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luiz carlos de lima
09/03/2007, 11:44
Olá galera. Prazer iniciar no fórum CJ-5. Vamos lá. Meu Jeep - Ford Willys 76 - tá com um problema no motor de arranque que não acho solução:parede: . Já troquei tudo que podia, menos o Jeep, é claro. O motor de arranque, quando acionado depois de alguns dias parado, vira numa freqência mais baixa (parece), não liga o motor e não desliga, fica virando sem parar. Tenho que desligar a bateria todas as vezes. A bateria é tão nova que ainda não paguei e é de 60 AH. Alguma sugestão?

Morcego
09/03/2007, 12:36
Compra um Vitara :twisted: :-D :twisted:

Caros amigos foristas, ajudem este moço que não aguento mais ouvir a história do Motor de Arranque :parede: :parede:

Morcego
09/03/2007, 12:55
Caro Lima,
Poste sua mensagem dentro do topico dos CJs que a galera vai visualizar mais rapido ! e não no Geral como você postou.

Dieselboy
09/03/2007, 13:00
1º - Experimente fazer um teste trocando o motor de arranque por outro, pode até ser usado, mas que esteja em boas condições, só para você ter certeza se realmente é o seu motor que está com problemas.

2º - Verificou se o alternador está carregando normalmente?

3º - A bateria pode até ser zero, mas é de 1º linha? Se for aquelas remanufaturadas :putz:

[ ]'s palpiteiros :mrgreen:

Alessandro Henrique
09/03/2007, 13:34
Recomendo uma revisão geral no coletor, buchas e automático.
Pelo sintoma, está havendo o emperramento do automático de partida. Pode estar trancando por oxidação ou por solda por arco voltaico entre os contatos de potência.

Sds.

luiz carlos de lima
09/03/2007, 15:48
Caro Alessandro, embora não tenha tanto experiência com mecânica/parte elétrica de jeep, o tempo que já gastei com "especialistas" no assunto me dá certo conforto para dizer que tudo foi verificado. Tudo que está dentro do motor de arranque e fora dele: chave de ignição, novo aterramento com cabo e nova bateria de 60 ah. Ficou alguma coisa de fora?

Alessandro Henrique
09/03/2007, 16:11
Luiz,
O fato do motor de arranque girar lentamente após alguns dias parado pode ser devido à auto-descarga da bateria, sobrecarga mecânica ou problema no próprio motor.
O interessante segundo seu relato, é que o mesmo teima em desligar.:pensativo: Isto pode ocorrer se o automático de partida (relê na verdade), têm algum impedimento no seu retorno. Seja por mola quebrada, travamento por oxidação, solda dos contatos ou ainda, chave de ignição defeituosa. Correntes de partida demasiadamente elevadas podem provocar esta solda (arco-voltaico). A corrente elétrica pode ser elevada devido a baixa isolação do motor, problemas no coletor de lâminas/escovas, problema no induzido ou estator, buchas desgastadas, sistema de acoplamento do pinhão defeituoso (bêndix), desalinhamento do motor de partida em relação ao volante.
Pela sua descrição, aterramento e bateria não constituem problema algum.
Como o motor não entra em funcionamento, é possível que o borne do automático destinado à conexão à bobina não esteja sendo comutado ou ainda, problema na chave de ignição.

Sds.

fontana
09/03/2007, 18:29
Olá galera. Prazer iniciar no fórum CJ-5. Vamos lá. Meu Jeep - Ford Willys 76 - tá com um problema no motor de arranque que não acho solução:parede: . Já troquei tudo que podia, menos o Jeep, é claro. O motor de arranque, quando acionado depois de alguns dias parado, vira numa freqência mais baixa (parece), não liga o motor e não desliga, fica virando sem parar. Tenho que desligar a bateria todas as vezes. A bateria é tão nova que ainda não paguei e é de 60 AH. Alguma sugestão?

manda conferir o ponto do teu motor.....se tiver muito adiantado gira pesado....
e quanto ao arrranque trancar pode ser o garfo do automatico......
confere tmb os cabos terras do motor.....

joão k. chikui
10/03/2007, 05:46
Luis
Troca de eletricista

leopoldo
10/03/2007, 06:26
vc por acaso não trocou a ordem dos 2 fios pequenos que vão no automático ... ou deixou eles ligados juntos?

Alessandro Henrique
10/03/2007, 10:49
Detalhe: Certos modelos de solenóide de partida possuem regulagem em sua haste de modo a ajustar o seu comprimento. Se não estiver corretamente ajustada, o pinhão não poderá engrenar e desengrenar perfeitamente.

Sds.

Sandroreis
11/03/2007, 22:55
Eu tenho um 65 com motor do maverick 4 cil e aconteceu a mesma coisa, meu eletrecista trocou o comutador, o miolo da chave e o problema parou. A única coisa que ainda não resolvi e quanto ao motor ficar pesado demais para o motor de arranque. Se ficar no ponto zerado, o motor pega bem mas não anda nada, parece batedeira de bolo, gira gira e não sai do lugar além do barulho. Se você adiantar o ponto, o motor vai ficar um canhão, mas o motor de arranque quase não aguenta virar o motor?!
Se algué por ai tiver uma solução para isso, eu gostaria de ouvir.
ps. aos engraçadinhos, não adianta dizer que é melhor trocar de jeep ou comprar um suzuki, pois willys é a essência de todo bom off roader...

Desde já agradeço e deixo um abraço a todos...

fontana
12/03/2007, 08:12
Eu tenho um 65 com motor do maverick 4 cil e aconteceu a mesma coisa, meu eletrecista trocou o comutador, o miolo da chave e o problema parou. A única coisa que ainda não resolvi e quanto ao motor ficar pesado demais para o motor de arranque. Se ficar no ponto zerado, o motor pega bem mas não anda nada, parece batedeira de bolo, gira gira e não sai do lugar além do barulho. Se você adiantar o ponto, o motor vai ficar um canhão, mas o motor de arranque quase não aguenta virar o motor?!
Se algué por ai tiver uma solução para isso, eu gostaria de ouvir.
ps. aos engraçadinhos, não adianta dizer que é melhor trocar de jeep ou comprar um suzuki, pois willys é a essência de todo bom off roader...

Desde já agradeço e deixo um abraço a todos...

pqq todo mundo fala mal do motor OHC q não pega por causa de ponto????
que distribuidor vc usa???? platinado ou ignição eletronica????
regula o ponto com 8ºapms q fica bom.......
mas cuidado se for ignição eletronica pode estar com a aranha do dist fora de posição........dai fica uma porcaria mesmo........
verifica tmb o ponto da correia dentada.......

leopoldo
12/03/2007, 11:32
é verdade.

a gente sempre esquece o miolo da chave e sempre pensa mais no motor de arranque mas, um curto nos contatos pode manter o motor ligado sem que vc queira.

já o movimento pesado pode ser bateria com pouca carga ou curto na carcaça do motor de arranque.

luiz carlos de lima
12/03/2007, 16:14
Leopoldo, verificarei hoje mesmo. Grato.

luiz carlos de lima
12/03/2007, 16:32
Leopoldo, estive em outro eletricista Sábado passado e, sem olhar nada, apenas baseado em meu relato, falou que o motor de arranque original do Maverick agarra girando e não desliga na chave quando a bateria está fraca. Tanto é quase verdade absoluta que, por experiência, desliguei a bateria Sábado à noite e Domingo pela manhã pegou de prima. Rodei umas 3 (três) horas por trilhas perto de BH (Boi Preto) e o problema não apareceu. O que vale dizer que, se a bateria estiver carregada o problema do "motor não pegar" some. Mas, fica o segundo problema: porque o motor de arranque "não desliga" na chave de ignição quando a bateria está fraca? Não faz sentido. Verificarei os fios da chave de ignição.

Fábio Alexandre
29/08/2013, 17:55
Alguém pode me ajudar com duvidas que surgiram para montar o motor de arranque.

Na desmontagem não prestei atenção de onde saíram essas duas arruelas da foto em anexo. Uma outra duvida é se devo apertar a porca que se encontra na ponta do eixo " apertar contra a carcaça: É isso mesmo
Conto com a ajuda dos mais experientes para ajudar esse mexânico.........kkkkkk.

Mauro-F75
30/08/2013, 15:07
Luiz, tive o mesmo problema com meu OHC, acontece o seguinte: quando o motor não pega a cremalheira fica presa e o arranque não desliga, não sei se por desgaste ou um pouco por falha de projeto. Para resolver o problema eu instalei uma chave geral, aquelas de parafuso, dentro do carro, embaixo do painel em um lugar que vc alcance facil. Quando gira devagar não pega e não desliga vc interrompe pela chave geral, em seguida dá de novo na partida e a coisa funciona normal. A chave geral é facílima de instalar, baratinha e alem de tudo vai servir de anti-roubo. Hoje não tenho mais esse problema, coloquei motor de opala
Abraço
Mauro

gpolachini
01/09/2013, 15:49
Alguém pode me ajudar com duvidas que surgiram para montar o motor de arranque.

Na desmontagem não prestei atenção de onde saíram essas duas arruelas da foto em anexo. Uma outra duvida é se devo apertar a porca que se encontra na ponta do eixo " apertar contra a carcaça: É isso mesmo
Conto com a ajuda dos mais experientes para ajudar esse mexânico.........kkkkkk.

Essas arruelas vao no eixo oposto ao bendix, ou seja na traseira do motor de arranque.

Fábio Alexandre
02/09/2013, 08:38
Essas arruelas vao no eixo oposto ao bendix, ou seja na traseira do motor de arranque.

Valeu, obrigado!!!!!!