão,

Vou postar essas fotos só pra te deixar na saudades da terrinha...

Este é o caminho da Barra do Cauipe em Cumbuco...

Pai do Pedro
13/09/2007, 20:14
Gustavão,

Vou postar essas fotos só pra te deixar na saudades da terrinha...

Este é o caminho da Barra do Cauipe em Cumbuco...

Valeu pela força Murillo.

No feriadão de 12/10 vou estar por aí e vou dar um jeito de dar uma fugidinha pros cataventos ou o onde quer que seja...:D
Grande abraço.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
13/09/2007, 22:23
Meu amigo, ontem passei horas com ela a noite desvendando todos os comandos. Apesar de antiga, o modelo já possuia até temporizador para disparo remoto. Sem contar que a lente de 50mm é uma das mais claras que existem, mesmo nos dias de hj.
A minha forma de retribuir será postar aqui uma fotos que farei com ela, mas não quaisquer fotos.....vou mostrar do que ela é capaz efetivamente.

Inclusive como o Ricardo disse, apesar desse modelo não possuir dupla exposição, já vi uma forma de fazer isso com ela, sem muito trabalho.

Abs.

Eu sabia que você ia descobrir isso tudo. Repare no ponteiro do fotômetro, ajuste o botão para a sensibilidade do filme e pode confiar. Essa foto do anexo foi tirada com ela na Rondônia em 75 (aí está 'scaneada'). De Angola sobraram muito poucas, a maioria se perdeu. Eu sei que ela está em boas mãos... e fico feliz por isso.

Leo - Beethoven
14/09/2007, 15:42
Eu sabia que você ia descobrir isso tudo. Repare no ponteiro do fotômetro, ajuste o botão para a sensibilidade do filme e pode confiar. Essa foto do anexo foi tirada com ela na Rondônia em 75 (aí está 'scaneada'). De Angola sobraram muito poucas, a maioria se perdeu. Eu sei que ela está em boas mãos... e fico feliz por isso.

Tho, eu já até calibrei o fotômetro. Tenho aqui um cartão cinza da Kodak e uma lâmpada D65 (Luz solar) e um fotômetro da Gossen....tava com meio ponto fora, ou seja, absolutamente nada, mas deixei zerado. Limpei as lentes e as lamelas do obturador e do diafragma que não estão travando mais. Lubrifiquei as sedes das baionetas de foto e abertura e agora está que é uma seda.....
Em breve vc vai ver aqui umas fotos com ela...garanto que vou fazer vc lembrar de muita coisa....hehehe...só não vale chorar :mrgreen:

Muito legal essa foto. Se estivesse com a sua boina, seria o Tche e não o Tho....hehehe....agora que eu percebi o parônimo....

Abs.

Pai do Pedro
27/09/2007, 13:42
E aí pessoal,

Fiz uma viagem de campo ao longo da foz do rio São Francisco e não conseguia parar de fotografar....
vou postar algumas aqui.

Série macro:

Pai do Pedro
27/09/2007, 13:45
Série Velho Chico...

Pai do Pedro
27/09/2007, 13:48
Outras fotos....

Leo - Beethoven
27/09/2007, 14:18
Tava sumido Pai do Pedro ? Mas pelo jeito valeu a pena, as fotos ficaram excelentes !!!

Abs.

Ricardo Bambhoo
27/09/2007, 18:54
Tava sumido Pai do Pedro ? Mas pelo jeito valeu a pena, as fotos ficaram excelentes !!!

Abs.
e pelo visto voltou fervendo. boas fotos.:palmas:
[]'s

itamar.vieira
27/09/2007, 19:39
Pai do Pedro,

ficaram muito boas !
Só a do morcego, fugiu da média excelente, mas valeu pelo registro.
As P&B estão com cara de ensaio.
A que mais gostei foi a do trabalhador com a pá.
Pena que faltou um pouquinho de exposição.

Será que não consegue puxar um pouquinho no PSP ?

Parabéns !

[ ]s

Pai do Pedro
28/09/2007, 00:31
Pai do Pedro,

ficaram muito boas !
Só a do morcego, fugiu da média excelente, mas valeu pelo registro.
As P&B estão com cara de ensaio.
A que mais gostei foi a do trabalhador com a pá.
Pena que faltou um pouquinho de exposição.

Será que não consegue puxar um pouquinho no PSP ?

Parabéns !

[ ]s

Olá Itamar...
Pois é, a do morcego não conta. Serve só como curiosidade. Tirei 1000 fotos pra pegar ele com as asas abertas e ainda cortei bastante essa foto pra ficar o detalhe. O trabalhador da pedreira tenho uma foto mais definida mas confesso que gostei mais dessa postada anteriormente.
aí vai a foto com exposição mais adequada.
Abs.

Pai do Pedro
28/09/2007, 00:37

Abs.

E aí Leo, beleza?
É, depois que voltei vi que muita água rolou debaixo dessa ponte chamada Matrix.
É isso aí, estamos aí......
Ricardo, valeu pela força. Isso só incentiva a gente a tirar mais fotos.
Grande abraço.

Ricardo Bambhoo
28/09/2007, 07:35
E aí Leo, beleza?
É, depois que voltei vi que muita água rolou debaixo dessa ponte chamada Matrix.
Ricardo, valeu pela força. Isso só incentiva a gente a tirar mais fotos.
Grande abraço.
Pois é ! eu estou precisando voltar as ativas. to precisando tb recolher todo material que tenho aqui que tá tudo espalhado. tenho muita coisa boa que ficou so em contato. qd penso nisto dá vontatde de chorar :( ... preciso ampliar as melhores que tenho. e são muitas...

[]'s

Leo - Beethoven
28/09/2007, 09:01
E aí Leo, beleza?

Pois é meu amigo...realmente, vc fica um tempo fora e passa mais água por aqui que lá na foz do Velho Chico, que aliás, não sei se esteve por lá, mas está uma calamidade.....da última vez que fui lá, estava completamente assoriada.....e ainda falam em projeto de transposição das águas.....só que esteve efetivamente no Velho Chico irá entender por que esse projeto precisa ser revisto e muito melhor planejado.....e depois os alieanados aqui, chama o Padre que faz jejum (contra o projeto) de maluco....
E aí, ainda Campinas eu já está de volta a terrinha ?

Pois é ! eu estou precisando voltar as ativas. to precisando tb recolher todo material que tenho aqui que tá tudo espalhado. tenho muita coisa boa que ficou so em contato. qd penso nisto dá vontatde de chorar :( ... preciso ampliar as melhores que tenho. e são muitas...

Estou exatamente como vc....muito material e pouco tempo pra organizar tudo, scanear, tenho tantos slides, negativos, e em papel que chega a dar medo...hehehe....
Mas estou bolando algo novo pra deixar esse tópico bombando de novo.

Abs a todos.

itamar.vieira
28/09/2007, 10:03
Olá Itamar...
Pois é, a do morcego não conta. Serve só como curiosidade. Tirei 1000 fotos pra pegar ele com as asas abertas e ainda cortei bastante essa foto pra ficar o detalhe. O trabalhador da pedreira tenho uma foto mais definida mas confesso que gostei mais dessa postada anteriormente.
aí vai a foto com exposição mais adequada.
Abs.

... é verdade. Uma outra idéia seria fechar de vez, deixando o trabalhador quase que como uma silhueta :pensativo:

Tomei a liberdade :oops:

[ ]s

Robinho da Jaguatirica
29/09/2007, 12:20
Prezados amigos,

Pela primeira vez me sinto à vontade em postar uma foto que tirei ontem, por volta das 22:00 hs, da cobertura de um amigo, digo que é a primeira vez que me sinto à vontade exatamente pela qualidade do tópico, venho adquirindo nobres conhecimentos com as verdadeiras aulas aqui postadas. :palmas:
Tirei essa foto com uma sony h5 sem tripé, possuo também uma cânon EOS300, e ainda uma vovó Zenit, uso as 3 normalmente no trabalho, sou perito avaliador, sempre com fotos de muito boa qualidade, apesar do fotógrafo ainda estar aprendendo.:oops:
Espero que gostem, fiquem à vontade quanto às críticas, que sempre são construtivas.:dance:

Forte abraço a todos!

Pai do Pedro
29/09/2007, 19:05
Prezados amigos,

Espero que gostem, fiquem à vontade quanto às críticas, que sempre são construtivas.:dance:

Forte abraço a todos!

Olá Trojão, com essa foto não tenho nenhuma crítica apenas elogios!!!
:palmas:
Só me diz uma coisa: como vc conseguiu tirar essa foto sem tripé?

Outra coisa, aqui toda foto é válida. Pois o importante é fazer amigos e trocar informações
Abs.

Robinho da Jaguatirica
30/09/2007, 10:25
Só me diz uma coisa: como vc conseguiu tirar essa foto sem tripé?

Caro Pai do Pedro,

Acho que já me acostumei a tirar fotos sem o tripé (nunca comprei mesmo), normalmente tiro fotos em macro, próximo ao zoom máximo de micro-fissuras em paredes (trincas) dos imóveis que avalio, colo os braços ao corpo e brinco de estátua (rs) aí dá pra focar e tirar noma boa, claro que para essa foto da lua teve o artifício na H5 que atenua as tremidas, só saiu boa mesmo na 3º tentativa, estou postando as 2 primeiras pra você perceber as diferenças. Umas 5 brejas no coco também dão uma forcinha!
Forte abraço!

Leo - Beethoven
01/10/2007, 09:15
Umas 5 brejas no coco também dão uma forcinha!

Tem remédio de mal de parkinson tbém....:mrgreen:...mas eu prefiro essa solução :concordo:

Sabio era Jânio "tomava todas" Quadros....hehehe

Abs

Natanael Junior
05/10/2007, 17:43
Dias e dias lendo este fantástico tópico.
Embora não tenha conseguido tirar as imagens do navio a caminho da Rússia da cabeça (MUITO LEGAL!!) e ainda esteja aprendendo sobre fotografias, muito humildemente coloco algumas fotos de plantas e bichos que tirei recentemente.
Aos mestres de plantão, sintam-se a vontade para xingar, dar pitacos, dicas, etc.
Ao amigo Léo Gouveia: Um dia eu chego lá!!

Abraço

Natanael Junior
05/10/2007, 18:17
não foram os anexos...

Natanael Junior
05/10/2007, 18:28
agora acho que vão...
1ª foto - Tigor - Jardim Zoológico de Brasília - Sony 717
2ª foto - Brabuleta -Jardim Zoológico de Brasília - Sony 717
3ª foto - Pose do pequeno - Fazenda Gado Bravo - Nikon D200
4ª foto - Gatuno - Fazenda Gado Bravo - Nikon D 200
5ª foto - Cai a tarde - Fazenda Gado Bravo - Nikon D 200

Leo - Beethoven
05/10/2007, 19:14
Seja bem vindo ao tópico. Como vc viu tem muita informação por aqui mesmo. É leitura de monte, mas no final vale a pena.
De equipamento vc está bem, e sabe vizualizar bem a luz, mas está lhe faltando o "mais fácil", digo assim pq não depende de equipamento de nada, mas de educar a mente para a fotografia....falo da nossa velha amiga composição.
Vou lhe dar um exemplo: Tomei a liberdade de pegar uma foto sua no link que vc colocou e fiz uma edição básica, mas não alterei nada na foto que não fosse montagem (dimensões), veja a diferença da sua foto original e diga aqui a impressão que lhe causou...
Aproveite pra postar essa foto original pro pessoal poder comparar as diferenças, pq acho que o link vc editou....

Abs.

Natanael Junior
06/10/2007, 08:16
Valeu!
A foto da arara melhorou um bocado depois das mudanças! Vou caçar aqui no tópico e nuns livros da minha irmã (uma entusiasta da FM2 Nikon) mais dicas de composição.
O link tava truncando, por isso editei.
Agora acho que melhorou...
Todas as fotos ali foram tiradas antes de ler esse riquíssimo tópico... As de estátua, então, tenho certeza que hoje eu tiraria de outras formas.
Vai aí a foto da arara no original.
[]

http://picasaweb.google.com/todatrilha

NeMéZiO
06/10/2007, 16:03
Olá pessoal.
Aproveitando a seção “Animal Planet” estou enviando algumas fotos tiradas recentemente. No nosso Fotoblog existem outras.

Leo - Beethoven
07/10/2007, 11:45
Natanael, composição é educação da visão e cérebro. Existem algumas receitase dicas pra começar, como a regra dos terços. Mas toda regra tema sua exceção tbém...

Nemézio, boas fotos !! E bem vindo ao tópico. Aproveita e conta a história por trás dessas fotos aí...

Abs.

Natanael Junior
08/10/2007, 13:15
Nemézio, que mico!
hehe.
Excelentes fotos!
[]

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/10/2007, 13:57
Estou postando 2 fotos que tirei na Trilha do Mel, Novo Hamburgo-RS, neste último fim de semana.

São fotos que se destacam pelo momento do clique.

Acredito que a última foto resume a máxima - Tá ruim, mas tá bom.

Abraço a todos.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/10/2007, 14:00
A continuação da foto.

Essa resume outra máxima - Zequinha só se f...

Heheheh

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
08/10/2007, 14:01
Tá ai a foto.

Murillus
08/10/2007, 16:05
... Essa resume outra máxima - Zequinha só se f...

kkk :concordo:

Leo - Beethoven
08/10/2007, 18:14
Chuck, boas fotos !!

Aliás, faltavam fotos assim para abordarmos um tema dentro da fotografia que os gringos chamam de "Candid Photos"....que não tem nada haver com a marca famosa (pelo menos em SP) de água sanitária (cloro). A "tradução" mais próxima seria photos divertivas, ou aquelas que mostram algo divertido de uma maneira natural....
A do Vitara Branco na água é um clássico nisso....o "tema" do "me ferrei" muito bem isolado na foto, e mesmo cortando tudo ao redor, só mostrando a porta do veículo e o sujeito lavando as mãos já demonstra (conta a história) completa da situação.

Abs.

PS: Poderiam aparecer mais dessas por aqui pra nos divertirmos as custas da desgraça alheia....hehehe

NeMéZiO
08/10/2007, 19:16
Olá pessoal. Obrigado pelos elogios.
Sempre gostei de fotografar e com a prática do off-road os temas se diversificaram.
Esses Sagüis foram fotografados com o zoon máximo da Sony H7 durante passeio com o pessoal do Jipe Clube à Foz do Rio São Francisco.
Eles estavam em uma árvore na pousada em que ficamos hospedados. Por serem animais agitados foi preciso agilidade para acompanhar seus movimentos.
Abaixo vai algumas fotos tiradas em recente viagem para Argentina, Uruguai e Chile. As fotos abaixo foram feitas em Santiago.

NeMéZiO
08/10/2007, 19:22
Foto 1 - Vista aérea da Cordilheiras dos Andes.
Foto 2 - Vale Nevado-Chile
Foto 3 - Buenos Aires.
Foto 4 - Buenos Aires.
Foto 5 - Delta do Rio Tigre - Proximidades de Buenos Aires.

NeMéZiO
08/10/2007, 19:30
Foto 1 - Troca da Guarda - Santiago
Foto 2 - Cordilheiras dos Andes
Foto 3 - Montevidéo - Uruguai
Foto 4 - Senor Tango - Buenos Aires
Foto 5 - Casarão em Valparaiso - Chile

Murillus
09/10/2007, 14:46
... Abaixo vai algumas fotos tiradas em recente viagem para Argentina, Uruguai e Chile. As fotos abaixo foram feitas em Santiago.

muito boas esta tuas fotos...

Leo - Beethoven
18/10/2007, 17:25
Estou postando agora um série de pontos tradicionais aqui de Sampa.
As fotos foram tiradas com um V-Tessa da Voightländer, além de ser uma raridade, esse máquina especificamente deve ter mais história pra contar que todos nós aqui juntos...

1- Monumento as Bandeiras de Victor Brecheret
2- Vale do Anhamgabaú - Com o Edifício Banespa ao fundo
3 - Mercado Municipal da Cantareira - Mercadão
4 - Lojinha de Azeite no Mercadão
5 - "Barraquinha" do Mercadão

Murillus
18/10/2007, 17:45
Fotos de trilhas...

Zepi
18/10/2007, 18:19
também entro nessa....

NeMéZiO
18/10/2007, 19:37
Leo - Beethoven.
Tenho uma foto do Mercadão parecida com a sua.
Veja só.

Leo - Beethoven
19/10/2007, 07:55
Leo - Beethoven.
Tenho uma foto do Mercadão parecida com a sua.
Veja só.

Bom ângulo esse. :concordo:

NeMéZiO
21/10/2007, 18:27
Esse final de semana fomos para uma trilha em Aracajú-SE. Vejam algumas fotos.
A cidade da foto 1 é Propriá-Se, na margem do Rio São Francisco.

arlei_vitara
24/10/2007, 13:36
Galera da foto,

Para movimentar um pouco o tópico, após um looooongo "inverno fotográfico e fora-estradístico" tô postando algumas fotos de um passeio recente pela Serra Gaúcha. Todas as fotos foram tiradas com uma Sony S-90, na região entre Caxias do Sul e Gramado.

1 - casa antiga, estilo colonial italiano, no interior de Caxias do Sul;
2 - vila da Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias;
3 - araucárias no caminho;
4 - meu Vitarinha sobre a ponte do rio Caí, interior de Gramado;
5 - ponte sobre o rio Caí, interior de Gramado

Abraços,

arlei_vitara
24/10/2007, 13:40
Esta eu não gostei :pensativo: :pensativo: :pensativo: .................além do poste que não quis sair da frente para tirar a foto :mrgreen: ainda a torre da igreja ficou "inclinada"..............efeito estranho, pois a foto tá nivelada, pela referência do poste por exemplo...........
Mestres de plantão, alguma dica de o que fazer para diminuir, ou evitar, este efeito que acredito seja motivado por distorção da lente ou ângulo da foto ????

Murillus
24/10/2007, 16:18
em P&B... sempre fica show...

nanito
12/11/2007, 15:18
Esta eu não gostei :pensativo: :pensativo: :pensativo: .................além do poste que não quis sair da frente para tirar a foto :mrgreen: ainda a torre da igreja ficou "inclinada"..............efeito estranho, pois a foto tá nivelada, pela referência do poste por exemplo...........
Mestres de plantão, alguma dica de o que fazer para diminuir, ou evitar, este efeito que acredito seja motivado por distorção da lente ou ângulo da foto ????
Muda o ângulo da foto, hehehehe!!

Por acaso essa foto da igreja vc tirou na br-116 próximo àquelas cidadezinhas que vem antes de Nova Petrópolis!?

arlei_vitara
12/11/2007, 15:25
Não.................esta igreja fica em Pinhal Alto, interior de Nova Petropolis, entrando à direita em Picada Café, esta sim na BR-116.

[ ]s,

itamar.vieira
28/11/2007, 12:11
Seguem algumas fotos feitas em Macaé de Cima - RJ para manter o tópico sempre vivo !

Essa das margaridas eu não gostei da composição.
Já tentei reenquadrar, mas não cheguei a nenhuma composição que me agradasse.

Segue também o link pro Flickr: http://www.flickr.com/photos/itamar-vieira/sets/72157602472046413/

[ ]s

arlei_vitara
28/11/2007, 12:18
Itamar,

Finalmente movimento no tópico que tava meio "moribundo"..............A foto da preguiça ficou 10 :palmas: :palmas:

Gostei muito da foto do riacho tbém.

[ ]s,

itamar.vieira
28/11/2007, 12:19
Arlei,

vc. usou que distância focal nessa foto da torre inclinada ?

[ ]s

arlei_vitara
28/11/2007, 13:26
:putz:

Itamar, estava usando a câmera em modo auto, com a distância focal no mínimo de zoom , ou seja mais para grande angular do que para tele. Se não me engano, minha câmera (Sony S-90) têm dist. focal mínima equivalente 38mm.

Boa dica, pode ter sido isto mesmo, me preocupei em reduzir a distância focal para enquadrar o máximo possível da igreja da distância que eu estava........... :pensativo:

Será que é isso mesmo ????

[ ]s,

Leo - Beethoven
28/11/2007, 15:06
Que bom que deram um up por aqui. :concordo:

Boa dica, pode ter sido isto mesmo, me preocupei em reduzir a distância focal para enquadrar o máximo possível da igreja da distância que eu estava........... :pensativo:

Será que é isso mesmo ????

A idéia é essa mesmo. :concordo:
Uma dica, se quiser profundidade de campo (foco em todas as distâncias) o ideal é usar abaixo de 50mm de distância focal (isso para câmeras 35mm ou o equivalente para as digitais, pois é o 1:1), ou seja como se a lente fosse grande agular. Se quiser desfocar tudo atrás do objeto o melhor é usar a tele (acima dos 50mm). As lentes Zoom hoje tem graduação de distância focal e essa regra geral ajuda muito.
Mais fácil e rápido que fazer contas, usar tabelas, ou contar com a sorte.

Abs,

itamar.vieira
28/11/2007, 19:38
Arlei,

não sou profundo conhecedor deste modelo, mas toda lente tem um grau de distorção, principalmente em objetos com linhas retas acentuadas e de baixo para cima, exatamente como é o caso da Igreja.
E quanto menor a distância focal, mais evidente é o efeito.
O Leo - Beethoven deu uma dica (vide pág. 28/29 deste tópico) de um software que é show de bola para corrigir esse tipo de distorção.

Pena que é caro :(

Mas a demo vale a diversão !

[ ]s

Ricardo Bambhoo
29/11/2007, 09:50
Arlei,

não sou profundo conhecedor deste modelo, mas toda lente tem um grau de distorção, principalmente em objetos com linhas retas acentuadas e de baixo para cima, exatamente como é o caso da Igreja.
O Leo - Beethoven deu uma dica (vide pág. 28/29 deste tópico) de um software que é show de bola para corrigir esse tipo de distorção.

[ ]s
a inclinação ocorre principalmente nos cantos da foto e é mais observada quando se utilizam lentes do tipo 28mm, 30 e poucos mm...
[]'s

Leo - Beethoven
29/11/2007, 11:20
Arlei,

[ ]s

Todo mundo chama esse efeito de distorção, inclusive eu, mas o certo...certo mesmo é um efeito de óptica. Como vc está muito perto do objeto e quer que ele caiba inteiro na foto (como se estivesse longe) vc precisa usar mesmo uma grande angular, como a distância focal dessas lentes são curtas, a imagem é formada em toda a curvatura da lente, daí o efeito.
Existem as lentes Tilt 'n Shift (caras pra KCT) que são usadas principalmente em fotos de arquitetura e corrigem o efeito. É uma lente seguida da outra e que vc pode desco-las entre si, como existem duas delas e vc ainda pode ajustar, vc consegue encotrar um ponto em que o efeito da primeira é anulado pela segunda. Aí fica perfeito.

Aquele demo do software é legal pq não interfere na qualidade, cor, brilho da imagem, ele apenas usa essa regra da "distorção" para cancela-la.
Eu uso esse, mas com certeza deve ter sharewares por aí....

Abs.

arlei_vitara
05/12/2007, 12:09
Galera da fotografia,

Algumas imagens feitas no último final de semana, no litoral do RS :

1e 2 - naufrágios na costa;
3 - Farol da Solidão;
4 - Farol de Mostardas;

[ ]s,

arlei_vitara
05/12/2007, 12:12
Pessoal,

Mais algumas imagens do passeio do final de semana, na Lagoa do Peixe em Mostardas - RS:

[ ]s,

Pai do Pedro
05/12/2007, 12:40
Pessoal,

Mais algumas imagens do passeio do final de semana, na Lagoa do Peixe em Mostardas - RS:

[ ]s,

Pô pessoal, tá muito legal ver a galera tirando as fotos e vindo postar aqui. É isso aí, é fotografando que a gente aprende.
Ricardo, pela mudança de avatar suponho que chegou um novo integrante na família, parabéns!!!
Aquelas fotos que tinha tirado na foz do Rio São Francisco agora estão no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=bFrx8HBWVPE

Abs.

offroad
05/12/2007, 13:38
minha contribuicao....
fotos tiradas de um parque nacional, museu e corrida de dragster com uma sony 7.2

Ricardo Bambhoo
14/12/2007, 08:17
K7 ! que altitude é esta ? 8 mil e lá vai fumaça ?
este corvo parece que tava la esperando pra ser clicado. show de bola...
[]'s

Ricardo Bambhoo
14/12/2007, 08:20
Pô pessoal, tá muito legal ver a galera tirando as fotos e vindo postar aqui. É isso aí, é fotografando que a gente aprende.
Ricardo, pela mudança de avatar suponho que chegou um novo integrante na família, parabéns!!!
Aquelas fotos que tinha tirado na foz do Rio São Francisco agora estão no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=bFrx8HBWVPE

Abs.
chegou sim ! e já chegou sendo clicado - e do celular... veja o reflexo da vitrine...
valeu !
[]'s

Murillus
14/12/2007, 15:37
chegou sim ! e já chegou sendo clicado - e do celular... veja o reflexo da vitrine...
valeu !
[]'s

Parabens... esta com certeza vai ser a sua melhor foto... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Ricardo Bambhoo
28/12/2007, 21:33
saca só , galera ! minha última do photoshop:
[]'s

Ricardo Bambhoo
27/01/2008, 12:45
Depois que inventaram celular com camera fiucou tudo muito fácil...
Fotos tiradas na Associação dos ex-combatentes do Brasil, em Santo André:
observem o farol de milha na foto 1. familiar, né ! Será que é da epoca de 1943 ou é coisa do pós-guerra ?

[]'s

Ricardo Bambhoo
27/01/2008, 12:49
mais algumas...
[]'s

brandtoffroad
11/02/2008, 19:45
Também trnho algumas fotos de JIPES/TRILHAS/PAISAGENS e outros no meu endereço do Flickr.
Ainda estou atualizando...
Se alguém tiver cadastro no Flickr, favor me adicionar!

As fotos mais antigas tiradas com câmeras amadoras ( HP, Fuji Film )
As mais recentes NIKON D40 e Canon EOS

http://www.flickr.com/photos/matbrandt/

ABS

espeleo10
13/02/2008, 12:24
Jalapão 2008!

Espero que gostem!

Abraço

Jean

GBarros
13/02/2008, 12:53
Essas são Niquelandia-GO, necessariamente no lago da serra da mesa. Pra quem gosta de pescar, é uma boa pedida, êêttaaa marzão do goiás, rs..

alexvale2001
13/02/2008, 13:17
Essa fotos foram tiradas no Caminho da Luz que fiz o ano passado (a pé). Em média 30 km/dia por 7 dias.

Se não me engano pode ser feito de bike tb e tem vários estradões pra quem vai de carro.

inte...

mapuche
13/02/2008, 13:21
Dica muito importante para a foto no. 2: a regra dos terços :arrow:
- Imagine a fotografia já no papel revelada. Agora imagine que você cortou com uma tesoura a fotografia em três partes iguais cortando-a na horizontal. Você acaba de seprar a foto em três terços, ok ?
Sempre que a fotografia for composta por um cenário claramente dividido pela linha do horizonte (terra/ceu, mar/montanha, mar/céu, etc...) faça o enquadramento sempre dispondo a "linha do horizonte" ou na parte do "terço superior" ou na parte do "terço inferior", nunca coloque-a no "terço do meio". E se não existir esta linha do horizonte, enquadre o "assunto" da mesma forma, ou no "terço superior" ou no "terço inferior".
A foto 1 por exemplo, está com a linha do horizonte no "terço superior" com um ótimo enquadramento...
[]'s
........VIXI EU SO NO CELULAR ..........POSTAR NEM PENSAR.......:mrgreen:

mapuche
13/02/2008, 13:35
NOOOOOSSSSAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!

Só tem profissional.

Caralho!!!!!!!!
E NOS SO NO CELULAR.........MELHOR NEM FALAR:oops::mrgreen:

FlavioLouveira
13/02/2008, 15:26
Vou me atrever e colocar umas fotos aqui no meio de tantos feras...

As fotos estao em resolução menor, as originais foram tiradas com uma Casio de 8 megas.

Fotos do Parque das Emas, muito bonito lá

Tem foto de um cateto, de um pica-pau amarelo, do rio formoso, dos buritis e de uma flor no cerrado

FlavioLouveira
13/02/2008, 15:34
mais parque das emas

casal de corujas
antigo leito de rio no parque
Nosso Guia Toninho entrando em mais uma trilha
Um, dos varios tipos de gaviões do parque

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
24/11/2008, 03:05
Reativando o tópico :mrgreen:

Pessoal

Vou comprar uma máquina fotográfica nova, mas quero uma profissional.
O que eu preciso é que ele tenha um bom sistema que tire várias fotos num determinado intervalo de tempo e que eu possa ter um grande zoom, pois cansei de me embarrar e de embarrar a máquina.

Alguém teria um modelo ou um fórum sobre foto pra indicar???

[]'s

paulobarbosa
24/11/2008, 06:09
Chuck, está muito genérica essa sua afirmação que quer máquina profissional. Existem máquinas profissionais entre 3 mil e 30 mil reais. Apenas o corpo, sem falar nas lentes.
O que realmente vc precisa ?
Qual a utilização principal ?
E principalmente, quanto (em média) vc pretende gastar ?
De jeep parece que vc entende bem mais do que eu, mas de fotografia eu posso quebrar um galhinho.

PB

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
24/11/2008, 12:44
paulobarbosa

Vamos lá então

Eu vou utilizar a máquina para tirar fotos de jipes em trilha.

A máquina precisa:

Ter bom zoom pois quero tirar fotos sem precisar estar perto ou dentro do barro :mrgreen:

Tirar bastante fotos num determinado espeço de tempo, pq quando o Jeep entra no barro nunca se sabe o momento certo pra tirar aquela foto dele decolando ou jogando barro para todos os lado

Ter uma boa definição, pois pretendo mandar imprimir as fotos em tamanhos grandes

O valor deve ser em torno de R$ 2.000

Eu falei em máquina profissional pq somente nelas eu posso acoplar lentes né? Eu pretendia futuramente comprar uma lente tele objetiva (pros jeeps que estão longe) e uma lente tipo ollho de peixe (pra tirar fotos em trilhas estreitas).

Desde já muito obrigado pela atenção

[]'s

paulobarbosa
24/11/2008, 15:37
Èverson,
Vamos começar então.

As máquinas onde se pode trocar as lentes são as do tipo SLR. Existem SLR profissionais, semi-pro, amadora pro e amadoras. E todas elas podem trocar as lentes. Pelo valor que vc quer investir, e no tipo de fotos não aconselho esse tipo de máquina. Somente as profissoinais são resistente o suficiente a lama/poeira e trepidações de trilha. E são bem mais caras. Nas slr amadoras o fato de trocar de lente é uma possibilidade de entrar poeira internamente, também não são aconselhaveis.

Logo eu partiria para as maquinas conhecidas como compactas amadoras avançadas.
A vantagem desse tipo de máquina para o seu uso, é que podem possuir lentes com zoom bem razoavel. E hoje em dia são relativamente rápidas também.

Olhe por exemplo a FinePix S8000fd 8.0 Megapixels Zoom Ótico 18x. Tem zoom de 18x (um absurdo -nas slr teria que ter pelo menos 3 lentes diferentes).
8 Mp de resolução. O suficiente para fotografias em torno de 50x60 cm relativamente sem perdas.
E faz até 15 fotos por segundo (diminuindo um pouco a resolução).
E custa cerca de 950,00.
Tem outras do mesmo estilo.
Como a Canon G9 por exemplo.
Fuja das maiorias das sony. São frageis demais.

PB

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
24/11/2008, 15:41
Paulo

E dentre as máquinas profissionais, quanto custaria a mais barata entre as boas?

Ahhh...eu tenho quem compre pra mim nos Estados Unidos. Lá devo conseguir um melhor preço né?

[]'

zortea
25/11/2008, 09:51
Uma pequena contribuição para o tópico:
as tres primeiras são na estrada de Londrina para Maringá e as duas ultimas são em Tamarana, uma na fazenda da Unopar(atualmente Agro-Industrial Lafrenchi) que é a do pavão e a outra é no rumo da rampa de asa-delata que tem por lá...

zortea
25/11/2008, 10:12
mais algumas fotos...
as 3 primeiras são algumas brincadeiras com o Photoshop e as duas ultimas são na fazenda da Unopar

Murillus
25/11/2008, 15:59
Linda esta foto do troller na lama...

Buraco do Camel - SP
Troller T- Rex... do companheiro Themoteo
Fotografo... nao sei quem foi...

devita07
25/11/2008, 17:25
Muito boa as fotos! Bela iniciativa...
Encontrei esse site da GM com o Yahoo que engloba o Flickr e o Y! Respostas. Lá você pode participar do grupo e enviar suas fotos e ver outras sobre o trânsito.
Tem umas fotos muito interessantes.
http://br.especiais.yahoo.com/reinventamoscaminhos/ (http://br.especiais.yahoo.com/reinventamoscaminhos/)

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
26/11/2008, 22:49
paulobarbosa

E a Panasonic FZ 28 não seria uma opção melhor?
Tu saberia me dizer alguma coisa sobre essa máqiona?

[]'s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
28/11/2008, 19:17
Paulo

Estou entre as 3 máquinas abaixo:

Ultra zoom - Panasonic Z28 ou uma Canon SX10.
Prosomer - Fuji FinePix S100 fs

Qual delas é a melhor?

[]'s

Hugo4x4
11/02/2009, 00:13
Pessoal,

Quero fotografar, alguém indica um livro bom para iniciante ou um curso on-line que possa fornecer conhecimentos em princípios de fotografia e fotografia digital. Apresento minhas máquinas:

-Sony Cyber-shot DSC-P72 de 3,2 Mega Pixels
-Nikon D90 de 12,9 Mega Pixels, objetiva Nikkor AF-S DX 18-105 m, f/3,5-5,6 ED VR

Girti
11/02/2009, 00:37
Galera do click,

conforme prometido, estou anexando algumas das fotos de minhas andanças.......para os pitacos dos mestres, o objetivo é trocar idéias e melhorar ouvindo quem sabe mais. Todas foram tiradas com uma Sony S-90, quase sempre em modo automático ( ô preguiça de ajustar exposição, velocidade etc....)

1 - vinhedos a beira da estrada em Nova Pádua, serra gaúcha;
2 - Rio das Antas, serra gaúcha. Esta foto é um daqueles casos que comentei antes, onde a paisagem é grandiosa e vc. acaba sem ter um "assunto principal" para enquadrar segundo a regra dos terços.............comentários, comentários please !
3 - ponte sobre o Rio das Antas, entre Nova Roma e Farroupilha;
4 - Rio das Antas;
5 - Barragem dos Bugres, em Canela - RS

É isso aí galera, depois posto mais algumas

[ ]s fotográficos

Eu já vi esta ponte da foto 3 em algum lugar... :mrgreen:

Fotos 1 e 2 - 1998, a estrada ainda era de "chão", como dizem lá, e a chuva não parava!
Foto 3 - 2001, com a estrada asfaltada e muito Sol!

Só descobri este tópico hoje, muito bom, muitas fotos legais, vou virar freguês, gosto demais de fotografar. Parabéns ao Pai do Pedro pela iniciativa!

arlei_vitara
11/02/2009, 08:20
Eu já vi esta ponte da foto 3 em algum lugar... :mrgreen:

Fotos 1 e 2 - 1998, a estrada ainda era de "chão", como dizem lá, e a chuva não parava!
Foto 3 - 2001, com a estrada asfaltada e muito Sol!

Só descobri este tópico hoje, muito bom, muitas fotos legais, vou virar freguês, gosto demais de fotografar. Parabéns ao Pai do Pedro pela iniciativa!

Grande Gil !!!!!!!!!!!

Cara, muito bom aparecer alguém para ressuscitar este tópico. Aqui já bombou bastante, depois acabou esvaziando, não sei se a galera esgotou assunto :pensativo: :pensativo:

Bom, eu tbém adoro fotografia, apesar de não fotografar nada.....rsrsrsrs......tenho muita coisa fotografada aqui do RS principalmente, registros de minhas andanças pelo pago.

Tchê, gostei demais de tuas fotos :concordo: :concordo: :concordo: são da era pré-digital certo ???
Eu ainda tenho que criar vergonha e escanear as melhores do "milhão" de fotos que tenho em filme e papel.
Demais ver a ponte de Nova Roma em estrada de chão ! Muito mais bonito que hoje em dia com o asfalto :concordo:

Posta mais aí Mestre Gil das tuas andanças !

[ ]s fotograficos

Girti
11/02/2009, 13:58
Grande Gil !!!!!!!!!!!

Cara, muito bom aparecer alguém para ressuscitar este tópico. Aqui já bombou bastante, depois acabou esvaziando, não sei se a galera esgotou assunto :pensativo: :pensativo:

Bom, eu tbém adoro fotografia, apesar de não fotografar nada.....rsrsrsrs......tenho muita coisa fotografada aqui do RS principalmente, registros de minhas andanças pelo pago.

Tchê, gostei demais de tuas fotos :concordo: :concordo: :concordo: são da era pré-digital certo ???
Eu ainda tenho que criar vergonha e escanear as melhores do "milhão" de fotos que tenho em filme e papel.
Demais ver a ponte de Nova Roma em estrada de chão ! Muito mais bonito que hoje em dia com o asfalto :concordo:

Posta mais aí Mestre Gil das tuas andanças !

[ ]s fotograficos

Bah, Arlei, obrigado, tchê!!!! :-)

Realmente, eu ainda estou na era pré-digital, e não pretendo mudar ainda, tenho duas ótimas câmeras 35mm, um Nikon FM2 e uma Canon EOS 500 N, ambas com lentes zoom 28-200 da Tamron, que me atendem muito bem. O problema é escanear as melhores fotos, dá um belo trabalho! Além disso, estou escaneando várias fotos mais antigas, de viagens feitas há muito tempo! Só há pouco que descobri todos os segredos do scanner, vou ter que rever muitas das fotos que escaneei, que sairam algo desfocadas na digitalização (as originais estavam focadas)... :-|

Se quiser ver mais fotos de minhas viagens (duas delas para a sua maravilhosa terra, falta um álbum para a viagem de 2004. O álbum de 2001 será revisado em breve, com mais e melhores fotos), é só visitar o meu álbum, o endereço é http://girti.multiply.com/photos, lá tem fotos para todos os gostos!

Como aperitivo, mais algumas do RGS:

- cruzando a divisa SC/RS (rio Pelotas);
- vista para o rio das Antas;
- cruzando o rio das Antas, próximo ao Belvedere Sonda;
- rio das Antas, próximo ao Belvedere Sonda;
- Nova Roma do Sul (já que você a mencionou... :-D)

[ ]s

Fernando César Ximenes
11/02/2009, 19:22
Olá, pessoal.

Sou também um interessado em fotografia, só q na qualidade de um amador. Estou querendo melhorar um pouco meu desempenho e, para isso, estou decidido a comprar uma câmera digital nikon d60 com kit slr de lente 18-55 mm. Já vi alguns anúncios de venda dessa máquina no mercado livre e em outras lojas virtuais, na base de $ 1.800,00, mas, ñ me sinto seguro para adquiri-la nas mãos deles. Alguém tem alguma dica q possa me orientar? Grato.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/02/2009, 01:16
Dica de ouro para comprar máquina fotográfica digital

Compra na B&H Photo Vídeo nos Estados Unidos.

Eu pesquisei muuuuito em fóruns sobre fotografia digital antes de comprar a minha Nikon D90.

Essa B&H é uma loja lá nos Estados Unidos, mas vende para o Brasil. O site deles tem uma versão em português (no site em inglês, bem em baixo, a direita, clique na bandeira do Brasil). Não sei qual que é o esquema deles mas eles te entregam o produto no Brasil sem ser taxado. Tu paga um frete, que parece ser muito caro, mas se comparado ao valor total da máquina aqui no Brasil, o preço da máquina sai pela metade .

A minha Nikon D 90 com lente 18-105 ED VR saiu por U$ 1.600
No Brasil essa máquina tá em média por R$ 6.000 nas lojas

Ahh...eles tem até 0800 em português.

Existe dois tipos de frete. O Brasil Express q é de no máximo 20 dias e um pouco mais caro, e o Brasil especial que demora até 45 dias e é um pouco mais barato...eu fui de especial e demorou só 25 dias :mrgreen:

Tá ai a minnha dica...se quiserem, aproveitem

Em breve posto aqui as minhas fotos..ainda tô dominando a danada.
[ ]'

arlei_vitara
12/02/2009, 08:33
Bah, Arlei, obrigado, tchê!!!! :-)

Realmente, eu ainda estou na era pré-digital, e não pretendo mudar ainda, tenho duas ótimas câmeras 35mm, um Nikon FM2 e uma Canon EOS 500 N, ambas com lentes zoom 28-200 da Tamron, que me atendem muito bem. O problema é escanear as melhores fotos, dá um belo trabalho! Além disso, estou escaneando várias fotos mais antigas, de viagens feitas há muito tempo! Só há pouco que descobri todos os segredos do scanner, vou ter que rever muitas das fotos que escaneei, que sairam algo desfocadas na digitalização (as originais estavam focadas)... :-|

Se quiser ver mais fotos de minhas viagens (duas delas para a sua maravilhosa terra, falta um álbum para a viagem de 2004. O álbum de 2001 será revisado em breve, com mais e melhores fotos), é só visitar o meu álbum, o endereço é http://girti.multiply.com/photos, lá tem fotos para todos os gostos!

Como aperitivo, mais algumas do RGS:

- cruzando a divisa SC/RS (rio Pelotas);
- vista para o rio das Antas;
- cruzando o rio das Antas, próximo ao Belvedere Sonda;
- rio das Antas, próximo ao Belvedere Sonda;
- Nova Roma do Sul (já que você a mencionou... :-D)

[ ]s

Gil,

Só para constar.................aquela balsa movida "no braço" lá do rio das Antas (fotos 3 e 4) continua lá, firme e forte, fazendo seu serviço em silêncio em meio ao vale do rio :D :D :D (ou continuava até 1,5 anos atrás)
Depois vou procurar fotos dela aqui no micro e posto aqui.
A propósito, construiram uma imensa hidreletrica naquele local, pouco acima do passo da balsa, em direção a Nova Roma. Não vi a barragem pronta ainda, mas certamente deve ter alterado o visual e o curso do rio de alguma forma :( :(

[ ]s

Girti
12/02/2009, 11:20
Gil,

Só para constar.................aquela balsa movida "no braço" lá do rio das Antas (fotos 3 e 4) continua lá, firme e forte, fazendo seu serviço em silêncio em meio ao vale do rio :D :D :D (ou continuava até 1,5 anos atrás)
Depois vou procurar fotos dela aqui no micro e posto aqui.
A propósito, construiram uma imensa hidreletrica naquele local, pouco acima do passo da balsa, em direção a Nova Roma. Não vi a barragem pronta ainda, mas certamente deve ter alterado o visual e o curso do rio de alguma forma :( :(

[ ]s

Tive uma experiência hilária com esta balsa. Na primeira travessia, feita de dia, dois jovens e robustos rapazes faziam as vezes de "motor", e nos explicaram como funcionava o sistema, cuja administração e funcionamento ficava a cargo de algumas famílias da região, que se revezavam na balsa.
A segunda travessia foi feita em um final de tarde (quase noite) meio chuvoso e, ao invés dos dois fortes rapazes, havia um simpático senhor de origem italiana (sotaque forte) que, em certo momento da travessia, abriu o paletó (sim, ele usava um paletó! :-D) e de lá tirou uma pequena garrafa, que ele abriu para tomar alguns goles, comentando que "estava fazendo frio, e precisava se aquecer". Certamente o conteúdo da garrafinha não era água :mrgreen:, devia ser o "combustível" do senhorzinho! :mrgreen:
Minha amiga e eu demos boas risadas, mais tarde, ao comentarmos o sucedido, e nos divertimos ainda hoje quando lembramos deste evento!

Seguem mais duas fotos do rio das Antas, tiradas no Belvedere Sonda. Foram tiradas na manhã seguinte à travessia feita com o velhinho, choveu forte toda a noite, o rio subiu muito (veja as águas barrentas), e o serviço de balsa foi suspenso (conforme nos informaram, "o rio não está dando passo", adorei o gauchismo!:concordo:), tivemos que dar toda a volta para seguirmos nossa viagem.

arlei_vitara
12/02/2009, 22:42
Tive uma experiência hilária com esta balsa. Na primeira travessia, feita de dia, dois jovens e robustos rapazes faziam as vezes de "motor", e nos explicaram como funcionava o sistema, cuja administração e funcionamento ficava a cargo de algumas famílias da região, que se revezavam na balsa.
A segunda travessia foi feita em um final de tarde (quase noite) meio chuvoso e, ao invés dos dois fortes rapazes, havia um simpático senhor de origem italiana (sotaque forte) que, em certo momento da travessia, abriu o paletó (sim, ele usava um paletó! :-D) e de lá tirou uma pequena garrafa, que ele abriu para tomar alguns goles, comentando que "estava fazendo frio, e precisava se aquecer". Certamente o conteúdo da garrafinha não era água :mrgreen:, devia ser o "combustível" do senhorzinho! :mrgreen:
Minha amiga e eu demos boas risadas, mais tarde, ao comentarmos o sucedido, e nos divertimos ainda hoje quando lembramos deste evento!

Seguem mais duas fotos do rio das Antas, tiradas no Belvedere Sonda. Foram tiradas na manhã seguinte à travessia feita com o velhinho, choveu forte toda a noite, o rio subiu muito (veja as águas barrentas), e o serviço de balsa foi suspenso (conforme nos informaram, "o rio não está dando passo", adorei o gauchismo!:concordo:), tivemos que dar toda a volta para seguirmos nossa viagem.

Amigo Gil,

Por isso viajar é tão divertido...............sempre ficam fatos e estórias para a gente contar depois, lances divertidos e inusitados como esse do gringo e seu trago companheiro :concordo: :concordo:

Aproveitando, uma foto mais "atual" (de 2006) da balsa , e uma do inicio da obra da barragem da hidreletrica que construiram lá (olhando a partir do belvedere Sonda que vc. conhece, a barragem foi contruida lá no "finzinho" da vista, onde o rio das Antas faz uma curva, na direção de Nova Roma.

[ ]s viajantes,

arlei_vitara
12/02/2009, 23:00
Gil e all,

Aproveitando que o tópico deu uma ressuscitada, vou postar umas fotos tiradas aqui pertinho de casa - esta é uma das vantagens de estar morando no interior, sempre tem um lugar legal e uma estradinha de chão por perto :) :)

1 - a ponte ferroviaria do Barreto, sobre o rio Taquari
2 - por dentro da ponte do Barreto
3 - travessia por balsa, junto à ponte do Barreto
4 - a balsa do rio Taquari, na cidade de Taquari

[ ]s,

Girti
13/02/2009, 00:58
Amigo Gil,

Por isso viajar é tão divertido...............sempre ficam fatos e estórias para a gente contar depois, lances divertidos e inusitados como esse do gringo e seu trago companheiro :concordo: :concordo:

Aproveitando, uma foto mais "atual" (de 2006) da balsa , e uma do inicio da obra da barragem da hidreletrica que construiram lá (olhando a partir do belvedere Sonda que vc. conhece, a barragem foi contruida lá no "finzinho" da vista, onde o rio das Antas faz uma curva, na direção de Nova Roma.

[ ]s viajantes,

Viajar não é bom... é ótimo!!! :concordo:

Quer dizer que minhas fotos se tornaram históricas? :mrgreen: Com esta represa, vai mudar o visual do rio! E a balsa (que, pelo que vi em sua foto, sofreu uma reforma), como fica? Vai ter que aumentar o seu percurso? E as casas à beira do rio, somem? E o belvedere, vai virar ancoradouro de barcos? :mrgreen:

P.S.: entrei no Google para fazer uma pesquisa sobre esta barragem e achei, no endereço http://inema.com.br/mat/idmat074817.htm um texto que começa da seguinte forma:

A bordo de um Jeep Vitara Canvas '92, Arlei Vieira fez um passeio a Serra gaúcha no feriado de 1° de maio de 2006. Ele relata este passeio que lhe permitiu conhecer um pouco mais das maravilhas de cada cidade por qual passou.

Não sei não, este nome acima me parece familiar... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

arlei_vitara
13/02/2009, 08:07
Viajar não é bom... é ótimo!!! :concordo:

Quer dizer que minhas fotos se tornaram históricas? :mrgreen: Com esta represa, vai mudar o visual do rio! E a balsa (que, pelo que vi em sua foto, sofreu uma reforma), como fica? Vai ter que aumentar o seu percurso? E as casas à beira do rio, somem? E o belvedere, vai virar ancoradouro de barcos? :mrgreen:

P.S.: entrei no Google para fazer uma pesquisa sobre esta barragem e achei, no endereço http://inema.com.br/mat/idmat074817.htm um texto que começa da seguinte forma:

A bordo de um Jeep Vitara Canvas '92, Arlei Vieira fez um passeio a Serra gaúcha no feriado de 1° de maio de 2006. Ele relata este passeio que lhe permitiu conhecer um pouco mais das maravilhas de cada cidade por qual passou.

Não sei não, este nome acima me parece familiar... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sr. Gil "pesquisador",

:mrgreen: :mrgreen: é nóis nesta tal de internet !!!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Quanto à barragem, no trecho do belvedere não muda praticamente nada, pois este trecho ficou a jusante (depois) da represa, o lago foi formado no vale mais acima no rio, em direção a Nova Roma.
Quando da construção da hidreletrica, foi contruido uma ponte nova, uma centena de metros antes do passo da balsa, para uso dos caminhões e máquinas da obra, e que até onde sei foi liberada depois e entregue ao uso da comunidade.
Assim, me parece que a velha balsa a tração humana foi aposentada, o que seria uma pena :( :(

[ ]s

Girti
13/02/2009, 10:23
Sr. Gil "pesquisador",

:mrgreen: :mrgreen: é nóis nesta tal de internet !!!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Quanto à barragem, no trecho do belvedere não muda praticamente nada, pois este trecho ficou a jusante (depois) da represa, o lago foi formado no vale mais acima no rio, em direção a Nova Roma.
Quando da construção da hidreletrica, foi contruido uma ponte nova, uma centena de metros antes do passo da balsa, para uso dos caminhões e máquinas da obra, e que até onde sei foi liberada depois e entregue ao uso da comunidade.
Assim, me parece que a velha balsa a tração humana foi aposentada, o que seria uma pena :( :(

[ ]s

Realmente, a balsa tem muito charme, seria pena desativá-la! Além disso, o senhorzinho ficaria sem pretexto para beber o seu "combustível"... :mrgreen:

Espero poder voltar ao Sul em breve, para descobrir quais foram as mudanças na região!

[ ]s

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
23/09/2009, 23:25
Ressuscitando o tópico, segue 2 fotos das últimas trilha que fiz.

Equipamento: Nikon D90 Nikkor AF-S 18-105 ED VR

[ ]'s

Thiago Gontijo
14/06/2010, 17:25
Pessoal, reavivando o tópico:

1 - defender na serra de Petrópolis
2 - Nascer do sol em Visconde de Mauá
3 - Serra da Mantiqueira vista de Visconde de Mauá

todas com Nikon D60, lente vivitar 18 - 200.

Girti
14/06/2010, 21:11
Realmente, a balsa tem muito charme, seria pena desativá-la! Além disso, o senhorzinho ficaria sem pretexto para beber o seu "combustível"... :mrgreen:

Espero poder voltar ao Sul em breve, para descobrir quais foram as mudanças na região!

[ ]s

Já que o tópico foi, em boa hora, ressuscitado...

Consegui, enfim, fazer outra viagem ao Sul, em Setembro de 2009 e, entre outras ótimas revisitas, constatar que a "balsa a muque" continuava ativa, conforme mostram as fotos anexas. Confirmei mais uma vez que o nome "Sul Maravilha" não foi dado à toa, conforme provam as fotos da viagem:

http://girti.multiply.com/photos/album/30/Viagem_ao_Sul_2.009_-_Parte_1

http://girti.multiply.com/photos/album/31/Viagem_ao_Sul_2009_-_Parte_2

Joao Baeta
14/06/2010, 21:25
:arrow:Povo.... Viagem para sul de MG no feriado de tiradentes...!!

Bapendi e Caxambu no fundo!

http://img811.imageshack.us/img811/8485/dsc07512.png (http://img811.imageshack.us/i/dsc07512.png/)

Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

http://img819.imageshack.us/img819/6066/img1875.png (http://img819.imageshack.us/i/img1875.png/)

Sao Thomé das Letras (MG)

http://img822.imageshack.us/img822/7804/dsc07556.png (http://img822.imageshack.us/i/dsc07556.png/)

http://img816.imageshack.us/img816/8793/dsc07520.png (http://img816.imageshack.us/i/dsc07520.png/)

http://img823.imageshack.us/img823/6710/img1940.png (http://img823.imageshack.us/i/img1940.png/)

http://img813.imageshack.us/img813/7866/img1950.png (http://img813.imageshack.us/i/img1950.png/)

Leonardo Raffi
14/06/2010, 21:40
Local onde se faz umas trilhas na Fazenda da Amizade do Senhor Edar Ribeiro

cantodopirão
16/06/2010, 15:46
Caro colega,
impressiona não apenas a beleza das paisagens, mas também a qualidade das fotos!
Qual a sua máquina!?

Já que o tópico foi, em boa hora, ressuscitado...

Consegui, enfim, fazer outra viagem ao Sul, em Setembro de 2009 e, entre outras ótimas revisitas, constatar que a "balsa a muque" continuava ativa, conforme mostram as fotos anexas. Confirmei mais uma vez que o nome "Sul Maravilha" não foi dado à toa, conforme provam as fotos da viagem:

http://girti.multiply.com/photos/album/30/Viagem_ao_Sul_2.009_-_Parte_1

http://girti.multiply.com/photos/album/31/Viagem_ao_Sul_2009_-_Parte_2

Thiago Gontijo
18/06/2010, 08:02
Algumas imagens da estrada Real

Girti
21/06/2010, 00:06
Caro colega,
impressiona não apenas a beleza das paisagens, mas também a qualidade das fotos!
Qual a sua máquina!?

As fotos foram tiradas com uma câmera Canon SX10 IS, com a qual eu estava estreando no mundo digital, pois até esta viagem, eu só usava câmeras 35mm (filme). Mas, como foi minha primeira viagem usando esta câmera, apanhei bastante para conseguir boas fotos!

Edsow
18/10/2010, 07:31
Dizem os cearenses que Jericoacoara foi eleita pelo jornal americano The Washington Post (http://www.washingtonpost.com/) como sendo uma das dez mais bonitas praias do mundo. Ficção ou realidade, Jeri é um paraíso. Fica no município de Gijoca de Jericoacoara, a 280km de Fortaleza. Para chegar até la pegue a BR-222 até a cidade de Umirim, tome a CE-161 até Morrinho e daí a CE-161 até Gijoca. De Gijoca até Jericoacoara (uns 23km) o transporte só pode ser feito por buggy ou veículos de tração 4X4. A inexistência ou precariedade da sinalização torna quase indispensável a contratação dos serviços de um guia nativo.

Fernando César Ximenes
20/10/2010, 12:19
Caro colega,
Qual a sua máquina!?

Pois é, cantodopirão, as fotos do Girti são realmente uma beleza. Vai ver q isso se deve mais à sensibilidade do fotógragrafo, sua habilidade e senso de oportunidade para criar imagens especiais.

Girti
20/10/2010, 18:35
Pois é, cantodopirão, as fotos do Girti são realmente uma beleza. Vai ver q isso se deve mais à sensibilidade do fotógragrafo, sua habilidade e senso de oportunidade para criar imagens especiais.

Viche!!! :shock: Deste jeito, meu ego não vai caber em minhas roupas! :mrgreen:

Obrigado pelos elogios, eu sempre gostei de fotografias e de fotografar, talvez por influência de meu pai, que era um bom fotógrafo e me ensinou muita coisa. Mas este gosto pela fotografia às vezes é prejudicial, passamos a ver as coisas sob o ponto de vista da câmera, deixando de observar detalhes importantes. Tenho o (mau? bom?) hábito de, ao ver uma paisagem ou algo que me interessa, sair fotografando, sem antes olhar sem estar atrás do visor da câmera. Preciso sempre me policiar para não fazer isto.

Estou preparando um álbum com as fotos de minha última viagem, em anexo algumas amostras.

Fotos 1 e 2: Serra da Canastra/MG

Fotos 3 a 5: Vale da Babilônia/MG

[ ]s

bruno_
24/10/2010, 10:25
Carnaval de 2010 na Serra da Canastra

Nikon D90

bruno_
24/10/2010, 10:32
Alguns cliques em Ibitipoca durante o Encontro Nacional de Rural e F75

Com a inseparável D90

padua
31/03/2012, 04:22
Bom,
Vou ressuscitar o tópico! :)

Segue aqui o link da viagem que fiz na virada do ano de 2011-2012, ao Uruguai, acompanhando uns amigos que foram de bicicleta:
Andarilhos (http://www.flickr.com/photos/tiagopadua/sets/72157628822549873/)

É um link externo, porque são muitas fotos.

Aproveito também para deixar a lista com todos os meus álbuns:
Álbuns de fotos de tiagopadua no Flickr (http://www.flickr.com/photos/tiagopadua/sets/)

Alguns álbuns são com fotos da família, mas vários outros são das viagens que venho fazendo de uns 2 anos pra cá, quando virei uma pessoa com tração nas 4 :cool:

Câmera: Canon EOS Rebel t2i
Lentes:
Canon EF-S 18-55 f/3.5 - 5.6
Canon EF 70-200 f/2.8L
Canon EF 50 f/1.8

Espero que gostem. E sintam-se à vontade para salvar/copiar/reutilizar as fotos da maneira que desejar :concordo:

[]s
Tiago

Murillus
13/04/2012, 18:28
Momentos...

34112234112334112434112534112634112234112334112434 1125341126

Sem Loção
16/04/2012, 21:53
Opa... legal o tópico.... são minhas duas paixões, foto e 4x4!!

Mostro algumas...

Na maioria feitas com nossa finada Nikon D-5000 (agora de posse dos amigos do alheio :freaking:)... lente original 18-55 e lente Nikon 55-200

Sete Rios
https://lh5.googleusercontent.com/-BGLPvKXYk88/Te6-GNEqQaI/AAAAAAAABKI/0giK_3-YnHU/s912/{700F5E12-9A89-4D25-9629-A81F0DA2E2AA}-Trilha Sete Rios 034 Montagem.jpg

Lavras Novas
https://lh6.googleusercontent.com/-AEX7cXjGFmM/TfUYyPfIrkI/AAAAAAAABOE/L0d-Jibwx00/s912/{D9CF7F13-E6C2-43FC-9700-2902653C7955}-Trilha Lavras Novas 002 Montagem.jpg

Restaurante da Crisitina, em São José da Serra (essa foto foi tirada com celular!)
https://lh5.googleusercontent.com/-MXkbZTWUfbo/Tf0zjeiScOI/AAAAAAAABXM/ET7VZ7AvIrc/s512/p20110605-113008.jpg

Nos túneis de Sabará
https://lh4.googleusercontent.com/-GqkQBgRSpRU/Tf-bsozGP8I/AAAAAAAABiU/yGyFw_BQ7aw/s640/IMG166-pb.jpg

Cachoeira Grande, Serra do Cipó
https://lh3.googleusercontent.com/-QknHTuaxWac/TiyyBROVh8I/AAAAAAAACaM/k5B3aSs5aMY/s912/Serra%20Cip%C3%B3%2023Jul2011%20324%20Montagem.jpg

abraços!

EDUARDO SILVA
17/04/2012, 14:40
A qualidade de minhas fotos não chega nem perto as postadas, mais acho os locais fantasticos.

Lucas Nassif
17/04/2012, 14:51
Desafio das Lamas 2011 - Morro Vermelho/MG

Lucas Nassif
17/04/2012, 15:04
Viagem à Serra Gaucha em dez.2011/Jan.2012

Glaicon
18/04/2012, 07:13
Lisboa, Porto, Sesimbra e Sintra, novembro/2011.:pipoca: