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Ver Versão Completa : Motor AP no vitara???



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gustavo seixas
09/07/2014, 03:19
Hoje vai!!!ontem acabei tirando a cx p revisar, aproveitando q ta desmontado msm,ate tirar desmontar,lavar tudo p examinar,tava bravo o oleo tava pura graxa,vo ter q trocar alguns rolamentos,mas vo colocar ele no lugar e tirar umas fotos,ate pq gosto de registrar o passo a passo

gustavo seixas
16/07/2014, 16:39
471004471005471006 olha ae a criança !!!!!!!

gustavo seixas
16/07/2014, 16:41
to parado pq to esperando o flange chegar, sem ele não tem como fazer nada, e desmontei a cx tbm e faltou um rolamento q o cara q eu compro dele teve q pedir pois não achou por aqui

TiagoTM
26/07/2014, 18:08
e ai gustavo nada ainda?? avisa a gente ai!! o meu ta pronto acabei comprando o bloco e mantendo ele original, ta redondinho! vou testar ele depois coloco a historia num post por ai eheheh

abraço

gustavo seixas
27/07/2014, 17:55
ainda to esperando o flange
isso pq disse q tinha urgência da pç!!!!!!!!!

rodrigo.hoffman
27/07/2014, 22:37
ainda to esperando o flange
isso pq disse q tinha urgência da pç!!!!!!!!!

Rapaiz..

Que demora pra entregar hein.. De quem vc comprou a flange??

Daqui a alguns anos penso em trocar meu motor por um AP.. Já vou encomendar a minha, assim chega em tempo..

[ ]´s

gustavo seixas
31/07/2014, 16:47
chegou o encantado!!!!!!
comprei do coelho, acabamento péssimo, tive que tirar bastante material por dentro pois pegou na cremalheira
depois posto fotos

gustavo seixas
31/07/2014, 17:02
472636472637472639472640
poderia ser bem melhor!!!!!!!

gustavo seixas
31/07/2014, 17:22
472641472642

tive que tirar bastante!!!!!

mas.marco
31/07/2014, 19:58
Comprou aonde? Com quem?
Bota o dedo na ferida e alerte aos amigos do forum.
Dê nomes..

RicardoM
01/08/2014, 09:47
A minha comprei na deeptec e também tive que tirar material por conta da cremalheira.


Acho que não existe capa seca perfeita.

O negócio e comprar já esperando o esmeril, montar e ser feliz.

mairo
01/08/2014, 12:10
a minha é do coelho tive que esmerilhar parte de baixo, ficou uma casca de ovo!!!!!!

gustavo seixas
07/08/2014, 20:51
a minha foi do coelho tbm, além de demorar muito além do prazo que ele me pediu, tive que tirar bastante material pra servir e re furar um dos furos pois não tava alinhado com os furos do mtr473499

gustavo seixas
07/08/2014, 21:13
473500473501473502

tive que trocar o cavalete do filtro de óleo pois não dava pra colocar o suporte do mtr
o do meu mtr é reto, coloquei um que é virado pra trás pra dar espaço

RicardoM
08/08/2014, 13:04
motor do golf, fluxo cruzado, bom desempenho e sobra mais espaço do lado direito do motor.
muito bom.

gustavo seixas
08/08/2014, 14:28
ta dano trabalho !!!!!!!
mas num to com pressa

gustavo seixas
13/08/2014, 17:56
474055474056474057
confeccionado os suportes!!!!

gustavo seixas
13/08/2014, 18:11
474058

radiador do opala e eletroventilador do uno

gustavo seixas
22/09/2014, 12:45
gente, quem colocou ap no vitara, teve problema com o mtr de arranque?
o meu nao funciona direito nem por reza, ja tentei posicioná-lo de tudo q foi jeito e não da certo
tirei o antigo q tem o bico e pus do ap mais novo e nada do mesmo jeito
se alguém puder ajudar.......

obrigado!!!!!!

RicardoM
22/09/2014, 13:37
Vc está usando o motor de arranque normal que tem um pino, ou o de partida rápida q só tem a engrenagem na ponta?

gustavo seixas
22/09/2014, 14:37
Vc está usando o motor de arranque normal que tem um pino, ou o de partida rápida q só tem a engrenagem na ponta?

ja tentei os dois modelos

GERSON NUNES
23/09/2014, 12:29
Gustavo, qual o problema???? O arranque tem que encaixar os dentes do mesmo no volante. Pode ser desgaste nos dentes do volante ou posicionamento do flange e ai vai......
No meu vitara, motor ap 2.0 só tive que recolocar a bucha de bronze no flange pois o mesmo estava com desgaste ai o arranque ficava pesado; meu arranque é do antigo com pescoço
No mais rodo tranquilo.

RicardoM
23/09/2014, 12:34
O motor é de golf certo.
Sera que tem alguma direfenca no volante?

gustavo seixas
28/09/2014, 15:30
o volante não é o do golf
o do golf é diferente dos outros pois a embreagem tem acionamento diferente
coloquei um da pampa e os dentes estão perfeitos, escolhi o melhor no dia, a bucha é nova tbm,
liguei pro cara que me vendeu o flange(coelho) e ele me disse que pode acontecer da furação ficar desalinhada, mas que é muito difícil de acontecer.
pqp, tinha q ser justo comigo?????? disse que me manda outro flange se eu quiser pra tirar a dúvida, mas e a mão de obra??? isso que é o foda, depois de tudo pronto da isso
desde o começo quando recebi esse flange não gostei, acabamento péssimo, os furos que prendem na carcaça do mtr estavam meio desalinhados, tive que passar a broca em dois pra da certo, tive que ir experimentando a capa seca e tirando por dentro porque pegava na cremalheira e agora no final da uma zica dessa!!!!!!!!!

pior que eu sou burro msm, ja tinha comprado um flange dele p por uma cx de chevette em um jipe, tive que devolver, o lugar do retentor atrás estava maior.
tem q tomar na cabeça msm !!!!!!!!!!!!

mairo
29/09/2014, 20:28
quando eu usava arranque com o eixo que fica encaixado na capa seca deu muito problema, depois que coloquei estes novos que o termina o eixo junto com o bendix e tampei o buraco com epóxi, nunca mais tive problema!!!

RicardoM
29/09/2014, 21:46
a minha da deeptec não tive problemas, as acho que vc deu asar mesmo, pois tem muita gente usando a do coelho

GERSON NUNES
30/09/2014, 10:46
a minha da deeptec não tive problemas, as acho que vc deu asar mesmo, pois tem muita gente usando a do coelho

Pois é estou querendo colocar o arranque sem pescoço, partida rápido; masssssss o que presta é bosh e custa R$ 700,00. Esses importados não prestam.

mairo
30/09/2014, 20:30
pessoal, eu uso arranque comprado no mercado livre por 195 latinhas, vive só dentro do barro e na agua, até hj ta funcionando redondinho! se tivewr que estragar o mais caro da pau tbm! e no caso de quebra, acho até que da pra descartar e comprar outro!

Diogo4x4
30/09/2014, 22:00
Boa Noite Senhores.

Hoje terminei uma adaptação do motor Ap injetado no Suzuki...

rbrunato
01/10/2014, 08:52
Também comecei o transplante do meu.
AP 2.0 com cambio TH180.

479096
479097
479098
479099

RicardoM
01/10/2014, 09:07
Boa Noite Senhores.

Hoje terminei uma adaptação do motor Ap injetado no Suzuki...
Já testou. E a diferença pro original?

RicardoM
01/10/2014, 09:11
Também comecei o transplante do meu.
AP 2.0 com cambio TH180.

479096
479097
479098
479099

Esse quero acompanhar de perto.

Na torcida viu.

Diogo4x4
01/10/2014, 21:48
Já testou. E a diferença pro original?


Já testei ele...Na estrada ficou Otimo.É outra coisa !

Na trilha acho que só outro Fim de semana...

Na verdade ele não é meu,só adaptei...

rbrunato
02/10/2014, 13:02
Esse quero acompanhar de perto.

Na torcida viu.

Esperando a flange.
Assim que chegar, posto as fotos.

JAIR DO NASCIMENTO
05/10/2014, 12:19
esperando a flange.
Assim que chegar, posto as fotos. ,onde comprar flange para vitara 3m automático PARA POR MOTOR AP

RicardoM
05/10/2014, 12:31
,onde comprar flange para vitara 3m automático PARA POR MOTOR AP
Não existe flange pronta para vitara automático. E não conheço nenhum autonrodando com motor Ap.
Mas to doido pra alguém conseguir e passar o esquema.
O meu era automático, e troquei o cambio por um manual da tracker pra por o AP.

Boto a maior fé pra alguem conseguir

rbrunato
06/10/2014, 10:35
Não existe flange pronta para vitara automático. E não conheço nenhum autonrodando com motor Ap.
Mas to doido pra alguém conseguir e passar o esquema.
O meu era automático, e troquei o cambio por um manual da tracker pra por o AP.

Boto a maior fé pra alguem conseguir

O meu é auto (TH180) e estou esperando chegar a flange que mandei fazer.
Pelo que entendi, me parece que é basicamente a mesma flange do cambio mecânico com apenas algumas pequenas alterações no encaixe.
Estou esperando para ver e comento com mais certeza depois.

Fabil
06/10/2014, 11:03
eu conheço um TH180 rodando com AP...

GERSON NUNES
06/10/2014, 11:08
Meu vitarinha com motor ap 2.0 á alccol e gás carburado 479635479637479638479639

RicardoM
06/10/2014, 11:15
eu conheço um TH180 rodando com AP...

É de BH,Fabiano?

Fabil
06/10/2014, 12:41
era.. o carro foi vendido p/ o RS se nao me engano

ArthurCarneiro
06/10/2014, 17:21
Poxa, estou na eterna indecisão! Meu motor ainda esta bom, fiz com 180mil km, hoje esta com 240mil sem problemas maiores, exceto umas falhas que da de vez em nunca que o motor meio que sai de tempo mas pouco tempo depois volta ao normal sozinho.
Ja venho pesquisando a algum tempo sobre o swap para outros motores, a principio não queria o ap, mas agora vejo que não tem pra onde correr, o ap é o melhor custo x beneficio! heheh...
Uso pneus Bf At 31" para o dia a dia e trilhas mais light e Genius Sem fronteira + em carcaças 235/75 (fica quase um 31") para trilhas pesadas, logo estou sentido falta de potencia...

penso em montar turbo, mas tenho medo de quebras, uma vez que uso para o dia a dia tbm.
479673

conradomioni
21/10/2014, 17:45
Salve galera!!
Sou de São José dos Campos-SP, tenho um Sidekick com AP 2.0 Injetado.
Fiz a adaptação quando morava em Curitiba, e vim com ele de volta para sp na mesma semana que o tirei da oficina que fez a adaptação (isso em 2012).
Resultado: A adaptação não ficou legal, o motor veio fervendo de lá até aqui, demorei quase 12 horas para fazer a viagem toda.. cheguei aqui e encostei o carro, pois quando funcionava, esquentava, perdia potencia e morria.. só ligava de novo quando esfriava o motor.
Por falta de pressa, deixei em um mecanico que é da minha familia, e ele fez sem pressa tudo o que precisava fazer para deixar o carro 10. Peguei ele novamente semana passada, o carro está muito bom!!
Uma coisa que não conseguimos arrumar de imediato no carro, foi a questão da adaptação da embreagem da suzuki no AP, então a primeira marcha sai dando tranco.
Minha duvida é a seguinte:
Eu ví na internet um kit de adaptação da cambio do vitara mecanico no ap. que é o da DEEP TECH ( : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos9.asp) ). substituindo essa caixa seca, resolveria meu problema?

Abraços!!

RicardoM
21/10/2014, 18:28
Tudo bom Conrado, o que foi feito para ligar o motor ao cambio? Flange? ou capa seca?

No caso da capa seca da deeptec, vc usa a embreagem do AP com o centro trocado pelo do vitara ou tempra.

Mas tem que ver direitinho o que foi feito no seu, pois as vezes a solução pode ser mais simples.


Salve galera!!
Sou de São José dos Campos-SP, tenho um Sidekick com AP 2.0 Injetado.
Fiz a adaptação quando morava em Curitiba, e vim com ele de volta para sp na mesma semana que o tirei da oficina que fez a adaptação (isso em 2012).
Resultado: A adaptação não ficou legal, o motor veio fervendo de lá até aqui, demorei quase 12 horas para fazer a viagem toda.. cheguei aqui e encostei o carro, pois quando funcionava, esquentava, perdia potencia e morria.. só ligava de novo quando esfriava o motor.
Por falta de pressa, deixei em um mecanico que é da minha familia, e ele fez sem pressa tudo o que precisava fazer para deixar o carro 10. Peguei ele novamente semana passada, o carro está muito bom!!
Uma coisa que não conseguimos arrumar de imediato no carro, foi a questão da adaptação da embreagem da suzuki no AP, então a primeira marcha sai dando tranco.
Minha duvida é a seguinte:
Eu ví na internet um kit de adaptação da cambio do vitara mecanico no ap. que é o da DEEP TECH ( : : : DEEPTEC 4x4 : : : (http://www.deeptec4x4.com.br/default_produtos9.asp) ). substituindo essa caixa seca, resolveria meu problema?

Abraços!!

conradomioni
21/10/2014, 22:27
RicardoM, no meu foi adaptado com flange, creio eu.
Essa caixa seca da Deep Tech eu acho que seria a solução, não?
Quando saio de primeira marcha, sai tripicando, dando tranco..

RicardoM
21/10/2014, 23:07
RicardoM, no meu foi adaptado com flange, creio eu.
Essa caixa seca da Deep Tech eu acho que seria a solução, não?
Quando saio de primeira marcha, sai tripicando, dando tranco..

Esse problema é embreagem.
Por acaso é recondicionada?

conradomioni
22/10/2014, 19:22
Não, não é recondicionada.
Meu mecanico disse que foi adaptado com flange mesmo.

carlessi
10/11/2014, 23:49
Pessoal, recentemente adquiri um vitara 92 com motor de golf 2.0 e neste verão o motor começou a esquentar muito em subidas mais lentas e mesmo com o ventilador ligado ele continua com a temperatura alta. (na estrada acima de 60km/h ele mantém a temperatura normal).

Pelo que vi o Vitara ainda está com o radiador original e o motor é o mesmo das fotos que o Gustavo Seixas postou.

Vocês que fizeram a adaptação para motor AP tiveram algum problema relacionado a aquecimento? Colocaram qual radiador e qual ventilador?

Muito Obrigado a todos

RicardoM
11/11/2014, 08:01
Pessoal, recentemente adquiri um vitara 92 com motor de golf 2.0 e neste verão o motor começou a esquentar muito em subidas mais lentas e mesmo com o ventilador ligado ele continua com a temperatura alta. (na estrada acima de 60km/h ele mantém a temperatura normal).

Pelo que vi o Vitara ainda está com o radiador original e o motor é o mesmo das fotos que o Gustavo Seixas postou.

Vocês que fizeram a adaptação para motor AP tiveram algum problema relacionado a aquecimento? Colocaram qual radiador e qual ventilador?

Muito Obrigado a todos
Eu tive muito problema de aquecimento com o meu. So resolveu qdo mandei fazer um radiador bem maior, usando caixas caixa da C20 e colmeia do opala 6 CC com ar.
Mas tem gente usando o radiador do chevette

rbrunato
13/11/2014, 10:31
Esse quero acompanhar de perto.

Na torcida viu.

Então, depois de longo tempo para conseguir a flange...
Seguem algumas das ultimas fotos do motor AP com cambio AT (TH180):
483626
483627
483628
483629

Não vejo a hora de trazer meu xodó de volta para casa, muitas saudades. :)

Carletto
18/11/2014, 23:54
Boa Noite Senhores.

Hoje terminei uma adaptação do motor Ap injetado no Suzuki...
Belo trabalho, a entrada de ar ficou pra dentro do carro?
Tirou o ar condicionado?

rbrunato
09/12/2014, 13:18
Quase lá...
AP 2.0 + Cambio auto(TH180).

486434
486435
486436
486437
486438

RicardoM
09/12/2014, 13:24
Parabéns Brunato, depois q rodar me fala como ficou o desempenho



Quase lá...
AP 2.0 + Cambio auto(TH180).

486434
486435
486436
486437
486438

gustavo seixas
10/12/2014, 11:58
Pessoal, recentemente adquiri um vitara 92 com motor de golf 2.0 e neste verão o motor começou a esquentar muito em subidas mais lentas e mesmo com o ventilador ligado ele continua com a temperatura alta. (na estrada acima de 60km/h ele mantém a temperatura normal).

Pelo que vi o Vitara ainda está com o radiador original e o motor é o mesmo das fotos que o Gustavo Seixas postou.

Vocês que fizeram a adaptação para motor AP tiveram algum problema relacionado a aquecimento? Colocaram qual radiador e qual ventilador?

Muito Obrigado a todos

no meu caso coloquei o radiador do opala 4cc e eletroventilador do uno(foi o q coube) mas não me deu problema (pelo menos ainda pois não fiz trilha no carro ainda), o meu só está trabalhando com escesso de comb. pq qd fiz o chicote da injeção esqueci da tomada do sensor de fluxo de ar q fica na entrada do filtro de ar. mas já fiz um passeio no finds com a esposa e naõ tive problema de aquecimento( gastei quase um tanque num passeinho bobo mas tá valendo)

aproveitando qual o consumo do deu jipe????

JAIR DO NASCIMENTO
13/12/2014, 07:07
Ótimo , ver um bom trabalho você uso placa tem foto para nos mostra , e fácil a adaptação e mudaria alguma coisa , tem com madar foto do flange e suporte motor para e-mail jairdonascimento@uol.com.br

rbrunato
13/12/2014, 21:06
Ótimo , ver um bom trabalho você uso placa tem foto para nos mostra , e fácil a adaptação e mudaria alguma coisa , tem com madar foto do flange e suporte motor para e-mail jairdonascimento@uol.com.br

Olá Jair, o jipe ainda nao esta pronto, devo pega-lo na proxima semana.
Quanto à flange, infelizmente, a unica foto que tenho é a que postei aqui no fórum, dá uma olhada nas respostas anteriores deste mesmo tópico. Não sei se vai te ajudar...

gustavo seixas
16/12/2014, 09:47
Tudo bom Conrado, o que foi feito para ligar o motor ao cambio? Flange? ou capa seca?

No caso da capa seca da deeptec, vc usa a embreagem do AP com o centro trocado pelo do vitara ou tempra.

Mas tem que ver direitinho o que foi feito no seu, pois as vezes a solução pode ser mais simples.

Bom dia Ricardo, vc disse uma vez q sabia de um jipe rodando com o msm motor q coloquei no meu jipe( 2.0 do golf), vc teria contato dessa pessoa? Montei meu carro mas ta trabalhando com muito excesso de comb.já fiz de tudo e não consigo achar o defeito, se puder ajudar fico grato!!!!

Se algum amigo do forum quiser ajudar, sera muito bem vinda a ajuda, o carro ta rodando mas ta bebendo mais do que eu, ae eu não guento, tratar de dois pesa!!!!!

rbrunato
16/12/2014, 13:39
Progresso: 99%
AP 2.0 + cambio TH180 + Fueltech FT250
487140

rbrunato
18/12/2014, 10:23
Progresso: 99%
AP 2.0 + cambio TH180 + Fueltech FT250
487140

Ficando pronto o motor esquentou.
Trocamos a ventoinha e colocamos a do Honda Fit.
Agora a temperatura não subiu mais... mas também não baixou muito.
Então vamos comprar um novo radiador, feito sob encomenda e maior.
Assim resolvemos o problema.
Até que fique pronto o carro pode andar normalmente, só acho que não dá para abusar muito com transito parado nesse calor de fim de ano.

Will_alcarde
26/12/2014, 15:57
Boa tarde Pessoal,

Li o tópico todo, e também estou numa empreitada de adaptação do motor Ap No vitara 1.6 8v. já comprei a flange da DEEPTEC e estou em busca de um bom motor, minha duvida é a seguinte:
Se Eu achar um motor mais modernos (flex), é o mesmo encaixe da flange? pois os AP´s foram ate na geração 4 ( se não me engano)
Caso consiga um motor 1.6 flex (G5 101cv) da certo também nessa mesma flange da DEEPTEC?

Agradeço quem puder me ajudar.

Obrigado

mairo
28/12/2014, 09:51
até hoje todos os ap's que conheço tem a mesma furação para caixa de marchas!
recomendo o motor 1.6 do golf com cabeçote de fluxo cruzado!

Will_alcarde
29/12/2014, 07:40
Mairo, esse motor que vc diz do Golf, é o mesmo que equipa o polo, e o gol G5 certo? acho que é o motor EA111.

vi que a vantagem dele é as mesmas posições da caixa de filtro de ar e de escape. mas estava lendo um outro topico que o pessoal diz que o motor AP seria mais robusto, e tbm ja teve recall desses novos motores WV. estou nessa duvida em qual pegar, o AP dos modelos G4 ou o novo motor EA111. no meu caso, para adaptação no vitara, seria melhor esse motor?

Agradeço a ajuda.

Fabil
30/12/2014, 10:15
negativo Will

os motores que equipam os Golf MK3, Passat "alemao" e polos antigos sao todos da familia EA827, conhecido aqui no Brasil como AP...

os 2.0 dos Golf GLX e GTI usam cabeçote de fluxo cruzado ( admissao de um lado e escape do outro) e tem bloco alto com bielas de 159mm ao invez das bielas de 144mm dos blocos baixos

a familia EA111, 112, 114 e derivados só sairam nos Golfs/polos/gols/boras/fox mais novos..

Will_alcarde
30/12/2014, 13:26
Entendi,

Mas os motores EA 111 também tem admissão de um lado e escape do outro, isso facilitaria na adaptação

É por que apareceu esses dois motores para mim. um AP 1.6 flex, e outro EA 111 também 1.6 flex, porém acredito que o AP seria mais interessante nessa adaptação, como meu carro está com motor original e fueltech, também fica mais facil de instalar no AP, só ligar nos novos sensores pois ja esta tudo instalado no carro.
Fabil, meu uso é o dia a dia, e algumas pequenas viagens, por isso estou pesquisando bastante para ter uma mecânica confiável, acredito que esses motores 1.6 flex de conta do recado, são 102 CV no etanol.

oq vc acha?

Obrigado

dirtyal
25/01/2015, 10:29
Como ficou o Vit8v com cambio automatico? Abracos

rbrunato
26/01/2015, 13:30
Como ficou o Vit8v com cambio automatico? Abracos

No meu caso ficou muito bom, apenas um pouco beberrão. (6km/L)
Mas acho que o problema é a configuração da Fueltech, agora tem que ir acertando aos poucos.

Will_alcarde
31/01/2015, 20:16
rBrunato,

sua fueltech esta ativado o cut off?

no meu vitara turbo melhorou o consumo depois que ativei.

rbrunato
02/02/2015, 08:37
rBrunato,

sua fueltech esta ativado o cut off?

no meu vitara turbo melhorou o consumo depois que ativei.

Está sim!
A 1100rpm.
Estava a 1800rpm, ou seja, quase nunca ativava. rs
Ainda mais porque por costume, só ando na manha, tenho pé leve. rs

Will_alcarde
02/02/2015, 20:13
Apesar que seu motor é 2.0 automático, até que não está tão ruim esse consumo, talvez de pra melhorar isso em algum acerto fino.
o acerto de sua fueltech foi com wideband / Datalogger? por não ser turbo, da pra deixar um mapa mais econômico, em um alvo de Lambda igual a 1 ( teoricamente equilibrada ).
Li o manual da fueltech e eu mesmo acertei a injeção tomando como referencia outros mapas que ja tinha na minha injeção e observando a mistura na sonda Lambda, eu engordava a mistura quando vinha pressão positiva e o bico auxiliar começasse a trabalhar, caso contrario, andava na manha como original. quando comprei, meu carro fazia 3.8 a 4 KM/L com Álcool. Depois que acertei fazia 5 a 5.5 no Álcool andando na manha é claro, mas na media era isso, 5km/L álcool.

Hoje, estou num projeto igual ao seu, mas estou colocando motor 1.6 Ap flex com injeção fueltech que ja está no carro.

quero sentir a performance no inicio, e se houver necessidade coloco uma turbininha..rss

A adaptação do seu está bacana? to ansioso demais!! quase dois meses com ele parado!! =(

Abraço!

rbrunato
03/02/2015, 08:53
Apesar que seu motor é 2.0 automático, até que não está tão ruim esse consumo, talvez de pra melhorar isso em algum acerto fino.
o acerto de sua fueltech foi com wideband / Datalogger? por não ser turbo, da pra deixar um mapa mais econômico, em um alvo de Lambda igual a 1 ( teoricamente equilibrada ).
Li o manual da fueltech e eu mesmo acertei a injeção tomando como referencia outros mapas que ja tinha na minha injeção e observando a mistura na sonda Lambda, eu engordava a mistura quando vinha pressão positiva e o bico auxiliar começasse a trabalhar, caso contrario, andava na manha como original. quando comprei, meu carro fazia 3.8 a 4 KM/L com Álcool. Depois que acertei fazia 5 a 5.5 no Álcool andando na manha é claro, mas na media era isso, 5km/L álcool.

Hoje, estou num projeto igual ao seu, mas estou colocando motor 1.6 Ap flex com injeção fueltech que ja está no carro.

quero sentir a performance no inicio, e se houver necessidade coloco uma turbininha..rss

A adaptação do seu está bacana? to ansioso demais!! quase dois meses com ele parado!! =(

Abraço!

Então, o meu esta na gasolina mesmo.
Com o tanque do tamanho que é, se colocar no alcool não vou conseguir andar nem 10KM sem abastecer. :)
O ajuste que fiz foi sem utilizar a wideband, vamos fazer isso ainda esta semana.
Da forma que esta agora, o motor ficou meio xoxo, mas esta bem "economico", creio que esta na faixa dos 8Km/L.
Estou pensando em comprar uma wideband para deixar instalada, será que ela vai gerar uma economia que valia a pena?

Por enquanto está ajustado de acordo com a TPS apenas.
Talvez por isso esteja beberrão.

Will_alcarde
03/02/2015, 22:03
O meu Tem dois tanques..rsrs tenho um de inox no porta-mala de 40 litros, ai da pra rodar no álcool.

Então, acredito que colocar uma wideband nao resolveria, logico que é um ótimo equipamento para controle e tal, mas pra aspirado não vejo uma necessidade, o meu tem sonda (narrowband) e o indicador de mistura, ja é o suficiente.
Ainda sim aposto num ajuste fino em tua injeção, ai aproveita e configura mais de um mapa, por que depois de ajustado não tem mais que ficar mexendo, entendo que em carro aspirado seria isso, quando é turbo ai sim seria interessante manter uma wideband, controlaria bem a mistura em pressão positiva, por que se der falta quando pressurizado pode quebrar!
Uma duvida, seu vácuo (map) é estável? Se sim, é muito melhor configurar a injeção (Aspirado por MAP) da mais trabalho porém fica um ajuste mais fino. Por TPS é mais fácil mas não fica tão "acertado" ( no meu caso e de vários que já vi em fórum), ou você pode deixar por TPS e fazer a correção por MAP.
foto do tanque!

491846

rbrunato
04/02/2015, 10:17
O meu Tem dois tanques..rsrs tenho um de inox no porta-mala de 40 litros, ai da pra rodar no álcool.

Então, acredito que colocar uma wideband nao resolveria, logico que é um ótimo equipamento para controle e tal, mas pra aspirado não vejo uma necessidade, o meu tem sonda (narrowband) e o indicador de mistura, ja é o suficiente.
Ainda sim aposto num ajuste fino em tua injeção, ai aproveita e configura mais de um mapa, por que depois de ajustado não tem mais que ficar mexendo, entendo que em carro aspirado seria isso, quando é turbo ai sim seria interessante manter uma wideband, controlaria bem a mistura em pressão positiva, por que se der falta quando pressurizado pode quebrar!
Uma duvida, seu vácuo (map) é estável? Se sim, é muito melhor configurar a injeção (Aspirado por MAP) da mais trabalho porém fica um ajuste mais fino. Por TPS é mais fácil mas não fica tão "acertado" ( no meu caso e de vários que já vi em fórum), ou você pode deixar por TPS e fazer a correção por MAP.
foto do tanque!

491846

O MAP é estável e pelo que entendi do cara que está acertando a FT, parece que está tudo configurado apenas pela TPS.
Ele disse que irá conseguir a widebando para poder fazer mais alguns ajustes, mas não sei sei exatamente quais.
Esse tanque aí me pareceu uma boa ideia hein? Algo para se estudar...
Pergunta:
Como está o seu filtro de combustível? Ainda estou com o original Suzuki, acho que agora com um motor maior deveria trocar por um filtro adequado.
Não sei se isso faria grandes diferenças, mas com certeza ele está subdimensionado uma vez que foi feito para um motor 1.6 de 81cv e agora esta com um motor 2.0 com 120cv (50% mais cv e 25% + volume )

Will_alcarde
04/02/2015, 12:05
Então, uso o filtro original do suzuki, acho legal vc ver a pressão de combustível, está marcando quanto na sua fueltech? no meu era 2,80 bar, nao tinha problemas..

Jumperhd
07/02/2015, 18:29
Pessoal,

Estou num dilema, meu motor foi pro pau. Tenho que fazer retifica e tbm mexer no cabeçote nos guias, meu motor já tinha sido feito uma vez. Ja vou trocar a embreagem que tbm já tava feia. A bomba de óleo ta boa.
To com um orçamento entre retifica(1.500,00) peças (2.500,00) e mão de obra mecânico (1.000,00) em R$ 5.000,00 reais ! Q q vocês acham desse valor ??
Ai estou pensando, se eu pegasse um motor ap com caixa quanto vou gastar ? Para a adaptação é fácil ? Vocês que já estão usando no carro oq podem me dizer ?

Aguardo a ajuda de vocês.

RicardoM
07/02/2015, 18:45
Kit DeepTec: 800,00
Motor ap MI: entre 2 e 3 mil
Mao de obra: entre 2 e 3 mil
Radiador: uns 500,00
Calços, suportes, soldas, parafusos e outras coisas: uns 1000

Mais ou menos isso. Fica muito bom e dependendo, tudo que falei pode ficar um pouco mais em conta

Jumperhd
07/02/2015, 21:29
Poise,

Dessa forma é melhor arranjar um motor AP e se atracar. O problema que a nossa mão de obra é complicada, o valor que tu colocou para a mão de obra está legal mas acho que não é qualquer mecânico que vai fazer, e oq mais me dá medo é isso de ficar na mão pq o mecânico não vai dar conta da adaptação.
É que meu conhecimento em motor é meio normal, então tem coisas que não tenho essa noção que vcs já tem.
Como por exemplo, tenho dúvida no caso da parte elétrica, na parte de injeção. Na parte de instalação como suporte, soldas vai embora hehe tudo é adaptação mesmo, mas essa caso de módulo, elétrica, injeção, chicote eu fico meio arisco.

O bom de tudo isso é que, depois de implantado um novo motor vou ter meu antigo para ganhar uns trocos.

Obrigado

RicardoM
07/02/2015, 22:33
Poise,

Dessa forma é melhor arranjar um motor AP e se atracar. O problema que a nossa mão de obra é complicada, o valor que tu colocou para a mão de obra está legal mas acho que não é qualquer mecânico que vai fazer, e oq mais me dá medo é isso de ficar na mão pq o mecânico não vai dar conta da adaptação.
É que meu conhecimento em motor é meio normal, então tem coisas que não tenho essa noção que vcs já tem.
Como por exemplo, tenho dúvida no caso da parte elétrica, na parte de injeção. Na parte de instalação como suporte, soldas vai embora hehe tudo é adaptação mesmo, mas essa caso de módulo, elétrica, injeção, chicote eu fico meio arisco.

O bom de tudo isso é que, depois de implantado um novo motor vou ter meu antigo para ganhar uns trocos.

Obrigado

Mão de obra é complicada mesma, se arrumar um mexanico, o prejuízo vai ser grande.
A vantagem de ter o motor abtigot, é que com a venda das peças, já tira boa parte que gastou

Jumperhd
07/02/2015, 23:27
Estou analisando tbm, colocar um motor a diesel 1.6 e turbo com intercooler. Acho que a adaptação será mais fácil não em termos de instalação, soldas, mas sim em regulagem e parte elétrica etc... Se gerar já os 96cv q ela já tem ficaria ótimo e ganharia em economia. E o torque dos motores a diesel ajuda muito .

rbrunato
10/02/2015, 12:36
Poise,

Dessa forma é melhor arranjar um motor AP e se atracar. O problema que a nossa mão de obra é complicada, o valor que tu colocou para a mão de obra está legal mas acho que não é qualquer mecânico que vai fazer, e oq mais me dá medo é isso de ficar na mão pq o mecânico não vai dar conta da adaptação.
É que meu conhecimento em motor é meio normal, então tem coisas que não tenho essa noção que vcs já tem.
Como por exemplo, tenho dúvida no caso da parte elétrica, na parte de injeção. Na parte de instalação como suporte, soldas vai embora hehe tudo é adaptação mesmo, mas essa caso de módulo, elétrica, injeção, chicote eu fico meio arisco.

O bom de tudo isso é que, depois de implantado um novo motor vou ter meu antigo para ganhar uns trocos.

Obrigado

Meu mecanico me cobrou de mão de obra para colocar o AP no cambio TH180 R$6.500,00.
No total, motor, Fueltech, M.O. e outras coisas mais, gastei R$13.000,00.
Vendi meu motor que estava zerado por R$4000,00.
No total, foram R$9.000,00.
Até o momento, não acho que tenha valido a pena.
O ganho de performance não valeu o custoxbeneficio.
Mas raiva mesmo, vou ter quando (um dia) for vender e o mané dizer:
É, tem que dar um desconto porque o motor não é original.
Aí sim eu vou ficar puto.

dirtyal
10/02/2015, 14:02
Pois é, mas mesmo que fosse num cambio manual e se gastasse menos, qual a vatangem de trocar pra motor um motor AP? Vai melhorar tanto assim o off road? Eu acho o motor original perfeito, pleo menos pro que faço e pneu AT 235/75/15. Abraços.

RicardoM
10/02/2015, 14:12
O meu eu coloquei um ap 2.0.
Melhorou muito na trilha, na estrada e peças e manutenção mais baratas.
Sem contar a economia. Com o original fazia 7 km/l e com o ap passou a fazer 10km/l, isso antes dos eixos de rural

dirtyal
10/02/2015, 14:26
O bom da economia que aumenta a autonomia do tanque pequeno do Vitara. O meu não esta copm pneus agressivos e eu gosto de andar em dunas e areia, então não sinto falta de motor.

Jumperhd
10/02/2015, 23:04
Olha, cheguei praticamente na seguinte conclusão ;

Se for fazer meu motor pra ficar bom vou gastar uns 4.000 ou 5.000 pau.

Se eu adaptar o motor AP, vai ter um bom rendimento mas a economia não vai ser tão alta assim e vou gastar pra adaptar uns 6.000 ou 7.000.

Ai achei agora o motor ALH 1.9 TDI Diesel, custa 10.000,00 reais mais 5.000,00 pra adaptar. Mas é um motor que faz média de 20 km/l, o torque dele é super forte, já é turbo com injeção direta diferente dos motor 1.6 de saveiro ou kombi. Esses motores estão equipando os Bora, Jetta, Golf, Corolla no Mercosul.

Acho que vou partir pra esse lado, além do que dizem consigo documentar esse motor pois carro 4x4 com reduzida ou que carregue mais de 1.000kg é aceito essa mudança.

Que q vocês acham, souberam de alguém que partiu pra esse tipo de motor ?

RicardoM
10/02/2015, 23:11
Olha, cheguei praticamente na seguinte conclusão ;

Se for fazer meu motor pra ficar bom vou gastar uns 4.000 ou 5.000 pau.

Se eu adaptar o motor AP, vai ter um bom rendimento mas a economia não vai ser tão alta assim e vou gastar pra adaptar uns 6.000 ou 7.000.

Ai achei agora o motor ALH 1.9 TDI Diesel, custa 10.000,00 reais mais 5.000,00 pra adaptar. Mas é um motor que faz média de 20 km/l, o torque dele é super forte, já é turbo com injeção direta diferente dos motor 1.6 de saveiro ou kombi. Esses motores estão equipando os Bora, Jetta, Golf, Corolla no Mercosul.

Acho que vou partir pra esse lado, além do que dizem consigo documentar esse motor pois carro 4x4 com reduzida ou que carregue mais de 1.000kg é aceito essa mudança.

Que q vocês acham, souberam de alguém que partiu pra esse tipo de motor ?

Meu sonho.

tjflorindo
10/02/2015, 23:19
Jumper,

No Paraguai, a maioria dos vitaras são 1.9 turbo diesel original! Se quiser dar uma olhada, entra no site www.clasipar.com.py. Custa em torno de 10 mil reais um e lá veio esse modelo até 2001.

Aqui no Mato Grosso do Sul, fui ver a possibilidade de colocar um motor a diesel no vitara, mas não permitem por constar 'automovel' no documento, se fosse jipe (na tr4 vem) não teria problema.

é bom dar uma confirmada no detran aí primeiro.

tjflorindo
10/02/2015, 23:25
Olha um aí:http://clasipar.paraguay.com/oferta_vendo_suzuki_vitara_1_9_diesel_2296575.html

Jumperhd
11/02/2015, 01:14
Sim vou verificar amanhã aqui no Detran, pois cada estado e dependendo do atendente já muda tudo. To com o carro parado já faz 15 dias esperando para tomar uma decisão.
Sobre o motor vou ver se consigo tbm comprar direto na Wolkswagen, caso não consigo o esquema ou é ir pegar no paraguá ou arranjar de algum outro ai.
Vou olhar esse classificado que tu passou.

Abraço

RMORELLI
11/02/2015, 08:18
Jumper,

No Paraguai, a maioria dos vitaras são 1.9 turbo diesel original! Se quiser dar uma olhada, entra no site www.clasipar.com.py (http://www.clasipar.com.py). Custa em torno de 10 mil reais um e lá veio esse modelo até 2001.

Aqui no Mato Grosso do Sul, fui ver a possibilidade de colocar um motor a diesel no vitara, mas não permitem por constar 'automovel' no documento, se fosse jipe (na tr4 vem) não teria problema.

é bom dar uma confirmada no detran aí primeiro.

tjflorindo.

Bom dia, aqui no sul, quando eu comprei um vitara que era do Rio de Janeiro ele vinha como jeep nos documentos,quando fui transferir ele ficou como automóvel, e fui logo ao detran reclamar ai me passaram para um cara que comandava e ele me disse, abrindo sistema dele que sim eu poderia colocar diesel.

Jumperhd
12/02/2015, 22:16
Consegui o seguinte, uma carta laudo expedida do próprio Detran para a fabricante Suzuki Veículos do Brasil que mandou para o Japão e retornou para o Detran, resultado que no documento estava Automóvel e agora vai virar Jipe.
Dessa forma usando aquela portaria que diz que carro 4x4 caixa múltipla com reduzida pode virar Diesel !

Valeuu

Jumperhd
13/02/2015, 22:27
Deu certo, apartir de segunda começo a colocar o motor ap 1.9 std turbo Diesel na Vitara. Já consegui a flange da Deeptec o motor chega na segunda. Ai vou postando as fotos para vocês acompanharem a instalação.
Acho que não vai ser complicado, mas o ATD que é o eletrônico fiquei com receio pois se chegar a quebrar a manutenção é bem cara e não é qualquer um que faz.

Abraço

RicardoM
13/02/2015, 22:40
Deu certo, apartir de segunda começo a colocar o motor ap 1.9 std turbo Diesel na Vitara. Já consegui a flange da Deeptec o motor chega na segunda. Ai vou postando as fotos para vocês acompanharem a instalação.
Acho que não vai ser complicado, mas o ATD que é o eletrônico fiquei com receio pois se chegar a quebrar a manutenção é bem cara e não é qualquer um que faz.

Abraço

Aí sim enche os olhos.
Saiu por quanto o motor?
Abcs

Jumperhd
13/02/2015, 23:06
Ficou em 10.000,00 . E agora pagar a adaptação acho que vai girar em torno de 2.000,00 se tudo der certo hehehe.
Fiquei com medo do ATD pois se molhar ia complicar ai parti pra esse total mecânico que dai posso até andar submerso hhehe.

Ja vou aproveitar e colocar o snorkel tbm e fazer um escape novo diretão até o fim e por o Intercooler da L200 ou do gol turbo.

O pessoal disse que a média desse motor vai ficar entre 18km/l a 22km/l

Já pensou que blz

tjflorindo
14/02/2015, 18:48
Opa! Acompanhando bem de perto pra ver o resultado! Isso me interessa.
esse 1.9 é o turbo, bomba mecânica?
ele com intercoler, tem idéia do torque e cv?

Jumperhd
14/02/2015, 22:12
Ele é um AP 1.9 aspirado com o turbo do original, bomba mecânica. O intercooler to procurando do Punto pois é mais fino dai coloco em cima do radiador senão dai vou de intercooler do Gol Turbo.
Esse motor tá com 80HP, ai vou fazer escapamento direto. Acho que com o intercooler e escapamento vai vim pra uns 85 HP.

Na segunda vou criar o tópico e começar a colocar as fotos.

Jumperhd
14/02/2015, 22:14
Acho interessante tbm o seguinte, eu ia gastar 5.000,00 pra fazer todo o motor, então coloquei mais 5.000,00 peguei esse motor e vou anunciar depois as peças do meu motor original e juntar a grana pra pagar a mão de obra do mecânico.

JAIR DO NASCIMENTO
05/07/2015, 17:31
bom dia com ficou seu vitara automático com motor ap , pois preciso por no meu a não acho placa favor entrar em contato
jairdonascimento@uol.com.br , desde de já muito grato

JAIR DO NASCIMENTO
05/07/2015, 17:33
bom dia com ficou seu vitara automático com motor ap , pois preciso por no meu a não acho placa favor entrar em contato
jairdonascimento@uol.com.br , desde de já muito grato


Olá Jair, o jipe ainda nao esta pronto, devo pega-lo na proxima semana.
Quanto à flange, infelizmente, a unica foto que tenho é a que postei aqui no fórum, dá uma olhada nas respostas anteriores deste mesmo tópico. Não sei se vai te ajudar...

bom dia com ficou seu vitara automático com motor ap , pois preciso por no meu a não acho placa favor entrar em contato
jairdonascimento@uol.com.br , desde de já muito grato

padovanieduardo
05/08/2015, 23:09
rbrunato, pode me passar o telefone da pessoa que fez a flange? Não encontro nada pronto e ninguém interessado em fazer. Obrigado!!
O meu é auto (TH180) e estou esperando chegar a flange que mandei fazer.
Pelo que entendi, me parece que é basicamente a mesma flange do cambio mecânico com apenas algumas pequenas alterações no encaixe.
Estou esperando para ver e comento com mais certeza depois.

rbrunato
10/08/2015, 13:04
rbrunato, pode me passar o telefone da pessoa que fez a flange? Não encontro nada pronto e ninguém interessado em fazer. Obrigado!!

Foi feito sob encomenda em um torneiro mecanico em são josé dos campos.
Meu mecanico passou as especificações.
O telefone da oficina é (12) 3933-3593 - MHS.

padovanieduardo
11/08/2015, 17:24
Valeu Ricardo!!
Entrarei em contato para ver se o pessoal faz uma flange dessas para mim!


Foi feito sob encomenda em um torneiro mecanico em são josé dos campos.
Meu mecanico passou as especificações.
O telefone da oficina é (12) 3933-3593 - MHS.

rodrigo.hoffman
08/09/2015, 09:23
Bom dia rapazes...

Depois de algumas ensaiadas, dessa vez vai...

Comecei a troca do motor do suzuki pelo AP.. Ja retirei o motor, instalei a capa seca e comecei a posicionar o motor AP no cofre..

A ideia e usar todos os acessórios do vitara (ar, dh e alternador). fazendo suportes novos.. To começando a retirar o chicote antigo pra passar a fiação nova tb..

Segue algumas fotos...

mairo
08/09/2015, 12:49
show! a cremalheira nao ficou pegando na capa seca? quando fui girar meu motor manualmente estava trancado, precisou esmerilhar!

rfdex
08/09/2015, 13:05
Quanto custa uma flange desta? A embreagem é da do Vitara mesmo?

rodrigo.hoffman
08/09/2015, 22:46
show! a cremalheira nao ficou pegando na capa seca? quando fui girar meu motor manualmente estava trancado, precisou esmerilhar!

Ainda não testei Mairo, mas vou testar sim.. O motor ta sem a embreagem, pois mandei fazer, usando lonas hd da frasle.. Tirei o volante tb pra dar um passe (passsar pedra)..

Abraços


Quanto custa uma flange desta? A embreagem é da do Vitara mesmo?

A capa seca é da Adap Brasil http://www.lojaadapbrasil.com.br/flange-motor-ap-cambio-vitara-42454057xJM...

Me pareceu bem feita.. Ate agora deu tudo certo, não precisei ajustar nada...

Abraços

rodrigo.hoffman
14/09/2015, 10:15
Rapaziada

Fiz o teste já com a volante no lugar.. A cremalheira pegou de raspão na parte de baixo da capa seca.. Tão de leve que duas giradas no motor, deu uma gastada no alumínio e não pega mais..

A elétrica eu já retirei o painel e to começando a mexer dentro do carro.. Uma pergunta pra quem já fez a troca. Foi retirado o modulo original do suzuki, ou ele tem que ficar no lugar???

mairo
15/09/2015, 11:48
eu tirei só depois pq vendi, mas o chicote ficou! hehehehe é uma mão tirar o chicote, desisti!

dirtyal
05/10/2015, 18:17
Ricardo, conseguiu melhorar o consumo do AP no cambio Automatico? Abraços.

Andre Marks
29/11/2015, 18:58
Olá amigos! Acompanhando a instalação do AP no vitara, também vou fazer essa mudança no meu vitara...vou colocar motor AP 1.8 mi de um gol 2002...pergunto aos amigos, como fica o radiador? Deixo original com ventoinhas auxiliar ou coloco de outro carro? Exemplo chevette ou opala ? Obrigado e breve postarei fotos dos meus avanços.

rodrigo.hoffman
30/11/2015, 08:43
Olá amigos! Acompanhando a instalação do AP no vitara, também vou fazer essa mudança no meu vitara...vou colocar motor AP 1.8 mi de um gol 2002...pergunto aos amigos, como fica o radiador? Deixo original com ventoinhas auxiliar ou coloco de outro carro? Exemplo chevette ou opala ? Obrigado e breve postarei fotos dos meus avanços.

No meu caso to usando o radiador original com ventoinha da Scenic adaptada no defletor original tb.. Ficou 100%..

Abraços

Andre Marks
30/11/2015, 18:13
valeu Rodrigo! vou deixar o original por enquanto com uma auxiliar tambem, pra ver se aguenta....outra pergunta...sobre o eixo piloto do vitara, tem que trocar o miolo da embreagem original para usar do AP certo? (acredito que seja mais facil do que adaptar com soldas e cortes o eixo piloto do AP)....abraços

rodrigo.hoffman
30/11/2015, 18:26
valeu Rodrigo! vou deixar o original por enquanto com uma auxiliar tambem, pra ver se aguenta....outra pergunta...sobre o eixo piloto do vitara, tem que trocar o miolo da embreagem original para usar do AP certo? (acredito que seja mais facil do que adaptar com soldas e cortes o eixo piloto do AP)....abraços

Exatamente.. Uma dica.. Disco do Tempra.. Da certinho.. E o platô do AP..

Na ponta do eixo piloto tem que fazer uma bucha pra encaixar no rolamento do volante.. Tudo coisa fácil..

Abraços

Andre Marks
01/12/2015, 21:04
Mas dai não precisa trocar miolo do tempra? Colocar o original mesmo? No kit da adapbrasil veio uma buxa de bronse junto com os parafusos...seria esta buxa?

rodrigo.hoffman
03/12/2015, 09:20
Mas dai não precisa trocar miolo do tempra? Colocar o original mesmo? No kit da adapbrasil veio uma buxa de bronse junto com os parafusos...seria esta buxa?

Exatamente.. Pra não dizer que são iguais, o diâmetro externo do disco do Tempra é 215mm e o do AP é 210mm..

No meu caso ficou bom, a embreagem ficou macia, sem trepidações e evita esse negocio de trocar miolo.

A bucha é essa mesmo.. Qd comprei a minha capa seca não veio a bucha.

[ ]´s

Annibal
14/12/2015, 19:40
Boa tarde, foristas, tenho um Grand Vitara, 3 portas, 2001, câmbio automático de 4 marchas com motor l.6. Meu desejo é ganhar mais potência e torque. A pergunta: quais são as chances de adaptar um motor AP, ou um GM, ou um outro qualquer nesta viatura com este câmbio automático?

Dafo2005
04/01/2016, 08:50
Bom dia amigos, esse final de ano meu Vitarinha sofreu baixa, foi embreagem e o motor está numa fumacera só. Como já previa, já estou com uma flange para o AP e tenho um motor de Golf 2.0 fluxo cruzado em casa para botar nele. Primeira pergunta: A embreagem, como vou fazer a adaptação, posso usar a do Tempra, como foi dito acima? Em termos de direção hidráulica e ar condicionado, como fica, posso usar as do Vitara mesmo? Grato. Daniel

Thiago_Costa
07/01/2016, 05:55
O meu Tem dois tanques..rsrs tenho um de inox no porta-mala de 40 litros, ai da pra rodar no álcool.

Então, acredito que colocar uma wideband nao resolveria, logico que é um ótimo equipamento para controle e tal, mas pra aspirado não vejo uma necessidade, o meu tem sonda (narrowband) e o indicador de mistura, ja é o suficiente.
Ainda sim aposto num ajuste fino em tua injeção, ai aproveita e configura mais de um mapa, por que depois de ajustado não tem mais que ficar mexendo, entendo que em carro aspirado seria isso, quando é turbo ai sim seria interessante manter uma wideband, controlaria bem a mistura em pressão positiva, por que se der falta quando pressurizado pode quebrar!
Uma duvida, seu vácuo (map) é estável? Se sim, é muito melhor configurar a injeção (Aspirado por MAP) da mais trabalho porém fica um ajuste mais fino. Por TPS é mais fácil mas não fica tão "acertado" ( no meu caso e de vários que já vi em fórum), ou você pode deixar por TPS e fazer a correção por MAP.
foto do tanque!

491846


Assim como o amigo ai de cima, o meu motor foi pro saco e o cabeçote junto. Não pensei duas vezes em colocar um ap, achei um num desmanche perto de casa por 4 contos, o motor completo com módulo de injeção e tudo e está numa Parati 2013; é um ap 1.6 flexpower, alguém já adaptou esse motor?

Wil vi que você queria colocar esse motor no seu deu certo? Além disso, como você fez para colocar o segundo tanque? Comprou pronto ou mandou fazer? Deu muita dor de cabeça?

padovanieduardo
08/01/2016, 20:05
rbrunato,
Conte como ficou a viatura já com algum tempo de troca do motor.

gustavo seixas
09/01/2016, 12:43
um conselho é colocar ar, alternador e bomba da direção tudo do ap
o máximo q terá q fazer é adaptar as mangueiras do ar o q é tranquilo de fazer, pois fica tudo preso com os suportes originais, tudo alinhado
o meu ta com ap 2.0 do golf de fluxo cruzado, encaixou como uma luva, as correias são tudo originais, fácil de achar, se arrebentar é só ir na casa de pç e pedir a do motor, não tem q ficar adivinhando do que é

gustavo seixas
09/01/2016, 12:45
a embreagem é tranquilo, como já foi dito, disco do fiat 1.6 e plator do ap
no meu caso mandei tirar o revestimento do fiat e colocar do ap pra ficar certinho

padovanieduardo
09/01/2016, 20:41
Gustavo e como ficou a questão de consumo?
E o mais importante, já testou para ver a força do bixinho no barro? Ficou mais torcudo?



um conselho é colocar ar, alternador e bomba da direção tudo do ap
o máximo q terá q fazer é adaptar as mangueiras do ar o q é tranquilo de fazer, pois fica tudo preso com os suportes originais, tudo alinhado
o meu ta com ap 2.0 do golf de fluxo cruzado, encaixou como uma luva, as correias são tudo originais, fácil de achar, se arrebentar é só ir na casa de pç e pedir a do motor, não tem q ficar adivinhando do que é

Dafo2005
11/01/2016, 16:25
um conselho é colocar ar, alternador e bomba da direção tudo do ap
o máximo q terá q fazer é adaptar as mangueiras do ar o q é tranquilo de fazer, pois fica tudo preso com os suportes originais, tudo alinhado
o meu ta com ap 2.0 do golf de fluxo cruzado, encaixou como uma luva, as correias são tudo originais, fácil de achar, se arrebentar é só ir na casa de pç e pedir a do motor, não tem q ficar adivinhando do que é

Oi Gustavo, já estou instalando o AP fluxo cruzado do golf no meu, como tu fez pra caber o compressor do ar? Tem como mandar uma foto? O meu parece que vai pegar na barra de direção....
Valeu pela força e qualquer coisa vou pedir pra ti kkkk...
Posta umas fotos pra ver como ficou e pra ter uma noção aqui...
Valeu...

gustavo seixas
12/01/2016, 08:11
o consumo ficou na casa dos 8, 8.5 entre estrada e cidade

no meu caso usei os suportes originais do motor ap, ficou tudo ótimo, parece q vai pegar mas não pega
qualquer coisa vc levanta o conj. todo, por isso é bom vc colocar o conj. todo no lugar e ae sim posicionar os calços
olhe bem as posicões ds alavancas, alternador, bomba da direção, compressor do ar, distancia da frente do motor pra ver se vai caber o radiador com o eletroventilador, só depois de tudo isso vc fixa os calços
aqui eu nao tenho fotos mas vou colocar algumas!!!!!!!!!!

isaias casagrande
15/01/2016, 19:27
boa tarde RODRIGO, terminou o projeto? estou pensando em fazer igual, meu motor ta bichando rsrsrs
quais as principais dificuldades? conseguiu manter a DH E O AR COND, ORIGINAL? E O RADIADOR precisou adaptar o que?
desde ja agradeço as respostas. abraços.

Will_alcarde
14/03/2016, 11:55
Amigo, o motor Ap 1.6 flex já está instalado, porém está na fase de finalização da injeção eletrônica, preferi colocar um módulo programável (megasquirt), está ficando bonito, tudo novinho!
Anexo, quase pronto a parte mecânica, falta a caixa de filtro e a ligação de ar para admissão, estou tentando deixar o mais original possível, o conjunto dentro do cofre do motor precisa estar equilibrado. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524728&stc=1

cristiam
05/04/2016, 18:27
Olá boa noite sou usuario novo aqui no tópico , estou pra colocar um motor 2.0 no meu siderkick 1995 me disseram que vai virar um monstro , que já fez essa mudança poderia me aconselhar bem ou mau . estou só esperando a flange chegar para pagar o motor 1.900.00 a gasolina .E estou querendo saber se voces tiveram algum problema como consumo a mais e com modulo original do ap .

Por favor estou no aguardo !
Desde já obrigado!

Andre Marks
11/04/2016, 21:15
O meu coloquei AP 1.8 Mi...ficou muito bom...gira muito mais agora, mas torque só acima de 3.000 rpm...gastei 5.000 com tudo...meu radiador é original e está esquentando em trilhas trancadas...vou colocar um reservatório de expansão do gol pra ver se melhora a pressão e baixa a temperatura...uso ventoinha elétrica do uno...mas vale cada centavo 😀http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526594&stc=1

Andre Marks
11/04/2016, 21:21
Consumo 8,5 cidade... 10 estradahttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526595&stc=1ahhh e já comprei focinho de ferro (escencial)pra trocar...

Rogério Pessôa
01/07/2016, 11:08
Boa tarde. Estou com problema no Vitara 1.6 8v 93, e acredito que alguns já passaram por isso meu bloco rachou no 4º Mancal, como o carro apesar de ser 93 esta em excelente estado quero investir numa adaptação, mas tenho algumas dúvidas:
1) a adaptação do calco;
2) o escapamento é frontal esquerdo e do AP é direito, o que devo fazer;
3) Se realmente o custo beneficio compensa.

Agradeço a atenção.

Andre Marks
11/07/2016, 23:33
Olá ! Calço tem que fazer um reforço pois do AP não aguenta, escapamento com coletor dimensionado saindo do lado contrário mesmo e cruzando por baixo do jipe para sair no escapamento original...vale a pena, o motor gira muito mais principalmente acima de 3000 rpm, consumo melhora tbm...coloque focinho de ferro da tracker ou samurai para evitar quebras...troquei do meu e pude ver como é frágil a peça de alumínio original

Thiago_Costa
12/07/2016, 09:18
Amigo, o motor Ap 1.6 flex já está instalado, porém está na fase de finalização da injeção eletrônica, preferi colocar um módulo programável (megasquirt), está ficando bonito, tudo novinho!
Anexo, quase pronto a parte mecânica, falta a caixa de filtro e a ligação de ar para admissão, estou tentando deixar o mais original possível, o conjunto dentro do cofre do motor precisa estar equilibrado. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/524728-motor-ap-no-vitara-12744542_1028266710566553_2800798493529202063_n.jp g
Olá Will vc colocou outro radiador? também coloquei um ap 1.6 flex no meu e fiz bem parecido com o seu, mas meu radiador fica vazando pela tampa, já que tentei usar o antigo (radiador do Vitara)...

Dafo2005
12/07/2016, 10:29
Bom dia, o meu eu usei o do Gol GV, com a ventuinha baixa pra não pegar no motor.... O meu coube bem certinho no lugar do original do vitara....

Will_alcarde
12/08/2016, 19:45
Thiago, é o mesmo radiador, apenas modifiquei ele, agora ele está selado, muito melhor, com reservatório de expansão.
como está a performance do seu?

Andre Marks
12/08/2016, 20:57
Olá eu usava o reservatório original e esquentava... Agora mudei pro reservatorio selado do próprio gol, e parou de esquentar... Tá perfeito, ficou igual ao sistema do amigo aí de cima .
obs: radiador original Vitara.. Motor AP 1.8

sthefferson maverick
25/09/2016, 12:41
VC COLOCOU ar-condicionado no carro ?? qual foi o compressor

Andre Marks
25/09/2016, 21:08
Tirei fora...só enchia de barro e não funcionava

Diogo Silveira
18/01/2017, 23:13
ola pessoal,

possuo uma caixa de cambio da tracker diesel e estou colocando o motor ap 1.8.

a o kit que vende, da certo no cambio do tracker diesel?

a capa seca que prende o cambio do vitara tem a mesma furação que prende a capa seca do tracker diesel?

preciso de ajuda e soluçoes. agradeço

Gmneves
24/01/2017, 20:15
Pessoal,
Alguém recomenda revenda confiável para comprar motor ap 1.6 Mi, a gasolina, monoponto?
Obrigado.

ZEMA
28/04/2017, 00:39
Presados,

Quem puder contribuir, favor disponibilizar o resumo da ópera/ficha tecnica para quem desejar fazer a adaptação do motor VW no Vitara.

motor/flange/embreagem/caixa/redução/diferencial

todas as configurações que o carro se encontra!

Eu pretendo fazer com diferencial dana 44 four link! Alguém pode ajudar com os desenhos?

Tudo é questão de custo beneficio! Vou fazer e enviar o carro para meu pai no interior de minas.
Proposito: manutenção do motor VW e este diferencial é mais tranquilo do mecânico fazer reparos, o cambio e redução ainda não decidi.

Minha vitima é um vitara 1.6 16v 4portas cambio manual 94/95

rodrigobretzke
04/06/2017, 06:47
ola vi que teu vitara tem cambio automático conseguísse fazer flange do ap pro cambio automático ? teu e 3 ou 4 marchas?

rodrigobretzke
04/06/2017, 06:52
ola vc concegui fotos do flange de adaptacao do ap na caixa automatica do vitara?

rodrigobretzke
04/06/2017, 07:02
Quase lá...
AP 2.0 + Cambio auto(TH180).

486434
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486437
486438ola como ficou o consumo com o ap?
e onde conseguisse o flange tenho um vitara e nao queria tirar a caixa automatica

Marco Anflor
26/06/2017, 20:53
Boa noite suzukeiros. Essefinal de semana fui fazer uma trilha em Tramandaí cidade vizinha a minha, tive o azar de passar por uma água e ainda não tenho snorkel. O carro apagou e entrou agua por tudo. Tentei ligar mais nem sinal. Chamei o guincho.Hoje o mecânico me deu o veredito: calço hidráulico, eu já imaginava.A questão é a seguinte: vale a pena fazer o motor, ou já instalar um ap? Achei um com nota pra legalizar por 2500, mais adaptações e mão de obra. Ainda não sei quanto vou gastar se fosse concertar o meu. O que os amigos me dizem?

Dioclecio
26/06/2017, 22:32
Boa noite suzukeiros. Essefinal de semana fui fazer uma trilha em Tramandaí cidade vizinha a minha, tive o azar de passar por uma água e ainda não tenho snorkel. O carro apagou e entrou agua por tudo. Tentei ligar mais nem sinal. Chamei o guincho.Hoje o mecânico me deu o veredito: calço hidráulico, eu já imaginava.A questão é a seguinte: vale a pena fazer o motor, ou já instalar um ap? Achei um com nota pra legalizar por 2500, mais adaptações e mão de obra. Ainda não sei quanto vou gastar se fosse concertar o meu. O que os amigos me dizem?

Boa noite. Eu comprei o meu ja com motor AP 1.6 ja legalizado. Agora estou aproveitando a necessidade de reforma e estou passando para 1.8.
No seu caso eu pensaria mesmo em por o ap. Sendo bem feita a adaptação depois é so alegria porque a manutenção é muiiito mais barato e acha peça facilmente.
Caso sua decisão seja essa lembra que nosso estado tem uns dos DETRAN mais chatos de todos. Vc só consegue legalizar nele o ap 1.6 um bico por causa da potencia (só pode 10% acima). Uma vez legalizado o bloco vc pode passar a 1.8 ou ate 2.0 porque por fora não aparenta diferença. ah e um snorkel para andar nas lagoas é um bom investimento seja qual for o motor.
Abraço

Marco Anflor
27/06/2017, 12:06
Jóia. É isso mesmo. E além da manutenção mais barata, o ap 1.6 melhora o carro nas trilhas?

Dioclecio
27/06/2017, 19:37
Jóia. É isso mesmo. E além da manutenção mais barata, o ap 1.6 melhora o carro nas trilhas?

No meu caso não faço trilha com vitara (tenho willys ap turbo para isso). Uso para alguma expedição/passeio não muito longe mas já subi duna com ele aí no tuia com 1.6 ainda e vai bem. Agora com 1.8 ficará melhor ainda.

Diogo Cervantes Rioto
10/05/2018, 10:43
Amigo, estou adaptando o ap flex no meu tb... teria como mandar foto do suporte do coxim do motor? e como fez com a bomba da DH. Obrigado







Amigo, o motor Ap 1.6 flex já está instalado, porém está na fase de finalização da injeção eletrônica, preferi colocar um módulo programável (megasquirt), está ficando bonito, tudo novinho!
Anexo, quase pronto a parte mecânica, falta a caixa de filtro e a ligação de ar para admissão, estou tentando deixar o mais original possível, o conjunto dentro do cofre do motor precisa estar equilibrado. http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/524728-motor-ap-no-vitara-12744542_1028266710566553_2800798493529202063_n.jp g

mmuniz07
08/09/2018, 05:25
Pessoal, comprei uma Vitara motor AP 2.0 modelo 4 portas, carburada. Acho que tá bebendo demais, por volta de 4 a 5 com o litro de gasolina. Alguem pode me dar uma dica de como pedir o ajuste desse carburador? Obrigado!

Domingos Cassiano
05/12/2018, 12:21
Bom dia alguem ja colocou este motor no Vitara

MATOSWR
14/12/2018, 21:26
Bom dia alguem ja colocou este motor no Vitara

Olha, já vi num fórum americano, mas não lembro qual. Acho que não deve ser dificil, pois se já intelam o AP a gasolina, o diesel é quase , digo quase igual, com a vantegem de não ter a eletronica (considerando um AP injeção). O dificil é achar um mecanico que queira essa empreitada

Fabil
05/02/2019, 20:01
Vitara AP 2.0 CrossFlow TECNOTRILHA - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=nzzJnelKXSg)

GUSTAVO PRADO
12/02/2019, 00:24
Pessoal onde compro o kit pra instalação do motor AP no grand Vitara

diegotmc
08/11/2021, 19:44
Olá!

Disco de embreagem continua sendo o de Tempra mesmo? Ou tem outras opções?
Já estou com platô de Santana. Fui usar o disco original do Vitara, com uma pequena adaptação, mas não aguentou...

Fabil
22/12/2021, 10:38
Tecnotrilha Vitara AP 2.0 Turbo Automatico - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=AL2j17GHkN0)