PDA

Ver Versão Completa : CAMBÃO ARGENTINO (LANZA) -> Evite Multas e Contratempos, Faça Você Mesmo!!!

Dieselboy
02/03/2007, 20:23
Pessoal

Resolvi abrir este tópico no intuito que venha servir como fonte de consulta, sobretudo para aqueles que pretendem viajar seja a turismo ou negócios pela Argentina, onde é exigido por lei que o veículo porte um cambão (Lanza).

Creio que seja desnecessário relembrar que a falta de tal acessório implicará não somente em multa como também em atrasos e contratempos com os órgãos policiais.

O cambão é um artefato de confecção simples, sendo composto dos seguintes itens:

Materiais Necessários

:arrow: 1 tubo de ferro com 25 mm de diâmetro e 33 cm de comprimento (tubo dourado);
:arrow: 1 tubo de ferro com 35 mm de diâmetro e 36 cm de comprimento (tubo escuro);
:arrow: 2 correntes com 30 cm de comprimento (cada);
:arrow: 3 parafusos na medida 5/16 polegadas x 8 cm de comprimento;
:arrow: 6 porcas para os parafusos supracitados;
:arrow: 6 arruelas para os parafusos;
:arrow: 1 tampa plástica com diâmetro suficiente para que permita um encaixe travado no tubo dourado pelo lado externo.
:arrow: 1 tampa plástica com diâmetro suficiente para que permita um encaixe travado no tubo escuro pelo lado externo.

...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/03_Material.jpghttp://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/04_Material.jpg
...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/02_Material.jpghttp://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/01_Material.jpg
...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/05_Material.jpg

Procedimento

1º - Com auxílio de uma furadeira de bancada, o tubo dourado deverá ser perfurado em 3 partes, com furos compatíveis para que permitam a passagem dos parafusos. Adotando-se uma das extremidades do tubo como ponto referencial perfurar-se-á esta peça: a 3,7 cm do ponto referencial; a 23 cm e por último a 29,5 cm.

2º - O tubo escuro também deverá ser perfurado nas seguintes distâncias; 3,7 cm partindo de uma das extremidades e também a 3,7 cm mas desta vez partindo da extremidade oposta.

3º - Insira o parafuso no orifício extremo do tubo dourado ao qual o furo seguinte estiver mais próximo. A seguir encaixe uma das correntes em ambos lados do parafuso e comece a apertar as porcas certificando-se para que o posicionamento das arruelas esteja correto em ambos os lados, conforme a figura. A seguir encaixe a tampa plástica de acabamento nesta mesma extremidade.

...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Tubo_1_01.jpghttp://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/09_Montagem.jpg

4º - Repita este procedimento para o tubo escuro, aproveitando para a seguir encaixar a tampa plástica de acabamento na ponta do mesmo.

...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Tubo_2_01.jpghttp://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Tubo_2_02.jpg

5º - Em seguida encaixe o tubo (dourado) de menor diâmetro no interior do tubo escuro. O furo vizinho ao qual está parafusada a corrente no tubo dourado coincidirá com o furo livre do tubo escuro, no qual deve-se inserir o último parafuso. A "Lanza" em seu estágio final de confecção deve ser similar com que está posicionada logo abaixo na foto da direita.

...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/10_Montagem.jpghttp://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Cambo_Finalizado.jpg

6º - Para que possa se utilizar este artefato deve-se retirar o parafuso que prende os tubos, reposicionando-o no furo em comum localizado nas extremidades dos mesmos, conforme demonstra a sequência abaixo.

...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Lanza_07.jpg
...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Lanza_01.jpg
...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Lanza_02.jpg
...http://i134.photobucket.com/albums/q118/EERR_Brasil/Lanza_05.jpg

7º - As correntes de ambas extremidades da "Lanza" deverão ser encaixadas tanto na bola de engate do veículo de tração quanto no gancho ou ponto destinado para esta finalidade no veículo que será rebocado.

Pessoal, não sei se me expressei corretamente ou deixei claro tudo que foi descrito, porém se tiverem alguma dúvida é só perguntar que estarei à disposição, senão para dirimir, para pelo menos tentar sanar eventuais dúvidas :concordo:

SÉRGIO HOLANDA
02/03/2007, 20:42
Grande Dieselboy,

quando estiver com o meu pronto mando as fotos...

abração e obrigado pela ajuda...

Kim
02/03/2007, 21:20
Caro Dieselboy!

Parabéns pelo ótimo trabalho do tópico.

Ficou compreesão.

Muito útil.:concordo:

abraços.

Kim.

JEFFCATUNDA
03/03/2007, 00:28
Caraca!

Tem també um lance dos para-choques não é mesmo?????

eire
03/03/2007, 05:54
Gostei muito da "lanza" vou confeccionar uma, porem pelas fotos achei os tubos meio finos, sera que aguentam quanto de peso de arrasto, se a viatura arrastada for uma land 110 será que da conta do recado.

Dieselboy
03/03/2007, 09:04
"... pelas fotos achei os tubos meio finos, sera que aguentam quanto de peso de arrasto, se a viatura arrastada for uma land 110 será que da conta do recado ..."
Boa obervação, aliás diga-se de passagem, os tubos que compõe a "lanza" realmente são muito finos :putz: e numa eventual emergência envolvendo por exemplo, veículos de maior porte que um popular 1.0, não terão serventia alguma, dada sua fragilidade :shock: :putz:

Sugiro àqueles que queiram confeccionar uma peça de maior resistência, que o façam utilizando uma barra sólida (no lugar de um dos tubos) além de um tubo que tenha suas paredes com maior espessura.

O cambão que aparece nas fotos serviu apenas para que mostre como a estrutura básica do mesmo pode facilmente confeccionada, caso alguém tenha curiosidade na ocasião que adquiri este artefato paguei pelo mesmo $ 18,00 (pesos Argentinos) ou o equivalente R$ 12,00.

Cícero Franco
05/03/2007, 17:04
A Donatti tem cambão telescópico à venda. Parece bem interessante. Alguém já usou?

[]s

Cesar Cassique
06/03/2007, 06:27
Boa obervação, aliás diga-se de passagem, os tubos que compõe a "lanza" realmente são muito finos :putz: e numa eventual emergência envolvendo por exemplo, veículos de maior porte que um popular 1.0, não terão serventia alguma, dada sua fragilidade :shock: :putz:

Sugiro àqueles que queiram confeccionar uma peça de maior resistência, que o façam utilizando uma barra sólida (no lugar de um dos tubos) além de um tubo que tenha suas paredes com maior espessura.

O cambão que aparece nas fotos serviu apenas para que mostre como a estrutura básica do mesmo pode facilmente confeccionada, caso alguém tenha curiosidade na ocasião que adquiri este artefato paguei pelo mesmo $ 18,00 (pesos Argentinos) ou o equivalente R$ 12,00.

Grande Dieselboy , esta de parabens ,muito proveitoso suas dicas , estara ajudando a todos que passarão pelos "HERMANOS" .

110 abraços
Cesar Cassique

Grassmann
06/03/2007, 08:12
DieselBoy,

Aqui no Brasil não é exigido o porte do cambão, mas é proibido rebocar outro veículo sem o uso do mesmo (utilizando cordas). Veja o que diz o Código de Trânsito:

Art. 236. Rebocar outro veículo com cabo flexível ou corda, salvo em casos de emergência:
Infração - média;
Penalidade - multa.

Mas interessante a maneira de confeccionar o cambão...
Agora, fala sério... R$145 por um cambão! Tudo bem que o acabamento é bem melhor que este que o DieselBoy colocou por aqui, mas a função é a mesma. E no caso de um carro de passeio, vai servir pra enfeitar porta-malas mesmo...

[]'s

Dieselboy
06/03/2007, 09:18
"... Agora, fala sério... R$145 por um cambão! Tudo bem que o acabamento é bem melhor que este que o DieselBoy colocou por aqui, mas a função é a mesma ..."
:mrgreen: Por isso adicionei ao título do tópico "faça você mesmo!!!" assim já deixo a idéia (que por sinal não é minha :discordo:) para que os amigos economizem uns $$$

No site da Donatti tem inclusive um cambão, com acabamento impecável, mas que está custando R$ 218,00 :shock:

Com R$ 20,00 qualquer um confecciona seu próprio cambão "Homemade" :mrgreen: quem quiser e puder gastar um pouquinho mais, pode incrementá-lo utilizando parafusos de aço e pintura personalizada e outras "frescurinhas" mais ....

:concordo:

Tio Eddie
06/03/2007, 10:18
Diesel, valeu pela dica....

e a todos...como dizemos no mergulho....KISS (Keep It Simple....)

JEFFCATUNDA
06/03/2007, 13:37
Dá até para colocar pilhas e led's....

FICA SHOULLLLL

SÉRGIO HOLANDA
08/03/2007, 20:31
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Dieselboy,

Cambões confecionados e com tubos com paredes mais grossas, amanhã vou comprar as peças de borracha para as extremidades e depois fotografo e coloco aqui...

Custo R$ 15,14 (2 tubos de 65cm + Parafusos sextavados + correntes + mão-de-obra) Na relidade como estou sem tempo por causa da expedição, eu e o César Cassique compramos as coisa necessárias e levamos pra um serralheiro, acertamos a R$ 4,00 a unidade para furar, montar e pintar com zarcão...claro que fazendo em quantidade o egócio sai mais barato...compramos material para fazer 6 peças, pois o restante dos tubos César vai fazer uma tenda pra Land Rover, acho que na volta da expedição ele vai vender cachorro quente na praia de Boa Viagem...heheheh:lol: :lol: :lol: ...ele fica Puto quando digo isso!!!!! então vamos comprar mais para fazermos os 4 restantes e vou levar um cambão de verdade, um que fabriquei a alguns anos para rebocar compressor de ar...

abrs,

Sérgio Holanda

:mrgreen: Por isso adicionei ao título do tópico "faça você mesmo!!!" assim já deixo a idéia (que por sinal não é minha :discordo:) para que os amigos economizem uns $$$

No site da Donatti tem inclusive um cambão, com acabamento impecável, mas que está custando R$ 218,00 :shock:

Com R$ 20,00 qualquer um confecciona seu próprio cambão "Homemade" :mrgreen: quem quiser e puder gastar um pouquinho mais, pode incrementá-lo utilizando parafusos de aço e pintura personalizada e outras "frescurinhas" mais ....

:concordo:

SÉRGIO HOLANDA
08/03/2007, 20:33

e com pisca-pisca estroboscópico...ou estrambolhovisco!!!

:lol: :lol: :lol:

Dá até para colocar pilhas e led's....

FICA SHOULLLLL

SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 22:48

Grande Dieselboy,

demorou, mas seguem as fotos dos nossos cambões, na realidade foi falta de tempo de baixar as fotos, pois já tinham sido tiradas a tempo...

abrs,

Sérgio Holanda

SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 22:57

E agora o que nosso amigo César Cassique incrementou em sua Land Defender para a Expedição...

Temos:

- Chuveirão;
- Tenda;
- Proteção das laternas;
- Escada de acesso lateral.

abrs,

Dieselboy
20/03/2007, 23:03
É isso mesmo Serjão :concordo: Parabéns ficou muito melhor do que aquele adquiri por lá, inclusive as correntes estão bem mais parrudas e condizentes para o propósito de reboque :palmas::palmas:

SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 23:15

Valeu pela ajuda...

os cambões ficaram legais, mas infelizmente não são fortes o suficiente, embora para veículos pequenos vai bem, e ai vamos levar um cambão forte para caso seja necessário rebocar algum dos veículos...

abrs,

É isso mesmo Serjão :concordo: Parabéns ficou muito melhor do que aquele adquiri por lá, inclusive as correntes estão bem mais parrudas e condizentes para o propósito de reboque :palmas::palmas:

Dieselboy
20/03/2007, 23:20
"... mas infelizmente não são fortes o suficiente, embora para veículos pequenos vai bem, e ai vamos levar um cambão forte para caso seja necessário rebocar algum dos veículos ..."

Mas é isso mesmo Sérgio :concordo: até alertei no início do tópico para este fato, contudo a real utilidade deste cambão será evitar que vocês levem multa e tenham dor de cabeça nas fiscalizações das carreteras :concordo:

SÉRGIO HOLANDA
20/03/2007, 23:38

é verdade...

Mas é isso mesmo Sérgio :concordo: até alertei no início do tópico para este fato, contudo a real utilidade deste cambão será evitar que vocês levem multa e tenham dor de cabeça nas fiscalizações das carreteras :concordo:

guilhermekrug
08/12/2007, 09:45
Alguns aspectos:

Olhando parece que o ponto franco são os parafusos e ai complica colocar algo realmente robusto....Os que são vendidos no mercado livre tem uma mola...Esta mola diminui trancos e por isto deve aumentar vida útil/ capacidade de carga...

Alguém pensou em colocar em uma das pontas um encaixe de engate tipo reboque?

Vou fazer o meu....

Andrejur
09/12/2007, 11:16
Alguns aspectos:

Olhando parece que o ponto franco são os parafusos e ai complica colocar algo realmente robusto....Os que são vendidos no mercado livre tem uma mola...Esta mola diminui trancos e por isto deve aumentar vida útil/ capacidade de carga...

Vou fazer o meu....

Estou pensando nisso ha algum tempo...
Qdo for usar monto a munheca do towbar no cambão...

Abs.

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2007, 22:21
Guilherme,

na verdade é frágil sim, mas a intenção era ter o equipamento, pois nas viaturas grande não iria adiantar mesmo...mas tinhamos um cabão de "verdade" que dava pra puxar um F4000...

Sérjão

Alguns aspectos:

Vou fazer o meu....

André-4WD
26/08/2008, 10:54
Pessoal:
Estou pensando em fazer um "lanza" para mim...
mas vou fazer inteiriça,pois o modelo do dieselboy é telescópico, tem 3 posições de ajuste de comprimento. É mais facil para transportar mas como preciso fazer um de hoje para amanhã e tenho um tubo bem reforçado em casa, vou faze-lo uma peça única.
Com relação aos parafusos.. será que usando um parafuso 8.8 ou mais (12.5?) não dará a resistência desejada???
abraços
andre

André-4WD
26/08/2008, 10:57
Voltei...
Esqueci de comentar sobre a idéia do guilherme, de usar a munheca do towbar.
1) encarece o cambão homemade... uma munheca custa uns 80 a 90L$
2) Se na argentina, os hermanos não admitem o engate traseiro, como utilizará o cambão lá, se essa for a tua intenção também...
Eu falo isso pois vou fazer um para uso aqui e se eu for para lá, já tenho a encrenca pronta..
abraços
andre

guilhermekrug
26/08/2008, 18:50
|O meu fiz sem parafusos, Só solda em um vergalhão na ponta de cada lado do tubo de ferro, aguentou uma L200 carregada por mais de 300KM.

Ninguém falou nada do engate na argentina ou no chile. Também ninguém perguntou se eu tinha cambão, mas ainda bem que tinha um que aguentou o tranco....

Murillus
08/11/2011, 19:10
muito legal a historia do cambao homemade...

vou fazer um com duas ou tres incrementacoes:
engate fundido 50mm (para aclopagem a bola) aparafusado (logo possivel de remover)
usarei 03 canos (02 de 1mx3,5cm + 01 cano de 1mx2,5cm) para ter um comprimento total de 1,80 m
na outra extremidade usarei um gancho universal;

Murillus
22/11/2011, 12:12
cambao homemade...

JJVET
22/11/2011, 12:29
cambao homemade...
profissionalllll
qto gastou??

IsaacMarx
18/12/2011, 22:28
Olá
Li o seu post sobre o cambão argentino. Estou planejando uma viagem com entrada por Uruguaiana, rumando em direção a Parana e Santa Fe. Estou acompanhando a necessidade de ter este tal cambão. Entendi o que que é, mas a pergunta que não quer calar onde compro isso?

Na legislação argentina fala-se na cuerda de tración é a mesma coisa. É algo mais simples do que este equipamento que está na foto?

Aguardo sua ajuda.
Isaac

Cícero Franco
18/12/2011, 23:02
A Garra 4x4 tem. Abaixo o atalho.

Cambo universal Telescpico AVM (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Cambao+universal+Telescopico+AVM&dept_id=9&pf_id=CB080)

Cícero