`Pessoal. Coloquei um bagageiro Maceral em meu niva e tb 2 faróis auxiliares... a questão é a seguinte.... como fazer para os fios dos faróis entrarem no carro? vcs furarm o teto ou passaram os fios por cima da porta ( já vi isso , o cara passou oos fios entre a borracha e aporta, e depois escondeu eles nos acabamentos da coluna dianteira..)
No meu niva há 2 furos na lataria...Um na calha e outro do lado de fora da coluna.Esse segundo só é possivel ver quando a porta esta aberta. Então fica facil de passar os fios dos faróis por lá pois ficam perto da bagageiro e conseguem esconder os fios... Pena q nao tenho farol de milha lá,aheuaea...aliás,to querendo colocar...
Quero por uma barra só, na frente do bagageiro para a colocação dos farois...
Eis o caminho: saindo do painel, desce até a coluna e entra na caixa de ar. Sai do outro lado, ao lado do tanque. Daí vai por trás da forração lateral traseira até o paralama traseiro. No paralama traseiro há uma comunicação com o teto, por onde passam os cabos do limpador e desembaçador traseiro e a mangueira de água do lavador traseiro. Puxe um deles junto com um guia qualquer. Puxe de volta o guia, agora com o cabo que vc arrancou e mais os outros que quer passar. Agora arranque o acabamento daquela entrada de ar, passe os cabos por ali para o lado de fora do carro. Encaminhe os cabos pra onde quiser.
No meu eu passei quase nada de cabo: antenas de PX e PY, GPS e celular, dois circuitos de farol de milha pra frente e um para trás. Do lado de fora usei um eletroduto corrugado de 3/4" para dar acabamento, mas vou trocar em breve por um seal-tubo (eletroduto flexível, com alma de aço).
E aí camarada Friedmann, blz? Tenho 2 faróis no bagageiro e, quando comprei, ele estava com os fios passando pela porta; acontece que era só chover que virava uma goteira só . Levei no eletricista, ele cortou um pedaço mínimo da lata da coluna da porta - um pequeno retângulo - encaixou os fios e vedou com silicone. Como tenho um console no teto onde estão o PX e o CD, joguei os fios dentro dele para escondê-los; hoje pode chover pedra que não entra água nenhuma . Quando der posto umas fotos do serviço.
Abçs e inté.
Camarada friedmann, valeu pelo pontapé inicial eu tava tentando bolar algo algum tempo, e estava meio sem jeito de postar também está dúvida achando que deveria ser simples total bobeira minha...
Realmente a dúvida de um é de muitos.
Só falta uma coisinha:
Dá para alguém colocar algumas fotos para poder matar de vez assss dúvidasss
Valeu
Acabei de ter uma idéia. Minha antena de PX (que estava presa no bagageiro) eu passava ela pelos respiro que existe na coluna traseira. Para evitar que entre água, ela tem um zigue-zague que é mole de driblar.
Como os fios dos faróis vão partir do bagageiro também, corra o fio escondido no bagageiro até a traseira dele e desça até as entradas de ar.
Qualquer coisa me pergunte que eu tento explicar melhor.
Acabei de ter uma idéia. Minha antena de PX (que estava presa no bagageiro) eu passava ela pelos respiro que existe na coluna traseira. Para evitar que entre água, ela tem um zigue-zague que é mole de driblar.
Como os fios dos faróis vão partir do bagageiro também, corra o fio escondido no bagageiro até a traseira dele e desça até as entradas de ar.
Qualquer coisa me pergunte que eu tento explicar melhor.
[]´s,
Eu fiz isso quando tinha meu Px...é prático,porém fica esquisito...
Para o PX eu fiz a mesma coisa que o Cavalcante, mas a minha antena foi instalada no pára-choques e não no teto... Assim que eu comprar o bagageiro vou fazer dois furos no teto, cada um próximo aos suportes laterais dianteiros do bagageiro... aí é só comprar aqueles anéis de borracha de vedação para furo em lataria e passar um caninho que veda legal... os fios dos faróis-de-milha vão correr pelo forro até as colunas laterais dianteiras... o resto é resto...
Furo no teto eu acho literalmente uma furada. É mais um ponto favorável ára abrir corrosão (e o Niva já não tem pouco!).
Quanto a passar pela coluna traseira... eu não achei esquisito não. É só caminhar com o fio por trás do bagageiro. A parte que os fios aparecem é tão pouca... e se fizer um acabamento legal juntando os fios fica bem legal.
resolvi.. fiz dois pequeninos furos de 4 mm de diâmetro, nos quais os fios passam superjustos, bem atras do suporte do bagageiro, meio entre a calha e o teto, vedei muito bem com silicone na parte interna , por dentro da forração e externamente tb, antes disso eu passei uma tinta nos furos para evitar corrosão.
a fiação eu desci por dentro do forro até o acabamento da coluna e daí foi para o cofre do motor onde estão os relés e fusíveis.
aproveitei e liguei tb os auxiliares do farol que coloquei no Niva ( faróis de kombi, tem alto, baixo, lanterna e milha junto ) e como o relé qe eu coloquei é duplo , posso ligar cada par individualmente ( os do bagageiro ou os do farol)
gente.. qdo liga todos tirta até raio x de quem tá na frente!!!