PDA

Ver Versão Completa : Legislação X modificações no Jeep

Beto Marcicano
15/02/2007, 10:13
Fala meu povo!

Seguinte, to saindo do "mundo" dos Tuning & Turbo para entrar (na verdade voltar hehe) pro mundo do Off Road...

Um dos motivos principais, foi a dificuldade de convivência com os "homens da lei" (e o asfalto esburacado, e até alagado ultimamente da minha cidade)

Atualmente, uma nova resolução do contran simplesmente tornou invíavel qualquer modificação nos autos, até trocar as rodas (tirar as 13 e colocar umas 15 por ex.) agora fica proibido, e se for alterado, tem que constar no documento. Isso só pra exemplificar um dos ítens (aliás coisa bem comum)...

Em fim, está uma veraddeira caça as bruxas, onde eu moro pelo menos tem varios comandos só pra pegar os carros modificados, tá todo mundo desmontando os carros porque realmente não da pra andar sussegado (já não bastassem os buracos no asfalto hehe)

Sendo assim, resolvi partir pra um Jipe (um samuca, ou até o velho CJ mesmo) mas como a maioria aqui, a intenção seria fazer modificações pra deixar a viatura mais "invocada", e aí eu pergunto:

Do pessoal que usa Jipe no dia a dia, ou até os que usam em finais de semana, em deslocamento até a trilha, etc, vocês já tiveram problemas com a polícia por modificações nos veículos?

Porque é bem comum ver pelas ruas Jeeps com aros trocados por menores, ou pneus e talas bem maiores que os originais, e outras diversas modificações...

Porém, tenho a impressão, que com os Jipes, a fiscalização é mais "branda" que com os carros de passeio modificados... Tomara né hehe...

Grassmann
15/02/2007, 13:06
Aqui em Curitiba por enquanto tá susse...
Só não dá pra exagerar, né? Não invente de aparecer com um CJ com rodas 35 querendo que os "homi" deixem vc circular em paz...
E vem cá, que história é essa de que não dá pra alterar rodas 13 por 15?? Claro que dá, a resolução só proibe alterar diâmetro externo do conjunto roda/pneu, ou seja, não dá pra por pneu maior ou menor que o original, mas trocar o aro dá sim...

Pedro Bachir
15/02/2007, 13:21
Só não dá pra exagerar, né? Não invente de aparecer com um CJ com rodas 35 querendo que os "homi" deixem vc circular em paz...

aqui em lavras tem uma band com 35" sem alargador d paralamas e anda d boa pra td lado aqui... :mrgreen:

esses dias pra traz tavamos rodando aqui na cidade com o jeep coberto d barro e com 7 pessoas dentro do jeep (3 nos bancos da frete e 4 nas caixas d roda atraz) incontramos com a policia 2 vezes e eles nem eskentaro a cabeça...

agora os tunning eles naõ perdoam um... passo espirrano intão.. tah fu...

[]'s

Beto Marcicano
15/02/2007, 17:19
Aqui em Curitiba por enquanto tá susse...
E vem cá, que história é essa de que não dá pra alterar rodas 13 por 15?? Claro que dá, a resolução só proibe alterar diâmetro externo do conjunto roda/pneu, ou seja, não dá pra por pneu maior ou menor que o original, mas trocar o aro dá sim...

No codigo de trânsito tava assim, mas na nova resolução é proibida inclusive a alteração do diametro da roda... Coisas do nosso Brasil...

Grassmann
15/02/2007, 21:03
No codigo de trânsito tava assim, mas na nova resolução é proibida inclusive a alteração do diametro da roda... Coisas do nosso Brasil...
Beto,

Desculpe, mas não é bem assim não...
A Resolução 201/06, que versa sobre o assunto diz que não se pode alterar o conjunto roda/pneu, ou seja, o diâmetro final não deverá ser alterado. Se você troca aro 13 por 15, deverá usar pneu de perfil mais baixo pra compensar o diâmetro final.
Veja o artigo 8o., que trata do assunto:
"Art. 8º Ficam proibidas:
I - A utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo;
II – O aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda;I
III – A substituição do chassi ou monobloco de veículo por outro chassi ou monobloco, nos casos
de modificação, furto/roubo ou sinistro de veículos, com exceção de sinistros em motocicletas e
assemelhados."

Se a Polícia está interpretando errado, isso é outra história... Mas que não é proibido trocar por aro maior, isso não é...
Aqui em Curitiba a Polícia não pega no pé disso não...
Conselho: Imprima a Resolução e ande com ela no bolso... (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_201.pdf)

Marcelo
15/02/2007, 21:26
Beto,

Welcome to back!

Aqui em São Paulo já passei por vários postos policiais e nunca tive problema, já fui parado uma vez por estar sem placa dianteira - que tinha caído na trilha - o guarda pediu para colocar de volta e seguir viagem.
Outra vez, tive que ir numa delegacia fazer um BO e os guardas também não falaram nada, inclusive ficaram vendo e elogiando o jeep.

IMHO os "homi" implicam muito com carros tunning porque a maioria deles acabam tirando racha e essas coisas - não que você seja desse perfil, não te conheço -, mas eu não consigo imaginar um cara que coloca turbo, nitro etc e nunca passar de 70 Km/h. Por isso que eles são mais visados, o rótulo tunning = racha está muito fixado na mente de praticamente todo mundo. Justamente ao contrário dos jipeiros.

Pode continuar com sua idéia que não deverá ter problemas.

[s] fora-da-lei mas de bem com os homi,

Pai do Pedro
16/02/2007, 07:14
os homi enchem mais o saco dos tunneiros por um motivo:
tunneiro= $$$ (possível propina)
jipeiro= choradeira e dor de cabeça pra eles

CAVESO
16/02/2007, 13:36
Não sou contra o Tunning, mas acho que carros rebaixados deveriam ser retirados de circulação sim.

Aqui na minha cidade por exemplo, que ainda temos ruas calçadas com pedras, os caras rebaixam os carros para ficarem batendo com o fundo nas pedras, andando a 10 km e atrapalhando o trânsito.....

Beto Marcicano
16/02/2007, 14:28
Não sou contra o Tunning, mas acho que carros rebaixados deveriam ser retirados de circulação sim.

Aqui na minha cidade por exemplo, que ainda temos ruas calçadas com pedras, os caras rebaixam os carros para ficarem batendo com o fundo nas pedras, andando a 10 km e atrapalhando o trânsito.....

Cara, foi a conclusão que eu cheguei, cada um com a sua realidade, nos EUA, Japão, Alemanha, os carros podem ser baixos mesmo e boa, mas no nosso Brasilsão em que basta sair de casa pra cair no fora de estrada hehe, temos que ter carros que encarem bem a nossa realidade né...

praiaseca4x4
17/02/2007, 15:33
ola Beto eu sou Italiano,na Euroba nou esta assi simples,eu feshei mea oficina para lei que nou permite nada,NADA.
um Suzi com a 31 a polisia va a pegar e va destruido.eu com meu carro teve muito problema a rodar.ta un inferno,melhor aqui que permite de manter mesmo diametro de roda o fesha um olho se tem 4 pessoa a trais.
na europa para o tuning ou 4x4 nou esta primero mundo como pode pensar.
Fabrizio RJ

valdir rainer
18/02/2007, 09:47
[quote=Beto Marcicano;351066]Fala meu povo!

Sendo assim, resolvi partir pra um Jipe (um samuca, ou até o velho CJ mesmo) mas como a maioria aqui, a intenção seria fazer modificações pra deixar a viatura mais "invocada", e aí eu pergunto:

OLÁ BETO COMO VAI?

NÃO SE DIZ VELHO CJ:stop::roll: ,E SIM ANTIGO CJ.:concordo:

UM GRANDE ABRAÇO.

Beto Marcicano
18/02/2007, 20:29
[quote=Beto Marcicano;351066]Fala meu povo!

OLÁ BETO COMO VAI?

NÃO SE DIZ VELHO CJ:stop::roll: ,E SIM ANTIGO CJ.:concordo:

UM GRANDE ABRAÇO.

Um Velho com todo o respeito, com por ex: " meu velho pai" hehehe...

Leo - Beethoven
23/02/2007, 16:44
Tenho um CJ-5 que de original é só o documento, o chassi e a lata, o resto, inclusive a suspensão foi muito alterada (o que chama mais a atenção em uma blitz). Saí de SP e fui a até o Delta do Parnaíba no Piauí e não tive um problema sequer.
Mas como seu um cara zeloso e que gosta das coisas muito bem feitas nos mínimos detalhes, procurei o Detran aqui para legalizar tudo. Parece piada, cada departamento sugere uma coisa diferente.....como o Jeep é caracterizado como Veículo de Passei, a real é que é está sujeito as mesmas regras dos carros normais.....se no documente está como utilitário as coisas são bem mais simples.
Resumindo, consigo realmente legalizar o meu CJ-5 100%, mas terei que bancar uns R$700,00 com um bom despachante, mas nada que não seja possível.....
Mas cada estado tem a sua própria regra....uns mais rígidos, outros nem tanto.

Abraços.

Leo

José Augusto
23/02/2007, 17:18
Jeep original, no meu caso original só as plaquetinhas de identificação, tudo já foi trocado, adaptado ou não é original.

A carcaça dos diferênciais ainda são originais.:mrgreen:

Rodo sem problema com os 35", o negocio é fazer um serviço bem feito, pegar um bom despachante, pagar as taxas, fazer os testes de inspeção e vistorias necessárias.

Leo - Beethoven
23/02/2007, 17:29
Jeep original, no meu caso original só as plaquetinhas de identificação, tudo já foi trocado, adaptado ou não é original.

Rodo sem problema com os 35", o negocio é fazer um serviço bem feito, pegar um bom despachante, pagar as taxas, fazer os testes de inspeção e vistorias necessárias.

No meu caso, até as tampas dos diferenciais já são as de alumínio...haha.....E os pneus os 33''.
Mas é exatamente o que você disse, pagar as taxas, fazer os testes de inspeção e usar um bom despachante......entrar de cara nisso no Detran vai ser uma fria total.....quando estive lá, um delegado chegou a sugerir pra entrar com um processo em BSB como um protótipo....a coisa é mais enrolada e custosa, que daria pra pagar bola por 10 anos..nas eventuais blitz....A conclusão é que se vc quer um Jeep modificado para ter um rendimento melhor, vai ter que arcar com isso, claro fazendo a coisa certa.

Um abraço.

Leo

Lucas Nassif
28/02/2007, 18:46

Também concordo, a não ser que o veículo tenha suspensão a ar! Mas mesmo assim né, ninguem vai querer andar com o carro alto, se eles podem andar socados no chão!
Além também que qdo rebaixam o carro, ficam só desviando dos buraquinhos, qse param para passar em um quebra mola, enquanto com JEEP??? aaaaa meu amigo, atropelo o que tiver pela frente!!!!!
A única coisa que eu admiro num carro tuning é o ESPIRRO do turbo....eiiiita trem doido!!!! Quando escuto, até arrepioooo....

[]'s doido para passar de JEEP em cima de um carro rebaixado :twisted:

CAVESO
28/02/2007, 22:25
Adesivo da traseira de meu jipe: "Tá com pressa???? Passa por baixo!"

Lucas Nassif
01/03/2007, 12:20
EE aaaaaaaiii se eu ve um desses num carro rebaixado: "Ta com pressa?? Passa por cima!!!"

Eu atropelo mesmo...

[]'s atropelando um carro a 0,5cm do chão

Fernando Lages
04/03/2007, 20:39

Acho que como a grande maioria dos jeeps já está "menos jeep" do que qualquer coisa eles não têm parâmetro hehehehehe

Mas no meu caso, eu estava pensando em trocar o parachoque...
Acho que pra ficar tranquilo só regularizando no Detran... será que eles implicam pra regularizar?

José Augusto
04/03/2007, 23:50
Acho que como a grande maioria dos jeeps já está "menos jeep" do que qualquer coisa eles não têm parâmetro hehehehehe

Mas no meu caso, eu estava pensando em trocar o parachoque...
Acho que pra ficar tranquilo só regularizando no Detran... será que eles implicam pra regularizar?

Fernando, vai depender do modelo do parachoque, na rural fiz uns bem diferentes, já ví outros igualmente diferentes, até hoje não ouvi dizer que implicaram com ninguem especificamente por isso. (Claro, que se vc montar um parachoque "assassino" com pontas de lança e superfícies cortantes, não vão deixa-lo circular).