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Ver Versão Completa : E quanto a um motor turbo num jeep?



Marco Tulio
16/03/2007, 17:38
Pessoal o motor turbo queima o combustível 2x não é isso? ele queima uma vez e antes de "excretar" o gás proveniente da combustão ele queima este gás mais uma vez...isso diminui em 40% a vida util do motor né...mas sei lá sera que dava certo num CJ?
haushsauhuasuhsauhsahusa pretendo fazer isso num palio 2001 :mrgreen:
P.S. pai não vai gostar nada disso:grin:

zoega
16/03/2007, 18:03
Não é nada disso...
Turbo, pressuriza o ar da admissão, então o motor ao invés de estar admitindo X quantidade de ar, vai estar admitindo o dobro (2X) disso por exemplo, isso aí, varia de acordo com a pressão utilizada. E para suprir essa quantidade a mais de ar que vai para o motor, logicamente é necessário uma proporção maior de combustível, mantendo a mistura de ar/combustível ideal.

fnfs
16/03/2007, 19:33
Um 4.1 com turbo vai ficar bom para o barro ou tanto faz?

Lucas Nassif
16/03/2007, 19:41
Marco Tulio, é tipo assim:
após uma certa rotação do motor (nos carros diesel é entre 1000 e 2000 RPM) , a "ventoinha" que fica dentro do turbo, começa a girar muito rápido, a mais ou menos 110.000 RPM! Com isso, faz com que mande uma quantidade maior de ar para os cilindros, e para que a mistura não fique pobre (muito ar e pouco comb), a injeção de combustível é maior também! Então é aquilo que o Zoega falou, como a qtdade de ar aumenta, a de combustivel aumenta tbm, independente de ser Alcool, gasolina, gás, diesel, flex, metanol, blá blá blá..!!

Sobre ter um motor turbo no CJ, se for no original, esquece! No BF, 0,2 kg de pressão já é muito, podendo ser fatal. É por um kit turbo nele e pedir pro papai noel um motor novo de natal! Nao aguenta mesmo!
Já no seu caso, que é o Georgia, não sei se é tão "sensível" igual o BF-161, pois nunca tive esse motor e não sei muito sobre ele, mas deve aguentar um pouco mais que o 6 caneco, pelo fato de ser mais novo! Um motor TURBO que EEUU acho que seria melhor para um Cj é um AP, pois gasta em média 3K pra por o motor, e com 1000 conto compra um Kit turbo completo! Para comprovar o que estou falando, observe os carros de arrancadas! Posso dizer que 99,9% dos carros 4cc de lá, são equipados com motores AP Turbo, por ser muito resistente!

[]'ss esperando algumas pedradas dos mais experientes... :D

JUNINHO_BITTENCOURT
16/03/2007, 19:43
Tudo depende do que você quer, um jipe para andar na estrada em alta? ai ficaria legal, agora pra trilha não colocaria, os carros turbinados trabalham bem em alta, agora tu imagina uma trilha que tu anda primeira reduzida praticamente a trilha inteira que ja vai mater a temperatura do motor elevado, se tiver turbocompresor o negocio vai ser ainda mais complicado, alem do mais as trilhas a mais pesadas você vai andar em baixa, você prescisa de torque, ja fiz trilha com um cara com um AP turbo, o jipe tinha muita pegada obiviamente, porem de nada adiantava pois a turbina não enchia, alem do mais vai aumentar muito a manutenção do seu jeep, coisa que na trilha so piora, isso é a minha opinião,

JUNINHO_BITTENCOURT
16/03/2007, 19:49
Não queira ter o azar de ter um jipe numa trilha com a turbina babando, motor AP turbinado fica muito forte, como nosso amigo falou, os carros de arrancadas utilizam muito ele, eu tenho motor AP no meu cara-de-cavalo,
se quizer dar uma incrementada no motor, coloca um 4x1, carbura 3E, comando g49, etc, etc, isso um amigo meu tem do jeep dele e não teve incomodo algum.

Lucas Nassif
16/03/2007, 20:06
alem do mais vai aumentar muito a manutenção do seu jeep

............consumo........

[]'s

Lucas Nassif
16/03/2007, 20:12
Um 4.1 com turbo vai ficar bom para o barro ou tanto faz?

Em qual motor seria? Opala ou Silverado?

[]'s

fnfs
16/03/2007, 21:48
Em qual motor seria? Opala ou Silverado?

[]'s

Opala 6 cilindros 4.1.

Lucas Nassif
16/03/2007, 22:00
Opala 6 cilindros 4.1.

Fnfs, turbo no motor de opala fica bom sim, mas IMHO é bobagem, pois vc já vai ter um motor torcudo e potente, e isso já é o suficiente para uma boa trilha! Vc pode até colocar, fica muito bom, mas o $ que vc vai gastar, não vai ser útil nas trilhas, por trabalhar muito em baixa rotação, oq nao é a proposta do turbo, e com certeza, o consumo aumenta d+, autonomia bem menor, o que vai fazer com que vc adapte outro tanque, maior, gastando mais $$.....enfim, nao pense que vc vai gastar apenas na adaptação do turbo, e sim com outros gastos também, que certamente virão......

[]'ssss

fnfs
16/03/2007, 23:03
Fnfs, turbo no motor de opala fica bom sim, mas IMHO é bobagem, pois vc já vai ter um motor torcudo e potente, e isso já é o suficiente para uma boa trilha! Vc pode até colocar, fica muito bom, mas o $ que vc vai gastar, não vai ser útil nas trilhas, por trabalhar muito em baixa rotação, oq nao é a proposta do turbo, e com certeza, o consumo aumenta d+, autonomia bem menor, o que vai fazer com que vc adapte outro tanque, maior, gastando mais $$.....enfim, nao pense que vc vai gastar apenas na adaptação do turbo, e sim com outros gastos também, que certamente virão......

[]'ssss

Lucas,

Valeu pela dica.
Da uma olhadinha no motor dele.
Ainda não peguei o carro. Estou na fase de resolver os problemas dos documentos e logo, logo chega em Sampa.

Gostaria de pinta-lo depois. Qual é a cor original dos BF161?

Estou a fim de comprar uma panela de pressão ou será que uma luva basta?

[]'s

-fn

leopoldo
16/03/2007, 23:36
1- Pessoal o motor turbo queima o combustível 2x não é isso?
2- ele queima uma vez e antes de "excretar" o gás proveniente da combustão ele queima este gás mais uma vez...
3- isso diminui em 40% a vida util do motor né...
4- mas sei lá sera que dava certo num CJ?
5- pretendo fazer isso num palio 2001


1- :stop: . O único conjuto turbo-compressor que faz isso é um motor com pós combustor e isso só é usado em motores a jato. O famoso afterbuner.:roll:

2- excrescência ! foi a 1º vez que eu ví essa referência. :pensativo:
não soa muito bem ..... fica muito medicinal.
melhor escrever: expelir ;-)

3- de onde saiu esse numero ? :pensativo:

4- então esse não é o forum correto !

leopoldo
16/03/2007, 23:44
Um 4.1 com turbo vai ficar bom para o barro ou tanto faz?

Um 4.1 já tem um bom torque para jogar nos semi-eixos.

Na verdade, dependendo do semi-eixo, o torque já estará acima do limite máximo.

Colocar um turbo só para ficar ouvindo o espirro é aceito como chique por uns porém, para o turbo fornecer uma boma dose de incremento na potencia, precisa estarbem acelerado. Acelerado, fornecendo mais torque, é mais um passo na direção de um estouro de semi-eixo.

Num motor tipo 2.3, um turbo supre a falta de potencia, se é que o dono do jeep acha isso. Não esqueça que o jeep tem uma coisa que os carros de rua streetrods não tem ... a reduzida.

leopoldo
16/03/2007, 23:47
.... a "ventoinha" .....

Num turbo-compressor, o correto é: compressor centrífugo.

leopoldo
16/03/2007, 23:50
os carros turbinados ....

os conceitos já estão bem sedimentados, inclusive mencionou o problema de superaquecimento .:concordo:

sandro_crow
17/03/2007, 07:03
Bom dia pessoal!

Por quanto será que sairia o valor total dessa adaptação?

Obrigado!

Lucas Nassif
17/03/2007, 12:37
:arrow: Fnfs, vc vai pintar esse 6bocão da cor dos BF-161??? :pensativo: A cor dos 6 caneco original Willys, é vermelho no bloco e cabeçote, e tampa de válvula preta! (cor original)

:arrow: Leopoldo, vc trocou os números quando respondeu para o Marco Tulio! O 4 na verdade seria o 5!! (detalhes....:mrgreen:)
O nome daquela "ventuínha" chama compressor centrífugo?? Beleza, aprendi mais uma!! :concordo:

:arrow: Sandro_crow, varia de motor pra motor, de kit pra kit!

Abração pro 6 tudo

Marco Tulio
17/03/2007, 12:57
Aaaaaaaaaaaahhhhhh...pai vai vender o Pálio, quer dizer, já vendeu né... ¬¬''
não vou poder adaptar ele galera!!!!!!!:sad:
bom quem sabe um dia não faço isso no chevette dele sahusahuashuas to zuando ele é mais velhinho que eu tem uns 21 anos e é todo original pecado é fazer isso...
Quanto ao Cj, é só uma suposição mesmo...sei lá...concordo com os posts anteriores não conpensa a relação custo /benefício

[ ]'s

Lucas Nassif
17/03/2007, 13:52
Aaaaaaaaaaaahhhhhh...pai vai vender o Pálio, quer dizer, já vendeu né... ¬¬''
não vou poder adaptar ele galera!!!!!!!:sad:

[ ]'s

Mas tem o jeep kraii.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:
ps. ele vendeu o palio mesmo???? Aquele dia no churrasco ele tava com ele lá :( Sacanagem...ele era fino...

[]'ss

Xédão
18/03/2007, 02:23
Kra, pra jeep eu acho que não vale a pena um turbo não...
Salvo se for motor diesel e mesmo assim, dependendo do motor e do uso...

O que eu te aconselho a fazer é ASPIRAR o motor...
Um motor de Opala 6 canecos aspirado fica um monstro, inclusive, pode ficar tão forte quanto se o motor estivesse turbinado...
Uma receita básica é coletor 6x2, escapamento direto pra uma maior vazão, um bom carbura quadrijet e um comando mais esperto... O comando do Opala 250S é o mais usado nesse tipo de preparação...
Só nisso já dá pra vc conseguir uns bons cavalos...
Ai alem disso dá pra voce rebaixar cabeçote, trocar bielas e pistões, etc etc etc...

Só que não se esqueça que quanto mais cavalo vc "enfia" no motor, mais combustível ele vai beber... E se a preparação não for boa, vai desgastar muito seu motor!

Abraço!

zoega
18/03/2007, 08:52
Olha aí um Willys turbo na trilha:

http://www.youtube.com/watch?v=Uqur67lj6eM

http://www.youtube.com/watch?v=lqKS5VWjeys

Lucas Nassif
18/03/2007, 11:43
Olha aí um Willys turbo na trilha:

http://www.youtube.com/watch?v=Uqur67lj6eM

http://www.youtube.com/watch?v=lqKS5VWjeys

Parecem que esses motores são Ap....

[]'sss

Lucas Nassif
18/03/2007, 11:46
Olha aí um Willys turbo na trilha:

http://www.youtube.com/watch?v=Uqur67lj6eM

http://www.youtube.com/watch?v=lqKS5VWjeys

Esssees aqui tbm valem a pena..
http://www.youtube.com/watch?v=OD9BwgsZzt4
http://www.youtube.com/watch?v=-kfGtbO_2hw

"vrrruuuuuuuuuuuuuuuuuummm txiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii............." :twisted:

[]'sss

JUNINHO_BITTENCOURT
19/03/2007, 12:52
Mais note que a trilha mais parece uma estrada, se tiver que andar com um jeep pulando como um cabrito na trilha para não baixar o giro para o motor turbinado trabalhar bem, prefiro um jeep com motor original, coloca ele numa trilha com erosões , pedras e atoleiros de verdade que vai ter que usar primeira reduzida direto para ver o que vai fazer,=(

Lucas Nassif
19/03/2007, 12:57
vai ter que usar primeira reduzida direto

Não é atoa que ela está no jeep...

[]'s

Thiago Rodeghel
19/03/2007, 13:32
:lol: :lol: :lol:

Muita espirradeira pro meu gosto...:lol: :lol: :lol: Fora q a turbina deve ser tão grande, e giro sempre alto. Fora q tem um deles queimando:rolleyes: oleo.

[s]

Marco Tulio
19/03/2007, 19:41
É...vendeu e adivinha pra quem? sahuasuhsahusahu Vanderlei Loucura!!!!!!!! já era o carro, agora so falta a transação monetária

[ ]'s

joão k. chikui
19/03/2007, 20:39
Mais note que a trilha mais parece uma estrada, se tiver que andar com um jeep pulando como um cabrito na trilha para não baixar o giro para o motor turbinado trabalhar bem, prefiro um jeep com motor original, coloca ele numa trilha com erosões , pedras e atoleiros de verdade que vai ter que usar primeira reduzida direto para ver o que vai fazer,=(
Ivo
Acho que deve ser util para indoor, arrancadão , etc...Mas, aos que gostam, vale o gosto.

carraro
17/06/2007, 22:10
:discordo:BEM VAMOS LÁ ,O MEU MOTOR É ESTE AI DAS FOTOS UM :3.0 maverick recem retificado,turbinado com uma (.48)de motor diesel(scenic/import),uso ele com 0,5 de "pressao"a taxa é original,a bomba eletrica trabalha com 0,4 em marcha lenta ,depois um dosador HP joga pra 3.5bar,uso linha de combustivel 0,7mm com filtro de alto volume ,e o retorno do dosador esta ligado logo atraz dele em caso de falta, pra nao queimar a bomba por ocilaçao do combustivel no tanque,as mangueiras estao cuidadosamente instaladas e apertadas assim como o sistema eletrico pra nao haver surpresas desagradaveis,a bomba esta ligada direta no positivo da bobina,ligou a chave ela liga,desligou....,o sistema de igniçao foi feito usando peças do distribuidor do monza e é "HALL"com "atrazo" de 10 graus em alta,o normal seria trava-lo pra nao haver "adianto"+ preferi faze-lo assim visto que o aumento de potencia nao era o que eu queria e sim apenas do torque ,pra nao ter surpresas em alta com o pé em baixo pra sair dos enroscos mais criticos,como é "hall"a bobina é uma bosch alta,e as velas (+ frias da YAMAHA RD350 GRAU 9)estao abertas pra 1,3,cabos supressivos para carros a GAS,o carbura é um solex antigo ,mas com tudo oq eu procurava,valvulas de maxima,injetor por diafragama......rodando no ALCOOL,com gicle 185g /67,5ar,a boia é um capitulo a parte,e roda com um gicle devidamente regulado na linha de entrada,ajudando a segurar todo o exesso,(que quebra muito motor por lavar demais os cilindros)tirando a lubrificaçao dos mesmos e contaminando o oleo......, tive que fazer uma flange pra colocar a tampa de pressao,que ç mostrou muitissimo eficiente,o sistema de captaçao do ar esta dentro da cabine e seladissimo (o ar que passa por mim é que é chato),o carro esta respondendo satisfatoriamente a pressao usada ,sem abaixar a pressao de oleo ou super aquecer em momentos de esforço,........em trilhas esta muito mais experto pra tocar,e nos estradoes exige cautela ainda mais por estar spoado,.......já tive 4.1/2.3/2.6/2.5 e em tudo que foi 4x4,atualmente este motor esta instalado em um CJ-6,e acho que cheguei onde eu queria DIVERSAO/POTENCIA/E CONSUMO esta fazendo 5,5lts de ALCOOL pra eixos 9x44 e pneus 265/75/16 pra que mais ,e quanto a quebras ´ja é a 6 trilha que faço e só alegria até agora:dance:,VAMOS VER DEPOIS DO OLHO GORDO DA GALERA OQ QUE VAI QUEBRAR,:mrgreen::mrgreen::mrgreen: só tenho fotos do dia do teste do coletor (mandado fazer na HERCULES CABEÇOTES)+ VOU TIRAR AS DELE PRONTO E POST .ASSIM QUE COMPRAR OUTRA CAMERA POIS A MINHA PERDI EM ALGUM "ATOLEIRO" GATUNO

Marcos ET
19/06/2007, 17:33
Só um comentário básico...

Percebam que os Willys mandam muito bem com turbo, DESDE QUE esteja com o pé embaixo.... escutem como o motor desaparece totalmente quando o carinha faz o RPM dos bixos cair... tem um vídeo que ele tem que acelerar bem o motor pra depois queimar embreagem até o jeep sumir na fumaça pra poder valer o turbo....

sei la... cada um tem seu gosto... eu acho que motor pra jeep tem que dar tudo que tem em rotações baixas.... motor que faz milagre em alta rotação é bom... pra carro....

Grande abraço!