Ver Versão Completa : Jimny : Bomba e indicador de Gasolina
leodinossauro
11/02/2007, 15:32
Olá Pessoal! Recentemente adquiri um Jimny e estou feliz por reforçar o pequeno mas seleto grupo de proprietários desde Suzuki ! Minha dúvida é a seguinte :
Poucos dias após comprar um Jimny 2001, fui instalar um som neste. O cara da loja não conseguiu instalar sem ligar no positivo no pós ignição, ou seja, para funcionar o som a chave tem que estar ligada na primeira posição ( não é a que liga a injeção e tudo mais ). É possível colocar o som sem que seja necessário ligar a chave ? Segundo : o orelhudo queimou meu fusível da lâmpada da porta, logo pensei que estivesse mexendo no resto da parte elétrica do carro naqueles fios que ficam atrás do som. Uma coisa estranha é que meu mostrador de gasolina não volta ao repouso ( como se o tanque estivesse vazio ) após desligar o carro. Esse mostrador realmente desliga ??? ( Não lembro desse detalhe qd comprei o carro ). Estou com medo do mostrador/bomba estarem permanentemente ligados.
Obrigado,
Léo Dinossauro
Jimny "Pelado"
Brasília - DF
diogo ludovico
11/02/2007, 15:41
Tenho um samuka 97, meu marcador não "abaixa" quando desligo o carro, assim acho que é normal. Tenho o carro a quase um ano, e nunca tive problemas com a marcação, agora se depois ligar o carro e esperar um tempinho o ponteiro não se mecher ai pode ter problema.
O meu quando desligo, o ponteiro desce um pouquinho, mas logo que ligo o carro o ponteiro sobe novamente, e é normal os ponteiros dos suzukis serem lerdos mesmo.
leodinossauro
11/02/2007, 15:58
Valeu Diogo! O comportamento do ponteiro é esse mesmo, ele levanta um pouco quando ligo o carro. Acho que deve estar normal mesmo.
To aguardando o Pai do Pedro aparecer salvando a pátria dos solitários Jimny para falar sobre som x Pós ignição.
Valeu!
Jeanilson
11/02/2007, 17:43
Sobre o ponteiro do marcador de combustível, acredito que ele tenha que ser lerdo, mesmo. Já imaginou como ficaria um ponteiro de marcação imediata durante o sacolejo de uma trilha? :shock: :mrgreen:
Sobre a instalação do som, essa é a coisa mais fácil de fazer: É só puxar um fio positivo (com fusível) direto da bateria, passando pela parede corta-fogo. :roll: :putz:
[]'s sonoros!
Leo,
O jimny original o som só funciona ligado na chave...ou seja se vc estiver dirigindo e desligar o carro o som desliga junto, quando vc liga o carro- ou deixa a chave conectada como vc mencionou- ele liga sozinho. Isto funciona desta forma se o aparelho de cd estiver sempre ligado. O meu funcionava assim mas achava um saco inclusive por ter que deixar a chave na igniçao, portanto procurei um bom eletricista que ja conhecia de suzuki e modifiquei a instalaçao deixando o funcionamento do cd independente (sem queimar fusivel algum).
Nao lembro sobre o ponteiro da gasolina...mas acredito que esteja ok.
Abraços,
ricardo sabóia
12/02/2007, 08:54
O ponteiro do marcador de gasolina é assim mesmo, com a chave desligada ele continua marcando.Quanto a bomba,o único cuidado que você vai ter, é evitar rodar muito com ele na reserva pra não queimá-la,senão o "preju" vai ser de +- uns 350,00 pra trocar.A bomba que coloquei no meu, é a Ref.477 da BOSCH.
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
12/02/2007, 09:30
Assim que comprei meu carro fiquei puto porque enchi o tanque e o ponteiro não saía da reserva. Dez minutos depois o ponteiro marcava tanque cheio. :grin: Depois percebi que o ponteiro não se mexe mesmo desligando o carro. O que acho chato no jimny é que pra roubarem gasolina é muito fácil porque não tem chave no tanque e a portinha é fácil de abrir, é só forçar. Achei um erro dos japoneses neste aspecto mas minha mulher teve uma boa sacada: No Japão ninguém precisa roubar gasolina... esse Brasil é que é uma merda mesmo.
Quanto ao som, instalei o som e perdi meu farol de milha.:parede:
Sds.
ricardo sabóia
12/02/2007, 10:03
Só que não é tão fácil roubar gasosa não.Tem a peneira entre a boca e o tanque;uma vez tentei tirar e a mangueira não passa de jeito nenhum !
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
12/02/2007, 12:11
Ah há!!!
Sabia que os japas não eram tão bestas assim...
:concordo:
Joao Baeta
12/02/2007, 12:42
:arrow:O tanque do Jimny tem o filtro que impede que roubem a gasosa!
E o Pinteiro não desce com o motor desligado!
Já o Samurai é contrário.... Não tem filtro e o marcador desce!
Abssssssssssss
Júlio Câmara
12/02/2007, 13:21
O ponteiro do marcador é como nos fuscas e algumas S-10 - não tem mola de retorno.
Daí que ele não retorna quando desliga a ignição, quer dizer, quando vc desliga a chave ele é desligado, mas não retorna por não ter mola.
Um gel interno faz com que suas reações sejam bastante lentas, o que é interessante para o jipinho que parece um cabrito na trilha, senão iria parecer aqueles leds VU de equalizador de som rsrs...
leodinossauro
13/02/2007, 00:33
Valeu TMorais! Vou ter que procurar alguém com a manha para fazer essa ligação direto da bateria mesmo. ( Talvez aproveitando a instalação do alarme , que é feita assim ). Obrigado pelas respostas moçada!
msantoro
14/02/2007, 08:40
Pessoal,
E quanto aos faóris de milha para o Jimny? Não sendo os originais, algúem sabe o modelo equivalente no mercado? Não sei se estou certo mas, me pareceu que o original é Cibié ...é isso?
abraços
ricardo sabóia
14/02/2007, 09:24
Marcelo quando quis colocar no meu,os originais custavam "apenas" 800 paus na suzuki.Então fui em uma loja de acessórios,tiramos o pára-choque e coloquei um genérico que encaixou certinho lá naqueles buracos.Na época,não gastei nem 100,00 com tudo,incluindo a instalação.Não esqueça de instalar um relé na chave dos faróis.Aqui em Fortaleza, já vi uns dois jimnys com quebra-mato e farois auxiliares,mas acho que ficam melhores instalados no pára-choque mesmo.
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
14/02/2007, 10:01
Estava querendo colocar um parachoque de impulsão no meu carro e andei me informando que os keko para L200 cabem direitinho no jimny. Mas com essa resolução proibindo tudo que é quebra-mato, acabei desanimando.
Joao Baeta
14/02/2007, 11:49
Estava querendo colocar um parachoque de impulsão no meu carro e andei me informando que os keko para L200 cabem direitinho no jimny. Mas com essa resolução proibindo tudo que é quebra-mato, acabei desanimando.
:arrow:Pai do Pedro,
Pode colocar o impulsão da S10....Se quiser!
Abs
Pai do Pedro
14/02/2007, 14:50
Impulsão da S-10? Beleza, essa eu não sabia. Mais uma opção. Ainda não decidi se vou colocar. Se a lei dos quebra-matos não pegar eu coloco.
Sds.
Joao Baeta
17/02/2007, 08:28
Impulsão da S-10? Beleza, essa eu não sabia. Mais uma opção. Ainda não decidi se vou colocar. Se a lei dos quebra-matos não pegar eu coloco.
Sds.
:arrow:Tem que fazer minima adaptação para botar no Jimny!
O meu ex-Jimny via com o farol de milha parecido o do orignal! Mas era uma beleza!!!!!!
Agora tô catando 1 para o GV! http://www.club3g.com/forum/images/smilies/eek3.gif
Pensei botar o da Dakota.... Mas tem que botar fiapos...Dá um trabalho...!
Eu olhei na RAION que par de farol de milha original custa $1800 (!!!!)
na Suzucar custa 700 (Tô pensando colocar)
Dif de 1100 reais!
Absssssssssssss
msantoro
26/02/2007, 08:17
Valeu Ricardo,
Vou procurar instalar nas mesmas condições que mencionou - o famoso genérico!. Quanto ao parachoque de impulsão que o pessoal mencionou, sim, os da L200 servem mas, tem que verificar qual o ano da L200, já que dependendo do ano elas tem encaixes diferentes.
Gostaria de aproveitar e perguntar se algúem sabe onde posso encontrar quem faça e instale lift de suspensão para o Jimny aqui no Rio. Liguei hoje pro Jair (da Jess), e ele disse que não vale a pena pois existem muito poucos jimnys e, desenvolver o ferramental e formas para os calços, não vale a pena....
Abraços
Marcelo
leodinossauro
26/02/2007, 16:43
Marcelo,
Os calços para Samurai não servem ?
Ao estar levantando a carroceria, cuidado com o encaixe da alavanca de reduzida / 4x4, detalhe que muito se esquecem ao usar calços de carroceria.
Abaixo, detalhes para o Samuca ( alguns servem também para nossos Jimny )
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23999
http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=64&Itemid=33
Abraço,
Leonardo
Jimny "Pelado"
leodinossauro
26/02/2007, 16:44
Marcelo,
Os calços para Samurai não servem ?
Ao estar levantando a carroceria, cuidado com o encaixe da alavanca de reduzida / 4x4, detalhe que muito se esquecem ao usar calços de carroceria em vários tipos de jeep.
Abaixo, detalhes para o Samuca ( alguns servem também para nossos Jimny )
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23999
http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=64&Itemid=33
Abraço,
Leonardo
Jimny "Pelado"
ricardo sabóia
27/02/2007, 12:13
Marcelo, também acho que não vale a pena levantar o jimny! Um amigo meu,colocou calços nas molas no dele num dia e tirou no outro.Levantar só por levantar é fácil, e qualquer mecânico +- inteligente faz isso....o problema é fazer com critérios que levem em conta uma porção de coisas p/que teu jipe não fique bem pior que o original.Nos casos de samurai e vitara, já existe a maneira correta de fazer isso, exatamente pela quantidade de testes que foram feitos nos dois e para cada caso, existe uma receita pronta.No caso do jimny, que quase não tem fonte de pesquisa,só mesmo fora do Brasil e se você tiver disposto a gastar, trazendo de fora você consegue !
Abs, Ricardo.
Joao Baeta
27/02/2007, 12:49
:arrow:meu ex- Jimny tinha BL 2" de borracha.... Era bom d+....
Foi montado aqui no RJ.....
Eu pergunto o antigo dono que é meu amigo..... E posto aqui
Absssssssssssssssssssss
msantoro
05/06/2007, 14:50
Ricardo Sabóia,
Exatamente!. Desisti logo no início, poucas semanas depois de comprar o Jimny. Levei todas essas coisas em consideração na época, e hoje não penso mais em lavantar o Jimny, mesmo porque, do jeito que ele está me atende perfeitamente. Faço meus passeios (prefiro) e vou ao sítio com um 'pé nas costas'.
Um abraço,
ricardo sabóia
05/06/2007, 16:27
É verdade ! O jimny é excelente, e apenas com um bom jogo de pneus,vai atender perfeitamente suas necessidades e te levar a lugares maravilhosos !
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
05/06/2007, 16:40
Pois é, eu tô numa dúvida cruel. Tenho pneus 215/75 em rodas de 7" que normalmente não raspam nos paralamas. Entretanto em algumas ocasiões os pneus da frente raspam. Perguntei ao mecânico se teria como levantar um pouquinho e ele deu a seguinte sugestão: trocar as molas originais por molas de opala, os amortecedores pelos de kombi atras e pelos da pampa 4x4 na frente. (existe pampa 4x4?).
Pai do Pedro
05/06/2007, 16:54
Pois é, eu tô numa dúvida cruel. Tenho pneus 215/75 em rodas de 7" que normalmente não raspam nos paralamas. Entretanto em algumas ocasiões os pneus da frente raspam. Perguntei ao mecânico se teria como levantar um pouquinho e ele deu a seguinte sugestão: trocar as molas originais por molas de opala, os amortecedores pelos de kombi atras e pelos da pampa 4x4 na frente. (existe pampa 4x4?). O que vcs acham?
Pai do Pedro
05/06/2007, 17:03
Não sei o que está acontecendo. Não consigo postar minha mensagem inteira...
Lá vai o resto:
Outra coisa. Estou quase comprando um peito de aço pelo site todoterreno.net que sai por R$275,00. Ele cabe direitinho no lugar daquele espoiler que fica debaixo da placa. O problema é que não sei nada sobre esse site e fico receoso.
É isso.
Sds.
Joao Baeta
05/06/2007, 17:42
:arrow:Existe Pampa 4x4!
Mas foi exinto no começo ano 90!
Abs
leodinossauro
06/06/2007, 00:40
Pai do Pedro ! Não faça isso !!! Tive essa infeliz experiência com a Todo Terreno. Se você retirar seu spoiller, além de seu Jimny ficar horrível, vai ficar com um bruta buraco entre o peito de aço e o restante do pára-choque. Liguei para lá e me disseram que não é necessário retirar o spoiller. Fizeram uma nova peça para mim. Ficou.... uma merda! O problema continua. A imagem no site da caminho das pedras dá a entender que o peito-de-aço tem o formato exato do spoiller na parte da frente, se encaixando embaixo da placa. Mas eles não mais fabricam essa peça, e sim uma prancha reta horrorosa.
Estou estudando um jeito de realmente não precisar arrancar o Spoiller ( talvez 2 cortes transfersais resolvam ).
Envio fotos após conseguir fazer a montagem. O pessoal da Todo Terreno é atencioso, pena que não testam o produto no carro para o qual ele foi feito .... :-/
PS.: Tamo aguardando sua montagem do quebra-mato! :-D
Valeu
Pai do Pedro
06/06/2007, 07:10
Pai do Pedro ! Não faça isso !!! Tive essa infeliz experiência com a Todo Terreno. Se você retirar seu spoiller, além de seu Jimny ficar horrível, vai ficar com um bruta buraco entre o peito de aço e o restante do pára-choque. Liguei para lá e me disseram que não é necessário retirar o spoiller. Fizeram uma nova peça para mim. Ficou.... uma merda! O problema continua. A imagem no site da caminho das pedras dá a entender que o peito-de-aço tem o formato exato do spoiller na parte da frente, se encaixando embaixo da placa. Mas eles não mais fabricam essa peça, e sim uma prancha reta horrorosa.
Estou estudando um jeito de realmente não precisar arrancar o Spoiller ( talvez 2 cortes transfersais resolvam ).
Envio fotos após conseguir fazer a montagem. O pessoal da Todo Terreno é atencioso, pena que não testam o produto no carro para o qual ele foi feito .... :-/
PS.: Tamo aguardando sua montagem do quebra-mato! :-D
Valeu
Pô Leo, que droga!!!:sad:
Estava realmente empolgado de ter encontrado um acessório desse para o jimny. E preciso de um desses. Outro dia precisei ser rebocado, fixei a cinta com uma manilha num daqueles pontos por baixo do spoiller e na hora do tranco (fraco por sinal) a cinta forçou o spoiller que transferiu pro para-choque e pronto: trincou perto do farol de neblina.
Assim que vc fizer essa montagem manda as fotos!!!
ricardo sabóia
06/06/2007, 07:49
PPedro eu já passei por esses seus problemas ! Usava pneus 215/75 e troquei pelos 205/75 e agora além de não raspar em nada,ele anda melhor na areia, com o 215/75 ele perde torque.Eu já usei amortecedor da kombi clipper na traseira e o jipe fica duro demais,chegando mesmo a incomodar nos buracos;hoje uso na traseira os traseiros da ipanema e ficou igual ao original.Ainda continuo não achando levantar o jimny uma boa idéia,principalmente aqui em Fortaleza que não tem nenhum "expert" de verdade par essas coisas,pra outras sim.Só p/você ter idéia,quando tive que trocar os amortecedores traseiros(que são frágeis na minha opinião e eu não faço trilha pesada,só ando na praia às vezes)vários me disseram pra colocar os da kombi e não gostei;então procurei sites da cofap e monroe(nesse tem as medidas de todos os veículos) e fiquei procurando um semelhante no curso, achei os da ipanema,fiz uma peq.adaptação e ficou beleza.
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro
06/06/2007, 08:47
PPedro eu já passei por esses seus problemas ! Usava pneus 215/75 e troquei pelos 205/75 e agora além de não raspar em nada,ele anda melhor na areia, com o 215/75 ele perde torque.Eu já usei amortecedor da kombi clipper na traseira e o jipe fica duro demais,chegando mesmo a incomodar nos buracos;hoje uso na traseira os traseiros da ipanema e ficou igual ao original.Ainda continuo não achando levantar o jimny uma boa idéia,principalmente aqui em Fortaleza que não tem nenhum "expert" de verdade par essas coisas,pra outras sim.Só p/você ter idéia,quando tive que trocar os amortecedores traseiros(que são frágeis na minha opinião e eu não faço trilha pesada,só ando na praia às vezes)vários me disseram pra colocar os da kombi e não gostei;então procurei sites da cofap e monroe(nesse tem as medidas de todos os veículos) e fiquei procurando um semelhante no curso, achei os da ipanema,fiz uma peq.adaptação e ficou beleza.
Abs, Ricardo.
Pois é Ricardo, gostaria muito de levantar o carro nem que fosse um pouquinho. Mas gambiarras eu tb não quero.
Vou conversar com muita calma com meu mecânico e talvez testar. Se der errado a gente desfaz o negócio. Mas aí eu perco na compra das peças. Não sei...:pensativo:
Vou sugerir os amortecedores da Ipanema atras.
Ainda tenho outras pequenas coisas pra fazer:
- Arranjar um peito de aço;
- Tirar uma pequena folga na direção;
- Vedar a caixa seca (a coifa de borracha caiu e encheu a caixa de lama);
E pronto!!!
Ah, vai ter um passeio do pessoal da SoJeep pra Parajuru dia 14/07. Vc vai? Eu infelizmente não estarei em Fortaleza.
Abs.
ricardo sabóia
06/06/2007, 09:21
Essa folga na direção.......iiiiihhhh......todos que andei tem a "maldita" inclusive o meu,ela fica dentro da coluna e só desmontando com calma pra tentar resolver.Quanto ao passeio,em Julho só posso viajar no final do mês,então não vou poder ir.
Abs, Ricardo.
Pai do Pedro,
O meu tambem tinha essa "mardita" folga na direçao... quis ate trocar a cruzeta do conjunto, pois notei pequena folga, so que aqui nao tinha p teste e poderia nao ser isso...custo c desconto achei por r$1.400,00 . Ela custa r$2.300,00! Tentei de tudo aqui e fui vencido pela falta de conhecimento das oficinas p com o jimny.
Se vc encontrar esta soluçao ai nos avise p conhecimento.
Abraços,
Joao Baeta
06/06/2007, 20:35
Abs, Ricardo.
:arrow: Ô Sabóia!
Vc anda meio doido né?:mrgreen:
O pneu 205/70 15r p/ 215/75 15r... O carro quase não sente!
E o torque é o mesmo!
A relação dos amortecedores... Achei meio duro... Mas dá estabilidade maior!:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
leodinossauro
07/06/2007, 14:48
Pai do Pedro, o peito de aço achei ruim, mas o protetor deles para a caixa de marchas achei bom. Encaixa legal. De repente pelo menos metade das proteções vc já poderia ter ( lembrando que o tanque do Jimny não é tão exposto quanto ao do Samurai e Vitara, caindo de 3 para 2 o número de proteções essenciais ).
Outro detalhe : Os primeiros Jimny Wide ( 98/99 ) parece que vinham com um protetor de diferencial traseiro de fábrica. É um que só pega no diferencial, uma plaquinha curva, estilo os do Troller. Estou em busca desses mas acho que o jeito será mandar fazer.
ricardo sabóia
07/06/2007, 20:33
Baeta de 205 p/ 215 tem diferença sim,principalmente num veículo com motor não muito potente como o jimny ! E posso afirmar com certeza que pelo menos em areia o pneu 205 é melhor,agora trilha,lama,erosões....aí são outros quinhentos !
Abs, Ricardo.
msantoro
18/06/2007, 16:16
Ricardo,
Concordo com vc. Eu mesmo senti a mudança, já que estou atualmente com os 215/75, mas, como vc mesmo disse, pra outras coisas como um bom e escorregadio lamaçal, não se sente grande diferença. Na areia, ficou mesmo meio 'xôxo', mas estou satisfeito mesmo assim, já que os Michelin são mto bons e não sou adepto das trilhas pesadas.
abraços
ricardo sabóia
18/06/2007, 17:59
Pois é Marcelo,esse negócio de pneus é meio complicado mesmo e é difícil de acertar ! Pra quem roda no asfalto,areia,não anda muito em lama (como é o nosso caso aqui em Fortaleza), melhor mesmo é um pneu A/T com medida igual ou um pouco maior que original.Se vai rodar só final de semana em trilha pesada com muita lama,aí tem que ser um "biscoitão" tipo MUD e pode ser maior;na lama o aumento de tamanho( até certo ponto),não influencia e sim o desenho do pneu,mais na areia o tamanho influi bastante e quanto maior pior o rendimento.
Abs, Ricardo.