Ver Versão Completa : Mudança da caixa de Marcha da toyota Band. ( 4 para 5)
Aelbioner Eunase da Silva
24/02/2007, 18:15
Pessoal, boa tarde.
Eu tenho uma toyota bandeirantes 92 de 4 marchas para frente e quero mudar para uma de 5 marchas para frente da 14B. Será que existe alguma incompatibilidade?
Agradeço antecipadamente aos senhores gurus da mecânica de toyotas.
São Luís (MA)
joão k. chikui
24/02/2007, 21:42
A.E.S.
A caixa da 14 B (estria fina) pode ter o piloto substituído e passar a ter
estria grossa(OM364).
Dificuldades, citarei as que lembro, peço que os mestres corrijam ou complementem:
I-Preço proibitivo deste cambio
II-Alongar o cardã dianteiro em 10 cm.
III-Encurtar o traseiro em 10 cm.
IV-Modificar a tampa do assoalho, pois as alavancas são ligeiramentes mais para trás.
V-Se tiver guincho mecanico, tem que trocar a tomada de força.
Aconselho a adaptação de freio a disco na diant( Se ainda não tiver)
E, caso use embreagem chapéu chines(LUK) , no cambio de 5M não fica bom, tem que voltar para gafanhoto.
Tenho 5M na minha, porém, atualmente ,apenas mudaria minha relação diant e traseira para 35:11, que dá exatamente a mesma alongada que a 5ª louca , por 40% do que gastaria para adaptar um 5M.
Aelbionder, mexeu no motor? não fique usando sem saber, pode agravar alguma possível avaria .
israel teixeira
24/02/2007, 22:40
Recentemente instalei a caixa de 5 marchas na minha Band 85 motor OM 314, e realmente fica muito caro, gastei cerca de 3.800 reais e confesso que não faz tanta diferença. Acredito que trocar a relação do diferencial seria a melhor opção custo x benefício. No meu caso, a melhoria se deu na redução do barulho já que com 4 marchas no OM314 parece que algo vai explodir, o ruído é enorme em altas rotações. Assim, além da caixa, revesti todo o carro com isolante termo-acústico.
joão k. chikui
25/02/2007, 06:41
Israel
Como vão as coisas aí na terra de todos os Santos? Nasci aí perto.
Israel, será que seu motor não é maçarico? Para aproveitar bem o cambio 5M , melhor com motores turbo. Se for intercoolado, então...
25/02/2007, 08:55
João, bom dia.
Amigo, ainda não mexi em nada, estou especulando, vendo se realmente vale a pena fazer essas adaptações....
mas, mesmo mundando o cambio ( 4 para 5 marcha) tenho que mexer no motor? encontrei uma aqui por 2.000 reais, e ainda posso vender a minha caixa de marcha pra o mecânico que vai fazer a troco, ou seja, sai tudo por mais ou menos 1.500 reias, com a mão de obra...
porém, estou um pouco inseguro, pois, mexer numa cooisa que veio de fábrica (motor/potencia/quantidade de marchas e etc) soa um pouco estranho nos meus ouvidos.
valeu mesmo pelas dicas...sentarei com meu mecanico e vou ponderar com ele, as outras mudanças que vc relatou, mudanças essas consequencia da troca de cambios..
um abraço e valeu João.
joão k. chikui
25/02/2007, 17:34
Ael
Depende muito do uso que se faz da viatura.
Se usa principalmente em terra e percurso urbano ou a trabalho pesado, nem pensar em mexer.
Mas, como viajo muito com a minha , é legal ter um carro que mantenha 110 no plano e em serra , a 2200 rpm, com o pé só encostando no acelerador. Parece que quando o motor não sofre pra te levar, vc tb não cansa.
Mas, não acho que deva mexer na Band para ficar andando a 140 com 2800 rpm e 0,8 kg na turbina. Melhor trocar de carro , pegando um mais moderno e feito para correr(Hilux, Ranger, S10 , L200, frontier).
israel teixeira
25/02/2007, 19:33
João,
Por aqui, falo em Salvador, as coisas não estão lá muito boas. A cidade cresceu muito e problemas graves não solucionados ao longo de muito tempo está fazendo a violência aumentar entre outros problemas, claro que a cidade melhorou muito em outros aspectos . Porém, estou em Maraú, e por aqui está chovendo muito, a ponto de a BA 001, que liga Camamu a Itacaré - passando por Maraú- e que está em construção, parece intrafegável de lama.
Com respeito a meu motor, ele não é o maçarico é o OM 314 mesmo, super fraco e barulhento, com o serviço que fiz, de isolamento, melhorou muito o barulho, e espero ter dinheiro par turbinar e intercular, afinal essas coisas são muito caras, diga-se de passagem a caixa que coloquei. Por aqui dizem que donos de Toyota Bandeirantes são todos ricos, e por isso tudo sai muito caro.8)
Israel
Como vão as coisas aí na terra de todos os Santos? Nasci aí perto.
Israel, será que seu motor não é maçarico? Para aproveitar bem o cambio 5M , melhor com motores turbo. Se for intercoolado, então...
joão k. chikui
26/02/2007, 21:01
Conterrâneo
A expressão " motor maçarico" usamos em são paulo para motores não turbinados.
Pede para um mecanico ver se tua bomba não está muito fechada.
Estive aí ano passado.
israel teixeira
26/02/2007, 22:57
Ok, chamamos de maçarico o OM 324, vou verificar a bomba com um bombista. De qualquer forma muito obrigado pela dica.:-)
Conterrâneo
A expressão " motor maçarico" usamos em são paulo para motores não turbinados.
Pede para um mecanico ver se tua bomba não está muito fechada.
Estive aí ano passado.