Ver Versão Completa : Pistões da Pinça
pedrodoniva
10/03/2007, 18:10
Boa noite galera...To com um probleminha em uma das pinças de freio. Quando piso no freio,os pistões da pinça avançam,porém nao recuam e o bixo fica se arrastando...duro...
A pergunta: Tem como dar um talento na pinça ou já era?
No meu caso eu comprei o nivaldo a pouco tempo e logo de cara fiz uma revisão nos freios.
desmontei o sistema e lavei bem as pinças, lixei as pastilhas que estavam boas mas vitrificadas e troquei todo o fluido do freio.
no caso dos pistões da pinça não troquei nada, só a limpesa foi suficiente... mas tive que trocar um dos flexiveis que estava muito ressecado.
Se estiver com uma borra grudenta, limpe com alcool e depois com o própio fluido, fica jóinhaaaa..
OBS: Fluido de freio DOT 3 ou 4
Um abraço e boa sorte!!!
fabioaguilera
11/03/2007, 10:42
Opa! Comigo já aconteceu até de passar reto em farol por causa disso. Eu estava vindo da casa de um amigo durante a madrugada mantendo sempre uns 130, 140... eu estava de Kadett é claro hehehe
E tinha acabado de fazer o freio. Como o imbecil do auto-center só sabe trocar peça, meteu lá as pastilhas e o disco novo e não fez a manut da pinça.
É simples, mano. Desmonta tudo, lava tudo com pincel e querosene. Qdo for montar, encha todas as coifas que vc encontrar de graxa.
PS.: Tenha certeza de que vc sabe o que está fazendo. Freio não é lugar de praticar o empirismo.
Abraço
pedrodoniva
11/03/2007, 11:59
Acabei de desmontar a pinça e vi que dois pistões estavam travando por causa de um anel de borracha de vedação que estava entre a camisa e o pistão.Tirei os dois pistões, as duas coifas,limpei com pano com gasolina. Coloquei de volta e ficou levinho levinho...Montei tudo no carro,fui testar...
Adivinha?Tá travando ainda!!!Tá tão travado que saiu fumaça da roda...
Será que eu deveria ter desmontado aquele terceiro pistão?Ele aparentemente estava soltinho,sem sinal de travamento...
Estive pensando...meu problema nao pode ser o cilindro mestre?
shuther4x4
11/03/2007, 13:17
Nunca use gasolina ou outro tipo de solvente derivado de petróleo para limpar essas peças. Se estes líquidos entrarem em contato com os anéis de borracha ele vai deformá-los e vc vai ter de trocá-los. Nos freios o certo é desmontar e trocar os reparos (é freio, lembra!) Mas se for só uma manutenção de rotina, desmonte os pistões, retire os anéis, limpe-os com álcool e teste os pistões sem as vedações, eles têm de estar livres! Aí recoloque tudo no lugar, lubrifique com fluído dot 4 (é melhor pras borrachas).
Abraços e boa sorte!!!
pedrodoniva
11/03/2007, 13:50
Nunca use gasolina ou outro tipo de solvente derivado de petróleo para limpar essas peças. Se estes líquidos entrarem em contato com os anéis de borracha ele vai deformá-los e vc vai ter de trocá-los. Nos freios o certo é desmontar e trocar os reparos (é freio, lembra!) Mas se for só uma manutenção de rotina, desmonte os pistões, retire os anéis, limpe-os com álcool e teste os pistões sem as vedações, eles têm de estar livres! Aí recoloque tudo no lugar, lubrifique com fluído dot 4 (é melhor pras borrachas).
Abraços e boa sorte!!!
Só usei gasolina nas coifas...Por dentro passei pano seco...
hehehe
Mas mesmoa ssim,valew ajuda kra!
pedrodoniva
17/03/2007, 19:35
Aueeeeeeeeei!!!Mais problemas!!!!
Desmontei a pinça inteirinha,dei um grau em tudo,ficou zero quilometro!Alias,quase tudo... Os aneis de borracha parece que encolheram e quando coloquei os pistões,os mesmos arrancaram um bifinho de suas respectivas vedações...Mas tudo,eles entraram...Essas borrachas são vendidas separadamente?Posso achá-las em casa de borracha ou é especial para o niva?
Outra coisa que percebi foi um dos flexíveis entupidos. Aí a pergunta:
Pra quê dois flexíveis pra cada roda? Um de ida e outro de volta ou os dois exercem a mesma função?
Lembrando que meu problema de travamento do freio nao foi resolvido... :-(
Rones Jr
17/03/2007, 20:38
lembra lá atrás que falaram do flexível??? rsssss....pois é! São dois circuitos por pinça, um principal com dois cilindros e um auxiliar com um. Troca estas porqueiras e acabe com seus problemas. Antes que pergunte...não há nacional similar catalogado, mas vc pode ir em uma casa de mangueiras e conexões e mandar fazer, usando sua usada e entupida como molde. Mas, vc se troca logo os quatro!!
Cavalcante
17/03/2007, 20:42
Aueeeeeeeeei!!!Mais problemas!!!!
Desmontei a pinça inteirinha,dei um grau em tudo,ficou zero quilometro!Alias,quase tudo... Os aneis de borracha parece que encolheram e quando coloquei os pistões,os mesmos arrancaram um bifinho de suas respectivas vedações...Mas tudo,eles entraram...Essas borrachas são vendidas separadamente?Posso achá-las em casa de borracha ou é especial para o niva?
Outra coisa que percebi foi um dos flexíveis entupidos. Aí a pergunta:
Pra quê dois flexíveis pra cada roda? Um de ida e outro de volta ou os dois exercem a mesma função?
Lembrando que meu problema de travamento do freio nao foi resolvido... :-(
O que você quer dizer com "dei um grau em tudo"?
Os anéis de borracha encolheram porque você usou um solvente inadequado. Ou porque eles já foram pro vinagre mesmo, por fim de vida.
Vedadores são vedadores, e são vendidos em qualquer casa de borracha. Só que você vai ter de levar um modelo, porque os caras não adivinham. Ou cair nas lojas conhecidas nossas que vendem peças "originai$$$$" do niva.
Seu freio nunca vai parar de travar enquanto você teimar em não jogar fora os flexíveis e colocar novos...
Lembrando que se você não faz idéia de pra que são os dois flexíveis por pinça é melhor não arriscar sua vida (e pior, a dos outros) brincando com freios.
É a segunda vez que você tenta suicídio, pelo menos que a gente fica sabendo. É melhor parar com isso, ou ao menos não por na lista, porque daqui a pouco começamos a pensar que você é louco mesmo.
pedrodoniva
18/03/2007, 02:16
O que você quer dizer com "dei um grau em tudo"?
Os anéis de borracha encolheram porque você usou um solvente inadequado. Ou porque eles já foram pro vinagre mesmo, por fim de vida.
Vedadores são vedadores, e são vendidos em qualquer casa de borracha. Só que você vai ter de levar um modelo, porque os caras não adivinham. Ou cair nas lojas conhecidas nossas que vendem peças "originai$$$$" do niva.
Seu freio nunca vai parar de travar enquanto você teimar em não jogar fora os flexíveis e colocar novos...
Lembrando que se você não faz idéia de pra que são os dois flexíveis por pinça é melhor não arriscar sua vida (e pior, a dos outros) brincando com freios.
É a segunda vez que você tenta suicídio, pelo menos que a gente fica sabendo. É melhor parar com isso, ou ao menos não por na lista, porque daqui a pouco começamos a pensar que você é louco mesmo.
Camarada,eu não estou andando com ele...tá parado há um mês aproximadamente... Resolvi mexer de verdade nele:
-Caixa de ar
-Webber 460
-Freio
-Rolamento
-Buzina
-Farois de milha no bagageiro
-Caixa de direção
Posso ser louco,mas não sou imbecil. Minha vida e a vida de quem anda no niva valem muito,e nao ponho em risco por nada nesse mundo. Também não tenho vergonha de relatar minhas dúvidas. Se você tem tanta má vontade em me ajudar, fica na sua....Com certeza tem gente nesse fórum com boa vontade e que tem prazer em ajudar ao próximo,principalmente se esse for inexperiente,na ânsia de aprender coisas novas e poder ajudar os outros...
Cavalcante
18/03/2007, 21:30
Eu estou querendo te ajudar, você é que parece não querer ser ajudado.
Cheio de querer tirar onda de "o estudante de engenharia" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=358639#post358639) ou de ser o mais melhor de bom de macho do pedaço (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23812)...
Vai estudar um tiquinho e crescer um bom bocado antes de pensar em dizer desaforo, bocó.
NBTMQSF
pedrodoniva
18/03/2007, 22:24
HAUEHUAEAEA...Estamos todos precisando sempre crescer amigão...e estudar também...No caso do chassi,por um acaso eu estava certo,portanto,fica no gelinho aí...E sei que não sou o melhor de todos... Nem o meu niva é o melhor veículo de todos...Acontece que pra mim é perfeito...
E olha só...dispenso a sua ajuda tá? Fica tirando conclusões por uma perguntinha que faço...só por causa da minha idade... PNSCSV!
Não sei pq vc tah no forum...só critica...e ajudar que é o intuito.....nada!!!
Só quer saber de vender sua mercadoria (que por sinal eu estava interessado,mas de pessoas como você não aceito nem uma saudação,RMI)
Peço a gentileza de ignorar todas minhas dúvidas daqui em diante...
Luciano Vaz
29/03/2007, 11:51
Hermanos, vamos nos unir!!! Já somos bem hostilizados pelos donos de outros 4X4, em vez de ficarmos entrando em conflito com nós Niveiros acho que deveríamos nos unir cada vez mais. Nem preciso lembrar que poucos de nós se conhecem pessoalmente, como vai ser qdo nos encontramos mesmo? um vai chegar pro outro e dizer: vc não é aquele FDP que me sacaneou no forum? vamo resolver isso no muque ou na bala? Pelo amor de Deus!!!
Dica quente: os flexíveis do freio é o mesmo, identico, plug and play, do Fiat 147!!!!
Abraços, já aguardando pedradas...
Luciano
fabioaguilera
29/03/2007, 12:04
Comigo o Pedro é gente fina e meu camarada, mas nem por isso deixarei de dar-lhe um puxão de orelhas!
Já não é a primeira, nem a segunda vez que ele faz as coisas esquentarem no fórum. Já passou da hora de se ligar que todo mundo aqui, dando bronca ou dando risada, só tem UM único objetivo: AJUDAR.
Se nós, camaradas, não dermos a liberdade ao outro para dar-nos uma bronca quando necessário, melhor ficar fora da comunidade e se isolar.
Toda crítica, orientação ou bronca serve pra preservar sua integridade física. O Cavalcante, que nem conheço, é notoriamente um jipeiro experiente que tá sempre pelo Fórum ajudando a galera.
Portanto, Pedro, tira o "pé do acelerador", abaixe um pouco o peito, levante um pouco os ouvidos pra aprender com os mais experientes. Um dia, no futuro, quando vc souber um pouco mais da vida, perceberá o quão pouco sabe sobre ela.
Beleza? Esfria a cabeça, camarada.
alexandre roveri
29/03/2007, 12:09
Hermanos, vamos nos unir!!! Já somos bem hostilizados pelos donos de outros 4X4, em vez de ficarmos entrando em conflito com nós Niveiros acho que deveríamos nos unir cada vez mais. Nem preciso lembrar que poucos de nós se conhecem pessoalmente, como vai ser qdo nos encontramos mesmo? um vai chegar pro outro e dizer: vc não é aquele FDP que me sacaneou no forum? vamo resolver isso no muque ou na bala? Pelo amor de Deus!!!
Dica quente: os flexíveis do freio é o mesmo, identico, plug and play, do Fiat 147!!!!
Luciano
Pedrada porque !!!! Tá certo :concordo:
alexandre roveri
29/03/2007, 12:34
Como é que eu coloco aquele smaile de pipoCA
friedmann
29/03/2007, 16:02
Caraca Roveri.. como vc é mau!!!!!!!!!
Pedrão e Cavalcante, acho que é melhor largar as pinças de freio de lado e tomar uma brejinha.
Na minha humilde opinião, acho que todos temos muito o que aprender aqui.... sem excessão. Então a principal característica de um aprendiz é ser humilde........
e Aí FAST??
qdo vamos fazer um encontro de niveiros em são caetano?
MAURICIO PASSERO
29/03/2007, 17:29
Luciano
Luciano,
Os flexíveis do Fiat são idênticos em comprimento, diâmetro, roscas, tudo? São 100% compatíveis c/ os do Niva?
pedrodoniva
29/03/2007, 18:29
Comprei os flexíveis da Marli...35 pila,paguei caro? Quanto custa um de 147?
MAURICIO PASSERO
29/03/2007, 20:18
Liguei na Mercadocar, um Supermercado de autopeças aqui em Sampa, os flexíveis de Fiat 147 custam nada mais do que míseros R$8,00 os dianteiros e R$8,50 os traseiros...é muita diferença de preço para o "original" do Niva, não concordam??
Aí minha pergunta...SÃO 100% COMPATÍVEIS??
Luciano Vaz
30/03/2007, 09:02
Mauricio e all:
Os flexíveis são os mesmos, para vc comprovar o que estou falando, leve o original do Niva e rosquei o mesmo no do fiat 147... o lance é a rosca...
Moro em Jaguariuna, pequena cidade perto de Campinas... por aqui eu não achei nenhum flexível do fiat 147... acabei colocando um já usado que tinha na oficina do meu mecanico... ainda procuro flexíveis novos...Mauricio, vc poderia me passar o telefone desa loja? e vc sabe se eles podem mandar isso para Jaguariuna?
Abraço a todos.
Luciano