Ver Versão Completa : SPOA não anda no cambão... ajudem
Camilo JR
05/03/2007, 07:17
Olá... bom dia...
antes de mais anda eu não achei algo no forum que me ajudasse, se alguem tiver um link será bem vindo..
também não achei o famoso tópico com o Bill ensinando a fazer SPOA ...:oops:
mesmo assim, fiz no meu jeep...
só que agora qdo eu vo puxar ele pelo cambão... ele não fazer curva, e se insistir os pneus do jeep vem de lado arrastando.... antes ele não fazia isso e vinha mto bem atraz do carro.
a barra de direção esta na horizontal e mesmo assim tem um pouco de bumpster ( achu q é assim )..
e como eu vo encosta ele de novo pra mexer nos eixos, que serão trocados pelos da rual por dois motivos, largura e pq eu comprei o blokeio e depois descobri q meu diferencial é 8 estrias e naum 19 :parede:
então fikara assim...
cj3-B SPOA eixos rural, blokeio trazeiro macrotroque, direção de gol, caixa de C-20, jumelos revolvers com trava, pneus DynaTorque , motor opala 4 cilindros.... :-D
não to nem um pouco afim de comprar carretinha pra transportar o jeep..... mestres.... qual foi o erro do meu SPOA ??
se precisar... avisem q eu bato fotos e posto aki mais tarde...
abraços...
Elmer_Jeep
05/03/2007, 08:03
mestres.... qual foi o erro do meu SPOA ??
C A S T E R !
Amigo tem muita coisa aki no forum e um caso igual ao seu....
Mas vamos la...
Vc girou o munhao..
entra no msn pagani@hotmail.com
[]s com o 4100 ja bombando
Elmer_Jeep
05/03/2007, 08:18
antes de mais anda eu não achei algo no forum que me ajudasse, se alguem tiver um link será bem vindo..
Aqui tem tudo detalhado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263
[]'s
Camilo JR
05/03/2007, 10:10
oi.. borigado.. primeiramente vou fazer uma pesquisa e descobrir o q é caster.. ahhahaha..
msn adicionado...
e de meio dia vou bater alguams fotos e começo da tarde posto aqui.. achu q vai facilitar bastante...
muito obrigado...
Elmer_Jeep
05/03/2007, 10:22
primeiramente vou fazer uma pesquisa e descobrir o q é caster.. ahhahaha..
Imaginei,
...por isso que tem muito spoa feito nas coxas Brasil a fora...
[]'s e manda as fotos.
Camilo JR
05/03/2007, 11:58
bom.. seguem as fotos...
tirei do que eu achu q possa importar.... se precisar de algum angulo mais específico pra detectar o problema.. só avisar q eu providencio...
e aproveitendo.. dexa eu apresentar..... esse aí é o meu jeep.. prazer... ahahahaha..... ate fim de ano ele ganha roupa nova....:-D
Camilo JR
05/03/2007, 12:03
+ ftos....
[]´
Camilo JR
05/03/2007, 13:56
será que como eu vou trokar os eixos essa semana ou na semana q vem, não seria mais interessante deixar os eixos na posição correta ( original ) e para não estrangular as cruzetas baixar alguns centimetros a caixa de marchas ??
assim eu não estaria com angulos de caster errados ....
só naum sei se da pra baixar a caixa o suficiente.. pois semana q vem também chegam os jumelos rovolvers....
alguma sugestão ??
ou melhor mesmo seria trokar os eixos e cortar e mudar de posição os munhoes.. ? pq como ta hj a única coisa q foi feita foi torcer o eixo todo, por os feixes de mola por cima e alterar as barras de direção.....:parede:
meu deus q confusão....:-D
Elmer_Jeep
05/03/2007, 13:59
tirei do que eu achu q possa importar.... se precisar de algum angulo mais específico pra detectar o problema.. só avisar q eu providencio...
Tudo indica que é caster, parece, parece que levantaram o pião pra ficar apontando na direção da tcase (sabe o que é tcase ?) e os munhões foram junto com o pião e não voltaram pro lugar certo (sabe quem são os munhões ??)
Cara, tem como vc tirar uma das rodas dianteiras e fazer uma foto da lateral.
E outra, te aconselho a instalar um High-Steer:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=277785#post277785
Alexandre Vaz Ferreira
05/03/2007, 14:11
pq como ta hj a única coisa q foi feita foi torcer o eixo todo, por os feixes de mola por cima e alterar as barras de direção.....:parede:
Taí a caca
O caster ficou negativo uns 4 graus pelo menos:putz: :parede: :parede:
Volta o eixo para Spua e pesquisa bem antes de fazer de novo:concordo:
[]s com 4 graus positivo
Camilo,
Não serei tão específico quanto o Alexandre, acertando o ângulo de caster, mas que você tá com um problemão de caster, isso tá.
Vc tem que fazer o procedimento discutido no tópico passado pelo Elmer e também providenciar um high steer decente que não vá forçar o munhão. o high steer que vc fez na roda direita, vai estourar o seu munhão na primeira pedra que você pegar.
A TT4 produz os high steer com reforço de mhnhão que evita o esforço localizado, principalmente quando você utiliza o JEEP em situações de stress.
http://www.tt4.com.br/catalogo/produtos/318cdc57c88e2efd7405e3c979be7516.jpg
Já que está vendo os JR, aproveite e inclua um par de HS.
[]'s
Camilo JR
05/03/2007, 20:50
Escória..
esses HS que vcs fabricam servem no meu jeep mesmo eu mudando os eixos para eixos de rural ?? é de fácil instalação ( precisa mudar algo ou é só instalar ) ??? pelas fotos, vc acha q não vai bater em nada ???
e teria como vc me mandar isto junto com os jumelos q vais mandar quinta feira??
sobre voltar pra SPUA, sem chance... adorei ele assim não fosse este angulo....:???:
agora vou desmontar de novo pra trokar os eixos e vou estudar pra acertar esse caster...
uma dúvida... alem de não andar no cambão e o pneu não voltar sozinho após as curvas.. teria mais algum inconveniente esse erro de angulo ??
e pra que de certo... eu faço como fiz, mirando o diferencial para o t-case, porém eu tenho de cortar o eixo ali nos munhões pra que eles não girem com o eixo, deixo eles na posição original deles ( munhões ) e soldo. correto ?? ou vou fazer cáca de novo.. ahah.. abraços
e muito obrigado pela atenção de vcs...
Elmer_Jeep
05/03/2007, 20:59
Já leu o tópico que indiquei na primeira página, o procedimento tá todo explicado lá.
[]'s
joão k. chikui
05/03/2007, 21:29
será que como eu vou trokar os eixos essa semana ou na semana q vem, não seria mais interessante deixar os eixos na posição correta ( original ) e para não estrangular as cruzetas baixar alguns centimetros a caixa de marchas ??
assim eu não estaria com angulos de caster errados ....
só naum sei se da pra baixar a caixa o suficiente.. pois semana q vem também chegam os jumelos rovolvers....
alguma sugestão ??
ou melhor mesmo seria trokar os eixos e cortar e mudar de posição os munhoes.. ? pq como ta hj a única coisa q foi feita foi torcer o eixo todo, por os feixes de mola por cima e alterar as barras de direção.....:parede:
meu deus q confusão....:-D
Grande camilo
Teu carro deve estar inguiável, tipo depois de uma curva , o volante não volta sozinho , e quando o piloto volta, passa da conta: Um terror.
Como vc vai trocar os eixos em breve , tente colocar 2 cunhas de 5 a 6 mm ,entre as molas e o suporte , vá engrossando as cunhas até que seu diferencial fique com a parte reta de baixo exatamente Horizontal , e , teste no asfalto.Não estranhe, vai ser outra viatura! Na hora que teu diferencial ficar horizontal, teu caster estará praticamente certo.
OBS: Em 20 min vc faz esse teste.
Camilo,
É plug'play.
Preciso ver com eles se dá tempo de preparar tudo. Talvez atrase um pouco.
[]'s
Camilo JR
06/03/2007, 09:05
Cara, tem como vc tirar uma das rodas dianteiras e fazer uma foto da lateral.
tem.. posso fazer isso agora no meio dia.... porém me resta a dúvida... é só tirar a roda e fazer a foto.. ou precisa q eu desmonte alguma parte a mais ( roda livre, pontas de eixo.. etc.. ) ??
só me diz isso q dai de tarde já posto a foto...
Camilo JR
06/03/2007, 09:13
Grande camilo
Teu carro deve estar inguiável, tipo depois de uma curva , o volante não volta sozinho , e quando o piloto volta, passa da conta: Um terror.
Como vc vai trocar os eixos em breve , tente colocar 2 cunhas de 5 a 6 mm ,entre as molas e o suporte , vá engrossando as cunhas até que seu diferencial fique com a parte reta de baixo exatamente Horizontal , e , teste no asfalto.Não estranhe, vai ser outra viatura! Na hora que teu diferencial ficar horizontal, teu caster estará praticamente certo.
OBS: Em 20 min vc faz esse teste.
João... obrigado pelas dicas... na verdade o jeep está andando bem na estrada... não fui ainda pra trilhas com ele.... o q senti é que qdo passa uma lombada o jeep segue pulando mais uns 10 metros.. ahah.. o problema mesmo é pra puxar no cambão, pelo menos o único problema que percebi ate agora...
mas colocar cunhas vai voltar o diferencial pra baixo. na horizontal.. como tava antes.. e dai vai estrangular as cruzetas... por isso eu to achando que pelo que eu li ate aogra.. a única solução é cortar os munhoes.. e gira-los ... porem antes de trokar os eixos vou tentar com as cunhas e ver o que acontece...
[]`s
Rodrigo59
06/03/2007, 09:35
to com o mesmo problema de caster no meu cj spoado!! to pensando em corrigir o angulo do caster alterando a altura dos jumelos ate achar o grau certo!! to errado em fazer isso??
Humberto Baldisseri
10/03/2007, 19:08
Amigo,o seu Golf é1.6 ou 2.0?tenho um Civic 2005 e tenho medo dele nao puxar bem meu Jeep,será que ele aguenta?
Obrigado.
+ ftos....
[]´
Alexandre Vaz Ferreira
11/03/2007, 08:28
to errado em fazer isso??
Sim. Acho que só corrigiria o caster com uns jumelos de meio metro:shock: :lol:
[]s
Alexandre Vaz Ferreira
11/03/2007, 08:36
Amigo,o seu Golf é1.6 ou 2.0?tenho um Civic 2005 e tenho medo dele nao puxar bem meu Jeep,será que ele aguenta?
Obrigado.
Vai dar M...Dá uma olhada nestes links:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12036
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6545&highlight=rebocador
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=531&highlight=rebocador
[]s
Muito cuidado com isso !!!!!
Eu rebocando um samuca, por varios kilometros e qse em casa em uma curva fui fechado (estava a uns 60km/h) como tokei no freio (com disco so na dianteira) aliviou o peso da traseira e por muito pouco nao deu kaka...
E olha q o CJ eh bem mais pesado que um samuca...
Não se trata de forca de motor mas sim de relação de peso...
[]´s
Camilo JR
12/03/2007, 20:45
Obrigado.
olá.... olha meu carro é um 1.6, que já naum é grande coisa.... pra piorar o desenpenho tem rodas aro 18 e pneus com largura 245 ...
ou seja.. é um pato..
porem tem freio a disco nas 4 rodas.
ele puxa o jeep muito bem, naum tenho o que reclamr.. já subi serra puxando ele... só q eu naum passo de 90 km/h pra preservar meus freios e pro jeep naum vim cutucando atraz...
com o meu carro fds passado fomos num raid numa cidade vizinha e fui rebocando uma rural.. e foi sem problemas... foi ate melhor do q eu esperava
achu q seu civic leva seu jeep sem problemas.. é só estar com os freios em ordem... e pra puxar vai baxando marcha e pisando...
mas q detona o carro eu achu q detona...
abraços.. espero ter ajudado