Ver Versão Completa : Lastro de chumbo
israel teixeira
19/03/2007, 21:12
Colegas,
alquém aqui no fórum já usou ou usa peso no fundo para reduzir o pula-pula da band curta? Ouvi um relato que tem toyoteiros usando no lastro placas grossas de chumbo para estabilizar e reduzir o pulo da band quando está vazia. Como trata-se de uma idéia um pouco esdrúxula, e este espaço tem como finalidade o debate, para esclarecer e desvendar mitos ou fatos gostaria da opnião dos nobres toyoteiros: Funciona ou não?
Outra coisa: :discordo: vá dizer que é baianada de toyoteiros baianos!!!
abs!
eu uso na hilux cab. simples um lastro de camara de trator (metade) cheia de areia...
melhorou muuuuito!!!!!!
joão k. chikui
19/03/2007, 22:52
Conterrâneo, já que é assim, eu colocaria uns dois sacos de farinha de mandioca no porta malas.Melhora sim o molejo ,e, se ficar encalhado em lugar distante , de fome não morrerá.
Aurelio Palma
20/03/2007, 07:49
João/ Pessoal,
Essa foi boa! Se pensarmos em dupla utilidade, vale a penas carregar um engradado de cerveja em lata e um fardo de carne seca. Vira um pique-nique!
Brincadeiras a parte: carregar um saco de areia (que é bem mais barato que chumbo! ) ou um lastros semelhante, melhoraria mesmo?
abraço
SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 09:09
Se for para fazer trilhas, é melhor usar o tal do lastro alcoolico, cooler com muita cerveja e gelo, na realidade algo que você possa se desfazer quando atolar pesado, pois quanto mais peso, mais difícil será pra tirar o bicho do atoleiro...agora se for pro dia-a-dia se você coloca peso vai aumentar o desgaste do sistema, força desnecessáriamente o motor, gastar mais combustivel, etc...então a solução utilizada aqui em PE pelos toyoteiros e adicionar amortecedores ao sistema...tanto no sentido de cima pra baixo, como frente e traseira do eixo traseiro, além de melhorar e muito o pula-pula você deixa o veículo com mais estabilidade...
abrs,
GERALDOMS
20/03/2007, 12:17
Uma verdade é que se o carro estiver mais pesado o pula- pula diminui consideravelmente, mas o desgaste de componentes também aumenta.
Caso resolvas usar experimenta usar uma coisa mais barato que o Pb, experimenta a areia como sugestão do pessoal.
Felipe Lacerda
20/03/2007, 13:06
Na minha para melhorar o conforto coloquei jumelos do 608 e umas fitas de "plástico" entre as molas. Ficou bem melhor!!!! Não esquecendo de manter o jipe sempre lubrificado por baixo.
israel teixeira
20/03/2007, 23:23
Na verdade eu não queria por esta idéia em prática, apenas citei, pois aqui existe toyoteiro que fez e dizem que ficou bom, também é mais uma idéia para aqueles que quiserem fazer algo para reduzir o pula-pula da band ter mais uma opção. Na minha pretendo colocar mais amortecedores juntamente com mola helicoidal coadjuvante, ou seja, manter os feches de molas e colocar helicoidal com baixo coeficente de elasticidade de modo que reduza o pular da band.
SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 23:40
:concordo: :concordo: :concordo:
é isso ai...coisa de profissional...:palmas: :palmas: :palmas:
Na verdade eu não queria por esta idéia em prática, apenas citei, pois aqui existe toyoteiro que fez e dizem que ficou bom, também é mais uma idéia para aqueles que quiserem fazer algo para reduzir o pula-pula da band ter mais uma opção. Na minha pretendo colocar mais amortecedores juntamente com mola helicoidal coadjuvante, ou seja, manter os feches de molas e colocar helicoidal com baixo coeficente de elasticidade de modo que reduza o pular da band.
Não acredito que a band irá "desgastar" por causa de algumas centenas de kilos a mais, até pq ela em todo seu conjunto, é bem "sub utilizada"(se é que existe isso hehehehe)
Vale a pena um teste, não que eu faria... hehe
Sergio Rocha
21/03/2007, 21:23
Vai fazer um sistema muito utilizado, e detestado, pelo pessoal de jeep.O famoso Kit Fess.
Pesquisa aki no forum sobre o assunto.Eu fui um dos que usou e não recomendo.
[]´
israel teixeira
21/03/2007, 22:08
Sergio Costa,
Pq vc não gostou dos resultados deste sistema? A verdade é que temos poucas opções para melhorar a band neste quisito de pular. Eu também concordo como disseram que a band foi feita para pegar peso, e ela vazia fica subdimencionada, ou seja, se colocarmos algum peso permanente no fundo não irá diminuir muito a vida útil do conjunto de suspensão. Sinceramente, vou pesquisar um pouco mais sobre esse sitema Fess e sobre o uso de peso no fundo. O uso de peso resolve, pois eu mesmo já testei e com ótimos resultados, mas é necessário verificar se não vai comprometer a suspensão a médio ou longo prazo.
Vai fazer um sistema muito utilizado, e detestado, pelo pessoal de jeep.O famoso Kit Fess.
Pesquisa aki no forum sobre o assunto.Eu fui um dos que usou e não recomendo.
[]´