Ver Versão Completa : Opala 4cc com injeção eletronica
Rodrigo Baratti
15/02/2011, 14:53
Otimas dicas !!
X2
O que faltava no tópico era um pouco de pratica. :palmas:
[]
:palmas::palmas::palmas:
Pode dispor de umas fotos para ilustrar ???? Otimas dicas !!
E quanto a programaçao do pandoo ? Vc mesmo fez ou necessita MO especializada ?
Obrigado.
[]´s
Fala Valmor. Ok, tá aí as fotos. A programação da pandoo eu vou calculando nela mesmo. Tiro por base a curva de ignição do motor do opala (que pesquisei na net e deu muito trabalho de achar) e tempo de injeção que a gente vai aumentando ou diminuindo na propria pandoo. Todo parametro que fica bom quando acerto, eu anoto em uma planilha, pra não esquecer. A minha já está configurada, e mesmo desligada, ela não apaga da memoria. Acertar pode ser trabalhoso, mas não é bicho de sete cabeças. Leia muito sobre injeção e todos os parametros que configurem o funcionamento do motor. Entendendo sobre isso nem que seja um pouco, então manda ver. Sem medos. A instalação eletrica do meu jeep eu estou refazendo, então tá sem a pandoo no painel, mas ela vai ficar um pouco acima de onde coloquei ela na foto abaixo. Qualquer duvida, pergunte ok. Abraços.
Rodrigo Baratti
15/02/2011, 16:45
Hj, se fosse montar novamente, montaria monoponto, sem duvida. Usaria um bico pra alcool, e faria dois programas: um pra rodar no alcool e outro na gasolina, sem problemas.
Porque optaria pela monoponto?
Pelas fotos a adaptação dos bicos no coletor vc fez 4 luvas/encaixes no torno e soldou no coletor, foi isso?
[]'s
Fala Valmor. Ok, tá aí as fotos.
:concordo::palmas::concordo::palmas: Valeu !!!!
Porque optaria pela monoponto?
Pelas fotos a adaptação dos bicos no coletor vc fez 4 luvas/encaixes no torno e soldou no coletor, foi isso?
[]'s
Rodrigo, optaria pelo monoponto por dois motivos: primeiro porque a minha intenção é apenas injetar, e não preparar o motor, aumentando potencia ou coisa do genero. Nisso tb dando fim no carburador, que vivia desregulando e consumindo muito combustivel, sem contar que a injeção é evolução, e o carburador é opção.
Segundo porque o sistema monoponto é mais rápido e mais fácil de montar tb. Como disse no post anterior, o TBI precisa apenas de uma flange entre o coletor de admissão e o propria TBI, usando uma junta pra unir melhor o conjunto, evitando entrada de ar falsa. E pra finalizar: pra fazer multiponto, vc viu o trabalho no coletor pra colocar os bicos. Foram feitos pequenos cachimbos, soldados no coletor, e que se encaixam na ponta dos bicos. Leva tempo, dinheiro pro torneiro e são quatro bicos que vc vai ter que comprar. Eu comprei os meus baratos, mas eles não são. Os que coloquei são bicos antigos, mas ainda funcionavam, sorte minha. Já a TBI, geralmente vc já compra com o bico, que será somente um, mas que tb é caro, mas em comparação, compensa. Na epoca que estava montando, teve um cara que me ofereceu o TBI do gol CLi 1.8 por 400,00 com bico e tudo. Não sei se seria o ideal pro motor do opala, mas seria uma questão de ver qual bico seria, ver a vazão do bico, e se estivesse proximo ao consumo exigido pelo motor do opala, serviria sem problemas. Aí é uma questão de regulagem da injeção.
Rodrigo, optaria pelo monoponto por dois motivos: primeiro porque a minha intenção é apenas injetar, e não preparar o motor, aumentando potencia ou coisa do genero. Nisso tb dando fim no carburador, que vivia desregulando e consumindo muito combustivel, sem contar que a injeção é evolução, e o carburador é opção.
Segundo porque o sistema monoponto é mais rápido e mais fácil de montar tb. Como disse no post anterior, o TBI precisa apenas de uma flange entre o coletor de admissão e o propria TBI, usando uma junta pra unir melhor o conjunto, evitando entrada de ar falsa. E pra finalizar: pra fazer multiponto, vc viu o trabalho no coletor pra colocar os bicos. Foram feitos pequenos cachimbos, soldados no coletor, e que se encaixam na ponta dos bicos. Leva tempo, dinheiro pro torneiro e são quatro bicos que vc vai ter que comprar. Eu comprei os meus baratos, mas eles não são. Os que coloquei são bicos antigos, mas ainda funcionavam, sorte minha. Já a TBI, geralmente vc já compra com o bico, que será somente um, mas que tb é caro, mas em comparação, compensa. Na epoca que estava montando, teve um cara que me ofereceu o TBI do gol CLi 1.8 por 400,00 com bico e tudo. Não sei se seria o ideal pro motor do opala, mas seria uma questão de ver qual bico seria, ver a vazão do bico, e se estivesse proximo ao consumo exigido pelo motor do opala, serviria sem problemas. Aí é uma questão de regulagem da injeção.
Minha situaçao é a mesma que a sua GBarros : Substituir o carburados no motor Opala , "sem preparaçao" . Se ficar com a mesma potencia do motor original e sem a chateaçao do carburador ESTA OTIMO !!!!! Neste caso , " qto mais simples , menos adaptaloes , MELHOR !!!"
Minha situaçao é a mesma que a sua GBarros : Substituir o carburados no motor Opala , "sem preparaçao" . Se ficar com a mesma potencia do motor original e sem a chateaçao do carburador ESTA OTIMO !!!!! Neste caso , " qto mais simples , menos adaptaloes , MELHOR !!!"
Dae Valmor, minha inteção também é injetar o motor para não mais me encomodar com carburador... porém, meu motor é preparado, e mesmo assim, penso em fazer monoponto...
Veja no post 247 as informação que levantei no Opalas.com...
A TBI monoponto do kadett tem 44mm e já proporciona vazão superior a DFV (é o que uso hoje, famoso 446) ou a weber-40 com venture de 28mm. e que o bico Delphi 4864 a álcool, suporta 110cv/2bar, o limite é a 170CV/5bar...
Então mesmo monoponto, com essa configuração, vou conseguir suprir meu motor praparado, que duvido estar com mais de 150cv...
Claro que, vou usar o conjunto TBI + bico no limite, e isso vai implicar em um acerto muito fino na injeção, mas com tempo e paiência eu um pouco de conhecimento, fica fácil fácil de fazer....
Resumindo... para um motor original, essa configuração da e sobra... além do mais é fácil de fazer e mais em conta do que multiponto...
Estou garimpando as peças, mês que vem vou comprar ou pandoo ou fueltech ft200... e vou começar a transformação...
Dae Valmor, minha inteção também é injetar o motor para não mais me encomodar com carburador... porém, meu motor é preparado, e mesmo assim, penso em fazer monoponto...
Veja no post 247 as informação que levantei no Opalas.com...
A TBI monoponto do kadett tem 44mm e já proporciona vazão superior a DFV (é o que uso hoje, famoso 446) ou a weber-40 com venture de 28mm. e que o bico Delphi 4864 a álcool, suporta 110cv/2bar, o limite é a 170CV/5bar...
Então mesmo monoponto, com essa configuração, vou conseguir suprir meu motor praparado, que duvido estar com mais de 150cv...
Claro que, vou usar o conjunto TBI + bico no limite, e isso vai implicar em um acerto muito fino na injeção, mas com tempo e paiência eu um pouco de conhecimento, fica fácil fácil de fazer....
Resumindo... para um motor original, essa configuração da e sobra... além do mais é fácil de fazer e mais em conta do que multiponto...
Estou garimpando as peças, mês que vem vou comprar ou pandoo ou fueltech ft200... e vou começar a transformação...
Christian , agradeço e vai nos passando sua experiencia ... pouco a pouco vamos formando um valiosíssimo TUTORIAL : Como injertar Motor Opala 4cc , com lista detalhada de peças , opcoes de configuração e preço.
Minha intençao , e penso que a de muitos aqui , seria comprar as peças pouco a pouco e por fim concluir a montagem. Lembrando : Nada disso adianta de vc nao souber programar o modulo ( Pandoo ou outro ..)
Que tal começarmos com uma lista completa de peças ?????
[]´s
Valmor
Concordo com você Valmor, vou aos poucos comprando os itens e quando tiver tudo começo a montar...
quanto a lista, acho que o da pra se basera em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1235333&postcount=127
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1235333&postcount=127
Otimo !!!! Obrigado !
M-Beltrame
17/02/2011, 19:10
quanto a lista, acho que o da pra se basera em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=127 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1235333&postcount=127)
Gasta 4 pila em um motor de opala 4cc é ontra a minha religião:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen:
Já aconteceu(quando eu percebi era tarde de +) de eu gastar 2 na retifica:parede::parede:.
Pra gasta tudo isso só bem mais investi mais um pouco e colocar um 4.1injetado ou ate um motor 4cc de s10 ou ranger mesmo tendo q meher no documento:pensativo::pensativo::pensativo:
T+:concordo:
Lucas Nassif
17/02/2011, 19:12
No meu caso é um GM 6cil, mas mesmo assim estou de olho aqui. :pipoca:
No meu caso é um GM 6cil, mas mesmo assim estou de olho aqui. :pipoca:
Por enquanto, né... Daqui a pouco vc opinião sobre isso também e parte pra um AP 1.0 16V turbo, mas injetado... :odedo:
[]´s
M-Beltrame
17/02/2011, 21:16
Pelo menos vai ser turbo:mrgreen::mrgreen::mrgreen::odedo:
T+:mrgreen:
Lucas Nassif
17/02/2011, 23:50
Por enquanto, né... Daqui a pouco vc opinião sobre isso também e parte pra um AP 1.0 16V turbo, mas injetado... :odedo:
[]´s
Os motores a gasola que precisam de "respiração forçada" pra andar são aqueles que estão em estado terminal! :odedo:
[]`s de GM L6 Aspro futuramente injetado. :lol:
Gasta 4 pila em um motor de opala 4cc é ontra a minha religião:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen:
Já aconteceu(quando eu percebi era tarde de +) de eu gastar 2 na retifica:parede::parede:.
Pra gasta tudo isso só bem mais investi mais um pouco e colocar um 4.1injetado ou ate um motor 4cc de s10 ou ranger mesmo tendo q meher no documento:pensativo::pensativo::pensativo:
Ok, respeito sua opinião... mas para trocar de motor, você precisa comprar um motor, gastar com detran, e passar pela vistoria do inmentro...
Aqui pelo menos no inmetro jeep é considerado carro de passeio, onde são avaliados 250 itens, com vistoria filmanda e vai para análise em Porto Alegre... tu acha que um jeep de trilha passa???
Meu motor ta cadastrado ja, prefiro gastar mais 3 mil... do que enfrentar o inmetro...
Rodrigo Baratti
18/02/2011, 11:54
Não é tão simples assim.:stop:
Concordo que seja melhor colocar um motor já injetado, mas tem que se levar em consideração não só o custo do motor, mas de toda a adaptação.
Imagine que vc já recuperou e adaptou o cambio, o radiador, os suportes, os cardans, as relações,....
Seu jeep está redondo e te dando muitas alegrias, mas o que incomoda é a porr. do carburador?!?
Coloca mais 3k e continue feliz por mais alguns anos, pois nenhuma troca de motor vai ficar mais barata que isso e ainda corre o risco de não ter a mesma felicidade que se tinha com o conjunto anterior.
Agora se for começar um projeto do zero, já pense nele injetado e pronto.:concordo:
É lógico que tem que ponderar tudo isso com a performance do conjunto.
[]'s
Olá Pessoal, bem legal esse tópico.
No caso de injeçoes programáveis, como pandoo ou fultec ft200. Mesmo que se use 4 bicos ela será monoponto, injetando os 4 bicos ao mesmo tempo.
No meu caso é um AP com quatro bicos e trabalha dessa forma, que dá na mesma de um bico só com maior vazão.
Ha injeçoes mais modernnozas que já trabalham com o sensor de fase com multiponto, mas vejo que essas injeçoes ainda estão numa fase meio que de aprovação no mercado.
O monoponto tambem tras a vantagem de ter menos sensores.
Abraço a todos.
rodrigocbt
18/02/2011, 23:09
Antes de comprar certifique-se que se tratam de peças zero km e de boa qualidade... pq depois se tiver 1 sensor ferrado, numa instalação como essa até vc descobrir vai gastar meses...
falo com propriedade de quem já apanhou muito com kits vendidos como plug and play, por isso naum invento de fazer kit, pois pra ser pnp no meu entender precisa ser algo antiburro pro montador não conseguir errar.. e não é isso q vejo nesses kits....
melhor como outro forista escreveu, ir comprando e se virando e aprendendo.. acho mais garantido...
apenas meus 0,02 sem querer melar negócio de ninguém
Plug'n'play só é possível quando o contexto onde o produto será instalado é conhecido, padronizado. Neste caso, isso significa que uma injeção programável plug'n'play para motor de Opala 4 cilindros a gasolina do ano 1980 teria as configurações devidas de alimentação (e ignição, se for o caso) feitas com método, expertise e equipamentos de medição, especificamentes para ele. Se o motor usar álcool, se o comando de válvulas for outro, se a taxa de compressao for outra, se o coletor de admissão for diferente e/ou tantas outras diferenças possíveis, a configuração da injeção já teria que ser outra. Isso não quer dizer que, necessariamente, uma diferença das características do motor causaria um mal funcionamento perceptível pelo usuário ou até impediria o motor de funcionar, mas certamente a suposta configuração ótima (ótima real, obtida a partir de medições, apoio técnico em nível de engenharia etc) não seria mais a melhor.
Ainda pode-se levar em consideração modificações que às vezes o dono do carro nem sabe que foram feitas no motor e/ou por problema mecânico. Assim, um produto que se esperava ser plug'n'play pode não funcionar direito, neste caso, não por culpa do aparelho.
Construir mapas de injeção e de ignição dá trabalho, requer conhecimentos e equipamentos específicos e muitas horas de engenharia. Ou seja, custa caro!!! E isso teria que ser feito para cada motor, inclusive as versões, mas não estou dizendo que nenhum fabricante de injeção faça isso.
Um 'mapa básico', um 'mapa genérico' ou qualquer coisa do tipo poderá fazer o motor funcionar, mas, como eu costumo dizer, existe uma diferença entre "funcionar" e "funcionar verdadeiramente bem". Se o "funcionar" for tomado como suficiente, ok, problema resolvido.
Injeção de combustível é algo especialmente difícil de controlar BEM (note a inclusão da palavra "bem"), pois existe uma diversidade grande de regimes, situações transientes, variáveis ambientais...
Existem vários módulos de injeção programável no mercado e acredito que todos, ou pelo menos a maioria, tenham ótima qualidade, mas a questão de quem e como vai ajustá-lo (e quem vai instalá-lo) é a mais crítica.
Assim, no meu entender, para investir em um sistema de injeção eletrônica e não querer gastar com mão-de-obra especializada ou não ter este apoio técnico disponível, é melhor deixar o motor carburado ou partir para um motor injetado de fábrica. A não ser que a pessoa queira se "divertir" fazendo experimentações, mas há uma probabilidade significativa de elas tomarem muito tempo, dinheiro e ainda resultarem insatisfatórias. Se o objetivo for se 'divertir', ok, porém se a pessoa estiver acreditando que irá alcançar o esperado resultado ótimo sem amparo técnico, apenas na base da tentativa e erro, a frustração é quase garantida.
Uma modificação pode implicar em custos não óbvios, aqueles que vão ser descobertos depois de já se ter gastado (um monte de) dinheiro. Desta forma, uma vez mais, o expertise de alguém vai fazer a diferença, evitando que se embrenhe em uma empreitada que não chegará a um bom termo ou poderá ter uma grande probabilidade de isso acontecer.
Forte abraço!
Sérgio
www motorspice com br
Pra dar um nó ainda maior na cabeca de todos...
http://www.youtube.com/watch?v=dWYAd1sHrQk
chevette com motor original mas injetado com injecao EFI do monza.
Galera.... ajuda
Alguem sabe se existe um kit completo a venda... para transforma 4cc carbura em injetado ?
Galera.... ajuda
Alguem sabe se existe um kit completo a venda... para transforma 4cc carbura em injetado ?
Dae Muthi...
Da uma olhada nesse... Kit injeção eletronica opala 4cc - FT250 - MotorParts (http://www.motorparts.com.br/produto/Kit-inje%E7%E3o-eletronica-opala-4cc-%252d-FT250.html)
Parece ser bem completo...
Forte abraço!!!
Samuel Junior
02/05/2013, 14:26
Bem que dizem que é melhor comprar um motor de 4 cc mais moderno que tentar adaptar esses kits no motor do opala. rsrs
Dae Muthi...
Da uma olhada nesse... Kit injeção eletronica opala 4cc - FT250 - MotorParts (http://www.motorparts.com.br/produto/Kit-inje%E7%E3o-eletronica-opala-4cc-%252d-FT250.html)
Parece ser bem completo...
Forte abraço!!!
Kitiu, mandei email para pessoal tirando umas duvidas.... vamos ver oq veem....
Estou com 2 opção de preparar meu motor:
1 - carburado
-virabrequim 3000
-pistão plano
-comando 288
-weber
- outras perfuraria que vai precisar
2 - Injetado
-virabrequim 3000
-pistão plano
-comando 268
- injeção....
- outras perfumaria que vai precisar
Estou analisando ambos para ver qual irei fazer.
um forte abraço
megadeth
07/05/2013, 10:36
Pessoal, tenho um CJ5 com GM151 instalado e uns 3 anos atrás injetei o bicho com a Pandoo EFI-4.
Foi uma grana, mas não me arrependo nem um pouco, pois como comentado anteriormente por um amigo ae, esse conjunto já era ótimo pra mim, o que pegava de vez em quando era o carburador (apesar de ter sido um 3E valente por muitos anos).
Tenho o contato de uma pessoa no Carrão-SP que é vendedor/instalador oficial Pandoo/Fueltech que é muito, muito bom. Ele re-instalou (após reforma geral do meu CJ) a injeção, toda a elétrica e fez os mapas de combustível (1 de gasolina normal, 1 de álcool mais forte pra trilha e 1 pro Controlar querido do povo paulistano).
O Jeep está tinindo de bão! Sem degrau no acelerador, torque FODA que equipara-se ao que percebo em motores Ranger e uma marcha lenta soberba.
Recomendo fortemente pra quem quer ter um conjunto muito redondo e confiável, sem gambi.
Aliás, o cara lá disse que a maior parte dos Jeeps que aparecem lá pra fazer injeção são os que retiram a monoponto adaptada de Monza e outros carros... pensem bem!
Marcelo Godoy
07/05/2013, 11:09
Pessoal, tenho um CJ5 com GM151 instalado e uns 3 anos atrás injetei o bicho com a Pandoo EFI-4.
Foi uma grana, mas não me arrependo nem um pouco, pois como comentado anteriormente por um amigo ae, esse conjunto já era ótimo pra mim, o que pegava de vez em quando era o carburador (apesar de ter sido um 3E valente por muitos anos).
Tenho o contato de uma pessoa no Carrão-SP que é vendedor/instalador oficial Pandoo/Fueltech que é muito, muito bom. Ele re-instalou (após reforma geral do meu CJ) a injeção, toda a elétrica e fez os mapas de combustível (1 de gasolina normal, 1 de álcool mais forte pra trilha e 1 pro Controlar querido do povo paulistano).
O Jeep está tinindo de bão! Sem degrau no acelerador, torque FODA que equipara-se ao que percebo em motores Ranger e uma marcha lenta soberba.
Recomendo fortemente pra quem quer ter um conjunto muito redondo e confiável, sem gambi.
Aliás, o cara lá disse que a maior parte dos Jeeps que aparecem lá pra fazer injeção são os que retiram a monoponto adaptada de Monza e outros carros... pensem bem!
Megadeth,
Qual o valor final do "up grade"??
Abs,
M.Godoy
Treme Terra
19/05/2013, 12:29
Tenho um motor Opala 6 cil e pretendo colocar um injeção monoponto, pesquisando na net encontrei vários sistemas, mas estou em duvidas qual instalar.
Você poderia fornecer o tel deste mecânico do Carrão em SP?
Meu amigo tem um motor de opala 4cil com Fueltech num chevete, o carro é um canhão!!!
Sugiro Pandoo e Fueltech, sem sombra de dúvidas.
Já uma injeção monoponto eu olharia com cuidado, é um motor muito grande pra um bico só alimentar.
Potência vem com boa mistura de ar e combustível, veja isso na prática observando as motos super esportivas.
Tenho uma CBR 600RR que tem 120cv e quase 7kgf de torque e é alimentada por 8 (OITO) bicos de injeção (original).
Se faltar alimentação você pode ficar sem os pistões, ou ter eles furados pela centelha da vela. Fica a dica.
Fora que nestes sistemas que citei acima, caso um dia venha a vontade de turbinar o motor, é só fazer um novo mapa de injeção e correr pro abraço. Depois de instalado, até você mesmo pode alterar a quantidade de combustível no motor com
o simples apertar de botões.
Já que vai mexer com alimentação coloca coisa boa pra depois não ficar na mão.
Abraço e boa sorte
Treme Terra
20/05/2013, 08:55
Ja levei estes detalhes em consideração, penso em colocar um monoponto por dois motivos:
1 - Facilidade na instalação. Só quero eliminar o carburador e o sistema de ignição por distribuidor.
2 - O cabeçote do 4.1, por sua caracteristica construtiva, só aceita a instalação de 3 bicos, ou então trocar o cabeçote pelo do Omega, ai sim poderei instalar 6 bicos.
Creio que deve haver algum bico que possa suprir a vazão para este motor.
Abraços.
Ja levei estes detalhes em consideração, penso em colocar um monoponto por dois motivos:
1 - Facilidade na instalação. Só quero eliminar o carburador e o sistema de ignição por distribuidor.
2 - O cabeçote do 4.1, por sua caracteristica construtiva, só aceita a instalação de 3 bicos, ou então trocar o cabeçote pelo do Omega, ai sim poderei instalar 6 bicos.
Creio que deve haver algum bico que possa suprir a vazão para este motor.
Abraços.
Bom, quando comecei e planejar a injetar o meu, li muito sobre o monoponto. Facil de instalar, mas esbarra na sub-alimentação. Para os motores 6cc, não dá pra furar o coletor e colocar um bico por cilindro, no caso um sistema multiponto, pois as camaras de admissão não permitem isso. Por causa disso, instalam no 6cc a TBI do kadett / monza / s10, e colocam o bico do motor a alcool, que tem maior vazão que o bico de gasolina. Parece que supre o que o motor necessita, mas nunca vi montado e de perto pra dizer se fica bom. Tem que pesquisar mesmo.
Marcos ET
28/05/2013, 19:47
Pessoal, na minha simples opinião, acho que a questão da "sub-alimentação" está mais ligada a característica do bico, do que da quantidade de bicos de injeção...
Tem um kit americano que praticamente "emula" um carburador, com quantidade de bicos em função dos venturis, e não em função do numero de cilindros... vejam como exemplo, este aqui:
EZ-EFI® Self Tuning Fuel Injection System for Jeep 6 Cyl w/ Inline Fuel Pump - EZ-EFI® Self Tuning Fuel Injection - EFI Systems Fuelairspark.com (http://www.fuelairspark.com/fas/ez-efir-self-tuning-fuel-injection-system-for-jeep-6-cyl-w-inline-fuel-pump.html)
Percebam que o fabricante possui diversos outros tipos de sistemas de alimentação, mas todos com uma base, tal qual carburadores, que variam sua funcionabilidade de acordo com o programa de execução...
Creio que a maior diferença entre monoponto e multiponto seja, a (BEM) grosso modo, a diferença que havia entre os VW a ar com um ou dois carburadores... a vantagem maior era "carburar" a mistura o mais próximo possível das câmaras de combustão, para evitar condensação de combustível na tubagem, com consequente queda (mínima) de rendimento...
Em um motor GM de seis cilindros, a tubeira de admissão dá tanta diferença, que os cilindros n°.3 e 4 trabalham meio "afogados", enquanto os cilindros n°.1 e 6 trabalham com mistura "pobre", e só os n°.2 e 5 trabalham na faixa ideal... Um sistema multiponto resolve isso, mas se colocar um monoponto, vai ter um "seis canecos" funcionando melhor, mas ainda com a característica de cilindros com misturas diferentes...
Se quer colocar um monoponto e não encontra injetor que tenha capacidade de alimentar o motor, faz um "EZ-EFI" tabajara, coloca dois ou mais injetores pra trabalhar em paralelo...
Quer outra alternativa? coloca "três sistemas monoponto", um em cada tomada de admissão, assim você terá três borboletas, três bicos injetores e uma boa resposta, imitando aquele sistema de três carburadores no motor... providencia um ducto de equalização e pronto... rsrsrs aposto que vai andar bem!
Fabrício Bastos
06/06/2013, 02:08
Fala pessoal!
Há cerca de um mês compramos o kit de injeção para o 4cc vendido pelo Adilson da Max4! Muito completo e bem feito por sinal!
O jeep está no estaleiro para a instalação dos componentes!
Abri um tópico aqui no fórum para postar o andamento da obra(de igreja!hehehe) e segue o link do mesmo para quem quiser acompanhar!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/121784-jeep-cj5-79-gm-151-injetado.html
Abraços!
Marcos ET
13/06/2013, 17:13
Fala pessoal!
Há cerca de um mês compramos o kit de injeção para o 4cc vendido pelo Adilson da Max4! Muito completo e bem feito por sinal!
Abri um tópico aqui no fórum para postar o andamento da obra(de igreja!hehehe) e segue o link do mesmo para quem quiser acompanhar!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/121784-jeep-cj5-79-gm-151-injetado.html
Abraços!
...acompanhando por lá então! (mas pensando em alguma da marca "by myself" para ver se fica bom)
Olá Srs,
Apesar de ter participado de vários tópicos sobre injeção do motor de opala aqui no forum, desconhecia este tópico.
Então vamos colocar mais lenha nessa discussão.
Eu fui um dos "otários" que adquiriu o kit vendido pelo sr fabio da Hot chevy, nem vou entrar no mérito do que aconteceu...mas eu mesmo instalei meu kit que tinha uma pandoo e coloquei o carro para funcionar (só para constar eu não sou mecânico e fiz tudo com o que aprendi na internet).
Aqui tem o link com o primeiro dia do motor funcionando:
JPX Motor GM 151 MPFI - Primeiro teste! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5mvaouOzhJc)
depois de algumas tentativas frustradas de deixar o carro acertado a contento (o kit tinha problemas como defeitos no posicionamento dos bicos, bicos subdimensionados, entradas de ar na tbi, tbi subdimensionada e por aí vai), desisti e acabei comprando uma weber 40 (meu motor é um 151 bem preparado) e vendi meu kit pro rodrigocbt que deve ter ralado para consertar as cagadas feitas.
Apesar do carro funcionar razoavelmente bem hoje, não me conformo do motor não funcionar do jeito que eu gostaria e de ter que estar sempre limpando o maldito carburador, por isso ainda não desisti da empreitada da injeção.
aqui vão algumas lições que aprendi:
1) estude, leia todos os manuais possíveis de injeções programáveis (principalmente o da megasquirt, que é o mais completo de todos).
2) pegue um motor já funcionando para começar os trabalhos (eu peguei um motor que tinha acabado de montar e tentei injetar direto)
3) planeje muito bem o que vai fazer e se não tem a manha faça por partes.
Acho sinceramente que não vale a pena contratar alguem para instalar. eu andei olhando aqui no rio e me cobraram R$ 2500 para instalar totalmente a injeção, fora as peças...inviável. Além disso, na hora que der problema no meio da trilha é bem mais fácil vc saber o que acontece.
No meu carro, hoje eu já possuo bomba elétrica com medidor de vazão, sonda lambda (colocada no lugar mas não instalada) e o sensor de temperatura de água. o sensor map vem junto com as injeções e são bem fáceis de ligar. o tps vai ficar conectado direto na tbi então não precisa se preocupar muito com ele. já tenho as tubulações de combustível (saída e retorno) por conta da weber...então acho que meu custo será significativamente menor.
a propósito, um dos meus maiores erros foi não ter comprado antes uma sonda lambda...ela é ESSENCIAL para se instalar a injeção, principalmente uma wide.
meu mecanico tá tentando me convencer a usar a injeção completa do kadett com um distribuidor HEI náutico importado para o 151. mas não estou muito seguro se isso vai funcionar.
hoje meu projeto consiste em uma tbi de monza (já comprada) com um bico álcool. primeiro vou deixar a ignição como está e vou ligar somente a injeção para ver qual o ganho que eu teria, depois faço o resto.
de todos os módulos que eu já vi na internet, o que eu mais gostei foi esse: Megasquirt Racing Home Page (http://www.megasquirtracing.com.br/)
quem desenvolveu ele foi um cara do forum da megasquirt e vc não precisa se preocupar em ficar soldando placa. a maior vantagem da megasquirt possui um forum com muitos casos que te permite tirar dúvidas e encontrar soluções para os problemas (nas injeções comerciais é difícil achar alguem que queira te ajudar). por mais que se fale em suporte técnico dos caras que vendem, eles querem te vender o serviço também, então o suporte é (ou era pelo menos na época) uma bosta. No forum da megasquirt hoje já tem algumas pessoas com participação ativa que tem seu projeto em jipe, inclusive um engesa com um 151 turbo.
MSBR - Megasquirt Brasil (http://www.msbr.com.br/forum/)
Sei que a mega tem algumas aparentes dificuldades, a principal delas ter que carregar o notebook para fazer o acerto, e não ter como guardar dois mapas, mas sinceramente meu jipe é só para trilha. não preciso de dois mapas, faço o acerto de uma vez, e pronto. Mesmo para um jipe, o dinamômetro é extremamente útil para fazer o acerto pois o carro fica parado e vc pode trabalhar com o notebook. com o dinamometro podemos simular muitas das condições de funcionamento do motor. Quanto ao "excesso" de funcionalidades da mega, basta vc não utilizar elas. a idéia seria começar com o básico, só injeção monoponto...depois partir para ignição e depois para a centelha perdida. Além disso, pelo que entendi, o software usado no notebook para configurar a mega lê os parametros enviados pela injeção e pela sonda e "sugere" acertos no mapa, o que facilita bastante o acerto.
Nos meus estudos, hoje a minha dúvida ainda paira sobre como pegar o sinal de rotação do motor. essa é a parte que estou estudando agora.
Agora, vale a pena investir em um motor de opala? vejamos:
1) é um motor que não para por nada desse mundo, anda sem água, óleo e tudo mais (basta ter combustível). além de não ter correia dentada (já tive uns problemas com correia dentada nova e de marca em outra oportunidade).
2) meu motor está bem preparado e é uma ignorância do jeito que está...o único motor que teria um desempenho semelhante seria o 2.4 que custa os olhos da cara.
3) um motor injetado de fábrica completo hoje custa no mínimo uns R$ 4.000 (com documentos, acessórios e injeção, a não ser que compre uma sucata em leilão e retire as peças) e ainda teria toda a parte de adaptação e documentação..fora que a parte de ligação da injeção desses motores modernos é cada vez mais complicadas com sensores de detonação, air bag, chave com código e etc..logo não é só soldar suportes. o motor do opala, mesmo inteiro e preparado não tem muito valor de revenda, logo o que vc recuperaria desse investimento seria mínimo.
4) uma parte das adaptações necessárias para colocar o motor novo são as mesmas necessárias para ligar a injeção no motor do opala.
Todo mundo diz que eu sou meio teimoso e maluco por insistir nesse negócio....mas não me sai da cabeça que é plenamente possível e viável.
Acho que já escrevi demais.
abs
A mercury ainda fabrica o motor 3.0 (esse do opala com outro virabrequim) só que injetado.
(PMT) - Mercury Engine Only MerCruiser Engine Warranty, Parts, Sales, Service, and Repair - 888-317-RACE (http://www.outdrives.com/engines/Mercury_Engine_Only.php)
Bacana seria conseguir falar com alguém desta empresa e perguntar como é a IE utilizada.
[]´s
Pelo que sei (o meu mecanico já viu esses motores - ele trabalha com motores náuticos também), é um parecido mas não igual ao nosso. ele usa um distribuidor com módulo HEI (igual aquele do kadett/monza/s10 efi)...mas não sei o módulo que usa. dentro do que aprendi, o módulo não é o fator limitante.
abs
A mercury ainda fabrica o motor 3.0 (esse do opala com outro virabrequim) só que injetado.
(PMT) - Mercury Engine Only MerCruiser Engine Warranty, Parts, Sales, Service, and Repair - 888-317-RACE (http://www.outdrives.com/engines/Mercury_Engine_Only.php)
Bacana seria conseguir falar com alguém desta empresa e perguntar como é a IE utilizada.
[]´s
Marvin_CPS
12/12/2013, 22:58
Passando para acompanhar o tópico!
Leonardo,
Estou estudando injeção como vc fez.... Hj tenho um samurai que pretendo transformar em 4 bicos e sair do 1 bico.
Li muito sobre pandoo, fueltech, hardwarecar e a mega....
Fiquei entre mega e hard (da hardware a aspro rf4 que o pessoal da MAX4 usa pra injetar o GM151).. Realmente a desvantagem da Mega, pelo que vi são 2: uso continuo do note para qualquer leitura e programação (q entretanto se não tiver o modulo Scanner da hard tb precisa de note) e o preço salgado....
Segundo cotação que fiz com revendedor oficial da Mega aqui no brasil (Mega MS Racing) o custo da MS1, modelo para usar 4 bicos, sai na casa de R$1200,00+frete só modulo com cabo USB. Ja a Aspro RF4 sai, com o Scanner (q não precisa de cabo), na casa de R$1450,00+frete. Se for somente a Aspro RF4 acha-se entre R$800 a R$945 da ECM mais R$200 de cabo, ou seja, no pior dos casos R$1145+frete.
Em termos de uso a Aspro-RF4 tem todas as funções que a MS1 tem, não perde em nada.... Quase idênticas, eu diria.
Hj defini que vou usar a Aspro RF4 para meu projeto... E sem contar que a Aspro já com um mapa pré programada de fabrica para funcionamento inicial... Coisa que a MS1 não vem...
Agora a próxima fase é definir se vou montar o projeto em casa ou levar para um amigo que é especializado em montagem desses tipos.. Mas pela minhas contas e conversas com ele, a MO de instalação e regulagem do motor morre na casa dos R$1500,00....Fora peças para fabricação do coletor...
Abs,
Marvin_CPS
12/12/2013, 23:08
Esqueci de mencionar: acho totalmente viável, para não dizer agradável, injetar nossos motores... Visto ai o resultado que nosso amigo Fabricio Bastos esta tendo com o GM151 dele...
Vc não é louco não :pular: ..... Fique tranquilo!
Rs.s....
Como li uma vez por aqui, o bom do forum nao eh ver que vc nao eh louco, e sim que existem outros como vc
Uma pergunta idiota: pq mudar para 4 bicos? Pelo que ja li do assunto, o maior ganho eh consumo em marcha lenta...com rotacao media as vantagens sao bem menores. O mesmo vale para sequencial. Muita gente viria com a seguinte pergunta: entao pq as fabricas abandonaram o single point? Simples, por causa de economia de combustivel e emissoes...
Enfim, realmente um coletor mpfi eh uma tarefa mais complicada..principalmente para ficar bem feito.
A proposito, para adaptar o coletor do opala para tbi do monza, pode-se pegar uma tabua de carne daquelas brancas (de nylon) grossas, cortar e refazer as furacoes.
Abs
Passando para acompanhar o tópico!
Leonardo,
Estou estudando injeção como vc fez.... Hj tenho um samurai que pretendo transformar em 4 bicos e sair do 1 bico.
Li muito sobre pandoo, fueltech, hardwarecar e a mega....
Fiquei entre mega e hard (da hardware a aspro rf4 que o pessoal da MAX4 usa pra injetar o GM151).. Realmente a desvantagem da Mega, pelo que vi são 2: uso continuo do note para qualquer leitura e programação (q entretanto se não tiver o modulo Scanner da hard tb precisa de note) e o preço salgado....
Segundo cotação que fiz com revendedor oficial da Mega aqui no brasil (Mega MS Racing) o custo da MS1, modelo para usar 4 bicos, sai na casa de R$1200,00+frete só modulo com cabo USB. Ja a Aspro RF4 sai, com o Scanner (q não precisa de cabo), na casa de R$1450,00+frete. Se for somente a Aspro RF4 acha-se entre R$800 a R$945 da ECM mais R$200 de cabo, ou seja, no pior dos casos R$1145+frete.
Em termos de uso a Aspro-RF4 tem todas as funções que a MS1 tem, não perde em nada.... Quase idênticas, eu diria.
Hj defini que vou usar a Aspro RF4 para meu projeto... E sem contar que a Aspro já com um mapa pré programada de fabrica para funcionamento inicial... Coisa que a MS1 não vem...
Agora a próxima fase é definir se vou montar o projeto em casa ou levar para um amigo que é especializado em montagem desses tipos.. Mas pela minhas contas e conversas com ele, a MO de instalação e regulagem do motor morre na casa dos R$1500,00....Fora peças para fabricação do coletor...
Abs,
mali9ski
14/12/2013, 10:35
Como li uma vez por aqui, o bom do forum nao eh ver que vc nao eh louco, e sim que existem outros como vc
Uma pergunta idiota: pq mudar para 4 bicos? Pelo que ja li do assunto, o maior ganho eh consumo em marcha lenta...com rotacao media as vantagens sao bem menores. O mesmo vale para sequencial. Muita gente viria com a seguinte pergunta: entao pq as fabricas abandonaram o single point? Simples, por causa de economia de combustivel e emissoes...
Enfim, realmente um coletor mpfi eh uma tarefa mais complicada..principalmente para ficar bem feito.
A proposito, para adaptar o coletor do opala para tbi do monza, pode-se pegar uma tabua de carne daquelas brancas (de nylon) grossas, cortar e refazer as furacoes.
Abs
Com 4 bicos se tem muito mais potencial e funcões....
se ''comprar'' ou fabricar um coletor do opala para 4 bicos, uma borboleta razoavel, e um trabalhinho no cabeçote e escapamento, com uma injeção clamper da pandoo que controla apenas os bicos, mas tem correção por sonda e map dá pra deixar venenoso o opalinha, já com um bico fica um pouco limitado, funcionar funciona, é mais facil também, mas com 4 bicos sempre vai ter mais potencial se o projeto inicial não agradar.....
valew
Desculpe mali9ski, mas eu discordo de vc.
A indústria automobilística só começou a usar 4 bicos para evitar a condensação de combustível no coletor de admissão. Isso se resume basicamente em economia. Fora a questão de que com 1 bico injeta-se no mesmo lugar do carburador, e com 4 bicos pode-se injetar direto na válvula, a única diferença entre os dois está no tempo de abertura dos bicos. Com 1 bico, o tempo de abertura é maior.
Até estava procurando um artigo que eu li falando sobre isso, mas não achei...vou tentar explicar brevemente o porque que não há diferença. Supondo que um bico fique aberto 10 ms a cada rotação do motor.
Quanto maior a rotação do motor, menor será o tempo que o motor leva para completar uma rotação. Logo, quanto maior a rotação, maior o tempo que o bico deverá ficar aberto para injetar o combustível necessário. Após alguma matemática (essa que eu não achei) vê-se que em altas rotações, os bicos (sejam 1, 2, 4, 8, ao mesmo tempo ou sequencial) ficam tanto tempo abertos que não faz diferença onde nem quantos bicos estão injetando (desde que o bico seja proporcional ao tamanho do motor. No site da fueltech tem (ou tinha pelo menos) um link para vc calcular qual a vazão necessária dos bicos. Na internet existem listas e mais listas com a vazão dos bicos usados em carros de fábrica.
Só para vc ter uma idéia, meu motor é um 2.8 álcool, com 13 de taxa, válvulas de v6 vortec, algum trabalho de fluxo, comando 298, coletor dimensionado e por aí vai. Ando com uma weber 40 que é uma ignorância. Acelerando parado, o carro torce inteiro devido ao torque do motor. Não acho que a potência total do meu motor vai aumentar com a injeção, só acho que ele não anda liso como eu gostaria. além de acabar os problemas de entupimento do carburador e inclinação.
Conversando com algumas pessoas do Senai descobri que o álcool é um combustível complicado e que exige que a quantidade injetada tem que ser o mais próximo possível da ideal para que funcione direito, por isso carburadores "adaptados" e motores preparados são dificeis de acertar com álcool. Para piorar, com a taxa que eu estou usando fica difícil de acertar com carburador (outra informação que foi passada por um professor do Senai).
Outra coisa, não acredite que a correção por sonda faz milagres porque não faz. Lendo os manuais das injeções, vc aprende que a margem de correção é muito pequena e pontual, principalmente se for usar uma banda narrow (dessas comuns da maioria dos carros). O que vc precisa é de um acerto decente.
Não estou dizendo que não vou nunca usar 4 bicos...apenas disse que vou começar com 1 bico e ver como fica (a adaptação é mais fácil) e o que posso ganhar com 4 bicos. Se depois de funcionando, eu ver que a brincadeira é boa, faço isso.
Por fim, não achem que o fato de a injeção ter um monte de botões para acertar o carro enquanto anda ela é maravilhosa. O acerto não é simples como parece e tem que ser feito com calma senão não fica bom. (este foi um dos meus erros quando andei com a Pandoo). para mim é muito mais fácil sentar com o laptop ligado no carro, de preferência em um dinamometro, e conseguir ler todos os parametros do motor na tela grande do computador, assim como fazer as modificações necessárias.
a proposito: dentro da minha lista de compras, no último sábado já comprei meu kit reparo da tbi do monza, assim como TPS, motor de passo, e bico delphi álcool, tudo novo para minimizar a fonte dos problemas.
abs
Com 4 bicos se tem muito mais potencial e funcões....
se ''comprar'' ou fabricar um coletor do opala para 4 bicos, uma borboleta razoavel, e um trabalhinho no cabeçote e escapamento, com uma injeção clamper da pandoo que controla apenas os bicos, mas tem correção por sonda e map dá pra deixar venenoso o opalinha, já com um bico fica um pouco limitado, funcionar funciona, é mais facil também, mas com 4 bicos sempre vai ter mais potencial se o projeto inicial não agradar.....
valew
Marvin_CPS
17/12/2013, 16:17
Leo,
Concordo contigo, a equivalência do sistema fica na abertura dos bicos!
Já usei muito meu samuca EFi em trilhas e viagens... Nunca ficando para tras!
Hoje penso em mudar para um sistema 4 bicos para ganhar um pouco de desempenho no motor (usando remapeamento da ECM) sem ter que fazer alterações na mecânica do msm (visto a pouco experiência que os meca brasileiros tem em motores suzukis mexidos). Simples assim...
Futuramente penso em ter um Willys para trilhas mais hards e minha escolha tb já será de usar um motor GM151 (ainda não sei o combustivel). Penso em trabalhar um pouco o motor e para o sistema de injeção usar uma TBi de 1 bico ou quem sabe um projeto mais audacioso de usar 2 TBi de 1 bico sendo 1 TBi para cada 2 cilindros... Ainda mais depois dessa sua afirmação:
"1) é um motor que não para por nada desse mundo, anda sem água, óleo e tudo mais (basta ter combustível). além de não ter correia dentada (já tive uns problemas com correia dentada nova e de marca em outra oportunidade)."
Abs
Entendi. Provavelmente a reprogramação da ECM trará alguns ganhos. Uma pergunta idiota, existe cabeçote de samurai mpfi?
Isso com certeza...meu jpx tinha um motor diesel enjoado...quando a temperatura chegava perto do vermelho, dava até febre...só de pensar no que custaria para fazer uma retífica. Fora isso, todos os dias quando saia com o carro checava água e óleo, além de andar com pelo menos 10 L de água para o radiador.
Já com o motor do opala, uma vez estavamos em um dia bem quente chegando no alto de um morro aqui no rio quando eu olhei para a temperatura e vi que ela estava bem alta...aí me lembrei que tinha uns meses que não checava o nível de água...nem me abalei...esperei acabarmos o passeio, comprei uma água e completei o nível. Da outra vez, tive um problema com uma mangueira no motor no meio da triha...tive que colocar água do rio no radiador...tinha até girino...cheguei em casa, e só troquei a água...tudo novo.
Leo,
Concordo contigo, a equivalência do sistema fica na abertura dos bicos!
Já usei muito meu samuca EFi em trilhas e viagens... Nunca ficando para tras!
Hoje penso em mudar para um sistema 4 bicos para ganhar um pouco de desempenho no motor (usando remapeamento da ECM) sem ter que fazer alterações na mecânica do msm (visto a pouco experiência que os meca brasileiros tem em motores suzukis mexidos). Simples assim...
Futuramente penso em ter um Willys para trilhas mais hards e minha escolha tb já será de usar um motor GM151 (ainda não sei o combustivel). Penso em trabalhar um pouco o motor e para o sistema de injeção usar uma TBi de 1 bico ou quem sabe um projeto mais audacioso de usar 2 TBi de 1 bico sendo 1 TBi para cada 2 cilindros... Ainda mais depois dessa sua afirmação:
"1) é um motor que não para por nada desse mundo, anda sem água, óleo e tudo mais (basta ter combustível). além de não ter correia dentada (já tive uns problemas com correia dentada nova e de marca em outra oportunidade)."
Abs
Duas coisas que esqueci de falar.
1) Se vc vai pagar alguem (com experiência no assunto) para instalar a injeção para vc, coloque logo 4 bicos e tudo que tem direito...pq o custo será pouca coisa diferente. Se vc que vai instalar, ou é alguém que não tem tanto a manha, melhor ir passo a passo.
2) Nem sempre mpfi é melhor que efi. Por exemplo, nos motores opala 4.1 devido a forma do coletor de admissão com dutos geminados, se vc colocar mpfi não fica tão bom assim (na internet tá cheio de casos desses), é melhor usar mono. A não ser que troque o cabeçote pelo do ômega.
abs
Marvin_CPS
17/12/2013, 16:55
Leo,
Entendi. Provavelmente a reprogramação da ECM trará alguns ganhos. Uma pergunta idiota, existe cabeçote de samurai mpfi?
R: Não tem não. Existe um motor do Swift Gti que usa o msm bloco do samurai, porém com coletor 4 bicos e ao invés de 8V vira 16V... Ou seja, muda somente o comando de valvula, ou melhor o cabeçote! Mas não acho viável a troca, principalmente pelo desempenho do 16V na trilha (torque em alta)... Se fosse ver pelo ganho em cv ai valeria sim... De meros 63cv do samuca o motor do Swift sobe para 100cv... :shock:
1) Se vc vai pagar alguem (com experiência no assunto) para instalar a injeção para vc, coloque logo 4 bicos e tudo que tem direito...pq o custo será pouca coisa diferente. Se vc que vai instalar, ou é alguém que não tem tanto a manha, melhor ir passo a passo.
R: Vou acabar pagando algum pra fazer... Tenho um conhecido que faz projetos do tipo e o kra conhece bem do assunto! Por hora vou so mudar para 4bicos e deixar um mapeamento meio termo na ECM, msm pq gosto de fazer passeios de fds com o samuca e deixar o motor apimentado para isso não rola! Num futura posso pensar num supercharger caso venha a calhar...
2) Nem sempre mpfi é melhor que efi. Por exemplo, nos motores opala 4.1 devido a forma do coletor de admissão com dutos geminados, se vc colocar mpfi não fica tão bom assim (na internet tá cheio de casos desses), é melhor usar mono. A não ser que troque o cabeçote pelo do ômega.
R: Concordo contigo... Há casos onde o Efi manda muito bem... Vale mais uma preparação do motor somado a uma TBi EFi que arriscar em outras idéias...
Abs
Leo,
R: Não tem não. Existe um motor do Swift Gti que usa o msm bloco do samurai, porém com coletor 4 bicos e ao invés de 8V vira 16V... Ou seja, muda somente o comando de valvula, ou melhor o cabeçote! Mas não acho viável a troca, principalmente pelo desempenho do 16V na trilha (torque em alta)... Se fosse ver pelo ganho em cv ai valeria sim... De meros 63cv do samuca o motor do Swift sobe para 100cv... :shock:
saquei...esse motorzinho é um tesão...já ouvi falar dele já. um amigo tinha um swift desses.
R: Vou acabar pagando algum pra fazer... Tenho um conhecido que faz projetos do tipo e o kra conhece bem do assunto! Por hora vou so mudar para 4bicos e deixar um mapeamento meio termo na ECM, msm pq gosto de fazer passeios de fds com o samuca e deixar o motor apimentado para isso não rola! Num futura posso pensar num supercharger caso venha a calhar...
cara, vou te falar...com mais torque da reprogramação, vc pisa menos...então não fica assim tão mais ignorante, acho que se vai gastar, gaste direito...com uma hora de dinamometro, dá para fazer uma graça boa.
R: Concordo contigo... Há casos onde o Efi manda muito bem... Vale mais uma preparação do motor somado a uma TBi EFi que arriscar em outras idéias...
Abs
po, agora vc me deixou com água na boca pensando em duas tbis...ahahahaha
abs
Dae PessoALL...
Depois de muito estudar a possibilidade, estou juntando vontade $$$$$$ para injetar o meu opalinha...
Já pesquisei muito a respeito e cheguei a conclusão que vale o investimento...
Estou pensando em usar a Hardware Aspro RF-4 ou a Injepro EFI - Light, apesar de ter uma FT400 em meu gol e considerar a Fueltech a melhor de todas....
Vou optar por uma dessas 2, pelo custo benefício, por aceitar roda fonica sem modulo adicional, e ter correção por sonda narrow mesmo não sendo precisa...
Pretendo usar coletor com 4 bicos, e TBI do Gol GTI ( aquela com 2 borboletas )...
Algum comentário???
Adilson Biason
30/12/2013, 23:21
Bom, acredite a pior injeção sendo bem instalada é muito melhor que o melhor carburador!!!
Pode utilizar a Hardwer tenho no meu jeep funciona muito bem, inclusive com a roda fônica, sem estres
DAE PessoALL,
Como dito anteriormente, estou a muito tempo querendo injetar o motor opala 4 de meu jeep.
Hoje ele esta com uma weber 40 IDF, comando 282 (114 lob-c, 7,5 de levante (agressivo acima dos 4 mil RPM mas de lenta estável)), cabeçote bem trabalhado pela "Casa das Weber" de Goiânia (lump port, balancim roletado, melhoramento de fluxo, válvula maior e etc), distribuidor e ignição hall (sinal quadrado e mais preciso, não parece mas da diferença).
Bem minha ideia principal, seria somente substituir o carburador e distribuidor, não mexer em nada na mecânica,
Como estou de férias e tenho bastante tempo, voltei a pesquisar... no entanto, gostaria de opiniões de quem já tem opala 4 injetado e trocar ideias quanto à o que pretendo usar para injetar o meu...
Partindo do cérebro da coisa, e visando custo/benefício acho que vou optar pelo modulo da Hardware modelo Aspro RF4 + Scanner.
Para a ignição, vou precisar de uma roda fônica, sendo que, novamente visando custo/benefício, a melhor opção é comprar diretamente da Igniflex, somente a roda fônica 60-2 dentes e suportes, pois a maioria encontrada por ai precisa de polia damprer para ser instalada em cima...
Ainda na parte da ignição, as bobinas podem ser , 2 bobinas de palio/uno que tem entrada de 2 fios e 2 saidas, ou 1 bobina de vectra ou similares que tem entrada de 3 fios e 4 saidas, os valores variam muito pouco...
O Sensor de rotação que lê a roda fônica, pode ser o mais usual, linha fiat 2 fios.
Ja na parte da injeção, pretendo a partir de um coletor original de alumínio, eu mesmo com ajuda de um torneiro (seviços gerais) fabricar os suportes para os bicos, acredito que poderá ficar melhor e mais em conta que comprar um pronto ofertado no mercado.
A TBI, penso em usar a do Gol Gti (foto em anexo), que pensado em um coletor do 446, parece ter o mesmo pé... mas tenho duvidas quanto ao tamanho das borboletas, se será o suficiente...
O bicos, vi que o pessoal usa e oferece nos kit's prontos, os bicos do astra flex que ao meu ver seria um boa opção... mas quem sabe vou partir para algo mais forte...
Bomba e dosador ja tenho por causa da weber 40, então esses acho que posso aproveitar e seria um custo a menos...
O resto são sensores, mangueiras e etc...
O mais caro é realmente o modulo de injeção, acredito que com menos de 3k consigo injetar meu motor, sem falar que ao vender a weber, distribuidor e etc... posso ressarcir o bolso em uns 1.2k, que deixa a brincadeira bem mais interessante para mim...
E ai PessoALL, ideias??? opiniões???
Forte abraço!!!
Fala Kitiu,
Concordo praticamente com tudo que vc falou sobre a injeção aí em cima, a questão de fazer com um bico ou com 4 bicos é uma questão mais de vc ter um torneiro decente (eu ainda prefiro começar com um bico que é mais fácil de adaptar).
Na sua lista aí faltou (eu acho que seria bem indicado) uma sonda lambda de banda larga. O melhor custo-benefício é o da ODG, tem que comprar um condicionador também pq ela não lê direto como as sondas normais. acho que é um investimento que faz falta. É o meu próximo investimento antes do módulo.
Talvez fosse legal dar uma lida no fórum da megasquirt brasil, principalmente para pegar umas dicas do processo de acerto que é a parte mais complicada.
Depois manda atualizações sobre o processo. No meu caso estou tentando resolver uma pendenga no documento do meu motor e mais outras coisinhas no carro antes.
abs
marciorank@gmail.com
13/01/2014, 12:38
Fala Kitiu,
Concordo praticamente com tudo que vc falou sobre a injeção aí em cima, a questão de fazer com um bico ou com 4 bicos é uma questão mais de vc ter um torneiro decente (eu ainda prefiro começar com um bico que é mais fácil de adaptar).
Na sua lista aí faltou (eu acho que seria bem indicado) uma sonda lambda de banda larga. O melhor custo-benefício é o da ODG, tem que comprar um condicionador também pq ela não lê direto como as sondas normais. acho que é um investimento que faz falta. É o meu próximo investimento antes do módulo.
Talvez fosse legal dar uma lida no fórum da megasquirt brasil, principalmente para pegar umas dicas do processo de acerto que é a parte mais complicada.
Depois manda atualizações sobre o processo. No meu caso estou tentando resolver uma pendenga no documento do meu motor e mais outras coisinhas no carro antes.
abs
boa tarde Leonardo
gostaria de uma ideia sua;
qual tipo de relogio de temperatura voce usa em seu motor de opala e em qual lugar voce usa ele
conectado no motor, eu tenho o relogio de mercurio e tenho ele ligado no lugar da cebolinha original
proximo ao coletor porem dizem aqui na região que o lugar correto para usar este relogio é na saida
da agua logo acima da bomba d'agua.
abraço
Dae Leonardo
Realmente faltou na lista acima... mas esta no projeto usar sonda sim... mas sonda narrow, direto na RF4.... vi ao vivo em um fusca de corrida de um amigo ( motor AP 1.6 ) a RF4 fazendo correção pela sonda narrow... mesmo não sendo uma correção muito precisa, acredito que pro meu caso, serve... seria um auxilio para acertar o mapa, não para trabalha somente na base da correção por sonda... pois no momento em que o mapa estiver com o "acerto fino" o ideal é a sonda não ter que corrigir...
Claro que o ideal seria ter uma Sonda banda larga... mas envolve mais custos e equipamento... sendo assim, para o primeiro passo vai de sonda narrow mesmo...
Quanto a 4 bicos ou só 1... meu primo tem seu jeep com opala 4 e injetado faz uns 3 anos... ele comprou um desses kit's... é de 4 bicos... eu achei que ficou bom... mesmo que eu considero que até hoje ele não tem o "acerto fino" até porque ele não entende nada disso, só sabe ligar e andar com o jeep, se precisar fazer algo, ele leva para o mecânico... eu ja mesmo não sendo um expert, tenho uma noção de como tudo funciona, e posso todo dia que andar com o jeep buscar uma melhora...
Acabei de comprar a roda fônica com seus devidos suportes e tudo que precisa para a instalação... me custou com frete R$270,00... bem mais em conta que as demais que encontrei por ai, que ainda precisam de polia damper...
Desde já aviso que não estou com pressa para injetar o motor, até porque ele esta funcionando bem hoje e preciso dele assim até março que teremos nosso evento na cidade, após isso posso começar o processo... mas conforme evoluir o projeto vou relatando aqui...
Forte abraço!
boa tarde Leonardo
gostaria de uma ideia sua;
qual tipo de relogio de temperatura voce usa em seu motor de opala e em qual lugar voce usa ele
conectado no motor, eu tenho o relogio de mercurio e tenho ele ligado no lugar da cebolinha original
proximo ao coletor porem dizem aqui na região que o lugar correto para usar este relogio é na saida
da agua logo acima da bomba d'agua.
abraço
Marcio, eu uso um cronomac mecânico no mesmo lugar do original também. acho que não tem essa questão de lugar correto, o negócio é conhecer os limites do motor. no meu motor por exemplo, o mecanico me disse que o cabeçote está 20ºC abaixo do que aparece no mostrador, logo tenho sempre isso em mente. Além disso, é um motor de opala...só precisa ter combustível.
abs
Dae Leonardo
Realmente faltou na lista acima... mas esta no projeto usar sonda sim... mas sonda narrow, direto na RF4.... vi ao vivo em um fusca de corrida de um amigo ( motor AP 1.6 ) a RF4 fazendo correção pela sonda narrow... mesmo não sendo uma correção muito precisa, acredito que pro meu caso, serve... seria um auxilio para acertar o mapa, não para trabalha somente na base da correção por sonda... pois no momento em que o mapa estiver com o "acerto fino" o ideal é a sonda não ter que corrigir...
Claro que o ideal seria ter uma Sonda banda larga... mas envolve mais custos e equipamento... sendo assim, para o primeiro passo vai de sonda narrow mesmo...
Quanto a 4 bicos ou só 1... meu primo tem seu jeep com opala 4 e injetado faz uns 3 anos... ele comprou um desses kit's... é de 4 bicos... eu achei que ficou bom... mesmo que eu considero que até hoje ele não tem o "acerto fino" até porque ele não entende nada disso, só sabe ligar e andar com o jeep, se precisar fazer algo, ele leva para o mecânico... eu ja mesmo não sendo um expert, tenho uma noção de como tudo funciona, e posso todo dia que andar com o jeep buscar uma melhora...
Acabei de comprar a roda fônica com seus devidos suportes e tudo que precisa para a instalação... me custou com frete R$270,00... bem mais em conta que as demais que encontrei por ai, que ainda precisam de polia damper...
Desde já aviso que não estou com pressa para injetar o motor, até porque ele esta funcionando bem hoje e preciso dele assim até março que teremos nosso evento na cidade, após isso posso começar o processo... mas conforme evoluir o projeto vou relatando aqui...
Forte abraço!
concordo contigo, a sonda é importante na hora do acerto...na correção nem é tão representativa (essa é uma ilusão que muitos têm).
bom preço esse da roda fônica da igniflex, vc vai usar o suporte para o sensor deles também? vc vai usar o sensor hall ou indutivo na roda fônica?
abs
concordo contigo, a sonda é importante na hora do acerto...na correção nem é tão representativa (essa é uma ilusão que muitos têm).
bom preço esse da roda fônica da igniflex, vc vai usar o suporte para o sensor deles também? vc vai usar o sensor hall ou indutivo na roda fônica?
abs
Dae Leonardo,
O suporte é da igniflex tbm, tudo incluso no valor... quanto ao sensor, vou usar o indutivo, pois pretendo eliminar o distribuidor...
Forte abraço!
Marvin_CPS
13/01/2014, 13:50
Kitiu, segue meus coments!
"Partindo do cérebro da coisa, e visando custo/benefício acho que vou optar pelo modulo da Hardware modelo Aspro RF4 + Scanner."
[Marvin] Blz, se quiser te indico um site com um bom desconto para a compra da Aspro RF4, inclusive com o frete gratis! Acabei de comprar a minha... Se não me engano ainda ta na promoção no site!
Para a ignição, vou precisar de uma roda fônica, sendo que, novamente visando custo/benefício, a melhor opção é comprar diretamente da Igniflex, somente a roda fônica 60-2 dentes e suportes, pois a maioria encontrada por ai precisa de polia damprer para ser instalada em cima...
[Marvin] Se vai usar a Aspro RF4 não precisa de Igniflex, a Aspro já faz isso pra vc... Ainda mais usando a roda fonica! Ela já trabalha com a injeção e com o sistema de centelha perdida!
Ainda na parte da ignição, as bobinas podem ser , 2 bobinas de palio/uno que tem entrada de 2 fios e 2 saidas, ou 1 bobina de vectra ou similares que tem entrada de 3 fios e 4 saidas, os valores variam muito pouco...
[Marvin] Acredito que a bobina de Gol GIII sem modulo de potencia interno te resolva o caso (comprei essa pro meu projeto no samurai), mas se quiser mais forte msm acho que as individuais de Uno são suficientes!
O Sensor de rotação que lê a roda fônica, pode ser o mais usual, linha fiat 2 fios.
[Marvin] O certo é o sensor padrão FIAT porém de 3 fios (POS, NEG, SINAL HALL). Comprei da MTE ao valor de R$32,00 na minha cidade.
Ja na parte da injeção, pretendo a partir de um coletor original de alumínio, eu mesmo com ajuda de um torneiro (seviços gerais) fabricar os suportes para os bicos, acredito que poderá ficar melhor e mais em conta que comprar um pronto ofertado no mercado.
[Marvin] OK, essa é minha idéia tb, porém cuidado com a angulação dos bicos... Se errar o ângulo vai injetar combustível no coletor e não dentro do pistão, ai já viu o funcionamento incorreto!
A TBI, penso em usar a do Gol Gti (foto em anexo), que pensado em um coletor do 446, parece ter o mesmo pé... mas tenho duvidas quanto ao tamanho das borboletas, se será o suficiente...
[Marvin] Não vejo problemas em usar a TBi do Gol GTI, vendo que os projetos para Opala 4 que são vendidos na internet usam a TBi da S10 que é abertura unica com 62mm de largura!
O bicos, vi que o pessoal usa e oferece nos kit's prontos, os bicos do astra flex que ao meu ver seria um boa opção... mas quem sabe vou partir para algo mais forte...
[Marvin] É uma boa pedida. Se quiser bicos menores e não de plasticos, como os da linha GM, opte pelos de Gol/Golf que são da Bosch e apresentam menor tamanho em relação aos Delphi/Magneti da linha GM.
O mais caro é realmente o modulo de injeção, acredito que com menos de 3k consigo injetar meu motor, sem falar que ao vender a weber, distribuidor e etc... posso ressarcir o bolso em uns 1.2k, que deixa a brincadeira bem mais interessante para mim...
[Marvin] Se vc for fazer a programação da central e instalação das peças, sim com 3k vc consegue injetar sim. Caso use MO de mecânico para acertar ponto, e regulagens gerais vai gastar bem mais que 3k... Obtive uns orçamentos para fazer com o mecânico, especialista HardwareCar, a instalação mecânica e elétrica, mudando de EFi para MPFi o motor do meu samurai, e o orçamento final foi de 5k incluindo a compra da Aspro.
Comentando os comentários...hehehe
"Partindo do cérebro da coisa, e visando custo/benefício acho que vou optar pelo modulo da Hardware modelo Aspro RF4 + Scanner."
[Marvin] Blz, se quiser te indico um site com um bom desconto para a compra da Aspro RF4, inclusive com o frete gratis! Acabei de comprar a minha... Se não me engano ainda ta na promoção no site!
Passa o contato aí da HardwareCar com desconto.
[Marvin] Se vai usar a Aspro RF4 não precisa de Igniflex, a Aspro já faz isso pra vc... Ainda mais usando a roda fonica! Ela já trabalha com a injeção e com o sistema de centelha perdida!
Essa eu não entendi Marvin, não precisa do que? do sensor ou da roda fônica.
[Marvin] Se vc for fazer a programação da central e instalação das peças, sim com 3k vc consegue injetar sim. Caso use MO de mecânico para acertar ponto, e regulagens gerais vai gastar bem mais que 3k... Obtive uns orçamentos para fazer com o mecânico, especialista HardwareCar, a instalação mecânica e elétrica, mudando de EFi para MPFi o motor do meu samurai, e o orçamento final foi de 5k incluindo a compra da Aspro.
Aqui no rio um cara me cobrou 2500 só a instalação da msracing/acerto no dinamômetro. achei muito dinheiro por uma instalação que não é tão complexa assim. prefiro instalar eu mesmo, fazer um acerto meia boca e ir até o dinamometro dele para acertar (100 reais a hora).
abs
Comentando os comentários...hehehe
Passa o contato aí da HardwareCar com desconto.
Essa eu não entendi Marvin, não precisa do que? do sensor ou da roda fônica.
Aqui no rio um cara me cobrou 2500 só a instalação da msracing/acerto no dinamômetro. achei muito dinheiro por uma instalação que não é tão complexa assim. prefiro instalar eu mesmo, fazer um acerto meia boca e ir até o dinamometro dele para acertar (100 reais a hora).
abs
Dae Leonardo e Marvin,
Tbm tenho interesse no contato...
Acho que o Marvin entendeu que eu usaria o sistema igniflex para controlar a a ignição... mas vou usara somente a roda fônica e suportes que eles disponibilizam nos kit`s igniflex....
Quanto a instalação, concordo contigo Leonardo, farei eu mesmo e posso contar com ajuda fora de hora do meu mecânico... no entanto, estou a no mínimo 300km do dinamômetro mais próximo, então vou eu mesmo aos poucos fazendo o acerto do motor andando na rua e com auxilio da correção por sonda... quem sabe nunca chegarei no "acerto fino" mas acredito que consigo deixa o motor bom e melhor do que esta hoje com a weber 40....
Dae Leonardo e Marvin,
Tbm tenho interesse no contato...
Acho que o Marvin entendeu que eu usaria o sistema igniflex para controlar a a ignição... mas vou usara somente a roda fônica e suportes que eles disponibilizam nos kit`s igniflex....
Quanto a instalação, concordo contigo Leonardo, farei eu mesmo e posso contar com ajuda fora de hora do meu mecânico... no entanto, estou a no mínimo 300km do dinamômetro mais próximo, então vou eu mesmo aos poucos fazendo o acerto do motor andando na rua e com auxilio da correção por sonda... quem sabe nunca chegarei no "acerto fino" mas acredito que consigo deixa o motor bom e melhor do que esta hoje com a weber 40....
realmente o lance da igniflex pode ter sido isso mesmo...
em relação ao acerto fino, acho só que é mais fácil de chegar até ele usando uma sonda larga e um dinamometro...mas nada impede que se chegue ao mesmo resultado usando uma sonda estreita ou até mesmo sonda nenhuma...mas aí depende muito da experiência (não em injeção mas em acerto de motores) de quem está acertando...no mais vamos conversando e quem sabe conseguimos ajudar uns aos outros.
abs
Marvin_CPS
13/01/2014, 17:15
Fala Leogc e KitiU...
Foi erro de leitura msm... Achei que vc ia usar a Igniflex mais Aspro RF4... e não somente a roda fonica da Igniflex.....
Agora entendi que é somente a roda fonica da Igniflex....
No meu projeto, como não tem kit pronto pro motor da Suzuki, comprei essa roda fonica aqui, na crestana:
http://www.crestana.com.br/performance/kits-roda-fonica/disco-da-roda-fonica-universal-para-adaptac-o.html
Adaptar de Ap ou Universal o trabalho ia ser o mesmo... Vamos q bixo vai dar usando a universal... rs.s....
O site da HardwareCar é este aqui:
Injeção Aspro Roda Fônica RF-4 Hardware - StreetPower (http://www.streetpower.com.br/injecao-aspro-roda-fonica-rf-4-hardware-p3713/)
Se não suibiu, tava com um bom desconto e frete gratis!
No meu caso comprei sem cabo de conexão e sem scanner.
Optei, no momento, em fazer com um mecânico especializado em Aspro por falta de tempo msm e por ter q correr atras de outras coisas, tipo festa de casamento, rs.s....
Se fosse usar por cabo USB teria q pagar mais R$200 do cabo e se fosse pelo Scanner teria que pagar mais R$594,00... Como o mecanico tem tudo na oficina, se um dia precisar compro o cabo por R$200 e mexo em casa!!!
Meu maior medo de mexer em casa é achar o ponto e conseguir acertar a fase do motor, avanço etc... Fora isso é só alegria!
Abs
Fala Leogc e KitiU...
Foi erro de leitura msm... Achei que vc ia usar a Igniflex mais Aspro RF4... e não somente a roda fonica da Igniflex.....
Agora entendi que é somente a roda fonica da Igniflex....
No meu projeto, como não tem kit pronto pro motor da Suzuki, comprei essa roda fonica aqui, na crestana:
http://www.crestana.com.br/performance/kits-roda-fonica/disco-da-roda-fonica-universal-para-adaptac-o.html
Adaptar de Ap ou Universal o trabalho ia ser o mesmo... Vamos q bixo vai dar usando a universal... rs.s....
O site da HardwareCar é este aqui:
Injeção Aspro Roda Fônica RF-4 Hardware - StreetPower (http://www.streetpower.com.br/injecao-aspro-roda-fonica-rf-4-hardware-p3713/)
Se não suibiu, tava com um bom desconto e frete gratis!
No meu caso comprei sem cabo de conexão e sem scanner.
Optei, no momento, em fazer com um mecânico especializado em Aspro por falta de tempo msm e por ter q correr atras de outras coisas, tipo festa de casamento, rs.s....
Se fosse usar por cabo USB teria q pagar mais R$200 do cabo e se fosse pelo Scanner teria que pagar mais R$594,00... Como o mecanico tem tudo na oficina, se um dia precisar compro o cabo por R$200 e mexo em casa!!!
Meu maior medo de mexer em casa é achar o ponto e conseguir acertar a fase do motor, avanço etc... Fora isso é só alegria!
Abs
valeu a dica, vou dar uma olhada.
minha idéia é comprar com o cabo e sem o scanner. acho o scanner desnecessário, penso em fazer tudo pelo computador mesmo..só isso já barateia bastante a adaptação.
aí é que é a vantagem dessas injeções. vc vai colocar no ponto, com a pistola e vai calibrar a injeção dizendo para ela qual o ponto que está (na pandoo era 20º). depois vc pode ir mexendo a vontade pq é tudo pelo computador. o segredo de tudo é estudar bastante para ver quais os limites de avanço.
abs
Marvin_CPS
13/01/2014, 17:28
Leogc, apenas um comentário.
"Aqui no rio um cara me cobrou 2500 só a instalação da msracing/acerto no dinamômetro. achei muito dinheiro por uma instalação que não é tão complexa assim. prefiro instalar eu mesmo, fazer um acerto meia boca e ir até o dinamometro dele para acertar (100 reais a hora)."
No mecanico que consegui a MO dele esta em R$1.500,00, sendo que consta: limpeza do cofre do motor - retirada dos sensores e eletrica original Suzuki, instalação da roda fonica no virabrequim, instalação da Aspro RF4 junto ao novos sensores e eletrica, regulagem da Aspro e do Motor. Não vou usar dinamômetro ainda... Mas se precisar o mecanico tem conhecidos no ramo... rs.s!
Como não vou fazer o coletor de 4bicos agora, vou ficar no 1 bico com tbi original mudando somente para roda fonica com DIS e instalação da Aspro RF4, achei meio termo a MO...
Se fosse fazer todo o serviço com ele (inclusive ele tem uma loja de usinagem para fazer o coletor 4bicos) o custo do projeto com MO e peças sairia so com o mecanico R$4.000 mais compra da Aspro por R$800 no site indicado! Ou seja um projetinho carinho de R$4.100,00.... Dá para baratear um pouco procurando as peças que ele indicou em FV e lojas de autopeças especializadas da região... Mas creio que cairia ai uns R$500,00 a R$600,00 mais ou menos!!!
Leogc, apenas um comentário.
"Aqui no rio um cara me cobrou 2500 só a instalação da msracing/acerto no dinamômetro. achei muito dinheiro por uma instalação que não é tão complexa assim. prefiro instalar eu mesmo, fazer um acerto meia boca e ir até o dinamometro dele para acertar (100 reais a hora)."
No mecanico que consegui a MO dele esta em R$1.500,00, sendo que consta: limpeza do cofre do motor - retirada dos sensores e eletrica original Suzuki, instalação da roda fonica no virabrequim, instalação da Aspro RF4 junto ao novos sensores e eletrica, regulagem da Aspro e do Motor. Não vou usar dinamômetro ainda... Mas se precisar o mecanico tem conhecidos no ramo... rs.s!
Como não vou fazer o coletor de 4bicos agora, vou ficar no 1 bico com tbi original mudando somente para roda fonica com DIS e instalação da Aspro RF4, achei meio termo a MO...
Se fosse fazer todo o serviço com ele (inclusive ele tem uma loja de usinagem para fazer o coletor 4bicos) o custo do projeto com MO e peças sairia so com o mecanico R$4.000 mais compra da Aspro por R$800 no site indicado! Ou seja um projetinho carinho de R$4.100,00.... Dá para baratear um pouco procurando as peças que ele indicou em FV e lojas de autopeças especializadas da região... Mas creio que cairia ai uns R$500,00 a R$600,00 mais ou menos!!!
Nossa. carinho isso hein. Além da questão grana que pesa, eu penso em fazer eu mesmo pq na hora da zica no meio da trilha, sou eu que terei que resolver.
mas é isso aí. se pensar que mudar o motor do carro é muito mais trabalhoso, além das adaptações tem a questão do detran que é um saco...acho que ainda vale.
abs
Marvin_CPS
14/01/2014, 14:24
Leo,
Realmente não é barato msm... Mas como meu samuca ta parado e ia mexer na injeção de qq jeito (troca de tampa de distribuidor, sensores bixados, MO de mecanico, etc. e tal, e como peça de suzuki não é barata nem a paralela) resolvi mexer nele começando parte do meu projeto.... Pelas contas q fiz saiu quase elas por elas...
Vantagem é que como toda parte de eletrica e regulagem para a Aspro já vai estar instalada, a segunda etapa fica mais fácil... So faço o coletor 4bicos e eu mesmo instalo em casa. Mudo a central de 1bico para 4 bicos e fecho o sistema.... Vou gastar mais uma mereca para finalizar o projeto em casa.... E tb conhecer um pouco da coisa para, como vc msm disse, se precisar mexer na trilha vou saber onde!
Mas se fosse fazer todo o projeto montando em casa não sei se sairia muito mais em conta não... Se considerar, barateando peças para o mecanico, por uns R$3.500,00, se fosse fazer tudo em casa ia gastar uns R$2.800,00, talvez R$2.500.... E ainda ia ter q rezar pra fazer o acerto correto do motor... rs.s!
No fim, eu concordo contigo... Mexer em casa nem é pelo custo final do projeto, e sim pelo gosto da curiosidade e lazer!
Abs
nascimentoft
07/02/2014, 19:35
Boa noite! Quero montar injecao eletronica monoponto para um motor de opala.... Gostaria de saber se alguem tem o diagrama de circuito impresso da megasquit 2.2
Boa noite! Quero montar injecao eletronica monoponto para um motor de opala.... Gostaria de saber se alguem tem o diagrama de circuito impresso da megasquit 2.2
nascimento, no manual da megasquirt tem o diagrama do circuito impresso. mas acho que é mais fácil importar o kit completo para montar em casa do que tentar construir tudo com peças nacionais (pelo menos foi isso que eu entendi lendo no forum deles).
abs
All,
Eu estou pensando em usar o DIS e eliminar o distribuidor, colocar um coletor com 4bicos e usar a Pandoo Pulser Plus, que não controla a ignição só os bicos.
É um módulo bem mais simples e pelo que entendi da para usar até com o platinado se quiser, me corrijam se eu estiver errado.
Abraço!
Kako
nascimento, no manual da megasquirt tem o diagrama do circuito impresso. mas acho que é mais fácil importar o kit completo para montar em casa do que tentar construir tudo com peças nacionais (pelo menos foi isso que eu entendi lendo no forum deles).
abs
Amigo meu que é eng. eletronico e tem bancada em casa com todas as traquitanas pra mexer no que precisar em termos de placas circuitos eletronicos e etc, se ele comprou a Megasquirt pronta então creio que deve ser bem chatinho de montar ela do zero.
Acho que depende de cada um, eu prefiro comprar pronto e nao tenho a minima ideia do quao dificil seria soldar aquilo.
Vc acha alguns kits montados usados no brasil, ou novos nos eua. Ou ainda tem a tal da msracing que eh praticamente a mesma coisa da megasquirt montada.
Abs
Dae PessoALL,
Nas férias não consegui evoluir no projeto da injeção... era fala em jeep que dava briga com a muié... heheheh
Bem, como agora quando da uma aliviada no serviço, consigo pesquisar e obter informações para dar continuidade ao meu projeto...
Eu estava decidido e queria montar uma injeção de 4 bicos, multiponto.... no entanto para fazer isso, terei de abrir mão no cabeçote que tenho... Pois o mesmo tem Lump-ports na admissão, para quem não sabe, Lump-ports é umas rampinhas colocadas na admissão que melhora o fluxo da mistura ar/combustível, e por isso não posso usar 4 bicos...
Sendo assim, vamos para a monoponto... a mais usada pelos opaleiros é a do monza/kadett/s10... no entanto, pelo que vi, a do tempra 8v também serve, inclusive é mais fácil de adaptar no coletor devido ao formato do pé da TBI... e pelo que pesquisei, a TBI do monza/kadett, tem borboleta de 44mm, e a do tempra, tem 42mm de borboleta... essa diferença é pequena, acredito não ter problemas e pode ser até bom para obter melhores respostas em baixa-média rotação e assim ter um bom torque...
Com o uso da TBI do tempra ou qualquer outra mono, o projeto fica mais barato e fácil de fazer...
Estou procurando então uma TBI em bom estado, já que novo pelo que pesquisei não tem... vou comprar todas as " miudesas " e assim que tiver tudo que preciso, dae sim vou comprar a Hardware RF4...
Forte abraço galera....
Alcides Arantes
26/02/2014, 10:50
Bom dia
Estou montando o kit de injeção no meu jeep 1963 com motor de opala 4cc
Vou utilizar o coletor de aluminio fundido com flauta e 4 bicos do astra flex, tbi do golf 2004, pois tem um "calo" e não abre de uma vez, kit de roda fonica do opala 4cc feito pela autotrax, bobina de corsa (4 bicos ) bomba eletrica dosador e uma fuel tech 300, ja esta quase tudo no lugar, e esta ficando muito bom, primeiro pelo fato de eliminar distribuidor sendo muito vantajoso para gente pelo fato de agua, a lateral do motor fica |"limpa" sem a bomba de gasolina e sem o destribuidor, e por enquanto esta tudo bem pratico.
Quando comecei o projeto ia colocar o kit da ignflex, porem comecei a ler sobre injeções programaveis e vi que tinha diversos recursos, entre ela o controle da parte de ignição, por isso, parti para ela, um kit de roda fonica para opala gira em torno de 400 conto, contra 1400 da igniflex, o mais caro mesmo é o modulo programavel, mas acredito que vai ficar show, para quem gosta é um prato cheio!
Meu motor é um mistão do 151 com 153, cabeçote trabalhado comando 278, a alcool, estava andano com um 3e porem nunca tive consumo, sempre fez 3l p km, o mecanico diz que com a injeção, isso muda bem , e jura que faz 5l por km com alcool, vamos ver...
Vou postar mais coisas assim que tiver progressos!!!
Valew
Alcides Arantes
26/02/2014, 10:55
Ah com relação a instalação, aqui em americana, estou fazendo com um pessoal que só meche com isso, me cobrou 1000,00 p entregar pronto com possiveis coisinhas, tipo mangueira, nipe, abraçadeira fiação etc, foi o que mais animou.
Bom dia
Estou montando o kit de injeção no meu jeep 1963 com motor de opala 4cc
Vou utilizar o coletor de aluminio fundido com flauta e 4 bicos do astra flex, tbi do golf 2004, pois tem um "calo" e não abre de uma vez, kit de roda fonica do opala 4cc feito pela autotrax, bobina de corsa (4 bicos ) bomba eletrica dosador e uma fuel tech 300, ja esta quase tudo no lugar, e esta ficando muito bom, primeiro pelo fato de eliminar distribuidor sendo muito vantajoso para gente pelo fato de agua, a lateral do motor fica |"limpa" sem a bomba de gasolina e sem o destribuidor, e por enquanto esta tudo bem pratico.
Quando comecei o projeto ia colocar o kit da ignflex, porem comecei a ler sobre injeções programaveis e vi que tinha diversos recursos, entre ela o controle da parte de ignição, por isso, parti para ela, um kit de roda fonica para opala gira em torno de 400 conto, contra 1400 da igniflex, o mais caro mesmo é o modulo programavel, mas acredito que vai ficar show, para quem gosta é um prato cheio!
Meu motor é um mistão do 151 com 153, cabeçote trabalhado comando 278, a alcool, estava andano com um 3e porem nunca tive consumo, sempre fez 3l p km, o mecanico diz que com a injeção, isso muda bem , e jura que faz 5l por km com alcool, vamos ver...
Vou postar mais coisas assim que tiver progressos!!!
Valew
interessante esse kit da autotrax....ele vem com o suporte para o sensor?
abs
Alcides Arantes
26/02/2014, 11:23
Sim vem completo, roda fonica, suporte e sensor, da uma olha no site do crestana em sp, la tem.
Da para usar na polia original, tem que da uma mexida no suporte, porem ja usavam polia damper, então ficou mais pratico.
Sim vem completo, roda fonica, suporte e sensor, da uma olha no site do crestana em sp, la tem.
Da para usar na polia original, tem que da uma mexida no suporte, porem ja usavam polia damper, então ficou mais pratico.
já vi...interessante mesmo. não sei se minha polia é damper. acho que não. mas de qq maneira já está anotado...só vou voltar a mexer nisso em abril quando voltar de viagem. depois vai postando atualizações do seu projeto.
abs
Dae pessoALL,
Quem pretende injetar e usar roda fônica, essas a venda no Crestana e etc, até onde eu sei, precisa de polia damper, não sei até que ponto é viável adaptar uma dessas roda fônica na polia original..
Não quero fazer propaganda, mas para ajudar os amigos, entrem em contato com a igniflex, eles vendem só a roda fônica e acessórios...
Eu comprei pra usar no meu jeep, vem a roda fônica, flange e suporte do sensor, a um custo de R$ 262,20 com o frete... sendo assim, bem mais em conta, sem falar que não precisa de polia damper...
Aproveitando, alguém ai sabe qual o modelo (de que carro original) a TBI monoponto que tem a maior borboleta, consegui uma do tempra e achei muito pequena... e se a do monza/kadett é mínima coisa maior, também é pequena... e por causa do meu cabeçote, preciso fazer monoponto...
Forte abraço!!
Dae pessoALL,
Aproveitando, alguém ai sabe qual o modelo (de que carro original) a TBI monoponto que tem a maior borboleta, consegui uma do tempra e achei muito pequena... e se a do monza/kadett é mínima coisa maior, também é pequena... e por causa do meu cabeçote, preciso fazer monoponto...
Forte abraço!!
estranho, não achei a tbi do monza tão pequena assim. em todo caso acho que a do omega é a maior que tem.
abs
Marvin_CPS
26/02/2014, 14:21
Kitiu,
A TBi do Monza/Kadett é a msm da S10/Blazer motor 2.2Efi.
Estranho ser pequena!
Mas concordo com o Leogc, a maior que saiba é a do omega msm....
Ou ainda, pode procurar pela TBi com corpo duplo do Gol/Pointer/Passat GTS/GTi. Existe o modelo antigo para os motores 2.0 EFi.
Aqui tem o corpo inteiro, mas já dá uma idéia - Coletor De Admição Vw Ap Gti 2.0 Efi Completo Com Tbi - R$ 255,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-536191026-coletor-de-admico-vw-ap-gti-20-efi-completo-com-tbi-_JM)
Abs
Cuidado com TBI com diametro muito grande.
Perde modulação no acelerador.
No meu caso usei a do Vectra 2.0, no lugar da eletronica, mas tem varios modelos só uma serviu porque vinha com motor de passo para em um futuro acertar a marcha lenta.
[]´s
Marvin_CPS
26/02/2014, 15:29
OCP,
Não seria um caminho mais fácil usar um regulador de marcha lenta mecânico externo uma vez que estamos usando a TBI/TPS com abertura por comando a cabo, ao inves de usar uma com motor de passo, das TBi novas?! Sei que a central regula bem o motor de passo das TBi, mas qual a chance disso dar pau no meio da lama (tá é blindado para isso não acontecer, mas sei lá... A chance existe.. rs.s)?!
Eu tb acho que pro 4cc do Opala a TBi do Monza ou Tempra seria adequada (receita de bolo muito usado hj em dia), somente partiria para uma TBi de omega se usasse um 6cc.
Passei a idéia da TBi de Gol GTS/GTi pois já vi projetos de motores de opala com essa configuração, ainda mais motores preparados!
OCP,
Não seria um caminho mais fácil usar um regulador de marcha lenta mecânico externo uma vez que estamos usando a TBI/TPS com abertura por comando a cabo, ao inves de usar uma com motor de passo, das TBi novas?! Sei que a central regula bem o motor de passo das TBi, mas qual a chance disso dar pau no meio da lama (tá é blindado para isso não acontecer, mas sei lá... A chance existe.. rs.s)?!
Eu tb acho que pro 4cc do Opala a TBi do Monza ou Tempra seria adequada (receita de bolo muito usado hj em dia), somente partiria para uma TBi de omega se usasse um 6cc.
Passei a idéia da TBi de Gol GTS/GTi pois já vi projetos de motores de opala com essa configuração, ainda mais motores preparados!
ainda acho que o melhor é a do kadett/monza/s-10...tem um monte de gente que já usou e funciona bem. desde com opalas 4 originais até 6 turbo.
naquele maldito kit vendido aqui no forum, o cara me mandou uma tbi de carro 1.0 que tinha um rombo como passagem de ar para marcha lenta...só depois de um tempão descobrimos o problema. eu ainda prefiro tentar com o motor de passo.
abs
Alcides Arantes
26/02/2014, 16:30
Boa tarde.
Valeu a dica da roda fonica, quando fui comprar não obtive resposta se eles vendiam a roda com sensores e suporte, por isso parti para a autotrax, tenho alguns amigos aqui que estão querendo utilizar a roda fonica, ficando ai mais uma opção.
Com relação a tamanho, desconheco tbi monoponto maior que 46mm, que eram utilizados em alguns veiculos importados, porem em conversa com alguns preparadores disseram para não usar tbi grande, que fica muito sensivel no pé depois, e tbm que um tbi menor a resposta do torque vem mais rápida, que é o que precisamos, se souber de algo eu dou um toque.
Valew
Dae pessoALL,
Quanto a TBI, estou em mãos com uma do tempra, essa me chamou atenção pelo pé de fixação da TBI, ser equivalente ao pé de um 446, praticamente igual, no entanto mesmo assim precisa de flange...
Essa TBI do tempra tem 42mm de borboleta, a TBI do monza/kadett teria 44mm ou 46mm???
Certamente uma TBI com borboleta muito grande não vai ficar bom, mas penso que meu motor esta com uma weber 40 que tem 2 borboletas de 40mm e venturi de 28mm sendo assim, equivale a uma borboleta de 56mm...
Por isso achei pouco os 42mm da TBI do tempra... e do monza/kadet tbm....
Marvin_CPS
26/02/2014, 17:49
TBi do Monza/Kadett tem 44m, segundo informações tem como abrir pra 48mm...
Mas como o Leo falou, quanto mais abrir mais dificil vai ficar a regulagem....
Acredito que com as 44mm da TBi de Monza, o resultado já seja mais que o esperado!!!
Pelo uso da flange, entre FIAT e GM, ficaria com GM.
Evandroans
26/02/2014, 20:18
Dae pessoALL,
Quem pretende injetar e usar roda fônica, essas a venda no Crestana e etc, até onde eu sei, precisa de polia damper, não sei até que ponto é viável adaptar uma dessas roda fônica na polia original..
Não quero fazer propaganda, mas para ajudar os amigos, entrem em contato com a igniflex, eles vendem só a roda fônica e acessórios...
Eu comprei pra usar no meu jeep, vem a roda fônica, flange e suporte do sensor, a um custo de R$ 262,20 com o frete... sendo assim, bem mais em conta, sem falar que não precisa de polia damper...
Forte abraço!!
Tenho opalinha 4cc injetado, usa borboleta de Blazer.
TBi do Monza/Kadett tem 44m, segundo informações tem como abrir pra 48mm...
Mas como o Leo falou, quanto mais abrir mais dificil vai ficar a regulagem....
Acredito que com as 44mm da TBi de Monza, o resultado já seja mais que o esperado!!!
Pelo uso da flange, entre FIAT e GM, ficaria com GM.
pois é...eu não inventaria muito não. é mais fácil usar uma fórmula meio consagrada, botar para funcionar e depois, se for o caso, mexer. se vai de mono ponto, partiria logo para a do monza. a flange não me parece difícil de fazer não.
em termos de flange, eu vi um cara em um fórum do opala que pegou uma tábua de carne daquelas de plástico e fez uma flange com aquele material. minha ideia é parecida com essa, só preciso de um coletor para usar como medida, meu coletor foi feito para usar com a weber aí fica mais complicado.
abs
Marvin_CPS
27/02/2014, 10:52
Leo,
O material dessa tabua branca é ou Polipropileno ou Polietileno.
Para usar como flange o ideal é procurar uma placa de Polietileno básico - PEBD, cuja resistência a temperatura é alta, na casa de:
Características
PEBD
PEAD
PELBD
Temperatura de Fusão [°C]
105 a 110
130 a 135
121 a 125
Mas se achar a PELBD, cuja temperatura de fusão é mais alta, seria melhor!
Outra saida seria usar chapa de nylon 6.6, cujo ponto de fusão fica na casa do +110ºC. Porém o nylon é mais frágil em resistência mecânica que o polietileno.
Abs
Leo,
O material dessa tabua branca é ou Polipropileno ou Polietileno.
Para usar como flange o ideal é procurar uma placa de Polietileno básico - PEBD, cuja resistência a temperatura é alta, na casa de:
Mas se achar a PELBD, cuja temperatura de fusão é mais alta, seria melhor!
Outra saida seria usar chapa de nylon 6.6, cujo ponto de fusão fica na casa do +110ºC. Porém o nylon é mais frágil em resistência mecânica que o polietileno.
Abs
Marvin, acho que aquelas tábuas grossas são de nylon, não? não vejo problema de usar o nylon, ele é menos elástico que o polietileno e a região não está sujeita a esforços mecânicos. no meu carro, durante muito tempo usei body lift feito em nylon. não vi problema de fadiga mecânica nos calços, pelo contrário, o problema é que era duro demais.
a vantagem desses plásticos é que é bem mais fácil de trabalhar. em casa com poucas ferramentas dá para se fazer a flange.
acho que seria meio arriscado usar polietileno ou polipropileno por causa do calor. mesmo que não derreta a peça pode ficar meio mole e deixar entrar ar.
abs
Se me permitem dar uma sugestão, o coletor de opala existe em ferro fundido e em alumínio... o de ferro fundido pelo que sei pega solda e o de alumínio obviamente tbm... no meu caso, independente de qual material for o coletor, vou mandar cortar e fazer no próprio coletor a base nova conforme a TBI escolhida... sem flange... pode ser que saia mais caro que uma flange, mas depois de pintado e bem feito, fica com aparência de ser original....
Marvin_CPS
27/02/2014, 11:48
Leo,
As chapas de açougue são de PP ou Polietileno... Pode-se achar em nylon mais é mais difícil....
Acha-se chapas de Nylon em casas especializadas em materiais de borracha!
Não sei se o Nylon é mais mole que as placas de PP ou Polietileno. Minha afirmação foi em função de algumas conversas que tive com amigos do ramo da eng. mecanica....
Pesquisando, achei o seguinte:
Nylon - Nylon - Chapas, Tarugos, Tubos, Peças Usinadas de Nylon Macedo Plásticos-SP (http://www.macedoplasticos.com.br/nylon.html)
Polietileno - POLIETILENO (http://www.incomplast.com.br/materiais/polietil.htm)
Pelas decrições, o nylon suporta mais tração/tensão e longos períodos de temperatura elevada msm....
Sua conclusão tá certa, melhor trabalhar com nylon! E dá sim facilmente para trabalhar em casa!
Abs
PS: os tarugos usados hj, pelo menos os que já vi, na maioria são de poliuretano, mais duros que nylon!
Leo,
As chapas de açougue são de PP ou Polietileno... Pode-se achar em nylon mais é mais difícil....
Acha-se chapas de Nylon em casas especializadas em materiais de borracha!
Não sei se o Nylon é mais mole que as placas de PP ou Polietileno. Minha afirmação foi em função de algumas conversas que tive com amigos do ramo da eng. mecanica....
Pesquisando, achei o seguinte:
Nylon - Nylon - Chapas, Tarugos, Tubos, Peças Usinadas de Nylon Macedo Plásticos-SP (http://www.macedoplasticos.com.br/nylon.html)
Polietileno - POLIETILENO (http://www.incomplast.com.br/materiais/polietil.htm)
Pelas decrições, o nylon suporta mais tração/tensão e longos períodos de temperatura elevada msm....
Sua conclusão tá certa, melhor trabalhar com nylon! E dá sim facilmente para trabalhar em casa!
Abs
PS: os tarugos usados hj, pelo menos os que já vi, na maioria são de poliuretano, mais duros que nylon!
além disso, a flange fica bem perto do coletor de escape, que fica bem quente...é melhor não dar bobeira com nenhum produto que pode amolecer ali perto.
em relaçao a usar ou não flange...além de conseguir fazer o trabalho em casa, ainda tem um ganho de torque em baixa devido ao aumento dos dutos de admissão (é o tal efeito plenum).
abs
Marvin_CPS
27/02/2014, 14:34
Leo,
Tava lendo sobre isso nos foruns de Opaleiros, o aumento do duto da TBi para ganho em baixa... O fato de subir 20 a 25mm já dá um bom aumento.....
Kitiu,
Não soldaria direto não, iria pela flange msm...
Se der algo errado algum dia no projeto, vc volta pro carburador e boa....
Cuidado com as soluções definitivas em alguns pontos do projeto!
Abs
Leo,
Tava lendo sobre isso nos foruns de Opaleiros, o aumento do duto da TBi para ganho em baixa... O fato de subir 20 a 25mm já dá um bom aumento.....
Kitiu,
Não soldaria direto não, iria pela flange msm...
Se der algo errado algum dia no projeto, vc volta pro carburador e boa....
Cuidado com as soluções definitivas em alguns pontos do projeto!
Abs
Pois é..uma coisa que eu aprendi quando tentei montar a outra injeção foi: sempre faça coisas reversíveis e que possam ser testadas com pouca alteração no motor. essa é a base do meu projeto de agora. vou deixar de uma maneira que seja fácil pegar o carro um dia, testar a injeçao e desligar se não der certo.
abs
Dae Leonardo e Marvin,
No meu caso eu vou pegar um coletor de ferro fundido em um ferro velho e vou corta-lo e fabricar um suporte que de certo com o pé da TBI... não vou estragar o meu coletor que é próprio para a weber 40... que inclusive foi modificado para tal... não existe quem fabrique novo... sendo assim, eu prefiro fazer assim, fabricar um coletor que vai ser único e exclusivo para a TBI... não preciso que seja reversível, até porque se eu não gostar do resultado da injeção mono... vou partir para a multi... ou em ultimo caso, volto pra weber 40...
Valew... forte abraço!
Fala pessoal,
só para dar um gostinho...dei uma surtada aqui e acabei levando meu jpx para instalar a injeção eletrônica. no sábado andei nele, ainda com pouco acerto e já notei uma melhorada significativa no comportamento do motor.
segue umas fotos...
aqui só com a TBI no lugar e sem o distribuidor.
465464
465465
465466
aqui já com a bobina de astra (4 saídas) e um filtro de ar temporário no lugar
465467
465468
só recapitulando...eu to usando uma tbi de monza com bico de monza álcool. um módulo msracing, sonda lambda wideband e roda fonica da igniflex. a brincadeira saiu bem mais cara do que eu imaginava, mas pensando pelo lado de que é menos uma adaptação de motor e que o motor de opala dura para sempre e é barato se precisar trocar acho que ficou uma boa.
essa semana o mecanico me devolve o carro com um acerto pro álcool. mas o coletor está suado demais...vou ter que pensar em um aquecimento ou talvez troque para gasolina (só precisa reprogramar a injeção).
abs
Usa o coletor do opala álcool, com aquecimento.
Abs.
mas o coletor está suado demais...vou ter que pensar em um aquecimento ou talvez troque para gasolina (só precisa reprogramar a injeção).
abs
Usa o coletor do opala álcool, com aquecimento.
Abs.
provavelmente vou soldar uma passagem de água por baixo do coletor. o meu outro já era assim, mas não quis estraga-lo pq ele foi fundido para usar com a weber.
abs
Dae Leonardo,
Ta ficando legal...
Eu estou com meu projeto parado... mas ja tenho a TBI, bico, sensores, bobinas, roda fônica e etc...
Só me falta a Hardware RF4 que só vou comprar na hora que realmente instalar a injeção... quem sabe lá pro final de agosto... pois surgiram outras prioridades...
Mesmo assim fico acompanhando aqui a evolução dos projetos...
Dae Leonardo,
Ta ficando legal...
Eu estou com meu projeto parado... mas ja tenho a TBI, bico, sensores, bobinas, roda fônica e etc...
Só me falta a Hardware RF4 que só vou comprar na hora que realmente instalar a injeção... quem sabe lá pro final de agosto... pois surgiram outras prioridades...
Mesmo assim fico acompanhando aqui a evolução dos projetos...
na sexta devo pegar o carro na oficina e faço um video com o funcionamento dele.
abs
Marvin_CPS
03/06/2014, 14:17
E ai Leogc,
Ficou bonito o motorzão com essa injeção!
Pelo visto vc optou por usar uma flange de metal (aluminio???) para a conexão da TBI no coletor!
Desistiu da flange de "plastico"?!
Recentemente tb adpatei uma Aspro RF4 no meu motor original suzuki, agora estou brigando com o acerto do motor!
Vamu q vamu...
E ai Leogc,
Ficou bonito o motorzão com essa injeção!
Pelo visto vc optou por usar uma flange de metal (aluminio???) para a conexão da TBI no coletor!
Desistiu da flange de "plastico"?!
Recentemente tb adpatei uma Aspro RF4 no meu motor original suzuki, agora estou brigando com o acerto do motor!
Vamu q vamu...
eu preferia fazer de plástico, mas revoltei aqui e paguei um mecanico para fazer a adaptação. aí o cara achou melhor não arriscar e fazer de metal....até que ficou muito bem feito.
em relação ao acerto, a sonda tem sido fundamental pq vc consegue saber realmente o que está acontecendo com a mistura. e no geral é tudo muito legal...no sábado saímos para testar, dei uma retomada e bateu pino. na hora o cara foi mudando o ponto e em segundos tentei de novo e deu tudo certo...
abs
eu preferia fazer de plástico, mas revoltei aqui e paguei um mecanico para fazer a adaptação. aí o cara achou melhor não arriscar e fazer de metal....até que ficou muito bem feito.
em relação ao acerto, a sonda tem sido fundamental pq vc consegue saber realmente o que está acontecendo com a mistura. e no geral é tudo muito legal...no sábado saímos para testar, dei uma retomada e bateu pino. na hora o cara foi mudando o ponto e em segundos tentei de novo e deu tudo certo...
abs
últimas atualizações....
o carro está uma delícia de andar. bato a chave e saio andando (mesmo no álcool e sem aquecimento no coletor). a aceleração está lisa e nem me preocupo mais com o carro ficar morrendo.
mas.....para um motor álcool do jeito que está preparado aquele é bico está limitando o desempenho do carro. é possível que a tbi também esteja limitando. preciso fazer uns testes. para um motor gasolina, com certeza esse bico dava conta, mas no álcool tá difícil. agora vem a dúvida: passo o carro pra gasolina (reduzindo a taxa) ou junto uma grana para comprar um coletor mpfi e parto logo para a ignorância.
por enquanto não tenho média de consumo, mas vou viajar com o carro no final de semana e depois digo o resultado.
abs
Marvin_CPS
17/06/2014, 10:51
Leo,
O bico que esta usando é o original para motores de 1.8 a 2.2?!
O tempo de injeção ta de acordo?! Pelo visto para a partida ta certo pq não ta rateando (falta) ou afogando (excesso)....
A tbi acho dificil, se ela consegue alimentar um motor 2.2 de blazer, o de opala preparado não vejo problemas!
O seu ta preparado para quanto, 2.4?!
Entre gasolina e alcool, vale a velha disputa = Potencia x Rendimento.
Se quer te potencia, matenha pra alcool.. Vai ter um consumo um pouco maior, porém na roda a força vai ser bruta e com mais facilidade para se obter isso! Se for na gasolina, vai ter desempenho, melhor otimização do motor e afins... Porém vai ter q trabalhar mais pra obter a msm força na roda como com alcool.
Ja pensou em um bico suplementar ao invés de partir por MPFI?!
Fala Marvin
eu to usando o famoso bico 4864 que deve alimentar umas 90 lb/h. Entendo que o tempo de injeção está de acordo, só que ele atinge o máximo qdo o motor está com carga ou com muito giro. No feriado agora vou pegar uns valores de dataloging para comprovar isso.
O meu motor é 2.8. Aparentemente a tbi do monza/s10 não dá conta pq tem um bico no meio do caminho que atrapalha o escoamento do ar.
Em dúvida gasolina x álcool é a que me consome. mas acho que vou manter no álcool. Eu pensei em abrir o bico ou até no suplementar, mas talvez seja um pouco mais fácil de administrar com 4 bicos.....enfim, ainda estou estudando. Vou vender umas peças que sobraram (weber, coletor e ignição) e ver o que faço. Mas primeiro vou aproveitar mais o carro.
abs
Fala Marvin
eu to usando o famoso bico 4864 que deve alimentar umas 90 lb/h. Entendo que o tempo de injeção está de acordo, só que ele atinge o máximo qdo o motor está com carga ou com muito giro. No feriado agora vou pegar uns valores de dataloging para comprovar isso.
O meu motor é 2.8. Aparentemente a tbi do monza/s10 não dá conta pq tem um bico no meio do caminho que atrapalha o escoamento do ar.
Em dúvida gasolina x álcool é a que me consome. mas acho que vou manter no álcool. Eu pensei em abrir o bico ou até no suplementar, mas talvez seja um pouco mais fácil de administrar com 4 bicos.....enfim, ainda estou estudando. Vou vender umas peças que sobraram (weber, coletor e ignição) e ver o que faço. Mas primeiro vou aproveitar mais o carro.
abs
Dae Leo, acredito que o seu problema pode estar relacionado ao bico...
Se for mesmo 90Lbs, ele teoricamente alimentaria 102 cv no álcool e 144cv na gasolina, segundo o cálculo feito na página da Fueltech Cálculo de Injetores FuelTech (http://www.fueltech.com.br/calculo-de-injetores)
Certamente o seu motor deve ter mais que 102cv... sendo assim, seu problema seria falta de combustível...
Quanto a TBI, creio que se o pessoal usa nos 6 cilindros, é porque ela da conta do recado...
Pra fica rodando no álcool, acho que o certo seria passar para 4 bicos... ou usar uma junta de metal mais grossa para tirar taxa e rodar do jeito que esta na gasolina...
Da uma olhada nessas juntas... Junta de Cabeçote AÇO Opala 4c - General Escapamentos (http://www.generalescapamentos.com.br/detalhe-produto.asp?id=439&dep=10&subdep=67)
OBS: minha simples opinião sobre o assunto, espero lhe ajudar
Forte abraço!
Marvin_CPS
18/06/2014, 15:07
Leo,
O KitiU ta certo, pode ser msm o bico....
Talvez esse famoso, não esteja tão famoso assim...
Tb não vejo o problema como sendo a TBi, a entrada de ar é pra ser suficiente.....
Pode ser a q solução de mudar a junta e inserir o 4 bicos seja melhor, pois vai alterar a taxa de solucionar a falta de injeção por cilindro....
Levante os datalogger e avisa pra gente o resultado!
Kitiu e marvin,
Eu tb acho que o problema esta no bico, foi um erro de avaliacao meu. Aqui a duvida é se boto um suplementar ou parto pros 4 bicos. Os relatos do forum do msbr é que praticamente todos que montam injecao nesse motor acabam montando 4 bicos. Pelo menos agora é mais facil de colocar, é so ter o coletor. Ja to olhando com carinho para esses coletores. Preciso ver quais os bicos que alimentariam uns 160 cv, que é o potencial maximo do motor (apesar de uma incoerencia entre o volante do motor pesado e o comando bravo). Claro que nao preciso usar isso tudo.
Quanto a tbi eu nunca imaginei que pudesse ser gargalo, mas o pessoal desse forum (especificamente gente com muita experiencia) diz que essa tbi aguenta bem ate 120 cv, por causa da restricao causada pela posicao do bico. Realmente apos uma pesquisa mais aprofundada descobri que precisaria de uma tbi com pelo menos 49 mm, e a do monza tem 44 podendo ser retrabalhada para 48. Em todo caso se for usar os 4 bicos vou partir logo para uma tbi de vectra com mais de 50 mm. Alias, acho que ja falei isso aqui: estudar esse assunto nunca é demais. Eu pequei por nao ter feito as contas do cfm que o motor necessita, o cfm da tbi e a vazao dos bicos. Para montar 4 bicos estou estudando agora o tal plenum do coletor de admissao.
Enfim, nada como dados. Amanha estou indo pro encontro de jpx em caxambu e vou levar o laptop. Vou providenciar a telemetria (chique hein). Alem de nao ter mais problemas de entupimento e partida, agora é bem mais facil identificar os problemas. Ponto para a sonda lambda de banda larga.
Quanto a reduzir a taxa de compressao para usar gasolina, eu estou pensando mas um pouco relutante ja que queremos torque e eu consigo mais usando mais taxa. Se eu baixar a taxa eu aposto que em 6 meses coloco uma turbina, hehehehe.
Abs
Leo
Dae Leo...
Nas receitas de bolo que o pessoal usa pra injeta o opala, esse bico 4864 original a álcool é usado com gasolina, vindo assim a ser o suficiente na maioria dos casos...
Ja a TBI, o pessoal usa muito para injetar o opala 6 cilindros, como nunca vi e não conversei com ninguém que tenha um 6 cil injetado assim, não posso afirmar que fica bom ou não...
No entanto, dizem que a TBI + bico 4864 se equipara a uma Weber 40... usando gasolina...
No seu caso, por ter um motor de maior volume (2.8), teoricamente precisaria de mais volume de ar e não só combustível... mas se nos 6 cilindros fica bom... no seu teria que ficar tbm...
Como todos sabem uma injeção mono tem seus limites, já numa MPFI é possível dimensionar tanto bico quanto tbi conforme a necessidade do motor...
Como disse anteriormente, no seu caso, acredito que a melhor solução, como pretende rodar no álcool, seria usar MPFI...
No entanto, de uma atenção especial ao tamanho da TBI... pois borboleta pequena favorece o torque em baixa e não deixa o motor girar muito, e uma TBI muito grande, faz o motor perder torque em baixa... se vc prioriza o torque, tome cuidado na escolha da TBI...
Meu projeto ta parado ainda, mas vou usar a TBI mono com bico 4864 na gasolina, minha intenção é me livrar do carburador e obter imunidade a água com a roda fônica... hoje tenho uma weber 40, se ficar no mesmo rendimento estará ótimo...
Forte abraço!!!
KitiU,
Taí uma informação bem pertinente, eu não sabia que o tamanho da borboleta influenciava no torque.
Eu ainda estou na fase de comprar as peças para montar o meu motor, fiz +/- as contas e com o pistão do 151 a gasolina 0,50 (deixando ele reto), e o vira do 153, o motor vai para 2,7. Também comprei um cabeçote com as válvulas do Cevrolet Brasil. E o comando do álcool.
Estou querendo o máximo de torque que esse motor possa me dar, em baixas rotações.
- Mas minha duvida é: TBI do Monza, ou MPFI.
- Escape: dimensionado 4x1 ou o original
- é uma boa usar o modulo Pulser Plus da Pandoo, que controla somente a injeção de combustível e usar o DIS para eliminar o distribuidor?
Desculpa a intromissão, mas se vc puder me ajudar fico muito grato
Valew!
Abraço!
Kako
Ivan Luiz
20/06/2014, 14:13
Dae pessoALL,
Certamente uma TBI com borboleta muito grande não vai ficar bom, mas penso que meu motor esta com uma weber 40 que tem 2 borboletas de 40mm e venturi de 28mm sendo assim, equivale a uma borboleta de 56mm...
Essa conta está errada, tem que calcular a área da circunferência(Área= π x R² ) para comparar:
28 mm = 615,7536 como são 2 = 1231,5072
42 mm = 1385.44236 (logo é maior que os dois de 28).
467518
Bah realmente Ivan, um erro de mirim... hehehehe
KitiU,
Taí uma informação bem pertinente, eu não sabia que o tamanho da borboleta influenciava no torque.
Eu ainda estou na fase de comprar as peças para montar o meu motor, fiz +/- as contas e com o pistão do 151 a gasolina 0,50 (deixando ele reto), e o vira do 153, o motor vai para 2,7. Também comprei um cabeçote com as válvulas do Cevrolet Brasil. E o comando do álcool.
Estou querendo o máximo de torque que esse motor possa me dar, em baixas rotações.
- Mas minha duvida é: TBI do Monza, ou MPFI.
- Escape: dimensionado 4x1 ou o original
- é uma boa usar o modulo Pulser Plus da Pandoo, que controla somente a injeção de combustível e usar o DIS para eliminar o distribuidor?
Desculpa a intromissão, mas se vc puder me ajudar fico muito grato
Valew!
Abraço!
Kako
Dae Kako....
Se você ja tem o DIS instalado, a pulser plus seria uma boa opção... mas caso for comprar tudo novo, teria que avaliar os prós e contras... conheço o DIS, sei que suas vantagens vão além da imunidade a água... mas não sei até que ponto vale a pena caso for comprar novo o DIS e a Pulser ao invés de comprar logo uma injeção que controle a ignição junto...
No caso de fazer mono ou mpfi, vai de cada um, quanto quer gastar e conforme o motor... no meu caso vou de mono mesmo...
Quanto ao coletor de escape, o 4x1 é melhor pra giro e o original pra torque, mas se o motor for mexido, comando e etc, o 4x1 é melhor, o ideal seria um meio termo entre o original (muito restrito) e o 4x1 (muito fluxo) , isso visando torque...
Forte abraço!!!
Dae Kako....
Se você ja tem o DIS instalado, a pulser plus seria uma boa opção... mas caso for comprar tudo novo, teria que avaliar os prós e contras... conheço o DIS, sei que suas vantagens vão além da imunidade a água... mas não sei até que ponto vale a pena caso for comprar novo o DIS e a Pulser ao invés de comprar logo uma injeção que controle a ignição junto...
No caso de fazer mono ou mpfi, vai de cada um, quanto quer gastar e conforme o motor... no meu caso vou de mono mesmo...
Quanto ao coletor de escape, o 4x1 é melhor pra giro e o original pra torque, mas se o motor for mexido, comando e etc, o 4x1 é melhor, o ideal seria um meio termo entre o original (muito restrito) e o 4x1 (muito fluxo) , isso visando torque...
Forte abraço!!!
So complementando, eu usaria o comando do gasolina e nao do alcool. Se procurar na net vai ver que o opala alcool saía com comando fraco para o carro nao ultrapassar a potencia limite do imposto. Quanto ao coletor, nao sei, mas eu ainda acho que para um motor 2.8 é melhor o dimensionado 4x1. O original ja era restritivo com o motor standard, imagina com o motor mexido.
Voltando ao assunto anterior, voltei da minha viagem com o jpx injetado. Ele ficou bem economico na estrada (7 - 8 km/l) na estrada, na trilha manteve a media de 3-4 mas metendo o pe no assoalho, mas estou precisando ajustar umas coisas na injecao.
Outra coisa é que me decidi que vou mudar para gasolina, apesar de um pouco mais fraco, acho que vai ficar mais gostoso de dirigir. Mas um ponto positivo, na trilha é o bixo. Esquece aquele negocio de inclinacao. Tive um problema no meio de uma erosao. Desliguei o carro, o pessoal mexeu p mim (enquanto eu segurava o carro com o freio), bati na chave e pegou.
Preciso pedir uma ajuda a um amigo para dar uma olhada no motor, checar regulagem de valvulas...ta meio estranho.
Abs
KitiU,
Estou montando aos poucos, e como já fiz muitas besteiras, vou com cautela, não tenho o DIS, e não tinha pensado no custo, realmente acho que vou montar com um bico, como fez o Leogc como pretendo rodar na gasolina acho que não vou ter problema com o bico restritivo.
Leogc,
Nada melhor que experiência própria, valew pela dica seu depoimento tem sido encorajador parabéns pela iniciativa!
Obrigado pelas dicas, vou continuar comprando as peças depois volto a importunar vc´s!
Abraço!
Kako
KitiU,
Estou montando aos poucos, e como já fiz muitas besteiras, vou com cautela, não tenho o DIS, e não tinha pensado no custo, realmente acho que vou montar com um bico, como fez o Leogc como pretendo rodar na gasolina acho que não vou ter problema com o bico restritivo.
Leogc,
Nada melhor que experiência própria, valew pela dica seu depoimento tem sido encorajador parabéns pela iniciativa!
Obrigado pelas dicas, vou continuar comprando as peças depois volto a importunar vc´s!
Abraço!
Kako
Nao tem jeito...o negocio é bater um pouco a cabeca para conhecer o sistema na hora de problema.
Uma opcao legal tb é usar a tbi do santana 2.0, ela é dupla com uma borboleta menor que a outra. Tem uma otima progressividade pelos relatos que eu ja li.
Abs
Leogc,
Valew! vou pesquisar mais sobre essa TBI do VW.
matrakaum
25/06/2014, 09:11
Já conversei com vários "preparadores" e a grande maioria diz usar o sistema da VW para injetar Opala. Outros, em menor escalar, usam o sistema do Monza, talvez, por este ser mais caro.... Não sei ao certo.
Eu, se um dia fizer, tendo em vista o trabalho duro que estou tendo nas minhas adaptações, pretendo usar o sistema do Monza - pra ficar tudo na casa da GM...
Agora, confesso ainda não li o tópico todo, fico com dúvida em relação ao uso ou não da roda fônica.
Na minha otica o que torna onerosa a colocacao de uma injecao é o custo da central de injecao.
Se fosse possivel usar uma central de um veiculo de linha a coisa se tornaria muito mais barata e eu faria sem medo.
Pelo valor total da instalacao de uma injecao eu prefiro colocar um carburador meia boca (so pra fazer o motor pegar) e colocava um kit gnv que funciona bem em inclinacoes é de facil manutencao (no caso de um veiculo carburado) e ainda por cima é barato. Fora que um kit usado voce paga 300 reais e instala em casa.
matrakaum
25/06/2014, 17:03
Na minha otica o que torna onerosa a colocacao de uma injecao é o custo da central de injecao.
Se fosse possivel usar uma central de um veiculo de linha a coisa se tornaria muito mais barata e eu faria sem medo.
Pelo valor total da instalacao de uma injecao eu prefiro colocar um carburador meia boca (so pra fazer o motor pegar) e colocava um kit gnv que funciona bem em inclinacoes é de facil manutencao (no caso de um veiculo carburado) e ainda por cima é barato. Fora que um kit usado voce paga 300 reais e instala em casa.
Este instala em casa é força de expressão, não é?
Será que é tão fácil assim. Toh c/ um Kit Zerado aqui, veio em monza. Tirando o cilindro que é grande para caber na trazeira do jeep, o resto eu usarei tudo...mas instalar aí já fico receoso.
Forca de expressao nao, realidade! kkkk
No gpw ja fiz a eletrica com o gnv junto, ja instalei o redutor, a chavinha que comuta ficou dentro do porta luvas e o ponto de abastecimento junto a caixa da bateria. O tubo de alta pressao passei por baixo da carroceria junto aos coxins. Falta apenas colocar os dois cilindros de 7,5m2 no porta malas e ligar os tubos. Nao tem o menor segredo instalar e regular, basta seguir o manual.
Digo isso porque é num motor carburado, se fosse injetado dai ja complicaria.
matrakaum
25/06/2014, 22:31
Forca de expressao nao, realidade! kkkk
No gpw ja fiz a eletrica com o gnv junto, ja instalei o redutor, a chavinha que comuta ficou dentro do porta luvas e o ponto de abastecimento junto a caixa da bateria. O tubo de alta pressao passei por baixo da carroceria junto aos coxins. Falta apenas colocar os dois cilindros de 7,5m2 no porta malas e ligar os tubos. Nao tem o menor segredo instalar e regular, basta seguir o manual.
Digo isso porque é num motor carburado, se fosse injetado dai ja complicaria.
Será que se eu tirar do monza e ligar igualzinho vai dar certo, sem problemas de eu virar um frango assado posteriormente..kkkk
vavarusso
26/06/2014, 10:08
A instalação do meu eu mesmo a fiz, porém o meu sistema saõ menos de 8 bar o seu 200 bar. Mas se vc nao modificar os tubos nem as conexões nao terá problemas eu acredito. Eu pediria ajuda aos universitários.
matrakaum
26/06/2014, 10:11
Era carburado o monza?
Era não, é...ainda não tirei o motor dele... Dá até pena de desmontar de tão inteiro que está o carro.
Entao é só passar de um pra outro. Se fosse injetado ia precisar comprar o solenoide e a comutadora
Dic3 e matrakum, vavarusso
Na boa! Boa mesmo, esse papo de GNV não tem nada a ver com o tópico, com certeza deve ter outro tópico sobre o assunto!
Valew!
Kako
Boa Kako.
Voltando ao nosso assunto, estou colocando anexo para caso alguem queira ver o msq (o arquivo de configuração) que estou usando no meu carro e um log que fiz na última quarta.
para ver o msq tem que ter o megatune instalado, o log pode ver no excel ou em um outro programa da mega, o megalog viewer. Ambos estão zipados.
na quarta eu tb descobri que havia um problema na configuração do TPS (sensor de posição da borboleta). era para marcar 0 - 100% e estava marcando 23-64%. após eu ter feito isso o carro ficou mais sereno (ele parecia estar sempre acelerado).
abs
Leo
Marvin_CPS
27/06/2014, 13:51
Leo,
Sua sonda ta lendo bastante mistura rica... Leituras acima de 900mV...
As leituras do meu meu motor ficam na casa de 960mV para baixo, quase nunca passando de 1000mV... a sua teve picos de leitura acima de 2412 mV.... Qual sonda vc esta usando?!
Ou a leitura de O2 do log reflete em outra medição?!
Conseguiu acertar a TPS?!
Sua TPS tava com falha de leitura ou mal contato tb ou pq dos longos vales de "0" no log?!
Abs,
Leo,
Sua sonda ta lendo bastante mistura rica... Leituras acima de 900mV...
As leituras do meu meu motor ficam na casa de 960mV para baixo, quase nunca passando de 1000mV... a sua teve picos de leitura acima de 2412 mV.... Qual sonda vc esta usando?!
Ou a leitura de O2 do log reflete em outra medição?!
Conseguiu acertar a TPS?!
Sua TPS tava com falha de leitura ou mal contato tb ou pq dos longos vales de "0" no log?!
Abs,
Oi Marvin,
Eu entendo que a leitura do log é direto em fator lambda (a "meta" é a mistura estequiométrica, ou lambda = 1). Contudo, pelo que entendi o lambda = 0,9 é onde tem maior torque.
em todo caso, o que vc falou é verdade, eu tb estou achando ela muito rica. Principalmente quando estou na faixa <2000 rpm. depois o carro pega uma disposição animal (o pior é que é justamente a fase que eu mais gosto de andar).
Eu estou usando uma sonda de banda larga, bosch LSU 4.2.
Consegui sim. existe um item no programa de calibração da tps. O TPS (ou TP no arquivo do log) é dado em %, logo a leitura de 0 é quando estava em marcha lenta (todo o ar do motor era dado pelo atuador de marcha lenta) ou quando tirava o pé do acelerador. o carro melhorou bastante quando acertei o tps.
agora estou aqui matutando o que posso mexer para tentar melhorar essa curva.
a sua injeção também tem como gerar log?
abs
Marvin_CPS
27/06/2014, 16:02
Leo,
Ok, então a medição da MSQ é em lambda (na coluna onde aparece o O2) e não em milivolts como faz um hallmeter ou leitores de sonda!!! Pois nesse caso a leitura teria de ser entre 0,1V a 1,0V - sendo a marchar lenta na casa dos 0,960mV.
O lamba em 0,9-1,0 gera mesmo o melhor torque do motor!
Veja a definição:
"O conceito de lambda (λ) define-se como a razão entre a massa de ar real admitida e a massa de ar ideal (estequiométrica) para um dado combustível. De modo que se o real é maior do que o ideal, mistura pobre, lambda será maior do que um (1). E se a massa de ar real admitida for menor do que a ideal, mistura rica, lambda será menor do que um (1)."
Porém de acordo com a definição acima, sua mistura anda mais pobre do que rica! Logo seu rendimento do motor esta baixo!!!
EM baixa rotação, na faixa até os 1200rpm, seu motor anda regulando bem, porém tem alguns picos de mistura pobre!
Quando vc ta socando o pé no acelerador, a mistura tem ficado pobre demais, tendo os picos de lambda acima dos 2,5 devido ao lags da aceleração (pode ser a falta devido ao suprimento do bico, como conversado antes)...
Outro ponto que vejo as falhas é no "ponto morto", onde temos rotação no motor porém a leitura da sonda fica na casa dos 2,5 - 4,5 (Veja as linhas 1771).
Levante outro log com a TPS arrumada, pode ser que tenhamos uma leitura melhor das condições do motor!
Estou usando a HardwareCar Aspro RF4. Existe a condição de log sim, mas como não comprei nem o display e nem o cabo USB não consigo tirar os logs....
Quando vou regular me motor, peço ajuda para um amigo que tem o display.
Abs,
Marvin_CPS
27/06/2014, 16:09
Leo,
Agora tudo é mais claro.... kkkkkkk
Olha a especificação dessa sonda que vc ta usando.... Muito louca!
Não conhecia ela não.....
http://www.bosch-motorsport.de/media/catalog_resources/Lambda_Sensor_LSU_42_Datasheet_51_en_2779111435pdf .pdf
Segundo o catalogo, o que lemos no log da MSQ é mesmo a tensão da sonda, que pode variar de 0V a 4,183V, onde a mistura ideal (lambda = 1) é o valor de 1,500V.... Acima disso é mistura pobre, abaixo disso é mistura rica....
Mantém a analise que te falei.... o motor ta regulando bem, menos quando em ponto motor ou quando soca o pé!
Mas de qq forma, tira um novo log!
Abs
Rodrigo Baratti
28/06/2014, 11:24
To boiando nesse papo, mas ta valendo, quem sabe aprendo alguma coisa.:concordo:
Tenho um 2.4 (S10) para regular e um 2.5 (Opala) na prateleira.
[]'s aprendendo um pouco
Dae Leo,
Ja que vc tem acesso aos Log, é bastante trabalhoso mas vc vai conseguir um acerto bom em seu carro...
Uma dica que posso lhe dar, pelo menos foi o que eu fiz no meu gol turbo com FT400... pra acerta na rua, deixa tudo "gordo" mistura rica... e vem tirando combustível aos poucos sempre de olho na leitura de Lambda.... como vc tem a LSU 4.2 pela precisão dela, fica muito fácil fazer o acerto, só é trabalhoso....
OBS: se vc tem comando acima de 280... esquece a mistura estequiométrica ideal, ou lambda = 1...deixa gordo na lenta e em baixa tbm, assim se consegue uma resposta mais rápida do motor quando se atola o pé...
Marvin,
Como entrou uma grana que estava fora do orçamento, antecipei o presente de natal do jeep... hehehehe e mandei vir a RF4...
Comprei na StreetPower, não achei por aqui mas se lembro bem vc comprou deles também né??? se sim, o Eduardo da StreetPower me solicitou as configurações do meu motor, para a RF4 vir de fábrica ja pré configurada... pelo menos foi o que eu entendi... no seu caso foi assim tbm???
Forte abraço
matrakaum
30/06/2014, 11:42
Dic3 e matrakum, vavarusso
Na boa! Boa mesmo, esse papo de GNV não tem nada a ver com o tópico, com certeza deve ter outro tópico sobre o assunto!
Valew!
Kako
Peço Desculpas Kako se, por acaso, o papo de GNV não tem nada a ver com o tópico. O fato é que o papo do GNV foi levantado pq. estão usando o GNV em motor injetado do Opala. Assim, talvez, o papo tenha a ver.
De qualquer forma peço desculpas da minha parte e, tenho certeza, que o Dic3 e o Vavarusso só tiveram a intenção de ajudar.
abço,
Marvin_CPS
30/06/2014, 13:18
Kitiu,
Comprei na StreetPower sim, mas como era fim de ano foi um stress fazer o produto chegar!
Demora de pelo menos 1 mês para eu ter a RF4 na mão... Mas entendo o lado da loja para o fim de ano, faz parte do negocio!
Porém nessa empreitada não recebi a RF4 "estilizada" não, foi no padrãozão msm!
O amigo que ajudou a montar fez vários cursos com o Altermir (inventor da Aspro), então ela manjava de fazer os acertos!
Sem crise!
Não sei se vc viu, mas no site da HardwareCar agora vc compra com CC parcelado tb! Nos últimos tempos que vio parcelado fica mais em conta!
Comprou com ou sem scanner?!
So um pitaco no seu comentário: "OBS: se vc tem comando acima de 280... esquece a mistura estequiométrica ideal, ou lambda = 1...deixa gordo na lenta e em baixa tbm, assim se consegue uma resposta mais rápida do motor quando se atola o pé..."
Deixar mais rica a mistura melhora a resposta do motor sim, mas tem 2 poréns: grande aumento de consumo e se deixar muito gorda, a probabilidade de encharcar as velas é grande, principalmente se sobrar muito combustível da queima anterior.
Abs,
Deixar mais rica a mistura melhora a resposta do motor sim, mas tem 2 poréns: grande aumento de consumo e se deixar muito gorda, a probabilidade de encharcar as velas é grande, principalmente se sobrar muito combustível da queima anterior.
Abs,
Dae Marvin...
Comprei com o scanner, como não tenho acesso a um dino, é melhor o scanner para fazer o acerto na rua...
Sim, mistura gorda deixa o motor mais gastador, no entanto, quanto a molhar vela, se for por combustível mesmo com gasolina com lambda na casa dos 0.90 é difícil acontecer, tem que ter vela errada e ignição fraca, o que pode ocorrer é com o tempo carbonizar as velas, coisa que no álcool não ocorre...
Forte abraço!
Marvin_CPS
01/07/2014, 12:21
Kitiu,
To pensando em comprar o scanner pro meu...
Msm pq dá pra visualizar bastante info com ele e que faz falta no dia a dia....
Em relação ao que disse sobre encharcar a vela, durante a queima, se o leo vai passar o sistema para gasolina, o excesso, com o tempo, vai virar carbonização na vela msm - normal para um sistema "descalibrado", mas na partida o excesso de gasolina vai dar zica... Digo isso pq passei por essa situação esses tempos atras até acertar o meu motor - principalmente em dias frios...
Tem que saber dosar bem a injeção da partida x injeção da lenta...
Na hard sei que tem como mexer no mapa geral e/ou alterar o tempo de abertura do bico na partida em separado.
Na MSQ não sei como funciona, se der para acertar em separado blz, se for mapa único tem q tomar cuidado!
No meu caso acertei o mapa como um todo, e depois ainda reduzi um pouco a partida... Ficou bacana!
Abs,
Dae Marvin... blz...
Pois é, eu considero importante em ter o scanner...
Bem, quanto a mistura gorda que comentei anteriormente, digo isso por ter experiência no meu opala carburado com weber 40 rodando na gasolina, tenho nele comando 282 com lob-c 114... minha regulagem de lenta é bastante gorda, para amenizar os efeitos do comando em baixa e ter torque....se fica tempo na lenta e dar pouco pau no motor, aos poucos vai carbonizando vela, coisa que se fosse no álcool, não iria acontecer...
No caso da injeção, o TI de partida geralmente é configurável... lembrando que o TI de partida deve ser maior que o TI de marcha lenta, pois o motor na partida precisa de mais combustível para funcionar do que para se manter funcionando na lenta...
Não conheço a MSQ, mas caso não tenha uma regulagem de TI para a partida, é melhor ainda deixar uma marcha lenta gorda para auxiliar na partida...
Me refiro em marcha lenta gorda, exclusivamente por causa de comando "bravo", em motor original é possível deixa até pobre a marcha lenta desde que se consiga uma marcha lenta estável...
Quanto maior o angulo do comando e menor o lob-c, pior é para acertar a lenta... e consequentemente mais gorda deve ser... gorda do tipo se lambda = 1 é o idela, gorda seria na casa dos .90... nada absurdo...
Mas tudo é questão de regulagem... cada caso é um caso...
Forte abraço!!
Alcides Arantes
08/07/2014, 08:46
Pessoal bom dia!
Terminei mais uma etapa do Tropeço, e como já passei pela fase de testes e foi aprovadissimo, conto aqui meu relato.
Tenho um Jeep Willys 1963, Capota de aço, motor gm Opala 4cc, misto com 151 e 153, andava com um 2E, e cambio 3 Marchas original, era relativamente bom p o que fazia, tinha muitas duvidas com relação a injetar o Tropeço.
Alem do off road, gosto das arrancadas, tenho um gol 86, motor ap bloco alto 2.0, injetado com 4 bicos ford racing, coletor é uma trotle (parece uma Weber 40 ), Modulo Programavel Fuel tech, race pro 1, ai de tanto o preparador me infernizar, e se sujeitar a fazer a empreitada, resolvi arriscar, sabendo que ia apanhar um pouco e ia mexer muita coisa na mecânica.
Começamos Assim, coletor para 4 bicos, 4 bicos de astra flex, roda fônica auto traxx, com polia damper, bomba elétrica mercêdes, dosador hpi, bobina de 4 bico do corsa, cabos do ford ka zetec, e a fuel tech ft 300, que gerencia a roda fônica.
Blz até ai estava tudo lindo, quando um infeliz amigo resolver me dar uma turbina Borgwaine K16, mudando tudo novamente, coletor feito pela dudu escapamentos (coletor do chevete para motor opala, a turbina sai bem no alto),
Bom vai daqui, dali, meche no coletor de escap, meche no coletor de admissão (coletor da TNT muito ruim, tive de mexer muito, compensa fazer no coletor original), tudo pronto, porem a mudança de configuração foi brusca, tendo o bom senso de mexer na transmissão para evitar quebras.
Resumindo, cambio da c10 3 marchas, com engrenagem traseira (evitando solda o eixo), eixo dianteiro com homocineticas de toyota, cubo e acabou ganhando um bloqueio Rotax 100% na dianteira, pois a traseira ja estava com e-locker.
Tudo proto, fase de teste:
FICOU EXPETACULAR....não imaginava que ficasse do jeito que ficou, a parte de injeção na trilha é preciso, sem buracos, marcha lenta lisa, não tem a necessidade de ficar acelerando que nem louco, e quando está no atoleiro, "solto o pé de lado com a 2º engatado e soh tiro no final do atoleiro, sai do jeep, e o pneu ta limpo....
Ficou Lindo.....
Estou extremamente Contente, e Satisfeito com a empreitada e Recomendo!!!!!!!
Ja ja mando fotos
Alcides Arantes
08/07/2014, 09:02
469752469753469754
Alcides Arantes
08/07/2014, 09:07
https://www.youtube.com/watch?v=nU8V80fQLoc&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=SQqWTu9utQY&feature=youtu.be
bem legal alcides. mas no turbo tb já é apelação...ahahahaha. qual turbina vc está usando?
uma pergunta, quais os problemas do coletor da TNT?
eu ando olhando esses coletores para opala injetado com carinho (assim que vender minha weber eu compro), e notei duas vantagens neles: 1) são de alumínio (mais leve), e 2) eles são mais compridos fazendo o papel do tal do pleno do coletor (o ideal seria fazer um coletor sob encomenda).
abs
Alcides Arantes
08/07/2014, 12:42
Então quando comprei o coletor no 2º e 3º parafusos eram muito ruim para apertar, tive de cortar e soldalo novamente, mas parece que agora fizeram um novo com mais espaço, cabendo a chave para apertar.
Meu mecanico fez um no coletor original, levou para soldar o local dos bicos e a curva com o tbi, ficou melhor que o meu, agora precisava ver esse novo da TNT se realmente resolveram os problemas, pois um colega nosso, no coletor de 6cc teve o mesmo problema q eu.
è isso ai
Abraços
Então quando comprei o coletor no 2º e 3º parafusos eram muito ruim para apertar, tive de cortar e soldalo novamente, mas parece que agora fizeram um novo com mais espaço, cabendo a chave para apertar.
Meu mecanico fez um no coletor original, levou para soldar o local dos bicos e a curva com o tbi, ficou melhor que o meu, agora precisava ver esse novo da TNT se realmente resolveram os problemas, pois um colega nosso, no coletor de 6cc teve o mesmo problema q eu.
è isso ai
Abraços
entendi. vc ta falando do parafuso para prender a tbi? não seria o caso apenas de refurar?
Eu gosto desses coletores:
Coletor De Admissão Para Opala 4cc Injetado C/ Flauta - R$ 569,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-567088495-coletor-de-admisso-para-opala-4cc-injetado-c-flauta-_JM)
Coletor Admissão Opala 4 Cil. Quadrijet Gm 151 S - R$ 799,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565141908-coletor-admisso-opala-4-cil-quadrijet-gm-151-s-_JM) (bem mais caro)...
me parecem bem feitos.
Alcides Arantes
08/07/2014, 15:46
As porcas que apertam o coletor no cabeçote, junto com a castanha que aperta o coletor de escap, porem pelo que vi nas imagens que mandou ja modificarão, e esta bem mais espaçado, o meu não entrava a chave, esmirilei umas 4 chave 14 p poder dar aperto, por fim tirei, cortei o coletor e soldei novamente, ficou muito bom, no tbi do meu coloquei uma curva de 90 graus, e o tbi virado para frente (tbi do golf, tem um calo, evita aqueles buracos no momento de solavancos), mas eh isso ai, pelo que vi nas imagens, o 1º coletor é para 4 bicos, o 2º para 8 bicos, o que acho não ter a necessidade,mas ambos parecem ser muito bem feitos.
Valeo
Alcides
As porcas que apertam o coletor no cabeçote, junto com a castanha que aperta o coletor de escap, porem pelo que vi nas imagens que mandou ja modificarão, e esta bem mais espaçado, o meu não entrava a chave, esmirilei umas 4 chave 14 p poder dar aperto, por fim tirei, cortei o coletor e soldei novamente, ficou muito bom, no tbi do meu coloquei uma curva de 90 graus, e o tbi virado para frente (tbi do golf, tem um calo, evita aqueles buracos no momento de solavancos), mas eh isso ai, pelo que vi nas imagens, o 1º coletor é para 4 bicos, o 2º para 8 bicos, o que acho não ter a necessidade,mas ambos parecem ser muito bem feitos.
Valeo
Alcides
Entendi. Obrigado pela explicacao.
Na verdade a ideia é usar 4 bicos mesmo. Com a tbi virada mesmo, acho que facilita na hora de posicionar o cabo do acelerador. Alem disso, tenho em mente que o ideal seria aumentar o volume do coletor para melhorar a resposta em baixa.
Uma tbi que parece legal tb é a do vectra gsi, sao duas borboletas de tamanhos diferentes. Deve dar uma boa progressividade.
Abs
Fala pessoal!
Abraços!
Caro Fabricio
Poderia me enviar o contato da Max 4 ???? Me interessei muito pelo kit que eles vendem para injetar o opala 4 cc
Agradecerei pela ajuda
Dae PessoALL....
To com praticamente tudo pra injeta meu jeep... falta só adaptar a TBI no coletor... e tempo para começar o trabalho, pois farei tudo em casa!
Vou injetar da seguinte forma:
Central de injeção Hardware RF-4
TBI mono do monza/kadet
Bico 4864 (original álcool para injetar gasolina)
Roda Fônica 60-2 da Igniflex
Bobina do Vectra ou Corsa 3 fios (vou escolher na hora da instalação)
Escape 4x1 curto (para melhor leitura da sonda)
Sonda Bosch 4 fios universal (mesmo não tão precisa, mas liga direto no RF-4)
Bomba elétrica do kadet/monza
Dosador externo.
Acho que o principal é isso...
No entanto, como sempre tem os invejosos de plantão, e são muitos, de tanto encherem o saco e fica gorando o que o cara faz, ja estou ficando na dúvida em fazer monoponto...
Quem ai ta com motor opala 4 injetado monoponto???
Será que vai ficar melhor que carburado e esse sendo um 446? (a titulo de comparação, pois até hoje não acertei a weber 40, então quando tava com o 446 era melhor...)
Dae PessoALL....
To com praticamente tudo pra injeta meu jeep... falta só adaptar a TBI no coletor... e tempo para começar o trabalho, pois farei tudo em casa!
Vou injetar da seguinte forma:
Central de injeção Hardware RF-4
TBI mono do monza/kadet
Bico 4864 (original álcool para injetar gasolina)
Roda Fônica 60-2 da Igniflex
Bobina do Vectra ou Corsa 3 fios (vou escolher na hora da instalação)
Escape 4x1 curto (para melhor leitura da sonda)
Sonda Bosch 4 fios universal (mesmo não tão precisa, mas liga direto no RF-4)
Bomba elétrica do kadet/monza
Dosador externo.
Acho que o principal é isso...
No entanto, como sempre tem os invejosos de plantão, e são muitos, de tanto encherem o saco e fica gorando o que o cara faz, ja estou ficando na dúvida em fazer monoponto...
Quem ai ta com motor opala 4 injetado monoponto???
Será que vai ficar melhor que carburado e esse sendo um 446? (a titulo de comparação, pois até hoje não acertei a weber 40, então quando tava com o 446 era melhor...)
Kitiu,
eu to usando monoponto...mas vou vender a weber para comprar o coletor multiponto. eu to gostando do carro, pega fácil, anda liso. não preciso ficar segurando no acelerador quando estou parado no sinal. está mais economico. está menos ignorante do que com a weber...mas eu sei que o bico do monza não me da a vazão necessária. preciso passar o carro para gasolina para ver a melhora. duro está o tempo de parar para mexer. se eu fosse fazer do zero hoje, faria multiponto (mudei minha opinião)...pelo que entendi nas minhas conversas e leituras, o multi fica com uma resposta mais rápida já que a injeção é na cabeça do cilindro.
em relação ao seu projeto. no meu caso não usamos o dosador externo, a tbi do monza já tem um dosador. o bico do monza é de baixa impedância. tem que ver se precisará de um peak and hold ou de um resistor (usamos o resistor no meu motor)...para que o bico funcione melhor.
abs
Dae Leonardo, blz?
Pois é o que ficam me questionando, que vou injetar mono e não vai fica bom e logo depois vou ter que passar para multi...
Mas o que eu pretendo com a injeção, é obter um resultado igual ou melhor ao que eu tinha com o 446, consequentemente, melhor do que esta com a Weber 40...que até hoje não consegui um acerto fino...
Então não espero e nem almejo ganho de potência com a injeção e sim imunidade a água na ignição com a roda-fônica e um motor mais liso, e confiável...
O que me deixa tranquilo em fazer a mono, é a opção de futuramente poder passar para multi... o que me deixa com o pé atrás, é que seria um tempo perdido de fazer a instalação, regular e não ficar bom...
Mas como ja tenho tudo, esta 90% certo que mês que vem começo a injetar o motor mono ponto mesmo...
Forte abraço!!!
Dae Leonardo, blz?
Pois é o que ficam me questionando, que vou injetar mono e não vai fica bom e logo depois vou ter que passar para multi...
Mas o que eu pretendo com a injeção, é obter um resultado igual ou melhor ao que eu tinha com o 446, consequentemente, melhor do que esta com a Weber 40...que até hoje não consegui um acerto fino...
Então não espero e nem almejo ganho de potência com a injeção e sim imunidade a água na ignição com a roda-fônica e um motor mais liso, e confiável...
O que me deixa tranquilo em fazer a mono, é a opção de futuramente poder passar para multi... o que me deixa com o pé atrás, é que seria um tempo perdido de fazer a instalação, regular e não ficar bom...
Mas como ja tenho tudo, esta 90% certo que mês que vem começo a injetar o motor mono ponto mesmo...
Forte abraço!!!
Cara, não sei como vai ficar na gasolina, mas no meu caso o que mais me incomoda é que o bico não está dando conta. no seu caso deve ser tranquilo. realmente o 446 é uma ignorância...mesmo o que eu usei que tava todo baleado.
imunidade à água é tranquilo. confiabilidade vai depender um pouco de vc conseguir acertar tudo direito...pq com ela instalada e funcionando 100% acho que não tem problema.
uma coisa é certa, não existe tempo perdido nesse negócio de injeção...é tudo aprendizado (principalmente para o acerto). se já tem as peças, começa assim mesmo...roda um tempo....aprende tudo e depois parte pro multi.
mesmo que não seja vc a instalar, sugiro que de uma boa lida no manual da mega....ele explica bem o funcionamento e alguns conceitos que são gerais para qq tipo de injeção. outra sugestão se for vc mesmo a instalar, ligue todos os sensores mas deixe o carburador no lugar e ligue o carro...de uma boa analisada nos dados gerados. depois ligue a ignição que é mais fácil de acertar e tente ligar o carro...acerte a ignição com os mapas originais de opala....aí por fim coloque a tbi...como vc já terá uns parâmetros de leitura dos sensores será mais fácil ajustar.
como é feita a programação da Hardware? pelo notebook? qual programa é para usar?
abs
Leonardo
Marvin_CPS
23/07/2014, 16:49
Kitui,
o Leo ta certo... Não tem essa de perda de tempo, da mono pra multi é um passo...
Mas se vc ja conhecer a resposta do motor em mono, regular para multi é doce de criança!!!
Falo por experiência, minha ideia inicial era colocar uma multi no motor do samurai, parti para mono por falta de $$ e por pelo menos tirar todos os sensores originais da suzuki (que conversa a parte, dão uma dor de cabeça quando desregulam). Não me arrependo de ter deixado assim, e ainda vou andar muito em mono para depois voltar a pensar na multi....
Ganhei confiança, pois as leituras da Aspro são completas e confiáveis. Facil de mexer pelos poucos sensores que essas centrais usam, e o comportamento do motor é outro..... Nunca pensei que faria numa viagem de mais de 400km uma autonomia de 9,2km/l com o samuquinha empurrando 4 pneus 750x16 mais alterações de suspensão.... A melhor q tinha conseguido com o motor original foi um rendimento de 7,5km/l na msm configuração de pneu e suspensão!
Se sua intenção é deixar o motor liso de funcionamento e imune a agua pelo uso da roda-fonica, comece pela mono e depois, como o Leo falou, de andar e conhecer o novo funcionamento do motor, estude a passagem para a multi!
Abs,
Dae Marvin e Leo...
Realmente não há tempo perdido, sempre se aprende algo novo... Mas vou de mono mesmo... como tenho um gol turbo com Fueltech, to gostando da brincadeira de mexer em injeção programável... Espero que a RF4 seja tão fácil quanto é a FT para fazer a programação e ajustes...
Assim que a coisa evoluir, eu vou relatando por aqui...
Forte abraço!!!
All,
Talvez eu esteja falando besteira mas...
Não dá para deixar a mono como principal e colocar os 4 bicos no coletor para atuarem como auxiliares? Tipo a partir de 3500rpm começariam a injetar?
Abraço!
Kako
All,
Talvez eu esteja falando besteira mas...
Não dá para deixar a mono como principal e colocar os 4 bicos no coletor para atuarem como auxiliares? Tipo a partir de 3500rpm começariam a injetar?
Abraço!
Kako
acho que até dá....mas pq? se tenho espaço para 4 auxiliares melhor usa-los como principais e tirar o outro. a não ser que vc ande no turbo por exemplo. mas aí acho que é melhor deixar os 4 como principais e o mono como auxiliar.
abs
Marvin_CPS
31/07/2014, 11:39
Nunca vi uma configuração desse tipo....
Teria que ver a disponibilidade da ECM controlar em separado esse bico da mono.... Mas chutaria que com as ECM convencionais não seria tão facil assim fazer isso!
Eh uma experiencia a se tentar, mas como o Leo falou, deixando a mono como auxiliar!
pois é...to falando em injeções programáveis. em carros turbo (aspirados e injetados originais) o cara coloca um módulo adicional para controlar o bico auxiliar.
abs
Marvin_CPS
31/07/2014, 13:30
Leo,
Qdo disse ECM quis dizer as programaveis (fueltech, pandoo, etc.), e não a original do carro....
Ainda assim, o modulo auxiliar costuma trabalha em banca, não?!
Ou tem modulo com opção de comando para 1 bico apenas?!
Dae Pessoal...
Até onde eu sei, a InjePro, Pandoo e Fueltech... tem opção de comandar 2 bancadas de injetores, que podem ser configuradas para injetar simultaneamente ou independentes... no caso de independente, o mais comum é em carros turbo, onde uma bancada de injetores (bancada A) alimenta o motor na fase aspirada e a outra bancada (bancada B) alimenta/complementa na fase turbo...
Isso independente de se ter 4 bicos na A e 1 bico na B, ou 1 na A e 4 na B.... vai da necessidade...
No entanto a FR4 não tem essa opção, mas ela tem 2 saídas para injetores que funcionam simultaneamente na forma semi sequencial...
Não vejo a necessidade de usar 2 bancadas de injetores em um motor aspirado, principalmente se for usar 1 principal e 4 auxiliar... agora 4 principal e 1 auxiliar no aspirado basta dimensionar melhor os 4 bicos principais que não precisa de auxiliar...
OBS: a quantidade de injetores por bancada, depende da impedância dos bicos...
Valew... Forte abraço!!
Alcides Arantes
12/08/2014, 12:37
Bom dia!
Semana passada estava conversando com um amigo, que faz preparação para carros em arrancada, e ele comentou a respeito da Pandoo Pulser Plus, ela faz o gerenciamento da injeção eletronica, porem não controla o ponto de ignição.
É bem interessante para quem ja tem Roda fonica, pois toda parte de acerto é feita pelo display, correção por sonda e tudo mais, e o mais interessante é o preço médio que ta girando na faixa de 750,00 nova com garantia.
De uma olhada, me pareceu ser bem interessante.
tem uma demonstração no youtube:
Pandoo Pulser Plus - Funcionalidades - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2jnXmzPauPA)
magraosc
10/07/2015, 14:29
Pessoal, alguem que usa aspro rf4 no motor do opala 4 cilindros poderia compartilhar os tempos de injecao e os avancos de ignicao dos mapas aqui?
Tou penando pra acertar minha f75 como motor de opala e aspro rf4, uso tbi do monza e o bico branco na gasolina, motor sem mechidas, original.
Valeu
Adriano
Palhoça - SC
Vamos lá magrão,
segue o link com um mapa provisório que eu tinha feito para tentar ligar o carro na gasolina.
https://drive.google.com/file/d/0B3tCHT5GqSPwV2FRTkNZQ3FDdkU/view?usp=sharing
esse mapa foi uma tentativa minha de fazer o carro ligar na gasolina. meu motor tá bem mexido e com muita taxa. mas ainda assim o carro não ligou. ele foi baseado no mapa alcool que o cara que instalou tinha configurado.
como o carro não ligava já na gasolina (o mecanico que mexe no motor não é o mesmo da injeção) e o meu amigo que estava montando o motor não entende de injeção.....fizemos um teste para eliminar qq problema que pudesses existir: desligamos a parte de ignição e colocamos um platinado no lugar pois aí o carro tem que ligar. realmente ligou. no meu caso serviu para identificarmos o problema que era motor todo travado....
no seu caso, pode ser uma ideia desligar a ignição e tentar andar com o carro um pouco no platinado controlando só a injeção. depois que estiver melhor tenta ligar a ignição.
mais perguntas:
vc tá rodando com qual bico? monza álcool?
tem certeza que não tem vazamento de ar no sistema? pergunto isso pq tinha comprado um kit de injeção aqui no forum há um tempo atrás e além dos bicos não darem vazão, tinha vazamento de ar pelo sistema. ele ligava, mas ficava uma bosta.
vc tem como fazer um logger da injeção?
se não quiser/puder fazer o teste da ignição, vc consegue travar o ponto pela injeção e checar se o ponto que vc programa é o mesmo real (com pistola de ponto)? (identificamos esse problema no meu carro tb, a roda fonica foi configurada errada).
vc falou que leu os manuais da mega. vc chegou a simular no computador como seria o seu motor nos softwares da mega? eles tem uns parametros iniciais bem legais.
abs
Leo
magraosc
10/07/2015, 16:01
Leo, rodo com o bico do monza alcool
Nao tenho como voltar pro distribuidor (nao tenho mais)
Vazamento so se for pelo hidrovacuo, mas creio que nao.
Nao consigo logger pois minha hardware é com scanner e nao tenho como liga-la ao notebook (e nem sei se a hardware faz log)
Vou afinar o ponto na pistola (se estiver errado é coisa de 1 ou 2 graus no maximo)
Cara, os softwares da mega sao osso de mecher, eu ate abri um log de jpx no viewer da mega, mas é osso de mecher
nao me achei com os valores de angulo de ponto e de tempo de injecao x posicao do tps
Leo, rodo com o bico do monza alcool
Nao tenho como voltar pro distribuidor (nao tenho mais)
Vazamento so se for pelo hidrovacuo, mas creio que nao.
Nao consigo logger pois minha hardware é com scanner e nao tenho como liga-la ao notebook (e nem sei se a hardware faz log)
Vou afinar o ponto na pistola (se estiver errado é coisa de 1 ou 2 graus no maximo)
Cara, os softwares da mega sao osso de mecher, eu ate abri um log de jpx no viewer da mega, mas é osso de mecher
nao me achei com os valores de angulo de ponto e de tempo de injecao x posicao do tps
entendi...sem o log fica difícil ver o problema. a sua hardware tem visor? o problema acontece em todas as condições? mistura gorda ou pobre?
se não me engano minha configuração básica é de tempo de injeção x map e não por tps. realmente eu não sei se a ordem de grandeza dos tempos de injeção dos dois módulos são parecidos.
o software é complicado pq tem opção demais. mas a maioria das coisas não precisa mexer. se for lendo o manual vc consegue bolar uma configuração básica para ligar o motor.
abs
507039
Dae Adriano,
Como seu motor é original, tenta usar esse mapa de injeção (não tenho o de ignição)...
Quem me passou ele foi o próprio Altemir da Hardware... segundo ele, esse mapa foi feito em um motor opala 4 original, monoponto... em dinamômetro de bancada.
Tentei usar esse mapa no meu motor, mas não ficou bom... estou com o motor aberto para trocar anéis... mas assim que puder, estou levando o meu jeep pro DINO de rolo para regula a injeção.... se tudo der certo faço isso semana que vem... ai posto aqui o resultado...
Fala Kitiu, vc poderia me dizer como está seu mapa de ponto?
segunda conseguimos ligar o carro. mas notamos que o ponto que marca no computador tem 10 graus de diferença pro ponto normal. agora estou aprendendo a mexer na injeção para poder terminar de acertar.
abs
magraosc
16/07/2015, 11:25
Valeu Christian Kitiu, vou testar.
Se tiver novidades com relacao a mapas do opala posta ai pra gente.
O mapa de ignicao tbem seria mto bom pra comparar.
Abraço
Adriano
magraosc
16/07/2015, 14:56
Pessoal, olha a bagunça que estao os meus mapas....
Ainda nao encontrei um mapa de ignicao pra comparar mas o de injecao ja vi que ta bem gordo, sem contar as inconsistencias...
magrao, isso tá muito esquisito mesmo...tem muitas inconsistências. não faz sentido, por exemplo, a 5000 cair tanto o tempo de injeção a 42%. note pela tabela que o kitiu mandou que os números são crescentes (em geral até o ponto de torque máximo). o mesmo deve valer para o ponto. vou tirar um print da tela com o mapa que estava no meu carro quando no álcool.
abs
Dae PessoALL,
Adriano e Leonardo, o meu mapa de ignição esta travado em 20 graus... claro que isso afeta também o resultado do mapa de injeção, mas por recomendação do Atemir da Hardware, é que fiz assim...
Como ja estou decidido a levar meu jeep pro dino, nem estou mais esquentando a cabeça e perdendo tempo com a injeção...
Sugiro a todos... se tiver acesso a um dino, faça isso... gasta um pouco mas leva para quem tem experiência para tirar 100% do investimento... injeção mal regulada é piro que qualquer carburador...
Assim que eu tiver o mapa do meu jeep acertado no dino, posto aqui o resultado...
Enquanto isso, boa sorte a vocês, mas no stress né.... hehehehe
Forte abraço!
valeu kitiu. o meu já andou travado. agora está com pequena variação. até vamos leva-lo pro dino. mas quero aprender a mexer para não ficar dependendo do mecânico. mas com certeza a presença de alguem que conheça para acertar faz muita diferença.
abs
Dae PessoALL...
Finalmente consegui levar o jeep ao Dino ontem a noite... ficou bom... segue em anexo o mapa, ( fiz ele no excel porque não tenho o cabo, só o scanner).
OBS: Meu motor tem comando 278 com 109 de lob-c, cabeçote levemente polido, e 9,5:1 de taxa, escape 4x1, uso a Hardware RF-4, TBI Kadet, bico branco (álcool), combustível gasolina, 1,5 bar constante na linha, bobina corsa 3 fios com 3,6 de carga.
OBS2: muita atenção ao resistor ligado em série ao bico, interfere no mapa a impedância e potencia do resistor, estou usando um fornecido pela Hardware junto com o Gerenciador de turbo que o Bertei ( preparador e dono do Dino) tinha, o resistor que eu tinha não deu certo...
OBS3: muitos erram na ligação do bico monoponto, é preciso ligar o fio cinza junto com o fio cinza e amarelo mais o resistor... assim o bico vai pulsar certo...
Ainda não andei com o jeep, mas pelo que vi no Dino.... ta muito bom...responde rápido, não engasga, sobe fácil o giro...
Rendeu 78 cv na roda... com sonda variando de 0.95 a 0.87 (lambda) segundo o Bertei "econômico"... heheheh... Por ser jeep o Bertei diz que daria para acrescentar uns 25 a 30% de perda na transmissão... sendo assim... o motor tem 97 a 101 cv... e 12 kg de torque...
Eu gostei do resultado, não estava almejando ganha potência com a injeção... o que eu queria foi atingido, o motor ficou muito bom...
Vou rodar um tempo assim, mas ja estou orçando para fazer 4 bicos... aos poucos vou comprando as peças... deve ficar ainda melhor...
Forte abraço a todos, espero ter ajudado alguém....
magraosc
12/08/2015, 13:22
Kitiu, o meu ta andando assim agora:
To achando que meu bico pode estar ligado apenas em um fio, pois os tempos sao quase o dobro dos teus. Vou ver isso.
Grandes dicas, valeu mesmo.
Marvin_CPS
12/08/2015, 14:26
Kitiu,
Qual valor e potencia do resistor que vc ta usando?!
O que veio instalado no meu carro era de 1,5ohm/10W (carcaça cerâmica), mas quebrou o terminal. Acabei trocando por um de 1,0ohm/10W (carcaça metálica, terminal mais grosso)! Mas ainda não testei o carro para saber se alterou o não o funcionamento.
Acredito que não vá mudar pois é a indicação segundo manual.
Consultando o manual da Aspro, diz o seguinte:
"- Caso for utilizar um injetor de baixa impedância deve ser usado em série um préresistor de 1R x 10W.
- Caso for utilizado dois injetores de baixa impedância, não use pré resistor e ligue osdois em série.- Caso for utilizar mais que dois injetores de baixa impedância, utilize um Peak Hold."
Abs,
show de bola christian,
me diga uma coisa, sua sonda é wide ou narrow?
o meu eu já coloquei para andar. vou dar uma estudada nesse seu mapa para entender as diferenças pra mega. no final de semana devo montar o filtro de ar para fazer o acerto direito. to pensando em dar uma meia sola, fazer vistoria e levar o carro para piracicaba, na sede da msracing para acerto...
abs
Kitiu,
Qual valor e potencia do resistor que vc ta usando?!
Dae Marvin, não sei ao certo qual Resistor é, pois esse Resistor o cara do dino tinha guardado e disse que ele veio junto num controlador de bico auxiliar para turbo da hardware... Não tem nada escrito nele... Só sei que ele não esquenta, a rf4 esquenta menos, e o bico trabalha certinhos com ele...
Kitiu, o meu ta andando assim agora:
To achando que meu bico pode estar ligado apenas em um fio, pois os tempos sao quase o dobro dos teus. Vou ver isso.
Grandes dicas, valeu mesmo.
Dae magraosc... Realmente estão altos os tempos de injeção... Vale a pena verificar se os dois fios de sinal do bico estão ligados...
show de bola christian,
me diga uma coisa, sua sonda é wide ou narrow?
Dae leogc... Fiz o acerto baseado na Wide da hardware... O mapa foi feito para não precisar usar correção por sonda... Sendo assim vou tirar a Wide e deixar a narrow...
Dae leogc... Fiz o acerto baseado na Wide da hardware... O mapa foi feito para não precisar usar correção por sonda... Sendo assim vou tirar a Wide e deixar a narrow...
valeu christian.
realmente a sonda wide é mais importante para o acerto do mapa...depois nem é assim tão necessária.
abs
magraosc
15/08/2015, 17:38
Dae PessoALL...
Finalmente consegui levar o jeep ao Dino ontem a noite... ficou bom... segue em anexo o mapa, ( fiz ele no excel porque não tenho o cabo, só o scanner).
OBS: Meu motor tem comando 278 com 109 de lob-c, cabeçote levemente polido, e 9,5:1 de taxa, escape 4x1, uso a Hardware RF-4, TBI Kadet, bico branco (álcool), combustível gasolina, 1,5 bar constante na linha, bobina corsa 3 fios com 3,6 de carga.
OBS2: muita atenção ao resistor ligado em série ao bico, interfere no mapa a impedância e potencia do resistor, estou usando um fornecido pela Hardware junto com o Gerenciador de turbo que o Bertei ( preparador e dono do Dino) tinha, o resistor que eu tinha não deu certo...
OBS3: muitos erram na ligação do bico monoponto, é preciso ligar o fio cinza junto com o fio cinza e amarelo mais o resistor... assim o bico vai pulsar certo...
Ainda não andei com o jeep, mas pelo que vi no Dino.... ta muito bom...responde rápido, não engasga, sobe fácil o giro...
Rendeu 78 cv na roda... com sonda variando de 0.95 a 0.87 (lambda) segundo o Bertei "econômico"... heheheh... Por ser jeep o Bertei diz que daria para acrescentar uns 25 a 30% de perda na transmissão... sendo assim... o motor tem 97 a 101 cv... e 12 kg de torque...
Eu gostei do resultado, não estava almejando ganha potência com a injeção... o que eu queria foi atingido, o motor ficou muito bom...
Vou rodar um tempo assim, mas ja estou orçando para fazer 4 bicos... aos poucos vou comprando as peças... deve ficar ainda melhor...
Forte abraço a todos, espero ter ajudado alguém....
Kitiu, bingo! o meu tava so com o fio cinza no bico, por isso os tempos tao altos.
Liguei os dois (cinza e cinza/amarelo) antes do resistor e na hora ja afogou com os tempos que eu tinha.
Coloquei o teu mapa e tou ajeitando... parece que vai ficar ate mais economico, alem de responder mais rapido.
Poderias colocar pra nós como ta o teu acerto da rapida e as correcoes de sonda?
Tou quase la, e tua ajuda foi fundamental.
Abraço
Adriano
Palhoça - SC
Kitiu, bingo! o meu tava so com o fio cinza no bico, por isso os tempos tao altos.
Liguei os dois (cinza e cinza/amarelo) antes do resistor e na hora ja afogou com os tempos que eu tinha.
Coloquei o teu mapa e tou ajeitando... parece que vai ficar ate mais economico, alem de responder mais rapido.
Poderias colocar pra nós como ta o teu acerto da rapida e as correcoes de sonda?
Tou quase la, e tua ajuda foi fundamental.
Abraço
Adriano
Palhoça - SC
Dae magraosc... Bah logo imaginei que está só um fio... Pois no começo cometi o mesmo "erro"... Hehehehe
Estou nesse exato momento num hotel em San Vicente na Argentina... Acabei de volta da trilha.... Estou muito mas muito contente com o resultado da injeção... Meu Jeep ta show....
A rápida se não me engano esta 3,5 na curta, 5 na longa e 6 de decremento... Foi o Bertei que regulou assim no Dino e eu não mexi... Fiz alguns leves ajustes no mapa no quadro 1 com pouco tps e baixo rpm... To deixando sonda na casa dos 0.95 e mesmo assim o motor ta com muito torque....
Não uso correção por sonda... Somente monitoro a mistura e caso não estiver de acordo fasso eu o ajuste...
Que bom que ajudei... Forte abraço!
Marvin_CPS
17/08/2015, 09:36
:( Fui verificar minha injeção e descobri que o instalador não ligou os 2 fios (cz e cz/am)...
O ruim que tb não consigo ver os mapas da minha aspro pois como estou fazendo elétrica do jipe esta tudo desligado!
Com ctz meus tempos tb estão altos... Mas apesar dos pesares, no ultimo role que dei com o samuca, ele tava bem econômico, fazendo na média de 8km/l. Pro motor 1.3 dele, tava melhor que a original que nunca fez mais que 7,5km/l na casca.... rs.s!
Assim que terminar a elétrica, vou acertar a configuração no dino e aproveitar e ligar os dois fios no bico injetor... vamos ver como vai ficar!
PS: KitiU, que ta fazendo na argentina?! Cansou das terras pátrias, kkkkk....
PS: KitiU, que ta fazendo na argentina?! Cansou das terras pátrias, kkkkk....
heheheheh
As trilhas na Argentina são muito boas... e os castelhano são muito parceiros... gosto de ir pra lá...
E Dae turma... Alguma novidade ai dos opala injetado? Tbm não precisa ser opala... Alguém ai consegui acertar ou melhorar a injeção?
Bem pra mim até agora só alegria, to satisfeito mas to na dúvida se faço 4 bicos ou continuo no monoponto....
Me falaram que na hardware se fizer 4 bicos, por ser semi sequencial fica muito econômico e ganha mais potência e rendimento do que monoponto... Só que precisa investir mais e fazer novo acerto no dino...
Opiniões?....
Marvin_CPS
24/08/2015, 10:31
KitiU,
Sem novidades por mim...
Mas a sua menção esta correta!
A Aspro trabalha como os novos motores, injeção Semi-Sequencial (injeção a cada 2 cilindros). Este tipo de injeção saiu primeiramente nos motores AT da linha WV, se não me engano. E fica bem econômica sim!
Com a injeção 4 bicos vc ganha alguns pangares a mais de força e tb ganha economia. Mas lembre-se que o direcionamento do bico deve ser o mais próximo possível da entrada para a câmara do cilindro do motor, pois se o bico ficar expirando no corpo do coletor a perda de combustível será grande e inviabiliza o investimento!
Meu próximo terão 2 etapas: trocar a minha 1bico por uma 4 bicos, e na sequencia adicionar um supercharger M24 :cool:, so para dar um alivio nas retomadas do suzukinho...
O bom do GM151 é que já existem coletores 4bicos prontos no mercado... Eh analisar o investimento e ser feliz! :concordo:
magraosc
25/08/2015, 12:24
KitiU, a minha tive que engordar mais o mapa na aceleracao e fase de força do motor, afinal minha F75 ta beem pesada e creio que um CJ seja bem mais leve pro opala carregar com mapa mais economico. Ficou beberrona pra caramba, coisa de 3 ou 4 por litro mais ainda vou "fuçar" um pouco mais pra ver o que consigo. tou apanhando na rapida e por isso precisei deixar o mapa um pouco mais gordo pra camionete nao engasgar.
Vamos que vamos
Adriano
Dae Marvin e Magrão...
Marvin, decidi que vou deixar por um bom tempo a injeção monoponto... é difícil medir o consumo numa trilha, e eu só fiz uma até agora, meu tanque é de 52 litros e devo ter gasto uns 8 a 10 litros... andamos muito pouco e quase não fiz força com o jeep então não tenho como saber se esta econômico ou não... claro que a intenção não é exatamente economia, mas se fizer sempre é bom... e a principal vantagem que vejo em fazer 4 bicos, seria no semi sequencial que teoricamente traria muita economia...
Magrão, a F75 é sim bem mais pesada que o jeep...no entanto, meu mapa foi feito no dino, ou seja, o motor fazendo força contra o freio do rolo... indiferente de que carro ele estaria, a força que ele fez seria a mesma... no entanto, acredito que pelo peso da f75 se precisar de ajuste, seria pouca coisa tipo ( ex: de 1.2 no meu jeep para 1.3 ou 1.4 na sua F75) nada de exageros... e o principal ponto do mapa acho que seria no quadro 1 (caso tenha o scanner), nesse eu tbm fiz ajustes para mais... mas se você tiver a sonda, de preferência a Wide Band, usando o meu mapa como base, andando mesmo vc ajusta o seu mapa, onde der falta vc corrige... vai dar trabalho mas aos poucos você acerta...
Vamos conversando... forte abraço!!
matrakaum
16/09/2015, 16:14
Tenho muito interesse neste tópico. Inclusive estou com um dúvida.
Separei um kit de Injeção do Tempra 8V 1 bico só - me informaram que este era o ideal para adaptar.
Mas já ouvi dizer que do Monza EFI tb. é bom. Bom, tb. tenho um kit destes aqui. Queria saber qual seria o melhor e mais fácil para se adaptar... assim posso ficar com um e vender o outro.
O do tempra já deixei de vender pensando em usar....
minhas novidades: o carro liga, anda, mas ainda precisa de um bom acerto. não consegui mexer muito nestes dias. tava levando uma surra para trocar um retentor do diferencial dianteiro. quando desisti e comecei a mexer na injeção, o sensor de rotação queimou e me deixou na mão. acho que preciso estudar um pouco mais ainda.
qdo coloquei a injeção o mecanico me disse para montar logo mpfi. como já tinha umas peças não fiz. até pensei em partir agora para isso, mas acabei desistindo. não acho que tenha ganhos de potência, apenas de economia. além disso, o motor tem mais torque com o bico antes da borboleta.
matrakaum: tenho um amigo de bh que tentou montar um de monza num opala álcool mexido...não ficou bom. ele usou depois o do tempra e parece que ficou bom. se for original, dizem que funciona.
abs
Leandro-SC
16/09/2015, 17:12
Tenho muito interesse neste tópico. Inclusive estou com um dúvida.
Separei um kit de Injeção do Tempra 8V 1 bico só - me informaram que este era o ideal para adaptar.
Mas já ouvi dizer que do Monza EFI tb. é bom. Bom, tb. tenho um kit destes aqui. Queria saber qual seria o melhor e mais fácil para se adaptar... assim posso ficar com um e vender o outro.
O do tempra já deixei de vender pensando em usar....
Tenho do tempra 16v com 4 bicos e o mesmo mecanico que vez o meu tbm ja fez com 1 bico do tempra, diz ele que 4 bicos é melhor, agora se é por economia ou desempenho nao sei te dizer.
matrakaum
17/09/2015, 09:14
eu tenho um Kit do Tempra 04 Bicos 16volts aqui tb. - Tenho um do tipo 2.0 8v 4 bicos tb. - Mas acho que do 4 bicos é mais complexo por causa da flauta. Teria que mandar fazer um coletor de admissão, algo que eu acho que não seja simples.
O meu motor, Opala 4cilindros, é original. O Batata aqui de Osasco tb. falou que o kit Magnetti Marelli é melhor para adaptar.
Acho que vou ficar com este mesmo... embora não sei como fazer para encaixar a polia fônica e se há um grau certo para se colocar o sensor nesta polia.
para adaptar não sei como é. mas eu uso uma roda fonica vendida pela igniflex.
magraosc
17/09/2015, 13:13
O meu cortei uma fonica de corsa e soldei direto na polia do vira do motor. Serviço chato de fazer porque tem que ficar bem centrada a fonica senao nao funciona. O suporte do sensor copiei da igniflex. Alias a dica é comprar a roda fonica e o suporte ja prontos da igniflex, eles fabricam um kit proprio pra opala com roda fonica e suportes que é chegar e encaixar... mamao com açucar.
O meu ta com RF4 da hardware com TBI do monza e bico mono (bico do carro alcool) e ta bebendo horrores, nao ta fazendo nem 5 na gasolina e é um 4cc original empurrando um F75 encurtada porem com pneus supertork 31x15. Ta forte, mas ta bebendo... Usei o mapa do Kitiu que ta postado aí em cima mas tive que engordar bem ele, senao nao andava.
Dei uma parada de fuçar na injeçao porque só mecher é fods... agora tou curtindo um pouco e gastando uma gasolina... ta barata mesmo...rsrsrs
rodrigo fonseca
18/09/2015, 15:47
e ai turma, bom comecei a juntar as pecas para injetar meu jeepinho o (Rambo), vou fazer o coletor para usar 4 bicos! mas estou pensando em usar a aranha da ranger v6 que ai nao preciso de flauta! estou analizando se uso central fueltech ou pandoo! vo usar o tbi de um motor da grand cherokee v8 que tenho aqui sobrando! conforme vo comecando vo tirar umas fotos e postando! estou em duvida sobre a roda fonica, alguem pode me da uma dica! sobre isto
matrakaum
18/09/2015, 19:26
Entrei em contato com a Igniflex sobre a Rodafônica. Acho que é mais seguro comprar uma do que soldar. Eu tenho a roda fônica do Tempra 8v, eu guardei o kit todo, mas acho que deve ser bucha soldar certinho e ainda tem o problema do suporte do sensor.
Entrei em contato com a Igniflex sobre a Rodafônica. Acho que é mais seguro comprar uma do que soldar. Eu tenho a roda fônica do Tempra 8v, eu guardei o kit todo, mas acho que deve ser bucha soldar certinho e ainda tem o problema do suporte do sensor.
Dae matrakaum,
A roda fonica da Igniflex é plug and play... pode comprar sem medo, eu uso essa no meu jeep...
Quanto a tbi do tempra, no começo do meu projeto eu iria usar essa... o pé dessa tbi da praticamente certo sem flange no coletor de alumínio dos carburadores 446 e h34, se não me engano muda alguns milímetros a distancia dos furos do tbi para os prisioneiros/parafusos do coletor...
Só não usei a tbi do tempra, pois a borboleta é se lembro bem 4mm menor que a do monza/kadet... mas até que ponto isso influencia eu não sei, só que eu optei na borboleta maior...
Mas tem gente que usa a TBI dos gol... não sei tamanho de borboleta, mas fica bom...
Ja que vc ja tem a TBI do tempra e se seu coletor de admissão for o de alumínio da carburação dupla, usa essa mesma... se for preciso fazer flange ai vai de custo/benefício... a decisão é sua...
Forte abraço!
O meu ta com RF4 da hardware com TBI do monza e bico mono (bico do carro alcool) e ta bebendo horrores, nao ta fazendo nem 5 na gasolina e é um 4cc original empurrando um F75 encurtada porem com pneus supertork 31x15. Ta forte, mas ta bebendo... Usei o mapa do Kitiu que ta postado aí em cima mas tive que engordar bem ele, senao nao andava.
Dei uma parada de fuçar na injeçao porque só mecher é fods... agora tou curtindo um pouco e gastando uma gasolina... ta barata mesmo...rsrsrs
Magraosc...
Tendo em vista que o meu mapa foi acertado no dinamômetro, onde era motor fazendo força contra o freio do rolo, indiferente de estar num jeep ou um trem, a grande diferença é que seu motor é original e o meu um pouco mexido, apesar de estar hoje com o cabeçote original, esta com 9,8:1 de taxa(medido e calculado), tenho comando 278 com 109 de lob c, coletor de escape 4x1, uso também a tbi do monza com o bico branco do álcool injetando gasolina...
É certo que voçê terá e deve fazer ajustes, inclusive eu mesmo já fiz ajustes em cima do mapa inicial, fiz ajustes na faze de baixo rpm e baixo tps, ou seja no quadro 1 da injeção, todo o resto do mapa continua o mesmo... até agora não alterei nada no mapa de ponto...
Se seu motor esta bebendo horrores, deve estar jogando combustível fora, então você deve empobrecer o mapa ao invés de engordar...
Fique de olho na sonda... conforme observei no dino, o motor não chega a perder mas tbm não ganha potencia muito gordo, com sonda abaixo de 0,85 lambda... abaixo dos 0,80 ele chega a afogar...
Então, tente deixa sempre quando o motor estiver fazendo força, sonda na casa dos 0,90 a 0,87 de lambda, motor sem fazer força pode deixar sonda acima de 0,90 lambda... na lenta próximo de 1,00 lambda...
Caso não tenho uma sonda wide band, a leitura será em mV... no caso ficaria assim,
Motor em plena carga(fazendo força) de 460 a 560 mV (quanto mais alto esse valor mais gorda a mistura)
Motor sem fazer força de 350 a 460 mV
Marcha lenta em torno de 260 mV...
OBS: acima de 680 a 700 mV o motor começa a afogar e perde potencia..
Forte abraço!!!
rodrigo fonseca
30/09/2015, 16:33
ola amigos, comecei a colocar injecão no meu jeep aqui . motor 4 cilindros opala! ja fiz o coletor com as entradas dos bicos injetores, os bicos que vou usar e do omega 4 cilindros! e o tbi estou usando um da grand cherokee com atuador e sensor de borboleta nele! resolvi mudar algumas coisas ai agora vo comecar a colocar fotos para turma ve! eu mesmo estou fazendo tudo, des de roda fonica e suporte de sensor de rotacao tipo hall linha vw! vou usar uma pandoo fi4, pelo manual tem bastante regulagens estou com bastante medo disso! rsrsrs, mas enfim vamos la! vo usa uma bomba do gol gti e dosador externo de pressao, e sonda lambda normal tambem! amanha vo postar fotos! abracos
Leandro-SC
02/10/2015, 09:24
Bom dia pessoal
Como ja comentei antes tenho um motor opala 4 funcionando com uma injeção do tempra 16v com 4 bicos, peguei o jeep recente a uns 3 meses ja com tudo montado, oq esta me deixando extressado é o consumo, ta bebendo muito mais muito mesmo, nao sei se é por que ele é bloqueado na solda na traseira e pra chegar em casa pego muito transito e manobras no asfalto que o arrasto fica muito pesado ou nao sei oq acontece, funciona bem muito bem nao falha nem nada só que bebe.
Ai vem o problema nao tem como eu saber oq se passa, nao tem como eu ligar um scanner pois nao tem saida pra ligar, ou seja estou as segas,
Entao pergunto a quem tem funcionando se eu colocar uma injeção programavel, ai aproveito tudo oq tem instalado so tiro o modulo do tempra e faço a fiação nova, vou conseguir regular ou pelo menos saber as falhas?
Sei que jeep nao faz media, tudo bem mas qual o consumo do jeep de vcs? estou tomando por parametro fiz um deslocamento em asfalto de uns 80 km em 3º e 4º marcha e uma trilha de 1,5km e foi 40 litros e a trilha nao era muito pesada coisa tranquila
rapaz, consumo é um assunto delicado...mas mesmo assim parece que tá bebendo muito. adaptação com módulo original de outro carro é sempre complicada pq vc não tem parametros. o ideal era ligar uma sonda lambda e ver como esta a mistura, um mecanico que fosse bom de acertar essas injeções talvez conseguisse melhorar. com a injeção programável com certeza é mais fácil pq vc consegue calibrar de maneira mais fácil. só precisaria acertar o chicote.
abs
Gente, passei por alguns problemas também com minha injeção no motor do opala a um tempo atrás. Problemas pra acerto, peças mais adaptaveis ao motor, instalação eletrica etc. Por um tempo, consegui rodar com a TBI do kadett/monza monoponto. Bebia pra caramba o motor! Rodava com um distribuidor com sensor hall adaptado por mim em um distribuidor do opala (cai na besteira de ouvir gente dizendo que roda fonica não era pra jeep,rs..). Tava bebendo muito por causa desse distribuidor que não dava certo com a fase do motor. Encostei o jeep por causa da quebra do anel do 3º cilindro. Brevemente estarei montando-o de novo, mas será multiponto, pois já tenho o coletor pronto.
A questão é que na epoca, este tipo de discussão, era raro. Havia sim pessoas interessadas no assunto, mas nada muito tecnico. Só mais especulação e suposições sobre acertos e melhorias do sistema. Hoje já tem mais gente que fez a adaptação e passou por problemas que as vezes são bem peculiares. Isso é otimo, pois podemos trocar experiencias e duvidas que são unicas de cada um. Só espero que sejam compartilhadas aqui por todos nós, para que sempre possamos ajudar uns aos outros. Acho que faz parte da "filosofia jipeira".
A principio, gostaria de sugerir que cada um que montou a sua injeção programavel, postasse aqui a sua configuração do mapa, mesmo sabendo que cada motor tem a sua particularidade (muitos tem motores originais e outros dão aquela envenenada pra tirar um pouco mais do motor) seria importante pra compararmos questões sobre tempo de injeção, de ignição, sonda lambda, bicos injetores, consumo e potencia, etc.
Eu tinha um modelo de anotar os parâmetros da configuração do mapa. Vou procurar e posto aqui depois pra servir de base para que todos possamos ter um padrão de comparação nas nossas montagens.
Obrigado pela leitura, até mais!
ótima ideia.
o díficil será arrumar um padrão onde possamos colocar os parâmetros considerando diferentes módulos. me eu topo participar de qq jeito.
abs
rodrigo fonseca
05/10/2015, 10:51
amigos, alguem ai sabe se com a central pandoo efi 4 da para usar o atuador de marcha lenta nela. sera q alguem ai ta usando e possa me da uma ajuda
rodrigo fonseca
05/10/2015, 11:27
e outra duvida amigos, sobre a roda fonica, como devo acertar ela quando o motor esta em pms, tipo quantos dentes o sensor de rotacao
rodrigo, em relação à roda fônica, no meu caso independe da posição. basta vc saber em qual dente está o PMS e configura-la assim.
em relação ao atuador de marcha lenta, eu não sei sobre a pandoo. mas acredito que funcione sim. eu uso um de kombi.
abs
rodrigo fonseca
08/10/2015, 16:40
ola leo obrigado pela ajuda , mas estou empenhado aqui preciso da ajuda de voces, montei tudo aqui coloquei no pms e coloquei no 15 dente no resalto a sensor de rotacao! e o restzante esta tudo ok, mas so estoura e nao pega, como se estivese fora do ponto. alguem pode me ajudar
po, eu não posso ajudar nessa...
rodrigo fonseca
08/10/2015, 22:54
amigos, alguem sabe se posso deixar no 20 dente a roda fonica no ponto morto superior da polia, no manual indica no 15 dente, mas para melhor fixacao da polia seria no 20! alguem sabe se posso
acho que depende muito da possibilidade de mudar a configuração no módulo. mas eu buscaria um jeito de montar do jeito que está escrito no manual...
amigos, alguem sabe se posso deixar no 20 dente a roda fonica no ponto morto superior da polia, no manual indica no 15 dente, mas para melhor fixacao da polia seria no 20! alguem sabe se posso
Dae Rodrigo,
A maioria das injeções programáveis indica deixar o sensor da roda fonica alinhado com o 15o dente... mas isso não precisa ser seguido a risca... eu uso na minha hardware no 20o dente... basta seguir o processo de deixar o motor travado com o cilindro 1 em pms e contar em qual dente o sensor esta... ai informar isso para a injeção nas configurações...
rodrigo fonseca
11/10/2015, 13:42
ola kitiu, muito obrigado pela forca! fiz assim o dente ficou no 16 dente ai configurei na central também no 16 dente! bati chave e pegou de primeira! mas estou com outro problema agora, o motor depois de quente nao vira! ai e so deixar chega por volta de 40 graus e vira de barbada e pega tranquilo! ai como tem muita regulagem ainda nao estou sabendo oq posso faze na regulagem para melhorar isto
ola kitiu, muito obrigado pela forca! fiz assim o dente ficou no 16 dente ai configurei na central também no 16 dente! bati chave e pegou de primeira! mas estou com outro problema agora, o motor depois de quente nao vira! ai e so deixar chega por volta de 40 graus e vira de barbada e pega tranquilo! ai como tem muita regulagem ainda nao estou sabendo oq posso faze na regulagem para melhorar isto
Dae Rodrigo...
Seu problema é que seu mapa de ponto deve estar com um ponto avançado demais para a partida do motor quando quente... Mas isso é fácil de resolver...
Nao ao cheguei a ler o manual da pandoo... Mas se for igual às outras, deve ter um lugar que você configura o ponto de partida e tempo de injeção na partida conforme temperatura do motor... Assim com na fueltech, ou deve ter um ponto de partida para todas as partidas com na hardware... Sugiro configurar uns 10 a 12 graus na partida, depois que o motor pega o ponto volta a ser o configurado no mapa....
rodrigo fonseca
11/10/2015, 17:17
opa, vo verificar aqui se tem na configuracao isto q voce me falou1 como estou regulando sozinho fica mais dificil! mas chego la1 rsrsrs por enquanto muito obrigado1 voce nao teria watssap para nos nos fala e voce indo me dando umas dicas, claro se nao for encomodo