Conectar

Ver Versão Completa : Suporte Da Caixa Do F1

CARLOS SIQUEIRA
04/02/2007, 03:41
Galera, vi esta peça em um F1 em manutenção de um amigo que comprou o mesmo já com ela instalada. Estou precisando de uma pois na revisão que fiz o mecânico achou que a caixa de marchas(clarck original) era muito pesada para ser apoiada apenas pelos parafusos de acoplamento dianteiro e trazeiros, provocando vazamentos. Pergunto, alguém usa e sabe onde adquirir? Será artesanal? Abraços, Carlos Siqueira.

Angelo T. P.
12/02/2007, 08:23
Fala Carlos
olhei embaixo do meu jipe esse fds e o meu também tem essa travessa.
Meu mecanico aproveitou a mesma para adaptar minha transferencia de toyota.
Vai uma foto dela.
Caso o seu nao tenha, de uma olhada pois ela é quem "segura" as coisas por la.

CARLOS SIQUEIRA
13/02/2007, 00:04
Angelo, esta foto tirei do carro do Eduardo que indiquei para comprar a T-case com você. Conversando com o mecânico, este falou que este suporte prende a T-case e certamente deve ser original do carro. Ainda não verifiquei no meu (está no "estaleiro", pintando), mas confirmarei esta semana. Valeu!!! Abraços, Carlos Siqueira.

CAVESO
13/02/2007, 12:11
Esse suporte também existe no fase II (modelo diferente desse).

Sem ele a transmissão ficará solta, sobrecarregando os calços do motor e cardãs.

Daniel Lima
13/02/2007, 20:11
Angelo, aqui tenho alguns amigos de fase1, que possuem o mesmo suporte, se ele é adaptado...foram muitos então...mas vendo esta foto me surgiu uma dúvida que foge um pouco do tema, e se não for exagerar muito, queria saber se vc adaptou a transferencia da band na sua clark original e se foi preciso cortar o chassis para cabe-la? sem mais deixo meus abraços a todos os amigos donos ou não de engesa...

Daniel lima
Engesa fII Turbo diesel, eixos band...etc

Angelo T. P.
14/02/2007, 08:10
Olá Daniel!
acho que esse suporte é original mesmo dele, meu mecanico aproveitou ele para adaptar a caixa da band.
Eu adaptei no proprio cambio Clarck dele e p/ adaptar a caixa nao precisei cortar o chassis nao. Ela coube certinho embaixo do jipe. Fica bem perto do chassis, mas nao chega a encostar nele.
Foi uma coisa que fiz nele e nao me arrependi nem um pouco, e ficou ótimo! :dance:
Agora uma duvida minha :lol:, pela sua assinatura seu Engesa tem eixos de Band né? Estou pensando em colocar no meu, deu mto trabalho? e o custo de adaptação vale a pena?

Daniel Lima
15/02/2007, 15:11
Angelo...
Não deu muito trabalho não e valeu muito a pena,porquê vc anda sem medo de ver a roda trazeira passande por vc numa curva e a manutenção é quase zero...pois este sistema original da band foi projetado para muito peso e esforço tb...e na minha configuração casou perfeitamente para meu uso. Voçê manda cortar as peças que seram soldadas na capa e uma boa metalurgica alinha com facilidade e solda com mig...
Se vale a pena financeiramente? Pra mim valeu, pois depois que coloquei eixos da band (3 anos), até esqueci o que é um semi-eixo...mas ainda queria saber mais sobre a adaptação da redução da band...pra mim seria muito bom pois:
1. usaria um só tipo de cruzeta...
2. como o meu é um fase2, minha transmissão sai do fundo da caixa,bem ao centro, para a direita, já que a bola do dif. da toyota é deslocado...e a mesma ficaria reta, eliminando qualquer risco de vibrações...
Me dê mais detalhes por favor...
Grande abraço a todos engeseiros

Daniel Lima
Engesa fase2
G

Angelo T. P.
21/02/2007, 15:23
Fala Daniel!
que bom saber que valeu a pena! hehe Para mim os eixos da Toyota cairiam como uma luva, pois viajo muito em estradas e uso pneus 35", o que aumenta o risco de alguma dar merd¨#$%# :x
Coloquei a cx da toy c/ reduzida e também nao me arrependo!
Para adaptar ela no cambio clark vai uma flange, que na epoca comprei na Rota $$. Um bom torneiro faz a peça e c/ certeza pela metade do preço, mas na epoca meu jipe estava parado fazia quase 2 meses (eu estava atras de uma caixa engesa antes de optar pela da toy). Ai ja de saco cheio dele ficar parado comprei na Rota mesmo.
Se tiver paciencia e tempo, vc faz a adaptação sem grilo, e vai dar certinho nos eixos que vc tem, pois a saida do cardan é para a direita do jipe também.

Daniel Lima
21/02/2007, 16:39
Angelo,

Você por acaso tirou alguma foto deste flange antes de colocar no local? Não queria trocar minha cx. original 240v...é muito resistênte e nunca me deixou na mão, e a redução resolveria o restante dos problemas...Vc podia postar umas fotos da sua máquina...
Um grande abraço

Daniel Lima
Engesa f2 1990, turbodiesel, eixos band......

Angelo T. P.
22/02/2007, 15:40
Daniel
infelizmente nao tirei foto dela :putz: na epoca nem lembrei...
Eu optei em deixar meu cambio também por causa da resistencia e dele ficar mais reduzido que os da toy em algumas marchas, o q consequentemente eu ganharia ligando a reduzida também.
Vai umas fotos do meu Engesa.

Daniel Lima
23/02/2007, 16:00
Angelo,

Bela máquina cara, muito arretada viu...parabens! Mas angelo, vamos a mais uma pergunta da interminável saga para entender a adaptação da transferencia:
* foi necessário alterar o frezado do eixo do fundo da cx. 240v?
* a rota4x4 ainda vende este bendito flange?

Mais uma vez, parabéns pelo lindo jeep;
Ainda muito agradecido pela paciêcia por tantas explicações...

Daniel Lima
Engesa f2 1990, turbodiesel, eixos band...

Angelo T. P.
24/02/2007, 09:17
Olá Daniel!!
pode perguntar sim! falar de jipe pra mim é que nem tomar cerveja eheh
Esse entalhado do cambio vem num desenho diferente do entalhado da engrenagem da cx da toyota. Para isso a Rota$X$ também vende uma pequena flange para casa-las. No meu caso eu comprei e nao usei :confused:
No final da montagem o mecanico disse que nao precisou usar.
Quando comprei a caixa de transferencia ela veio sem essa engrenagem que vai no entalhado do cambio e comprei ela na mesma loja que comprei a cx.
Creio eu q ela veio ja pronta para colocar nesse entalhado do cambio.
Ainda creio que a Rota venda essas flange sim, alias, se vc for partir para a adaptação são duas peças: a flange que adapta o cambio na caixa, e essa outra flange que vai no entalhado do cambio.
Se vc precisar dessa ultima me da um toque, q te passo pela metade do preço da Rota.. pois esta em casa sem serventia nenhuma.

Daniel Lima
24/02/2007, 19:51
Angelo,
Eu até me interesso, mas primeiramente preciso comprar a tranferência. Recebi uma dica que tem uma destas numa oficina em uma cidade aqui perto e vou trabalhar para adquiri-la. Quando acontecer vou entrar em contato com você aqui pelo forum...
Amanhã irei postar aqui umas fotos do meu jeep para que vcs possam ver...
Um grande abraço, e ainda espero que vc coloque uma foto desta engrenagem para que eu possa conhecê-la.

Daniel Lima
Engesa f2, turbo diesel, eixos band, etc.....

Angelo T. P.
26/02/2007, 09:22
Ola Daniel
estou com ela no jipe, só preciso tirar a foto dela.
Meu jipe esta no mecanico trocando a bomba dágua, vou passar la a tarde p/ pegar ela e tirar a foto.