PDA

Ver Versão Completa : Filtro ar Motor BF , a Oleo: Quero substituir!

valmor
24/02/2007, 12:51
Meu jeep esta c/ filtro de ar , motor BF , a OLEO !!!
Considero o filtro de ar " de papel"/convencional beeem mas pratico entao minha duvida:

qual filtro e suporte adaptar para substituir o filtro original de ar , a oleo ??????

[]'s

torp
25/02/2007, 23:14
eu tirei o meu filtro de oleo e coloquei o de ar da kombi

valew

Elmer_Jeep
26/02/2007, 10:36
o da Pampa motor AP usa o mesmo elemento do Jeep OHC.

Vai ter apenas que encontrar um lugar pra fixar a carcaça do filtro e fazer a tubulação do filtro para a boca do carburador.

[]'s

lucciano amaral
26/02/2007, 11:04
Eu coloquei o filtro de ar da kombi, ele é comprido e estreito, parece uma lade oleo de cozinha um pouco mas larga, valeu a pena ficou show, ah eu coloquei o parte que puxa o ar pro filtro ligado dentro do jeep passando pela parede corat fogo, pois capta um ar mais limpo, logo suja menos o filtro

Marcelo
26/02/2007, 19:55
Valmor,

Da S-10 Turbodiesel 2.8. Se não me engano é da 2004 pra frente. É para os motores MWM.

Ele é de plástico mas bem resistente e o elemento custa barato. Comprei na Accioly por 90 latas o corpo mais 20 o elemento, novo claro.

No tópico do Hefestos tem umas fotos dele.

[s] filtrados,

lucciano amaral
26/02/2007, 20:20
Valmor,

Da S-10 Turbodiesel 2.8. Se não me engano é da 2004 pra frente. É para os motores MWM.

Ele é de plástico mas bem resistente e o elemento custa barato. Comprei na Accioly por 90 latas o corpo mais 20 o elemento, novo claro.

No tópico do Hefestos tem umas fotos dele.

[s] filtrados,

Ai depende do bolso e do gosto, no meu caso comprei o da kombi paguei 25.00 + 15.00 do elemento novo, ambos funcionam bem ai vai do gosto do fregues, abraços

valmor
28/02/2007, 18:45
se tiverem fotos , agradeco !

[]'s

p.peleje
28/02/2007, 18:56
Qdo meu CJ5 estava com BF161, usava o do fusca, cabia certinho no carburador do BF.

Marcelo
28/02/2007, 19:27
Valmor,

Dá uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2263&page=10

[s] fotografados,

Luca Remy
28/02/2007, 21:32
Boa.....

Já que pretende trocar seu filtro de ar, procure um com tampa que não entra agua. Este já te adianta para quando quiser fazer um snoquel na viatura. Pode ser de kombi, s-10, corcel I, são todos fechados e tem uma saida já no esquema pra fazer o snoquel.

Eu estou fazendo um snoquel meio "alternativo" para meu jeep, montei os suportes para fixar o filtro de ar(vo usa o do corcel I pelo tamanho reduzido e pq já vi em outros Bf´s), já posicionei a mangueira que vai ser elevada, e praticamente montei o "kit". Pintei o filtro e vou monta-lo amanha. Vo tenta tira umas fotos para postar aqui e dar uma ideia.

"alternativo" - pois não furei a lata como de costume.
"kit" - pois é facil de por e tirar (-10 min) e só vou utiliza-lo em trilhas pois na cidade eu prefiro rodar com o original que mantem o charme da originalidade..

Bem é só uma opinião...

luca:concordo:

lucciano amaral
01/03/2007, 09:44
Boa.....

Já que pretende trocar seu filtro de ar, procure um com tampa que não entra agua. Este já te adianta para quando quiser fazer um snoquel na viatura. Pode ser de kombi, s-10, corcel I, são todos fechados e tem uma saida já no esquema pra fazer o snoquel.

Eu estou fazendo um snoquel meio "alternativo" para meu jeep, montei os suportes para fixar o filtro de ar(vo usa o do corcel I pelo tamanho reduzido e pq já vi em outros Bf´s), já posicionei a mangueira que vai ser elevada, e praticamente montei o "kit". Pintei o filtro e vou monta-lo amanha. Vo tenta tira umas fotos para postar aqui e dar uma ideia.

"alternativo" - pois não furei a lata como de costume.
"kit" - pois é facil de por e tirar (-10 min) e só vou utiliza-lo em trilhas pois na cidade eu prefiro rodar com o original que mantem o charme da originalidade..

Bem é só uma opinião...

luca:concordo:

Amigo quando vc tiver as fotos do snoquel posta ai pra gente, abraços

Lucas Nassif
01/03/2007, 14:15
Coloquei o de opala 4cc a algum tempo por falta de opçao! O meu estava muito ruim, e nao achava o da kombi! Então coloquei o de opala! Uma merd*!!!
como a ventoinha é mecanica, o filtro puxa um pouco de água, nao filtra direito (achei terra na borboleta do carburador apos uma trilha) etc etc etc..nao adianta virar a boca dele pra traz q nao resolve!
Agora estou usando ele como quebra galho, até axar um de Kombi, que esse sim, vc põe a boca dele aonde quiser, para proteger da agua, e ainda tem a vantagem da facilidade de colocar snorkel!

[]'s usando o filtro de opala por falta de opção!

lucciano amaral
01/03/2007, 14:37
Lucas procure pelo filtro da pamapa, ou pelo filtro do corcel que sao bem parecidos e funcionam da mesma forma, todos ja foram testados e aprovados.

Lucas Nassif
01/03/2007, 14:42
Lucas procure pelo filtro da pamapa, ou pelo filtro do corcel que sao bem parecidos e funcionam da mesma forma, todos ja foram testados e aprovados.

É, vai acabar que vou ter que partir prum desses mesmo, se nao quiser que o BF engula poeira, e em último caso, AGUA!!

[]'s querendo trocar de filtro de ar (DE NOVO)

Marcelo
01/03/2007, 21:13
Pessoal,

Eu já tive o filtro de Corcel I no meu motor e não aconselho. Ele não tem capacidade suficiente para suprir a entrada de ar de um motor grande, estrangulando o motor. Falo isso por experiência própria.

É só fazer uma conta simples: o Corcel I tinha motor 1.4 (ou 1.6 no caso da Pampa) de 4 cilindros contra 2600 cilindradas com 6 cilindros do BF-161, só por ae dá pra imaginar que um filtro não deve atender a demanda de um motor com 1000 cilindradas a mais. Procura por um da Kombi a diesel ou parte para um da S-10 mesmo. A diferença é perceptível.

[s]

lucciano amaral
05/03/2007, 07:59
Amigo MArcelo eu uso esse filtro no meu motor de opala sem nenhum problema, e apos ler sua resposta conversei com um mecanico amigo meu e ele me disse que o filtro do corcel/pampa tambem atende bem um motor BF-161, abraços

valmor
09/03/2007, 22:12
Fotos ..amigos !

[]'s

Marcelo
11/03/2007, 17:36
Amigo MArcelo eu uso esse filtro no meu motor de opala sem nenhum problema, e apos ler sua resposta conversei com um mecanico amigo meu e ele me disse que o filtro do corcel/pampa tambem atende bem um motor BF-161, abraços
Lucciano,

Você já fez o teste de andar com o jeep sem o filtro de ar? Só umas voltas?

Se não fez, experimenta e depois me diz o resultado. Se fez e não percebeu nada de diferente, continue com ele. Sei que para o meu BF estava estrangulando.

[s]

lucciano amaral
12/03/2007, 06:46
Lucciano,

Você já fez o teste de andar com o jeep sem o filtro de ar? Só umas voltas?

Se não fez, experimenta e depois me diz o resultado. Se fez e não percebeu nada de diferente, continue com ele. Sei que para o meu BF estava estrangulando.

[s]

NO meu caso com motor de opala 4cc ta indo super bem nunca tive nenhum problema, abraços

Lucas Nassif
13/03/2007, 17:26
Sei que para o meu BF estava estrangulando.

[s]

Acontecia o mesmo no meu jeep! Após a troca por um de opala 4cc, o motor respira melhor, mas mesmo assim nao gostei, principalmente em trilhas, pois em travessias de rios, a ventoinha joga a agua em tudo q é lado do motor, fazendo com que o filtro aspire todas as gotas que forem em sua direção, devido a boca que é pequena!
O ideal seria um de kombi...

[]'s

valmor
31/03/2007, 20:51
Caros amigos!
Optei por uma reforma "conservadora" ou seja pretendo manter o mais original possivel , entao:

Pretendo instalar o filtro de ar original , a oleo.

quem tiver um , em bom estado , podemos negociar ja' que o meu esta com a base , que fixa-se ao carburador , detonada !

[]'s

valmor

Lucas Nassif
31/03/2007, 22:08
Caros amigos!
Optei por uma reforma "conservadora" ou seja pretendo manter o mais original possivel , entao:

Pretendo instalar o filtro de ar original , a oleo.

quem tiver um , em bom estado , podemos negociar ja' que o meu esta com a base , que fixa-se ao carburador , detonada !

[]'s

valmor

Valmor, IMHO, se vc faz trilha com o jeep, num coloca original não. Ele estrangula o motor, e tal. Após uma trilha, vc tem que trocar o óleo, pois suja muito, em inclinações vai oleo pro bura e suja vela, ao passar na agua, o óleo mistura na água do filtro.........etc, ou seja, só problema! Digo isso por experiência propria!

Agora, se vc só anda na cidade, dá pra levar...

Fotos do filtro que coloquei no cascão..

Nerso
31/03/2007, 22:41
Valmor, concordo com a galera, mas se vc insiste em usa-lo tenho um encostado em casa... blz !!!

valmor
31/03/2007, 23:09
Valmor, concordo com a galera, mas se vc insiste em usa-lo tenho um encostado em casa... blz !!!

Fala meu amigo !
Tem foto do "garoto" ?
Qto quer pela peca ???

[]'s

valmor
31/03/2007, 23:14
Valmor, IMHO, se vc faz trilha com o jeep, num coloca original não. Ele estrangula o motor, e tal. Após uma trilha, vc tem que trocar o óleo, pois suja muito, em inclinações vai oleo pro bura e suja vela, ao passar na agua, o óleo mistura na água do filtro.........etc, ou seja, só problema! Digo isso por experiência propria!

Agora, se vc só anda na cidade, dá pra levar...

Fotos do filtro que coloquei no cascão..

Valeu Lucas !
Negocio e' o seguinte:
Estou restaurando um CJ5 , pra revenda.( se o coracao deixar ele sair de casa ...) Quero mante-lo original assim fica bom pra quem quer um original OU quem pretende prepara-lo pra trilha !
No meu ,um CJ5 motor opala , 58 , que uso numa regiao BEMMMM ingreme , tem filtro de ar da Kombi !!! Sem reclamacao alguma !!!!

Aproposito : este filtro , das fotos , e' de qual veiculo ??

obrigado , novamente !

[]'s

Lucas Nassif
31/03/2007, 23:20
Valeu Lucas !
Negocio e' o seguinte:
Estou restaurando um CJ5 , pra revenda.( se o coracao deixar ele sair de casa ...) Quero mante-lo original assim fica bom pra quem quer um original OU quem pretende prepara-lo pra trilha !
No meu ,um CJ5 motor opala , 58 , que uso numa regiao BEMMMM ingreme , tem filtro de ar da Kombi !!! Sem reclamacao alguma !!!!

Aproposito : este filtro , das fotos , e' de qual veiculo ??

obrigado , novamente !

[]'s

Valmor, se tem filtro de Kombi, pra que tirar, se ele é tao bom???

O meu é o de opala 4cc, mas procuro um de Kombi!

[]'s

valmor
31/03/2007, 23:31
Valmor, se tem filtro de Kombi, pra que tirar, se ele é tao bom???
[]'s

O que estou restaurando e' outro jeep !:concordo:

[]'s

Lucas Nassif
01/04/2007, 11:37
O que estou restaurando e' outro jeep !:concordo:

[]'s

:concordo::concordo::concordo::concordo:

wsjunior938
07/11/2007, 23:17
Ai depende do bolso e do gosto, no meu caso comprei o da kombi paguei 25.00 + 15.00 do elemento novo, ambos funcionam bem ai vai do gosto do fregues, abraços
e as mangueiras? tem fotos?

junior braga
08/11/2007, 14:37
No meu cj tambem tenho um de opala, mas a galera me convenceu vou trocar pelo da kombi...queremos o melhor para nossos guerreiros!!
Caro Valmor, so uma curiosidade, por acaso foi voce que vendeu ano passado umas roda mod.original para montes claros/mg?

Chokytu
26/11/2007, 13:53
Pessoal, em média quanto sai R$ este filtro da kombi??
Abraço.

guto_udesc
29/11/2007, 23:31
Olá Jipeiros ...

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém já adaptou o filtro de ar do Fiat Uno. Meu mecânico tá fazendo essa adaptação, alguma opinião ? :pensativo:

Abraço !

alexandre roveri
30/11/2007, 16:36
Pessoal, em média quanto sai R$ este filtro da kombi??
Abraço.

Paguei 40 reais ontem aqui na região de campinas :grin:

valmor
01/12/2007, 11:22
Caro Valmor, so uma curiosidade, por acaso foi voce que vendeu ano passado umas roda mod.original para montes claros/mg?

vendi sim , 4 rodas originais de CJ5 !!!

[]'s

valmor

Marcelo
01/12/2007, 12:12
Olá Jipeiros ...

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém já adaptou o filtro de ar do Fiat Uno. Meu mecânico tá fazendo essa adaptação, alguma opinião ? :pensativo:

Abraço !
Guto,

Eu não colocaria. A cilindrada do Fiat Uno é 1.0, no máximo 1.6 das Fiorinos. O BF-161 tem 2600 cilindradas, mais que o dobro. Pode ficar subdimensionado para esse motor. Procura pelo da Kombi diesel, ou da S-10 2.8 Turbodiesel. Não vai ter dor-de-cabeça.

[s]

portugues
01/12/2007, 14:35
o filtro de ar do passat cabe perfeitamente é tirar um e por o outro...tem uma loja aqui em sao paulo que até pouco tempo tinha em estoque zero novinho,...não sei o preço se alguém precisar dou uma checada ok!!!

Viniciusaol
23/01/2014, 16:13
Saudações a todos!! tenho no jeep o filtro de ar original banhado a óleo pois é quase tudo original e to afim de trocá-lo porque o elemento já ta desmanchando e mandando sujeira pro carbura e motor tenho lido vários tópicos sobre o assunto e fui à procura nos Ferro véio daqui e encontrei essas peças. Então gostaria da ajuda de vcs sobre qual fica melhor no Bf161 se vai dar ar suficiente e opçoes de adaptação. Um é do corcel (mais fácil de adaptar) e o outro azul não sei de que carro é mas me disseram q pode ser da pampa. Otra coisa: na ultima foto dá pra ver uma mangueira que sai de um "T" ligada na tampa do óleo do motor. alguém pode me dizer pra que o artista fez isso? o mecânico aqui nunca viu isso e aliás ele tbm não aprova a troca do filtro a óleo pelo seco não mas pelo que já li....

tuna
23/01/2014, 16:42
Eu usaria o elemento da 1a. foto, fica muito melhor, e a adaptação da circulação de gases aí , na minha opinião é uma bela gambi, ranca isso fora.

[]'s

linsmar
23/01/2014, 17:18
Coloquei o do uno mais antigo ficou lindo e eficiente.

Abraço!:safari-rig:

GIOVANNI LUIS
23/01/2014, 17:20
Eu instalei no meu BF-161, o filtro de ar de um Ford V8. Tive que fazer somente uma Flange de adaptacao. Como o suporte do filtro é todo cromado, ficou da hora!

GIOVANNI LUIS
23/01/2014, 17:28
448124
Eu instalei no meu BF-161, o filtro de ar de um Ford V8. Tive que fazer somente uma Flange de adaptacao. Como o suporte do filtro é todo cromado, ficou da hora!

Ian Jeep
23/01/2014, 17:36
Filtro de ar opala.
448129

tuna
23/01/2014, 17:39
Só que esses filtros de ar em cima do carburador ficam muito mais expostos do que os de kombi, pampa, etc, que podem ser colocados no paralamas e ficam lacrados, ai puxar a mangueira pra snorkel, ou para dentro da viatura é muito mais fácil...

[]'s

linsmar
23/01/2014, 18:14
Concordo com nosso o amigo Tuna, principalmente se o jeep for para trilha.

Jacimar
23/01/2014, 19:51
Boa noite prezados ! se quiser economizar ou ganhar tempo para pensar melhor sobre qual filtro usar, eu sugiro isso : http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/131309-conversao-do-filtro-de-ar-oleo-para-filtro-seco.html

Um abraço !

tuna
23/01/2014, 22:02
Boa noite prezados ! se quiser economizar ou ganhar tempo para pensar melhor sobre qual filtro usar, eu sugiro isso : http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/131309-conversao-do-filtro-de-ar-oleo-para-filtro-seco.html

Um abraço !

X2 :concordo: BOA!

[]'s

Willian Del Piero Rocha
23/01/2014, 23:08
Como já foi comentado nos post do Jacimar ,,,,, se não fizer trilha , , ,muito bom , mas se pegar umas poças mais violentas ,,,, tá ferrado, vai entrar água no carburador,, eu uso da Kombi no para lama ,,,
Viniciusaol,,, por que não coloca a cidade que habita, frequenta, mora, talvez tenha alguém bem pertinho dôcé que possa resolver seus póbrémá,,, conheço tantas bandas de Minas e é chato não poder comentar,, ou indicar alguém por perto.

Viniciusaol
23/01/2014, 23:29
Willian, eu escrevi a cidade na assinatura, mas tá certo vou por no lugar correto
sou de Itaguara +-100km de BH sentido sul.
qto ao filtro acho q vou optar pelo da pampa (acho q é dela mesmo) émais dimensionado. Faço algumas trilhinhas leves äs vezes c bastante barro. ainda vou escolher o melhor lugar para fixar a caixa to pensando em por em cima do carburador mesmo encostado na parede corta fogo.
mais opinioes sao sempre bem vindas.
Grato...

andre_agostinho
25/01/2014, 00:06
Meu jeep esta c/ filtro de ar , motor BF , a OLEO !!!
Considero o filtro de ar " de papel"/convencional beeem mas pratico entao minha duvida:

qual filtro e suporte adaptar para substituir o filtro original de ar , a oleo ??????

[]'s

Ola....eu fiz o seguinte...retirei tudo de dentro do filtro deixando só a caixa....e a tampa....fiz uns furos nas laterais e coloquei um filtro de opala só o refil de papel....ficou bala....sem adaptacoes....amanhã tiro fotos e posto pra vc....

Viniciusaol
27/01/2014, 17:00
Ainda não tive tempo de instalar o novo filtro e encontrei esse daqui que parece bom e é mais prático de adaptar pelo formato e tamanho do que o da pampa então gostaria da opinião de vcs entendidos no assunto se acham que vai dar uma vazão suficiente para o bf161 ou pode dar problema em comparação ao filtro maior (pampa)
O assunto já ta batido mas ficou a dúvida e opiniões são sempre bem vindas.
Caro Tuna, quanto aquela gambiarra na tampa do óleo de motor vou rancar fora então...VALEU!!

Jacimar
28/01/2014, 01:45
:pipoca: Parece ser da família Uno . . . há quem use, acho pequeno . . . abraço !

linsmar
28/01/2014, 10:22
Ainda não tive tempo de instalar o novo filtro e encontrei esse daqui que parece bom e é mais prático de adaptar pelo formato e tamanho do que o da pampa então gostaria da opinião de vcs entendidos no assunto se acham que vai dar uma vazão suficiente para o bf161 ou pode dar problema em comparação ao filtro maior (pampa)
O assunto já ta batido mas ficou a dúvida e opiniões são sempre bem vindas.
Caro Tuna, quanto aquela gambiarra na tampa do óleo de motor vou rancar fora então...VALEU!!

Uso um modelo bem parecido com esse e ficou show.
:safari-rig:...

Viniciusaol
05/08/2014, 21:37
Pessoal, to passando aqui pra postar a minha troca do filtro de ar a óleo pelo filtro seco: usei material que tinha em casa mesmo e ferramentas que meu pai tem em casa mesmo inclusive a máquina de solda que compramos ha uns meses (ele trabalha com pá-carregadeira e sempre precisa de ferramentas novas)
Demorei um pouco pela falta de tempo pra dedicar no jeep mas finalmente tá pronto (quase)
Falta uma tinta aí pra caprichar mais mas to testando primeiro pra ter certeza que vai funcionar
Obrigado aos que me deram sugestões.
Abraços
Vinicius.