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Convex Datacenter
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  • #1
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    Retentor/Gaxeta - Motor OHC




    Boa tarde companheiros...

    Alguém saberia informar qual o retrabalho necessário a ser feito no bloco do motor OHC para adaptação de um retentor no lugar da gaxeta do lado do volante.
    É possível a utilização de um retentor que tenha o lábio duplo, ou seja aquele que impede o fluxo nos dois sentidos e qual seria o retentor utilizado?
    Eu já li este assunto tratado em algum tópico, mas não consegui encontrar

    [ ]'s

  • #2
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    Desmonta o motor e leva numa Retífica de confiança, lá os caras sabem o que deve ser feito.

    E, acredito que vc não vai encontrar um retentor duplo que tenha dimensões corretas pra alojar no nessa parte do motor.
    De qualquer maneira aí vão as medidas do retentor original:
    INTERNO = 92mm
    EXTERNO = 108mm
    LARGURA = 10mm


    Será que o tópico era esse :
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6173


    []'s

  • #3

    Thumbs up

    mprieto e Elmer

    no meu jeep o motor era um OHC 81 já com retentor.
    quando ele bateu eu coloquei um da F-100 a alcool tambem com retentor original

  • #4
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    Fala Gilberto, tem um ano aí que já sairam todos com retentor no lugar da gaxeta. Mas é comum aparecer aqui na Retífica uns pra gente adaptar o retentor.

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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Fala Gilberto, tem um ano aí que já sairam todos com retentor no lugar da gaxeta. Mas é comum aparecer aqui na Retífica uns pra gente adaptar o retentor.

    []'s
    Amigo Elmer, bom dia;
    Você é moderador desse forum e possui uma retífica? Seu endereço é Boa Vista mesmo? Meu motor OHC é do ano de 1978 e ainda usa a gaxeta, uma retífica pode fazer bem esse serviço? Tenho medo que façam besteiras, até o retentor original eu já adquirir para fazer essa mudança, mas ainda não tive coragem e nem tenho como enviar o Jeep para Boa vista, rsrsrs.
    Teria alguma dica de como proceder?
    Grato.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Amigo Elmer, bom dia;
    Você é moderador desse forum e possui uma retífica? Seu endereço é Boa Vista mesmo? Meu motor OHC é do ano de 1978 e ainda usa a gaxeta, uma retífica pode fazer bem esse serviço? Tenho medo que façam besteiras, até o retentor original eu já adquirir para fazer essa mudança, mas ainda não tive coragem e nem tenho como enviar o Jeep para Boa vista, rsrsrs.
    Teria alguma dica de como proceder?
    Grato.
    1 - Sim
    2 - Sim
    3 - Sim
    4 - Qualquer Retífica que se preze tem condições de fazer o serviço mas até onde sei o motor tem que ser desmontado por completo pra usinar o alojamento da gaxeta e deixar pronto pra usar retentor.

    No vídeo abaixo da pra ver aos 1:20 mais ou menos como é feito o trabalho, o equipamento que tenho é semelhante à esse, já vi alguns conjuntos de ferramenta manual que fazem essa usinagem com o motor fechado mas não é toda empresa que tem pois raramente é utilizado.


    espero que ajude.

  • #7
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    Retentor/Gaxeta

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Desmonta o motor e leva numa Retífica de confiança, lá os caras sabem o que deve ser feito.

    E, acredito que vc não vai encontrar um retentor duplo que tenha dimensões corretas pra alojar no nessa parte do motor.
    De qualquer maneira aí vão as medidas do retentor original:
    INTERNO = 92mm
    EXTERNO = 108mm
    LARGURA = 10mm


    Será que o tópico era esse :
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6173


    []'s
    Elmer bom dia,
    O motor já está na retífica, porém eu precisava dos dados para a usinagem do bloco. Os quais foram fornecidos por vc, Muito Obrigado!!
    Com relação ao tópico, não era este, mas um outro que detalhava a instalação. De qualquer maneira, todas as informações que precisava vc acabou de passar.
    Eu tinha acabado de ler o tópico que vc citou, daí veio a idéia de usar um retentor duplo. Vou procurar nas lojas que comercializam este produto e volto para postar a resposta.
    Novamente, muito obrigado!!!

  • #8
    Citação Postado originalmente por mprieto Ver Post
    Boa tarde companheiros...

    Alguém saberia informar qual o retrabalho necessário a ser feito no bloco do motor OHC para adaptação de um retentor no lugar da gaxeta do lado do volante.
    É possível a utilização de um retentor que tenha o lábio duplo, ou seja aquele que impede o fluxo nos dois sentidos e qual seria o retentor utilizado?
    Eu já li este assunto tratado em algum tópico, mas não consegui encontrar

    [ ]'s
    sim é possivel, mas pra isso precisa desmontar todo o motor, colocar o bloco na mauqina de alinhar mancais, abrir o mancal e colocar o retentor original do OHC moderno......sabó 02604......
    coloquei no meu Maverick quando abri retifiquei o motor a 6 meses, ficou xou de bola, gira mais leve e tudo......

  • #9
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    Especificação de Retentor

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    sim é possivel, mas pra isso precisa desmontar todo o motor, colocar o bloco na mauqina de alinhar mancais, abrir o mancal e colocar o retentor original do OHC moderno......sabó 02604......
    coloquei no meu Maverick quando abri retifiquei o motor a 6 meses, ficou xou de bola, gira mais leve e tudo......
    Fontana bom dia,
    Obrigado pela informação!
    Estarei utilizando a especificação do retentor original para procurar um com as mesmas medidas e do mesmo material, mas que seja duplo, assim eu tentarei evitar a ingestão de água em trechos onde a altura da água seja superior a do eixo.
    Valeu!!!
    [ ]'s

  • #10
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Blz, o fontana já passou a referencia sabó, tem outra marca também que faz no padrão original, TARANTO referencia: 30312 S.

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  • #11
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Blz, o fontana já passou a referencia sabó, tem outra marca também que faz no padrão original, TARANTO referencia: 30312 S.

    []'s
    exato, eu usei Taranto no meu motor......custa bem mais barato dq sabó....mas como não pretendo alagar o motor do meu carro, fui de taranto mesmo...hehehe

  • #12
    Usuário
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    Retentor

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Blz, o fontana já passou a referencia sabó, tem outra marca também que faz no padrão original, TARANTO referencia: 30312 S.

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    Blz Elmer, está anotado!
    Obrigado por mais essa informação!!
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