PDA

Ver Versão Completa : Roubo de estepe.

Páginas : [1] 2

MarBO
20/03/2007, 15:17
Pessoal

Acabo de descobrir que minha Ranger 06 não vem mais com aquela proteção com chave para trancar o acesso ao mecanismo de descer o espete. Fui ver o preço na Ford R$90,00 paus
Fica mais baranto colocar uma corrente, mas antes de eu fazer isso gostaria de saber se alguem tem uma solução melhor doque esta?

Abraços

Marcelo

Wallace
20/03/2007, 15:39
Eu uso um feito para prender bicicletas; é cabo de aço encapado com tranca, assim não faz barulho nem estraga nada. Só não sei quando paguei.
Se quiser posso ver na loja de bicicleta aqui ao lado quando fica um.

Leonel Lousa
20/03/2007, 23:26
Na Silverado e na Ranger é corrente.
Se eu fosse vc colocaria uma corrente ou a tranca, pois qdo meu pai pegou a Ranger ele ficou enrolando pra colocar alguma coisa e roubaram o estepe dele com duas semanas de uso.

JEFFCATUNDA
21/03/2007, 15:02
Isso ainda ocorre porque ninguém processou ainda a FORD.

leiam mais a respeito disso:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26295

TylerNTL
26/03/2007, 14:00
Quando troquei minha caminhonete anterior que era 1998 pela atual 2001 notei algumas diferenças:
1-Na 1998 não existia a fechadura para o estepe
2-Na 2001 não existe a opção de fechar a ventilação nos dutos centrais (sobre o CD) Na antiga tinha a opção ainda de fechar um lado ou o outro. Na 2001 fica aberto direto só fecha se mudar o fluxo para o pára-brisas.

Na teoria a caminhonete não deveria estar evoluindo...

Lucas Nassif
26/03/2007, 14:07
Roubaram o estepe da s10 do meu pai ano passado, estava com 2 correntes e 2 cadeados! Roubaram numa tarde de sol, em uma rua movimentada..não sei como conseguiram, mas depois dessa compramos uma tranca usada muito pelos motoqueiros. Ela é bem forte, tá aguentando o tranco! Qdo compramos a Hilux, ela veio com aquela correntinha fina (beeeeem segura). Colocamos essa que tava na S10 na Hilux...tá belezinha...e além de tudo, a tranca é com tetrachave..mais segura!

Agora só vou arrumar outra para o estepe do Jeep, antes que fico sem os pneus 31!! :(

[]'ss

JEFFCATUNDA
26/03/2007, 14:30
Meu colega que teve o pneu roubado(do estepe) da Ranger, entrou nas pequenas causas contra a ford e contra a concessionária que vendeu o carro....

Pede ressarcimento dos custos por não ter sido avisado da possibilidade do fato ocorrer, e alega vicio de fabricação e falta de informação do produto.

Relaciona reclamações anteriores de igual teor.

Quem já passou pos isso, registrou queixa, e quer ajudar me manda um e-mail.

CORRETO?

jeff.catunda@uol.com.br

Telmo Petrucci
27/03/2007, 16:47
nas duas rangers que meu pai teve, colocavamos corrente e cadeado!!A corrente "embalada" em pedaço de mangeira pra não fazer barulho!!!

Agora cadeado, hoje vejo que é menos susceptivel ao roubo os de Código, ao invés de chave comum!!!!os de chave, qualquer marginal dá um jeito de abrir...e os de código (sem chaves), como em tese só abrem se colocar a sequencia numerica, seriam mais dificies de serem arrombados!!! para isso precisaria de algum alicate, ou serra para quebrar a corrente, ou pé de cabra ou barra de ferro bem forte para forçar o cadeado

AACL
27/03/2007, 18:37
Coloca uma roda pintada de vermelho com um pneu velho.

Quantas vezes vc teve que usar o estepe? Serve um bem careca e o cara não vai perder temo pra levá-lo.

Abs.

Th Cerga
29/03/2007, 10:44
Coloca uma roda pintada de vermelho com um pneu velho.

Quantas vezes vc teve que usar o estepe? Serve um bem careca e o cara não vai perder temo pra levá-lo.

Abs.

AACL...essa é uma boa pedida !

Aqui em casa tinhamos 2 S-10 (98 V6 e 00 2.2) na V6 roubaram o estepe, estava com o meu pai e ele no impulso comprou outra roda e outro pneu, gastou ai uns R$ 120,00 em tudo usado, quase careca...

Na minha (2.2) quando fui trocar os pneus, eu aproveitei o estepe que estava 0km e troquei a roda que era tala 7" por uma de 6" pintada de laranja da propria S-10 e coloquei um pneu que me arrumaram na medida (se não me engano) 205/75, r15 liso que dava medo de ver.

Depois so coloquei embaixo da caçamba e tchau....teve uma vez que eu estava no Bom Retiro em São Paulo a negocios, quando voltei o estepe estava "baixado" porém estava lá ainda...ou seja, alguem tentou leva-lo, mas por ser muuuito bom deixou-o la mesmo.

Sou da opiniao, estepe voce usa pouco..entao para nao sofrer assim use um qualquer.

Valeu !

JEFFCATUNDA
29/03/2007, 12:32
.................................................. ..........................

AACL...essa é uma boa pedida !

Realmente são muito boas estas dicas pois, como sabemos, pouco nos utilizanos do estepe....

Em 11 anos que passei com uma Bonanza 4.1 T. Diesel só me utilizei do estepe uma única vez, e na estrada quando estourou um pneu trazeiro...

Rodei uns 60 KM com ele atraz de um pneu para comprar e só!

Aqui em casa tinhamos 2 S-10 (98 V6 e 00 2.2) na V6 roubaram o estepe, estava com o meu pai e ele no impulso comprou outra roda e outro pneu, gastou ai uns R$ 120,00 em tudo usado, quase careca...

Na minha (2.2) quando fui trocar os pneus, eu aproveitei o estepe que estava 0km e troquei a roda que era tala 7" por uma de 6" pintada de laranja da propria S-10 e coloquei um pneu que me arrumaram na medida (se não me engano) 205/75, r15 liso que dava medo de ver.

Depois so coloquei embaixo da caçamba e tchau....teve uma vez que eu estava no Bom Retiro em São Paulo a negocios, quando voltei o estepe estava "baixado" porém estava lá ainda...ou seja, alguem tentou leva-lo, mas por ser muuuito bom deixou-o la mesmo.

Sou da opiniao, estepe voce usa pouco..entao para nao sofrer assim use um qualquer.

Valeu !

MarBO
02/04/2007, 14:22
Pessoal

Alguem ai tem ideia de onde adquirir aquela tampinha com chave para o estepe da Ranger sem ser na Ford pois la o preço é forda (130,00 reais).
Ja coloquei corrente com cadeado mas ainda assim quero dificultar mais pros malandros.

Abraços

Marcelo

edubelem
02/04/2007, 16:59
Pessoal

Alguem ai tem ideia de onde adquirir aquela tampinha com chave para o estepe da Ranger sem ser na Ford pois la o preço é forda (130,00 reais).
Ja coloquei corrente com cadeado mas ainda assim quero dificultar mais pros malandros.

Abraços

Marcelo

É melhor não colocar aquilo, pois vai apenas danificar o seu carro, eles colocam o vergalhão e forçam entre o pára-choque e a caçamba e sai amassando tudo:putz:

[]'s

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 11:17
O que vc postou me fez lembrar meu ex-sogro...

Ele guardava o carro aberto dentro da garágem de sua residência e alegava exatamente isso:

Se o cara já pulou o muro, escapou do cachorro, e entrou no portão da garagem... para que deixar ele danificar o carro para roubar as besteiras que tem dentro???

É melhor não colocar aquilo, pois vai apenas danificar o seu carro, eles colocam o vergalhão e forçam entre o pára-choque e a caçamba e sai amassando tudo:putz:

[]'s

edubelem
03/04/2007, 11:53
O que vc postou me fez lembrar meu ex-sogro...

Ele guardava o carro aberto dentro da garágem de sua residência e alegava exatamente isso:

Se o cara já pulou o muro, escapou do cachorro, e entrou no portão da garagem... para que deixar ele danificar o carro para roubar as besteiras que tem dentro???

Não, o que eu quero explicar que aquilo não serve p/ nada pois é perfeitamente viável passar o vergalhão entre o para choque e a caçamba, isto é normal p/ eles, a tampinha será apenas uma tampinha c/ efeito estético, a única solução mesmo é andar c/ estepe velho ou sem estepe.

Hoje eu uso um cd, o CDR 4600 original, pois se eu usar um mp3 ou dvd, vou virar alvo, pois os bandidos estão procurando estes aparelhos, lamentavelmente é esta a realidade.

Infelizmente, este é o país que vivemos, onde vc não pode ter nada que preste, pois passa a virar alvo de bandidos.

O seu ex-sogro esta correto.

[]'s,

Eduardo Eustaquio
03/04/2007, 12:51
Companheiros,

Estou em Goiânia nesse momento e hoje cedo, ao começar a me atualizar aqui no Fórum, vi esse tópico sobre estepes. A poucos instantes, sai para comprar um refrigerante para o nosso almoço e por curiosidade, fui ver o meu estepe.

Supresa. Aonde está o meu estepe?

Não sei onde, quando ou o que aconteceu, mas fui roubado. última vez que me recordo que olhei o estepe foi na semana passada.

Ou foi aqui em Goiânia ou foi em Uberlândia, local que estive na semana passada.

Pergunta: - O Local do estepe da L200 aceita qualquer medida de pneu e roda? Ou so o que vem como estepe? Vou ter que comprar um antes de viajar para a Bahia.

JEFFCATUNDA
03/04/2007, 14:51
Não Fosse Trágico Seria Cômico!!!!!!!!

edubelem
03/04/2007, 15:21
Companheiros,

Estou em Goiânia nesse momento e hoje cedo, ao começar a me atualizar aqui no Fórum, vi esse tópico sobre estepes. A poucos instantes, sai para comprar um refrigerante para o nosso almoço e por curiosidade, fui ver o meu estepe.

Supresa. Aonde está o meu estepe?

Não sei onde, quando ou o que aconteceu, mas fui roubado. última vez que me recordo que olhei o estepe foi na semana passada.

Ou foi aqui em Goiânia ou foi em Uberlândia, local que estive na semana passada.

Pergunta: - O Local do estepe da L200 aceita qualquer medida de pneu e roda? Ou so o que vem como estepe? Vou ter que comprar um antes de viajar para a Bahia.

O mais barato é a roda e pneu da L-200 GL, te aconselho a comprar esta roda com pneu usado e colocar lá atrás, e talvez não te levem.

[]’s,

Marcello Ladeira
04/04/2007, 10:16
Estepe careca dá multa galera!!!

[]'s,

Marcello Ladeira
04/04/2007, 10:46

[]'s,

edubelem
04/04/2007, 12:02

[]'s,

Fala Marcello, voltou das férias!

Não é careca e sim quase careca!

[]'s,

Waldir Carlos
04/04/2007, 12:38
Só não vale usar pneu "lixado" para pintura; putz!

OFF: Tá vendo Edu, eu não te disse que o "homi" tava no vidão? Deixa ele "navegar" e encontrar aquele tópico que a gente fala do "Boteco"... aposto que vai querer conferir, de perto, se a "filial" daqui é igual à de Belém... he, he, he.

[]s

JEFFCATUNDA
04/04/2007, 14:58
Como alguém já escreveu.....

Não precisa ser totalmente careca, basta estar bem gasto, pintado de verde e em um aro enferrujado....

edubelem
04/04/2007, 19:37
Olha a foto da criança!!
Quem que roubar???

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=77182&d=1174931191

[]'s

edubelem
04/04/2007, 19:42
Só não vale usar pneu "lixado" para pintura; putz!

OFF: Tá vendo Edu, eu não te disse que o "homi" tava no vidão? Deixa ele "navegar" e encontrar aquele tópico que a gente fala do "Boteco"... aposto que vai querer conferir, de perto, se a "filial" daqui é igual à de Belém... he, he, he.

[]s

É o homi ta só acumulando milhagi!!! he he he...

Como diz um amigo... "Ô vidinha mais ou menos!!!":cool:

[]'s

Marcello Ladeira
05/04/2007, 08:41
Poxa galera, acabei de me arrepender de ter dado meus 4 pneus com 35Mkm de uso... hehehehe.

[]'s,

Waldir Carlos
05/04/2007, 11:11
Esse foi o estepe mais “esculhambado” que já vi em toda a minha vida; só faltou envernizar a banda de rodagem... he, he, he. O ladrão que tiver coragem de levar uma coisa dessa aí, merece um boa surra, antes de ser preso.

:lol::lol::lol:

OFF: Marcello, o Edu vai ficar zangado e pode pensar em mandar “enterrar” a gente, vivos! :parede::parede::parede:

Um abraço

JEFFCATUNDA
05/04/2007, 12:21
Quem conhecer ladrão que perca tempo prá levar este troço, por favor manda ele aqui que tenho uma reca de pneu velho só juntando AEDES.....

ramonpoa
11/04/2007, 08:06
A hilux vem com uma corrente (para baixar o estepe) e um pequeno cadeado.
Com a mesma chave que você usa para baixar o estepe, consegue rebentar os dois (estepe e cadeado).

Assim, a própria concessionária recomenda reforçar.

Comprei uma corrente de 2 metros, um cadeado de boa marca, e uma camera de bicicleta aro 26x1,5 (acha nos R$ 1,99)....

Cortei a camera, passei a corrente por dentro (tem até talquinho) e coloquei por fora do estepe.... Não faz barulho nenhum (por causa da borracha)....

é a solução mais barata que encontrei.... tudo por menos de R$ 30,00.

Vide foto....

MarBO
12/04/2007, 11:53
Pessoal

Ontem passando pelo forum da Comunidade Ranger vi uma solução boa e barata contra roubo do estepe.
Ligar o alarme do carro pegando um dos senseores ja existentes (Exemplo o do capô) e liga-lo ao estepe assim quando o alarme estiver armado a proteção tambem sera para o estepe.
Genial e barata

Abraços

Marcelo

JEFFCATUNDA
13/04/2007, 01:01
Realmente desta forma providencia-se um fundo musical para a ação do ladrão
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pessoal

Ontem passando pelo forum da Comunidade Ranger vi uma solução boa e barata contra roubo do estepe.
Ligar o alarme do carro pegando um dos senseores ja existentes (Exemplo o do capô) e liga-lo ao estepe assim quando o alarme estiver armado a proteção tambem sera para o estepe.
Genial e barata

Abraços

Marcelo

EDUARDO SILVA
04/05/2007, 08:24
Pessoal, ontem tive meu estepe roubado, nunca tinha verificado que é muito barbada fazer isto; que meios de segurança são usados para tentar dificultar esta ação?

srgrande
04/05/2007, 12:44
Corrente dentro de uma mangueira e cadeado, ou travas com cabo de aço p motos e bicicletas ou a TRAVANJO propria p estepes de camionetes.

JORGE DELMANTO
04/05/2007, 23:18
Eu uso uns parafusos de roda lisos, que somente sao tirados com uma chave especial...

TMorais
05/05/2007, 10:13
Existe alguma trava tipo rosca solta c chave? Tive um Suzuki que veio c esta trava e a chave era a mesma do veiculo...
Abraços,

Joao Henrique Kffuri
05/05/2007, 10:53
Pessoa como Sergio falou eu tambem uso a Travanjo, que é um cabo de aço com capa plastica e chave tetra, acho ser a melhor opção..
jk

giipinna
06/05/2007, 22:30
Ué pessoal, não entendi.
Eu coloquei um cadeado comum (papaiz) no buraquinho específico para prender o estepe. Isso não resolve nada? É isso?
Tks
Gisele

Morceli
07/05/2007, 17:12
Alguém sabe onde posso comprar esta Travanjo em SP, ou pela internet?

Joao Henrique Kffuri
07/05/2007, 18:47
Morceli
tente contatalos pelo site www.travanjo.com.br, quem sabe ele te indicam alguma loja, caso tenha dificuldade posso ver a loja que comprei a minha aqui em Londrina Ok.
jk

EDUARDO SILVA
08/05/2007, 13:28
Bem pessoal, procurei uma trava mais especifica para o estepe e não encontrei, acabei colocando um destes cabo de prender moto, vamos ver se vai adiantar, pois a brincadeirinha deste furto me custou R$800,00 entre pneu e roda.

RicBarra
08/05/2007, 22:39
Caro Eduardo

Mandei tornear um parafuso com a cabeça igual a das porcas que prendem o estepe. O parafuso tem um comprimento suficiente para passar pela roda (em um furo livre), passar pelo suporte, receber uma porca comum atras do suporte e o restante do corpo do parafuso leva um furo com diametro suficiente para receber um pequeno cadeado.O resultado final é muito bom.
Com a porta traseira fechada você olha para o estepe e não identifica o que é porca ou parafuso pois as cabeças são iguais. Estética garantida.
Quando abre a porta traseira e acessando por tras do estepe é possivel abrir o cadeado e retirar a porca e consequentemente o parafuso(ou se preferir porca falsa).Lembro que só é possivel acessar o cadeado e a porca se a porta traseira for aberta,pois com ela fechada o espaço entre o estepe e o vidro não é suficiente nem para enxergar o cadeado.
Não sei se consegui explicar bem, mas depois posso te mandar umas fotos.

[]'s seguros

dricwb
09/05/2007, 23:17
Ricardo, acho que sua solução foi bem interessante mesmo, porque todas as outras, inclusive a travanjo, ferram com a estética, só usando capa protetora pra esconder mesmo. Pode postar fotos da sua solução? Não venderia um parafuso desses, já que tu já tem a manha da coisa? Abraço!

mausl
10/05/2007, 12:18
Caro Eduardo

Mandei tornear um parafuso com a cabeça igual a das porcas que prendem o estepe. O parafuso tem um comprimento suficiente para passar pela roda (em um furo livre), passar pelo suporte, receber uma porca comum atras do suporte e o restante do corpo do parafuso leva um furo com diametro suficiente para receber um pequeno cadeado.O resultado final é muito bom.
Com a porta traseira fechada você olha para o estepe e não identifica o que é porca ou parafuso pois as cabeças são iguais. Estética garantida.
Quando abre a porta traseira e acessando por tras do estepe é possivel abrir o cadeado e retirar a porca e consequentemente o parafuso(ou se preferir porca falsa).Lembro que só é possivel acessar o cadeado e a porca se a porta traseira for aberta,pois com ela fechada o espaço entre o estepe e o vidro não é suficiente nem para enxergar o cadeado.
Não sei se consegui explicar bem, mas depois posso te mandar umas fotos.

[]'s seguros

Ric, estou p fazer isso no meu a +- uns 4 meses e ainda num fiz, acho que dessa forma naum motifica a estetica.

Tb pensei eh adaptar um cadeado dakeles que ven no step do ECAsport soh que eh 200 contos um

dricwb
10/05/2007, 18:41
Ric, estou p fazer isso no meu a +- uns 4 meses e ainda num fiz, acho que dessa forma naum motifica a estetica.

Tb pensei eh adaptar um cadeado dakeles que ven no step do ECAsport soh que eh 200 contos um
Mausl, aquele que vem no estepe da EcoSport, na verdade é apenas um parafuso com a cabeça diferenciada, lisa por fora e com encaixe por dentro, o que na verdade não dificulta muito o furto não. Se você conseguir um adaptador, coisa facílima de conseguir, tira ele com qualquer chave de roda, sem maiores dificuldades. Sei porque tinha uma antes do meu troller. Sou mais a idéia do nosso amigo aí de cima.
[]s

mausl
11/05/2007, 10:18
Ahh, pelo preço tb jah tinha eskecido de fazer com esses parafusos

RicBarra
15/05/2007, 22:26
Pessoal

Seguem as fotos prometidas da munha solução para travar o estepe!

[]"s fotográficos

dricwb
16/05/2007, 02:22
Ficou massa, profissional mesmo. Cara, quanto custaria pra vc mandar fazer outro e me enviar pelo correio? Somente o parafuso, ou ele e o cadeado. Sério mesmo!

Morceli
16/05/2007, 11:27
dricwbFicou massa, profissional mesmo. Cara, quanto custaria pra vc mandar fazer outro e me enviar pelo correio? Somente o parafuso, ou ele e o cadeado. Sério mesmo!

X2

RicBarra
16/05/2007, 22:32
Pessoal

O torneiro que fez para mim já saiu do ramo, mas acho muito simples e poderão fazer no torneiro mais próximo de vocês. Tira uma das porcas e leva de modelo para a cabeça do parafuso.

[]`s perdendo uma oportunidade de mercado

dricwb
17/05/2007, 23:56
Ah, ok... vou ter que aprender na marra mesmo então...hehehe...

Vaccari
24/05/2007, 01:14
Pessoal

tive a mesma ideia do Ricardo, mas posso dizer que parafuso com rosca é mais fácil de abrir o cadeado pois se vc desapertar com uma chave ele fará pressão no parafuso e romperá facilmente , por isso aconselho um cabo de aço.ou um parafuso sem rosca (liso) com cadeado.

Valeu

Giovanne Vieira
04/12/2007, 22:19
Estou pensando em por no meu a porca segredo do Ecosport , é uma porca especial com uma chave também especial(Diferente) o kit com a porca e a chave custa em um cocessionario Ford daqui de Salvador-Ba R$200,00. Seria uma solução segura para se evitar o roubo do stepe.

Giovanne

mausl
05/12/2007, 09:51
Solução bem simples porca anti-furto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66328867-parafusos-e-porcas-anti-furto-p-rd-esportivas-e-orig-alumi-_JM

Coloquei no meu essa mesma no anuncio

t4_carcara
05/12/2007, 10:28
Giovanne, isto tá me parecendo muito salgado... tô achando a idéia do Ricardo muito simples, boa e de muuuuito menor custo...

Vou imitar você Ricardo.

PArabéns pela idéia.

Carcará.

Loyer
07/12/2007, 09:32
Para quem quer uma solução mais em conta, esse cabo de aço que comprei é muito resistente, segue o link.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62404201-_JM

Abraço.

themoteo
09/12/2007, 14:32
Estou pensando em por no meu a porca segredo do Ecosport , é uma porca especial com uma chave também especial(Diferente) o kit com a porca e a chave custa em um cocessionario Ford daqui de Salvador-Ba R$200,00. Seria uma solução segura para se evitar o roubo do stepe.

Giovanne

Qualquer medida que tomemos é válida. Mas não é bom confiar que seja SEGURA. No estepe da Tracker já vem um parafuso desses com chave. Uma vez estacionado em frente a uma pousada em Jericoacoara conseguiram tirar esse parafuso. Não sei pq não levaram o pneu na mesma noite, mas por sorte notei a falta e na noite seguinte coloquei o estepe dentro do carro.

Fernando da Terra
27/05/2008, 13:20
Pessoal, estou copiando o tema do tópico criado no Picapes 4x4, aqui para o Land Rover, pois esse é um problema que penso desde que comprei minha land e ainda não decidi qual seria a melhor solução. Além do mais o nosso estepe é muito mais acessível aos ladrões fdp! Nas picapes ele fica embaixo, que é um pouco mais complicado o acesso.
Alguém já teve a triste experiência de ter o estepe roubado?
E quem já colocou algum dispositivo anti furto nele?

Fernando

Noventinha 00
27/05/2008, 13:43
Fernando,
pelo que já li, o segredo que vem na porca de segurança é considerado satisfatório.
Eu nunca soube de caso de estepe de Defender roubado.
De qq maneira, ja vi algumas Defender com corrente e cadeado.
Abços,
Rodrigo.

Morgado
27/05/2008, 14:30
Fernando,

Como disse o Rodrigo, se as suas rodas são as originais de liga leve, a porca anti-furto resolve o problema. Entretanto, se você usa, como eu, rodas de ferro, mande um torneiro fazer uma porca com a mesma ranhura da que vêm com as rodas de liga leve. Você leva a chave(se não tiver compre ou consiga uma) que serve para sacar as porcas anti-furto e o torneiro faz uma porca com a ranhura idêntica à da chave e você coloca no estepe, liquidando o problema. Assim que eu fiz. Abs. Morgado

caique
27/05/2008, 15:11
Senhores, resolvi o problema com aqueles sistemas anti furto de moto e bicicleta, uma espécie de cabo de aço envolvido por uma mangueira com um cadeado nas extremidades. Passa por dois furos do estepe e pelo suporte de estepe. Quase não se vê, e com a capa de estepe fica invisível...

_portela
27/05/2008, 17:51
Basta utilizar as "porcas segredo" das rodas originais de liga.

Abs.,

Fernando da Terra
28/05/2008, 07:39
Valeu pelas respostas amigos.
As minhas rodas são as de ferro. As porcas que são feitas para as rodas de liga servem para os parafusos das de ferro? Se sim, onde encontro para comprar (se é que existem para compra), ou tenho mesmo q?

Morgado, a sua idéia me parece boa, mas terei que arrumar uma porca para fazer igual. Agora, como é essa chave e a porca segredo? Tem como colocar fotos da sua porca...rsrs...?

Pessoal, se alguém tiver foto da tal da porca, se puderem colocar, agradeço....

Fernando

_portela
28/05/2008, 07:43
Servem!

Fica esquisito, pois não encaixa no buraco perfeitamente, mas prende a roda e irá resolver o problema com o ladrão.

Importe. Sai entre 2,5-3GBP.

Abs.,

Luiz Antonio C. Bodon
28/05/2008, 15:50
Veja aqui:

http://www.travanjo.com.br/

Pode ser uma boa....:D

_portela
28/05/2008, 17:13
A LR também tem um kit de porcas segredo para rodas de aço...Mas deve ser uma baba...

O código é RTC9535.

Abs.,

geezer
29/05/2008, 01:13
Acho que o problema é os "nóias", tentam roubar e mesmo sendo com trava, porca com segredo ele enfia o pé, barra de ferro, bem no estilo, não leva mas danifica :?

Hum
29/05/2008, 01:50
Uma vez quando fui fazer a revisão da minha 90, encontrei um dono de outra 90 e um mecânico tentando tirar as rodas com as porcas com segredo, e não estavam conseguindo. O proprietário tinha perdido o cachimbo-segredo, e para a sorte dos mesmos, o meu cachimbo tinha o mesmo segredo.
O cara encomendou outro na concessionária, mas pelo que ele me falou era algo de R$ 90 só o caximbo.
Mas pelo o que eu vi, o mecânico não conseguir tirar as rodas dentro de uma oficina, me deixou mais seguro em relação ao estepe.
E pensando melhor, é bem fácil quebrar um cadeado e cortar uma corrente.
A não ser um ladrão especializado, que é que vai andar por ai com um kit de cachimbos-segredo.
Em tempo, existem variações de segredos.

M. Bueno
29/05/2008, 11:19
Olá!

Comprei a porca e a chave p/ roda de liga leve na AutoStar - SP, na semana passada e paguei R$ 118,62. Os códigos são STC 3416 e STC 3426, respectivamente. Se vc já possui a chave e vai comprar só a porca, informe ao vendedor a letra que está gravado nela, pois existem vários modelos. Só comprei pq tive que viajar rápido e sabia que ia deixar o carro na rua durante a noite, senão teria procurado um torneiro mecânico.

Saudações

M. Bueno

Elodef
30/05/2008, 14:11
a minha proteção é simplesmente deixa um pneu bem careca, quem vai querer levar???

Noventinha 00
30/05/2008, 17:13
hahaha...ótima elodef. Só não se esqueça que a roda é bem carinha!!!
Abços,
Rodrigo.

Luiz Antonio C. Bodon
23/06/2008, 15:49
Exatamente.....a roda não é nada barata...

Pato jipeiro
23/06/2008, 16:56
Como segurnaça adicional, na trecker, coloqeui um cadeado de trancar bicicleta, ou moto, vende em qualquer casa de peças para moto, e é barato.

Noventinha 00
24/06/2008, 09:34
Apenas pra compartilhar com os amigos: Essa noite sonhei (pesadelo) que deixava o carro em uma vaga de rua para ir a um bar com a minha noiva e quando voltei, ladrões tinham roubado as minhas 02 rodas da frente. O engraçado é que os ladrões tiveram o cuidado de deixar o carro em cima de 02 cavaletes, como se estivesse numa oficina. Maior trabalheira!!! Detalhe: o estepe estava no lugar!!! É cada uma!!!
O mais engraçado foi que contei pra minha noiva e ela ficou uma fera, dizendo que eu gosto tanto da minha 90tinha que até sonho com ela, mas que nunca sonhei com a minha noiva...hahahaha...
Abços,
Rodrigo.

Lothar
24/06/2008, 11:40
Apenas pra compartilhar com os amigos: Essa noite sonhei (pesadelo) que deixava o carro em uma vaga de rua para ir a um bar com a minha noiva e quando voltei, ladrões tinham roubado as minhas 02 rodas da frente. O engraçado é que os ladrões tiveram o cuidado de deixar o carro em cima de 02 cavaletes, como se estivesse numa oficina. Maior trabalheira!!! Detalhe: o estepe estava no lugar!!! É cada uma!!!
O mais engraçado foi que contei pra minha noiva e ela ficou uma fera, dizendo que eu gosto tanto da minha 90tinha que até sonho com ela, mas que nunca sonhei com a minha noiva...hahahaha...
Abços,
Rodrigo.

Mas que noiva ingrata!!! Você não falou que ela estava no sonho? (indo ao bar). Todas querem ter o papel principal e não aceitam ser coadjuvantes!!!!

M. Bueno
24/06/2008, 13:00
Putzz!!! Pensei que só a minha que tinha cíume da 90"!!! Pelo visto não é só dos problemas mecânicos que compartilhamos ainda tem os problemas emocionais afetivos!!! KKKKK!!!

Toti
24/06/2008, 13:16
Putzz!!! Pensei que só a minha que tinha cíume da 90"!!! Pelo visto não é só dos problemas mecânicos que compartilhamos ainda tem os problemas emocionais afetivos!!! KKKKK!!!

Amigos,
Avisem-as que, melhor uma defender as claras do que uma amante as escondidas!!!
Abrs
Toti

Thunder_ot
31/07/2008, 13:52
Gente, estou colocando pneus 35 no Chokito e planejava colocar um estepe novo. Porém, um colega me disse que o pneu exposto diretamente ao sol por longos períodos acaba ficando duro e quando posto para rodar se desgasta rapidamente.:shock: Sendo assim, acho que vou colocar como estepe uns pneus 33 recapeados que tenho aqui em casa.
Alguém sabe dizer se isso realmente acontece? Uma capa de lona evitaria isso?
Abraços a todos.

JapaTroller
31/07/2008, 15:42
Gustavo o maior problema é que se por ventura um pneu traseiro seu furar, vc vai ter que pegar um 35" da frente e jogar pra traseira e colocar o estepe 33" na dianteria e assim sendo não usando a tração dianteira, pois não é aconselhável rodar com pneus de tamanhos diferentes. Agora com o ressacamento dos pneus faz sentido tb, o melhor é vc comprar uma capa , sai baratinho e vale a pena!
Abraços

André Centurion
31/07/2008, 22:41
O cuidado principal é para que não roubem o estepe. Eu já tive o meu furtado num estacionamento de uma grade rede de suoermercados. Ainda bem que pagaram (depois de uns três meses) o prejú.

André

Morcego
31/07/2008, 22:46
Na minha opinião, o ideal é ter os 5 pneus iguais e colocar regularmente o estepe pra rodar fazendo rodizio.

Thunder_ot
01/08/2008, 13:09
Pois é, fiquei meio na dúvida.
Realmente não dá para andar com pneus diferentes no eixo de tração. Existe um site de curitiba onde o cara faz a capa em qualquer tamanho por 90 pilas. Se a capa proteger realmente vou encomendar uma.
Em relação ao roubo do estepe, tem um post aqui no fórum muito bom e eu mandei fazer um parafuso com cadeado inventado por um colega, funciona bem e parece ser bem robusto.
Abraço moçada.

AKPG
02/08/2008, 20:39
Se seu Troller estiver com o diferencial LSD original no eixo traseiro, realmente não pode usar pneus de medidas diferentes neste eixo. Porém, se não tiver bloqueio LSD ou full no eixo dianteiro, vc pode usar pneus de medidas diferentes sem o menor problema, afinal, o diferencial está lá justamente para suprir a diferença de rotação entre as rodas.

Como eu uso bloqueio ARB nos dois eixos do meu troller, ou seja, não tenho mais o LSD no dif traseiro, eu posso colocar normalmente pneus de medidas diferentes em qq um dos eixos, desde que eu não acione o bloqueio.

Abraços,

Thunder_ot
03/08/2008, 02:05
Muito obrigado Alexandre, futuramente devo colocar um bloqueio no eixo dianteiro, logo, vou comprar 5 BF mud 35 12,5 e seguir o conselho do colega Fernando Teixeira.
Abraços passando sunblock no step :D

JORIS
04/08/2008, 16:19
Thunder, semana passada conversando com uma amigo que tem uma renovadora de pnaeus, fiquei sabendo que eles tem validade de 5 anos, ou seja, para recapá-los, de acordo coma as normas virgentes, a carcaça terá de ter menos de 5 anos, um amigo nosso tinha uma pneu cross recoberto, era o de estepe e nunca tinha rodado, do nada com o veículo parado na garagem o bicho estourou, exatamente devido ao resecamento, não que ocorra com todos, más que é previsto que ocorra isso é!

Quanto ao roubo, no meu coloquei um parafuso com um furo e cadeado, é bem fácil da pra tirar com a própria chave de roda, e tem de estar com a tampa aberta pra acesá-lo!

[]´s.

Thunder_ot
04/08/2008, 20:36
Pois é Joris, acho que a melhor solução é por os 5 pneus no uso através do rodízio... se desgastar, desgastam uniformemente. Também fiz o esquema do parafuso com cadeado e ficou 10.
Estou encomendando a capa do estepe.
Para quem não viu o esquema inventado pelo colega Ricardo Barra, aí vai o link:
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28099&page=2
É bom salientar que nem todos os suportes de estepe para Troller são compatíveis com esse método.
[]s

heartland
11/10/2008, 10:15
Primeiramente venho me desculpar antecipadamente se já existir um tópico sobre este assunto, eu procurei na pesquisa porém não achei.

Quais as medidas de segurança? Estou pensando em fazer um furo no suporte e passar outros 2 parafuros com cadeados, para dificultar o roubo do estepe.

O que voces costumam fazer?

Ajudem este novato, por gentileza rss

carburador4x4
11/10/2008, 11:48
Amigo,

No meu T4 existe um mecanismo com um parafuso com a rosca que não prende a roda, e com um furo na ponta onde vai um cadeado! Veja as fotos! :concordo:

Felizmente nunca tive problemas! Não sei te dizer se é um mecanismo original do veículo! :pensativo:

Um abraço!

heartland
11/10/2008, 13:02
Amigo era exatamente isso que eu tava pensando em fazer!

Muito obrigado mesmo pelas fotos!

Abraços!

AKPG
11/10/2008, 13:30
Eu tomo as seguintes medidas:
1 - nunca paro o carro na rua!!!
2 - instalei um dispositivo que é uma espécie de porca sem cabeça, e para tirar o estepe, preciso colocar uma peça que encaixa nesta porca e então consigo soltar com a chave de roda. Não sei como se chama isto, mas este sistema é usado por diversos carros.

Abraços,

achoefel
13/10/2008, 09:19
Que tal substituir um dos parafusos do estepe por um tipo allen. Só não pode esquecer de carregar a chave allen junto sempre. Normalmente quem rouba estepe leva consigo uma chave de rodas e nunca uma allen. Simples e barato ao meu ver.

srgrande
13/10/2008, 20:36
Amigo,

No meu T4 existe um mecanismo com um parafuso com a rosca que não prende a roda, e com um furo na ponta onde vai um cadeado! Veja as fotos! :concordo:

Felizmente nunca tive problemas! Não sei te dizer se é um mecanismo original do veículo! :pensativo:

Um abraço!

Uso o modelo acima, que fica escondido, em conjunto com um cabo de aço de 2" encapado, com chave tetra, da MARCA TRAVANJO, proprio p motos, que passa trez vezes pelo suporte e pela roda, p desanimar qualquer vagabundo.

Luciano SHAKALL
14/10/2008, 01:45
" ... Primeiramente venho me desculpar antecipadamente se já existir um tópico sobre este assunto, eu procurei na pesquisa porém não achei ... ":arrow: Trava Para O Estepe (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28099&highlight=estepe) (aí mesmo, na seção de Troller...)

[]'s e, a propósito.... Quais "Palavras-Chave" você usou na pesquisa? :twisted:

abreu
14/10/2008, 02:22
Para de reh com o estepe encostado em algum muro, poste ou arvore!
Auhauhauhauhaaa...

guilherme soares
14/10/2008, 10:47
Para de reh com o estepe encostado em algum muro, poste ou arvore!
Auhauhauhauhaaa...

gostei......

rbrunato
14/10/2008, 11:46
Amigo,

Um abraço!

Tenho um sistema exatamente igual a este.
O problema é que o cadeado está cheio de barro seco misturada com ferrugem.
Quero só ver o duia em que precisar abrir! rsrsrsss
Acho que irei limpa-lo, lubrifica-lo e fazer uma bola de silicone para protege-lo.
No dia que precisar, rasgo o silicone e abro o cadeado...

heartland
15/10/2008, 00:42
:arrow: Trava Para O Estepe (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28099&highlight=estepe) (aí mesmo, na seção de Troller...)

[]'s e, a propósito.... Quais "Palavras-Chave" você usou na pesquisa? :twisted:

Travanjo eu usava no Traveco sport ja, mas é muito facil de roubar mesmo assim, basta um cortador de corrente.

Eu esperava mesmo a foto que o amigo postou acima, que era a ideia inicial. ;)

Luciano SHAKALL
15/10/2008, 01:45
" ... Travanjo é muito facil de roubar mesmo assim, basta um cortador de corrente ...
Eu esperava mesmo a foto que o amigo postou acima, que era a ideia inicial ... Mas no Tópico que eu citei não fala só da "Travanjo" :discordo: . . .

Outra coisa coisa: Quando você fala da "foto que o amigo postou acima",
você está se referindo às fotos que o CAmaRAda carburador4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3962) inseriu no Post #2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=712186&postcount=2) deste tópico :pensativo: ?
No tópico que indiquei (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28099&highlight=estepe), também há fotos desse sistema, mais precisamente, no Post #15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=395413&postcount=15) :rolleyes: . . .

Mesmo que não houvesse, o "interessante" é que concentrássemos as informações em menos tópicos, facilitando as pesquisas futuras, ou seja,
não é por que a foto que você queria "não estava lá" (e o pior é que estava) que você não poderia ter perguntado por lá mesmo :rolleyes: ...

[]'s Tentando manter a organização do Forum . . .

heartland
15/10/2008, 21:18
Era a foto do carburador4x4

Tambem nao gosto de criar topicos repetidos, só crio quando realmente nao consigo achar, infelizmente dessa vez nao consegui e tive que criar.

RodrigoSL
03/12/2008, 19:17
Amigos, como o estepe da Triton é de liga leve e o pneu novo chama atenção dos meliantes, resolvi tentar a substituição do mesmo por uma roda de ferro usada e um pneu velho. Procurando nos ferro-velhos, consegui uma roda de ferro do estepe da L200 Outdoor. A furação aparentemente é a mesma, no entanto, quando pedi pro borracheiro testar o encaixe da roda, observei q a mesma tocava a pinça de freio na dianteira, não encaixando com perfeiçao onde deveria (não chega ao final do prisioneiro). Infelizmente não estava com a máquina fotográfica na hora q fiz o teste.
Minha sorte é q a caminhonete estava num local irregular e o acesso à roda dianteira era melhor q a traseira, então o borracheiro levantou o carro pela frente mesmo e testou ali. Se tivesse testado atrás, como não tem pinça de freio, o encaixe seria perfeito, eu teria comprado a roda e guardado a minha original. Só iria descobrir o tamanho do pepino quando estivesse no meio do nada, furasse um pneu dianteiro , tentasse trocar e não desse certo. Aí teria q jogar um traseiro pra frente e o estepe atrás. Maior trabalheira e muita raiva q iria passar!
Desmanchei o negócio e fui embora grilado, pq percebi q se me roubarem este estepe, vou ter q gastar uma grana mais alta ainda pra comprar uma roda original de liga leve. Talvez a de liga da Outdoor/Sport sirva, não sei.
Se alguém souber de uma roda de ferro q sirva na Triton, me diga. Se não, fica aqui o aviso pros companheiros. Se roubarem nosso estepe, a facada é maior.
Temos q tentar dificultar um pouco. Eu tô usando uma tranca de cabo de aço q achei bem robusta, com chave tetra. Mas me disseram q os malandros conseguem cortar até o cabo de aço... Aí não sei...
Vi uma tranca em Goiânia q é um segredo q bloqueia o acesso ao local de descer o estepe, com chave tetra e um prato embaixo da roda de estepe. Parece mais confiável, mas tá bem carinho... R$220,00.
Mas ainda tô achando q vale a pena. Uma roda original nova não deve estar barata.
Vai aí fotos da tranca q uso atualmente.
Abraços.

RodrigoSL
03/12/2008, 19:22
Amigos, sugestões são muito bem vindas.
Valeu

AKPG
03/12/2008, 19:27
Toma cuidado apenas com a sujeira no cadeado / tranca. Como é um local que pega muita sujeira e pó, o mecanismo do cadeado pode ficar sujo e emperrar quando vc for tentar abrir.

Abra de vez em quando para ver se o sistema está funcionando. No mais, esta é a solução....

RodrigoSL
03/12/2008, 20:12
É isso mesmo, ainda não tive tempo, mas tenho q enrolar a parte da tranca em algum plastico grosso e verificar de vez em quando.

Higor-PY
03/12/2008, 20:51
Pois é AKPG... Qual nao foi a minha surpresa quando baixei o estepe da viatura, tava que era so barro, chave no cadeado e nada!!! :parede: ai sim o caboclo fica sangue no zoio... força daqui torçe dali, ate que abre, depois disso enrolei o fdm com fita crepe. :concordo:
[]'s

Fxavier
03/12/2008, 20:54
É isso mesmo, ainda não tive tempo, mas tenho q enrolar a parte da tranca em algum plastico grosso e verificar de vez em quando.
tampe a entrada do cacdeado com um silvertape....ai não da porblema:shock:

lealrenato
03/12/2008, 22:35

xavier

o que é silvertape:?::?:

é a mesma coisa qie liquid paper, corretivo liquido:?::?:

rapaz

:putz:se vc for deixar de viver por causa desse detalhes, f.......u

esse estepe apesar de parecer facil, nao é tao facil de tirar, muito menos de ser tirado sem q ninguem veja.

relaxaaaaaaaaaaaa

:concordo::concordo:

Jera
03/12/2008, 23:23
silvertape é aquela fita crepe prateada.....cola mt mais e tb é mt resistente.

rodrigosl,

estudo na unb.....esse semestre roubaram o estepe da hilux de um amigo meu e fiquei sabendo que ja roubaram o estepe de uma s10 tb, o meu sem corrente nunca roubaram.....mas é que nem o renato disse, se ficar preocupado com isso tá fu......
só essa sua corrente aí ja atrapalha mt os ladrões....vão pensar 2x antes de roubar.
aqui em casa ja passaram umas 8 picapes...e só de uma roubaram o estepe de uma.

lealrenato
03/12/2008, 23:33
vlw jera

agora esses estepes foram roubados pelos proprios estudantes, e adivinha o que ele foram comprar????

é lamentavellllllll:parede::parede:

um bando de ..........................

Jera
04/12/2008, 00:23
vlw jera

agora esses estepes foram roubados pelos proprios estudantes, e adivinha o que ele foram comprar????

é lamentavellllllll:parede::parede:

um bando de ..........................

eu nao sei renato, mas até que alguns furtos acredito que sejam os alunos mesmo. oq nao falta lá são maconheiros.
mas mts alunos acreditam que alguns casos podem ser os seguranças do estacionamento pq eles rodam sem parar pra lá e pra cá e nunca pegam ninguem roubando.
saiu no jornal de ontem, só nos estacionamentos da unb, 88 furtos de objetos e 23 de carros....isso de janeiro a setembro. nunca pegaram ninguem.

abraços!

RodrigoSL
04/12/2008, 00:46
Silvertape deve ser mesmo uma boa!

DieselPower
04/12/2008, 00:53

Como já disseram anteriormente, silvertape é uma fita adesiva muito forte.
Para ter uma idéia, se colar na parede, na hora de tirar arranca a tinta junto...
Eu acho um ítem indispensável na caixa de ferramenta, pois é de grande valia em inúmeras "gambiarras"!
Abaixo algumas sugestões de utilização da fita:

RodrigoSL
04/12/2008, 00:59
xavier

rapaz

esse estepe apesar de parecer facil, nao é tao facil de tirar, muito menos de ser tirado sem q ninguem veja.

relaxaaaaaaaaaaaa

Já tive outras picapes e não fiquei tão preocupado, pq se me roubassem sei q encontraria fácil no mercado de usados um estepe com roda velha compatível com a viatura. Apesar de q nunca fui roubado. Usava um tipo de segredo na S10. Já meu pai, q mora no interior e não usa tranca nenhuma, uma vez voltando de uma viagem a Belém, apos mais de 1200 Km rodados, percebeu q tava sem o estepe. Sorte não ter precisado antes. Aí o jeito foi correr atras de uma roda velha!
O q me preocupa no caso da Triton, é q se for furtado meu estepe, provavelmente terei q comprar uma roda de liga original. Aí f...deu, né. Grana alta... Vou ter q comprar na MIT...Já viu...
A menos q algum forista amigo diga aí q tem alguma roda "genérica" q sirva na dianteira da Triton, sem encostar na pinça de freio.
Abraço.

Everton Júnior
04/12/2008, 01:16
Já tive outras picapes e não fiquei tão preocupado, pq se me roubassem sei q encontraria fácil no mercado de usados um estepe com roda velha compatível com a viatura. Apesar de q nunca fui roubado. Usava um tipo de segredo na S10. Já meu pai, q mora no interior e não usa tranca nenhuma, uma vez voltando de uma viagem a Belém, apos mais de 1200 Km rodados, percebeu q tava sem o estepe. Sorte não ter precisado antes. Aí o jeito foi correr atras de uma roda velha!
O q me preocupa no caso da Triton, é q se for furtado meu estepe, provavelmente terei q comprar uma roda de liga original. Aí f...deu, né. Grana alta... Vou ter q comprar na MIT...Já viu...
A menos q algum forista amigo diga aí q tem alguma roda "genérica" q sirva na dianteira da Triton, sem encostar na pinça de freio.
Abraço.
tenta a roda da L200 GL quadrada.

leofs
04/12/2008, 09:56
Como já disseram anteriormente, silvertape é uma fita adesiva muito forte.
Para ter uma idéia, se colar na parede, na hora de tirar arranca a tinta junto...
Eu acho um ítem indispensável na caixa de ferramenta, pois é de grande valia em inúmeras "gambiarras"!
Abaixo algumas sugestões de utilização da fita:

Se tá solto e deveria estar preso: SILVER TAPE
Se tá preso e deveria estar solto: WD-40

Pequeno jr
07/12/2008, 01:56
Nunca tive meu estepe roubado, talvez devido ao cadeado que prende o estepe, mas tenho vários amigos que já passaram por este problema tanto aqui no DF, quanot em outros estados.

É fodz .. qdo menos se esperar .. ja era e os locais são os mais diversos possíveis.

A única vez que precisei tirar o meu estepe para ajudar um amigo, não consegui pq o cadeado de tanto leva lama emperrou. Depois disso, costumei a cada mês fazer uma lubrigicação com WD40 para que no dia em que precisar novamente ... o cadeado funcionar.

Fxavier
07/12/2008, 21:59
xavier

rapaz

relaxaaaaaaaaaaaa

Eu tinha uma outdoor, parei na casa da minha mãe 15 minutos, qdo voltei só ouvia o barulho da corrente do estepe, ele já era:discordo::discordo:
obs- silver tape é um tipo de fita adesiva bem resistente....

Anthoniusnikos
07/12/2008, 23:23
DieselPower, ainda bem que na minha época não existia essa fita, era pau-de-arara mesmo.
No caso da UNB, estão deixando as raposas tomarem conta do galinheiro.
Abs

RodrigoSL
08/12/2008, 01:22
tenta a roda da L200 GL quadrada.
Everton, ainda não tive tempo de testar esta roda da L200 quadrada, mas pelo desenho, observando a foto, acho q também vai pegar na pinça de freio dianteira. Qd testar, posto aqui.
Abraço.

RodrigoSL
08/12/2008, 01:25
Eu tinha uma outdoor, parei na casa da minha mãe 15 minutos, qdo voltei só ouvia o barulho da corrente do estepe, ele já era:discordo::discordo:
obs- silver tape é um tipo de fita adesiva bem resistente....
O lance Fxavier, é q se roubarem o da nossa Triton, vamos ter q "morrer" numa roda original! Aí é froids!

JoaoPauloBD
05/02/2009, 22:30
Olá amigos!

RamonPOA sua idéia foi muito boa - e barata! Tenho procurado as melhores opções pra evitar ser a próxima vítima (eu sei, não posso perder muito tempo procurando!).

Havia imaginado utilizar um cabo de aço espesso, trançado, com extremidades em abraçadeiras (acho q é assim q se chama) e revestido com material plástico. Vi uma solução pronta assim, mas custando R$ 120,00.

Alguém conhece algum lugar/loja q venda algo do gênero por um valor razoável?

Grato

José Marcos
20/04/2009, 12:37
Amigos, como o estepe da Triton é de liga leve e o pneu novo chama atenção dos meliantes, resolvi tentar a substituição do mesmo por uma roda de ferro usada e um pneu velho. Procurando nos ferro-velhos, consegui uma roda de ferro do estepe da L200 Outdoor. A furação aparentemente é a mesma, no entanto, quando pedi pro borracheiro testar o encaixe da roda, observei q a mesma tocava a pinça de freio na dianteira, não encaixando com perfeiçao onde deveria (não chega ao final do prisioneiro). Infelizmente não estava com a máquina fotográfica na hora q fiz o teste.
Minha sorte é q a caminhonete estava num local irregular e o acesso à roda dianteira era melhor q a traseira, então o borracheiro levantou o carro pela frente mesmo e testou ali. Se tivesse testado atrás, como não tem pinça de freio, o encaixe seria perfeito, eu teria comprado a roda e guardado a minha original. Só iria descobrir o tamanho do pepino quando estivesse no meio do nada, furasse um pneu dianteiro , tentasse trocar e não desse certo. Aí teria q jogar um traseiro pra frente e o estepe atrás. Maior trabalheira e muita raiva q iria passar!
Desmanchei o negócio e fui embora grilado, pq percebi q se me roubarem este estepe, vou ter q gastar uma grana mais alta ainda pra comprar uma roda original de liga leve. Talvez a de liga da Outdoor/Sport sirva, não sei.
Se alguém souber de uma roda de ferro q sirva na Triton, me diga. Se não, fica aqui o aviso pros companheiros. Se roubarem nosso estepe, a facada é maior.
Temos q tentar dificultar um pouco. Eu tô usando uma tranca de cabo de aço q achei bem robusta, com chave tetra. Mas me disseram q os malandros conseguem cortar até o cabo de aço... Aí não sei...
Vi uma tranca em Goiânia q é um segredo q bloqueia o acesso ao local de descer o estepe, com chave tetra e um prato embaixo da roda de estepe. Parece mais confiável, mas tá bem carinho... R$220,00.
Mas ainda tô achando q vale a pena. Uma roda original nova não deve estar barata.
Vai aí fotos da tranca q uso atualmente.
Abraços.
Olá amigos temos soluções mais sujestivel pra esse tipo de modalidade basta mandar um email para profurt@uol.com.br eles te mandaram para voçê fotos e como funciona o protetor exato pea sua camionete, eles tem todos os modelos nacionais e importados, acesse eles e veras que está usando aprovou!! pois não peder o estepe, mas o lugar e jeito e se arrumar outro pelo custo beneficio voçês tem que se prevenir, veja e passe essas informações pois é de maior nessecidade pra todos se prevenir. esse tipo de modalidade está crescendo em todo pais, infelismente, temos que buscar alternativas favoraveis e essa foi pra revolionar... esse ato de valdalismo...

"NÃO DEIXE DE SER A PRÓXIMA VITIMA..."

Att. José Marcos

LEONARDORAZO
21/04/2009, 00:49
Cara, essa corrente de bicicleta neguinho corta mole mole, mete um correntão e um cadeado mais resistente....
Um abraço

fsoaresi
04/10/2009, 23:43
A pergunta é: se tem alguma tranca/trava que não seja uma corrente com cadeados improvisados; ou se tem como ligar o alarme ao estepe; ou se tem um alarme específico para isto.

Procurando no forum, só achei este tópico sem a solução:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51839&highlight=Estepe

Me ocorreu que havia uma solução, pois, algum tempo atrás troquei meus 4 pneus, e na oficina perguntaram se tinha alarme no estepe (??) para poder substituir o pneu. Na hora não me liguei, depois considerei realmente um item importante, pois, não é raro roubo de estepes, e um pneu 4X4 o prejuízo é muito maior (na época o bridgestone original que estava no estepe custava R$700!!, coloquei outros melhores e bem mais baratos).

Abs

PS: não se confundam com meu avatar, estou me divertindo com um russinho, mas, tenho uma IO t

hrodrigues
05/10/2009, 05:37
A pergunta é: se tem alguma tranca/trava que não seja uma corrente com cadeados improvisados; ou se tem como ligar o alarme ao estepe; ou se tem um alarme específico para isto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51839&highlight=Estepe (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51839&highlight=Estepe)

Me ocorreu que havia uma solução, pois, algum tempo atrás troquei meus 4 pneus, e na oficina perguntaram se tinha alarme no estepe (??) para poder substituir o pneu. Na hora não me liguei, depois considerei realmente um item importante, pois, não é raro roubo de estepes, e um pneu 4X4 o prejuízo é muito maior (na época o bridgestone original que estava no estepe custava R$700!!, coloquei outros melhores e bem mais baratos).

Abs

PS: não se confundam com meu avatar, estou me divertindo com um russinho, mas, tenho uma IO t

Ola Fsoaresi

Tambem estou buscando uma solução para esse problema, se encontrar posto aqui. No meu Tracker usava correntes (02) o que evitou o furto, mas rasgaram um pedaço da capa.

Abs

Helio

Paulo_CW
05/10/2009, 08:53
Existem as porcas especiais para susbstitur um ou mais parafusos do estepe...
O problema, mais uma chave de roda para carregar....

hrodrigues
05/10/2009, 12:51
Existem as porcas especiais para susbstitur um ou mais parafusos do estepe...
O problema, mais uma chave de roda para carregar....

Ola Paulo

Bem lembrado. No Tracker eu tinha uma das porcas com chave. Para soltar bastava abrir com uma chave e soltar com a mão, não precisava de chave de roda especial. Acontece que nunca levei fé e tambem usava correntes com cadeado. Acho que foram as correntes que impediram o furto.

Abs

Helio

Paulo_CW
05/10/2009, 13:42
Ola Paulo

Bem lembrado. No Tracker eu tinha uma das porcas com chave. Para soltar bastava abrir com uma chave e soltar com a mão, não precisava de chave de roda especial. Acontece que nunca levei fé e tambem usava correntes com cadeado. Acho que foram as correntes que impediram o furto.

Abs

Helio

Essa é igual a q tenho na Pajero.. é uma capa com chave q fica sobre o parafuso... só q se meter uma chave de fenda e forçar, o miolo cai fora....
No meu caso, depois miolo caiu quando tava forçando com a mão pra ver se aguentava..... peguei e abri duas pequenas roscas de 3mm no miolo, meti a capa com dois parafusos de bronze e cortei suas cabeças.... agora ficou bom, pode forçar a vontade q aguenta...

Um colega torneou um parafuso fora de padrão e fez uma chave pra ele.... sem erro não existe outro igual...

Tbm já vi paraf. especial com sextavado interno fora de padrão para vender... pelo menos o ladrão não vai ser taum especializado pra ter uma chave destas...

fsoaresi
06/10/2009, 16:51
Essa é igual a q tenho na Pajero.. é uma capa com chave q fica sobre o parafuso... só q se meter uma chave de fenda e forçar, o miolo cai fora....
No meu caso, depois miolo caiu quando tava forçando com a mão pra ver se aguentava..... peguei e abri duas pequenas roscas de 3mm no miolo, meti a capa com dois parafusos de bronze e cortei suas cabeças.... agora ficou bom, pode forçar a vontade q aguenta...

Um colega torneou um parafuso fora de padrão e fez uma chave pra ele.... sem erro não existe outro igual...

Tbm já vi paraf. especial com sextavado interno fora de padrão para vender... pelo menos o ladrão não vai ser taum especializado pra ter uma chave destas...

Imaginei isto mesmo, uma porca maior com uma chave diferente ou interna (tipo saca rolha). Procurei rapidamente na internet, mas, ainda não vi nada. Não é possível que alguém não tenha inventado nada.
Abs

tulliomf
11/10/2009, 13:16
Também estava com esse mesmo problema, pois quando comprei meu Pajero Full ele não tinha a trava anti-furto que vem em uma das porcas. A minha solução foi fazer um uma trava eu mesmo com um parafuso com um foro no final para passar um cadeado. Depois vou colocar uma foto da trava que eu fiz e mais detalhes sobre a peça.
Até +

JORIS
29/10/2009, 10:37
Aqui em Natal tá uma onda de roubo de estepe, semana passada roubaram o meu, tinha um parafuso com cadeado, roperam o parafuso, coloquei outro parafuso com cadeado, uma corrente e um cabo aço daqueles com cadeado, de quinze dias pra cá já roubaram 8 estepes de troller!

F. França
29/10/2009, 14:56
Bom gente, estou comprando um troller, e vendo essa idéia do Ricardo estou tentando achar uma solução para o comentário do VACCARI, sobre a pressão que pode estourar o cadeado...
No caso de não ter como exercer pressão sobre o cadeado, poderia se resolver fazendo o seguinte ( acho que dá certo ): coloca-se um parafuso com diametro menor que o normal, fazendo que ele se torne um PASSANTE na roda! Do outro lado, coloca-se a porca aperta ele normalmente, melhor seria colocar tipo uma arruela de borracha entre a roda e a porca, e coloca-se o cadeado. ENTÃO ELE IRÁ GIRAR MAS NÃO IRÁ DESAFROUXAR E SE ACONTECER DE DESAFROUXAR UM POUCO, A PORCA CHEGARÁ NO CADEADO E NÃO SAÍRA, E O UNICO JEITO DE ELE SE ABRIR SERIA COLOCAR UMA CHAVE NA PORCA QUE FICA ATRAS DO ESTEPE, COISA QUE SÓ É POSSIVEL ABRINDO A TAMPA TRASEIRA. DO MEMSO JEITO COMO SÓ É POSSIVEL TER ACESSO AO CADEADO!

SÓ SE ELE ESTIVER MUITO AFIM E COM TEMPO PARA QUE QUANDO O PARAFUSO ESTIVER MEIO SOLTO COLOCAR UMA PRESSAO COM UM PÉ DE CABRA ALGUMA COISA QUE FAÇA UMA ALAVANCA PARA ROMPER O CADEADO, MAS ACHO MEIO COMPLICADO. AINDA SIM TERIA QUE ROMPER A PORCA ANTES!

ACHO QUE DÁ CERTO. ABRAÇOS

F. França
29/10/2009, 14:58
Acho que pode dar certo

HansKronit
29/10/2009, 16:04
Bem pessoal, procurei uma trava mais especifica para o estepe e não encontrei, acabei colocando um destes cabo de prender moto, vamos ver se vai adiantar, pois a brincadeirinha deste furto me custou R$800,00 entre pneu e roda.
Eduardo o suporte do troller tem 3 parafusos, ou seja a roda sobram 3 furos, no meu fiz mais dois furos no suporte e passei um parafuso de roda com um furo na rosca, e coloquei um cadeado transfixando o parafuso. Pra soltar o stepe voce destranca os cadeados e tira os parafusos. Custo: 3 reais de cada parafuso + 8 reais de cada cadeado: 22 reais. Acho que fica mais estético que a corrente. Espero ter ajudado.

JORIS
30/10/2009, 11:17
Eduardo o suporte do troller tem 3 parafusos, ou seja a roda sobram 3 furos, no meu fiz mais dois furos no suporte e passei um parafuso de roda com um furo na rosca, e coloquei um cadeado transfixando o parafuso. Pra soltar o stepe voce destranca os cadeados e tira os parafusos. Custo: 3 reais de cada parafuso + 8 reais de cada cadeado: 22 reais. Acho que fica mais estético que a corrente. Espero ter ajudado.

Hans, o meu tinha esse sistema (porém era só um parafuso com cadeado) e até semana passsada o considerava perfeito, extamente pela estática, pois não mudava nada, só que não está impedindo se ser roubado, eles toram o parafuso e não o cadeado, além do meu já foram roubados mais 4 que tinha esse sistema, então não se iluda que estará seguro!

TROLLEIRO
30/10/2009, 14:42
Caro Eduardo

Mandei tornear um parafuso com a cabeça igual a das porcas que prendem o estepe. O parafuso tem um comprimento suficiente para passar pela roda (em um furo livre), passar pelo suporte, receber uma porca comum atras do suporte e o restante do corpo do parafuso leva um furo com diametro suficiente para receber um pequeno cadeado.O resultado final é muito bom... Não sei se consegui explicar bem, mas depois posso te mandar umas fotos.

[]'s seguros

Dos já citados essa sem dúvida foi a melhor solução. Alia, estética e eficácia! Parabéns pela idéia! :concordo:

ESMJ
02/11/2009, 20:52
As vezes que utilizei com o estepe fora do veículo, usava uma tranca com cabo de aço emborrachado. Não resolve o problema, mas pelo menos dificulta. Mas com certeza o suposto "meliante" iria para um Troller mais fácil que não tivesse nenhum tipo de obstáculo.

GIGLIO
09/05/2010, 11:57
Caros amigos, acabo de tb ser premiado c/ o roubo do meu estepe. Pesquisei em concessionárias. "SEM CONDIÇÕES". Se souberem de alguem que esteja vendendo uma roda zeradinha, juntamente c/ um Pneu Bridgestone Dueler 687. Ficarei grato, ok!? Forte abraço a todos !!

djalmab
10/05/2010, 11:39
Sem duvida, coloca logo uma corrente e depois uma tranca.

hrodrigues
10/05/2010, 16:00
Caros amigos, acabo de tb ser premiado c/ o roubo do meu estepe. Pesquisei em concessionárias. "SEM CONDIÇÕES". Se souberem de alguem que esteja vendendo uma roda zeradinha, juntamente c/ um Pneu Bridgestone Dueler 687. Ficarei grato, ok!? Forte abraço a todos !!

Ola Giglio

Tenta no endereço abaixo:

sheri.khan@hotmail.com

Fale com o Souza. Comprei com ele, é tranquilo.

Não se esqueça que ao colocar corrente a mesma deverá ser de aço. A de ferro, aqueles alicatões, cortam com a maior facilidade.

Abs

Helio

Andre_Lucks
10/05/2010, 17:11
Boa Tarde, Galera...

Alguém sabe/poderia me informar qual roda d ferro ou outro veiculo serve no lugar do estepe da TR4 ???

Para amenizar o prejuízo em caso de roubo do estepe e para não chamar tanta atenção estava pensando em utilizar um estepe ( meia boca )
como utilizo a capa para estepe a roda não aparece.

Já pesquisei sobre o assunto porem não achei nada confiante sobre a roda correta.

Abraço.

BrunoBB
10/05/2010, 20:22
A Mitsubishi (pelo menos a Maquinelson de Uberaba-MG) vende um parafuso com cabeça pouco convencional (acho pouco provável serem modelos únicos, mas não são encontradas chaves para estes parafusos em qualquer esquina, em caso de perda do adaptador há que se informar um número que corresponde ao modelo do seu adaptador), o adaptador é conectado à chave de roda original para fazer o aperto/desaperto. Por enquanto nenhum amigo do alheio fez o teste. Achei caro, R$ 200,00, mas pelo preço do conjunto roda + estepe acho até que vale a pena comprar dois, pois ai serão três tipos de parafuso para o ladrão carregar chave, sendo duas mais raras.
Uma opção mais barata seria usar um parafuso allen, um torx e um padrão, dai o ladrão vai ter que voltar outro dia depois de "adquirir" as outras chaves.

Tchê 4x4
10/05/2010, 20:49
Ainda acho que a melhor e mais barata opção seja fazer um furo ou substituir o parafuso onde vai a porca e colocar um cadeado Stam ou outro de boa qualidade logo após a mesma.

Conheço varias viaturas que usam esse sistema sem nemhum problema ou noticia de tentativa de roubo, sendo um sistema simples e bem eficaz.

Birigui
10/05/2010, 23:16
Cordiais saudações!

Comprei minha TR4 2005 usada, mas veio com uma porca com chave (a mesma da ignição).
Alguém sabe se esta porca é eficaz?
Estou pensando em comprar aqueles cabos de aço de prender motos, o que acham?

fverna
11/05/2010, 15:28
Alguem conhece este produto:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-141409371-porcas-anti-furto-para-rodas-proteco-contra-roubo-_JM

Não sei se é confiavel.

Abraço,

Flávio

fverna
11/05/2010, 16:45
Estou preocupado com o estepe da TR4 da minha esposa.

Só tem aquela peça com abertura pela chave do contato, mas que se assoprar ela cai mole no chão.

Fui na casa de parafusos para ver se conseguia uma porca diferente pra prender a roda, mas nada...

Ai pesquisando na net achei este anuncio no ML, se alguem já comprou e confia, vou comprar.

Aguardo!

Flávio

Andre_Lucks
13/05/2010, 09:55
Alguem tem esta informação..

" Alguém sabe/poderia me informar qual roda d ferro ou outro veiculo serve no lugar do estepe da TR4 "

Nilo
13/05/2010, 10:21
:pipoca: Na minha TR4, coloquei um cabo de aço com chave (aquele que se usa em motos) + o suporte de Bike da Trulle ( que tem chave ), alem de as vezes poder levar a Bike, ela protege o estepe.

André, não conheço não :discordo: , tenho um jogo de rodas de ferro aro 15 do Golf 2008, apesar de ser 5 furos, não serve, os furos da TR4 são mais distanciados.

Andre_Lucks
13/05/2010, 10:36
André, não conheço não :discordo: , tenho um jogo de rodas de ferro aro 15 do Golf 2008, apesar de ser 5 furos, não serve, os furos da TR4 são mais distanciados.

Fala Nilo...

Então cara, uma coisa tão simples e tão complicado de achar, não é possivel que não tenha....vou continuar a procurar.

Valeu

fverna
13/05/2010, 13:13
Fala Nilo...

Então cara, uma coisa tão simples e tão complicado de achar, não é possivel que não tenha....vou continuar a procurar.

Valeu

Sei que a roda da Ranger serve, compre uma de ferro por até 100,00 q vale a pena. (se quiser tenho uma sobrando)

Abraço,

Flávio

fverna
13/05/2010, 14:23
VOLTO A PERGUNTAR:

Alguem conhece este produto:

http://produto.mercadolivre.com.br/M...ntra-roubo-_JM

Será que é confiável?

Obrigado,

Flávio

fverna
13/05/2010, 14:25
Fala Nilo...

Valeu

Só agora ví que a sua TR é a nova, então já é aro 17", neste caso, pode colocar a roda da Ranger 15" com o pneu maior para ficar do mesmo tamanho que 17".

Andre_Lucks
13/05/2010, 15:27
Só agora ví que a sua TR é a nova, então já é aro 17", neste caso, pode colocar a roda da Ranger 15" com o pneu maior para ficar do mesmo tamanho que 17".

Fala Flavio.

Cara minha TR é nova ( 09/09 ) mas ainda com rodas 16 se não me engano o novo modelo é 09/10

As rodas da ranger são 15 correto ? com um pneu perfil alto creio que não terei problemas.
Com a capa que protege o estepe ( e faz propaganda da Mit ) tanto faz a roda ou pneu

Você tem uma roda dessa sobrando ???

fverna
13/05/2010, 16:14
Fala Flavio.

Cara minha TR é nova ( 09/09 ) mas ainda com rodas 16 se não me engano o novo modelo é 09/10

As rodas da ranger são 15 correto ? com um pneu perfil alto creio que não terei problemas.
Com a capa que protege o estepe ( e faz propaganda da Mit ) tanto faz a roda ou pneu

Você tem uma roda dessa sobrando ???

Ah tá, achei que fosse da nova aro 17.

Tenho sim, troquei as rodas da minha ranger que eram 15" pelas rodas da Sport que são 16 e tala 7, a 15 é tala 6.

Posso te vender 1 roda 15, pois ainda tenho o jogo de 5 rodas 15 sem usar, só ocupando espaço em casa, louco pra montar o 2º jogo mais agressivo com pneu tork, mais inda me falta T$$$empo.

Se quiser vir buscar aqui na pompéia (zona oeste) te faço por 80,00.

Vou testar para ter 100% certeza hoja na TR da minha mulher que tb é 09/09.

Abraço,

Flávio
9327-7792

Vinicius4x4
16/05/2010, 11:58
furação de rodas pajero tr4 - 5x114...
rodas compatíveis:
Ranger 15' - tem que ver se não vai enroscar na pinça de freio dianteira.
Ranger 16" cabe.
Honda New Civic...
algumas bmw...
opala...

Kriptonita
16/05/2010, 23:57
Prezados, vocês já viram ladrão de estepe indo embora após um furto com o pneu debaixo do braço? Imagino que não, correto?

O ladrão de estepe sempre age com um "carro de apoio". Neste carro de apoio ele leva as ferramentas pra detonar sua trava, corrente e depois, levar seu estepe embora.

Não tem jeito pra impedir realmente que seu estepe seja roubado.

A alternativa é dar trabalho ao meliante. Coloque 2 correntes grossas, coloque mais de uma trava... Mesmo assim, se o bandido tiver tempo, seu estepe já era. Isso é fato!

Fui atrás de um estepe pra minha TR4 em uma borracharia.
No mesmo dia, passaram 6 (!!)TR4 sem estepe neste borracharia.

O negócio virou uma praga. E pra piorar, muitos donos de TR4 compram rodas roubadas para colocar no estepe. Ou seja, cria um círculo vicioso.

Infelizmente as seguradoras não possuem (ainda) um seguro específico para estepe. Se alguém souber algum truque novo, por favor me avisem!

pcoaracy
17/05/2010, 00:21
Olá a todos,
Acredito que para os jipes, com o indefectível estepe na porta traseira, a melhor opção para dificultar a ação dos gatunos, seja a utilização das travas Mc Gard, que somente podem ser retiradas por meio do adaptador próprio em conjunto com uma chave de roda de 21". Já para as picapes o melhor é se virar com uma corrente, cuidando para não deixar muita folga ao fechá-la.
Utilizo as travas Mc Gard na minha viatura.
Abs! Espero ter contribuído.:pipoca:

Andre_Lucks
17/05/2010, 11:36
rodas compatíveis:
Ranger 15' - tem que ver se não vai enroscar na pinça de freio dianteira.
Ranger 16" cabe.
Honda New Civic...
algumas bmw...
opala...

O ladrão de estepe sempre age com um "carro de apoio". Neste carro de apoio ele leva as ferramentas pra detonar sua trava, corrente e depois, levar seu estepe embora.

Bom dia galera.

Pode ser a trava/corrente/cabo de aço que for....quando os FDP olham aquele seu ESTEPE QUE NUNCA VIU O CHÃO e cheio de ( cabelinhos ) eles vão levar de qualquer maneira.
Por estes motivos prefiro colocar um estepe meia boca, o cara retira a capa do estepe e quando ele observa que você esta com uma roda feia/preta/descascada e um pneu meia vida que não vale a pena vender para ninguém ele vai embora na maximo com a capa do estepe.

Lógico que não vamos comprometer a segurança do veiculo em uma viagem se por acaso precisar utilizar um estepe e também não queremos tomar multa por estepe careca, quando viajar coloca o estepe original ou não.

Diante das opções que o Vinicius nos informou temos varias opções para colocar um estepe ( paralelo )
E falem a verdade, quantas vezes por ano que e trocado um estepe ???
Pelo menos é muito difícil um pneu furar comigo, nem lembro a ultima vez...

Bom fica a critério de cada um, o intuito aqui é mostrar as opções disponíveis e não simplesmente procurar um novo estepe por um $$$ melhor em qualquer borracharia, com isso só estaremos contribuindo com o ciclo de roubos como nosso amigo Kriptonita comentou.

Abraço.

Cunha03
17/05/2010, 17:54
Concordo com o Andre.
Ja uso essa tecnica (roda velha + pneu velho) ja faz um bom tempo e sem problemas com o manos, acho que um dia ainda vao deixar uma roda zerada por pena. kkkk
Agora quando ando por estradas pouco movimentadas e com grandes distancias entre cidades ai levo na caçamba a roda e o pneu original
Infelizmente esses são nossos tempos
Abraço aos amigos

GPA-Airborne
01/08/2010, 18:08
Como se prevenir do furto do estepe?

Espalhado pelo fórum, encontrei soluções e compentários espalhados por vários lugares:

O pessoal da Mitsubishi reclama da trava original, que realmente não serve para nada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=63902&highlight=roubo+estepe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=73916&highlight=estepe

Os parceiros do Troller comentam sobre o uso de um parafuso com furo passante e cadeado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47133&highlight=roubo+estepe&page=2
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28099&highlight=estepe&page=3

Os camaradas da Land, também compartilham esse problema:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41381&highlight=roubo+estepe

Em todos os casos, encontrei algo em comum:
- Uso de cabos com trava/cadeado
- Uso de porcas de segurança (que requerem um cachinbo/chave especial)

Estou abrindo um tópico aqui no fórum geral, pois acredito que a informação deste tópico serve para os diversos 4x4 que temos por aqui...

GPA-Airborne
01/08/2010, 18:19
Na minha TR4, comprei uma trava da marca JTN

http://www.jtnindustria.com.br/

A trava que consiste em uma porca de aço, com tem uma capa que gira em falso. Ela só consegue ser girada quando uma chave (também de aço) é colocada em torno do centro dela (que também gira em falso).

Por ficar bem justo na roda da TR4, o conjunto me pareceu bem seguro, já que não tem espaço para introduzir uma chave de fenda/boca para fazer uma alavanca.

Custou (em julho 2011) 175 latinhas... 10% do preço de um pneu/roda novos, então fiz o investimento, mas admito que ainda não estou nada tranquilo quando deixo meu jipe na rua...

1a foto: Trava montada (vejam como ela fica bem justa)
2a foto: Colocando a chave
3a foto: Girando a trava
4a foto: Conjunto trava com chave colocada
5a foto: Conjunto trava e chave

GPA-Airborne
01/08/2010, 18:23
Segundo o vendedor e o folheto do produto, a chave tem infinitas combinações e o segredo da sua depende de um certo código a ser informado ao fabricante para a confecção de uma nova chave.

O kit vem com uma trava e duas chaves.

6a foto: Trava
7a foto: Detalhe do segredo da chave

GPA-Airborne
01/08/2010, 18:32
E agora, essa trava é suficiente?
Eu ainda fico muito preocupado ao parar meu carro na rua...

Alguém conhece esse sistema???

GPA-Airborne
01/08/2010, 18:43
Pessoal, dêem uma olhada na trava que eu coloquei na minha TR4..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1223301#post1223301

GPA-Airborne
10/08/2010, 00:03
Como sempre a informação chega primeiro no 4x4 Brasil!

http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1611986-17958,00.html

Neste fds, confiando na construção metálica, eu apertei a trava com ajuda da chave de roda da TR4, e ela aguentou um torque semelhante ao aperto dos parafusos de roda... Acho que agora meu estepe está bem preso.

Repito a pergunta: Alguém mais conhece essa trava?

Twix
10/08/2010, 00:32
Bem legal essa trava ai... parece que resolve o problema, vamos ver se alguem teve problemas com ela.

Na minha ranger..roubaram a roda que estava com aquelas correntes de moto. Não sei se serraram ou abriram o cadeado.
Meu problema foi resolvido depois que eu coloquei um pneu totalmente careca.
Mais no Troller não da pra andar com um pneu assim. Acho que vou providenciar uma dessas ai!

GPA-Airborne
16/08/2010, 21:02
Eu continuo buscando alternativas ao uso de cabos ou correntes, e então fiz uma trava, bem simples.

Usando um cadeado e um parafuso!

Claro que o para o serviço ficar bem feito, você precisa de atenção aos detalhes.

Parafuso, cortado na medida, e furado
Cadeado Papaiz, (a gambiarra foi a fita isolante protegendo o segredo da entrada de pó e lama)
2 buchas de nylon

GPA-Airborne
16/08/2010, 21:08
Colocação da bucha de nylon externa e do parafuso.

Ficou bem justo, evitando vibração e barulho.

GPA-Airborne
16/08/2010, 21:14
Colocação da bucha interna e do cadeado.

O acesso é ruim, o espaço apertado... exatamente como eu queria! Não é pra ser fácil!

Na última foto, os 3 sistemas juntos.
1) trava original Mitsubishi... não vale 1 real...
2) trava JTN
3) trava "caseira"

Com isso, estou confiante em não usar mais o cabo de aço da minha moto...

Sabem, gostei tanto desse design, que vou fazer outra trava para aproveitar o buraco que sobrou!

Abraços

rbata
03/09/2010, 08:33
Uma dúvida...

Os ladrões não tem costumo de roubar as outras rodas do carro (as 4 que estão no chão)???
É mais fácil que roubar o estepe.... o cara finge que tá trocando a roda e leva embora.
Alguém já pensou numa solução eficiente para esse caso?

BrunoBB
03/09/2010, 09:44
Tenho procurado uma forma de viabilizar algo semelhante, procurei parafusos torx com guia (precisa de chave específica e difícil de achar) para substituir os parafusos de roda da TR4 mas não encontrei o parafuso com a rosca igual.
Tinha desistido desta empreita mas olhando suas fotos constatei que atrás do suporte são soldadas as porcas (eu achava que a rosca era aberta na chapa), sendo assim posso retirar o suporte levar ao serralheiro para trocar as porcas e usar parafusos torx com guia e ainda escolher um deles para ter o furo e receber um cadeado.
O amigo do alheio terá que me visitar por pelo menos duas vezes, a primeira vai ver os parafusos, na segunda trará a chave torx com guia e ai descobrirá que um dos parafusos não gira porque o cadeado o prende por trás.
Outra opção é ter parafusos diferentes, um torx com guia, um allen, um sextavado, um com segredo e um normal (dá para usar os 5 furos da roda no suporte, basta soldar as porcas atrás).
Quero ver ladrão andando curvado com o peso da caixa de ferramentes para poder roubar estepes.

Birigui
03/09/2010, 10:21
Cordiais saudações!

Na minha TR4 tinha a trava original da MIT que tem uma capa de parafuso com chave (igual a do contato).

FUNCIONOU, pois os "malacas" não conseguiram levar o estepe, mas detonaram a trava (e para retira-la não teve jeito a não ser acabar de arromba-la, pois o chaveiro ficou um tempão tentando abrir e não conseguiu). E ainda ficou pequenos danos na roda.

Provisoriamente coloquei um corrente/cadeado de moto, mas fica horrível. Vou recolocar a trava, mas vou colocar um pneu meia-vida/ruim de estepe, pois o que esta é 0km, e acredito que é muita cobiça para os amigos do alheio.

André Cajarana
03/09/2010, 10:56

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51839&highlight=Estepe

Abs

Olá caros amigos do fórum,:D
A única solução que encontrei foi comprar outra roda sobressalente e colocar um pneu confiável (novo), que só uso na camionete hilux quando vou realizar uma viagem mais de 100 km. Dentro da cidade e em viagens curtas uso apenas o estepe com um pneu surrado, mas que ainda agüenta um pouquinho e dentro dos padrões de segurança. Assim mesmo, para evitar o roubo, só estaciono em estacionamentos pagos e ainda faço um alerta aos caras dos estacionamentos, quanto à existência do estepe, que fica em baixo da carroceria bem visível e sem corrente ou outro tipo de segurança.:pensativo:

rhumba
04/09/2010, 06:33
Eu deixo meu estepe em casa e assim fico tranquilo quando deixo minha pickup estacionada por aí. Gente na boa, quantas vezes já precisaram de um estepe? Eu mesmo nunca precisei. E se precisar, é só acionar o seguro que eles vão trocar o pneu pra mim :twisted:

JuniorScartezini
04/09/2010, 19:25
Buenas,

em meu caso, uso uma corrente, tendo seus elos de aço em 10mm, somados com um cadeado bruto bem escondido, todavia, bem "facim" de ser aberto em caso de necessidade.

Uso também um seguro que resguarda as rodas.

Abraços!

rhumba
04/09/2010, 20:30
Buenas,

em meu caso, uso uma corrente, tendo seus elos de aço em 10mm, somados com um cadeado bruto bem escondido, todavia, bem "facim" de ser aberto em caso de necessidade.

Uso também um seguro que resguarda as rodas.

Abraços!

Soh tomar cuidado para naum entrar areia nesse cadeado, se entrar vai ficar bem difícil de abrir.
Abraço!

JuniorScartezini
04/09/2010, 20:39
Soh tomar cuidado para naum entrar areia nesse cadeado, se entrar vai ficar bem difícil de abrir.
Abraço!
Sim com certeza, coloquei ele dentro de uma proteção de plástico, além disso, ele está fixado atrás do para-choques, local que dificilmente entrará lama ou terra.

Vou tirar umas fotos para colocar aqui.

Abraços!

GMC
05/09/2010, 08:36
Será que esta proteção resolve?

http://loja.casadascapotas.com.br/loja/produto-103567-1490-protetor_de_estepe__trava_tranca_anti_furto___p_pi ck_ups_e_utilitarios__tyreblocker__p_s10_ranger_fr

To pensando em comprar ?
O que vc's acham?

http://loja.casadascapotas.com.br/loja/img_prod/103567/1490_1.jpg

JuniorScartezini
05/09/2010, 12:06

http://loja.casadascapotas.com.br/loja/produto-103567-1490-protetor_de_estepe__trava_tranca_anti_furto___p_pi ck_ups_e_utilitarios__tyreblocker__p_s10_ranger_fr

To pensando em comprar ?
O que vc's acham?

Caracas, R$ 399,00, acho muito caro.:parede::stop:

Vejam só, compre uma roda de ferro meia boca, aqui em Brasília sai por uns R$50,00 em média:concordo:, um pneu meia boca, só para estepe, segurar a onda até chegar no borracheiro, uns R$ 70 ~ R$ 150,00, dependendo do estado do pneu e ambição do vendedor:concordo:, com absoluta certeza, monto um estepe por menos de R$ 200,00:palmas:.

Tendo em vista que o estepe fica escondido por baixo do veículo, besteira ter pneu novo ou rodas em liga-leve, estepe é só para um caso de emergência, sei lá, não acho que vale a pena gastar R$ 399,00:pensativo:.

Em meu caso, gastei R$ 50,00 em 2 metros de correntes em aço de 10mm:parede: e elos soldados:concordo:, Cadeado Papaiz (não sei a nomenclatura, só sei que é biteludo, também não sei o valor já que já tinha em casa:mrgreen:) por volta de uns R$ 40,00:pensativo:, ou seja, por menos de R$ 100,00 fiz o sistema de segurança:dance:.

E sobre deixar o estepe em casa, dá multa por falta de equipamentos de segurança e retenção do veículo até que o problema seja resolvido, fora os pontos na CNH.:parede::concordo:

De todo modo, cada sabe o bolso que tem...:concordo:

Abraços!

rhumba
05/09/2010, 12:32
Alguém já conseguiu colocar uma roda de ferro que caiba na Triton? Enquanto naum achar uma que caiba ali, eu que não vou colocar um estepe zero km com uma roda de liga leve :twisted:

Imperador!
06/09/2010, 11:21
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152719511-trava-seguranca-protetor-estepe-c-chave-anti-furto-p-roda-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154669676-tranca-trava-de-estepe-s10-hilux-blazer-f250-l200-frontier-_JM

Alguém conhece esses produtos e sabe como eles funcionam e se são bons?
Grato!

AACL
07/09/2010, 21:40
Se a roda do estepe estivr pintada de uma cor diferente do padrão será difícil ser roubada, pq ninguem vai comprar uma roda da cor diferente das demais.

Acho mlehor do que trava. A minha, além de pintada está com um cabo de moto.

Abs

Lindóia

JuniorScartezini
08/09/2010, 17:28
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152719511-trava-seguranca-protetor-estepe-c-chave-anti-furto-p-roda-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154669676-tranca-trava-de-estepe-s10-hilux-blazer-f250-l200-frontier-_JM

Alguém conhece esses produtos e sabe como eles funcionam e se são bons?
Grato!

Olá,

minha irmão usa esse sistema na Ranger dela, impede que o ladrão insira a alavanca para descer o estepe.
Aqui em Brasília achei esse dispositivo por R$ 140,00.

Acho válido, esse sistema acompanhado de uma corrente faz com o que o custo seja maior do que o benefício para o ladrão.:pensativo:

Abraços.

BrunoBB
08/09/2010, 17:44
Roda pintada, corrente pendurada, cadeado aparecendo... tudo isto pode ser uma forma de desanimar o ladrão mas não me agrada a idéia de tornar meu carro feio para evitar ser roubado (TR4), estas soluções são mais para veículos que tem estepe embaixo do chassi. Prefiro procurar uma solução elegante. Já uso um parafuso que necessita de um adaptador (de acordo com o vendedor da concessionária MIT são muitas os formatos, tanto que se perder para pedir outro tem que apresentar o cartão com o número que vem no kit). Pretendo acrescentar mais dois parafusos com outros dois adaptadores, assim fica bem difícil para o amigo do alheio, sem comprometer a estética do veículo.

JuniorScartezini
08/09/2010, 18:10
Roda pintada, corrente pendurada, cadeado aparecendo... tudo isto pode ser uma forma de desanimar o ladrão mas não me agrada a idéia de tornar meu carro feio para evitar ser roubado (TR4), estas soluções são mais para veículos que tem estepe embaixo do chassi. Prefiro procurar uma solução elegante. Já uso um parafuso que necessita de um adaptador (de acordo com o vendedor da concessionária MIT são muitas os formatos, tanto que se perder para pedir outro tem que apresentar o cartão com o número que vem no kit). Pretendo acrescentar mais dois parafusos com outros dois adaptadores, assim fica bem difícil para o amigo do alheio, sem comprometer a estética do veículo.
Concordo com você, essas são soluções para os estepes sob a carroceria da viatura, para aqueles que são presos às portas traseiras, existem soluções eficientes e discretas.

Abraços!

Abraços!

ArthurC
08/09/2010, 18:37

To pensando em comprar ?
O que vc's acham?

Não acho que funcione porque não protege a parte que desce o elevador do macaco.

Na minha antiga picape me roubaram duas vezes. A 1a quando eu tinha 3 dias de carro, ou seja, ainda não havia colocado nada de proteção. Na segunda eu já havia colocado aquela chave que impede o acesso ao elevador do macaco e uma corrente com cadeado, não teve jeito, levaram também. Só resolveu quando mandei fazer uma cinta de cabo de aço, coberta com uma mangueira plástica e coloquei um cadeado estrelado.

Já na TR4, como ela já tem a capa de lona no step, vou colocar por dentro uma corrente mais cadeado da Multlock (http://www.multlock.com.br/produtos/empresarial/cadeados.html). A qualidade da corrente e do cadeado é infinitamente superior as demais do mercado, mas também cobra bem por isso.

[]ss

AACL
09/09/2010, 13:17
Se todas as rodas do carro forem pintadas da mesma cora (cor diferente da original) não ficará feio e a roda do estepe sozinha terá pouco valor.

No meu caso eu pintei as cinco rodas na cor da roda da L200 (grafite). Deu um efeito legal e depois acabei percebendo que tb tb o efeito anti-ladrão.

Tb uso um cadeado.

Abs

Lindóia

BrunoBB
09/09/2010, 14:09
Caso altere a cor das rodas para deixar o carro do seu gosto e esta alteração ajude a espantar ladrões, ótimo, mas pintar as rodas só para desanimar os ladrões acho uma despesa desnecessária. Uma boa pintura não sai barato, tem que desmontar, re-balancear depois de montadas, re-alinhar... tudo isto somado sai mais caro do que duas boas travas que estão no mercado.

GPA-Airborne
10/09/2010, 18:42
Cordiais saudações!

Na minha TR4 tinha a trava original da MIT que tem uma capa de parafuso com chave (igual a do contato).

FUNCIONOU, pois os "malacas" não conseguiram levar o estepe, mas detonaram a trava (e para retira-la não teve jeito a não ser acabar de arromba-la, pois o chaveiro ficou um tempão tentando abrir e não conseguiu). E ainda ficou pequenos danos na roda.

Cara, até ler a sua mensagem, eu acreditava que essa trava não valia 1 real!

Mas acho isso pouco, então tomo a liberdade de postar novamente o link pra outro tópico, atualizado com duas novas travas no meu estepe!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=77648

Coloquei dois desses pinos com cadeados + trava JNT + trava original Mit.

Agora estaciono o carro e fico sossegado!

JuniorScartezini
10/09/2010, 20:04
hehehhehe, coloca esses ladrões para sofrer mesmo!

Gostei da ideia, é uma pena que não temos tantas opções para os estepes sob a viatura, de todo modo, já coloquei uma dificuldade, a corrente de 10mm, agora vou analisar outros métodos.

Abraços!

MAF
22/09/2010, 16:11
Comprei uma L200 e estou procurando algum recurso para travar o estepe. Algúem tem alguma dica para dar? :???:

Birigui
26/09/2010, 20:38
Gostei do parafuso com bucha interna do Gustavo, mas faço um resalva: como os ladrões não veem a trava, eles vão"moer" os parafusos tentando levar o estepe.

Na minha TR4 fizeram isso, moeram a trava original e fizeram estragos na roda (acho que escapou a ferramenta e ficou riscos profundos), não levaram o estepe, mas tive vários prejuízos (trava, custo do chaveiro para tirar a trava "moida", compra de nova trava...).

Estou atras de um pneu meia vida, pois acho que assim estarei diminuindo a COBIÇA pelo pneu zerinho que fica pendurado ali dando sopa.

JuniorScartezini
27/09/2010, 08:41
Gostei do parafuso com bucha interna do Gustavo, mas faço um resalva: como os ladrões não veem a trava, eles vão"moer" os parafusos tentando levar o estepe.

Na minha TR4 fizeram isso, moeram a trava original e fizeram estragos na roda (acho que escapou a ferramenta e ficou riscos profundos), não levaram o estepe, mas tive vários prejuízos (trava, custo do chaveiro para tirar a trava "moida", compra de nova trava...).

Estou atras de um pneu meia vida, pois acho que assim estarei diminuindo a COBIÇA pelo pneu zerinho que fica pendurado ali dando sopa.
É a melhor opção, compra uma roda de aço meia boca, pneu à beira da morte, uma capa de lona bem fuleira para deixar discreto, o ladrão vai abrir a lona e irá desistir...

Abraços!

Jose Henrique
05/10/2010, 22:49
Amigo,

Um abraço!

Ressuscitando o topico...
Tão robando na minha região... então resolvi me virar...
Cara... fiz o que vc relatou acima, apenas furando a chapa do apoio do estepe (mantendo os parafusos originais nos locais), passando um parafuso da linha Fiat com um orificio na ponta como vc citou acima... só tomei o cuidado de soldar uma porca na parte interna para que possamos passar o parafuso e retira-lo com facilidade, sem ter que segurá-la com a mão... Ficou legal e bem barato... e melhor... seguro!!! :concordo:
Tentei retirar o parafuso e nao consegui mesmo com chave estrela... :mrgreen:

fernandotf
05/10/2010, 23:30
Negociei na concessionária uns brindes na compra do Jipão... consegui aquela 'trava anti furto', que é uma porca sem cabeça, penas com um desenho bizarro. Apenas com um adaptador exclusivo é possível tirar a porca (pelo menos a teoria é esta, hehehe).

Alguém conhece esta trava? É eficiente?

Jose Henrique
06/10/2010, 07:41
Negociei na concessionária uns brindes na compra do Jipão... consegui aquela 'trava anti furto', que é uma porca sem cabeça, penas com um desenho bizarro. Apenas com um adaptador exclusivo é possível tirar a porca (pelo menos a teoria é esta, hehehe).

Funciona sim... mas cuidado não perder a tal chave especial para retirada dessa peça..:shock:. Em 2003 comprei uma CacarEcosport para minha esposa (logo que foi lançada) e vinha com esse tipo de porca... Fui para Curitiba com ela e furou o pneu no caminho...:putz: nao achava a tal da chave e tive que rodar 3 km com pneu furado (ainda bem que foi só isso) pra chegar numa borracharia que eu sabia ser perto... o cara tambem nao conseguiu tirar, meteu uma camara no meu pneu "regaçado" que tava furado e rodei mais 200 km pra chegar em casa... Fui na Ford onde disseram que existia mais de 30 configuraçoes e eu deveria dar o numero do chassi, etc, etc...:putz:Antes que a citada chegasse da fabrica eu achei o "mardita" original que tinha sido retirada pelo meu jardineiro que havia lavado o carro... pneu jogado fora, tempo perdido, stress desnecessário, etc... rir pra nao chorar...:mrgreen:

Rogerreror
06/10/2010, 08:29
Eu continuo buscando alternativas ao uso de cabos ou correntes, e então fiz uma trava, bem simples.

Claro que o para o serviço ficar bem feito, você precisa de atenção aos detalhes.

Cadeado Papaiz, (a gambiarra foi a fita isolante protegendo o segredo da entrada de pó e lama)
2 buchas de nylon

Muito bem feita essa sua trava estou pensando em fazer uma tambem :dance:
So uma pergunta : qual foi a bitola usou para o parafuso ?
Pois se for muito fino o parafuso, ele ira ficar sobrando no buraco da porca e podera danifica-la com a trepidação. uma sugestão seria fazer um parafuso em um torneiro mecanico com as dimenções proxima do tamanho do buraco da roda e um a dimenção quase exato ao furo.de modo que
não permita que os larapios coloquem qualquer ferramenta para tentar sacar o parafuso ,assim não moem a roda tentando....
um abraço

GPA-Airborne
06/10/2010, 19:20
Vou verificar o diâmetro e logo posto aqui.

Mas vale ressaltar que a bucha de nylon está bem justa na roda e no parafuso, evitando assim o contato metal-metal.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=239806&d=1282003242
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=239809&d=1282003468

tulio
08/10/2010, 12:18
eu uso um pneu careca ,,,rsrsrs

abnerjr
02/12/2010, 21:16
Comprei no ML um conjunto de 05 parafusos + Cachimbo , com segredo. Semelhantes aos que existem em algumas montadoras como Peugeot.
O valor do produto fora o frete é de R$ 63,00.
Achei uma boa pois , dificulto o furto não só do estepe mais das outras rodas tambem. Sem fazer uso de recursos ( vulgo gambiarra).
Abraços

OBS: Preciso agora de um bagageiro , bom , bonito e barato. Alguem conhece?

Sidnei
06/12/2010, 13:18
No meu troller tem esse protetor/trava no estepe que não há como o ladrão ter acesso aos parafusos. Eu já comprei o troller com essa trava, portanto não sei se foi feito em casa ou se é algum tipo de acessório, pois o acabamento dessa peça é muito bem feita.
Segue fotos.

Felipe Glod
16/12/2010, 17:54
Evito em deixa-lo na rua, quando não da tento escostar na parede, alem disso tenho uma corrente com cadeado, sei se quiser levar o estepe e so cortar mais aqui no Rio quando querem levam o carro inteiro e mais facil.

VetranoJR
17/12/2010, 22:15
Furei a chapa que segura o estepe, passei um parafuso (não lembro a bitola, mas fica bem rente no furo da roda), do outro lado uma porca e um furo com cadeado.

renatomalago
24/01/2011, 16:03
Amigos, no meu Troller 2004 tinha um sistema semelhante ao do Ricardo, porém com a "solução" do parafuso que muitos questionaram.

No meu era mais simples ainda, um parafuso com o furo p/ cadeado. O parafuso era aqueles "sem cabeça" usados em madeira, assim não tinha como ser forçado, pois ele ficaba "embutido" no furo do parafuso da roda.

Vou fazer outro semelhante p/ novo troller e posto as fotos. Õ custo será somente de um parafuso de madeira mais o cadeado!

R. Malagó

Vasco Samurai
24/01/2011, 16:06
... eu soldei um olhal e passei uma tranca de moto no estepe da Ranger, mas seguro mesmo ainda não vi solução não, tenho essa impressão de que basta o vagabundo cismar que ele dá um jeito e leva. Tava lendo comentários de cadeado cheio de barro e fui olhar a minha tranca, não deu outra, mecanismo emperrado... Mas ainda sobre estepes, apesar de rodar com os BFG 31x10,5 to mantendo o Firestone 235x75 original no estepe e espero estar desestimulando o sócio. Vou ter de arrumar jeito pro cadeado não engripar... o silicone parece boa ideia e veio de um amigo a ideia de vedar com uma unica volta de fita isolante alta fusao.

renatomalago
24/01/2011, 16:14
Segue modelo do parafuso "frances", inclusive encontra-se de inox que não enferruja!!!

Não precisa da porca, só o furo no parafuso e o cadeado
R. Malagó

renatomalago
24/01/2011, 16:28
Amigos, este tópico tem mais algumas alternativas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47133&page=3

Felipe Glod
25/01/2011, 11:49
No meus troller tenho umas correntes com cadeados para dificultar, mas eu tinha um samurai que nao tinha correntes e sempre que fica na rua tentava encosta-lo em algum lugar, parede, arvore etc... dificulta, existe umas "correntes" de aço acredito serem muito dificil de cortar, vi um cadeado normal envolto em uma capa de aço da multi lock, nunca vi pra vender ele estava em portao de uma antena dessas de celular, o negocio e forte dava pra ver que tinha dado uma porradas nela mais so arranhou.

kezlla
25/01/2011, 16:10

Este é o meu segundo carro com este tipo de trava, e por enquanto parece que funciona... 8)

GPA-Airborne
01/05/2011, 15:11
Pessoal, segue a nova trava da minha TR4, agora em Inox 304

289711 289713

70mm de comprimento total (8mm na cabeça, 62mm no corpo)
289714

Furo para cadeado com 7mm
289715

e diametro: "cabeça" de 28mm e corpo com 15mm
289716

GPA-Airborne
01/05/2011, 15:15
Nessa nova versão, as vantagens são o material que não oxida, e a cabeça redonda, que não permite o uso de uma chave para forçar o sistema...
289718 289720

O conjunto continua robusto, com os cadeados bem seguros por dentro da roda.
289721

289717 289719

BrunoBB
01/05/2011, 18:49
Airborne:

Você está no caminho certo mas os pinos mais compridos como estão serão uma fonte de ruídos, e se do lado de fora, entre o pino e a roda, você usasse uma mola para manter o cadeado encostado na chapa por dentro?

fisicator
02/06/2011, 22:00
Airbone,

Exclelente idéia! Vou tentar amanhã mesmo fazer uma trava parecida com a sua!
Tenho um tornei disponível na fabrica... Vai ser facinnnn!

Vou tentar postar imagens do resultado.

Té mais!

Nilton

fisicator
04/06/2011, 11:04
Opa Galera,

Fiz minha trava seguindo as especificacoes do Airbone. So diminui o comprimento para o cadeado ficar sem muito jogo e evitar barulhos...
Ate agora nao ouvi nada!!

Eu havia pensado em dar uma inovsda na ideia que consistia basicamente em comprar dois parafusos M16 ou 5/8" cada um com uma cabeca diferente, por exemplo, um allen e outro torx com guia.... E coloca- los nos furos sem rosca e com os cadeados por tras...
A intencao era causar um pressao psicologica no bandido...rsrs... Mas nao achei os tais parafusos e entao fiz liso mesmo...
De qualquer forma eh uma ideia para quem nao tem um torno disponivel.

Abcs!

fisicator
04/06/2011, 11:05
Pergunta

Ha algum relato de terem levado o estepe junto com o suporte?!

Thikao
01/08/2011, 09:23
Alguem aqui já teve o estepe do carro roubado? Quando comprei minha L200 Triton fui aconselhado pela concessionária instalar uma corrente com cadeado no mesmo para que não roubassem.
Comprei uma trava de segurança para colocar no local onde coloca a barra de ferro para descer o estepe mas ainda não instalei. Alguém já usou ou usa este recurso?

cantodopirão
01/08/2011, 20:24
Instale o mais breve possível qualquer que seja o dispositivo de segurança para o estepe!
Aqui em Fortaleza esse tipo de roubo é extremanente comum, inclusive eu fui vítima.
Para piorar é difícil encontrar a roda de aço original para por no lugar!!!

Thikao
02/08/2011, 08:14
Aqui em Salvador/BA também está comum... até no estacionamento do aeroporto já está se tornando rotina.
Tenho evitado rodar com o carro em qualquer lugar enquanto não instalar o dispositivo. Vc usou correntes mesmo?

cantodopirão
02/08/2011, 13:58
Um cabo de aço com tranca e mais um cadeado na corrente.

danilobelmonte
02/08/2011, 14:02
Roubaram da Hilux do meu pai.
O pior foi que quebraram o suporte de estepe!
Suporte Original = R$350,00
Pneu 1/2 vida = R$250,00
Roda Zero = R$350,00

Na minha Hilux logo que comprei coloquei uma corrente c/ cadeado mega monstro junto com um cabo de aço igualmente ignorante!

PS: meu pai compro tudo na Toyota e o Pneu de um amigo. Assim não incentiva o roubo.

Imperador!
02/08/2011, 15:45
Pneu de step em picape tem que ser velho pra não dar na vista.
No mais, a segurança é como relataram.

GabrielJimny
17/02/2012, 22:27
Comprei um Jimny este mÊs e comprei também pela internet porcas e parafuso para as 4 rodas e estepe porem estão demorando pra chegar(ja fazem 7 dias), paguei 300 reais nos 5 ítens mas estava com necessidade de sair hoje a noite e fiquei com medo de roubarem o estepe, resultado: resolvi fazer a trava do parafuso c/ cadeado(mostrada mais acima e em outros tópicos), faltando 30min para o comercio fechar fui a uma casa de parafusos, comprei um que era do diâmetro perfeito, corpo liso e ponta com sanhuras(onde encaixa a porca) (1,50 reais), fui num torneiro mecânico e mandei cortar fora a parte renhurada, furar o local onde entra o cadeado e passar no esmeril pra finalizar(9,00 reais), fui numa loja de ferramentas e comprei um cadeado de diametro igual ao buraco(3,8mm)(9,00 reais), ficou perfeito e quando cheguei em casa revesti todo o cadeado com fita-crepe. Total gasto:19,50 reais. Tempo gasto: 40min.
O resultado final ficou muito bom e manterei essa trava quando a outra chegar tendo assim 2 defesas. Só me arrependo de não ter feito isto antes, aconselho a todos que quiserem fazer, é MUITO fácil, barato e rápido fazer uma trava como esta e fica 100% discreta. =)

tiago.costa
18/02/2012, 20:33
eu uso um suporte para bike.. que proteje o estepe..ele é bem simples.. e para retirar o estepe..precisa obrigatoriamente abrir o porta malas...
cadeados e correntes.. qq lalau corta isso em segundos!!
dps quando puder posto as fotos..

Diogoqf
18/02/2012, 20:46
Uso um cabo de aço daqueles de moto, e o parafuso tem tambem um sistema anti furto, ate agora tudo ok.
Mas sei se quiserem roubar, vao dar um jeito!

Edsontroller
21/02/2012, 23:47
Eu tambem uso cadeado e cabo de aço de boa bitola envolto em fita isolante entre o estepe e o suporte, e tambem um dos parafusos de fixação furado com outro cadeado. Assim são dois sistemas de travas, só não pode perder as chaves...

Edson

ricardooba
17/11/2012, 02:22
Pessoal, segue a nova trava da minha TR4, agora em Inox 304

289711 289713

70mm de comprimento total (8mm na cabeça, 62mm no corpo)
289714

Furo para cadeado com 7mm
289715

e diametro: "cabeça" de 28mm e corpo com 15mm
289716

Ola Airborne, desculpe a ignorância, mas onde consigo encontrar esses pinos de inox? tenho uma TR2012 e vou fazer o esquema pra evitar que levem meu 2º estepe...

BrunoBB
17/11/2012, 09:38
Pergunta

Ha algum relato de terem levado o estepe junto com o suporte?!

Os parafusos do suporte ficam atrás do pneu, para levar o suporte teriam que arrancar o suporte, praticamente destruindo a porta traseira.

Murillus
18/11/2012, 16:58

2 buchas de nylon

Copiado e ficou SHOW...

Fband
21/11/2012, 21:56
Galera,
Tem uma novidade da PneusFácil para a segurança do estepe das nossas viaturas.
Pneus Fácil – Mcgard Anti-Furto para Rodas e Estepe Parafusos e Porcas (http://pneusfacil.com.br/mcgard_antifurto.php)

Abraços

nicotr4
21/01/2013, 00:09
bem, infelizmente só vi o tópico agora, e meu estepe com pneu peludinho já era...
cortaram o cabo de aço da grossura de um dedo fácil, fácil, e arrancaram a trava original mit pelo que parece facilmente também.
amanhã vou atras de substitutos, gostei muito de duas sugestões:
- os pinos em inox (onde consigo comprar???)
- a roda velha com pneu velho (é possivel encontrar roda de aço?? o peso extra não forçaria o suporte?)

obrigado a todos pelas dicas!

Murillus
21/01/2013, 19:23
Pense numa dor de cabeça que da isso... Não é só pelo custo, mas tambem pelo tempo que despendera pra procurar uma roda velha com pneu velho... e pior sempre existira a duvida da confainca que este conjunto para nao te deixar no prego em uma viagem por exemplo...

sugiro manter aro e rodas originais...

fverna
07/02/2013, 11:46
Olá foristas,

Ontem eu tb ganhei na rifa 2 porcas e uma trava que não trava de marca mitsubishi, o premio estava no chão atrás da vtr.

Já estava ha tempos querendo parar para fazer a trava sugerida pelo nosso colega forista (pino+bucha+cadeado), mas como sabemos que a vida na cidade de pedra não nos permite tempo para parar tudo e ir atras destas coisas, só depois que acontece, fui premiado ontem.

Mas tenho pistas do sujeito que fez o serviço e vou atras dele e vou usar a mesma chave que ele usou para roubar meu estepe naquele lugar dele e deixar arrombado como ele fez com a trava, a se vou... Ele que me aguarde, já esta prometido!

Para ficarem espertos, ele é borracheiro, da zona oeste e tem uma towner prata. Depois, se o forum permitir, posto uma foto da trava dele arrombada por mim. FDP

Desculpe-me, ainda estou com raiva.

Mas vim escrever aqui só para confirmar se as medidas para a roda 16" das anteriores as 17" seguem o mesmo tamanho e bitola para a confecção do pino.

Obrigado!

dederanjão
05/03/2013, 14:27
Caro Jeffcatunda,

Por acaso vc tem notícias sobre o processo do seu colega ? Se positivo será possível informar o número pois tbem tive o estepe roubado (esta semana) em BH e com jurisprudência sobre o tema fica mais fácil entrar com ação.

jluizassunção@gmail.com

Murillus
08/03/2013, 17:41
Mas vim escrever aqui só para confirmar se as medidas para a roda 16" das anteriores as 17" seguem o mesmo tamanho e bitola para a confecção do pino.

sim... é padrao... o pino serve pra aros 13" 14" 15" 16" 17"...

GPA-Airborne
15/04/2013, 09:08
Galera,
Tem uma novidade da PneusFácil para a segurança do estepe das nossas viaturas.
Pneus Fácil – Mcgard Anti-Furto para Rodas e Estepe Parafusos e Porcas (http://pneusfacil.com.br/mcgard_antifurto.php)

Abraços

Eu comprei e coloquei nas 4 rodas .

RECOMENDO fortemente!

A qualidade da peça é ótima, um custo benefício muito, muito bom!

Uma dica importante! Na Pneus fácil eles oferecem a porca reta e cônica então PRESTE ATENÇÃO na hora de comprar! O chat deles é ótimo, então converse com o corpo técnico e boa compra!

Carloss
19/04/2013, 11:20
gente e alarme ? ninguem conhece algm sistema? para o estepe?

tenho um GVIII, roubaram ontem meu estepe, arrancaram o cadeado da tampa dele, deixaram a tampa e levram so o estepe. nem danificaram ela, esta inteira.

pensei em adaptar o alarme do carro a tampa de estepe, com aqueles interrupitor das portas mesmo. assim que a tirarem o alrme dispararia. isso alem de usar a porca antifurto e corrente de aço + o cadeado da tampa.

sobre as porcas, vi uma em um GV antes de comprar o meu, que só abria com a chave do carro, a chave da iguinição. alguem sabe aonde conseguir estas travas?

obrigado

Letto
19/04/2013, 18:42
Na noite do dia 9/04 levaram o estepe zero km da TR4 2011 da patroa, com capa e tudo. A trava de roda foi levada também, sobraram só os parafusos que prendiam a roda. Eu os encontrei no chão quando retornei ao local do furto, na manhã seguinte. A roda nova levou cinco dias para chegar. Com a roda, pneu novo, válvula, logo de centro da roda, balanceamento,capa e uma trava melhor gastei quase R$ 1.700,00 :(. O BO não pode ser feito on line porque trata-se de furto qualificado. Até pensei em comprar um estepe usado mas isso, com certeza, só alimentaria o círculo vicioso de furtar/roubar e revender. Como os ladrões não estragaram nada no carro e abriram a trava de fábrica, acredito que não eram ladrões que iriam trocar o estepe por drogas, mas sim "profissionais" do ramo.

Senger
19/04/2013, 19:13
alguem pode me informar se a roda de step é de liga igual as que estao rodando? Comprei uma Sport 2005 e veio sem o step, o antigo dono vai comprar uma roda com step e preciso saber na hora que ele for me entregar. obrigado

SergioMedeiros
19/04/2013, 23:52
alguem pode me informar se a roda de step é de liga igual as que estao rodando? Comprei uma Sport 2005 e veio sem o step, o antigo dono vai comprar uma roda com step e preciso saber na hora que ele for me entregar. obrigado

Sim, de liga igual as que estão montadas.

Pessoal, alarme no máximo vai dar um susto no cara, mas não vai impedir em nada. Semana passada abriram o carro de um amigo, quase na frente de uma pizzaria que estava aberta, destravaram porta malas e tiraram o estepe.. isso com o carro gritando! Detalhe, o cara fugiu de moto carregando o estepe sozinho!!!!
Na minha opinião, o melhor é aquela corrente de moto, com aquela chavinha de boca redonda. Difícil de cortar!!!

Carloss
20/04/2013, 09:03
nao da pra por corrente no estepe da GV, o meu tem a capa de estepe, não tem buraco para passar isso. a capa e toda fechada pro traz do estepe tb, olha, o alarme pode nao impedir um roubo noturno por exemplo, mas na hora que me roubaram, e na possiçnao que esta o carro na frente de minha casa, acredite eles só teriam tempo de correr antes de alguem sair na porta. a ideia e ligar o alarme a capa do estepe, então deposi de disparado eles teriam que soltar 3 parafusos, sendo que um com trava de chave. acho que ajudaria sim a inibir o roubo.

Edimar_Oliveira
20/04/2013, 10:17
GPA-Airbone, uma Mcgard para cada roda já é suficiente? Você comprou uma para cada? Abraços,

GPA-Airborne
20/04/2013, 11:13
O jogo vem com 4 porcas, então coloquei uma por roda.

406837406836

O interessantes é que você consegue aplicar um torque igual ao das porcas comuns, então eu me sinto muito confortável em ter apenas uma peça por roda.

406835

GPA-Airborne
20/04/2013, 11:28
Letto e Carloss, dêem uma lida nesse tópico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/77648-estepe-problemas-com-furto-roubo-travas-cabos-e-cadeados.html

Com as dias desse post, eu afirmo que hoje eu sou um proprietário 100% tranquilo sobre a possibilidade de furto de pneu na minha TR...

Carloss
20/04/2013, 13:30
Obrigado Gustavo, vou ver sim, estou totalmente desgostos e inseguro de deixar o carro na rua agora, isso muito me chateia, vou ver o topico que vc indicou. obrigado

Carlos

Carloss
20/04/2013, 14:29
o site da pneus facil aqui nao esta carregando , não encontra ele. mais alguem com este problema?

Edimar_Oliveira
20/04/2013, 15:26
Sim, está instável, parece que tem problemas ...

Abraços,

jeb
20/04/2013, 17:35
Colegas

Eu também estou querendo travar o estepe da minha Rav, e pesquisei sobre essa trava McGuard. Porém, encontrei 2 vídeos no YouTube que fiquei pensando sobre a eficácia do sistema. Claro que não existe sistema infalível, mas o roubo pode acontecer naquelas "2 horas" de cinema, em que o ladrão sabe que tem tempo para roubar.

HOW TO REMOVE WHEEL LOCKS(simple no key solution) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=LGpuFwEKpUM)

How To Remove Wheel Locks Without a Key - EricTheCarGuy - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mJUUyjJqk5A)

J.

Carloss
21/04/2013, 09:58
xii, então nem este sistema segura os caras, que coisa. no meu caso nao posso fazer como o esquema do Gustavo, passar um pino, pois não é parafuso, é porca então complica mais. ainda na busca de um sistema perfeito.

vi varios videos no youtube de furto de estepe, para tentar entender o procedimento e como eles pensam, acho que se entendermos isso, saberemos como evitar.

no caso de alarmes, não sabia disso, mas os alarmes de hoje não tem aquele sensor de presença e nem sensor nos vidros. ou seja o cara quebra o vidro, e entra pela janela sem abrir as portas, e sai com o estepe pela mesma janela. e nada de alarme disparar. vi isso num video de uma tucson.
e realmente fui olhar no meu, não tem sensores protegendo os vidros, a unica coisa que faz o alarme disparar é os interruptores das portas. poxa os fabricantes de alarmes facilitaram até para os bandidos.

bom, no caso do estepe, vi sobre alarmes para estepe, são lixo pq só vão disparar depois que o cara removeu o estepe, e são ridiculo as sirenes, ai ja era.

pensei e eu mesmo comprar um daqueles interruptores das portas e adapta-lo a capa de fibra do meu estepe, assim que ela for mexida o alarme ja vai disparar, e diga-se de passagem o alarme que esta na minha viatura faz um escanda-lo danado.
o cara nao tera tempo de soltar os parafusos da roda com o alarme ja soando. acho que é uma fora de dificultar, alem de por uma boa trava. to pensando em por as Tres do estepes com esta trava McGard, ela segura igual as porcas normais?

jeb
21/04/2013, 10:04
xii, então nem este sistema segura os caras, que coisa. no meu caso nao posso fazer como o esquema do Gustavo, passar um pino, pois não é parafuso, é porca então complica mais. ainda na busca de um sistema perfeito.

vi varios videos no youtube de furto de estepe, para tentar entender o procedimento e como eles pensam, acho que se entendermos isso, saberemos como evitar.

no caso de alarmes, não sabia disso, mas os alarmes de hoje não tem aquele sensor de presença e nem sensor nos vidros. ou seja o cara quebra o vidro, e entra pela janela sem abrir as portas, e sai com o estepe pela mesma janela. e nada de alarme disparar. vi isso num video de uma tucson.
e realmente fui olhar no meu, não tem sensores protegendo os vidros, a unica coisa que faz o alarme disparar é os interruptores das portas. poxa os fabricantes de alarmes facilitaram até para os bandidos.

bom, no caso do estepe, vi sobre alarmes para estepe, são lixo pq só vão disparar depois que o cara removeu o estepe, e são ridiculo as sirenes, ai ja era.

pensei e eu mesmo comprar um daqueles interruptores das portas e adapta-lo a capa de fibra do meu estepe, assim que ela for mexida o alarme ja vai disparar, e diga-se de passagem o alarme que esta na minha viatura faz um escanda-lo danado.
o cara nao tera tempo de soltar os parafusos da roda com o alarme ja soando. acho que é uma fora de dificultar, alem de por uma boa trava. to pensando em por as Tres do estepes com esta trava McGard, ela segura igual as porcas normais?

Carloss. O meu medo é o barato sair caro. Ou seja, o cara pode forçar alguma coisa e o dano ser maior. De qualquer forma acredito que alarmes nunca resolvam, só fazem barulho e ficam disparando a toa... tanto que as montadoras já perceberam isso, e nem em carros de maior nível vem alarme (com sensor de presença). Não vejo uma solução, mas algumas medidas que "podem" inibir a ação. Mas é uma questão estatística, não há probabilidade zero. O ideal seria dar um choque de 10mil volts e jogar o bandido longe kkkk

J.

Edimar_Oliveira
21/04/2013, 10:48
Já li alguma vez que se um pilantra estiver interessado em um carro de marca e modelo tal, se deparar com dois iguais, vai tentar levar aquele que não tem alarme ou travas aparentes. Isso é meio óbvio. Mas aí, fico pensando se o melhor caminho não seria deixar alguma trava aparente no estepe, que seja vista com facilidade. Isso certamente vai desencorajar o ladrão ou pelo menos vai mostrar prá ele que não será lá tão simples. Por isso, embora as soluções apresentadas como o uso de três tipos de travas diferentes num mesmo estepe sejam ótimas, há sim o risco, como comentou bem o "jeb" de, percebendo que tá cheio de cadeados atrás do estepe, o meliante parta para a "ignorância" e acabe provocando um dano muito maior no carro. Enfim, qualquer um que tomar alguma providência está certo em fazer e com certeza, é melhor que nada, mas para quem ainda não tomou providências, por que ainda vai ter o TR4 (meu caso), é muito bom ter a oportunidade de refletir bastante antes de tomar alguma atitude em relação ao assunto. Confesso que só me alertei para o problema depois que li o tópico, nem tava pensando nisso. Talvez seja por que o meu carro atual, de passeio, tenha o estepe embaixo do carro, que é uma "merda" para retirar até para calibrar, daí, nunca nem me preocupei, por que um ladrão vai ter tanto trabalho para retirar, que talvez desista antes de começar.

Uma idéia, muito interessante é o alarme com algum sensor na capa. Lógico que se disparar quando alguém for remover a capa, não vai dar muito ânimo para o gatuno continuar a ação, se o local não for muito isolado. É um caso a se estudar ...

Na dúvida, penso que a melhor pedida seria mesmo um seguro para o estepe ou deixar o carro apenas em estacionamentos ...

Abraços,

Carloss
21/04/2013, 13:07
sera que existe um seguro para estepe? ontem escutei uma propaganda da sul america, falando disso, mas nao dizem as condiçoes para isso. por exemplo no meu caso a porto seguros cobre só que tenho que pagar a franquia, a minha é de 4 mil reais, enviavel.

outras questões realmente é tomar cuidado como vc mesmo disse, não devemos deixar o carro em locais isolados, de pouco movimento, sempre que puder para em estacionamento, mesmo que em shoping eles são responsaveis por furtos de estepe, ja que estepe não é uma coisa que vc pode não deixar no carro como pertences.

eu até então não me preocupava com isso, nunca deixo nada de valor dentro carro, e tenho seguro, então se levarem o carro, não veia problema algum , apenas uma pequena dor de cabeça em procurar outro pra comprar, mas nunca pensei em tomar um prejuizo de roubo parcial e o seguro caro que pago não cobrir, isso me desanimou muito. é o primeiro carro que tenho com estepe externo, e o pior foi roubado na porta de minha casa em plena luz do dia, e nenhuma das vizinhas que ficam o dia inteiro fofocando na rua viram qualquer coisa, chato isso.

a questão do alarme, como são poucos lugares que paro na rua, a noite nunca. só de dia, e sempre procuro parar em local de movimento. com certeza se ao tirar a capa o alarme disparar, ele não via ficar tirando os tres parafusos, que teram travas tb com o alarme chamando a atenção, não mesmo. acho que é uma otima forma de inibir.

jeb,
se ele na raiva estourar um vidro, ou a lanterna, eu me dou como feliz, pois meu seguro cobre isso, mas o estepe não, o prejuizo é todo meu.

Carlos

jeb
21/04/2013, 13:49
sera que existe um seguro para estepe? ontem escutei uma propaganda da sul america, falando disso, mas nao dizem as condiçoes para isso. por exemplo no meu caso a porto seguros cobre só que tenho que pagar a franquia, a minha é de 4 mil reais, enviavel.

outras questões realmente é tomar cuidado como vc mesmo disse, não devemos deixar o carro em locais isolados, de pouco movimento, sempre que puder para em estacionamento, mesmo que em shoping eles são responsaveis por furtos de estepe, ja que estepe não é uma coisa que vc pode não deixar no carro como pertences.

eu até então não me preocupava com isso, nunca deixo nada de valor dentro carro, e tenho seguro, então se levarem o carro, não veia problema algum , apenas uma pequena dor de cabeça em procurar outro pra comprar, mas nunca pensei em tomar um prejuizo de roubo parcial e o seguro caro que pago não cobrir, isso me desanimou muito. é o primeiro carro que tenho com estepe externo, e o pior foi roubado na porta de minha casa em plena luz do dia, e nenhuma das vizinhas que ficam o dia inteiro fofocando na rua viram qualquer coisa, chato isso.

a questão do alarme, como são poucos lugares que paro na rua, a noite nunca. só de dia, e sempre procuro parar em local de movimento. com certeza se ao tirar a capa o alarme disparar, ele não via ficar tirando os tres parafusos, que teram travas tb com o alarme chamando a atenção, não mesmo. acho que é uma otima forma de inibir.

jeb,
se ele na raiva estourar um vidro, ou a lanterna, eu me dou como feliz, pois meu seguro cobre isso, mas o estepe não, o prejuizo é todo meu.

Carlos

Concordo contigo Carloss na questão dos cuidados de onde e quando parar o carro. Mas na questão do seguro existe a franquia, que depende de cada tipo de seguro, claro. Mas se a franquia for alta, não compensa acionar o seguro e, ainda por cima, ter um carro com avarias, que mesmo arrumado, pode perder o valor na revenda (depende do caso e nível da avaria). De qualquer forma, eu também penso em colocar algo que melhore a segurança do estepe externo. Mas como um colega no fórum disse, tem que ser algo que o bandido veja e desista, como um cadeado exposto, por exemplo.
[]s
J.