Conectar

Ver Versão Completa : Trocando idéias sobre band

carlobaldoni
11/02/2007, 19:36
E aí galera do fórum, sou novo por aqui, há 3 meses comprei minha band jipe curto 1990 em bom estado e tenho nesses 3 meses ficado sempre na função dela em oficinas (tem um bom mecânico de jipe por aqui[Cassino Rio Grande RS] chamado Adriano que tem me ajuda bastante. Ela tem motor 709 e vou listar as coisas que fiz nela: 1- volante original do modelo novo; 2- troca dos rolamentos do diferencia dianteiro; 3- troca do escapamento; 4- troca do motor do limp parabrisa, esguixo e motor; 5- Reparo do xime nas rodas dianteiras; 6- troca de óleo e filtro, limpeza do copinho e dos filtros dos diferenciais; 7- Retirada da ferrugem e pintura de toda a parte de baixo. Há alguns dias notei que ela estava desnivelada, mandei no Adriano e ele me disse que teria que trocar os feixes traseiros, encomendei os feixeis traseiro e dianteiro para fazer um reparo geral na suspensão(estranho que ela já veio com 2 amortecedores em cada roda?!!!). Também estou com problemas na folga da direção e hoje a porta de traseira não fechou por que desnivelou um pouco. Se alguem tiver umas idéais de como solucionar isso, me ajudem.
Apesar de tudo isso estou adorando a band e fico fissurado em deixar a fumeleca(como a cozinheira aqui de casa chama) o mais zerada possível.
Um abraço a todos e boas trilhas.

cristiano
13/02/2007, 07:18
1- volante original do modelo novo;

A Cougar fabrica um volante de desenho exatamente igual ao do Bandeirante, só que com o sistema anti-furo. Na Donatti4x4 tem, mas acho o preço um pouco salgado.

2- troca dos rolamentos do diferencia dianteiro;

Difícil questionar com o mecânico, ela faz tanto barulho que fica difícil ouvir alguma coisa roncar. Também passei pelo mesmo problema quando comprei a minha.

3- troca do escapamento;

Não sei qual parte do escapamento você trocou, mas se for tudo aproveite e coloque tubo de 2,5pol para não dar restrição numa futura instalação de turbina.

5- Reparo do xime nas rodas dianteiras;

O que exatamente você fez para arrumar o shimme?

6- troca de óleo e filtro, limpeza do copinho e dos filtros dos diferenciais;

Óleo 15W40 e filtro de óleo sempre a cada 5.000km.

Filtro de combustível também com 5.000km, mas isso depende da qualidade dos postos de combustível que abastece.

Para o copinho, sugiro que aprenda você mesmo como desmontá-lo, principalmente se o seu tanque ainda for de aço, porque a sujeira e ferrugem vai toda para lá.

Se você não faz trilha constantemente sugiro colocar um Molykote no cambio de diferenciais, mas se fizer sugiro não colocar, porque é constante a contaminação quando se entra em alagados.

Há alguns dias notei que ela estava desnivelada, mandei no Adriano e ele me disse que teria que trocar os feixes traseiros, encomendei os feixeis traseiro e dianteiro para fazer um reparo geral na suspensão(estranho que ela já veio com 2 amortecedores em cada roda?!!!).

Desnivelada, pode ser feixe de mola, calço de carroceria ou empeno no chassi.

Tem como você colocar umas fotos dessa instalação de dois amortecedores por roda?

Também estou com problemas na folga da direção

Troque o reparo da caixa (é DH?), verifique folga nos terminais de direção e no braço auxiliar. Verifique o estado de junta elástica também.

....e hoje a porta de traseira não fechou por que desnivelou um pouco.

Tá parecendo calço de carroceria.... :pensativo:

carlobaldoni
14/02/2007, 06:25
Bom dia cristiano, valeu pelas considerações.
Quanto ao volante eu já coloquei um original da band nova, enconteri numa autopeças que anuncia no mercado livre chama-se toroffroad, paguei 250,00 há uns 2 meses.
Na questão do xime foram retentores e juntas pois tava vazando óleo do diferencial dianteiro pelas rodas, após a troca ficou ótimo.
Assim que ela voltar da oficina mando umas fotos dos 2 amortecedores por roda.
Encomendei um jogo completo de feixe de molas dianteiro e traseiro com todas as peças necessárias, ficou em 1100 reais, ainda não chegou.
Ela está na oficina para conserto da porta traseira.
Meu mecânico disse que se colocar a DH do opala ou F 1000, tirando aquela barra mais externa da direção resolve o problema da folga, que o sistema de direção da band é arcaico e sempre tem folga? Ouvi dizer que até as que saiam zero Km já saiam com folga?
Vou dar uma pintura nela, retirar todos os pontos de ferrugem(poucos) e estou pensando em instalar o oxfree, já ouviu falar? Que tu acha?

joão k. chikui
16/02/2007, 15:25
Carlo
A direção hidr. original é boa sim, porém hoje está proibitiva(preço) e não se acha.
Na minha adaptei a 5 anos a DH do Ômega, muito parecida com a do opala, ficou muito boa.E olha que uso pneus BF 33" AT. Acho que sai por 1/3 do valor.