Ver Versão Completa : Reforma do Assoalho
cassia4x4
07/03/2007, 14:26
:pensativo: Queridos colegas, onde posso comprar,
*emborrachador maxi ruber
*Ferrox
*feltro com e sem piche
*manta viapol.
Estou querendo eu mesma dar uma geral com custo baixissimo no interior da viatura.Será que consigo?
Brigadinho.
friedmann
07/03/2007, 15:25
em vez de ferrox use um produto que
MariusJr.
07/03/2007, 15:28
Olá nova camarada! Que bom que vc desistiu de vender sua viatura - pelo menos recebi uma mensagem dizendo isso...
Se não me engano, muito desses materiais vc encontra em casas de materiais de construção:pensativo: ... fazer sozinha até dá, mas para o trabalho render melhor seria bom mais um ajudante. Aparece lá no Patorroco - Prado, prá vc conhecer o pessoal do NivaGerais ás quintas-feiras. Trocando idéias fica mais fácil.
Abçs e inté.
Mário - BH
Nivampiro - Sangue, suor e vodka.
friedmann
07/03/2007, 15:38
em vez de ferrox use um produto que se chama, PCV, primer convertedor de ferrugem. fabricante quimatic.
excelente, é a base de resina acrílica e realmente funciona....além de reagir com o óxido de ferro. ele forma uma camada acrílica em cima do metal
cassia4x4
07/03/2007, 19:55
:???: Onde posso achar este pvc primer para comprar? E os feltros? Alguem podeme dizer?
cassia4x4
07/03/2007, 20:25
Mariusjr, obrigada pelas boas vindas, me diga algumas oficinas boas e baratas para levar a pathianga. Brigadinha.
emtsuhako
07/03/2007, 20:43
Cassia4x4, emborrachador e Ferrox vc compra em qq casa de tintas... manta Viapol em lojas de materiais de construção... feltro em casa de estofamentos de bancos, sofás, etc... Aconselho que vc aplique um fundo anti-oxidante antes de aplicar o emborrachador... e deixe a manta Viapol solta, isto é, sem colar no assoalho...
Seguinte, fazem duas semanas que eu terminei a parte frontal do niva...dá um travbalho sem precedentes, entao nao desanime, mas tenha muita mas muita paciencia...cada lugar q vc catuca aparece coisa nova...vai por mim.
gbpereira
07/03/2007, 23:18
Alguem utilizou fibra de vidro para tapar os buracos?
Se já, realmente existe uma aderencia perfeita da lata com a fibra?
estou fazendo estas perguntas pois ja vi um assoalho remendado com fibra e nem dava para ver nenhuma emenda ficou muito bom, mais em contrapardida conversando com um lanterneiro que tambem mexe com fibra o mesmo me garantiu que não funciona que a fibra e o ferro não junta de jeito nenhum
friedmann
08/03/2007, 08:43
eu já fiz consertos com fibra e fica excelente.... o segredfo é preparar muito bem a chapa, lixar bem , e dar um acabamento legal com a fibra,,, além da resistencia ser muito boa
Tambem ja usei e fica muito bom.
Alem das recomendações do Friedman,não sou expert,deve-se fazer sempre um pouco maior do que o lugar a ser remendado,ou seja,pegar uns 4 a 5 cm de chapa boa.
Tenho o meu Niva ja 3 anos e estou lixando ele todinho e encontrei dois remendos com fibra na parte externa,e olha para tirar foi um perereco.
Gostei tanto da fibra que fiz ate uma cobertura para a bateria e para a parte esquerda inferior do painel.Para quem nunca trabalhou com fibra,gostei muito.
shuther4x4
08/03/2007, 09:38
É claro que união perfeita é difícil entre dois materiais de propriedades tão diferentes assim. Mas uma união satisfatória se consegue tranquilamente.
Lembra daquelas f100 dupladas de antigamente? Uma boa parte delas eram dupladas em fibra (algumas em chapa). E dessas uma boa parte estão rodando até hoje (é claro que algumas em estado deplorável, mas sem podres na fibra!!!! pelo menos!). Vai tranquilo com a fibra, mas lembre-se que se não fizer direito aí vai ficar porco! Talvez esse lanterneiro que te falou isso é porque ele não deve gostar de trabalhar com fibra (vamos pensar por esse lado né!).
Abraços.
MariusJr.
08/03/2007, 18:05
Mariusjr, obrigada pelas boas vindas, me diga algumas oficinas boas e baratas para levar a pathianga. Brigadinha.
Buenas Cassia4x4! Ainda não precisei levar o bichin prá oficina - vou esperar quebrar primeiro:parede: ... - mas fui no Hudson uma vez prá conhecê-lo pois todos falam muito bem dele. A oficina dele fica próximo á Via Expressa e BR 040 - saída prá Brasília; não sei explicar direito mas liga prá ele : 3388-3667 ou 3375-0765. Dizem que outro bom de serviço é uma lá em Contagem - contato Marcão - no site www.nivagerais4x4.com.br (http://www.nivagerais4x4.com.br) tem os dados completos. No mais, precisando tamosaí:concordo: .
Abçs e inté.
Mário - BH
Nivampiro - Sangue, suor e vodka.
Caras ...
resolvi meu problema de carburador, agora meu próximo passo é rever a parte termo/acústica da viatura ...
Viapol, se acha em casa de material de construção, aqui no rio está difícil de achar. Acabei achando na C&C construção (www.cec.com.br) (http://www.cec.com.br)), mas n comprei ainda $$$ : ))
segue o link http://www.cec.com.br/Ecommerce/Produtos/PesquisaProdutos.aspx? div=GJIINMQLRL&dep=DMNCNMRIXN&prod=leiB112BX4A56A6A51A3&for=DNJIPIWPRG&action=t%E2%80%A1%C2%81CTKVPXG (http://www.cec.com.br/Ecommerce/Produtos/PesquisaProdutos.aspx?)
cassia4x4
09/03/2007, 19:57
Viapol é a marca do produto. Na verdade trata-se de uma manta impermeabilizante usada em coberturas de laje.Há no mercado varias marcas e modelos com ou sem aluminio e espessuras diferentes. Vc vai encontrar uma uma infinidade em casas de impermeabilização.
Ok?:)
Grupo, falamos de reformar por conta própria ...
mas alguém já cotou algum valor para a reforma do assoalho e/ou uma reforma completa com os isolantes termicos?
Cavalcante
14/03/2007, 13:37
Bom, eu te dou uma idéia de custo, com valores aproximados, do que gastei quando fiz a reforma do meu, no ano passado. De mão de obra só as soldas, que mandei fazer fora por não ter ferramentas. O resto foi meu mesmo. Aí é só somar a mão de obra e boa. Não pintei o assoalho, pois usei manta de poliqualquercoisa expandida (poliuretano, se não me engano) aluminizada por cima e depois tapetes de alumínio ou de manta de borracha xadrez, conforme o lugar. Fiz desde o início da parede corta-fogo até a divisória do tanque de gasolina.
Lista de materiais:
1 l de convertedor de ferrugem (PCF): R$ 25,00
1 l de ferrox: R$ 15,00
2 latas de 1/4 de galão de primer universal: R$ 25,00
2 galões de emborrachador base solvente (MaxiRubber): R$ 45,00
lixas diversas, escovas de aço, discos de corte, etc.: R$ 50,00
Solventes (thinner para as tintas e água raz para o emborrachador e limpeza geral): R$ 30,00
1 lata de 1/4 de galão de adesivo de contato para isopor: R$ 7,50
3 m de manta de poliqualquercoisa aluminizada 2mm: R$ 22,50
3 m de manta de borracha xadrez 2 mm: R$ 60,00
1 chapa (1,20 x 2,50 m) de alumínio xadrez 1,5 mm: R$ 135,00
Soldas para os remendos, reforço dos prisioneiros das caixas de câmbio e transferência, encosto do suporte do banco e porcas no assoalho para fixação dos tapetes de alumínio: R$ 100,00
Total, salvo esquecimento de alguma coisa: R$ 515,00
Some-se a isso no mínimo 30 horas de trabalho do profissional para um serviço realmente bem feito e vai ter o preço.
Preços de 1 ano atrás.
Cavalcante
14/03/2007, 13:42
Outra coisa, agora pra quem vai tocar o negócio sozinho.
Na época em que fiz o serviço eu não tinha compressor e fiz tudo na base do pincel. Como é uma área que não precisa de muito acabamento, funciona, mas perde-se muito tempo, material e o acabamento fica extremamente irregular, sofrível mesmo.
Vou começar semana que vem a reforma do cofre do motor, e desta vez com ferramentas certas: compressor, pistolas de pintura, emborrachamento (para o maxiruber) e pulverização para os produtos anti-ferrugem (ferrox e pcf) e para os adesivos. Com certeza o resultado será muito melhor e provavelmente com menos material.
P.S: Alguém aí tem um guincho girafa de 500 kg pra me emprestar por um mês? :):):):):):):):)
Marcio Rossetto
14/03/2007, 20:45
Ola pessoal , como sou fisico, aprendi uma coisa quando fiz acústica .
Para isolar o som , tem 2 maneiras, ou através de parede rígida, onde quanto mais espessa a estrutura e densidade melhor ou através de uma uma jogada , ou seja , o efeito massa mola , ( oque é feito pelos fabricantes de veículos)
Então de nada adianta isolar o som do motor e cambio com manta asfática , etc , nesse caso o isolamento é apenas térmico.
O som é uma " pressão sonora " ou seja gera uma força na parede .
Para minimizar temos que amortecer essa pressão sonora , então precisamos produzir um anteparo com efeito de mola ( amortecimento) .
Então para um isolamento acustico tem que ter : uma parede rígida( parede corta fogo) + uma parede mola ( feltro macio ) + parede semi rígida ( capa de plastico , madeira , borracha )
Então funciona assim : a pressão sonora do motor bate na parede semi rígida , então essa pressão sonora é amortecida pela mola ( feltro ).
Isso é similar ao processo de dar um soco nesse conjunto, a pancada é amortecida .
Funciona melhor nessa ordem : por a barreira massa x mola na parede do cofre do motor nessa ordem: parede semi rigida + feltro( mola) + parede rígida ( Parede de aço corta fogo) .
Na ordem inversa também funciona mas com menor eficiencia .
Eu usei o emborrachador na chapa, mais 50 mm de lã de vidro, mais revestimento aluminizado mais os acamentos internos.
Rersultado termico acima do esperado. Acustica reduziu uns 40%. O resto é resultado da falte de escapamento com dois silenciosos...uso só um esportivo.
A lã de vidro é otima e barata, mas péssimo para trabalhar. Se puder compre mnata ceramica ou la de rocha.
Cavalcante
15/03/2007, 09:08
Ola pessoal , como sou fisico, aprendi uma coisa quando fiz acústica .
Para isolar o som , tem 2 maneiras, ou através de parede rígida, onde quanto mais espessa a estrutura e densidade melhor ou através de uma uma jogada , ou seja , o efeito massa mola , ( oque é feito pelos fabricantes de veículos)
Então de nada adianta isolar o som do motor e cambio com manta asfática , etc , nesse caso o isolamento é apenas térmico.
O som é uma " pressão sonora " ou seja gera uma força na parede .
Para minimizar temos que amortecer essa pressão sonora , então precisamos produzir um anteparo com efeito de mola ( amortecimento) .
Então para um isolamento acustico tem que ter : uma parede rígida( parede corta fogo) + uma parede mola ( feltro macio ) + parede semi rígida ( capa de plastico , madeira , borracha )
Então funciona assim : a pressão sonora do motor bate na parede semi rígida , então essa pressão sonora é amortecida pela mola ( feltro ).
Isso é similar ao processo de dar um soco nesse conjunto, a pancada é amortecida .
Funciona melhor nessa ordem : por a barreira massa x mola na parede do cofre do motor nessa ordem: parede semi rigida + feltro( mola) + parede rígida ( Parede de aço corta fogo) .
Na ordem inversa também funciona mas com menor eficiencia .
A idéia é exatamente essa Marcio (faço física também e trabalho com sonorização): assoalho, emborrachamento + manta de poliuretano (funções térmica e acústica) e tapetes de alumínio ou borracha, dependendo da região. Isso foi feito pelo lado interno do carro o ano passado, visando mais isolar o ruído vindo da transmissão e do escape e, principalmente, o forno do túnel, além de dar um trato estético no chão ;).
Quanto ao ruído, como não fiz ainda o cofre, que como já disse vou começar na próxima semana, sabia que teria algum resultado, mas não muito, já que o principal ruído vem do cofre.
No cofre será usado a mesma idéia, mas com uma composição um pouco diferente: parede corta-fogo, emborrachamento, manta de poliuretano, faltando resolver o problema da massa semi-rígida após a manta. Pretendo fazer testes com mais uma camada de emborrachamento, mas sinceramente não acredito que haverá aderência.
Não vou muito com a cara do feltro em carros com os nossos usos. Feltro e cachorro molhados não são exatamente a coisa mais cheirosa do mundo...
Quanto às lãs minerais, seja vidro, rocha ou amianto, NÃO USEM ISSO!!!!!!!! PRINCIPALMENTE NO INTERIOR DO CARRO!!! Como não dá pra se usar a manta envelopada, elas se desagregam e soltam material particulado que é inalado. Esse material (vidro, rocha ou amianto) aloja-se no sistema respiratório e não é expelido pelo corpo. Com o tempo, problemas respiratórios, ou pior ainda, câncer.
emtsuhako
15/03/2007, 11:17
Pessoal, essa massa semi-rígida pode ser uma espécie de manta feita com o mesmo material das rolhas... já vi uma vez na parede corta-fogo de uma Band e ficou muito bom, pois além de ser bom isolante acústico, não apodrece!!! Sendo a parede corta-fogo o meio rígido, o semi-rígido poderia ser essa manta que mencionei... por cima dela poderia colocar feltro aluminizado, com o alumínio voltado pro motor, assim cumpre tb o papel de isolante térmico.
Cavalcante
15/03/2007, 11:36
Não Edson, é o contrário: rígido - macio - semi-rígido. Ou seja: aço - manta de feltro, pu, o diabo - manta de borracha, cortiça, emborrachamento, etc.
cassia4x4
15/03/2007, 14:33
Valeu a dica .
emtsuhako
17/03/2007, 14:34
POW!!! Valeu pela correção Cavalcante!!! Escrevi na pressa e troquei as bolas... opsss... rsrsrs...
Em vez de abrir outro tópico, vou resgatar este.
Estou querendo aproveitar o feriado da semana q vem pra mandar brasa no assoalho, mas antes preciso saber umas coisas:
- Qto tempo preciso esperar entre o ferrox e o inicio do da aplicação do MaxiRubber ?
- Em qto tempo o MaxiRubber seca, para entrar com as mantas?
saudações niveiras
emtsuhako
28/03/2007, 22:07
Garret, segue recomendações:
"Antes de receber FERROX, a superfície deverá ser tratada com lixas ou escovas de aço, para remoção da ferrugem grosseira ou mal aderida. Óleos ou materiais gordurosos deverão ser removidos com solventes. Vestígios de pinturas anteriores, se mal aderidos, deverão ser eliminados.
Aplicar FERROX por meio de pincel, em camada fina. Em poucos minutos nota-se que tanto o metal quanto os restos de ferrugem adquirem uma coloração cinza-escuro, características dos fosfatos. Se ao cabo de 4 - 6 horas ainda persistir em alguns pontos a coloração avermelhada da ferrugem, é sinal de que a oxidação era muito profunda, tornando-se necessária uma segunda aplicação. Vestígios esbranquiçados são típicos do processo, não se constituindo em problema técnico. Em caso de ferrugem leve, o produto deverá ser diluído com até 50% de água ou álcool etílico.
Após cerca de 8 horas, fazer uma limpeza sumária na superficie usando-se lixa, escova de aço ou lã de aço, em seguida aplicar o sistema protetivo escolhido (pintura ou óleo anticorrosivo).
Lembrar que o tratamento com FERROX não é uma proteção definitiva, e que o intervalo de tempo entre sua aplicação e a aplicação da proteção final, deverá ser o mais breve possível".
Fonte: http://paginas.terra.com.br/compras/ferrox/comoapli.htm
Após retirar toda a ferrugem com Ferrox, pinte a superfície tratada com uma tinta anti-oxidante... aí sim vc pode passar emborrachador.
Em relação as mantas, vc vai colar em cima da superfície emborrachada? Se sim, não reconedo que vc faça isso, pois o risco de acumular umidade entre a superfície emborrachada e a manta é grande!!! Recomendo que vc deixa solta. O tempo de secagem do Maxi Rubber é em torno de 12 horas, se não me engano, depende da quantidade de solvente que vc utilizou para diluir... depois disso que pode colocar a manta...
shuther4x4
28/03/2007, 22:20
Não esqueça também que você não pode deixar o ferrox ou outro modificador de ferrugem aplicado durante a noite, pois ele absorve umidade. Por isso é importante a proteção (pintura) o mais breve possível após sua secagem!
Caros,
fiz na semana passada a reforma do assoalho, como estava sem tempo, paguei pelo serviço. Na lanternagem, fechei todos os buracos, acho q tinha uns 4, alguns podres, após isto, ele passou o antiferrugem e 2x emborrachador e na parte de baixo "bate de pedra", ah ... e aproveitou tb para passar na parte de dentro das rodas.
Eu ia fazer o acabamento no capoteiro, mas ai n tinha mais $$$tempo$$$.
Comprei 5 metros da manta aluminizada de poliuretano (R$5,40 m), mas 3 ou 4 eram suficientes. Em cima desta manta entrei com a manta asfáltica de 3mm.
Qto a acústica melhorou um pouco ... mas o q me surpreendeu foi o calor q melhorou uns 70%, no tunel ficou show, mas ao lado do cambio, proximo a perna sinto um pouco de calor ainda. Isto levando em conta q no sábado rodei muito com o carro.
No geral vale o investimento !
Rones Jr
17/04/2007, 11:39
Garret,
esse do assoalho acho só melhora se revistir o túnel pelo lado de fora...o dia que tiver que tirar o câmbio fora...eu farei! Do lado do carona a tal fita de amianto é uma solução pois a fonte é o coletor de escape...projetado para esquentar as coisas em Moscou....
Caros,
fiz na semana passada a reforma do assoalho, como estava sem tempo, paguei pelo serviço. Na lanternagem, fechei todos os buracos, acho q tinha uns 4, alguns podres, após isto, ele passou o antiferrugem e 2x emborrachador e na parte de baixo "bate de pedra", ah ... e aproveitou tb para passar na parte de dentro das rodas.
Eu ia fazer o acabamento no capoteiro, mas ai n tinha mais $$$tempo$$$.
Comprei 5 metros da manta aluminizada de poliuretano (R$5,40 m), mas 3 ou 4 eram suficientes. Em cima desta manta entrei com a manta asfáltica de 3mm.
Qto a acústica melhorou um pouco ... mas o q me surpreendeu foi o calor q melhorou uns 70%, no tunel ficou show, mas ao lado do cambio, proximo a perna sinto um pouco de calor ainda. Isto levando em conta q no sábado rodei muito com o carro.
No geral vale o investimento !