x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Mudança da caixa de Marcha da toyota Band. ( 4 para 5)

Pessoal, boa tarde.

Eu tenho uma toyota bandeirantes 92 de 4 marchas para frente e quero mudar para uma de 5 marchas para frente da 14B. Será que existe alguma incompatibilidade?

Agradeço antecipadamente aos senhores gurus da mecânica de toyotas.

Aelbioner Eunase da Silva
    São Luís (MA)

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    A.E.S.
    A caixa da 14 B (estria fina) pode ter o piloto substituído e passar a ter
    estria grossa(OM364).
    Dificuldades, citarei as que lembro, peço que os mestres corrijam ou complementem:
    I-Preço proibitivo deste cambio
    II-Alongar o cardã dianteiro em 10 cm.
    III-Encurtar o traseiro em 10 cm.
    IV-Modificar a tampa do assoalho, pois as alavancas são ligeiramentes mais para trás.
    V-Se tiver guincho mecanico, tem que trocar a tomada de força.
    Aconselho a adaptação de freio a disco na diant( Se ainda não tiver)
    E, caso use embreagem chapéu chines(LUK) , no cambio de 5M não fica bom, tem que voltar para gafanhoto.
    Tenho 5M na minha, porém, atualmente ,apenas mudaria minha relação diant e traseira para 35:11, que dá exatamente a mesma alongada que a 5ª louca , por 40% do que gastaria para adaptar um 5M.
    Aelbionder, mexeu no motor? não fique usando sem saber, pode agravar alguma possível avaria .

Recentemente instalei a caixa de 5 marchas na minha Band 85 motor OM 314, e realmente fica muito caro, gastei cerca de 3.800 reais e confesso que não faz tanta diferença. Acredito que trocar a relação do diferencial seria a melhor opção custo x benefício. No meu caso, a melhoria se deu na redução do barulho já que com 4 marchas no OM314 parece que algo vai explodir, o ruído é enorme em altas rotações. Assim, além da caixa, revesti todo o carro com isolante termo-acústico.

Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Israel
    Como vão as coisas aí na terra de todos os Santos? Nasci aí perto.
    Israel, será que seu motor não é maçarico? Para aproveitar bem o cambio 5M , melhor com motores turbo. Se for intercoolado, então...

João, bom dia.

Amigo, ainda não mexi em nada, estou especulando, vendo se realmente vale a pena fazer essas adaptações....

mas, mesmo mundando o cambio ( 4 para 5 marcha) tenho que mexer no motor? encontrei uma aqui por 2.000 reais, e ainda posso vender a minha caixa de marcha pra o mecânico que vai fazer a troco, ou seja, sai tudo por mais ou menos 1.500 reias, com a mão de obra...

porém, estou um pouco inseguro, pois, mexer numa cooisa que veio de fábrica (motor/potencia/quantidade de marchas e etc) soa um pouco estranho nos meus ouvidos.

valeu mesmo pelas dicas...sentarei com meu mecanico e vou ponderar com ele, as outras mudanças que vc relatou, mudanças essas consequencia da troca de cambios..

um abraço e valeu João.

Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Ael
    Depende muito do uso que se faz da viatura.
    Se usa principalmente em terra e percurso urbano ou a trabalho pesado, nem pensar em mexer.
    Mas, como viajo muito com a minha , é legal ter um carro que mantenha 110 no plano e em serra , a 2200 rpm, com o pé só encostando no acelerador. Parece que quando o motor não sofre pra te levar, vc tb não cansa.
    Mas, não acho que deva mexer na Band para ficar andando a 140 com 2800 rpm e 0,8 kg na turbina. Melhor trocar de carro , pegando um mais moderno e feito para correr(Hilux, Ranger, S10 , L200, frontier).

João,

Por aqui, falo em Salvador, as coisas não estão lá muito boas. A cidade cresceu muito e problemas graves não solucionados ao longo de muito tempo está fazendo a violência aumentar entre outros problemas, claro que a cidade melhorou muito em outros aspectos . Porém, estou em Maraú, e por aqui está chovendo muito, a ponto de a BA 001, que liga Camamu a Itacaré - passando por Maraú- e que está em construção, parece intrafegável de lama.
    Com respeito a meu motor, ele não é o maçarico é o OM 314 mesmo, super fraco e barulhento, com o serviço que fiz, de isolamento, melhorou muito o barulho, e espero ter dinheiro par turbinar e intercular, afinal essas coisas são muito caras, diga-se de passagem a caixa que coloquei. Por aqui dizem que donos de Toyota Bandeirantes são todos ricos, e por isso tudo sai muito caro.8)

Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Israel
    Como vão as coisas aí na terra de todos os Santos? Nasci aí perto.
    Israel, será que seu motor não é maçarico? Para aproveitar bem o cambio 5M , melhor com motores turbo. Se for intercoolado, então...

Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Conterrâneo
    A expressão " motor maçarico" usamos em são paulo para motores não turbinados.
    Pede para um mecanico ver se tua bomba não está muito fechada.
    Estive aí ano passado.

Ok, chamamos de maçarico o OM 324, vou verificar a bomba com um bombista. De qualquer forma muito obrigado pela dica.

Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Conterrâneo
    A expressão " motor maçarico" usamos em são paulo para motores não turbinados.
    Pede para um mecanico ver se tua bomba não está muito fechada.
    Estive aí ano passado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem