PDA

Ver Versão Completa : ligação dos faróis auxiliares do bagageiro

friedmann
14/02/2007, 12:19
`Pessoal. Coloquei um bagageiro Maceral em meu niva e tb 2 faróis auxiliares... a questão é a seguinte.... como fazer para os fios dos faróis entrarem no carro? vcs furarm o teto ou passaram os fios por cima da porta ( já vi isso , o cara passou oos fios entre a borracha e aporta, e depois escondeu eles nos acabamentos da coluna dianteira..)

pedrodoniva
14/02/2007, 12:41
No meu niva há 2 furos na lataria...Um na calha e outro do lado de fora da coluna.Esse segundo só é possivel ver quando a porta esta aberta. Então fica facil de passar os fios dos faróis por lá pois ficam perto da bagageiro e conseguem esconder os fios... Pena q nao tenho farol de milha lá,aheuaea...aliás,to querendo colocar...
Quero por uma barra só, na frente do bagageiro para a colocação dos farois...

Cavalcante
14/02/2007, 19:00
Eu dei uma bela volta, mas consegui.

Eis o caminho: saindo do painel, desce até a coluna e entra na caixa de ar. Sai do outro lado, ao lado do tanque. Daí vai por trás da forração lateral traseira até o paralama traseiro. No paralama traseiro há uma comunicação com o teto, por onde passam os cabos do limpador e desembaçador traseiro e a mangueira de água do lavador traseiro. Puxe um deles junto com um guia qualquer. Puxe de volta o guia, agora com o cabo que vc arrancou e mais os outros que quer passar. Agora arranque o acabamento daquela entrada de ar, passe os cabos por ali para o lado de fora do carro. Encaminhe os cabos pra onde quiser.

No meu eu passei quase nada de cabo: antenas de PX e PY, GPS e celular, dois circuitos de farol de milha pra frente e um para trás. Do lado de fora usei um eletroduto corrugado de 3/4" para dar acabamento, mas vou trocar em breve por um seal-tubo (eletroduto flexível, com alma de aço).

MariusJr.
15/02/2007, 00:03
E aí camarada Friedmann, blz? Tenho 2 faróis no bagageiro e, quando comprei, ele estava com os fios passando pela porta; acontece que era só chover que virava uma goteira só:parede: . Levei no eletricista, ele cortou um pedaço mínimo da lata da coluna da porta - um pequeno retângulo - encaixou os fios e vedou com silicone. Como tenho um console no teto onde estão o PX e o CD, joguei os fios dentro dele para escondê-los; hoje pode chover pedra que não entra água nenhuma:concordo: . Quando der posto umas fotos do serviço.
Abçs e inté.

Mário - BH
Nivampiro - Tratorzin bem tratadin.

Peter
15/02/2007, 08:22
Cavalcante

Gostei muito da tua ideia,vou aproveita-la no meu caso.
Estava quebrado a cabeça para passar os fios e não fazer furo e nem prensar os cabos.

cinhorj
15/02/2007, 15:20
Camarada friedmann, valeu pelo pontapé inicial eu tava tentando bolar algo algum tempo, e estava meio sem jeito de postar também está dúvida achando que deveria ser simples total bobeira minha...
Realmente a dúvida de um é de muitos.
Só falta uma coisinha:
Dá para alguém colocar algumas fotos para poder matar de vez assss dúvidasss
Valeu

Márcio Magalhães
15/02/2007, 17:02
Olá,

Acabei de ter uma idéia. Minha antena de PX (que estava presa no bagageiro) eu passava ela pelos respiro que existe na coluna traseira. Para evitar que entre água, ela tem um zigue-zague que é mole de driblar.

Como os fios dos faróis vão partir do bagageiro também, corra o fio escondido no bagageiro até a traseira dele e desça até as entradas de ar.

Qualquer coisa me pergunte que eu tento explicar melhor.

[]´s,

pedrodoniva
15/02/2007, 17:25
Olá,

Acabei de ter uma idéia. Minha antena de PX (que estava presa no bagageiro) eu passava ela pelos respiro que existe na coluna traseira. Para evitar que entre água, ela tem um zigue-zague que é mole de driblar.

Como os fios dos faróis vão partir do bagageiro também, corra o fio escondido no bagageiro até a traseira dele e desça até as entradas de ar.

Qualquer coisa me pergunte que eu tento explicar melhor.

[]´s,
Eu fiz isso quando tinha meu Px...é prático,porém fica esquisito...

emtsuhako
15/02/2007, 18:02
Para o PX eu fiz a mesma coisa que o Cavalcante, mas a minha antena foi instalada no pára-choques e não no teto... Assim que eu comprar o bagageiro vou fazer dois furos no teto, cada um próximo aos suportes laterais dianteiros do bagageiro... aí é só comprar aqueles anéis de borracha de vedação para furo em lataria e passar um caninho que veda legal... os fios dos faróis-de-milha vão correr pelo forro até as colunas laterais dianteiras... o resto é resto...

Márcio Magalhães
15/02/2007, 22:07
Olá,

Furo no teto eu acho literalmente uma furada. É mais um ponto favorável ára abrir corrosão (e o Niva já não tem pouco!).

Quanto a passar pela coluna traseira... eu não achei esquisito não. É só caminhar com o fio por trás do bagageiro. A parte que os fios aparecem é tão pouca... e se fizer um acabamento legal juntando os fios fica bem legal.

[]´s,

friedmann
16/02/2007, 09:13
resolvi.. fiz dois pequeninos furos de 4 mm de diâmetro, nos quais os fios passam superjustos, bem atras do suporte do bagageiro, meio entre a calha e o teto, vedei muito bem com silicone na parte interna , por dentro da forração e externamente tb, antes disso eu passei uma tinta nos furos para evitar corrosão.
a fiação eu desci por dentro do forro até o acabamento da coluna e daí foi para o cofre do motor onde estão os relés e fusíveis.
aproveitei e liguei tb os auxiliares do farol que coloquei no Niva ( faróis de kombi, tem alto, baixo, lanterna e milha junto ) e como o relé qe eu coloquei é duplo , posso ligar cada par individualmente ( os do bagageiro ou os do farol)
gente.. qdo liga todos tirta até raio x de quem tá na frente!!!

valeu pelas dicas pessoal

Cavalcante
16/02/2007, 17:54
Friedmann, fios passando justos em furos é curto circuito algum dia. Tem de por pelo menos um passa fios de borracha para proteger os cabos.

Nivoide
17/02/2007, 17:11
Vou instalar os farois no teto e gostei do topico. Ainda nao projetei para o meu, mas vi um interessante que o cara usou a instalação do snorkel para passar os fios. Boa tb!

Cavalcante
18/02/2007, 18:44
Seguem as fotos

Nivoide
18/02/2007, 20:46
Ficou bom, mas ainda prefiro metert a broca perto do capo e passar por lá....

cinhorj
25/02/2007, 11:17
Achei estas fotos bem legais>
Bagageiros com farois incorporados.
E aí dá p/ fazer na boa?
Qual o melhor farol a usar?
Valeu!

emtsuhako
25/02/2007, 12:21
Cinhorj, vc pode usar um bagageiro da Keko ou Maceral e fazer essa espécie de bagageiro incorporado... no meu Niva eu pretendo fazer uma espécie de aerofólio, como aqueles que usado em caminhão no teto para reduzir o atrito do baú... veja foto anexa... No Niva terá a função de reduzir o atrito por causa do estepe no bagageiro... tb terá faróis redondos incorporados...

kemramone
26/02/2007, 11:32
< Sempre tive vontade de colocar no Niva um bagageiro como esse das Nissan Xterra acho eles show de bola e de quebra ainda se poderia integrar os faróis de milha neles acho que ficaria um visual super clean no Niva, lembrando de fazer um trabalho quase que artesanal para retirar o logo da Nissa e colocar o do Niva no bagageiro!!!Abraços quando conseguir fazer no meu Niva isso posto as fotos e as considerações!! enquanto isso fico so no sonho/planejamento!!! Abraços!!

braszil
01/02/2008, 00:06
Sera que nao entra muita agua pela fiaçao na entrada de ar?

Peter
01/02/2008, 08:15
Sera que nao entra muita agua pela fiaçao na entrada de ar?

A fiação que vem do bagageiro tem que ficar um pouco mais baixo do que a que entra na tomada de ar,com isto não deve entrar nadica de nada.:concordo::concordo::concordo:

tem que fazer esta curva do croquis.:concordo::concordo:

pedrodoniva
01/02/2008, 11:35
Vejam só como eu fiz no meu niva camaradas:

1) Coloquei dois faróis zóiodus no bagageiro
2) Prendi os fios junto ao bagageiro com um organizador de fios japonês ( R$ 2,99 )
3) Fiz um plug para poder tirar o bagageiro e não ter problemas com fios
4) Aproveitei 2 furos que já tinham na lata e passei os fios pela coluna, junto com os da luz de cortesia do lado esquerdo. Não sei se vocês vão entender na foto, mas tem um furo na parte interna da calha e outro na quina à nordeste da parte interna da porta (aff...)

Eu fiz deste jeito pois os furos já estavam no niva quando veio pra mim e não quis deixar o furo (ops!) aberto sem nada...

Mas ficou muito bom e sem o bagageiro fica apenas uma parte do plug para fora pois pode-se facilmente esconder o mesmo na calha.

Falows?!?!
Fui

Gustavo Niva
01/02/2008, 12:52
Aí parece um lugar bom, pois a água, se entrar, escorre por fora da borracha da porta...

PAPA-TERRA
01/02/2008, 13:35
Aqui o CRVA exigiu que eu retirasse os faróis do bagageiro quando fui fazer a transferência de município, sem isso não emplacariam ! Alguém sabe informar sôbre a legislação do uso de faróis de milha, colocados acima do nível dos faróis normais do veículo ?

Peter
01/02/2008, 14:13
Aqui o CRVA exigiu que eu retirasse os faróis do bagageiro quando fui fazer a transferência de município, sem isso não emplacariam ! Alguém sabe informar sôbre a legislação do uso de faróis de milha, colocados acima do nível dos faróis normais do veículo ?

Vide resposta do DENATRAN á Fiat

DIRETORIA COMERCIAL Betim, 12 de junho de 1991
GERÊNCIA GERAL VENDAS GGV. 003/91

REF.: FAROL DE LONGO ALCANCE SOBRE CAPOTA

Prezado Cliente,

Encaminhamos, anexo uma correspondência do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – que atesta não haver nenhum impedimento legal quanto ao uso de faróis de longo alcance acima da capota de veículos tipo pick-up.

Sugerimos que esta circular, devidamente acompanhada de seu anexo, seja guardada para dirimir eventuais duvidas junto aos órgãos de fiscalização.

Cordialmente

A. SORRENTINO

0527.1328

+

311192SSPBA BR

611217CNTR BR

DO: DENATRAN

AO: DETERAN/MG

TLX NR 464/91 BRASILIA/DF – 24/05/97

SENHOR DIRETOR GERAL

REFERENTE DUVIDAS SUSCITADAS ATRAVES TLX NR 003/GAB/91-DETRAN/MG, SOBRE LEGALIDADE USO FAROL LONGO ALCANCE INSTALADOS SUPORTE LOCALIZADOS ACIMA DA CAPOTA (CONSULTA FIAT), INFORMAMOS NÃO EXISTIR NENHUMA PROIBIÇAO LEGISLAÇAO DE TRANSITO QUANTO A LOCALIZAÇAO DESSE DISPOSITIVO ASSIM INSTALADO, ESPECIALMENTE NA RESOLUÇAO 692/88-CONTRAN, DESDE QUE RESPEITADOS, NO MINIMO, OS SEGUINTES PARAMETROS:

· NO MAXIMO DUAS UNIDADES E COM LUZ DE COR BRANCA.,

· SOMENTE PODEM SER INSTALADOS VOLTADOS PARA A DIANTEIRA DO VEICULO, DE MODO QUE A LUZ EMITIDA NÃO PERTURBE O CONDUTOR DIRETA OU INDIRETAMENTE ATRAVES DOS ESPELHOS RETROVISORES E/OU OUTRAS SUPERFICIES REFLETIVAS DO VEICULO.,

· PROIBIDO SEU USO NAS VIAS PROVIDAS DE ILUMINAÇAO PUBLICA E DE FORMA A PERTURBAR A VISAO DOS CONDUTORES QUE TRANSITAREM EM SENTIDO OPOSTO.,

· NÃO PODERAO ULTRAPASSAR OS LIMITES EXTERNOS APRESENTADOS PELOS FAROIS DE LUZ BAIXA, OU SEJA, NÃO PODERAO ESTAR MAIS PROXIMOS DA EXTREMIDADE LATERAL DO VEICULO DO QUE OS FAROIS DE LUZ BAIXA.,

· NO MOMENTO DA PASSAGEM DOS FACHOS DE LUZ ALTA AOS FACHOS DE LUZ BAIXA, DEVEM SER DESLIGADOS SIMULTANEAMENTE TODOS OS FAROIS DE LUZ ALTA E DE LONGO ALCANCE.,

· DEVERAO ESTAR FIXADOS DE MODO QUE SUA REGULAGEM NÃO DEVE SE ALTERAR EM CONDICOES NORMAIS DE OPERACAO DO VEICULO.

ATENCIOSAMENTE,

KASUO SAKAMOTO

DIRETOR DO DENATRAN

NNNNN

T/NAIR

R/TTTTT+

311192SSPBA BR

611217CNTR BR

Nivoide
01/02/2008, 23:23
Instalei dois no rack de teto. Ficam ótimo na trilha, principalmente pq o niva em marcha ré entope os farois de lama...dae o limpador ne, que no meu caso ta sem palhetas...
Pois bem, passei o fio pelo capo, subindo pela borracha do parabrisas. Fica bom, discreto e nao amassa nunca o fio.
Outra dica. Quanto mais atras do vidro ficarem os farois, menos incomoda, pois qdo estavam mais a frente , iluminava muito dentro do niva e atrapalha...tem de jogar todo o rack para o fim do niva. Fica muito bom na trilha!
Coloquei um para ré. Muito bom, recomendo.:concordo: