Ver Versão Completa : Suporte Da Caixa Do F1
CARLOS SIQUEIRA
04/02/2007, 03:41
Galera, vi esta peça em um F1 em manutenção de um amigo que comprou o mesmo já com ela instalada. Estou precisando de uma pois na revisão que fiz o mecânico achou que a caixa de marchas(clarck original) era muito pesada para ser apoiada apenas pelos parafusos de acoplamento dianteiro e trazeiros, provocando vazamentos. Pergunto, alguém usa e sabe onde adquirir? Será artesanal? Abraços, Carlos Siqueira.
Angelo T. P.
12/02/2007, 08:23
Fala Carlos
olhei embaixo do meu jipe esse fds e o meu também tem essa travessa.
Meu mecanico aproveitou a mesma para adaptar minha transferencia de toyota.
Vai uma foto dela.
Caso o seu nao tenha, de uma olhada pois ela é quem "segura" as coisas por la.
CARLOS SIQUEIRA
13/02/2007, 00:04
Angelo, esta foto tirei do carro do Eduardo que indiquei para comprar a T-case com você. Conversando com o mecânico, este falou que este suporte prende a T-case e certamente deve ser original do carro. Ainda não verifiquei no meu (está no "estaleiro", pintando), mas confirmarei esta semana. Valeu!!! Abraços, Carlos Siqueira.
Esse suporte também existe no fase II (modelo diferente desse).
Sem ele a transmissão ficará solta, sobrecarregando os calços do motor e cardãs.
Daniel Lima
13/02/2007, 20:11
Angelo, aqui tenho alguns amigos de fase1, que possuem o mesmo suporte, se ele é adaptado...foram muitos então...mas vendo esta foto me surgiu uma dúvida que foge um pouco do tema, e se não for exagerar muito, queria saber se vc adaptou a transferencia da band na sua clark original e se foi preciso cortar o chassis para cabe-la? sem mais deixo meus abraços a todos os amigos donos ou não de engesa...
Daniel lima
Engesa fII Turbo diesel, eixos band...etc
Angelo T. P.
14/02/2007, 08:10
Olá Daniel!
acho que esse suporte é original mesmo dele, meu mecanico aproveitou ele para adaptar a caixa da band.
Eu adaptei no proprio cambio Clarck dele e p/ adaptar a caixa nao precisei cortar o chassis nao. Ela coube certinho embaixo do jipe. Fica bem perto do chassis, mas nao chega a encostar nele.
Foi uma coisa que fiz nele e nao me arrependi nem um pouco, e ficou ótimo! :dance:
Agora uma duvida minha :lol:, pela sua assinatura seu Engesa tem eixos de Band né? Estou pensando em colocar no meu, deu mto trabalho? e o custo de adaptação vale a pena?
Daniel Lima
15/02/2007, 15:11
Angelo...
Não deu muito trabalho não e valeu muito a pena,porquê vc anda sem medo de ver a roda trazeira passande por vc numa curva e a manutenção é quase zero...pois este sistema original da band foi projetado para muito peso e esforço tb...e na minha configuração casou perfeitamente para meu uso. Voçê manda cortar as peças que seram soldadas na capa e uma boa metalurgica alinha com facilidade e solda com mig...
Se vale a pena financeiramente? Pra mim valeu, pois depois que coloquei eixos da band (3 anos), até esqueci o que é um semi-eixo...mas ainda queria saber mais sobre a adaptação da redução da band...pra mim seria muito bom pois:
1. usaria um só tipo de cruzeta...
2. como o meu é um fase2, minha transmissão sai do fundo da caixa,bem ao centro, para a direita, já que a bola do dif. da toyota é deslocado...e a mesma ficaria reta, eliminando qualquer risco de vibrações...
Me dê mais detalhes por favor...
Grande abraço a todos engeseiros
Daniel Lima
Engesa fase2
G
Angelo T. P.
21/02/2007, 15:23
Fala Daniel!
que bom saber que valeu a pena! hehe Para mim os eixos da Toyota cairiam como uma luva, pois viajo muito em estradas e uso pneus 35", o que aumenta o risco de alguma dar merd¨#$%# :x
Coloquei a cx da toy c/ reduzida e também nao me arrependo!
Para adaptar ela no cambio clark vai uma flange, que na epoca comprei na Rota $$. Um bom torneiro faz a peça e c/ certeza pela metade do preço, mas na epoca meu jipe estava parado fazia quase 2 meses (eu estava atras de uma caixa engesa antes de optar pela da toy). Ai ja de saco cheio dele ficar parado comprei na Rota mesmo.
Se tiver paciencia e tempo, vc faz a adaptação sem grilo, e vai dar certinho nos eixos que vc tem, pois a saida do cardan é para a direita do jipe também.
Daniel Lima
21/02/2007, 16:39
Angelo,
Você por acaso tirou alguma foto deste flange antes de colocar no local? Não queria trocar minha cx. original 240v...é muito resistênte e nunca me deixou na mão, e a redução resolveria o restante dos problemas...Vc podia postar umas fotos da sua máquina...
Um grande abraço
Daniel Lima
Engesa f2 1990, turbodiesel, eixos band......
Angelo T. P.
22/02/2007, 15:40
Daniel
infelizmente nao tirei foto dela :putz: na epoca nem lembrei...
Eu optei em deixar meu cambio também por causa da resistencia e dele ficar mais reduzido que os da toy em algumas marchas, o q consequentemente eu ganharia ligando a reduzida também.
Vai umas fotos do meu Engesa.
Daniel Lima
23/02/2007, 16:00
Angelo,
Bela máquina cara, muito arretada viu...parabens! Mas angelo, vamos a mais uma pergunta da interminável saga para entender a adaptação da transferencia:
* foi necessário alterar o frezado do eixo do fundo da cx. 240v?
* a rota4x4 ainda vende este bendito flange?
Mais uma vez, parabéns pelo lindo jeep;
Ainda muito agradecido pela paciêcia por tantas explicações...
Daniel Lima
Engesa f2 1990, turbodiesel, eixos band...
Angelo T. P.
24/02/2007, 09:17
Olá Daniel!!
pode perguntar sim! falar de jipe pra mim é que nem tomar cerveja eheh
Esse entalhado do cambio vem num desenho diferente do entalhado da engrenagem da cx da toyota. Para isso a Rota$X$ também vende uma pequena flange para casa-las. No meu caso eu comprei e nao usei :confused:
No final da montagem o mecanico disse que nao precisou usar.
Quando comprei a caixa de transferencia ela veio sem essa engrenagem que vai no entalhado do cambio e comprei ela na mesma loja que comprei a cx.
Creio eu q ela veio ja pronta para colocar nesse entalhado do cambio.
Ainda creio que a Rota venda essas flange sim, alias, se vc for partir para a adaptação são duas peças: a flange que adapta o cambio na caixa, e essa outra flange que vai no entalhado do cambio.
Se vc precisar dessa ultima me da um toque, q te passo pela metade do preço da Rota.. pois esta em casa sem serventia nenhuma.
Daniel Lima
24/02/2007, 19:51
Angelo,
Eu até me interesso, mas primeiramente preciso comprar a tranferência. Recebi uma dica que tem uma destas numa oficina em uma cidade aqui perto e vou trabalhar para adquiri-la. Quando acontecer vou entrar em contato com você aqui pelo forum...
Amanhã irei postar aqui umas fotos do meu jeep para que vcs possam ver...
Um grande abraço, e ainda espero que vc coloque uma foto desta engrenagem para que eu possa conhecê-la.
Daniel Lima
Engesa f2, turbo diesel, eixos band, etc.....
Angelo T. P.
26/02/2007, 09:22
Ola Daniel
estou com ela no jipe, só preciso tirar a foto dela.
Meu jipe esta no mecanico trocando a bomba dágua, vou passar la a tarde p/ pegar ela e tirar a foto.