Ver Versão Completa : Após revisão, marcha RÉ continua escapando!!
Lucas Nassif
02/03/2007, 21:24
Aee galera,
o Cascão foi pro meca semana passada pra mexer na caixa de marcha que tava folgada, arranhando marcha, escapando a ré...........
Ao abrir, percebemos que todos os sincronizadores estavam quebrados, e a engrenagem da ré estava ruim também! De resto, tudo tava bom, engrenagem da 1ª, 2ª e 3ª!! Troquei a engrenagem da ré, todos os sincronizadores, coloquei macaquinhos novos, etccc...a caixa ficou justinha, mas a ré ainda escapa :putz:! Ela demora mais pra escapar, tipo, antes eu andava 4 metros e ela escapava, agora eu ando uns 10 a 15 metros pra ela escapar, e ela escapa mais rapido quando eu dou ré em uma subida!!
Alguém expert desse fórum sabe o que pode estar acontecendo???
[]'s escapando
joão k. chikui
02/03/2007, 22:01
caramba , Nassif
Sua pergunta veio atrasada. apesar de vc não citar, pelo tipo de defeito , seu cambio deve ser o original 4 M, certo?
Já apanhei com isso tb. Resolvi simplesmente adaptando um 260F com piloto de 16 dentes. Com o passar dos anos, fica bem mais em conta. Sem contar a 1ª e 2ª bem curtas.
Agora que já revisou, tem que arrumar na garantia.
Lucas Nassif
02/03/2007, 22:29
caramba , Nassif
Sua pergunta veio atrasada. apesar de vc não citar, pelo tipo de defeito , seu cambio deve ser o original 4 M, certo?
Já apanhei com isso tb. Resolvi simplesmente adaptando um 260F com piloto de 16 dentes. Com o passar dos anos, fica bem mais em conta. Sem contar a 1ª e 2ª bem curtas.
Agora que já revisou, tem que arrumar na garantia.
João, desculpe a falta de informação, mas o cambio é o 3m original!
Tenho que resolver esse problema, pois so vou trocar de cambio ao trocar de mtor, provavelmente em meados de 2008
Abss
Lucas
Qual foi o valor desse serviço, pois a minha caixa é igual a sua e a Ré e arranha um pouco na troca da 2ª para 3ª, desta forma queria ter uma ideia do valor, há, você mesmo trocou, é facil?
Lucas Nassif
03/03/2007, 09:05
Lucas
Qual foi o valor desse serviço, pois a minha caixa é igual a sua e a Ré e arranha um pouco na troca da 2ª para 3ª, desta forma queria ter uma ideia do valor, há, você mesmo trocou, é facil?
Buica,
quem fez o serviço foi o meca. Eu ainda nao sei o valor, pois meu jeep vai voltar pro meca pra acabar de fazer uns reapertos, e o meca deixou acertar com ele na semana que vem!
[]'s
joão k. chikui
03/03/2007, 18:26
Lucas
Ainda bem que o serviço foi feito no meca, pq tem que arrumar. Sozinho não melhora, muito pelo contrário.
Lucas Nassif
03/03/2007, 18:37
Lucas
Ainda bem que o serviço foi feito no meca, pq tem que arrumar. Sozinho não melhora, muito pelo contrário.
Tô ligado, o JEEP já ia pra la mesmo essa semana......
[]'s desconfiados que o problema está na tampa
Lucas,
Não sei se procede, mas....
Tava com o mesmo problema de escapar a ré, fui na Agromotor aqui em SP
e comprei engrenagem da ré, macaquinho, e coisa e tal..
O vendedor me disse que quando troca a engrenagem de ré, tinha que trocar também a da 1ª. Não troquei.
Cambio montado e.....continuou a escapar, conforme vc descreveu...
Encheu o saco e acabei comprando o cambio do Pagani aqui do forum.
Agora tá legal.
Lucas Nassif
03/03/2007, 21:50
O vendedor me disse que quando troca a engrenagem de ré, tinha que trocar também a da 1ª. Não troquei.
Ao abrir a caixa, eu esperava estar tudo moído, mas a unica que tava ruim era a da ré! O meca até me mostrou, que todas as outras engrenagens estavam boas!
[]'s
leopoldo
04/03/2007, 00:46
a ré escapa se a esfera e a sua mola (do eixo da tampa) estão gastas.
também escapa se a bucha na engrenagem da ré está gasta.
Lucas Nassif
04/03/2007, 10:33
a ré escapa se a esfera e a sua mola (do eixo da tampa) estão gastas.
também escapa se a bucha na engrenagem da ré está gasta.
Pois é Leopoldo, num queria não, mas acho que vamos ter que abrir a caixa de novo semana que vem :putz: :parede:
[]'s
junior braga
25/08/2008, 11:51
Ola turma.... então esse topico é bem antigo, mas vou ressucita-lo pra não ter que abrir outro, pois o meu caso está relacionado com esse.
Bom, Lucas vc ja deve estar com outro cambio, ne? .... comenta aqui pra nois o que era este problema descrito, blz?
Ontem fui aquecer o motor da vtr, pois ja estava a alguns dias parado.
Perto de um posto de combustiveis tem um local onde acontece alguns eventos de motocross, etc. Cheguei la liguei as rl, engatei a tração + reduzida e subi numa ladeira que tem la, ate ai blz, desci novamente, ( nada demais não, nem precisa forçar ) dessa vez fui de marcha ré, quando estava quase vencendo, bla;bla;bla;bla; resultado fui parar la embaixo, dei uma olhada a marcha tinha escapado, coloquei novamente a ré, e tentei, não saiu nem do lugar, começou a arrancar e pimba, faz um barulhão e escapa.´
Não tentei mais de ré, fui de 1a e subi normalmente, tive que vim embora e agora a ré não fica de jeito nenhum, escapa,escapa...o que pode ter acontecido?
[ ] muito triste...
So um detalhe: cambio orig. 3-marchas.
Ps: estou tentando postar um video do momento da quebra, no youtube, mas não estou conseguindo, fica enviando um tempão e depois da um msg de erro. Assim que conseguir informo aqui.
Obrigado
Lucas Nassif
25/08/2008, 19:08
Bom, Lucas vc ja deve estar com outro cambio, ne? .... comenta aqui pra nois o que era este problema descrito, blz?
Olá,
infelizmente ainda não troquei o câmbio, tô esperando um tempo pra juntar $$ e comprar um clark 4m pra jogar esse 3m no lixo!
Acontece que já desisti de resolver o problema da ré escapando...não mexi mais.
Mas eu notei que ela está escapando menos agora (não sei porque)! Tipo, se eu for da ré devagar, ela segura a onda legals, só escapa se forçar (dar ré em alta velocidade, ou forçar pra sair de um atoleiro, por exemplo).
No mais, vou segurando a onda com ela até comprar a clark, ou até ela quebrar! O que acontecer primeiro....
:concordo:
eu acabei de revisar e trocar algumas peças da cx tb, original 3 marchas, a ré "estava" escapando troquei a engrenagem da ré cachorrinho, etc. e advinha???? continua escapando, o infeliz do mecanico falou q pode ser o tal do "carretão" q tá gasto, nem quis mexer mais, qdo dou ré seguro a alavanca um pouquinho..... eita q jipeiro sofre.... rsrsrsr.... mas se diverte..... UM dia coloco um clark.....
abraçosss
junior braga
25/08/2008, 21:01
[quote=Lucas Nassif;675134]Olá,
infelizmente ainda não troquei o câmbio, tô esperando um tempo pra juntar $$ e comprar um clark 4m pra jogar esse 3m no lixo!
Opa não joga no lixo não, manda ele pra mim,rsrsrsrs.
Então o que vc acha do problema do meu cambio?
junior braga
25/08/2008, 21:03
Ola turma.... então esse topico é bem antigo, mas vou ressucita-lo pra não ter que abrir outro, pois o meu caso está relacionado com esse.
Ontem fui aquecer o motor da vtr, pois ja estava a alguns dias parado.
Perto de um posto de combustiveis tem um local onde acontece alguns eventos de motocross, etc. Cheguei la liguei as rl, engatei a tração + reduzida e subi numa ladeira que tem la, ate ai blz, desci novamente, ( nada demais não, nem precisa forçar ) dessa vez fui de marcha ré, quando estava quase vencendo, bla;bla;bla;bla; resultado fui parar la embaixo, dei uma olhada a marcha tinha escapado, coloquei novamente a ré, e tentei, não saiu nem do lugar, começou a arrancar e pimba, faz um barulhão e escapa.´
Não tentei mais de ré, fui de 1a e subi normalmente, tive que vim embora e agora a ré não fica de jeito nenhum, escapa,escapa...o que pode ter acontecido?
[ ] muito triste...
So um detalhe: cambio orig. 3-marchas.
Ps: estou tentando postar um video do momento da quebra, no youtube, mas não estou conseguindo, fica enviando um tempão e depois da um msg de erro. Assim que conseguir informo aqui.
Obrigado
Me ajudem por favor! Se não os meus cabelos vão ficar brancos:parede:....rsrs
Lucas Nassif
25/08/2008, 21:08
Me ajudem por favor! Se não os meus cabelos vão ficar brancos:parede:....rsrs
Não faço a mínima idéia do que pode ter acontecido.:putz:
Deixa o Leopoldo ou os outros experts passarem por aqui que eles te ajudam...
;)
A meu cambio 3M também esta pulando a ré, desde que comprei o jeep. Se não forçar ela não solta, só se for com força que ela pula, a pouco tempo notei que a 3° as vezes ta saindo também...hehehe. Daqui a pouco só vai andar de 1°.
leopoldo
25/08/2008, 22:15
O cambio pode escapar se a mola e esfera da tampa não estão em boas condições.
Em princípio, não deveria desengatar mesmo por ser engrenamento de dentes retos, mas pode também haver folgas nos rolamentos e então o engrenamento não está tão reto como deveria.
Agora, como está fazendo barulho, pode ter arrebentado algum dente. O certo é tirar a tampa e olher bem a engrenagem pequena e a grande.
junior braga
25/08/2008, 22:39
[quote=leopoldo;675379]O cambio pode escapar se a mola e esfera da tampa não estão em boas condições.
Em princípio, não deveria desengatar mesmo por ser engrenamento de dentes retos, mas pode também haver folgas nos rolamentos e então o engrenamento não está tão reto como deveria.
Agora, como está fazendo barulho, pode ter arrebentado algum dente. O certo é tirar a tampa e olher bem a engrenagem pequena e a grande.[/quote
Leopoldo boa noite, entendi direitinho depois irei retirar a tampa e dar uma olhada;
Agora segue um link do video do momento da quebra, de uma olhada e me fale.
Abraços :concordo:
http://br.youtube.com/watch?v=ojx-EV-jRyY# ufa ate que enfim consegui postar um video :parede:..
leopoldo
26/08/2008, 19:31
Olha, eu ví o filme e o ponto onde a marcha escapa.
Oque pode ter sido é a engrenagem do carretel ou a pequena ter quebrado.
O Pneu tem certa influência nisso, SE foi isso.
Agora, só abrindo para ver.
junior braga
26/08/2008, 20:09
Fala Leopoldo blz?
Então é bem provavel que tenha quebrado não é? Depois irei tirar a tampa e olhar...ja preocupado...
O que vc quer dizer o pneu, por causa da agressividade dele?
Acho também, que a relação também influênciou nesse quesito não é mesmo?
Veja: pneus tork 265/70R16 + 9x44, talvez está muito longa...:parede:
Por enquanto muito obrigado pela ajuda,
[ ]:shock::shock:
junior braga
06/09/2008, 19:00
Fala Leopoldo blz?
Então é bem provavel que tenha quebrado não é? Depois irei tirar a tampa e olhar...ja preocupado...
O que vc quer dizer o pneu, por causa da agressividade dele?
Acho também, que a relação também influênciou nesse quesito não é mesmo?
Veja: pneus tork 265/70R16 + 9x44, talvez está muito longa...:parede:
Por enquanto muito obrigado pela ajuda,
[ ]:shock::shock:
:palmas:Leopoldo vc disse a coisa certa, tirei tampa da caixa e pude ver que os dentes da engrenagem pequena da ré, foi pro espaço, simplesmente moeu toda, depois vou postar uma foto...
Obs: essa dita cuja que quebrou não tinha nem 1 ano, é olha que praticamente não rodei nada neste tempo, eu comprei nova e se não me engano a marca é Willparts, acho que é isso:parede:
Agora te pergunto, o que me diz a respeito do cambio da c-10 3m, fica bom? to pensando em substituir pois não aguento mais arrumar esse, pelo pouco conhecimento que tenho, acho que esse cambio orig. realmente não aguenta, ou estou enganado?
Leopoldo estava pensando por um c-10 mesmo, porque ele me atende e caso depois se eu for trocar o motor por um 4cil.gm continuaria com o mesmo cambio, bom estou:parede: me de um help...
Abraços
leopoldo
06/09/2008, 19:38
Junior. boa noite.
A coisa não é tão automaticamente conclusiva assim, a respeito do cambio da C10.
Entenda oque acontece antes de sair gastando $$ e dar de novo com a cabeça na parede.
Ao colocar um pneu maior, a ré sobrecarrega porque tem de girar um pneu de maior DIAMETRO e MAIOR capacidade de engripar (agarrar) no solo. Se vc alongou o diferencial, pior ainda, mas entenda que hoje, foi a engrenagem. Poderia ter sido o semi-eixo, a cruzeta, etc .... Com certeza, desta vez, ela foi o fusível no sistema.
Vc pode colocar uma nova engrenagem e IMPOR a si mesmo um limite de pe no acelerador na ré, para evitar sobrecarga. Vc já sabe que se abusar vai quebrar.
É o mesmo caso de esterçar a roda diateira em 4x4 reduzido, acelerar numa valeta e achar que não vai estourar o SEMI-EIXO.
MAS, Fato:
a engrenagem quebrou. Ou por fadiga, ou por sobrecarga ou por desvio de qualidade do material da peça.
É muito nova para ser por fadiga, então sobra sobrecarga ou material com desvio. Vc aqui está numa encruzilhada, pois são 50% de chance para cada opção.
Se foi desvio, menos pior mas vc não tem como verificar isso sem os dados do fabricante e uma analise metalográfica. Lógico que vc não iria pagar por uma análise desta. E como não há vítimas, não há juiz que vá pedir perícia nela. Vc está abanando as mãos.
MAS
Se foi sobrecarga, voce NÃO pode supor que aquele outro cambio X vai resolver uma vez que vc também não tem os dados de engenharia do produto. Vc sabe as características do engrenamento da ré deste outro cambio, os materiais, o dimensionamento de carga ??? eu não. Nem vc, e provávelmente ninguém daqui.
Vc pode ter uma certa ideia, removendo as 2 engrenages de ré e comparando as dimensões das peças. Quanto mais espesso os dentes, mais resistente, se forem dos mesmos materiais. Aqui, vc também está de mãos abanando. Ainda não é uma garantia.
Se vc quiser ter uma garantia maior, SELECIONE um cambio que vem de um motor com MAIS torque. Numa primeira avaliação, ele deve suportar mais carga que o do jeep.
junior braga
07/09/2008, 18:47
Junior. boa noite.
Leopoldo boa noite,
A coisa não é tão automaticamente conclusiva assim, a respeito do cambio da C10.
Também acho, mas...
Entenda oque acontece antes de sair gastando $$ e dar de novo com a cabeça na parede.
Otimo entendido,
Ao colocar um pneu maior, a ré sobrecarrega porque tem de girar um pneu de maior DIAMETRO e MAIOR capacidade de engripar (agarrar) no solo. Se vc alongou o diferencial, pior ainda, mas entenda que hoje, foi a engrenagem.
Também compreendido, o diferencial está original não mudei não.
Poderia ter sido o semi-eixo, a cruzeta, etc .... Com certeza, desta vez, ela foi o fusível no sistema.
Certo, concordo plenamente, mas estando eu com outro cambio, saberei o meu limite. E com um cambio ploblematico (no caso do meu, pois está ruim) fica dificil.
Vc pode colocar uma nova engrenagem e IMPOR a si mesmo um limite de pe no acelerador na ré, para evitar sobrecarga. Vc já sabe que se abusar vai quebrar.
Essa é muito importante, pois não é só uma engrenagem e sim, varias, tem
luva ruim, nucleo, eng.1º, folga nos rolamentos, etc...
É o mesmo caso de esterçar a roda diateira em 4x4 reduzido, acelerar numa valeta e achar que não vai estourar o SEMI-EIXO.
Essa é fatal, ne? Apoiado,
MAS, Fato:
a engrenagem quebrou. Ou por fadiga, ou por sobrecarga ou por desvio de qualidade do material da peça.
:concordo: Suspeitando de outros sintomas, causados por outras peças ruins.
Na luva de 1º e ré ta com uma folga:shock:, nucleo desgastado...
É muito nova para ser por fadiga, então sobra sobrecarga ou material com desvio. Vc aqui está numa encruzilhada, pois são 50% de chance para cada opção.
Se foi desvio, menos pior mas vc não tem como verificar isso sem os dados do fabricante e uma analise metalográfica. Lógico que vc não iria pagar por uma análise desta. E como não há vítimas, não há juiz que vá pedir perícia nela. Vc está abanando as mãos.
MAS
Se foi sobrecarga, voce NÃO pode supor que aquele outro cambio X vai resolver uma vez que vc também não tem os dados de engenharia do produto. Vc sabe as características do engrenamento da ré deste outro cambio, os materiais, o dimensionamento de carga ??? eu não. Nem vc, e provávelmente ninguém daqui.
X2, mas conforme aprendi aqui no proprio forum, lendo n topicos sobre o assunto, no momento seria o melhor custo x beneficio para o meu caso, pois veja:
o meu Cambio orig. conserto> descarte (inviavel); porque:
Cambio original 3m revisado aqui no forum > 400,00+ frete;
cambio c-10 3m ja pronto e revisado RECUPERG> 890,00+frete, obs.
Obs: tem outros custos cardans, furo da alavanca, etc.
Vc pode ter uma certa ideia, removendo as 2 engrenages de ré e comparando as dimensões das peças. Quanto mais espesso os dentes, mais resistente, se forem dos mesmos materiais. Aqui, vc também está de mãos abanando. Ainda não é uma garantia.
Se vc quiser ter uma garantia maior, SELECIONE um cambio que vem de um motor com MAIS torque. Numa primeira avaliação, ele deve suportar mais carga que o do jeep.
Segundo informações daqui do forum, este cambio da c-10:
+/- 1300kg
jeep +/- 700kg
não sei direito se é realmente isso, mas vi aqui.
Pois é... eu to num chove num móia danado...:oops::rolleyes::shock:
Ja to achando muito caro consertar o meu...
Já to achando complicado e caro pra adaptar
Ja to achando caro de mais pra comprar pronto...
Ja to achando que o melhor é queimar o jeep...
Ja to nem sabendo mais o que faço...
[]'s ainda cheio de dúvidas...:roll::roll::roll: é agora....
Abraços
Christian L A Marchi
07/09/2008, 20:01
Pessoal,
Fiz uma burrada daquelas! Fui fazer o jeep pegar no tranco de ré! Quebrei alguma coisa, pois agora ele escapa e arranha. Ainda estavam funcionando as outras. Ontem, começou a fazer um tac, tac, tac mesmo em ponto morto e o carro queria ir pra frente!
Preciso ver isso, mas parece que não é qualquer um que mexe na caixa né? Como voces abrem ela? Tem um manual? Se eu levar no mecanico corro risco de quebrar mais alguma coisa no caminho (30km)? É melhor chamar guincho, pois nao tenho tow bar?
DETALHE: Perguntei pro pessoal da oficina se eles faziam o serviço, etc... e qual seria mais ou menos o custo. Falaram que só para tirar a caixa era 200$. Dependendo do que quebrou podia ir pra 500$. Aí falou que tinha um conjunto de c10 por 900 colocado, porque é mais forte, + isso, + aquilo. Será que se eu chegar pra arrumar o meu lá, não vão inventar um monte de coisa pra forçar a venda? Vale a pena trocar? O meu vale alguma coisa na troca?
Maverick2.3
Cambio4m - não sei qual:mrgreen:
preciso de ideias para retirar o vazamento da minha caixa afinal troquei as engrenagens deivdo a RE que andava escapando pois estava muito gasta.Troquei as juntas mas nao consigo solcionar o vazamento .Sera que sao as gaxetas???
leopoldo
07/09/2008, 21:30
cambio da c-10:
+/- 1300kg
jeep +/- 700kg
Não se engane. Veja que a pick up F100 (em uma certa versão) era equipada com o mesmo motor do jeep, o 4cil OHC. O jeep pode ser de 700 kgs mas a pick up era 1200 ou 1500 kgs. Agora, o jeep reduzido triplica a capacidade de carga.
O problema é o torque que vem do motor em cima da engrenagem. O risco que vc corre é usar um cambio de dimensionamento igual ou inferior e, gastar um bom $$ na adaptação e acontecer a mesma coisa, no mesmo lugar.
Só isso. É o alerta.
leopoldo
07/09/2008, 21:36
1-Ontem, começou a fazer um tac, tac, tac mesmo em ponto morto e o carro queria ir pra frente!
2-Tem um manual?
3- Se eu levar no mecanico corro risco de quebrar mais alguma coisa no caminho (30km)?
4- É melhor chamar guincho, pois nao tenho tow bar?
5- Será que se eu chegar pra arrumar o meu lá, não vão inventar um monte de coisa pra forçar a venda?
6- Vale a pena trocar?
7-O meu vale alguma coisa na troca?
1- além de quebrar alguma engrenagem ou eixo, pode ter danificado o disco de fricção.
2- seção de downloads tem o manual completo de manutenção do jeep.
3- se levar rodando pode acabar piorando sim.
4- Isso é uma boa ideia já que vc não sabe oque acontece.
5- isso sempre é uma pessima possibilidade.
6- revisr o cambio sempre é mais fácil (mas nem sempre a melhor opção)
7- depende doque quebrou .. é só sucata.
leopoldo
07/09/2008, 21:40
Será que sao as gaxetas???
Se não for montado corretamente vaza. Pode ser: parafusos soltos, falta de cola nas juntas, empenamento da carcaça, moringa rachada, gaxeta do piloto, retentores alargados ou até excesso de óleo.
Só desmontado e remontando corretamente, pois uma vez que melou, tem que trocar as juntas.
junior braga
07/09/2008, 21:41
Não se engane. Veja que a pick up F100 (em uma certa versão) era equipada com o mesmo motor do jeep, o 4cil OHC. O jeep pode ser de 700 kgs mas a pick up era 1200 ou 1500 kgs. Agora, o jeep reduzido triplica a capacidade de carga.
O problema é o torque que vem do motor em cima da engrenagem. O risco que vc corre é usar um cambio de dimensionamento igual ou inferior e, gastar um bom $$ na adaptação e acontecer a mesma coisa, no mesmo lugar.
Só isso. É o alerta.
Leopoldo blz,
Então o que eu faço deixo o original? compro outro e com os dois faço um?
Me da uma luz, pois estou ficando careca ja.
Obrigado
leopoldo
07/09/2008, 21:50
Pense assim:
uma adaptação leva a outra e não tem fim.
cambio de c10 adaptado na 4x4 do jeep É POR natureza uma adaptação, O eixo é cortado e soldado e sobre isso já comentei algumas vêzes. Pode ser uma boa opção mas vc precisa ver isso lá na frente .... daqui uns 10 anos .... vai ter peça sobressalente no mercado ? o fabricante vai estar por aí ?
No caso do jeep, em último caso tem peça de sobra nos EUA. Ainda é uma opção.
No caso de original, vc ainda pode comprar um outro e É SÓ aparafusar e rodar. Nada de cortar assoalho, cardans etc. Ainda tem cambio, provávelmente nos grandes centros, tais com SP e em alguns desmanches por ai.
Minha sugestão é manter original até que não se veja mais peças de cambio de jeep no mercado. Até lá, vc pode se programar, buscando a melhor opção, mas com o jeep rodando.
Nada de fazer escolha na pressa, pelo desespero de ver o jeep no cavalete semanas ou meses.
junior braga
07/09/2008, 21:59
Pense assim:
uma adaptação leva a outra e não tem fim.
cambio de c10 adaptado na 4x4 do jeep É POR natureza uma adaptação, O eixo é cortado e soldado e sobre isso já comentei algumas vêzes. Pode ser uma boa opção mas vc precisa ver isso lá na frente .... daqui uns 10 anos .... vai ter peça sobressalente no mercado ? o fabricante vai estar por aí ?
No caso do jeep, em último caso tem peça de sobra nos EUA. Ainda é uma opção.
No caso de original, vc ainda pode comprar um outro e É SÓ aparafusar e rodar. Nada de cortar assoalho, cardans etc. Ainda tem cambio, provávelmente nos grandes centros, tais com SP e em alguns desmanches por ai.
Minha sugestão é manter original até que não se veja mais peças de cambio de jeep no mercado. Até lá, vc pode se programar, buscando a melhor opção, mas com o jeep rodando.
Nada de fazer escolha na pressa, pelo desespero de ver o jeep no cavalete semanas ou meses.
Grande Leopoldo, era isso aí que eu precisava ouvir:palmas::palmas: que beleza, gostei:dance: palavras certas no momento certo;
O meu muito obrigado por isso.............
Acho que agora passei um pincel na minha cabeça, ufa quanta bobagem cheguei a imaginar....
Abraços e boa noite,:concordo:
Júnior,
Você sabe a relação do diferencial da viatura? Você disse que não mexeu, mas ele pode estar com uma relação longa. Quanto maior o pneu é recomendável um aumento proporcional da relação. Se você colocar uma caixa mais robusta, ela aguenta, mas vai estourar em outra parte, cardan, cruzeta ou até sobrecaixa.
Como o Leopoldo colocou, você deve analisar todo o conjunto. Na minha viatura é caixa (4M) e sobrecaixa original, pneus 33 e diferencial 8x43 e nunca quebrei nada, mesmo judiando bastante.
Meu sogro tinha no jeep motor 6C opala, pneus 33, caixa de C20 se não me engano (4M) e uma relação de Maverick (11x44 se não me engano). Quebrou 3 vezes a sobrecaixa mais um igual n° de vezes as cruzetas até que se dicidiu a mudar a relação (hoje é 9x44). Resolveu. Agora só quebra se partir pra ignorância ou por desgaste.
GALERA APROVEITANDO O ESPAÇO , NO MEU JEEP WILLYS 69 CAIXA CLARK 4 MARCHAS COM MOTOR DIESEL TOPIC , QUANDO SAIO DE MANHÃ AS MARCHAS PASSAM QUE É UMA BELEZA , MAS DEPOIS DE UNS 30 MINUTOS DE USO , A EMBREAGEM DESREGULA E FICA DIFICIL DE ENGRENAR A 1 ° É A RÉ . DEPOIS QUE O CONJUNTO ESFRIA , FICA PERFEITO DE NOVO . ALGUEM TEM UM PALPITE :pensativo:
leopoldo
08/09/2008, 18:48
isso é sintoma de dilatação termica de algum componente
Se não for montado corretamente vaza. Pode ser: parafusos soltos, falta de cola nas juntas, empenamento da carcaça, moringa rachada, gaxeta do piloto, retentores alargados ou até excesso de óleo.
Só desmontado e remontando corretamente, pois uma vez que melou, tem que trocar as juntas.
Dei uma olhada na moringa esta ok mas o retentor do eixo piloto estava velhinho vamos ver se agora a coisa anda
junior braga
08/09/2008, 20:22
Júnior,
Você sabe a relação do diferencial da viatura? Você disse que não mexeu,
Sim > esta com a 9X44 = 4,89:1
mas ele pode estar com uma relação longa. Quanto maior o pneu é recomendável um aumento proporcional da relação. Se você colocar uma caixa mais robusta, ela aguenta, mas vai estourar em outra parte, cardan, cruzeta ou até sobrecaixa.
apoiado por isso acho que vou substituir pela 8X43 = 5,38:1
Como o Leopoldo colocou, você deve analisar todo o conjunto. Na minha viatura é caixa (4M) e sobrecaixa original, pneus 33 e diferencial 8x43 e nunca quebrei nada, mesmo judiando bastante.
assim que eu quero sem quebras...
Meu sogro tinha no jeep motor 6C opala, pneus 33, caixa de C20 se não me engano (4M) e uma relação de Maverick (11x44 se não me engano). Quebrou 3 vezes a sobrecaixa mais um igual n° de vezes as cruzetas até que se dicidiu a mudar a relação (hoje é 9x44). Resolveu. Agora só quebra se partir pra ignorância ou por desgaste.
junior braga
22/09/2008, 16:26
Leopoldo boa tarde,
Então dando continuidade no caso do meu cambio, eis que agora pintou algumas duvidas;
Eu achei um cambio montado willys de jeep, só que é de 4-marchas, agora pergunto:
preciso mudar alguma coisa? ou é plug and play?
Qual a diferença que vou ter em relação ao de 3-m?
[ ] s
muito obrigado
leopoldo
22/09/2008, 18:26
existem 2 conjuntos de relação para a mesma carcaça de cambio.
4 marchas do 6 cilindros e 4 marchas do 4 cilindros
Vc sabe qual cambio é ?
tem tópicos e mais tópicos referentes a diferenças entre esses 2 cambios.
junior braga
22/09/2008, 21:03
existem 2 conjuntos de relação para a mesma carcaça de cambio.
4 marchas do 6 cilindros e 4 marchas do 4 cilindros
Vc sabe qual cambio é ?
tem tópicos e mais tópicos referentes a diferenças entre esses 2 cambios.
>Certo, não sei qual é não, mas se for 4 marchas do 4 cilindros da pra montar no 6 cilindros?
>Ok, vou procurar por esses topicos.
junior braga
23/09/2008, 16:29
Leopoldo eu pesquisei e so achei esse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40318&highlight=cambio+marcha
Mas mesmo assim ainda estou com algumas duvidas; vc diz em msg ai nesse topico que é preciso trocar o piloto caso o cambio seja do 4 cilindro, agora pergunto:
é somente o piloto que tenho que trocar?
e por acaso seria este o piloto>>
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/1418-P.jpg (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11582&idcategoria=7800&Nivell=&Categorias=)Código 1418
EIXO PILOTO CURTO P/ ADAPTAR- 16 DENTES ESTRIA GROSSA MOTOR 6 CIL C/ CAMBIO 4CILhttp://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gif...http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gifhttp://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gifR$ 290,82 parcelado
Tens noção de quanto fica um cambio desse de 4-marchas ja pronto pro motor 6 cilindros? Estou perguntando pois esse que estou comprando ira ficar +/- por 1000 se tiver que trocar somente piloto, ja incluso o valor dele.
Bom acho que com um help nisso ai, irei chegar a uma conclusão...
Mais uma vez muito obrigado...
junior braga
24/09/2008, 19:48
Leopoldo eu pesquisei e so achei esse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40318&highlight=cambio+marcha
Mas mesmo assim ainda estou com algumas duvidas; vc diz em msg ai nesse topico que é preciso trocar o piloto caso o cambio seja do 4 cilindro, agora pergunto:
é somente o piloto que tenho que trocar?
e por acaso seria este o piloto>>
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/1418-P.jpg (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11582&idcategoria=7800&Nivell=&Categorias=)Código 1418
EIXO PILOTO CURTO P/ ADAPTAR- 16 DENTES ESTRIA GROSSA MOTOR 6 CIL C/ CAMBIO 4CILhttp://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gif...http://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gifhttp://www.jet.com.br/donatti4x4/imagens/0.gifR$ 290,82 parcelado
Tens noção de quanto fica um cambio desse de 4-marchas ja pronto pro motor 6 cilindros? Estou perguntando pois esse que estou comprando ira ficar +/- por 1000 se tiver que trocar somente piloto, ja incluso o valor dele.
Bom acho que com um help nisso ai, irei chegar a uma conclusão...
Mais uma vez muito obrigado...
Leopoldo me de um help por favor!!!
:pensativo:
leopoldo
24/09/2008, 20:34
Junior, boa noite.
Sem o piloto mais curto que adapta o cambio do OHC no 6 cilindros vc NÂO monta o cambio no motor BF.
MAS.....
O piloto é SÓ UMA parte do problema.
Deixa eu explicar melhor:
O 4 marchas do 6 cilindros vem da rural antiga, com motor BF. Portanto é Plug&Play do BF para BF. É só colocar a tampa de 4 marchas e remover o trambulador lateral.
A rural e jeep 4 cilindros TAMBEM sairam com 4 marchas. A tampa e carcaça são iguais mas, o piloto, carretel e engrenagem de 3º e entalhado do eixo entalhado são diferentes. Mas isso vc só leva em consideração se for demontar um por completo e montar outro. Não é seu caso.
É por isso que eu te perguntei > é cambio de 4 marchas do 6 ou 4 cilindros ?
Se for de 4 cilindros, vc abre o cambio e troca Só o piloto, que neste caso é mais curto e .... pronto!
junior braga
24/09/2008, 22:24
Junior, boa noite.
Sem o piloto mais curto que adapta o cambio do OHC no 6 cilindros vc NÂO monta o cambio no motor BF.
MAS.....
O piloto é SÓ UMA parte do problema.
Deixa eu explicar melhor:
O 4 marchas do 6 cilindros vem da rural antiga, com motor BF. Portanto é Plug&Play do BF para BF. É só colocar a tampa de 4 marchas e remover o trambulador lateral.
A rural e jeep 4 cilindros TAMBEM sairam com 4 marchas. A tampa e carcaça são iguais mas, o piloto, carretel e engrenagem de 3º e entalhado do eixo entalhado são diferentes. Mas isso vc só leva em consideração se for demontar um por completo e montar outro. Não é seu caso.
É por isso que eu te perguntei > é cambio de 4 marchas do 6 ou 4 cilindros ?
Se for de 4 cilindros, vc abre o cambio e troca Só o piloto, que neste caso é mais curto e .... pronto!
Boa noite Leopoldo, então eu não consegui contato hj pra saber ao certo qual era o motor que estava este cambio, mas peguei algumas informações e a caixa é a 4-marchas original do Jeep Ford Ano 80. com esse dado da pra saber qual é o motor?
Abraços
Lucas Nassif
24/09/2008, 22:29
...e a caixa é a 4-marchas original do Jeep Ford Ano 80. com esse dado da pra saber qual é o motor?
Abraços
Motor Georgia 4cil.
Jeep Ford Ano 80!
Motor OHC 4 cil!
junior braga
25/09/2008, 11:52
Boa noite Leopoldo, então eu não consegui contato hj pra saber ao certo qual era o motor que estava este cambio, mas peguei algumas informações e a caixa é a 4-marchas original do Jeep Ford Ano 80. com esse dado da pra saber qual é o motor?
Abraços
Epa, epa, epa, afinal qual é mesmo o motor?
O Lucas disse ser o Motor Georgia 4cil.;
E o Kim disse ser o motor:
Jeep Ford Ano 80!
Motor OHC 4 cil!
e agora?:putz::putz:
Georgia OHC 4 cil, é um só, mudando a nomenclatura!!!
O motor é um só!
junior braga
25/09/2008, 13:18
Abraços
Ah.. agora entendi kim, mais uma que eu não sabia,hehehe..
Sendo assim então o cambio é de um motor 4-cil.ohc, e neste caso tenho que trocar o eixo piloto assim como o Leopoldo citou em msg anterior.
Vou ver se fechamos negocio no cambio.
Obrigado
junior braga
13/11/2008, 22:14
[quote=leopoldo;675379]O cambio pode escapar se a mola e esfera da tampa não estão em boas condições.
Agora, como está fazendo barulho, pode ter arrebentado algum dente. O certo é tirar a tampa e olher bem a engrenagem pequena e a grande.[/quote
Leopoldo boa noite, entendi direitinho depois irei retirar a tampa e dar uma olhada;
Agora segue um link do video do momento da quebra, de uma olhada e me fale.
Abraços :concordo:
YouTube - O popeye subindo de ré e quebrando. (http://br.youtube.com/watch?v=ojx-EV-jRyY)# ufa ate que enfim consegui postar um video :parede:..
Ops, pessoal uma nova ferramenta no forum, a visualização de video direto no forum;
Valeu Krisiun.... ficou d++++!!!
:concordo::concordo:
junior braga
30/11/2008, 12:11
Leopoldo boa tarde,
então, continuando a saga da troca do cambio de 3m para 4m, eis que depois de tudo pronto veja o relato:
> funcionei o jeep e fiz um previo teste, com ele parado, colocando todas as marchas, e pra minha surpresa a 2ª não entra ( arranha );
> teve uma hora que dei um tapa bem forte na alavanca ai entrou a 2ª...
> bom, ai ja comecei a ficar grilado, mas pensei vou fazer o teste andando...
e pra variar, continua a mesma coisa, ao tentar colocar a 2ª <arranha>, e não entra.
bom a impressão que tenho, é que devido ao garfo estar com desgaste, este por sua vez não está levando a luva até completar o engate;
o que me diz? será esse o problema?
visto que só acontece na 2ª, as outras estão perfeitas
sds,
leopoldo
30/11/2008, 13:01
a marcha só arranha nas seguintes condições:
- pedal muito baixo
- outra marcha encavalada
- anel sincronizador fora de medida
- anel quebrado
Se vc forçar, muito provávelmente quebra o sincronizado.
Vc, ao montar o cambio, necessita ver se o sincronizado tem a folga máxima recomendada, se os 3 macaquinhos estão lá e arrastando o sincronizado como deve.
É o seguinte: o macaquinho faz com que o sincronizado gire junto da luva sincronizadora e isso facilita o engate da luva de sincronização e o sincronizado.
O sincronizado é um freio conico. Quando a luva avança para a engrenagem de 2º, o sincronizado freiando a diferença de velocidade entre a engrenagem e o carretel, evita que uma esteja em velocidade diferente e .... arranhe.
Eu acredito que: ou os macaquinhos esteja fora de engate ou o sincronizado está fora de medida ou já quebrou (não necessáriamente tenha despedaçado, pode simplesmente estar fraturado em algum lugar) e não faz mais a função de freio.
junior braga
30/11/2008, 22:06
a marcha só arranha nas seguintes condições:
- pedal muito baixo
- outra marcha encavalada
- anel sincronizador fora de medida
- anel quebrado
Se vc forçar, muito provávelmente quebra o sincronizado.
Vc, ao montar o cambio, necessita ver se o sincronizado tem a folga máxima recomendada, se os 3 macaquinhos estão lá e arrastando o sincronizado como deve.
R: mas, o fato de estar acontecendo somente com a 2ª, pode ser problema dos macacos? a 1ª também não estaria com problemas?
É o seguinte: o macaquinho faz com que o sincronizado gire junto da luva sincronizadora e isso facilita o engate da luva de sincronização e o sincronizado.
O sincronizado é um freio conico. Quando a luva avança para a engrenagem de 2º, o sincronizado freiando a diferença de velocidade entre a engrenagem e o carretel, evita que uma esteja em velocidade diferente e .... arranhe.
Eu acredito que: ou os macaquinhos esteja fora de engate ou o sincronizado está fora de medida ou já quebrou (não necessáriamente tenha despedaçado, pode simplesmente estar fraturado em algum lugar) e não faz mais a função de freio.
-o pedal não esta baixo;
-também não;
-:pensativo: pode ser;
-:putz::putz: putz...to ferrado;
Sendo assim, então vou tirar a tampa, e dar uma olhada minunciosamente, se for o caso vou ate funcionar o motor sem a tampa pra ver.
Muito obrigado,
leopoldo
01/12/2008, 00:52
seu cambio tem 4 marchas, o kit luva + soncronizados são de 1º e 2º. somente a 2º arranha, pode ser macaquinho, mas ainda acho mais fácil se sincronizado fraturado.
pensando mais um pouco, poderia ser a engrenagem presa, mas isso seria caso de engrenagem com a bucha fora de medida ( Teóricamente vc teria notado isso ao montar) ou a engrenagem está incorreta.
Deixe me ver ... essa engrenagem veio de que cambio ? quantos dentes tem ? e em qual cambio exatamente está montado ?
junior braga
01/12/2008, 11:58
seu cambio tem 4 marchas, o kit luva + soncronizados são de 1º e 2º. somente a 2º arranha, pode ser macaquinho, mas ainda acho mais fácil se sincronizado fraturado.
pensando mais um pouco, poderia ser a engrenagem presa, mas isso seria caso de engrenagem com a bucha fora de medida ( Teóricamente vc teria notado isso ao montar) ou a engrenagem está incorreta.
Deixe me ver ... essa engrenagem veio de que cambio ? quantos dentes tem ? e em qual cambio exatamente está montado ?
Leopoldo,
esse cambio comprei com o seguinte status:
revisado e funcionando, sendo assim só dei uma olhada, não cheguei a desmontar; pude ver que tinha desgaste dos garfos, e que os aneis sincronizadores também apresentava desgaste;
mas como tinha uma garantia que estava funcionando, fiz uma besteira de motar sem desmonta-lo para revisar, essa foi :parede::parede:;
agora vou tirar a tampa e depois posto aqui a resposta dessas perguntas que me fez;
sds,
junior braga
22/12/2008, 17:08
Leopoldo boa tarde,
ainda não mexi no dito cujo, está montado no jeep. (Me refiro ao cambio de 4-marchas).
Agora pintou outra duvida, comprei a engrenagem da ré pro cambio 3-marchas, so que me mandaram a engrenagem do cambio de 4-marchas,
Já percebi pelas fotos no site, que é diferente;
dá pra montar essa engrenagem da ré do cambio de 4-marchas, no cambio de 3-marchas?
Grato
leopoldo
22/12/2008, 17:57
Olha:
a engrenagem do 3 não dá no 4 porque no 4 marchas a engrenagem é corrediça e portanto tem um alojamento para o garfinho da ré.
No caso de engrenagem de 4 no de 3 até suspeito que daria porque o diametro do eixo suporte é o mesmo, e no caso, só instala-se a bucha espaçadora, adicionalmente.
só não lembro da relação, mas se for o mesmo numero de dentes .... bingo.
junior braga
22/12/2008, 22:13
Olha:
a engrenagem do 3 não dá no 4 porque no 4 marchas a engrenagem é corrediça e portanto tem um alojamento para o garfinho da ré.
No caso de engrenagem de 4 no de 3 até suspeito que daria porque o diametro do eixo suporte é o mesmo, e no caso, só instala-se a bucha espaçadora, adicionalmente.
só não lembro da relação, mas se for o mesmo numero de dentes .... bingo.
Sendo assim, bingo mesmo pois o number de dentes é identico...
Vou montar no final de semana.
Obrigado + uma vez!!!
junior braga
22/12/2008, 23:04
Eu tava devendo as fotos da engrenagem da ré quebrada naquele video, veja como ficou:
leopoldo
23/12/2008, 20:24
Vc percebe que só metade da engrenagem estava engatada;
Não está quebrada. Está comida !
Passa uma lima nela e vê se a lima escorrega (o ceto) ou engripa (= material adulterado).
Eu suspeito de material fora de especificação.
junior braga
24/12/2008, 09:32
Passa uma lima nela e vê se a lima escorrega (o ceto) ou engripa (= material adulterado).
1- Sim eu percebi isto, será que o mexanico montou a engrenagem fora do lugar? pode ser pois ela fica fixa, e a luva corrediça monta nela...:parede:
Obs: sabe me dizer a sequencia da montagem da engrenagem da ré, na foto que tem no manual não aparece as buchas (calços de encosto), tem uma maior, e uma menor, como faço pra saber quem fica de que lado?
2-:concordo:
3-Irei fazer isso a noite, depois posto o resultado.
leopoldo
24/12/2008, 17:30
Não tenho nenhuma foto da engrenagem da ré montada.
Mas é fácil:
A engrenagem fica montada de forma que os dentes estão alinhados com a engrenagem do carretel. Os dentes chafrados ficam virados para os dentes da luva.
junior braga
24/12/2008, 18:05
Não tenho nenhuma foto da engrenagem da ré montada.
Mas é fácil:
A engrenagem fica montada de forma que os dentes estão alinhados com a engrenagem do carretel. Os dentes chafrados ficam virados para os dentes da luva.
Certo Leopoldo, quanto a engrenagem beleza, mas a duvida minha esta nos calço de encosto da engrenagem pois são duas peças diferentes...
as peças deste conjunto são:
eixo + eng.ré + calço1 + calço2;
leopoldo
24/12/2008, 18:14
eu não lembro.
vc vai ter que descobrir na hora de montar
junior braga
26/12/2008, 16:10
Ola boa tarde, eu fiz o teste da lima, e ela escorregou...forcei um pouquinho e pude perceber que a lima começou a ficar estragada.
:parede: e agora?
leopoldo
26/12/2008, 17:34
isso é só para fazer uma avaliação qualitativa.
O certo é isso ... a lima corre e não arranha o material, que deve estar duro depois da tempera e revenimento.
Mas isso é só para ter uma ideia se o material desta engrenagem que moeu estava pelo enos tratado termicamente.
Ainda assim, pela foto, a aparência é que o materail desmanchou. A evidência é que estava somente 1/2 engatado. Eu esperava que a sua engrenagem estivesse com dentes quebrados e não "esmirilhada". Pode ser material não conforme. E a luva ? ficou como ?
junior braga
26/12/2008, 22:07
Muito bom esse esclarecimento, agora pude aprender mais uma;
Quanto a luva, essa danada é muito forte, pois já é a segunda engrenagem que ela quebra, posso te dizer que ela esta quase perfeita, digo quase pois tem alguns dentes que estão com pequenas escariações, nada que atrapalhe o seu funcionamento.
sds,
leopoldo
26/12/2008, 22:12
Ué.... é a 2º engrenagem ?
a 1º foi a mesma coisa ? esmerilhou e sumiram os dentes (METADE) ?
junior braga
26/12/2008, 22:31
Ué.... é a 2º engrenagem ?
a 1º foi a mesma coisa ? esmerilhou e sumiram os dentes (METADE) ?
Bom vamos por partes, na primeira quebra, esse cambio ainda estava do mesmo jeito de quando comprei o jeep, eu nunca tinha mexido nele. Um dia estavamos numa trilha, achamos um atoleiro, ai ficamos fazendo umas voltas, ainda com pneus originais, era o meu mano que estava no comando...quando de repente parou patinando, curvando, ai ele engatou uma ré e acho que não aliviou o pé, só sei que ouvi o estralo:parede:.... quando o mexanico tirou a eng.ré tinha quebrado um dente;
foi ai que comprei essa que ta moida, e o mexanico montou, e pra minha surpresa quebrei de novo nesse momento do video, quando desmontei fiquei desaminado em arruma-lo, foi então que comprei o de 4m com o status de estar funcionando, mas quando montei a segunda não entra (conforme ja conversamos), ai então resolvi arrumar o meu que é esse de 3m pra poder novamente retirar o outro que comprei.
junior braga
01/01/2009, 21:04
03-10-2007, 13:38
Danniel Pizatto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=442) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Membro
Senior
Data de Entrada: Aug 2003
Local: Brasília - DF
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/im_icq.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32412#) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/im_aim.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32412#)
A dificuldade, como disse anteriormente, é encaixar os macaquinhos da 1ª marcha. São três molas, já as coloquei de várias maneiras e o conjunto não fica firme (ficam frouxos ao engatar a ré, e qualquer coisa caem)
A mola 3 é diferente em sua trava. Em qual cava ela deve ir?
Estou anexando umas fotos
Valeu!
Miniaturas Anexadashttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=96434&stc=1&thumb=1&d=1217050122 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=96434&d=1191433007) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=96435&stc=1&thumb=1&d=1217050122 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=96435&d=1191433031) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=96436&stc=1&thumb=1&d=1217050122 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=96436&d=1191433051)
Estou com este mesmo problema ai descrito pelo colega Danniel, então ja pesquisei e não encontrei nada a respeito;
Como montar o reparo do sincronizador de 1ª e Ré? Me ajude, pois ja queimei todos os neuronios e não consegui..qual é a sequencia? essas molas? uma luz por favor
alguem se habilita a me ajudar? por favor!!!
Grato
leopoldo
01/01/2009, 21:52
MOLA 1 fecha um pouco a curvatura e encaixa por baixo e pela frente da engrenagem e a função dela é fazer a frente do macaquinho ficar pressionado contra a luva externa. Eu montava com uma dessas pontas encaixadas DENTRO da cava do macaquinho. Assim fica : a ponta por baixo e por dentro de um e as laterais da mola por baixo dos outros 2.
MOLA 2, igual a primeira, instala-se por cima da luva interna, ou seja, abre-se a mola com cuidado e passa por cima dos dentes retos da luva até encaixar na 1º cava da engrenagem. Vc faz a montagem da mola da mesma forma (em relação a ponta da mola) só que a ponta eu encaixava na cava de outro macaquinho.
MOLA 3, monta-se como esta última, passando por cima dos dentes retos até encaixar na segunda cava da engrenagem. A ponta curva encaixa-se em um destes rasgos onde também entra o macaquinho e a curvatura da ponta do arame fica apontada para a frente (1º) e a ponta onde foi cortado o arame fica apontado para trás (ré)
Como ficam os macaquinhos nesta luva? o pé do 3 macaquinhos ficam presos por baixo desta mola. Um dos macaquinhos terá a curvatura desta mola sobre ele.
Será que ficou claro ?
Lá na seção de download, no manual de manutenção do CJ-5, parte do cambio, tem um desenho desta montagem, não para essa engrenagem em particular. Essa engrenagem do 3 marchas tem o arame que prende os pés dos macaquinhos, que é uma mola adicional.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
junior braga
02/01/2009, 00:14
Leopoldo,
Soagora depois desse passo a passo, que eu consegui montar o danados micos, confesso que fiquei +/- uma hora aqui na tela e quase não estou conseguindo digitar, pois os meus dedos estão todos doendos de tanto segurar os micos....mas consegui; ufa até que enfim heim?
Segui na risca e deu certo, vamo ver se vai funcionar quando eu montar o cambio.
Uma verdadeira aula, o meu muitíssimo obrigado mais uma vez!!
Sds,
Ola amigos, estou com um problema na minha caixa de reduzida e na marcha ré. Ambas estão escapando quando começo a andar com o jeep, ja me falaram de uma mola que tem embaixo do cambio que é referente a ré, mais não estou achando esta explicação pela pesquisa daqui por isso resolvi pergutar de novo.
Para a caixa de reduzida tem algo parecido como esta mola que posso fazer algum ajustar pra ver se funciona ???
abraços !!!!!!
leopoldo
16/02/2009, 23:04
A reduzida tem um par de molas e esferas no chifre, em cada lado (um kit para cada alavanca).
Mas pode estar escapando se os rolamentos conicos estão com muita folga.
Sobre o cambio, pode ser a mola + esfera .
A reduzida tem um par de molas e esferas no chifre, em cada lado (um kit para cada alavanca).
Leopoldo, estas molas e esferas estão na parde de cima ? dei uma olhada no manual e a unica que achei na descrição esta na parte de cima é esta mesmo ?? "esferas do dispositivo retem engrenamento"
junior braga
17/02/2009, 14:38
Leopoldo, estas molas e esferas estão na parde de cima ? dei uma olhada no manual e a unica que achei na descrição esta na parte de cima é esta mesmo ?? "esferas do dispositivo retem engrenamento"
wcas,
na tampa do cambio, tem dois bujões de cabeça arredondadas, se não me engano e na parte que fica pra tras bem em cima.
retire-os e tera acesso a mola + esfera do eixo do garfo.
calma que agora deu nó,.rsssss.
Tem 3 alavandas, uma do cambio, uma da reduzida e uma do 4x4.
cada uma delas tem a sua mola ???
a do cambio são as 2 de cima que tem que tirar aquela proteção dentro do jeep pra ver certo ???
a embaixo do jeep tem uma mola da reduzida ??? ja de disseram que tem uma mola na parte debaixo da caixa de reduzida do lado das alavancas, confere isso ???
eu preciso olhar a da marcha ré que esta pulando e a alavanca de reduzida que esta pulando também, qual seriam essas molas ???
pra clarear o entendimento, segue uma foto da reduzida, pelo manual que tenho aqui existem 2 molas ao lado das alavancas chamadas molas das alaavancas de engrenamento(pag 123), a minha acho que não tem isso, olhem a foto que anexei.
junior braga
17/02/2009, 21:24
pra clarear o entendimento, segue uma foto da reduzida, pelo manual que tenho aqui existem 2 molas ao lado das alavancas chamadas molas das alaavancas de engrenamento(pag 123), a minha acho que não tem isso, olhem a foto que anexei.
wcas, agora que eu num tendi....:mrgreen: mas vou tentar explicar;
olha aquela que te expliquei é da tampa do cambio
http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&p=814111 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&p=814111)
http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/zoom/tamp4mjp2.jpg
no caso dessa tampa tem 3-bujões pois essa tampa é do quatro marchas.
quanto as alavancas da reduzida:
http://www.ciashop.com.br/garra4x4/Assets/product_images/zoom/MolaAlavRed.jpg
essa é da alavanca usa se uma pra cada alavanca...
e tem tambem a mola do eixo de acionamento da reduzida, nessa foto que vc postou tem um parafuso(bujão) na lateral é ali que fica a esfera e a mola.
qualquer coisa pergunte...não sei muito não...
rodrigo.hoffman
17/02/2009, 21:34
Wcas
Se eu entendi oque o leopoldo ta dizendo é o seguinte..
figura (em vermelho): " reduzida tem um par de molas e esferas no chifre, em cada lado "
figura (em verde) " Sobre o cambio, pode ser a mola + esfera "
se eu nao tiver enganado deve ser isso ai..
Abraços
Wcas
Se eu entendi oque o leopoldo ta dizendo é o seguinte..
figura (em vermelho): " reduzida tem um par de molas e esferas no chifre, em cada lado "
figura (em verde) " Sobre o cambio, pode ser a mola + esfera "
se eu nao tiver enganado deve ser isso ai..
Abraços
amanhã pela manhã, vou desmontar aquela capa que cobre o cambio com a carroceria e vou dar uma olhada, mais essa que voce postou em vermelho, posso falar que parafuso só tem do outro lado, deste lado encostado na caixa de cambio só tem uma ponta, que parede uma ponta de eixo.
junior braga
17/02/2009, 21:47
:mrgreen: segue foto com marcação
rodrigo.hoffman
18/02/2009, 00:04
É esse o parafuso ??
exatamente.. so que deve ter um do outro lado tb, pois para cada alavanca (reduzida e 4x4) tem uma mola e uma esfera..
Abraços
exatamente.. so que deve ter um do outro lado tb, pois para cada alavanca (reduzida e 4x4) tem uma mola e uma esfera..
Abraços
hi,.rsssss.
o outro lado não tem não,...nem parafuso tem la, mais também não tem nenhum buraco, mais parece um pino fechado, olhe na foto que eu coloquei, não tem parafuso la. Mais como a reduzida esta desligada porque tenho que comprar o cardã dianteiro que veio sem quando peguei o jeep, nem vou me preocupar com essa parte agora.
amanhã vou desmontar isso, obrigado a todos! :concordo:
Quando parece que nada mais vai dar errado, a coisa piora,.rsssss
Retirei os 2 bojoes um estava normal, o outro a esfera estava presa dentro do tubo do parafuso, fiz um furo pequeno na cabeça do parafuso pra tirar a esfera de dentro do tubo,....tudo resolvido ??? claro que não, fui tentar esticar um pouco a mola e,...ela partiu no meio,.:( rssssss.
Sera que acho facil essa mola que vai la dentro ??
o parafuso da lateral, que é da reduzida saiu, mais a esfera não sai nem a pau, tem algum esquema pra tirar aquilo, ja tenteni até com pimça e não sai.
leopoldo
18/02/2009, 20:48
use um imã
Sabe onde eu acho alguma mola dessas, pois a minha partiu no meio e nas lojas por aqui não nenhuma nem parecida.
rodrigo.hoffman
18/02/2009, 23:16
Sabe onde eu acho alguma mola dessas, pois a minha partiu no meio e nas lojas por aqui não nenhuma nem parecida.
Na agromotor tem e custa baratinho... www.agromotor.com.br (http://www.agromotor.com.br)
Abraço
Obrigado,. comprei as molas e esferas hoje na agromotor,..$3,00 cada mola.
Achei na jipebras também, mais ja tinha comprado na agromotor.
não estou conseguindo instalar com as molas novas, só de dar a primeira rosqueada nos parafusos, o cambio trava e não vai pra nenhuma marcha, é só tirar o parafuso que fica livre novamente. Sera que tem tamanhos diferentes de molas ??? ou tem algum esquema pra montar isso ????
até com as molas velhas ele ta travando agora,..que mer$%$¨# que ta acontecendo,. tiro a mola fica libre, ele ta emperrando na engrenagem da esfera acho ??
Troquei as molas da reduzida e funcionou direitinho, mais na carixa de marchas não vai nem a a pau. Sera que o tamanho do bujãozinho é pra uma mola mais curta ?? cortei uma mola pra teste e até que consegui engatar(deixei ela no tamanha do bujão, pois ela tava saindo pra fora uns 4 mm), mais ainda ta dura pra cassete,.rssss
Luiz Fernando de C
25/03/2014, 00:38
Pois é pessoal..comprei um jeep em 2011 (Willys... 1966) e para o preço que paguei e o tanto que investi nele até que me diverti bem até agora..porém resolvi abrir a caixa para uma revisão geral ( A TERCEIRA ARRANHAVA E A RÉ ESCAPA )....e depois de tudo trocado...( quase tudo mesmo..rolamentos..roletes...arruelas de calço..piloto..entalhado..juntas...molas..etc..etc ...etc...) depois da caixa montada...depois de meses pegando instruções com mecânicos experientes em WILLYS aqui da cidade.....enfim...depois de uma verdadeira novela a bendita da marcha-e-ré continua escapando. Vendo o pessoal contar aqui logo no começo do tópico, pareceram narrar o que está se sucedendo comigo.....de fato...ja tentei quase de tudo:
1° - troca da engrenagem da ré.....
2° - troca do carretel e da luva que faz a primeira e ré mais os reparos dos sincronizadores (Macaquinhos e molas)....
3° - troca da mola da tampa da caixa por uma nova com bem mais pressão....
( tudo montado conforme manual...)
4° - ??????????
5° - ??????????
..............
Depois disso tudo a ré ainda continua a escapar......na reta até que não escapa não...mesmo traçado sem reduzir ela se mantém na reta...mas inclinou o plano já era.....fora isso que citei aí...onde mais pode haver problemas pra essa bendita escapar?????
Ou será que esqueceram de colocar no manual que a ré só pode ser usada em declives suaves ou retas por motivo de escape natural de engenharia?????
Ah...só pra refrescar..(Cambio 3M com primeira sincronizada...BF 161...pressão baixa....)....
O que mais posso tentar mais???
Tenho certeza que não existe Tatu de 2 rabos..me ajude aí pessoal...
Abs.
antonio umino
16/05/2014, 21:15
463083Nesta foto a parte de traz do pino da ré parece faltar um pedaço....(ou foi quebrado, ou desbastado para poder entrar a penca.)
é uma caixa de marchas de 4 marchas do OHC. onde a penca tem 35 dentes.
esta penca não entra na caixa de 4 marchas de 33 dentes...
Troquei, a engrenagem de Ré. no cambio de 4 marchas.
Acontece que mesmo com a engrenagem nova, a ré continua escapando..
Também, troquei a luva de engate da 1 e 2, e continua escapando.
Comprei uma outra caixa de marchas... Como também de um OHC, foi dificil de retirar a penca....
Então ao desmanchar notei que nesta caixa não tem a arruela de encosto da engrenagem, no pino da ré no apoio do pino.
Veja a foto anexa.
Vou retirar de novo a caixa de marchas, e retirar a arruela de encosto da engrenagem de ré..
Trabalheira... pois já desmontei a caixa por 4 vezes...
Vai ser mais uma vez.
Abçs.
Luiz Fernando de C
17/05/2014, 00:33
463083Nesta foto a parte de traz do pino da ré parece faltar um pedaço....(ou foi quebrado, ou desbastado para poder entrar a penca.)
é uma caixa de marchas de 4 marchas do OHC. onde a penca tem 35 dentes.
esta penca não entra na caixa de 4 marchas de 33 dentes...
Troquei, a engrenagem de Ré. no cambio de 4 marchas.
Acontece que mesmo com a engrenagem nova, a ré continua escapando..
Também, troquei a luva de engate da 1 e 2, e continua escapando.
Comprei uma outra caixa de marchas... Como também de um OHC, foi dificil de retirar a penca....
Então ao desmanchar notei que nesta caixa não tem a arruela de encosto da engrenagem, no pino da ré no apoio do pino.
Veja a foto anexa.
Vou retirar de novo a caixa de marchas, e retirar a arruela de encosto da engrenagem de ré..
Trabalheira... pois já desmontei a caixa por 4 vezes...
Vai ser mais uma vez.
Abçs.
Sr Antônio, mais uma vez obrigado pelas ponderações.
Então, ao fazer uma viagem mais longa (140 km) e seguida de uma trilha onde tive que usar a marcha-a-ré por umas vezes, quando cheguei em casa, e desmontei pra ver percebo que o engrenamento da luva com a engrenagem da ré não está acontecendo por completo. A engrenagem da ré ja começou a querer marcar levemente o local do engrenamento com os dentes da luva e com isso percebo que talvez, a Luva precisasse deslocar um pouco mais em direção a parte de trás da caixa( uns 3 mm) , porém se ela fizer isso, correrá o risco de escapar a primeira.
Agora penso onde posso mexer para que uma coisa não atrapalhe a outra, tento ou de repente tento usinar o encosto da engrenagem da ré para que a mesma desloque para frente.....ou se mexo na tampa da caixa aumentando o vão onde a esfera entra e faz o travamento dos eixos onde fixam os grafos......
antonio umino
17/05/2014, 13:36
Luiz.
Na caixa de 4 marchas. a ré se faz com o movimento da engrenagem de ré. e todo o conjunto de sincronizador (luva) fica fixa...movimentando no engate de primeira e segunda marcha....
Foto da caixa de 3 marchas com a primeira sincronizad..
Na caixa de 3 marchas com a primeira sincronizada o engate é feito pela luva e a engrenagem de ré não tem movimento é fixa.
A arruela que tem postei acima. é o encosto da engrenagem da ré do cambio de 3 marchas.....
463122
463123
No cambio de 3 marchas... O que faz o engate da ré é a luva que desloca e engrena na marcha a ré. e também da primeira.
Então. vc olhando o cambio aberto por cima (sem o oleo). quando engrena a luva em ré. observe se tem um bom acasalamento entre a engrenagem e a luva...
Se não estiver a maneira de ajustar o acasalamento é tirar e adicionar calços para poder ajustar...
A engrenagem de ré fica engrenado no trem de engrenagens (penca) fica girando direto com a viatura em movimento..
Tem também o eixo de engate das marchas, onde tem uma cava no eixo e esfera e molas para segurar o engate..
Tem quem fala das molas que empurram a esfera. (colocar uma mais comprida)....
Agora é que percebi neste tópico falam do cambio de 3 marchas..... que no meu caso é o de 4 marchas
.
abraços.
Luiz Fernando de C
02/08/2014, 00:17
Então..observei duas coisas depois da caixa montada toda nova..
1° a luva quando engrenada com a ré, não fica 100% casado os dentes.....
2°...cometi o erro de colocar a luva nova porém o miolo do carretel é velho...daí parece que isso ta dando uma folga e criando um ângulo que facilita o desengrenamento da luva com a ré.....Observe que a ponta da engrenagem está deitada...( Não confundir com a entrada no dente)...e a luva está com a mesma inclinação (deitada) no lado que casa com a engrenagem da ré.
472876472877
antonio umino
02/08/2014, 09:47
Luiz. bom dia.
Olhando a foto... esta engrenagem da ré é o de 4 marchas..
Me parece que o seu cambio é de 3 marchas. Então a engrenagem de marcha a ré é diferente..
e ela também não tem movimento ela fica fixa no eixo e gira junto com a engrenagem principal (penca, trem de engrenagens)
O que faz o engate da Ré é a capa do Sincronizador. esta que vc mostra na foto acima....
Olha a foto da pagina 100.. vc vai entender as diferenças..
Se o seu cambio for o de 4 marchas a engrenagem é a da foto..
Vc olhando a foto que postei na pagina 98. vc vai ver uma arruela de mais ou menos de 5 a 6 mm. na verdade ela não existe naquele local. bem como a outra arruela de metal que coloquei.. (estava montada assim comprei a caixa em um FV... ) e acabei achando que estava com aquela montagem certa. Mas. aquilo não existe. (não tem na de 4 marchas)... por isto está escapando
não faz o engate completo da engrenagem..
ainda não desmontei.. mas vou montar um outro cambio que tenho aqui e substituir..
grande abraço.
Luiz Fernando de C
02/08/2014, 11:11
Luiz. bom dia.
Olhando a foto... esta engrenagem da ré é o de 4 marchas..
Me parece que o seu cambio é de 3 marchas. Então a engrenagem de marcha a ré é diferente..
e ela também não tem movimento ela fica fixa no eixo e gira junto com a engrenagem principal (penca, trem de engrenagens)
O que faz o engate da Ré é a capa do Sincronizador. esta que vc mostra na foto acima....
Olha a foto da pagina 100.. vc vai entender as diferenças..
Se o seu cambio for o de 4 marchas a engrenagem é a da foto..
Vc olhando a foto que postei na pagina 98. vc vai ver uma arruela de mais ou menos de 5 a 6 mm. na verdade ela não existe naquele local. bem como a outra arruela de metal que coloquei.. (estava montada assim comprei a caixa em um FV... ) e acabei achando que estava com aquela montagem certa. Mas. aquilo não existe. (não tem na de 4 marchas)... por isto está escapando
não faz o engate completo da engrenagem..
ainda não desmontei.. mas vou montar um outro cambio que tenho aqui e substituir..
grande abraço.
Isso mesmo Sr Antônio....mas segundo dizem...a engrenagem da ré fica na mesma medida quando usada na caixa de 3m.....por isso confiei e coloquei
e não consegui achar a original da caixa de 3m sincronizada também.
Se eu achar uma original vou conferir as medidas, mas é bem difícil por aqui.
antonio umino
02/08/2014, 12:50
Se esta engrenagem é a do 4 marchas.
Vc tem que fazer um calço de ajuste para esta engrenagem não ficar móvel...
Ela tem que ficar alinhada com a outra engrenagem da Penca. (conjunto de engenagens, penca, trem de engrenagem).
Outra. vai em seu perfil. e coloca a cidade e estado, fica bom da gente visualizar o sua cidade.
abraços.
Luiz Fernando de C
02/08/2014, 13:11
Se esta engrenagem é a do 4 marchas.
Vc tem que fazer um calço de ajuste para esta engrenagem não ficar móvel...
Ela tem que ficar alinhada com a outra engrenagem da Penca. (conjunto de engenagens, penca, trem de engrenagem).
Outra. vai em seu perfil. e coloca a cidade e estado, fica bom da gente visualizar o sua cidade.
abraços.
Ok, Claro, estou mudando aqui agora.
Mas ela serve exatamente..porém não verifiquei as medidas por não ter uma de 3m por aqui
talvez seja por isso que ela fique fora
antonio umino
02/08/2014, 14:47
472889472890Na pagina 100. tem uma foto da de 4 marchas em que a engrenagem é movel.
Na outra foto é de um cambio de 3 marchas com a primeira sincronizada que tenho aqui..
veja que os dentes ficam alinhados com a penca... e consequentemente tem que ficar alinhada com a capa do sincronizador. ou coroa de engate da primeira e marcha a ré.
472888
Nesta engrenagem de re', vc tem que colocar calços (feito em torno) para ajustar para que ela não se movimente.
Se não me engano a diferença da de 3 para a de 4. é que a de 4 tem uma luva nesta parte dianteira. e a de 3 marchas não tem
Entre a engrenagem e a caixa na parte da frente tem um calço de mais ou menos de 4 a 6 mm (não sei a medida, pois colocaram uma destas na caixa que comprei só que na parte de traz). e tem um outro calço na parte trazeira da engrenagem de ré. (para não movimentar a engrenagem)..
Para isto. vc tem que medir quanto tem a engrenagem. (tamanho) e fazer este calço de ajuste 4a 6 mm. e um outro quase do tamanho da engrenagem, entre o alojamento do pino da ré e a engrenagem.... acho que vc entendeu.....
Ok.
abçs
antonio umino
03/05/2017, 09:20
Ontem abri a tampa da caixa de 4 marchas.... e olhando a engrenagem de ré.. tem um calço (arruela) da engrenagem de ré que
na original não tem....então vou tirar. pois com ela a engrenagem fica fora do lugar e acaba escapando...Não engatando totalmente a engrenagem pois no 4 marchas a engrenagem de ré é engatado com o deslisamento no eixo para a capa do sincronizador da primeira e segunda marcha que deve estar na posição de ponto morto...
Esta arruela que na foto aparece na parte do centro da caixa.... pode ser que ela vai na parte anterior... vamos ver. desmontando a caixa..
vou montar retirando a tal arruela e com certeza deve ficar com o engate mais preciso da ré..
abçs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/472889d1400285469-apos-revisao-marcha-re-continua-escapando-imagem-20040.jpg