PDA

Ver Versão Completa : motor opala 4cc + cambio maveco

DinoGuimaraes
27/02/2007, 14:22
bom dia amigos, tenho um cambio c10 3m no motor de opala 4cc, é ate bonzinho, muito resistente, mas quero mesmo um cambio 4m, encontrei um cambio do maverick V8 4m (tipo os da f1000, d10, etc...) ´´´canhaozinho`` como conhecem por aki. mas tem um problema, ele saiu de uma d10 com motor q20b, pois o dono anterior disse q a pick up ficou muito frouxa, porem ele tinha uma relaçao bem alongada.
meu caso é o seguinte, to loco por esse cambio, tenho o motor do opala 4cc e um diferencial 8x43 na minha rural, sera q esse cambio tbm vai ficar frouxo na rural? ou com um motor de maior giro e um diferencial bem mais curto (meu caso) fica bom? açlguem ja colocou esse cambio no motor de opala 4cc, valeu a ajuda....
abraços

Leo - Beethoven
27/02/2007, 17:22
Dino, o meu CJ-5 tem essa configuração, mas os diferenciais são um pouco mais longos....o resultado foi muito bom....e ainda deu espaço pra fazer uma preparação no motor 151.....Se o preço que for pagar pelo câmbio for bom e não tiver uma opção melhor em vista, não pense duas vezes...por vale a pena e nem precisa de grandes adpatações.

Abs.

fontana
27/02/2007, 17:31
bom dia amigos, tenho um cambio c10 3m no motor de opala 4cc, é ate bonzinho, muito resistente, mas quero mesmo um cambio 4m, encontrei um cambio do maverick V8 4m (tipo os da f1000, d10, etc...) ´´´canhaozinho`` como conhecem por aki. mas tem um problema, ele saiu de uma d10 com motor q20b, pois o dono anterior disse q a pick up ficou muito frouxa, porem ele tinha uma relaçao bem alongada.
meu caso é o seguinte, to loco por esse cambio, tenho o motor do opala 4cc e um diferencial 8x43 na minha rural, sera q esse cambio tbm vai ficar frouxo na rural? ou com um motor de maior giro e um diferencial bem mais curto (meu caso) fica bom? açlguem ja colocou esse cambio no motor de opala 4cc, valeu a ajuda....
abraços

se vc tiver pagando barato esse cambio, vc revende ele e compra um da F1000 4m ou C10, D10 etc.......
isso vale ouro, se for original do Maverick V8.......

joão k. chikui
27/02/2007, 21:37
Dino
meu 51 tem opala 4 cil alc, cambio de F1000 ,piloto de 16 dentes, rel 8/43,frontiera:
Fica muito bom de arrancada, com 1ª e 2ª bem forte e 4ª bem longa.
Acho que o cambio do V8 era clark, mas não sei o piloto que usava.
fale com o Fontana.

DinoGuimaraes
27/02/2007, 22:47
mas foi bom saber q o da f1000 tem 16 dentes, amanha mesmo vou contar eles, quanto ao cambio esta zerado e vamos montar ele na caixa da d10, justamente por nao precisar de adaptaçao no motor do opala, e o sistema de alavanca vai ser o mesmo da d10 e f1000 tbm, como ele tem 3 rabetas desse cambio a do maveco dai ele guarda pois eu nao tenho interesse nela, vou arriscar, se ficar fraco vou perder uma grana boa, mas como tem relatos de que ficou bom, mais fraco q o meu da c10 3 marchas nao pode ficar, eita primeira longaaaa.....
uma unica vez ja me faltou força nesse cambio, espero q esse seja o ideal para o meu uso.
valeu a ajuda de todos...

Leo - Beethoven
28/02/2007, 07:51
O Câmbio da F1000 vai muito bem mesmo, tenho um colega que tem um em um Jeep dele, e as relaçôes de marcha ficam melhores mesmo, sem precisar preparar o GM 151. Em 1a. e 2a, fica um veneno e a 4a. se torna mais longa.....no 51 dele, a relaçâo é 8:43.....mas Jipeiro tem dessas coisas, tem que lidar com a melhor oportunidade que aparece a sua frente pra conseguir boas peças para adaptaçôes.....bom, se for meio caído de grana igual a mim....hehehe....

Abs.

fontana
28/02/2007, 08:38
mas foi bom saber q o da f1000 tem 16 dentes, amanha mesmo vou contar eles, quanto ao cambio esta zerado e vamos montar ele na caixa da d10, justamente por nao precisar de adaptaçao no motor do opala, e o sistema de alavanca vai ser o mesmo da d10 e f1000 tbm, como ele tem 3 rabetas desse cambio a do maveco dai ele guarda pois eu nao tenho interesse nela, vou arriscar, se ficar fraco vou perder uma grana boa, mas como tem relatos de que ficou bom, mais fraco q o meu da c10 3 marchas nao pode ficar, eita primeira longaaaa.....
uma unica vez ja me faltou força nesse cambio, espero q esse seja o ideal para o meu uso.
valeu a ajuda de todos...

F1000 16 dentes
Maverick V8 17 dentes (se não me esgano)
Dodge V8 18 dentes (se não me esgano)
as carcaças são todas "iguais" todas familia 260F.......
oq muda é a miudeza..........
eu aconselho usar miolo da caixa da F1000 com o piloto 16 dentes q tem a primeira com relação ~4:1 ja o Maverick V8 usa 2,70:1 se não me esgano....

eu mesmo uso caixa de F1000 (16 dentes) no Maverick......

eu tinha uma tabela com realçaoes de marchas das caixas, vou ver se axo elas.....
quanto a C10 3m ela tem 2 cambios um pra 4cil com primeira mais curta e outro pra 6cil com primeira mais longa........

DinoGuimaraes
01/03/2007, 09:07
mas eu posso intercambiar pilotos? nesse mesmo cambio tem como colocar o piloto da f1000 sem comprometer o cambio? e a relaçao da primeira marcha da f1000 tbm tem como ser colocada? ou tem que mudar todo o conjunto? grande abraço.
obrigado a todos pela grande ajuda.

joão k. chikui
01/03/2007, 09:31
Dino
Se for perto do que o Fontana disse, antes de montar no Jeep, melhor contar a dentagem da rel de 1ª e 2ª, se for longa como ele postou , nem perca tempo.
Pior é que tem lógica: Camionete p/ 1000 kg, precisa 1ª curta
Maveco com motorzão, pode ser longa.

fontana
01/03/2007, 10:29
mas eu posso intercambiar pilotos? nesse mesmo cambio tem como colocar o piloto da f1000 sem comprometer o cambio? e a relaçao da primeira marcha da f1000 tbm tem como ser colocada? ou tem que mudar todo o conjunto? grande abraço.
obrigado a todos pela grande ajuda.

nao tem como, pq muda o trem de egrenagens tmb....até daria mas dai tem q cortar as engrenagens e soldar......se foi o cambio.......
me manda um emeio q eu te passo um possivel comprador pra esse teu cambio, ele troca com vc por um com miudeza de F1000........

mecanicafontana@yahoo.com.br

DinoGuimaraes
01/03/2007, 17:38
meu email com msn é publicitarioo@hotmail.com.
bom, seguinte, o cambio esta impecavel, por isso tenho bastante interesse nele, entao me responde uma ultima, rsrs
qual é a relacao da primeira marcha do cambio c10 3 marchas?
4:1, 3:1????
grande abraço

fontana
01/03/2007, 17:43
bom, seguinte, o cambio esta impecavel, por isso tenho bastante interesse nele, entao me responde uma ultima, rsrs
grande abraço

C10 3m como falei tem 2 caixas.......uma da 4cil com primeira 4,alguma coisa:1
e da 6cil se não me esgano 3,alguma coisa:1
tenho q axar as tabelas, não sei onde anotei isso.......
te adicionei no msn.......

fontana
01/03/2007, 17:50
grande abraço

eu não tenho guardado, mas o meu amigo Polaco tinha no site dele......hehehe...
tem as relações q eu axei na epoca e repassei pra ele:

http://www.xisla.com.br/index.php/item/327?backsession=15b866e53419cc3f5dc88e35f758d6de

DinoGuimaraes
01/03/2007, 17:52
se for igual a q ja tenho sera suficiente, se nao, terei q desistir mesmo.
pois pra mim na ruiral é meio complicado se for mais longo q o da c10 6cc (meu cambio)
ele ja da na estica, o ideal era da f1000, mas como esta o estado desse q vc sabe? esse q arrumei parece cambio novo.
abraços

edwint
06/03/2007, 12:53
eu uso e recomendo o AP 1.8 c/ cambio f1000, se nao me engano é o mesmo do maveco 4marchas. muito bom e de confiança, casamento perfeito, economico e versatil. manutençào barata, quer mais?

tenho um amigo de tilha que colocou o gm 151 num cj3, mas esta gastão demais 5 km/l , ja se arrependeu de ter colocado.

joão k. chikui
10/03/2007, 19:31
eu uso e recomendo o AP 1.8 c/ cambio f1000, se nao me engano é o mesmo do maveco 4marchas. muito bom e de confiança, casamento perfeito, economico e versatil. manutençào barata, quer mais?

tenho um amigo de tilha que colocou o gm 151 num cj3, mas esta gastão demais 5 km/l , ja se arrependeu de ter colocado.

Edwint
Pode dar um toque para teu amigo que a viatura dele está desregulada, pois tenho um JPX com AP2000ALC, clark 5M e um CJ3A com GM151ALC e Clark 260F e ambos são econômicos, chegando a fazer 7 km/L andando sem abusar.
Pode ser tb que ele queira andar mais rápido que o recomendado para um CJ3.

Leo - Beethoven
10/03/2007, 20:00

No meu CJ-5 estou com um GM151 + o 4 marchas do maverick, faço tranquilo na cidade 7 km/l.....Tenho ainda coletor dimensionado, comando levemente mudado para um ângulo melhor, e carburador Solex duplo.
Não me arrependo de forma alguma.

Sidnei Diogo
11/03/2007, 09:40
Bom dia; Olha, o meu CJ-5 tem motor opala 4cc álcool e câmbio chevete 5m (diferenciais 8 x 43) e ficou excelente e barato. Montamos tbem num CJ com rel. 9 x 44 e ficou melhor ainda. As marchas 1 e 2 são fortíssimas e a 5 marcha é over-drive (diferencial gira 20% a mais que o motor), além disso, é muito resistente e fácil de adaptar.

Leo - Beethoven
11/03/2007, 11:46
Bom dia; Olha, o meu CJ-5 tem motor opala 4cc álcool e câmbio chevete 5m (diferenciais 8 x 43) e ficou excelente e barato. Montamos tbem num CJ com rel. 9 x 44 e ficou melhor ainda. As marchas 1 e 2 são fortíssimas e a 5 marcha é over-drive (diferencial gira 20% a mais que o motor), além disso, é muito resistente e fácil de adaptar.

Concordo, esqueci de mencionar antes que no meu CJ-5 a relação e 9x44.