Conectar

Ver Versão Completa : Gas natural

Erikobezerra
01/02/2007, 21:01
Ola a todos,
Acabei de colocar Gas Natural no meu Vitara 1.6 8v. Notei que depois de ter colocado, quando esta no Gas o marcador do RPM fica no ZERO e quando ligo o ar-condicionado o carro fica estancando direto. Alguem ja teve este problema?/
OBS: Na gasolina o RPM ficar normal no 1.

Desde ja grato pela atenção
Eriko Bezerra

Joao Baeta
01/02/2007, 21:29
Ola a todos,
Acabei de colocar Gas Natural no meu Vitara 1.6 8v. Notei que depois de ter colocado, quando esta no Gas o marcador do RPM fica no ZERO e quando ligo o ar-condicionado o carro fica estancando direto. Alguem ja teve este problema?/
OBS: Na gasolina o RPM ficar normal no 1.

Desde ja grato pela atenção
Eriko Bezerra
:arrow:Xi!!!!!!!!!!!!!!!!
Acabou de botar o GNV e já está criando a "estranheza"....:!::!::!::!:
Como o MAF que causou mt problemas no Vitara ou Grand...
Procure o tópico que falam sobre o MAF ...
MAF é um sistema do ar algo assim e queima... queima rápido!!!!!!

Absssssssssssss

Demarques Ribeiro
02/02/2007, 00:09
Fala João!
Cara infelizmente não posso te ajudar nesse problema, mas estou aqui para te dar uma alerta. Vc colocou o sistema eletrônico??
Bom, o fato é que o sistema eletrônico é mais eficiente e evita que o carro fique pipocando (aumenta tb o rendimento em potência e autonomia), pois se tiver uma contra explosão (pipoco) pode estourar o sensor de massa de ar...Aí meu amigo....Comece a coçar o bolso....Preço:R$1500,00!!!!!!!!!
Abs

Joao Baeta
02/02/2007, 00:14
Fala João!
Cara infelizmente não posso te ajudar nesse problema, mas estou aqui para te dar uma alerta. Vc colocou o sistema eletrônico??
Bom, o fato é que o sistema eletrônico é mais eficiente e evita que o carro fique pipocando (aumenta tb o rendimento em potência e autonomia), pois se tiver uma contra explosão (pipoco) pode estourar o sensor de massa de ar...Aí meu amigo....Comece a coçar o bolso....Preço:R$1500,00!!!!!!!!!
Abs
:arrow:Fala!
Eu nunca uso o GNV no Suzuki!
E deus me livre a colocar! :mrgreen:
Abssssssssssssss

Júlio Câmara
02/02/2007, 09:57
O Vitarinha 1.6 8V não usa sensor MAF (que fica após o filtro de ar nos Sidekick e nos Grands) e sim o MAP que fica na vão do painel corta fogo ligado ao coletor de admissão por uma mangueirinha.
O sinal do rpm é originado do sistema de ignição, que no vitarinha é composto por módulo de ignição acoplado à bobina e um sensor localizado dentro do distribuidor que informa à central eletrônica a rotação e PMS (ponto motor superior dos pistões).
É possível que, se instalador usou um variador de avanço de ignição, tenha ocorrido algum problema com a perda desse sinal - o variador só atua quando vc muda a chave para o GNV.
Caso o seu kit GNV não tenha o variador de avanço não consigo entender lógica no fato do tacômetro deixar de funcionar quando no GNV - seria um mistério a ser desvendado.
Conforme o depoimento anterior, apenas reforço que não importa marca, modelo, se recomendado pela fábrica ou não - todo kit de GNV é um improviso. Não existe no nosso país carro (ou jipe) que tenha um motor especialmente projetado para usar GNV. Os fabricantes não lançaram ainda nenhum carro com kit ORIGINAL de GNV - todos são instalados por terceiros após o carro sair da linha de montagem, sendo que na maioria dos casos é instalado nas concessionárias. Se o kit fosse bom porque os fabricantes não lançaram até hoje?
Mas não é o caso, o seu jipe já tem o kit. Para evitar maiores dores de cabeça:
Exija o uso de analisador de gases para regular o kit (para que a mistura não fique pobre demais e rache o seu cabeçote a médio prazo). A longo prazo danos no cabeçote, como guias de válvulas e retentores são esperados;
Procure usar um pouco do combustível líquido (principalmente até o aquecimento e pouco antes de desligar);
Não se deixe enganar pelo óleo de aparência limpa, troque-o como manda o figurino;
Cuidado com a sobrecarga, pois existe o peso adicional do cilindro;
Redobre a atenção quanto a temperatura do motor, sendo que em situações de elevado graus de diversão (subindo uma duna, por exemplo) use gasolina;
Use velas e cabos adequados - a tensão de ignição no GNV sobe consideravelmente devido a diferente razão dielétrica nos gases de combustão quando o motor queima GNV. Isso reduz a vida útil de velas, cabos, bobina e distribuidor. A vida útil menor do bobina, rotor e tampa do distribuidor é algo esperado;
Tudo isso pode ser superado pela economia do seu Vitara 5 cilindros (4 no motor e 1 no porta luva traseiro) principalmente se vc roda muito. Mas que a manutenção aumentará, não tenha dúvida.

ericteles54
02/02/2007, 10:31
Amigão no seu caso acho que falta apenas uma pequena regulagem.

Na verdade pelo que você esta dizendo também acontece comigo, a lenta esta muito baixa e as vezes o carro chega até a morrer, tem que levar no instalador e pedir pra ele regular a lenta... Geralmente quando esta usando GNV a lenta altera um pouco quando roda na estrada, depois da uma parada ou então pega muito engarrafamento, não é como na gasolina que a lenta dificilmente fica alterada.
É só isso!!!

Abraços!!!

r1.net
02/02/2007, 14:06
... todo kit de GNV é um improviso. Não existe no nosso país carro (ou jipe) que tenha um motor especialmente projetado para usar GNV. Os fabricantes não lançaram ainda nenhum carro com kit ORIGINAL de GNV - todos são instalados por terceiros após o carro sair da linha de montagem, sendo que na maioria dos casos é instalado nas concessionárias. Se o kit fosse bom porque os fabricantes não lançaram até hoje?...

Só um correçãozinha ... A Fiat lançou o Fiat Siena 1.4 Tetrafuel® – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular, ou GNV.

abraços ... :concordo:

Erikobezerra
02/02/2007, 14:42
Ola Dermaque,
Eu nao coloquei sistema eletrônico.

Ola Julio Camera,
O problema maior é so na macha lenta, pois andanto ate ficou melhor do que eu esperava. O estranho que tenho um amigo com o mesmo vitarinha e mesmo motor e ele colocou a um mes atras o gas e o dele ficou normal na macha lenta. Outra coisa o tacômetro ele nao para de funcionar, ele fica no zero com quando o carro esta no ponto-morto.
Qual o tipo de vela e cabo que posso usar?
E em relação da temperatura, no gas ele fica mais elevada? pq?
Voce acha que tenho que fazer regulagem eletronica para isso? Tem alguma coisa haver?

Erikobezerra
02/02/2007, 14:48
:arrow:Fala!
Eu nunca uso o GNV no Suzuki!
E deus me livre a colocar! :mrgreen:
Abssssssssssssss

É infelizmente tenho que colocar , pois o cosumo é um pouco alto e ando muito para trabalhar, mas na praia e trinha tem que ser mesmo na gasolina.
Agraço
Eriko Bezerra

Júlio Câmara
03/02/2007, 11:16
Pelo que tinha sido relatado imaginava que o conta giros não funcionava em nenhuma rotação. Nesse caso o que esqueçam o que eu disse. Basta regular a marcha lenta, que no sistema GNV é mantida por uma regulagem específica em uma pressão de gás diferente de outros regimes, o que é feita pelo regular de gás.
Os fabricantes de cabos de vela e vela têm uma linha especial para veículos GNV, no caso vc terá que encontrar modelo que se adapte ao seu jipe.
Com relação ao Siena realmente a FIAT inovou,mas ainda não representa percentagem significativa do mix de produção, sendo instalado por parceiros (Magnetti Marelli e White martins) no final da linha de montagem. Não creio que vingue pelo custo do kit (só é interessante aos taxistas devido a isenção de impostos) e pela incerteza futura de abastecimento de gnv.

Fio
04/02/2007, 04:38
Julio,

se eu não me engano, a Ford acabou de lançar uma versão da Ranger Gasolina com motor adaptado ao GNV. Fica a cargo do cliente somente a instalação do cilindro.

[]'s

Júlio Câmara
04/02/2007, 09:04
Os fabricantes estão realmente se mobilizando, mas é de forma tímida e incipiante, conforme relata notícia abaixo. A contrário do que eu disse, apurei que a FIAT já entrega o Siena convertido, o ranger é convertida posteriormente.

"Ao apagar das luzes de 2006, a Ford apresenta uma opção inédita no mercado: um picape médio com kit de gás natural veicular (GNV) homologado de fábrica. O Ranger GNV, como a Ford o nomeou, estará disponível ao consumidor de forma gradativa em três etapas. Em fevereiro começa a ser vendido na Grande São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro e em Salvador. No segundo passo, em março, chega ao interior de São Paulo, ao Paraná e ao Rio Grande do Sul, para finalmente, em setembro, estar disponível nas demais regiões do País.

Esse planejamento de distribuição se fez necessário por vários motivos. A Ford precisa treinar sua rede de concessionárias e a rede de distribuidores da BRC/White Martins, fabricante do kit e parceira da Ford nessa empreita. A parceria existe porque os kits não acompanham o carro desde sua fabricação, na Argentina, sendo instalados após a aquisição do veículo a gasolina. "