Ver Versão Completa : Retentor/Gaxeta - Motor OHC
Boa tarde companheiros...
Alguém saberia informar qual o retrabalho necessário a ser feito no bloco do motor OHC para adaptação de um retentor no lugar da gaxeta do lado do volante.
É possível a utilização de um retentor que tenha o lábio duplo, ou seja aquele que impede o fluxo nos dois sentidos e qual seria o retentor utilizado?
Eu já li este assunto tratado em algum tópico, mas não consegui encontrar
[ ]'s
Elmer_Jeep
13/02/2007, 15:48
Desmonta o motor e leva numa Retífica de confiança, lá os caras sabem o que deve ser feito.
E, acredito que vc não vai encontrar um retentor duplo que tenha dimensões corretas pra alojar no nessa parte do motor.
De qualquer maneira aí vão as medidas do retentor original:
INTERNO = 92mm
EXTERNO = 108mm
LARGURA = 10mm
Será que o tópico era esse :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6173
[]'s
Gilbertojipeiro38
13/02/2007, 17:43
mprieto e Elmer
no meu jeep o motor era um OHC 81 já com retentor.
quando ele bateu eu coloquei um da F-100 a alcool tambem com retentor original
Elmer_Jeep
13/02/2007, 17:55
Fala Gilberto, tem um ano aí que já sairam todos com retentor no lugar da gaxeta. Mas é comum aparecer aqui na Retífica uns pra gente adaptar o retentor.
[]'s
Alguém saberia informar qual o retrabalho necessário a ser feito no bloco do motor OHC para adaptação de um retentor no lugar da gaxeta do lado do volante.
É possível a utilização de um retentor que tenha o lábio duplo, ou seja aquele que impede o fluxo nos dois sentidos e qual seria o retentor utilizado?
[ ]'s
sim é possivel, mas pra isso precisa desmontar todo o motor, colocar o bloco na mauqina de alinhar mancais, abrir o mancal e colocar o retentor original do OHC moderno......sabó 02604......
coloquei no meu Maverick quando abri retifiquei o motor a 6 meses, ficou xou de bola, gira mais leve e tudo......
[ ]'s
No meu CJ, retirei o vira, mandei pra retífica e eles fizeram uma rosca contraria justamente onde vai a gaxeta, é coisa minima um sulco bem raso, montei de novo con gaxeta e o problema acabou.. nca mais deu vazamento..
Desmonta o motor e leva numa Retífica de confiança, lá os caras sabem o que deve ser feito.
E, acredito que vc não vai encontrar um retentor duplo que tenha dimensões corretas pra alojar no nessa parte do motor.
De qualquer maneira aí vão as medidas do retentor original:
INTERNO = 92mm
EXTERNO = 108mm
LARGURA = 10mm
Será que o tópico era esse :
[]'s
Elmer bom dia,
O motor já está na retífica, porém eu precisava dos dados para a usinagem do bloco. Os quais foram fornecidos por vc, Muito Obrigado!!
Com relação ao tópico, não era este, mas um outro que detalhava a instalação. De qualquer maneira, todas as informações que precisava vc acabou de passar.
Eu tinha acabado de ler o tópico que vc citou, daí veio a idéia de usar um retentor duplo. Vou procurar nas lojas que comercializam este produto e volto para postar a resposta.
Novamente, muito obrigado!!!
No meu CJ, retirei o vira, mandei pra retífica e eles fizeram uma rosca contraria justamente onde vai a gaxeta, é coisa minima um sulco bem raso, montei de novo con gaxeta e o problema acabou.. nca mais deu vazamento..
CJ60 bom dia,
Eu acredito que se fizer uma rosca contrária no virabrequim, vc pode não ter mais problemas com vazamento de oléo, porém fica mais sujeito a puxar água para dentro, caso o nível seja superior ao volante do motor.
Pelo menos é o que eu entendi após ler o tópico que o Elmer citou.
[ ]'s
sim é possivel, mas pra isso precisa desmontar todo o motor, colocar o bloco na mauqina de alinhar mancais, abrir o mancal e colocar o retentor original do OHC moderno......sabó 02604......
coloquei no meu Maverick quando abri retifiquei o motor a 6 meses, ficou xou de bola, gira mais leve e tudo......
Fontana bom dia,
Obrigado pela informação!
Estarei utilizando a especificação do retentor original para procurar um com as mesmas medidas e do mesmo material, mas que seja duplo, assim eu tentarei evitar a ingestão de água em trechos onde a altura da água seja superior a do eixo.
Valeu!!!
[ ]'s
Elmer_Jeep
14/02/2007, 10:49
Blz, o fontana já passou a referencia sabó, tem outra marca também que faz no padrão original, TARANTO referencia: 30312 S.
[]'s
Blz, o fontana já passou a referencia sabó, tem outra marca também que faz no padrão original, TARANTO referencia: 30312 S.
[]'s
exato, eu usei Taranto no meu motor......custa bem mais barato dq sabó....mas como não pretendo alagar o motor do meu carro, fui de taranto mesmo...hehehe
[]'s
Blz Elmer, está anotado!
Obrigado por mais essa informação!!
[ ]'s
Camionete
13/11/2013, 21:43
olá pessoal, sou novato na área...e vi uns comentarios sobre adaptar retentor no mancal traseiro do motor ohc 4cc.
tenho uma F75, ano 80...tirei o motor fiz rosca esquerda, troquei gaxeta e ta vazando cada dia mais...
Alguem pode me mandar fotos ou video de como adaptar retentor...e se realmente funciona?
abraço.
Camionete
13/11/2013, 21:48
439186 olha a viatura aí precisando de uma ajuda pra acabar com aquelas poças de óleo no chão.
tem que tirar fora e mandar na retifica pra usinar e fazer o alojamento do retentor, tem por ai nos topicos mais antigos a numeração sabó e taranto do retetor original.
pior que a novela é sempre a mesma, ehehehe, o motor tá vazando um pouco na gaxeta, vc vai lá e troca por nova e ai sim ganha um vazamento de verdade...ehehehe essa gaxeta é igual bosta, quanto mais mexe, mais fede. solução é colocar o retentor mesmo, vai dar trabalho mas resolve duma vez.
gustavo seixas
15/11/2013, 13:24
no meu eu tirei i mtr, tirei o volante de embreagem, comprei um retentor e com uma retífica eu mesmo fui tirando no bloco e experimentando o retentor e acabou o problema
a única coisa é q se vc tirar demais já era bloco
estou apenas relatando como eu fiz no meu, não tô falando pra ninguém fazer, pois como deu certo no meu pode dar errado tbm.
Sydney66
20/11/2013, 12:10
Fala Gilberto, tem um ano aí que já sairam todos com retentor no lugar da gaxeta. Mas é comum aparecer aqui na Retífica uns pra gente adaptar o retentor.
[]'s
Amigo Elmer, bom dia;
Você é moderador desse forum e possui uma retífica? Seu endereço é Boa Vista mesmo? Meu motor OHC é do ano de 1978 e ainda usa a gaxeta, uma retífica pode fazer bem esse serviço? Tenho medo que façam besteiras, até o retentor original eu já adquirir para fazer essa mudança, mas ainda não tive coragem e nem tenho como enviar o Jeep para Boa vista, rsrsrs.
Teria alguma dica de como proceder?
Grato.
Elmer_Jeep
20/11/2013, 12:43
Amigo Elmer, bom dia;
Você é moderador desse forum e possui uma retífica? Seu endereço é Boa Vista mesmo? Meu motor OHC é do ano de 1978 e ainda usa a gaxeta, uma retífica pode fazer bem esse serviço? Tenho medo que façam besteiras, até o retentor original eu já adquirir para fazer essa mudança, mas ainda não tive coragem e nem tenho como enviar o Jeep para Boa vista, rsrsrs.
Teria alguma dica de como proceder?
Grato.
1 - Sim
2 - Sim
3 - Sim
4 - Qualquer Retífica que se preze tem condições de fazer o serviço mas até onde sei o motor tem que ser desmontado por completo pra usinar o alojamento da gaxeta e deixar pronto pra usar retentor.
No vídeo abaixo da pra ver aos 1:20 mais ou menos como é feito o trabalho, o equipamento que tenho é semelhante à esse, já vi alguns conjuntos de ferramenta manual que fazem essa usinagem com o motor fechado mas não é toda empresa que tem pois raramente é utilizado.
RH 1400 - Mandrilhadora de Mancal - Rhema - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EOBgfFZzOLw)
espero que ajude.
Camionete
03/12/2013, 22:38
Pessoal...otimas respostas...mas realmente acaba o vazamento ou ainda permanecem os merejos?
Qual o melhor retentor a adaptar?
Não sei qual o motivo, mas até as juntas de tampa de válvula e do carter estão merejando...será que essas juntas são de má qualidade? ou foi mal instalado?
Outra pergunta...foi feito rosca esquerda no Virabrequim...atrapalha na adaptação do retentor???
abraço galera.
Pessoal...otimas respostas...mas realmente acaba o vazamento ou ainda permanecem os merejos?
Qual o melhor retentor a adaptar?
Não sei qual o motivo, mas até as juntas de tampa de válvula e do carter estão merejando...será que essas juntas são de má qualidade? ou foi mal instalado?
Outra pergunta...foi feito rosca esquerda no Virabrequim...atrapalha na adaptação do retentor???
abraço galera.
retentor é o original do OHC, acabam os vazamentos sim(se bem feito e bem montado é lógico). Motor bem montado num vaza nada em lugar nenhum não.
4X4GARAGE
04/12/2013, 08:26
retentor é o original do OHC, acabam os vazamentos sim(se bem feito e bem montado é lógico). Motor bem montado num vaza nada em lugar nenhum não.
e pre colocar o retentor nao pode ter rosca esquerda no vira!
[]s