PDA

Ver Versão Completa : PINTURA DE MOTOR

Fabiano-SL
03/04/2004, 18:01
OLÁ CONVIVAS!

GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM SABE QUAL O TIPO DE TINTA PODE SER APLICADA NO MOTOR E NO COLETOR. ACREDITO QUE DEVA SER ALGO QUE AGUENTE ALTA TEMPERATURA....

FICA BELEZA UM MOTOR PINTADO....

AGUARDO SUAS DICAS..

FABIANO.

Alexandre Vaz Ferreira
03/04/2004, 18:46
E aí Fabiano

No meu motor usei tinta automotiva comum, não sei se é o ideal, mas como era um feriado e queria montar logo foi esta mesmo, já faz 6 meses e tá legal. No coletor usei tinta alta temperatura de até 800 graus, em spray :wink: .
Um abração

Paulo Eduardo
03/04/2004, 22:35
Olá,

eu lixei o motor inteiro, passei o primer e pintei com tinta spray da colorgim, faz 1 ano, ta beleza ainda, sei de gente que tb fez a mesma coisa a mais de dois anos e ta beleza a pintura tb.

[]´s

Elmer_Jeep
03/04/2004, 23:02
aí fabiano, é maisoumenos o q os amigos citaram aí, seguinte: eu trabalho com retifica de motores e todos motores q são montados lá comigo saem pintados, alguns são pintados ao gosto do cliente.

Agente lixa o q dá pra lixar e raspa o q dá pra raspar depois as peças vão pra um banho quimico pra desengraxar e remover residuos de tinta velha, depois q o motor é montado são isolados algumas partes com fita crepe e daí eu pulverizo só com thinner pra ficar no ponto.
Depois q seca eu uso primer CROMATO DE ZINCO VERDE, é um primer muito bom, serve pra aluminio, ferro, zinco, o bixo adere em tudo.

Depois do primer é só escolher a cor da tinta, QUALQUER TINTA AUTOMOTIVA metálica, lisa, qualquer uma e pronto. Ah, sobre o coletor de escape, vc manda dar um jato de areia depois de jateado vc lava com thinner antes de pintar, dai compra a tinta spray 600graus, tem preta e prata, vc escolhe e manda tinta no coletor, ela vai ficar meio mole cuidado com o manuseio, só vai secar legal depois q o motor funcionar e o coletor esquentar.

O motor do meu jeep foi pintado assim, vai fazer 3 anos em junho desse ano e até hoje impressiona quem abre o capú.

AÍ, TENTEI BOTAR UMAS FOTOS AKI DOS MOTORES Q EU FIZ, MAS NAUM CONSEGUI POSTAR (Desculpe, a imagem anexada deverá ter no máximo 640 pixels de largura por 480 pixels de altura).
ALGUÉM PODERIA ME DAR UNS TOQUES, TENHO FOTOS LEGAIS, TODAS JPG, ALGUMAS ESCANIADAS OUTRAS DE CAM DIGITAL E QUERIA POSTÁ-LAS.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR
8)

gvogetta
04/04/2004, 19:54
Caro Jipeiro RR,

Procure usar um programa como o Picaview ou ACDSee para editar as fotos que tens e deixá-las com menor resolução para poder postar no fórum, obedecendo aos critérios de tamanho/resolução. Se tiver problemas para achar estes programas na Web me dá um toque em PVT que eu tento mandar para você...

Saudações,

EduardoLang
05/04/2004, 10:10
Fabiano,

Dá uma olhada no tópico de "Frota 4x4 braSIL" NO ÍTEM "fOTOS DA MINHA REFORMA".

lÁ VC VERÁ FOTOS DO MEU MOTOR PINTADO E DO CHASSI TAMBÉM!!!!!!

bOA sORTE!!!!

´HÀAAAAAAAAA

Usei tinta sintético azul e prata 600 graus.

sds

Luis Assis
05/04/2004, 16:52
Voce pode pintar co tinta PU tambem, que não tem erro...
[]'s
Gustavo

EduardoLang
05/04/2004, 16:57
Ae vai só do bolso do camarada!!!!

he he he h eh e

kge
06/04/2004, 08:13
Quando eu e meu pai demos uma geral no motor do barco aplicamos tinta PU. Ficou bonito, uma tinta com brilho e resistente a calor.

Aplique um primer legal e chega o reio na PU.
No motor do barco aplicamos o washprimer (acho que é assim que se escreve). Grudou bem no bloco de alumínio.

Fique atento na proporção de catalisador da tinta PU.
E depois que seca ao toque fica ainda mole "à unha" por algum tempo.

Depois manda foto do motor pintado.

[]´s

KGE

LuizCabral
26/04/2004, 18:41
procure nas lojas o azul da ford. Eh a cor original do motor ford. Tanto o motor do jeep quanto o maverick 4cil, 6 cil e v8.

DANIEL WERNECK
27/04/2004, 11:11
Só para ressaltar!!! :wink:
O azul é o Azul Arara :lol: O meu jeep acabou de ser pintado, (o motor) e ficou lindo!!! Retifiquei, dei banho quimico, e pintei. ficou novo!

Abraços Daniel Werneck

Duílio
28/04/2004, 09:03
Olá Pessoal!
Muito interessante este assunto.
Estive pesquisando preços recentemente aqui no ABC e tem um cara, muito caprichoso por sinal, que faz o serviço por 350,00.
Tá bom o preço??? :roll:

Ah, alguém sabe qual é o nome da tinta vermelha original do Willys BF161?

Abraços,

EduardoLang
28/04/2004, 09:11
Duílio,

R$ 350,00 só para pintar o motor?????

Manda pra mim que eu faço o trampo pra vc!!!!!!!

Dá uma olhada no tópico "fotos da minha reforma" no ítem frota 4x4brasil que tem fotos do motor que eu estou pintando.

SDS

Duílio
29/04/2004, 14:01
Grande Eduardo,

Eu tinha visto as suas fotos, e aliás, quando vi o seu coletor, decidi a cor que eu quero no meu.... ficou show de bola!

Eu também queria fazer o meu em casa, mas acontece que eu nunca tenho um dia inteiro para mecher. Se eu desmontasse, até eu montar de novo acho que passariam umas longas 6 ou 7 semanas.
Como vou ficar sem meu companheiro todo este tempo?? :lol: :lol: :lol:

[]´s

EduardoLang
29/04/2004, 18:02
Realmente ai fica complicado!!!!!!! Ficar todo esse tempo sem o danado!!!!!

Então não lhe resta muita coisa a não ser mandar fazer fora!!!!!!!!

Se vc quiser é só me avisar e combinarmos! ( uma brecinha bem melhor!!!!)

sds

cesar rutter albuquerque
16/09/2006, 16:32
aproveitando esse topico, gostaria de saber c tem como pintar as galeirias interna do motor....
grato..

Thiago Rodeghel
16/09/2006, 18:23
aproveitando esse topico, gostaria de saber c tem como pintar as galeirias interna do motor....
grato..

Só uma pergunta...

PRA QUE????:shock: :shock: :shock:

[s]

cesar rutter albuquerque
17/09/2006, 17:25
quero saber c tem como pintar, para evitar ferrujens dentro das galerias...

Thiago Rodeghel
17/09/2006, 17:50
quero saber c tem como pintar, para evitar ferrujens dentro das galerias...

Melhor vc levar na retifica pra fazer isso...

Se bem q no caso o q vai enferrujar, são as galerias onde passa a água, mas aí é só usar adtivo correto na água, e pronto naum enferruja.

[s]

lucasnassif_offroader4x4
17/09/2006, 21:57
Bom, vai ser difícil de acreditar, mas eu pintei o do meu jeep com tinta pra portão e madeira (vermelho e preto, da Coral), com pincel de pintar parede e o treco num ficou ruim não...tá até hj...tem qse um ano..Segue as fotos para vcs verem a obra de arte..:palmas: :palmas: :palmas:
OBS.: aquela marca de tinha spray na lataria (no fundo), não foi eu que fiz! Foi o ex-dono do carro q pintou com spray com o motor no lugar...

Abs..

philipecoutinho
18/09/2006, 09:23
Realmente fica show de bola essa pintura de motor e coletor! Parabéns pela escolha...

Anotei aí as dicas que deram de como melhor pintar isto, com o primer.

Lucas, essa sua de pinta com tinta de portão foi show de bola, vou contar para os jipeiros aqui da minha cidade.

Abraço!

Gomes Neto
19/09/2006, 23:30
Faaala galera!!!
Desculpas por só ter visto este tópico agora.
Bom, vou dar meu palpite tbm...
Já postei essas fotos no tópico da minha refórma no
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17003&page=1
...mesmo assim vou colocar novamente.

Gomes Neto
19/09/2006, 23:34
Mais fotos...

pcervieri
19/09/2006, 23:36
E ai galera do mal.

Da uma pesquisa ai que existe um tipo de tinta epoxi para alta e baixa temperatura, e cara mas resiste bastante, utilizei para pintar uma caldeira a lenha faz uns 2 anos e ainda ta otima, semana que vem o tecnico vem dar uma revisada na minha caldeira e vou perguntar para ele, dai coloco ai pra voces.

Obs: e bem paracida com tinta automotiva pois a caldeira e de lata.

Um abraco.
Paulo

Gomes Neto
19/09/2006, 23:44
Maisum tiquim...

Gomes Neto
19/09/2006, 23:50
Outras ideias que me serviram de inspiração.
Não são de BF 161, mas já que o meu motor é GM e a ideia é dar exemplos...

André-4WD
04/01/2007, 13:54
Salve:
Alguem sabe informar qual é a especificação da tinta verde dos motores GM 6cc da década de 70, mais precisamente 74?
Tenho que pintar o coletor de admissão!!
abraços
andre

ihaido
04/01/2007, 20:34
deem uma olhada nesse link e vejam como ficou o motor desse cara depois da restauração. http://www.cj-3a.com/rebuilding_the_l134.htm

Elmer_Jeep
05/01/2007, 09:08
andré acho q aqui deve ter
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23802

[]'s

Vandir Mazzoni
19/03/2013, 10:57
Por favor alguém sabe a cor do motor V8 for 272 e tampa de válvulas? Motor fabricado no Brasil me parece que é amarelo.

Dodger
19/03/2013, 23:44
Por favor alguém sabe a cor do motor V8 for 272 e tampa de válvulas? Motor fabricado no Brasil me parece que é amarelo.

depende do ano, esse motor vinha em f-100 e outros veiculos ford. acho que os mais antigos eram amarelos e os mais recentes(decada de 70) eram azuis. era tudo azul ou tudo amarelo.

tem essa foto ai em que aparecem 3 deles, 2 amarelos e um azul.
já vi um amarelo que ra de f-100 anos 60 e amigo meu tem uma f-100 75 e o motor é azul igaul aos outros da ford, OHC, V8302, etc.
401604

tuna
20/03/2013, 09:54
401604

:drool::drool: rapaz, onde é isso? é o paraíso :shock:

[]´s sonhando ccom v8´s

Dodger
20/03/2013, 10:49
:drool::drool: rapaz, onde é isso? é o paraíso :shock:

[]´s sonhando ccom v8´s

roubei a foto de um anuncio do mercado livre.
estes motores 272 e 292 são até faceis de achar e baratos, tem muito por ai ainda, tirados de f-100, f-350 e Galaxie até 75.
estes motores são heavy duty, se cuidar bem tem motor pro resto da vida.
tu acha eles por ai na faixa de 1500 a 2000 não dificil estarem funcionando bem e ainda STD.
tem um ferro velho aqui perto que o cara mexia muito com adaptação de motor diesel em caminhonete, então tiravam estes motores a gasolina e jogavam fora, tem ainda uns 3 lá jogado no mato, imprestáveis pq tão cheios dagua. qquer dia vou lá buscar um pintar e fazer uma mesa. ehehe

Aida vou comprar uma F-100 anos 70/80 e colocar um destes nela:concordo:

juleymar73
21/03/2013, 01:12
roubei a foto de um anuncio do mercado livre.
estes motores 272 e 292 são até faceis de achar e baratos, tem muito por ai ainda, tirados de f-100, f-350 e Galaxie até 75.
estes motores são heavy duty, se cuidar bem tem motor pro resto da vida.
tu acha eles por ai na faixa de 1500 a 2000 não dificil estarem funcionando bem e ainda STD.
tem um ferro velho aqui perto que o cara mexia muito com adaptação de motor diesel em caminhonete, então tiravam estes motores a gasolina e jogavam fora, tem ainda uns 3 lá jogado no mato, imprestáveis pq tão cheios dagua. qquer dia vou lá buscar um pintar e fazer uma mesa. ehehe

Aida vou comprar uma F-100 anos 70/80 e colocar um destes nela:concordo:

Entao Dodger, vc por acaso nao sabe de um desses por ai em bom estado pra rodar ? pois se for nesse valor que vc disse animo ir ai buscar um desses .

Dodger
21/03/2013, 07:09
Entao Dodger, vc por acaso nao sabe de um desses por ai em bom estado pra rodar ? pois se for nesse valor que vc disse animo ir ai buscar um desses .

No momento não, mas é questão de procurar. tem um num ferro velho aqui perto de casa, esse deve ser o 292 de Galaxie,o cara falou que o motor é bom e tal, mas só pelo jeito que o motor tá largado no chão coberto com lona eu num coloco minha mão no fogo. Me manda uma MP e passa seu email que eu vou perguntar ao pessoal aqui e se tiver alguma coisa te aviso.

abraço

Pablo.pinto2007
22/03/2013, 12:34
Olá... pessoal, estou reformando meu CJ-3A... tenho um tópico da reforma dele... então estou pintando o motor com tinta sintética mesmo, mas me veio a dúvida: posso pintar a cremalheira do vira brequin? poderá desbalancear a mesma? ou é melhor deixar cru mesmo?

Abraços!

PAblo

Sydney66
13/04/2013, 22:03
Você quer pintar a cremalheira?? Para a tinta desbalancear sei não, porque tem que ser massa concentrada para causar desbalanceamento. SE for para proteger não precisa, é uma área quente e que repele umidade e, o pinhão do arranque, devido o alto torque do mesmo, vai tirar essa tinta rapidinho.

Pablo.pinto2007
14/04/2013, 13:08
Você quer pintar a cremalheira?? Para a tinta desbalancear sei não, porque tem que ser massa concentrada para causar desbalanceamento. SE for para proteger não precisa, é uma área quente e que repele umidade e, o pinhão do arranque, devido o alto torque do mesmo, vai tirar essa tinta rapidinho.

Obrigado!!!

Hoje eu montei a cremalheira, embreagem e acoplei o câmbio... dei uma limpada na tinta por cima mesmo... acho que não terei problemas...

Abraços!

Pablo

chinelao4x4
16/04/2013, 20:48
406289406290

depois da tinta eu passo verniz bi componente , facilita na lavagem e da um brilho !! este é o motor da minha gaiola , acabei de pintar, rsrsrs
abrçs

Pablo.pinto2007
17/04/2013, 15:40
Tá muito show!!! Parabens!

Walber Bonfim
31/10/2017, 17:17
aí fabiano, é maisoumenos o q os amigos citaram aí, seguinte: eu trabalho com retifica de motores e todos motores q são montados lá comigo saem pintados, alguns são pintados ao gosto do cliente.

Agente lixa o q dá pra lixar e raspa o q dá pra raspar depois as peças vão pra um banho quimico pra desengraxar e remover residuos de tinta velha, depois q o motor é montado são isolados algumas partes com fita crepe e daí eu pulverizo só com thinner pra ficar no ponto.
Depois q seca eu uso primer CROMATO DE ZINCO VERDE, é um primer muito bom, serve pra aluminio, ferro, zinco, o bixo adere em tudo.

Depois do primer é só escolher a cor da tinta, QUALQUER TINTA AUTOMOTIVA metálica, lisa, qualquer uma e pronto. Ah, sobre o coletor de escape, vc manda dar um jato de areia depois de jateado vc lava com thinner antes de pintar, dai compra a tinta spray 600graus, tem preta e prata, vc escolhe e manda tinta no coletor, ela vai ficar meio mole cuidado com o manuseio, só vai secar legal depois q o motor funcionar e o coletor esquentar.

O motor do meu jeep foi pintado assim, vai fazer 3 anos em junho desse ano e até hoje impressiona quem abre o capú.

AÍ, TENTEI BOTAR UMAS FOTOS AKI DOS MOTORES Q EU FIZ, MAS NAUM CONSEGUI POSTAR (Desculpe, a imagem anexada deverá ter no máximo 640 pixels de largura por 480 pixels de altura).
ALGUÉM PODERIA ME DAR UNS TOQUES, TENHO FOTOS LEGAIS, TODAS JPG, ALGUMAS ESCANIADAS OUTRAS DE CAM DIGITAL E QUERIA POSTÁ-LAS.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR
8)

Caro amigo, para você adicionar fotos aqui, tem que abrir as fotos que quer adicionar mas não estão no formato exigido, você terá que abri-las no Microft Office Picture Manager do Windows, localizar na barra de tarefas o item Editar Imagens, clicar nele, aparecerá do lado direito do monitor a opção redimensionar, clica nele e aparecerá a opção Porcentagem da relação largura x altura original, você coloca em 50% e salva. Pronto!!! suas fotos poderão incluídas aqui.
Grande abraço.

Lucas Costa
18/04/2018, 10:57
Pintura do motor do Opala com fundo epoxi e tinta na base poliester

https://www.youtube.com/watch?v=tJkCTX8q19Q&t=55s

Lucas Costa
18/04/2018, 11:07
Apenas para concentrar informações sobre pintura.

https://www.youtube.com/watch?v=ZzJ0gLhsIe0

https://www.youtube.com/watch?v=CffmlXjrbgc&t=5s

https://www.youtube.com/watch?v=aMEDGNvOApE

Lucas Costa
18/04/2018, 11:08
Continuação...

https://www.youtube.com/watch?v=jsIsxLzCxPc

https://www.youtube.com/watch?v=REB4GC9d8rA

https://www.youtube.com/watch?v=rFrfRgOuALs

Aristides Jr
18/04/2018, 13:26
Tudo que tem aqui até agora é ótimo!
Mas para não desencorajar quem dispõe de pouco tempo e recurso vou destacar a primeira vez que pintei motor e foi muito simples:-
Lavei com gasolina raspei o que estava solto, não precisou lixar muito!
Pintei com esmalte sintético (aqueles de pintar portão e janela).
Na época foi com compressor, mas com o pincel fica bom também!
Durou mais e 20 anos sem perder nada!
Simples assim!

vminuzzi
27/04/2018, 22:14
No meu usei tinta esmalte sintético comum, só no coletor foi usado spray de alta temperatura, já faz um ano ainda está lá, não descascou por enquanto. "não reparem a sujeira"
557959

Ian Jeep
29/04/2018, 20:25
No meu usei tinta esmalte sintético comum, só no coletor foi usado spray de alta temperatura, já faz um ano ainda está lá, não descascou por enquanto. "não reparem a sujeira"
557959

Boa noite Vminuzzi,

Muito bonito o seu motor !!
Uma pergunta, de que carro é esse reservatório de fluido de freio?

Abraços