Ver Versão Completa : Dúvidas Samurai (roda e hi-lift)
Time,
- quero colocar rodas Mangels Daytona no meu samurai. Qual a especificação da furação? E qual off-set vocês recomendam? Vou montar um BF MUD 31" (já estou sabendo da "mancada" da Mangels :).
- preciso de um estepe que tenha o mesmo tamanho que o BF 31". A idéia é comprar um recapado. Como eu converto as medidas AxBxC (ex.: 205x70) por 31"?
- como vocês prenderão o hi-lift no samuca? Ou com os pneus 31", existe alguma outra forma de erguer o carro para trocar os pneus?
Abração!
Joao Baeta
04/02/2007, 23:07
Time,
- quero colocar rodas Mangels Daytona no meu samurai. Qual a especificação da furação? E qual off-set vocês recomendam? Vou montar um BF MUD 31" (já estou sabendo da "mancada" da Mangels :).
- preciso de um estepe que tenha o mesmo tamanho que o BF 31". A idéia é comprar um recapado. Como eu converto as medidas AxBxC (ex.: 205x70) por 31"?
- como vocês prenderão o hi-lift no samuca? Ou com os pneus 31", existe alguma outra forma de erguer o carro para trocar os pneus?
Abração!
:arrow: Tem foto da roda????
Absssssssss
Ronaldo B.
04/02/2007, 23:44
Com pneu 31" pode usar 15x8" com offset -25, essa medida é padrão da roda. A especificação da furação não lembro, mas é mesma furação do CJ e do Niva.
O mais próximo do 31" e mais fácil de encontrar é o 255x75x15.
Para transformar a medida de um pneu de mm para polegadas pega a medida da largura do pneu e multiplica pela altura da banda (em percentual) , o resultado multiplica por 2:
Ex: 255x75x15
255 x 0,75 = 191,25
191,25 x 2 = 382,5
O resultado, divide por 25,4:
381,5 x 25,4 = 15,05
Agora soma a medida da roda em polegadas, no exemplo acima a roda é aro 15:
15,5 + 15 = 30,5 "
Tá aí o resultado, um pneu 255x75x15 tem 30,5 polegadas.
O Hi-lift você pode prender atrás do suporte do estepe, mas tem que usar um suporte apropriado para o Hi-lift.
Com pneus 31", a maioria dos macacos dá conta, mas é sempre bom ter um pedaço de madeira no carro para usar como calço.
[]´s
Grande Ronaldo!! Excelente explicação meu amigo. Agora sei para onde correr :D
João, procure por Daytona Mangels na seção de anuncios. Você verá a foto da roda.
Obrigado.
[]s
ricardo sabóia
05/02/2007, 07:56
Será que não é muito peso pro suporte do estepe carregar um pneusão 31"? Não seria melhor (roda+pneu) mais estreitos e +- do mesmo tamanho p/aliviar o peso?Até porquê, o estepe é só pra emergência, enquanto encontramos um borracheiro.
Abs, Ricardo.
Jeanilson
05/02/2007, 11:45
Será que não é muito peso pro suporte do estepe carregar um pneusão 31"? Não seria melhor (roda+pneu) mais estreitos e +- do mesmo tamanho p/aliviar o peso?Até porquê, o estepe é só pra emergência, enquanto encontramos um borracheiro.
Abs, Ricardo.
Ricardo,
Imagina que você, logo no início daquela trilha "pesada", tenha o azar de furar um pneu. troca-se o pneu furado por um estepe mais fino (e provavelmente com um desenho menos agressivo) e tenta continuar o trilha. A viatura só com três pneus agressivos perderá muito a tração, fazendo que tenha mais dificuldade de avançar na trilha. :pensativo:
E não é só situação hipotética, não :discordo:. Já vi isso acontecer numa trilha com um colega meu (Samurai com pneus 31" 3K e estepe original de Willys, bem mais fino) e a viatura, que era uma das mais preparadas, virou uma verdadeira "rolha" pelo resto da trilha... :putz:
Para mim, jipe de trilha tem que ter os cinco pneus iguais.
[]'s
Jeanilson.. mas pneu furar antes da trilha é coisa bem rara de acontecer... eu por exemplo posso contar nos dedos as vezes que precisei trocar pneus na trilha em 4 anos......
realmente se colocar estep muito pesado na porta as dobradicas nao aguentam,...
T+
Jeanilson
05/02/2007, 13:27
Jeanilson.. mas pneu furar antes da trilha é coisa bem rara de acontecer... eu por exemplo posso contar nos dedos as vezes que precisei trocar pneus na trilha em 4 anos......
É verdade, mas quando acontece... :putz:
...realmente se colocar estep muito pesado na porta as dobradicas nao aguentam,...
Também é verdade, mas eu queria demostrar que um estepe mais fino também não seria legal. :pensativo:
Uma solução muito boa para ambos os problemas seria algo parecido com isto aqui: http://www.puresuzuki.com/swing_tire.htm
[]'s
Ae.. as poucas vezes que tive que usar pneus "slick" no lugar de lameiros e continuar a fazer trilha nao tive problemas nao...
teve uma vez que era uma trilha pesada, e noturna e eu com 1 pneu "slick" rodando... foi normal...
ricardo sabóia
05/02/2007, 14:22
Se você quer mesmo pneu 31" como estepe,acho que a melhor solução é colocar ele em cima do bagageiro(se você tiver).O pneu 31" deve pesar quase duas vezes o original 205/70, então as chances de estragar tanto a fixação do suporte na tampa como as dobradiças,são grandes.
Abs, Ricardo.
Não tinha pensado no peso. Mas que pneu a turma costuma usar quando tem pneus 31" ou >?
Eu tenho o bagageiro, mas fui obrigado a arrancar (o jipe não passa na garagem do trabalho) :(
abraços!!!
vixe, então cuidado com o lift que você vai fazer, senão não vai passar na tal garagem... o meu com lift de 1,5" na suspensão + lift de 2" na carroceria e pneus 235, o jipe quase alcançou 1,75m de altura de teto (6,5" a mais do que a altura original).
[]´s
Jeanilson
06/02/2007, 12:13
Ae.. as poucas vezes que tive que usar pneus "slick" no lugar de lameiros e continuar a fazer trilha nao tive problemas nao...
teve uma vez que era uma trilha pesada, e noturna e eu com 1 pneu "slick" rodando... foi normal...
Fabil,
Acho que depende do tipo de trilha... :pensativo:
Aqui em Brasília a maioria das trilha é de argila (um barro avermelhado que não afunda, mas escorrega feito sabão). Nessas trilhas o desenho da banda do pneu faz uma grande diferença.
Como são as trilhas aí em BH?
P.S.: será que estamos desvirtuando esse tópico? :oops:
[]'s
bao.. aqui em BH praticamente nao existem atoleiros... é mineiro puro!! heheeh T+
JOSE CANDIDO
06/02/2007, 15:14
Bem, por partes:
Rodas: vc pode usar 15x7, que geralmente tem off set - 12, ou ainda , 15x8, que geralmente tem off set - 25 .... as duas se dao bem no samurai, acredito qu nao vá raspar internamente nao ....
e falando nisso, tem um camarada aqui do forum que ta justamnte vendendo as rodas mangels dele, sao 15x7 eu acho , e ele é seu visinho, m bragança paulista ,.... é o Daniel, ta no forum como "logostoso" ( apelido mais viado ne ??? kakakakaak ) ... procura ele, acho que ele anunciou na sessao aqui .... eu ate tou com um jogo de rodas 15x7que vou vender, mas fica mais longe pra vc ( BH ) , e sao as 5 .....
macaco: ou o hi lift, ou um macaco comum junto com um bom toco resolvem ... heheheheh
estepe: na porta dá, mas vai pesar .... no bagageiro fica otimo ... se nao sobrar nenhum dos dois, dentro do carro mesmo ... tira um dos bancos traseiros se der .....
abs
ricardo sabóia
06/02/2007, 15:34
Só pra vocês terem idéia do aumento de peso no seporte do estepe,vou dar um exemplo:passei uns dois meses caregando minha bike no "transbike" preso ao estepe do jimny!Resultado foi que apareceram uns "grilos" que antes não tinham e a bike pesa uns 9~10 Kg. E tem outro detalhe, só ando umas três vezes por semana e de casa até onde começo a andar, são uns 20min p/ ir e outros 20 p/voltar;imaginem então passar o tempo todo com um pneusão pendurado nas "costas" ? Tive que tirar o treco do jimny e coloquei no pálio,porquê a tampa começou a afroxar.
Abs, Ricardo.
Walter Carlos Brossel
06/02/2007, 16:19
Só pra vocês terem idéia do aumento de peso no seporte do estepe,vou dar um exemplo:passei uns dois meses caregando minha bike no "transbike" preso ao estepe do jimny!Resultado foi que apareceram uns "grilos" que antes não tinham e a bike pesa uns 9~10 Kg. E tem outro detalhe, só ando umas três vezes por semana e de casa até onde começo a andar, são uns 20min p/ ir e outros 20 p/voltar;imaginem então passar o tempo todo com um pneusão pendurado nas "costas" ? Tive que tirar o treco do jimny e coloquei no pálio,porquê a tampa começou a afroxar.
Abs, Ricardo.
Deu sorte. Bicicleta em porta de Samurai ou Vitara é quebra na certa. No mínimo, com o passar do tempo em época de chuva começa a entrar água no porta malas que é uma beleza...
Meu estepe é Mud 30/9,5 e pesa, só o pneu 15Kg, conforme a NF da transportadora. Mais a roda vai p/ quase 20Kg...
Solução: Colocar no bagageiro mesmo.
Mesmo que o pneu fique "pegando" no para choque embaixo não convém arriscar.
Luiz_akium
06/02/2007, 17:25
Na porta vai acabra com dobradiças e suporte, no bagageiro no teto além de um monte de centimetros a mais na altura o seu carro ficará mais facil de tombar em inclinaçoes laterais pois vai colocar uns 20 kls na parte mais alta do jipe , se vc costuma fazer trilha coloque-o dentro e vá só com 1 zeca !!!
Walter Carlos Brossel
06/02/2007, 19:00
Luiz,
Concordo com vc apenas no incômodo da altura do carro para o trânsito urbano.
Eu por exemplo, tive problema com o portão da garagem e tive de pedir ao serralheiro p/ fazer algumas modificações. Lâmpadas em garagens baixas tbém fazem a festa...ehehehehehehe...apesar que quando esqueço de tirar a antena do PX quando chego em casa...
Com relação ao centro de gravidade do carro, 20Kg não muda nada não...
Faço trilhas com muuuuuuuuuuuita inclinação lateral e nunca tive problemas. Mesmo porque são trilhas que fazia antes de subir o estepe portanto posso te garantir isso. O problema é que vc vai somando o peso dos acessórios: proteções, estribos, para choques de aço, guincho (35Kg em média um 9.000Lbs), estepe, caixa de cerveja, ehehehehehehe, etc, etc, etc,etc...
Aqui em volta de BH o que não falta são trilhas com morros, facões, caixa de ovos, e muita inclinação. E tenho vários amigos que colocam o estepe em cima, sem problema ok?
Mas no Samurai pode ser que faça diferença, pois é um carro mais leve e mais estreito.
Aí eu deixo a palavra com os proprietários...
Veja as fotos. A do Vitara subindo o barranco eu tirei do carro do Alex Bacalhau pois estava atrás dele (ops!). Repare que o pneu fica até pequeno lá em cima...
Detalhe: O meu carro tem lift de 2,5" na suspensão e o do Alex além da suspensão tem mais 2" na carroceria...e vamu que vamu!
Um abraço!
Fio,
Então, o lift que atrapalhou tudo (2") :). Vou colocar dentro da viatura mesmo.
Já tive o pneu furado no meio da trilha. Rodei de slick e o jipe foi mal pra caramba. Talvez pense em um argentino, fino.
a solucao definitiva seria fazer o suporte de estepe ancorado no parachoque, dai vc abaixa o estepe p/ poder abrir a porta.... tá é um saco ficar abaixando estepe toda vez que abrir a porta?? sim.... mas pode ser melhor que um dia vc abrir a porta e ela inteira cair na sua mao...hiiihihhihhi
ao menos nisso o Niva tem uma vantegem..heheheheh o estepe vai dentro do cofre do motor....kakakaak
T+
Bem, a sua idéia é boa, mas prefiro dentro do samuca. Afinal, jipe não é carro pra 4 pessoas e a 4a pessoa que sente no estepe :D
O Niva tinha esta vantage, pero no mucho. Dependendo do pneu, nem com o capo erguido cabia um lá.
Abração.
ricardo sabóia
07/02/2007, 16:57
Fabil, bem que você com conhecimentos de prof.pardal que tem,poderia dar um "jeitinho mineiro UAI", de colocar o estepe do samurai dentro do cofre no motor;você já conseguiu adaptar a cx.de ferramentas,o estepe 31" deve ser moleza.....ehehehehehe....brincadeirinha !
Abs, Ricardo.
kakakakakak..... é.. colocar caixa de ferramente no cofre do motor é molesa... mas um estepe 31' nao é servico p/ professor pardal nao.... isso é servico p/ o David Coperfield!!! kakakakakak
ricardo sabóia
07/02/2007, 17:45
Ou então MAGAIVER !!!!!!!
abs, Ricardo.
Beto Marcicano
07/02/2007, 20:13
Compra um bagageiro e coloca o Estepe em cima, assim não força o suporte, e se furar o pneu na trilha, você pode colocar o outro de medida aproximada...