PDA

Ver Versão Completa : Teste para niveiro

Savius
01/03/2007, 00:23
Olá pessoal, sou novo aqui no forum como tambèm sou "novo de Niva".

Moro em São Paulo e fazem dois dias que comprei meu primeiro Niva, um sonho muito antigo, e vejam só o que me aconteceu,..........

Depois de muito procurar consegui achar um Niva em exelente estado geral,...único dono, sem nenhum sinal de ferrugem, quase todo original(inclusive com a bolsa de ferramentas em couro e a lanterna) e a um preço justo.

porém quando fui buscar o "Nivaldo" (nome este que eu tinha na cabeça desde 1991), no caminho de volta, percebí que o pedal da fricção estava ficando cada vez mais duro, e de repente ficou mole, porém não acionava mais a fricção.

Entrei debaixo do carro e graças ao que aprendi aqui no forum, verifiquei que o problema era no reparo do cilindro inferior da fricção, que tinha ido pro sac...

Fiquei pasmo... meu primeiro niva e meu primeiro páu !!! Mesmo porque estava com minha esposa e filha (que me olhavam com aquela cara tipo... Voce não disse que esse carro era forte como um Tanque ??????)

Pois é, os homens também choram... e os Tanques....também quebram!!!!

De repente consegui entender o que estva acontecendo,....
O "Nivaldo" estava me testando... para ver se eu era digno de ser o mais novo propietário de um NIVA...

De posse desta informação tudo ficou mais fácil, ... consegui desmontar o tal cilindro com as ferramentas que tinham na "mitológica bolsa de couro", e com dois anéis de borracha (conseguidos no setor de troca de óleo do posto), um pouco de fita Teflon, e uma lixa de unhas (usada para rebaixar os anéis de borracha), coloquei o bicho para funcionar e cheguei em casa.

Acho que passei no teste e fui aceito...e o Nivaldo até gostou, pois está com a gambiarra até hojo e não reclamou mais...

Gostaria de saber se é assim com todo niveiro, tipo "se o cara não desistir, é porque já está contaminado !!!"

Gostaria de ser aceito também por esta comunidade, pois sou realmente novato e receberei muito mais do que posso dar.

Desde já agradeço e aproveito para parabenizar a todos por aqui, pelo empenho, seriedade e bom humor que tratam as dúvidas aqui postadas.

RAR
01/03/2007, 00:43
Savius,
Com freio não se brinca!:discordo: ... Conseguiste quebrar o galho, mas não espere muito pra checar seus freios com pessoal especializado. Bem vindo ao grupo!:dance:
Sdçs,

Mauricio Rossetto
01/03/2007, 13:16
Savius, pelo que entendi, foi o cilindro inferior da embreagem não é mesmo? Se você acha que usou um material bom, e o serviço mesmo que com cara de gambiarra ficou confiável, poderá deixar assim e programar a compra de um cilindro inferior. Veja, o carro é forte mas o material que ele foi feito têm 16 anos pelo menos (se for 1991), então temos várias coisas que deverão ser programadas para troca justamente para que você tenha o carro mais confiável possível. Vou te contar meu exemplo:
Entre janeiro e fevereiro fui com o Niva para: Caraguatatuba-SP, São Paulo, Brasília, Pirenópolis-GO, Caldas Novas-GO, Belo Horizonte, Parque estadual do Caraça, Rio de Janeiro, Araruama-RJ e moro entre RJ e SP - Itatiaia-RJ. Só em Brasilia tive duas veses, pois trabalho como consultor de informática e graças ao Niva consigo conciliar trabalho e lazer-aventura. Nessa onda de viagens o carro se desgasta e claro tenho constantemente estar regulando, ajustando, trocando... mas este ano a unica coisa que aconteceu nessas andanças foi em BH a mangueira que liga o cilindro superior com o inferior da embreagem furou e tive que trocá-la. Em BH comprei no Planeta Niva uma mangueira nova, no própio hotel coloquei e pronto.
Mantendo o material em dia no Niva você não terá problemas. No manual pedem para trocar determinadas peças depois de uma certa quilometragem mesmo que estejam boas.
Conselho: Tudo que for mangueira de óleo (mangotes de freio, a tal mangueira citada acima) programe a troca. Com isso ficará com o carro cada vez mais confiável. O Niva agora é um de seus hobbys além de carro. Estou preparando o meu para Patagonia, conforme verá o tópico aqui no Forum.
Boa sorte e que te traga toda felicidade e aventuras do mundo.

ferchina
01/03/2007, 13:51
É, o "Nivera" me testa até hj, mas qdo gostamos d algo não é qualquer "probleminha" q nos faz desistir.:discordo:

:concordo:

shuther4x4
01/03/2007, 23:45
Savius,
Com freio não se brinca!:discordo: ... Conseguiste quebrar o galho, mas não espere muito pra checar seus freios com pessoal especializado. Bem vindo ao grupo!:dance:
Sdçs,

Não li nada sobre freios!!!!! Acho que você está confundindo freios com embreagem!!!

shuther4x4
01/03/2007, 23:50
Esse problema da embreagem é uma coisa que não avisa antes se vai estourar ou não, ela simplesmente estoura!!!!
Ainda bem que você andou lendo no forum (www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24824&highlight=gambiarras) e conseguiu resolver o problema!!!
Niva é assim mesmo, alegrias e tristesas juntas.
Um grande abraço e muitas, mas muitas alegrias mesmo!
Parabéns.

pedrodoniva
02/03/2007, 12:04
É verdade...ele nos testa mesmo...Quem nasceu pra ser niveiro não esquenta a cabeça...
Tenha consciencia que nao foi a unica nem a ultima vez que isso acontece. O niva vai sim quebrar mais vezes ,cabe a você se vai ser grave ou superficial...Cuide dele como um filho...ou um parceiro...

kemramone
02/03/2007, 15:27
< Camarada Savius é assim e isso não é pq é um Niva ja vi carro zero quebrar com menos de mês de uso e olhe que era carro de mulher!! os "invejosos" falam mal do Niva não sei nem porque pois ele é como qualquer outro carro tem virtudes e defeitos e + cedo ou + tarde ele quebra igualzinho aos Pajeros, Trollers etc!!!!! bem vindo a familia!!!

Savius
06/03/2007, 12:34
Realmente o problema foi no cilindro inferior da embreagem e não do freio,
tive alguns probleminhas com outras borrachas e mangueiras, mas agora estou trocando tudo.
Quando eu optei por um NIVA, não foi só pela aparencia e qualidades, mas principalmente pela AVENTURA....quebra aui... conserta ali... adapta acola...
Agora eu pergunto a todos, .......................existe vida melhor do que isso???????

RAR
06/03/2007, 20:03
Citação:
Postado originalmente por RAR http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=356741#post356741)
Savius,
Sdçs,

Não li nada sobre freios!!!!! Acho que você está confundindo freios com embreagem!!!

Shuther,
Não era pra responder mas como tocaste no assunto... O Savius na abertura do tópico tinha referenciado o problema falando em pedal de fricção e cilindro de fricção. Não é usual mas fricção é freio ( do ingles "friction system"), daí o mal entendido.
Os dois cilindros de embreagem (superior e inferior) tem a função apenas de exercer um acionamento hidráulico da embreagem do Niva e mesmo assim ela é ainda um pouco dura. O meu mecânico desenvolveu um sistema mecânico de acionamento da embreagem (atraves de articulações) que segundo ele é mais macio que a original e não dá problema.
Sdçs,

shuther4x4
06/03/2007, 21:13
Eu sempre conheci fricção como embreagem. Portanto quando ele se referiu a cilindro da fricção eu entendi como embreagem (cilindro acionador da embreagem). Agora vou procurar saber se fricção é freios mesmo.
Abraços.

Savius
07/03/2007, 13:04
Desculpem, eu não sabia que fricção era relacionado a freios, pois sempre ouvi dizer "fricção ou embreagen".

Mas para esclarecer: é no sistema que é acionado pelo pedal da esquerda.

Já comprei a peça nova e troque sem muita dificuldade, agora estou mais seguro